Emagis
Emagis
HOME MATRICULE-SE POR QUE APROVAMOS MAIS? ENTENDA OS CURSOS RESULTADOS ÁREA RESTRITA
NEWSLETTER
CONTATO
Magistratura MAGISTRATURA
Magistratura MINISTÉRIO PÚBLICO
Magistratura DEFENSORIA PÚBLICA
Magistratura PROCURADORIA
Magistratura DELEGADO DE POLICIA
Programas de Estudos PROGRAMAS DE ESTUDO
Planos de Questões/Provas PLANOS DE QUESTÕES/PROVAS
Cursos Intensivos Simulados CURSOS INTENSIVOS SIMULADOS
Videoaulas VIDEOAULAS
Rodadas Pretéritas RODADAS PRETÉRITAS
Downloads DOWNLOADS
Facebook Intagran Youtube Twitter
Emagis
Bem-vindo(a)



INÍCIO (ÁREA RESTRITA) AVISOS MINHA CONTA ALTERAR DADOS CADASTRAIS RENOVAR/ADQUIRIR PLANO CERTIFICADOS INDIQUE UM AMIGO SAIR
FAÇA SEU LOGIN


ESQUECEU A SENHA?


Seu navegador não suporta este video. Por favor, atualize seu navegador.

Rodadas Pretéritas

  1. Home
  2. Rodadas Pretéritas
  3. Busca
  4. Entenda as rodadas pretéritas
Informações Adicionar

Discursivas 2022

Informações Adicionar

Discursivas TJ/SP 2023

Busque por suas rodadas

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 04.2023

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM - Rodada 04.2023

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 04.2023

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 04.2023

Informações Adicionar

Objetivas AGU/PFN/PGF - Rodada 04.2023

Informações Adicionar

Objetivas (Ciências Criminais) - Objetivas (Ciências Criminais) Rodada 17

Informações Adicionar

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 04.2023

Informações Adicionar

Sentença Estadual - Rodada 04.2023

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 04.2023

Informações Adicionar

Objetivas DPF - Rodada 04.2023

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 04.2023 - Questão 1

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 04.2023 - Questão 2

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 04.2023 - Questão 3

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 04.2023 - Questão 4

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 04.2023 - Questão 5

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 04.2023

Informações Adicionar

Defensoria Pública Estadual - Rodada 04.2023

Informações Adicionar

PGE/PGM - Rodada 04.2023

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 04.2023

Informações Adicionar

Objetivas - Rodada 04.2023

Informações Adicionar

Ministério Público Estadual - Rodada 04.2023

Informações Adicionar

Objetivas DP Estadual - Rodada 04.2023

Informações Adicionar

Objetivas MPF - Rodada 04.2023

Informações Adicionar

Objetivas MP Estadual - Rodada 04.2023

Sentença Federal - Rodada 04.2023

O Ministério Público Federal ajuizou a presente ação civil pública em desfavor de Pedro Pimenta da Silva objetivando a condenação do réu ao pagamento de indenização e ao cumprimento de obrigação de fazer consistente no desfazimento de edificação (casa de veraneio) localizada na Praia da Galheta, no Município de Laguna/SC, coordenadas UTM 22 J 716115 e 6838339. O processo foi distribuído à 1ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Laguna/SC.

Narra que o requerido construiu uma casa de veraneio com 360 m² em cima de dunas que se situam na Praia da Galhota, sem licença dos órgãos ambientais competentes. Defende que as dunas consubstanciam área de preservação permanente situada em zona costeira e que a edificação tem causado danos ao meio ambiente que se perpetuam no tempo. Frisa que, consoante apurado no inquérito civil público que precedeu à demanda, a área degradada é perfeitamente passível de recuperação integral, donde adequada a elaboração e implementação de PRAD. Salienta, ainda, a cumulabilidade de indenização pecuniária com a reparação ambiental in natura.

Pede, alfim, que seja determinado ao réu que proceda ou custeie a demolição da edificação e remoção dos entulhos disso provenientes, bem como que promova a restauração do meio ambiente degradado, através da implementação de PRAD. Pugna, também, pela condenação do demandado ao pagamento de indenização, a ser arbitrada judicialmente, pelo déficit temporal inerente à perda ambiental da área protegida, de modo a compensar a sociedade pelo período decorrido entre a ocorrência do dano e a integral reposição ao status quo.

Com a inicial foram juntados os documentos que instruem o inquérito ciivl público instaurado para a apuração dos danos ambientais em discussão.

Citado, o réu apresentou contestação.

Esgrimiu, de início, a ilegitimidade ativa do Ministério Público Federal para promover esta ação civil pública, já que, não se tratando de bem da União, o ajuizamento da demanda competiria ao Ministério Público Estadual ou a outros dos legitimados do art. 5º da Lei 7.347/85. Destacou, igualmente, a sua ilegitimidade passiva ad causam, uma vez que adquiriu o imóvel em 2015, já construído há muitas décadas pelo antigo proprietário, o Sr. Jagunço Mulambo, que é quem deve responder pelos danos ambientais alegados pelo parquet, os quais não podem ser tidos como de sua responsabilidade. Postulou, nesse sentido, a sua substituição no polo passivo da lide, na forma do art. 338 do CPC, de modo a que Jagunço Mulambo responda pelos danos ambientais pontuados na exordial, ou, caso assim não se entenda, desde já promove a denunciação da lide ao mesmo, para que, se for o caso, seja condenado, nesta mesma demanda e em prestígio à economia processual, ao pagamento de indenização em direito de regresso, nos termos do art. 125, II, do CPC. Ainda a título prefacial, pontuou a incompetência do Juízo, uma vez que é residente e domiciliado na cidade de Porto Alegre/RS e o ajuizamento da ação em local onde apenas episodicamente se encontra prejudica sobremaneira a sua defesa.

No mérito, sustentou que as dunas não são área de preservação permanente, qualificação que, juridicamente, somente alcança a vegetação nativa que lhes protege e fixa (restinga), nos termos do art. 4º, VI, da Lei 12.651/12. Asseverou que não há qualquer restinga ou outro tipo de vegetação na área edificada, de sorte que não há falar em prejuízo ambiental a área de preservação permanente. Com base no princípio da eventualidade, sublinhou que do art. 3º da Lei 7.347/85 decorre claramente a impossibilidade de imposição de obrigações de fazer e de pagar cumulativamente - ante a clara opção do legislador pela utilização da partícula "ou" -, notadamente quando se verifica a possibilidade de completa restauração do ambiente ao status quo ante, mediante recuperação ambiental in natura. Aduziu, nesse sentido, que é logicamente inconcebível a indenização por dano ambiental quando também se pretende - e é absolutamente viável - a recuperação integral da área alegadamente degradada. Pugnou, finalmente, pela produção de prova pericial para demonstrar que não há nenhum tipo de vegetação fixadora das dunas no local, nem nunca houve.

Deferida a produção de prova pericial, o réu, embora devidamente intimado, deixou de efetuar o pagamento da primeira parcela dos honorários periciais.

No seguimento, o MPF disse não ter outras provas a produzir, uma vez que a documentação anexada com a exordial é suficiente para o esclarecimento dos fatos. Pleiteou, ainda, tutela provisória de urgência a fim de que se determine ao réu a colocação de placa indicativa da existência do litígio em frente ao imóvel, evitando nova alienação do bem a terceiros, situação bastante comum diante da informalidade muitas vezes observada em transações imobiliárias na comunidade local.

De sua vez, o réu insistiu na produção da prova pericial, argumentando que deveria ter sido determinada a sua produção ex officio, certo que imprescindível ao desate da demanda.

Juntou-se aos autos ofício encaminhado pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU) noticiando que o imóvel objeto desta ação não corporifica terreno de marinha, porquanto localizado fora da baliza dos 33 metros após a linha do preamar-médio de 1831.

Em seguida, os autos vieram conclusos para sentença. Prolate-a, tendo como verdadeiros os fatos alegados pelas partes. Dispensado o relatório. 

 

Objetivas PGE/PGM - Rodada 04.2023

(EMAGIS) Quanto à intervenção do Estado na propriedade, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Em relação à responsabilidade civil do Estado, julgue os itens abaixo.

I. O Estado responde, objetivamente, pelos atos dos tabeliães e registradores oficiais que, no exercício de suas funções, causem danos a terceiros, assentado o dever de regresso contra o responsável, nos casos de dolo ou culpa, sob pena de improbidade administrativa.

II. Para que fique caracterizada a responsabilidade civil do Estado por danos decorrentes do comércio de fogos de artifício, é necessário que exista a violação de um dever jurídico específico de agir, que ocorrerá quando for concedida a licença para funcionamento sem as cautelas legais ou quando for de conhecimento do poder público eventuais irregularidades praticadas pelo particular.

III. É objetiva a responsabilidade civil do Estado em relação a profissional da imprensa ferido por agentes policiais durante cobertura jornalística, em manifestações em que haja tumulto ou conflitos entre policiais e manifestantes, não se admitindo, em casos tais, a invocação da chamada “culpa exclusiva da vítima”.

Há erro:

 

(EMAGIS) Relativamente às empresas públicas e sociedades de economia mista, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios da Administração Pública, a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011) e a Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013), assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de atribuições constitucionais da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

I. No bicameralismo estruturado pela CF/1988, é rígida a separação das funções entre as Casas Legislativas entre Câmara Iniciadora e Câmara Revisora, de modo que uma mesma casa não pode funcionar como Iniciadora em determinados projetos e Revisora em outros.

II. Compete privativamente ao Senado Federal aprovar previamente, por voto secreto, após arguição pública, a escolha de Presidente e diretores do banco central.

III. Compete privativamente à Câmara dos Deputados proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere o ingresso da União como assistente simples da Petrobrás Distribuidora S.A. em demanda bilionária desta contra determinada pessoa jurídica de direito privado, sociedade limitada. Tenha presente que o ingresso da União se deu após todo o trâmite processual em primeira e segunda instâncias na Justiça Estadual, com sentença de mérito prolatada pelo juízo de primeira instância, julgamento de apelação pelo Tribunal de Justiça e apresentação de embargos de declaração pela Petrobrás Distribuidora S.A. contra este último acórdão, sendo exatamente antes do julgamento dos embargos de declaração pelo TJ apresentada e admitida a intervenção da União como assistente simples. A União requer, com efeito, sejam os autos remetidos imediatamente ao Tribunal Regional Federal, antes mesmo do julgamento dos embargos de declaração pelo Tribunal de Justiça.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a competência na disciplina da Constituição Federal e na jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. Nos casos de empréstimo compulsório sobre o consumo de energia elétrica, é competente a Justiça estadual para o julgamento de demanda proposta exclusivamente contra a Eletrobrás. Requerida a intervenção da União no feito após a prolação de sentença pelo juízo estadual, os autos devem ser remetidos ao Tribunal Regional Federal competente para o julgamento da apelação se deferida a intervenção.

II. No mandado de segurança, ainda que presentes os demais requisitos para aplicação da teoria da encampação, deve a encampação ser negada pelo juízo se seu acolhimento importar em alteração de regra de competência definida na Constituição Federal.

III. A EC 103/2019 vedou a atribuição por lei de competência aos juízos estaduais de primeira instância para processar e julgar ações previdenciárias dos segurados contra o INSS.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado, tendo presente o disposto no artigo 37, §6º, da Constituição Federal, além da jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. O STJ reconhece a incidência da responsabilidade civil do Estado por omissão quando constatado nexo causal entre o acidente em rodovia federal e a existência de animal solto em suas imediações e que invadiu a pista, já que é dever estatal promover vigilância ostensiva e adequada, proporcionando segurança possível àqueles que trafegam pela rodovia.

II. Tratando-se de responsabilidade civil do Estado pela morte de detento, a jurisprudência do STJ impõe seja o pensionamento indenizatório mensal a seus dependentes fixados em ½ da remuneração que o detento auferia ou do salário-mínimo, caso ausente prova do valor de tal remuneração.

III. Tratando-se de responsabilidade civil do Estado pela morte em acidente de trânsito, o pagamento de pensão mensal à viúva e aos filhos do falecido deve ocorrer até a expectativa média de vida da vítima, segundo a tabela do IBGE na data do óbito, ou até o falecimento da viúva, com a reversão em favor exclusiva desta após os filhos menores completarem a idade de cessação da dependência econômica.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da assistência e da intervenção anômala como modalidades de intervenção de terceiros no processo civil.

Marque, observando a disciplina legal, o magistério doutrinário e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Relativamente ao incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR), analise as seguintes assertivas.

I. O julgamento do incidente caberá ao órgão indicado pelo regimento interno dentre aqueles responsáveis pela uniformização de jurisprudência do tribunal, sendo que o órgão colegiado incumbido de julgá-lo e de fixar a tese jurídica julgará igualmente o recurso, a remessa necessária ou o processo de competência originária de onde se originou o incidente.

II. O incidente será julgado no prazo de 180 (cento e oitenta) dias e terá preferência sobre os demais feitos, ressalvados os que envolvam réu preso e os pedidos de habeas corpus.

III. O relator ouvirá as partes e os demais interessados, inclusive pessoas, órgãos e entidades com interesse na controvérsia, que, no prazo comum de 10 (dez) dias, poderão requerer a juntada de documentos, bem como as diligências necessárias para a elucidação da questão de direito controvertida, e, em seguida, manifestar-se-á o Ministério Público, no mesmo prazo.

Há erro:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a responsabilidade civil e também com o contrato de transporte, devendo ser marcada a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O fundo de investimento, incluído no Código Civil pela Lei n.o 13.874/19, consiste numa comunhão de recursos, constituído sob a forma de condomínio de natureza especial, destinado à aplicação em ativos financeiros, bens e direitos de qualquer natureza. Com base nessa assertiva, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do casamento, da união estável, do concubinato e desdobramentos jurídicos correlatos.

Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a ação renovatória do aluguel, tendo presente a disciplina da Lei 8.245/1991, além da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o empresário individual e o microempreendedor individual (MEI), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação às diversas espécies tributárias, julgue os itens abaixo.

I. É inconstitucional a aplicação dos recursos arrecadados por meio de contribuição para o custeio da iluminação pública na expansão e aprimoramento da rede, uma vez que se trata de tributo vinculado, cuja receita deve ser destinada ao custeio das despesas de execução e manutenção do serviço de iluminação pública.

II. A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimo compulsório no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional, hipótese em que não precisará ser observada a anterioridade de exercício.

III. As empresas prestadoras de serviços estão sujeitas às contribuições ao Sesc e Senac, salvo se integradas noutro serviço social.

IV. Em se tratando de empresas de natureza urbana, é inconstitucional a cobrança da contribuição de intervenção no domínio econômico destinada ao INCRA.

São falsos os itens:

 

(EMAGIS) Considere que, em execução fiscal para cobrança de IPTU, conste no polo passivo a promitente compradora do imóvel e a incorporadora imobiliária promitente vendedora. Opõe esta última exceção de pré-executividade, na qual defende sua ilegitimidade para figurar no polo passivo da execução fiscal proposta pelo Município. Tenha presente que o imposto é referente a imóvel objeto de promessa de compra e venda com pacto adjeto de alienação fiduciária, formalizada por instrumento particular, não levado a registro, pela promitente compradora, que também figura no polo passivo da Execução Fiscal, na qualidade de devedora solidária.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPF – Procurador da República – 2022) Indique a alternativa correta:

 

(PGE/AM – Procurador do Estado – FGV – 2022) Após sofrer fiscalização de auditores-fiscais do trabalho, que detectaram que 3 trabalhadores de um grande comércio localizado em Juiz de Fora/MG estavam trabalhando oficiosamente sem a CTPS assinada, a sociedade empresária foi multada em R$ 9.000,00.

Recebido o auto de infração, a sociedade empresária dele recorreu administrativamente no prazo legal. Ocorre que, no decorrer do processo administrativo, a sociedade empresária renunciou ao recurso, pois reconheceu que de fato estava errada, tanto assim que assinou a carteira profissional dos trabalhadores que estavam em situação irregular.

Diante dos fatos narrados e da disposição da CLT, assinale a afirmativa correta.

 

(PGE/AM – Procurador do Estado – FGV – 2022) Leônidas foi empregado doméstico na casa de Ruth. Após ser dispensado sem receber seus créditos, Leônidas ajuizou reclamação trabalhista que tramitou perante a 30ª Vara do Trabalho de Barbacena/MG e foi julgada procedente.

Homologado o valor devido, no importe de R$ 18.000,00, a executada foi citada para efetuar o pagamento voluntário, mas quedou-se inerte. Não se conseguiu o bloqueio em ativos financeiros da executada, mas Leônidas descobriu que a ex-empregadora recebe pensão por morte de seu finado esposo no valor de R$ 4.500,00 mensais. Então, requereu em juízo a penhora de 20% desse benefício, até o limite do crédito exequendo.

Tão logo cientificada dessa decisão, inconformada, Ruth pretende adotar alguma medida antes de ter a penhora de parte do seu benefício previdenciário.

Independentemente de assistir, ou não, razão a Ruth, assinale a opção que contempla a medida adequada.

 

(EMAGIS) Considere ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado em razão de os réus se valerem da queima da palha da cana-de-açúcar como ato preparatório para o cultivo e a colheita nos canaviais, o que resultou na liberação de resíduos sólidos que poluem o meio ambiente e causam danos à população local. Pleiteia-se proibição imediata e incondicionada da prática.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os efeitos da condenação penal e também sobre a dosimetria da pena, avalie as assertivas que seguem.

I. A perda de cargo, função pública ou mandato eletivo não é efeito automático da condenação, dependendo de idônea e concreta motivação na sentença.

II. A prática de crime com violação de dever para com a Administração Pública constitui fundamento idôneo para a decretação da perda do cargo público, não sendo desproporcional a decretação da perda como efeito de condenação a pena de 2 anos e 4 meses de reclusão, haja vista que o art. 92, I, "a", do Código Penal, permite a aplicação da pena de perda do cargo público nos casos em que haja condenação igual ou superior a 1 ano, sendo que, além disso, uma vez decretada, de forma expressa, a perda do cargo público pelo juízo, a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos não tem o condão de afastar aludido efeito da condenação.

III. Na condenação por tráfico de drogas, embora uniformizada a jurisprudência no sentido de que a natureza e quantidade da droga apenas pode ser utilizada em uma das fases da dosimetria, uniformizou-se também a tese de que, se elevada a quantidade do entorpecente e constatado seu destacado potencial lesivo à saúde pública, tais nuances, por si sós, afastam a possibilidade de incidência da minorante disposta no §3º do artigo 34 da Lei 11.343/2006.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o reconhecimento de pessoas como meio de prova no processo penal, tendo presente a disciplina do CPP e a jurisprudência sobre ela formada, avalie as assertivas que seguem.

I. A inobservância do procedimento descrito no artigo 226 do CPP torna inválido o reconhecimento da pessoa suspeita, de modo que tal elemento não poderá fundamentar eventual condenação ou decretação de prisão cautelar, mesmo se refeito e confirmado o reconhecimento em Juízo.

II. Tratando-se de irregular reconhecimento da pessoa suspeita e declarada a irregularidade do ato, eventual condenação já proferida poderá ser mantida, se fundamentada em provas independentes e não contaminadas.

III. A realização do ato de reconhecimento pessoal exige justificação em elementos que indiquem, ainda que em juízo de verossimilhança, a autoria do fato investigado, de modo a se vedarem medidas investigativas genéricas e arbitrárias, que potencializam erros na verificação dos fatos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a denúncia no processo penal, avalie as assertivas que seguem.

I. A denúncia de crimes de branqueamento de capitais, para ser apta, segundo o STJ, deve conter, ao menos formalmente, a denominada ‘justa causa duplicada’.

II. A denúncia de crimes de branqueamento de capitais deve demonstrar a existência de condenação ou ao menos trâmite processual persecutório referente ao crime antecedente.

III. São fundamentos para rejeição da denúncia: inépcia manifesta da denúncia, falta de justa causa para o exercício da ação penal e falta de pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 04.2023

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a responsabilidade civil e também com o contrato de transporte, devendo ser marcada a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O fundo de investimento, incluído no Código Civil pela Lei n.o 13.874/19, consiste numa comunhão de recursos, constituído sob a forma de condomínio de natureza especial, destinado à aplicação em ativos financeiros, bens e direitos de qualquer natureza. Com base nessa assertiva, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do casamento, da união estável, do concubinato e desdobramentos jurídicos correlatos.

Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da assistência e da intervenção anômala como modalidades de intervenção de terceiros no processo civil.

Marque, observando a disciplina legal, o magistério doutrinário e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Relativamente ao incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR), analise as seguintes assertivas.

I. O julgamento do incidente caberá ao órgão indicado pelo regimento interno dentre aqueles responsáveis pela uniformização de jurisprudência do tribunal, sendo que o órgão colegiado incumbido de julgá-lo e de fixar a tese jurídica julgará igualmente o recurso, a remessa necessária ou o processo de competência originária de onde se originou o incidente.

II. O incidente será julgado no prazo de 180 (cento e oitenta) dias e terá preferência sobre os demais feitos, ressalvados os que envolvam réu preso e os pedidos de habeas corpus.

III. O relator ouvirá as partes e os demais interessados, inclusive pessoas, órgãos e entidades com interesse na controvérsia, que, no prazo comum de 10 (dez) dias, poderão requerer a juntada de documentos, bem como as diligências necessárias para a elucidação da questão de direito controvertida, e, em seguida, manifestar-se-á o Ministério Público, no mesmo prazo.

Há erro:

 

(EMAGIS) O Cdigo de Defesa do Consumidor NÃO SE APLICA:

 

(EMAGIS) A respeito das medidas socioeducativas, assinale a alternativa errada:

 

(EMAGIS) Considere que, na abordagem criminológica de violento crime de homicídio cometido, Sérgio proponha (i) seja focada a análise na pessoa do criminoso e nas razões que o levaram a delinquir, afastando-se a prioridade da análise do crime em si; (ii) compreenda-se como vítima do crime não apenas a pessoa cuja vida foi ceifada, mas também todos os seus parentes enlutados; (iii) proponha reflexão científica sobre meios de defesa do corpo social contra comportamentos como o abordado, compreendendo, para tanto, imprescindível centrar-se a análise no criminoso.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A proposta (i) enquadra-se na denominada Microcriminologia, eis que esta busca conhecer a pessoa do criminoso e compreender os motivos que o levaram a delinquir, também com o escopo de promover sua ressocialização.

II. A proposta (ii) contém-se no conceito de vítima adotado pela Vitimologia, subsistema da Criminologia, vez que se trata mesmo de conceito mais amplo do que o adotado no Direito Penal.

III. A proposta (iii) enquadra-se na Escola Clássica, vez que o delito, que correspondia ao principal objeto de análise da Escola Positiva, cedeu espaço, com a Escola Clássica, para o estudo do criminoso, ressaltando-se a necessidade de defesa do corpo social contra a ação do delinquente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os efeitos da condenação penal e também sobre a dosimetria da pena, avalie as assertivas que seguem.

I. A perda de cargo, função pública ou mandato eletivo não é efeito automático da condenação, dependendo de idônea e concreta motivação na sentença.

II. A prática de crime com violação de dever para com a Administração Pública constitui fundamento idôneo para a decretação da perda do cargo público, não sendo desproporcional a decretação da perda como efeito de condenação a pena de 2 anos e 4 meses de reclusão, haja vista que o art. 92, I, "a", do Código Penal, permite a aplicação da pena de perda do cargo público nos casos em que haja condenação igual ou superior a 1 ano, sendo que, além disso, uma vez decretada, de forma expressa, a perda do cargo público pelo juízo, a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos não tem o condão de afastar aludido efeito da condenação.

III. Na condenação por tráfico de drogas, embora uniformizada a jurisprudência no sentido de que a natureza e quantidade da droga apenas pode ser utilizada em uma das fases da dosimetria, uniformizou-se também a tese de que, se elevada a quantidade do entorpecente e constatado seu destacado potencial lesivo à saúde pública, tais nuances, por si sós, afastam a possibilidade de incidência da minorante disposta no §3º do artigo 34 da Lei 11.343/2006.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação aos crimes contra a dignidade sexual, julgue os itens abaixo.

I. No estupro de vulnerável, a tenra idade da vítima não pode ser utilizada como circunstância judicial desfavorável ao réu, sob pena de bis in idem.

II. No estupro de vulnerável, o trauma psicológico causado à vítima não pode ser utilizado como circunstância judicial desfavorável ao réu, sob pena de bis in idem.

III. O segredo de justiça previsto no art. 234-B do Código Penal abrange o autor e a vítima de crimes sexuais, devendo constar da autuação apenas as iniciais de seus nomes.

Há erro:
 

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a ordem tributária, julgue os itens abaixo.

I. É cabível, no crime previsto no art. 1º, I, da Lei 8.137/1990, a criminalização da conduta do sócio-gerente que deixou o quadro societário da empresa antes do lançamento definitivo do crédito tributário, mas que efetivamente praticou o fato típico antes da sua saída.

II. A autoria e a participação no crime do art. 1º, I, da Lei 8.137/1990 pressupõem que os agentes integrem o quadro da pessoa jurídica ou, então, o polo passivo do procedimento administrativo-fiscal

III. Nos crimes societários cometidos no âmbito de aplicação da Lei 8.137/1990, admite-se a denúncia geral, a qual, apesar de não individualizar pormenorizadamente as atuações de cada um dos denunciados, demonstra, ainda que de maneira sutil, um liame entre o agir dos sócios ou administradores e a suposta prática delituosa, o que estabelece a plausibilidade da imputação deduzida e permite o exercício da ampla defesa com todos os recursos a ela inerentes.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o reconhecimento de pessoas como meio de prova no processo penal, tendo presente a disciplina do CPP e a jurisprudência sobre ela formada, avalie as assertivas que seguem.

I. A inobservância do procedimento descrito no artigo 226 do CPP torna inválido o reconhecimento da pessoa suspeita, de modo que tal elemento não poderá fundamentar eventual condenação ou decretação de prisão cautelar, mesmo se refeito e confirmado o reconhecimento em Juízo.

II. Tratando-se de irregular reconhecimento da pessoa suspeita e declarada a irregularidade do ato, eventual condenação já proferida poderá ser mantida, se fundamentada em provas independentes e não contaminadas.

III. A realização do ato de reconhecimento pessoal exige justificação em elementos que indiquem, ainda que em juízo de verossimilhança, a autoria do fato investigado, de modo a se vedarem medidas investigativas genéricas e arbitrárias, que potencializam erros na verificação dos fatos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a denúncia no processo penal, avalie as assertivas que seguem.

I. A denúncia de crimes de branqueamento de capitais, para ser apta, segundo o STJ, deve conter, ao menos formalmente, a denominada ‘justa causa duplicada’.

II. A denúncia de crimes de branqueamento de capitais deve demonstrar a existência de condenação ou ao menos trâmite processual persecutório referente ao crime antecedente.

III. São fundamentos para rejeição da denúncia: inépcia manifesta da denúncia, falta de justa causa para o exercício da ação penal e falta de pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a execução penal, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de atribuições constitucionais da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

I. No bicameralismo estruturado pela CF/1988, é rígida a separação das funções entre as Casas Legislativas entre Câmara Iniciadora e Câmara Revisora, de modo que uma mesma casa não pode funcionar como Iniciadora em determinados projetos e Revisora em outros.

II. Compete privativamente ao Senado Federal aprovar previamente, por voto secreto, após arguição pública, a escolha de Presidente e diretores do banco central.

III. Compete privativamente à Câmara dos Deputados proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere o ingresso da União como assistente simples da Petrobrás Distribuidora S.A. em demanda bilionária desta contra determinada pessoa jurídica de direito privado, sociedade limitada. Tenha presente que o ingresso da União se deu após todo o trâmite processual em primeira e segunda instâncias na Justiça Estadual, com sentença de mérito prolatada pelo juízo de primeira instância, julgamento de apelação pelo Tribunal de Justiça e apresentação de embargos de declaração pela Petrobrás Distribuidora S.A. contra este último acórdão, sendo exatamente antes do julgamento dos embargos de declaração pelo TJ apresentada e admitida a intervenção da União como assistente simples. A União requer, com efeito, sejam os autos remetidos imediatamente ao Tribunal Regional Federal, antes mesmo do julgamento dos embargos de declaração pelo Tribunal de Justiça.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a competência na disciplina da Constituição Federal e na jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. Nos casos de empréstimo compulsório sobre o consumo de energia elétrica, é competente a Justiça estadual para o julgamento de demanda proposta exclusivamente contra a Eletrobrás. Requerida a intervenção da União no feito após a prolação de sentença pelo juízo estadual, os autos devem ser remetidos ao Tribunal Regional Federal competente para o julgamento da apelação se deferida a intervenção.

II. No mandado de segurança, ainda que presentes os demais requisitos para aplicação da teoria da encampação, deve a encampação ser negada pelo juízo se seu acolhimento importar em alteração de regra de competência definida na Constituição Federal.

III. A EC 103/2019 vedou a atribuição por lei de competência aos juízos estaduais de primeira instância para processar e julgar ações previdenciárias dos segurados contra o INSS.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado, tendo presente o disposto no artigo 37, §6º, da Constituição Federal, além da jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. O STJ reconhece a incidência da responsabilidade civil do Estado por omissão quando constatado nexo causal entre o acidente em rodovia federal e a existência de animal solto em suas imediações e que invadiu a pista, já que é dever estatal promover vigilância ostensiva e adequada, proporcionando segurança possível àqueles que trafegam pela rodovia.

II. Tratando-se de responsabilidade civil do Estado pela morte de detento, a jurisprudência do STJ impõe seja o pensionamento indenizatório mensal a seus dependentes fixados em ½ da remuneração que o detento auferia ou do salário-mínimo, caso ausente prova do valor de tal remuneração.

III. Tratando-se de responsabilidade civil do Estado pela morte em acidente de trânsito, o pagamento de pensão mensal à viúva e aos filhos do falecido deve ocorrer até a expectativa média de vida da vítima, segundo a tabela do IBGE na data do óbito, ou até o falecimento da viúva, com a reversão em favor exclusiva desta após os filhos menores completarem a idade de cessação da dependência econômica.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e marque a alternativa apropriada.

I. O trânsito em julgado da sentença penal condenatória suspende os direitos políticos do condenado imediatamente, independentemente de qualquer providência adicional por parte da Justiça Eleitoral ou mesmo da qualidade da pena imposta. Assim, ainda que aplicada pena de multa ou pena restritiva de direitos, a suspensão será inevitável logo após o trânsito em julgado da condenação.

II. Conforme a jurisprudência do TSE, o partido ou a coligação detém a condição de litisconsorte passivo necessário em âmbito de AIJE.

III. De acordo com o entendimento sumulado do TSE, não cabe mandado de segurança contra decisão judicial recorrível, salvo situações de teratologia ou manifestamente ilegais.

IV. Cada partido poderá registrar candidatos para a Câmara dos Deputados, a Câmara Legislativa, as Assembleias Legislativas e as Câmaras Municipais no total de até 100% (cem por cento) do número de lugares a preencher mais 1 (um). Desse número de vagas, cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% (trinta por cento) e o máximo de 70% (setenta por cento) para candidaturas de cada sexo.

 

(EMAGIS) Sobre a ação renovatória do aluguel, tendo presente a disciplina da Lei 8.245/1991, além da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o empresário individual e o microempreendedor individual (MEI), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação às diversas espécies tributárias, julgue os itens abaixo.

I. É inconstitucional a aplicação dos recursos arrecadados por meio de contribuição para o custeio da iluminação pública na expansão e aprimoramento da rede, uma vez que se trata de tributo vinculado, cuja receita deve ser destinada ao custeio das despesas de execução e manutenção do serviço de iluminação pública.

II. A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimo compulsório no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional, hipótese em que não precisará ser observada a anterioridade de exercício.

III. As empresas prestadoras de serviços estão sujeitas às contribuições ao Sesc e Senac, salvo se integradas noutro serviço social.

IV. Em se tratando de empresas de natureza urbana, é inconstitucional a cobrança da contribuição de intervenção no domínio econômico destinada ao INCRA.

São falsos os itens:

 

(EMAGIS) Considere que, em execução fiscal para cobrança de IPTU, conste no polo passivo a promitente compradora do imóvel e a incorporadora imobiliária promitente vendedora. Opõe esta última exceção de pré-executividade, na qual defende sua ilegitimidade para figurar no polo passivo da execução fiscal proposta pelo Município. Tenha presente que o imposto é referente a imóvel objeto de promessa de compra e venda com pacto adjeto de alienação fiduciária, formalizada por instrumento particular, não levado a registro, pela promitente compradora, que também figura no polo passivo da Execução Fiscal, na qualidade de devedora solidária.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere Ação Civil Pública, ajuizada pelo Ministério Público Federal, com o objetivo de obter provimento jurisdicional para condenar o Conselho Profissional de Educação Física em obrigação de não fazer, consistente (i) na abstenção de cobrança, dos profissionais da Educação Física, de qualquer valor a título de taxas ou anuidades obrigatórias como condicionantes para o registro profissional, bem como para determinar a devolução de importâncias recebidas indevidamente, (ii) na abstenção de suspensão realizada pelo Conselho do exercício laboral de seus inscritos por inadimplência de anuidades.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado em razão de os réus se valerem da queima da palha da cana-de-açúcar como ato preparatório para o cultivo e a colheita nos canaviais, o que resultou na liberação de resíduos sólidos que poluem o meio ambiente e causam danos à população local. Pleiteia-se proibição imediata e incondicionada da prática.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto à intervenção do Estado na propriedade, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Em relação à responsabilidade civil do Estado, julgue os itens abaixo.

I. O Estado responde, objetivamente, pelos atos dos tabeliães e registradores oficiais que, no exercício de suas funções, causem danos a terceiros, assentado o dever de regresso contra o responsável, nos casos de dolo ou culpa, sob pena de improbidade administrativa.

II. Para que fique caracterizada a responsabilidade civil do Estado por danos decorrentes do comércio de fogos de artifício, é necessário que exista a violação de um dever jurídico específico de agir, que ocorrerá quando for concedida a licença para funcionamento sem as cautelas legais ou quando for de conhecimento do poder público eventuais irregularidades praticadas pelo particular.

III. É objetiva a responsabilidade civil do Estado em relação a profissional da imprensa ferido por agentes policiais durante cobertura jornalística, em manifestações em que haja tumulto ou conflitos entre policiais e manifestantes, não se admitindo, em casos tais, a invocação da chamada “culpa exclusiva da vítima”.

Há erro:

 

(EMAGIS) Relativamente às empresas públicas e sociedades de economia mista, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios da Administração Pública, a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011) e a Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013), assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito das infrações contra a ordem econômica, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Marque a alternativa correta, no que tange ao regime próprio de previdência dos servidores públicos.

 

(MPF – Procurador da República – 2022) Em relação ao sistema interamericano de proteção aos direitos humanos, assinale a alternativa correta:

I. A Comissão Interamericana de Direitos Humanos não pode ser provocada a partir de demandas individuais.

II. Há necessidade de esgotamento das instâncias judiciais do país membro antes do acionamento do sistema interamericano de proteção aos direitos humanos, o que inclui o recurso à mais alta corte judiciária do país.

III. A Corte Interamericana de Direitos Humanos é formada por juízes representantes de cada um dos países membros da Organização dos Estados Americanos (oea).

IV. “Medidas cautelares” e “medidas provisórias” podem ser emitidas, respectivamente, pela comissão e pela corte interamericana de direitos humanos, a fim de que o estado adote medidas para proteger um indivíduo ou uma comunidade em casos de extrema necessidade e urgência, para evitar dano irreparável ou de difícil reparação e para proteger o objeto de uma petição pendente no sistema interamericano:

 

(EMAGIS) Em 16 de fevereiro de 2017, foi publicada a condenação do país proferida pela Corte Interamericana de Direitos Humanos no Caso Favela Nova Brasília vs. Brasil.

A propósito do conteúdo da Sentença da Corte IDH, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os métodos de interpretação/integração das normas e a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro – LINDB, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre a obra e o pensamento do jurista Tobias Barreto, marque a alternativa correta:

 

Objetivas Delegado - Rodada 04.2023

(EMAGIS) Considere que, na abordagem criminológica de violento crime de homicídio cometido, Sérgio proponha (i) seja focada a análise na pessoa do criminoso e nas razões que o levaram a delinquir, afastando-se a prioridade da análise do crime em si; (ii) compreenda-se como vítima do crime não apenas a pessoa cuja vida foi ceifada, mas também todos os seus parentes enlutados; (iii) proponha reflexão científica sobre meios de defesa do corpo social contra comportamentos como o abordado, compreendendo, para tanto, imprescindível centrar-se a análise no criminoso.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A proposta (i) enquadra-se na denominada Microcriminologia, eis que esta busca conhecer a pessoa do criminoso e compreender os motivos que o levaram a delinquir, também com o escopo de promover sua ressocialização.

II. A proposta (ii) contém-se no conceito de vítima adotado pela Vitimologia, subsistema da Criminologia, vez que se trata mesmo de conceito mais amplo do que o adotado no Direito Penal.

III. A proposta (iii) enquadra-se na Escola Clássica, vez que o delito, que correspondia ao principal objeto de análise da Escola Positiva, cedeu espaço, com a Escola Clássica, para o estudo do criminoso, ressaltando-se a necessidade de defesa do corpo social contra a ação do delinquente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os efeitos da condenação penal e também sobre a dosimetria da pena, avalie as assertivas que seguem.

I. A perda de cargo, função pública ou mandato eletivo não é efeito automático da condenação, dependendo de idônea e concreta motivação na sentença.

II. A prática de crime com violação de dever para com a Administração Pública constitui fundamento idôneo para a decretação da perda do cargo público, não sendo desproporcional a decretação da perda como efeito de condenação a pena de 2 anos e 4 meses de reclusão, haja vista que o art. 92, I, "a", do Código Penal, permite a aplicação da pena de perda do cargo público nos casos em que haja condenação igual ou superior a 1 ano, sendo que, além disso, uma vez decretada, de forma expressa, a perda do cargo público pelo juízo, a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos não tem o condão de afastar aludido efeito da condenação.

III. Na condenação por tráfico de drogas, embora uniformizada a jurisprudência no sentido de que a natureza e quantidade da droga apenas pode ser utilizada em uma das fases da dosimetria, uniformizou-se também a tese de que, se elevada a quantidade do entorpecente e constatado seu destacado potencial lesivo à saúde pública, tais nuances, por si sós, afastam a possibilidade de incidência da minorante disposta no §3º do artigo 34 da Lei 11.343/2006.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação aos crimes contra a dignidade sexual, julgue os itens abaixo.

I. No estupro de vulnerável, a tenra idade da vítima não pode ser utilizada como circunstância judicial desfavorável ao réu, sob pena de bis in idem.

II. No estupro de vulnerável, o trauma psicológico causado à vítima não pode ser utilizado como circunstância judicial desfavorável ao réu, sob pena de bis in idem.

III. O segredo de justiça previsto no art. 234-B do Código Penal abrange o autor e a vítima de crimes sexuais, devendo constar da autuação apenas as iniciais de seus nomes.

Há erro:
 

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a ordem tributária, julgue os itens abaixo.

I. É cabível, no crime previsto no art. 1º, I, da Lei 8.137/1990, a criminalização da conduta do sócio-gerente que deixou o quadro societário da empresa antes do lançamento definitivo do crédito tributário, mas que efetivamente praticou o fato típico antes da sua saída.

II. A autoria e a participação no crime do art. 1º, I, da Lei 8.137/1990 pressupõem que os agentes integrem o quadro da pessoa jurídica ou, então, o polo passivo do procedimento administrativo-fiscal

III. Nos crimes societários cometidos no âmbito de aplicação da Lei 8.137/1990, admite-se a denúncia geral, a qual, apesar de não individualizar pormenorizadamente as atuações de cada um dos denunciados, demonstra, ainda que de maneira sutil, um liame entre o agir dos sócios ou administradores e a suposta prática delituosa, o que estabelece a plausibilidade da imputação deduzida e permite o exercício da ampla defesa com todos os recursos a ela inerentes.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o reconhecimento de pessoas como meio de prova no processo penal, tendo presente a disciplina do CPP e a jurisprudência sobre ela formada, avalie as assertivas que seguem.

I. A inobservância do procedimento descrito no artigo 226 do CPP torna inválido o reconhecimento da pessoa suspeita, de modo que tal elemento não poderá fundamentar eventual condenação ou decretação de prisão cautelar, mesmo se refeito e confirmado o reconhecimento em Juízo.

II. Tratando-se de irregular reconhecimento da pessoa suspeita e declarada a irregularidade do ato, eventual condenação já proferida poderá ser mantida, se fundamentada em provas independentes e não contaminadas.

III. A realização do ato de reconhecimento pessoal exige justificação em elementos que indiquem, ainda que em juízo de verossimilhança, a autoria do fato investigado, de modo a se vedarem medidas investigativas genéricas e arbitrárias, que potencializam erros na verificação dos fatos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a denúncia no processo penal, avalie as assertivas que seguem.

I. A denúncia de crimes de branqueamento de capitais, para ser apta, segundo o STJ, deve conter, ao menos formalmente, a denominada ‘justa causa duplicada’.

II. A denúncia de crimes de branqueamento de capitais deve demonstrar a existência de condenação ou ao menos trâmite processual persecutório referente ao crime antecedente.

III. São fundamentos para rejeição da denúncia: inépcia manifesta da denúncia, falta de justa causa para o exercício da ação penal e falta de pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a execução penal, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de atribuições constitucionais da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

I. No bicameralismo estruturado pela CF/1988, é rígida a separação das funções entre as Casas Legislativas entre Câmara Iniciadora e Câmara Revisora, de modo que uma mesma casa não pode funcionar como Iniciadora em determinados projetos e Revisora em outros.

II. Compete privativamente ao Senado Federal aprovar previamente, por voto secreto, após arguição pública, a escolha de Presidente e diretores do banco central.

III. Compete privativamente à Câmara dos Deputados proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere o ingresso da União como assistente simples da Petrobrás Distribuidora S.A. em demanda bilionária desta contra determinada pessoa jurídica de direito privado, sociedade limitada. Tenha presente que o ingresso da União se deu após todo o trâmite processual em primeira e segunda instâncias na Justiça Estadual, com sentença de mérito prolatada pelo juízo de primeira instância, julgamento de apelação pelo Tribunal de Justiça e apresentação de embargos de declaração pela Petrobrás Distribuidora S.A. contra este último acórdão, sendo exatamente antes do julgamento dos embargos de declaração pelo TJ apresentada e admitida a intervenção da União como assistente simples. A União requer, com efeito, sejam os autos remetidos imediatamente ao Tribunal Regional Federal, antes mesmo do julgamento dos embargos de declaração pelo Tribunal de Justiça.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a competência na disciplina da Constituição Federal e na jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. Nos casos de empréstimo compulsório sobre o consumo de energia elétrica, é competente a Justiça estadual para o julgamento de demanda proposta exclusivamente contra a Eletrobrás. Requerida a intervenção da União no feito após a prolação de sentença pelo juízo estadual, os autos devem ser remetidos ao Tribunal Regional Federal competente para o julgamento da apelação se deferida a intervenção.

II. No mandado de segurança, ainda que presentes os demais requisitos para aplicação da teoria da encampação, deve a encampação ser negada pelo juízo se seu acolhimento importar em alteração de regra de competência definida na Constituição Federal.

III. A EC 103/2019 vedou a atribuição por lei de competência aos juízos estaduais de primeira instância para processar e julgar ações previdenciárias dos segurados contra o INSS.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado, tendo presente o disposto no artigo 37, §6º, da Constituição Federal, além da jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. O STJ reconhece a incidência da responsabilidade civil do Estado por omissão quando constatado nexo causal entre o acidente em rodovia federal e a existência de animal solto em suas imediações e que invadiu a pista, já que é dever estatal promover vigilância ostensiva e adequada, proporcionando segurança possível àqueles que trafegam pela rodovia.

II. Tratando-se de responsabilidade civil do Estado pela morte de detento, a jurisprudência do STJ impõe seja o pensionamento indenizatório mensal a seus dependentes fixados em ½ da remuneração que o detento auferia ou do salário-mínimo, caso ausente prova do valor de tal remuneração.

III. Tratando-se de responsabilidade civil do Estado pela morte em acidente de trânsito, o pagamento de pensão mensal à viúva e aos filhos do falecido deve ocorrer até a expectativa média de vida da vítima, segundo a tabela do IBGE na data do óbito, ou até o falecimento da viúva, com a reversão em favor exclusiva desta após os filhos menores completarem a idade de cessação da dependência econômica.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto à intervenção do Estado na propriedade, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Em relação à responsabilidade civil do Estado, julgue os itens abaixo.

I. O Estado responde, objetivamente, pelos atos dos tabeliães e registradores oficiais que, no exercício de suas funções, causem danos a terceiros, assentado o dever de regresso contra o responsável, nos casos de dolo ou culpa, sob pena de improbidade administrativa.

II. Para que fique caracterizada a responsabilidade civil do Estado por danos decorrentes do comércio de fogos de artifício, é necessário que exista a violação de um dever jurídico específico de agir, que ocorrerá quando for concedida a licença para funcionamento sem as cautelas legais ou quando for de conhecimento do poder público eventuais irregularidades praticadas pelo particular.

III. É objetiva a responsabilidade civil do Estado em relação a profissional da imprensa ferido por agentes policiais durante cobertura jornalística, em manifestações em que haja tumulto ou conflitos entre policiais e manifestantes, não se admitindo, em casos tais, a invocação da chamada “culpa exclusiva da vítima”.

Há erro:

 

(EMAGIS) Relativamente às empresas públicas e sociedades de economia mista, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios da Administração Pública, a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011) e a Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013), assinale a alternativa correta.

 

(MPF – Procurador da República – 2022) Em relação ao sistema interamericano de proteção aos direitos humanos, assinale a alternativa correta:

I. A Comissão Interamericana de Direitos Humanos não pode ser provocada a partir de demandas individuais.

II. Há necessidade de esgotamento das instâncias judiciais do país membro antes do acionamento do sistema interamericano de proteção aos direitos humanos, o que inclui o recurso à mais alta corte judiciária do país.

III. A Corte Interamericana de Direitos Humanos é formada por juízes representantes de cada um dos países membros da Organização dos Estados Americanos (oea).

IV. “Medidas cautelares” e “medidas provisórias” podem ser emitidas, respectivamente, pela comissão e pela corte interamericana de direitos humanos, a fim de que o estado adote medidas para proteger um indivíduo ou uma comunidade em casos de extrema necessidade e urgência, para evitar dano irreparável ou de difícil reparação e para proteger o objeto de uma petição pendente no sistema interamericano:

 

(EMAGIS) Em relação às diversas espécies tributárias, julgue os itens abaixo.

I. É inconstitucional a aplicação dos recursos arrecadados por meio de contribuição para o custeio da iluminação pública na expansão e aprimoramento da rede, uma vez que se trata de tributo vinculado, cuja receita deve ser destinada ao custeio das despesas de execução e manutenção do serviço de iluminação pública.

II. A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimo compulsório no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional, hipótese em que não precisará ser observada a anterioridade de exercício.

III. As empresas prestadoras de serviços estão sujeitas às contribuições ao Sesc e Senac, salvo se integradas noutro serviço social.

IV. Em se tratando de empresas de natureza urbana, é inconstitucional a cobrança da contribuição de intervenção no domínio econômico destinada ao INCRA.

São falsos os itens:

 

(EMAGIS) Considere que, em execução fiscal para cobrança de IPTU, conste no polo passivo a promitente compradora do imóvel e a incorporadora imobiliária promitente vendedora. Opõe esta última exceção de pré-executividade, na qual defende sua ilegitimidade para figurar no polo passivo da execução fiscal proposta pelo Município. Tenha presente que o imposto é referente a imóvel objeto de promessa de compra e venda com pacto adjeto de alienação fiduciária, formalizada por instrumento particular, não levado a registro, pela promitente compradora, que também figura no polo passivo da Execução Fiscal, na qualidade de devedora solidária.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado em razão de os réus se valerem da queima da palha da cana-de-açúcar como ato preparatório para o cultivo e a colheita nos canaviais, o que resultou na liberação de resíduos sólidos que poluem o meio ambiente e causam danos à população local. Pleiteia-se proibição imediata e incondicionada da prática.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas AGU/PFN/PGF - Rodada 04.2023

(EMAGIS) Quanto à intervenção do Estado na propriedade, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Em relação à responsabilidade civil do Estado, julgue os itens abaixo.

I. O Estado responde, objetivamente, pelos atos dos tabeliães e registradores oficiais que, no exercício de suas funções, causem danos a terceiros, assentado o dever de regresso contra o responsável, nos casos de dolo ou culpa, sob pena de improbidade administrativa.

II. Para que fique caracterizada a responsabilidade civil do Estado por danos decorrentes do comércio de fogos de artifício, é necessário que exista a violação de um dever jurídico específico de agir, que ocorrerá quando for concedida a licença para funcionamento sem as cautelas legais ou quando for de conhecimento do poder público eventuais irregularidades praticadas pelo particular.

III. É objetiva a responsabilidade civil do Estado em relação a profissional da imprensa ferido por agentes policiais durante cobertura jornalística, em manifestações em que haja tumulto ou conflitos entre policiais e manifestantes, não se admitindo, em casos tais, a invocação da chamada “culpa exclusiva da vítima”.

Há erro:

 

(EMAGIS) Relativamente às empresas públicas e sociedades de economia mista, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios da Administração Pública, a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011) e a Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013), assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de atribuições constitucionais da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

I. No bicameralismo estruturado pela CF/1988, é rígida a separação das funções entre as Casas Legislativas entre Câmara Iniciadora e Câmara Revisora, de modo que uma mesma casa não pode funcionar como Iniciadora em determinados projetos e Revisora em outros.

II. Compete privativamente ao Senado Federal aprovar previamente, por voto secreto, após arguição pública, a escolha de Presidente e diretores do banco central.

III. Compete privativamente à Câmara dos Deputados proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere o ingresso da União como assistente simples da Petrobrás Distribuidora S.A. em demanda bilionária desta contra determinada pessoa jurídica de direito privado, sociedade limitada. Tenha presente que o ingresso da União se deu após todo o trâmite processual em primeira e segunda instâncias na Justiça Estadual, com sentença de mérito prolatada pelo juízo de primeira instância, julgamento de apelação pelo Tribunal de Justiça e apresentação de embargos de declaração pela Petrobrás Distribuidora S.A. contra este último acórdão, sendo exatamente antes do julgamento dos embargos de declaração pelo TJ apresentada e admitida a intervenção da União como assistente simples. A União requer, com efeito, sejam os autos remetidos imediatamente ao Tribunal Regional Federal, antes mesmo do julgamento dos embargos de declaração pelo Tribunal de Justiça.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a competência na disciplina da Constituição Federal e na jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. Nos casos de empréstimo compulsório sobre o consumo de energia elétrica, é competente a Justiça estadual para o julgamento de demanda proposta exclusivamente contra a Eletrobrás. Requerida a intervenção da União no feito após a prolação de sentença pelo juízo estadual, os autos devem ser remetidos ao Tribunal Regional Federal competente para o julgamento da apelação se deferida a intervenção.

II. No mandado de segurança, ainda que presentes os demais requisitos para aplicação da teoria da encampação, deve a encampação ser negada pelo juízo se seu acolhimento importar em alteração de regra de competência definida na Constituição Federal.

III. A EC 103/2019 vedou a atribuição por lei de competência aos juízos estaduais de primeira instância para processar e julgar ações previdenciárias dos segurados contra o INSS.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado, tendo presente o disposto no artigo 37, §6º, da Constituição Federal, além da jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. O STJ reconhece a incidência da responsabilidade civil do Estado por omissão quando constatado nexo causal entre o acidente em rodovia federal e a existência de animal solto em suas imediações e que invadiu a pista, já que é dever estatal promover vigilância ostensiva e adequada, proporcionando segurança possível àqueles que trafegam pela rodovia.

II. Tratando-se de responsabilidade civil do Estado pela morte de detento, a jurisprudência do STJ impõe seja o pensionamento indenizatório mensal a seus dependentes fixados em ½ da remuneração que o detento auferia ou do salário-mínimo, caso ausente prova do valor de tal remuneração.

III. Tratando-se de responsabilidade civil do Estado pela morte em acidente de trânsito, o pagamento de pensão mensal à viúva e aos filhos do falecido deve ocorrer até a expectativa média de vida da vítima, segundo a tabela do IBGE na data do óbito, ou até o falecimento da viúva, com a reversão em favor exclusiva desta após os filhos menores completarem a idade de cessação da dependência econômica.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Marque a alternativa correta, no que tange ao regime próprio de previdência dos servidores públicos.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a responsabilidade civil e também com o contrato de transporte, devendo ser marcada a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O fundo de investimento, incluído no Código Civil pela Lei n.o 13.874/19, consiste numa comunhão de recursos, constituído sob a forma de condomínio de natureza especial, destinado à aplicação em ativos financeiros, bens e direitos de qualquer natureza. Com base nessa assertiva, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da assistência e da intervenção anômala como modalidades de intervenção de terceiros no processo civil.

Marque, observando a disciplina legal, o magistério doutrinário e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Relativamente ao incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR), analise as seguintes assertivas.

I. O julgamento do incidente caberá ao órgão indicado pelo regimento interno dentre aqueles responsáveis pela uniformização de jurisprudência do tribunal, sendo que o órgão colegiado incumbido de julgá-lo e de fixar a tese jurídica julgará igualmente o recurso, a remessa necessária ou o processo de competência originária de onde se originou o incidente.

II. O incidente será julgado no prazo de 180 (cento e oitenta) dias e terá preferência sobre os demais feitos, ressalvados os que envolvam réu preso e os pedidos de habeas corpus.

III. O relator ouvirá as partes e os demais interessados, inclusive pessoas, órgãos e entidades com interesse na controvérsia, que, no prazo comum de 10 (dez) dias, poderão requerer a juntada de documentos, bem como as diligências necessárias para a elucidação da questão de direito controvertida, e, em seguida, manifestar-se-á o Ministério Público, no mesmo prazo.

Há erro:

 

(EMAGIS) O Cdigo de Defesa do Consumidor NÃO SE APLICA:

 

(EMAGIS) A respeito das infrações contra a ordem econômica, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a ação renovatória do aluguel, tendo presente a disciplina da Lei 8.245/1991, além da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o empresário individual e o microempreendedor individual (MEI), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação às diversas espécies tributárias, julgue os itens abaixo.

I. É inconstitucional a aplicação dos recursos arrecadados por meio de contribuição para o custeio da iluminação pública na expansão e aprimoramento da rede, uma vez que se trata de tributo vinculado, cuja receita deve ser destinada ao custeio das despesas de execução e manutenção do serviço de iluminação pública.

II. A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimo compulsório no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional, hipótese em que não precisará ser observada a anterioridade de exercício.

III. As empresas prestadoras de serviços estão sujeitas às contribuições ao Sesc e Senac, salvo se integradas noutro serviço social.

IV. Em se tratando de empresas de natureza urbana, é inconstitucional a cobrança da contribuição de intervenção no domínio econômico destinada ao INCRA.

São falsos os itens:

 

(EMAGIS) Considere Ação Civil Pública, ajuizada pelo Ministério Público Federal, com o objetivo de obter provimento jurisdicional para condenar o Conselho Profissional de Educação Física em obrigação de não fazer, consistente (i) na abstenção de cobrança, dos profissionais da Educação Física, de qualquer valor a título de taxas ou anuidades obrigatórias como condicionantes para o registro profissional, bem como para determinar a devolução de importâncias recebidas indevidamente, (ii) na abstenção de suspensão realizada pelo Conselho do exercício laboral de seus inscritos por inadimplência de anuidades.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPF – Procurador da República – 2022) Indique a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Considere ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado em razão de os réus se valerem da queima da palha da cana-de-açúcar como ato preparatório para o cultivo e a colheita nos canaviais, o que resultou na liberação de resíduos sólidos que poluem o meio ambiente e causam danos à população local. Pleiteia-se proibição imediata e incondicionada da prática.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em 16 de fevereiro de 2017, foi publicada a condenação do país proferida pela Corte Interamericana de Direitos Humanos no Caso Favela Nova Brasília vs. Brasil.

A propósito do conteúdo da Sentença da Corte IDH, marque a alternativa INCORRETA.

 

(PGE/AM – Procurador do Estado – FGV – 2022) Após sofrer fiscalização de auditores-fiscais do trabalho, que detectaram que 3 trabalhadores de um grande comércio localizado em Juiz de Fora/MG estavam trabalhando oficiosamente sem a CTPS assinada, a sociedade empresária foi multada em R$ 9.000,00.

Recebido o auto de infração, a sociedade empresária dele recorreu administrativamente no prazo legal. Ocorre que, no decorrer do processo administrativo, a sociedade empresária renunciou ao recurso, pois reconheceu que de fato estava errada, tanto assim que assinou a carteira profissional dos trabalhadores que estavam em situação irregular.

Diante dos fatos narrados e da disposição da CLT, assinale a afirmativa correta.

 

(PGE/AM – Procurador do Estado – FGV – 2022) Leônidas foi empregado doméstico na casa de Ruth. Após ser dispensado sem receber seus créditos, Leônidas ajuizou reclamação trabalhista que tramitou perante a 30ª Vara do Trabalho de Barbacena/MG e foi julgada procedente.

Homologado o valor devido, no importe de R$ 18.000,00, a executada foi citada para efetuar o pagamento voluntário, mas quedou-se inerte. Não se conseguiu o bloqueio em ativos financeiros da executada, mas Leônidas descobriu que a ex-empregadora recebe pensão por morte de seu finado esposo no valor de R$ 4.500,00 mensais. Então, requereu em juízo a penhora de 20% desse benefício, até o limite do crédito exequendo.

Tão logo cientificada dessa decisão, inconformada, Ruth pretende adotar alguma medida antes de ter a penhora de parte do seu benefício previdenciário.

Independentemente de assistir, ou não, razão a Ruth, assinale a opção que contempla a medida adequada.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os efeitos da condenação penal e também sobre a dosimetria da pena, avalie as assertivas que seguem.

I. A perda de cargo, função pública ou mandato eletivo não é efeito automático da condenação, dependendo de idônea e concreta motivação na sentença.

II. A prática de crime com violação de dever para com a Administração Pública constitui fundamento idôneo para a decretação da perda do cargo público, não sendo desproporcional a decretação da perda como efeito de condenação a pena de 2 anos e 4 meses de reclusão, haja vista que o art. 92, I, "a", do Código Penal, permite a aplicação da pena de perda do cargo público nos casos em que haja condenação igual ou superior a 1 ano, sendo que, além disso, uma vez decretada, de forma expressa, a perda do cargo público pelo juízo, a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos não tem o condão de afastar aludido efeito da condenação.

III. Na condenação por tráfico de drogas, embora uniformizada a jurisprudência no sentido de que a natureza e quantidade da droga apenas pode ser utilizada em uma das fases da dosimetria, uniformizou-se também a tese de que, se elevada a quantidade do entorpecente e constatado seu destacado potencial lesivo à saúde pública, tais nuances, por si sós, afastam a possibilidade de incidência da minorante disposta no §3º do artigo 34 da Lei 11.343/2006.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a ordem tributária, julgue os itens abaixo.

I. É cabível, no crime previsto no art. 1º, I, da Lei 8.137/1990, a criminalização da conduta do sócio-gerente que deixou o quadro societário da empresa antes do lançamento definitivo do crédito tributário, mas que efetivamente praticou o fato típico antes da sua saída.

II. A autoria e a participação no crime do art. 1º, I, da Lei 8.137/1990 pressupõem que os agentes integrem o quadro da pessoa jurídica ou, então, o polo passivo do procedimento administrativo-fiscal

III. Nos crimes societários cometidos no âmbito de aplicação da Lei 8.137/1990, admite-se a denúncia geral, a qual, apesar de não individualizar pormenorizadamente as atuações de cada um dos denunciados, demonstra, ainda que de maneira sutil, um liame entre o agir dos sócios ou administradores e a suposta prática delituosa, o que estabelece a plausibilidade da imputação deduzida e permite o exercício da ampla defesa com todos os recursos a ela inerentes.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o reconhecimento de pessoas como meio de prova no processo penal, tendo presente a disciplina do CPP e a jurisprudência sobre ela formada, avalie as assertivas que seguem.

I. A inobservância do procedimento descrito no artigo 226 do CPP torna inválido o reconhecimento da pessoa suspeita, de modo que tal elemento não poderá fundamentar eventual condenação ou decretação de prisão cautelar, mesmo se refeito e confirmado o reconhecimento em Juízo.

II. Tratando-se de irregular reconhecimento da pessoa suspeita e declarada a irregularidade do ato, eventual condenação já proferida poderá ser mantida, se fundamentada em provas independentes e não contaminadas.

III. A realização do ato de reconhecimento pessoal exige justificação em elementos que indiquem, ainda que em juízo de verossimilhança, a autoria do fato investigado, de modo a se vedarem medidas investigativas genéricas e arbitrárias, que potencializam erros na verificação dos fatos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a denúncia no processo penal, avalie as assertivas que seguem.

I. A denúncia de crimes de branqueamento de capitais, para ser apta, segundo o STJ, deve conter, ao menos formalmente, a denominada ‘justa causa duplicada’.

II. A denúncia de crimes de branqueamento de capitais deve demonstrar a existência de condenação ou ao menos trâmite processual persecutório referente ao crime antecedente.

III. São fundamentos para rejeição da denúncia: inépcia manifesta da denúncia, falta de justa causa para o exercício da ação penal e falta de pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

Objetivas (Ciências Criminais) - Objetivas (Ciências Criminais) Rodada 17

(EMAGIS) Considere que, na abordagem criminológica de violento crime de homicídio cometido, Sérgio proponha (i) seja focada a análise na pessoa do criminoso e nas razões que o levaram a delinquir, afastando-se a prioridade da análise do crime em si; (ii) compreenda-se como vítima do crime não apenas a pessoa cuja vida foi ceifada, mas também todos os seus parentes enlutados; (iii) proponha reflexão científica sobre meios de defesa do corpo social contra comportamentos como o abordado, compreendendo, para tanto, imprescindível centrar-se a análise no criminoso.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A proposta (i) enquadra-se na denominada Microcriminologia, eis que esta busca conhecer a pessoa do criminoso e compreender os motivos que o levaram a delinquir, também com o escopo de promover sua ressocialização.

II. A proposta (ii) contém-se no conceito de vítima adotado pela Vitimologia, subsistema da Criminologia, vez que se trata mesmo de conceito mais amplo do que o adotado no Direito Penal.

III. A proposta (iii) enquadra-se na Escola Clássica, vez que o delito, que correspondia ao principal objeto de análise da Escola Positiva, cedeu espaço, com a Escola Clássica, para o estudo do criminoso, ressaltando-se a necessidade de defesa do corpo social contra a ação do delinquente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os efeitos da condenação penal e também sobre a dosimetria da pena, avalie as assertivas que seguem.

I. A perda de cargo, função pública ou mandato eletivo não é efeito automático da condenação, dependendo de idônea e concreta motivação na sentença.

II. A prática de crime com violação de dever para com a Administração Pública constitui fundamento idôneo para a decretação da perda do cargo público, não sendo desproporcional a decretação da perda como efeito de condenação a pena de 2 anos e 4 meses de reclusão, haja vista que o art. 92, I, "a", do Código Penal, permite a aplicação da pena de perda do cargo público nos casos em que haja condenação igual ou superior a 1 ano, sendo que, além disso, uma vez decretada, de forma expressa, a perda do cargo público pelo juízo, a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos não tem o condão de afastar aludido efeito da condenação.

III. Na condenação por tráfico de drogas, embora uniformizada a jurisprudência no sentido de que a natureza e quantidade da droga apenas pode ser utilizada em uma das fases da dosimetria, uniformizou-se também a tese de que, se elevada a quantidade do entorpecente e constatado seu destacado potencial lesivo à saúde pública, tais nuances, por si sós, afastam a possibilidade de incidência da minorante disposta no §3º do artigo 34 da Lei 11.343/2006.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação aos crimes contra a dignidade sexual, julgue os itens abaixo.

I. No estupro de vulnerável, a tenra idade da vítima não pode ser utilizada como circunstância judicial desfavorável ao réu, sob pena de bis in idem.

II. No estupro de vulnerável, o trauma psicológico causado à vítima não pode ser utilizado como circunstância judicial desfavorável ao réu, sob pena de bis in idem.

III. O segredo de justiça previsto no art. 234-B do Código Penal abrange o autor e a vítima de crimes sexuais, devendo constar da autuação apenas as iniciais de seus nomes.

Há erro:
 

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a ordem tributária, julgue os itens abaixo.

I. É cabível, no crime previsto no art. 1º, I, da Lei 8.137/1990, a criminalização da conduta do sócio-gerente que deixou o quadro societário da empresa antes do lançamento definitivo do crédito tributário, mas que efetivamente praticou o fato típico antes da sua saída.

II. A autoria e a participação no crime do art. 1º, I, da Lei 8.137/1990 pressupõem que os agentes integrem o quadro da pessoa jurídica ou, então, o polo passivo do procedimento administrativo-fiscal

III. Nos crimes societários cometidos no âmbito de aplicação da Lei 8.137/1990, admite-se a denúncia geral, a qual, apesar de não individualizar pormenorizadamente as atuações de cada um dos denunciados, demonstra, ainda que de maneira sutil, um liame entre o agir dos sócios ou administradores e a suposta prática delituosa, o que estabelece a plausibilidade da imputação deduzida e permite o exercício da ampla defesa com todos os recursos a ela inerentes.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o reconhecimento de pessoas como meio de prova no processo penal, tendo presente a disciplina do CPP e a jurisprudência sobre ela formada, avalie as assertivas que seguem.

I. A inobservância do procedimento descrito no artigo 226 do CPP torna inválido o reconhecimento da pessoa suspeita, de modo que tal elemento não poderá fundamentar eventual condenação ou decretação de prisão cautelar, mesmo se refeito e confirmado o reconhecimento em Juízo.

II. Tratando-se de irregular reconhecimento da pessoa suspeita e declarada a irregularidade do ato, eventual condenação já proferida poderá ser mantida, se fundamentada em provas independentes e não contaminadas.

III. A realização do ato de reconhecimento pessoal exige justificação em elementos que indiquem, ainda que em juízo de verossimilhança, a autoria do fato investigado, de modo a se vedarem medidas investigativas genéricas e arbitrárias, que potencializam erros na verificação dos fatos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a denúncia no processo penal, avalie as assertivas que seguem.

I. A denúncia de crimes de branqueamento de capitais, para ser apta, segundo o STJ, deve conter, ao menos formalmente, a denominada ‘justa causa duplicada’.

II. A denúncia de crimes de branqueamento de capitais deve demonstrar a existência de condenação ou ao menos trâmite processual persecutório referente ao crime antecedente.

III. São fundamentos para rejeição da denúncia: inépcia manifesta da denúncia, falta de justa causa para o exercício da ação penal e falta de pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a execução penal, marque a assertiva CORRETA.

 

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 04.2023

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a responsabilidade civil e também com o contrato de transporte, devendo ser marcada a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O fundo de investimento, incluído no Código Civil pela Lei n.o 13.874/19, consiste numa comunhão de recursos, constituído sob a forma de condomínio de natureza especial, destinado à aplicação em ativos financeiros, bens e direitos de qualquer natureza. Com base nessa assertiva, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do casamento, da união estável, do concubinato e desdobramentos jurídicos correlatos.

Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da assistência e da intervenção anômala como modalidades de intervenção de terceiros no processo civil.

Marque, observando a disciplina legal, o magistério doutrinário e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Relativamente ao incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR), analise as seguintes assertivas.

I. O julgamento do incidente caberá ao órgão indicado pelo regimento interno dentre aqueles responsáveis pela uniformização de jurisprudência do tribunal, sendo que o órgão colegiado incumbido de julgá-lo e de fixar a tese jurídica julgará igualmente o recurso, a remessa necessária ou o processo de competência originária de onde se originou o incidente.

II. O incidente será julgado no prazo de 180 (cento e oitenta) dias e terá preferência sobre os demais feitos, ressalvados os que envolvam réu preso e os pedidos de habeas corpus.

III. O relator ouvirá as partes e os demais interessados, inclusive pessoas, órgãos e entidades com interesse na controvérsia, que, no prazo comum de 10 (dez) dias, poderão requerer a juntada de documentos, bem como as diligências necessárias para a elucidação da questão de direito controvertida, e, em seguida, manifestar-se-á o Ministério Público, no mesmo prazo.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre a possibilidade jurídica de as entidades da administração pública indireta ajuizarem ação civil pública, avalie as assertivas que seguem.

I. O Conselho Regional de Enfermagem possui legitimidade ativa para propor ação civil pública em defesa dos atos privativos de enfermeiro.

II. A legitimidade para propor ACP no que concerne às entidades da administração indireta, segundo a Lei 7.347/1985, é restrita às pessoas de direito público, não abrangendo, com efeito, empresas públicas e sociedades de economia mista.

III. Da mesma forma que as associações, as pessoas jurídicas da administração pública indireta, para que sejam consideradas parte legítima no ajuizamento de ação civil pública, devem demonstrar, dentre outros, o requisito da pertinência temática entre suas finalidades institucionais e o interesse tutelado na demanda coletiva.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O Cdigo de Defesa do Consumidor NÃO SE APLICA:

 

(EMAGIS) A respeito das medidas socioeducativas, assinale a alternativa errada:

 

(EMAGIS) Considere que, na abordagem criminológica de violento crime de homicídio cometido, Sérgio proponha (i) seja focada a análise na pessoa do criminoso e nas razões que o levaram a delinquir, afastando-se a prioridade da análise do crime em si; (ii) compreenda-se como vítima do crime não apenas a pessoa cuja vida foi ceifada, mas também todos os seus parentes enlutados; (iii) proponha reflexão científica sobre meios de defesa do corpo social contra comportamentos como o abordado, compreendendo, para tanto, imprescindível centrar-se a análise no criminoso.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A proposta (i) enquadra-se na denominada Microcriminologia, eis que esta busca conhecer a pessoa do criminoso e compreender os motivos que o levaram a delinquir, também com o escopo de promover sua ressocialização.

II. A proposta (ii) contém-se no conceito de vítima adotado pela Vitimologia, subsistema da Criminologia, vez que se trata mesmo de conceito mais amplo do que o adotado no Direito Penal.

III. A proposta (iii) enquadra-se na Escola Clássica, vez que o delito, que correspondia ao principal objeto de análise da Escola Positiva, cedeu espaço, com a Escola Clássica, para o estudo do criminoso, ressaltando-se a necessidade de defesa do corpo social contra a ação do delinquente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os efeitos da condenação penal e também sobre a dosimetria da pena, avalie as assertivas que seguem.

I. A perda de cargo, função pública ou mandato eletivo não é efeito automático da condenação, dependendo de idônea e concreta motivação na sentença.

II. A prática de crime com violação de dever para com a Administração Pública constitui fundamento idôneo para a decretação da perda do cargo público, não sendo desproporcional a decretação da perda como efeito de condenação a pena de 2 anos e 4 meses de reclusão, haja vista que o art. 92, I, "a", do Código Penal, permite a aplicação da pena de perda do cargo público nos casos em que haja condenação igual ou superior a 1 ano, sendo que, além disso, uma vez decretada, de forma expressa, a perda do cargo público pelo juízo, a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos não tem o condão de afastar aludido efeito da condenação.

III. Na condenação por tráfico de drogas, embora uniformizada a jurisprudência no sentido de que a natureza e quantidade da droga apenas pode ser utilizada em uma das fases da dosimetria, uniformizou-se também a tese de que, se elevada a quantidade do entorpecente e constatado seu destacado potencial lesivo à saúde pública, tais nuances, por si sós, afastam a possibilidade de incidência da minorante disposta no §3º do artigo 34 da Lei 11.343/2006.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação aos crimes contra a dignidade sexual, julgue os itens abaixo.

I. No estupro de vulnerável, a tenra idade da vítima não pode ser utilizada como circunstância judicial desfavorável ao réu, sob pena de bis in idem.

II. No estupro de vulnerável, o trauma psicológico causado à vítima não pode ser utilizado como circunstância judicial desfavorável ao réu, sob pena de bis in idem.

III. O segredo de justiça previsto no art. 234-B do Código Penal abrange o autor e a vítima de crimes sexuais, devendo constar da autuação apenas as iniciais de seus nomes.

Há erro:
 

 

(EMAGIS) Sobre o reconhecimento de pessoas como meio de prova no processo penal, tendo presente a disciplina do CPP e a jurisprudência sobre ela formada, avalie as assertivas que seguem.

I. A inobservância do procedimento descrito no artigo 226 do CPP torna inválido o reconhecimento da pessoa suspeita, de modo que tal elemento não poderá fundamentar eventual condenação ou decretação de prisão cautelar, mesmo se refeito e confirmado o reconhecimento em Juízo.

II. Tratando-se de irregular reconhecimento da pessoa suspeita e declarada a irregularidade do ato, eventual condenação já proferida poderá ser mantida, se fundamentada em provas independentes e não contaminadas.

III. A realização do ato de reconhecimento pessoal exige justificação em elementos que indiquem, ainda que em juízo de verossimilhança, a autoria do fato investigado, de modo a se vedarem medidas investigativas genéricas e arbitrárias, que potencializam erros na verificação dos fatos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a denúncia no processo penal, avalie as assertivas que seguem.

I. A denúncia de crimes de branqueamento de capitais, para ser apta, segundo o STJ, deve conter, ao menos formalmente, a denominada ‘justa causa duplicada’.

II. A denúncia de crimes de branqueamento de capitais deve demonstrar a existência de condenação ou ao menos trâmite processual persecutório referente ao crime antecedente.

III. São fundamentos para rejeição da denúncia: inépcia manifesta da denúncia, falta de justa causa para o exercício da ação penal e falta de pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a execução penal, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de atribuições constitucionais da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

I. No bicameralismo estruturado pela CF/1988, é rígida a separação das funções entre as Casas Legislativas entre Câmara Iniciadora e Câmara Revisora, de modo que uma mesma casa não pode funcionar como Iniciadora em determinados projetos e Revisora em outros.

II. Compete privativamente ao Senado Federal aprovar previamente, por voto secreto, após arguição pública, a escolha de Presidente e diretores do banco central.

III. Compete privativamente à Câmara dos Deputados proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere o ingresso da União como assistente simples da Petrobrás Distribuidora S.A. em demanda bilionária desta contra determinada pessoa jurídica de direito privado, sociedade limitada. Tenha presente que o ingresso da União se deu após todo o trâmite processual em primeira e segunda instâncias na Justiça Estadual, com sentença de mérito prolatada pelo juízo de primeira instância, julgamento de apelação pelo Tribunal de Justiça e apresentação de embargos de declaração pela Petrobrás Distribuidora S.A. contra este último acórdão, sendo exatamente antes do julgamento dos embargos de declaração pelo TJ apresentada e admitida a intervenção da União como assistente simples. A União requer, com efeito, sejam os autos remetidos imediatamente ao Tribunal Regional Federal, antes mesmo do julgamento dos embargos de declaração pelo Tribunal de Justiça.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a competência na disciplina da Constituição Federal e na jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. Nos casos de empréstimo compulsório sobre o consumo de energia elétrica, é competente a Justiça estadual para o julgamento de demanda proposta exclusivamente contra a Eletrobrás. Requerida a intervenção da União no feito após a prolação de sentença pelo juízo estadual, os autos devem ser remetidos ao Tribunal Regional Federal competente para o julgamento da apelação se deferida a intervenção.

II. No mandado de segurança, ainda que presentes os demais requisitos para aplicação da teoria da encampação, deve a encampação ser negada pelo juízo se seu acolhimento importar em alteração de regra de competência definida na Constituição Federal.

III. A EC 103/2019 vedou a atribuição por lei de competência aos juízos estaduais de primeira instância para processar e julgar ações previdenciárias dos segurados contra o INSS.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado, tendo presente o disposto no artigo 37, §6º, da Constituição Federal, além da jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. O STJ reconhece a incidência da responsabilidade civil do Estado por omissão quando constatado nexo causal entre o acidente em rodovia federal e a existência de animal solto em suas imediações e que invadiu a pista, já que é dever estatal promover vigilância ostensiva e adequada, proporcionando segurança possível àqueles que trafegam pela rodovia.

II. Tratando-se de responsabilidade civil do Estado pela morte de detento, a jurisprudência do STJ impõe seja o pensionamento indenizatório mensal a seus dependentes fixados em ½ da remuneração que o detento auferia ou do salário-mínimo, caso ausente prova do valor de tal remuneração.

III. Tratando-se de responsabilidade civil do Estado pela morte em acidente de trânsito, o pagamento de pensão mensal à viúva e aos filhos do falecido deve ocorrer até a expectativa média de vida da vítima, segundo a tabela do IBGE na data do óbito, ou até o falecimento da viúva, com a reversão em favor exclusiva desta após os filhos menores completarem a idade de cessação da dependência econômica.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MPF – Procurador da República – 2022) Em relação ao sistema interamericano de proteção aos direitos humanos, assinale a alternativa correta:

I. A Comissão Interamericana de Direitos Humanos não pode ser provocada a partir de demandas individuais.

II. Há necessidade de esgotamento das instâncias judiciais do país membro antes do acionamento do sistema interamericano de proteção aos direitos humanos, o que inclui o recurso à mais alta corte judiciária do país.

III. A Corte Interamericana de Direitos Humanos é formada por juízes representantes de cada um dos países membros da Organização dos Estados Americanos (oea).

IV. “Medidas cautelares” e “medidas provisórias” podem ser emitidas, respectivamente, pela comissão e pela corte interamericana de direitos humanos, a fim de que o estado adote medidas para proteger um indivíduo ou uma comunidade em casos de extrema necessidade e urgência, para evitar dano irreparável ou de difícil reparação e para proteger o objeto de uma petição pendente no sistema interamericano:

 

(EMAGIS) Quanto à intervenção do Estado na propriedade, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Em relação à responsabilidade civil do Estado, julgue os itens abaixo.

I. O Estado responde, objetivamente, pelos atos dos tabeliães e registradores oficiais que, no exercício de suas funções, causem danos a terceiros, assentado o dever de regresso contra o responsável, nos casos de dolo ou culpa, sob pena de improbidade administrativa.

II. Para que fique caracterizada a responsabilidade civil do Estado por danos decorrentes do comércio de fogos de artifício, é necessário que exista a violação de um dever jurídico específico de agir, que ocorrerá quando for concedida a licença para funcionamento sem as cautelas legais ou quando for de conhecimento do poder público eventuais irregularidades praticadas pelo particular.

III. É objetiva a responsabilidade civil do Estado em relação a profissional da imprensa ferido por agentes policiais durante cobertura jornalística, em manifestações em que haja tumulto ou conflitos entre policiais e manifestantes, não se admitindo, em casos tais, a invocação da chamada “culpa exclusiva da vítima”.

Há erro:

 

(EMAGIS) Relativamente às empresas públicas e sociedades de economia mista, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios da Administração Pública, a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011) e a Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013), assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e marque a alternativa apropriada.

I. O trânsito em julgado da sentença penal condenatória suspende os direitos políticos do condenado imediatamente, independentemente de qualquer providência adicional por parte da Justiça Eleitoral ou mesmo da qualidade da pena imposta. Assim, ainda que aplicada pena de multa ou pena restritiva de direitos, a suspensão será inevitável logo após o trânsito em julgado da condenação.

II. Conforme a jurisprudência do TSE, o partido ou a coligação detém a condição de litisconsorte passivo necessário em âmbito de AIJE.

III. De acordo com o entendimento sumulado do TSE, não cabe mandado de segurança contra decisão judicial recorrível, salvo situações de teratologia ou manifestamente ilegais.

IV. Cada partido poderá registrar candidatos para a Câmara dos Deputados, a Câmara Legislativa, as Assembleias Legislativas e as Câmaras Municipais no total de até 100% (cem por cento) do número de lugares a preencher mais 1 (um). Desse número de vagas, cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% (trinta por cento) e o máximo de 70% (setenta por cento) para candidaturas de cada sexo.

 

(EMAGIS) Sobre a ação renovatória do aluguel, tendo presente a disciplina da Lei 8.245/1991, além da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o empresário individual e o microempreendedor individual (MEI), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação às diversas espécies tributárias, julgue os itens abaixo.

I. É inconstitucional a aplicação dos recursos arrecadados por meio de contribuição para o custeio da iluminação pública na expansão e aprimoramento da rede, uma vez que se trata de tributo vinculado, cuja receita deve ser destinada ao custeio das despesas de execução e manutenção do serviço de iluminação pública.

II. A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimo compulsório no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional, hipótese em que não precisará ser observada a anterioridade de exercício.

III. As empresas prestadoras de serviços estão sujeitas às contribuições ao Sesc e Senac, salvo se integradas noutro serviço social.

IV. Em se tratando de empresas de natureza urbana, é inconstitucional a cobrança da contribuição de intervenção no domínio econômico destinada ao INCRA.

São falsos os itens:

 

(EMAGIS) Considere que, em execução fiscal para cobrança de IPTU, conste no polo passivo a promitente compradora do imóvel e a incorporadora imobiliária promitente vendedora. Opõe esta última exceção de pré-executividade, na qual defende sua ilegitimidade para figurar no polo passivo da execução fiscal proposta pelo Município. Tenha presente que o imposto é referente a imóvel objeto de promessa de compra e venda com pacto adjeto de alienação fiduciária, formalizada por instrumento particular, não levado a registro, pela promitente compradora, que também figura no polo passivo da Execução Fiscal, na qualidade de devedora solidária.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado em razão de os réus se valerem da queima da palha da cana-de-açúcar como ato preparatório para o cultivo e a colheita nos canaviais, o que resultou na liberação de resíduos sólidos que poluem o meio ambiente e causam danos à população local. Pleiteia-se proibição imediata e incondicionada da prática.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os métodos de interpretação/integração das normas e a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro – LINDB, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre a obra e o pensamento do jurista Tobias Barreto, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) A respeito dos Centros de Apoio Operacional do Ministério Público, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Assinale a assertiva em desacordo com a Lei Complementar n. 80/94:

 

Sentença Estadual - Rodada 04.2023

Juliano Assis, qualificado nos autos, foi denunciado por infração ao artigo 157, § 3º, parte final, c. c. o artigo 14, inciso II, por duas vezes, na forma do art. 70, todos do Código Penal, porque:
 
I - Em 24 de dezembro de 2020, por volta de 07h00min, na Rua Benjamin Constant , nº 3.333,  situado nesta cidade e Comarca de Pompeia - SP, previamente ajustado e com unidade de desígnios com outro indivíduo não identificado, tentou subtrair para proveito comum uma bicicleta avaliada em R$ 5.500,00 (cinco mil e quinhentos reais), em desfavor da vítima Luciano Silva, e uma bicicleta avaliada em aproximadamente R$ 7.000,00 (sete mil reais), pertencente à vítima João Rafael, ambas as condutas praticadas mediante grave ameaça e violência exercidas com emprego de arma de fogo, em razão das quais apenas não houve lesão ou morte da vítima Luciano Silva por circunstâncias alheias à vontade dos agentes.
 
II - Na ocasião, as vítimas trafegavam com suas bicicletas pela via pública, quando foram abordadas por dois indivíduos, o acusado Juliano e um comparsa não identificado, que se aproximaram em uma motocicleta e exigiram a entrega das bicicletas das vítimas. Diante da ameaça, a vítima Luciano, policial militar que estava descaracterizado, sacou sua arma para impedir a ação delitiva, momento em que os agentes criminosos perceberam a reação da referida vítima e Juliano desferiu um disparo contra ela, atingindo-a na região abdominal. Em seguida, Luciano foi socorrido pela vítima João e por moradores do local, enquanto os roubadores se evadiram sem levar as bicicletas das vítimas.
 
Durante a investigação, a Polícia Civil recebeu denúncias anônimas no sentido de que dois indivíduos, um dos quais com endereço conhecido e descrito, estariam conduzindo uma motocicleta pela região para praticar roubos a transeuntes. Em face das informações, os policiais diligenciaram no logradouro mencionado, encontraram o acusado Juliano em frente à residência e o conduziram ao Distrito Policial, onde as duas vítimas o reconheceram sem sombra de dúvidas como um dos coautores do crime e, notadamente, aquele quem desferiu o disparo de arma de fogo.
 
Consta do inquérito policial e do processo criminal:
 
A) As declarações da vítima Luciano Silva, em que afirmou reconhecer fotograficamente o denunciado como autor do delito, quem anunciou o assalto e desferiu o disparo de arma de fogo contra ela, acompanhadas pelo devido auto de reconhecimento fotográfico positivo.
 
B) As declarações da vítima João Rafael, segundo as quais reconheceu fotograficamente o denunciado como aquele autor do delito quem anunciou o assalto e desferiu o disparo de arma de fogo contra a vítima Luciano, acompanhadas pelo devido auto de reconhecimento fotográfico positivo.
 
C) Os dois autos de reconhecimentos pessoais positivos realizados pelas vítimas Luciano e João, segundo os quais ambas descreveram fisicamente o autor do delito que desferiu o disparo de arma de fogo e, após, em sala especial de reconhecimento em que se encontravam outros 04 (quatro) indivíduos, ambas o indicaram como o acusado Juliano.
 
D) O laudo de lesão corporal indireto da vítima Luciano Silva, realizado em 22 de outubro de 2021, a atestar que ela passou por internação hospitalar, com início de 24 de dezembro de 2020, para tratamento de ferimento abdominal provocado por arma de fogo, em face do qual foi submetido a cirurgia abdominal com ressecamento intestinal.
 
E) O laudo pericial e o auto de entrega da arma que a vítima Luciano trazia consigo, em face da condição de policial militar descaracterizado que ostentava.
 
F) O laudo pericial do local dos fatos, a demonstrar a presença de fragmentos de um carregador de arma de fogo na via pública, bem como gotejamentos de substância hematoide no passeio público em que se deram os fatos, acompanhado das imagens pertinentes.
 
G) O interrogatório do acusado, segundo o qual negou a prática dos atos que lhe foram imputados na denúncia, alegando que, na ocasião, estava impossibilitado de se locomover em decorrência da realização de uma cirurgia que não foi bem sucedida, circunstâncias em que teve que ficar em casa para se recuperar até o fim daquele ano. Esclareceu ter sido vítima de uma tentativa de homicídio em junho de 2020, em decorrência da qual permaneceu internado no Hospital Cachoeirinha por dois meses e, após alta, precisou passar por outra cirurgia, em setembro de 2020, após o que permaneceu em sua residência.
 
H) Os depoimentos dos policiais militares que foram chamados a atender a ocorrência. Com o desenrolar das investigações, o acusado teve a prisão preventiva decretada, cujo mandado foi integralmente cumprido em 08 de maio de 2022.
 
Recebida a denúncia, o acusado foi citado e, durante a instrução, foram ouvidas as partes arroladas em comum pelo Ministério Público e pela Defesa, a saber, as duas vítimas e um dos policiais militares que foram chamados a atender a ocorrência, o qual prestou depoimento na cidade Bauru, por meio de Carta Precatória expedida àquela Comarca.
 
O despacho que determinou a oitiva da testemunha por Carta Precatória na Comarca de Bauru – SP foi publicado no Diário Oficial do Estado para intimação da defesa. Contudo, em face da ausência do causídico constituído pelo acusado para acompanhar a referida assentada, o juízo deprecado nomeou defensor ad hoc para assistir o acusado naquele ato processual.
 
Ao ser ouvido em Juízo, o acusado manteve a negativa para os fatos descritos na denúncia e reiterou a versão apresentada em fase policial, ao alegar que havia sido vítima de disparo de arma de fogo em uma chacina em 24 de junho de 2020, em decorrência da qual ainda usa uma bolsa de colostomia. No que tange ao dia da abordagem policial, o acusado relatou que os milicianos ingressaram a sua residência, imputando-lhe o roubo de uma motocicleta ocorrido no dia 24 de dezembro de 2020 e, após, afirmaram que ele havia atirado em um amigo deles, ao que o acusado destacou ter explicado que estava recém-operado e, assim, impossibilitado de praticar qualquer crime de roubo. O acusado confirmou ter sido apresentado para reconhecimento pessoal da vítima, junto a outros policiais militares bem arrumados, a despeito do que escutou claramente o ofendido afirmar que não havia sido ele o autor do roubo, momento em que determinaram com truculência que ele saísse da sala sob a alegação de que a vítima estaria com medo dele. Ressaltou, ainda, que não teve qualquer envolvimento com esse delito de latrocínio e tampouco tem conhecimento de quem o tenha feito, acrescentando que, à época do delito, passava por consultas médicas mensais no hospital, para tratamento das complicações que teve na sutura da cirurgia e, assim, não possuía qualquer condição de praticar um roubo ou subir em uma motocicleta. Por fim, esclareceu que desconhece as vítimas, do mesmo modo que também não conhecia os policiais militares envolvidos na abordagem até o momento em que eles ingressaram a sua residência.
 
As duas vítimas, Luciano Silva e João Rafael, foram levadas à sala especial de reconhecimento, onde ambas indicaram o acusado Juliano como autor do delito, sob a égide do contraditório, de modo a confirmar o reconhecimento pessoal prestado na Delegacia de Polícia.
 
O ofendido Luciano esclareceu em Juízo que pedalava a sua bicicleta do lado direito da via, junto ao amigo João, até que, decorridos cerca de vinte minutos, percebeu o som de uma motocicleta se aproximando, momento em que olhou e conseguiu notar, pois estava do lado esquerdo de João e, portanto, mais exposto, que havia duas pessoas na motocicleta, bem como que o acusado que estava na garupa carregava uma arma de fogo, em seguida ao que ouviu algo como “passa a bike” ou “dá a bike” (sic) e de imediato soube se tratar de um roubo. A vítima destacou que, ato contínuo, tentou sacar a sua arma de fogo, mas foi surpreendida pelo disparo efetuado pelo acusado, pelo qual foi atingido e, ao perder o controle da bicicleta, caiu ao solo, momento em que a sua arma provavelmente bateu com o carregador no chão e veio a se quebrar. Em seguida, narrou ter percebido que os agentes criminosos fugiram e, após, notado que saía sangue do seu abdômen, motivo pelo qual pediu para João chamar uma ambulância, no entanto, como ele ficou em choque, um morador local se aproximou e perguntou se ele queria que o socorresse, no que foi colocado no veículo dele e levado ao hospital, onde passou por cirurgia e ficou internado por três dias na UTI, decorridos os quais foi transferido ao Hospital da Polícia Militar, onde permaneceu internado por mais oito dias. Sobre o reconhecimento prestado, pormenorizou que, no momento do assalto, o acusado que detinha a arma de fogo em punho estava com a viseira do capacete levantada, de modo a revelar o rosto do queixo até a testa, motivo pelo qual conseguiu reconhecê-lo nitidamente no momento que lhe foram apresentadas as fotografias para reconhecimento, pois o retratava fielmente.
 
O ofendido Luciano recordou-se, ainda, que o disparo de arma de fogo foi direcionado a ele, pois estava do lado esquerdo e, ainda, porque foi ele quem sacou a arma para reagir. Contudo, como estava muito próximo ao seu colega João, não tem como precisar se o roubo visava atingir somente ele ou ambos. Por fim, esclareceu ter sido procurado pelos policiais da Corregedoria que lhe exibiram algumas fotografias, com base nas quais procedeu ao primeiro reconhecimento do acusado.
 
A vítima João Rafael, por sua vez, afirmou em Juízo participar de um grupo de ciclismo com a vítima Luciano, com o qual estava pedalando a caminho do encontro de outro colega, em velocidade consideravelmente alta, quando ouviu uma motocicleta se aproximar e, logo depois, alguém exigir claramente “dá a bike”. O ofendido explicou que, como estava na parte interna da pista, olhou para a sua esquerda e viu o acusado Juliano na garupa da motocicleta efetuar o disparo contra Luciano, no momento em que ele sacava a sua arma de fogo, logo após o que o acusado e um segundo agente criminoso não identificado se evadiram do local. Em ato contínuo, relatou ter percebido que Luciano estava ferido, momento em que um morador daquela via se ofereceu para prestar socorro em seu automóvel e, assim, conduziram-no ao hospital, escoltados por uma viatura policial que chegou ao local após alguns minutos. A vítima ressaltou que conseguiu visualizar o rosto do acusado, quando, então, ele efetuou o disparo de arma de fogo, pois o capacete dele estava aberto do queixo até sua testa. Por fim, ressaltou ter visto com clareza que o acusado portava uma arma de fogo no instante em que anunciou o roubo para ele e para a vítima Luciano, logo após o que desferiu o tiro contra Luciano, quem estava mais próximo do agente criminoso e tentou sacar a arma de fogo dele para reagir, enquanto o declarante pedalava um pouco mais a frente.
 
O policial militar que participou da ocorrência e efetuou a escolta das vítimas até o nosocômio não se recordou dos fatos descritos na denúncia, mesmo após ser lido ao depoente o resumo dos fatos narrados no boletim de ocorrência.
 
Em memoriais, a Acusação pugnou pela procedência da ação, por entender que ficou devidamente comprovada nos autos a materialidade do delito de latrocínio contra as duas vítimas, Luciano Silva e João Rafael, bem como a autoria do acusado. Requereu a aplicação do redutor referente à tentativa para as duas condutas de latrocínio, contudo, em patamar mínimo. Por fim, o órgão ministerial pleiteou o reconhecimento do concurso formal entre os delitos, porém, com a somatória das penas aplicadas a cada um dos crimes, por considerar que foram atingidos bens jurídicos de vítimas diversas.
 
O Defensor constituído pelo acusado, por sua vez, alegou a presença de nulidade a macular o processo, por não ter sido intimado pelo juízo deprecado sobre a data da realização da audiência de oitiva da testemunha, na Comarca de Bauru - SP, alegando que a sua ausência para acompanhamento do ato designado trouxe prejuízo insanável ao exercício do direito de defesa do acusado. No que tange ao mérito, aduziu a absolvição dele em relação aos crimes a ele imputados na denúncia, aduzindo a inexistência de prova suficiente de autoria a elidir a versão exculpatória por ele apresentada, nos termos do art. 386, VII, do CPP. Subsidiariamente, requereu o afastamento do concurso formal de delitos, ao sustentar a tese de crime único, segundo a qual restou comprovado a prática do delito apenas contra a vítima Luciano. Por fim, aduziu pela aplicação da atenuante referente à tentativa em patamar máximo.
 
Destaque-se que, também, foram juntados aos autos o relatório das investigações com fotografias do local, além de Folha de Antecedentes e certidões de objeto e pé que comprovam a primariedade do acusado Juliano.
 
Com base nas informações acima mencionadas, elabore a sentença criminal adequada ao caso, sendo dispensado o relatório, observando a aplicação das Súmulas e Jurisprudência dominante do STJ e do STF.

 

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 04.2023

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a responsabilidade civil e também com o contrato de transporte, devendo ser marcada a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O fundo de investimento, incluído no Código Civil pela Lei n.o 13.874/19, consiste numa comunhão de recursos, constituído sob a forma de condomínio de natureza especial, destinado à aplicação em ativos financeiros, bens e direitos de qualquer natureza. Com base nessa assertiva, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do casamento, da união estável, do concubinato e desdobramentos jurídicos correlatos.

Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da assistência e da intervenção anômala como modalidades de intervenção de terceiros no processo civil.

Marque, observando a disciplina legal, o magistério doutrinário e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Relativamente ao incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR), analise as seguintes assertivas.

I. O julgamento do incidente caberá ao órgão indicado pelo regimento interno dentre aqueles responsáveis pela uniformização de jurisprudência do tribunal, sendo que o órgão colegiado incumbido de julgá-lo e de fixar a tese jurídica julgará igualmente o recurso, a remessa necessária ou o processo de competência originária de onde se originou o incidente.

II. O incidente será julgado no prazo de 180 (cento e oitenta) dias e terá preferência sobre os demais feitos, ressalvados os que envolvam réu preso e os pedidos de habeas corpus.

III. O relator ouvirá as partes e os demais interessados, inclusive pessoas, órgãos e entidades com interesse na controvérsia, que, no prazo comum de 10 (dez) dias, poderão requerer a juntada de documentos, bem como as diligências necessárias para a elucidação da questão de direito controvertida, e, em seguida, manifestar-se-á o Ministério Público, no mesmo prazo.

Há erro:

 

(EMAGIS) O Cdigo de Defesa do Consumidor NÃO SE APLICA:

 

(EMAGIS) A respeito das medidas socioeducativas, assinale a alternativa errada:

 

(EMAGIS) Considere que, na abordagem criminológica de violento crime de homicídio cometido, Sérgio proponha (i) seja focada a análise na pessoa do criminoso e nas razões que o levaram a delinquir, afastando-se a prioridade da análise do crime em si; (ii) compreenda-se como vítima do crime não apenas a pessoa cuja vida foi ceifada, mas também todos os seus parentes enlutados; (iii) proponha reflexão científica sobre meios de defesa do corpo social contra comportamentos como o abordado, compreendendo, para tanto, imprescindível centrar-se a análise no criminoso.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A proposta (i) enquadra-se na denominada Microcriminologia, eis que esta busca conhecer a pessoa do criminoso e compreender os motivos que o levaram a delinquir, também com o escopo de promover sua ressocialização.

II. A proposta (ii) contém-se no conceito de vítima adotado pela Vitimologia, subsistema da Criminologia, vez que se trata mesmo de conceito mais amplo do que o adotado no Direito Penal.

III. A proposta (iii) enquadra-se na Escola Clássica, vez que o delito, que correspondia ao principal objeto de análise da Escola Positiva, cedeu espaço, com a Escola Clássica, para o estudo do criminoso, ressaltando-se a necessidade de defesa do corpo social contra a ação do delinquente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os efeitos da condenação penal e também sobre a dosimetria da pena, avalie as assertivas que seguem.

I. A perda de cargo, função pública ou mandato eletivo não é efeito automático da condenação, dependendo de idônea e concreta motivação na sentença.

II. A prática de crime com violação de dever para com a Administração Pública constitui fundamento idôneo para a decretação da perda do cargo público, não sendo desproporcional a decretação da perda como efeito de condenação a pena de 2 anos e 4 meses de reclusão, haja vista que o art. 92, I, "a", do Código Penal, permite a aplicação da pena de perda do cargo público nos casos em que haja condenação igual ou superior a 1 ano, sendo que, além disso, uma vez decretada, de forma expressa, a perda do cargo público pelo juízo, a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos não tem o condão de afastar aludido efeito da condenação.

III. Na condenação por tráfico de drogas, embora uniformizada a jurisprudência no sentido de que a natureza e quantidade da droga apenas pode ser utilizada em uma das fases da dosimetria, uniformizou-se também a tese de que, se elevada a quantidade do entorpecente e constatado seu destacado potencial lesivo à saúde pública, tais nuances, por si sós, afastam a possibilidade de incidência da minorante disposta no §3º do artigo 34 da Lei 11.343/2006.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação aos crimes contra a dignidade sexual, julgue os itens abaixo.

I. No estupro de vulnerável, a tenra idade da vítima não pode ser utilizada como circunstância judicial desfavorável ao réu, sob pena de bis in idem.

II. No estupro de vulnerável, o trauma psicológico causado à vítima não pode ser utilizado como circunstância judicial desfavorável ao réu, sob pena de bis in idem.

III. O segredo de justiça previsto no art. 234-B do Código Penal abrange o autor e a vítima de crimes sexuais, devendo constar da autuação apenas as iniciais de seus nomes.

Há erro:
 

 

(EMAGIS) Sobre o reconhecimento de pessoas como meio de prova no processo penal, tendo presente a disciplina do CPP e a jurisprudência sobre ela formada, avalie as assertivas que seguem.

I. A inobservância do procedimento descrito no artigo 226 do CPP torna inválido o reconhecimento da pessoa suspeita, de modo que tal elemento não poderá fundamentar eventual condenação ou decretação de prisão cautelar, mesmo se refeito e confirmado o reconhecimento em Juízo.

II. Tratando-se de irregular reconhecimento da pessoa suspeita e declarada a irregularidade do ato, eventual condenação já proferida poderá ser mantida, se fundamentada em provas independentes e não contaminadas.

III. A realização do ato de reconhecimento pessoal exige justificação em elementos que indiquem, ainda que em juízo de verossimilhança, a autoria do fato investigado, de modo a se vedarem medidas investigativas genéricas e arbitrárias, que potencializam erros na verificação dos fatos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a denúncia no processo penal, avalie as assertivas que seguem.

I. A denúncia de crimes de branqueamento de capitais, para ser apta, segundo o STJ, deve conter, ao menos formalmente, a denominada ‘justa causa duplicada’.

II. A denúncia de crimes de branqueamento de capitais deve demonstrar a existência de condenação ou ao menos trâmite processual persecutório referente ao crime antecedente.

III. São fundamentos para rejeição da denúncia: inépcia manifesta da denúncia, falta de justa causa para o exercício da ação penal e falta de pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a execução penal, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de atribuições constitucionais da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

I. No bicameralismo estruturado pela CF/1988, é rígida a separação das funções entre as Casas Legislativas entre Câmara Iniciadora e Câmara Revisora, de modo que uma mesma casa não pode funcionar como Iniciadora em determinados projetos e Revisora em outros.

II. Compete privativamente ao Senado Federal aprovar previamente, por voto secreto, após arguição pública, a escolha de Presidente e diretores do banco central.

III. Compete privativamente à Câmara dos Deputados proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere o ingresso da União como assistente simples da Petrobrás Distribuidora S.A. em demanda bilionária desta contra determinada pessoa jurídica de direito privado, sociedade limitada. Tenha presente que o ingresso da União se deu após todo o trâmite processual em primeira e segunda instâncias na Justiça Estadual, com sentença de mérito prolatada pelo juízo de primeira instância, julgamento de apelação pelo Tribunal de Justiça e apresentação de embargos de declaração pela Petrobrás Distribuidora S.A. contra este último acórdão, sendo exatamente antes do julgamento dos embargos de declaração pelo TJ apresentada e admitida a intervenção da União como assistente simples. A União requer, com efeito, sejam os autos remetidos imediatamente ao Tribunal Regional Federal, antes mesmo do julgamento dos embargos de declaração pelo Tribunal de Justiça.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a competência na disciplina da Constituição Federal e na jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. Nos casos de empréstimo compulsório sobre o consumo de energia elétrica, é competente a Justiça estadual para o julgamento de demanda proposta exclusivamente contra a Eletrobrás. Requerida a intervenção da União no feito após a prolação de sentença pelo juízo estadual, os autos devem ser remetidos ao Tribunal Regional Federal competente para o julgamento da apelação se deferida a intervenção.

II. No mandado de segurança, ainda que presentes os demais requisitos para aplicação da teoria da encampação, deve a encampação ser negada pelo juízo se seu acolhimento importar em alteração de regra de competência definida na Constituição Federal.

III. A EC 103/2019 vedou a atribuição por lei de competência aos juízos estaduais de primeira instância para processar e julgar ações previdenciárias dos segurados contra o INSS.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado, tendo presente o disposto no artigo 37, §6º, da Constituição Federal, além da jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. O STJ reconhece a incidência da responsabilidade civil do Estado por omissão quando constatado nexo causal entre o acidente em rodovia federal e a existência de animal solto em suas imediações e que invadiu a pista, já que é dever estatal promover vigilância ostensiva e adequada, proporcionando segurança possível àqueles que trafegam pela rodovia.

II. Tratando-se de responsabilidade civil do Estado pela morte de detento, a jurisprudência do STJ impõe seja o pensionamento indenizatório mensal a seus dependentes fixados em ½ da remuneração que o detento auferia ou do salário-mínimo, caso ausente prova do valor de tal remuneração.

III. Tratando-se de responsabilidade civil do Estado pela morte em acidente de trânsito, o pagamento de pensão mensal à viúva e aos filhos do falecido deve ocorrer até a expectativa média de vida da vítima, segundo a tabela do IBGE na data do óbito, ou até o falecimento da viúva, com a reversão em favor exclusiva desta após os filhos menores completarem a idade de cessação da dependência econômica.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e marque a alternativa apropriada.

I. O trânsito em julgado da sentença penal condenatória suspende os direitos políticos do condenado imediatamente, independentemente de qualquer providência adicional por parte da Justiça Eleitoral ou mesmo da qualidade da pena imposta. Assim, ainda que aplicada pena de multa ou pena restritiva de direitos, a suspensão será inevitável logo após o trânsito em julgado da condenação.

II. Conforme a jurisprudência do TSE, o partido ou a coligação detém a condição de litisconsorte passivo necessário em âmbito de AIJE.

III. De acordo com o entendimento sumulado do TSE, não cabe mandado de segurança contra decisão judicial recorrível, salvo situações de teratologia ou manifestamente ilegais.

IV. Cada partido poderá registrar candidatos para a Câmara dos Deputados, a Câmara Legislativa, as Assembleias Legislativas e as Câmaras Municipais no total de até 100% (cem por cento) do número de lugares a preencher mais 1 (um). Desse número de vagas, cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% (trinta por cento) e o máximo de 70% (setenta por cento) para candidaturas de cada sexo.

 

(EMAGIS) Sobre a ação renovatória do aluguel, tendo presente a disciplina da Lei 8.245/1991, além da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o empresário individual e o microempreendedor individual (MEI), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação às diversas espécies tributárias, julgue os itens abaixo.

I. É inconstitucional a aplicação dos recursos arrecadados por meio de contribuição para o custeio da iluminação pública na expansão e aprimoramento da rede, uma vez que se trata de tributo vinculado, cuja receita deve ser destinada ao custeio das despesas de execução e manutenção do serviço de iluminação pública.

II. A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimo compulsório no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional, hipótese em que não precisará ser observada a anterioridade de exercício.

III. As empresas prestadoras de serviços estão sujeitas às contribuições ao Sesc e Senac, salvo se integradas noutro serviço social.

IV. Em se tratando de empresas de natureza urbana, é inconstitucional a cobrança da contribuição de intervenção no domínio econômico destinada ao INCRA.

São falsos os itens:

 

(EMAGIS) Considere que, em execução fiscal para cobrança de IPTU, conste no polo passivo a promitente compradora do imóvel e a incorporadora imobiliária promitente vendedora. Opõe esta última exceção de pré-executividade, na qual defende sua ilegitimidade para figurar no polo passivo da execução fiscal proposta pelo Município. Tenha presente que o imposto é referente a imóvel objeto de promessa de compra e venda com pacto adjeto de alienação fiduciária, formalizada por instrumento particular, não levado a registro, pela promitente compradora, que também figura no polo passivo da Execução Fiscal, na qualidade de devedora solidária.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado em razão de os réus se valerem da queima da palha da cana-de-açúcar como ato preparatório para o cultivo e a colheita nos canaviais, o que resultou na liberação de resíduos sólidos que poluem o meio ambiente e causam danos à população local. Pleiteia-se proibição imediata e incondicionada da prática.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto à intervenção do Estado na propriedade, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Em relação à responsabilidade civil do Estado, julgue os itens abaixo.

I. O Estado responde, objetivamente, pelos atos dos tabeliães e registradores oficiais que, no exercício de suas funções, causem danos a terceiros, assentado o dever de regresso contra o responsável, nos casos de dolo ou culpa, sob pena de improbidade administrativa.

II. Para que fique caracterizada a responsabilidade civil do Estado por danos decorrentes do comércio de fogos de artifício, é necessário que exista a violação de um dever jurídico específico de agir, que ocorrerá quando for concedida a licença para funcionamento sem as cautelas legais ou quando for de conhecimento do poder público eventuais irregularidades praticadas pelo particular.

III. É objetiva a responsabilidade civil do Estado em relação a profissional da imprensa ferido por agentes policiais durante cobertura jornalística, em manifestações em que haja tumulto ou conflitos entre policiais e manifestantes, não se admitindo, em casos tais, a invocação da chamada “culpa exclusiva da vítima”.

Há erro:

 

(EMAGIS) Relativamente às empresas públicas e sociedades de economia mista, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios da Administração Pública, a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011) e a Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013), assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito dos Centros de Apoio Operacional do Ministério Público, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre a possibilidade jurídica de as entidades da administração pública indireta ajuizarem ação civil pública, avalie as assertivas que seguem.

I. O Conselho Regional de Enfermagem possui legitimidade ativa para propor ação civil pública em defesa dos atos privativos de enfermeiro.

II. A legitimidade para propor ACP no que concerne às entidades da administração indireta, segundo a Lei 7.347/1985, é restrita às pessoas de direito público, não abrangendo, com efeito, empresas públicas e sociedades de economia mista.

III. Da mesma forma que as associações, as pessoas jurídicas da administração pública indireta, para que sejam consideradas parte legítima no ajuizamento de ação civil pública, devem demonstrar, dentre outros, o requisito da pertinência temática entre suas finalidades institucionais e o interesse tutelado na demanda coletiva.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MPF – Procurador da República – 2022) Em relação ao sistema interamericano de proteção aos direitos humanos, assinale a alternativa correta:

I. A Comissão Interamericana de Direitos Humanos não pode ser provocada a partir de demandas individuais.

II. Há necessidade de esgotamento das instâncias judiciais do país membro antes do acionamento do sistema interamericano de proteção aos direitos humanos, o que inclui o recurso à mais alta corte judiciária do país.

III. A Corte Interamericana de Direitos Humanos é formada por juízes representantes de cada um dos países membros da Organização dos Estados Americanos (oea).

IV. “Medidas cautelares” e “medidas provisórias” podem ser emitidas, respectivamente, pela comissão e pela corte interamericana de direitos humanos, a fim de que o estado adote medidas para proteger um indivíduo ou uma comunidade em casos de extrema necessidade e urgência, para evitar dano irreparável ou de difícil reparação e para proteger o objeto de uma petição pendente no sistema interamericano:

 

(EMAGIS) Sobre os métodos de interpretação/integração das normas e a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro – LINDB, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre a obra e o pensamento do jurista Tobias Barreto, marque a alternativa correta:

 

Objetivas DPF - Rodada 04.2023

(EMAGIS) Considere que, na abordagem criminológica de violento crime de homicídio cometido, Sérgio proponha (i) seja focada a análise na pessoa do criminoso e nas razões que o levaram a delinquir, afastando-se a prioridade da análise do crime em si; (ii) compreenda-se como vítima do crime não apenas a pessoa cuja vida foi ceifada, mas também todos os seus parentes enlutados; (iii) proponha reflexão científica sobre meios de defesa do corpo social contra comportamentos como o abordado, compreendendo, para tanto, imprescindível centrar-se a análise no criminoso.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A proposta (i) enquadra-se na denominada Microcriminologia, eis que esta busca conhecer a pessoa do criminoso e compreender os motivos que o levaram a delinquir, também com o escopo de promover sua ressocialização.

II. A proposta (ii) contém-se no conceito de vítima adotado pela Vitimologia, subsistema da Criminologia, vez que se trata mesmo de conceito mais amplo do que o adotado no Direito Penal.

III. A proposta (iii) enquadra-se na Escola Clássica, vez que o delito, que correspondia ao principal objeto de análise da Escola Positiva, cedeu espaço, com a Escola Clássica, para o estudo do criminoso, ressaltando-se a necessidade de defesa do corpo social contra a ação do delinquente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os efeitos da condenação penal e também sobre a dosimetria da pena, avalie as assertivas que seguem.

I. A perda de cargo, função pública ou mandato eletivo não é efeito automático da condenação, dependendo de idônea e concreta motivação na sentença.

II. A prática de crime com violação de dever para com a Administração Pública constitui fundamento idôneo para a decretação da perda do cargo público, não sendo desproporcional a decretação da perda como efeito de condenação a pena de 2 anos e 4 meses de reclusão, haja vista que o art. 92, I, "a", do Código Penal, permite a aplicação da pena de perda do cargo público nos casos em que haja condenação igual ou superior a 1 ano, sendo que, além disso, uma vez decretada, de forma expressa, a perda do cargo público pelo juízo, a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos não tem o condão de afastar aludido efeito da condenação.

III. Na condenação por tráfico de drogas, embora uniformizada a jurisprudência no sentido de que a natureza e quantidade da droga apenas pode ser utilizada em uma das fases da dosimetria, uniformizou-se também a tese de que, se elevada a quantidade do entorpecente e constatado seu destacado potencial lesivo à saúde pública, tais nuances, por si sós, afastam a possibilidade de incidência da minorante disposta no §3º do artigo 34 da Lei 11.343/2006.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação aos crimes contra a dignidade sexual, julgue os itens abaixo.

I. No estupro de vulnerável, a tenra idade da vítima não pode ser utilizada como circunstância judicial desfavorável ao réu, sob pena de bis in idem.

II. No estupro de vulnerável, o trauma psicológico causado à vítima não pode ser utilizado como circunstância judicial desfavorável ao réu, sob pena de bis in idem.

III. O segredo de justiça previsto no art. 234-B do Código Penal abrange o autor e a vítima de crimes sexuais, devendo constar da autuação apenas as iniciais de seus nomes.

Há erro:
 

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a ordem tributária, julgue os itens abaixo.

I. É cabível, no crime previsto no art. 1º, I, da Lei 8.137/1990, a criminalização da conduta do sócio-gerente que deixou o quadro societário da empresa antes do lançamento definitivo do crédito tributário, mas que efetivamente praticou o fato típico antes da sua saída.

II. A autoria e a participação no crime do art. 1º, I, da Lei 8.137/1990 pressupõem que os agentes integrem o quadro da pessoa jurídica ou, então, o polo passivo do procedimento administrativo-fiscal

III. Nos crimes societários cometidos no âmbito de aplicação da Lei 8.137/1990, admite-se a denúncia geral, a qual, apesar de não individualizar pormenorizadamente as atuações de cada um dos denunciados, demonstra, ainda que de maneira sutil, um liame entre o agir dos sócios ou administradores e a suposta prática delituosa, o que estabelece a plausibilidade da imputação deduzida e permite o exercício da ampla defesa com todos os recursos a ela inerentes.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o reconhecimento de pessoas como meio de prova no processo penal, tendo presente a disciplina do CPP e a jurisprudência sobre ela formada, avalie as assertivas que seguem.

I. A inobservância do procedimento descrito no artigo 226 do CPP torna inválido o reconhecimento da pessoa suspeita, de modo que tal elemento não poderá fundamentar eventual condenação ou decretação de prisão cautelar, mesmo se refeito e confirmado o reconhecimento em Juízo.

II. Tratando-se de irregular reconhecimento da pessoa suspeita e declarada a irregularidade do ato, eventual condenação já proferida poderá ser mantida, se fundamentada em provas independentes e não contaminadas.

III. A realização do ato de reconhecimento pessoal exige justificação em elementos que indiquem, ainda que em juízo de verossimilhança, a autoria do fato investigado, de modo a se vedarem medidas investigativas genéricas e arbitrárias, que potencializam erros na verificação dos fatos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a denúncia no processo penal, avalie as assertivas que seguem.

I. A denúncia de crimes de branqueamento de capitais, para ser apta, segundo o STJ, deve conter, ao menos formalmente, a denominada ‘justa causa duplicada’.

II. A denúncia de crimes de branqueamento de capitais deve demonstrar a existência de condenação ou ao menos trâmite processual persecutório referente ao crime antecedente.

III. São fundamentos para rejeição da denúncia: inépcia manifesta da denúncia, falta de justa causa para o exercício da ação penal e falta de pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a execução penal, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de atribuições constitucionais da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

I. No bicameralismo estruturado pela CF/1988, é rígida a separação das funções entre as Casas Legislativas entre Câmara Iniciadora e Câmara Revisora, de modo que uma mesma casa não pode funcionar como Iniciadora em determinados projetos e Revisora em outros.

II. Compete privativamente ao Senado Federal aprovar previamente, por voto secreto, após arguição pública, a escolha de Presidente e diretores do banco central.

III. Compete privativamente à Câmara dos Deputados proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere o ingresso da União como assistente simples da Petrobrás Distribuidora S.A. em demanda bilionária desta contra determinada pessoa jurídica de direito privado, sociedade limitada. Tenha presente que o ingresso da União se deu após todo o trâmite processual em primeira e segunda instâncias na Justiça Estadual, com sentença de mérito prolatada pelo juízo de primeira instância, julgamento de apelação pelo Tribunal de Justiça e apresentação de embargos de declaração pela Petrobrás Distribuidora S.A. contra este último acórdão, sendo exatamente antes do julgamento dos embargos de declaração pelo TJ apresentada e admitida a intervenção da União como assistente simples. A União requer, com efeito, sejam os autos remetidos imediatamente ao Tribunal Regional Federal, antes mesmo do julgamento dos embargos de declaração pelo Tribunal de Justiça.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a competência na disciplina da Constituição Federal e na jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. Nos casos de empréstimo compulsório sobre o consumo de energia elétrica, é competente a Justiça estadual para o julgamento de demanda proposta exclusivamente contra a Eletrobrás. Requerida a intervenção da União no feito após a prolação de sentença pelo juízo estadual, os autos devem ser remetidos ao Tribunal Regional Federal competente para o julgamento da apelação se deferida a intervenção.

II. No mandado de segurança, ainda que presentes os demais requisitos para aplicação da teoria da encampação, deve a encampação ser negada pelo juízo se seu acolhimento importar em alteração de regra de competência definida na Constituição Federal.

III. A EC 103/2019 vedou a atribuição por lei de competência aos juízos estaduais de primeira instância para processar e julgar ações previdenciárias dos segurados contra o INSS.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado, tendo presente o disposto no artigo 37, §6º, da Constituição Federal, além da jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. O STJ reconhece a incidência da responsabilidade civil do Estado por omissão quando constatado nexo causal entre o acidente em rodovia federal e a existência de animal solto em suas imediações e que invadiu a pista, já que é dever estatal promover vigilância ostensiva e adequada, proporcionando segurança possível àqueles que trafegam pela rodovia.

II. Tratando-se de responsabilidade civil do Estado pela morte de detento, a jurisprudência do STJ impõe seja o pensionamento indenizatório mensal a seus dependentes fixados em ½ da remuneração que o detento auferia ou do salário-mínimo, caso ausente prova do valor de tal remuneração.

III. Tratando-se de responsabilidade civil do Estado pela morte em acidente de trânsito, o pagamento de pensão mensal à viúva e aos filhos do falecido deve ocorrer até a expectativa média de vida da vítima, segundo a tabela do IBGE na data do óbito, ou até o falecimento da viúva, com a reversão em favor exclusiva desta após os filhos menores completarem a idade de cessação da dependência econômica.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto à intervenção do Estado na propriedade, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Em relação à responsabilidade civil do Estado, julgue os itens abaixo.

I. O Estado responde, objetivamente, pelos atos dos tabeliães e registradores oficiais que, no exercício de suas funções, causem danos a terceiros, assentado o dever de regresso contra o responsável, nos casos de dolo ou culpa, sob pena de improbidade administrativa.

II. Para que fique caracterizada a responsabilidade civil do Estado por danos decorrentes do comércio de fogos de artifício, é necessário que exista a violação de um dever jurídico específico de agir, que ocorrerá quando for concedida a licença para funcionamento sem as cautelas legais ou quando for de conhecimento do poder público eventuais irregularidades praticadas pelo particular.

III. É objetiva a responsabilidade civil do Estado em relação a profissional da imprensa ferido por agentes policiais durante cobertura jornalística, em manifestações em que haja tumulto ou conflitos entre policiais e manifestantes, não se admitindo, em casos tais, a invocação da chamada “culpa exclusiva da vítima”.

Há erro:

 

(EMAGIS) Relativamente às empresas públicas e sociedades de economia mista, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios da Administração Pública, a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011) e a Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013), assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a responsabilidade civil e também com o contrato de transporte, devendo ser marcada a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O fundo de investimento, incluído no Código Civil pela Lei n.o 13.874/19, consiste numa comunhão de recursos, constituído sob a forma de condomínio de natureza especial, destinado à aplicação em ativos financeiros, bens e direitos de qualquer natureza. Com base nessa assertiva, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre a ação renovatória do aluguel, tendo presente a disciplina da Lei 8.245/1991, além da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o empresário individual e o microempreendedor individual (MEI), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da assistência e da intervenção anômala como modalidades de intervenção de terceiros no processo civil.

Marque, observando a disciplina legal, o magistério doutrinário e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Relativamente ao incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR), analise as seguintes assertivas.

I. O julgamento do incidente caberá ao órgão indicado pelo regimento interno dentre aqueles responsáveis pela uniformização de jurisprudência do tribunal, sendo que o órgão colegiado incumbido de julgá-lo e de fixar a tese jurídica julgará igualmente o recurso, a remessa necessária ou o processo de competência originária de onde se originou o incidente.

II. O incidente será julgado no prazo de 180 (cento e oitenta) dias e terá preferência sobre os demais feitos, ressalvados os que envolvam réu preso e os pedidos de habeas corpus.

III. O relator ouvirá as partes e os demais interessados, inclusive pessoas, órgãos e entidades com interesse na controvérsia, que, no prazo comum de 10 (dez) dias, poderão requerer a juntada de documentos, bem como as diligências necessárias para a elucidação da questão de direito controvertida, e, em seguida, manifestar-se-á o Ministério Público, no mesmo prazo.

Há erro:

 

(EMAGIS) Em 16 de fevereiro de 2017, foi publicada a condenação do país proferida pela Corte Interamericana de Direitos Humanos no Caso Favela Nova Brasília vs. Brasil.

A propósito do conteúdo da Sentença da Corte IDH, marque a alternativa INCORRETA.

 

(MPF – Procurador da República – 2022) Em relação ao sistema interamericano de proteção aos direitos humanos, assinale a alternativa correta:

I. A Comissão Interamericana de Direitos Humanos não pode ser provocada a partir de demandas individuais.

II. Há necessidade de esgotamento das instâncias judiciais do país membro antes do acionamento do sistema interamericano de proteção aos direitos humanos, o que inclui o recurso à mais alta corte judiciária do país.

III. A Corte Interamericana de Direitos Humanos é formada por juízes representantes de cada um dos países membros da Organização dos Estados Americanos (oea).

IV. “Medidas cautelares” e “medidas provisórias” podem ser emitidas, respectivamente, pela comissão e pela corte interamericana de direitos humanos, a fim de que o estado adote medidas para proteger um indivíduo ou uma comunidade em casos de extrema necessidade e urgência, para evitar dano irreparável ou de difícil reparação e para proteger o objeto de uma petição pendente no sistema interamericano:

 

(EMAGIS) Marque a alternativa correta, no que tange ao regime próprio de previdência dos servidores públicos.

 

(MPF – Procurador da República – 2022) Indique a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Em relação às diversas espécies tributárias, julgue os itens abaixo.

I. É inconstitucional a aplicação dos recursos arrecadados por meio de contribuição para o custeio da iluminação pública na expansão e aprimoramento da rede, uma vez que se trata de tributo vinculado, cuja receita deve ser destinada ao custeio das despesas de execução e manutenção do serviço de iluminação pública.

II. A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimo compulsório no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional, hipótese em que não precisará ser observada a anterioridade de exercício.

III. As empresas prestadoras de serviços estão sujeitas às contribuições ao Sesc e Senac, salvo se integradas noutro serviço social.

IV. Em se tratando de empresas de natureza urbana, é inconstitucional a cobrança da contribuição de intervenção no domínio econômico destinada ao INCRA.

São falsos os itens:

 

(EMAGIS) Considere Ação Civil Pública, ajuizada pelo Ministério Público Federal, com o objetivo de obter provimento jurisdicional para condenar o Conselho Profissional de Educação Física em obrigação de não fazer, consistente (i) na abstenção de cobrança, dos profissionais da Educação Física, de qualquer valor a título de taxas ou anuidades obrigatórias como condicionantes para o registro profissional, bem como para determinar a devolução de importâncias recebidas indevidamente, (ii) na abstenção de suspensão realizada pelo Conselho do exercício laboral de seus inscritos por inadimplência de anuidades.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

Discursivas - Rodada 04.2023 - Questão 1

Determinado servidor público postulou em juízo o recebimento de verba remuneratória devida mês a mês e não paga pelo ente público em que é efetivo. Acolhida a pretensão, qual o limite prescricional retroativo da condenação da Fazenda Pública às parcelas vencidas? E se o próprio direito à percepção da verba tivesse sido negado pela Administração, como se se daria a contagem da prescrição para a pretensão em juízo? Máximo 15 linhas.

Discursivas - Rodada 04.2023 - Questão 2

O Município X moveu execução fiscal contra DONATO RIBEIRA com o objetivo de receber crédito tributário inscrito em dívida ativa, relacionado a imóvel localizado no Povoado de Bem Longe, por falta de pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU. Sobreveio discussão sobre a legitimidade ativa para a cobrança do imposto referente à área municipal, dada a existência de controvérsia sobre a observância de realização de plebiscito no processo de desmembramento que atribuiu o povoado ao Município X. A municipalidade sustenta que o art. 96 do ADCT teria afastado a exigência de consulta à população, o desmembramento é válido e, assim, resta confirmada a sua legitimidade. Discorra sobre a solução jurídica para o caso proposto à luz da jurisprudência do STF. Resposta em, no máximo, 15 linhas.

Discursivas - Rodada 04.2023 - Questão 3

Arturo Minerva foi nomeado para exercer cargo comissionado em um município. A lei do município previa, de forma questionável, que os servidores contratados para cargos em comissão seriam regidos pelas normas da CLT.  Dois anos depois, Arturo Minerva foi exonerado do cargo em comissão e algumas verbas rescisórias não lhe foram pagas. Diante disso, ingressou com reclamação trabalhista contra o Município, na Justiça do Trabalho. O Juiz do Trabalho entendeu que era incompetente para conhecer da causa e declinou para a Justiça comum estadual. O Juiz de Direito, por sua vez, entendeu que a competência era, de fato, da Justiça do Trabalho (e não da Justiça estadual). Diante disso, suscitou conflito de competência a ser dirimido pelo STJ (art. 105, I, “d”, da CF/88). De quem é a competência para julgar controvérsia envolvendo direitos de servidor contratado para exercer cargo em comissão regido pela CLT? Da Justiça do Trabalho ou da Justiça Comum? Explique justificadamente em até 15 linhas. 

Discursivas - Rodada 04.2023 - Questão 4

Silvio Almeida, novo Ministro dos Direitos Humanos, fez certa postagem em seu perfil do Instagram divulgando as primeiras ações que adotará na pasta que acaba de assumir.

Nos comentários à postagem, Jagunço Mulambo, utilizando de um pseudônimo, postou, às 13:57h de 11/01/2023, o seguinte: “Negro imundo, vai se juntar aos teus amigos macacos e para de encher o saco!!!”

Nesse caso, qual é a correta tipificação penal da conduta de Jagunço? É possível processá-lo e julgá-lo sem a representação do ofendido?

Elabore texto dissertativo sobre a matéria, nele respondendo às indagações acima. Limite: 15 (quinze) linhas.

Discursivas - Rodada 04.2023 - Questão 5

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina - IMA ingressou com ação civil pública contra Rodrigo Pancada em razão da construção de um estabelecimento comercial em área de preservação permanente.

Sentenciando o feito, a juíza julgou o pedido parcialmente procedente e determinou ao réu a elaboração de Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas ou Alteradas - PRAD e sua concretização, o que inclui a demolição da edificação.

O IMA, então, interpôs recurso de apelação em que, dentre outros pontos, insistiu no pedido de indenização pelos danos ambientais interinos.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina, contudo, negou provimento ao apelo. Argumentou, em síntese, que a prova pericial revelou a viabilidade técnica de recuperação integral da vegetação, mediante a implantação do PRAD, não havendo comprovação em torno da existência de danos irreversíveis causados pelo réu. Pontuou, nesse sentido, que, havendo possibilidade de recuperação da área, é possível concluir que a restauração da área degradada é suficiente para reparar o dano ambiental, não sendo possível, destarte, a fixação de indenização pecuniária.

O IMA, no seguimento, interpôs recurso especial em que sustenta que, diversamente do que concluído pelo TJ/SC, a viabilidade da recuperação da área não é motivo suficiente para afastar o pedido indenizatório deduzido.

Considerado esse contexto, indaga-se: o recurso especial interposto pelo IMA deverá ser provido pelo Superior Tribunal de Justiça?

Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.

Discursivas - Rodada 04.2023

Determinado servidor público postulou em juízo o recebimento de verba remuneratória devida mês a mês e não paga pelo ente público em que é efetivo. Acolhida a pretensão, qual o limite prescricional retroativo da condenação da Fazenda Pública às parcelas vencidas? E se o próprio direito à percepção da verba tivesse sido negado pela Administração, como se se daria a contagem da prescrição para a pretensão em juízo? Máximo 15 linhas.

 

O Município X moveu execução fiscal contra DONATO RIBEIRA com o objetivo de receber crédito tributário inscrito em dívida ativa, relacionado a imóvel localizado no Povoado de Bem Longe, por falta de pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU. Sobreveio discussão sobre a legitimidade ativa para a cobrança do imposto referente à área municipal, dada a existência de controvérsia sobre a observância de realização de plebiscito no processo de desmembramento que atribuiu o povoado ao Município X. A municipalidade sustenta que o art. 96 do ADCT teria afastado a exigência de consulta à população, o desmembramento é válido e, assim, resta confirmada a sua legitimidade. Discorra sobre a solução jurídica para o caso proposto à luz da jurisprudência do STF. Resposta em, no máximo, 15 linhas.

 

Arturo Minerva foi nomeado para exercer cargo comissionado em um município. A lei do município previa, de forma questionável, que os servidores contratados para cargos em comissão seriam regidos pelas normas da CLT.  Dois anos depois, Arturo Minerva foi exonerado do cargo em comissão e algumas verbas rescisórias não lhe foram pagas. Diante disso, ingressou com reclamação trabalhista contra o Município, na Justiça do Trabalho. O Juiz do Trabalho entendeu que era incompetente para conhecer da causa e declinou para a Justiça comum estadual. O Juiz de Direito, por sua vez, entendeu que a competência era, de fato, da Justiça do Trabalho (e não da Justiça estadual). Diante disso, suscitou conflito de competência a ser dirimido pelo STJ (art. 105, I, “d”, da CF/88). De quem é a competência para julgar controvérsia envolvendo direitos de servidor contratado para exercer cargo em comissão regido pela CLT? Da Justiça do Trabalho ou da Justiça Comum? Explique justificadamente em até 15 linhas. 

 

Silvio Almeida, novo Ministro dos Direitos Humanos, fez certa postagem em seu perfil do Instagram divulgando as primeiras ações que adotará na pasta que acaba de assumir.

Nos comentários à postagem, Jagunço Mulambo, utilizando de um pseudônimo, postou, às 13:57h de 11/01/2023, o seguinte: “Negro imundo, vai se juntar aos teus amigos macacos e para de encher o saco!!!”

Nesse caso, qual é a correta tipificação penal da conduta de Jagunço? É possível processá-lo e julgá-lo sem a representação do ofendido?

Elabore texto dissertativo sobre a matéria, nele respondendo às indagações acima. Limite: 15 (quinze) linhas.

 

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina - IMA ingressou com ação civil pública contra Rodrigo Pancada em razão da construção de um estabelecimento comercial em área de preservação permanente.

Sentenciando o feito, a juíza julgou o pedido parcialmente procedente e determinou ao réu a elaboração de Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas ou Alteradas - PRAD e sua concretização, o que inclui a demolição da edificação.

O IMA, então, interpôs recurso de apelação em que, dentre outros pontos, insistiu no pedido de indenização pelos danos ambientais interinos.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina, contudo, negou provimento ao apelo. Argumentou, em síntese, que a prova pericial revelou a viabilidade técnica de recuperação integral da vegetação, mediante a implantação do PRAD, não havendo comprovação em torno da existência de danos irreversíveis causados pelo réu. Pontuou, nesse sentido, que, havendo possibilidade de recuperação da área, é possível concluir que a restauração da área degradada é suficiente para reparar o dano ambiental, não sendo possível, destarte, a fixação de indenização pecuniária.

O IMA, no seguimento, interpôs recurso especial em que sustenta que, diversamente do que concluído pelo TJ/SC, a viabilidade da recuperação da área não é motivo suficiente para afastar o pedido indenizatório deduzido.

Considerado esse contexto, indaga-se: o recurso especial interposto pelo IMA deverá ser provido pelo Superior Tribunal de Justiça?

Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.

 

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 04.2023

(EMAGIS) Quanto à intervenção do Estado na propriedade, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Em relação à responsabilidade civil do Estado, julgue os itens abaixo.

I. O Estado responde, objetivamente, pelos atos dos tabeliães e registradores oficiais que, no exercício de suas funções, causem danos a terceiros, assentado o dever de regresso contra o responsável, nos casos de dolo ou culpa, sob pena de improbidade administrativa.

II. Para que fique caracterizada a responsabilidade civil do Estado por danos decorrentes do comércio de fogos de artifício, é necessário que exista a violação de um dever jurídico específico de agir, que ocorrerá quando for concedida a licença para funcionamento sem as cautelas legais ou quando for de conhecimento do poder público eventuais irregularidades praticadas pelo particular.

III. É objetiva a responsabilidade civil do Estado em relação a profissional da imprensa ferido por agentes policiais durante cobertura jornalística, em manifestações em que haja tumulto ou conflitos entre policiais e manifestantes, não se admitindo, em casos tais, a invocação da chamada “culpa exclusiva da vítima”.

Há erro:

 

(EMAGIS) Relativamente às empresas públicas e sociedades de economia mista, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios da Administração Pública, a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011) e a Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013), assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de atribuições constitucionais da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

I. No bicameralismo estruturado pela CF/1988, é rígida a separação das funções entre as Casas Legislativas entre Câmara Iniciadora e Câmara Revisora, de modo que uma mesma casa não pode funcionar como Iniciadora em determinados projetos e Revisora em outros.

II. Compete privativamente ao Senado Federal aprovar previamente, por voto secreto, após arguição pública, a escolha de Presidente e diretores do banco central.

III. Compete privativamente à Câmara dos Deputados proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere o ingresso da União como assistente simples da Petrobrás Distribuidora S.A. em demanda bilionária desta contra determinada pessoa jurídica de direito privado, sociedade limitada. Tenha presente que o ingresso da União se deu após todo o trâmite processual em primeira e segunda instâncias na Justiça Estadual, com sentença de mérito prolatada pelo juízo de primeira instância, julgamento de apelação pelo Tribunal de Justiça e apresentação de embargos de declaração pela Petrobrás Distribuidora S.A. contra este último acórdão, sendo exatamente antes do julgamento dos embargos de declaração pelo TJ apresentada e admitida a intervenção da União como assistente simples. A União requer, com efeito, sejam os autos remetidos imediatamente ao Tribunal Regional Federal, antes mesmo do julgamento dos embargos de declaração pelo Tribunal de Justiça.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a competência na disciplina da Constituição Federal e na jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. Nos casos de empréstimo compulsório sobre o consumo de energia elétrica, é competente a Justiça estadual para o julgamento de demanda proposta exclusivamente contra a Eletrobrás. Requerida a intervenção da União no feito após a prolação de sentença pelo juízo estadual, os autos devem ser remetidos ao Tribunal Regional Federal competente para o julgamento da apelação se deferida a intervenção.

II. No mandado de segurança, ainda que presentes os demais requisitos para aplicação da teoria da encampação, deve a encampação ser negada pelo juízo se seu acolhimento importar em alteração de regra de competência definida na Constituição Federal.

III. A EC 103/2019 vedou a atribuição por lei de competência aos juízos estaduais de primeira instância para processar e julgar ações previdenciárias dos segurados contra o INSS.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado, tendo presente o disposto no artigo 37, §6º, da Constituição Federal, além da jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. O STJ reconhece a incidência da responsabilidade civil do Estado por omissão quando constatado nexo causal entre o acidente em rodovia federal e a existência de animal solto em suas imediações e que invadiu a pista, já que é dever estatal promover vigilância ostensiva e adequada, proporcionando segurança possível àqueles que trafegam pela rodovia.

II. Tratando-se de responsabilidade civil do Estado pela morte de detento, a jurisprudência do STJ impõe seja o pensionamento indenizatório mensal a seus dependentes fixados em ½ da remuneração que o detento auferia ou do salário-mínimo, caso ausente prova do valor de tal remuneração.

III. Tratando-se de responsabilidade civil do Estado pela morte em acidente de trânsito, o pagamento de pensão mensal à viúva e aos filhos do falecido deve ocorrer até a expectativa média de vida da vítima, segundo a tabela do IBGE na data do óbito, ou até o falecimento da viúva, com a reversão em favor exclusiva desta após os filhos menores completarem a idade de cessação da dependência econômica.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da assistência e da intervenção anômala como modalidades de intervenção de terceiros no processo civil.

Marque, observando a disciplina legal, o magistério doutrinário e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Relativamente ao incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR), analise as seguintes assertivas.

I. O julgamento do incidente caberá ao órgão indicado pelo regimento interno dentre aqueles responsáveis pela uniformização de jurisprudência do tribunal, sendo que o órgão colegiado incumbido de julgá-lo e de fixar a tese jurídica julgará igualmente o recurso, a remessa necessária ou o processo de competência originária de onde se originou o incidente.

II. O incidente será julgado no prazo de 180 (cento e oitenta) dias e terá preferência sobre os demais feitos, ressalvados os que envolvam réu preso e os pedidos de habeas corpus.

III. O relator ouvirá as partes e os demais interessados, inclusive pessoas, órgãos e entidades com interesse na controvérsia, que, no prazo comum de 10 (dez) dias, poderão requerer a juntada de documentos, bem como as diligências necessárias para a elucidação da questão de direito controvertida, e, em seguida, manifestar-se-á o Ministério Público, no mesmo prazo.

Há erro:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a responsabilidade civil e também com o contrato de transporte, devendo ser marcada a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O fundo de investimento, incluído no Código Civil pela Lei n.o 13.874/19, consiste numa comunhão de recursos, constituído sob a forma de condomínio de natureza especial, destinado à aplicação em ativos financeiros, bens e direitos de qualquer natureza. Com base nessa assertiva, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do casamento, da união estável, do concubinato e desdobramentos jurídicos correlatos.

Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a ação renovatória do aluguel, tendo presente a disciplina da Lei 8.245/1991, além da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o empresário individual e o microempreendedor individual (MEI), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação às diversas espécies tributárias, julgue os itens abaixo.

I. É inconstitucional a aplicação dos recursos arrecadados por meio de contribuição para o custeio da iluminação pública na expansão e aprimoramento da rede, uma vez que se trata de tributo vinculado, cuja receita deve ser destinada ao custeio das despesas de execução e manutenção do serviço de iluminação pública.

II. A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimo compulsório no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional, hipótese em que não precisará ser observada a anterioridade de exercício.

III. As empresas prestadoras de serviços estão sujeitas às contribuições ao Sesc e Senac, salvo se integradas noutro serviço social.

IV. Em se tratando de empresas de natureza urbana, é inconstitucional a cobrança da contribuição de intervenção no domínio econômico destinada ao INCRA.

São falsos os itens:

 

(EMAGIS) Considere que, em execução fiscal para cobrança de IPTU, conste no polo passivo a promitente compradora do imóvel e a incorporadora imobiliária promitente vendedora. Opõe esta última exceção de pré-executividade, na qual defende sua ilegitimidade para figurar no polo passivo da execução fiscal proposta pelo Município. Tenha presente que o imposto é referente a imóvel objeto de promessa de compra e venda com pacto adjeto de alienação fiduciária, formalizada por instrumento particular, não levado a registro, pela promitente compradora, que também figura no polo passivo da Execução Fiscal, na qualidade de devedora solidária.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPF – Procurador da República – 2022) Indique a alternativa correta:

 

(PGE/AM – Procurador do Estado – FGV – 2022) Após sofrer fiscalização de auditores-fiscais do trabalho, que detectaram que 3 trabalhadores de um grande comércio localizado em Juiz de Fora/MG estavam trabalhando oficiosamente sem a CTPS assinada, a sociedade empresária foi multada em R$ 9.000,00.

Recebido o auto de infração, a sociedade empresária dele recorreu administrativamente no prazo legal. Ocorre que, no decorrer do processo administrativo, a sociedade empresária renunciou ao recurso, pois reconheceu que de fato estava errada, tanto assim que assinou a carteira profissional dos trabalhadores que estavam em situação irregular.

Diante dos fatos narrados e da disposição da CLT, assinale a afirmativa correta.

 

(PGE/AM – Procurador do Estado – FGV – 2022) Leônidas foi empregado doméstico na casa de Ruth. Após ser dispensado sem receber seus créditos, Leônidas ajuizou reclamação trabalhista que tramitou perante a 30ª Vara do Trabalho de Barbacena/MG e foi julgada procedente.

Homologado o valor devido, no importe de R$ 18.000,00, a executada foi citada para efetuar o pagamento voluntário, mas quedou-se inerte. Não se conseguiu o bloqueio em ativos financeiros da executada, mas Leônidas descobriu que a ex-empregadora recebe pensão por morte de seu finado esposo no valor de R$ 4.500,00 mensais. Então, requereu em juízo a penhora de 20% desse benefício, até o limite do crédito exequendo.

Tão logo cientificada dessa decisão, inconformada, Ruth pretende adotar alguma medida antes de ter a penhora de parte do seu benefício previdenciário.

Independentemente de assistir, ou não, razão a Ruth, assinale a opção que contempla a medida adequada.

 

(EMAGIS) Considere ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado em razão de os réus se valerem da queima da palha da cana-de-açúcar como ato preparatório para o cultivo e a colheita nos canaviais, o que resultou na liberação de resíduos sólidos que poluem o meio ambiente e causam danos à população local. Pleiteia-se proibição imediata e incondicionada da prática.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a assertiva em desacordo com a Lei Complementar n. 80/94:

 

(MPF – Procurador da República – 2022) Em relação ao sistema interamericano de proteção aos direitos humanos, assinale a alternativa correta:

I. A Comissão Interamericana de Direitos Humanos não pode ser provocada a partir de demandas individuais.

II. Há necessidade de esgotamento das instâncias judiciais do país membro antes do acionamento do sistema interamericano de proteção aos direitos humanos, o que inclui o recurso à mais alta corte judiciária do país.

III. A Corte Interamericana de Direitos Humanos é formada por juízes representantes de cada um dos países membros da Organização dos Estados Americanos (oea).

IV. “Medidas cautelares” e “medidas provisórias” podem ser emitidas, respectivamente, pela comissão e pela corte interamericana de direitos humanos, a fim de que o estado adote medidas para proteger um indivíduo ou uma comunidade em casos de extrema necessidade e urgência, para evitar dano irreparável ou de difícil reparação e para proteger o objeto de uma petição pendente no sistema interamericano:

 

(EMAGIS) Considere que, na abordagem criminológica de violento crime de homicídio cometido, Sérgio proponha (i) seja focada a análise na pessoa do criminoso e nas razões que o levaram a delinquir, afastando-se a prioridade da análise do crime em si; (ii) compreenda-se como vítima do crime não apenas a pessoa cuja vida foi ceifada, mas também todos os seus parentes enlutados; (iii) proponha reflexão científica sobre meios de defesa do corpo social contra comportamentos como o abordado, compreendendo, para tanto, imprescindível centrar-se a análise no criminoso.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A proposta (i) enquadra-se na denominada Microcriminologia, eis que esta busca conhecer a pessoa do criminoso e compreender os motivos que o levaram a delinquir, também com o escopo de promover sua ressocialização.

II. A proposta (ii) contém-se no conceito de vítima adotado pela Vitimologia, subsistema da Criminologia, vez que se trata mesmo de conceito mais amplo do que o adotado no Direito Penal.

III. A proposta (iii) enquadra-se na Escola Clássica, vez que o delito, que correspondia ao principal objeto de análise da Escola Positiva, cedeu espaço, com a Escola Clássica, para o estudo do criminoso, ressaltando-se a necessidade de defesa do corpo social contra a ação do delinquente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os efeitos da condenação penal e também sobre a dosimetria da pena, avalie as assertivas que seguem.

I. A perda de cargo, função pública ou mandato eletivo não é efeito automático da condenação, dependendo de idônea e concreta motivação na sentença.

II. A prática de crime com violação de dever para com a Administração Pública constitui fundamento idôneo para a decretação da perda do cargo público, não sendo desproporcional a decretação da perda como efeito de condenação a pena de 2 anos e 4 meses de reclusão, haja vista que o art. 92, I, "a", do Código Penal, permite a aplicação da pena de perda do cargo público nos casos em que haja condenação igual ou superior a 1 ano, sendo que, além disso, uma vez decretada, de forma expressa, a perda do cargo público pelo juízo, a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos não tem o condão de afastar aludido efeito da condenação.

III. Na condenação por tráfico de drogas, embora uniformizada a jurisprudência no sentido de que a natureza e quantidade da droga apenas pode ser utilizada em uma das fases da dosimetria, uniformizou-se também a tese de que, se elevada a quantidade do entorpecente e constatado seu destacado potencial lesivo à saúde pública, tais nuances, por si sós, afastam a possibilidade de incidência da minorante disposta no §3º do artigo 34 da Lei 11.343/2006.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação aos crimes contra a dignidade sexual, julgue os itens abaixo.

I. No estupro de vulnerável, a tenra idade da vítima não pode ser utilizada como circunstância judicial desfavorável ao réu, sob pena de bis in idem.

II. No estupro de vulnerável, o trauma psicológico causado à vítima não pode ser utilizado como circunstância judicial desfavorável ao réu, sob pena de bis in idem.

III. O segredo de justiça previsto no art. 234-B do Código Penal abrange o autor e a vítima de crimes sexuais, devendo constar da autuação apenas as iniciais de seus nomes.

Há erro:
 

 

(EMAGIS) Sobre o reconhecimento de pessoas como meio de prova no processo penal, tendo presente a disciplina do CPP e a jurisprudência sobre ela formada, avalie as assertivas que seguem.

I. A inobservância do procedimento descrito no artigo 226 do CPP torna inválido o reconhecimento da pessoa suspeita, de modo que tal elemento não poderá fundamentar eventual condenação ou decretação de prisão cautelar, mesmo se refeito e confirmado o reconhecimento em Juízo.

II. Tratando-se de irregular reconhecimento da pessoa suspeita e declarada a irregularidade do ato, eventual condenação já proferida poderá ser mantida, se fundamentada em provas independentes e não contaminadas.

III. A realização do ato de reconhecimento pessoal exige justificação em elementos que indiquem, ainda que em juízo de verossimilhança, a autoria do fato investigado, de modo a se vedarem medidas investigativas genéricas e arbitrárias, que potencializam erros na verificação dos fatos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a denúncia no processo penal, avalie as assertivas que seguem.

I. A denúncia de crimes de branqueamento de capitais, para ser apta, segundo o STJ, deve conter, ao menos formalmente, a denominada ‘justa causa duplicada’.

II. A denúncia de crimes de branqueamento de capitais deve demonstrar a existência de condenação ou ao menos trâmite processual persecutório referente ao crime antecedente.

III. São fundamentos para rejeição da denúncia: inépcia manifesta da denúncia, falta de justa causa para o exercício da ação penal e falta de pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a execução penal, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a possibilidade jurídica de as entidades da administração pública indireta ajuizarem ação civil pública, avalie as assertivas que seguem.

I. O Conselho Regional de Enfermagem possui legitimidade ativa para propor ação civil pública em defesa dos atos privativos de enfermeiro.

II. A legitimidade para propor ACP no que concerne às entidades da administração indireta, segundo a Lei 7.347/1985, é restrita às pessoas de direito público, não abrangendo, com efeito, empresas públicas e sociedades de economia mista.

III. Da mesma forma que as associações, as pessoas jurídicas da administração pública indireta, para que sejam consideradas parte legítima no ajuizamento de ação civil pública, devem demonstrar, dentre outros, o requisito da pertinência temática entre suas finalidades institucionais e o interesse tutelado na demanda coletiva.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito das medidas socioeducativas, assinale a alternativa errada:

 

(EMAGIS) O Cdigo de Defesa do Consumidor NÃO SE APLICA:

 

Defensoria Pública Estadual - Rodada 04.2023

Tramita na 2ª Vara do Júri da Comarca de Teresina/PI ação penal na qual Otávio Malvadão é acusado de homicídio qualificado pelo motivo fútil e pelo emprego de recurso que dificultou a defesa do ofendido.

Segundo a inicial acusatória, Malvadão matou a vítima Caio Franzino porque este havia cortejado a namorada daquele. Ademais, por ocasião da execução do crime, apesar de ter havido luta corporal em que Otávio saiu ferido, afirma a denúncia que ele se valeu de uma faca para assassinar o ofendido, pelo que empregou recurso que dificultou a defesa da vítima.

A despeito de não ter sido apresentadas as alegações finais pela defesa, porque o advogado constituído pelo acusado não foi intimado para tanto, o juiz natural pronunciou o réu, argumentando que a primeira fase do júri encerra mero juízo de admissibilidade, pelo que as derradeiras alegações são dispensáveis. Segundo o julgador, não haverá prejuízo ao réu, já que a defesa poderá expor as teses defensivas perante o Conselho de Sentença, juiz natural da causa.

Além disso, o juiz entendeu que nenhuma das qualificadoras era manifestamente incabível, razão pela qual a pronúncia ocorreu nos exatos termos da denúncia.

O advogado constituído renunciara os poderes que lhe foram outorgados. Por isso, o acusado procurou a Defensoria Pública, que interpôs tempestivamente o recurso cabível.

A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí decidiu, por maioria de votos, pelo desacolhimento do pedido de anulação da decisão de pronúncia e, à unanimidade, por manter as qualificadoras.

O acórdão foi publicado no dia 9 de novembro de 2022 (quarta-feira). O defensor público foi intimado pessoalmente no dia 14 de novembro de 2022 (segunda-feira). Você é esse Defensor Público. Nessa condição e com base apenas nas informações acima expostas e naquelas que podem ser inferidas do enunciado, redija o recurso da via ordinária que atenda aos interesses do assistido, datando-a no último dia do prazo de interposição.

Explane todas as teses defensivas pertinentes sem lançar mão de jurisprudência, tampouco de texto literal de súmulas.

Boa prática!

 

PGE/PGM - Rodada 04.2023

Situação hipotética:

A Superintendência de Gestão de Pessoas do Estado ALFA recebe requerimento administrativo do servidor Francisco Soares no sentido da concessão de licença paternidade por adoção monoparental pelo prazo de 180 (cento e oitenta dias).

O servidor informa que se encontra em processo de adoção monoparental de uma criança e de dois adolescentes, sendo-lhes deferidas as respectivas guardas provisórias.

Segundo o requerente, o artigo 85, inciso XIX, da Constituição do Estado ALFA dispõe que os servidores públicos estaduais têm direito à licença maternidade de 180 dias e paternidade com duração de 30 dias, nos casos de adoção. Por outro lado, a Lei n° 12.873/13 teria reconhecido aos adotantes, homens ou mulheres, o direito à licença por 120 (cento e vinte) dias no âmbito do RGPS (Regime Geral de Previdência Social), evidenciando-se, assim, a necessidade de se observar um mínimo de isonomia no âmbito do regime jurídico dos servidores estaduais quanto à concessão de licença para aqueles que postularem a adoção monoparental.

Assim, requer a concessão da licença pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias.

Nesse contexto, o setor de Gestão de Pessoas decide enviar o processo administrativo para manifestação da Procuradoria Geral do Estado.

Você é o Procurador do Estado que recebe o processo. Elabore manifestação adequada, considerando a legislação, a doutrina e a jurisprudência pertinentes. O relatório está dispensado.

 

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 04.2023

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a responsabilidade civil e também com o contrato de transporte, devendo ser marcada a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O fundo de investimento, incluído no Código Civil pela Lei n.o 13.874/19, consiste numa comunhão de recursos, constituído sob a forma de condomínio de natureza especial, destinado à aplicação em ativos financeiros, bens e direitos de qualquer natureza. Com base nessa assertiva, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do casamento, da união estável, do concubinato e desdobramentos jurídicos correlatos.

Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da assistência e da intervenção anômala como modalidades de intervenção de terceiros no processo civil.

Marque, observando a disciplina legal, o magistério doutrinário e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Relativamente ao incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR), analise as seguintes assertivas.

I. O julgamento do incidente caberá ao órgão indicado pelo regimento interno dentre aqueles responsáveis pela uniformização de jurisprudência do tribunal, sendo que o órgão colegiado incumbido de julgá-lo e de fixar a tese jurídica julgará igualmente o recurso, a remessa necessária ou o processo de competência originária de onde se originou o incidente.

II. O incidente será julgado no prazo de 180 (cento e oitenta) dias e terá preferência sobre os demais feitos, ressalvados os que envolvam réu preso e os pedidos de habeas corpus.

III. O relator ouvirá as partes e os demais interessados, inclusive pessoas, órgãos e entidades com interesse na controvérsia, que, no prazo comum de 10 (dez) dias, poderão requerer a juntada de documentos, bem como as diligências necessárias para a elucidação da questão de direito controvertida, e, em seguida, manifestar-se-á o Ministério Público, no mesmo prazo.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre a possibilidade jurídica de as entidades da administração pública indireta ajuizarem ação civil pública, avalie as assertivas que seguem.

I. O Conselho Regional de Enfermagem possui legitimidade ativa para propor ação civil pública em defesa dos atos privativos de enfermeiro.

II. A legitimidade para propor ACP no que concerne às entidades da administração indireta, segundo a Lei 7.347/1985, é restrita às pessoas de direito público, não abrangendo, com efeito, empresas públicas e sociedades de economia mista.

III. Da mesma forma que as associações, as pessoas jurídicas da administração pública indireta, para que sejam consideradas parte legítima no ajuizamento de ação civil pública, devem demonstrar, dentre outros, o requisito da pertinência temática entre suas finalidades institucionais e o interesse tutelado na demanda coletiva.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O Cdigo de Defesa do Consumidor NÃO SE APLICA:

 

(EMAGIS) A respeito das medidas socioeducativas, assinale a alternativa errada:

 

(EMAGIS) Considere que, na abordagem criminológica de violento crime de homicídio cometido, Sérgio proponha (i) seja focada a análise na pessoa do criminoso e nas razões que o levaram a delinquir, afastando-se a prioridade da análise do crime em si; (ii) compreenda-se como vítima do crime não apenas a pessoa cuja vida foi ceifada, mas também todos os seus parentes enlutados; (iii) proponha reflexão científica sobre meios de defesa do corpo social contra comportamentos como o abordado, compreendendo, para tanto, imprescindível centrar-se a análise no criminoso.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A proposta (i) enquadra-se na denominada Microcriminologia, eis que esta busca conhecer a pessoa do criminoso e compreender os motivos que o levaram a delinquir, também com o escopo de promover sua ressocialização.

II. A proposta (ii) contém-se no conceito de vítima adotado pela Vitimologia, subsistema da Criminologia, vez que se trata mesmo de conceito mais amplo do que o adotado no Direito Penal.

III. A proposta (iii) enquadra-se na Escola Clássica, vez que o delito, que correspondia ao principal objeto de análise da Escola Positiva, cedeu espaço, com a Escola Clássica, para o estudo do criminoso, ressaltando-se a necessidade de defesa do corpo social contra a ação do delinquente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os efeitos da condenação penal e também sobre a dosimetria da pena, avalie as assertivas que seguem.

I. A perda de cargo, função pública ou mandato eletivo não é efeito automático da condenação, dependendo de idônea e concreta motivação na sentença.

II. A prática de crime com violação de dever para com a Administração Pública constitui fundamento idôneo para a decretação da perda do cargo público, não sendo desproporcional a decretação da perda como efeito de condenação a pena de 2 anos e 4 meses de reclusão, haja vista que o art. 92, I, "a", do Código Penal, permite a aplicação da pena de perda do cargo público nos casos em que haja condenação igual ou superior a 1 ano, sendo que, além disso, uma vez decretada, de forma expressa, a perda do cargo público pelo juízo, a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos não tem o condão de afastar aludido efeito da condenação.

III. Na condenação por tráfico de drogas, embora uniformizada a jurisprudência no sentido de que a natureza e quantidade da droga apenas pode ser utilizada em uma das fases da dosimetria, uniformizou-se também a tese de que, se elevada a quantidade do entorpecente e constatado seu destacado potencial lesivo à saúde pública, tais nuances, por si sós, afastam a possibilidade de incidência da minorante disposta no §3º do artigo 34 da Lei 11.343/2006.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação aos crimes contra a dignidade sexual, julgue os itens abaixo.

I. No estupro de vulnerável, a tenra idade da vítima não pode ser utilizada como circunstância judicial desfavorável ao réu, sob pena de bis in idem.

II. No estupro de vulnerável, o trauma psicológico causado à vítima não pode ser utilizado como circunstância judicial desfavorável ao réu, sob pena de bis in idem.

III. O segredo de justiça previsto no art. 234-B do Código Penal abrange o autor e a vítima de crimes sexuais, devendo constar da autuação apenas as iniciais de seus nomes.

Há erro:
 

 

(EMAGIS) Sobre o reconhecimento de pessoas como meio de prova no processo penal, tendo presente a disciplina do CPP e a jurisprudência sobre ela formada, avalie as assertivas que seguem.

I. A inobservância do procedimento descrito no artigo 226 do CPP torna inválido o reconhecimento da pessoa suspeita, de modo que tal elemento não poderá fundamentar eventual condenação ou decretação de prisão cautelar, mesmo se refeito e confirmado o reconhecimento em Juízo.

II. Tratando-se de irregular reconhecimento da pessoa suspeita e declarada a irregularidade do ato, eventual condenação já proferida poderá ser mantida, se fundamentada em provas independentes e não contaminadas.

III. A realização do ato de reconhecimento pessoal exige justificação em elementos que indiquem, ainda que em juízo de verossimilhança, a autoria do fato investigado, de modo a se vedarem medidas investigativas genéricas e arbitrárias, que potencializam erros na verificação dos fatos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a denúncia no processo penal, avalie as assertivas que seguem.

I. A denúncia de crimes de branqueamento de capitais, para ser apta, segundo o STJ, deve conter, ao menos formalmente, a denominada ‘justa causa duplicada’.

II. A denúncia de crimes de branqueamento de capitais deve demonstrar a existência de condenação ou ao menos trâmite processual persecutório referente ao crime antecedente.

III. São fundamentos para rejeição da denúncia: inépcia manifesta da denúncia, falta de justa causa para o exercício da ação penal e falta de pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a execução penal, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de atribuições constitucionais da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

I. No bicameralismo estruturado pela CF/1988, é rígida a separação das funções entre as Casas Legislativas entre Câmara Iniciadora e Câmara Revisora, de modo que uma mesma casa não pode funcionar como Iniciadora em determinados projetos e Revisora em outros.

II. Compete privativamente ao Senado Federal aprovar previamente, por voto secreto, após arguição pública, a escolha de Presidente e diretores do banco central.

III. Compete privativamente à Câmara dos Deputados proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere o ingresso da União como assistente simples da Petrobrás Distribuidora S.A. em demanda bilionária desta contra determinada pessoa jurídica de direito privado, sociedade limitada. Tenha presente que o ingresso da União se deu após todo o trâmite processual em primeira e segunda instâncias na Justiça Estadual, com sentença de mérito prolatada pelo juízo de primeira instância, julgamento de apelação pelo Tribunal de Justiça e apresentação de embargos de declaração pela Petrobrás Distribuidora S.A. contra este último acórdão, sendo exatamente antes do julgamento dos embargos de declaração pelo TJ apresentada e admitida a intervenção da União como assistente simples. A União requer, com efeito, sejam os autos remetidos imediatamente ao Tribunal Regional Federal, antes mesmo do julgamento dos embargos de declaração pelo Tribunal de Justiça.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a competência na disciplina da Constituição Federal e na jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. Nos casos de empréstimo compulsório sobre o consumo de energia elétrica, é competente a Justiça estadual para o julgamento de demanda proposta exclusivamente contra a Eletrobrás. Requerida a intervenção da União no feito após a prolação de sentença pelo juízo estadual, os autos devem ser remetidos ao Tribunal Regional Federal competente para o julgamento da apelação se deferida a intervenção.

II. No mandado de segurança, ainda que presentes os demais requisitos para aplicação da teoria da encampação, deve a encampação ser negada pelo juízo se seu acolhimento importar em alteração de regra de competência definida na Constituição Federal.

III. A EC 103/2019 vedou a atribuição por lei de competência aos juízos estaduais de primeira instância para processar e julgar ações previdenciárias dos segurados contra o INSS.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado, tendo presente o disposto no artigo 37, §6º, da Constituição Federal, além da jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. O STJ reconhece a incidência da responsabilidade civil do Estado por omissão quando constatado nexo causal entre o acidente em rodovia federal e a existência de animal solto em suas imediações e que invadiu a pista, já que é dever estatal promover vigilância ostensiva e adequada, proporcionando segurança possível àqueles que trafegam pela rodovia.

II. Tratando-se de responsabilidade civil do Estado pela morte de detento, a jurisprudência do STJ impõe seja o pensionamento indenizatório mensal a seus dependentes fixados em ½ da remuneração que o detento auferia ou do salário-mínimo, caso ausente prova do valor de tal remuneração.

III. Tratando-se de responsabilidade civil do Estado pela morte em acidente de trânsito, o pagamento de pensão mensal à viúva e aos filhos do falecido deve ocorrer até a expectativa média de vida da vítima, segundo a tabela do IBGE na data do óbito, ou até o falecimento da viúva, com a reversão em favor exclusiva desta após os filhos menores completarem a idade de cessação da dependência econômica.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e marque a alternativa apropriada.

I. O trânsito em julgado da sentença penal condenatória suspende os direitos políticos do condenado imediatamente, independentemente de qualquer providência adicional por parte da Justiça Eleitoral ou mesmo da qualidade da pena imposta. Assim, ainda que aplicada pena de multa ou pena restritiva de direitos, a suspensão será inevitável logo após o trânsito em julgado da condenação.

II. Conforme a jurisprudência do TSE, o partido ou a coligação detém a condição de litisconsorte passivo necessário em âmbito de AIJE.

III. De acordo com o entendimento sumulado do TSE, não cabe mandado de segurança contra decisão judicial recorrível, salvo situações de teratologia ou manifestamente ilegais.

IV. Cada partido poderá registrar candidatos para a Câmara dos Deputados, a Câmara Legislativa, as Assembleias Legislativas e as Câmaras Municipais no total de até 100% (cem por cento) do número de lugares a preencher mais 1 (um). Desse número de vagas, cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% (trinta por cento) e o máximo de 70% (setenta por cento) para candidaturas de cada sexo.

 

(EMAGIS) Sobre a ação renovatória do aluguel, tendo presente a disciplina da Lei 8.245/1991, além da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o empresário individual e o microempreendedor individual (MEI), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação às diversas espécies tributárias, julgue os itens abaixo.

I. É inconstitucional a aplicação dos recursos arrecadados por meio de contribuição para o custeio da iluminação pública na expansão e aprimoramento da rede, uma vez que se trata de tributo vinculado, cuja receita deve ser destinada ao custeio das despesas de execução e manutenção do serviço de iluminação pública.

II. A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimo compulsório no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional, hipótese em que não precisará ser observada a anterioridade de exercício.

III. As empresas prestadoras de serviços estão sujeitas às contribuições ao Sesc e Senac, salvo se integradas noutro serviço social.

IV. Em se tratando de empresas de natureza urbana, é inconstitucional a cobrança da contribuição de intervenção no domínio econômico destinada ao INCRA.

São falsos os itens:

 

(EMAGIS) Considere que, em execução fiscal para cobrança de IPTU, conste no polo passivo a promitente compradora do imóvel e a incorporadora imobiliária promitente vendedora. Opõe esta última exceção de pré-executividade, na qual defende sua ilegitimidade para figurar no polo passivo da execução fiscal proposta pelo Município. Tenha presente que o imposto é referente a imóvel objeto de promessa de compra e venda com pacto adjeto de alienação fiduciária, formalizada por instrumento particular, não levado a registro, pela promitente compradora, que também figura no polo passivo da Execução Fiscal, na qualidade de devedora solidária.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado em razão de os réus se valerem da queima da palha da cana-de-açúcar como ato preparatório para o cultivo e a colheita nos canaviais, o que resultou na liberação de resíduos sólidos que poluem o meio ambiente e causam danos à população local. Pleiteia-se proibição imediata e incondicionada da prática.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto à intervenção do Estado na propriedade, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Em relação à responsabilidade civil do Estado, julgue os itens abaixo.

I. O Estado responde, objetivamente, pelos atos dos tabeliães e registradores oficiais que, no exercício de suas funções, causem danos a terceiros, assentado o dever de regresso contra o responsável, nos casos de dolo ou culpa, sob pena de improbidade administrativa.

II. Para que fique caracterizada a responsabilidade civil do Estado por danos decorrentes do comércio de fogos de artifício, é necessário que exista a violação de um dever jurídico específico de agir, que ocorrerá quando for concedida a licença para funcionamento sem as cautelas legais ou quando for de conhecimento do poder público eventuais irregularidades praticadas pelo particular.

III. É objetiva a responsabilidade civil do Estado em relação a profissional da imprensa ferido por agentes policiais durante cobertura jornalística, em manifestações em que haja tumulto ou conflitos entre policiais e manifestantes, não se admitindo, em casos tais, a invocação da chamada “culpa exclusiva da vítima”.

Há erro:

 

(EMAGIS) Relativamente às empresas públicas e sociedades de economia mista, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios da Administração Pública, a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011) e a Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013), assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre os métodos de interpretação/integração das normas e a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro – LINDB, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre a obra e o pensamento do jurista Tobias Barreto, marque a alternativa correta:

 

Objetivas - Rodada 04.2023

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de atribuições constitucionais da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

I. No bicameralismo estruturado pela CF/1988, é rígida a separação das funções entre as Casas Legislativas entre Câmara Iniciadora e Câmara Revisora, de modo que uma mesma casa não pode funcionar como Iniciadora em determinados projetos e Revisora em outros.

II. Compete privativamente ao Senado Federal aprovar previamente, por voto secreto, após arguição pública, a escolha de Presidente e diretores do banco central.

III. Compete privativamente à Câmara dos Deputados proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere o ingresso da União como assistente simples da Petrobrás Distribuidora S.A. em demanda bilionária desta contra determinada pessoa jurídica de direito privado, sociedade limitada. Tenha presente que o ingresso da União se deu após todo o trâmite processual em primeira e segunda instâncias na Justiça Estadual, com sentença de mérito prolatada pelo juízo de primeira instância, julgamento de apelação pelo Tribunal de Justiça e apresentação de embargos de declaração pela Petrobrás Distribuidora S.A. contra este último acórdão, sendo exatamente antes do julgamento dos embargos de declaração pelo TJ apresentada e admitida a intervenção da União como assistente simples. A União requer, com efeito, sejam os autos remetidos imediatamente ao Tribunal Regional Federal, antes mesmo do julgamento dos embargos de declaração pelo Tribunal de Justiça.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a competência na disciplina da Constituição Federal e na jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. Nos casos de empréstimo compulsório sobre o consumo de energia elétrica, é competente a Justiça estadual para o julgamento de demanda proposta exclusivamente contra a Eletrobrás. Requerida a intervenção da União no feito após a prolação de sentença pelo juízo estadual, os autos devem ser remetidos ao Tribunal Regional Federal competente para o julgamento da apelação se deferida a intervenção.

II. No mandado de segurança, ainda que presentes os demais requisitos para aplicação da teoria da encampação, deve a encampação ser negada pelo juízo se seu acolhimento importar em alteração de regra de competência definida na Constituição Federal.

III. A EC 103/2019 vedou a atribuição por lei de competência aos juízos estaduais de primeira instância para processar e julgar ações previdenciárias dos segurados contra o INSS.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado, tendo presente o disposto no artigo 37, §6º, da Constituição Federal, além da jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. O STJ reconhece a incidência da responsabilidade civil do Estado por omissão quando constatado nexo causal entre o acidente em rodovia federal e a existência de animal solto em suas imediações e que invadiu a pista, já que é dever estatal promover vigilância ostensiva e adequada, proporcionando segurança possível àqueles que trafegam pela rodovia.

II. Tratando-se de responsabilidade civil do Estado pela morte de detento, a jurisprudência do STJ impõe seja o pensionamento indenizatório mensal a seus dependentes fixados em ½ da remuneração que o detento auferia ou do salário-mínimo, caso ausente prova do valor de tal remuneração.

III. Tratando-se de responsabilidade civil do Estado pela morte em acidente de trânsito, o pagamento de pensão mensal à viúva e aos filhos do falecido deve ocorrer até a expectativa média de vida da vítima, segundo a tabela do IBGE na data do óbito, ou até o falecimento da viúva, com a reversão em favor exclusiva desta após os filhos menores completarem a idade de cessação da dependência econômica.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto à intervenção do Estado na propriedade, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Em relação à responsabilidade civil do Estado, julgue os itens abaixo.

I. O Estado responde, objetivamente, pelos atos dos tabeliães e registradores oficiais que, no exercício de suas funções, causem danos a terceiros, assentado o dever de regresso contra o responsável, nos casos de dolo ou culpa, sob pena de improbidade administrativa.

II. Para que fique caracterizada a responsabilidade civil do Estado por danos decorrentes do comércio de fogos de artifício, é necessário que exista a violação de um dever jurídico específico de agir, que ocorrerá quando for concedida a licença para funcionamento sem as cautelas legais ou quando for de conhecimento do poder público eventuais irregularidades praticadas pelo particular.

III. É objetiva a responsabilidade civil do Estado em relação a profissional da imprensa ferido por agentes policiais durante cobertura jornalística, em manifestações em que haja tumulto ou conflitos entre policiais e manifestantes, não se admitindo, em casos tais, a invocação da chamada “culpa exclusiva da vítima”.

Há erro:

 

(EMAGIS) Relativamente às empresas públicas e sociedades de economia mista, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios da Administração Pública, a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011) e a Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013), assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a responsabilidade civil e também com o contrato de transporte, devendo ser marcada a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O fundo de investimento, incluído no Código Civil pela Lei n.o 13.874/19, consiste numa comunhão de recursos, constituído sob a forma de condomínio de natureza especial, destinado à aplicação em ativos financeiros, bens e direitos de qualquer natureza. Com base nessa assertiva, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do casamento, da união estável, do concubinato e desdobramentos jurídicos correlatos.

Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a ação renovatória do aluguel, tendo presente a disciplina da Lei 8.245/1991, além da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o empresário individual e o microempreendedor individual (MEI), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da assistência e da intervenção anômala como modalidades de intervenção de terceiros no processo civil.

Marque, observando a disciplina legal, o magistério doutrinário e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Relativamente ao incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR), analise as seguintes assertivas.

I. O julgamento do incidente caberá ao órgão indicado pelo regimento interno dentre aqueles responsáveis pela uniformização de jurisprudência do tribunal, sendo que o órgão colegiado incumbido de julgá-lo e de fixar a tese jurídica julgará igualmente o recurso, a remessa necessária ou o processo de competência originária de onde se originou o incidente.

II. O incidente será julgado no prazo de 180 (cento e oitenta) dias e terá preferência sobre os demais feitos, ressalvados os que envolvam réu preso e os pedidos de habeas corpus.

III. O relator ouvirá as partes e os demais interessados, inclusive pessoas, órgãos e entidades com interesse na controvérsia, que, no prazo comum de 10 (dez) dias, poderão requerer a juntada de documentos, bem como as diligências necessárias para a elucidação da questão de direito controvertida, e, em seguida, manifestar-se-á o Ministério Público, no mesmo prazo.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre a possibilidade jurídica de as entidades da administração pública indireta ajuizarem ação civil pública, avalie as assertivas que seguem.

I. O Conselho Regional de Enfermagem possui legitimidade ativa para propor ação civil pública em defesa dos atos privativos de enfermeiro.

II. A legitimidade para propor ACP no que concerne às entidades da administração indireta, segundo a Lei 7.347/1985, é restrita às pessoas de direito público, não abrangendo, com efeito, empresas públicas e sociedades de economia mista.

III. Da mesma forma que as associações, as pessoas jurídicas da administração pública indireta, para que sejam consideradas parte legítima no ajuizamento de ação civil pública, devem demonstrar, dentre outros, o requisito da pertinência temática entre suas finalidades institucionais e o interesse tutelado na demanda coletiva.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que, na abordagem criminológica de violento crime de homicídio cometido, Sérgio proponha (i) seja focada a análise na pessoa do criminoso e nas razões que o levaram a delinquir, afastando-se a prioridade da análise do crime em si; (ii) compreenda-se como vítima do crime não apenas a pessoa cuja vida foi ceifada, mas também todos os seus parentes enlutados; (iii) proponha reflexão científica sobre meios de defesa do corpo social contra comportamentos como o abordado, compreendendo, para tanto, imprescindível centrar-se a análise no criminoso.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A proposta (i) enquadra-se na denominada Microcriminologia, eis que esta busca conhecer a pessoa do criminoso e compreender os motivos que o levaram a delinquir, também com o escopo de promover sua ressocialização.

II. A proposta (ii) contém-se no conceito de vítima adotado pela Vitimologia, subsistema da Criminologia, vez que se trata mesmo de conceito mais amplo do que o adotado no Direito Penal.

III. A proposta (iii) enquadra-se na Escola Clássica, vez que o delito, que correspondia ao principal objeto de análise da Escola Positiva, cedeu espaço, com a Escola Clássica, para o estudo do criminoso, ressaltando-se a necessidade de defesa do corpo social contra a ação do delinquente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os efeitos da condenação penal e também sobre a dosimetria da pena, avalie as assertivas que seguem.

I. A perda de cargo, função pública ou mandato eletivo não é efeito automático da condenação, dependendo de idônea e concreta motivação na sentença.

II. A prática de crime com violação de dever para com a Administração Pública constitui fundamento idôneo para a decretação da perda do cargo público, não sendo desproporcional a decretação da perda como efeito de condenação a pena de 2 anos e 4 meses de reclusão, haja vista que o art. 92, I, "a", do Código Penal, permite a aplicação da pena de perda do cargo público nos casos em que haja condenação igual ou superior a 1 ano, sendo que, além disso, uma vez decretada, de forma expressa, a perda do cargo público pelo juízo, a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos não tem o condão de afastar aludido efeito da condenação.

III. Na condenação por tráfico de drogas, embora uniformizada a jurisprudência no sentido de que a natureza e quantidade da droga apenas pode ser utilizada em uma das fases da dosimetria, uniformizou-se também a tese de que, se elevada a quantidade do entorpecente e constatado seu destacado potencial lesivo à saúde pública, tais nuances, por si sós, afastam a possibilidade de incidência da minorante disposta no §3º do artigo 34 da Lei 11.343/2006.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação aos crimes contra a dignidade sexual, julgue os itens abaixo.

I. No estupro de vulnerável, a tenra idade da vítima não pode ser utilizada como circunstância judicial desfavorável ao réu, sob pena de bis in idem.

II. No estupro de vulnerável, o trauma psicológico causado à vítima não pode ser utilizado como circunstância judicial desfavorável ao réu, sob pena de bis in idem.

III. O segredo de justiça previsto no art. 234-B do Código Penal abrange o autor e a vítima de crimes sexuais, devendo constar da autuação apenas as iniciais de seus nomes.

Há erro:
 

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a ordem tributária, julgue os itens abaixo.

I. É cabível, no crime previsto no art. 1º, I, da Lei 8.137/1990, a criminalização da conduta do sócio-gerente que deixou o quadro societário da empresa antes do lançamento definitivo do crédito tributário, mas que efetivamente praticou o fato típico antes da sua saída.

II. A autoria e a participação no crime do art. 1º, I, da Lei 8.137/1990 pressupõem que os agentes integrem o quadro da pessoa jurídica ou, então, o polo passivo do procedimento administrativo-fiscal

III. Nos crimes societários cometidos no âmbito de aplicação da Lei 8.137/1990, admite-se a denúncia geral, a qual, apesar de não individualizar pormenorizadamente as atuações de cada um dos denunciados, demonstra, ainda que de maneira sutil, um liame entre o agir dos sócios ou administradores e a suposta prática delituosa, o que estabelece a plausibilidade da imputação deduzida e permite o exercício da ampla defesa com todos os recursos a ela inerentes.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o reconhecimento de pessoas como meio de prova no processo penal, tendo presente a disciplina do CPP e a jurisprudência sobre ela formada, avalie as assertivas que seguem.

I. A inobservância do procedimento descrito no artigo 226 do CPP torna inválido o reconhecimento da pessoa suspeita, de modo que tal elemento não poderá fundamentar eventual condenação ou decretação de prisão cautelar, mesmo se refeito e confirmado o reconhecimento em Juízo.

II. Tratando-se de irregular reconhecimento da pessoa suspeita e declarada a irregularidade do ato, eventual condenação já proferida poderá ser mantida, se fundamentada em provas independentes e não contaminadas.

III. A realização do ato de reconhecimento pessoal exige justificação em elementos que indiquem, ainda que em juízo de verossimilhança, a autoria do fato investigado, de modo a se vedarem medidas investigativas genéricas e arbitrárias, que potencializam erros na verificação dos fatos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a denúncia no processo penal, avalie as assertivas que seguem.

I. A denúncia de crimes de branqueamento de capitais, para ser apta, segundo o STJ, deve conter, ao menos formalmente, a denominada ‘justa causa duplicada’.

II. A denúncia de crimes de branqueamento de capitais deve demonstrar a existência de condenação ou ao menos trâmite processual persecutório referente ao crime antecedente.

III. São fundamentos para rejeição da denúncia: inépcia manifesta da denúncia, falta de justa causa para o exercício da ação penal e falta de pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a execução penal, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação às diversas espécies tributárias, julgue os itens abaixo.

I. É inconstitucional a aplicação dos recursos arrecadados por meio de contribuição para o custeio da iluminação pública na expansão e aprimoramento da rede, uma vez que se trata de tributo vinculado, cuja receita deve ser destinada ao custeio das despesas de execução e manutenção do serviço de iluminação pública.

II. A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimo compulsório no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional, hipótese em que não precisará ser observada a anterioridade de exercício.

III. As empresas prestadoras de serviços estão sujeitas às contribuições ao Sesc e Senac, salvo se integradas noutro serviço social.

IV. Em se tratando de empresas de natureza urbana, é inconstitucional a cobrança da contribuição de intervenção no domínio econômico destinada ao INCRA.

São falsos os itens:

 

(EMAGIS) Considere que, em execução fiscal para cobrança de IPTU, conste no polo passivo a promitente compradora do imóvel e a incorporadora imobiliária promitente vendedora. Opõe esta última exceção de pré-executividade, na qual defende sua ilegitimidade para figurar no polo passivo da execução fiscal proposta pelo Município. Tenha presente que o imposto é referente a imóvel objeto de promessa de compra e venda com pacto adjeto de alienação fiduciária, formalizada por instrumento particular, não levado a registro, pela promitente compradora, que também figura no polo passivo da Execução Fiscal, na qualidade de devedora solidária.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere Ação Civil Pública, ajuizada pelo Ministério Público Federal, com o objetivo de obter provimento jurisdicional para condenar o Conselho Profissional de Educação Física em obrigação de não fazer, consistente (i) na abstenção de cobrança, dos profissionais da Educação Física, de qualquer valor a título de taxas ou anuidades obrigatórias como condicionantes para o registro profissional, bem como para determinar a devolução de importâncias recebidas indevidamente, (ii) na abstenção de suspensão realizada pelo Conselho do exercício laboral de seus inscritos por inadimplência de anuidades.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPF – Procurador da República – 2022) Indique a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Considere ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado em razão de os réus se valerem da queima da palha da cana-de-açúcar como ato preparatório para o cultivo e a colheita nos canaviais, o que resultou na liberação de resíduos sólidos que poluem o meio ambiente e causam danos à população local. Pleiteia-se proibição imediata e incondicionada da prática.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das infrações contra a ordem econômica, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O Cdigo de Defesa do Consumidor NÃO SE APLICA:

 

(EMAGIS) A respeito das medidas socioeducativas, assinale a alternativa errada:

 

(MPF – Procurador da República – 2022) Em relação ao sistema interamericano de proteção aos direitos humanos, assinale a alternativa correta:

I. A Comissão Interamericana de Direitos Humanos não pode ser provocada a partir de demandas individuais.

II. Há necessidade de esgotamento das instâncias judiciais do país membro antes do acionamento do sistema interamericano de proteção aos direitos humanos, o que inclui o recurso à mais alta corte judiciária do país.

III. A Corte Interamericana de Direitos Humanos é formada por juízes representantes de cada um dos países membros da Organização dos Estados Americanos (oea).

IV. “Medidas cautelares” e “medidas provisórias” podem ser emitidas, respectivamente, pela comissão e pela corte interamericana de direitos humanos, a fim de que o estado adote medidas para proteger um indivíduo ou uma comunidade em casos de extrema necessidade e urgência, para evitar dano irreparável ou de difícil reparação e para proteger o objeto de uma petição pendente no sistema interamericano:

 

(EMAGIS) Em 16 de fevereiro de 2017, foi publicada a condenação do país proferida pela Corte Interamericana de Direitos Humanos no Caso Favela Nova Brasília vs. Brasil.

A propósito do conteúdo da Sentença da Corte IDH, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e marque a alternativa apropriada.

I. O trânsito em julgado da sentença penal condenatória suspende os direitos políticos do condenado imediatamente, independentemente de qualquer providência adicional por parte da Justiça Eleitoral ou mesmo da qualidade da pena imposta. Assim, ainda que aplicada pena de multa ou pena restritiva de direitos, a suspensão será inevitável logo após o trânsito em julgado da condenação.

II. Conforme a jurisprudência do TSE, o partido ou a coligação detém a condição de litisconsorte passivo necessário em âmbito de AIJE.

III. De acordo com o entendimento sumulado do TSE, não cabe mandado de segurança contra decisão judicial recorrível, salvo situações de teratologia ou manifestamente ilegais.

IV. Cada partido poderá registrar candidatos para a Câmara dos Deputados, a Câmara Legislativa, as Assembleias Legislativas e as Câmaras Municipais no total de até 100% (cem por cento) do número de lugares a preencher mais 1 (um). Desse número de vagas, cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% (trinta por cento) e o máximo de 70% (setenta por cento) para candidaturas de cada sexo.

 

(EMAGIS) Marque a alternativa correta, no que tange ao regime próprio de previdência dos servidores públicos.

 

(PGE/AM – Procurador do Estado – FGV – 2022) Após sofrer fiscalização de auditores-fiscais do trabalho, que detectaram que 3 trabalhadores de um grande comércio localizado em Juiz de Fora/MG estavam trabalhando oficiosamente sem a CTPS assinada, a sociedade empresária foi multada em R$ 9.000,00.

Recebido o auto de infração, a sociedade empresária dele recorreu administrativamente no prazo legal. Ocorre que, no decorrer do processo administrativo, a sociedade empresária renunciou ao recurso, pois reconheceu que de fato estava errada, tanto assim que assinou a carteira profissional dos trabalhadores que estavam em situação irregular.

Diante dos fatos narrados e da disposição da CLT, assinale a afirmativa correta.

 

(PGE/AM – Procurador do Estado – FGV – 2022) Leônidas foi empregado doméstico na casa de Ruth. Após ser dispensado sem receber seus créditos, Leônidas ajuizou reclamação trabalhista que tramitou perante a 30ª Vara do Trabalho de Barbacena/MG e foi julgada procedente.

Homologado o valor devido, no importe de R$ 18.000,00, a executada foi citada para efetuar o pagamento voluntário, mas quedou-se inerte. Não se conseguiu o bloqueio em ativos financeiros da executada, mas Leônidas descobriu que a ex-empregadora recebe pensão por morte de seu finado esposo no valor de R$ 4.500,00 mensais. Então, requereu em juízo a penhora de 20% desse benefício, até o limite do crédito exequendo.

Tão logo cientificada dessa decisão, inconformada, Ruth pretende adotar alguma medida antes de ter a penhora de parte do seu benefício previdenciário.

Independentemente de assistir, ou não, razão a Ruth, assinale a opção que contempla a medida adequada.

 

(EMAGIS) A respeito dos Centros de Apoio Operacional do Ministério Público, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Assinale a assertiva em desacordo com a Lei Complementar n. 80/94:

 

(EMAGIS) Sobre os métodos de interpretação/integração das normas e a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro – LINDB, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre a obra e o pensamento do jurista Tobias Barreto, marque a alternativa correta:

 

Ministério Público Estadual - Rodada 04.2023

Selmiro Maia, maior e capaz, sessenta anos de idade, ajuizou ação sob o rito ordinário contra Maria  Gomez,  maior e capaz; Teolina Gomez, maior e capaz e Suelina Gomez, maior e incapaz, na qual postula quinhão de herança decorrente do falecimento de Honesto Gomez.

Segundo a inicial, o autor é filho biológico de Honesto Gomez, conforme faz prova a certidão narrativa da ação de investigação de paternidade proposta no ano de 2017 e transitada em julgado no ano de 2021. Não obstante essa constatação, diz a exordial que as requeridas – também filhas do falecido – se recusam a conceder ao autor o seu quinhão de herança, razão pela qual foi obrigado a manejar a presente ação. Pede sejam as requeridas condenadas a devolver ao autor sua parte na herança do falecido.

As três requeridas foram citadas regularmente. Apenas a terceira requerida, Suelina Gomez, por seu curador, ofereceu contestação tempestiva, tendo argumentado o seguinte: que nunca agiu de má-fé contra o autor, pois não o conhecia; que Honesto Gomez faleceu em 2004, tendo deixado apenas dívidas; que o pedido formulado na inicial é inepto, pois não é certo e nem determinado, não apontando o valor do suposto quinhão de herança a que o autor diz fazer jus. Pede a extinção da ação por inépcia da inicial ou por improcedência.  Em peça apartada, Suelina Gomez ofereceu reconvenção, postulando indenização por danos morais no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais), sob o argumento de que o autor é seu vizinho desde o início de 2022, promovendo reiteradamente festas até altas horas da madrugada, o que perturba seu sossego. Arrolou testemunhas para comprovar os fatos articulados na reconvenção.

Instado a se manifestar, o autor não ofereceu contestação à reconvenção e nem réplica.

Em seguida, o juízo abriu vista ao MP. Formule a peça cabível, com as seguintes instruções: 1) o relatório é dispensado; 2) a parte incapaz está devidamente representada no processo; 3) a conciliação é impossível, dada a animosidade entre as partes.

 

Objetivas DP Estadual - Rodada 04.2023

(EMAGIS) Assinale a assertiva em desacordo com a Lei Complementar n. 80/94:

 

(MPF – Procurador da República – 2022) Em relação ao sistema interamericano de proteção aos direitos humanos, assinale a alternativa correta:

I. A Comissão Interamericana de Direitos Humanos não pode ser provocada a partir de demandas individuais.

II. Há necessidade de esgotamento das instâncias judiciais do país membro antes do acionamento do sistema interamericano de proteção aos direitos humanos, o que inclui o recurso à mais alta corte judiciária do país.

III. A Corte Interamericana de Direitos Humanos é formada por juízes representantes de cada um dos países membros da Organização dos Estados Americanos (oea).

IV. “Medidas cautelares” e “medidas provisórias” podem ser emitidas, respectivamente, pela comissão e pela corte interamericana de direitos humanos, a fim de que o estado adote medidas para proteger um indivíduo ou uma comunidade em casos de extrema necessidade e urgência, para evitar dano irreparável ou de difícil reparação e para proteger o objeto de uma petição pendente no sistema interamericano:

 

(EMAGIS) Considere que, na abordagem criminológica de violento crime de homicídio cometido, Sérgio proponha (i) seja focada a análise na pessoa do criminoso e nas razões que o levaram a delinquir, afastando-se a prioridade da análise do crime em si; (ii) compreenda-se como vítima do crime não apenas a pessoa cuja vida foi ceifada, mas também todos os seus parentes enlutados; (iii) proponha reflexão científica sobre meios de defesa do corpo social contra comportamentos como o abordado, compreendendo, para tanto, imprescindível centrar-se a análise no criminoso.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A proposta (i) enquadra-se na denominada Microcriminologia, eis que esta busca conhecer a pessoa do criminoso e compreender os motivos que o levaram a delinquir, também com o escopo de promover sua ressocialização.

II. A proposta (ii) contém-se no conceito de vítima adotado pela Vitimologia, subsistema da Criminologia, vez que se trata mesmo de conceito mais amplo do que o adotado no Direito Penal.

III. A proposta (iii) enquadra-se na Escola Clássica, vez que o delito, que correspondia ao principal objeto de análise da Escola Positiva, cedeu espaço, com a Escola Clássica, para o estudo do criminoso, ressaltando-se a necessidade de defesa do corpo social contra a ação do delinquente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os efeitos da condenação penal e também sobre a dosimetria da pena, avalie as assertivas que seguem.

I. A perda de cargo, função pública ou mandato eletivo não é efeito automático da condenação, dependendo de idônea e concreta motivação na sentença.

II. A prática de crime com violação de dever para com a Administração Pública constitui fundamento idôneo para a decretação da perda do cargo público, não sendo desproporcional a decretação da perda como efeito de condenação a pena de 2 anos e 4 meses de reclusão, haja vista que o art. 92, I, "a", do Código Penal, permite a aplicação da pena de perda do cargo público nos casos em que haja condenação igual ou superior a 1 ano, sendo que, além disso, uma vez decretada, de forma expressa, a perda do cargo público pelo juízo, a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos não tem o condão de afastar aludido efeito da condenação.

III. Na condenação por tráfico de drogas, embora uniformizada a jurisprudência no sentido de que a natureza e quantidade da droga apenas pode ser utilizada em uma das fases da dosimetria, uniformizou-se também a tese de que, se elevada a quantidade do entorpecente e constatado seu destacado potencial lesivo à saúde pública, tais nuances, por si sós, afastam a possibilidade de incidência da minorante disposta no §3º do artigo 34 da Lei 11.343/2006.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação aos crimes contra a dignidade sexual, julgue os itens abaixo.

I. No estupro de vulnerável, a tenra idade da vítima não pode ser utilizada como circunstância judicial desfavorável ao réu, sob pena de bis in idem.

II. No estupro de vulnerável, o trauma psicológico causado à vítima não pode ser utilizado como circunstância judicial desfavorável ao réu, sob pena de bis in idem.

III. O segredo de justiça previsto no art. 234-B do Código Penal abrange o autor e a vítima de crimes sexuais, devendo constar da autuação apenas as iniciais de seus nomes.

Há erro:
 

 

(EMAGIS) Sobre o reconhecimento de pessoas como meio de prova no processo penal, tendo presente a disciplina do CPP e a jurisprudência sobre ela formada, avalie as assertivas que seguem.

I. A inobservância do procedimento descrito no artigo 226 do CPP torna inválido o reconhecimento da pessoa suspeita, de modo que tal elemento não poderá fundamentar eventual condenação ou decretação de prisão cautelar, mesmo se refeito e confirmado o reconhecimento em Juízo.

II. Tratando-se de irregular reconhecimento da pessoa suspeita e declarada a irregularidade do ato, eventual condenação já proferida poderá ser mantida, se fundamentada em provas independentes e não contaminadas.

III. A realização do ato de reconhecimento pessoal exige justificação em elementos que indiquem, ainda que em juízo de verossimilhança, a autoria do fato investigado, de modo a se vedarem medidas investigativas genéricas e arbitrárias, que potencializam erros na verificação dos fatos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a denúncia no processo penal, avalie as assertivas que seguem.

I. A denúncia de crimes de branqueamento de capitais, para ser apta, segundo o STJ, deve conter, ao menos formalmente, a denominada ‘justa causa duplicada’.

II. A denúncia de crimes de branqueamento de capitais deve demonstrar a existência de condenação ou ao menos trâmite processual persecutório referente ao crime antecedente.

III. São fundamentos para rejeição da denúncia: inépcia manifesta da denúncia, falta de justa causa para o exercício da ação penal e falta de pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a execução penal, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a responsabilidade civil e também com o contrato de transporte, devendo ser marcada a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O fundo de investimento, incluído no Código Civil pela Lei n.o 13.874/19, consiste numa comunhão de recursos, constituído sob a forma de condomínio de natureza especial, destinado à aplicação em ativos financeiros, bens e direitos de qualquer natureza. Com base nessa assertiva, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do casamento, da união estável, do concubinato e desdobramentos jurídicos correlatos.

Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da assistência e da intervenção anômala como modalidades de intervenção de terceiros no processo civil.

Marque, observando a disciplina legal, o magistério doutrinário e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Relativamente ao incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR), analise as seguintes assertivas.

I. O julgamento do incidente caberá ao órgão indicado pelo regimento interno dentre aqueles responsáveis pela uniformização de jurisprudência do tribunal, sendo que o órgão colegiado incumbido de julgá-lo e de fixar a tese jurídica julgará igualmente o recurso, a remessa necessária ou o processo de competência originária de onde se originou o incidente.

II. O incidente será julgado no prazo de 180 (cento e oitenta) dias e terá preferência sobre os demais feitos, ressalvados os que envolvam réu preso e os pedidos de habeas corpus.

III. O relator ouvirá as partes e os demais interessados, inclusive pessoas, órgãos e entidades com interesse na controvérsia, que, no prazo comum de 10 (dez) dias, poderão requerer a juntada de documentos, bem como as diligências necessárias para a elucidação da questão de direito controvertida, e, em seguida, manifestar-se-á o Ministério Público, no mesmo prazo.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre a possibilidade jurídica de as entidades da administração pública indireta ajuizarem ação civil pública, avalie as assertivas que seguem.

I. O Conselho Regional de Enfermagem possui legitimidade ativa para propor ação civil pública em defesa dos atos privativos de enfermeiro.

II. A legitimidade para propor ACP no que concerne às entidades da administração indireta, segundo a Lei 7.347/1985, é restrita às pessoas de direito público, não abrangendo, com efeito, empresas públicas e sociedades de economia mista.

III. Da mesma forma que as associações, as pessoas jurídicas da administração pública indireta, para que sejam consideradas parte legítima no ajuizamento de ação civil pública, devem demonstrar, dentre outros, o requisito da pertinência temática entre suas finalidades institucionais e o interesse tutelado na demanda coletiva.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de atribuições constitucionais da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

I. No bicameralismo estruturado pela CF/1988, é rígida a separação das funções entre as Casas Legislativas entre Câmara Iniciadora e Câmara Revisora, de modo que uma mesma casa não pode funcionar como Iniciadora em determinados projetos e Revisora em outros.

II. Compete privativamente ao Senado Federal aprovar previamente, por voto secreto, após arguição pública, a escolha de Presidente e diretores do banco central.

III. Compete privativamente à Câmara dos Deputados proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere o ingresso da União como assistente simples da Petrobrás Distribuidora S.A. em demanda bilionária desta contra determinada pessoa jurídica de direito privado, sociedade limitada. Tenha presente que o ingresso da União se deu após todo o trâmite processual em primeira e segunda instâncias na Justiça Estadual, com sentença de mérito prolatada pelo juízo de primeira instância, julgamento de apelação pelo Tribunal de Justiça e apresentação de embargos de declaração pela Petrobrás Distribuidora S.A. contra este último acórdão, sendo exatamente antes do julgamento dos embargos de declaração pelo TJ apresentada e admitida a intervenção da União como assistente simples. A União requer, com efeito, sejam os autos remetidos imediatamente ao Tribunal Regional Federal, antes mesmo do julgamento dos embargos de declaração pelo Tribunal de Justiça.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a competência na disciplina da Constituição Federal e na jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. Nos casos de empréstimo compulsório sobre o consumo de energia elétrica, é competente a Justiça estadual para o julgamento de demanda proposta exclusivamente contra a Eletrobrás. Requerida a intervenção da União no feito após a prolação de sentença pelo juízo estadual, os autos devem ser remetidos ao Tribunal Regional Federal competente para o julgamento da apelação se deferida a intervenção.

II. No mandado de segurança, ainda que presentes os demais requisitos para aplicação da teoria da encampação, deve a encampação ser negada pelo juízo se seu acolhimento importar em alteração de regra de competência definida na Constituição Federal.

III. A EC 103/2019 vedou a atribuição por lei de competência aos juízos estaduais de primeira instância para processar e julgar ações previdenciárias dos segurados contra o INSS.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado, tendo presente o disposto no artigo 37, §6º, da Constituição Federal, além da jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. O STJ reconhece a incidência da responsabilidade civil do Estado por omissão quando constatado nexo causal entre o acidente em rodovia federal e a existência de animal solto em suas imediações e que invadiu a pista, já que é dever estatal promover vigilância ostensiva e adequada, proporcionando segurança possível àqueles que trafegam pela rodovia.

II. Tratando-se de responsabilidade civil do Estado pela morte de detento, a jurisprudência do STJ impõe seja o pensionamento indenizatório mensal a seus dependentes fixados em ½ da remuneração que o detento auferia ou do salário-mínimo, caso ausente prova do valor de tal remuneração.

III. Tratando-se de responsabilidade civil do Estado pela morte em acidente de trânsito, o pagamento de pensão mensal à viúva e aos filhos do falecido deve ocorrer até a expectativa média de vida da vítima, segundo a tabela do IBGE na data do óbito, ou até o falecimento da viúva, com a reversão em favor exclusiva desta após os filhos menores completarem a idade de cessação da dependência econômica.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto à intervenção do Estado na propriedade, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Em relação à responsabilidade civil do Estado, julgue os itens abaixo.

I. O Estado responde, objetivamente, pelos atos dos tabeliães e registradores oficiais que, no exercício de suas funções, causem danos a terceiros, assentado o dever de regresso contra o responsável, nos casos de dolo ou culpa, sob pena de improbidade administrativa.

II. Para que fique caracterizada a responsabilidade civil do Estado por danos decorrentes do comércio de fogos de artifício, é necessário que exista a violação de um dever jurídico específico de agir, que ocorrerá quando for concedida a licença para funcionamento sem as cautelas legais ou quando for de conhecimento do poder público eventuais irregularidades praticadas pelo particular.

III. É objetiva a responsabilidade civil do Estado em relação a profissional da imprensa ferido por agentes policiais durante cobertura jornalística, em manifestações em que haja tumulto ou conflitos entre policiais e manifestantes, não se admitindo, em casos tais, a invocação da chamada “culpa exclusiva da vítima”.

Há erro:

 

(EMAGIS) Relativamente às empresas públicas e sociedades de economia mista, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios da Administração Pública, a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011) e a Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013), assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado em razão de os réus se valerem da queima da palha da cana-de-açúcar como ato preparatório para o cultivo e a colheita nos canaviais, o que resultou na liberação de resíduos sólidos que poluem o meio ambiente e causam danos à população local. Pleiteia-se proibição imediata e incondicionada da prática.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação às diversas espécies tributárias, julgue os itens abaixo.

I. É inconstitucional a aplicação dos recursos arrecadados por meio de contribuição para o custeio da iluminação pública na expansão e aprimoramento da rede, uma vez que se trata de tributo vinculado, cuja receita deve ser destinada ao custeio das despesas de execução e manutenção do serviço de iluminação pública.

II. A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimo compulsório no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional, hipótese em que não precisará ser observada a anterioridade de exercício.

III. As empresas prestadoras de serviços estão sujeitas às contribuições ao Sesc e Senac, salvo se integradas noutro serviço social.

IV. Em se tratando de empresas de natureza urbana, é inconstitucional a cobrança da contribuição de intervenção no domínio econômico destinada ao INCRA.

São falsos os itens:

 

(EMAGIS) Considere que, em execução fiscal para cobrança de IPTU, conste no polo passivo a promitente compradora do imóvel e a incorporadora imobiliária promitente vendedora. Opõe esta última exceção de pré-executividade, na qual defende sua ilegitimidade para figurar no polo passivo da execução fiscal proposta pelo Município. Tenha presente que o imposto é referente a imóvel objeto de promessa de compra e venda com pacto adjeto de alienação fiduciária, formalizada por instrumento particular, não levado a registro, pela promitente compradora, que também figura no polo passivo da Execução Fiscal, na qualidade de devedora solidária.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a ação renovatória do aluguel, tendo presente a disciplina da Lei 8.245/1991, além da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o empresário individual e o microempreendedor individual (MEI), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das medidas socioeducativas, assinale a alternativa errada:

 

(EMAGIS) O Cdigo de Defesa do Consumidor NÃO SE APLICA:

 

Objetivas MPF - Rodada 04.2023

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de atribuições constitucionais da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

I. No bicameralismo estruturado pela CF/1988, é rígida a separação das funções entre as Casas Legislativas entre Câmara Iniciadora e Câmara Revisora, de modo que uma mesma casa não pode funcionar como Iniciadora em determinados projetos e Revisora em outros.

II. Compete privativamente ao Senado Federal aprovar previamente, por voto secreto, após arguição pública, a escolha de Presidente e diretores do banco central.

III. Compete privativamente à Câmara dos Deputados proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere o ingresso da União como assistente simples da Petrobrás Distribuidora S.A. em demanda bilionária desta contra determinada pessoa jurídica de direito privado, sociedade limitada. Tenha presente que o ingresso da União se deu após todo o trâmite processual em primeira e segunda instâncias na Justiça Estadual, com sentença de mérito prolatada pelo juízo de primeira instância, julgamento de apelação pelo Tribunal de Justiça e apresentação de embargos de declaração pela Petrobrás Distribuidora S.A. contra este último acórdão, sendo exatamente antes do julgamento dos embargos de declaração pelo TJ apresentada e admitida a intervenção da União como assistente simples. A União requer, com efeito, sejam os autos remetidos imediatamente ao Tribunal Regional Federal, antes mesmo do julgamento dos embargos de declaração pelo Tribunal de Justiça.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a competência na disciplina da Constituição Federal e na jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. Nos casos de empréstimo compulsório sobre o consumo de energia elétrica, é competente a Justiça estadual para o julgamento de demanda proposta exclusivamente contra a Eletrobrás. Requerida a intervenção da União no feito após a prolação de sentença pelo juízo estadual, os autos devem ser remetidos ao Tribunal Regional Federal competente para o julgamento da apelação se deferida a intervenção.

II. No mandado de segurança, ainda que presentes os demais requisitos para aplicação da teoria da encampação, deve a encampação ser negada pelo juízo se seu acolhimento importar em alteração de regra de competência definida na Constituição Federal.

III. A EC 103/2019 vedou a atribuição por lei de competência aos juízos estaduais de primeira instância para processar e julgar ações previdenciárias dos segurados contra o INSS.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado, tendo presente o disposto no artigo 37, §6º, da Constituição Federal, além da jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. O STJ reconhece a incidência da responsabilidade civil do Estado por omissão quando constatado nexo causal entre o acidente em rodovia federal e a existência de animal solto em suas imediações e que invadiu a pista, já que é dever estatal promover vigilância ostensiva e adequada, proporcionando segurança possível àqueles que trafegam pela rodovia.

II. Tratando-se de responsabilidade civil do Estado pela morte de detento, a jurisprudência do STJ impõe seja o pensionamento indenizatório mensal a seus dependentes fixados em ½ da remuneração que o detento auferia ou do salário-mínimo, caso ausente prova do valor de tal remuneração.

III. Tratando-se de responsabilidade civil do Estado pela morte em acidente de trânsito, o pagamento de pensão mensal à viúva e aos filhos do falecido deve ocorrer até a expectativa média de vida da vítima, segundo a tabela do IBGE na data do óbito, ou até o falecimento da viúva, com a reversão em favor exclusiva desta após os filhos menores completarem a idade de cessação da dependência econômica.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MPF – Procurador da República – 2022) Em relação ao sistema interamericano de proteção aos direitos humanos, assinale a alternativa correta:

I. A Comissão Interamericana de Direitos Humanos não pode ser provocada a partir de demandas individuais.

II. Há necessidade de esgotamento das instâncias judiciais do país membro antes do acionamento do sistema interamericano de proteção aos direitos humanos, o que inclui o recurso à mais alta corte judiciária do país.

III. A Corte Interamericana de Direitos Humanos é formada por juízes representantes de cada um dos países membros da Organização dos Estados Americanos (oea).

IV. “Medidas cautelares” e “medidas provisórias” podem ser emitidas, respectivamente, pela comissão e pela corte interamericana de direitos humanos, a fim de que o estado adote medidas para proteger um indivíduo ou uma comunidade em casos de extrema necessidade e urgência, para evitar dano irreparável ou de difícil reparação e para proteger o objeto de uma petição pendente no sistema interamericano:

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e marque a alternativa apropriada.

I. O trânsito em julgado da sentença penal condenatória suspende os direitos políticos do condenado imediatamente, independentemente de qualquer providência adicional por parte da Justiça Eleitoral ou mesmo da qualidade da pena imposta. Assim, ainda que aplicada pena de multa ou pena restritiva de direitos, a suspensão será inevitável logo após o trânsito em julgado da condenação.

II. Conforme a jurisprudência do TSE, o partido ou a coligação detém a condição de litisconsorte passivo necessário em âmbito de AIJE.

III. De acordo com o entendimento sumulado do TSE, não cabe mandado de segurança contra decisão judicial recorrível, salvo situações de teratologia ou manifestamente ilegais.

IV. Cada partido poderá registrar candidatos para a Câmara dos Deputados, a Câmara Legislativa, as Assembleias Legislativas e as Câmaras Municipais no total de até 100% (cem por cento) do número de lugares a preencher mais 1 (um). Desse número de vagas, cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% (trinta por cento) e o máximo de 70% (setenta por cento) para candidaturas de cada sexo.

 

(EMAGIS) Quanto à intervenção do Estado na propriedade, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Em relação à responsabilidade civil do Estado, julgue os itens abaixo.

I. O Estado responde, objetivamente, pelos atos dos tabeliães e registradores oficiais que, no exercício de suas funções, causem danos a terceiros, assentado o dever de regresso contra o responsável, nos casos de dolo ou culpa, sob pena de improbidade administrativa.

II. Para que fique caracterizada a responsabilidade civil do Estado por danos decorrentes do comércio de fogos de artifício, é necessário que exista a violação de um dever jurídico específico de agir, que ocorrerá quando for concedida a licença para funcionamento sem as cautelas legais ou quando for de conhecimento do poder público eventuais irregularidades praticadas pelo particular.

III. É objetiva a responsabilidade civil do Estado em relação a profissional da imprensa ferido por agentes policiais durante cobertura jornalística, em manifestações em que haja tumulto ou conflitos entre policiais e manifestantes, não se admitindo, em casos tais, a invocação da chamada “culpa exclusiva da vítima”.

Há erro:

 

(EMAGIS) Relativamente às empresas públicas e sociedades de economia mista, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios da Administração Pública, a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011) e a Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013), assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado em razão de os réus se valerem da queima da palha da cana-de-açúcar como ato preparatório para o cultivo e a colheita nos canaviais, o que resultou na liberação de resíduos sólidos que poluem o meio ambiente e causam danos à população local. Pleiteia-se proibição imediata e incondicionada da prática.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação às diversas espécies tributárias, julgue os itens abaixo.

I. É inconstitucional a aplicação dos recursos arrecadados por meio de contribuição para o custeio da iluminação pública na expansão e aprimoramento da rede, uma vez que se trata de tributo vinculado, cuja receita deve ser destinada ao custeio das despesas de execução e manutenção do serviço de iluminação pública.

II. A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimo compulsório no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional, hipótese em que não precisará ser observada a anterioridade de exercício.

III. As empresas prestadoras de serviços estão sujeitas às contribuições ao Sesc e Senac, salvo se integradas noutro serviço social.

IV. Em se tratando de empresas de natureza urbana, é inconstitucional a cobrança da contribuição de intervenção no domínio econômico destinada ao INCRA.

São falsos os itens:

 

(EMAGIS) Considere Ação Civil Pública, ajuizada pelo Ministério Público Federal, com o objetivo de obter provimento jurisdicional para condenar o Conselho Profissional de Educação Física em obrigação de não fazer, consistente (i) na abstenção de cobrança, dos profissionais da Educação Física, de qualquer valor a título de taxas ou anuidades obrigatórias como condicionantes para o registro profissional, bem como para determinar a devolução de importâncias recebidas indevidamente, (ii) na abstenção de suspensão realizada pelo Conselho do exercício laboral de seus inscritos por inadimplência de anuidades.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPF – Procurador da República – 2022) Indique a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Em 16 de fevereiro de 2017, foi publicada a condenação do país proferida pela Corte Interamericana de Direitos Humanos no Caso Favela Nova Brasília vs. Brasil.

A propósito do conteúdo da Sentença da Corte IDH, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das infrações contra a ordem econômica, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O Cdigo de Defesa do Consumidor NÃO SE APLICA:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a responsabilidade civil e também com o contrato de transporte, devendo ser marcada a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O fundo de investimento, incluído no Código Civil pela Lei n.o 13.874/19, consiste numa comunhão de recursos, constituído sob a forma de condomínio de natureza especial, destinado à aplicação em ativos financeiros, bens e direitos de qualquer natureza. Com base nessa assertiva, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da assistência e da intervenção anômala como modalidades de intervenção de terceiros no processo civil.

Marque, observando a disciplina legal, o magistério doutrinário e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Relativamente ao incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR), analise as seguintes assertivas.

I. O julgamento do incidente caberá ao órgão indicado pelo regimento interno dentre aqueles responsáveis pela uniformização de jurisprudência do tribunal, sendo que o órgão colegiado incumbido de julgá-lo e de fixar a tese jurídica julgará igualmente o recurso, a remessa necessária ou o processo de competência originária de onde se originou o incidente.

II. O incidente será julgado no prazo de 180 (cento e oitenta) dias e terá preferência sobre os demais feitos, ressalvados os que envolvam réu preso e os pedidos de habeas corpus.

III. O relator ouvirá as partes e os demais interessados, inclusive pessoas, órgãos e entidades com interesse na controvérsia, que, no prazo comum de 10 (dez) dias, poderão requerer a juntada de documentos, bem como as diligências necessárias para a elucidação da questão de direito controvertida, e, em seguida, manifestar-se-á o Ministério Público, no mesmo prazo.

Há erro:

 

(EMAGIS) Considere que, na abordagem criminológica de violento crime de homicídio cometido, Sérgio proponha (i) seja focada a análise na pessoa do criminoso e nas razões que o levaram a delinquir, afastando-se a prioridade da análise do crime em si; (ii) compreenda-se como vítima do crime não apenas a pessoa cuja vida foi ceifada, mas também todos os seus parentes enlutados; (iii) proponha reflexão científica sobre meios de defesa do corpo social contra comportamentos como o abordado, compreendendo, para tanto, imprescindível centrar-se a análise no criminoso.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A proposta (i) enquadra-se na denominada Microcriminologia, eis que esta busca conhecer a pessoa do criminoso e compreender os motivos que o levaram a delinquir, também com o escopo de promover sua ressocialização.

II. A proposta (ii) contém-se no conceito de vítima adotado pela Vitimologia, subsistema da Criminologia, vez que se trata mesmo de conceito mais amplo do que o adotado no Direito Penal.

III. A proposta (iii) enquadra-se na Escola Clássica, vez que o delito, que correspondia ao principal objeto de análise da Escola Positiva, cedeu espaço, com a Escola Clássica, para o estudo do criminoso, ressaltando-se a necessidade de defesa do corpo social contra a ação do delinquente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os efeitos da condenação penal e também sobre a dosimetria da pena, avalie as assertivas que seguem.

I. A perda de cargo, função pública ou mandato eletivo não é efeito automático da condenação, dependendo de idônea e concreta motivação na sentença.

II. A prática de crime com violação de dever para com a Administração Pública constitui fundamento idôneo para a decretação da perda do cargo público, não sendo desproporcional a decretação da perda como efeito de condenação a pena de 2 anos e 4 meses de reclusão, haja vista que o art. 92, I, "a", do Código Penal, permite a aplicação da pena de perda do cargo público nos casos em que haja condenação igual ou superior a 1 ano, sendo que, além disso, uma vez decretada, de forma expressa, a perda do cargo público pelo juízo, a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos não tem o condão de afastar aludido efeito da condenação.

III. Na condenação por tráfico de drogas, embora uniformizada a jurisprudência no sentido de que a natureza e quantidade da droga apenas pode ser utilizada em uma das fases da dosimetria, uniformizou-se também a tese de que, se elevada a quantidade do entorpecente e constatado seu destacado potencial lesivo à saúde pública, tais nuances, por si sós, afastam a possibilidade de incidência da minorante disposta no §3º do artigo 34 da Lei 11.343/2006.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os crimes contra a ordem tributária, julgue os itens abaixo.

I. É cabível, no crime previsto no art. 1º, I, da Lei 8.137/1990, a criminalização da conduta do sócio-gerente que deixou o quadro societário da empresa antes do lançamento definitivo do crédito tributário, mas que efetivamente praticou o fato típico antes da sua saída.

II. A autoria e a participação no crime do art. 1º, I, da Lei 8.137/1990 pressupõem que os agentes integrem o quadro da pessoa jurídica ou, então, o polo passivo do procedimento administrativo-fiscal

III. Nos crimes societários cometidos no âmbito de aplicação da Lei 8.137/1990, admite-se a denúncia geral, a qual, apesar de não individualizar pormenorizadamente as atuações de cada um dos denunciados, demonstra, ainda que de maneira sutil, um liame entre o agir dos sócios ou administradores e a suposta prática delituosa, o que estabelece a plausibilidade da imputação deduzida e permite o exercício da ampla defesa com todos os recursos a ela inerentes.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Em relação aos crimes contra a dignidade sexual, julgue os itens abaixo.

I. No estupro de vulnerável, a tenra idade da vítima não pode ser utilizada como circunstância judicial desfavorável ao réu, sob pena de bis in idem.

II. No estupro de vulnerável, o trauma psicológico causado à vítima não pode ser utilizado como circunstância judicial desfavorável ao réu, sob pena de bis in idem.

III. O segredo de justiça previsto no art. 234-B do Código Penal abrange o autor e a vítima de crimes sexuais, devendo constar da autuação apenas as iniciais de seus nomes.

Há erro:
 

 

(EMAGIS) Sobre o reconhecimento de pessoas como meio de prova no processo penal, tendo presente a disciplina do CPP e a jurisprudência sobre ela formada, avalie as assertivas que seguem.

I. A inobservância do procedimento descrito no artigo 226 do CPP torna inválido o reconhecimento da pessoa suspeita, de modo que tal elemento não poderá fundamentar eventual condenação ou decretação de prisão cautelar, mesmo se refeito e confirmado o reconhecimento em Juízo.

II. Tratando-se de irregular reconhecimento da pessoa suspeita e declarada a irregularidade do ato, eventual condenação já proferida poderá ser mantida, se fundamentada em provas independentes e não contaminadas.

III. A realização do ato de reconhecimento pessoal exige justificação em elementos que indiquem, ainda que em juízo de verossimilhança, a autoria do fato investigado, de modo a se vedarem medidas investigativas genéricas e arbitrárias, que potencializam erros na verificação dos fatos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a denúncia no processo penal, avalie as assertivas que seguem.

I. A denúncia de crimes de branqueamento de capitais, para ser apta, segundo o STJ, deve conter, ao menos formalmente, a denominada ‘justa causa duplicada’.

II. A denúncia de crimes de branqueamento de capitais deve demonstrar a existência de condenação ou ao menos trâmite processual persecutório referente ao crime antecedente.

III. São fundamentos para rejeição da denúncia: inépcia manifesta da denúncia, falta de justa causa para o exercício da ação penal e falta de pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a execução penal, marque a assertiva CORRETA.

 

Objetivas MP Estadual - Rodada 04.2023

(EMAGIS) A respeito dos Centros de Apoio Operacional do Ministério Público, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Considere que, na abordagem criminológica de violento crime de homicídio cometido, Sérgio proponha (i) seja focada a análise na pessoa do criminoso e nas razões que o levaram a delinquir, afastando-se a prioridade da análise do crime em si; (ii) compreenda-se como vítima do crime não apenas a pessoa cuja vida foi ceifada, mas também todos os seus parentes enlutados; (iii) proponha reflexão científica sobre meios de defesa do corpo social contra comportamentos como o abordado, compreendendo, para tanto, imprescindível centrar-se a análise no criminoso.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A proposta (i) enquadra-se na denominada Microcriminologia, eis que esta busca conhecer a pessoa do criminoso e compreender os motivos que o levaram a delinquir, também com o escopo de promover sua ressocialização.

II. A proposta (ii) contém-se no conceito de vítima adotado pela Vitimologia, subsistema da Criminologia, vez que se trata mesmo de conceito mais amplo do que o adotado no Direito Penal.

III. A proposta (iii) enquadra-se na Escola Clássica, vez que o delito, que correspondia ao principal objeto de análise da Escola Positiva, cedeu espaço, com a Escola Clássica, para o estudo do criminoso, ressaltando-se a necessidade de defesa do corpo social contra a ação do delinquente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os efeitos da condenação penal e também sobre a dosimetria da pena, avalie as assertivas que seguem.

I. A perda de cargo, função pública ou mandato eletivo não é efeito automático da condenação, dependendo de idônea e concreta motivação na sentença.

II. A prática de crime com violação de dever para com a Administração Pública constitui fundamento idôneo para a decretação da perda do cargo público, não sendo desproporcional a decretação da perda como efeito de condenação a pena de 2 anos e 4 meses de reclusão, haja vista que o art. 92, I, "a", do Código Penal, permite a aplicação da pena de perda do cargo público nos casos em que haja condenação igual ou superior a 1 ano, sendo que, além disso, uma vez decretada, de forma expressa, a perda do cargo público pelo juízo, a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos não tem o condão de afastar aludido efeito da condenação.

III. Na condenação por tráfico de drogas, embora uniformizada a jurisprudência no sentido de que a natureza e quantidade da droga apenas pode ser utilizada em uma das fases da dosimetria, uniformizou-se também a tese de que, se elevada a quantidade do entorpecente e constatado seu destacado potencial lesivo à saúde pública, tais nuances, por si sós, afastam a possibilidade de incidência da minorante disposta no §3º do artigo 34 da Lei 11.343/2006.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação aos crimes contra a dignidade sexual, julgue os itens abaixo.

I. No estupro de vulnerável, a tenra idade da vítima não pode ser utilizada como circunstância judicial desfavorável ao réu, sob pena de bis in idem.

II. No estupro de vulnerável, o trauma psicológico causado à vítima não pode ser utilizado como circunstância judicial desfavorável ao réu, sob pena de bis in idem.

III. O segredo de justiça previsto no art. 234-B do Código Penal abrange o autor e a vítima de crimes sexuais, devendo constar da autuação apenas as iniciais de seus nomes.

Há erro:
 

 

(EMAGIS) Sobre o reconhecimento de pessoas como meio de prova no processo penal, tendo presente a disciplina do CPP e a jurisprudência sobre ela formada, avalie as assertivas que seguem.

I. A inobservância do procedimento descrito no artigo 226 do CPP torna inválido o reconhecimento da pessoa suspeita, de modo que tal elemento não poderá fundamentar eventual condenação ou decretação de prisão cautelar, mesmo se refeito e confirmado o reconhecimento em Juízo.

II. Tratando-se de irregular reconhecimento da pessoa suspeita e declarada a irregularidade do ato, eventual condenação já proferida poderá ser mantida, se fundamentada em provas independentes e não contaminadas.

III. A realização do ato de reconhecimento pessoal exige justificação em elementos que indiquem, ainda que em juízo de verossimilhança, a autoria do fato investigado, de modo a se vedarem medidas investigativas genéricas e arbitrárias, que potencializam erros na verificação dos fatos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a denúncia no processo penal, avalie as assertivas que seguem.

I. A denúncia de crimes de branqueamento de capitais, para ser apta, segundo o STJ, deve conter, ao menos formalmente, a denominada ‘justa causa duplicada’.

II. A denúncia de crimes de branqueamento de capitais deve demonstrar a existência de condenação ou ao menos trâmite processual persecutório referente ao crime antecedente.

III. São fundamentos para rejeição da denúncia: inépcia manifesta da denúncia, falta de justa causa para o exercício da ação penal e falta de pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a execução penal, marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a responsabilidade civil e também com o contrato de transporte, devendo ser marcada a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O fundo de investimento, incluído no Código Civil pela Lei n.o 13.874/19, consiste numa comunhão de recursos, constituído sob a forma de condomínio de natureza especial, destinado à aplicação em ativos financeiros, bens e direitos de qualquer natureza. Com base nessa assertiva, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do casamento, da união estável, do concubinato e desdobramentos jurídicos correlatos.

Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da assistência e da intervenção anômala como modalidades de intervenção de terceiros no processo civil.

Marque, observando a disciplina legal, o magistério doutrinário e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Relativamente ao incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR), analise as seguintes assertivas.

I. O julgamento do incidente caberá ao órgão indicado pelo regimento interno dentre aqueles responsáveis pela uniformização de jurisprudência do tribunal, sendo que o órgão colegiado incumbido de julgá-lo e de fixar a tese jurídica julgará igualmente o recurso, a remessa necessária ou o processo de competência originária de onde se originou o incidente.

II. O incidente será julgado no prazo de 180 (cento e oitenta) dias e terá preferência sobre os demais feitos, ressalvados os que envolvam réu preso e os pedidos de habeas corpus.

III. O relator ouvirá as partes e os demais interessados, inclusive pessoas, órgãos e entidades com interesse na controvérsia, que, no prazo comum de 10 (dez) dias, poderão requerer a juntada de documentos, bem como as diligências necessárias para a elucidação da questão de direito controvertida, e, em seguida, manifestar-se-á o Ministério Público, no mesmo prazo.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre a possibilidade jurídica de as entidades da administração pública indireta ajuizarem ação civil pública, avalie as assertivas que seguem.

I. O Conselho Regional de Enfermagem possui legitimidade ativa para propor ação civil pública em defesa dos atos privativos de enfermeiro.

II. A legitimidade para propor ACP no que concerne às entidades da administração indireta, segundo a Lei 7.347/1985, é restrita às pessoas de direito público, não abrangendo, com efeito, empresas públicas e sociedades de economia mista.

III. Da mesma forma que as associações, as pessoas jurídicas da administração pública indireta, para que sejam consideradas parte legítima no ajuizamento de ação civil pública, devem demonstrar, dentre outros, o requisito da pertinência temática entre suas finalidades institucionais e o interesse tutelado na demanda coletiva.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de atribuições constitucionais da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

I. No bicameralismo estruturado pela CF/1988, é rígida a separação das funções entre as Casas Legislativas entre Câmara Iniciadora e Câmara Revisora, de modo que uma mesma casa não pode funcionar como Iniciadora em determinados projetos e Revisora em outros.

II. Compete privativamente ao Senado Federal aprovar previamente, por voto secreto, após arguição pública, a escolha de Presidente e diretores do banco central.

III. Compete privativamente à Câmara dos Deputados proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere o ingresso da União como assistente simples da Petrobrás Distribuidora S.A. em demanda bilionária desta contra determinada pessoa jurídica de direito privado, sociedade limitada. Tenha presente que o ingresso da União se deu após todo o trâmite processual em primeira e segunda instâncias na Justiça Estadual, com sentença de mérito prolatada pelo juízo de primeira instância, julgamento de apelação pelo Tribunal de Justiça e apresentação de embargos de declaração pela Petrobrás Distribuidora S.A. contra este último acórdão, sendo exatamente antes do julgamento dos embargos de declaração pelo TJ apresentada e admitida a intervenção da União como assistente simples. A União requer, com efeito, sejam os autos remetidos imediatamente ao Tribunal Regional Federal, antes mesmo do julgamento dos embargos de declaração pelo Tribunal de Justiça.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a competência na disciplina da Constituição Federal e na jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. Nos casos de empréstimo compulsório sobre o consumo de energia elétrica, é competente a Justiça estadual para o julgamento de demanda proposta exclusivamente contra a Eletrobrás. Requerida a intervenção da União no feito após a prolação de sentença pelo juízo estadual, os autos devem ser remetidos ao Tribunal Regional Federal competente para o julgamento da apelação se deferida a intervenção.

II. No mandado de segurança, ainda que presentes os demais requisitos para aplicação da teoria da encampação, deve a encampação ser negada pelo juízo se seu acolhimento importar em alteração de regra de competência definida na Constituição Federal.

III. A EC 103/2019 vedou a atribuição por lei de competência aos juízos estaduais de primeira instância para processar e julgar ações previdenciárias dos segurados contra o INSS.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil do Estado, tendo presente o disposto no artigo 37, §6º, da Constituição Federal, além da jurisprudência dos tribunais superiores, avalie as assertivas que seguem.

I. O STJ reconhece a incidência da responsabilidade civil do Estado por omissão quando constatado nexo causal entre o acidente em rodovia federal e a existência de animal solto em suas imediações e que invadiu a pista, já que é dever estatal promover vigilância ostensiva e adequada, proporcionando segurança possível àqueles que trafegam pela rodovia.

II. Tratando-se de responsabilidade civil do Estado pela morte de detento, a jurisprudência do STJ impõe seja o pensionamento indenizatório mensal a seus dependentes fixados em ½ da remuneração que o detento auferia ou do salário-mínimo, caso ausente prova do valor de tal remuneração.

III. Tratando-se de responsabilidade civil do Estado pela morte em acidente de trânsito, o pagamento de pensão mensal à viúva e aos filhos do falecido deve ocorrer até a expectativa média de vida da vítima, segundo a tabela do IBGE na data do óbito, ou até o falecimento da viúva, com a reversão em favor exclusiva desta após os filhos menores completarem a idade de cessação da dependência econômica.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MPF – Procurador da República – 2022) Em relação ao sistema interamericano de proteção aos direitos humanos, assinale a alternativa correta:

I. A Comissão Interamericana de Direitos Humanos não pode ser provocada a partir de demandas individuais.

II. Há necessidade de esgotamento das instâncias judiciais do país membro antes do acionamento do sistema interamericano de proteção aos direitos humanos, o que inclui o recurso à mais alta corte judiciária do país.

III. A Corte Interamericana de Direitos Humanos é formada por juízes representantes de cada um dos países membros da Organização dos Estados Americanos (oea).

IV. “Medidas cautelares” e “medidas provisórias” podem ser emitidas, respectivamente, pela comissão e pela corte interamericana de direitos humanos, a fim de que o estado adote medidas para proteger um indivíduo ou uma comunidade em casos de extrema necessidade e urgência, para evitar dano irreparável ou de difícil reparação e para proteger o objeto de uma petição pendente no sistema interamericano:

 

(EMAGIS) Quanto à intervenção do Estado na propriedade, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Em relação à responsabilidade civil do Estado, julgue os itens abaixo.

I. O Estado responde, objetivamente, pelos atos dos tabeliães e registradores oficiais que, no exercício de suas funções, causem danos a terceiros, assentado o dever de regresso contra o responsável, nos casos de dolo ou culpa, sob pena de improbidade administrativa.

II. Para que fique caracterizada a responsabilidade civil do Estado por danos decorrentes do comércio de fogos de artifício, é necessário que exista a violação de um dever jurídico específico de agir, que ocorrerá quando for concedida a licença para funcionamento sem as cautelas legais ou quando for de conhecimento do poder público eventuais irregularidades praticadas pelo particular.

III. É objetiva a responsabilidade civil do Estado em relação a profissional da imprensa ferido por agentes policiais durante cobertura jornalística, em manifestações em que haja tumulto ou conflitos entre policiais e manifestantes, não se admitindo, em casos tais, a invocação da chamada “culpa exclusiva da vítima”.

Há erro:

 

(EMAGIS) Relativamente às empresas públicas e sociedades de economia mista, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios da Administração Pública, a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011) e a Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013), assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado em razão de os réus se valerem da queima da palha da cana-de-açúcar como ato preparatório para o cultivo e a colheita nos canaviais, o que resultou na liberação de resíduos sólidos que poluem o meio ambiente e causam danos à população local. Pleiteia-se proibição imediata e incondicionada da prática.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação às diversas espécies tributárias, julgue os itens abaixo.

I. É inconstitucional a aplicação dos recursos arrecadados por meio de contribuição para o custeio da iluminação pública na expansão e aprimoramento da rede, uma vez que se trata de tributo vinculado, cuja receita deve ser destinada ao custeio das despesas de execução e manutenção do serviço de iluminação pública.

II. A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimo compulsório no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional, hipótese em que não precisará ser observada a anterioridade de exercício.

III. As empresas prestadoras de serviços estão sujeitas às contribuições ao Sesc e Senac, salvo se integradas noutro serviço social.

IV. Em se tratando de empresas de natureza urbana, é inconstitucional a cobrança da contribuição de intervenção no domínio econômico destinada ao INCRA.

São falsos os itens:

 

(EMAGIS) Considere que, em execução fiscal para cobrança de IPTU, conste no polo passivo a promitente compradora do imóvel e a incorporadora imobiliária promitente vendedora. Opõe esta última exceção de pré-executividade, na qual defende sua ilegitimidade para figurar no polo passivo da execução fiscal proposta pelo Município. Tenha presente que o imposto é referente a imóvel objeto de promessa de compra e venda com pacto adjeto de alienação fiduciária, formalizada por instrumento particular, não levado a registro, pela promitente compradora, que também figura no polo passivo da Execução Fiscal, na qualidade de devedora solidária.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a ação renovatória do aluguel, tendo presente a disciplina da Lei 8.245/1991, além da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o empresário individual e o microempreendedor individual (MEI), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e marque a alternativa apropriada.

I. O trânsito em julgado da sentença penal condenatória suspende os direitos políticos do condenado imediatamente, independentemente de qualquer providência adicional por parte da Justiça Eleitoral ou mesmo da qualidade da pena imposta. Assim, ainda que aplicada pena de multa ou pena restritiva de direitos, a suspensão será inevitável logo após o trânsito em julgado da condenação.

II. Conforme a jurisprudência do TSE, o partido ou a coligação detém a condição de litisconsorte passivo necessário em âmbito de AIJE.

III. De acordo com o entendimento sumulado do TSE, não cabe mandado de segurança contra decisão judicial recorrível, salvo situações de teratologia ou manifestamente ilegais.

IV. Cada partido poderá registrar candidatos para a Câmara dos Deputados, a Câmara Legislativa, as Assembleias Legislativas e as Câmaras Municipais no total de até 100% (cem por cento) do número de lugares a preencher mais 1 (um). Desse número de vagas, cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% (trinta por cento) e o máximo de 70% (setenta por cento) para candidaturas de cada sexo.

 

(EMAGIS) A respeito das medidas socioeducativas, assinale a alternativa errada:

 

(EMAGIS) O Cdigo de Defesa do Consumidor NÃO SE APLICA:

 

  9198 item(ns)
Primeiro Anterior  116   117   118   119   120  Proximo Ultimo

Cesta de Rodadas Pretéritas

Adicione à cesta os planos das Rodadas Pretéritas que você deseja adquirir.

    Valor Total: R$ ...

    • 1

    Copyright © 2010-2025 - Emagis - Todos os direitos reservados - CNPJ: 12.626.846/0001-10
    O Emagis é uma instituição privada, não possuindo qualquer vinculação a órgãos públicos. ILION.com.br