Emagis
Emagis
HOME MATRICULE-SE POR QUE APROVAMOS MAIS? ENTENDA OS CURSOS RESULTADOS ÁREA RESTRITA
NEWSLETTER
CONTATO
Magistratura MAGISTRATURA
Magistratura MINISTÉRIO PÚBLICO
Magistratura DEFENSORIA PÚBLICA
Magistratura PROCURADORIA
Magistratura DELEGADO DE POLICIA
Programas de Estudos PROGRAMAS DE ESTUDO
Planos de Questões/Provas PLANOS DE QUESTÕES/PROVAS
Cursos Intensivos Simulados CURSOS INTENSIVOS SIMULADOS
Videoaulas VIDEOAULAS
Rodadas Pretéritas RODADAS PRETÉRITAS
Downloads DOWNLOADS
Facebook Intagran Youtube Twitter
Emagis
Bem-vindo(a)



INÍCIO (ÁREA RESTRITA) AVISOS MINHA CONTA ALTERAR DADOS CADASTRAIS RENOVAR/ADQUIRIR PLANO CERTIFICADOS INDIQUE UM AMIGO SAIR
FAÇA SEU LOGIN


ESQUECEU A SENHA?


Seu navegador não suporta este video. Por favor, atualize seu navegador.

Rodadas Pretéritas

  1. Home
  2. Rodadas Pretéritas
  3. Busca
  4. Entenda as rodadas pretéritas
Informações Adicionar

Discursivas 2022

Informações Adicionar

Discursivas TJ/SP 2023

Busque por suas rodadas

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 26.2022

Informações Adicionar

Sentença Estadual - Rodada 26.2022

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 26.2022

Informações Adicionar

Defensoria Pública Estadual - Rodada 26.2022

Informações Adicionar

PGE/PGM - Rodada 26.2022

Informações Adicionar

Objetivas - Rodada 26.2022

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 26.2022

Informações Adicionar

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 26.2022

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 26.2022

Informações Adicionar

Ministério Público Estadual - Rodada 26.2022

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 25.2022

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 25.2022

Informações Adicionar

Objetivas DP Estadual - Rodada 25.2022

Informações Adicionar

Objetivas AGU/PFN/PGF - Rodada 25.2022

Informações Adicionar

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 25.2022

Informações Adicionar

Objetivas - Rodada 25.2022

Informações Adicionar

Objetivas MPF - Rodada 25.2022

Informações Adicionar

Defensoria Pública Estadual - Rodada 25.2022

Informações Adicionar

Ministério Público Estadual - Rodada 25.2022

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 25.2022

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 26.2022

(EMAGIS) Em relação ao controle de constitucionalidade, julgue os itens abaixo.

I. Na inconstitucionalidade circunstancial, embora se reconheça que se está diante de uma lei compatível com a Constituição, identifica-se que, circunstancialmente, a sua aplicação, no caso concreto, caracterizaria uma inconstitucionalidade. Ou seja, envolve situações nas quais um enunciado normativo, válido em tese e na maior parte de suas incidências, ao ser confrontado com determinadas circunstâncias concretas, produz uma norma inconstitucional.

II. Caso o Congresso Nacional, em típica reação legislativa, edite lei ordinária que colida frontalmente com a jurisprudência do STF em matéria de interpretação da Constituição (leis ‘in your face’), esse novo ato normativo nasce com presunção ‘iuris tantum’ de inconstitucionalidade, de forma que caberá ao legislador ordinário o ônus de demonstrar, argumentativamente, que a correção do precedente faz-se necessária, ou, ainda, comprovar, lançando mão de novos argumentos, que as premissas fáticas e axiológicas sobre as quais se fundou o posicionamento jurisprudencial não mais subsistem, em exemplo acadêmico de mutação constitucional pela via legislativa.

III. O cabimento de reclamação por violação a efeito vinculante produzido em sede de controle concentrado de constitucionalidade está condicionado à publicação do acórdão supostamente inobservado.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do artigo 109, IV, da Constituição Federal, que afeta aos juízes federais a competência para processar a julgar “as infrações penais praticadas em detrimento de bens, serviços ou interesse da União ou de suas entidades autárquicas ou empresas públicas”.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as competências constitucionais dos tribunais de contas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da atribuição constitucional do Ministério Público de promover em juízo a tutela coletiva de direitos.

I. Com fundamento no art. 127 da Constituição Federal, o Ministério Público está legitimado a promover a tutela coletiva de direitos individuais homogêneos, mesmo de natureza disponível, desde que presente no caso concreto relevante interesse social.

II. O Ministério Público tem legitimidade para a propositura de ação civil pública em defesa de direitos sociais relacionados ao FGTS e também para ajuizamento de ação civil pública que vise o fornecimento de remédios a portadores de certa doença.

III. Não há relevância social na ação civil pública que trate da cobrança de taxa por associação de moradores, tratando-se de interesse individual homogêneo disponível que não atrai legitimidade ministerial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a seguridade social, seus princípios e financiamento, marque a alternativa correta.

 

(TJ/PA – Juiz de Direito Substituto – CEBRASPE – 2021) Considerável parcela de doutrinadores compreende a política criminal como o conjunto de princípios e atividades que tem por fim reagir contra o fenômeno delitivo, através do sistema penal, determinando os meios mais adequados para o controle da criminalidade. A partir dessa afirmação, julgue os itens a seguir.

I. Os movimentos sociais conhecidos por Tolerância Zero, Nova Defesa Social e Despenalização das Contravenções são considerados instrumentos de endurecimento do Estado no combate ao crescimento da criminalidade.

II. Os defensores do movimento Lei e Ordem reconhecem que o agravamento das penas é medida necessária para combater a violência, embora acreditem que não faça justiça às vítimas.

III. O movimento Tolerância Zero parte da ideia de que o Estado não deve negligenciar fatos criminosos, por mais insignificantes que sejam, já que esses fatos contêm em si uma fonte de irradiação da criminalidade. Assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Em relação à teoria do crime e ao concurso de pessoas, marque a alternativa incorreta.



 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do ‘fishing expedition’, da justiça moral das decisões penais e da extinção da punibilidade. Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) Relativamente aos crimes federais e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I. Segundo o STJ, não se aplica o princípio da insignificância aos casos de transmissão clandestina de sinal de internet via radiofrequência que caracterizam o fato típico previsto no artigo 70 da Lei 4.117/62 (Código Brasileiro de Telecomunicações).

II. A jurisprudência do STJ e do STF pacificou o entendimento segundo o qual não existe conflito aparente de normas entre o delito previsto no art. 55 da Lei 9.605/98, que objetiva proteger o meio ambiente, e o crime do art. 2º, caput, da Lei 8.176/91, que defende a ordem econômica, pois tutelam bens jurídicos distintos, existindo, na verdade, concurso formal.

III. Para o STJ, a conduta tipificada no art. 2º da Lei 8.176/1991, na modalidade de usurpação por exploração de matérias-primas pertencentes à União, quando verificada a prática de múltiplas condutas visando a extração do bem mineral, consubstancia crime continuado.

Estão incorretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Considere que em diligência de rotina, ao ingressar em conhecido ‘Ferro Velho’ da periferia da cidade de Recife/PE, a polícia reúna elementos para a prisão em flagrante de João Mecânico, proprietário do estabelecimento, que ali mantinha em depósito diversas peças e acessórios de veículos furtadas de habitantes do bairro. Prosseguindo no inquérito policial e avançando nas investigações, a Polícia Civil logra apreender a câmera de estabelecimento comercial vizinho, de cujas filmagens consegue capturar a entrega de tais mercadorias furtadas a João Mecânico por José Biscate, reunindo, a seguir, depoimentos das vítimas dos furtos que alegam ter visto José Biscate subtraindo peças de seus veículos no momento imediatamente anterior à fuga.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da cooperação jurídica internacional em matéria penal e também das provas no processo penal, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a pena privativa de liberdade e o livramento condicional, avalie as assertivas que seguem.

I. O tempo de cumprimento das penas privativas de liberdade não pode ser superior a 30 (trinta) anos.

II. Para o fim de apuração do limite máximo de pena privativa de liberdade passível de cumprimento, em consonância com tempo máximo definido no artigo 75 do Código Penal, não deve ser computado o tempo de livramento condicional, ainda que regularmente cumprido, eis que neste as restrições à liberdade ambulatorial são marcadamente inferiores às impostas no período em que segregado o apenado em estabelecimento prisional.

III. Desde que ausente falta grave nos últimos doze meses, não pode, por ausência de previsão legal, ser condicionado o livramento condicional ao bom comportamento do apenado durante a execução da pena.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa INCORRETA com base nas regras sobre proteção contratual do Código de Defesa do Consumidor.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam das entidades integrantes do denominado Terceiro Setor, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a cessão de crédito, tendo presente a disciplina do Código Civil e também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. O devedor pode opor ao cessionário as exceções que lhe competirem, bem como as que, no momento em que veio a ter conhecimento da cessão, tinha contra o cedente.

II. Segundo a jurisprudência do STJ, a ausência de notificação do devedor acerca da cessão do crédito (art. 290 do CC/2002) torna a dívida inexigível, impedindo o novo credor de praticar os atos necessários à preservação dos direitos cedidos.

III. A ausência de notificação do devedor acerca da cessão do crédito pode ser suprida por sua citação em ação de cobrança ou em ação de execução, caso não tenha ele feito prévio pagamento ao credor originário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da alienação fiduciária e também da execução hipotecária de créditos vinculados ao Sistema Financeiro de Habitação (SFH), devendo ser marcada a CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre o processo civil, considerada a disciplina do CPC, julgue os itens abaixo.

I. Os efeitos materiais da revelia não são aplicáveis se as alegações de fato formuladas pelo autor forem inverossímeis ou estiverem em contradição com prova constante dos autos.

II. Proposta a reconvenção, o autor será citado para apresentar resposta no prazo de 15 (quinze) dias.

III. A técnica do julgamento antecipado parcial de mérito não é aplicável no âmbito dos Tribunais.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) A respeito das decisões interlocutórias e das sentenças no CPC/2015, tendo presente também o magistério da doutrina, avalie as assertivas que seguem.

I. O CPC/2015, para classificar o ato judicial como sentença, não se contenta apenas com seu conteúdo, isto é, não basta que o ato resolva o mérito ou tenha conteúdo terminativo com fundamento processual.

II. O CPC/2015 admite a existência da denominada ‘decisão interlocutória de mérito’, como, por exemplo, quando o juiz indefere parcialmente a inicial, pronunciando a decadência de um dos pedidos cumulados, e determina a citação quanto ao outro pedido, ou a decisão que julga a ação de liquidação de sentença.

III. Tanto a decisão interlocutória de mérito quando a decisão interlocutória terminativa são, consoante expressa o CPC/2015, impugnáveis por agravo de instrumento, não por apelação.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Quanto à coisa julgada, ao lume do CPC, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada.

I. Denomina-se coisa julgada formal a autoridade que torna imutável e indiscutível a decisão de mérito não mais sujeita a recurso.

II. Transitada em julgado a decisão de mérito, considerar-se-ão deduzidas e repelidas todas as alegações e as defesas que a parte poderia opor tanto ao acolhimento quanto à rejeição do pedido.

III. Fazem coisa julgada os motivos, quando relevantes para determinar o alcance da parte dispositiva da sentença.


 

(TJ/PA – Juiz de Direito Substituto – CEBRASPE – 2019) Abel, Breno e Celso são sócios de uma sociedade simples que exerce atividade não empresarial. Do contrato social dessa sociedade, regularmente redigido e inscrito no registro civil das pessoas jurídicas, consta exclusivamente como administrador o não sócio Danilo. No exercício de suas atribuições sociais, o administrador Danilo distribui lucros ilícitos aos sócios Breno e Celso, que recebem os valores com total conhecimento da ilicitude. Abel não recebe lucro algum nem conhece a distribuição ilegítima.

Acerca da responsabilidade civil pela distribuição de lucros ilícitos nessa situação hipotética, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Sobre o Direito Empresarial, assinale a opção correta:


 

(EMAGIS) Sobre o Direito Tributário, julgue os itens abaixo.

I. O pedido de parcelamento fiscal interrompe o prazo prescricional, salvo se indeferido.

II. Incide ICMS sobre o serviço de transporte interestadual de mercadorias destinadas ao exterior.

III. O contribuinte faz jus à concessão ou à manutenção da isenção do imposto de renda, não se lhe exigindo a demonstração da contemporaneidade dos sintomas da doença nem da recidiva da enfermidade.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre as contribuições sociais e também sobre as contribuições de intervenção no domínio econômico, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito das normas de direito financeiro brasileiras e em conformidade com a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) No que tange aos serviços públicos, às parcerias público-privadas e ao poder de polícia, assinale a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Considere as duas seguintes situações hipotéticas: (i) o Tribunal de Contas do Estado prolata acórdão em procedimento de tomada de contas que culminou em imputação de débito a ex-Prefeito de Município do Estado-membro, compelindo o agente público municipal a ressarcir o dano causado aos cofres públicos municipais; (ii) o Tribunal de Contas do Estado prolata acórdão em procedimento de tomada de contas que culminou na imposição de multa a ex-Prefeito de Município do Estado-membro, multa que funcionou como sanção à conduta deste que causara dano ao erário municipal.

A propósito da cobrança judicial dos créditos em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a intervenção do Estado na propriedade, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre a improbidade administrativa, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/PA – Juiz de Direito Substituto – CEBRASPE – 2019) Em razão de queimadas florestais, a Assembleia Legislativa do Pará aprovou e o governador sancionou determinada lei que amplia para cem metros a área de proteção em torno de nascentes.

Nessa situação hipotética, a lei é


 

(EMAGIS) Sobre os contratos internacionais, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso o contrato internacional gere litígio judicial a ser dirimido pelo Judiciário brasileiro, é inadmissível que o juiz brasileiro, na solução do mérito da controvérsia, aplique direito estrangeiro.

II. Critério importante na definição de contrato internacional é a existência nele de elemento que o expõe à disciplina de um segundo ou terceiro direito de países distintos, o que pode ser ensejado quando as partes tenham nacionalidades diversas ou domicílio em países distintos, quando a mercadoria ou o serviço objeto da obrigação seja entregue ou seja prestado em país estrangeiro ou quando os lugares de celebração e execução das obrigações contratuais não coincidam.

III. Destinando-se a obrigação constituída pelo contrato internacional a ser executada no Brasil e dependendo de forma essencial, será esta observada, admitidas as peculiaridades da lei estrangeira quanto aos requisitos extrínsecos do ato.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

Sentença Estadual - Rodada 26.2022

ELIDIVALDO e SANDRO, qualificados nos autos, foram denunciados como incursos nas sanções do artigo 157, § 3º, c/c o artigo 29, ambos do Código Penal.

Narra a peça acusatória que no dia 02 de abril de 2021, por volta de 15h30min, na Avenida Júlio Maria, 118, Centro, próximo ao Cais, na cidade de Angra dos Reis, ELIDIVALDO e SANDRO agindo em concurso e com identidade de propósitos com MATIAS (falecido), aderindo cada qual à ação do outro, mediante grave ameaça e violência física exercidas com emprego de armas de fogo, subtraíram, para si, a quantia de R$ 890,00 (oitocentos e noventa reais) em dinheiro, pertencente ao Comércio “Compre Melhor”, 02 (dois) aparelhos celulares das funcionárias do estabelecimento comercial e dois celulares de clientes, um de uma mulher e outro de JONAS, cliente que lá se encontrava, contra quem MATIAS desferiu dois disparos de arma de fogo, causando-lhe lesões que o levaram à morte.

Apurou-se, conforme destacado no Inquérito Policial, que os réus se associaram para a prática de roubos a estabelecimentos comerciais e, na data dos fatos, SANDRO conduzia um veículo Golf, cor vermelha, levando MATIAS e ELIDIVALDO; parou nas proximidades do comércio para que os comparsas descessem e ingressassem no estabelecimento. MATIAS e ELIDIVALDO, empunhando armas, entraram e renderam todos os presentes, duas funcionárias e dois clientes. Anunciaram o assalto e exigiram a entrega de dinheiro, celulares e carteiras. As balconistas entregaram R$ 890,00 (oitocentos e noventa reais), além de seus celulares. A cliente MARIA DE FÁTIMA, do mesmo modo, entregou seu celular. Por outro lado, o cliente JONAS recusou-se a entregar seus bens, ocasião em que irritado, MATIAS efetuou dois disparos que atingiram seu abdômen e o levou a óbito. Aproveitando-se que o ofendido estava caído e indefeso, dele retirou o celular e a carteira. Após os disparos, evadiram-se e entraram no veículo em que SANDRO os aguardava para a fuga.

Com as características pessoais dos assaltantes e dados do automóvel, cujas placas foram anotadas por um comerciante vizinho, a polícia militar foi acionada e realizou patrulhamento. Poucos instantes após o assalto, a PM iniciou uma perseguição ao veículo Golf, que capotou logo em seguida. No seu interior estavam SANDRO e ELIDIVALDO. Em busca pessoal, com SANDRO foi encontrada quantia de R$ 400,00 e o celular de uma das balconistas; com ELIDIVALDO, R$ 490,00 e o celular subtraído de outra vítima.

Indagados, SANDRO confessou que emprestara a arma para MATIAS efetuar o assalto e indicou onde este morava. Os policiais militares foram até o endereço mencionado, porém, MATIAS os recebeu com disparos de arma de fogo; houve revide e, na troca de disparos, o meliante foi alvejado, ferido e veio a óbito.

Lavrado auto de prisão em flagrante, juntou-se boletim de ocorrência, auto de exibição e apreensão de dinheiro e laudo preliminar da arma de fogo que estava em posse de MATIAS. SANDRO e ELIDIVALDO foram presos em flagrante delito e encaminhados para audiência de custódia, momento em que foi convertida a prisão em flagrante em prisão preventiva.

Instaurado Inquérito policial, fora juntado laudos periciais de exame necroscópico atestando as mortes da vítima JONAS e do assaltante MATIAS.

Consta ainda nos autos: Decisão de recebimento da denúncia, determinando a citação dos acusados e concedendo prazo para apresentação de resposta (fl.). Resposta dos réus, com preliminar reclamando pela desclassificação para o crime de roubo duplamente majorado, pois não entrou na esfera de seu conhecimento a intenção de matar adotada pelo infrator falecido (fls.). Decisão judicial indeferindo a preliminar por ser afeta ao mérito da pretensão acusatória e designando audiência de instrução, debates e julgamento (fl.).

Em audiência, foram ouvidas uma vítima e duas testemunhas de acusação, sendo os réus interrogados. Em debates orais, o Ministério Público requereu a condenação dos acusados pelo crime de latrocínio consumado e associação criminosa. Pleiteia o afastamento de qualquer argumentação atinente à desclassificação para crime de menor importância, pois os réus concorreram para o delito mais grave, citando doutrina e jurisprudência. Por fim, que não seja permitido o recurso em liberdade.

A Defesa, por seu turno, busca o reconhecimento da participação de menor importância, pois os réus confessaram o crime, evidenciando que jamais tiveram o dolo de matar a vítima. Ou seja, ambos quiseram participar de um crime de roubo, majorado pelo concurso de pessoas e emprego de armas, mas jamais um latrocínio. Não podem, por conseguinte, responder pelo comportamento isolado do falecido MATIAS. Anota que SANDRO sequer ingressou no estabelecimento, tendo ficado no veículo para lhes dar fuga, de modo que não se envolveu na ação dos comparsas.

Encerrados os debates, o magistrado determinou que os autos lhe viessem conclusos para sentença.

Ouvida em juízo, a vítima EDILENE afirmou que era funcionária do Comércio “Compre Melhor”. Estava trabalhando quando dois assaltantes lá ingressaram, ambos portando revólveres, ameaçando funcionários e clientes, exigindo a entrega de tudo que fosse de valor, especialmente o dinheiro dos caixas. A declarante e suas duas colegas retiraram os valores e entregaram, bem como os seus aparelhos celulares. Um dos roubadores ainda determinou que os clientes também entregassem seus celulares; um entregou o aparelho, mas o outro se recusou. O criminoso “ficou irado” e o agrediu fisicamente, mas não adiantou; revoltado, o infrator efetuou dois disparos de arma de fogo na altura do abdômen do cliente, fazendo com que caísse ao solo. Em seguida, subtraiu sua carteira e celular e os criminosos fugiram. A depoente soube, depois, que os assaltantes ingressaram em um veículo Golf, vermelho, tendo um comerciante vizinho anotado as placas.

MARIA DE FÁTIMA, também vítima informou que foi até o comércio para adquirir um pacote de feijão, quando dois indivíduos armados entraram gritando que era um assalto, exigindo dinheiro e celular de todos; apavorada, entregou o seu celular. Acontece que o outro cliente não se intimidou e desafiou o roubador, dizendo que nada daria. O roubador lhe desferiu um soco e uma coronhada, mas o homem não cedeu; o assaltante se afastou e disparou duas vezes. Com a vítima caída, o infrator retirou sua carteira e seu celular. Em seguida, os dois fugiram correndo.

ROMUALDO, policial militar, informou que estava em patrulhamento e foi acionado pelo COPOM sobre um veículo localizado na Avenida Caravelas, altura do Posto Shell, envolvido no roubo ocorrido durante a tarde em um comércio. Em diligências, iniciou uma perseguição ao veículo que logo em seguida capotou. No interior do automóvel, encontrou dois jovens, que não tiveram qualquer tipo de lesão e foram abordados. Na busca pessoal e no automóvel nada de ilícito foi encontrado. Em poder de um dos infratores foram apreendidos os valores de R$ 400,00 e um aparelho celular e do outro a quantia de R$ 490,00 e outro aparelho celular. Indagados sobre o roubo, os detidos negaram a princípio, mas depois admitiram e estavam muito assustados em virtude da morte de um cliente. Confessaram que o dinheiro foi partilhado entre eles e que o comparsa ficara com os aparelhos celulares e eles com o dinheiro. Solicitou apoio e uma viatura foi atrás do assaltante que faleceu na troca de disparos.

ARNALDO, policial militar, relatou que se deslocou em apoio à viatura do Sargento QUEZADO. No trajeto, recebeu a informação de que um dos roubadores estava em sua casa. Juntamente com sua guarnição, rumou para a residência do infrator e, tão logo estacionaram a viatura, foram recebidos por disparos provindos do interior da moradia, sendo o veículo oficial atingido severamente. O depoente e os demais agentes da lei protegeram-se. Quando perceberam que o atirador fugiu, ingressaram na casa, que estava vazia e os fundos do imóvel davam para uma mata. Na sequência, mais disparos foram efetuados em sua direção, quando pôde visualizar o criminoso e teve início uma troca de disparos. Diversos policiais também dispararam suas armas de fogo, sendo o assaltante atingido na cabeça. Quando o SAMU chegou era tarde, pois aquele já estava morto. No interior da residência, encontrou 03 celulares e a carteira de uma das vítimas. Desconhece outros detalhes do crime.

Interrogado em juízo, SANDRO alegou que estava em dificuldade financeira e convidou os demais para o assalto. Como ELIDIVALDO possuía uma arma, emprestou a sua para MATIAS. Combinaram todos os passos da empreitada criminosa, mas MATIAS estava louco, pois tinha cheirado muito “pó”. Foram para o comércio e estacionou próximo, para onde eles deveriam correr após o roubo. O assalto durou 05 minutos. Quando entraram no veículo, pediram que saísse em alta velocidade, pois MATIAS tinha disparado contra um cliente e parece que não resistiria. Levou MATIAS para a casa dele e ficou com ELIVALDO. Até se esqueceu de pedir a arma de volta. Soube da troca de disparos de arma de fogo com a PM e que ele (MATIAS) havia falecido. Acrescenta que quer colaborar com a justiça e que jamais algum dos três cogitou disparar a arma no assalto.

ELIDIVALDO, por sua vez, admitiu ter participado do roubo, dizendo que aceitou o convite formulado por SANDRO para a “fita” no comércio. Tem sua arma e MATIAS recebeu uma de SANDRO. Em nenhum momento pensou que MATIAS ia disparar, pois esse era o combinado. Já fizeram outras “fitas” e ele nunca deu bobeira. Naquele dia, MATIAS disparou e estragou tudo. Não pode responder por um crime que não cometeu. Queria roubar, nada mais.

Informação: os acusados possuíam 22 anos na data dos fatos e cada um possui duas sentenças condenatórias por ato infracional, com trânsito em julgado, pelo crime de roubo quando menores de idade.

Com base no relatório acima, na qualidade de juiz de direito substituto do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, elabore a sentença judicial adequada ao caso, devidamente embasada na legislação, na doutrina e (ou) na jurisprudência. Analise toda a matéria de direito processual e material pertinente ao julgamento, fundamentando suas explanações. Dispense o relatório e não crie fatos novos.

 

Objetivas Delegado - Rodada 26.2022

(TJ/PA – Juiz de Direito Substituto – CEBRASPE – 2021) Considerável parcela de doutrinadores compreende a política criminal como o conjunto de princípios e atividades que tem por fim reagir contra o fenômeno delitivo, através do sistema penal, determinando os meios mais adequados para o controle da criminalidade. A partir dessa afirmação, julgue os itens a seguir.

I. Os movimentos sociais conhecidos por Tolerância Zero, Nova Defesa Social e Despenalização das Contravenções são considerados instrumentos de endurecimento do Estado no combate ao crescimento da criminalidade.

II. Os defensores do movimento Lei e Ordem reconhecem que o agravamento das penas é medida necessária para combater a violência, embora acreditem que não faça justiça às vítimas.

III. O movimento Tolerância Zero parte da ideia de que o Estado não deve negligenciar fatos criminosos, por mais insignificantes que sejam, já que esses fatos contêm em si uma fonte de irradiação da criminalidade. Assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Em relação à teoria do crime e ao concurso de pessoas, marque a alternativa incorreta.



 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do ‘fishing expedition’, da justiça moral das decisões penais e da extinção da punibilidade. Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) Relativamente à Parte Especial do Código Penal, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Relativamente aos crimes federais e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I. Segundo o STJ, não se aplica o princípio da insignificância aos casos de transmissão clandestina de sinal de internet via radiofrequência que caracterizam o fato típico previsto no artigo 70 da Lei 4.117/62 (Código Brasileiro de Telecomunicações).

II. A jurisprudência do STJ e do STF pacificou o entendimento segundo o qual não existe conflito aparente de normas entre o delito previsto no art. 55 da Lei 9.605/98, que objetiva proteger o meio ambiente, e o crime do art. 2º, caput, da Lei 8.176/91, que defende a ordem econômica, pois tutelam bens jurídicos distintos, existindo, na verdade, concurso formal.

III. Para o STJ, a conduta tipificada no art. 2º da Lei 8.176/1991, na modalidade de usurpação por exploração de matérias-primas pertencentes à União, quando verificada a prática de múltiplas condutas visando a extração do bem mineral, consubstancia crime continuado.

Estão incorretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Considere que em diligência de rotina, ao ingressar em conhecido ‘Ferro Velho’ da periferia da cidade de Recife/PE, a polícia reúna elementos para a prisão em flagrante de João Mecânico, proprietário do estabelecimento, que ali mantinha em depósito diversas peças e acessórios de veículos furtadas de habitantes do bairro. Prosseguindo no inquérito policial e avançando nas investigações, a Polícia Civil logra apreender a câmera de estabelecimento comercial vizinho, de cujas filmagens consegue capturar a entrega de tais mercadorias furtadas a João Mecânico por José Biscate, reunindo, a seguir, depoimentos das vítimas dos furtos que alegam ter visto José Biscate subtraindo peças de seus veículos no momento imediatamente anterior à fuga.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da cooperação jurídica internacional em matéria penal e também das provas no processo penal, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a pena privativa de liberdade e o livramento condicional, avalie as assertivas que seguem.

I. O tempo de cumprimento das penas privativas de liberdade não pode ser superior a 30 (trinta) anos.

II. Para o fim de apuração do limite máximo de pena privativa de liberdade passível de cumprimento, em consonância com tempo máximo definido no artigo 75 do Código Penal, não deve ser computado o tempo de livramento condicional, ainda que regularmente cumprido, eis que neste as restrições à liberdade ambulatorial são marcadamente inferiores às impostas no período em que segregado o apenado em estabelecimento prisional.

III. Desde que ausente falta grave nos últimos doze meses, não pode, por ausência de previsão legal, ser condicionado o livramento condicional ao bom comportamento do apenado durante a execução da pena.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação ao controle de constitucionalidade, julgue os itens abaixo.

I. Na inconstitucionalidade circunstancial, embora se reconheça que se está diante de uma lei compatível com a Constituição, identifica-se que, circunstancialmente, a sua aplicação, no caso concreto, caracterizaria uma inconstitucionalidade. Ou seja, envolve situações nas quais um enunciado normativo, válido em tese e na maior parte de suas incidências, ao ser confrontado com determinadas circunstâncias concretas, produz uma norma inconstitucional.

II. Caso o Congresso Nacional, em típica reação legislativa, edite lei ordinária que colida frontalmente com a jurisprudência do STF em matéria de interpretação da Constituição (leis ‘in your face’), esse novo ato normativo nasce com presunção ‘iuris tantum’ de inconstitucionalidade, de forma que caberá ao legislador ordinário o ônus de demonstrar, argumentativamente, que a correção do precedente faz-se necessária, ou, ainda, comprovar, lançando mão de novos argumentos, que as premissas fáticas e axiológicas sobre as quais se fundou o posicionamento jurisprudencial não mais subsistem, em exemplo acadêmico de mutação constitucional pela via legislativa.

III. O cabimento de reclamação por violação a efeito vinculante produzido em sede de controle concentrado de constitucionalidade está condicionado à publicação do acórdão supostamente inobservado.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do artigo 109, IV, da Constituição Federal, que afeta aos juízes federais a competência para processar a julgar “as infrações penais praticadas em detrimento de bens, serviços ou interesse da União ou de suas entidades autárquicas ou empresas públicas”.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as competências constitucionais dos tribunais de contas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da atribuição constitucional do Ministério Público de promover em juízo a tutela coletiva de direitos.

I. Com fundamento no art. 127 da Constituição Federal, o Ministério Público está legitimado a promover a tutela coletiva de direitos individuais homogêneos, mesmo de natureza disponível, desde que presente no caso concreto relevante interesse social.

II. O Ministério Público tem legitimidade para a propositura de ação civil pública em defesa de direitos sociais relacionados ao FGTS e também para ajuizamento de ação civil pública que vise o fornecimento de remédios a portadores de certa doença.

III. Não há relevância social na ação civil pública que trate da cobrança de taxa por associação de moradores, tratando-se de interesse individual homogêneo disponível que não atrai legitimidade ministerial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que tange aos serviços públicos, às parcerias público-privadas e ao poder de polícia, assinale a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Considere as duas seguintes situações hipotéticas: (i) o Tribunal de Contas do Estado prolata acórdão em procedimento de tomada de contas que culminou em imputação de débito a ex-Prefeito de Município do Estado-membro, compelindo o agente público municipal a ressarcir o dano causado aos cofres públicos municipais; (ii) o Tribunal de Contas do Estado prolata acórdão em procedimento de tomada de contas que culminou na imposição de multa a ex-Prefeito de Município do Estado-membro, multa que funcionou como sanção à conduta deste que causara dano ao erário municipal.

A propósito da cobrança judicial dos créditos em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a intervenção do Estado na propriedade, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre a improbidade administrativa, marque a alternativa CORRETA.


 

(PC/SP – VUNESP – 2022) No que concerne ao direito à vida previsto na Convenção Americana de Direitos Humanos, é correto afirmar que


 

(EMAGIS) Sobre o Direito Tributário, julgue os itens abaixo.

I. O pedido de parcelamento fiscal interrompe o prazo prescricional, salvo se indeferido.

II. Incide ICMS sobre o serviço de transporte interestadual de mercadorias destinadas ao exterior.

III. O contribuinte faz jus à concessão ou à manutenção da isenção do imposto de renda, não se lhe exigindo a demonstração da contemporaneidade dos sintomas da doença nem da recidiva da enfermidade.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre o ICMS, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/PA – Juiz de Direito Substituto – CEBRASPE – 2019) Em razão de queimadas florestais, a Assembleia Legislativa do Pará aprovou e o governador sancionou determinada lei que amplia para cem metros a área de proteção em torno de nascentes.

Nessa situação hipotética, a lei é


 

Defensoria Pública Estadual - Rodada 26.2022

No dia 25 de fevereiro de 2022, policiais militares receberam comunicado da Central de Operações da Polícia Militar – Copom sobre a existência de denúncia anônima com indicação de que havia uma caminhonete, ocupada por três indivíduos, que levava grande quantidade de drogas para uma casa situada na Rua das Palmeiras, 1234, Centro, Niterói/RJ.

Chegando ao local indicado, imediatamente os policiais notaram a caminhonete estacionada na porta do imóvel, bem como uma pessoa saindo do veículo. De pronto, dirigiram-se ao automóvel e, ainda na via púbica, abordaram o motorista, chamado Jorge Ramiro. Não encontraram nada de ilícito com ele.

Ardilosamente, os policiais afirmaram estar procurando por um autor de roubo em fuga que havia ocorrido minutos antes, e solicitaram a abertura do portão da casa Jorge Ramiro. Confiando que os agentes da lei procurariam o roubador, o morador autorizou a entrada dos quatro policiais, que estavam fortemente armados. Não houve registro formal do consentimento do morador.

Ocorre que os militares começaram a realizar busca por drogas na casa de Jorge. Sob os protestos do morador, que bradava não ter autorizado que sua casa fosse revirada daquele jeito, os policiais acabaram encontrando dois tabletes de maconha. Os agentes da lei deram voz de prisão em flagrante a Jorge e o conduziram à Delegacia.

No bojo do auto de prisão em flagrante, os agentes da lei afirmaram que Jorge Ramiro consentiu na entrada dos policiais na sua casa, ao passo que o morador disse que os policiais o enganaram, pois averbaram que estavam a procurar um roubador em fuga.

Na audiência de custódia, Jorge foi liberado provisoriamente e impostas medidas cautelares diversas da prisão.

O Ministério Público ofereceu denúncia com base no inquérito policial oriundo das investigações dos fatos citados, especialmente nas declarações dos policiais. O juiz da 4ª Vara Criminal da Comarca de Niterói/RJ recebeu a inicial acusatória e determinou a citação do réu.

Jorge Ramiro procurou a Defensoria Pública, que apresentou a resposta à acusação, bem como impetrou habeas corpus para anular a ação penal e trancá-la por falta de prova da materialidade delitiva.

A 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça indeferiu, por maioria de votos, a ordem de habeas corpus, averbando que o tráfico de drogas é crime permanente, logo a prisão em flagrante poderia ocorrer a qualquer momento, bem como asseverando que o consentimento do morador tornou válido o ingresso dos policiais no imóvel.

A Defensoria Pública foi intimada do acórdão no dia 7 de abril de 2022 (quinta-feira). Você é a Defensora Pública que atua perante o Tribunal de Justiça intimada do acórdão. Nessa condição e considerando a jurisprudência dos tribunais superiores, redija a medida processual que melhor atenda aos interesses de Jorge Ramiro.

Não crie fatos novos e date a medida processual no último dia do prazo. Também não lance mão de citação doutrinária, jurisprudência e texto literal de súmula. Use apenas a lei sem comentários (“lei seca”).

Boa prática!

 

PGE/PGM - Rodada 26.2022

Situação hipotética:

O Estado ALFA, na figura de empreendedor, através da Secretaria de Meio Ambiente, submeteu ao licenciamento ambiental a construção de uma rodovia estadual que ligará dois Municípios localizados em seu território. No traçado apontado pelo Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório (EIA-RIMA) há um trecho da futura rodovia que cortará um território quilombola.

Considerando a situação, o Secretário Estadual da pasta decide enviar o processo administrativo à Procuradoria-Geral do Estado Alfa com os seguintes questionamentos:

a) De acordo com a legislação, quais são os critérios definidores da competência material para promover o licenciamento ambiental?

b) No caso, qual o ente federativo responsável pelo licenciamento ambiental da obra?

c) A parcial sobreposição em território quilombola traz alguma consequência para o licenciamento ambiental?

Considerando que você é o Procurador do Estado ALFA que recebe o processo administrativo, elabore parecer jurídico considerando a legislação, a doutrina e a jurisprudência pertinentes. O relatório está dispensado.

 

Objetivas - Rodada 26.2022

(EMAGIS) Em relação ao controle de constitucionalidade, julgue os itens abaixo.

I. Na inconstitucionalidade circunstancial, embora se reconheça que se está diante de uma lei compatível com a Constituição, identifica-se que, circunstancialmente, a sua aplicação, no caso concreto, caracterizaria uma inconstitucionalidade. Ou seja, envolve situações nas quais um enunciado normativo, válido em tese e na maior parte de suas incidências, ao ser confrontado com determinadas circunstâncias concretas, produz uma norma inconstitucional.

II. Caso o Congresso Nacional, em típica reação legislativa, edite lei ordinária que colida frontalmente com a jurisprudência do STF em matéria de interpretação da Constituição (leis ‘in your face’), esse novo ato normativo nasce com presunção ‘iuris tantum’ de inconstitucionalidade, de forma que caberá ao legislador ordinário o ônus de demonstrar, argumentativamente, que a correção do precedente faz-se necessária, ou, ainda, comprovar, lançando mão de novos argumentos, que as premissas fáticas e axiológicas sobre as quais se fundou o posicionamento jurisprudencial não mais subsistem, em exemplo acadêmico de mutação constitucional pela via legislativa.

III. O cabimento de reclamação por violação a efeito vinculante produzido em sede de controle concentrado de constitucionalidade está condicionado à publicação do acórdão supostamente inobservado.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do artigo 109, IV, da Constituição Federal, que afeta aos juízes federais a competência para processar a julgar “as infrações penais praticadas em detrimento de bens, serviços ou interesse da União ou de suas entidades autárquicas ou empresas públicas”.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as competências constitucionais dos tribunais de contas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da atribuição constitucional do Ministério Público de promover em juízo a tutela coletiva de direitos.

I. Com fundamento no art. 127 da Constituição Federal, o Ministério Público está legitimado a promover a tutela coletiva de direitos individuais homogêneos, mesmo de natureza disponível, desde que presente no caso concreto relevante interesse social.

II. O Ministério Público tem legitimidade para a propositura de ação civil pública em defesa de direitos sociais relacionados ao FGTS e também para ajuizamento de ação civil pública que vise o fornecimento de remédios a portadores de certa doença.

III. Não há relevância social na ação civil pública que trate da cobrança de taxa por associação de moradores, tratando-se de interesse individual homogêneo disponível que não atrai legitimidade ministerial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que tange aos serviços públicos, às parcerias público-privadas e ao poder de polícia, assinale a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Considere as duas seguintes situações hipotéticas: (i) o Tribunal de Contas do Estado prolata acórdão em procedimento de tomada de contas que culminou em imputação de débito a ex-Prefeito de Município do Estado-membro, compelindo o agente público municipal a ressarcir o dano causado aos cofres públicos municipais; (ii) o Tribunal de Contas do Estado prolata acórdão em procedimento de tomada de contas que culminou na imposição de multa a ex-Prefeito de Município do Estado-membro, multa que funcionou como sanção à conduta deste que causara dano ao erário municipal.

A propósito da cobrança judicial dos créditos em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a intervenção do Estado na propriedade, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre a improbidade administrativa, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a cessão de crédito, tendo presente a disciplina do Código Civil e também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. O devedor pode opor ao cessionário as exceções que lhe competirem, bem como as que, no momento em que veio a ter conhecimento da cessão, tinha contra o cedente.

II. Segundo a jurisprudência do STJ, a ausência de notificação do devedor acerca da cessão do crédito (art. 290 do CC/2002) torna a dívida inexigível, impedindo o novo credor de praticar os atos necessários à preservação dos direitos cedidos.

III. A ausência de notificação do devedor acerca da cessão do crédito pode ser suprida por sua citação em ação de cobrança ou em ação de execução, caso não tenha ele feito prévio pagamento ao credor originário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da alienação fiduciária e também da execução hipotecária de créditos vinculados ao Sistema Financeiro de Habitação (SFH), devendo ser marcada a CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a denominada ‘multiparentalidade’, avalie as assertivas que seguem.

I. Para o STF, a paternidade socioafetiva, declarada ou não em registro público, não impede o reconhecimento do vínculo de filiação concomitante baseado na origem biológica, com os efeitos jurídicos próprios.

II. Criança cujo pai biológico faleceu e cuja mãe passou a viver em união estável com aquele que veio a ser reconhecido seu pai socioafetivo, por ter tomado para si o exercício da função paterna, surgindo efetivo estado de filiação, pode, sem excluir a paternidade biológica, somar a ela o vínculo de filha socioafetiva com o até então padrasto, podendo este também constar como pai em seu registro civil, mas com a designação ‘pai socioafetivo’, não fazendo jus a filha assim reconhecida, contudo, à condição de sua herdeira necessária.

III. A parentalidade pode se manifestar (i) pela presunção decorrente do casamento ou outras hipóteses legais, (ii) pela descendência biológica ou (iii) pela afetividade.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(TJ/PA – Juiz de Direito Substituto – CEBRASPE – 2019) Abel, Breno e Celso são sócios de uma sociedade simples que exerce atividade não empresarial. Do contrato social dessa sociedade, regularmente redigido e inscrito no registro civil das pessoas jurídicas, consta exclusivamente como administrador o não sócio Danilo. No exercício de suas atribuições sociais, o administrador Danilo distribui lucros ilícitos aos sócios Breno e Celso, que recebem os valores com total conhecimento da ilicitude. Abel não recebe lucro algum nem conhece a distribuição ilegítima.

Acerca da responsabilidade civil pela distribuição de lucros ilícitos nessa situação hipotética, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Sobre o Direito Empresarial, assinale a opção correta:


 

(EMAGIS) Sobre o processo civil, considerada a disciplina do CPC, julgue os itens abaixo.

I. Os efeitos materiais da revelia não são aplicáveis se as alegações de fato formuladas pelo autor forem inverossímeis ou estiverem em contradição com prova constante dos autos.

II. Proposta a reconvenção, o autor será citado para apresentar resposta no prazo de 15 (quinze) dias.

III. A técnica do julgamento antecipado parcial de mérito não é aplicável no âmbito dos Tribunais.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) A respeito das decisões interlocutórias e das sentenças no CPC/2015, tendo presente também o magistério da doutrina, avalie as assertivas que seguem.

I. O CPC/2015, para classificar o ato judicial como sentença, não se contenta apenas com seu conteúdo, isto é, não basta que o ato resolva o mérito ou tenha conteúdo terminativo com fundamento processual.

II. O CPC/2015 admite a existência da denominada ‘decisão interlocutória de mérito’, como, por exemplo, quando o juiz indefere parcialmente a inicial, pronunciando a decadência de um dos pedidos cumulados, e determina a citação quanto ao outro pedido, ou a decisão que julga a ação de liquidação de sentença.

III. Tanto a decisão interlocutória de mérito quando a decisão interlocutória terminativa são, consoante expressa o CPC/2015, impugnáveis por agravo de instrumento, não por apelação.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Quanto à coisa julgada, ao lume do CPC, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada.

I. Denomina-se coisa julgada formal a autoridade que torna imutável e indiscutível a decisão de mérito não mais sujeita a recurso.

II. Transitada em julgado a decisão de mérito, considerar-se-ão deduzidas e repelidas todas as alegações e as defesas que a parte poderia opor tanto ao acolhimento quanto à rejeição do pedido.

III. Fazem coisa julgada os motivos, quando relevantes para determinar o alcance da parte dispositiva da sentença.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa que trata CORRETAMENTE dos direitos e interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos conforme entendimento do Código de Defesa do Consumidor.


 

(TJ/PA – Juiz de Direito Substituto – CEBRASPE – 2021) Considerável parcela de doutrinadores compreende a política criminal como o conjunto de princípios e atividades que tem por fim reagir contra o fenômeno delitivo, através do sistema penal, determinando os meios mais adequados para o controle da criminalidade. A partir dessa afirmação, julgue os itens a seguir.

I. Os movimentos sociais conhecidos por Tolerância Zero, Nova Defesa Social e Despenalização das Contravenções são considerados instrumentos de endurecimento do Estado no combate ao crescimento da criminalidade.

II. Os defensores do movimento Lei e Ordem reconhecem que o agravamento das penas é medida necessária para combater a violência, embora acreditem que não faça justiça às vítimas.

III. O movimento Tolerância Zero parte da ideia de que o Estado não deve negligenciar fatos criminosos, por mais insignificantes que sejam, já que esses fatos contêm em si uma fonte de irradiação da criminalidade. Assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Em relação à teoria do crime e ao concurso de pessoas, marque a alternativa incorreta.



 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do ‘fishing expedition’, da justiça moral das decisões penais e da extinção da punibilidade. Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) Relativamente à Parte Especial do Código Penal, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Relativamente aos crimes federais e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I. Segundo o STJ, não se aplica o princípio da insignificância aos casos de transmissão clandestina de sinal de internet via radiofrequência que caracterizam o fato típico previsto no artigo 70 da Lei 4.117/62 (Código Brasileiro de Telecomunicações).

II. A jurisprudência do STJ e do STF pacificou o entendimento segundo o qual não existe conflito aparente de normas entre o delito previsto no art. 55 da Lei 9.605/98, que objetiva proteger o meio ambiente, e o crime do art. 2º, caput, da Lei 8.176/91, que defende a ordem econômica, pois tutelam bens jurídicos distintos, existindo, na verdade, concurso formal.

III. Para o STJ, a conduta tipificada no art. 2º da Lei 8.176/1991, na modalidade de usurpação por exploração de matérias-primas pertencentes à União, quando verificada a prática de múltiplas condutas visando a extração do bem mineral, consubstancia crime continuado.

Estão incorretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Considere que em diligência de rotina, ao ingressar em conhecido ‘Ferro Velho’ da periferia da cidade de Recife/PE, a polícia reúna elementos para a prisão em flagrante de João Mecânico, proprietário do estabelecimento, que ali mantinha em depósito diversas peças e acessórios de veículos furtadas de habitantes do bairro. Prosseguindo no inquérito policial e avançando nas investigações, a Polícia Civil logra apreender a câmera de estabelecimento comercial vizinho, de cujas filmagens consegue capturar a entrega de tais mercadorias furtadas a João Mecânico por José Biscate, reunindo, a seguir, depoimentos das vítimas dos furtos que alegam ter visto José Biscate subtraindo peças de seus veículos no momento imediatamente anterior à fuga.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da cooperação jurídica internacional em matéria penal e também das provas no processo penal, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a pena privativa de liberdade e o livramento condicional, avalie as assertivas que seguem.

I. O tempo de cumprimento das penas privativas de liberdade não pode ser superior a 30 (trinta) anos.

II. Para o fim de apuração do limite máximo de pena privativa de liberdade passível de cumprimento, em consonância com tempo máximo definido no artigo 75 do Código Penal, não deve ser computado o tempo de livramento condicional, ainda que regularmente cumprido, eis que neste as restrições à liberdade ambulatorial são marcadamente inferiores às impostas no período em que segregado o apenado em estabelecimento prisional.

III. Desde que ausente falta grave nos últimos doze meses, não pode, por ausência de previsão legal, ser condicionado o livramento condicional ao bom comportamento do apenado durante a execução da pena.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o Direito Tributário, julgue os itens abaixo.

I. O pedido de parcelamento fiscal interrompe o prazo prescricional, salvo se indeferido.

II. Incide ICMS sobre o serviço de transporte interestadual de mercadorias destinadas ao exterior.

III. O contribuinte faz jus à concessão ou à manutenção da isenção do imposto de renda, não se lhe exigindo a demonstração da contemporaneidade dos sintomas da doença nem da recidiva da enfermidade.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre o ICMS, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre as contribuições sociais e também sobre as contribuições de intervenção no domínio econômico, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito das normas de direito financeiro brasileiras e em conformidade com a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa incorreta:

 

(TJ/PA – Juiz de Direito Substituto – CEBRASPE – 2019) Em razão de queimadas florestais, a Assembleia Legislativa do Pará aprovou e o governador sancionou determinada lei que amplia para cem metros a área de proteção em torno de nascentes.

Nessa situação hipotética, a lei é


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam das entidades integrantes do denominado Terceiro Setor, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa INCORRETA com base nas regras sobre proteção contratual do Código de Defesa do Consumidor.


 

(EMAGIS) Considerando o sistema recursal da Lei nº8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA), assinale a alternativa incorreta:


 

(PC/SP – VUNESP – 2022) No que concerne ao direito à vida previsto na Convenção Americana de Direitos Humanos, é correto afirmar que


 

(EMAGIS) Sobre os contratos internacionais, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso o contrato internacional gere litígio judicial a ser dirimido pelo Judiciário brasileiro, é inadmissível que o juiz brasileiro, na solução do mérito da controvérsia, aplique direito estrangeiro.

II. Critério importante na definição de contrato internacional é a existência nele de elemento que o expõe à disciplina de um segundo ou terceiro direito de países distintos, o que pode ser ensejado quando as partes tenham nacionalidades diversas ou domicílio em países distintos, quando a mercadoria ou o serviço objeto da obrigação seja entregue ou seja prestado em país estrangeiro ou quando os lugares de celebração e execução das obrigações contratuais não coincidam.

III. Destinando-se a obrigação constituída pelo contrato internacional a ser executada no Brasil e dependendo de forma essencial, será esta observada, admitidas as peculiaridades da lei estrangeira quanto aos requisitos extrínsecos do ato.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Em relação aos direitos políticos, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre a seguridade social, seus princípios e financiamento, marque a alternativa correta.

 

(Procurador do Município de Florianópolis – FEPESE – 2022) Analise as afirmativas abaixo com base na legislação do trabalho:

1. A equiparação de salários apenas será possível entre empregados contemporâneos no cargo ou na função, vedada a indicação de paradigmas remotos, mesmo que o paradigma contemporâneo tenha obtido a vantagem em ação judicial própria.

2. Considera-se abono as liberalidades concedidas pelo empregador em forma de bens, serviços ou valor em dinheiro, em razão de desempenho superior àquele ordinariamente esperado no exercício das atividades pelo empregado.

3. Não se compreende no salário a alimentação, a habitação, o vestuário ou outras prestações in natura que a empresa fornece habitualmente ao empregado, por força do contrato de trabalho.

4. Não é considerada como salário a previdência privada concedida ao empregado pelo empregador.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas

 

(Procurador do Município de Florianópolis/SC – FEPESE – 2022) Assinale a alternativa correta de acordo com o processo do trabalho.

 

(EMAGIS) Segundo o que dispõe a Lei nº 8.625/93 (Lei Orgânica Nacional do Ministério Público) a respeito dos órgãos auxiliares, assinale a alternativa incorreta:

 

(DPE/CE – FCC – 2022) Em uma audiência judicial que se realizava na comarca de Crato, dois réus em um mesmo processo criminal acusavam-se mutuamente. A Defensora Pública que assistia ambos os acusados, corretamente, decide

 

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 26.2022

(EMAGIS) Sobre a cessão de crédito, tendo presente a disciplina do Código Civil e também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. O devedor pode opor ao cessionário as exceções que lhe competirem, bem como as que, no momento em que veio a ter conhecimento da cessão, tinha contra o cedente.

II. Segundo a jurisprudência do STJ, a ausência de notificação do devedor acerca da cessão do crédito (art. 290 do CC/2002) torna a dívida inexigível, impedindo o novo credor de praticar os atos necessários à preservação dos direitos cedidos.

III. A ausência de notificação do devedor acerca da cessão do crédito pode ser suprida por sua citação em ação de cobrança ou em ação de execução, caso não tenha ele feito prévio pagamento ao credor originário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da alienação fiduciária e também da execução hipotecária de créditos vinculados ao Sistema Financeiro de Habitação (SFH), devendo ser marcada a CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a denominada ‘multiparentalidade’, avalie as assertivas que seguem.

I. Para o STF, a paternidade socioafetiva, declarada ou não em registro público, não impede o reconhecimento do vínculo de filiação concomitante baseado na origem biológica, com os efeitos jurídicos próprios.

II. Criança cujo pai biológico faleceu e cuja mãe passou a viver em união estável com aquele que veio a ser reconhecido seu pai socioafetivo, por ter tomado para si o exercício da função paterna, surgindo efetivo estado de filiação, pode, sem excluir a paternidade biológica, somar a ela o vínculo de filha socioafetiva com o até então padrasto, podendo este também constar como pai em seu registro civil, mas com a designação ‘pai socioafetivo’, não fazendo jus a filha assim reconhecida, contudo, à condição de sua herdeira necessária.

III. A parentalidade pode se manifestar (i) pela presunção decorrente do casamento ou outras hipóteses legais, (ii) pela descendência biológica ou (iii) pela afetividade.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre o processo civil, considerada a disciplina do CPC, julgue os itens abaixo.

I. Os efeitos materiais da revelia não são aplicáveis se as alegações de fato formuladas pelo autor forem inverossímeis ou estiverem em contradição com prova constante dos autos.

II. Proposta a reconvenção, o autor será citado para apresentar resposta no prazo de 15 (quinze) dias.

III. A técnica do julgamento antecipado parcial de mérito não é aplicável no âmbito dos Tribunais.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) A respeito das decisões interlocutórias e das sentenças no CPC/2015, tendo presente também o magistério da doutrina, avalie as assertivas que seguem.

I. O CPC/2015, para classificar o ato judicial como sentença, não se contenta apenas com seu conteúdo, isto é, não basta que o ato resolva o mérito ou tenha conteúdo terminativo com fundamento processual.

II. O CPC/2015 admite a existência da denominada ‘decisão interlocutória de mérito’, como, por exemplo, quando o juiz indefere parcialmente a inicial, pronunciando a decadência de um dos pedidos cumulados, e determina a citação quanto ao outro pedido, ou a decisão que julga a ação de liquidação de sentença.

III. Tanto a decisão interlocutória de mérito quando a decisão interlocutória terminativa são, consoante expressa o CPC/2015, impugnáveis por agravo de instrumento, não por apelação.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Quanto à coisa julgada, ao lume do CPC, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada.

I. Denomina-se coisa julgada formal a autoridade que torna imutável e indiscutível a decisão de mérito não mais sujeita a recurso.

II. Transitada em julgado a decisão de mérito, considerar-se-ão deduzidas e repelidas todas as alegações e as defesas que a parte poderia opor tanto ao acolhimento quanto à rejeição do pedido.

III. Fazem coisa julgada os motivos, quando relevantes para determinar o alcance da parte dispositiva da sentença.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa que trata CORRETAMENTE dos direitos e interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos conforme entendimento do Código de Defesa do Consumidor.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa INCORRETA com base nas regras sobre proteção contratual do Código de Defesa do Consumidor.


 

(EMAGIS) Considerando o sistema recursal da Lei nº8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA), assinale a alternativa incorreta:


 

(TJ/PA – Juiz de Direito Substituto – CEBRASPE – 2021) Considerável parcela de doutrinadores compreende a política criminal como o conjunto de princípios e atividades que tem por fim reagir contra o fenômeno delitivo, através do sistema penal, determinando os meios mais adequados para o controle da criminalidade. A partir dessa afirmação, julgue os itens a seguir.

I. Os movimentos sociais conhecidos por Tolerância Zero, Nova Defesa Social e Despenalização das Contravenções são considerados instrumentos de endurecimento do Estado no combate ao crescimento da criminalidade.

II. Os defensores do movimento Lei e Ordem reconhecem que o agravamento das penas é medida necessária para combater a violência, embora acreditem que não faça justiça às vítimas.

III. O movimento Tolerância Zero parte da ideia de que o Estado não deve negligenciar fatos criminosos, por mais insignificantes que sejam, já que esses fatos contêm em si uma fonte de irradiação da criminalidade. Assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Em relação à teoria do crime e ao concurso de pessoas, marque a alternativa incorreta.



 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do ‘fishing expedition’, da justiça moral das decisões penais e da extinção da punibilidade. Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) Relativamente à Parte Especial do Código Penal, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Considere que em diligência de rotina, ao ingressar em conhecido ‘Ferro Velho’ da periferia da cidade de Recife/PE, a polícia reúna elementos para a prisão em flagrante de João Mecânico, proprietário do estabelecimento, que ali mantinha em depósito diversas peças e acessórios de veículos furtadas de habitantes do bairro. Prosseguindo no inquérito policial e avançando nas investigações, a Polícia Civil logra apreender a câmera de estabelecimento comercial vizinho, de cujas filmagens consegue capturar a entrega de tais mercadorias furtadas a João Mecânico por José Biscate, reunindo, a seguir, depoimentos das vítimas dos furtos que alegam ter visto José Biscate subtraindo peças de seus veículos no momento imediatamente anterior à fuga.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da cooperação jurídica internacional em matéria penal e também das provas no processo penal, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a pena privativa de liberdade e o livramento condicional, avalie as assertivas que seguem.

I. O tempo de cumprimento das penas privativas de liberdade não pode ser superior a 30 (trinta) anos.

II. Para o fim de apuração do limite máximo de pena privativa de liberdade passível de cumprimento, em consonância com tempo máximo definido no artigo 75 do Código Penal, não deve ser computado o tempo de livramento condicional, ainda que regularmente cumprido, eis que neste as restrições à liberdade ambulatorial são marcadamente inferiores às impostas no período em que segregado o apenado em estabelecimento prisional.

III. Desde que ausente falta grave nos últimos doze meses, não pode, por ausência de previsão legal, ser condicionado o livramento condicional ao bom comportamento do apenado durante a execução da pena.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação ao controle de constitucionalidade, julgue os itens abaixo.

I. Na inconstitucionalidade circunstancial, embora se reconheça que se está diante de uma lei compatível com a Constituição, identifica-se que, circunstancialmente, a sua aplicação, no caso concreto, caracterizaria uma inconstitucionalidade. Ou seja, envolve situações nas quais um enunciado normativo, válido em tese e na maior parte de suas incidências, ao ser confrontado com determinadas circunstâncias concretas, produz uma norma inconstitucional.

II. Caso o Congresso Nacional, em típica reação legislativa, edite lei ordinária que colida frontalmente com a jurisprudência do STF em matéria de interpretação da Constituição (leis ‘in your face’), esse novo ato normativo nasce com presunção ‘iuris tantum’ de inconstitucionalidade, de forma que caberá ao legislador ordinário o ônus de demonstrar, argumentativamente, que a correção do precedente faz-se necessária, ou, ainda, comprovar, lançando mão de novos argumentos, que as premissas fáticas e axiológicas sobre as quais se fundou o posicionamento jurisprudencial não mais subsistem, em exemplo acadêmico de mutação constitucional pela via legislativa.

III. O cabimento de reclamação por violação a efeito vinculante produzido em sede de controle concentrado de constitucionalidade está condicionado à publicação do acórdão supostamente inobservado.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do artigo 109, IV, da Constituição Federal, que afeta aos juízes federais a competência para processar a julgar “as infrações penais praticadas em detrimento de bens, serviços ou interesse da União ou de suas entidades autárquicas ou empresas públicas”.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as competências constitucionais dos tribunais de contas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da atribuição constitucional do Ministério Público de promover em juízo a tutela coletiva de direitos.

I. Com fundamento no art. 127 da Constituição Federal, o Ministério Público está legitimado a promover a tutela coletiva de direitos individuais homogêneos, mesmo de natureza disponível, desde que presente no caso concreto relevante interesse social.

II. O Ministério Público tem legitimidade para a propositura de ação civil pública em defesa de direitos sociais relacionados ao FGTS e também para ajuizamento de ação civil pública que vise o fornecimento de remédios a portadores de certa doença.

III. Não há relevância social na ação civil pública que trate da cobrança de taxa por associação de moradores, tratando-se de interesse individual homogêneo disponível que não atrai legitimidade ministerial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação aos direitos políticos, assinale a alternativa incorreta.

 

(TJ/PA – Juiz de Direito Substituto – CEBRASPE – 2019) Abel, Breno e Celso são sócios de uma sociedade simples que exerce atividade não empresarial. Do contrato social dessa sociedade, regularmente redigido e inscrito no registro civil das pessoas jurídicas, consta exclusivamente como administrador o não sócio Danilo. No exercício de suas atribuições sociais, o administrador Danilo distribui lucros ilícitos aos sócios Breno e Celso, que recebem os valores com total conhecimento da ilicitude. Abel não recebe lucro algum nem conhece a distribuição ilegítima.

Acerca da responsabilidade civil pela distribuição de lucros ilícitos nessa situação hipotética, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Sobre o Direito Empresarial, assinale a opção correta:


 

(EMAGIS) Sobre o Direito Tributário, julgue os itens abaixo.

I. O pedido de parcelamento fiscal interrompe o prazo prescricional, salvo se indeferido.

II. Incide ICMS sobre o serviço de transporte interestadual de mercadorias destinadas ao exterior.

III. O contribuinte faz jus à concessão ou à manutenção da isenção do imposto de renda, não se lhe exigindo a demonstração da contemporaneidade dos sintomas da doença nem da recidiva da enfermidade.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre o ICMS, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/PA – Juiz de Direito Substituto – CEBRASPE – 2019) Em razão de queimadas florestais, a Assembleia Legislativa do Pará aprovou e o governador sancionou determinada lei que amplia para cem metros a área de proteção em torno de nascentes.

Nessa situação hipotética, a lei é


 

(EMAGIS) No que tange aos serviços públicos, às parcerias público-privadas e ao poder de polícia, assinale a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Considere as duas seguintes situações hipotéticas: (i) o Tribunal de Contas do Estado prolata acórdão em procedimento de tomada de contas que culminou em imputação de débito a ex-Prefeito de Município do Estado-membro, compelindo o agente público municipal a ressarcir o dano causado aos cofres públicos municipais; (ii) o Tribunal de Contas do Estado prolata acórdão em procedimento de tomada de contas que culminou na imposição de multa a ex-Prefeito de Município do Estado-membro, multa que funcionou como sanção à conduta deste que causara dano ao erário municipal.

A propósito da cobrança judicial dos créditos em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a intervenção do Estado na propriedade, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre a improbidade administrativa, marque a alternativa CORRETA.


 

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 26.2022

(EMAGIS) Sobre a cessão de crédito, tendo presente a disciplina do Código Civil e também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. O devedor pode opor ao cessionário as exceções que lhe competirem, bem como as que, no momento em que veio a ter conhecimento da cessão, tinha contra o cedente.

II. Segundo a jurisprudência do STJ, a ausência de notificação do devedor acerca da cessão do crédito (art. 290 do CC/2002) torna a dívida inexigível, impedindo o novo credor de praticar os atos necessários à preservação dos direitos cedidos.

III. A ausência de notificação do devedor acerca da cessão do crédito pode ser suprida por sua citação em ação de cobrança ou em ação de execução, caso não tenha ele feito prévio pagamento ao credor originário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da alienação fiduciária e também da execução hipotecária de créditos vinculados ao Sistema Financeiro de Habitação (SFH), devendo ser marcada a CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a denominada ‘multiparentalidade’, avalie as assertivas que seguem.

I. Para o STF, a paternidade socioafetiva, declarada ou não em registro público, não impede o reconhecimento do vínculo de filiação concomitante baseado na origem biológica, com os efeitos jurídicos próprios.

II. Criança cujo pai biológico faleceu e cuja mãe passou a viver em união estável com aquele que veio a ser reconhecido seu pai socioafetivo, por ter tomado para si o exercício da função paterna, surgindo efetivo estado de filiação, pode, sem excluir a paternidade biológica, somar a ela o vínculo de filha socioafetiva com o até então padrasto, podendo este também constar como pai em seu registro civil, mas com a designação ‘pai socioafetivo’, não fazendo jus a filha assim reconhecida, contudo, à condição de sua herdeira necessária.

III. A parentalidade pode se manifestar (i) pela presunção decorrente do casamento ou outras hipóteses legais, (ii) pela descendência biológica ou (iii) pela afetividade.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre o processo civil, considerada a disciplina do CPC, julgue os itens abaixo.

I. Os efeitos materiais da revelia não são aplicáveis se as alegações de fato formuladas pelo autor forem inverossímeis ou estiverem em contradição com prova constante dos autos.

II. Proposta a reconvenção, o autor será citado para apresentar resposta no prazo de 15 (quinze) dias.

III. A técnica do julgamento antecipado parcial de mérito não é aplicável no âmbito dos Tribunais.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) A respeito das decisões interlocutórias e das sentenças no CPC/2015, tendo presente também o magistério da doutrina, avalie as assertivas que seguem.

I. O CPC/2015, para classificar o ato judicial como sentença, não se contenta apenas com seu conteúdo, isto é, não basta que o ato resolva o mérito ou tenha conteúdo terminativo com fundamento processual.

II. O CPC/2015 admite a existência da denominada ‘decisão interlocutória de mérito’, como, por exemplo, quando o juiz indefere parcialmente a inicial, pronunciando a decadência de um dos pedidos cumulados, e determina a citação quanto ao outro pedido, ou a decisão que julga a ação de liquidação de sentença.

III. Tanto a decisão interlocutória de mérito quando a decisão interlocutória terminativa são, consoante expressa o CPC/2015, impugnáveis por agravo de instrumento, não por apelação.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Quanto à coisa julgada, ao lume do CPC, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa apropriada.

I. Denomina-se coisa julgada formal a autoridade que torna imutável e indiscutível a decisão de mérito não mais sujeita a recurso.

II. Transitada em julgado a decisão de mérito, considerar-se-ão deduzidas e repelidas todas as alegações e as defesas que a parte poderia opor tanto ao acolhimento quanto à rejeição do pedido.

III. Fazem coisa julgada os motivos, quando relevantes para determinar o alcance da parte dispositiva da sentença.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa que trata CORRETAMENTE dos direitos e interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos conforme entendimento do Código de Defesa do Consumidor.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa INCORRETA com base nas regras sobre proteção contratual do Código de Defesa do Consumidor.


 

(EMAGIS) Considerando o sistema recursal da Lei nº8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA), assinale a alternativa incorreta:


 

(TJ/PA – Juiz de Direito Substituto – CEBRASPE – 2021) Considerável parcela de doutrinadores compreende a política criminal como o conjunto de princípios e atividades que tem por fim reagir contra o fenômeno delitivo, através do sistema penal, determinando os meios mais adequados para o controle da criminalidade. A partir dessa afirmação, julgue os itens a seguir.

I. Os movimentos sociais conhecidos por Tolerância Zero, Nova Defesa Social e Despenalização das Contravenções são considerados instrumentos de endurecimento do Estado no combate ao crescimento da criminalidade.

II. Os defensores do movimento Lei e Ordem reconhecem que o agravamento das penas é medida necessária para combater a violência, embora acreditem que não faça justiça às vítimas.

III. O movimento Tolerância Zero parte da ideia de que o Estado não deve negligenciar fatos criminosos, por mais insignificantes que sejam, já que esses fatos contêm em si uma fonte de irradiação da criminalidade. Assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Em relação à teoria do crime e ao concurso de pessoas, marque a alternativa incorreta.



 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do ‘fishing expedition’, da justiça moral das decisões penais e da extinção da punibilidade. Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) Relativamente à Parte Especial do Código Penal, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Considere que em diligência de rotina, ao ingressar em conhecido ‘Ferro Velho’ da periferia da cidade de Recife/PE, a polícia reúna elementos para a prisão em flagrante de João Mecânico, proprietário do estabelecimento, que ali mantinha em depósito diversas peças e acessórios de veículos furtadas de habitantes do bairro. Prosseguindo no inquérito policial e avançando nas investigações, a Polícia Civil logra apreender a câmera de estabelecimento comercial vizinho, de cujas filmagens consegue capturar a entrega de tais mercadorias furtadas a João Mecânico por José Biscate, reunindo, a seguir, depoimentos das vítimas dos furtos que alegam ter visto José Biscate subtraindo peças de seus veículos no momento imediatamente anterior à fuga.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da cooperação jurídica internacional em matéria penal e também das provas no processo penal, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a pena privativa de liberdade e o livramento condicional, avalie as assertivas que seguem.

I. O tempo de cumprimento das penas privativas de liberdade não pode ser superior a 30 (trinta) anos.

II. Para o fim de apuração do limite máximo de pena privativa de liberdade passível de cumprimento, em consonância com tempo máximo definido no artigo 75 do Código Penal, não deve ser computado o tempo de livramento condicional, ainda que regularmente cumprido, eis que neste as restrições à liberdade ambulatorial são marcadamente inferiores às impostas no período em que segregado o apenado em estabelecimento prisional.

III. Desde que ausente falta grave nos últimos doze meses, não pode, por ausência de previsão legal, ser condicionado o livramento condicional ao bom comportamento do apenado durante a execução da pena.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação ao controle de constitucionalidade, julgue os itens abaixo.

I. Na inconstitucionalidade circunstancial, embora se reconheça que se está diante de uma lei compatível com a Constituição, identifica-se que, circunstancialmente, a sua aplicação, no caso concreto, caracterizaria uma inconstitucionalidade. Ou seja, envolve situações nas quais um enunciado normativo, válido em tese e na maior parte de suas incidências, ao ser confrontado com determinadas circunstâncias concretas, produz uma norma inconstitucional.

II. Caso o Congresso Nacional, em típica reação legislativa, edite lei ordinária que colida frontalmente com a jurisprudência do STF em matéria de interpretação da Constituição (leis ‘in your face’), esse novo ato normativo nasce com presunção ‘iuris tantum’ de inconstitucionalidade, de forma que caberá ao legislador ordinário o ônus de demonstrar, argumentativamente, que a correção do precedente faz-se necessária, ou, ainda, comprovar, lançando mão de novos argumentos, que as premissas fáticas e axiológicas sobre as quais se fundou o posicionamento jurisprudencial não mais subsistem, em exemplo acadêmico de mutação constitucional pela via legislativa.

III. O cabimento de reclamação por violação a efeito vinculante produzido em sede de controle concentrado de constitucionalidade está condicionado à publicação do acórdão supostamente inobservado.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do artigo 109, IV, da Constituição Federal, que afeta aos juízes federais a competência para processar a julgar “as infrações penais praticadas em detrimento de bens, serviços ou interesse da União ou de suas entidades autárquicas ou empresas públicas”.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as competências constitucionais dos tribunais de contas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da atribuição constitucional do Ministério Público de promover em juízo a tutela coletiva de direitos.

I. Com fundamento no art. 127 da Constituição Federal, o Ministério Público está legitimado a promover a tutela coletiva de direitos individuais homogêneos, mesmo de natureza disponível, desde que presente no caso concreto relevante interesse social.

II. O Ministério Público tem legitimidade para a propositura de ação civil pública em defesa de direitos sociais relacionados ao FGTS e também para ajuizamento de ação civil pública que vise o fornecimento de remédios a portadores de certa doença.

III. Não há relevância social na ação civil pública que trate da cobrança de taxa por associação de moradores, tratando-se de interesse individual homogêneo disponível que não atrai legitimidade ministerial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PC/SP – VUNESP – 2022) No que concerne ao direito à vida previsto na Convenção Americana de Direitos Humanos, é correto afirmar que


 

(EMAGIS) No que tange aos serviços públicos, às parcerias público-privadas e ao poder de polícia, assinale a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Considere as duas seguintes situações hipotéticas: (i) o Tribunal de Contas do Estado prolata acórdão em procedimento de tomada de contas que culminou em imputação de débito a ex-Prefeito de Município do Estado-membro, compelindo o agente público municipal a ressarcir o dano causado aos cofres públicos municipais; (ii) o Tribunal de Contas do Estado prolata acórdão em procedimento de tomada de contas que culminou na imposição de multa a ex-Prefeito de Município do Estado-membro, multa que funcionou como sanção à conduta deste que causara dano ao erário municipal.

A propósito da cobrança judicial dos créditos em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a intervenção do Estado na propriedade, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre a improbidade administrativa, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Em relação aos direitos políticos, assinale a alternativa incorreta.

 

(TJ/PA – Juiz de Direito Substituto – CEBRASPE – 2019) Abel, Breno e Celso são sócios de uma sociedade simples que exerce atividade não empresarial. Do contrato social dessa sociedade, regularmente redigido e inscrito no registro civil das pessoas jurídicas, consta exclusivamente como administrador o não sócio Danilo. No exercício de suas atribuições sociais, o administrador Danilo distribui lucros ilícitos aos sócios Breno e Celso, que recebem os valores com total conhecimento da ilicitude. Abel não recebe lucro algum nem conhece a distribuição ilegítima.

Acerca da responsabilidade civil pela distribuição de lucros ilícitos nessa situação hipotética, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Sobre o Direito Empresarial, assinale a opção correta:


 

(EMAGIS) Sobre o Direito Tributário, julgue os itens abaixo.

I. O pedido de parcelamento fiscal interrompe o prazo prescricional, salvo se indeferido.

II. Incide ICMS sobre o serviço de transporte interestadual de mercadorias destinadas ao exterior.

III. O contribuinte faz jus à concessão ou à manutenção da isenção do imposto de renda, não se lhe exigindo a demonstração da contemporaneidade dos sintomas da doença nem da recidiva da enfermidade.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre o ICMS, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/PA – Juiz de Direito Substituto – CEBRASPE – 2019) Em razão de queimadas florestais, a Assembleia Legislativa do Pará aprovou e o governador sancionou determinada lei que amplia para cem metros a área de proteção em torno de nascentes.

Nessa situação hipotética, a lei é


 

(EMAGIS) Segundo o que dispõe a Lei nº 8.625/93 (Lei Orgânica Nacional do Ministério Público) a respeito dos órgãos auxiliares, assinale a alternativa incorreta:

 

(DPE/CE – FCC – 2022) Em uma audiência judicial que se realizava na comarca de Crato, dois réus em um mesmo processo criminal acusavam-se mutuamente. A Defensora Pública que assistia ambos os acusados, corretamente, decide

 

Sentença Federal - Rodada 26.2022

A União (Fazenda Nacional) ajuizou, perante o juízo da 34ª Vara de Execuções Fiscais da Subseção Judiciária de São Paulo/SP, execução fiscal contra Tô no Lucro Ltda., cobrando o pagamento de débito concernente ao PIS e à COFINS.

Regularmente citada a empresa, o seu representante legal compareceu aos autos e comunicou que a mesma foi extinta em razão de ter sido adquirida pela holding Papo Tudo S/A, tendo juntado o respectivo instrumento da transação empresarial.

Intimada, a União requereu a citação de Papo Tudo S/A e, também, de João Sem Braço, sócio da empresa Tô no Lucro Ltda., cujo nome figura na Certidão de Dívida Ativa na qualidade de corresponsável tributário.

Realizados os atos citatórios, não houve pagamento do débito no prazo de 5 (cinco) dias, nem nomeação de bens à penhora. Acionado o Bacen-Jud, foi bloqueada a quantia de R$ 500.000,00 da conta bancária da empresa Papo Tudo S/A e R$ 45.000,00 da conta bancária de João, convertendo-se em penhora por meio da transferência dos valores para conta vinculada ao feito. A União, no seguimento, requereu a penhora do imóvel-sede da empresa Papo Tudo S/A, o que foi deferido pelo Juízo e realizados os atos concernentes à avaliação do bem (R$ 2.000.000,00) e à lavratura do auto de penhora.

Em sequência, os executados opuseram embargos à execução fiscal.

João Sem Braço, em seus embargos, alegou que a execução fiscal não veio acompanhada nem de demonstrativo de débito nem trouxe o seu número de CPF na CDA, consistindo em vícios que maculam o feito. Sustentou, outrossim, que é domiciliado em Registro/SP, de sorte que o juízo da capital paulista seria incompetente para processar e julgar a execução fiscal. Aduziu, em relação à penhora on-line, que a medida foi precipitada e violou o princípio da menor onerosidade ao executado, já que não houve o esgotamento de diligências em busca de bens penhoráveis para que se justificasse a aplicação do art. 185-A do CTN. Asserverou que o mero inadimplemento tributário não autoriza a cobrança contra si na qualidade de sócio-administrador, não tendo sido demonstrada nos autos nenhuma causa para justificar o redirecionamento da cobrança, senão o fato de o seu nome constar na CDA como corresponsável pelo débito.

De seu turno, a empresa Papo Tudo S/A noticiou, preambularmente, que lhe foi deferida recuperação judicial pelo Juízo da 18ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais da capital, requerendo, por conseguinte, a imediata suspensão da execução fiscal e levantamento das constrições ocorridas nos autos, haja vista a competência do juízo universal para tais medidas. Disse que a CDA não traz, em nenhum momento, o seu nome como (co)responsável pela dívida, sendo que a operação de aquisição empresarial ocorreu em data anterior ao ajuizamento desta execução fiscal e mesmo à própria inclusão do débito em Dívida Ativa, despontando, com saliência, a sua ilegitimidade passiva ad causam para figurar no executivo fiscal, sendo descabida a substituição de CDA quando se cuida de modificação do sujeito passivo da execução. Com base no princípio da eventualidade, questionou a penhora on-line pelos mesmos motivos apontados pelo coexecutado e aduziu que o auto de infração que ensejou o crédito tributário cobrado nesta execução fiscal incluiu, no lançamento, os valores retidos pelas administradoras de cartões na base de cálculo das contribuições ao PIS e da COFINS devidas pela empresa Tô no Lucro Ltda. pelo recebimento de pagamentos por meio de cartões de crédito e débito, algo que não se inclui no conceito de faturamento. Questionou, também, o fato de que os cálculos que embasaram o ato de lançamento incluíram na base de cálculo o valor correspondente ao ICMS devido pela empresa Tô no Lucro Ltda., valor que tampouco poderia ter sido enxertado a título de faturamento. Disse que, vislumbrada a ilegitimidade na composição da base de cálculo dos tributos exequendos, exsurge a iliquidez do título executivo, o que deve conduzir à extinção do feito. Por fim, obtemperou que eventual responsabilidade tributária pelos débitos da sucedida não poderia incluir os valores correspondente a multas moratórias e de ofício, defendendo, ainda, que a multa de ofício foi cobrada no percentual de 50%, que é abusivo e confiscatório, e, de todo modo, sobreveio a Lei Federal XX.XXX/2022 que diminuiu o percentual dessa multa, para a mesma hipótese fática, ao patamar de apenas 30%, o que lhe deve beneficiar.

Intimada, a União, em sua impugnação aos embargos movidos por João Sem Braço, alegou, preliminarmente, que não houve garantia integral do juízo por parte desse executado, o que impede o processamento dos embargos. No mérito, asseverou, em síntese, que não há nenhum vício na execução fiscal e em seu redirecionamento contra o sócio-administrador, algo que tem fundamento no art 135, III, do CTN.

Já na impugnação aos embargos apresentados pela empresa Papo Tudo S/A, a União esgrimiu a competência do juízo da execução fiscal, inclusive para as medidas constritivas realizadas, inexistindo qualquer óbice ao prosseguimento do feito. Defendeu, em síntese, a legitimidade do ato de lançamento, da cobrança das multas tributárias frente aos redirecionados e a impossibilidade de retroação do novo patamar da multa de ofício, em atenção ao tempus regit actum.

Não requerida a produção de novas provas, os autos vieram conclusos para sentença.

Prolate-a, sentenciando conjuntamente ambos os embargos. Considere como verdadeiros todos os fatos alegados pelas partes. Dispensado o relatório.

 

Ministério Público Estadual - Rodada 26.2022

O Ministério Público do Estado de Pernambuco denunciou Elesván Sanchez, cidadão da República do Paraguai, imputável, narrando na inicial, em síntese, que na data xxxx, no horário xxxx, no endereço xxxx, o denunciado apresentou documento materialmente falsificado na Escola Estadual Pontes de Miranda, para matricular-se em um curso de idioma espanhol oferecido pela instituição.

Ainda conforme a inicial, com intuito de ocultar o fato de não deter qualquer documento de identificação de seu país de origem, o denunciado utilizou junto à Escola um passaporte materialmente falsificado, supostamente emitido pelo Paraguai, conforme perícia técnica criminal juntada em fls xxx.

O feito tramitou com estrita observância do contraditório e ampla defesa. Durante a instrução, restou comprovado que o objetivo do réu era se tornar aluno da Escola para, conhecendo a rotina dos funcionários, futuramente realizar um furto no local, notadamente para se apropriar dos computadores que serviam para as atividades de ensino.

Ao final, o juízo proferiu sentença condenatória reconhecendo que o réu praticou a conduta prevista no art. 297 do Código Penal.

Na primeira fase da dosimetria da pena, o juízo considerou que os motivos do delito eram desfavoráveis, uma vez que o verdadeiro intuito do réu era futuramente praticar um furto no local. Assim, a pena-base foi aumentada em seis meses. Na segunda fase, o juízo reconheceu a reincidência, haja vista certidão cartorária informando condenação criminal pretérita pelo crime do art. 155, dentro do prazo do art. 64, inciso I, ambos do Código Penal. Também reconheceu a confissão espontânea, havida em interrogatório judicial. No cotejo das duas circunstâncias, considerou que a confissão é sempre preponderante, razão pela qual reduziu a pena em seis meses. Com isso, à míngua de majorantes ou minorantes, a pena definitiva foi fixada no mínimo legal.

Por fim, fixou o regime inicial de cumprimento sendo o aberto, bem como permitiu a substituição da pena privativa de liberdade por duas penas restritivas de direito. Concedeu-se ao réu, ainda, a possibilidade de recorrer em liberdade.

Confeccione a peça processual cabível, dispensado o relatório. Considere as seguintes orientações: 1) os fatos narrados na denúncia são apenas os que constam do enunciado; 2) não há vícios que ensejem oposição de embargos de declaração; 3) não são necessários cálculos aritméticos; 4) outros detalhes da sentença não mencionados no enunciado são irrelevantes para a solução do caso concreto; 5) a atuação do Ministério Público deve sempre ser direcionada ao correto cumprimento da lei, ainda que em benefício do réu; 6) o feito já transitou em julgado para a defesa, que não recorreu.

 

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 25.2022

(EMAGIS) No que concerne ao contrato de mandato, julgue os itens abaixo, considerado o Código Civil e o magistério doutrinário.

I. Opera-se o mandato quando alguém recebe de outrem poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses. O mandato pode ser expresso ou tácito, verbal ou escrito, e a procuração é o instrumento do mandato.

II. O mandato outorgado por instrumento público somente admite substabelecimento por instrumento particular quando a forma pública for facultativa e não integrar a substância do ato.

III. O mandatário não tem o direito de reter, do objeto da operação que lhe foi cometida, o que lhe for devido em virtude do mandato, devendo, se for o caso, buscar os meios ordinários para o recebimento da remuneração ajustada com o mandante.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Sobre o contrato de transporte, tendo presente a disciplina do Código Civil e também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Tratando-se de transporte de pessoas, a responsabilidade contratual do transportador por acidente com o passageiro é, segundo o Código Civil, elidida por culpa de terceiro, tendo o passageiro vitimado ação apenas contra este último.

II. Na hipótese de atraso ou cancelamento de voo operado por companhia aérea, o dano moral não é presumido em decorrência da mera demora e eventual desconforto, aflição e transtornos suportados pelo passageiro.

III. Reconheceu o STJ dano moral decorrente de grave defeito na prestação de serviço de transporte aéreo com a entrega de passageiro menor (15 anos) não na cidade de destino previamente contratada, mas em uma cidade desconhecida situada a 100 km do local de destino, onde seu pai estaria a aguardar já em horário avançado da noite (23:15h).

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito dos atos infracionais praticados pelo menor, avalie as assertivas que seguem.

I. Atingida a maioridade e cometendo crime, os atos infracionais em questão, praticados pelo agente enquanto menor, não induzem reincidência ou geram maus antecedentes.

II. Atingida a maioridade e cometendo crime de tráfico de drogas, os atos infracionais em questão, praticados pelo agente enquanto menor, podem, excepcionalmente, justificar a negativa da aplicação da minorante disposta no §3º do artigo 33 da Lei 11.343/2006 em seu favor se, devidamente documentados, forem graves e relativamente próximos no tempo da prática do indigitado crime.

III. A medida de internação em decorrência de descumprimento reiterado e injustificável da medida anteriormente imposta pode ser adotada pela própria autoridade administrativa e pelo prazo máximo de três meses.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Relativamente ao incidente de assunção de competência, julgue os itens a seguir expostos.

I. Não é aplicável em sede de remessa necessária.

II. Para fins de oposição de embargos de declaração, considera-se omissa a decisão que deixar de se manifestar sobre tese firmada em incidente de assunção de competência aplicável ao caso sob julgamento.

III. É aplicável o incidente de assunção de competência quando ocorrer relevante questão de direito a respeito da qual seja conveniente a prevenção ou a composição de divergência entre câmaras ou turmas do tribunal.

Há erro:

 

(EMAGIS) No que tange aos recursos no processo civil, ao lume da disciplina do CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. O recurso adesivo não é prejudicado pela desistência do recurso principal.

II. Excetuados os embargos de declaração, o prazo para interpor os recursos e para responder-lhes é de 15 (quinze) dias.

III. O recorrente que não comprovar, no ato de interposição do recurso, o recolhimento do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, será intimado, na pessoa de seu advogado, para realizar o recolhimento em dobro, sob pena de deserção.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a ação rescisória, especialmente o prazo decadencial a ela aplicável, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o STJ, o prazo decadencial da ação rescisória só se inicia quando não for cabível qualquer recurso do último pronunciamento judicial.

II. A extemporaneidade do recurso obsta, em regra, a fixação do termo inicial do prazo decadencial da ação rescisória no trânsito em julgado do último pronunciamento judicial.

III. Tratando-se de decisão do tribunal que julga inadmissível o recurso da parte e pretendendo esta recorrer da decisão, mas não correr o risco de perder o prazo da rescisória, deve, em regra, segundo o STJ, apresentar o recurso e também ‘ação rescisória condicional’, submetida que estará a análise desta à denegação deste último recurso.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) De acordo com o Código de Defesa do Consumidor e a jurisprudência consolidada, assinale a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Tendo em vista o que dispõe a Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da abordagem do criminológica dos comportamentos desviantes e sua relação com as noções de subcultura e contracultura.

I. No âmbito da Criminologia, subcultura e contracultura são expressões que surgem no estudo de condutas desviantes dos jovens em relação ao ‘establishment’.

II. Os grupos subculturais se retiram da sociedade convencional, enquanto os contraculturais são contestadores e confrontadores, dos primeiros são exemplos as gangues de periferia e os ‘skinheads’, dos segundos, os ‘hippies’.

III. Um dos exemplos atuais da ‘subcultura delinquente’ é verificado pelo fenômeno do bullying nas escolas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a legítima defesa, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo.

I. O crime de estelionato praticado por meio saque de cheque fraudado compete ao Juízo do local da agência bancária onde foi apresentada a cártula para pagamento.

II. A qualificadora prevista no art. 129, § 2º, inciso IV, do Código Penal (deformidade permanente) abrange somente lesões corporais que resultam em danos físicos.

III. O roubo em transporte coletivo vazio é circunstância concreta que não justifica a elevação da pena-base.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Aquilate as seguintes proposições.

I. O crime de injúria praticado pela internet por mensagens privadas, as quais somente o autor e o destinatário têm acesso ao seu conteúdo, consuma-se no local em que o agente enviou a mensagem de conteúdo ofensivo.

II. A revogação da contravenção de perturbação da tranquilidade - art. 65 do Decreto-Lei n. 3.688/1941 - pela Lei n. 14.132/2021 implicou abolitio criminis.

III. A semi-imputabilidade do agente afasta do tráfico de drogas o seu caráter hediondo, tal como a forma privilegiada.

Há erro:

 

(EMAGIS) Ainda no que tange aos crimes previstos na Parte Especial do Código Penal, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre a audiência de custódia, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o Acordo de Não Persecução Penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o livramento condicional, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual que expresse que “a competência tributária do Estado e dos Municípios é exercida sobre a área dos respectivos territórios, incluídos nestes as projeções aérea e marítima de sua área continental, especialmente as correspondentes partes da plataforma continental, do mar territorial e da zona econômica exclusiva.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(TRF4 – Juiz – 2016) Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

I. O Supremo Tribunal Federal, por ausência de previsão constitucional, não dispõe de competência originária para processar e julgar ação popular promovida contra qualquer órgão ou autoridade da República, mesmo que o ato hostilizado tenha emanado do próprio Presidente da República, ou das Mesas da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal, ou ainda de qualquer dos Tribunais Superiores da União.

II. A Súmula Vinculante, a qual só pode ser formada no âmbito do Supremo Tribunal Federal, não vincula, entretanto, o Poder Legislativo quando este exerce atividade jurisdicional stricto sensu.

III. Compete ao Supremo Tribunal Federal o controle jurisdicional dos atos de Comissão Parlamentar de Inquérito que envolvam ilegalidade ou ofensa a direitos individuais, na medida em que a Comissão Parlamentar de Inquérito procede como se fosse a Câmara dos Deputados, o Senado Federal ou o Congresso Nacional como um todo.

IV. Não cabe recurso extraordinário contra decisão proferida no processamento de precatórios.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a fundamentação das decisões judiciais e também com os bens públicos, devendo ser apreciadas em consonância com a disciplina da Constituição Federal e também com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da proteção da família na Constituição Federal e na jurisprudência dos tribunais superiores.

I. O casamento civil pode ser dissolvido pelo divórcio, afastada a exigência constitucional de prévia separação judicial ou comprovada separação de fato por mais de dois anos.

II. A garantia constitucional de tutela do Estado à família impõe que, tratando-se de cônjuges ou companheiros servidores públicos , ocorrida a remoção de qualquer deles, a pedido ou de ofício, considere-se ato vinculado a concessão pela Administração Pública da remoção do consorte para a mesma localidade.

III. O § 1º do artigo 75 da Lei 6.815/1980 não foi recepcionado pela Constituição Federal de 1988, sendo vedada a expulsão de estrangeiro cujo filho brasileiro foi reconhecido ou adotado posteriormente ao fato ensejador do ato expulsório, uma vez comprovado estar a criança sob a guarda do estrangeiro e deste depender economicamente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente aos órgãos da Justiça Eleitoral, julgue, à luz da Constituição Federal e do Código Eleitoral, os itens abaixo.

I. As juntas eleitorais e os juízes eleitorais são considerados órgãos da Justiça Eleitoral, assim como o TSE e os TRE’s.

II. O Tribunal Superior Eleitoral elegerá seu Presidente e o Vice-Presidente dentre os Ministros do Supremo Tribunal Federal, e o Corregedor Eleitoral dentre os Ministros do Superior Tribunal de Justiça.

III. O Tribunal Superior Eleitoral compor-se-á, no mínimo, de sete membros. Dentre estes, dois são nomeados pelo Presidente da República dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Sobre as marcas e os limites a seu registro, considerada a disciplina legal (LPI – Lei 9.279/1996), além da jurisprudência do STJ e do magistério da doutrina, avalie as assertivas que seguem.

I. É peremptória em nosso sistema a vedação ao registro como marca de nome civil, motivo pelo qual restam sem proteção jurídica marcas como ‘Hospital Albert Einstein’.

II. Aspectos inerentes aos direitos da personalidade não podem ser objeto de disposição voluntária por seu titular, ainda que não permanente nem geral, este o motivo da nulidade de negócio jurídico pelo qual a pessoa autorize seja seu nome civil registrado como marca nominativa.

III. Prestada de forma válida a autorização da pessoa para o registro de seu nome como marca, a interpretação de tal ato de vontade há de ser ampla, de forma que ao beneficiário da autorização assiste o direito do registrar a marca nominativa para quaisquer produtos ou serviços que explore, ainda que não expressos no ato de autorização.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Sobre os seguintes títulos de crédito, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) Sobre as imunidades tributárias, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere Decreto Estadual que, versando sobre o regime de substituição tributária do ICMS incidente em operações com energia elétrica, atribuiu às empresas geradoras a responsabilidade, por substituição tributária, pela retenção e recolhimento do ICMS relativo às operações subsequentes com energia elétrica. Trata-se, portanto, de Decreto que atribuiu às empresas geradoras de energia elétrica a responsabilidade pelo recolhimento do ICMS que antes era das distribuidoras.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) No que se refere às contribuições sociais de seguridade social, julgue os itens abaixo.

I. É inconstitucional a contribuição previdenciária prevista no art. 22, IV, da Lei 8.212/1991, com redação dada pela Lei 9.876/1999, que incide sobre o valor bruto da nota fiscal ou fatura referente a serviços prestados por cooperados por intermédio de cooperativas de trabalho.

II. É constitucional formal e materialmente a contribuição social do empregador rural pessoa física, instituída pela Lei 10.256/2001, incidente sobre a receita bruta obtida com a comercialização de sua produção.

III. É inconstitucional a revogação da isenção estabelecida no art. 6º, II, da Lei Complementar 70/1991 pelo art. 56 da Lei 9.430/1996.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a Polícia Nacional de Recursos Hídricos, Lei 9.433/97, assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da improbidade administrativa.

I. A contratação de servidores públicos temporários sem concurso público, mas baseada em legislação local, por si só, não configura a improbidade administrativa prevista no art. 11 da Lei 8.429/1992, por estar ausente o elemento subjetivo (dolo) necessário para a configuração do ato de improbidade violador dos princípios da administração pública.

II. Os atos de improbidade capitulados nos artigos 9º, 10 e 11 somente se configuram, consoante expressou a recente Lei 14.230/2021, na modalidade dolosa, considerando-se dolo, para esses fins, a vontade livre e consciente de alcançar o resultado ilícito tipificado, não bastando a voluntariedade do agente, o que é compreendido por segmento jurisprudencial como dolo específico, isto é, afasta-se a suficiência do dolo genérico.

III. Embora a dúvida fundada sobre a ocorrência ou não do ato de improbidade imputado ao réu seja conducente ao menos ao recebimento da inicial da ação, tal dúvida deve ser demonstrada em decisão fundamentada, em que veiculados os indícios ou provas da ocorrência do ato e chancelada a higidez da acusação em seus aspectos formais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação aos princípios do Direito Administrativo e aos atos administrativos, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Considere que, em ação de desapropriação direta regida pelo Decreto-lei 3.365/1941, seja regularmente desapropriada extensa propriedade rural, efetuando o ente público autor o pagamento da indenização devida, R$10.000.000,00 (dez milhões de reais), valor devidamente levantado pelo expropriado. Dez anos depois, o Ministério Público Federal apura que referido imóvel, na verdade, não era de propriedade do expropriado, mas, sim, da União, tratando-se de terra indispensável à preservação ambiental e que já fora antes devidamente integrada ao patrimônio imobiliário federal, tendo sido esta questão devidamente levada à época pelo ente expropriante aos autos da desapropriação, mas olvidada pelo juízo, que deferira, ainda assim, o levantamento da indenização ao expropriado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) O Estado Alfa editou lei autorizativa para constituição de uma sociedade de economia mista de capital aberto, para fins de exploração do serviço de distribuição de gás canalizado. A propósito de tal empresa, considere as afirmações:

I. Por explorar serviço público, a empresa goza de todos os privilégios processuais típicos da Fazenda Pública.

II. Como se trata de serviço sob monopólio federal, a empresa estadual atuará como concessionária da União.

III. Apesar de atuar na atividade serviço público, a empresa será regida pela Lei no 13.303/2016.

IV. Apesar de sua natureza estatal, a empresa se sujeita à atuação normativa e fiscalizadora da Comissão de Valores Mobiliários.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) O artigo 177, I, da Constituição Federal, estabelece constituir monopólio da União “a pesquisa e a lavra das jazidas de petróleo e gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos”.

A propósito e também sobre as receitas públicas decorrente das atividades em questão e outras correlatas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS/BÔNUS) Julgue, com apoio na Lei 8.213/91, os itens abaixo expostos.

I. A comprovação do tempo de serviço para os fins dessa Lei, inclusive mediante justificativa administrativa ou judicial, só produzirá efeito quando for baseada em início de prova material contemporânea dos fatos, não admitida a prova exclusivamente testemunhal, exceto na ocorrência de motivo de força maior ou caso fortuito, na forma prevista no regulamento.

II. O segurado em gozo de auxílio-doença na data do recolhimento à prisão terá o benefício suspenso; essa suspensão, contudo, será de até 60 (sessenta) dias, contados da data do recolhimento à prisão, cessado o benefício após o referido prazo.

III. O segurado recluso em cumprimento de pena em regime aberto, semiaberto ou fechado terá direito ao auxílio-doença.

Estão corretos somente os itens:


 

(PC/SP – VUNESP – 2022) Nos termos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, é correto afirmar que


 

(EMAGIS) O denominado controle de convencionalidade é tema que repercute na doutrina, jurisprudência e no sistema jurídico nacionais, tendo sido também objeto de estudo pioneiro do professor Valério Oliveira Mazzuoli.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 25.2022

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da improbidade administrativa.

I. A contratação de servidores públicos temporários sem concurso público, mas baseada em legislação local, por si só, não configura a improbidade administrativa prevista no art. 11 da Lei 8.429/1992, por estar ausente o elemento subjetivo (dolo) necessário para a configuração do ato de improbidade violador dos princípios da administração pública.

II. Os atos de improbidade capitulados nos artigos 9º, 10 e 11 somente se configuram, consoante expressou a recente Lei 14.230/2021, na modalidade dolosa, considerando-se dolo, para esses fins, a vontade livre e consciente de alcançar o resultado ilícito tipificado, não bastando a voluntariedade do agente, o que é compreendido por segmento jurisprudencial como dolo específico, isto é, afasta-se a suficiência do dolo genérico.

III. Embora a dúvida fundada sobre a ocorrência ou não do ato de improbidade imputado ao réu seja conducente ao menos ao recebimento da inicial da ação, tal dúvida deve ser demonstrada em decisão fundamentada, em que veiculados os indícios ou provas da ocorrência do ato e chancelada a higidez da acusação em seus aspectos formais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação aos princípios do Direito Administrativo e aos atos administrativos, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Considere que, em ação de desapropriação direta regida pelo Decreto-lei 3.365/1941, seja regularmente desapropriada extensa propriedade rural, efetuando o ente público autor o pagamento da indenização devida, R$10.000.000,00 (dez milhões de reais), valor devidamente levantado pelo expropriado. Dez anos depois, o Ministério Público Federal apura que referido imóvel, na verdade, não era de propriedade do expropriado, mas, sim, da União, tratando-se de terra indispensável à preservação ambiental e que já fora antes devidamente integrada ao patrimônio imobiliário federal, tendo sido esta questão devidamente levada à época pelo ente expropriante aos autos da desapropriação, mas olvidada pelo juízo, que deferira, ainda assim, o levantamento da indenização ao expropriado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) O Estado Alfa editou lei autorizativa para constituição de uma sociedade de economia mista de capital aberto, para fins de exploração do serviço de distribuição de gás canalizado. A propósito de tal empresa, considere as afirmações:

I. Por explorar serviço público, a empresa goza de todos os privilégios processuais típicos da Fazenda Pública.

II. Como se trata de serviço sob monopólio federal, a empresa estadual atuará como concessionária da União.

III. Apesar de atuar na atividade serviço público, a empresa será regida pela Lei no 13.303/2016.

IV. Apesar de sua natureza estatal, a empresa se sujeita à atuação normativa e fiscalizadora da Comissão de Valores Mobiliários.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual que expresse que “a competência tributária do Estado e dos Municípios é exercida sobre a área dos respectivos territórios, incluídos nestes as projeções aérea e marítima de sua área continental, especialmente as correspondentes partes da plataforma continental, do mar territorial e da zona econômica exclusiva.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(TRF4 – Juiz – 2016) Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

I. O Supremo Tribunal Federal, por ausência de previsão constitucional, não dispõe de competência originária para processar e julgar ação popular promovida contra qualquer órgão ou autoridade da República, mesmo que o ato hostilizado tenha emanado do próprio Presidente da República, ou das Mesas da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal, ou ainda de qualquer dos Tribunais Superiores da União.

II. A Súmula Vinculante, a qual só pode ser formada no âmbito do Supremo Tribunal Federal, não vincula, entretanto, o Poder Legislativo quando este exerce atividade jurisdicional stricto sensu.

III. Compete ao Supremo Tribunal Federal o controle jurisdicional dos atos de Comissão Parlamentar de Inquérito que envolvam ilegalidade ou ofensa a direitos individuais, na medida em que a Comissão Parlamentar de Inquérito procede como se fosse a Câmara dos Deputados, o Senado Federal ou o Congresso Nacional como um todo.

IV. Não cabe recurso extraordinário contra decisão proferida no processamento de precatórios.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a fundamentação das decisões judiciais e também com os bens públicos, devendo ser apreciadas em consonância com a disciplina da Constituição Federal e também com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da proteção da família na Constituição Federal e na jurisprudência dos tribunais superiores.

I. O casamento civil pode ser dissolvido pelo divórcio, afastada a exigência constitucional de prévia separação judicial ou comprovada separação de fato por mais de dois anos.

II. A garantia constitucional de tutela do Estado à família impõe que, tratando-se de cônjuges ou companheiros servidores públicos , ocorrida a remoção de qualquer deles, a pedido ou de ofício, considere-se ato vinculado a concessão pela Administração Pública da remoção do consorte para a mesma localidade.

III. O § 1º do artigo 75 da Lei 6.815/1980 não foi recepcionado pela Constituição Federal de 1988, sendo vedada a expulsão de estrangeiro cujo filho brasileiro foi reconhecido ou adotado posteriormente ao fato ensejador do ato expulsório, uma vez comprovado estar a criança sob a guarda do estrangeiro e deste depender economicamente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente ao incidente de assunção de competência, julgue os itens a seguir expostos.

I. Não é aplicável em sede de remessa necessária.

II. Para fins de oposição de embargos de declaração, considera-se omissa a decisão que deixar de se manifestar sobre tese firmada em incidente de assunção de competência aplicável ao caso sob julgamento.

III. É aplicável o incidente de assunção de competência quando ocorrer relevante questão de direito a respeito da qual seja conveniente a prevenção ou a composição de divergência entre câmaras ou turmas do tribunal.

Há erro:

 

(EMAGIS) No que tange aos recursos no processo civil, ao lume da disciplina do CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. O recurso adesivo não é prejudicado pela desistência do recurso principal.

II. Excetuados os embargos de declaração, o prazo para interpor os recursos e para responder-lhes é de 15 (quinze) dias.

III. O recorrente que não comprovar, no ato de interposição do recurso, o recolhimento do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, será intimado, na pessoa de seu advogado, para realizar o recolhimento em dobro, sob pena de deserção.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a ação rescisória, especialmente o prazo decadencial a ela aplicável, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o STJ, o prazo decadencial da ação rescisória só se inicia quando não for cabível qualquer recurso do último pronunciamento judicial.

II. A extemporaneidade do recurso obsta, em regra, a fixação do termo inicial do prazo decadencial da ação rescisória no trânsito em julgado do último pronunciamento judicial.

III. Tratando-se de decisão do tribunal que julga inadmissível o recurso da parte e pretendendo esta recorrer da decisão, mas não correr o risco de perder o prazo da rescisória, deve, em regra, segundo o STJ, apresentar o recurso e também ‘ação rescisória condicional’, submetida que estará a análise desta à denegação deste último recurso.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que concerne ao contrato de mandato, julgue os itens abaixo, considerado o Código Civil e o magistério doutrinário.

I. Opera-se o mandato quando alguém recebe de outrem poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses. O mandato pode ser expresso ou tácito, verbal ou escrito, e a procuração é o instrumento do mandato.

II. O mandato outorgado por instrumento público somente admite substabelecimento por instrumento particular quando a forma pública for facultativa e não integrar a substância do ato.

III. O mandatário não tem o direito de reter, do objeto da operação que lhe foi cometida, o que lhe for devido em virtude do mandato, devendo, se for o caso, buscar os meios ordinários para o recebimento da remuneração ajustada com o mandante.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Sobre o contrato de transporte, tendo presente a disciplina do Código Civil e também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Tratando-se de transporte de pessoas, a responsabilidade contratual do transportador por acidente com o passageiro é, segundo o Código Civil, elidida por culpa de terceiro, tendo o passageiro vitimado ação apenas contra este último.

II. Na hipótese de atraso ou cancelamento de voo operado por companhia aérea, o dano moral não é presumido em decorrência da mera demora e eventual desconforto, aflição e transtornos suportados pelo passageiro.

III. Reconheceu o STJ dano moral decorrente de grave defeito na prestação de serviço de transporte aéreo com a entrega de passageiro menor (15 anos) não na cidade de destino previamente contratada, mas em uma cidade desconhecida situada a 100 km do local de destino, onde seu pai estaria a aguardar já em horário avançado da noite (23:15h).

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito dos atos infracionais praticados pelo menor, avalie as assertivas que seguem.

I. Atingida a maioridade e cometendo crime, os atos infracionais em questão, praticados pelo agente enquanto menor, não induzem reincidência ou geram maus antecedentes.

II. Atingida a maioridade e cometendo crime de tráfico de drogas, os atos infracionais em questão, praticados pelo agente enquanto menor, podem, excepcionalmente, justificar a negativa da aplicação da minorante disposta no §3º do artigo 33 da Lei 11.343/2006 em seu favor se, devidamente documentados, forem graves e relativamente próximos no tempo da prática do indigitado crime.

III. A medida de internação em decorrência de descumprimento reiterado e injustificável da medida anteriormente imposta pode ser adotada pela própria autoridade administrativa e pelo prazo máximo de três meses.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre as marcas e os limites a seu registro, considerada a disciplina legal (LPI – Lei 9.279/1996), além da jurisprudência do STJ e do magistério da doutrina, avalie as assertivas que seguem.

I. É peremptória em nosso sistema a vedação ao registro como marca de nome civil, motivo pelo qual restam sem proteção jurídica marcas como ‘Hospital Albert Einstein’.

II. Aspectos inerentes aos direitos da personalidade não podem ser objeto de disposição voluntária por seu titular, ainda que não permanente nem geral, este o motivo da nulidade de negócio jurídico pelo qual a pessoa autorize seja seu nome civil registrado como marca nominativa.

III. Prestada de forma válida a autorização da pessoa para o registro de seu nome como marca, a interpretação de tal ato de vontade há de ser ampla, de forma que ao beneficiário da autorização assiste o direito do registrar a marca nominativa para quaisquer produtos ou serviços que explore, ainda que não expressos no ato de autorização.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Sobre os seguintes títulos de crédito, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) Sobre as imunidades tributárias, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere Decreto Estadual que, versando sobre o regime de substituição tributária do ICMS incidente em operações com energia elétrica, atribuiu às empresas geradoras a responsabilidade, por substituição tributária, pela retenção e recolhimento do ICMS relativo às operações subsequentes com energia elétrica. Trata-se, portanto, de Decreto que atribuiu às empresas geradoras de energia elétrica a responsabilidade pelo recolhimento do ICMS que antes era das distribuidoras.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das normas estabelecidas na Lei de Responsabilidade Fiscal e em conformidade com a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa incorreta:


 

(Defensor Público do Estado do Ceará – FCC – 2022) Sobre os direitos constitucionais dos trabalhadores é

 

(Procurador do Município de Presidente Prudente/SP – VUNESP – 2022) O não comparecimento do reclamado na audiência de julgamento importará em revelia, além de confissão quanto à matéria de fato, porém a revelia não produzirá efeitos se

 

(EMAGIS) Sobre a Polícia Nacional de Recursos Hídricos, Lei 9.433/97, assinale a alternativa incorreta:


 

(DPE/CE – FCC – 2022) No julgamento da ADI 6.852, de relatoria do Ministro Edson Fachin, o Supremo Tribunal Federal confirmou a constitucionalidade do poder de requisição atribuído aos membros da Defensoria Pública, que consiste em


 

(PC/SP – VUNESP – 2022) Nos termos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, é correto afirmar que


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da abordagem do criminológica dos comportamentos desviantes e sua relação com as noções de subcultura e contracultura.

I. No âmbito da Criminologia, subcultura e contracultura são expressões que surgem no estudo de condutas desviantes dos jovens em relação ao ‘establishment’.

II. Os grupos subculturais se retiram da sociedade convencional, enquanto os contraculturais são contestadores e confrontadores, dos primeiros são exemplos as gangues de periferia e os ‘skinheads’, dos segundos, os ‘hippies’.

III. Um dos exemplos atuais da ‘subcultura delinquente’ é verificado pelo fenômeno do bullying nas escolas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a legítima defesa, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo.

I. O crime de estelionato praticado por meio saque de cheque fraudado compete ao Juízo do local da agência bancária onde foi apresentada a cártula para pagamento.

II. A qualificadora prevista no art. 129, § 2º, inciso IV, do Código Penal (deformidade permanente) abrange somente lesões corporais que resultam em danos físicos.

III. O roubo em transporte coletivo vazio é circunstância concreta que não justifica a elevação da pena-base.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Aquilate as seguintes proposições.

I. O crime de injúria praticado pela internet por mensagens privadas, as quais somente o autor e o destinatário têm acesso ao seu conteúdo, consuma-se no local em que o agente enviou a mensagem de conteúdo ofensivo.

II. A revogação da contravenção de perturbação da tranquilidade - art. 65 do Decreto-Lei n. 3.688/1941 - pela Lei n. 14.132/2021 implicou abolitio criminis.

III. A semi-imputabilidade do agente afasta do tráfico de drogas o seu caráter hediondo, tal como a forma privilegiada.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre a audiência de custódia, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o Acordo de Não Persecução Penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o livramento condicional, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Os legitimados meta-individuais constantes do Código de Defesa do Consumidor poderão propor, em nome próprio e no interesse das vítimas ou seus sucessores, ação civil coletiva de responsabilidade pelos danos individualmente sofridos em decorrência da colocação, comercialização e circulação de produtos ou serviços no varejo, observando-se que:

 

(EMAGIS) Tendo em vista o que dispõe a Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) De acordo com o Código de Defesa do Consumidor e a jurisprudência consolidada, assinale a alternativa CORRETA.


 

Objetivas DP Estadual - Rodada 25.2022

(DPE/CE – FCC – 2022) No julgamento da ADI 6.852, de relatoria do Ministro Edson Fachin, o Supremo Tribunal Federal confirmou a constitucionalidade do poder de requisição atribuído aos membros da Defensoria Pública, que consiste em


 

(PC/SP – VUNESP – 2022) Nos termos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, é correto afirmar que


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da abordagem do criminológica dos comportamentos desviantes e sua relação com as noções de subcultura e contracultura.

I. No âmbito da Criminologia, subcultura e contracultura são expressões que surgem no estudo de condutas desviantes dos jovens em relação ao ‘establishment’.

II. Os grupos subculturais se retiram da sociedade convencional, enquanto os contraculturais são contestadores e confrontadores, dos primeiros são exemplos as gangues de periferia e os ‘skinheads’, dos segundos, os ‘hippies’.

III. Um dos exemplos atuais da ‘subcultura delinquente’ é verificado pelo fenômeno do bullying nas escolas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a legítima defesa, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo.

I. O crime de estelionato praticado por meio saque de cheque fraudado compete ao Juízo do local da agência bancária onde foi apresentada a cártula para pagamento.

II. A qualificadora prevista no art. 129, § 2º, inciso IV, do Código Penal (deformidade permanente) abrange somente lesões corporais que resultam em danos físicos.

III. O roubo em transporte coletivo vazio é circunstância concreta que não justifica a elevação da pena-base.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Aquilate as seguintes proposições.

I. O crime de injúria praticado pela internet por mensagens privadas, as quais somente o autor e o destinatário têm acesso ao seu conteúdo, consuma-se no local em que o agente enviou a mensagem de conteúdo ofensivo.

II. A revogação da contravenção de perturbação da tranquilidade - art. 65 do Decreto-Lei n. 3.688/1941 - pela Lei n. 14.132/2021 implicou abolitio criminis.

III. A semi-imputabilidade do agente afasta do tráfico de drogas o seu caráter hediondo, tal como a forma privilegiada.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre a audiência de custódia, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o Acordo de Não Persecução Penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o livramento condicional, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) No que concerne ao contrato de mandato, julgue os itens abaixo, considerado o Código Civil e o magistério doutrinário.

I. Opera-se o mandato quando alguém recebe de outrem poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses. O mandato pode ser expresso ou tácito, verbal ou escrito, e a procuração é o instrumento do mandato.

II. O mandato outorgado por instrumento público somente admite substabelecimento por instrumento particular quando a forma pública for facultativa e não integrar a substância do ato.

III. O mandatário não tem o direito de reter, do objeto da operação que lhe foi cometida, o que lhe for devido em virtude do mandato, devendo, se for o caso, buscar os meios ordinários para o recebimento da remuneração ajustada com o mandante.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Sobre o contrato de transporte, tendo presente a disciplina do Código Civil e também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Tratando-se de transporte de pessoas, a responsabilidade contratual do transportador por acidente com o passageiro é, segundo o Código Civil, elidida por culpa de terceiro, tendo o passageiro vitimado ação apenas contra este último.

II. Na hipótese de atraso ou cancelamento de voo operado por companhia aérea, o dano moral não é presumido em decorrência da mera demora e eventual desconforto, aflição e transtornos suportados pelo passageiro.

III. Reconheceu o STJ dano moral decorrente de grave defeito na prestação de serviço de transporte aéreo com a entrega de passageiro menor (15 anos) não na cidade de destino previamente contratada, mas em uma cidade desconhecida situada a 100 km do local de destino, onde seu pai estaria a aguardar já em horário avançado da noite (23:15h).

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito dos atos infracionais praticados pelo menor, avalie as assertivas que seguem.

I. Atingida a maioridade e cometendo crime, os atos infracionais em questão, praticados pelo agente enquanto menor, não induzem reincidência ou geram maus antecedentes.

II. Atingida a maioridade e cometendo crime de tráfico de drogas, os atos infracionais em questão, praticados pelo agente enquanto menor, podem, excepcionalmente, justificar a negativa da aplicação da minorante disposta no §3º do artigo 33 da Lei 11.343/2006 em seu favor se, devidamente documentados, forem graves e relativamente próximos no tempo da prática do indigitado crime.

III. A medida de internação em decorrência de descumprimento reiterado e injustificável da medida anteriormente imposta pode ser adotada pela própria autoridade administrativa e pelo prazo máximo de três meses.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Relativamente ao incidente de assunção de competência, julgue os itens a seguir expostos.

I. Não é aplicável em sede de remessa necessária.

II. Para fins de oposição de embargos de declaração, considera-se omissa a decisão que deixar de se manifestar sobre tese firmada em incidente de assunção de competência aplicável ao caso sob julgamento.

III. É aplicável o incidente de assunção de competência quando ocorrer relevante questão de direito a respeito da qual seja conveniente a prevenção ou a composição de divergência entre câmaras ou turmas do tribunal.

Há erro:

 

(EMAGIS) No que tange aos recursos no processo civil, ao lume da disciplina do CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. O recurso adesivo não é prejudicado pela desistência do recurso principal.

II. Excetuados os embargos de declaração, o prazo para interpor os recursos e para responder-lhes é de 15 (quinze) dias.

III. O recorrente que não comprovar, no ato de interposição do recurso, o recolhimento do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, será intimado, na pessoa de seu advogado, para realizar o recolhimento em dobro, sob pena de deserção.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a ação rescisória, especialmente o prazo decadencial a ela aplicável, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o STJ, o prazo decadencial da ação rescisória só se inicia quando não for cabível qualquer recurso do último pronunciamento judicial.

II. A extemporaneidade do recurso obsta, em regra, a fixação do termo inicial do prazo decadencial da ação rescisória no trânsito em julgado do último pronunciamento judicial.

III. Tratando-se de decisão do tribunal que julga inadmissível o recurso da parte e pretendendo esta recorrer da decisão, mas não correr o risco de perder o prazo da rescisória, deve, em regra, segundo o STJ, apresentar o recurso e também ‘ação rescisória condicional’, submetida que estará a análise desta à denegação deste último recurso.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Os legitimados meta-individuais constantes do Código de Defesa do Consumidor poderão propor, em nome próprio e no interesse das vítimas ou seus sucessores, ação civil coletiva de responsabilidade pelos danos individualmente sofridos em decorrência da colocação, comercialização e circulação de produtos ou serviços no varejo, observando-se que:

 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual que expresse que “a competência tributária do Estado e dos Municípios é exercida sobre a área dos respectivos territórios, incluídos nestes as projeções aérea e marítima de sua área continental, especialmente as correspondentes partes da plataforma continental, do mar territorial e da zona econômica exclusiva.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(TRF4 – Juiz – 2016) Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

I. O Supremo Tribunal Federal, por ausência de previsão constitucional, não dispõe de competência originária para processar e julgar ação popular promovida contra qualquer órgão ou autoridade da República, mesmo que o ato hostilizado tenha emanado do próprio Presidente da República, ou das Mesas da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal, ou ainda de qualquer dos Tribunais Superiores da União.

II. A Súmula Vinculante, a qual só pode ser formada no âmbito do Supremo Tribunal Federal, não vincula, entretanto, o Poder Legislativo quando este exerce atividade jurisdicional stricto sensu.

III. Compete ao Supremo Tribunal Federal o controle jurisdicional dos atos de Comissão Parlamentar de Inquérito que envolvam ilegalidade ou ofensa a direitos individuais, na medida em que a Comissão Parlamentar de Inquérito procede como se fosse a Câmara dos Deputados, o Senado Federal ou o Congresso Nacional como um todo.

IV. Não cabe recurso extraordinário contra decisão proferida no processamento de precatórios.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a fundamentação das decisões judiciais e também com os bens públicos, devendo ser apreciadas em consonância com a disciplina da Constituição Federal e também com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da proteção da família na Constituição Federal e na jurisprudência dos tribunais superiores.

I. O casamento civil pode ser dissolvido pelo divórcio, afastada a exigência constitucional de prévia separação judicial ou comprovada separação de fato por mais de dois anos.

II. A garantia constitucional de tutela do Estado à família impõe que, tratando-se de cônjuges ou companheiros servidores públicos , ocorrida a remoção de qualquer deles, a pedido ou de ofício, considere-se ato vinculado a concessão pela Administração Pública da remoção do consorte para a mesma localidade.

III. O § 1º do artigo 75 da Lei 6.815/1980 não foi recepcionado pela Constituição Federal de 1988, sendo vedada a expulsão de estrangeiro cujo filho brasileiro foi reconhecido ou adotado posteriormente ao fato ensejador do ato expulsório, uma vez comprovado estar a criança sob a guarda do estrangeiro e deste depender economicamente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da improbidade administrativa.

I. A contratação de servidores públicos temporários sem concurso público, mas baseada em legislação local, por si só, não configura a improbidade administrativa prevista no art. 11 da Lei 8.429/1992, por estar ausente o elemento subjetivo (dolo) necessário para a configuração do ato de improbidade violador dos princípios da administração pública.

II. Os atos de improbidade capitulados nos artigos 9º, 10 e 11 somente se configuram, consoante expressou a recente Lei 14.230/2021, na modalidade dolosa, considerando-se dolo, para esses fins, a vontade livre e consciente de alcançar o resultado ilícito tipificado, não bastando a voluntariedade do agente, o que é compreendido por segmento jurisprudencial como dolo específico, isto é, afasta-se a suficiência do dolo genérico.

III. Embora a dúvida fundada sobre a ocorrência ou não do ato de improbidade imputado ao réu seja conducente ao menos ao recebimento da inicial da ação, tal dúvida deve ser demonstrada em decisão fundamentada, em que veiculados os indícios ou provas da ocorrência do ato e chancelada a higidez da acusação em seus aspectos formais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação aos princípios do Direito Administrativo e aos atos administrativos, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Considere que, em ação de desapropriação direta regida pelo Decreto-lei 3.365/1941, seja regularmente desapropriada extensa propriedade rural, efetuando o ente público autor o pagamento da indenização devida, R$10.000.000,00 (dez milhões de reais), valor devidamente levantado pelo expropriado. Dez anos depois, o Ministério Público Federal apura que referido imóvel, na verdade, não era de propriedade do expropriado, mas, sim, da União, tratando-se de terra indispensável à preservação ambiental e que já fora antes devidamente integrada ao patrimônio imobiliário federal, tendo sido esta questão devidamente levada à época pelo ente expropriante aos autos da desapropriação, mas olvidada pelo juízo, que deferira, ainda assim, o levantamento da indenização ao expropriado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) O Estado Alfa editou lei autorizativa para constituição de uma sociedade de economia mista de capital aberto, para fins de exploração do serviço de distribuição de gás canalizado. A propósito de tal empresa, considere as afirmações:

I. Por explorar serviço público, a empresa goza de todos os privilégios processuais típicos da Fazenda Pública.

II. Como se trata de serviço sob monopólio federal, a empresa estadual atuará como concessionária da União.

III. Apesar de atuar na atividade serviço público, a empresa será regida pela Lei no 13.303/2016.

IV. Apesar de sua natureza estatal, a empresa se sujeita à atuação normativa e fiscalizadora da Comissão de Valores Mobiliários.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Sobre a Polícia Nacional de Recursos Hídricos, Lei 9.433/97, assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Sobre as imunidades tributárias, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere Decreto Estadual que, versando sobre o regime de substituição tributária do ICMS incidente em operações com energia elétrica, atribuiu às empresas geradoras a responsabilidade, por substituição tributária, pela retenção e recolhimento do ICMS relativo às operações subsequentes com energia elétrica. Trata-se, portanto, de Decreto que atribuiu às empresas geradoras de energia elétrica a responsabilidade pelo recolhimento do ICMS que antes era das distribuidoras.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as marcas e os limites a seu registro, considerada a disciplina legal (LPI – Lei 9.279/1996), além da jurisprudência do STJ e do magistério da doutrina, avalie as assertivas que seguem.

I. É peremptória em nosso sistema a vedação ao registro como marca de nome civil, motivo pelo qual restam sem proteção jurídica marcas como ‘Hospital Albert Einstein’.

II. Aspectos inerentes aos direitos da personalidade não podem ser objeto de disposição voluntária por seu titular, ainda que não permanente nem geral, este o motivo da nulidade de negócio jurídico pelo qual a pessoa autorize seja seu nome civil registrado como marca nominativa.

III. Prestada de forma válida a autorização da pessoa para o registro de seu nome como marca, a interpretação de tal ato de vontade há de ser ampla, de forma que ao beneficiário da autorização assiste o direito do registrar a marca nominativa para quaisquer produtos ou serviços que explore, ainda que não expressos no ato de autorização.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Sobre os seguintes títulos de crédito, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) Tendo em vista o que dispõe a Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) De acordo com o Código de Defesa do Consumidor e a jurisprudência consolidada, assinale a alternativa CORRETA.


 

Objetivas AGU/PFN/PGF - Rodada 25.2022

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da improbidade administrativa.

I. A contratação de servidores públicos temporários sem concurso público, mas baseada em legislação local, por si só, não configura a improbidade administrativa prevista no art. 11 da Lei 8.429/1992, por estar ausente o elemento subjetivo (dolo) necessário para a configuração do ato de improbidade violador dos princípios da administração pública.

II. Os atos de improbidade capitulados nos artigos 9º, 10 e 11 somente se configuram, consoante expressou a recente Lei 14.230/2021, na modalidade dolosa, considerando-se dolo, para esses fins, a vontade livre e consciente de alcançar o resultado ilícito tipificado, não bastando a voluntariedade do agente, o que é compreendido por segmento jurisprudencial como dolo específico, isto é, afasta-se a suficiência do dolo genérico.

III. Embora a dúvida fundada sobre a ocorrência ou não do ato de improbidade imputado ao réu seja conducente ao menos ao recebimento da inicial da ação, tal dúvida deve ser demonstrada em decisão fundamentada, em que veiculados os indícios ou provas da ocorrência do ato e chancelada a higidez da acusação em seus aspectos formais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação aos princípios do Direito Administrativo e aos atos administrativos, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Considere que, em ação de desapropriação direta regida pelo Decreto-lei 3.365/1941, seja regularmente desapropriada extensa propriedade rural, efetuando o ente público autor o pagamento da indenização devida, R$10.000.000,00 (dez milhões de reais), valor devidamente levantado pelo expropriado. Dez anos depois, o Ministério Público Federal apura que referido imóvel, na verdade, não era de propriedade do expropriado, mas, sim, da União, tratando-se de terra indispensável à preservação ambiental e que já fora antes devidamente integrada ao patrimônio imobiliário federal, tendo sido esta questão devidamente levada à época pelo ente expropriante aos autos da desapropriação, mas olvidada pelo juízo, que deferira, ainda assim, o levantamento da indenização ao expropriado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) O Estado Alfa editou lei autorizativa para constituição de uma sociedade de economia mista de capital aberto, para fins de exploração do serviço de distribuição de gás canalizado. A propósito de tal empresa, considere as afirmações:

I. Por explorar serviço público, a empresa goza de todos os privilégios processuais típicos da Fazenda Pública.

II. Como se trata de serviço sob monopólio federal, a empresa estadual atuará como concessionária da União.

III. Apesar de atuar na atividade serviço público, a empresa será regida pela Lei no 13.303/2016.

IV. Apesar de sua natureza estatal, a empresa se sujeita à atuação normativa e fiscalizadora da Comissão de Valores Mobiliários.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual que expresse que “a competência tributária do Estado e dos Municípios é exercida sobre a área dos respectivos territórios, incluídos nestes as projeções aérea e marítima de sua área continental, especialmente as correspondentes partes da plataforma continental, do mar territorial e da zona econômica exclusiva.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(TRF4 – Juiz – 2016) Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

I. O Supremo Tribunal Federal, por ausência de previsão constitucional, não dispõe de competência originária para processar e julgar ação popular promovida contra qualquer órgão ou autoridade da República, mesmo que o ato hostilizado tenha emanado do próprio Presidente da República, ou das Mesas da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal, ou ainda de qualquer dos Tribunais Superiores da União.

II. A Súmula Vinculante, a qual só pode ser formada no âmbito do Supremo Tribunal Federal, não vincula, entretanto, o Poder Legislativo quando este exerce atividade jurisdicional stricto sensu.

III. Compete ao Supremo Tribunal Federal o controle jurisdicional dos atos de Comissão Parlamentar de Inquérito que envolvam ilegalidade ou ofensa a direitos individuais, na medida em que a Comissão Parlamentar de Inquérito procede como se fosse a Câmara dos Deputados, o Senado Federal ou o Congresso Nacional como um todo.

IV. Não cabe recurso extraordinário contra decisão proferida no processamento de precatórios.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a fundamentação das decisões judiciais e também com os bens públicos, devendo ser apreciadas em consonância com a disciplina da Constituição Federal e também com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da proteção da família na Constituição Federal e na jurisprudência dos tribunais superiores.

I. O casamento civil pode ser dissolvido pelo divórcio, afastada a exigência constitucional de prévia separação judicial ou comprovada separação de fato por mais de dois anos.

II. A garantia constitucional de tutela do Estado à família impõe que, tratando-se de cônjuges ou companheiros servidores públicos , ocorrida a remoção de qualquer deles, a pedido ou de ofício, considere-se ato vinculado a concessão pela Administração Pública da remoção do consorte para a mesma localidade.

III. O § 1º do artigo 75 da Lei 6.815/1980 não foi recepcionado pela Constituição Federal de 1988, sendo vedada a expulsão de estrangeiro cujo filho brasileiro foi reconhecido ou adotado posteriormente ao fato ensejador do ato expulsório, uma vez comprovado estar a criança sob a guarda do estrangeiro e deste depender economicamente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS/BÔNUS) Julgue, com apoio na Lei 8.213/91, os itens abaixo expostos.

I. A comprovação do tempo de serviço para os fins dessa Lei, inclusive mediante justificativa administrativa ou judicial, só produzirá efeito quando for baseada em início de prova material contemporânea dos fatos, não admitida a prova exclusivamente testemunhal, exceto na ocorrência de motivo de força maior ou caso fortuito, na forma prevista no regulamento.

II. O segurado em gozo de auxílio-doença na data do recolhimento à prisão terá o benefício suspenso; essa suspensão, contudo, será de até 60 (sessenta) dias, contados da data do recolhimento à prisão, cessado o benefício após o referido prazo.

III. O segurado recluso em cumprimento de pena em regime aberto, semiaberto ou fechado terá direito ao auxílio-doença.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) No que concerne ao contrato de mandato, julgue os itens abaixo, considerado o Código Civil e o magistério doutrinário.

I. Opera-se o mandato quando alguém recebe de outrem poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses. O mandato pode ser expresso ou tácito, verbal ou escrito, e a procuração é o instrumento do mandato.

II. O mandato outorgado por instrumento público somente admite substabelecimento por instrumento particular quando a forma pública for facultativa e não integrar a substância do ato.

III. O mandatário não tem o direito de reter, do objeto da operação que lhe foi cometida, o que lhe for devido em virtude do mandato, devendo, se for o caso, buscar os meios ordinários para o recebimento da remuneração ajustada com o mandante.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Sobre o contrato de transporte, tendo presente a disciplina do Código Civil e também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Tratando-se de transporte de pessoas, a responsabilidade contratual do transportador por acidente com o passageiro é, segundo o Código Civil, elidida por culpa de terceiro, tendo o passageiro vitimado ação apenas contra este último.

II. Na hipótese de atraso ou cancelamento de voo operado por companhia aérea, o dano moral não é presumido em decorrência da mera demora e eventual desconforto, aflição e transtornos suportados pelo passageiro.

III. Reconheceu o STJ dano moral decorrente de grave defeito na prestação de serviço de transporte aéreo com a entrega de passageiro menor (15 anos) não na cidade de destino previamente contratada, mas em uma cidade desconhecida situada a 100 km do local de destino, onde seu pai estaria a aguardar já em horário avançado da noite (23:15h).

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente ao incidente de assunção de competência, julgue os itens a seguir expostos.

I. Não é aplicável em sede de remessa necessária.

II. Para fins de oposição de embargos de declaração, considera-se omissa a decisão que deixar de se manifestar sobre tese firmada em incidente de assunção de competência aplicável ao caso sob julgamento.

III. É aplicável o incidente de assunção de competência quando ocorrer relevante questão de direito a respeito da qual seja conveniente a prevenção ou a composição de divergência entre câmaras ou turmas do tribunal.

Há erro:

 

(EMAGIS) No que tange aos recursos no processo civil, ao lume da disciplina do CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. O recurso adesivo não é prejudicado pela desistência do recurso principal.

II. Excetuados os embargos de declaração, o prazo para interpor os recursos e para responder-lhes é de 15 (quinze) dias.

III. O recorrente que não comprovar, no ato de interposição do recurso, o recolhimento do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, será intimado, na pessoa de seu advogado, para realizar o recolhimento em dobro, sob pena de deserção.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a ação rescisória, especialmente o prazo decadencial a ela aplicável, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o STJ, o prazo decadencial da ação rescisória só se inicia quando não for cabível qualquer recurso do último pronunciamento judicial.

II. A extemporaneidade do recurso obsta, em regra, a fixação do termo inicial do prazo decadencial da ação rescisória no trânsito em julgado do último pronunciamento judicial.

III. Tratando-se de decisão do tribunal que julga inadmissível o recurso da parte e pretendendo esta recorrer da decisão, mas não correr o risco de perder o prazo da rescisória, deve, em regra, segundo o STJ, apresentar o recurso e também ‘ação rescisória condicional’, submetida que estará a análise desta à denegação deste último recurso.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) De acordo com o Código de Defesa do Consumidor e a jurisprudência consolidada, assinale a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) O artigo 177, I, da Constituição Federal, estabelece constituir monopólio da União “a pesquisa e a lavra das jazidas de petróleo e gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos”.

A propósito e também sobre as receitas públicas decorrente das atividades em questão e outras correlatas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as marcas e os limites a seu registro, considerada a disciplina legal (LPI – Lei 9.279/1996), além da jurisprudência do STJ e do magistério da doutrina, avalie as assertivas que seguem.

I. É peremptória em nosso sistema a vedação ao registro como marca de nome civil, motivo pelo qual restam sem proteção jurídica marcas como ‘Hospital Albert Einstein’.

II. Aspectos inerentes aos direitos da personalidade não podem ser objeto de disposição voluntária por seu titular, ainda que não permanente nem geral, este o motivo da nulidade de negócio jurídico pelo qual a pessoa autorize seja seu nome civil registrado como marca nominativa.

III. Prestada de forma válida a autorização da pessoa para o registro de seu nome como marca, a interpretação de tal ato de vontade há de ser ampla, de forma que ao beneficiário da autorização assiste o direito do registrar a marca nominativa para quaisquer produtos ou serviços que explore, ainda que não expressos no ato de autorização.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Sobre os seguintes títulos de crédito, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) Sobre as imunidades tributárias, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que se refere às contribuições sociais de seguridade social, julgue os itens abaixo.

I. É inconstitucional a contribuição previdenciária prevista no art. 22, IV, da Lei 8.212/1991, com redação dada pela Lei 9.876/1999, que incide sobre o valor bruto da nota fiscal ou fatura referente a serviços prestados por cooperados por intermédio de cooperativas de trabalho.

II. É constitucional formal e materialmente a contribuição social do empregador rural pessoa física, instituída pela Lei 10.256/2001, incidente sobre a receita bruta obtida com a comercialização de sua produção.

III. É inconstitucional a revogação da isenção estabelecida no art. 6º, II, da Lei Complementar 70/1991 pelo art. 56 da Lei 9.430/1996.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito das normas estabelecidas na Lei de Responsabilidade Fiscal e em conformidade com a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Sobre a Polícia Nacional de Recursos Hídricos, Lei 9.433/97, assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) O denominado controle de convencionalidade é tema que repercute na doutrina, jurisprudência e no sistema jurídico nacionais, tendo sido também objeto de estudo pioneiro do professor Valério Oliveira Mazzuoli.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(Defensor Público do Estado do Ceará – FCC – 2022) Sobre os direitos constitucionais dos trabalhadores é

 

(Procurador do Município de Presidente Prudente/SP – VUNESP – 2022) O não comparecimento do reclamado na audiência de julgamento importará em revelia, além de confissão quanto à matéria de fato, porém a revelia não produzirá efeitos se

 

(EMAGIS) Sobre a legítima defesa, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo.

I. O crime de estelionato praticado por meio saque de cheque fraudado compete ao Juízo do local da agência bancária onde foi apresentada a cártula para pagamento.

II. A qualificadora prevista no art. 129, § 2º, inciso IV, do Código Penal (deformidade permanente) abrange somente lesões corporais que resultam em danos físicos.

III. O roubo em transporte coletivo vazio é circunstância concreta que não justifica a elevação da pena-base.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Ainda no que tange aos crimes previstos na Parte Especial do Código Penal, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre a audiência de custódia, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o Acordo de Não Persecução Penal, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 25.2022

(EMAGIS) No que concerne ao contrato de mandato, julgue os itens abaixo, considerado o Código Civil e o magistério doutrinário.

I. Opera-se o mandato quando alguém recebe de outrem poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses. O mandato pode ser expresso ou tácito, verbal ou escrito, e a procuração é o instrumento do mandato.

II. O mandato outorgado por instrumento público somente admite substabelecimento por instrumento particular quando a forma pública for facultativa e não integrar a substância do ato.

III. O mandatário não tem o direito de reter, do objeto da operação que lhe foi cometida, o que lhe for devido em virtude do mandato, devendo, se for o caso, buscar os meios ordinários para o recebimento da remuneração ajustada com o mandante.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Sobre o contrato de transporte, tendo presente a disciplina do Código Civil e também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Tratando-se de transporte de pessoas, a responsabilidade contratual do transportador por acidente com o passageiro é, segundo o Código Civil, elidida por culpa de terceiro, tendo o passageiro vitimado ação apenas contra este último.

II. Na hipótese de atraso ou cancelamento de voo operado por companhia aérea, o dano moral não é presumido em decorrência da mera demora e eventual desconforto, aflição e transtornos suportados pelo passageiro.

III. Reconheceu o STJ dano moral decorrente de grave defeito na prestação de serviço de transporte aéreo com a entrega de passageiro menor (15 anos) não na cidade de destino previamente contratada, mas em uma cidade desconhecida situada a 100 km do local de destino, onde seu pai estaria a aguardar já em horário avançado da noite (23:15h).

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito dos atos infracionais praticados pelo menor, avalie as assertivas que seguem.

I. Atingida a maioridade e cometendo crime, os atos infracionais em questão, praticados pelo agente enquanto menor, não induzem reincidência ou geram maus antecedentes.

II. Atingida a maioridade e cometendo crime de tráfico de drogas, os atos infracionais em questão, praticados pelo agente enquanto menor, podem, excepcionalmente, justificar a negativa da aplicação da minorante disposta no §3º do artigo 33 da Lei 11.343/2006 em seu favor se, devidamente documentados, forem graves e relativamente próximos no tempo da prática do indigitado crime.

III. A medida de internação em decorrência de descumprimento reiterado e injustificável da medida anteriormente imposta pode ser adotada pela própria autoridade administrativa e pelo prazo máximo de três meses.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Relativamente ao incidente de assunção de competência, julgue os itens a seguir expostos.

I. Não é aplicável em sede de remessa necessária.

II. Para fins de oposição de embargos de declaração, considera-se omissa a decisão que deixar de se manifestar sobre tese firmada em incidente de assunção de competência aplicável ao caso sob julgamento.

III. É aplicável o incidente de assunção de competência quando ocorrer relevante questão de direito a respeito da qual seja conveniente a prevenção ou a composição de divergência entre câmaras ou turmas do tribunal.

Há erro:

 

(EMAGIS) No que tange aos recursos no processo civil, ao lume da disciplina do CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. O recurso adesivo não é prejudicado pela desistência do recurso principal.

II. Excetuados os embargos de declaração, o prazo para interpor os recursos e para responder-lhes é de 15 (quinze) dias.

III. O recorrente que não comprovar, no ato de interposição do recurso, o recolhimento do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, será intimado, na pessoa de seu advogado, para realizar o recolhimento em dobro, sob pena de deserção.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a ação rescisória, especialmente o prazo decadencial a ela aplicável, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o STJ, o prazo decadencial da ação rescisória só se inicia quando não for cabível qualquer recurso do último pronunciamento judicial.

II. A extemporaneidade do recurso obsta, em regra, a fixação do termo inicial do prazo decadencial da ação rescisória no trânsito em julgado do último pronunciamento judicial.

III. Tratando-se de decisão do tribunal que julga inadmissível o recurso da parte e pretendendo esta recorrer da decisão, mas não correr o risco de perder o prazo da rescisória, deve, em regra, segundo o STJ, apresentar o recurso e também ‘ação rescisória condicional’, submetida que estará a análise desta à denegação deste último recurso.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Os legitimados meta-individuais constantes do Código de Defesa do Consumidor poderão propor, em nome próprio e no interesse das vítimas ou seus sucessores, ação civil coletiva de responsabilidade pelos danos individualmente sofridos em decorrência da colocação, comercialização e circulação de produtos ou serviços no varejo, observando-se que:

 

(EMAGIS) De acordo com o Código de Defesa do Consumidor e a jurisprudência consolidada, assinale a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Tendo em vista o que dispõe a Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da abordagem do criminológica dos comportamentos desviantes e sua relação com as noções de subcultura e contracultura.

I. No âmbito da Criminologia, subcultura e contracultura são expressões que surgem no estudo de condutas desviantes dos jovens em relação ao ‘establishment’.

II. Os grupos subculturais se retiram da sociedade convencional, enquanto os contraculturais são contestadores e confrontadores, dos primeiros são exemplos as gangues de periferia e os ‘skinheads’, dos segundos, os ‘hippies’.

III. Um dos exemplos atuais da ‘subcultura delinquente’ é verificado pelo fenômeno do bullying nas escolas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a legítima defesa, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo.

I. O crime de estelionato praticado por meio saque de cheque fraudado compete ao Juízo do local da agência bancária onde foi apresentada a cártula para pagamento.

II. A qualificadora prevista no art. 129, § 2º, inciso IV, do Código Penal (deformidade permanente) abrange somente lesões corporais que resultam em danos físicos.

III. O roubo em transporte coletivo vazio é circunstância concreta que não justifica a elevação da pena-base.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Aquilate as seguintes proposições.

I. O crime de injúria praticado pela internet por mensagens privadas, as quais somente o autor e o destinatário têm acesso ao seu conteúdo, consuma-se no local em que o agente enviou a mensagem de conteúdo ofensivo.

II. A revogação da contravenção de perturbação da tranquilidade - art. 65 do Decreto-Lei n. 3.688/1941 - pela Lei n. 14.132/2021 implicou abolitio criminis.

III. A semi-imputabilidade do agente afasta do tráfico de drogas o seu caráter hediondo, tal como a forma privilegiada.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre a audiência de custódia, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o Acordo de Não Persecução Penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o livramento condicional, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual que expresse que “a competência tributária do Estado e dos Municípios é exercida sobre a área dos respectivos territórios, incluídos nestes as projeções aérea e marítima de sua área continental, especialmente as correspondentes partes da plataforma continental, do mar territorial e da zona econômica exclusiva.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(TRF4 – Juiz – 2016) Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

I. O Supremo Tribunal Federal, por ausência de previsão constitucional, não dispõe de competência originária para processar e julgar ação popular promovida contra qualquer órgão ou autoridade da República, mesmo que o ato hostilizado tenha emanado do próprio Presidente da República, ou das Mesas da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal, ou ainda de qualquer dos Tribunais Superiores da União.

II. A Súmula Vinculante, a qual só pode ser formada no âmbito do Supremo Tribunal Federal, não vincula, entretanto, o Poder Legislativo quando este exerce atividade jurisdicional stricto sensu.

III. Compete ao Supremo Tribunal Federal o controle jurisdicional dos atos de Comissão Parlamentar de Inquérito que envolvam ilegalidade ou ofensa a direitos individuais, na medida em que a Comissão Parlamentar de Inquérito procede como se fosse a Câmara dos Deputados, o Senado Federal ou o Congresso Nacional como um todo.

IV. Não cabe recurso extraordinário contra decisão proferida no processamento de precatórios.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a fundamentação das decisões judiciais e também com os bens públicos, devendo ser apreciadas em consonância com a disciplina da Constituição Federal e também com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da proteção da família na Constituição Federal e na jurisprudência dos tribunais superiores.

I. O casamento civil pode ser dissolvido pelo divórcio, afastada a exigência constitucional de prévia separação judicial ou comprovada separação de fato por mais de dois anos.

II. A garantia constitucional de tutela do Estado à família impõe que, tratando-se de cônjuges ou companheiros servidores públicos , ocorrida a remoção de qualquer deles, a pedido ou de ofício, considere-se ato vinculado a concessão pela Administração Pública da remoção do consorte para a mesma localidade.

III. O § 1º do artigo 75 da Lei 6.815/1980 não foi recepcionado pela Constituição Federal de 1988, sendo vedada a expulsão de estrangeiro cujo filho brasileiro foi reconhecido ou adotado posteriormente ao fato ensejador do ato expulsório, uma vez comprovado estar a criança sob a guarda do estrangeiro e deste depender economicamente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PC/SP – VUNESP – 2022) Nos termos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, é correto afirmar que


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da improbidade administrativa.

I. A contratação de servidores públicos temporários sem concurso público, mas baseada em legislação local, por si só, não configura a improbidade administrativa prevista no art. 11 da Lei 8.429/1992, por estar ausente o elemento subjetivo (dolo) necessário para a configuração do ato de improbidade violador dos princípios da administração pública.

II. Os atos de improbidade capitulados nos artigos 9º, 10 e 11 somente se configuram, consoante expressou a recente Lei 14.230/2021, na modalidade dolosa, considerando-se dolo, para esses fins, a vontade livre e consciente de alcançar o resultado ilícito tipificado, não bastando a voluntariedade do agente, o que é compreendido por segmento jurisprudencial como dolo específico, isto é, afasta-se a suficiência do dolo genérico.

III. Embora a dúvida fundada sobre a ocorrência ou não do ato de improbidade imputado ao réu seja conducente ao menos ao recebimento da inicial da ação, tal dúvida deve ser demonstrada em decisão fundamentada, em que veiculados os indícios ou provas da ocorrência do ato e chancelada a higidez da acusação em seus aspectos formais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação aos princípios do Direito Administrativo e aos atos administrativos, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Considere que, em ação de desapropriação direta regida pelo Decreto-lei 3.365/1941, seja regularmente desapropriada extensa propriedade rural, efetuando o ente público autor o pagamento da indenização devida, R$10.000.000,00 (dez milhões de reais), valor devidamente levantado pelo expropriado. Dez anos depois, o Ministério Público Federal apura que referido imóvel, na verdade, não era de propriedade do expropriado, mas, sim, da União, tratando-se de terra indispensável à preservação ambiental e que já fora antes devidamente integrada ao patrimônio imobiliário federal, tendo sido esta questão devidamente levada à época pelo ente expropriante aos autos da desapropriação, mas olvidada pelo juízo, que deferira, ainda assim, o levantamento da indenização ao expropriado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) O Estado Alfa editou lei autorizativa para constituição de uma sociedade de economia mista de capital aberto, para fins de exploração do serviço de distribuição de gás canalizado. A propósito de tal empresa, considere as afirmações:

I. Por explorar serviço público, a empresa goza de todos os privilégios processuais típicos da Fazenda Pública.

II. Como se trata de serviço sob monopólio federal, a empresa estadual atuará como concessionária da União.

III. Apesar de atuar na atividade serviço público, a empresa será regida pela Lei no 13.303/2016.

IV. Apesar de sua natureza estatal, a empresa se sujeita à atuação normativa e fiscalizadora da Comissão de Valores Mobiliários.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Relativamente aos órgãos da Justiça Eleitoral, julgue, à luz da Constituição Federal e do Código Eleitoral, os itens abaixo.

I. As juntas eleitorais e os juízes eleitorais são considerados órgãos da Justiça Eleitoral, assim como o TSE e os TRE’s.

II. O Tribunal Superior Eleitoral elegerá seu Presidente e o Vice-Presidente dentre os Ministros do Supremo Tribunal Federal, e o Corregedor Eleitoral dentre os Ministros do Superior Tribunal de Justiça.

III. O Tribunal Superior Eleitoral compor-se-á, no mínimo, de sete membros. Dentre estes, dois são nomeados pelo Presidente da República dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Sobre as marcas e os limites a seu registro, considerada a disciplina legal (LPI – Lei 9.279/1996), além da jurisprudência do STJ e do magistério da doutrina, avalie as assertivas que seguem.

I. É peremptória em nosso sistema a vedação ao registro como marca de nome civil, motivo pelo qual restam sem proteção jurídica marcas como ‘Hospital Albert Einstein’.

II. Aspectos inerentes aos direitos da personalidade não podem ser objeto de disposição voluntária por seu titular, ainda que não permanente nem geral, este o motivo da nulidade de negócio jurídico pelo qual a pessoa autorize seja seu nome civil registrado como marca nominativa.

III. Prestada de forma válida a autorização da pessoa para o registro de seu nome como marca, a interpretação de tal ato de vontade há de ser ampla, de forma que ao beneficiário da autorização assiste o direito do registrar a marca nominativa para quaisquer produtos ou serviços que explore, ainda que não expressos no ato de autorização.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Sobre os seguintes títulos de crédito, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) Sobre as imunidades tributárias, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere Decreto Estadual que, versando sobre o regime de substituição tributária do ICMS incidente em operações com energia elétrica, atribuiu às empresas geradoras a responsabilidade, por substituição tributária, pela retenção e recolhimento do ICMS relativo às operações subsequentes com energia elétrica. Trata-se, portanto, de Decreto que atribuiu às empresas geradoras de energia elétrica a responsabilidade pelo recolhimento do ICMS que antes era das distribuidoras.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a Polícia Nacional de Recursos Hídricos, Lei 9.433/97, assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Considerando o regime jurídico do Procurador-Geral de Justiça, assinale a alternativa correta:


 

(DPE/CE – FCC – 2022) No julgamento da ADI 6.852, de relatoria do Ministro Edson Fachin, o Supremo Tribunal Federal confirmou a constitucionalidade do poder de requisição atribuído aos membros da Defensoria Pública, que consiste em


 

Objetivas - Rodada 25.2022

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual que expresse que “a competência tributária do Estado e dos Municípios é exercida sobre a área dos respectivos territórios, incluídos nestes as projeções aérea e marítima de sua área continental, especialmente as correspondentes partes da plataforma continental, do mar territorial e da zona econômica exclusiva.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(TRF4 – Juiz – 2016) Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

I. O Supremo Tribunal Federal, por ausência de previsão constitucional, não dispõe de competência originária para processar e julgar ação popular promovida contra qualquer órgão ou autoridade da República, mesmo que o ato hostilizado tenha emanado do próprio Presidente da República, ou das Mesas da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal, ou ainda de qualquer dos Tribunais Superiores da União.

II. A Súmula Vinculante, a qual só pode ser formada no âmbito do Supremo Tribunal Federal, não vincula, entretanto, o Poder Legislativo quando este exerce atividade jurisdicional stricto sensu.

III. Compete ao Supremo Tribunal Federal o controle jurisdicional dos atos de Comissão Parlamentar de Inquérito que envolvam ilegalidade ou ofensa a direitos individuais, na medida em que a Comissão Parlamentar de Inquérito procede como se fosse a Câmara dos Deputados, o Senado Federal ou o Congresso Nacional como um todo.

IV. Não cabe recurso extraordinário contra decisão proferida no processamento de precatórios.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a fundamentação das decisões judiciais e também com os bens públicos, devendo ser apreciadas em consonância com a disciplina da Constituição Federal e também com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da proteção da família na Constituição Federal e na jurisprudência dos tribunais superiores.

I. O casamento civil pode ser dissolvido pelo divórcio, afastada a exigência constitucional de prévia separação judicial ou comprovada separação de fato por mais de dois anos.

II. A garantia constitucional de tutela do Estado à família impõe que, tratando-se de cônjuges ou companheiros servidores públicos , ocorrida a remoção de qualquer deles, a pedido ou de ofício, considere-se ato vinculado a concessão pela Administração Pública da remoção do consorte para a mesma localidade.

III. O § 1º do artigo 75 da Lei 6.815/1980 não foi recepcionado pela Constituição Federal de 1988, sendo vedada a expulsão de estrangeiro cujo filho brasileiro foi reconhecido ou adotado posteriormente ao fato ensejador do ato expulsório, uma vez comprovado estar a criança sob a guarda do estrangeiro e deste depender economicamente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da improbidade administrativa.

I. A contratação de servidores públicos temporários sem concurso público, mas baseada em legislação local, por si só, não configura a improbidade administrativa prevista no art. 11 da Lei 8.429/1992, por estar ausente o elemento subjetivo (dolo) necessário para a configuração do ato de improbidade violador dos princípios da administração pública.

II. Os atos de improbidade capitulados nos artigos 9º, 10 e 11 somente se configuram, consoante expressou a recente Lei 14.230/2021, na modalidade dolosa, considerando-se dolo, para esses fins, a vontade livre e consciente de alcançar o resultado ilícito tipificado, não bastando a voluntariedade do agente, o que é compreendido por segmento jurisprudencial como dolo específico, isto é, afasta-se a suficiência do dolo genérico.

III. Embora a dúvida fundada sobre a ocorrência ou não do ato de improbidade imputado ao réu seja conducente ao menos ao recebimento da inicial da ação, tal dúvida deve ser demonstrada em decisão fundamentada, em que veiculados os indícios ou provas da ocorrência do ato e chancelada a higidez da acusação em seus aspectos formais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação aos princípios do Direito Administrativo e aos atos administrativos, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Considere que, em ação de desapropriação direta regida pelo Decreto-lei 3.365/1941, seja regularmente desapropriada extensa propriedade rural, efetuando o ente público autor o pagamento da indenização devida, R$10.000.000,00 (dez milhões de reais), valor devidamente levantado pelo expropriado. Dez anos depois, o Ministério Público Federal apura que referido imóvel, na verdade, não era de propriedade do expropriado, mas, sim, da União, tratando-se de terra indispensável à preservação ambiental e que já fora antes devidamente integrada ao patrimônio imobiliário federal, tendo sido esta questão devidamente levada à época pelo ente expropriante aos autos da desapropriação, mas olvidada pelo juízo, que deferira, ainda assim, o levantamento da indenização ao expropriado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) O Estado Alfa editou lei autorizativa para constituição de uma sociedade de economia mista de capital aberto, para fins de exploração do serviço de distribuição de gás canalizado. A propósito de tal empresa, considere as afirmações:

I. Por explorar serviço público, a empresa goza de todos os privilégios processuais típicos da Fazenda Pública.

II. Como se trata de serviço sob monopólio federal, a empresa estadual atuará como concessionária da União.

III. Apesar de atuar na atividade serviço público, a empresa será regida pela Lei no 13.303/2016.

IV. Apesar de sua natureza estatal, a empresa se sujeita à atuação normativa e fiscalizadora da Comissão de Valores Mobiliários.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) No que concerne ao contrato de mandato, julgue os itens abaixo, considerado o Código Civil e o magistério doutrinário.

I. Opera-se o mandato quando alguém recebe de outrem poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses. O mandato pode ser expresso ou tácito, verbal ou escrito, e a procuração é o instrumento do mandato.

II. O mandato outorgado por instrumento público somente admite substabelecimento por instrumento particular quando a forma pública for facultativa e não integrar a substância do ato.

III. O mandatário não tem o direito de reter, do objeto da operação que lhe foi cometida, o que lhe for devido em virtude do mandato, devendo, se for o caso, buscar os meios ordinários para o recebimento da remuneração ajustada com o mandante.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Sobre o contrato de transporte, tendo presente a disciplina do Código Civil e também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Tratando-se de transporte de pessoas, a responsabilidade contratual do transportador por acidente com o passageiro é, segundo o Código Civil, elidida por culpa de terceiro, tendo o passageiro vitimado ação apenas contra este último.

II. Na hipótese de atraso ou cancelamento de voo operado por companhia aérea, o dano moral não é presumido em decorrência da mera demora e eventual desconforto, aflição e transtornos suportados pelo passageiro.

III. Reconheceu o STJ dano moral decorrente de grave defeito na prestação de serviço de transporte aéreo com a entrega de passageiro menor (15 anos) não na cidade de destino previamente contratada, mas em uma cidade desconhecida situada a 100 km do local de destino, onde seu pai estaria a aguardar já em horário avançado da noite (23:15h).

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito dos atos infracionais praticados pelo menor, avalie as assertivas que seguem.

I. Atingida a maioridade e cometendo crime, os atos infracionais em questão, praticados pelo agente enquanto menor, não induzem reincidência ou geram maus antecedentes.

II. Atingida a maioridade e cometendo crime de tráfico de drogas, os atos infracionais em questão, praticados pelo agente enquanto menor, podem, excepcionalmente, justificar a negativa da aplicação da minorante disposta no §3º do artigo 33 da Lei 11.343/2006 em seu favor se, devidamente documentados, forem graves e relativamente próximos no tempo da prática do indigitado crime.

III. A medida de internação em decorrência de descumprimento reiterado e injustificável da medida anteriormente imposta pode ser adotada pela própria autoridade administrativa e pelo prazo máximo de três meses.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre as marcas e os limites a seu registro, considerada a disciplina legal (LPI – Lei 9.279/1996), além da jurisprudência do STJ e do magistério da doutrina, avalie as assertivas que seguem.

I. É peremptória em nosso sistema a vedação ao registro como marca de nome civil, motivo pelo qual restam sem proteção jurídica marcas como ‘Hospital Albert Einstein’.

II. Aspectos inerentes aos direitos da personalidade não podem ser objeto de disposição voluntária por seu titular, ainda que não permanente nem geral, este o motivo da nulidade de negócio jurídico pelo qual a pessoa autorize seja seu nome civil registrado como marca nominativa.

III. Prestada de forma válida a autorização da pessoa para o registro de seu nome como marca, a interpretação de tal ato de vontade há de ser ampla, de forma que ao beneficiário da autorização assiste o direito do registrar a marca nominativa para quaisquer produtos ou serviços que explore, ainda que não expressos no ato de autorização.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Sobre os seguintes títulos de crédito, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) Relativamente ao incidente de assunção de competência, julgue os itens a seguir expostos.

I. Não é aplicável em sede de remessa necessária.

II. Para fins de oposição de embargos de declaração, considera-se omissa a decisão que deixar de se manifestar sobre tese firmada em incidente de assunção de competência aplicável ao caso sob julgamento.

III. É aplicável o incidente de assunção de competência quando ocorrer relevante questão de direito a respeito da qual seja conveniente a prevenção ou a composição de divergência entre câmaras ou turmas do tribunal.

Há erro:

 

(EMAGIS) No que tange aos recursos no processo civil, ao lume da disciplina do CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. O recurso adesivo não é prejudicado pela desistência do recurso principal.

II. Excetuados os embargos de declaração, o prazo para interpor os recursos e para responder-lhes é de 15 (quinze) dias.

III. O recorrente que não comprovar, no ato de interposição do recurso, o recolhimento do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, será intimado, na pessoa de seu advogado, para realizar o recolhimento em dobro, sob pena de deserção.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a ação rescisória, especialmente o prazo decadencial a ela aplicável, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o STJ, o prazo decadencial da ação rescisória só se inicia quando não for cabível qualquer recurso do último pronunciamento judicial.

II. A extemporaneidade do recurso obsta, em regra, a fixação do termo inicial do prazo decadencial da ação rescisória no trânsito em julgado do último pronunciamento judicial.

III. Tratando-se de decisão do tribunal que julga inadmissível o recurso da parte e pretendendo esta recorrer da decisão, mas não correr o risco de perder o prazo da rescisória, deve, em regra, segundo o STJ, apresentar o recurso e também ‘ação rescisória condicional’, submetida que estará a análise desta à denegação deste último recurso.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Os legitimados meta-individuais constantes do Código de Defesa do Consumidor poderão propor, em nome próprio e no interesse das vítimas ou seus sucessores, ação civil coletiva de responsabilidade pelos danos individualmente sofridos em decorrência da colocação, comercialização e circulação de produtos ou serviços no varejo, observando-se que:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da abordagem do criminológica dos comportamentos desviantes e sua relação com as noções de subcultura e contracultura.

I. No âmbito da Criminologia, subcultura e contracultura são expressões que surgem no estudo de condutas desviantes dos jovens em relação ao ‘establishment’.

II. Os grupos subculturais se retiram da sociedade convencional, enquanto os contraculturais são contestadores e confrontadores, dos primeiros são exemplos as gangues de periferia e os ‘skinheads’, dos segundos, os ‘hippies’.

III. Um dos exemplos atuais da ‘subcultura delinquente’ é verificado pelo fenômeno do bullying nas escolas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a legítima defesa, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo.

I. O crime de estelionato praticado por meio saque de cheque fraudado compete ao Juízo do local da agência bancária onde foi apresentada a cártula para pagamento.

II. A qualificadora prevista no art. 129, § 2º, inciso IV, do Código Penal (deformidade permanente) abrange somente lesões corporais que resultam em danos físicos.

III. O roubo em transporte coletivo vazio é circunstância concreta que não justifica a elevação da pena-base.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Aquilate as seguintes proposições.

I. O crime de injúria praticado pela internet por mensagens privadas, as quais somente o autor e o destinatário têm acesso ao seu conteúdo, consuma-se no local em que o agente enviou a mensagem de conteúdo ofensivo.

II. A revogação da contravenção de perturbação da tranquilidade - art. 65 do Decreto-Lei n. 3.688/1941 - pela Lei n. 14.132/2021 implicou abolitio criminis.

III. A semi-imputabilidade do agente afasta do tráfico de drogas o seu caráter hediondo, tal como a forma privilegiada.

Há erro:

 

(EMAGIS) Ainda no que tange aos crimes previstos na Parte Especial do Código Penal, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre a audiência de custódia, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o Acordo de Não Persecução Penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o livramento condicional, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre as imunidades tributárias, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere Decreto Estadual que, versando sobre o regime de substituição tributária do ICMS incidente em operações com energia elétrica, atribuiu às empresas geradoras a responsabilidade, por substituição tributária, pela retenção e recolhimento do ICMS relativo às operações subsequentes com energia elétrica. Trata-se, portanto, de Decreto que atribuiu às empresas geradoras de energia elétrica a responsabilidade pelo recolhimento do ICMS que antes era das distribuidoras.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) No que se refere às contribuições sociais de seguridade social, julgue os itens abaixo.

I. É inconstitucional a contribuição previdenciária prevista no art. 22, IV, da Lei 8.212/1991, com redação dada pela Lei 9.876/1999, que incide sobre o valor bruto da nota fiscal ou fatura referente a serviços prestados por cooperados por intermédio de cooperativas de trabalho.

II. É constitucional formal e materialmente a contribuição social do empregador rural pessoa física, instituída pela Lei 10.256/2001, incidente sobre a receita bruta obtida com a comercialização de sua produção.

III. É inconstitucional a revogação da isenção estabelecida no art. 6º, II, da Lei Complementar 70/1991 pelo art. 56 da Lei 9.430/1996.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito das normas estabelecidas na Lei de Responsabilidade Fiscal e em conformidade com a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Sobre a Polícia Nacional de Recursos Hídricos, Lei 9.433/97, assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) O artigo 177, I, da Constituição Federal, estabelece constituir monopólio da União “a pesquisa e a lavra das jazidas de petróleo e gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos”.

A propósito e também sobre as receitas públicas decorrente das atividades em questão e outras correlatas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) De acordo com o Código de Defesa do Consumidor e a jurisprudência consolidada, assinale a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Tendo em vista o que dispõe a Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), assinale a alternativa correta:


 

(PC/SP – VUNESP – 2022) Nos termos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, é correto afirmar que


 

(EMAGIS) O denominado controle de convencionalidade é tema que repercute na doutrina, jurisprudência e no sistema jurídico nacionais, tendo sido também objeto de estudo pioneiro do professor Valério Oliveira Mazzuoli.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Relativamente aos órgãos da Justiça Eleitoral, julgue, à luz da Constituição Federal e do Código Eleitoral, os itens abaixo.

I. As juntas eleitorais e os juízes eleitorais são considerados órgãos da Justiça Eleitoral, assim como o TSE e os TRE’s.

II. O Tribunal Superior Eleitoral elegerá seu Presidente e o Vice-Presidente dentre os Ministros do Supremo Tribunal Federal, e o Corregedor Eleitoral dentre os Ministros do Superior Tribunal de Justiça.

III. O Tribunal Superior Eleitoral compor-se-á, no mínimo, de sete membros. Dentre estes, dois são nomeados pelo Presidente da República dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS/BÔNUS) Julgue, com apoio na Lei 8.213/91, os itens abaixo expostos.

I. A comprovação do tempo de serviço para os fins dessa Lei, inclusive mediante justificativa administrativa ou judicial, só produzirá efeito quando for baseada em início de prova material contemporânea dos fatos, não admitida a prova exclusivamente testemunhal, exceto na ocorrência de motivo de força maior ou caso fortuito, na forma prevista no regulamento.

II. O segurado em gozo de auxílio-doença na data do recolhimento à prisão terá o benefício suspenso; essa suspensão, contudo, será de até 60 (sessenta) dias, contados da data do recolhimento à prisão, cessado o benefício após o referido prazo.

III. O segurado recluso em cumprimento de pena em regime aberto, semiaberto ou fechado terá direito ao auxílio-doença.

Estão corretos somente os itens:


 

(Defensor Público do Estado do Ceará – FCC – 2022) Sobre os direitos constitucionais dos trabalhadores é

 

(Procurador do Município de Presidente Prudente/SP – VUNESP – 2022) O não comparecimento do reclamado na audiência de julgamento importará em revelia, além de confissão quanto à matéria de fato, porém a revelia não produzirá efeitos se

 

(EMAGIS) Considerando o regime jurídico do Procurador-Geral de Justiça, assinale a alternativa correta:


 

(DPE/CE – FCC – 2022) No julgamento da ADI 6.852, de relatoria do Ministro Edson Fachin, o Supremo Tribunal Federal confirmou a constitucionalidade do poder de requisição atribuído aos membros da Defensoria Pública, que consiste em


 

Objetivas MPF - Rodada 25.2022

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual que expresse que “a competência tributária do Estado e dos Municípios é exercida sobre a área dos respectivos territórios, incluídos nestes as projeções aérea e marítima de sua área continental, especialmente as correspondentes partes da plataforma continental, do mar territorial e da zona econômica exclusiva.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(TRF4 – Juiz – 2016) Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

I. O Supremo Tribunal Federal, por ausência de previsão constitucional, não dispõe de competência originária para processar e julgar ação popular promovida contra qualquer órgão ou autoridade da República, mesmo que o ato hostilizado tenha emanado do próprio Presidente da República, ou das Mesas da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal, ou ainda de qualquer dos Tribunais Superiores da União.

II. A Súmula Vinculante, a qual só pode ser formada no âmbito do Supremo Tribunal Federal, não vincula, entretanto, o Poder Legislativo quando este exerce atividade jurisdicional stricto sensu.

III. Compete ao Supremo Tribunal Federal o controle jurisdicional dos atos de Comissão Parlamentar de Inquérito que envolvam ilegalidade ou ofensa a direitos individuais, na medida em que a Comissão Parlamentar de Inquérito procede como se fosse a Câmara dos Deputados, o Senado Federal ou o Congresso Nacional como um todo.

IV. Não cabe recurso extraordinário contra decisão proferida no processamento de precatórios.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a fundamentação das decisões judiciais e também com os bens públicos, devendo ser apreciadas em consonância com a disciplina da Constituição Federal e também com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da proteção da família na Constituição Federal e na jurisprudência dos tribunais superiores.

I. O casamento civil pode ser dissolvido pelo divórcio, afastada a exigência constitucional de prévia separação judicial ou comprovada separação de fato por mais de dois anos.

II. A garantia constitucional de tutela do Estado à família impõe que, tratando-se de cônjuges ou companheiros servidores públicos , ocorrida a remoção de qualquer deles, a pedido ou de ofício, considere-se ato vinculado a concessão pela Administração Pública da remoção do consorte para a mesma localidade.

III. O § 1º do artigo 75 da Lei 6.815/1980 não foi recepcionado pela Constituição Federal de 1988, sendo vedada a expulsão de estrangeiro cujo filho brasileiro foi reconhecido ou adotado posteriormente ao fato ensejador do ato expulsório, uma vez comprovado estar a criança sob a guarda do estrangeiro e deste depender economicamente.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PC/SP – VUNESP – 2022) Nos termos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, é correto afirmar que


 

(EMAGIS) Relativamente aos órgãos da Justiça Eleitoral, julgue, à luz da Constituição Federal e do Código Eleitoral, os itens abaixo.

I. As juntas eleitorais e os juízes eleitorais são considerados órgãos da Justiça Eleitoral, assim como o TSE e os TRE’s.

II. O Tribunal Superior Eleitoral elegerá seu Presidente e o Vice-Presidente dentre os Ministros do Supremo Tribunal Federal, e o Corregedor Eleitoral dentre os Ministros do Superior Tribunal de Justiça.

III. O Tribunal Superior Eleitoral compor-se-á, no mínimo, de sete membros. Dentre estes, dois são nomeados pelo Presidente da República dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da improbidade administrativa.

I. A contratação de servidores públicos temporários sem concurso público, mas baseada em legislação local, por si só, não configura a improbidade administrativa prevista no art. 11 da Lei 8.429/1992, por estar ausente o elemento subjetivo (dolo) necessário para a configuração do ato de improbidade violador dos princípios da administração pública.

II. Os atos de improbidade capitulados nos artigos 9º, 10 e 11 somente se configuram, consoante expressou a recente Lei 14.230/2021, na modalidade dolosa, considerando-se dolo, para esses fins, a vontade livre e consciente de alcançar o resultado ilícito tipificado, não bastando a voluntariedade do agente, o que é compreendido por segmento jurisprudencial como dolo específico, isto é, afasta-se a suficiência do dolo genérico.

III. Embora a dúvida fundada sobre a ocorrência ou não do ato de improbidade imputado ao réu seja conducente ao menos ao recebimento da inicial da ação, tal dúvida deve ser demonstrada em decisão fundamentada, em que veiculados os indícios ou provas da ocorrência do ato e chancelada a higidez da acusação em seus aspectos formais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação aos princípios do Direito Administrativo e aos atos administrativos, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Considere que, em ação de desapropriação direta regida pelo Decreto-lei 3.365/1941, seja regularmente desapropriada extensa propriedade rural, efetuando o ente público autor o pagamento da indenização devida, R$10.000.000,00 (dez milhões de reais), valor devidamente levantado pelo expropriado. Dez anos depois, o Ministério Público Federal apura que referido imóvel, na verdade, não era de propriedade do expropriado, mas, sim, da União, tratando-se de terra indispensável à preservação ambiental e que já fora antes devidamente integrada ao patrimônio imobiliário federal, tendo sido esta questão devidamente levada à época pelo ente expropriante aos autos da desapropriação, mas olvidada pelo juízo, que deferira, ainda assim, o levantamento da indenização ao expropriado.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) O Estado Alfa editou lei autorizativa para constituição de uma sociedade de economia mista de capital aberto, para fins de exploração do serviço de distribuição de gás canalizado. A propósito de tal empresa, considere as afirmações:

I. Por explorar serviço público, a empresa goza de todos os privilégios processuais típicos da Fazenda Pública.

II. Como se trata de serviço sob monopólio federal, a empresa estadual atuará como concessionária da União.

III. Apesar de atuar na atividade serviço público, a empresa será regida pela Lei no 13.303/2016.

IV. Apesar de sua natureza estatal, a empresa se sujeita à atuação normativa e fiscalizadora da Comissão de Valores Mobiliários.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Sobre a Polícia Nacional de Recursos Hídricos, Lei 9.433/97, assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Sobre as imunidades tributárias, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que se refere às contribuições sociais de seguridade social, julgue os itens abaixo.

I. É inconstitucional a contribuição previdenciária prevista no art. 22, IV, da Lei 8.212/1991, com redação dada pela Lei 9.876/1999, que incide sobre o valor bruto da nota fiscal ou fatura referente a serviços prestados por cooperados por intermédio de cooperativas de trabalho.

II. É constitucional formal e materialmente a contribuição social do empregador rural pessoa física, instituída pela Lei 10.256/2001, incidente sobre a receita bruta obtida com a comercialização de sua produção.

III. É inconstitucional a revogação da isenção estabelecida no art. 6º, II, da Lei Complementar 70/1991 pelo art. 56 da Lei 9.430/1996.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito das normas estabelecidas na Lei de Responsabilidade Fiscal e em conformidade com a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) O denominado controle de convencionalidade é tema que repercute na doutrina, jurisprudência e no sistema jurídico nacionais, tendo sido também objeto de estudo pioneiro do professor Valério Oliveira Mazzuoli.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) O artigo 177, I, da Constituição Federal, estabelece constituir monopólio da União “a pesquisa e a lavra das jazidas de petróleo e gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos”.

A propósito e também sobre as receitas públicas decorrente das atividades em questão e outras correlatas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) De acordo com o Código de Defesa do Consumidor e a jurisprudência consolidada, assinale a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) No que concerne ao contrato de mandato, julgue os itens abaixo, considerado o Código Civil e o magistério doutrinário.

I. Opera-se o mandato quando alguém recebe de outrem poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses. O mandato pode ser expresso ou tácito, verbal ou escrito, e a procuração é o instrumento do mandato.

II. O mandato outorgado por instrumento público somente admite substabelecimento por instrumento particular quando a forma pública for facultativa e não integrar a substância do ato.

III. O mandatário não tem o direito de reter, do objeto da operação que lhe foi cometida, o que lhe for devido em virtude do mandato, devendo, se for o caso, buscar os meios ordinários para o recebimento da remuneração ajustada com o mandante.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Sobre o contrato de transporte, tendo presente a disciplina do Código Civil e também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Tratando-se de transporte de pessoas, a responsabilidade contratual do transportador por acidente com o passageiro é, segundo o Código Civil, elidida por culpa de terceiro, tendo o passageiro vitimado ação apenas contra este último.

II. Na hipótese de atraso ou cancelamento de voo operado por companhia aérea, o dano moral não é presumido em decorrência da mera demora e eventual desconforto, aflição e transtornos suportados pelo passageiro.

III. Reconheceu o STJ dano moral decorrente de grave defeito na prestação de serviço de transporte aéreo com a entrega de passageiro menor (15 anos) não na cidade de destino previamente contratada, mas em uma cidade desconhecida situada a 100 km do local de destino, onde seu pai estaria a aguardar já em horário avançado da noite (23:15h).

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente ao incidente de assunção de competência, julgue os itens a seguir expostos.

I. Não é aplicável em sede de remessa necessária.

II. Para fins de oposição de embargos de declaração, considera-se omissa a decisão que deixar de se manifestar sobre tese firmada em incidente de assunção de competência aplicável ao caso sob julgamento.

III. É aplicável o incidente de assunção de competência quando ocorrer relevante questão de direito a respeito da qual seja conveniente a prevenção ou a composição de divergência entre câmaras ou turmas do tribunal.

Há erro:

 

(EMAGIS) No que tange aos recursos no processo civil, ao lume da disciplina do CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. O recurso adesivo não é prejudicado pela desistência do recurso principal.

II. Excetuados os embargos de declaração, o prazo para interpor os recursos e para responder-lhes é de 15 (quinze) dias.

III. O recorrente que não comprovar, no ato de interposição do recurso, o recolhimento do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, será intimado, na pessoa de seu advogado, para realizar o recolhimento em dobro, sob pena de deserção.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a ação rescisória, especialmente o prazo decadencial a ela aplicável, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o STJ, o prazo decadencial da ação rescisória só se inicia quando não for cabível qualquer recurso do último pronunciamento judicial.

II. A extemporaneidade do recurso obsta, em regra, a fixação do termo inicial do prazo decadencial da ação rescisória no trânsito em julgado do último pronunciamento judicial.

III. Tratando-se de decisão do tribunal que julga inadmissível o recurso da parte e pretendendo esta recorrer da decisão, mas não correr o risco de perder o prazo da rescisória, deve, em regra, segundo o STJ, apresentar o recurso e também ‘ação rescisória condicional’, submetida que estará a análise desta à denegação deste último recurso.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da abordagem do criminológica dos comportamentos desviantes e sua relação com as noções de subcultura e contracultura.

I. No âmbito da Criminologia, subcultura e contracultura são expressões que surgem no estudo de condutas desviantes dos jovens em relação ao ‘establishment’.

II. Os grupos subculturais se retiram da sociedade convencional, enquanto os contraculturais são contestadores e confrontadores, dos primeiros são exemplos as gangues de periferia e os ‘skinheads’, dos segundos, os ‘hippies’.

III. Um dos exemplos atuais da ‘subcultura delinquente’ é verificado pelo fenômeno do bullying nas escolas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a legítima defesa, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo.

I. O crime de estelionato praticado por meio saque de cheque fraudado compete ao Juízo do local da agência bancária onde foi apresentada a cártula para pagamento.

II. A qualificadora prevista no art. 129, § 2º, inciso IV, do Código Penal (deformidade permanente) abrange somente lesões corporais que resultam em danos físicos.

III. O roubo em transporte coletivo vazio é circunstância concreta que não justifica a elevação da pena-base.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Ainda no que tange aos crimes previstos na Parte Especial do Código Penal, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Aquilate as seguintes proposições.

I. O crime de injúria praticado pela internet por mensagens privadas, as quais somente o autor e o destinatário têm acesso ao seu conteúdo, consuma-se no local em que o agente enviou a mensagem de conteúdo ofensivo.

II. A revogação da contravenção de perturbação da tranquilidade - art. 65 do Decreto-Lei n. 3.688/1941 - pela Lei n. 14.132/2021 implicou abolitio criminis.

III. A semi-imputabilidade do agente afasta do tráfico de drogas o seu caráter hediondo, tal como a forma privilegiada.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre a audiência de custódia, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o Acordo de Não Persecução Penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o livramento condicional, marque a alternativa CORRETA.


 

Defensoria Pública Estadual - Rodada 25.2022

Francisco, morador da cidade de Teresina-PI, contraiu covid-19 e necessitou de atendimento médico-hospitalar com indicação de imediata internação na rede pública de saúde. Constatou-se, contudo, que não havia vaga disponível para a internação de Francisco e, diante da gravidade de seu quadro clínico, ele decidiu internar-se na rede particular de saúde, no Hospital São José e, concomitantemente, ingressou com uma ação de obrigação de fazer, com pedido liminar, contra a fazenda pública estadual, para determinar que o estado do Piauí transferisse imediatamente Francisco para a rede pública de saúde ou, subsidiariamente, que custeasse os valores necessários para mantê-lo internado no Hospital São José, visto que Francisco e seus familiares não detinham as condições financeiras que pudessem custear tais valores. O juízo da fazenda pública deferiu a antecipação de tutela e determinou que o estado do Piauí transferisse Francisco para a rede pública de saúde ou, em caso de absoluta impossibilidade, que custeasse os valores necessários para mantê-lo internado no hospital particular indicado, sob pena de multa diária. No dia seguinte à decisão do juízo da fazenda pública, Francisco faleceu em decorrência da doença. Os pedidos foram julgados procedentes, tendo-se confirmado a antecipação de tutela deferida. Sentença já transitada em julgado. Francisco foi quem assinou o contrato com o Hospital São José. Restou comprovado que Francisco não teve o suporte técnico necessário no Hospital São José. O Hospital São José ingressou com ação de cobrança, no 1.º Juízo Cível de Teresina, em desfavor de Maria e Ana, herdeiras de Francisco, cobrando os valores correspondentes à internação e aos insumos médicos utilizados durante o tratamento de Francisco no hospital, no total de R$ 30.000,00. Juntada ao processo, uma fatura confeccionada unicamente pelo hospital especificava os valores das diárias de internação e a quantidade e valores dos insumos médicos utilizados na hospitalização de Francisco. À época da distribuição da ação de cobrança, já havia ação de inventário de Francisco, pendente de sentença, tendo sido Maria nomeada inventariante. Citadas, Maria e Ana buscaram orientação junto à Defensoria Pública do estado do Piauí para apresentar a peça e argumentos cabíveis ao caso.

 

Ministério Público Estadual - Rodada 25.2022

O Ministério Público de São Paulo, pela 3ª promotoria de justiça de Mauá, ofereceu denúncia em desfavor de FABRICIO SAMPAIO, por infringência ao art. 154-A, do Código Penal.

Narra a exordial acusatória que investigação levada a efeito pela delegacia de especializada em crimes cibernéticos apurou ter o indiciado logrado instalar no aparelho celular de Luis Almeida um malware destinado a captar seus dados bancários, não tendo o agente, contudo, logrado seu intento, por ter a vítima identificado a invasão ao seu equipamento.

Constatando a inexistência de outras anotações em desfavor do denunciado, na cota denuncial ofereceu o promotor de Justiça a suspensão condicional do processo pelo prazo de dois anos, estabelecendo como condições: a) o comparecimento mensal a juízo para justificar suas atividades; b) a proibição de ausentar-se da comarca por mais de quinze dias sem autorização prévia do juízo; c) prestação de serviços à comunidade em entidade designada, pelo prazo de seis meses, à razão de quatro horas semanais.

O magistrado da 2ª vara criminal recebeu a denúncia e designou audiência para a manifestação do réu quanto à medida despenalizadora no dia 09.06.2022. No ato processual, o advogado do réu expressou discordância quanto à condição “c”, afirmando inviável a imposição de penalidade no sursis processual, o que igualaria este benefício à transação penal. O membro do MP insiste na proposta tal como formulada. Diante da situação, o magistrado sponte própria afasta a condição e homologa a suspensão do processo, com as condições “a” e “b”, o que é aceito pelo réu, sob protesto do parquet.

Os autos ingressam no MP no dia 17.06.2022.

Elabore a peça que entender cabível, dispensado o relatório, datando-a do último dia do prazo respectivo.

 

Sentença Federal - Rodada 25.2022

Considere o enunciado abaixo como Relatório, bem assim que a sede do juízo federal é a cidade de Cascavel/PR e a data da peça o dia 17/06/2022. Consulte apenas a legislação. Bom treino e força nos estudos!

Trata-se de Ação Penal proveniente da 2ª Vara Criminal da Justiça Estadual, na qual o Ministério Público do Estado, com base em Inquérito Policial, ofereceu denúncia em face de FRANK MAR, brasileiro, solteiro, CPF nº 111.111.111-XY, pela prática, em tese, do seguinte fato delituoso:

“(...) No dia 18 de julho de 2019, neste Município e comarca de Cascavel/PR, mais precisamente no Terminal Rodoviário, o denunciado FRANK MAR, de forma livre, consciente e voluntária, ciente da ilicitude e reprovabilidade de sua conduta, importou e transportava, em ônibus que fazia trajeto Foz do Iguaçu/PR – Joinville/SC, medicamentos de origem estrangeira e sem registro no órgão de vigilância sanitária competente, a fim de distribuí-los/comercializá-los a consumo de terceiros.

Conforme documentado no Inquérito Policial, notadamente auto de prisão em flagrante, depoimentos, interrogatório de FRANK MAR, auto de apreensão e laudo pericial pertinente, foram apreendidos na posse do denunciado a quantidade de 800 (oitocentos) comprimidos de fármacos estrangeiros e que não possuem registro junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, sendo vedado o seu comércio em território nacional.

A abordagem que culminou na prisão em flagrante do denunciado foi realizada em barreira da Polícia Militar, sendo que fiscalizações do tipo são corriqueiras na região, notadamente para se verificar o transporte de produtos importados irregularmente do Paraguai ou mesmo de armas e/ou drogas, em linhas de ônibus vindas da região de fronteira.

Os policiais militares que efetuaram a prisão de FRANK MAR informaram que estavam em fiscalização de rotina na estação rodoviária de Cascavel, ponto frequente de passagem de ônibus provenientes de Foz do Iguaçu, conhecido corredor de entrada irregular no país de toda sorte de produtos, transportando muitos passageiros mercadorias clandestinas para diversos pontos do Brasil. Aduzem que abordaram o coletivo que vinha de Foz do Iguaçu e procederam à busca na mochila que o réu portava após ter ouvido relato deste de que recebeu produtos no Paraguai para levar até Joinville.

Também foi apreendido com FRANK MAR o bilhete de passagem rodoviária e cartão de “Farmácia Paraguaia”, onde adquiridos os medicamentos. Em seu interrogatório perante a autoridade policial, o acusado disse ter informado aos policiais militares, antes mesmo da busca em sua mochila, que havia comprado os medicamentos no dia anterior no Paraguai, mas que não sabia da necessidade de autorização para referida importação, pois sabe que há medicamentos semelhantes no Brasil e que também é muito comum a circulação na cidade em que mora (Joinville/SC) dos remédios que comprou. Acrescentou que uma pessoa lhe ofereceu R$1.500,00 para trazer os comprimidos do Paraguai até a cidade de Joinville/SC e que aceitou tal proposta, pois estava desempregado. Confessou, também, que transportava os medicamentos no forro de uma jaqueta que estava na sua bagagem, tendo indicado e entregue aos policiais militares referida mochila para revista.

Em audiência de custódia realizada no mesmo dia do flagrante, o denunciado foi posto em liberdade mediante o compromisso de comparecer a todos os atos do processo. (...)”

Desse modo, o Ministério Público Estadual imputou ao acusado a prática do delito previsto no art. 273, §1º-B, inciso I, do Código Penal.

O Juízo Estadual, visualizando indícios de transnacionalidade, declinou da competência à Justiça Federal.

Em decisão de fls. __, foi firmada a competência federal para o processamento e julgamento do feito e ratificado os atos processuais praticados no âmbito da Justiça Estadual. No mesmo ato, foi recebida a denúncia, no dia 24/10/2019.

Devidamente citado e intimado, o réu apresentou resposta à acusação através da Defensoria Pública da União.

Afastada a possibilidade de absolvição sumária, determinou-se o regular prosseguimento do feito.

Durante a instrução, foram ouvidas duas testemunhas e o réu foi interrogado. Os policiais militares novamente narraram os detalhes da fiscalização, o que dito pelo réu e que culminou na busca/revista em sua mochila, bem assim as circunstâncias da prisão.

FRANK MAR novamente confessou os fatos, reforçou que não tinha conhecimento da ilicitude da conduta e que somente “fez aquilo pois estava necessitado”.

Na fase do artigo 402 do Código de Processo Penal, o Ministério Público Federal requereu a juntada das certidões de antecedentes criminais atualizadas do acusado, pedido deferido pelo juízo. A Defensoria Pública da União nada requereu.

Foram atualizados os antecedentes criminais do acusado. Consta que o réu foi beneficiário de suspensão condicional do processo no ano de 2018, relativamente à denúncia pelo crime de descaminho. Além deste, há uma sentença transitada em julgada em 21/10/2020 pelo cometimento do crime de trânsito (embriaguez na condução de veículo) praticado no dia 20/10/2019. A pena privativa de liberdade em tal condenação foi convertida em restritivas de direito.

Em alegações finais, o Ministério Público Federal pediu a condenação do réu pela prática do delito previsto no art. 273, §1º-B, inciso I, do Código Penal.

A Defensoria Pública da União, por sua vez, requereu, preliminarmente, o reconhecimento da incompetência da Justiça Federal, com o retorno dos autos à Justiça Estadual. Também em sede preliminar, aduziu a nulidade absoluta do flagrante, em razão da realização de revista pessoal ilegal no réu. No mérito, defendeu a inconstitucionalidade do preceito secundário do delito imputado, pedindo a aplicação da repristinação da redação anterior ou, caso não acatado este primeiro pleito, que fosse aplicada a pena do crime de contrabando. Postulou, ainda, pela aplicação dos princípios da ofensividade, da irrelevância penal do fato e do estado de necessidade a fim de sustentar a atipicidade material da conduta. No caso de condenação, requereu que a sanção seja fixada no mínimo legal, a aplicação da atenuante de confissão espontânea e o afastamento da Súmula n.º 231 do STJ. Pediu que haja fixação do regime aberto para o início do cumprimento da pena e a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direito. Por fim, requereu a concessão de assistência judiciária gratuita e a isenção de custas.

 

  9336 item(ns)
Primeiro Anterior  154   155   156   157   158  Proximo Ultimo

Cesta de Rodadas Pretéritas

Adicione à cesta os planos das Rodadas Pretéritas que você deseja adquirir.

    Valor Total: R$ ...

    • 1

    Copyright © 2010-2025 - Emagis - Todos os direitos reservados - CNPJ: 12.626.846/0001-10
    O Emagis é uma instituição privada, não possuindo qualquer vinculação a órgãos públicos. ILION.com.br