Emagis
Emagis
HOME MATRICULE-SE POR QUE APROVAMOS MAIS? ENTENDA OS CURSOS RESULTADOS ÁREA RESTRITA
NEWSLETTER
CONTATO
Magistratura MAGISTRATURA
Magistratura MINISTÉRIO PÚBLICO
Magistratura DEFENSORIA PÚBLICA
Magistratura PROCURADORIA
Magistratura DELEGADO DE POLICIA
Programas de Estudos PROGRAMAS DE ESTUDO
Planos de Questões/Provas PLANOS DE QUESTÕES/PROVAS
Cursos Intensivos Simulados CURSOS INTENSIVOS SIMULADOS
Videoaulas VIDEOAULAS
Rodadas Pretéritas RODADAS PRETÉRITAS
Downloads DOWNLOADS
Facebook Intagran Youtube Twitter
Emagis
Bem-vindo(a)



INÍCIO (ÁREA RESTRITA) AVISOS MINHA CONTA ALTERAR DADOS CADASTRAIS RENOVAR/ADQUIRIR PLANO CERTIFICADOS INDIQUE UM AMIGO SAIR
FAÇA SEU LOGIN


ESQUECEU A SENHA?


Seu navegador não suporta este video. Por favor, atualize seu navegador.

Rodadas Pretéritas

  1. Home
  2. Rodadas Pretéritas
  3. Busca
  4. Entenda as rodadas pretéritas
Informações Adicionar

Discursivas 2022

Informações Adicionar

Discursivas TJ/SP 2023

Busque por suas rodadas

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM - Rodada 12.2022

Informações Adicionar

Delegado de Polícia - Rodada 12.2022

Informações Adicionar

Objetivas DPF - Rodada 12.2022

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 12.2022

Informações Adicionar

Objetivas AGU/PFN/PGF - Rodada 12.2022

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 11.2022

Informações Adicionar

Ministério Público Estadual - Rodada 11.2022

Informações Adicionar

Sentença Estadual - Rodada 11.2022

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM - Rodada 11.2022

Informações Adicionar

Objetivas DPF - Rodada 11.2022

Informações Adicionar

Objetivas MP Estadual - Rodada 11.2022

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 11.2022

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 11.2022

Informações Adicionar

Delegado de Polícia - Rodada 11.2022

Informações Adicionar

Objetivas TRF3 2022 - Simulado TRF3 2022 - 1ª Rodada Objetivas

Informações Adicionar

Objetivas - Rodada 11.2022

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 11.2022

Informações Adicionar

Defensoria Pública Estadual - Rodada 11.2022

Informações Adicionar

PGE/PGM - Rodada 11.2022

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 11.2022

Objetivas PGE/PGM - Rodada 12.2022

(EMAGIS) Sobre os princípios básicos da Administração Pública, os poderes administrativos e os atos administrativos, considere as seguintes assertivas.

I. A vedação ao nepotismo não exige a edição de lei formal. Com efeito, viola a Constituição Federal a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas.

II. O excesso de poder pode ocorrer em duas hipóteses: o abuso de poder, no qual a atuação do agente público extrapola a competência delimitada na lei; e o desvio de poder, quando a atuação do agente pretende alcançar finalidade diversa do interesse público.

III. O poder regulamentar é a prerrogativa conferida à Administração Pública de editar atos administrativos gerais para fiel execução das leis. Se, porém, constatar-se que ato normativo do Poder Executivo está a exorbitar do poder regulamentar, pode a Câmara dos Deputados sustá-lo.

IV. A finalidade do ato administrativo é aquela que a lei indica explícita ou implicitamente. Não cabe ao administrador escolher outra, ou substituir a indicada na norma administrativa, ainda que ambas colimem fins públicos, pois, neste particular, nada resta para escolha do administrador, que fica vinculado integralmente à vontade legislativa. Nesse contexto, a inobservância da finalidade da norma legal caracteriza o desvio de poder, que rende ensejo à invalidação do ato.

Estão INCORRETOS os itens:

 

(EMAGIS) Em relação à responsabilidade civil do Estado, é INCORRETO afirmar:

 

(EMAGIS) Sobre as Agências Reguladoras, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto aos servidores públicos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a teoria da Constituição, julgue os itens abaixo:

I. À luz do conceito sociológico de Constituição, propugnado por Ferdinand Lassale no livro "A essência da Constituição”, haveria uma Constituição real e efetiva, correspondente à soma dos fatores reais de poder que regem uma determinada sociedade, e uma Constituição escrita, que não passaria de uma “folha de papel”.

II. Na concepção política da Constituição, defendida por Carl Schmitt na obra "Teoria da Constituição", o fundamento da Constituição repousa na decisão política fundamental, pelo que não há sentido em se distinguir “Constituição" de “leis constitucionais”.

III. Hans Kelsen, com sua obra “Teoria Pura do Direito”, fala na Constituição em dois sentidos: lógico-jurídico, no que corresponde à norma hipotética fundamental; jurídico-valorativo, no que congrega os valores políticos e sociais mais relevantes a uma dada sociedade.

IV. Para Konrad Hesse, no seu livro “A Força Normativa da Constituição", a Constituição não configura apenas expressão de um ser, mas também de um dever ser; ela significa mais do que simples reflexo das condições fáticas de sua vigência, particularmente as forças sociais e políticas. Determinada pela realidade social e, ao mesmo tempo, determinante em relação a ela, não se pode definir como fundamental nem a pura normatividade, nem a simples eficácia das condições sociopolíticas e econômicas.

V. De acordo com Peter Häberle, com a sua ideia em torno da sociedade aberta dos Intérpretes da Constituição, todo aquele que vive no contexto regulado por uma norma e que vive com este contexto é, indireta ou até mesmo diretamente, intérprete dessa norma. O destinatário da norma é participante ativo do processo hermenêutico. Como não são apenas os intérpretes jurídicos da Constituição que vivem a norma, não detêm eles o monopólio da interpretação da Constituição.

Há erro apenas nos itens:

 

(EMAGIS) Nota-se certa evolução na compreensão do Supremo Tribunal Federal sobre o enquadramento do ato estatal como ‘ato do Poder Público’ (Lei 9.882/1999, artigo 1º) passível de ser impugnado na via da Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021). A respeito da constitucionalidade das normas, é possível afirmar:

 

(EMAGIS) Considere mandado de segurança no qual veículo de imprensa de amplo alcance requeira que Casa Legislativa disponibilize dados referentes aos gastos dos respectivos parlamentares com ‘verba indenizatória do exercício parlamentar’, disponibilização negada em sede administrativa pelo mencionado órgão legislativo com fundamento em tratar-se de dados incluídos pela Casa no regime legal de sigilo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o processo civil, julgue os itens abaixo.

I. O negócio jurídico celebrado pelas partes com vistas a convencionar sobre seus deveres processuais não obriga herdeiros e sucessores.

II. Quando a formação do litisconsórcio multitudinário for prejudicial à defesa, o juiz poderá substituir a sua limitação pela ampliação de prazos, sem prejuízo da possibilidade de desmembramento na fase de cumprimento de sentença.

III. A ausência de denunciação da lide gera apenas a preclusão do direito de a parte promovê-la, sendo possível ação autônoma de regresso, mesmo em caso de evicção.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) No que diz respeito ao processo civil, analise as proposições postas a seguir.

I. É cabível agravo de instrumento contra ato decisório que indefere parcialmente a petição inicial ou a reconvenção.

II. As perguntas serão formuladas pelas partes diretamente à testemunha, começando pela que a arrolou, não admitindo o juiz aquelas que puderem induzir a resposta, não tiverem relação com as questões de fato objeto da atividade probatória ou importarem repetição de outra já respondida. É certo, por outro lado, que o juiz poderá inquirir a testemunha tanto antes quanto depois da inquirição feita pelas partes; no entanto, deverá ser facultada às partes a formulação de perguntas de esclarecimento ou complementação decorrentes da inquirição do juiz.

III. Constitui direito da parte o registro em ata quanto ao indeferimento, pelo juiz, de pergunta dirigida à testemunha, embora não haja direito da parte à transcrição do teor da pergunta indeferida pelo juiz.

Há erro:

 

(EMAGIS) Considere que, ajuizando João ação indenizatória contra José por alegado dano causado por este no veículo daquele, que estava estacionado em via pública, José alegue em preliminar de contestação não ser o autor do dano e decline a qualificação do verdadeiro autor, Pedro.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso, ouvido, João concorde com a exclusão de José do polo passivo e subsequente inclusão de Pedro, não será obrigado ao pagamento de honorários advocatícios de sucumbência ao advogado de José.

II. Caso recuse João a alegação de José, optando pelo prosseguimento da ação em face deste, os honorários de sucumbência em favor do advogado de José, em caso de subsequente reconhecimento de ilegitimidade passiva ou de improcedência pelo juízo, serão devidos, porém seguindo-se a regra especifica do parágrafo único do artigo 338 do CPC, isto é, na forma reduzida.

III. Caso José, ainda que ciente da autoria de Pedro, deixasse de indicá-lo como legitimado passivo, não poderia, ao final do processo, caso julgado improcedente, ser condenado ao pagamento das despesas processuais ou indenizar o autor pelos prejuízos decorrentes da falta de indicação, isso sob pena de inversão do princípio da sucumbência.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere ação na qual Adão, pessoa hipossuficiente, pleiteia lhe seja reconhecido o direito de usucapir imóvel urbano sobre o qual exerce posse mansa e pacífica há mais de 20 anos e onde, ademais, edificou uma casa, na qual reside com sua família desde então, acrescentando que não possui outra propriedade imobiliária. Tenha presente que a área do imóvel na qual comprovada a posse ‘ad usucapionem’ seja inferior ao módulo mínimo definido pelo Plano Diretor do respectivo município, a despeito de Adão e sua família, de fato, preencherem os requisitos legais impostos pela norma constitucional instituidora da assim denominada “usucapião especial urbana”.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. O limite máximo da área passível de ‘usucapião especial urbana’, segundo o texto da CF/1988, é de duzentos e cinquenta metro quadrados, de modo que, por esta modalidade de usucapião, Adão e sua família não podem adquirir área maior.

II. Ainda que o módulo mínimo do lote urbano municipal seja fixado pela lei municipal como área de 360 m², pode Adão e sua família usucapirem porção de 225 m2, onde tenham comprovado a posse ‘ad usucapionem’.

III. É o caso de declaração de inconstitucionalidade de norma municipal que fixe como módulo mínimo do lote urbano municipal área superior àquela exigida pela Constituição Federal como limite máximo passível de ser adquirida por ‘usucapião especial urbana’.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a usucapião extraordinária, disciplinada no artigo 1.238 do Código Civil, avalie as assertivas que seguem.

I. Trata-se de modalidade de usucapião não condicionada a justo título ou boa-fé, tendo como requisito temporal geral 15 anos, reduzido para 10 anos se o possuidor demonstrar ter estabelecido no imóvel a sua moradia habitual, ou nele realizado obras ou serviços de caráter produtivo.

II. Para o STJ, assim como fizera o STF relativamente à usucapião especial urbana prevista na Constituição Federal, o reconhecimento da usucapião extraordinária não pode ser obstado em razão de a área usucapienda ser inferior ao módulo estabelecido em lei municipal.

III. A denominada usucapião administrativa, situação diversa, não foi revogada pelo CPC/2015.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere situação na qual o padrasto, nascido em 1995, requer a adoção de sua enteada, nascida em 2007, alegando exercer a paternidade afetiva desde os seis anos de idade da adotanda, momento em que iniciada a união estável com sua mãe biológica.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A literalidade do ECA veda a adoção por padrasto ou madrasta.

II. A jurisprudência do STJ é peremptória quanto à impossibilidade de adoção quando não cumprido o requisito da diferença etária mínima de dezesseis anos entre adotante e adotado.

III. É desnecessário, no caso concreto, o consentimento também da enteada para a adoção, bastando o consentimento de sua mãe.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com contratos bancários.

I. É abusiva a cláusula inserta em contrato de cartão de crédito que autoriza a operadora/financeira a debitar na conta corrente do respectivo titular o pagamento do valor mínimo da fatura em caso de inadimplemento, isso quando contestadas as despesas lançadas.

II. A alienação fiduciária de coisa imóvel, sendo o negócio jurídico pelo qual o devedor, ou fiduciante, com o escopo de garantia, contrata a transferência ao credor, ou fiduciário, da propriedade resolúvel de coisa imóvel, leva à transmissão da propriedade do devedor fiduciante ao credor fiduciário como direito real de garantia de caráter resolúvel, mediante o registro, ocorrendo o desdobramento da posse, tornando-se o fiduciante possuidor direto e o fiduciário possuidor indireto da coisa imóvel.

III. Tratando-se de imóvel financiado pela instituição financeira que, em garantia do financiamento, o recebeu em alienação fiduciária, tanto ela quanto o devedor fiduciante têm legitimidade para ação possessória que vise à tutela da posse do indigitado bem.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Sobre o regime de franquia empresarial, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) Quanto às imunidades tributárias, julgue, com base na Constituição Federal e na jurisprudência, os itens expostos a seguir.

I. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios instituir tributos sobre o patrimônio, renda ou serviços, uns dos outros. Trata-se de chamada imunidade tributária recíproca.

II. Os serviços prestados pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, inclusive aqueles em que a empresa não age em regime de monopólio, estão abrangidos pela imunidade tributária recíproca.

III. Não incide o imposto Predial e Territorial Urbano em se cuidando de bem público, ainda que cedido gratuitamente a pessoa jurídica de direito privado, contanto que não tenha havido a transferência da propriedade.

IV. A imunidade tributária cultural aplica-se à importação e comercialização, no mercado interno, do livro eletrônico (e-book) e dos suportes exclusivamente utilizados para fixá-los, como leitores de livros eletrônicos (e-readers), ainda que possuam funcionalidades acessórias.

Estão corretos os itens:

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Miguel vende o seu carro a Ramon entregando-o imediatamente. Contratualmente, Ramon se obriga a efetuar a transferência formal e arcar com todos os débitos incidentes sobre o veículo, inclusive os anteriores a alienação. Miguel não notifica a autoridade de trânsito, obrigação prevista no Código de Trânsito Brasileiro. Ramon descumpre a sua obrigação, no que Miguel passa a ser cobrado por multas de trânsito e IPVA. Nesse caso, considerando o disposto no Código Tributário Nacional e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça,

 

(EMAGIS) O princípio constitucional da transparência orçamentária foi recentemente interpretado pelo Supremo Tribunal Federal na ADPF 854, que tratou da inclusão e da execução de emendas parlamentares referentes à lei orçamentária anual.

A propósito do que constatado e decidido nesse importante julgamento, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) De acordo com o art. 62 da CLT, não estão abrangidos pelo regime previsto no capítulo atinente à duração do trabalho:

 

(EMAGIS) Em relação ao ônus da prova da jornada de trabalho, assinale a alternativa INCORRETA:

 

(EMAGIS) Observe-se os seguintes trechos:

1. “[...] A conservação do meio ambiente não se prende a situações geográficas ou referências históricas, extrapolando os limites impostos pelo homem. A natureza desconhece fronteiras políticas. Os bens ambientais são transnacionais. [...]” (STJ, 1ª Turma, REsp 588.022/SC, rel. Min. José Delgado, DJ 5-4-2004).

2. “[...] Tem as suas raízes fincadas na sociologia política e reflete, resumidamente, a ideia de atuação da sociedade civil, que adota comportamentos queridos pelo legislador. Ao mesmo tempo em que cumpre esses comandos espontaneamente, atua de forma a pressionar as decisões políticas do Estado, de modo a fazer com que o Poder Público assuma uma postura ética, social e comprometida com os valores e as funções que deve respeitar e realizar: no caso que ora estudamos, um comportamento de comprometimento com a preservação do meio ambiente [...]”. (RODRIGUES, Marcelo Abelha. Direito ambiental esquematizado. 3. ed. – São Paulo: Saraiva, 2016, p. 280.
 
3. “[...] Quando houver perigo de dano grave ou irreversível, a falta de uma certeza absoluta não deverá ser utilizada para postergar-se a adoção de medidas eficazes para prevenir a degradação ambiental [...]” (TRF 1.ª Região, AMS 2003.3800053528-2).

4. “[...] Exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade. [...].” (Constituição da República, art. 225, IV).

5. “este princípio enuncia que a legislação e a jurisprudência ambiental não deverão ser revisadas se isto implicar retroceder os níveis de proteção alcançados anteriormente. [...] A principal obrigação que conduz à sua correta aplicação é a de não afetar os limiares e padrões de proteção ambiental já adquiridos, não derrogar ou modificar legislação vigente na medida em que isso leve a diminuir, menoscabar ou de qualquer forma afetar negativamente o nível atual de proteção” (CHACÓN, Mario. El principio de no regressión ambiental a la luz de la jurisprudência constitucional costarricense. Ano 17, Volume 66, abriljunho de 2012. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2012.).

Agora marque a alternativa que corresponde ao nomem iuris do princípio de Direito Ambiental correspondente a cada afirmativa, na ordem respectiva.

 

(EMAGIS) Quanto aos efeitos da condenação, ao livramento condicional, à suspensão condicional da pena e à extinção da punibilidade, assinale a alternativa incorreta.

 

(TJ/PA – Juiz de Direito Substituto – CEBRASPE – 2019) O Ministério Público ofereceu denúncia contra Paulo em razão de ele, mediante grave ameaça exercida com o emprego de arma de fogo por um comparsa não identificado, ter subtraído de uma pessoa R$ 80 e um aparelho celular que custava R$ 700. Perseguido por populares, Paulo foi preso com os produtos do crime. Não houve apreensão da arma utilizada no crime. Após confissão espontânea do crime, Paulo foi condenado à pena mínima pela prática do crime de roubo simples, pois, na sentença, alegou-se que a arma de fogo não havia sido utilizada pelo réu nem apreendida à época dos fatos. Tanto o Ministério Público quanto a defesa, no entanto, recorreram da sentença: o Ministério Público requereu o reconhecimento das qualificadoras de concurso de pessoas e emprego de arma de fogo; a defesa, por sua vez, requereu o reconhecimento da tentativa e a aplicação de pena aquém do mínimo, alegando atenuante da confissão espontânea e aplicação do princípio da insignificância. Com referência a essa situação hipotética, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da competência para o processo penal.

I. Tratando-se de contrabando, caso inexista indicativos de que o agente preso foi o responsável pela internalização da mercadoria, a competência é a Justiça Estadual.

II. Para todos os efeitos legais, considera-se que os crimes previstos na Lei 13.260/2016 (que disciplina o crime de terrorismo e organização terrorista) são praticados contra o interesse da União, cabendo à Polícia Federal a investigação criminal, em sede de inquérito policial, e à Justiça Federal o seu processamento e julgamento, nos termos do inciso IV do artigo 109 da Constituição Federal.

III. Esbulho possessório de imóvel que integra o Programa Minha Casa Minha Vida, ao menos enquanto for ele vinculado ao mencionado Programa, é de competência da Justiça Federal, ainda que não seja a CEF vítima direta do crime.
Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre a comunicação dos atos processuais, marque a alternativa incorreta:

 

Delegado de Polícia - Rodada 12.2022

Por meio de interceptação judicialmente autorizada no bojo de inquérito policial instaurado para investigar associação criminosa especializada em tráfico de drogas, o delegado da Polícia Civil da Delegacia de Entorpecentes de Vitória/ES colheu informações de que João, caminhoneiro, havia sido contratado para o transporte de grande quantidade de droga.

Segundo as informações, João foi contratado por Roberto para, no dia 25 de julho de 2021, abastecer seu caminhão em local ignorado pela autoridade policial e transportar, de Vitória/ES até o Rio de Janeiro/RJ, cerca de 100 (cem) kg de maconha misturados numa carga de cebolas. Chegando à cidade maravilhosa, o caminhoneiro receberia telefonema de Joaquim, indicando onde a droga seria entregue.

Apesar de constatada a existência de mais pessoas atuando na empreitada criminosa, não foi possível identificá-las, nem quem é o líder da associação. Constatou-se que havia o emprego de arma de fogo por parte dos associados.

Você é o delegado de polícia civil presidente do inquérito policial. Nessa condição elabore, fundamentadamente, a medida cautelar visando a identificação do maior número de integrantes.

Boa prática!

 

Objetivas DPF - Rodada 12.2022

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do Correcionalismo Penal.

I. A Escola Correcionalista surgiu na Alemanha e tem em Röeder seu precursor, inovando, por exemplo, ao rechaçar deva a pena ser fixa e determinada.

II. Adotava, como fim da pena, as teorias absolutistas, na pena enxergando escopo principal de repressão ou punição.

III. No Correcionalismo penal enxerga-se também a visão terapêutica da pena, naquilo que viria a ser concebido como a finalidade de ressocialização do criminoso.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto aos efeitos da condenação, ao livramento condicional, à suspensão condicional da pena e à extinção da punibilidade, assinale a alternativa incorreta.

 

(TJ/PA – Juiz de Direito Substituto – CEBRASPE – 2019) O Ministério Público ofereceu denúncia contra Paulo em razão de ele, mediante grave ameaça exercida com o emprego de arma de fogo por um comparsa não identificado, ter subtraído de uma pessoa R$ 80 e um aparelho celular que custava R$ 700. Perseguido por populares, Paulo foi preso com os produtos do crime. Não houve apreensão da arma utilizada no crime. Após confissão espontânea do crime, Paulo foi condenado à pena mínima pela prática do crime de roubo simples, pois, na sentença, alegou-se que a arma de fogo não havia sido utilizada pelo réu nem apreendida à época dos fatos. Tanto o Ministério Público quanto a defesa, no entanto, recorreram da sentença: o Ministério Público requereu o reconhecimento das qualificadoras de concurso de pessoas e emprego de arma de fogo; a defesa, por sua vez, requereu o reconhecimento da tentativa e a aplicação de pena aquém do mínimo, alegando atenuante da confissão espontânea e aplicação do princípio da insignificância. Com referência a essa situação hipotética, assinale a opção correta.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Na hipótese de réu condenado por crime de homicídio doloso, tendo sido reconhecidas duas qualificadoras, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) Quanto à Lei 12.850/13, à Lei 11.340/06 e à Lei 11.343/06, julgue os itens abaixo.

I. Considera-se organização criminosa a associação de 4 (quatro) ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de crimes.

II. O condenado expressamente em sentença por integrar organização criminosa ou por crime praticado por meio de organização criminosa não poderá progredir de regime de cumprimento de pena ou obter livramento condicional ou outros benefícios prisionais se houver elementos probatórios que indiquem a manutenção do vínculo associativo.

III. A suspensão condicional do processo, a suspensão condicional da pena e a transação penal não se aplicam na hipótese de crimes sujeitos ao rito da Lei Maria da Penha.

IV. Para a incidência da majorante prevista no art. 40, V, da Lei n. 11.343/2006, é desnecessária a efetiva transposição de fronteiras entre estados da Federação, sendo suficiente a demonstração inequívoca da intenção de realizar o tráfico interestadual.

Há erro somente nos itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da competência para o processo penal.

I. Tratando-se de contrabando, caso inexista indicativos de que o agente preso foi o responsável pela internalização da mercadoria, a competência é a Justiça Estadual.

II. Para todos os efeitos legais, considera-se que os crimes previstos na Lei 13.260/2016 (que disciplina o crime de terrorismo e organização terrorista) são praticados contra o interesse da União, cabendo à Polícia Federal a investigação criminal, em sede de inquérito policial, e à Justiça Federal o seu processamento e julgamento, nos termos do inciso IV do artigo 109 da Constituição Federal.

III. Esbulho possessório de imóvel que integra o Programa Minha Casa Minha Vida, ao menos enquanto for ele vinculado ao mencionado Programa, é de competência da Justiça Federal, ainda que não seja a CEF vítima direta do crime.
Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre a comunicação dos atos processuais, marque a alternativa incorreta:

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) A pena restritiva de direitos

 

(EMAGIS) Sobre a teoria da Constituição, julgue os itens abaixo:

I. À luz do conceito sociológico de Constituição, propugnado por Ferdinand Lassale no livro "A essência da Constituição”, haveria uma Constituição real e efetiva, correspondente à soma dos fatores reais de poder que regem uma determinada sociedade, e uma Constituição escrita, que não passaria de uma “folha de papel”.

II. Na concepção política da Constituição, defendida por Carl Schmitt na obra "Teoria da Constituição", o fundamento da Constituição repousa na decisão política fundamental, pelo que não há sentido em se distinguir “Constituição" de “leis constitucionais”.

III. Hans Kelsen, com sua obra “Teoria Pura do Direito”, fala na Constituição em dois sentidos: lógico-jurídico, no que corresponde à norma hipotética fundamental; jurídico-valorativo, no que congrega os valores políticos e sociais mais relevantes a uma dada sociedade.

IV. Para Konrad Hesse, no seu livro “A Força Normativa da Constituição", a Constituição não configura apenas expressão de um ser, mas também de um dever ser; ela significa mais do que simples reflexo das condições fáticas de sua vigência, particularmente as forças sociais e políticas. Determinada pela realidade social e, ao mesmo tempo, determinante em relação a ela, não se pode definir como fundamental nem a pura normatividade, nem a simples eficácia das condições sociopolíticas e econômicas.

V. De acordo com Peter Häberle, com a sua ideia em torno da sociedade aberta dos Intérpretes da Constituição, todo aquele que vive no contexto regulado por uma norma e que vive com este contexto é, indireta ou até mesmo diretamente, intérprete dessa norma. O destinatário da norma é participante ativo do processo hermenêutico. Como não são apenas os intérpretes jurídicos da Constituição que vivem a norma, não detêm eles o monopólio da interpretação da Constituição.

Há erro apenas nos itens:

 

(EMAGIS) Nota-se certa evolução na compreensão do Supremo Tribunal Federal sobre o enquadramento do ato estatal como ‘ato do Poder Público’ (Lei 9.882/1999, artigo 1º) passível de ser impugnado na via da Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021). A respeito da constitucionalidade das normas, é possível afirmar:

 

(EMAGIS) Considere mandado de segurança no qual veículo de imprensa de amplo alcance requeira que Casa Legislativa disponibilize dados referentes aos gastos dos respectivos parlamentares com ‘verba indenizatória do exercício parlamentar’, disponibilização negada em sede administrativa pelo mencionado órgão legislativo com fundamento em tratar-se de dados incluídos pela Casa no regime legal de sigilo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios básicos da Administração Pública, os poderes administrativos e os atos administrativos, considere as seguintes assertivas.

I. A vedação ao nepotismo não exige a edição de lei formal. Com efeito, viola a Constituição Federal a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas.

II. O excesso de poder pode ocorrer em duas hipóteses: o abuso de poder, no qual a atuação do agente público extrapola a competência delimitada na lei; e o desvio de poder, quando a atuação do agente pretende alcançar finalidade diversa do interesse público.

III. O poder regulamentar é a prerrogativa conferida à Administração Pública de editar atos administrativos gerais para fiel execução das leis. Se, porém, constatar-se que ato normativo do Poder Executivo está a exorbitar do poder regulamentar, pode a Câmara dos Deputados sustá-lo.

IV. A finalidade do ato administrativo é aquela que a lei indica explícita ou implicitamente. Não cabe ao administrador escolher outra, ou substituir a indicada na norma administrativa, ainda que ambas colimem fins públicos, pois, neste particular, nada resta para escolha do administrador, que fica vinculado integralmente à vontade legislativa. Nesse contexto, a inobservância da finalidade da norma legal caracteriza o desvio de poder, que rende ensejo à invalidação do ato.

Estão INCORRETOS os itens:

 

(EMAGIS) Em relação à responsabilidade civil do Estado, é INCORRETO afirmar:

 

(EMAGIS) Sobre as Agências Reguladoras, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto aos servidores públicos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere ação na qual Adão, pessoa hipossuficiente, pleiteia lhe seja reconhecido o direito de usucapir imóvel urbano sobre o qual exerce posse mansa e pacífica há mais de 20 anos e onde, ademais, edificou uma casa, na qual reside com sua família desde então, acrescentando que não possui outra propriedade imobiliária. Tenha presente que a área do imóvel na qual comprovada a posse ‘ad usucapionem’ seja inferior ao módulo mínimo definido pelo Plano Diretor do respectivo município, a despeito de Adão e sua família, de fato, preencherem os requisitos legais impostos pela norma constitucional instituidora da assim denominada “usucapião especial urbana”.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. O limite máximo da área passível de ‘usucapião especial urbana’, segundo o texto da CF/1988, é de duzentos e cinquenta metro quadrados, de modo que, por esta modalidade de usucapião, Adão e sua família não podem adquirir área maior.

II. Ainda que o módulo mínimo do lote urbano municipal seja fixado pela lei municipal como área de 360 m², pode Adão e sua família usucapirem porção de 225 m2, onde tenham comprovado a posse ‘ad usucapionem’.

III. É o caso de declaração de inconstitucionalidade de norma municipal que fixe como módulo mínimo do lote urbano municipal área superior àquela exigida pela Constituição Federal como limite máximo passível de ser adquirida por ‘usucapião especial urbana’.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a usucapião extraordinária, disciplinada no artigo 1.238 do Código Civil, avalie as assertivas que seguem.

I. Trata-se de modalidade de usucapião não condicionada a justo título ou boa-fé, tendo como requisito temporal geral 15 anos, reduzido para 10 anos se o possuidor demonstrar ter estabelecido no imóvel a sua moradia habitual, ou nele realizado obras ou serviços de caráter produtivo.

II. Para o STJ, assim como fizera o STF relativamente à usucapião especial urbana prevista na Constituição Federal, o reconhecimento da usucapião extraordinária não pode ser obstado em razão de a área usucapienda ser inferior ao módulo estabelecido em lei municipal.

III. A denominada usucapião administrativa, situação diversa, não foi revogada pelo CPC/2015.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com contratos bancários.

I. É abusiva a cláusula inserta em contrato de cartão de crédito que autoriza a operadora/financeira a debitar na conta corrente do respectivo titular o pagamento do valor mínimo da fatura em caso de inadimplemento, isso quando contestadas as despesas lançadas.

II. A alienação fiduciária de coisa imóvel, sendo o negócio jurídico pelo qual o devedor, ou fiduciante, com o escopo de garantia, contrata a transferência ao credor, ou fiduciário, da propriedade resolúvel de coisa imóvel, leva à transmissão da propriedade do devedor fiduciante ao credor fiduciário como direito real de garantia de caráter resolúvel, mediante o registro, ocorrendo o desdobramento da posse, tornando-se o fiduciante possuidor direto e o fiduciário possuidor indireto da coisa imóvel.

III. Tratando-se de imóvel financiado pela instituição financeira que, em garantia do financiamento, o recebeu em alienação fiduciária, tanto ela quanto o devedor fiduciante têm legitimidade para ação possessória que vise à tutela da posse do indigitado bem.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Sobre o regime de franquia empresarial, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) Sobre o processo civil, julgue os itens abaixo.

I. O negócio jurídico celebrado pelas partes com vistas a convencionar sobre seus deveres processuais não obriga herdeiros e sucessores.

II. Quando a formação do litisconsórcio multitudinário for prejudicial à defesa, o juiz poderá substituir a sua limitação pela ampliação de prazos, sem prejuízo da possibilidade de desmembramento na fase de cumprimento de sentença.

III. A ausência de denunciação da lide gera apenas a preclusão do direito de a parte promovê-la, sendo possível ação autônoma de regresso, mesmo em caso de evicção.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) No que diz respeito ao processo civil, analise as proposições postas a seguir.

I. É cabível agravo de instrumento contra ato decisório que indefere parcialmente a petição inicial ou a reconvenção.

II. As perguntas serão formuladas pelas partes diretamente à testemunha, começando pela que a arrolou, não admitindo o juiz aquelas que puderem induzir a resposta, não tiverem relação com as questões de fato objeto da atividade probatória ou importarem repetição de outra já respondida. É certo, por outro lado, que o juiz poderá inquirir a testemunha tanto antes quanto depois da inquirição feita pelas partes; no entanto, deverá ser facultada às partes a formulação de perguntas de esclarecimento ou complementação decorrentes da inquirição do juiz.

III. Constitui direito da parte o registro em ata quanto ao indeferimento, pelo juiz, de pergunta dirigida à testemunha, embora não haja direito da parte à transcrição do teor da pergunta indeferida pelo juiz.

Há erro:

 

(EMAGIS) Considere que, ajuizando João ação indenizatória contra José por alegado dano causado por este no veículo daquele, que estava estacionado em via pública, José alegue em preliminar de contestação não ser o autor do dano e decline a qualificação do verdadeiro autor, Pedro.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso, ouvido, João concorde com a exclusão de José do polo passivo e subsequente inclusão de Pedro, não será obrigado ao pagamento de honorários advocatícios de sucumbência ao advogado de José.

II. Caso recuse João a alegação de José, optando pelo prosseguimento da ação em face deste, os honorários de sucumbência em favor do advogado de José, em caso de subsequente reconhecimento de ilegitimidade passiva ou de improcedência pelo juízo, serão devidos, porém seguindo-se a regra especifica do parágrafo único do artigo 338 do CPC, isto é, na forma reduzida.

III. Caso José, ainda que ciente da autoria de Pedro, deixasse de indicá-lo como legitimado passivo, não poderia, ao final do processo, caso julgado improcedente, ser condenado ao pagamento das despesas processuais ou indenizar o autor pelos prejuízos decorrentes da falta de indicação, isso sob pena de inversão do princípio da sucumbência.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a Convenção Americana de Direitos Humanos e também com a jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos relativa a tal Convenção.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(DPE/PI – CEBRASPE – 2022) Considerando a ordem jurídica internacional e a proteção contra violações de direitos humanos, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Sobre o Regime Geral de Previdência Social (RGPS), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O princípio constitucional da transparência orçamentária foi recentemente interpretado pelo Supremo Tribunal Federal na ADPF 854, que tratou da inclusão e da execução de emendas parlamentares referentes à lei orçamentária anual.

A propósito do que constatado e decidido nesse importante julgamento, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto às imunidades tributárias, julgue, com base na Constituição Federal e na jurisprudência, os itens expostos a seguir.

I. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios instituir tributos sobre o patrimônio, renda ou serviços, uns dos outros. Trata-se de chamada imunidade tributária recíproca.

II. Os serviços prestados pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, inclusive aqueles em que a empresa não age em regime de monopólio, estão abrangidos pela imunidade tributária recíproca.

III. Não incide o imposto Predial e Territorial Urbano em se cuidando de bem público, ainda que cedido gratuitamente a pessoa jurídica de direito privado, contanto que não tenha havido a transferência da propriedade.

IV. A imunidade tributária cultural aplica-se à importação e comercialização, no mercado interno, do livro eletrônico (e-book) e dos suportes exclusivamente utilizados para fixá-los, como leitores de livros eletrônicos (e-readers), ainda que possuam funcionalidades acessórias.

Estão corretos os itens:

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) O Fisco ingressa com ação de execução fiscal em face de André, microempresário individual. André, por outro lado, pretende se defender da cobrança alegando que não realizou determinado fato gerador, fato que pretende demonstrar em perícia contábil. De acordo com a Lei Federal no 6.830/1980 (Lei de Execução Fiscal) e o entendimento do Superior Tribunal de Justiça, André poderá discutir o lançamento em

 

Objetivas Delegado - Rodada 12.2022

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do Correcionalismo Penal.

I. A Escola Correcionalista surgiu na Alemanha e tem em Röeder seu precursor, inovando, por exemplo, ao rechaçar deva a pena ser fixa e determinada.

II. Adotava, como fim da pena, as teorias absolutistas, na pena enxergando escopo principal de repressão ou punição.

III. No Correcionalismo penal enxerga-se também a visão terapêutica da pena, naquilo que viria a ser concebido como a finalidade de ressocialização do criminoso.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto aos efeitos da condenação, ao livramento condicional, à suspensão condicional da pena e à extinção da punibilidade, assinale a alternativa incorreta.

 

(TJ/PA – Juiz de Direito Substituto – CEBRASPE – 2019) O Ministério Público ofereceu denúncia contra Paulo em razão de ele, mediante grave ameaça exercida com o emprego de arma de fogo por um comparsa não identificado, ter subtraído de uma pessoa R$ 80 e um aparelho celular que custava R$ 700. Perseguido por populares, Paulo foi preso com os produtos do crime. Não houve apreensão da arma utilizada no crime. Após confissão espontânea do crime, Paulo foi condenado à pena mínima pela prática do crime de roubo simples, pois, na sentença, alegou-se que a arma de fogo não havia sido utilizada pelo réu nem apreendida à época dos fatos. Tanto o Ministério Público quanto a defesa, no entanto, recorreram da sentença: o Ministério Público requereu o reconhecimento das qualificadoras de concurso de pessoas e emprego de arma de fogo; a defesa, por sua vez, requereu o reconhecimento da tentativa e a aplicação de pena aquém do mínimo, alegando atenuante da confissão espontânea e aplicação do princípio da insignificância. Com referência a essa situação hipotética, assinale a opção correta.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Na hipótese de réu condenado por crime de homicídio doloso, tendo sido reconhecidas duas qualificadoras, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) Quanto à Lei 12.850/13, à Lei 11.340/06 e à Lei 11.343/06, julgue os itens abaixo.

I. Considera-se organização criminosa a associação de 4 (quatro) ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de crimes.

II. O condenado expressamente em sentença por integrar organização criminosa ou por crime praticado por meio de organização criminosa não poderá progredir de regime de cumprimento de pena ou obter livramento condicional ou outros benefícios prisionais se houver elementos probatórios que indiquem a manutenção do vínculo associativo.

III. A suspensão condicional do processo, a suspensão condicional da pena e a transação penal não se aplicam na hipótese de crimes sujeitos ao rito da Lei Maria da Penha.

IV. Para a incidência da majorante prevista no art. 40, V, da Lei n. 11.343/2006, é desnecessária a efetiva transposição de fronteiras entre estados da Federação, sendo suficiente a demonstração inequívoca da intenção de realizar o tráfico interestadual.

Há erro somente nos itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da competência para o processo penal.

I. Tratando-se de contrabando, caso inexista indicativos de que o agente preso foi o responsável pela internalização da mercadoria, a competência é a Justiça Estadual.

II. Para todos os efeitos legais, considera-se que os crimes previstos na Lei 13.260/2016 (que disciplina o crime de terrorismo e organização terrorista) são praticados contra o interesse da União, cabendo à Polícia Federal a investigação criminal, em sede de inquérito policial, e à Justiça Federal o seu processamento e julgamento, nos termos do inciso IV do artigo 109 da Constituição Federal.

III. Esbulho possessório de imóvel que integra o Programa Minha Casa Minha Vida, ao menos enquanto for ele vinculado ao mencionado Programa, é de competência da Justiça Federal, ainda que não seja a CEF vítima direta do crime.
Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre a comunicação dos atos processuais, marque a alternativa incorreta:

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) A pena restritiva de direitos

 

(EMAGIS) Sobre a teoria da Constituição, julgue os itens abaixo:

I. À luz do conceito sociológico de Constituição, propugnado por Ferdinand Lassale no livro "A essência da Constituição”, haveria uma Constituição real e efetiva, correspondente à soma dos fatores reais de poder que regem uma determinada sociedade, e uma Constituição escrita, que não passaria de uma “folha de papel”.

II. Na concepção política da Constituição, defendida por Carl Schmitt na obra "Teoria da Constituição", o fundamento da Constituição repousa na decisão política fundamental, pelo que não há sentido em se distinguir “Constituição" de “leis constitucionais”.

III. Hans Kelsen, com sua obra “Teoria Pura do Direito”, fala na Constituição em dois sentidos: lógico-jurídico, no que corresponde à norma hipotética fundamental; jurídico-valorativo, no que congrega os valores políticos e sociais mais relevantes a uma dada sociedade.

IV. Para Konrad Hesse, no seu livro “A Força Normativa da Constituição", a Constituição não configura apenas expressão de um ser, mas também de um dever ser; ela significa mais do que simples reflexo das condições fáticas de sua vigência, particularmente as forças sociais e políticas. Determinada pela realidade social e, ao mesmo tempo, determinante em relação a ela, não se pode definir como fundamental nem a pura normatividade, nem a simples eficácia das condições sociopolíticas e econômicas.

V. De acordo com Peter Häberle, com a sua ideia em torno da sociedade aberta dos Intérpretes da Constituição, todo aquele que vive no contexto regulado por uma norma e que vive com este contexto é, indireta ou até mesmo diretamente, intérprete dessa norma. O destinatário da norma é participante ativo do processo hermenêutico. Como não são apenas os intérpretes jurídicos da Constituição que vivem a norma, não detêm eles o monopólio da interpretação da Constituição.

Há erro apenas nos itens:

 

(EMAGIS) Nota-se certa evolução na compreensão do Supremo Tribunal Federal sobre o enquadramento do ato estatal como ‘ato do Poder Público’ (Lei 9.882/1999, artigo 1º) passível de ser impugnado na via da Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021). A respeito da constitucionalidade das normas, é possível afirmar:

 

(EMAGIS) Considere mandado de segurança no qual veículo de imprensa de amplo alcance requeira que Casa Legislativa disponibilize dados referentes aos gastos dos respectivos parlamentares com ‘verba indenizatória do exercício parlamentar’, disponibilização negada em sede administrativa pelo mencionado órgão legislativo com fundamento em tratar-se de dados incluídos pela Casa no regime legal de sigilo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios básicos da Administração Pública, os poderes administrativos e os atos administrativos, considere as seguintes assertivas.

I. A vedação ao nepotismo não exige a edição de lei formal. Com efeito, viola a Constituição Federal a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas.

II. O excesso de poder pode ocorrer em duas hipóteses: o abuso de poder, no qual a atuação do agente público extrapola a competência delimitada na lei; e o desvio de poder, quando a atuação do agente pretende alcançar finalidade diversa do interesse público.

III. O poder regulamentar é a prerrogativa conferida à Administração Pública de editar atos administrativos gerais para fiel execução das leis. Se, porém, constatar-se que ato normativo do Poder Executivo está a exorbitar do poder regulamentar, pode a Câmara dos Deputados sustá-lo.

IV. A finalidade do ato administrativo é aquela que a lei indica explícita ou implicitamente. Não cabe ao administrador escolher outra, ou substituir a indicada na norma administrativa, ainda que ambas colimem fins públicos, pois, neste particular, nada resta para escolha do administrador, que fica vinculado integralmente à vontade legislativa. Nesse contexto, a inobservância da finalidade da norma legal caracteriza o desvio de poder, que rende ensejo à invalidação do ato.

Estão INCORRETOS os itens:

 

(EMAGIS) Em relação à responsabilidade civil do Estado, é INCORRETO afirmar:

 

(EMAGIS) Sobre as Agências Reguladoras, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto aos servidores públicos, marque a alternativa correta.

 

(DPE/PI – CEBRASPE – 2022) Considerando a ordem jurídica internacional e a proteção contra violações de direitos humanos, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Quanto às imunidades tributárias, julgue, com base na Constituição Federal e na jurisprudência, os itens expostos a seguir.

I. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios instituir tributos sobre o patrimônio, renda ou serviços, uns dos outros. Trata-se de chamada imunidade tributária recíproca.

II. Os serviços prestados pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, inclusive aqueles em que a empresa não age em regime de monopólio, estão abrangidos pela imunidade tributária recíproca.

III. Não incide o imposto Predial e Territorial Urbano em se cuidando de bem público, ainda que cedido gratuitamente a pessoa jurídica de direito privado, contanto que não tenha havido a transferência da propriedade.

IV. A imunidade tributária cultural aplica-se à importação e comercialização, no mercado interno, do livro eletrônico (e-book) e dos suportes exclusivamente utilizados para fixá-los, como leitores de livros eletrônicos (e-readers), ainda que possuam funcionalidades acessórias.

Estão corretos os itens:

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) Miguel vende o seu carro a Ramon entregando-o imediatamente. Contratualmente, Ramon se obriga a efetuar a transferência formal e arcar com todos os débitos incidentes sobre o veículo, inclusive os anteriores a alienação. Miguel não notifica a autoridade de trânsito, obrigação prevista no Código de Trânsito Brasileiro. Ramon descumpre a sua obrigação, no que Miguel passa a ser cobrado por multas de trânsito e IPVA. Nesse caso, considerando o disposto no Código Tributário Nacional e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça,

 

(EMAGIS) Observe-se os seguintes trechos:

1. “[...] A conservação do meio ambiente não se prende a situações geográficas ou referências históricas, extrapolando os limites impostos pelo homem. A natureza desconhece fronteiras políticas. Os bens ambientais são transnacionais. [...]” (STJ, 1ª Turma, REsp 588.022/SC, rel. Min. José Delgado, DJ 5-4-2004).

2. “[...] Tem as suas raízes fincadas na sociologia política e reflete, resumidamente, a ideia de atuação da sociedade civil, que adota comportamentos queridos pelo legislador. Ao mesmo tempo em que cumpre esses comandos espontaneamente, atua de forma a pressionar as decisões políticas do Estado, de modo a fazer com que o Poder Público assuma uma postura ética, social e comprometida com os valores e as funções que deve respeitar e realizar: no caso que ora estudamos, um comportamento de comprometimento com a preservação do meio ambiente [...]”. (RODRIGUES, Marcelo Abelha. Direito ambiental esquematizado. 3. ed. – São Paulo: Saraiva, 2016, p. 280.
 
3. “[...] Quando houver perigo de dano grave ou irreversível, a falta de uma certeza absoluta não deverá ser utilizada para postergar-se a adoção de medidas eficazes para prevenir a degradação ambiental [...]” (TRF 1.ª Região, AMS 2003.3800053528-2).

4. “[...] Exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade. [...].” (Constituição da República, art. 225, IV).

5. “este princípio enuncia que a legislação e a jurisprudência ambiental não deverão ser revisadas se isto implicar retroceder os níveis de proteção alcançados anteriormente. [...] A principal obrigação que conduz à sua correta aplicação é a de não afetar os limiares e padrões de proteção ambiental já adquiridos, não derrogar ou modificar legislação vigente na medida em que isso leve a diminuir, menoscabar ou de qualquer forma afetar negativamente o nível atual de proteção” (CHACÓN, Mario. El principio de no regressión ambiental a la luz de la jurisprudência constitucional costarricense. Ano 17, Volume 66, abriljunho de 2012. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2012.).

Agora marque a alternativa que corresponde ao nomem iuris do princípio de Direito Ambiental correspondente a cada afirmativa, na ordem respectiva.

 

Objetivas AGU/PFN/PGF - Rodada 12.2022

(EMAGIS) Sobre os princípios básicos da Administração Pública, os poderes administrativos e os atos administrativos, considere as seguintes assertivas.

I. A vedação ao nepotismo não exige a edição de lei formal. Com efeito, viola a Constituição Federal a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas.

II. O excesso de poder pode ocorrer em duas hipóteses: o abuso de poder, no qual a atuação do agente público extrapola a competência delimitada na lei; e o desvio de poder, quando a atuação do agente pretende alcançar finalidade diversa do interesse público.

III. O poder regulamentar é a prerrogativa conferida à Administração Pública de editar atos administrativos gerais para fiel execução das leis. Se, porém, constatar-se que ato normativo do Poder Executivo está a exorbitar do poder regulamentar, pode a Câmara dos Deputados sustá-lo.

IV. A finalidade do ato administrativo é aquela que a lei indica explícita ou implicitamente. Não cabe ao administrador escolher outra, ou substituir a indicada na norma administrativa, ainda que ambas colimem fins públicos, pois, neste particular, nada resta para escolha do administrador, que fica vinculado integralmente à vontade legislativa. Nesse contexto, a inobservância da finalidade da norma legal caracteriza o desvio de poder, que rende ensejo à invalidação do ato.

Estão INCORRETOS os itens:

 

(EMAGIS) Em relação à responsabilidade civil do Estado, é INCORRETO afirmar:

 

(EMAGIS) Sobre as Agências Reguladoras, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto aos servidores públicos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a teoria da Constituição, julgue os itens abaixo:

I. À luz do conceito sociológico de Constituição, propugnado por Ferdinand Lassale no livro "A essência da Constituição”, haveria uma Constituição real e efetiva, correspondente à soma dos fatores reais de poder que regem uma determinada sociedade, e uma Constituição escrita, que não passaria de uma “folha de papel”.

II. Na concepção política da Constituição, defendida por Carl Schmitt na obra "Teoria da Constituição", o fundamento da Constituição repousa na decisão política fundamental, pelo que não há sentido em se distinguir “Constituição" de “leis constitucionais”.

III. Hans Kelsen, com sua obra “Teoria Pura do Direito”, fala na Constituição em dois sentidos: lógico-jurídico, no que corresponde à norma hipotética fundamental; jurídico-valorativo, no que congrega os valores políticos e sociais mais relevantes a uma dada sociedade.

IV. Para Konrad Hesse, no seu livro “A Força Normativa da Constituição", a Constituição não configura apenas expressão de um ser, mas também de um dever ser; ela significa mais do que simples reflexo das condições fáticas de sua vigência, particularmente as forças sociais e políticas. Determinada pela realidade social e, ao mesmo tempo, determinante em relação a ela, não se pode definir como fundamental nem a pura normatividade, nem a simples eficácia das condições sociopolíticas e econômicas.

V. De acordo com Peter Häberle, com a sua ideia em torno da sociedade aberta dos Intérpretes da Constituição, todo aquele que vive no contexto regulado por uma norma e que vive com este contexto é, indireta ou até mesmo diretamente, intérprete dessa norma. O destinatário da norma é participante ativo do processo hermenêutico. Como não são apenas os intérpretes jurídicos da Constituição que vivem a norma, não detêm eles o monopólio da interpretação da Constituição.

Há erro apenas nos itens:

 

(EMAGIS) Nota-se certa evolução na compreensão do Supremo Tribunal Federal sobre o enquadramento do ato estatal como ‘ato do Poder Público’ (Lei 9.882/1999, artigo 1º) passível de ser impugnado na via da Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021). A respeito da constitucionalidade das normas, é possível afirmar:

 

(EMAGIS) Considere mandado de segurança no qual veículo de imprensa de amplo alcance requeira que Casa Legislativa disponibilize dados referentes aos gastos dos respectivos parlamentares com ‘verba indenizatória do exercício parlamentar’, disponibilização negada em sede administrativa pelo mencionado órgão legislativo com fundamento em tratar-se de dados incluídos pela Casa no regime legal de sigilo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o Regime Geral de Previdência Social (RGPS), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere ação na qual Adão, pessoa hipossuficiente, pleiteia lhe seja reconhecido o direito de usucapir imóvel urbano sobre o qual exerce posse mansa e pacífica há mais de 20 anos e onde, ademais, edificou uma casa, na qual reside com sua família desde então, acrescentando que não possui outra propriedade imobiliária. Tenha presente que a área do imóvel na qual comprovada a posse ‘ad usucapionem’ seja inferior ao módulo mínimo definido pelo Plano Diretor do respectivo município, a despeito de Adão e sua família, de fato, preencherem os requisitos legais impostos pela norma constitucional instituidora da assim denominada “usucapião especial urbana”.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. O limite máximo da área passível de ‘usucapião especial urbana’, segundo o texto da CF/1988, é de duzentos e cinquenta metro quadrados, de modo que, por esta modalidade de usucapião, Adão e sua família não podem adquirir área maior.

II. Ainda que o módulo mínimo do lote urbano municipal seja fixado pela lei municipal como área de 360 m², pode Adão e sua família usucapirem porção de 225 m2, onde tenham comprovado a posse ‘ad usucapionem’.

III. É o caso de declaração de inconstitucionalidade de norma municipal que fixe como módulo mínimo do lote urbano municipal área superior àquela exigida pela Constituição Federal como limite máximo passível de ser adquirida por ‘usucapião especial urbana’.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a usucapião extraordinária, disciplinada no artigo 1.238 do Código Civil, avalie as assertivas que seguem.

I. Trata-se de modalidade de usucapião não condicionada a justo título ou boa-fé, tendo como requisito temporal geral 15 anos, reduzido para 10 anos se o possuidor demonstrar ter estabelecido no imóvel a sua moradia habitual, ou nele realizado obras ou serviços de caráter produtivo.

II. Para o STJ, assim como fizera o STF relativamente à usucapião especial urbana prevista na Constituição Federal, o reconhecimento da usucapião extraordinária não pode ser obstado em razão de a área usucapienda ser inferior ao módulo estabelecido em lei municipal.

III. A denominada usucapião administrativa, situação diversa, não foi revogada pelo CPC/2015.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o processo civil, julgue os itens abaixo.

I. O negócio jurídico celebrado pelas partes com vistas a convencionar sobre seus deveres processuais não obriga herdeiros e sucessores.

II. Quando a formação do litisconsórcio multitudinário for prejudicial à defesa, o juiz poderá substituir a sua limitação pela ampliação de prazos, sem prejuízo da possibilidade de desmembramento na fase de cumprimento de sentença.

III. A ausência de denunciação da lide gera apenas a preclusão do direito de a parte promovê-la, sendo possível ação autônoma de regresso, mesmo em caso de evicção.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) No que diz respeito ao processo civil, analise as proposições postas a seguir.

I. É cabível agravo de instrumento contra ato decisório que indefere parcialmente a petição inicial ou a reconvenção.

II. As perguntas serão formuladas pelas partes diretamente à testemunha, começando pela que a arrolou, não admitindo o juiz aquelas que puderem induzir a resposta, não tiverem relação com as questões de fato objeto da atividade probatória ou importarem repetição de outra já respondida. É certo, por outro lado, que o juiz poderá inquirir a testemunha tanto antes quanto depois da inquirição feita pelas partes; no entanto, deverá ser facultada às partes a formulação de perguntas de esclarecimento ou complementação decorrentes da inquirição do juiz.

III. Constitui direito da parte o registro em ata quanto ao indeferimento, pelo juiz, de pergunta dirigida à testemunha, embora não haja direito da parte à transcrição do teor da pergunta indeferida pelo juiz.

Há erro:

 

(EMAGIS) Considere que, ajuizando João ação indenizatória contra José por alegado dano causado por este no veículo daquele, que estava estacionado em via pública, José alegue em preliminar de contestação não ser o autor do dano e decline a qualificação do verdadeiro autor, Pedro.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso, ouvido, João concorde com a exclusão de José do polo passivo e subsequente inclusão de Pedro, não será obrigado ao pagamento de honorários advocatícios de sucumbência ao advogado de José.

II. Caso recuse João a alegação de José, optando pelo prosseguimento da ação em face deste, os honorários de sucumbência em favor do advogado de José, em caso de subsequente reconhecimento de ilegitimidade passiva ou de improcedência pelo juízo, serão devidos, porém seguindo-se a regra especifica do parágrafo único do artigo 338 do CPC, isto é, na forma reduzida.

III. Caso José, ainda que ciente da autoria de Pedro, deixasse de indicá-lo como legitimado passivo, não poderia, ao final do processo, caso julgado improcedente, ser condenado ao pagamento das despesas processuais ou indenizar o autor pelos prejuízos decorrentes da falta de indicação, isso sob pena de inversão do princípio da sucumbência.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor e o entendimento consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) Considere a tutela em juízo, mediante ação coletiva, dos direitos dos consumidores contratantes da prestação de determinado serviço público, prestado por concessionária do ente estatal competente.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Ainda que os direitos dos consumidores do serviço público em questão enquadrem-se como individuais homogêneos, o Ministério Público terá legitimidade ativa para a ação coletiva.

II. Caso se trate de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público, embora não seja, caso vencido o MP, em regra cabível a condenação deste em honorários de sucumbência, caso seja ele vencedor, a parte requerida pode ser condenada em tais honorários.

III. Caso se trate de ação civil pública ajuizada por associação, não haverá adiantamento de custas, emolumentos, honorários periciais e quaisquer outras despesas, nem sua condenação, salvo comprovada má-fé, em honorários de advogado, custas e despesas processuais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com contratos bancários.

I. É abusiva a cláusula inserta em contrato de cartão de crédito que autoriza a operadora/financeira a debitar na conta corrente do respectivo titular o pagamento do valor mínimo da fatura em caso de inadimplemento, isso quando contestadas as despesas lançadas.

II. A alienação fiduciária de coisa imóvel, sendo o negócio jurídico pelo qual o devedor, ou fiduciante, com o escopo de garantia, contrata a transferência ao credor, ou fiduciário, da propriedade resolúvel de coisa imóvel, leva à transmissão da propriedade do devedor fiduciante ao credor fiduciário como direito real de garantia de caráter resolúvel, mediante o registro, ocorrendo o desdobramento da posse, tornando-se o fiduciante possuidor direto e o fiduciário possuidor indireto da coisa imóvel.

III. Tratando-se de imóvel financiado pela instituição financeira que, em garantia do financiamento, o recebeu em alienação fiduciária, tanto ela quanto o devedor fiduciante têm legitimidade para ação possessória que vise à tutela da posse do indigitado bem.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Sobre o regime de franquia empresarial, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) Quanto às imunidades tributárias, julgue, com base na Constituição Federal e na jurisprudência, os itens expostos a seguir.

I. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios instituir tributos sobre o patrimônio, renda ou serviços, uns dos outros. Trata-se de chamada imunidade tributária recíproca.

II. Os serviços prestados pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, inclusive aqueles em que a empresa não age em regime de monopólio, estão abrangidos pela imunidade tributária recíproca.

III. Não incide o imposto Predial e Territorial Urbano em se cuidando de bem público, ainda que cedido gratuitamente a pessoa jurídica de direito privado, contanto que não tenha havido a transferência da propriedade.

IV. A imunidade tributária cultural aplica-se à importação e comercialização, no mercado interno, do livro eletrônico (e-book) e dos suportes exclusivamente utilizados para fixá-los, como leitores de livros eletrônicos (e-readers), ainda que possuam funcionalidades acessórias.

Estão corretos os itens:

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) O Fisco ingressa com ação de execução fiscal em face de André, microempresário individual. André, por outro lado, pretende se defender da cobrança alegando que não realizou determinado fato gerador, fato que pretende demonstrar em perícia contábil. De acordo com a Lei Federal no 6.830/1980 (Lei de Execução Fiscal) e o entendimento do Superior Tribunal de Justiça, André poderá discutir o lançamento em

 

(EMAGIS) O princípio constitucional da transparência orçamentária foi recentemente interpretado pelo Supremo Tribunal Federal na ADPF 854, que tratou da inclusão e da execução de emendas parlamentares referentes à lei orçamentária anual.

A propósito do que constatado e decidido nesse importante julgamento, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Observe-se os seguintes trechos:

1. “[...] A conservação do meio ambiente não se prende a situações geográficas ou referências históricas, extrapolando os limites impostos pelo homem. A natureza desconhece fronteiras políticas. Os bens ambientais são transnacionais. [...]” (STJ, 1ª Turma, REsp 588.022/SC, rel. Min. José Delgado, DJ 5-4-2004).

2. “[...] Tem as suas raízes fincadas na sociologia política e reflete, resumidamente, a ideia de atuação da sociedade civil, que adota comportamentos queridos pelo legislador. Ao mesmo tempo em que cumpre esses comandos espontaneamente, atua de forma a pressionar as decisões políticas do Estado, de modo a fazer com que o Poder Público assuma uma postura ética, social e comprometida com os valores e as funções que deve respeitar e realizar: no caso que ora estudamos, um comportamento de comprometimento com a preservação do meio ambiente [...]”. (RODRIGUES, Marcelo Abelha. Direito ambiental esquematizado. 3. ed. – São Paulo: Saraiva, 2016, p. 280.
 
3. “[...] Quando houver perigo de dano grave ou irreversível, a falta de uma certeza absoluta não deverá ser utilizada para postergar-se a adoção de medidas eficazes para prevenir a degradação ambiental [...]” (TRF 1.ª Região, AMS 2003.3800053528-2).

4. “[...] Exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade. [...].” (Constituição da República, art. 225, IV).

5. “este princípio enuncia que a legislação e a jurisprudência ambiental não deverão ser revisadas se isto implicar retroceder os níveis de proteção alcançados anteriormente. [...] A principal obrigação que conduz à sua correta aplicação é a de não afetar os limiares e padrões de proteção ambiental já adquiridos, não derrogar ou modificar legislação vigente na medida em que isso leve a diminuir, menoscabar ou de qualquer forma afetar negativamente o nível atual de proteção” (CHACÓN, Mario. El principio de no regressión ambiental a la luz de la jurisprudência constitucional costarricense. Ano 17, Volume 66, abriljunho de 2012. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2012.).

Agora marque a alternativa que corresponde ao nomem iuris do princípio de Direito Ambiental correspondente a cada afirmativa, na ordem respectiva.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a Convenção Americana de Direitos Humanos e também com a jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos relativa a tal Convenção.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) De acordo com o art. 62 da CLT, não estão abrangidos pelo regime previsto no capítulo atinente à duração do trabalho:

 

(EMAGIS) Em relação ao ônus da prova da jornada de trabalho, assinale a alternativa INCORRETA:

 

(EMAGIS) Quanto aos efeitos da condenação, ao livramento condicional, à suspensão condicional da pena e à extinção da punibilidade, assinale a alternativa incorreta.

 

(TJ/PA – Juiz de Direito Substituto – CEBRASPE – 2019) O Ministério Público ofereceu denúncia contra Paulo em razão de ele, mediante grave ameaça exercida com o emprego de arma de fogo por um comparsa não identificado, ter subtraído de uma pessoa R$ 80 e um aparelho celular que custava R$ 700. Perseguido por populares, Paulo foi preso com os produtos do crime. Não houve apreensão da arma utilizada no crime. Após confissão espontânea do crime, Paulo foi condenado à pena mínima pela prática do crime de roubo simples, pois, na sentença, alegou-se que a arma de fogo não havia sido utilizada pelo réu nem apreendida à época dos fatos. Tanto o Ministério Público quanto a defesa, no entanto, recorreram da sentença: o Ministério Público requereu o reconhecimento das qualificadoras de concurso de pessoas e emprego de arma de fogo; a defesa, por sua vez, requereu o reconhecimento da tentativa e a aplicação de pena aquém do mínimo, alegando atenuante da confissão espontânea e aplicação do princípio da insignificância. Com referência a essa situação hipotética, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Quanto à Lei 12.850/13, à Lei 11.340/06 e à Lei 11.343/06, julgue os itens abaixo.

I. Considera-se organização criminosa a associação de 4 (quatro) ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de crimes.

II. O condenado expressamente em sentença por integrar organização criminosa ou por crime praticado por meio de organização criminosa não poderá progredir de regime de cumprimento de pena ou obter livramento condicional ou outros benefícios prisionais se houver elementos probatórios que indiquem a manutenção do vínculo associativo.

III. A suspensão condicional do processo, a suspensão condicional da pena e a transação penal não se aplicam na hipótese de crimes sujeitos ao rito da Lei Maria da Penha.

IV. Para a incidência da majorante prevista no art. 40, V, da Lei n. 11.343/2006, é desnecessária a efetiva transposição de fronteiras entre estados da Federação, sendo suficiente a demonstração inequívoca da intenção de realizar o tráfico interestadual.

Há erro somente nos itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da competência para o processo penal.

I. Tratando-se de contrabando, caso inexista indicativos de que o agente preso foi o responsável pela internalização da mercadoria, a competência é a Justiça Estadual.

II. Para todos os efeitos legais, considera-se que os crimes previstos na Lei 13.260/2016 (que disciplina o crime de terrorismo e organização terrorista) são praticados contra o interesse da União, cabendo à Polícia Federal a investigação criminal, em sede de inquérito policial, e à Justiça Federal o seu processamento e julgamento, nos termos do inciso IV do artigo 109 da Constituição Federal.

III. Esbulho possessório de imóvel que integra o Programa Minha Casa Minha Vida, ao menos enquanto for ele vinculado ao mencionado Programa, é de competência da Justiça Federal, ainda que não seja a CEF vítima direta do crime.
Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre a comunicação dos atos processuais, marque a alternativa incorreta:

 

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 11.2022

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da anulação, invalidade e ineficácia de negócios jurídicos.

I. Caso o negócio jurídico seja praticado pelas partes do processo e homologados pelo juízo, eventual anulação deve ser perseguida na via da ação rescisória.

II. A fraude à execução constitui negócio jurídico inválido em relação ao exequente, motivo pelo qual para que o bem alienado em fraude seja penhorado para garantia de crédito do exequente é imprescindível a prévia anulação do negócio jurídico praticado em fraude à execução na via da ação anulatória.

III. A fraude contra credores constitui negócio jurídico anulável, com prazo decadencial geral para anulação de dois anos, eis que se trata de hipótese em que a lei dispõe que o ato é anulável sem estabelecer prazo para pleitear-se a anulação.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Os itens abaixo versam sobre os defeitos dos negócios jurídicos. Julgue-os e aponte a alternativa apropriada.

I. São anuláveis os negócios jurídicos, quando as declarações de vontade emanarem de erro substancial que poderia ser percebido por pessoa de diligência normal, em face das circunstâncias do negócio. Não admite expressamente a nossa legislação, no entanto, a anulação do negócio jurídico no chamado “erro de direito".

II. Para os fins do chamado “erro ou ignorância" é irrelevante ser ou não escusável o erro, porque o dispositivo adota o princípio da confiança.

III. Para configuração da lesão, não se exige o chamado dolo de aproveitamento.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Considere que José, pai de João e alimentante deste, suspeite que Maria, sua ex-esposa, mãe de João e detentora da guarda unilateral deste, não está utilizando a pensão em verdadeiro proveito de João.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo inovação introduzida pela Lei 13.058/2014 no Código Civil, a guarda unilateral obriga o pai ou a mãe que não a detenha a supervisionar os interesses dos filhos, e, para possibilitar tal supervisão, qualquer dos genitores sempre será parte legítima para solicitar informações e/ou prestação de contas, objetivas ou subjetivas, em assuntos ou situações que direta ou indiretamente afetem a saúde física e psicológica e a educação de seus filhos.

II. Na situação em questão, a jurisprudência do STJ, mesmo antes da vigência da Lei 13.058/2014, já pacificara compreensão de que José podia propor ação de prestação de contas em face de Maria.

III. Na situação em questão, a jurisprudência do STJ, com a vigência da Lei 13.058/2014, vem se firmando no sentido de que José pode propor ação de prestação de contas em face de Maria.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a possibilidade jurídica do pedido e sua natureza jurídica adotada pelo CPC/2015, avalie as assertivas que seguem.

I. Com a entrada em vigor do CPC/15, a possibilidade jurídica do pedido não é mais expressamente elencada como condição da ação, limitando-se, neste ponto, o código a dizer que o juiz não resolverá o mérito quando verificar ausência de legitimidade ou de interesse processual.

II. Na Exposição de Motivos do CPC/2015, foi acolhida a doutrina segundo a qual a possibilidade jurídica do pedido é condição da ação, não elemento do mérito do processo, podendo ser inserida na noção de interesse processual.

III. O STJ já adotou a compreensão segundo a qual a possibilidade jurídica do pedido compõe uma parcela do mérito em discussão no processo, suscetível de decomposição e que pode ser examinada em separado dos demais fragmentos que o compõem.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação ao incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR), julgue os itens abaixo.

I. É incabível o incidente de resolução de demandas repetitivas quando um dos tribunais superiores, no âmbito de sua respectiva competência, já tiver afetado recurso para definição de tese sobre questão de direito material ou processual repetitiva.

II. O pedido de instauração do incidente será dirigido ao presidente de tribunal pelo juiz ou relator, por ofício; pelas partes, por petição; pelo Ministério Público ou pela Defensoria Pública, por petição.

III. O amicus curiae não tem legitimidade para recorrer da decisão que julgar o incidente de resolução de demandas repetitivas.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Com relação à ação monitória, aquilate as proposições a seguir.

I. Não há expressa previsão legal em torno do cabimento de ação monitória voltada ao adimplemento de obrigação de fazer ou de não fazer.

II. Não se admite que se considere como prova escrita, para fins de propositura de ação monitória, prova oral documentada.

III. A apelação contra a sentença que julga improcedentes os embargos ao mandado monitório não é dotada de efeito suspensivo automático.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Osmar ingressou com ação judicial em face da fabricante do telefone celular, alegando que houve problemas ainda no período de vigência da garantia legal. No momento da contestação, a parte ré apresentou o laudo realizado pela assistência técnica autorizada da fabricante, indicando que o problema apresentado no aparelho celular se relaciona ao mau uso, documento esse acompanhado por fotografia que demonstra marcas compatíveis com choque físico no bem, ao passo que Osmar requereu a inversão do ônus da prova.

A respeito de tal situação, é CORRETO afirmar que:


 

(EMAGIS) Segundo a Lei nº 12.594/2012, que instituiu o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam, no âmbito da Criminologia, da Teoria da Subcultura Delinquente.

I. Trata-se de teoria consagrada por Albert Cohen, que caracterizava a subcultura delinquente, dentre outros aspectos, por derivar o crime de uma justificativa racional à ótica do agente, isto é, pelo utilitarismo da ação.

II. Um dos fatores que caracterizam a subcultura delinquente é a ausência de malícia na conduta criminosa, que se explica como reação do agente a anterior comportamento hostil ou agressivo da vítima contra si, seus entes queridos ou seus bens.

III. A subcultura delinquente, consciente que é do desvalor de suas condutas criminosas, caracteriza-se pelo planejamento das atividades delituosas com objetivo de obter vantagens específicas, isso em ordem a logo cessar o comportamento conscientemente desviante.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a aplicação da lei penal no tempo. Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a teoria do crime, assinale a alternativa apropriada.


 

(EMAGIS) No que tange à Parte Especial do Código Penal, julgue os itens abaixo.

I. No crime de homicídio, a jurisprudência do STJ entende ser incompatível a qualificadora do motivo fútil com o dolo eventual.

II. Para o STJ, o fato de a vítima do crime de homicídio ter 15 (quinze) anos de idade não justifica, por si só, a exasperação da pena-base.

III. Comete o crime de perseguição (CP, art. 147-A) quem persegue alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade. Trata-se de infração penal de menor potencial ofensivo.

IV. Tanto o STF quanto o STJ adotam, relativamente à consumação do crime de furto, a teoria da apprehensio (ou amotio). Por isso, consuma-se o crime de furto com a posse de fato da ‘res furtiva’, ainda que por breve espaço de tempo e seguida de perseguição ao agente, sendo prescindível a posse mansa e pacífica ou desvigiada.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as sanções penais e sua execução, marque a alternativa correta.

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) Segundo orientação do Superior Tribunal de Justiça, o “poder geral de cautela”:


 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Surpreendido na posse e na guarda de substância entorpecente ilícita, José da Silva foi preso em flagrante delito, por incurso no artigo 33 da Lei de Drogas. Acolhendo representação do d. representante do Ministério Público, a prisão em flagrante foi convertida em prisão preventiva ao fundamento de que “o crime de tráfico de drogas é grave e vem causando temor à população obreira, em razão de estar relacionado ao aumento da violência e da criminalidade, estando, muitas vezes, ligado ao crime organizado. Além disso, é fonte de desestabilização das relações familiares e sociais, gerando, ainda, grande problema de ordem de saúde pública em razão do crescente número de dependentes químicos. O efeito destrutivo e desagregador do tráfico de drogas, este associado a um mundo de violência, desespero e morte para as suas vítimas e para as comunidades afetadas, justifica tratamento jurídico mais rigoroso em relação aos agentes envolvidos na sua prática.”

Diante desse quadro, é correto afirmar que


 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Sobre o instituto do livramento condicional, é correto afirmar que


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do princípio da separação de poderes aplicado à contenção judicial na interferência em questões ‘interna corporis’ do Legislativo. Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a classificação das Constituições quanto à correspondência com a realidade, julgue os itens abaixo.

I. Trata-se do chamado “critério ontológico”, propugnado por Karl Loewenstein.

II. As Constituições nominalistas contêm disposições de limitação e controle de dominação política, sem ressonância na sistemática de processo real de poder, e com insuficiente concretização constitucional.

III. As Constituições normativas são simples reflexos da realidade política, servindo como mero instrumento dos donos do poder e das elites políticas, sem limitação do seu conteúdo.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere Instrução Normativa de DETRAN de Estado-membro que disciplina a atuação dos despachantes de trânsito, estabelecendo condições, impondo requisitos, fixando impedimentos, delimitando atribuições e cominando penalidades aos integrantes dessa categoria profissional.

A propósito, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da liberdade de associação (CF, artigo 5º, inciso XX) e também da liberdade sindical (CF, artigo 8º, inciso V).

I. Viola os princípios constitucionais da liberdade de associação e da liberdade sindical, ambos em sua dimensão negativa, a norma legal que condiciona, ainda que indiretamente, o recebimento do benefício do seguro-desemprego à filiação do interessado a colônia de pescadores de sua região.

II. Viola o princípio constitucional da liberdade sindical norma que condiciona o exercício da profissão de carregador e transportador de bagagens à prévia filiação ao sindicato da categoria.

III. As disposições do dispositivo constitucional referente à liberdade sindical (CF, artigo 8º), embora se apliquem à organização de sindicatos rurais, não se aplicam às colônias de pescadores.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Analise as proposições abaixo:

I. O Tribunal Superior Eleitoral elegerá seu Presidente e o Vice-Presidente dentre os Ministros do Supremo Tribunal Federal, e o Corregedor Eleitoral dentre os Ministros do Superior Tribunal de Justiça.

II. Cabe à lei ordinária federal dispor sobre a organização e competência dos tribunais, dos juízes de direito e das juntas eleitorais.

III. São irrecorríveis as decisões do Tribunal Superior Eleitoral, salvo as que contrariarem a Constituição Federal e as denegatórias de habeas corpus ou mandado de segurança.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Considere que o Banco Fomento tenha crédito formalizado em contrato com natureza de título executivo extrajudicial em face do Supermercado Vende Bem, crédito que decorreu de empréstimo de quantia certa para o capital de giro deste. Tenha presente, também, que no contrato haja cláusula compromissória arbitral.

A propósito, considerada a pretensão do Banco Fomento de cobrar seu crédito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere que o Restaurante Por Quilo, sociedade limitada, seja locatário de imóvel comercial, cujo locador é a Galeria Empreendimentos, também sociedade limitada, proprietária do imóvel. Tenha presente que, em decorrência da crise econômica, o Restaurante Por Quilo deixe de pagar os aluguéis e, meses depois, encerre suas atividades, abandonando o imóvel. Nesse quadro, a Galeria Empreendimentos propõe ação de despejo, a despeito de o contrato de locação formalizado entre as partes conter cláusula compromissória estabelecendo que a solução das demandas dele decorrentes ocorrerão na instância arbitral.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere que a sociedade empresarial Desconcentrada Ltda esteja estruturada em matriz e filiais, situadas em cidades distintas entre si. Tenha presente que, relativamente a cobrança tributária de IPI decorrente de saída de produtos de uma de suas filiais, a Filial Vende Mais, constate o corpo jurídico de Desconcentrada Ltda ter havido cobrança e pagamentos indevidos, vez que hipótese de não incidência se tratava. Constata também aludido corpo jurídico que, contra a Filial Vende Menos, há execução fiscal em trâmite por dívida de contribuição previdenciária e nos autos correlatos, pelo Sisbajud, foi bloqueado valor na conta da Matriz da empresa Desconcentrada Ltda. Pretendem os advogados, com efeito, tomar as medidas judiciais cabíveis.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que, relativamente ao ICMS, estabelecendo um programa de incentivo aos setores pecuário, industrial de pescado, agroindustrial e industrial pela via de incentivo fiscal, institua, ao lado de diferimento no recolhimento do imposto, concessão de crédito presumido, redução de base de cálculo, isenção e suspensão do imposto.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Sob a ótica formal, para a constitucionalidade do programa de incentivo fiscal em questão, basta tenha sido aprovado por ‘lei específica’, tal como exige o §6º do artigo 150 da CF para benefícios fiscais em geral.

II. É inconstitucional lei complementar federal que estipule condições para que os benefícios fiscais em questão sejam concedidos, isso sob pena de disfarçada isenção heterônoma.

III. O Estado em questão não tem competência para, de forma unilateral, conceder os benefícios fiscais em questão, que, se não conformes a deliberação coletiva dos Estados e do Distrito Federal, além da observância da disciplina constante na lei complementar federal, serão inconstitucionais, ainda que aprovados em lei estadual específica.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sabe-se que a Medida Provisória nº 1.788, de 29 de dezembro de 1998, publicada no dia seguinte, convertida na Lei nº 9.779, de 19 de janeiro de 1999, instituiu a incidência do Imposto de Renda Retido na Fonte sobre os lucros obtidos nas operações de hedge, retirando-se a isenção conferida pela Lei nº 8.981/95.

A propósito, tendo presente a disciplina do imposto de renda e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual segundo a qual “É vedado o depósito de lixo atômico não produzido no Estado e a instalação de usinas nucleares no território estadual.”

As assertivas que seguem tratam da norma em questão e da disciplina constitucional das atividades nucleares em território nacional, devendo ser avaliadas também em consonância com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e com o magistério da doutrina. Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Quanto aos bens públicos e aos atos administrativos, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) "Registre-se, no entanto, que as expressões não admitem todo e qualquer significado que venha a ser atribuído pelo intérprete da norma. As expressões possuem significados linguísticos que limitam a atividade interpretativa. Dessa forma, é possível extrair determinadas certezas dos conceitos jurídicos indeterminados: zona de certeza positiva (hipóteses que se inserem no conceito) e zona de certeza negativa (situações que não são englobadas pelo conceito). Entre as “zonas de certezas”, encontra-se a denominada “zona de penumbra” (ou “zona de incerteza”) que compreende hipóteses que geram dúvidas no intérprete sobre a sua adequação ao conceito indeterminado." (OLIVEIRA, Rafael Rezende. Curso de Direito Administrativo, 6ª edição. Método, 03/2018, p. 309).

O excerto acima transcrito tem relação mais direta com o tema


 

(EMAGIS) Quanto às entidades do terceiro setor, marque a alternativa correta.

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) A propósito do regime constitucional do acesso aos cargos públicos, o Supremo Tribunal Federal tem afirmado seu entendimento dominante por meio de diversos precedentes qualificados, dentre os quais:

 

(EMAGIS) Sobre a educação como serviço público e também como atividade econômica sujeita a regulamentação estatal, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a Constituição Federal, a educação infantil deve ser prestada pelo Estado em creche e pré-escola para crianças até os 6 anos de idade.

II. Para o STF, é inconstitucional norma da Lei 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB) que estabelece o início do ensino fundamental para as crianças aos seis anos de idade, vez que a idade de corte para início imposta pelo texto da Constituição Federal é 5 anos de idade.

III. Para o STF, lei estadual que estabeleça idade de corte para o ingresso da criança no ensino fundamental apenas é constitucional se tal idade for inferior à estabelecida na LDB.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre os princípios constitucionais da Seguridade Social, a Assistência Social e os regimes de previdência social existentes, considere:

I. Nenhum benefício ou serviço da seguridade social – ou seja, consideradas a previdência social, a assistência social e a saúde – poderá ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total.

II. Joaquina, de 27 (vinte e sete) anos de idade, é portadora de impedimento de longo prazo, de natureza mental, que obstrui sua plena e efetiva participação na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas, impedindo-lhe de prover ao próprio sustento. Vive com seus pais, sob o mesmo teto, com renda familiar per capita inferior a ¼ (um quarto) do salário mínimo. Neste caso, independentemente de Joaquina ter realizado qualquer recolhimento de contribuição à seguridade social, ou mesmo seus pais, terá direito ao recebimento de um salário mínimo mensal, sob a forma de benefício próprio à Assistência Social.

III. O regime de capitalização é adotado no Regime Geral de Previdência Social (RGPS), ao passo que o regime de repartição simples é característico dos planos de previdência privada.

IV. Após regular aprovação em concurso público, Pedro foi investido em cargo público de provimento efetivo, junto a pequeno Município do sertão nordestino. Neste caso, diante das informações fornecidas, é correto afirmar que Pedro está excluído do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

Estão CORRETOS somente os itens:


 

(DPE/PI – CEBRASPE – 2022) Com relação ao sistema interamericano de proteção dos direitos humanos e a instrumentos normativos internacionais, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Sobre a extradição, marque a alternativa CORRETA.


 

Ministério Público Estadual - Rodada 11.2022

A fundação “Infância Feliz” foi instituída na década de 70 na cidade de Apucarana/PR, por Felisberto Magalhães, um próspero fazendeiro da localidade. A fundação possui estatutariamente a finalidade de prestar acesso à educação e atividades esportivas às crianças carentes do município.

A entidade privada tem prestado relevantes serviços de cunho social à comunidade, tendo atendido mais de duas centenas de crianças ao longo destas quatro décadas. No final da década de 90, duas crianças, em especial, foram motivo de orgulho para a entidade -e visibilidade internacional- Mariah, então com 10 anos foi para Londres participar da Olimpíada Internacional de matemática, e Robson, então com 12 anos, foi para Tóquio disputar a copa do mundo de Judô.

Desde a sua instituição, a fundação vem sendo gerida por membros da família Magalhães. Contudo, no início da pandemia, Olga Magalhães, então presidente da entidade, completou 80 anos e se reconheceu sem condições físicas para permanecer à frente da gestão. Nenhum outro membro da família aquiesceu em assumir o seu lugar. Por esta razão, foi promovida uma alteração estatutária permitindo a contratação de serviço de gestão profissional para a fundação.

Em fevereiro de 2021, após serem seguidas todas as diretrizes estatutárias, a gestão da fundação realizou processo seletivo do qual resultou a contratação de NEGÓCIO JUSTO LTDA, uma empresa de gestão profissional terceirizada, representada por seu sócio-diretor PAULO CURSINO, que assumiu o cargo de presidente.

Constatou-se, desde então, franca decadência da fundação. Foi cortada a maioria dos serviços prestados gratuitamente para as crianças carentes. As refeições, que eram de reconhecida excelência, teve queda de qualidade expressiva após passarem a ser fornecidas por uma microempresa de PAULO CURSINO, que se localiza em uma cidade vizinha. Além disso, a entidade ainda não prestou contas ao Ministério Público quanto ao emprego dos recursos de 2021, como vinha fazendo regularmente. Ademais, há fundadas suspeitas de que a arrecadação da fundação, mantida com a doação de pessoas de todo o Brasil, está sendo desviada para enriquecer PAULO CURSINO.

Cidadãos ofereceram representação à Promotoria de Justiça de Apucarana, ensejando a instauração de inquérito civil que investiga essa situação. Com autorização judicial, obteve-se o afastamento do sigilo fiscal de PAULO CURSINO, mostrando que a renda mensal declarada à Receita Federal é de R$ 2.500,00 mensais. Contudo, depois que assumiu a administração da fundação, PAULO CURSINO comprou, em seu próprio nome, um apartamento de 300 metros quadrados, avaliado em R$ 2 milhões e um veículo da marca Audi, cujo valor de mercado é de R$ 200 mil. Os documentos que comprovam essas transações instruem o inquérito civil.

Formule a peça cível que entender pertinente, tendo em vista o interesse institucional e patrimonial da “Fundação Infância Feliz”.

 

Sentença Estadual - Rodada 11.2022

Marta Rocha ingressou com ação pelo procedimento comum em face de Unisaúde Serviços Médicos e Hospitalares S/A.

Alega, em síntese, que: a) que foi diagnosticada com doença degenerativa em 20/08/2019; b) após consultas com médicos credenciados do Plano de Saúde Unisaúde Serviços Médicos e Hospitalares S/A, a autora, em 21/10/2019, recebeu a notícia de que o tratamento existente era, apenas, paliativo, mas existia tratamento experimental sendo realizado nos Estados Unidos, no qual se empregava medicação cuja indicação, em regra, destinava-se ao tratamento de diabetes, mas estudos indicavam apresentar resultados positivos no tratamento da doença que a acometia, com remissão completa da doença; c) com base em tais estudos, o médico receitou à autora a utilização da referida medicação, de elevado custo, a ser custeada pela sociedade empresária Unisaúde Serviços Médicos e Hospitalares S/A, plano de saúde contratado por Marta Rocha; d) solicitou o fornecimento do medicamento receitado pelo médico à Unisaúde Serviços Médicos e Hospitalares S/A em 31/10/2019, recebendo resposta negativa oficialmente em 16/11/2019, sob o argumento de que a consumidora não estava acometida de diabetes, não sendo, pois, a ela recomendável o emprego da medicação indicada pelo médico; e) inicialmente, adquiriu a medicação, ingressando em período de remissão da doença, atestado em 15/01/2022. Contudo, o médico que acompanha seu tratamento receitou a utilização do medicamento por mais 2 (dois) anos após a remissão, para fins de assegurar que o tratamento não irá regredir.

Com base na narrativa supra, a parte autora propôs, em 01/02/2022, ação de obrigação de fazer, pleiteando o fornecimento da medicação prescrita pelo médico credenciado à ré.

A parte autora colacionou aos autos documentação hábil a comprovar as alegações.

O juízo recebeu a inicial e designou audiência de conciliação.

Em audiência de conciliação, não foi obtido acordo entre as partes.

Unisaúde Serviços Médicos e Hospitalares S/A apresentou contestação tempestiva, na qual suscitou a preliminar de ausência de interesse processual, argumentando que, após a negativa, a autora adquiriu a medicação e obteve remissão da doença. No mérito, a requerida sustentou que a medicação pleiteada é indicada para o tratamento de diabetes, não sendo direcionada a consumidores que sejam acometidos da doença que atingiu Marta Rocha, razão pela qual não está o plano de saúde obrigado a fornecer a medicação. A ré sustentou, ainda, que não sendo indicada pela ANVISA para tratamento da doença degenerativa que acomete a autora, o uso do medicamento para tal finalidade é não autorizado.

A parte ré colacionou documentos atinentes à comprovação da regularidade de representação processual.

Intimada para oferecer réplica, a parte autora rebateu as alegações da requerida, pleiteando a concessão de tutela antecipada de urgência.

Intimadas para indicarem as provas que ainda pretendiam produzir, as partes nada requereram.

Os autos vieram conclusos.

Elabore, na condição de juiz de direito substituto, a sentença adequada ao caso, enfrentando todas as questões processuais e materiais pertinentes. Não é necessária a confecção de relatório.

 

Objetivas PGE/PGM - Rodada 11.2022

(EMAGIS) Quanto aos bens públicos e aos atos administrativos, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) "Registre-se, no entanto, que as expressões não admitem todo e qualquer significado que venha a ser atribuído pelo intérprete da norma. As expressões possuem significados linguísticos que limitam a atividade interpretativa. Dessa forma, é possível extrair determinadas certezas dos conceitos jurídicos indeterminados: zona de certeza positiva (hipóteses que se inserem no conceito) e zona de certeza negativa (situações que não são englobadas pelo conceito). Entre as “zonas de certezas”, encontra-se a denominada “zona de penumbra” (ou “zona de incerteza”) que compreende hipóteses que geram dúvidas no intérprete sobre a sua adequação ao conceito indeterminado." (OLIVEIRA, Rafael Rezende. Curso de Direito Administrativo, 6ª edição. Método, 03/2018, p. 309).

O excerto acima transcrito tem relação mais direta com o tema


 

(EMAGIS) Quanto às entidades do terceiro setor, marque a alternativa correta.

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) A propósito do regime constitucional do acesso aos cargos públicos, o Supremo Tribunal Federal tem afirmado seu entendimento dominante por meio de diversos precedentes qualificados, dentre os quais:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do princípio da separação de poderes aplicado à contenção judicial na interferência em questões ‘interna corporis’ do Legislativo. Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a classificação das Constituições quanto à correspondência com a realidade, julgue os itens abaixo.

I. Trata-se do chamado “critério ontológico”, propugnado por Karl Loewenstein.

II. As Constituições nominalistas contêm disposições de limitação e controle de dominação política, sem ressonância na sistemática de processo real de poder, e com insuficiente concretização constitucional.

III. As Constituições normativas são simples reflexos da realidade política, servindo como mero instrumento dos donos do poder e das elites políticas, sem limitação do seu conteúdo.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere Instrução Normativa de DETRAN de Estado-membro que disciplina a atuação dos despachantes de trânsito, estabelecendo condições, impondo requisitos, fixando impedimentos, delimitando atribuições e cominando penalidades aos integrantes dessa categoria profissional.

A propósito, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da liberdade de associação (CF, artigo 5º, inciso XX) e também da liberdade sindical (CF, artigo 8º, inciso V).

I. Viola os princípios constitucionais da liberdade de associação e da liberdade sindical, ambos em sua dimensão negativa, a norma legal que condiciona, ainda que indiretamente, o recebimento do benefício do seguro-desemprego à filiação do interessado a colônia de pescadores de sua região.

II. Viola o princípio constitucional da liberdade sindical norma que condiciona o exercício da profissão de carregador e transportador de bagagens à prévia filiação ao sindicato da categoria.

III. As disposições do dispositivo constitucional referente à liberdade sindical (CF, artigo 8º), embora se apliquem à organização de sindicatos rurais, não se aplicam às colônias de pescadores.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre a possibilidade jurídica do pedido e sua natureza jurídica adotada pelo CPC/2015, avalie as assertivas que seguem.

I. Com a entrada em vigor do CPC/15, a possibilidade jurídica do pedido não é mais expressamente elencada como condição da ação, limitando-se, neste ponto, o código a dizer que o juiz não resolverá o mérito quando verificar ausência de legitimidade ou de interesse processual.

II. Na Exposição de Motivos do CPC/2015, foi acolhida a doutrina segundo a qual a possibilidade jurídica do pedido é condição da ação, não elemento do mérito do processo, podendo ser inserida na noção de interesse processual.

III. O STJ já adotou a compreensão segundo a qual a possibilidade jurídica do pedido compõe uma parcela do mérito em discussão no processo, suscetível de decomposição e que pode ser examinada em separado dos demais fragmentos que o compõem.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação ao incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR), julgue os itens abaixo.

I. É incabível o incidente de resolução de demandas repetitivas quando um dos tribunais superiores, no âmbito de sua respectiva competência, já tiver afetado recurso para definição de tese sobre questão de direito material ou processual repetitiva.

II. O pedido de instauração do incidente será dirigido ao presidente de tribunal pelo juiz ou relator, por ofício; pelas partes, por petição; pelo Ministério Público ou pela Defensoria Pública, por petição.

III. O amicus curiae não tem legitimidade para recorrer da decisão que julgar o incidente de resolução de demandas repetitivas.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Com relação à ação monitória, aquilate as proposições a seguir.

I. Não há expressa previsão legal em torno do cabimento de ação monitória voltada ao adimplemento de obrigação de fazer ou de não fazer.

II. Não se admite que se considere como prova escrita, para fins de propositura de ação monitória, prova oral documentada.

III. A apelação contra a sentença que julga improcedentes os embargos ao mandado monitório não é dotada de efeito suspensivo automático.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da anulação, invalidade e ineficácia de negócios jurídicos.

I. Caso o negócio jurídico seja praticado pelas partes do processo e homologados pelo juízo, eventual anulação deve ser perseguida na via da ação rescisória.

II. A fraude à execução constitui negócio jurídico inválido em relação ao exequente, motivo pelo qual para que o bem alienado em fraude seja penhorado para garantia de crédito do exequente é imprescindível a prévia anulação do negócio jurídico praticado em fraude à execução na via da ação anulatória.

III. A fraude contra credores constitui negócio jurídico anulável, com prazo decadencial geral para anulação de dois anos, eis que se trata de hipótese em que a lei dispõe que o ato é anulável sem estabelecer prazo para pleitear-se a anulação.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Os itens abaixo versam sobre os defeitos dos negócios jurídicos. Julgue-os e aponte a alternativa apropriada.

I. São anuláveis os negócios jurídicos, quando as declarações de vontade emanarem de erro substancial que poderia ser percebido por pessoa de diligência normal, em face das circunstâncias do negócio. Não admite expressamente a nossa legislação, no entanto, a anulação do negócio jurídico no chamado “erro de direito".

II. Para os fins do chamado “erro ou ignorância" é irrelevante ser ou não escusável o erro, porque o dispositivo adota o princípio da confiança.

III. Para configuração da lesão, não se exige o chamado dolo de aproveitamento.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Considere que José, pai de João e alimentante deste, suspeite que Maria, sua ex-esposa, mãe de João e detentora da guarda unilateral deste, não está utilizando a pensão em verdadeiro proveito de João.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo inovação introduzida pela Lei 13.058/2014 no Código Civil, a guarda unilateral obriga o pai ou a mãe que não a detenha a supervisionar os interesses dos filhos, e, para possibilitar tal supervisão, qualquer dos genitores sempre será parte legítima para solicitar informações e/ou prestação de contas, objetivas ou subjetivas, em assuntos ou situações que direta ou indiretamente afetem a saúde física e psicológica e a educação de seus filhos.

II. Na situação em questão, a jurisprudência do STJ, mesmo antes da vigência da Lei 13.058/2014, já pacificara compreensão de que José podia propor ação de prestação de contas em face de Maria.

III. Na situação em questão, a jurisprudência do STJ, com a vigência da Lei 13.058/2014, vem se firmando no sentido de que José pode propor ação de prestação de contas em face de Maria.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que o Banco Fomento tenha crédito formalizado em contrato com natureza de título executivo extrajudicial em face do Supermercado Vende Bem, crédito que decorreu de empréstimo de quantia certa para o capital de giro deste. Tenha presente, também, que no contrato haja cláusula compromissória arbitral.

A propósito, considerada a pretensão do Banco Fomento de cobrar seu crédito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere que o Restaurante Por Quilo, sociedade limitada, seja locatário de imóvel comercial, cujo locador é a Galeria Empreendimentos, também sociedade limitada, proprietária do imóvel. Tenha presente que, em decorrência da crise econômica, o Restaurante Por Quilo deixe de pagar os aluguéis e, meses depois, encerre suas atividades, abandonando o imóvel. Nesse quadro, a Galeria Empreendimentos propõe ação de despejo, a despeito de o contrato de locação formalizado entre as partes conter cláusula compromissória estabelecendo que a solução das demandas dele decorrentes ocorrerão na instância arbitral.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere que a sociedade empresarial Desconcentrada Ltda esteja estruturada em matriz e filiais, situadas em cidades distintas entre si. Tenha presente que, relativamente a cobrança tributária de IPI decorrente de saída de produtos de uma de suas filiais, a Filial Vende Mais, constate o corpo jurídico de Desconcentrada Ltda ter havido cobrança e pagamentos indevidos, vez que hipótese de não incidência se tratava. Constata também aludido corpo jurídico que, contra a Filial Vende Menos, há execução fiscal em trâmite por dívida de contribuição previdenciária e nos autos correlatos, pelo Sisbajud, foi bloqueado valor na conta da Matriz da empresa Desconcentrada Ltda. Pretendem os advogados, com efeito, tomar as medidas judiciais cabíveis.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que, relativamente ao ICMS, estabelecendo um programa de incentivo aos setores pecuário, industrial de pescado, agroindustrial e industrial pela via de incentivo fiscal, institua, ao lado de diferimento no recolhimento do imposto, concessão de crédito presumido, redução de base de cálculo, isenção e suspensão do imposto.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Sob a ótica formal, para a constitucionalidade do programa de incentivo fiscal em questão, basta tenha sido aprovado por ‘lei específica’, tal como exige o §6º do artigo 150 da CF para benefícios fiscais em geral.

II. É inconstitucional lei complementar federal que estipule condições para que os benefícios fiscais em questão sejam concedidos, isso sob pena de disfarçada isenção heterônoma.

III. O Estado em questão não tem competência para, de forma unilateral, conceder os benefícios fiscais em questão, que, se não conformes a deliberação coletiva dos Estados e do Distrito Federal, além da observância da disciplina constante na lei complementar federal, serão inconstitucionais, ainda que aprovados em lei estadual específica.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Considere lei estadual que, de iniciativa parlamentar, crie determinada obrigação a ser prestada por órgão da Administração Pública, obrigação correlata à prestação dos serviços de sua atribuição, e que, por força da obrigação criada, haja incremento na despesa a ser suportada pelo orçamento do Poder Executivo.

A propósito, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(Procurador do Município de Presidente Prudente/SP – VUNESP – 2016) Os adicionais de insalubridade ou periculosidade

 

(Procurador do Estado do Mato Grosso do Sul – 2016) Em relação ao processo do trabalho, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual segundo a qual “É vedado o depósito de lixo atômico não produzido no Estado e a instalação de usinas nucleares no território estadual.”

As assertivas que seguem tratam da norma em questão e da disciplina constitucional das atividades nucleares em território nacional, devendo ser avaliadas também em consonância com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e com o magistério da doutrina. Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a aplicação da lei penal no tempo. Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a teoria do crime, assinale a alternativa apropriada.


 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) Segundo orientação do Superior Tribunal de Justiça, o “poder geral de cautela”:


 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Surpreendido na posse e na guarda de substância entorpecente ilícita, José da Silva foi preso em flagrante delito, por incurso no artigo 33 da Lei de Drogas. Acolhendo representação do d. representante do Ministério Público, a prisão em flagrante foi convertida em prisão preventiva ao fundamento de que “o crime de tráfico de drogas é grave e vem causando temor à população obreira, em razão de estar relacionado ao aumento da violência e da criminalidade, estando, muitas vezes, ligado ao crime organizado. Além disso, é fonte de desestabilização das relações familiares e sociais, gerando, ainda, grande problema de ordem de saúde pública em razão do crescente número de dependentes químicos. O efeito destrutivo e desagregador do tráfico de drogas, este associado a um mundo de violência, desespero e morte para as suas vítimas e para as comunidades afetadas, justifica tratamento jurídico mais rigoroso em relação aos agentes envolvidos na sua prática.”

Diante desse quadro, é correto afirmar que


 

Objetivas DPF - Rodada 11.2022

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam, no âmbito da Criminologia, da Teoria da Subcultura Delinquente.

I. Trata-se de teoria consagrada por Albert Cohen, que caracterizava a subcultura delinquente, dentre outros aspectos, por derivar o crime de uma justificativa racional à ótica do agente, isto é, pelo utilitarismo da ação.

II. Um dos fatores que caracterizam a subcultura delinquente é a ausência de malícia na conduta criminosa, que se explica como reação do agente a anterior comportamento hostil ou agressivo da vítima contra si, seus entes queridos ou seus bens.

III. A subcultura delinquente, consciente que é do desvalor de suas condutas criminosas, caracteriza-se pelo planejamento das atividades delituosas com objetivo de obter vantagens específicas, isso em ordem a logo cessar o comportamento conscientemente desviante.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a aplicação da lei penal no tempo. Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a teoria do crime, assinale a alternativa apropriada.


 

(EMAGIS) No que tange à Parte Especial do Código Penal, julgue os itens abaixo.

I. No crime de homicídio, a jurisprudência do STJ entende ser incompatível a qualificadora do motivo fútil com o dolo eventual.

II. Para o STJ, o fato de a vítima do crime de homicídio ter 15 (quinze) anos de idade não justifica, por si só, a exasperação da pena-base.

III. Comete o crime de perseguição (CP, art. 147-A) quem persegue alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade. Trata-se de infração penal de menor potencial ofensivo.

IV. Tanto o STF quanto o STJ adotam, relativamente à consumação do crime de furto, a teoria da apprehensio (ou amotio). Por isso, consuma-se o crime de furto com a posse de fato da ‘res furtiva’, ainda que por breve espaço de tempo e seguida de perseguição ao agente, sendo prescindível a posse mansa e pacífica ou desvigiada.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as sanções penais e sua execução, marque a alternativa correta.

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) Segundo orientação do Superior Tribunal de Justiça, o “poder geral de cautela”:


 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Surpreendido na posse e na guarda de substância entorpecente ilícita, José da Silva foi preso em flagrante delito, por incurso no artigo 33 da Lei de Drogas. Acolhendo representação do d. representante do Ministério Público, a prisão em flagrante foi convertida em prisão preventiva ao fundamento de que “o crime de tráfico de drogas é grave e vem causando temor à população obreira, em razão de estar relacionado ao aumento da violência e da criminalidade, estando, muitas vezes, ligado ao crime organizado. Além disso, é fonte de desestabilização das relações familiares e sociais, gerando, ainda, grande problema de ordem de saúde pública em razão do crescente número de dependentes químicos. O efeito destrutivo e desagregador do tráfico de drogas, este associado a um mundo de violência, desespero e morte para as suas vítimas e para as comunidades afetadas, justifica tratamento jurídico mais rigoroso em relação aos agentes envolvidos na sua prática.”

Diante desse quadro, é correto afirmar que


 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Sobre o instituto do livramento condicional, é correto afirmar que


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do princípio da separação de poderes aplicado à contenção judicial na interferência em questões ‘interna corporis’ do Legislativo. Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a classificação das Constituições quanto à correspondência com a realidade, julgue os itens abaixo.

I. Trata-se do chamado “critério ontológico”, propugnado por Karl Loewenstein.

II. As Constituições nominalistas contêm disposições de limitação e controle de dominação política, sem ressonância na sistemática de processo real de poder, e com insuficiente concretização constitucional.

III. As Constituições normativas são simples reflexos da realidade política, servindo como mero instrumento dos donos do poder e das elites políticas, sem limitação do seu conteúdo.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere Instrução Normativa de DETRAN de Estado-membro que disciplina a atuação dos despachantes de trânsito, estabelecendo condições, impondo requisitos, fixando impedimentos, delimitando atribuições e cominando penalidades aos integrantes dessa categoria profissional.

A propósito, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da liberdade de associação (CF, artigo 5º, inciso XX) e também da liberdade sindical (CF, artigo 8º, inciso V).

I. Viola os princípios constitucionais da liberdade de associação e da liberdade sindical, ambos em sua dimensão negativa, a norma legal que condiciona, ainda que indiretamente, o recebimento do benefício do seguro-desemprego à filiação do interessado a colônia de pescadores de sua região.

II. Viola o princípio constitucional da liberdade sindical norma que condiciona o exercício da profissão de carregador e transportador de bagagens à prévia filiação ao sindicato da categoria.

III. As disposições do dispositivo constitucional referente à liberdade sindical (CF, artigo 8º), embora se apliquem à organização de sindicatos rurais, não se aplicam às colônias de pescadores.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Quanto aos bens públicos e aos atos administrativos, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) "Registre-se, no entanto, que as expressões não admitem todo e qualquer significado que venha a ser atribuído pelo intérprete da norma. As expressões possuem significados linguísticos que limitam a atividade interpretativa. Dessa forma, é possível extrair determinadas certezas dos conceitos jurídicos indeterminados: zona de certeza positiva (hipóteses que se inserem no conceito) e zona de certeza negativa (situações que não são englobadas pelo conceito). Entre as “zonas de certezas”, encontra-se a denominada “zona de penumbra” (ou “zona de incerteza”) que compreende hipóteses que geram dúvidas no intérprete sobre a sua adequação ao conceito indeterminado." (OLIVEIRA, Rafael Rezende. Curso de Direito Administrativo, 6ª edição. Método, 03/2018, p. 309).

O excerto acima transcrito tem relação mais direta com o tema


 

(EMAGIS) Quanto às entidades do terceiro setor, marque a alternativa correta.

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) A propósito do regime constitucional do acesso aos cargos públicos, o Supremo Tribunal Federal tem afirmado seu entendimento dominante por meio de diversos precedentes qualificados, dentre os quais:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da anulação, invalidade e ineficácia de negócios jurídicos.

I. Caso o negócio jurídico seja praticado pelas partes do processo e homologados pelo juízo, eventual anulação deve ser perseguida na via da ação rescisória.

II. A fraude à execução constitui negócio jurídico inválido em relação ao exequente, motivo pelo qual para que o bem alienado em fraude seja penhorado para garantia de crédito do exequente é imprescindível a prévia anulação do negócio jurídico praticado em fraude à execução na via da ação anulatória.

III. A fraude contra credores constitui negócio jurídico anulável, com prazo decadencial geral para anulação de dois anos, eis que se trata de hipótese em que a lei dispõe que o ato é anulável sem estabelecer prazo para pleitear-se a anulação.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Os itens abaixo versam sobre os defeitos dos negócios jurídicos. Julgue-os e aponte a alternativa apropriada.

I. São anuláveis os negócios jurídicos, quando as declarações de vontade emanarem de erro substancial que poderia ser percebido por pessoa de diligência normal, em face das circunstâncias do negócio. Não admite expressamente a nossa legislação, no entanto, a anulação do negócio jurídico no chamado “erro de direito".

II. Para os fins do chamado “erro ou ignorância" é irrelevante ser ou não escusável o erro, porque o dispositivo adota o princípio da confiança.

III. Para configuração da lesão, não se exige o chamado dolo de aproveitamento.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Considere que o Banco Fomento tenha crédito formalizado em contrato com natureza de título executivo extrajudicial em face do Supermercado Vende Bem, crédito que decorreu de empréstimo de quantia certa para o capital de giro deste. Tenha presente, também, que no contrato haja cláusula compromissória arbitral.

A propósito, considerada a pretensão do Banco Fomento de cobrar seu crédito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere que o Restaurante Por Quilo, sociedade limitada, seja locatário de imóvel comercial, cujo locador é a Galeria Empreendimentos, também sociedade limitada, proprietária do imóvel. Tenha presente que, em decorrência da crise econômica, o Restaurante Por Quilo deixe de pagar os aluguéis e, meses depois, encerre suas atividades, abandonando o imóvel. Nesse quadro, a Galeria Empreendimentos propõe ação de despejo, a despeito de o contrato de locação formalizado entre as partes conter cláusula compromissória estabelecendo que a solução das demandas dele decorrentes ocorrerão na instância arbitral.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a possibilidade jurídica do pedido e sua natureza jurídica adotada pelo CPC/2015, avalie as assertivas que seguem.

I. Com a entrada em vigor do CPC/15, a possibilidade jurídica do pedido não é mais expressamente elencada como condição da ação, limitando-se, neste ponto, o código a dizer que o juiz não resolverá o mérito quando verificar ausência de legitimidade ou de interesse processual.

II. Na Exposição de Motivos do CPC/2015, foi acolhida a doutrina segundo a qual a possibilidade jurídica do pedido é condição da ação, não elemento do mérito do processo, podendo ser inserida na noção de interesse processual.

III. O STJ já adotou a compreensão segundo a qual a possibilidade jurídica do pedido compõe uma parcela do mérito em discussão no processo, suscetível de decomposição e que pode ser examinada em separado dos demais fragmentos que o compõem.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação ao incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR), julgue os itens abaixo.

I. É incabível o incidente de resolução de demandas repetitivas quando um dos tribunais superiores, no âmbito de sua respectiva competência, já tiver afetado recurso para definição de tese sobre questão de direito material ou processual repetitiva.

II. O pedido de instauração do incidente será dirigido ao presidente de tribunal pelo juiz ou relator, por ofício; pelas partes, por petição; pelo Ministério Público ou pela Defensoria Pública, por petição.

III. O amicus curiae não tem legitimidade para recorrer da decisão que julgar o incidente de resolução de demandas repetitivas.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Com relação à ação monitória, aquilate as proposições a seguir.

I. Não há expressa previsão legal em torno do cabimento de ação monitória voltada ao adimplemento de obrigação de fazer ou de não fazer.

II. Não se admite que se considere como prova escrita, para fins de propositura de ação monitória, prova oral documentada.

III. A apelação contra a sentença que julga improcedentes os embargos ao mandado monitório não é dotada de efeito suspensivo automático.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a extradição, marque a alternativa CORRETA.


 

(DPE/PI – CEBRASPE – 2022) Com relação ao sistema interamericano de proteção dos direitos humanos e a instrumentos normativos internacionais, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Sobre os princípios constitucionais da Seguridade Social, a Assistência Social e os regimes de previdência social existentes, considere:

I. Nenhum benefício ou serviço da seguridade social – ou seja, consideradas a previdência social, a assistência social e a saúde – poderá ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total.

II. Joaquina, de 27 (vinte e sete) anos de idade, é portadora de impedimento de longo prazo, de natureza mental, que obstrui sua plena e efetiva participação na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas, impedindo-lhe de prover ao próprio sustento. Vive com seus pais, sob o mesmo teto, com renda familiar per capita inferior a ¼ (um quarto) do salário mínimo. Neste caso, independentemente de Joaquina ter realizado qualquer recolhimento de contribuição à seguridade social, ou mesmo seus pais, terá direito ao recebimento de um salário mínimo mensal, sob a forma de benefício próprio à Assistência Social.

III. O regime de capitalização é adotado no Regime Geral de Previdência Social (RGPS), ao passo que o regime de repartição simples é característico dos planos de previdência privada.

IV. Após regular aprovação em concurso público, Pedro foi investido em cargo público de provimento efetivo, junto a pequeno Município do sertão nordestino. Neste caso, diante das informações fornecidas, é correto afirmar que Pedro está excluído do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

Estão CORRETOS somente os itens:


 

(EMAGIS) Considere lei estadual que, de iniciativa parlamentar, crie determinada obrigação a ser prestada por órgão da Administração Pública, obrigação correlata à prestação dos serviços de sua atribuição, e que, por força da obrigação criada, haja incremento na despesa a ser suportada pelo orçamento do Poder Executivo.

A propósito, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que a sociedade empresarial Desconcentrada Ltda esteja estruturada em matriz e filiais, situadas em cidades distintas entre si. Tenha presente que, relativamente a cobrança tributária de IPI decorrente de saída de produtos de uma de suas filiais, a Filial Vende Mais, constate o corpo jurídico de Desconcentrada Ltda ter havido cobrança e pagamentos indevidos, vez que hipótese de não incidência se tratava. Constata também aludido corpo jurídico que, contra a Filial Vende Menos, há execução fiscal em trâmite por dívida de contribuição previdenciária e nos autos correlatos, pelo Sisbajud, foi bloqueado valor na conta da Matriz da empresa Desconcentrada Ltda. Pretendem os advogados, com efeito, tomar as medidas judiciais cabíveis.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sabe-se que a Medida Provisória nº 1.788, de 29 de dezembro de 1998, publicada no dia seguinte, convertida na Lei nº 9.779, de 19 de janeiro de 1999, instituiu a incidência do Imposto de Renda Retido na Fonte sobre os lucros obtidos nas operações de hedge, retirando-se a isenção conferida pela Lei nº 8.981/95.

A propósito, tendo presente a disciplina do imposto de renda e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas MP Estadual - Rodada 11.2022

(MP/TO – 2022) À luz das regras processuais que regulam a atuação do Ministério Público, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam, no âmbito da Criminologia, da Teoria da Subcultura Delinquente.

I. Trata-se de teoria consagrada por Albert Cohen, que caracterizava a subcultura delinquente, dentre outros aspectos, por derivar o crime de uma justificativa racional à ótica do agente, isto é, pelo utilitarismo da ação.

II. Um dos fatores que caracterizam a subcultura delinquente é a ausência de malícia na conduta criminosa, que se explica como reação do agente a anterior comportamento hostil ou agressivo da vítima contra si, seus entes queridos ou seus bens.

III. A subcultura delinquente, consciente que é do desvalor de suas condutas criminosas, caracteriza-se pelo planejamento das atividades delituosas com objetivo de obter vantagens específicas, isso em ordem a logo cessar o comportamento conscientemente desviante.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a aplicação da lei penal no tempo. Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a teoria do crime, assinale a alternativa apropriada.


 

(EMAGIS) No que tange à Parte Especial do Código Penal, julgue os itens abaixo.

I. No crime de homicídio, a jurisprudência do STJ entende ser incompatível a qualificadora do motivo fútil com o dolo eventual.

II. Para o STJ, o fato de a vítima do crime de homicídio ter 15 (quinze) anos de idade não justifica, por si só, a exasperação da pena-base.

III. Comete o crime de perseguição (CP, art. 147-A) quem persegue alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade. Trata-se de infração penal de menor potencial ofensivo.

IV. Tanto o STF quanto o STJ adotam, relativamente à consumação do crime de furto, a teoria da apprehensio (ou amotio). Por isso, consuma-se o crime de furto com a posse de fato da ‘res furtiva’, ainda que por breve espaço de tempo e seguida de perseguição ao agente, sendo prescindível a posse mansa e pacífica ou desvigiada.

Estão corretos somente os itens:

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) Segundo orientação do Superior Tribunal de Justiça, o “poder geral de cautela”:


 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Surpreendido na posse e na guarda de substância entorpecente ilícita, José da Silva foi preso em flagrante delito, por incurso no artigo 33 da Lei de Drogas. Acolhendo representação do d. representante do Ministério Público, a prisão em flagrante foi convertida em prisão preventiva ao fundamento de que “o crime de tráfico de drogas é grave e vem causando temor à população obreira, em razão de estar relacionado ao aumento da violência e da criminalidade, estando, muitas vezes, ligado ao crime organizado. Além disso, é fonte de desestabilização das relações familiares e sociais, gerando, ainda, grande problema de ordem de saúde pública em razão do crescente número de dependentes químicos. O efeito destrutivo e desagregador do tráfico de drogas, este associado a um mundo de violência, desespero e morte para as suas vítimas e para as comunidades afetadas, justifica tratamento jurídico mais rigoroso em relação aos agentes envolvidos na sua prática.”

Diante desse quadro, é correto afirmar que


 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Sobre o instituto do livramento condicional, é correto afirmar que


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da anulação, invalidade e ineficácia de negócios jurídicos.

I. Caso o negócio jurídico seja praticado pelas partes do processo e homologados pelo juízo, eventual anulação deve ser perseguida na via da ação rescisória.

II. A fraude à execução constitui negócio jurídico inválido em relação ao exequente, motivo pelo qual para que o bem alienado em fraude seja penhorado para garantia de crédito do exequente é imprescindível a prévia anulação do negócio jurídico praticado em fraude à execução na via da ação anulatória.

III. A fraude contra credores constitui negócio jurídico anulável, com prazo decadencial geral para anulação de dois anos, eis que se trata de hipótese em que a lei dispõe que o ato é anulável sem estabelecer prazo para pleitear-se a anulação.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Os itens abaixo versam sobre os defeitos dos negócios jurídicos. Julgue-os e aponte a alternativa apropriada.

I. São anuláveis os negócios jurídicos, quando as declarações de vontade emanarem de erro substancial que poderia ser percebido por pessoa de diligência normal, em face das circunstâncias do negócio. Não admite expressamente a nossa legislação, no entanto, a anulação do negócio jurídico no chamado “erro de direito".

II. Para os fins do chamado “erro ou ignorância" é irrelevante ser ou não escusável o erro, porque o dispositivo adota o princípio da confiança.

III. Para configuração da lesão, não se exige o chamado dolo de aproveitamento.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Considere que José, pai de João e alimentante deste, suspeite que Maria, sua ex-esposa, mãe de João e detentora da guarda unilateral deste, não está utilizando a pensão em verdadeiro proveito de João.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo inovação introduzida pela Lei 13.058/2014 no Código Civil, a guarda unilateral obriga o pai ou a mãe que não a detenha a supervisionar os interesses dos filhos, e, para possibilitar tal supervisão, qualquer dos genitores sempre será parte legítima para solicitar informações e/ou prestação de contas, objetivas ou subjetivas, em assuntos ou situações que direta ou indiretamente afetem a saúde física e psicológica e a educação de seus filhos.

II. Na situação em questão, a jurisprudência do STJ, mesmo antes da vigência da Lei 13.058/2014, já pacificara compreensão de que José podia propor ação de prestação de contas em face de Maria.

III. Na situação em questão, a jurisprudência do STJ, com a vigência da Lei 13.058/2014, vem se firmando no sentido de que José pode propor ação de prestação de contas em face de Maria.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a possibilidade jurídica do pedido e sua natureza jurídica adotada pelo CPC/2015, avalie as assertivas que seguem.

I. Com a entrada em vigor do CPC/15, a possibilidade jurídica do pedido não é mais expressamente elencada como condição da ação, limitando-se, neste ponto, o código a dizer que o juiz não resolverá o mérito quando verificar ausência de legitimidade ou de interesse processual.

II. Na Exposição de Motivos do CPC/2015, foi acolhida a doutrina segundo a qual a possibilidade jurídica do pedido é condição da ação, não elemento do mérito do processo, podendo ser inserida na noção de interesse processual.

III. O STJ já adotou a compreensão segundo a qual a possibilidade jurídica do pedido compõe uma parcela do mérito em discussão no processo, suscetível de decomposição e que pode ser examinada em separado dos demais fragmentos que o compõem.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação ao incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR), julgue os itens abaixo.

I. É incabível o incidente de resolução de demandas repetitivas quando um dos tribunais superiores, no âmbito de sua respectiva competência, já tiver afetado recurso para definição de tese sobre questão de direito material ou processual repetitiva.

II. O pedido de instauração do incidente será dirigido ao presidente de tribunal pelo juiz ou relator, por ofício; pelas partes, por petição; pelo Ministério Público ou pela Defensoria Pública, por petição.

III. O amicus curiae não tem legitimidade para recorrer da decisão que julgar o incidente de resolução de demandas repetitivas.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Com relação à ação monitória, aquilate as proposições a seguir.

I. Não há expressa previsão legal em torno do cabimento de ação monitória voltada ao adimplemento de obrigação de fazer ou de não fazer.

II. Não se admite que se considere como prova escrita, para fins de propositura de ação monitória, prova oral documentada.

III. A apelação contra a sentença que julga improcedentes os embargos ao mandado monitório não é dotada de efeito suspensivo automático.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA em relação às ações coletivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do princípio da separação de poderes aplicado à contenção judicial na interferência em questões ‘interna corporis’ do Legislativo. Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a classificação das Constituições quanto à correspondência com a realidade, julgue os itens abaixo.

I. Trata-se do chamado “critério ontológico”, propugnado por Karl Loewenstein.

II. As Constituições nominalistas contêm disposições de limitação e controle de dominação política, sem ressonância na sistemática de processo real de poder, e com insuficiente concretização constitucional.

III. As Constituições normativas são simples reflexos da realidade política, servindo como mero instrumento dos donos do poder e das elites políticas, sem limitação do seu conteúdo.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere Instrução Normativa de DETRAN de Estado-membro que disciplina a atuação dos despachantes de trânsito, estabelecendo condições, impondo requisitos, fixando impedimentos, delimitando atribuições e cominando penalidades aos integrantes dessa categoria profissional.

A propósito, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da liberdade de associação (CF, artigo 5º, inciso XX) e também da liberdade sindical (CF, artigo 8º, inciso V).

I. Viola os princípios constitucionais da liberdade de associação e da liberdade sindical, ambos em sua dimensão negativa, a norma legal que condiciona, ainda que indiretamente, o recebimento do benefício do seguro-desemprego à filiação do interessado a colônia de pescadores de sua região.

II. Viola o princípio constitucional da liberdade sindical norma que condiciona o exercício da profissão de carregador e transportador de bagagens à prévia filiação ao sindicato da categoria.

III. As disposições do dispositivo constitucional referente à liberdade sindical (CF, artigo 8º), embora se apliquem à organização de sindicatos rurais, não se aplicam às colônias de pescadores.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(DPE/PI – CEBRASPE – 2022) Com relação ao sistema interamericano de proteção dos direitos humanos e a instrumentos normativos internacionais, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Quanto aos bens públicos e aos atos administrativos, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) "Registre-se, no entanto, que as expressões não admitem todo e qualquer significado que venha a ser atribuído pelo intérprete da norma. As expressões possuem significados linguísticos que limitam a atividade interpretativa. Dessa forma, é possível extrair determinadas certezas dos conceitos jurídicos indeterminados: zona de certeza positiva (hipóteses que se inserem no conceito) e zona de certeza negativa (situações que não são englobadas pelo conceito). Entre as “zonas de certezas”, encontra-se a denominada “zona de penumbra” (ou “zona de incerteza”) que compreende hipóteses que geram dúvidas no intérprete sobre a sua adequação ao conceito indeterminado." (OLIVEIRA, Rafael Rezende. Curso de Direito Administrativo, 6ª edição. Método, 03/2018, p. 309).

O excerto acima transcrito tem relação mais direta com o tema


 

(EMAGIS) Quanto às entidades do terceiro setor, marque a alternativa correta.

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) A propósito do regime constitucional do acesso aos cargos públicos, o Supremo Tribunal Federal tem afirmado seu entendimento dominante por meio de diversos precedentes qualificados, dentre os quais:

 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual segundo a qual “É vedado o depósito de lixo atômico não produzido no Estado e a instalação de usinas nucleares no território estadual.”

As assertivas que seguem tratam da norma em questão e da disciplina constitucional das atividades nucleares em território nacional, devendo ser avaliadas também em consonância com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e com o magistério da doutrina. Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere que a sociedade empresarial Desconcentrada Ltda esteja estruturada em matriz e filiais, situadas em cidades distintas entre si. Tenha presente que, relativamente a cobrança tributária de IPI decorrente de saída de produtos de uma de suas filiais, a Filial Vende Mais, constate o corpo jurídico de Desconcentrada Ltda ter havido cobrança e pagamentos indevidos, vez que hipótese de não incidência se tratava. Constata também aludido corpo jurídico que, contra a Filial Vende Menos, há execução fiscal em trâmite por dívida de contribuição previdenciária e nos autos correlatos, pelo Sisbajud, foi bloqueado valor na conta da Matriz da empresa Desconcentrada Ltda. Pretendem os advogados, com efeito, tomar as medidas judiciais cabíveis.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que, relativamente ao ICMS, estabelecendo um programa de incentivo aos setores pecuário, industrial de pescado, agroindustrial e industrial pela via de incentivo fiscal, institua, ao lado de diferimento no recolhimento do imposto, concessão de crédito presumido, redução de base de cálculo, isenção e suspensão do imposto.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Sob a ótica formal, para a constitucionalidade do programa de incentivo fiscal em questão, basta tenha sido aprovado por ‘lei específica’, tal como exige o §6º do artigo 150 da CF para benefícios fiscais em geral.

II. É inconstitucional lei complementar federal que estipule condições para que os benefícios fiscais em questão sejam concedidos, isso sob pena de disfarçada isenção heterônoma.

III. O Estado em questão não tem competência para, de forma unilateral, conceder os benefícios fiscais em questão, que, se não conformes a deliberação coletiva dos Estados e do Distrito Federal, além da observância da disciplina constante na lei complementar federal, serão inconstitucionais, ainda que aprovados em lei estadual específica.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Considere que o Banco Fomento tenha crédito formalizado em contrato com natureza de título executivo extrajudicial em face do Supermercado Vende Bem, crédito que decorreu de empréstimo de quantia certa para o capital de giro deste. Tenha presente, também, que no contrato haja cláusula compromissória arbitral.

A propósito, considerada a pretensão do Banco Fomento de cobrar seu crédito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere que o Restaurante Por Quilo, sociedade limitada, seja locatário de imóvel comercial, cujo locador é a Galeria Empreendimentos, também sociedade limitada, proprietária do imóvel. Tenha presente que, em decorrência da crise econômica, o Restaurante Por Quilo deixe de pagar os aluguéis e, meses depois, encerre suas atividades, abandonando o imóvel. Nesse quadro, a Galeria Empreendimentos propõe ação de despejo, a despeito de o contrato de locação formalizado entre as partes conter cláusula compromissória estabelecendo que a solução das demandas dele decorrentes ocorrerão na instância arbitral.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Analise as proposições abaixo:

I. O Tribunal Superior Eleitoral elegerá seu Presidente e o Vice-Presidente dentre os Ministros do Supremo Tribunal Federal, e o Corregedor Eleitoral dentre os Ministros do Superior Tribunal de Justiça.

II. Cabe à lei ordinária federal dispor sobre a organização e competência dos tribunais, dos juízes de direito e das juntas eleitorais.

III. São irrecorríveis as decisões do Tribunal Superior Eleitoral, salvo as que contrariarem a Constituição Federal e as denegatórias de habeas corpus ou mandado de segurança.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Segundo a Lei nº 12.594/2012, que instituiu o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) Osmar ingressou com ação judicial em face da fabricante do telefone celular, alegando que houve problemas ainda no período de vigência da garantia legal. No momento da contestação, a parte ré apresentou o laudo realizado pela assistência técnica autorizada da fabricante, indicando que o problema apresentado no aparelho celular se relaciona ao mau uso, documento esse acompanhado por fotografia que demonstra marcas compatíveis com choque físico no bem, ao passo que Osmar requereu a inversão do ônus da prova.

A respeito de tal situação, é CORRETO afirmar que:


 

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 11.2022

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do princípio da separação de poderes aplicado à contenção judicial na interferência em questões ‘interna corporis’ do Legislativo. Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a classificação das Constituições quanto à correspondência com a realidade, julgue os itens abaixo.

I. Trata-se do chamado “critério ontológico”, propugnado por Karl Loewenstein.

II. As Constituições nominalistas contêm disposições de limitação e controle de dominação política, sem ressonância na sistemática de processo real de poder, e com insuficiente concretização constitucional.

III. As Constituições normativas são simples reflexos da realidade política, servindo como mero instrumento dos donos do poder e das elites políticas, sem limitação do seu conteúdo.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere Instrução Normativa de DETRAN de Estado-membro que disciplina a atuação dos despachantes de trânsito, estabelecendo condições, impondo requisitos, fixando impedimentos, delimitando atribuições e cominando penalidades aos integrantes dessa categoria profissional.

A propósito, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da liberdade de associação (CF, artigo 5º, inciso XX) e também da liberdade sindical (CF, artigo 8º, inciso V).

I. Viola os princípios constitucionais da liberdade de associação e da liberdade sindical, ambos em sua dimensão negativa, a norma legal que condiciona, ainda que indiretamente, o recebimento do benefício do seguro-desemprego à filiação do interessado a colônia de pescadores de sua região.

II. Viola o princípio constitucional da liberdade sindical norma que condiciona o exercício da profissão de carregador e transportador de bagagens à prévia filiação ao sindicato da categoria.

III. As disposições do dispositivo constitucional referente à liberdade sindical (CF, artigo 8º), embora se apliquem à organização de sindicatos rurais, não se aplicam às colônias de pescadores.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre os princípios constitucionais da Seguridade Social, a Assistência Social e os regimes de previdência social existentes, considere:

I. Nenhum benefício ou serviço da seguridade social – ou seja, consideradas a previdência social, a assistência social e a saúde – poderá ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total.

II. Joaquina, de 27 (vinte e sete) anos de idade, é portadora de impedimento de longo prazo, de natureza mental, que obstrui sua plena e efetiva participação na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas, impedindo-lhe de prover ao próprio sustento. Vive com seus pais, sob o mesmo teto, com renda familiar per capita inferior a ¼ (um quarto) do salário mínimo. Neste caso, independentemente de Joaquina ter realizado qualquer recolhimento de contribuição à seguridade social, ou mesmo seus pais, terá direito ao recebimento de um salário mínimo mensal, sob a forma de benefício próprio à Assistência Social.

III. O regime de capitalização é adotado no Regime Geral de Previdência Social (RGPS), ao passo que o regime de repartição simples é característico dos planos de previdência privada.

IV. Após regular aprovação em concurso público, Pedro foi investido em cargo público de provimento efetivo, junto a pequeno Município do sertão nordestino. Neste caso, diante das informações fornecidas, é correto afirmar que Pedro está excluído do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

Estão CORRETOS somente os itens:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam, no âmbito da Criminologia, da Teoria da Subcultura Delinquente.

I. Trata-se de teoria consagrada por Albert Cohen, que caracterizava a subcultura delinquente, dentre outros aspectos, por derivar o crime de uma justificativa racional à ótica do agente, isto é, pelo utilitarismo da ação.

II. Um dos fatores que caracterizam a subcultura delinquente é a ausência de malícia na conduta criminosa, que se explica como reação do agente a anterior comportamento hostil ou agressivo da vítima contra si, seus entes queridos ou seus bens.

III. A subcultura delinquente, consciente que é do desvalor de suas condutas criminosas, caracteriza-se pelo planejamento das atividades delituosas com objetivo de obter vantagens específicas, isso em ordem a logo cessar o comportamento conscientemente desviante.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a aplicação da lei penal no tempo. Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a teoria do crime, assinale a alternativa apropriada.


 

(EMAGIS) Sobre as sanções penais e sua execução, marque a alternativa correta.

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) Segundo orientação do Superior Tribunal de Justiça, o “poder geral de cautela”:


 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Surpreendido na posse e na guarda de substância entorpecente ilícita, José da Silva foi preso em flagrante delito, por incurso no artigo 33 da Lei de Drogas. Acolhendo representação do d. representante do Ministério Público, a prisão em flagrante foi convertida em prisão preventiva ao fundamento de que “o crime de tráfico de drogas é grave e vem causando temor à população obreira, em razão de estar relacionado ao aumento da violência e da criminalidade, estando, muitas vezes, ligado ao crime organizado. Além disso, é fonte de desestabilização das relações familiares e sociais, gerando, ainda, grande problema de ordem de saúde pública em razão do crescente número de dependentes químicos. O efeito destrutivo e desagregador do tráfico de drogas, este associado a um mundo de violência, desespero e morte para as suas vítimas e para as comunidades afetadas, justifica tratamento jurídico mais rigoroso em relação aos agentes envolvidos na sua prática.”

Diante desse quadro, é correto afirmar que


 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Sobre o instituto do livramento condicional, é correto afirmar que


 

(EMAGIS) Osmar ingressou com ação judicial em face da fabricante do telefone celular, alegando que houve problemas ainda no período de vigência da garantia legal. No momento da contestação, a parte ré apresentou o laudo realizado pela assistência técnica autorizada da fabricante, indicando que o problema apresentado no aparelho celular se relaciona ao mau uso, documento esse acompanhado por fotografia que demonstra marcas compatíveis com choque físico no bem, ao passo que Osmar requereu a inversão do ônus da prova.

A respeito de tal situação, é CORRETO afirmar que:


 

(EMAGIS) Sobre a educação como serviço público e também como atividade econômica sujeita a regulamentação estatal, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a Constituição Federal, a educação infantil deve ser prestada pelo Estado em creche e pré-escola para crianças até os 6 anos de idade.

II. Para o STF, é inconstitucional norma da Lei 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB) que estabelece o início do ensino fundamental para as crianças aos seis anos de idade, vez que a idade de corte para início imposta pelo texto da Constituição Federal é 5 anos de idade.

III. Para o STF, lei estadual que estabeleça idade de corte para o ingresso da criança no ensino fundamental apenas é constitucional se tal idade for inferior à estabelecida na LDB.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da anulação, invalidade e ineficácia de negócios jurídicos.

I. Caso o negócio jurídico seja praticado pelas partes do processo e homologados pelo juízo, eventual anulação deve ser perseguida na via da ação rescisória.

II. A fraude à execução constitui negócio jurídico inválido em relação ao exequente, motivo pelo qual para que o bem alienado em fraude seja penhorado para garantia de crédito do exequente é imprescindível a prévia anulação do negócio jurídico praticado em fraude à execução na via da ação anulatória.

III. A fraude contra credores constitui negócio jurídico anulável, com prazo decadencial geral para anulação de dois anos, eis que se trata de hipótese em que a lei dispõe que o ato é anulável sem estabelecer prazo para pleitear-se a anulação.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Os itens abaixo versam sobre os defeitos dos negócios jurídicos. Julgue-os e aponte a alternativa apropriada.

I. São anuláveis os negócios jurídicos, quando as declarações de vontade emanarem de erro substancial que poderia ser percebido por pessoa de diligência normal, em face das circunstâncias do negócio. Não admite expressamente a nossa legislação, no entanto, a anulação do negócio jurídico no chamado “erro de direito".

II. Para os fins do chamado “erro ou ignorância" é irrelevante ser ou não escusável o erro, porque o dispositivo adota o princípio da confiança.

III. Para configuração da lesão, não se exige o chamado dolo de aproveitamento.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Sobre a possibilidade jurídica do pedido e sua natureza jurídica adotada pelo CPC/2015, avalie as assertivas que seguem.

I. Com a entrada em vigor do CPC/15, a possibilidade jurídica do pedido não é mais expressamente elencada como condição da ação, limitando-se, neste ponto, o código a dizer que o juiz não resolverá o mérito quando verificar ausência de legitimidade ou de interesse processual.

II. Na Exposição de Motivos do CPC/2015, foi acolhida a doutrina segundo a qual a possibilidade jurídica do pedido é condição da ação, não elemento do mérito do processo, podendo ser inserida na noção de interesse processual.

III. O STJ já adotou a compreensão segundo a qual a possibilidade jurídica do pedido compõe uma parcela do mérito em discussão no processo, suscetível de decomposição e que pode ser examinada em separado dos demais fragmentos que o compõem.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação ao incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR), julgue os itens abaixo.

I. É incabível o incidente de resolução de demandas repetitivas quando um dos tribunais superiores, no âmbito de sua respectiva competência, já tiver afetado recurso para definição de tese sobre questão de direito material ou processual repetitiva.

II. O pedido de instauração do incidente será dirigido ao presidente de tribunal pelo juiz ou relator, por ofício; pelas partes, por petição; pelo Ministério Público ou pela Defensoria Pública, por petição.

III. O amicus curiae não tem legitimidade para recorrer da decisão que julgar o incidente de resolução de demandas repetitivas.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Com relação à ação monitória, aquilate as proposições a seguir.

I. Não há expressa previsão legal em torno do cabimento de ação monitória voltada ao adimplemento de obrigação de fazer ou de não fazer.

II. Não se admite que se considere como prova escrita, para fins de propositura de ação monitória, prova oral documentada.

III. A apelação contra a sentença que julga improcedentes os embargos ao mandado monitório não é dotada de efeito suspensivo automático.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere que o Banco Fomento tenha crédito formalizado em contrato com natureza de título executivo extrajudicial em face do Supermercado Vende Bem, crédito que decorreu de empréstimo de quantia certa para o capital de giro deste. Tenha presente, também, que no contrato haja cláusula compromissória arbitral.

A propósito, considerada a pretensão do Banco Fomento de cobrar seu crédito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere que o Restaurante Por Quilo, sociedade limitada, seja locatário de imóvel comercial, cujo locador é a Galeria Empreendimentos, também sociedade limitada, proprietária do imóvel. Tenha presente que, em decorrência da crise econômica, o Restaurante Por Quilo deixe de pagar os aluguéis e, meses depois, encerre suas atividades, abandonando o imóvel. Nesse quadro, a Galeria Empreendimentos propõe ação de despejo, a despeito de o contrato de locação formalizado entre as partes conter cláusula compromissória estabelecendo que a solução das demandas dele decorrentes ocorrerão na instância arbitral.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere que a sociedade empresarial Desconcentrada Ltda esteja estruturada em matriz e filiais, situadas em cidades distintas entre si. Tenha presente que, relativamente a cobrança tributária de IPI decorrente de saída de produtos de uma de suas filiais, a Filial Vende Mais, constate o corpo jurídico de Desconcentrada Ltda ter havido cobrança e pagamentos indevidos, vez que hipótese de não incidência se tratava. Constata também aludido corpo jurídico que, contra a Filial Vende Menos, há execução fiscal em trâmite por dívida de contribuição previdenciária e nos autos correlatos, pelo Sisbajud, foi bloqueado valor na conta da Matriz da empresa Desconcentrada Ltda. Pretendem os advogados, com efeito, tomar as medidas judiciais cabíveis.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sabe-se que a Medida Provisória nº 1.788, de 29 de dezembro de 1998, publicada no dia seguinte, convertida na Lei nº 9.779, de 19 de janeiro de 1999, instituiu a incidência do Imposto de Renda Retido na Fonte sobre os lucros obtidos nas operações de hedge, retirando-se a isenção conferida pela Lei nº 8.981/95.

A propósito, tendo presente a disciplina do imposto de renda e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que, de iniciativa parlamentar, crie determinada obrigação a ser prestada por órgão da Administração Pública, obrigação correlata à prestação dos serviços de sua atribuição, e que, por força da obrigação criada, haja incremento na despesa a ser suportada pelo orçamento do Poder Executivo.

A propósito, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto aos bens públicos e aos atos administrativos, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) "Registre-se, no entanto, que as expressões não admitem todo e qualquer significado que venha a ser atribuído pelo intérprete da norma. As expressões possuem significados linguísticos que limitam a atividade interpretativa. Dessa forma, é possível extrair determinadas certezas dos conceitos jurídicos indeterminados: zona de certeza positiva (hipóteses que se inserem no conceito) e zona de certeza negativa (situações que não são englobadas pelo conceito). Entre as “zonas de certezas”, encontra-se a denominada “zona de penumbra” (ou “zona de incerteza”) que compreende hipóteses que geram dúvidas no intérprete sobre a sua adequação ao conceito indeterminado." (OLIVEIRA, Rafael Rezende. Curso de Direito Administrativo, 6ª edição. Método, 03/2018, p. 309).

O excerto acima transcrito tem relação mais direta com o tema


 

(EMAGIS) Quanto às entidades do terceiro setor, marque a alternativa correta.

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) A propósito do regime constitucional do acesso aos cargos públicos, o Supremo Tribunal Federal tem afirmado seu entendimento dominante por meio de diversos precedentes qualificados, dentre os quais:

 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual segundo a qual “É vedado o depósito de lixo atômico não produzido no Estado e a instalação de usinas nucleares no território estadual.”

As assertivas que seguem tratam da norma em questão e da disciplina constitucional das atividades nucleares em território nacional, devendo ser avaliadas também em consonância com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e com o magistério da doutrina. Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a extradição, marque a alternativa CORRETA.


 

Sentença Federal - Rodada 11.2022

Considere o enunciado abaixo como Relatório da sentença. Bom exercício e força nos estudos!

Trata-se de ação penal proposta pelo MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL - MPF contra MAXELL LIMA, devidamente qualificado, cuja denúncia imputa-lhe as condutas tipificadas no artigo art. 168-A (apropriação indébita previdenciária) no mês de 12/2018, e no art. 337-A, c/c o art. 71, todos do Código Penal (sonegação previdenciária em continuidade delitiva mês a mês no período de 11/2018 a 12/2018 – dois exercícios financeiros), penas que devem ser no final fixadas de acordo com a regra do art. 70, do CP (concurso formal). Consta da inicial:

“O acusado, na condição de “proprietário” e sócio-administrador da pessoa jurídica TRANSPORTES LTDA, com vontade livre e consciente, em 12/2018, efetuou os descontos das contribuições devidas à Seguridade Social dos segurados empregados, e, posteriormente, deixou de efetuar o devido recolhimento de tais valores, no prazo legal estabelecido, como é de sua responsabilidade. Esta conduta configura o crime do art. 168-A do CP.

O denunciado, no período de 11/2018 a 12/2018, também deixou de declarar nas Guias de Recolhimentos do Fundo de Garantia e Informações à Previdência Social (GFIP) valores que são base de cálculo para contribuição previdenciária e valores que são base de cálculo para financiamento das contribuições sociais de interesse de categorias profissionais ou econômicas, notadamente aquelas destinadas ao financiamento das outras entidades e fundos (terceiros): FNDE, INCRA, SENAT, SEST e SEBRAE. Esta conduta, por sua vez, implica cometimento do crime do art. 337-A por duas vezes em continuidade (competências de novembro e dezembro de 2018).

Consta do Inquérito informação de que os créditos tributários foram apurados pela Receita e estão condensados nos lançamentos 51.000-0 e 51.020-6. O valor de cada um dos lançamentos tributários foi de R$24.000,00, totalizando R$ 48.000,00 de dano causado. Também há informação de que os valores já estão em cobrança pela Procuradoria da Fazenda Nacional (fl. __), restando comprovada a constituição dos aludidos créditos.

MAXELL confessou na esfera policial ser o gestor da TRANSPORTES LTDA, tendo dito que deixou de realizar o regular repasse das contribuições descontadas e de informar valores atinentes à base de cálculo de contribuições em razão de dificuldades financeiras da empresa. Tais fatos foram ratificados por LUCRÉCIO BARROS, então contador da citada empresa, que confirmou ser MAXELL responsável pela administração da empresa, e que era este quem fornecia os dados do negócio e com quem tratava das questões contábeis.

LUCRÉCIO inclusive falou perante a autoridade policial: “(...) que alertou MAXELL acerca da necessidade do recolhimento das contribuições, e, tanto antes como durante a fiscalização já havia dito que as contribuições deveriam ser declaradas e pagas, mas ele teria optado por não recolher em razão de alegadas dificuldades por que passara o empreendimento (...)”. A testemunha disse, ainda, que contribuiu com o procedimento fiscal de apuração.

O auditor fiscal JOSÉ NOVAES confirmou no seu depoimento policial a apuração fiscal.

Os fatos foram devidamente apurados em regular procedimento da Receita e Inquérito Policial”.

A denúncia foi recebida em 10/2019.

Após a oferta de resposta à acusação, por não ser caso de absolvição sumária, foi ratificada a denúncia e designada audiência de instrução e julgamento.

Realizada audiência de instrução, foram ouvidas as testemunhas, mas não se realizou o interrogatório do réu, que preferiu exercer o direito ao silêncio.

O auditor fiscal JOSÉ NOVAES, testemunha de acusação, novamente ratificou seu depoimento na esfera policial. Em suma, confirmou a regularidade dos atos de fiscalização que culminaram com os lançamentos tributários.

A testemunha comum LUCRÉCIO BARROS, então contador da TRANSPORTES LTDA confirmou que a administração cabia ao réu, e que era este quem fornecia os dados do negócio e com quem tratava das questões contábeis, sendo o responsável pela administração do empreendimento.

Quanto aos antecedentes, consta informação nos autos de que o réu foi beneficiário no mês de 06/2017 de suspensão condicional do processo (art. 89 da Lei n.º 9.099/95) em ação penal atinente à crime de estelionato.

Alegações finais do MPF, na qual se pediu a condenação do réu nas penas do art. 337-A, I, do Código Penal, por duas vezes na forma do art. 71 do Código Penal, bem como do art. 168-A, § 1º, I, do Código Penal, todos na forma do art. 69 do Código Penal.

De sua vez, em suas alegações finais, MAXELL aduziu: a) em sede preliminar: a.1) pede a suspensão da marcha processual, pois pretende oferecer bens à penhora na execução fiscal movida. Argumenta, no ponto, que a futura garantia da execução fiscal teria a mesma consequência do parcelamento do débito; a.2) excludente de culpabilidade em razão das dificuldades financeiras da empresa que ensejaram a ausência dos recolhimentos/informações; a.3) também em tópico preliminar, pediu a aplicação do princípio da insignificância, devendo ser levado em consideração o montante em separado de cada valor apurado; b) no mérito: ausência de comprovação da materialidade delitiva em razão da não comprovação da constituição definitiva do crédito tributário; ausência de dolo; c) em caso de condenação, fixação das penas no mínimo e aplicação apenas da continuidade delitiva entre os delitos imputados, considerando entendimento de que em situações do tipo é de se aplicar tão somente o art. 71 do CP.

 

Delegado de Polícia - Rodada 11.2022

No dia 29 de março de 2021, por volta das 5h, no bairro São Salvador, em Boa Vista/RR, Maria da Silva aguardava ônibus em ponto de transporte coletivo quando foi abordada por dois homens que trafegavam numa moto.

O homem que estava na garupa desceu e apontou uma arma de fogo a Maria, exigindo que lhe entregasse o celular, o que foi feito. Ato contínuo, subiu na moto, mas foi agarrado por Jorge, transeunte que viu o que aconteceu e se aproximou para socorrer Maria.

Jorge travou luta corporal com o homem, mas ele conseguiu fugir do local correndo. Entretanto, deixou cair a arma de fogo usada no crime. O rapaz que pilotava a moto acelerou-a e deixou o local assim que viu a briga entre Jorge e seu comparsa.

Maria e Jorge compareceram ao 13º Distrito Policial para noticiar o crime, o que gerou o registro n. 123/2021. Averbaram que não foi possível reconhecer os homens, porque estavam ambos de capacete. Porém, conseguiram anotar a placa da moto, qual seja, ABC-5555. Ademais, asseveraram que há várias lojas em frente ao ponto de ônibus que possuem circuito de TV.

Diante dos fatos narrados, na qualidade de delegado de Polícia Civil responsável por adotar as providências legais para formalizar o início da investigação, você deverá elaborar o procedimento policial necessário à apuração do fato.

Boa prática!

 

Objetivas TRF3 2022 - Simulado TRF3 2022 - 1ª Rodada Objetivas

(EMAGIS) Sobre as normas constitucionais programáticas e também sobre os princípios constitucionais, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do controle de constitucionalidade, especialmente à luz do magistério consagrado na doutrina, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação tanto com a disciplina constitucional da competência jurisdicional da Justiça Federal quanto com questões constitucionais afetas a Segurança Pública. Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as Medidas Provisórias e o processo legislativo correlato, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de atribuições constitucionais da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
I – No bicameralismo estruturado pela CF/1988, é rígida a separação das funções entre as Casas Legislativas entre Câmara Iniciadora e Câmara Revisora, de modo que uma mesma casa não pode funcionar como Iniciadora em determinados projetos e Revisora em outros.
II – Compete privativamente ao Senado Federal aprovar previamente, por voto secreto, após arguição pública, a escolha de Presidente e diretores do banco central.
III – Compete privativamente à Câmara dos Deputados proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa.
Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Recentemente colocou-se em discussão no STF, sob a ótica constitucional, a questão da autonomia do Banco Central e da constitucionalidade da LC 179/2021. A propósito, avalie as assertivas que seguem.
I –  A autonomia do Banco Central é inconstitucional por, retirando do Presidente da República eleito o controle sobre a política econômica e monetária, violar sua atribuição constitucional (CF, artigo 84) de dirigente máximo da Administração Pública.
II – A disciplina do Sistema Financeiro Nacional deve se dar mediante lei complementar (CF, art. 192), exigindo-se iniciativa privativa do Presidente da República.
III – É vedado ao banco central comprar e vender títulos de emissão do Tesouro Nacional, com o objetivo de regular a oferta de moeda ou a taxa de juros.
Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito dos Tribunais Regionais Federais e dos Juízes Federais na disciplina da Constituição Federal e na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da repartição constitucional de competência legislativa entre os entes federados e sua eventual repercussão em discussão judicial submetida à apreciação da Justiça Federal. Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a tutela do meio ambiente na Constituição Federal e na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da disciplina da saúde na Constituição Federal e também das ações judiciais em que se postulam medicamentos. Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação aos princípios da Seguridade Social, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto à relação jurídica previdenciária e temas correlatos, marque a alternativa correta, à luz da Lei 8.213/91.

 

(EMAGIS) Relativamente aos benefícios previdenciários e temas correlatos, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Quanto às prestações previdenciárias e assuntos correlatos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto à assistência social e à saúde, julgue os itens abaixo.
I – Para fins de concessão de benefício assistencial, considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Impedimento de longo prazo, por sua vez, é aquele que produza efeitos pelo prazo mínimo de 2 anos.
II - Nas ações em que se postula benefício assistencial, é necessária a comprovação das condições socioeconômicas do autor por laudo de assistente social, por auto de constatação lavrado por oficial de justiça ou, sendo inviabilizados os referidos meios, por prova testemunhal.
III – Segundo o STF, o Estado não pode ser obrigado a fornecer medicamentos experimentais, razão pela qual a ausência de registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) impede o fornecimento de medicamento por decisão judicial.
Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as ações previdenciárias e temas correlatos, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Quanto à introdução ao Direito Penal, à aplicação da lei penal e à contagem de prazos penais, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Em relação à teoria do crime e ao concurso de pessoas, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre a sanção penal e sua aplicação, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a Parte Especial do Código Penal, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Em relação aos crimes contra a Administração Pública e aos crimes contra o Estado Democrático de Direito, julgue os itens a seguir expostos.
I – A posse referida pelo art. 312, caput, do Código Penal deve ser entendida em sentido amplo, compreendendo a simples detenção, bem como a posse indireta (disponibilidade jurídica sem detenção material, ou poder de disposição exercível mediante ordens, requisições ou mandados).
II – O Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça firmaram compreensão no sentido de que a consumação do crime de descaminho independe da constituição definitiva do crédito tributário, haja vista se tratar de crime formal, diversamente dos crimes tributários listados na Súmula Vinculante n. 24 do Pretório Excelso.
III – O crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito classifica-se como crime de atentado ou de empreendimento.
Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 8.072/90, a Lei 7.492/86 e a Lei 9.613/98, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Quanto à Lei 12.850/13, à Lei 8.137/90 e temas correlatos, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do direito processual penal, assinale a correta:

 

(EMAGIS) Assinale a correta sobre a investigação criminal:

 

(EMAGIS) Sobre os sujeitos processuais, assinale a correta:

 

(EMAGIS) Assinale a correta sobre a comunicação dos atos processuais:

 

(EMAGIS) Sobre jurisdição e competência, assinale a correta:

 

(EMAGIS) Assinale a correta quanto às exceções e questões prejudiciais:

 

(EMAGIS) Assinale a correta sobre a prova:

 

(EMAGIS) Sobre a ordem constitucional econômica assinale a alterativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre os acordos de leniência dispostos na lei antitruste julgue os itens a seguir:

I – O processo administrativo decorrente do acordo de leniência deve resultar na identificação dos demais envolvidos na infração e na obtenção de informações e documentos que comprovem a infração.

II - É viável o acordo de leniência mesmo se a autoridade administrativa já dispõe de prova sobre a ocorrência da infração investigada.

III - O acordo de leniência pode resultar em redução da pena e, também, em extinção da punibilidade da sanção administrativa a ser imposta à pessoa jurídica colaboradora.

IV - A pessoa jurídica que pretenda qualificar-se deve ser a primeira a fazê-lo com relação à infração noticiada ou sob investigação.

V – Nos crimes contra a ordem econômica, a celebração de acordo de leniência, nos termos desta Lei, determina a suspensão do curso do prazo prescricional e impede o oferecimento da denúncia com relação ao agente beneficiário da leniência.

São corretos:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta sobre a incidência do Código de Defesa do Consumidor às seguintes relações jurídicas:

 

(EMAGIS) Joaquim adquiriu no supermercado “3X” um pacote de biscoitos da marca “jabel”. Quando abriu a mercadoria percebeu a existência de um objeto grande, duro e de cor escura entre os biscoitos. Possivelmente seria fungo ou inseto. A partir de tal fato, ajuizou ação civil de responsabilização contra a fabricante do produto. Essa ação deve ser julgada:

 

(EMAGIS) Marque a alternativa correta, de acordo com as Lei de Introdução às Normas de Direito Brasileiro (LINDB):

 

(EMAGIS) Analisando a normativa do direito ao esquecimento, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) É cediço que os direitos da personalidade são intransmissíveis e irrenunciáveis, não podendo o seu exercício sofrer limitação voluntária (artigo 11 do Código Civil). Considerando a normativa pertinente aos direitos da personalidade, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) De acordo com a Teoria dos Fatos Jurídicos, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Pitágoras adquiriu um apartamento, na planta, da Caixa Econômica Federal, vinculado ao Sistema Financeiro de Habitação – SFH, combinando o pagamento das parcelas em 20 anos. Conforme exigência legal (art. 79 da Lei n.o 11.977/09), Pitágoras realizou um contrato de seguro habitacional, seguro esse vinculado a crédito imobiliário concedido para aquisição de imóvel pelo SFH. Após dois anos da entrega do apartamento, surgiu um vício de construção, ocasião em que Pitágoras acionou a seguradora para indenizá-lo das despesas que realizou com os reparos. A seguradora, por sua vez, negou-se a indenizar, sob o argumento de que o seguro habitacional obrigatório não tem por objetivo assegurar a qualidade e solidez da obra. Sua finalidade seria apenas a de garantir o financiamento imobiliário.

De acordo as normativas pertinentes ao Sistema Financeiro de Habitação, analise o caso exposto e marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre o direito obrigacional, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) A disciplina da proteção de dados pessoais tem como fundamentos: I - o respeito à privacidade; II - a autodeterminação informativa; III - a liberdade de expressão, de informação, de comunicação e de opinião; IV - a inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem; V - o desenvolvimento econômico e tecnológico e a inovação; VI - a livre iniciativa, a livre concorrência e a defesa do consumidor; e VII - os direitos humanos, o livre desenvolvimento da personalidade, a dignidade e o exercício da cidadania pelas pessoas naturais – artigo 2o da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGDP). De acordo com a Lei n.o 13.709/18, marque a alternativa que contém a totalidade de itens corretos:

(I) A Lei de Proteção de Dados Pessoais não se aplica ao tratamento de dados pessoais: para fins exclusivos de atividades de investigação e repressão de infrações penais; para fins exclusivamente jornalísticos e artísticos; para fins exclusivos de defesa nacional.

(II) Em nenhum caso a totalidade dos dados pessoais de banco de dados da segurança pública, da defesa nacional, da segurança do Estado ou de atividades de investigação e repressão de infrações penais poderá ser tratada por pessoa de direito privado, salvo por aquela que possua capital integralmente constituído pelo poder público.

(III) Para os fins do disposto na lei, considera-se dado pessoal a informação relacionada a pessoa natural identificada ou identificável; e dado pessoal sensível, o dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural.

(IV) O tratamento de dados pessoais somente poderá ser realizado para a tutela da saúde, exclusivamente, em procedimento realizado por profissionais de saúde, serviços de saúde ou autoridade sanitária.

(V) Em caso de infração cometida por agente de tratamento de dados, um dos critérios para a aplicação da sanção administrativa ao infrator é a sua condição econômica.

 

(EMAGIS) Considerando o disposto na lei que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida – Lei n.o 10.098/2000 – e jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Quanto ao incidente de declaração de inconstitucionalidade, analise as afirmações que seguem:
I. Arguida, em controle difuso, a inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo do poder público, o relator, após ouvir o Ministério Público e as partes, submeterá a questão à turma ou à câmara à qual competir o conhecimento do processo. Se a arguição for rejeitada, prosseguirá o julgamento; ser for acolhida, a questão será submetida ao plenário do tribunal ou ao seu órgão especial, onde houver. Sem embargo, os órgãos fracionários dos tribunais não submeterão ao plenário ou ao órgão especial a arguição de inconstitucionalidade quando já houver pronunciamento destes ou do plenário do Supremo Tribunal Federal sobre a questão.
II. As pessoas jurídicas de direito público responsáveis pela edição do ato questionado poderão manifestar-se no incidente de inconstitucionalidade se assim o requererem até a data de início do julgamento do incidente.
III. A parte legitimada à propositura de ação direta de inconstitucionalidade poderá manifestar-se, por escrito, sobre a questão constitucional objeto de apreciação, sendo-lhe assegurado o direito de apresentar memoriais ou de requerer a juntada de documentos. Considerando a relevância da matéria e a representatividade dos postulantes, o relator poderá admitir, por despacho irrecorrível, a manifestação de outros órgãos ou entidades.
IV. A decisão tomada no incidente de inconstitucionalidade, por não integrar o chamado controle concentrado de constitucionalidade, não precisa ser reproduzida pelos juízes vinculados ao respectivo tribunal.
Estão corretas:

 

(EMAGIS) A respeito da fundamentação das decisões judiciais, avalie os itens que seguem.
I. O STF admite a denominada motivação ‘per relationem’.
II. Não contraria o dever constitucional de fundamentação das decisões judiciais a incorporação à decisão, como razão de decidir, de trecho da manifestação do Ministério Público.
III. Não se considera fundamentada decisão que invocar motivos que se prestariam a justificar qualquer outra decisão.
IV. O juiz que, apreciando apenas uma das duas causas de pedir autônomas formuladas pela parte autora, julga procedente o único pedido formulado, contraria o dever de fundamentação dos atos judiciais.
Estão corretas:

 

(EMAGIS) Sobre a reconvenção, julgue os itens abaixo:
I. Na contestação, é lícito ao réu propor reconvenção para manifestar pretensão própria, conexa com a ação principal ou com o fundamento da defesa.
II. Proposta a reconvenção, o autor será intimado - preferencialmente através de carta com aviso de recebimento - para apresentar resposta no prazo de 15 (quinze) dias.
III. A reconvenção tanto pode ser proposta contra o autor e terceiro como também pode ser proposta pelo réu em litisconsórcio com terceiro.
IV. Cabe reconvenção nos Juizados Especiais Federais.
Estão corretos:

 

(EMAGIS) A respeito do requisito da repercussão geral nos recursos extraordinários, avalie os itens:
I. O Supremo Tribunal Federal, em decisão irrecorrível, não conhecerá do recurso extraordinário quando a questão constitucional nele versada não tiver repercussão geral.
II. Reconhecida a repercussão geral, o relator no Supremo Tribunal Federal determinará a suspensão do processamento de todos os processos pendentes, individuais ou coletivos, que versem sobre a questão e tramitem no território nacional.
III. Reconhecida a repercussão geral pelo Plenário Virtual do STF, o Plenário Físico da Corte, quando reunido para julgamento do recurso, não poderá retratar a decisão que afirmara a presença dessa condição de admissibilidade.
IV. Deve ser demonstrada a existência de repercussão geral em recurso extraordinário interposto contra acórdão que declarou a inconstitucionalidade de lei.
Estão corretas:

 

(EMAGIS) A respeito da intimação inicial do devedor para o cumprimento de obrigação de pagar quantia certa estabelecida em sentença transitada em julgado, avalie os itens que seguem:
I. Caso o devedor seja defendido por defensor público, a prerrogativa processual de prazo em dobro afeta a este último não interfere no prazo legal para o pagamento em questão.
II. No caso de condenação em quantia certa, ou já fixada em liquidação, e no caso de decisão sobre parcela incontroversa, o cumprimento definitivo da sentença far-se-á a requerimento do exequente, sendo o executado intimado para pagar o débito, no prazo de 15 (quinze) dias, acrescido de custas, se houver.
III. Transcorrido o prazo legal sem o pagamento voluntário, inicia-se o prazo de 15 (quinze) dias para que o executado, independentemente de penhora ou nova intimação, apresente, nos próprios autos, sua impugnação.
IV. Se o executado paga o débito principal no prazo legal, a parte fica isenta da incidência da multa e dos honorários advocatícios.
Estão corretos:

 

(EMAGIS) A respeito do pedido, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre a execução extrajudicial de contrato de mútuo hipotecário para aquisição de imóvel residencial sob a regência do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), julgue os itens que seguem:
I. É de 20 dias o prazo para o devedor purgar a mora.
II. Frustrada a notificação pessoal do mutuário para o ensejo da purgação da mora, é cabível a notificação por edital.
III. O agente fiduciário deve ser escolhido em comum acordo pela instituição financeira e pelo mutuário.
Estão corretos:

 

(EMAGIS) A respeito do recurso de apelação, julgue os itens que seguem:
I. As questões resolvidas na fase de conhecimento, se a decisão a seu respeito não comportar agravo de instrumento, não são cobertas pela preclusão e devem ser suscitadas em preliminar de apelação, eventualmente interposta contra a decisão final, ou nas contrarrazões. Se tais questões forem suscitadas em contrarrazões, o recorrente será intimado para, em 15 (quinze) dias, manifestar-se a respeito delas.
II. A apelação será interposta por petição dirigida ao tribunal competente, contendo os nomes e a qualificação das partes, a exposição do fato e do direito, as razões do pedido de reforma ou de decretação de nulidade e o pedido de nova decisão.
III. O apelado será intimado para apresentar contrarrazões no prazo de 15 (quinze) dias. Se o apelado interpuser apelação adesiva, o juiz intimará o apelante para apresentar contrarrazões. Após tais formalidades, os autos serão remetidos ao tribunal pelo juiz, independentemente de juízo de admissibilidade.
IV. Rejeitada, em sentença, um dos pedidos formulados pela parte autora, a apelação a ser interposta poderá impugnar o acolhimento da prescrição, feito ainda no curso do processo, relativamente ao outro pedido formulado.

 

(EMAGIS) A respeito dos honorários advocatícios:

 

(EMAGIS) Sobre a ação rescisória, julgue os itens:
I. A decisão de mérito, transitada em julgado, pode ser rescindida quando violar manifestamente norma jurídica.
II. A decisão de mérito, transitada em julgado, pode ser rescindida quando for fundada em erro de fato verificável do exame dos autos. Há erro de fato quando a decisão rescindenda admitir fato inexistente ou quando considerar inexistente fato efetivamente ocorrido, sendo indispensável, em ambos os casos, que o fato não represente ponto controvertido sobre o qual o juiz deveria ter se pronunciado.
III. Os atos de disposição de direitos, praticados pelas partes ou por outros participantes do processo e homologados pelo juízo, bem como os atos homologatórios praticados no curso da execução, estão sujeitos à ação rescisória, desde que presente uma das hipóteses taxativamente previstas no Código de Processo Civil.
IV. O prazo da ação rescisória que se funda em decisão do STF proferida após o trânsito em julgado do acórdão rescindendo é contado do trânsito em julgado da decisão da Suprema Corte, e não do trânsito em julgado da decisão que se visa rescindir.   
Estão corretos:

 

(EMAGIS) Marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre ente despersonalizado, marque a opção INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre sociedades anônimas, marque a opção correta.

 

(EMAGIS) Acerca da propriedade industrial, assinale a opção INCORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa que preencha corretamente a frase abaixo:
“O endosso póstumo é feito após o _________ e produz ___________.”

 

(EMAGIS) Sobre Falência e Recuperação de Empresas, marque a opção correta.

 

(EMAGIS) Sobre contratos, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Sobre as normas constitucionais que regem as finanças públicas no brasil, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre as normas constitucionais que regem as finanças públicas no Brasil, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Em relação às diversas espécies tributárias, julgue os itens abaixo.
I – É inconstitucional a aplicação dos recursos arrecadados por meio de contribuição para o custeio da iluminação pública na expansão e aprimoramento da rede, uma vez que se trata de tributo vinculado, cuja receita deve ser destinada ao custeio das despesas de execução e manutenção do serviço de iluminação pública.
II – A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimo compulsório no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional, hipótese em que não precisará ser observada a anterioridade de exercício.
III - As empresas prestadoras de serviços estão sujeitas às contribuições ao Sesc e Senac, salvo se integradas noutro serviço social.
IV – Em se tratando de empresas de natureza urbana, é inconstitucional a cobrança da contribuição de intervenção no domínio econômico destinada ao INCRA.
São falsos os itens:

 

(EMAGIS) Quanto às limitações constitucionais ao poder de tributar, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a obrigação tributária e a responsabilidade tributária, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Relativamente à denúncia espontânea e ao crédito tributário, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Com relação ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), julgue os itens a seguir expostos.
I - A aquisição de bens integrantes do ativo permanente da empresa gera direito a creditamento de IPI.
II - Inexiste direito a crédito presumido de IPI relativamente à entrada de insumos isentos, sujeitos à alíquota zero ou não tributáveis, o que não contraria o princípio da não cumulatividade.
III - Os produtos importados estão sujeitos a uma nova incidência do IPI quando de sua saída do estabelecimento importador na operação de revenda, mesmo que não tenham sofrido industrialização no Brasil.
Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o Imposto de Renda (IR), assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Relativamente às contribuições sociais de seguridade social, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Ainda no que se refere às contribuições sociais de seguridade social, julgue os itens abaixo.
I - É inconstitucional a contribuição previdenciária prevista no art. 22, IV, da Lei 8.212/1991, com redação dada pela Lei 9.876/1999, que incide sobre o valor bruto da nota fiscal ou fatura referente a serviços prestados por cooperados por intermédio de cooperativas de trabalho.
II - É constitucional formal e materialmente a contribuição social do empregador rural pessoa física, instituída pela Lei 10.256/2001, incidente sobre a receita bruta obtida com a comercialização de sua produção.
III - É inconstitucional a revogação da isenção estabelecida no art. 6º, II, da Lei Complementar 70/1991 pelo art. 56 da Lei 9.430/1996.
Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do Direito Administrativo, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Em relação à Administração Pública Direta e Indireta, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre as agências reguladoras e as entidades do terceiro setor, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Relativamente à intervenção do Estado na propriedade, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) No que tange à responsabilidade civil do Estado, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Quanto aos agentes públicos e temas correlatos, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa adequada.
I - O exercício do direito de greve, sob qualquer forma ou modalidade, é vedado aos policiais civis e a todos os servidores públicos que atuem diretamente na área de segurança pública, sendo recomendada a participação do Poder Público em mediação instaurada pelos órgãos classistas das carreiras de segurança pública, nos termos do art. 165 do Código de Processo Civil (CPC), para vocalização dos interesses da categoria.
II - A ampliação de jornada de trabalho sem alteração da remuneração do servidor consiste em violação da regra constitucional da irredutibilidade de vencimentos.
III - A natureza do ato de demissão de empregado público é constitucional-administrativa e não trabalhista, o que atrai a competência da Justiça comum para julgar a questão.
Há engano:

 

(EMAGIS) Com relação aos atos administrativos e ao processo administrativo, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Em relação às licitações, marque a alternativa incorreta, à luz da Lei 14.133/21.

 

(EMAGIS) Em relação aos contratos administrativos (Lei 14.133/21) e aos bens públicos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) No que diz respeito ao Sistema Financeiro de Habitação e à saúde na ordem constitucional brasileira, julgue os itens abaixo e indique a alternativa adequada.
I - O imóvel vinculado ao Sistema Financeiro de Habitação - SFH, porque afetado à prestação de serviço público, deve ser tratado como bem público, não podendo, pois, ser objeto de usucapião.
II - Nas ações que tenham por objeto a revisão de obrigação decorrente de financiamento habitacional, o autor terá de, sob pena de inépcia, discriminar na petição inicial, dentre as obrigações contratuais, aquelas que pretende controverter, além de quantificar o valor incontroverso do débito, que deverá continuar a ser pago no tempo e modo contratados.
III – Para o STF, mesmo no caso de doenças raras não se pode fornecer, judicialmente, medicamento sem registro na ANVISA.
Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do direito ambiental brasileiro, assinale a alterativa incorreta:

 

(EMAGIS) Decidiu o Supremo Tribunal Federal que “A revogação de normas operacionais fixadoras de parâmetros mensuráveis necessários ao cumprimento da legislação ambiental, sem sua substituição ou atualização, compromete a observância da Constituição Federal, da legislação vigente e de compromissos internacionais” (STF. Plenário. ADPF 747/DF e STF. Plenário. ADPF 749/DF, Rel. Min. Rosa Weber, julgado em 13/12/2021 (Info 1041)”. O entendimento da suprema corte está fundada aprioristicamente no princípio:

 

(EMAGIS) Todo imóvel rural deve preservar parte de seu território a título de área de reserva legal. Este percentual mínimo de preservação é relevante para a manutenção do equilíbrio ambiental no território. O Código ambiental estabelece percentuais para a área de preservação legal de acordo com o bioma em que vegetação está inserida. Nessa perspectiva, assinale qual o percentual deve se preservar em área de cerrado não localizada na Amazônia Legal:

 

(EMAGIS) Sobre a jurisprudência do STJ sobre direito ambiental, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Quanto à estrutura do SISNAMA, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) A empresa “Loteadora Simples” implementou um loteamento no Município de São Paulo em plena desconformidade com a legislação que disciplina a regularização dos lotes urbanos, o que causou danos ambientais a um rio federal próximo. Tais danos ocorreram também devido a omissão do Ibama de exercer o seu poder de polícia ambiental. O MPF ajuizou ação civil pública contra a empresa e o Ibama, em litisconsórcio passivo, pedindo que ambos fossem condenados a reparar os danos ao meio ambiente. A partir do caso concreto, a ação deve ser julgada

 

(EMAGIS) Acerca do direito ambiental constitucional, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito do licenciamento ambiental, assinale a alterativa incorreta:

 

(EMAGIS) Acerca das normas de Direito Internacional, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Em relação à disciplina acerca da formalização dos tratados, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Embora os indivíduos tenham papel cada vez mais relevante no Direito Internacional, ainda há, nas Cortes Internacionais, predomínio da titularidade estatal do poder de provocação da jurisdição. Assinale a alternativa que menciona Corte Internacional que aceita petições de indivíduos.

 

(EMAGIS) Sobre o tema da homologação de sentença estrangeira, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) No que se refere às imunidades diplomáticas e consulares, analise os itens a seguir e marque a alternativa apropriada.
(I) Em relação à possibilidade de execução forçada contra o ente estrangeiro, é ainda prevalente a posição do STF no sentido de que, nesse caso, a imunidade do Estado estrangeiro continua sendo absoluta, ou seja, mesmo o sendo a execução forçada advinda de créditos derivado de ato de gestão, os bens do Estado alienígena não estão sujeitos à expropriação forçada, salvo a hipótese de renúncia à imunidade executiva.
(II) No que se refere à imunidade de jurisdição do processo de conhecimento em relação aos atos de império, essa não abarca violações aos direitos humanos.
(III) Em relação aos “cônsules honorários”, que são cidadãos do Estado receptor e não estrangeiros, embora dotados das imunidades consulares, não há  vedação de qualquer forma à prisão preventivas, sendo exigida apenas a notificação prevista no art. 42 da Convenção de Viena sobre relações consulares.

 

(EMAGIS) O Protocolo de Ouro Preto, tratado que complementa o Tratado de Assunção, traz a disciplina acerca dos órgãos do Mercosul. Em relação aos órgãos do Mercosul, é possível afirmar que seu órgão executivo é:

 

(EMAGIS) Em relação à disciplina internacional dos mares e rios, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Acerca das escolas contemporâneas do pensamento jurídico, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Sobre o positivismo jurídico de Hans Kelsen, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Acerca de conceitos jurídicos fundamentais, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) À luz da legislação e jurisprudência relativas ao Estatuo da Magistratura Nacional, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Acerca do Direito e Controle Social, assinale a opção incorreta.

 

Objetivas - Rodada 11.2022

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do princípio da separação de poderes aplicado à contenção judicial na interferência em questões ‘interna corporis’ do Legislativo. Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a classificação das Constituições quanto à correspondência com a realidade, julgue os itens abaixo.

I. Trata-se do chamado “critério ontológico”, propugnado por Karl Loewenstein.

II. As Constituições nominalistas contêm disposições de limitação e controle de dominação política, sem ressonância na sistemática de processo real de poder, e com insuficiente concretização constitucional.

III. As Constituições normativas são simples reflexos da realidade política, servindo como mero instrumento dos donos do poder e das elites políticas, sem limitação do seu conteúdo.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere Instrução Normativa de DETRAN de Estado-membro que disciplina a atuação dos despachantes de trânsito, estabelecendo condições, impondo requisitos, fixando impedimentos, delimitando atribuições e cominando penalidades aos integrantes dessa categoria profissional.

A propósito, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da liberdade de associação (CF, artigo 5º, inciso XX) e também da liberdade sindical (CF, artigo 8º, inciso V).

I. Viola os princípios constitucionais da liberdade de associação e da liberdade sindical, ambos em sua dimensão negativa, a norma legal que condiciona, ainda que indiretamente, o recebimento do benefício do seguro-desemprego à filiação do interessado a colônia de pescadores de sua região.

II. Viola o princípio constitucional da liberdade sindical norma que condiciona o exercício da profissão de carregador e transportador de bagagens à prévia filiação ao sindicato da categoria.

III. As disposições do dispositivo constitucional referente à liberdade sindical (CF, artigo 8º), embora se apliquem à organização de sindicatos rurais, não se aplicam às colônias de pescadores.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Quanto aos bens públicos e aos atos administrativos, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) "Registre-se, no entanto, que as expressões não admitem todo e qualquer significado que venha a ser atribuído pelo intérprete da norma. As expressões possuem significados linguísticos que limitam a atividade interpretativa. Dessa forma, é possível extrair determinadas certezas dos conceitos jurídicos indeterminados: zona de certeza positiva (hipóteses que se inserem no conceito) e zona de certeza negativa (situações que não são englobadas pelo conceito). Entre as “zonas de certezas”, encontra-se a denominada “zona de penumbra” (ou “zona de incerteza”) que compreende hipóteses que geram dúvidas no intérprete sobre a sua adequação ao conceito indeterminado." (OLIVEIRA, Rafael Rezende. Curso de Direito Administrativo, 6ª edição. Método, 03/2018, p. 309).

O excerto acima transcrito tem relação mais direta com o tema


 

(EMAGIS) Quanto às entidades do terceiro setor, marque a alternativa correta.

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) A propósito do regime constitucional do acesso aos cargos públicos, o Supremo Tribunal Federal tem afirmado seu entendimento dominante por meio de diversos precedentes qualificados, dentre os quais:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da anulação, invalidade e ineficácia de negócios jurídicos.

I. Caso o negócio jurídico seja praticado pelas partes do processo e homologados pelo juízo, eventual anulação deve ser perseguida na via da ação rescisória.

II. A fraude à execução constitui negócio jurídico inválido em relação ao exequente, motivo pelo qual para que o bem alienado em fraude seja penhorado para garantia de crédito do exequente é imprescindível a prévia anulação do negócio jurídico praticado em fraude à execução na via da ação anulatória.

III. A fraude contra credores constitui negócio jurídico anulável, com prazo decadencial geral para anulação de dois anos, eis que se trata de hipótese em que a lei dispõe que o ato é anulável sem estabelecer prazo para pleitear-se a anulação.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Os itens abaixo versam sobre os defeitos dos negócios jurídicos. Julgue-os e aponte a alternativa apropriada.

I. São anuláveis os negócios jurídicos, quando as declarações de vontade emanarem de erro substancial que poderia ser percebido por pessoa de diligência normal, em face das circunstâncias do negócio. Não admite expressamente a nossa legislação, no entanto, a anulação do negócio jurídico no chamado “erro de direito".

II. Para os fins do chamado “erro ou ignorância" é irrelevante ser ou não escusável o erro, porque o dispositivo adota o princípio da confiança.

III. Para configuração da lesão, não se exige o chamado dolo de aproveitamento.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Considere que José, pai de João e alimentante deste, suspeite que Maria, sua ex-esposa, mãe de João e detentora da guarda unilateral deste, não está utilizando a pensão em verdadeiro proveito de João.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo inovação introduzida pela Lei 13.058/2014 no Código Civil, a guarda unilateral obriga o pai ou a mãe que não a detenha a supervisionar os interesses dos filhos, e, para possibilitar tal supervisão, qualquer dos genitores sempre será parte legítima para solicitar informações e/ou prestação de contas, objetivas ou subjetivas, em assuntos ou situações que direta ou indiretamente afetem a saúde física e psicológica e a educação de seus filhos.

II. Na situação em questão, a jurisprudência do STJ, mesmo antes da vigência da Lei 13.058/2014, já pacificara compreensão de que José podia propor ação de prestação de contas em face de Maria.

III. Na situação em questão, a jurisprudência do STJ, com a vigência da Lei 13.058/2014, vem se firmando no sentido de que José pode propor ação de prestação de contas em face de Maria.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que o Banco Fomento tenha crédito formalizado em contrato com natureza de título executivo extrajudicial em face do Supermercado Vende Bem, crédito que decorreu de empréstimo de quantia certa para o capital de giro deste. Tenha presente, também, que no contrato haja cláusula compromissória arbitral.

A propósito, considerada a pretensão do Banco Fomento de cobrar seu crédito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere que o Restaurante Por Quilo, sociedade limitada, seja locatário de imóvel comercial, cujo locador é a Galeria Empreendimentos, também sociedade limitada, proprietária do imóvel. Tenha presente que, em decorrência da crise econômica, o Restaurante Por Quilo deixe de pagar os aluguéis e, meses depois, encerre suas atividades, abandonando o imóvel. Nesse quadro, a Galeria Empreendimentos propõe ação de despejo, a despeito de o contrato de locação formalizado entre as partes conter cláusula compromissória estabelecendo que a solução das demandas dele decorrentes ocorrerão na instância arbitral.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a possibilidade jurídica do pedido e sua natureza jurídica adotada pelo CPC/2015, avalie as assertivas que seguem.

I. Com a entrada em vigor do CPC/15, a possibilidade jurídica do pedido não é mais expressamente elencada como condição da ação, limitando-se, neste ponto, o código a dizer que o juiz não resolverá o mérito quando verificar ausência de legitimidade ou de interesse processual.

II. Na Exposição de Motivos do CPC/2015, foi acolhida a doutrina segundo a qual a possibilidade jurídica do pedido é condição da ação, não elemento do mérito do processo, podendo ser inserida na noção de interesse processual.

III. O STJ já adotou a compreensão segundo a qual a possibilidade jurídica do pedido compõe uma parcela do mérito em discussão no processo, suscetível de decomposição e que pode ser examinada em separado dos demais fragmentos que o compõem.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação ao incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR), julgue os itens abaixo.

I. É incabível o incidente de resolução de demandas repetitivas quando um dos tribunais superiores, no âmbito de sua respectiva competência, já tiver afetado recurso para definição de tese sobre questão de direito material ou processual repetitiva.

II. O pedido de instauração do incidente será dirigido ao presidente de tribunal pelo juiz ou relator, por ofício; pelas partes, por petição; pelo Ministério Público ou pela Defensoria Pública, por petição.

III. O amicus curiae não tem legitimidade para recorrer da decisão que julgar o incidente de resolução de demandas repetitivas.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Com relação à ação monitória, aquilate as proposições a seguir.

I. Não há expressa previsão legal em torno do cabimento de ação monitória voltada ao adimplemento de obrigação de fazer ou de não fazer.

II. Não se admite que se considere como prova escrita, para fins de propositura de ação monitória, prova oral documentada.

III. A apelação contra a sentença que julga improcedentes os embargos ao mandado monitório não é dotada de efeito suspensivo automático.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA em relação às ações coletivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam, no âmbito da Criminologia, da Teoria da Subcultura Delinquente.

I. Trata-se de teoria consagrada por Albert Cohen, que caracterizava a subcultura delinquente, dentre outros aspectos, por derivar o crime de uma justificativa racional à ótica do agente, isto é, pelo utilitarismo da ação.

II. Um dos fatores que caracterizam a subcultura delinquente é a ausência de malícia na conduta criminosa, que se explica como reação do agente a anterior comportamento hostil ou agressivo da vítima contra si, seus entes queridos ou seus bens.

III. A subcultura delinquente, consciente que é do desvalor de suas condutas criminosas, caracteriza-se pelo planejamento das atividades delituosas com objetivo de obter vantagens específicas, isso em ordem a logo cessar o comportamento conscientemente desviante.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a aplicação da lei penal no tempo. Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a teoria do crime, assinale a alternativa apropriada.


 

(EMAGIS) No que tange à Parte Especial do Código Penal, julgue os itens abaixo.

I. No crime de homicídio, a jurisprudência do STJ entende ser incompatível a qualificadora do motivo fútil com o dolo eventual.

II. Para o STJ, o fato de a vítima do crime de homicídio ter 15 (quinze) anos de idade não justifica, por si só, a exasperação da pena-base.

III. Comete o crime de perseguição (CP, art. 147-A) quem persegue alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade. Trata-se de infração penal de menor potencial ofensivo.

IV. Tanto o STF quanto o STJ adotam, relativamente à consumação do crime de furto, a teoria da apprehensio (ou amotio). Por isso, consuma-se o crime de furto com a posse de fato da ‘res furtiva’, ainda que por breve espaço de tempo e seguida de perseguição ao agente, sendo prescindível a posse mansa e pacífica ou desvigiada.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as sanções penais e sua execução, marque a alternativa correta.

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) Segundo orientação do Superior Tribunal de Justiça, o “poder geral de cautela”:


 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Surpreendido na posse e na guarda de substância entorpecente ilícita, José da Silva foi preso em flagrante delito, por incurso no artigo 33 da Lei de Drogas. Acolhendo representação do d. representante do Ministério Público, a prisão em flagrante foi convertida em prisão preventiva ao fundamento de que “o crime de tráfico de drogas é grave e vem causando temor à população obreira, em razão de estar relacionado ao aumento da violência e da criminalidade, estando, muitas vezes, ligado ao crime organizado. Além disso, é fonte de desestabilização das relações familiares e sociais, gerando, ainda, grande problema de ordem de saúde pública em razão do crescente número de dependentes químicos. O efeito destrutivo e desagregador do tráfico de drogas, este associado a um mundo de violência, desespero e morte para as suas vítimas e para as comunidades afetadas, justifica tratamento jurídico mais rigoroso em relação aos agentes envolvidos na sua prática.”

Diante desse quadro, é correto afirmar que


 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Sobre o instituto do livramento condicional, é correto afirmar que


 

(EMAGIS) Considere que a sociedade empresarial Desconcentrada Ltda esteja estruturada em matriz e filiais, situadas em cidades distintas entre si. Tenha presente que, relativamente a cobrança tributária de IPI decorrente de saída de produtos de uma de suas filiais, a Filial Vende Mais, constate o corpo jurídico de Desconcentrada Ltda ter havido cobrança e pagamentos indevidos, vez que hipótese de não incidência se tratava. Constata também aludido corpo jurídico que, contra a Filial Vende Menos, há execução fiscal em trâmite por dívida de contribuição previdenciária e nos autos correlatos, pelo Sisbajud, foi bloqueado valor na conta da Matriz da empresa Desconcentrada Ltda. Pretendem os advogados, com efeito, tomar as medidas judiciais cabíveis.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que, relativamente ao ICMS, estabelecendo um programa de incentivo aos setores pecuário, industrial de pescado, agroindustrial e industrial pela via de incentivo fiscal, institua, ao lado de diferimento no recolhimento do imposto, concessão de crédito presumido, redução de base de cálculo, isenção e suspensão do imposto.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Sob a ótica formal, para a constitucionalidade do programa de incentivo fiscal em questão, basta tenha sido aprovado por ‘lei específica’, tal como exige o §6º do artigo 150 da CF para benefícios fiscais em geral.

II. É inconstitucional lei complementar federal que estipule condições para que os benefícios fiscais em questão sejam concedidos, isso sob pena de disfarçada isenção heterônoma.

III. O Estado em questão não tem competência para, de forma unilateral, conceder os benefícios fiscais em questão, que, se não conformes a deliberação coletiva dos Estados e do Distrito Federal, além da observância da disciplina constante na lei complementar federal, serão inconstitucionais, ainda que aprovados em lei estadual específica.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sabe-se que a Medida Provisória nº 1.788, de 29 de dezembro de 1998, publicada no dia seguinte, convertida na Lei nº 9.779, de 19 de janeiro de 1999, instituiu a incidência do Imposto de Renda Retido na Fonte sobre os lucros obtidos nas operações de hedge, retirando-se a isenção conferida pela Lei nº 8.981/95.

A propósito, tendo presente a disciplina do imposto de renda e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que, de iniciativa parlamentar, crie determinada obrigação a ser prestada por órgão da Administração Pública, obrigação correlata à prestação dos serviços de sua atribuição, e que, por força da obrigação criada, haja incremento na despesa a ser suportada pelo orçamento do Poder Executivo.

A propósito, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual segundo a qual “É vedado o depósito de lixo atômico não produzido no Estado e a instalação de usinas nucleares no território estadual.”

As assertivas que seguem tratam da norma em questão e da disciplina constitucional das atividades nucleares em território nacional, devendo ser avaliadas também em consonância com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e com o magistério da doutrina. Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a educação como serviço público e também como atividade econômica sujeita a regulamentação estatal, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a Constituição Federal, a educação infantil deve ser prestada pelo Estado em creche e pré-escola para crianças até os 6 anos de idade.

II. Para o STF, é inconstitucional norma da Lei 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB) que estabelece o início do ensino fundamental para as crianças aos seis anos de idade, vez que a idade de corte para início imposta pelo texto da Constituição Federal é 5 anos de idade.

III. Para o STF, lei estadual que estabeleça idade de corte para o ingresso da criança no ensino fundamental apenas é constitucional se tal idade for inferior à estabelecida na LDB.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Osmar ingressou com ação judicial em face da fabricante do telefone celular, alegando que houve problemas ainda no período de vigência da garantia legal. No momento da contestação, a parte ré apresentou o laudo realizado pela assistência técnica autorizada da fabricante, indicando que o problema apresentado no aparelho celular se relaciona ao mau uso, documento esse acompanhado por fotografia que demonstra marcas compatíveis com choque físico no bem, ao passo que Osmar requereu a inversão do ônus da prova.

A respeito de tal situação, é CORRETO afirmar que:


 

(EMAGIS) Segundo a Lei nº 12.594/2012, que instituiu o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), assinale a alternativa correta:


 

(DPE/PI – CEBRASPE – 2022) Com relação ao sistema interamericano de proteção dos direitos humanos e a instrumentos normativos internacionais, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Sobre a extradição, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Analise as proposições abaixo:

I. O Tribunal Superior Eleitoral elegerá seu Presidente e o Vice-Presidente dentre os Ministros do Supremo Tribunal Federal, e o Corregedor Eleitoral dentre os Ministros do Superior Tribunal de Justiça.

II. Cabe à lei ordinária federal dispor sobre a organização e competência dos tribunais, dos juízes de direito e das juntas eleitorais.

III. São irrecorríveis as decisões do Tribunal Superior Eleitoral, salvo as que contrariarem a Constituição Federal e as denegatórias de habeas corpus ou mandado de segurança.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Sobre os princípios constitucionais da Seguridade Social, a Assistência Social e os regimes de previdência social existentes, considere:

I. Nenhum benefício ou serviço da seguridade social – ou seja, consideradas a previdência social, a assistência social e a saúde – poderá ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total.

II. Joaquina, de 27 (vinte e sete) anos de idade, é portadora de impedimento de longo prazo, de natureza mental, que obstrui sua plena e efetiva participação na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas, impedindo-lhe de prover ao próprio sustento. Vive com seus pais, sob o mesmo teto, com renda familiar per capita inferior a ¼ (um quarto) do salário mínimo. Neste caso, independentemente de Joaquina ter realizado qualquer recolhimento de contribuição à seguridade social, ou mesmo seus pais, terá direito ao recebimento de um salário mínimo mensal, sob a forma de benefício próprio à Assistência Social.

III. O regime de capitalização é adotado no Regime Geral de Previdência Social (RGPS), ao passo que o regime de repartição simples é característico dos planos de previdência privada.

IV. Após regular aprovação em concurso público, Pedro foi investido em cargo público de provimento efetivo, junto a pequeno Município do sertão nordestino. Neste caso, diante das informações fornecidas, é correto afirmar que Pedro está excluído do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

Estão CORRETOS somente os itens:


 

(Procurador do Município de Presidente Prudente/SP – VUNESP – 2016) Os adicionais de insalubridade ou periculosidade

 

(Procurador do Estado do Mato Grosso do Sul – 2016) Em relação ao processo do trabalho, assinale a alternativa correta:


 

(MP/TO – 2022) À luz das regras processuais que regulam a atuação do Ministério Público, assinale a opção correta.


 

(DPE/MS – FGV – 2022) Laura, moradora da comunidade do Mosquito, procura a Defensoria Pública para informar que está sendo constantemente molestada por seu vizinho, Fábio, com violações à “Lei do Silêncio” e às regras de boa convivência. Entretanto, o que mais está a incomodar Laura, segundo narra, foi o fato de Fábio ter pintado, na parede de seu próprio imóvel, bem diante da porta de saída para a rua de Laura, um emblema religioso contrário à religião professada por ela.

Diante desse cenário e dos papéis institucionais da Defensoria Pública e ciente do pleito de Laura para que Fábio apague aquela pintura, segundo a legislação de regência, é correto afirmar que:

 

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 11.2022

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da anulação, invalidade e ineficácia de negócios jurídicos.

I. Caso o negócio jurídico seja praticado pelas partes do processo e homologados pelo juízo, eventual anulação deve ser perseguida na via da ação rescisória.

II. A fraude à execução constitui negócio jurídico inválido em relação ao exequente, motivo pelo qual para que o bem alienado em fraude seja penhorado para garantia de crédito do exequente é imprescindível a prévia anulação do negócio jurídico praticado em fraude à execução na via da ação anulatória.

III. A fraude contra credores constitui negócio jurídico anulável, com prazo decadencial geral para anulação de dois anos, eis que se trata de hipótese em que a lei dispõe que o ato é anulável sem estabelecer prazo para pleitear-se a anulação.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Os itens abaixo versam sobre os defeitos dos negócios jurídicos. Julgue-os e aponte a alternativa apropriada.

I. São anuláveis os negócios jurídicos, quando as declarações de vontade emanarem de erro substancial que poderia ser percebido por pessoa de diligência normal, em face das circunstâncias do negócio. Não admite expressamente a nossa legislação, no entanto, a anulação do negócio jurídico no chamado “erro de direito".

II. Para os fins do chamado “erro ou ignorância" é irrelevante ser ou não escusável o erro, porque o dispositivo adota o princípio da confiança.

III. Para configuração da lesão, não se exige o chamado dolo de aproveitamento.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Considere que José, pai de João e alimentante deste, suspeite que Maria, sua ex-esposa, mãe de João e detentora da guarda unilateral deste, não está utilizando a pensão em verdadeiro proveito de João.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo inovação introduzida pela Lei 13.058/2014 no Código Civil, a guarda unilateral obriga o pai ou a mãe que não a detenha a supervisionar os interesses dos filhos, e, para possibilitar tal supervisão, qualquer dos genitores sempre será parte legítima para solicitar informações e/ou prestação de contas, objetivas ou subjetivas, em assuntos ou situações que direta ou indiretamente afetem a saúde física e psicológica e a educação de seus filhos.

II. Na situação em questão, a jurisprudência do STJ, mesmo antes da vigência da Lei 13.058/2014, já pacificara compreensão de que José podia propor ação de prestação de contas em face de Maria.

III. Na situação em questão, a jurisprudência do STJ, com a vigência da Lei 13.058/2014, vem se firmando no sentido de que José pode propor ação de prestação de contas em face de Maria.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a possibilidade jurídica do pedido e sua natureza jurídica adotada pelo CPC/2015, avalie as assertivas que seguem.

I. Com a entrada em vigor do CPC/15, a possibilidade jurídica do pedido não é mais expressamente elencada como condição da ação, limitando-se, neste ponto, o código a dizer que o juiz não resolverá o mérito quando verificar ausência de legitimidade ou de interesse processual.

II. Na Exposição de Motivos do CPC/2015, foi acolhida a doutrina segundo a qual a possibilidade jurídica do pedido é condição da ação, não elemento do mérito do processo, podendo ser inserida na noção de interesse processual.

III. O STJ já adotou a compreensão segundo a qual a possibilidade jurídica do pedido compõe uma parcela do mérito em discussão no processo, suscetível de decomposição e que pode ser examinada em separado dos demais fragmentos que o compõem.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação ao incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR), julgue os itens abaixo.

I. É incabível o incidente de resolução de demandas repetitivas quando um dos tribunais superiores, no âmbito de sua respectiva competência, já tiver afetado recurso para definição de tese sobre questão de direito material ou processual repetitiva.

II. O pedido de instauração do incidente será dirigido ao presidente de tribunal pelo juiz ou relator, por ofício; pelas partes, por petição; pelo Ministério Público ou pela Defensoria Pública, por petição.

III. O amicus curiae não tem legitimidade para recorrer da decisão que julgar o incidente de resolução de demandas repetitivas.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Com relação à ação monitória, aquilate as proposições a seguir.

I. Não há expressa previsão legal em torno do cabimento de ação monitória voltada ao adimplemento de obrigação de fazer ou de não fazer.

II. Não se admite que se considere como prova escrita, para fins de propositura de ação monitória, prova oral documentada.

III. A apelação contra a sentença que julga improcedentes os embargos ao mandado monitório não é dotada de efeito suspensivo automático.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Osmar ingressou com ação judicial em face da fabricante do telefone celular, alegando que houve problemas ainda no período de vigência da garantia legal. No momento da contestação, a parte ré apresentou o laudo realizado pela assistência técnica autorizada da fabricante, indicando que o problema apresentado no aparelho celular se relaciona ao mau uso, documento esse acompanhado por fotografia que demonstra marcas compatíveis com choque físico no bem, ao passo que Osmar requereu a inversão do ônus da prova.

A respeito de tal situação, é CORRETO afirmar que:


 

(EMAGIS) Segundo a Lei nº 12.594/2012, que instituiu o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam, no âmbito da Criminologia, da Teoria da Subcultura Delinquente.

I. Trata-se de teoria consagrada por Albert Cohen, que caracterizava a subcultura delinquente, dentre outros aspectos, por derivar o crime de uma justificativa racional à ótica do agente, isto é, pelo utilitarismo da ação.

II. Um dos fatores que caracterizam a subcultura delinquente é a ausência de malícia na conduta criminosa, que se explica como reação do agente a anterior comportamento hostil ou agressivo da vítima contra si, seus entes queridos ou seus bens.

III. A subcultura delinquente, consciente que é do desvalor de suas condutas criminosas, caracteriza-se pelo planejamento das atividades delituosas com objetivo de obter vantagens específicas, isso em ordem a logo cessar o comportamento conscientemente desviante.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a aplicação da lei penal no tempo. Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a teoria do crime, assinale a alternativa apropriada.


 

(EMAGIS) No que tange à Parte Especial do Código Penal, julgue os itens abaixo.

I. No crime de homicídio, a jurisprudência do STJ entende ser incompatível a qualificadora do motivo fútil com o dolo eventual.

II. Para o STJ, o fato de a vítima do crime de homicídio ter 15 (quinze) anos de idade não justifica, por si só, a exasperação da pena-base.

III. Comete o crime de perseguição (CP, art. 147-A) quem persegue alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade. Trata-se de infração penal de menor potencial ofensivo.

IV. Tanto o STF quanto o STJ adotam, relativamente à consumação do crime de furto, a teoria da apprehensio (ou amotio). Por isso, consuma-se o crime de furto com a posse de fato da ‘res furtiva’, ainda que por breve espaço de tempo e seguida de perseguição ao agente, sendo prescindível a posse mansa e pacífica ou desvigiada.

Estão corretos somente os itens:

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) Segundo orientação do Superior Tribunal de Justiça, o “poder geral de cautela”:


 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Surpreendido na posse e na guarda de substância entorpecente ilícita, José da Silva foi preso em flagrante delito, por incurso no artigo 33 da Lei de Drogas. Acolhendo representação do d. representante do Ministério Público, a prisão em flagrante foi convertida em prisão preventiva ao fundamento de que “o crime de tráfico de drogas é grave e vem causando temor à população obreira, em razão de estar relacionado ao aumento da violência e da criminalidade, estando, muitas vezes, ligado ao crime organizado. Além disso, é fonte de desestabilização das relações familiares e sociais, gerando, ainda, grande problema de ordem de saúde pública em razão do crescente número de dependentes químicos. O efeito destrutivo e desagregador do tráfico de drogas, este associado a um mundo de violência, desespero e morte para as suas vítimas e para as comunidades afetadas, justifica tratamento jurídico mais rigoroso em relação aos agentes envolvidos na sua prática.”

Diante desse quadro, é correto afirmar que


 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Sobre o instituto do livramento condicional, é correto afirmar que


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do princípio da separação de poderes aplicado à contenção judicial na interferência em questões ‘interna corporis’ do Legislativo. Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a classificação das Constituições quanto à correspondência com a realidade, julgue os itens abaixo.

I. Trata-se do chamado “critério ontológico”, propugnado por Karl Loewenstein.

II. As Constituições nominalistas contêm disposições de limitação e controle de dominação política, sem ressonância na sistemática de processo real de poder, e com insuficiente concretização constitucional.

III. As Constituições normativas são simples reflexos da realidade política, servindo como mero instrumento dos donos do poder e das elites políticas, sem limitação do seu conteúdo.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere Instrução Normativa de DETRAN de Estado-membro que disciplina a atuação dos despachantes de trânsito, estabelecendo condições, impondo requisitos, fixando impedimentos, delimitando atribuições e cominando penalidades aos integrantes dessa categoria profissional.

A propósito, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da liberdade de associação (CF, artigo 5º, inciso XX) e também da liberdade sindical (CF, artigo 8º, inciso V).

I. Viola os princípios constitucionais da liberdade de associação e da liberdade sindical, ambos em sua dimensão negativa, a norma legal que condiciona, ainda que indiretamente, o recebimento do benefício do seguro-desemprego à filiação do interessado a colônia de pescadores de sua região.

II. Viola o princípio constitucional da liberdade sindical norma que condiciona o exercício da profissão de carregador e transportador de bagagens à prévia filiação ao sindicato da categoria.

III. As disposições do dispositivo constitucional referente à liberdade sindical (CF, artigo 8º), embora se apliquem à organização de sindicatos rurais, não se aplicam às colônias de pescadores.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Analise as proposições abaixo:

I. O Tribunal Superior Eleitoral elegerá seu Presidente e o Vice-Presidente dentre os Ministros do Supremo Tribunal Federal, e o Corregedor Eleitoral dentre os Ministros do Superior Tribunal de Justiça.

II. Cabe à lei ordinária federal dispor sobre a organização e competência dos tribunais, dos juízes de direito e das juntas eleitorais.

III. São irrecorríveis as decisões do Tribunal Superior Eleitoral, salvo as que contrariarem a Constituição Federal e as denegatórias de habeas corpus ou mandado de segurança.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Considere que o Banco Fomento tenha crédito formalizado em contrato com natureza de título executivo extrajudicial em face do Supermercado Vende Bem, crédito que decorreu de empréstimo de quantia certa para o capital de giro deste. Tenha presente, também, que no contrato haja cláusula compromissória arbitral.

A propósito, considerada a pretensão do Banco Fomento de cobrar seu crédito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere que o Restaurante Por Quilo, sociedade limitada, seja locatário de imóvel comercial, cujo locador é a Galeria Empreendimentos, também sociedade limitada, proprietária do imóvel. Tenha presente que, em decorrência da crise econômica, o Restaurante Por Quilo deixe de pagar os aluguéis e, meses depois, encerre suas atividades, abandonando o imóvel. Nesse quadro, a Galeria Empreendimentos propõe ação de despejo, a despeito de o contrato de locação formalizado entre as partes conter cláusula compromissória estabelecendo que a solução das demandas dele decorrentes ocorrerão na instância arbitral.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere que a sociedade empresarial Desconcentrada Ltda esteja estruturada em matriz e filiais, situadas em cidades distintas entre si. Tenha presente que, relativamente a cobrança tributária de IPI decorrente de saída de produtos de uma de suas filiais, a Filial Vende Mais, constate o corpo jurídico de Desconcentrada Ltda ter havido cobrança e pagamentos indevidos, vez que hipótese de não incidência se tratava. Constata também aludido corpo jurídico que, contra a Filial Vende Menos, há execução fiscal em trâmite por dívida de contribuição previdenciária e nos autos correlatos, pelo Sisbajud, foi bloqueado valor na conta da Matriz da empresa Desconcentrada Ltda. Pretendem os advogados, com efeito, tomar as medidas judiciais cabíveis.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que, relativamente ao ICMS, estabelecendo um programa de incentivo aos setores pecuário, industrial de pescado, agroindustrial e industrial pela via de incentivo fiscal, institua, ao lado de diferimento no recolhimento do imposto, concessão de crédito presumido, redução de base de cálculo, isenção e suspensão do imposto.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Sob a ótica formal, para a constitucionalidade do programa de incentivo fiscal em questão, basta tenha sido aprovado por ‘lei específica’, tal como exige o §6º do artigo 150 da CF para benefícios fiscais em geral.

II. É inconstitucional lei complementar federal que estipule condições para que os benefícios fiscais em questão sejam concedidos, isso sob pena de disfarçada isenção heterônoma.

III. O Estado em questão não tem competência para, de forma unilateral, conceder os benefícios fiscais em questão, que, se não conformes a deliberação coletiva dos Estados e do Distrito Federal, além da observância da disciplina constante na lei complementar federal, serão inconstitucionais, ainda que aprovados em lei estadual específica.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual segundo a qual “É vedado o depósito de lixo atômico não produzido no Estado e a instalação de usinas nucleares no território estadual.”

As assertivas que seguem tratam da norma em questão e da disciplina constitucional das atividades nucleares em território nacional, devendo ser avaliadas também em consonância com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e com o magistério da doutrina. Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Quanto aos bens públicos e aos atos administrativos, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) "Registre-se, no entanto, que as expressões não admitem todo e qualquer significado que venha a ser atribuído pelo intérprete da norma. As expressões possuem significados linguísticos que limitam a atividade interpretativa. Dessa forma, é possível extrair determinadas certezas dos conceitos jurídicos indeterminados: zona de certeza positiva (hipóteses que se inserem no conceito) e zona de certeza negativa (situações que não são englobadas pelo conceito). Entre as “zonas de certezas”, encontra-se a denominada “zona de penumbra” (ou “zona de incerteza”) que compreende hipóteses que geram dúvidas no intérprete sobre a sua adequação ao conceito indeterminado." (OLIVEIRA, Rafael Rezende. Curso de Direito Administrativo, 6ª edição. Método, 03/2018, p. 309).

O excerto acima transcrito tem relação mais direta com o tema


 

(EMAGIS) Quanto às entidades do terceiro setor, marque a alternativa correta.

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) A propósito do regime constitucional do acesso aos cargos públicos, o Supremo Tribunal Federal tem afirmado seu entendimento dominante por meio de diversos precedentes qualificados, dentre os quais:

 

(MP/TO – 2022) À luz das regras processuais que regulam a atuação do Ministério Público, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA em relação às ações coletivas:

 

(DPE/PI – CEBRASPE – 2022) Com relação ao sistema interamericano de proteção dos direitos humanos e a instrumentos normativos internacionais, assinale a opção correta.


 

Defensoria Pública Estadual - Rodada 11.2022

Pedro, atualmente com 19 anos de idade, é criado como filho pela tia (Maria) desde seus dois anos de idade. Durante todo este tempo, Pedro viveu em Belo Horizonte-MG, na companhia e responsabilidade da tia, que lhe ofereceu toda a assistência moral, material, intelectual e afetiva como se seu filho fosse, estabelecendo-se uma relação de cuidado, respeito, consideração e afeto entre ambos. Contudo, sem registros cartorários que consolidassem o estado de filiação. João, pai de Pedro e irmão de Maria, mantém frequentemente contato com o filho. Preserva sua relação de pai e de amizade com Pedro, reconhecendo a importância que Maria tem na vida do filho. Por outro lado, a mãe de Pedro (Letícia) se encontra em local incerto, estando há muitos anos sem dar notícias e sem procurar qualquer contato com o filho, Maria e João.

Pedro e Maria buscaram o auxílio da Defensoria Pública para que a relação de filiação narrada fosse reconhecida, formalizando a maternidade de Maria que é solteira e não possui filhos.

Na condição de Defensor(a) Público(a), elabore a peça processual relativa à medida cabível para o caso.

 

PGE/PGM - Rodada 11.2022

A Associação dos Candidatos Aprovados no Concurso de Agentes Fiscais de Rendas impetrou mandado de segurança contra o Secretário de Gestão de Pessoas e Recursos Humanos do Estado GAMA, apontando como ato coator a publicação do Edital 12/2021 para seleção de candidatos para o mesmo cargo para o qual foram aprovados, nos termos do edital publicado em janeiro de 2012, expirado no mesmo mês do ano de 2016, por força de prorrogação. A associação impetrante alegou violação de direito líquido e certo dos candidatos à nomeação, pois o oferecimento de novas vagas teria consumado a preterição dos aprovados no concurso anterior. A autoridade impetrada solicita à Procuradoria a apresentação de fundamentação jurídica, para respaldar a apresentação das informações no MS, sobre os seguintes pontos:

A. Legitimidade da associação para a impetração do mandado de segurança.

B. Observância do prazo para a impetração e, eventualmente, se operada a decadência.

C. Direito subjetivo ou mera expectativa de direito à nomeação de candidato aprovado em concurso público.

Apresente a peça adequada, com os fundamentos jurídicos pertinentes.

 

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 11.2022

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da anulação, invalidade e ineficácia de negócios jurídicos.

I. Caso o negócio jurídico seja praticado pelas partes do processo e homologados pelo juízo, eventual anulação deve ser perseguida na via da ação rescisória.

II. A fraude à execução constitui negócio jurídico inválido em relação ao exequente, motivo pelo qual para que o bem alienado em fraude seja penhorado para garantia de crédito do exequente é imprescindível a prévia anulação do negócio jurídico praticado em fraude à execução na via da ação anulatória.

III. A fraude contra credores constitui negócio jurídico anulável, com prazo decadencial geral para anulação de dois anos, eis que se trata de hipótese em que a lei dispõe que o ato é anulável sem estabelecer prazo para pleitear-se a anulação.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Os itens abaixo versam sobre os defeitos dos negócios jurídicos. Julgue-os e aponte a alternativa apropriada.

I. São anuláveis os negócios jurídicos, quando as declarações de vontade emanarem de erro substancial que poderia ser percebido por pessoa de diligência normal, em face das circunstâncias do negócio. Não admite expressamente a nossa legislação, no entanto, a anulação do negócio jurídico no chamado “erro de direito".

II. Para os fins do chamado “erro ou ignorância" é irrelevante ser ou não escusável o erro, porque o dispositivo adota o princípio da confiança.

III. Para configuração da lesão, não se exige o chamado dolo de aproveitamento.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Considere que José, pai de João e alimentante deste, suspeite que Maria, sua ex-esposa, mãe de João e detentora da guarda unilateral deste, não está utilizando a pensão em verdadeiro proveito de João.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo inovação introduzida pela Lei 13.058/2014 no Código Civil, a guarda unilateral obriga o pai ou a mãe que não a detenha a supervisionar os interesses dos filhos, e, para possibilitar tal supervisão, qualquer dos genitores sempre será parte legítima para solicitar informações e/ou prestação de contas, objetivas ou subjetivas, em assuntos ou situações que direta ou indiretamente afetem a saúde física e psicológica e a educação de seus filhos.

II. Na situação em questão, a jurisprudência do STJ, mesmo antes da vigência da Lei 13.058/2014, já pacificara compreensão de que José podia propor ação de prestação de contas em face de Maria.

III. Na situação em questão, a jurisprudência do STJ, com a vigência da Lei 13.058/2014, vem se firmando no sentido de que José pode propor ação de prestação de contas em face de Maria.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a possibilidade jurídica do pedido e sua natureza jurídica adotada pelo CPC/2015, avalie as assertivas que seguem.

I. Com a entrada em vigor do CPC/15, a possibilidade jurídica do pedido não é mais expressamente elencada como condição da ação, limitando-se, neste ponto, o código a dizer que o juiz não resolverá o mérito quando verificar ausência de legitimidade ou de interesse processual.

II. Na Exposição de Motivos do CPC/2015, foi acolhida a doutrina segundo a qual a possibilidade jurídica do pedido é condição da ação, não elemento do mérito do processo, podendo ser inserida na noção de interesse processual.

III. O STJ já adotou a compreensão segundo a qual a possibilidade jurídica do pedido compõe uma parcela do mérito em discussão no processo, suscetível de decomposição e que pode ser examinada em separado dos demais fragmentos que o compõem.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação ao incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR), julgue os itens abaixo.

I. É incabível o incidente de resolução de demandas repetitivas quando um dos tribunais superiores, no âmbito de sua respectiva competência, já tiver afetado recurso para definição de tese sobre questão de direito material ou processual repetitiva.

II. O pedido de instauração do incidente será dirigido ao presidente de tribunal pelo juiz ou relator, por ofício; pelas partes, por petição; pelo Ministério Público ou pela Defensoria Pública, por petição.

III. O amicus curiae não tem legitimidade para recorrer da decisão que julgar o incidente de resolução de demandas repetitivas.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Com relação à ação monitória, aquilate as proposições a seguir.

I. Não há expressa previsão legal em torno do cabimento de ação monitória voltada ao adimplemento de obrigação de fazer ou de não fazer.

II. Não se admite que se considere como prova escrita, para fins de propositura de ação monitória, prova oral documentada.

III. A apelação contra a sentença que julga improcedentes os embargos ao mandado monitório não é dotada de efeito suspensivo automático.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA em relação às ações coletivas:

 

(EMAGIS) Osmar ingressou com ação judicial em face da fabricante do telefone celular, alegando que houve problemas ainda no período de vigência da garantia legal. No momento da contestação, a parte ré apresentou o laudo realizado pela assistência técnica autorizada da fabricante, indicando que o problema apresentado no aparelho celular se relaciona ao mau uso, documento esse acompanhado por fotografia que demonstra marcas compatíveis com choque físico no bem, ao passo que Osmar requereu a inversão do ônus da prova.

A respeito de tal situação, é CORRETO afirmar que:


 

(EMAGIS) Segundo a Lei nº 12.594/2012, que instituiu o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam, no âmbito da Criminologia, da Teoria da Subcultura Delinquente.

I. Trata-se de teoria consagrada por Albert Cohen, que caracterizava a subcultura delinquente, dentre outros aspectos, por derivar o crime de uma justificativa racional à ótica do agente, isto é, pelo utilitarismo da ação.

II. Um dos fatores que caracterizam a subcultura delinquente é a ausência de malícia na conduta criminosa, que se explica como reação do agente a anterior comportamento hostil ou agressivo da vítima contra si, seus entes queridos ou seus bens.

III. A subcultura delinquente, consciente que é do desvalor de suas condutas criminosas, caracteriza-se pelo planejamento das atividades delituosas com objetivo de obter vantagens específicas, isso em ordem a logo cessar o comportamento conscientemente desviante.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a aplicação da lei penal no tempo. Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a teoria do crime, assinale a alternativa apropriada.


 

(EMAGIS) No que tange à Parte Especial do Código Penal, julgue os itens abaixo.

I. No crime de homicídio, a jurisprudência do STJ entende ser incompatível a qualificadora do motivo fútil com o dolo eventual.

II. Para o STJ, o fato de a vítima do crime de homicídio ter 15 (quinze) anos de idade não justifica, por si só, a exasperação da pena-base.

III. Comete o crime de perseguição (CP, art. 147-A) quem persegue alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade. Trata-se de infração penal de menor potencial ofensivo.

IV. Tanto o STF quanto o STJ adotam, relativamente à consumação do crime de furto, a teoria da apprehensio (ou amotio). Por isso, consuma-se o crime de furto com a posse de fato da ‘res furtiva’, ainda que por breve espaço de tempo e seguida de perseguição ao agente, sendo prescindível a posse mansa e pacífica ou desvigiada.

Estão corretos somente os itens:

 

(MP/GO – Promotor de Justiça Substituto – FGV – 2022) Segundo orientação do Superior Tribunal de Justiça, o “poder geral de cautela”:


 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Surpreendido na posse e na guarda de substância entorpecente ilícita, José da Silva foi preso em flagrante delito, por incurso no artigo 33 da Lei de Drogas. Acolhendo representação do d. representante do Ministério Público, a prisão em flagrante foi convertida em prisão preventiva ao fundamento de que “o crime de tráfico de drogas é grave e vem causando temor à população obreira, em razão de estar relacionado ao aumento da violência e da criminalidade, estando, muitas vezes, ligado ao crime organizado. Além disso, é fonte de desestabilização das relações familiares e sociais, gerando, ainda, grande problema de ordem de saúde pública em razão do crescente número de dependentes químicos. O efeito destrutivo e desagregador do tráfico de drogas, este associado a um mundo de violência, desespero e morte para as suas vítimas e para as comunidades afetadas, justifica tratamento jurídico mais rigoroso em relação aos agentes envolvidos na sua prática.”

Diante desse quadro, é correto afirmar que


 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2021) Sobre o instituto do livramento condicional, é correto afirmar que


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do princípio da separação de poderes aplicado à contenção judicial na interferência em questões ‘interna corporis’ do Legislativo. Marque a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a classificação das Constituições quanto à correspondência com a realidade, julgue os itens abaixo.

I. Trata-se do chamado “critério ontológico”, propugnado por Karl Loewenstein.

II. As Constituições nominalistas contêm disposições de limitação e controle de dominação política, sem ressonância na sistemática de processo real de poder, e com insuficiente concretização constitucional.

III. As Constituições normativas são simples reflexos da realidade política, servindo como mero instrumento dos donos do poder e das elites políticas, sem limitação do seu conteúdo.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere Instrução Normativa de DETRAN de Estado-membro que disciplina a atuação dos despachantes de trânsito, estabelecendo condições, impondo requisitos, fixando impedimentos, delimitando atribuições e cominando penalidades aos integrantes dessa categoria profissional.

A propósito, tendo presente a disciplina da Constituição Federal e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da liberdade de associação (CF, artigo 5º, inciso XX) e também da liberdade sindical (CF, artigo 8º, inciso V).

I. Viola os princípios constitucionais da liberdade de associação e da liberdade sindical, ambos em sua dimensão negativa, a norma legal que condiciona, ainda que indiretamente, o recebimento do benefício do seguro-desemprego à filiação do interessado a colônia de pescadores de sua região.

II. Viola o princípio constitucional da liberdade sindical norma que condiciona o exercício da profissão de carregador e transportador de bagagens à prévia filiação ao sindicato da categoria.

III. As disposições do dispositivo constitucional referente à liberdade sindical (CF, artigo 8º), embora se apliquem à organização de sindicatos rurais, não se aplicam às colônias de pescadores.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Analise as proposições abaixo:

I. O Tribunal Superior Eleitoral elegerá seu Presidente e o Vice-Presidente dentre os Ministros do Supremo Tribunal Federal, e o Corregedor Eleitoral dentre os Ministros do Superior Tribunal de Justiça.

II. Cabe à lei ordinária federal dispor sobre a organização e competência dos tribunais, dos juízes de direito e das juntas eleitorais.

III. São irrecorríveis as decisões do Tribunal Superior Eleitoral, salvo as que contrariarem a Constituição Federal e as denegatórias de habeas corpus ou mandado de segurança.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Considere que o Banco Fomento tenha crédito formalizado em contrato com natureza de título executivo extrajudicial em face do Supermercado Vende Bem, crédito que decorreu de empréstimo de quantia certa para o capital de giro deste. Tenha presente, também, que no contrato haja cláusula compromissória arbitral.

A propósito, considerada a pretensão do Banco Fomento de cobrar seu crédito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere que o Restaurante Por Quilo, sociedade limitada, seja locatário de imóvel comercial, cujo locador é a Galeria Empreendimentos, também sociedade limitada, proprietária do imóvel. Tenha presente que, em decorrência da crise econômica, o Restaurante Por Quilo deixe de pagar os aluguéis e, meses depois, encerre suas atividades, abandonando o imóvel. Nesse quadro, a Galeria Empreendimentos propõe ação de despejo, a despeito de o contrato de locação formalizado entre as partes conter cláusula compromissória estabelecendo que a solução das demandas dele decorrentes ocorrerão na instância arbitral.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere que a sociedade empresarial Desconcentrada Ltda esteja estruturada em matriz e filiais, situadas em cidades distintas entre si. Tenha presente que, relativamente a cobrança tributária de IPI decorrente de saída de produtos de uma de suas filiais, a Filial Vende Mais, constate o corpo jurídico de Desconcentrada Ltda ter havido cobrança e pagamentos indevidos, vez que hipótese de não incidência se tratava. Constata também aludido corpo jurídico que, contra a Filial Vende Menos, há execução fiscal em trâmite por dívida de contribuição previdenciária e nos autos correlatos, pelo Sisbajud, foi bloqueado valor na conta da Matriz da empresa Desconcentrada Ltda. Pretendem os advogados, com efeito, tomar as medidas judiciais cabíveis.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que, relativamente ao ICMS, estabelecendo um programa de incentivo aos setores pecuário, industrial de pescado, agroindustrial e industrial pela via de incentivo fiscal, institua, ao lado de diferimento no recolhimento do imposto, concessão de crédito presumido, redução de base de cálculo, isenção e suspensão do imposto.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Sob a ótica formal, para a constitucionalidade do programa de incentivo fiscal em questão, basta tenha sido aprovado por ‘lei específica’, tal como exige o §6º do artigo 150 da CF para benefícios fiscais em geral.

II. É inconstitucional lei complementar federal que estipule condições para que os benefícios fiscais em questão sejam concedidos, isso sob pena de disfarçada isenção heterônoma.

III. O Estado em questão não tem competência para, de forma unilateral, conceder os benefícios fiscais em questão, que, se não conformes a deliberação coletiva dos Estados e do Distrito Federal, além da observância da disciplina constante na lei complementar federal, serão inconstitucionais, ainda que aprovados em lei estadual específica.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual segundo a qual “É vedado o depósito de lixo atômico não produzido no Estado e a instalação de usinas nucleares no território estadual.”

As assertivas que seguem tratam da norma em questão e da disciplina constitucional das atividades nucleares em território nacional, devendo ser avaliadas também em consonância com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e com o magistério da doutrina. Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Quanto aos bens públicos e aos atos administrativos, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) "Registre-se, no entanto, que as expressões não admitem todo e qualquer significado que venha a ser atribuído pelo intérprete da norma. As expressões possuem significados linguísticos que limitam a atividade interpretativa. Dessa forma, é possível extrair determinadas certezas dos conceitos jurídicos indeterminados: zona de certeza positiva (hipóteses que se inserem no conceito) e zona de certeza negativa (situações que não são englobadas pelo conceito). Entre as “zonas de certezas”, encontra-se a denominada “zona de penumbra” (ou “zona de incerteza”) que compreende hipóteses que geram dúvidas no intérprete sobre a sua adequação ao conceito indeterminado." (OLIVEIRA, Rafael Rezende. Curso de Direito Administrativo, 6ª edição. Método, 03/2018, p. 309).

O excerto acima transcrito tem relação mais direta com o tema


 

(EMAGIS) Quanto às entidades do terceiro setor, marque a alternativa correta.

 

(PGE/GO – Procurador do Estado – FCC – 2021) A propósito do regime constitucional do acesso aos cargos públicos, o Supremo Tribunal Federal tem afirmado seu entendimento dominante por meio de diversos precedentes qualificados, dentre os quais:

 

  9356 item(ns)
Primeiro Anterior  170   171   172   173   174  Proximo Ultimo

Cesta de Rodadas Pretéritas

Adicione à cesta os planos das Rodadas Pretéritas que você deseja adquirir.

    Valor Total: R$ ...

    • 1

    Copyright © 2010-2025 - Emagis - Todos os direitos reservados - CNPJ: 12.626.846/0001-10
    O Emagis é uma instituição privada, não possuindo qualquer vinculação a órgãos públicos. ILION.com.br