Emagis
Emagis
HOME MATRICULE-SE POR QUE APROVAMOS MAIS? ENTENDA OS CURSOS RESULTADOS ÁREA RESTRITA
NEWSLETTER
CONTATO
Magistratura MAGISTRATURA
Magistratura MINISTÉRIO PÚBLICO
Magistratura DEFENSORIA PÚBLICA
Magistratura PROCURADORIA
Magistratura DELEGADO DE POLICIA
Programas de Estudos PROGRAMAS DE ESTUDO
Planos de Questões/Provas PLANOS DE QUESTÕES/PROVAS
Cursos Intensivos Simulados CURSOS INTENSIVOS SIMULADOS
Videoaulas VIDEOAULAS
Rodadas Pretéritas RODADAS PRETÉRITAS
Downloads DOWNLOADS
Facebook Intagran Youtube Twitter
Emagis
Bem-vindo(a)



INÍCIO (ÁREA RESTRITA) AVISOS MINHA CONTA ALTERAR DADOS CADASTRAIS RENOVAR/ADQUIRIR PLANO CERTIFICADOS INDIQUE UM AMIGO SAIR
FAÇA SEU LOGIN


ESQUECEU A SENHA?


Seu navegador não suporta este video. Por favor, atualize seu navegador.

Rodadas Pretéritas

  1. Home
  2. Rodadas Pretéritas
  3. Busca
  4. Entenda as rodadas pretéritas
Informações Adicionar

Discursivas 2022

Informações Adicionar

Discursivas TJ/SP 2023

Busque por suas rodadas

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 42.2021

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM - Rodada 42.2021

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 42.2021

Informações Adicionar

Delegado de Polícia - Rodada 42.2021

Informações Adicionar

Sentença Estadual - Rodada 42.2021

Informações Adicionar

Objetivas MPF - Rodada 42.2021

Informações Adicionar

Defensoria Pública Estadual - Rodada 42.2021

Informações Adicionar

Objetivas DPF - Rodada 42.2021

Informações Adicionar

PGE/PGM - Rodada 42.2021

Informações Adicionar

Objetivas DP Estadual - Rodada 42.2021

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 42.2021

Informações Adicionar

Sentença Estadual - Rodada 41.2021

Informações Adicionar

PGE/PGM - Rodada 41.2021

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 41.2021

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 41.2021

Informações Adicionar

Ministério Público Estadual - Rodada 41.2021

Informações Adicionar

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 41.2021

Informações Adicionar

Defensoria Pública Estadual - Rodada 41.2021

Informações Adicionar

Objetivas MP Estadual - Rodada 41.2021

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 41.2021

Sentença Federal - Rodada 42.2021

Trata-se de ação de rito comum proposta por Transportes Rodoviários Ltda. em face da União, por meio da qual pretende o reconhecimento da não incidência do IRPJ e da CSLL sobre o montante correspondente aos juros incidentes sobre os créditos tributários pagos diretamente ao Fisco ou depositados em juízo e que foram ou serão reconhecidos como ilegais ou inconstitucionais pelo Poder Judiciário. Requer também seja reconhecido o direito à compensação dos valores indevidamente recolhidos desde os 5 anos anteriores ao ajuizamento da ação.

Alega, em síntese, que a União está cobrando o IRPJ e a CSLL sobre o valor dos juros SELIC, componentes do crédito tributário, quando da restituição de tributos recolhidos indevidamente. Argumenta que os juros Selic possuem caráter indenizatório e, portanto, não configuram receita tributável. Aduz que os juros acrescidos à restituição ou compensação de créditos tributários que foram ou serão reconhecidos como ilegais ou inconstitucionais, em ações judiciais já ajuizadas ou a serem futuramente propostas, representarem efetiva indenização aos contribuintes, não se caracterizando como acréscimo patrimonial das pessoas jurídicas.

A parte autora dispensou a realização de audiência de conciliação.

Citada, a União defende, em síntese, a legalidade da cobrança impugnada.

Réplica apresentada.

Os autos vieram conclusos para sentença.

É o relatório. DECIDO.

Com base no caso descrito, elabore, na condição de juiz federal substituto, a sentença adequada ao caso. Não é necessária a confecção de relatório.?

 

Objetivas PGE/PGM - Rodada 42.2021

(EMAGIS) Sobre a evolução do Direito Administrativo, bem como os princípios que regem a Administração Pública, julgue os itens abaixo.

I. A constitucionalização do Direito Administrativo pode ser entendida em dois sentidos:

(a) elevação, ao nível constitucional, de matérias antes tratadas por legislação infraconstitucional;

(b) irradiação dos efeitos das normas constitucionais por todo o sistema jurídico.

II. O subsídio dos deputados federais e estaduais deve ser fixado por lei em sentido formal.

III. Está em desconformidade com a Constituição Federal a delegação a cada Poder para definir, por norma interna, as hipóteses pelas quais a divulgação de ato, programa, obra ou serviço públicos não constituirá promoção pessoal.

IV. Em decorrência da proibição ao nepotismo – a qual não depende de lei em sentido formal a prevê-la -, a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.

Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as desapropriações, considerada a disciplina do Decreto-Lei 3.365/41, julgue os itens abaixo.

I. O Poder Legislativo poderá tomar a iniciativa da desapropriação, cumprindo, neste caso, ao Executivo, praticar os atos necessários à sua efetivação.

II. Ao Poder Judiciário é vedado, no processo de desapropriação, decidir se se verificam ou não os casos de utilidade pública.

III. A desapropriação deverá efetivar-se mediante acordo ou intentar-se judicialmente, dentro de dois anos, contados da data da expedição do respectivo decreto e findos os quais este caducará.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre a ação de improbidade administrativa e também sobre a ação popular, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a remuneração paga pelos usuários dos serviços públicos de água e esgoto e também sobre sua cobrança em juízo em caso de inadimplência, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) Os direitos e garantias fundamentais consagrados pela Constituição Federal não são ilimitados, encontrando seus limites nos demais direitos igualmente consagrados pelo texto constitucional. Tal afirmação corresponde ao princípio da

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de funções institucionais do Ministério Público, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(MPE/AP – Promotor de Justiça – CESPE – 2021) Conforme o Censo Demográfico de 2010, no Amapá há mais de sete mil indígenas que habitam quatro diferentes territórios indígenas, tanto em zonas rurais quanto em zonas urbanas dos municípios. A respeito das comunidades e populações indígenas, julgue os itens a seguir.

I. É concorrente a competência para legislar acerca dos direitos das populações indígenas, porém, nesse âmbito, a competência da União limita-se a estabelecer normas gerais.

II. As funções institucionais do Ministério Público incluem a defesa judicial dos direitos e interesses das populações indígenas.

III. Compete à justiça federal julgar as disputas sobre direitos indígenas.

Assinale a opção correta.

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Diz o inciso XIII do artigo 5° da Constituição da República, que “é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer”.

Considerando a classificação das normas constitucionais, o dispositivo é norma de:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem se referem à Teoria dos Precedentes (‘stare decisis’), devendo ser avaliadas à luz do CPC/2015 e do magistério da doutrina processual civil.

I. Para a formação do precedente, é irrelevante a razão de decidir do julgado, a sua ratio decidendi, isto é, não integra o precedente os fundamentos essenciais da decisão.

II. Os argumentos acessórios elaborados para o deslinde da causa (obiter dictum) não integram o precedente.

III. No julgamento de recurso especial repetitivo, o conteúdo do acórdão abrangerá a análise dos fundamentos relevantes da tese jurídica discutida.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Os itens abaixo dizem respeito ao processo civil. Analise-os.

I. Se o denunciante for vencido na ação principal e não houver dúvida quanto ao seu direito a ser ressarcido pelo denunciado, deve o juiz condenar o denunciado nas verbas de sucumbência concernente à litisdenunciação.

II. O Ministério Público deve se manifestar previamente à decisão no incidente de desconsideração da personalidade jurídica.

III. O exequente poderá obter, mediante deferimento judicial, certidão de que a execução foi admitida pelo juiz, com identificação das partes e do valor da causa, para fins de averbação no registro de imóveis, de veículos ou de outros bens sujeitos a penhora, arresto ou indisponibilidade.

 

(EMAGIS) Ainda no que tange ao processo civil, aquilate as proposições abaixo e aponte a alternativa correta.

I. Salvo nos casos expressamente previstos em lei, os negócios processuais do art. 190 do CPC/2015 ("Art. 190. Versando o processo sobre direitos que admitam autocomposição, é lícito às partes plenamente capazes estipular mudanças no procedimento para ajustá-lo às especificidades da causa e convencionar sobre os seus ônus, poderes, faculdades e deveres processuais, antes ou durante o processo") independem de homologação judicial.

II. A indisponibilidade do direito material impede a celebração de negócio jurídico processual.

III. De comum acordo, o juiz e as partes podem fixar calendário para a prática dos atos processuais, quando for o caso. Nesse caso, dispensa-se a intimação das partes para a prática de ato processual ou a realização de audiência cujas datas tiverem sido designadas no calendário.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre os absolutamente incapazes e também sobre os relativamente incapazes na disciplina do Código Civil e no magistério da doutrina civilista, avalie as assertivas que seguem.

I. O sistema privado brasileiro admite pessoa absolutamente incapaz que seja maior de idade.

II. Foram revogados os dispositivos do Código Civil, segundo o quais eram absolutamente incapazes aqueles que por enfermidade ou deficiência mental não tivessem o necessário discernimento para a prática dos atos da vida civil e os que não pudessem exprimir sua vontade, mesmo por causa transitória.

III. Quanto aos relativamente incapazes, o Código Civil não mais refere deficiência mental, passando a tratar, apenas, das pessoas que "por causa transitória ou permanente, não puderem exprimir sua vontade", as quais, anteriormente, eram consideradas absolutamente incapazes.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a prescrição na disciplina do Código Civil e na jurisprudência do STJ.

I. Não corre prescrição pendendo condição suspensiva.

II. Segundo o STJ, para que corra a prescrição, não basta o efetivo conhecimento da lesão a direito ou a interesse, pois é igualmente necessária a ausência de qualquer condição que impeça o pleno exercício da pretensão.

III. No contrato de prestação de serviços advocatícios com cláusula ‘quota litis’, a revogação do mandato, por ato unilateral do mandante, antes de apurado o resultado da demanda não implica início da contagem do prazo prescricional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Marque a assertiva que veicula situação em que o STJ NÃO reconhece dano moral in re ipsa.

 

(EMAGIS) Considere ação na qual pretendam os empregados de determinada sociedade anônima anular a assembléia que elegeu os representantes dos trabalhadores ativos, inativos e pensionistas para o Conselho de Administração da companhia.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A Constituição Federal impõe que a participação dos trabalhadores na gestão da empresa seja definida em lei como regra.

II. A Lei 6.404/1976 (LSA) expressa que o direito de participação dos trabalhadores no Conselho de Administração da Sociedade Anônima independe de previsão estatutária.

III. O STJ considera que a ação em questão enquadra-se como controvérsia decorrente da relação de trabalho (CF, artigo 114, IX), sendo de competência da Justiça do Trabalho.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem envolvem conflitos societários.

I. Compete à Justiça Comum processar e julgar ação do sócio-administrador contra a sociedade para cobrança de remuneração, pró-labore.

II. Compete à Justiça Comum processar e julgar ação de indenização por danos materiais e morais, na hipótese em que o autor da ação afirma ter sido desligado indevidamente do cargo de presidente de entidade de previdência privada, por determinação do patrocinador.

III. Para o STJ, ainda que o pedido seja de pagamento de remuneração, caso a relação entre as partes seja de natureza contratual civil ou estatutária civil, a competência será da Justiça Comum, não da Justiça do Trabalho.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as certidões negativas e positivas com efeito de negativas referentes a dívidas tributárias do contribuinte, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere contribuinte de ICMS que, tendo a obrigação acessória de constituir o imposto mediante declaração constitutiva do débito, apresente atempadamente tal declaração. Quando de seu exame pela autoridade fiscal, constatam-se dois vícios: o primeiro foi a utilização de alíquota inferior à devida pelo contribuinte; o segundo o creditamento parcialmente indevido pelo contribuinte, excesso devidamente glosado pelo Fisco.

Realizadas as correções, pretende o Fisco estadual realizar lançamento suplementar para constituir o crédito de ICMS que por força de tais correções lhe cabe.

A propósito da decadência do direito de efetuar mencionado lançamento suplementar, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Marque a opção que traz a afirmativa equivocada no que se refere à classificação doutrinária dos chamados “créditos públicos”.

 

(Instituto Mais – Procurador da SETEC Campinas – 2021) Sobre o aviso prévio, analise as proposições abaixo.

I. Na despedida indireta, não é devido o aviso prévio.

II. Na hipótese de ser o contrato de trabalho extinto por acordo entre empregado e empregador, o aviso prévio, se indenizado, é devido por metade.

III. O direito ao aviso prévio é irrenunciável pelo empregado. O pedido de dispensa de cumprimento não exime o empregador de pagar o respectivo valor, salvo comprovação de haver o prestador dos serviços obtido novo emprego.

IV. É ilegal substituir o período que se reduz da jornada de trabalho, no aviso prévio, pelo pagamento das horas correspondentes.

V. O empregado que, durante o prazo do aviso prévio, cometer qualquer das faltas consideradas pela lei como justas para a rescisão, não perde o direito ao restante do respectivo prazo, uma vez que a rescisão já se operou.

É correto o que se afirma, apenas, em:

 

(AVAREPREV/SP – Procurador Jurídico – VUNESP – 2020). Instaurada a audiência e não sendo frutífera a primeira tentativa conciliatória, o Juiz que conduzia a audiência na 1ª Vara do Trabalho de Avaré, entendeu por inverter o ônus da prova, determinando à Reclamada o ônus de fato constitutivo de direito. Nessa circunstância, é correto afirmar que a decisão:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as APPs referentes a matas ciliares, devendo ser avaliadas em consonância com a disciplina do Código Florestal e com a jurisprudência do STJ.

I. A Lei 12.727/2012, alterando o Código Florestal, excluiu da definição como APP as faixas marginais de curso d’água efêmeros.

II. O STF, declarando a inconstitucionalidade do artigo 4º, I, do Código Florestal, determinou o restabelecimento dos cálculos das faixas marginais dos cursos d’água, segundo a regência normativa anterior, ou seja, desde o “[...] nível mais alto” (art. 2º, “a”, da Lei n. 4.771/1965), ao invés da referência trazida pelo inciso I do art. 4º, que agora declara “[...] desde a borda da calha do leito regular”.

III. Leito regular, segundo o Código Florestal, é a calha por onde correm regularmente as águas do curso d’água durante o ano, definição tida por constitucional pelo STF.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com base na Lei de Drogas e na jurisprudência do STJ, julgue os itens abaixo.

I. Para a configuração do delito de tráfico de drogas previsto no caput do art. 33 da Lei n. 11.343/2006, é desnecessária a aferição do grau de pureza da substância apreendida.

II. Não é cabível a aplicação cumulativa das causas de aumento relativas à transnacionalidade e à interestadualidade.

III. A falta da assinatura do perito criminal no laudo toxicológico inquina de nulidade o referido exame.

 

(TJ/BA – Juiz de Direito Substituto – CESPE – 2019) João, com a intenção de matar José, seu desafeto, efetuou disparos de arma de fogo contra ele. José foi atingido pelos projéteis e faleceu.

Considere que, depois de feitos os exames necessários, se tenha constatado uma das seguintes hipóteses relativamente à causa da morte de José.

I. Apesar dos disparos sofridos pela vítima, a causa determinante da sua morte foi intoxicação devido ao fato de ela ter ingerido veneno minutos antes de ter sido alvejada.

II. A morte decorreu de ferimentos causados por disparos de arma de fogo efetuados por terceiro no mesmo momento em que João agiu e sem o conhecimento deste.

III. A vítima faleceu em razão dos ferimentos sofridos, os quais foram agravados por sua condição de hemofílica.

IV. A morte decorreu de uma infecção hospitalar que acometeu a vítima quando do tratamento dos ferimentos causados pelos tiros.

Nessa situação hipotética, conforme a teoria dos antecedentes causais adotada pelo CP, João responderá pela morte de seu desafeto caso se enquadre em uma das hipóteses previstas nos itens

 

(TJ/PR – Juiz Substituto – FGV – 2021) Os acordos penais ou processuais já eram conhecidos do sistema de justiça criminal brasileiro, mas assumiram um destaque notável a partir da amplitude que se deu ao instituto da colaboração premiada. O formato consensual traz para o processo penal a possibilidade de uma atuação resolutiva que afasta uma perspectiva demandista. O resultado disso é um nítido empoderamento do Ministério Público. No entanto, o Magistrado, até então protagonista no modelo de processo penal conflitivo, continua com papel relevante na sistemática do acordo de não persecução penal. Nesse particular, compete ao juiz de direito do processo de conhecimento:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a Lei 9.296/1996 (‘Lei da Interceptação Telefônica’) e sua interpretação pelo Superior Tribunal de Justiça, devendo ser marcada a CORRETA.

 

Objetivas Delegado - Rodada 42.2021

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Analise o trecho a seguir.

“De acordo com o Infopen, um sistema de informações estatísticas do sistema penitenciário brasileiro desenvolvido pelo Ministério da Justiça, o Brasil tem a quarta maior população carcerária do mundo. São aproximadamente 700 mil presos sem a infraestrutura para comportar este número. A realidade é de celas superlotadas, alimentação precária e violência. Situação que faz do sistema carcerário um grave problema social e de segurança pública. Além da precariedade do sistema carcerário, as políticas de encarceramento e aumento de pena se voltam, via de regra, contra a população negra e pobre. Entre os presos, 61,7% são pretos ou pardos. Vale lembrar que 53,63% da população brasileira têm essa característica. Os brancos, inversamente, são 37,22% dos presos, enquanto são 45,48% na população em geral. E, ainda, de acordo com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), em 2014, 75% dos encarcerados têm até o ensino fundamental completo, um indicador de baixa renda.”

Entre as Teorias Macrossociológicas da Criminalidade, qual alternativa a seguir melhor identifica a realidade do sistema penal e carcerário brasileiro, de acordo com o trecho citado?

 

(EMAGIS) Com base na Lei de Drogas e na jurisprudência do STJ, julgue os itens abaixo.

I. Para a configuração do delito de tráfico de drogas previsto no caput do art. 33 da Lei n. 11.343/2006, é desnecessária a aferição do grau de pureza da substância apreendida.

II. Não é cabível a aplicação cumulativa das causas de aumento relativas à transnacionalidade e à interestadualidade.

III. A falta da assinatura do perito criminal no laudo toxicológico inquina de nulidade o referido exame.

 

(TJ/BA – Juiz de Direito Substituto – CESPE – 2019) João, com a intenção de matar José, seu desafeto, efetuou disparos de arma de fogo contra ele. José foi atingido pelos projéteis e faleceu.

Considere que, depois de feitos os exames necessários, se tenha constatado uma das seguintes hipóteses relativamente à causa da morte de José.

I. Apesar dos disparos sofridos pela vítima, a causa determinante da sua morte foi intoxicação devido ao fato de ela ter ingerido veneno minutos antes de ter sido alvejada.

II. A morte decorreu de ferimentos causados por disparos de arma de fogo efetuados por terceiro no mesmo momento em que João agiu e sem o conhecimento deste.

III. A vítima faleceu em razão dos ferimentos sofridos, os quais foram agravados por sua condição de hemofílica.

IV. A morte decorreu de uma infecção hospitalar que acometeu a vítima quando do tratamento dos ferimentos causados pelos tiros.

Nessa situação hipotética, conforme a teoria dos antecedentes causais adotada pelo CP, João responderá pela morte de seu desafeto caso se enquadre em uma das hipóteses previstas nos itens

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) O crime de receptação:

 

(TJ/PR – Juiz Substituto – FGV – 2021) Os acordos penais ou processuais já eram conhecidos do sistema de justiça criminal brasileiro, mas assumiram um destaque notável a partir da amplitude que se deu ao instituto da colaboração premiada. O formato consensual traz para o processo penal a possibilidade de uma atuação resolutiva que afasta uma perspectiva demandista. O resultado disso é um nítido empoderamento do Ministério Público. No entanto, o Magistrado, até então protagonista no modelo de processo penal conflitivo, continua com papel relevante na sistemática do acordo de não persecução penal. Nesse particular, compete ao juiz de direito do processo de conhecimento:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a Lei 9.296/1996 (‘Lei da Interceptação Telefônica’) e sua interpretação pelo Superior Tribunal de Justiça, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que durante a execução penal sobrevenha, contra o apenado, o trânsito em julgado de condenação por crime diverso.
Sobre os efeitos de indigitado trânsito em julgado na execução penal em curso, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os absolutamente incapazes e também sobre os relativamente incapazes na disciplina do Código Civil e no magistério da doutrina civilista, avalie as assertivas que seguem.

I. O sistema privado brasileiro admite pessoa absolutamente incapaz que seja maior de idade.

II. Foram revogados os dispositivos do Código Civil, segundo o quais eram absolutamente incapazes aqueles que por enfermidade ou deficiência mental não tivessem o necessário discernimento para a prática dos atos da vida civil e os que não pudessem exprimir sua vontade, mesmo por causa transitória.

III. Quanto aos relativamente incapazes, o Código Civil não mais refere deficiência mental, passando a tratar, apenas, das pessoas que "por causa transitória ou permanente, não puderem exprimir sua vontade", as quais, anteriormente, eram consideradas absolutamente incapazes.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a prescrição na disciplina do Código Civil e na jurisprudência do STJ.

I. Não corre prescrição pendendo condição suspensiva.

II. Segundo o STJ, para que corra a prescrição, não basta o efetivo conhecimento da lesão a direito ou a interesse, pois é igualmente necessária a ausência de qualquer condição que impeça o pleno exercício da pretensão.

III. No contrato de prestação de serviços advocatícios com cláusula ‘quota litis’, a revogação do mandato, por ato unilateral do mandante, antes de apurado o resultado da demanda não implica início da contagem do prazo prescricional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) Os direitos e garantias fundamentais consagrados pela Constituição Federal não são ilimitados, encontrando seus limites nos demais direitos igualmente consagrados pelo texto constitucional. Tal afirmação corresponde ao princípio da

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de funções institucionais do Ministério Público, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(MPE/AP – Promotor de Justiça – CESPE – 2021) Conforme o Censo Demográfico de 2010, no Amapá há mais de sete mil indígenas que habitam quatro diferentes territórios indígenas, tanto em zonas rurais quanto em zonas urbanas dos municípios. A respeito das comunidades e populações indígenas, julgue os itens a seguir.

I. É concorrente a competência para legislar acerca dos direitos das populações indígenas, porém, nesse âmbito, a competência da União limita-se a estabelecer normas gerais.

II. As funções institucionais do Ministério Público incluem a defesa judicial dos direitos e interesses das populações indígenas.

III. Compete à justiça federal julgar as disputas sobre direitos indígenas.

Assinale a opção correta.

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Diz o inciso XIII do artigo 5° da Constituição da República, que “é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer”.

Considerando a classificação das normas constitucionais, o dispositivo é norma de:

 

(EMAGIS) Sobre a evolução do Direito Administrativo, bem como os princípios que regem a Administração Pública, julgue os itens abaixo.

I. A constitucionalização do Direito Administrativo pode ser entendida em dois sentidos:

(a) elevação, ao nível constitucional, de matérias antes tratadas por legislação infraconstitucional;

(b) irradiação dos efeitos das normas constitucionais por todo o sistema jurídico.

II. O subsídio dos deputados federais e estaduais deve ser fixado por lei em sentido formal.

III. Está em desconformidade com a Constituição Federal a delegação a cada Poder para definir, por norma interna, as hipóteses pelas quais a divulgação de ato, programa, obra ou serviço públicos não constituirá promoção pessoal.

IV. Em decorrência da proibição ao nepotismo – a qual não depende de lei em sentido formal a prevê-la -, a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.

Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as desapropriações, considerada a disciplina do Decreto-Lei 3.365/41, julgue os itens abaixo.

I. O Poder Legislativo poderá tomar a iniciativa da desapropriação, cumprindo, neste caso, ao Executivo, praticar os atos necessários à sua efetivação.

II. Ao Poder Judiciário é vedado, no processo de desapropriação, decidir se se verificam ou não os casos de utilidade pública.

III. A desapropriação deverá efetivar-se mediante acordo ou intentar-se judicialmente, dentro de dois anos, contados da data da expedição do respectivo decreto e findos os quais este caducará.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre a ação de improbidade administrativa e também sobre a ação popular, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a remuneração paga pelos usuários dos serviços públicos de água e esgoto e também sobre sua cobrança em juízo em caso de inadimplência, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as entidades de atendimento à criança e ao adolescente, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Considere ação na qual pretendam os empregados de determinada sociedade anônima anular a assembléia que elegeu os representantes dos trabalhadores ativos, inativos e pensionistas para o Conselho de Administração da companhia.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A Constituição Federal impõe que a participação dos trabalhadores na gestão da empresa seja definida em lei como regra.

II. A Lei 6.404/1976 (LSA) expressa que o direito de participação dos trabalhadores no Conselho de Administração da Sociedade Anônima independe de previsão estatutária.

III. O STJ considera que a ação em questão enquadra-se como controvérsia decorrente da relação de trabalho (CF, artigo 114, IX), sendo de competência da Justiça do Trabalho.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem envolvem conflitos societários.

I. Compete à Justiça Comum processar e julgar ação do sócio-administrador contra a sociedade para cobrança de remuneração, pró-labore.

II. Compete à Justiça Comum processar e julgar ação de indenização por danos materiais e morais, na hipótese em que o autor da ação afirma ter sido desligado indevidamente do cargo de presidente de entidade de previdência privada, por determinação do patrocinador.

III. Para o STJ, ainda que o pedido seja de pagamento de remuneração, caso a relação entre as partes seja de natureza contratual civil ou estatutária civil, a competência será da Justiça Comum, não da Justiça do Trabalho.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(FIEC – PROCURADOR JURÍDICO – INTEGRI – 2019) São condições de elegibilidade, na forma da lei:

 

(PC/PA – AOCP – 2021) A Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 surge no pós-guerra como reação aos horrores vivenciados pelo mundo com as experiências nazi-fascistas. Dentre as seguintes alternativas, assinale a que NÃO representa uma garantia prevista nesse importante instrumento:

 

(EMAGIS) O Código de Defesa do Consumidor estabelece um rol de cláusulas contratuais reputadas objetivamente como abusivas, sendo CERTO que:

 

(EMAGIS) Sobre as certidões negativas e positivas com efeito de negativas referentes a dívidas tributárias do contribuinte, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere contribuinte de ICMS que, tendo a obrigação acessória de constituir o imposto mediante declaração constitutiva do débito, apresente atempadamente tal declaração. Quando de seu exame pela autoridade fiscal, constatam-se dois vícios: o primeiro foi a utilização de alíquota inferior à devida pelo contribuinte; o segundo o creditamento parcialmente indevido pelo contribuinte, excesso devidamente glosado pelo Fisco.

Realizadas as correções, pretende o Fisco estadual realizar lançamento suplementar para constituir o crédito de ICMS que por força de tais correções lhe cabe.

A propósito da decadência do direito de efetuar mencionado lançamento suplementar, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as APPs referentes a matas ciliares, devendo ser avaliadas em consonância com a disciplina do Código Florestal e com a jurisprudência do STJ.

I. A Lei 12.727/2012, alterando o Código Florestal, excluiu da definição como APP as faixas marginais de curso d’água efêmeros.

II. O STF, declarando a inconstitucionalidade do artigo 4º, I, do Código Florestal, determinou o restabelecimento dos cálculos das faixas marginais dos cursos d’água, segundo a regência normativa anterior, ou seja, desde o “[...] nível mais alto” (art. 2º, “a”, da Lei n. 4.771/1965), ao invés da referência trazida pelo inciso I do art. 4º, que agora declara “[...] desde a borda da calha do leito regular”.

III. Leito regular, segundo o Código Florestal, é a calha por onde correm regularmente as águas do curso d’água durante o ano, definição tida por constitucional pelo STF.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

Delegado de Polícia - Rodada 42.2021

No dia 01.01.2021, por volta das 02h, Policiais Militares prenderam na cidade de Macapá-AP um homem suspeito de agredir a esposa Cleide com um taco de beisebol, após ela ter se recusado a cozinhar para ele. De acordo com a PM, o conduzido Leonardo, 33 anos, desferiu golpes nas costas da esposa, que tem saúde debilitada, com um bastão, após ficar enfurecido com a recusa da esposa em preparar um prato de macarrão para ele. A vítima ficou com várias marcas da lesão. Os policiais compareceram à residência, na rua X, no bairro Y, após receberem denúncias de vizinhos. Por telefone, dona Maria, vizinha da vítima do delito, relatou que estava escutando gritos e depois ouviu gemidos dela pedindo para parar, o que a fez achar que Cleide estaria sendo agredida fisicamente. No local, encontraram a vítima bastante nervosa. Aos policiais, ao ser questionada, Maria relatou toda a ação do agente: ele teria pedido para que ela cozinhasse para ele, mas como ela estava se sentindo indisposta, negou o pedido. Leonardo então ficou irritado e passou a agredi-la utilizando-se do taco de madeira. Leonardo foi localizado no interior da residência, conduzido para a Delegacia de Polícia da cidade de Macapá-AP. A vítima passou por exames periciais. Maria também compareceu à Delegacia para ser inquerida como testemunha. O conduzido confessou o crime e confirmou a motivação. Na condição de Delegado de Polícia, elabore a peça prática cabível para o caso em comento.

 

Sentença Estadual - Rodada 42.2021

ARMANDO DE CASTRO, vulgo “Batoré”, brasileiro, solteiro, serralheiro, nascido em 25/02/1988 e BARTOLOMEU SILVESTRE, vulgo “Índio”, brasileiro, solteiro, servente de pedreiro, nascido em 13/06/1988, foram denunciados pelo representante do Ministério Público pela práticas dos crimes narrados na denúncia.

Com efeito, segundo a denúncia, no fim do mês de novembro de 2019, os denunciados mediante identidade de propósitos delitivos, associaram-se com o fim de cometerem crime de roubo nesta Comarca de Cianorte/PR.

Consoante se apurou, os denunciados, após estudarem detidamente a rotina do estabelecimento comercial “Pão da Hora” e descobrirem que no dia 03 de dezembro poderia haver grande quantidade de dinheiro no cofre da lanchonete, colocaram em prática o plano criminoso adrede preparado.

Inicialmente, no fim do mês de novembro, os denunciados dirigiram-se até o bairro Jardim Santa Mônica e ali adquiriram as armas necessárias ao assalto. Ressalte-se que nenhum dos denunciados tinha porte de arma, sendo que estas não eram devidamente registradas e podiam ofender a integridade física de qualquer pessoa, como acabou por acontecer (laudo de f. 12/137).

Em seguida, os acusados subtraíram um veículo Chevrolet Prisma, cor azul, ano 2018, placa PIX 1234, no dia 02/12/2019, sábado, dois dias antes do assalto, veículo com o qual efetivariam a volúpia criminosa.

De posse das informações da rotina da lanchonete, das armas e do carro furtado, os denunciados, deram início ao projeto criminoso.

Assim, por volta da 1h20min, os denunciados estacionaram o veículo em frente a um dos portões da lanchonete e, de armas em punho, anunciaram o assalto à vítima MARIETA e ao seu namorado JOSÉ, únicos que ainda estava presente no local, exigindo que a primeira abrisse o cofre imediatamente. Tomada de susto, a vítima não conseguiu se lembrar do segredo do cofre, momento no qual foi agredida com uma coronhada da arma que estava na mão do denunciado BARTOLOMEU.

Após diversas agressões na cabeça, MARIETA conseguiu abrir o cofre, mas para a surpresa dos denunciados havia ali somente moedas para troco. Irritados com a “mísera quantia”, passaram a exigir que MARIETA abrisse o segundo cofre onde estaria um montante maior. Nesse momento a vítima informou que o segredo ficava com o gerente do Banco e que não havia possibilidade de abri-lo naquele momento. Demonstrando total desprezo pela vida humana, os denunciados passaram a agredir MARIETA com armas, exigindo-lhe que abrisse o cofre de qualquer forma, produzindo-lhe as inúmeras lesões descritas ACD de f. 120 e que podem ser vistas nas fotografias de f. 121 e 122, onde se pode notar claramente o intenso sofrimento físico e moral da vítima.

Diante da negativa da vítima em abrir o segundo cofre, o denunciado BARTOLOMEU efetuou um disparo contra ela, tendo os estilhaços da bala atingindo o braço da vítima MARIETA, produzindo-lhe novos ferimentos. Cumpre recordar que a vítima teve o braço queimado por volta das 01h30min da madrugada e somente depois das 16h da tarde, quando os denunciados se renderam, é que recebeu atendimento médico, o que demonstra a total falta de sensibilidade dos denunciados com a vida humana e a intenção de mantê-la coagida com o fim de abrir o cofre.

Enquanto MARIETA era agredida dentro da lanchonete, uma viatura da Polícia Militar ali chegou. Acuados com o cerco policial, os denunciados, deram início a verdadeiras cenas de crueldade e barbárie contra as vítimas.

Inicialmente os denunciados amarraram as vítimas e jogaram gasolina sobre seus corpos, com o que lhe produziram lesões corporais, conforme descrito no ACD de f., causando-lhes intenso sofrimento físico e mental.

Com as vítimas devidamente sequestradas e molhadas pela gasolina, os denunciados passaram a constrangê-las com ameaças de morte e novos socos, causando-lhes novos e intensos sofrimentos físicos e mentais, com o fim de obterem destas informações sobre a senha do cofre e sobre a chave que daria acesso ao telhado da lanchonete, por onde pretendiam fugir. Dos autos emergem que as torturas praticadas contra as vítimas duraram mais de quatorze horas, sendo certo que até o final da tarde os denunciados ainda tinham a esperança de abrir o cofre e fugir com o dinheiro, crendo sinceramente que os policiais forneceriam o carro para a fuga, razão pela qual continuaram a ameaçar as vítimas com ameaças e mais violência física.

Apurou-se ainda que durante toda a madrugada o Policial Militar Tenente Osvaldo Cerqueira tentou negociar com os denunciados, mas estes não aceitavam nenhuma proposta. No meio da manhã, por vota das 9h chegou ao estabelecimento uma equipe do GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais) da Polícia Militar, assumindo as negociações o Major PM Rubens Cardoso, que tentou negociar com os bandidos até as 16h. Ficou constatado ainda que durante o período de negociação os denunciados dispararam diversos tiros dentro da lanchonete, com o fim de intimidar os negociadores, traumatizar as vítimas e conseguir fugir daquele local. Os diversos disparos de arma de fogo efetuados pelos denunciados durante as negociações foram constatados pelos laudos de f. 150/153.

No fim da tarde do dia 04/12/2019, após muita negociação e o envolvimento de mais de 10 profissionais das áreas de segurança e com a ajuda efetiva dos familiares dos denunciados, estes foram presos e as vítimas libertadas.

As armas usadas também foram apreendidas, tendo sido constatada pela Perícia que o revólver Taurus, calibre 38, estava com a numeração de série raspada (f. 127) e a carabina marca “winchester”, calibre 44, sem nº de série aparente, é de uso restrito.

A denúncia foi recebida em 21/12/2019 (f. 302).

Na fase instrutória, foram ouvidas 6 testemunhas arroladas pelo Ministério Público e 03 testemunhas arroladas pela defesa. Foi determinada a juntada de petição e atestados médicos apresentados em audiência.

O réu ARMANDO confessou a prática do delito na fase inquisitorial. Entretanto, apresentou versão diferente em Juízo, negando a prática do delito de roubo. Em Juízo (f. 315/316), o réu alterou a sua versão sobre os fatos, afirmando que somente prestou as declarações de f. 19/20 porque desejava ir logo descansar, tendo falado os que os policiais queriam ouvir.

O réu BARTOLOMEU, por sua vez, confessou sua participação no assalto perante a autoridade policial, entretanto, passou a negá-la na fase judicial.

As vítimas Marieta e José reconheceram os acusados e relataram os detalhe da prática criminosa e os sofrimentos sofridos, corroborando os fatos descritos na denúncia.

Consta nos autos os seguintes documentos: auto de Apreensão de f. 58/59 e 185, exames de corpo de delito de f. 79/83, 120, 125 e 130/132, termos de restituição de f. 84, 119, 129, 135, laudos de eficiência das armas (f. 137/144) e laudos criminalísticos de f. 149/150, 152/153, 155/156, 158/163 e 165.

O Ministério Público, em alegações finais, requereu a procedência da denúncia e a condenação dos réus, nos termos da exordial (f. 386/405).

A defesa dos acusados alega que a ação da polícia foi desnecessária e desde o primeiro momento os denunciados pretendiam se entregar, entretanto, a polícia não aceitava, mantendo-os confinados no estabelecimento e, ainda, que não houve lesões significativas nas vítimas. Pugnou, subsidiariamente, em caso de condenação, pela aplicação da pena no seu mínimo legal e a pela concessão de isenção das custas processuais.

Antes da conclusão do processo para sentença, apurou-se o óbito de ARMANDO por parada cardiorrespiratória (laudo de exame cadavérico de fls. 420). Os autos foram encaminhados ao Ministério Público para parecer, seguida de nova conclusão.

É o breve relatório.

Com base no relato acima apresentado, profira, na qualidade de juiz de direito substituto do Tribunal de Justiça do Paraná, a sentença judicial adequada ao caso, devidamente embasada na legislação, na doutrina e (ou) na jurisprudência. Analise toda a matéria de direito processual e material pertinente ao julgamento, fundamentando suas explanações. Dispense o relatório e não crie fatos novos.

 

Objetivas MPF - Rodada 42.2021

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) Os direitos e garantias fundamentais consagrados pela Constituição Federal não são ilimitados, encontrando seus limites nos demais direitos igualmente consagrados pelo texto constitucional. Tal afirmação corresponde ao princípio da

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de funções institucionais do Ministério Público, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(MPE/AP – Promotor de Justiça – CESPE – 2021) Conforme o Censo Demográfico de 2010, no Amapá há mais de sete mil indígenas que habitam quatro diferentes territórios indígenas, tanto em zonas rurais quanto em zonas urbanas dos municípios. A respeito das comunidades e populações indígenas, julgue os itens a seguir.

I. É concorrente a competência para legislar acerca dos direitos das populações indígenas, porém, nesse âmbito, a competência da União limita-se a estabelecer normas gerais.

II. As funções institucionais do Ministério Público incluem a defesa judicial dos direitos e interesses das populações indígenas.

III. Compete à justiça federal julgar as disputas sobre direitos indígenas.

Assinale a opção correta.

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Diz o inciso XIII do artigo 5° da Constituição da República, que “é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer”.

Considerando a classificação das normas constitucionais, o dispositivo é norma de:

 

(PC/PA – AOCP – 2021) A Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 surge no pós-guerra como reação aos horrores vivenciados pelo mundo com as experiências nazi-fascistas. Dentre as seguintes alternativas, assinale a que NÃO representa uma garantia prevista nesse importante instrumento:

 

(FIEC – PROCURADOR JURÍDICO – INTEGRI – 2019) São condições de elegibilidade, na forma da lei:

 

(EMAGIS) Sobre a evolução do Direito Administrativo, bem como os princípios que regem a Administração Pública, julgue os itens abaixo.

I. A constitucionalização do Direito Administrativo pode ser entendida em dois sentidos:

(a) elevação, ao nível constitucional, de matérias antes tratadas por legislação infraconstitucional;

(b) irradiação dos efeitos das normas constitucionais por todo o sistema jurídico.

II. O subsídio dos deputados federais e estaduais deve ser fixado por lei em sentido formal.

III. Está em desconformidade com a Constituição Federal a delegação a cada Poder para definir, por norma interna, as hipóteses pelas quais a divulgação de ato, programa, obra ou serviço públicos não constituirá promoção pessoal.

IV. Em decorrência da proibição ao nepotismo – a qual não depende de lei em sentido formal a prevê-la -, a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.

Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as desapropriações, considerada a disciplina do Decreto-Lei 3.365/41, julgue os itens abaixo.

I. O Poder Legislativo poderá tomar a iniciativa da desapropriação, cumprindo, neste caso, ao Executivo, praticar os atos necessários à sua efetivação.

II. Ao Poder Judiciário é vedado, no processo de desapropriação, decidir se se verificam ou não os casos de utilidade pública.

III. A desapropriação deverá efetivar-se mediante acordo ou intentar-se judicialmente, dentro de dois anos, contados da data da expedição do respectivo decreto e findos os quais este caducará.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre a ação de improbidade administrativa e também sobre a ação popular, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a remuneração paga pelos usuários dos serviços públicos de água e esgoto e também sobre sua cobrança em juízo em caso de inadimplência, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as APPs referentes a matas ciliares, devendo ser avaliadas em consonância com a disciplina do Código Florestal e com a jurisprudência do STJ.

I. A Lei 12.727/2012, alterando o Código Florestal, excluiu da definição como APP as faixas marginais de curso d’água efêmeros.

II. O STF, declarando a inconstitucionalidade do artigo 4º, I, do Código Florestal, determinou o restabelecimento dos cálculos das faixas marginais dos cursos d’água, segundo a regência normativa anterior, ou seja, desde o “[...] nível mais alto” (art. 2º, “a”, da Lei n. 4.771/1965), ao invés da referência trazida pelo inciso I do art. 4º, que agora declara “[...] desde a borda da calha do leito regular”.

III. Leito regular, segundo o Código Florestal, é a calha por onde correm regularmente as águas do curso d’água durante o ano, definição tida por constitucional pelo STF.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as certidões negativas e positivas com efeito de negativas referentes a dívidas tributárias do contribuinte, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da contribuição social previdenciária patronal do empregador rural pessoa física, instituída pela Lei 10.256/2001, incidente sobre a receita bruta obtida com a comercialização de sua produção (FUNRURAL), marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Marque a opção que traz a afirmativa equivocada no que se refere à classificação doutrinária dos chamados “créditos públicos”.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da cooperação jurídica internacional em matéria penal e também sobre o MLAT (Acordo de Assistência Judiciário-Penal firmado entre o Brasil e os Estados Unidos – Decreto 3.810/2001), devendo ser marca a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios constitucionais gerais da atividade econômica (CF, artigo 170), tendo presente também a visão do STF e da doutrina, avalie as assertivas que seguem.

I. Para a doutrina, o princípio do desenvolvimento sustentável expresso no art. 170, VI, da CF/88, confrontado com o direito de propriedade privada e a livre iniciativa (caput e inciso II do art. 170), também se presta a desmistificar a perspectiva de um capitalismo liberal-individualista em favor da sua leitura à luz dos valores e princípios constitucionais socioambientais.

II. Para a doutrina, ainda que, pedra estruturante que é do sistema capitalista, a propriedade privada seja resguardada na Constituição Federal, os interesses do seu titular devem ajustar-se aos interesses da sociedade e do Estado, na esteira das funções social e ecológica que lhe são inerentes.

III. A EC 06/1996 revogou o dispositivo constitucional que trazia como princípio o tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administração no País.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O Código de Defesa do Consumidor estabelece um rol de cláusulas contratuais reputadas objetivamente como abusivas, sendo CERTO que:

 

(EMAGIS) Sobre os absolutamente incapazes e também sobre os relativamente incapazes na disciplina do Código Civil e no magistério da doutrina civilista, avalie as assertivas que seguem.

I. O sistema privado brasileiro admite pessoa absolutamente incapaz que seja maior de idade.

II. Foram revogados os dispositivos do Código Civil, segundo o quais eram absolutamente incapazes aqueles que por enfermidade ou deficiência mental não tivessem o necessário discernimento para a prática dos atos da vida civil e os que não pudessem exprimir sua vontade, mesmo por causa transitória.

III. Quanto aos relativamente incapazes, o Código Civil não mais refere deficiência mental, passando a tratar, apenas, das pessoas que "por causa transitória ou permanente, não puderem exprimir sua vontade", as quais, anteriormente, eram consideradas absolutamente incapazes.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a prescrição na disciplina do Código Civil e na jurisprudência do STJ.

I. Não corre prescrição pendendo condição suspensiva.

II. Segundo o STJ, para que corra a prescrição, não basta o efetivo conhecimento da lesão a direito ou a interesse, pois é igualmente necessária a ausência de qualquer condição que impeça o pleno exercício da pretensão.

III. No contrato de prestação de serviços advocatícios com cláusula ‘quota litis’, a revogação do mandato, por ato unilateral do mandante, antes de apurado o resultado da demanda não implica início da contagem do prazo prescricional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem se referem à Teoria dos Precedentes (‘stare decisis’), devendo ser avaliadas à luz do CPC/2015 e do magistério da doutrina processual civil.

I. Para a formação do precedente, é irrelevante a razão de decidir do julgado, a sua ratio decidendi, isto é, não integra o precedente os fundamentos essenciais da decisão.

II. Os argumentos acessórios elaborados para o deslinde da causa (obiter dictum) não integram o precedente.

III. No julgamento de recurso especial repetitivo, o conteúdo do acórdão abrangerá a análise dos fundamentos relevantes da tese jurídica discutida.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Os itens abaixo dizem respeito ao processo civil. Analise-os.

I. Se o denunciante for vencido na ação principal e não houver dúvida quanto ao seu direito a ser ressarcido pelo denunciado, deve o juiz condenar o denunciado nas verbas de sucumbência concernente à litisdenunciação.

II. O Ministério Público deve se manifestar previamente à decisão no incidente de desconsideração da personalidade jurídica.

III. O exequente poderá obter, mediante deferimento judicial, certidão de que a execução foi admitida pelo juiz, com identificação das partes e do valor da causa, para fins de averbação no registro de imóveis, de veículos ou de outros bens sujeitos a penhora, arresto ou indisponibilidade.

 

(EMAGIS) Ainda no que tange ao processo civil, aquilate as proposições abaixo e aponte a alternativa correta.

I. Salvo nos casos expressamente previstos em lei, os negócios processuais do art. 190 do CPC/2015 ("Art. 190. Versando o processo sobre direitos que admitam autocomposição, é lícito às partes plenamente capazes estipular mudanças no procedimento para ajustá-lo às especificidades da causa e convencionar sobre os seus ônus, poderes, faculdades e deveres processuais, antes ou durante o processo") independem de homologação judicial.

II. A indisponibilidade do direito material impede a celebração de negócio jurídico processual.

III. De comum acordo, o juiz e as partes podem fixar calendário para a prática dos atos processuais, quando for o caso. Nesse caso, dispensa-se a intimação das partes para a prática de ato processual ou a realização de audiência cujas datas tiverem sido designadas no calendário.

Estão corretos somente os itens:

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Analise o trecho a seguir.

“De acordo com o Infopen, um sistema de informações estatísticas do sistema penitenciário brasileiro desenvolvido pelo Ministério da Justiça, o Brasil tem a quarta maior população carcerária do mundo. São aproximadamente 700 mil presos sem a infraestrutura para comportar este número. A realidade é de celas superlotadas, alimentação precária e violência. Situação que faz do sistema carcerário um grave problema social e de segurança pública. Além da precariedade do sistema carcerário, as políticas de encarceramento e aumento de pena se voltam, via de regra, contra a população negra e pobre. Entre os presos, 61,7% são pretos ou pardos. Vale lembrar que 53,63% da população brasileira têm essa característica. Os brancos, inversamente, são 37,22% dos presos, enquanto são 45,48% na população em geral. E, ainda, de acordo com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), em 2014, 75% dos encarcerados têm até o ensino fundamental completo, um indicador de baixa renda.”

Entre as Teorias Macrossociológicas da Criminalidade, qual alternativa a seguir melhor identifica a realidade do sistema penal e carcerário brasileiro, de acordo com o trecho citado?

 

(EMAGIS) Com base na Lei de Drogas e na jurisprudência do STJ, julgue os itens abaixo.

I. Para a configuração do delito de tráfico de drogas previsto no caput do art. 33 da Lei n. 11.343/2006, é desnecessária a aferição do grau de pureza da substância apreendida.

II. Não é cabível a aplicação cumulativa das causas de aumento relativas à transnacionalidade e à interestadualidade.

III. A falta da assinatura do perito criminal no laudo toxicológico inquina de nulidade o referido exame.

 

(TJ/BA – Juiz de Direito Substituto – CESPE – 2019) João, com a intenção de matar José, seu desafeto, efetuou disparos de arma de fogo contra ele. José foi atingido pelos projéteis e faleceu.

Considere que, depois de feitos os exames necessários, se tenha constatado uma das seguintes hipóteses relativamente à causa da morte de José.

I. Apesar dos disparos sofridos pela vítima, a causa determinante da sua morte foi intoxicação devido ao fato de ela ter ingerido veneno minutos antes de ter sido alvejada.

II. A morte decorreu de ferimentos causados por disparos de arma de fogo efetuados por terceiro no mesmo momento em que João agiu e sem o conhecimento deste.

III. A vítima faleceu em razão dos ferimentos sofridos, os quais foram agravados por sua condição de hemofílica.

IV. A morte decorreu de uma infecção hospitalar que acometeu a vítima quando do tratamento dos ferimentos causados pelos tiros.

Nessa situação hipotética, conforme a teoria dos antecedentes causais adotada pelo CP, João responderá pela morte de seu desafeto caso se enquadre em uma das hipóteses previstas nos itens

 

(MPF – Procurador da República – 2017) Em relação ao tipo penal do tráfico de pessoas, assinale a alternativa correta:

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) O crime de receptação:

 

(TJ/PR – Juiz Substituto – FGV – 2021) Os acordos penais ou processuais já eram conhecidos do sistema de justiça criminal brasileiro, mas assumiram um destaque notável a partir da amplitude que se deu ao instituto da colaboração premiada. O formato consensual traz para o processo penal a possibilidade de uma atuação resolutiva que afasta uma perspectiva demandista. O resultado disso é um nítido empoderamento do Ministério Público. No entanto, o Magistrado, até então protagonista no modelo de processo penal conflitivo, continua com papel relevante na sistemática do acordo de não persecução penal. Nesse particular, compete ao juiz de direito do processo de conhecimento:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a Lei 9.296/1996 (‘Lei da Interceptação Telefônica’) e sua interpretação pelo Superior Tribunal de Justiça, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que durante a execução penal sobrevenha, contra o apenado, o trânsito em julgado de condenação por crime diverso.
Sobre os efeitos de indigitado trânsito em julgado na execução penal em curso, marque a alternativa CORRETA.

 

Defensoria Pública Estadual - Rodada 42.2021

No estabelecimento prisional Instituto Penal Benjamin de Moraes Filho, situado na cidade do Rio de Janeiro/RJ, Pablo Escobar cumpre pena de 11 (onze) anos de reclusão em regime fechado por tráfico de drogas, infração penal tipificada no art. 33, “caput”, da Lei n. 11.343/2006, com a causa de aumento de pena do art. 40, III, da Lei n. 11.343/2006, porque o crime ocorrera nas proximidades de estabelecimento de ensino.

Estavam na mesma cela apenas Pablo Escobar e Miguel Orejuela. No dia 29 de março de 2021, depois de desentendimento com Miguel oriundo de discussão acerca do local de descanso dos presos, Pablo Escobar aplica-lhe um “mata-leão” e acaba matando-o por asfixia. Os fatos foram registrados por meio do circuito interno de TV do presídio.

Designada audiência de justificação, da qual participaram o apenado, o defensor público, o promotor de Justiça, e o juiz da 3ª Vara da Execução Penal da Comarca do Rio de Janeiro/RJ, o representante do Ministério Público, depois da oitiva do preso, requereu a inclusão de Pablo Escolar no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). Ouvida a defesa, o juiz de direito determinou a conclusão do processo para decisão acerca do pedido ministerial.

O magistrado indeferiu o requerimento do Ministério Público de inclusão no RDD, e, apreciando a representação da autoridade administrativa do presídio, bem como atendendo ao pedido de defesa, homologou a sanção disciplinar de suspensão do direito de visita e do contato com o mundo exterior por meio de correspondência escrita, da leitura e de outros meios de informação que não comprometam a moral e os bons costumes.

Intimado o Ministério Público interpôs agravo em execução, requerendo a reforma da decisão judicial e a inclusão de Pablo Escobar no RDD. O magistrado manteve a decisão recorrida e abriu vista para a Defensoria Pública.

A Defensoria Pública foi intimada da interposição do recurso no dia 7 de maio de 2021 (sexta-feira). Você é o Defensor Público intimado. Nessa condição, redija a medida processual diferente do “habeas corpus” e dos embargos de declaração que melhor atenda aos interesses de João.

Não crie fatos inexistentes no enunciado e date a medida processual no último dia do prazo. Também não lance mão de citação direta de doutrina, de jurisprudência e de texto literal de súmula.

Boa prática!

 

Objetivas DPF - Rodada 42.2021

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Analise o trecho a seguir.

“De acordo com o Infopen, um sistema de informações estatísticas do sistema penitenciário brasileiro desenvolvido pelo Ministério da Justiça, o Brasil tem a quarta maior população carcerária do mundo. São aproximadamente 700 mil presos sem a infraestrutura para comportar este número. A realidade é de celas superlotadas, alimentação precária e violência. Situação que faz do sistema carcerário um grave problema social e de segurança pública. Além da precariedade do sistema carcerário, as políticas de encarceramento e aumento de pena se voltam, via de regra, contra a população negra e pobre. Entre os presos, 61,7% são pretos ou pardos. Vale lembrar que 53,63% da população brasileira têm essa característica. Os brancos, inversamente, são 37,22% dos presos, enquanto são 45,48% na população em geral. E, ainda, de acordo com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), em 2014, 75% dos encarcerados têm até o ensino fundamental completo, um indicador de baixa renda.”

Entre as Teorias Macrossociológicas da Criminalidade, qual alternativa a seguir melhor identifica a realidade do sistema penal e carcerário brasileiro, de acordo com o trecho citado?

 

(EMAGIS) Com base na Lei de Drogas e na jurisprudência do STJ, julgue os itens abaixo.

I. Para a configuração do delito de tráfico de drogas previsto no caput do art. 33 da Lei n. 11.343/2006, é desnecessária a aferição do grau de pureza da substância apreendida.

II. Não é cabível a aplicação cumulativa das causas de aumento relativas à transnacionalidade e à interestadualidade.

III. A falta da assinatura do perito criminal no laudo toxicológico inquina de nulidade o referido exame.

 

(TJ/BA – Juiz de Direito Substituto – CESPE – 2019) João, com a intenção de matar José, seu desafeto, efetuou disparos de arma de fogo contra ele. José foi atingido pelos projéteis e faleceu.

Considere que, depois de feitos os exames necessários, se tenha constatado uma das seguintes hipóteses relativamente à causa da morte de José.

I. Apesar dos disparos sofridos pela vítima, a causa determinante da sua morte foi intoxicação devido ao fato de ela ter ingerido veneno minutos antes de ter sido alvejada.

II. A morte decorreu de ferimentos causados por disparos de arma de fogo efetuados por terceiro no mesmo momento em que João agiu e sem o conhecimento deste.

III. A vítima faleceu em razão dos ferimentos sofridos, os quais foram agravados por sua condição de hemofílica.

IV. A morte decorreu de uma infecção hospitalar que acometeu a vítima quando do tratamento dos ferimentos causados pelos tiros.

Nessa situação hipotética, conforme a teoria dos antecedentes causais adotada pelo CP, João responderá pela morte de seu desafeto caso se enquadre em uma das hipóteses previstas nos itens

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) O crime de receptação:

 

(MPF – Procurador da República – 2017) Em relação ao tipo penal do tráfico de pessoas, assinale a alternativa correta:

 

(TJ/PR – Juiz Substituto – FGV – 2021) Os acordos penais ou processuais já eram conhecidos do sistema de justiça criminal brasileiro, mas assumiram um destaque notável a partir da amplitude que se deu ao instituto da colaboração premiada. O formato consensual traz para o processo penal a possibilidade de uma atuação resolutiva que afasta uma perspectiva demandista. O resultado disso é um nítido empoderamento do Ministério Público. No entanto, o Magistrado, até então protagonista no modelo de processo penal conflitivo, continua com papel relevante na sistemática do acordo de não persecução penal. Nesse particular, compete ao juiz de direito do processo de conhecimento:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a Lei 9.296/1996 (‘Lei da Interceptação Telefônica’) e sua interpretação pelo Superior Tribunal de Justiça, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que durante a execução penal sobrevenha, contra o apenado, o trânsito em julgado de condenação por crime diverso.
Sobre os efeitos de indigitado trânsito em julgado na execução penal em curso, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) Os direitos e garantias fundamentais consagrados pela Constituição Federal não são ilimitados, encontrando seus limites nos demais direitos igualmente consagrados pelo texto constitucional. Tal afirmação corresponde ao princípio da

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de funções institucionais do Ministério Público, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(MPE/AP – Promotor de Justiça – CESPE – 2021) Conforme o Censo Demográfico de 2010, no Amapá há mais de sete mil indígenas que habitam quatro diferentes territórios indígenas, tanto em zonas rurais quanto em zonas urbanas dos municípios. A respeito das comunidades e populações indígenas, julgue os itens a seguir.

I. É concorrente a competência para legislar acerca dos direitos das populações indígenas, porém, nesse âmbito, a competência da União limita-se a estabelecer normas gerais.

II. As funções institucionais do Ministério Público incluem a defesa judicial dos direitos e interesses das populações indígenas.

III. Compete à justiça federal julgar as disputas sobre direitos indígenas.

Assinale a opção correta.

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Diz o inciso XIII do artigo 5° da Constituição da República, que “é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer”.

Considerando a classificação das normas constitucionais, o dispositivo é norma de:

 

(EMAGIS) Sobre a evolução do Direito Administrativo, bem como os princípios que regem a Administração Pública, julgue os itens abaixo.

I. A constitucionalização do Direito Administrativo pode ser entendida em dois sentidos:

(a) elevação, ao nível constitucional, de matérias antes tratadas por legislação infraconstitucional;

(b) irradiação dos efeitos das normas constitucionais por todo o sistema jurídico.

II. O subsídio dos deputados federais e estaduais deve ser fixado por lei em sentido formal.

III. Está em desconformidade com a Constituição Federal a delegação a cada Poder para definir, por norma interna, as hipóteses pelas quais a divulgação de ato, programa, obra ou serviço públicos não constituirá promoção pessoal.

IV. Em decorrência da proibição ao nepotismo – a qual não depende de lei em sentido formal a prevê-la -, a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.

Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as desapropriações, considerada a disciplina do Decreto-Lei 3.365/41, julgue os itens abaixo.

I. O Poder Legislativo poderá tomar a iniciativa da desapropriação, cumprindo, neste caso, ao Executivo, praticar os atos necessários à sua efetivação.

II. Ao Poder Judiciário é vedado, no processo de desapropriação, decidir se se verificam ou não os casos de utilidade pública.

III. A desapropriação deverá efetivar-se mediante acordo ou intentar-se judicialmente, dentro de dois anos, contados da data da expedição do respectivo decreto e findos os quais este caducará.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre a ação de improbidade administrativa e também sobre a ação popular, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a remuneração paga pelos usuários dos serviços públicos de água e esgoto e também sobre sua cobrança em juízo em caso de inadimplência, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os absolutamente incapazes e também sobre os relativamente incapazes na disciplina do Código Civil e no magistério da doutrina civilista, avalie as assertivas que seguem.

I. O sistema privado brasileiro admite pessoa absolutamente incapaz que seja maior de idade.

II. Foram revogados os dispositivos do Código Civil, segundo o quais eram absolutamente incapazes aqueles que por enfermidade ou deficiência mental não tivessem o necessário discernimento para a prática dos atos da vida civil e os que não pudessem exprimir sua vontade, mesmo por causa transitória.

III. Quanto aos relativamente incapazes, o Código Civil não mais refere deficiência mental, passando a tratar, apenas, das pessoas que "por causa transitória ou permanente, não puderem exprimir sua vontade", as quais, anteriormente, eram consideradas absolutamente incapazes.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a prescrição na disciplina do Código Civil e na jurisprudência do STJ.

I. Não corre prescrição pendendo condição suspensiva.

II. Segundo o STJ, para que corra a prescrição, não basta o efetivo conhecimento da lesão a direito ou a interesse, pois é igualmente necessária a ausência de qualquer condição que impeça o pleno exercício da pretensão.

III. No contrato de prestação de serviços advocatícios com cláusula ‘quota litis’, a revogação do mandato, por ato unilateral do mandante, antes de apurado o resultado da demanda não implica início da contagem do prazo prescricional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere ação na qual pretendam os empregados de determinada sociedade anônima anular a assembléia que elegeu os representantes dos trabalhadores ativos, inativos e pensionistas para o Conselho de Administração da companhia.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A Constituição Federal impõe que a participação dos trabalhadores na gestão da empresa seja definida em lei como regra.

II. A Lei 6.404/1976 (LSA) expressa que o direito de participação dos trabalhadores no Conselho de Administração da Sociedade Anônima independe de previsão estatutária.

III. O STJ considera que a ação em questão enquadra-se como controvérsia decorrente da relação de trabalho (CF, artigo 114, IX), sendo de competência da Justiça do Trabalho.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem envolvem conflitos societários.

I. Compete à Justiça Comum processar e julgar ação do sócio-administrador contra a sociedade para cobrança de remuneração, pró-labore.

II. Compete à Justiça Comum processar e julgar ação de indenização por danos materiais e morais, na hipótese em que o autor da ação afirma ter sido desligado indevidamente do cargo de presidente de entidade de previdência privada, por determinação do patrocinador.

III. Para o STJ, ainda que o pedido seja de pagamento de remuneração, caso a relação entre as partes seja de natureza contratual civil ou estatutária civil, a competência será da Justiça Comum, não da Justiça do Trabalho.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem se referem à Teoria dos Precedentes (‘stare decisis’), devendo ser avaliadas à luz do CPC/2015 e do magistério da doutrina processual civil.

I. Para a formação do precedente, é irrelevante a razão de decidir do julgado, a sua ratio decidendi, isto é, não integra o precedente os fundamentos essenciais da decisão.

II. Os argumentos acessórios elaborados para o deslinde da causa (obiter dictum) não integram o precedente.

III. No julgamento de recurso especial repetitivo, o conteúdo do acórdão abrangerá a análise dos fundamentos relevantes da tese jurídica discutida.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Os itens abaixo dizem respeito ao processo civil. Analise-os.

I. Se o denunciante for vencido na ação principal e não houver dúvida quanto ao seu direito a ser ressarcido pelo denunciado, deve o juiz condenar o denunciado nas verbas de sucumbência concernente à litisdenunciação.

II. O Ministério Público deve se manifestar previamente à decisão no incidente de desconsideração da personalidade jurídica.

III. O exequente poderá obter, mediante deferimento judicial, certidão de que a execução foi admitida pelo juiz, com identificação das partes e do valor da causa, para fins de averbação no registro de imóveis, de veículos ou de outros bens sujeitos a penhora, arresto ou indisponibilidade.

 

(EMAGIS) Ainda no que tange ao processo civil, aquilate as proposições abaixo e aponte a alternativa correta.

I. Salvo nos casos expressamente previstos em lei, os negócios processuais do art. 190 do CPC/2015 ("Art. 190. Versando o processo sobre direitos que admitam autocomposição, é lícito às partes plenamente capazes estipular mudanças no procedimento para ajustá-lo às especificidades da causa e convencionar sobre os seus ônus, poderes, faculdades e deveres processuais, antes ou durante o processo") independem de homologação judicial.

II. A indisponibilidade do direito material impede a celebração de negócio jurídico processual.

III. De comum acordo, o juiz e as partes podem fixar calendário para a prática dos atos processuais, quando for o caso. Nesse caso, dispensa-se a intimação das partes para a prática de ato processual ou a realização de audiência cujas datas tiverem sido designadas no calendário.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da cooperação jurídica internacional em matéria penal e também sobre o MLAT (Acordo de Assistência Judiciário-Penal firmado entre o Brasil e os Estados Unidos – Decreto 3.810/2001), devendo ser marca a CORRETA.

 

(PC/PA – AOCP – 2021) A Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 surge no pós-guerra como reação aos horrores vivenciados pelo mundo com as experiências nazi-fascistas. Dentre as seguintes alternativas, assinale a que NÃO representa uma garantia prevista nesse importante instrumento:

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo, concernentes aos benefícios previdenciários e assistenciais.

I. Nas ações em que se postula benefício assistencial, é necessária a comprovação das condições socioeconômicas do autor por laudo de assistente social, por auto de constatação lavrado por oficial de justiça ou por prova testemunhal, a critério do magistrado.

II. Comprovado que o requerente de benefício é portador do vírus HIV, tem-se por evidenciada a incapacidade laborativa, haja vista a estigmatização social que é inerente à doença em tela.

III. A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em relação à qual não se aponta defeito formal que lhe comprometa a fidedignidade goza de presunção relativa de veracidade, formando prova suficiente de tempo de serviço para fins previdenciários, desde que a anotação de vínculo de emprego conste no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Estão errados apenas os itens:

 

(EMAGIS) Marque a opção que traz a afirmativa equivocada no que se refere à classificação doutrinária dos chamados “créditos públicos”.

 

(EMAGIS) Sobre as certidões negativas e positivas com efeito de negativas referentes a dívidas tributárias do contribuinte, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da contribuição social previdenciária patronal do empregador rural pessoa física, instituída pela Lei 10.256/2001, incidente sobre a receita bruta obtida com a comercialização de sua produção (FUNRURAL), marque a alternativa INCORRETA.

 

PGE/PGM - Rodada 42.2021

“Celso Antônio Bandeira de Mello assinala: tem-se, pois, que, embora o Texto Constitucional nos afirme, no art. 6°, que são poderes da União, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, o certo é que, paralelamente a esses três conjuntos orgânicos, criou-se outro conjunto orgânico que não se aloja em nenhum dos três Poderes da República. Previu-se um órgão – o Tribunal de Contas – que não está estruturalmente, organicamente, albergado, dentro desses três aparelhos em que se divide o exercício do Poder. (...)”. (PASCOAL, VALDECIR. Direito Financeiro e Controle Externo. Ed. Método. 10ª ed. Rio de Janeiro. 2019, p. 153).

Considerando que o texto apresentado tem caráter unicamente motivador, redija um parecer jurídico como Procurador do Estado ALFA que responda aos seguintes questionamentos:

a) qual a natureza jurídica das decisões dos Tribunais de Contas que impõem condenações aos administradores públicos?

b) para fins de execução dessas decisões, há necessidade de inscrição em dívida ativa? Qual a consequência para a Fazenda Pública em caso ou não de inscrição?

c) quem possui legitimidade ativa para executar tais decisões?

Considere a legislação, a doutrina e a jurisprudência pertinente. Está dispensado o relatório.

 

Objetivas DP Estadual - Rodada 42.2021

(DPE/BA – FCC – 2021) A Lei Complementar n° 80/1994, Lei Orgânica Nacional da Defensoria Pública, prevê às Defensorias Públicas dos Estados

 

(PC/PA – AOCP – 2021) A Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 surge no pós-guerra como reação aos horrores vivenciados pelo mundo com as experiências nazi-fascistas. Dentre as seguintes alternativas, assinale a que NÃO representa uma garantia prevista nesse importante instrumento:

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Analise o trecho a seguir.

“De acordo com o Infopen, um sistema de informações estatísticas do sistema penitenciário brasileiro desenvolvido pelo Ministério da Justiça, o Brasil tem a quarta maior população carcerária do mundo. São aproximadamente 700 mil presos sem a infraestrutura para comportar este número. A realidade é de celas superlotadas, alimentação precária e violência. Situação que faz do sistema carcerário um grave problema social e de segurança pública. Além da precariedade do sistema carcerário, as políticas de encarceramento e aumento de pena se voltam, via de regra, contra a população negra e pobre. Entre os presos, 61,7% são pretos ou pardos. Vale lembrar que 53,63% da população brasileira têm essa característica. Os brancos, inversamente, são 37,22% dos presos, enquanto são 45,48% na população em geral. E, ainda, de acordo com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), em 2014, 75% dos encarcerados têm até o ensino fundamental completo, um indicador de baixa renda.”

Entre as Teorias Macrossociológicas da Criminalidade, qual alternativa a seguir melhor identifica a realidade do sistema penal e carcerário brasileiro, de acordo com o trecho citado?

 

(EMAGIS) Com base na Lei de Drogas e na jurisprudência do STJ, julgue os itens abaixo.

I. Para a configuração do delito de tráfico de drogas previsto no caput do art. 33 da Lei n. 11.343/2006, é desnecessária a aferição do grau de pureza da substância apreendida.

II. Não é cabível a aplicação cumulativa das causas de aumento relativas à transnacionalidade e à interestadualidade.

III. A falta da assinatura do perito criminal no laudo toxicológico inquina de nulidade o referido exame.

 

(TJ/BA – Juiz de Direito Substituto – CESPE – 2019) João, com a intenção de matar José, seu desafeto, efetuou disparos de arma de fogo contra ele. José foi atingido pelos projéteis e faleceu.

Considere que, depois de feitos os exames necessários, se tenha constatado uma das seguintes hipóteses relativamente à causa da morte de José.

I. Apesar dos disparos sofridos pela vítima, a causa determinante da sua morte foi intoxicação devido ao fato de ela ter ingerido veneno minutos antes de ter sido alvejada.

II. A morte decorreu de ferimentos causados por disparos de arma de fogo efetuados por terceiro no mesmo momento em que João agiu e sem o conhecimento deste.

III. A vítima faleceu em razão dos ferimentos sofridos, os quais foram agravados por sua condição de hemofílica.

IV. A morte decorreu de uma infecção hospitalar que acometeu a vítima quando do tratamento dos ferimentos causados pelos tiros.

Nessa situação hipotética, conforme a teoria dos antecedentes causais adotada pelo CP, João responderá pela morte de seu desafeto caso se enquadre em uma das hipóteses previstas nos itens

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) O crime de receptação:

 

(TJ/PR – Juiz Substituto – FGV – 2021) Os acordos penais ou processuais já eram conhecidos do sistema de justiça criminal brasileiro, mas assumiram um destaque notável a partir da amplitude que se deu ao instituto da colaboração premiada. O formato consensual traz para o processo penal a possibilidade de uma atuação resolutiva que afasta uma perspectiva demandista. O resultado disso é um nítido empoderamento do Ministério Público. No entanto, o Magistrado, até então protagonista no modelo de processo penal conflitivo, continua com papel relevante na sistemática do acordo de não persecução penal. Nesse particular, compete ao juiz de direito do processo de conhecimento:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a Lei 9.296/1996 (‘Lei da Interceptação Telefônica’) e sua interpretação pelo Superior Tribunal de Justiça, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que durante a execução penal sobrevenha, contra o apenado, o trânsito em julgado de condenação por crime diverso.
Sobre os efeitos de indigitado trânsito em julgado na execução penal em curso, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os absolutamente incapazes e também sobre os relativamente incapazes na disciplina do Código Civil e no magistério da doutrina civilista, avalie as assertivas que seguem.

I. O sistema privado brasileiro admite pessoa absolutamente incapaz que seja maior de idade.

II. Foram revogados os dispositivos do Código Civil, segundo o quais eram absolutamente incapazes aqueles que por enfermidade ou deficiência mental não tivessem o necessário discernimento para a prática dos atos da vida civil e os que não pudessem exprimir sua vontade, mesmo por causa transitória.

III. Quanto aos relativamente incapazes, o Código Civil não mais refere deficiência mental, passando a tratar, apenas, das pessoas que "por causa transitória ou permanente, não puderem exprimir sua vontade", as quais, anteriormente, eram consideradas absolutamente incapazes.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a prescrição na disciplina do Código Civil e na jurisprudência do STJ.

I. Não corre prescrição pendendo condição suspensiva.

II. Segundo o STJ, para que corra a prescrição, não basta o efetivo conhecimento da lesão a direito ou a interesse, pois é igualmente necessária a ausência de qualquer condição que impeça o pleno exercício da pretensão.

III. No contrato de prestação de serviços advocatícios com cláusula ‘quota litis’, a revogação do mandato, por ato unilateral do mandante, antes de apurado o resultado da demanda não implica início da contagem do prazo prescricional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Marque a assertiva que veicula situação em que o STJ NÃO reconhece dano moral in re ipsa.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem se referem à Teoria dos Precedentes (‘stare decisis’), devendo ser avaliadas à luz do CPC/2015 e do magistério da doutrina processual civil.

I. Para a formação do precedente, é irrelevante a razão de decidir do julgado, a sua ratio decidendi, isto é, não integra o precedente os fundamentos essenciais da decisão.

II. Os argumentos acessórios elaborados para o deslinde da causa (obiter dictum) não integram o precedente.

III. No julgamento de recurso especial repetitivo, o conteúdo do acórdão abrangerá a análise dos fundamentos relevantes da tese jurídica discutida.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Os itens abaixo dizem respeito ao processo civil. Analise-os.

I. Se o denunciante for vencido na ação principal e não houver dúvida quanto ao seu direito a ser ressarcido pelo denunciado, deve o juiz condenar o denunciado nas verbas de sucumbência concernente à litisdenunciação.

II. O Ministério Público deve se manifestar previamente à decisão no incidente de desconsideração da personalidade jurídica.

III. O exequente poderá obter, mediante deferimento judicial, certidão de que a execução foi admitida pelo juiz, com identificação das partes e do valor da causa, para fins de averbação no registro de imóveis, de veículos ou de outros bens sujeitos a penhora, arresto ou indisponibilidade.

 

(EMAGIS) Ainda no que tange ao processo civil, aquilate as proposições abaixo e aponte a alternativa correta.

I. Salvo nos casos expressamente previstos em lei, os negócios processuais do art. 190 do CPC/2015 ("Art. 190. Versando o processo sobre direitos que admitam autocomposição, é lícito às partes plenamente capazes estipular mudanças no procedimento para ajustá-lo às especificidades da causa e convencionar sobre os seus ônus, poderes, faculdades e deveres processuais, antes ou durante o processo") independem de homologação judicial.

II. A indisponibilidade do direito material impede a celebração de negócio jurídico processual.

III. De comum acordo, o juiz e as partes podem fixar calendário para a prática dos atos processuais, quando for o caso. Nesse caso, dispensa-se a intimação das partes para a prática de ato processual ou a realização de audiência cujas datas tiverem sido designadas no calendário.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) No que atine à defesa coletiva dos direitos em juízo, assinale a alternativa CORRETA.

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) Os direitos e garantias fundamentais consagrados pela Constituição Federal não são ilimitados, encontrando seus limites nos demais direitos igualmente consagrados pelo texto constitucional. Tal afirmação corresponde ao princípio da

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de funções institucionais do Ministério Público, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(MPE/AP – Promotor de Justiça – CESPE – 2021) Conforme o Censo Demográfico de 2010, no Amapá há mais de sete mil indígenas que habitam quatro diferentes territórios indígenas, tanto em zonas rurais quanto em zonas urbanas dos municípios. A respeito das comunidades e populações indígenas, julgue os itens a seguir.

I. É concorrente a competência para legislar acerca dos direitos das populações indígenas, porém, nesse âmbito, a competência da União limita-se a estabelecer normas gerais.

II. As funções institucionais do Ministério Público incluem a defesa judicial dos direitos e interesses das populações indígenas.

III. Compete à justiça federal julgar as disputas sobre direitos indígenas.

Assinale a opção correta.

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Diz o inciso XIII do artigo 5° da Constituição da República, que “é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer”.

Considerando a classificação das normas constitucionais, o dispositivo é norma de:

 

(EMAGIS) Sobre a evolução do Direito Administrativo, bem como os princípios que regem a Administração Pública, julgue os itens abaixo.

I. A constitucionalização do Direito Administrativo pode ser entendida em dois sentidos:

(a) elevação, ao nível constitucional, de matérias antes tratadas por legislação infraconstitucional;

(b) irradiação dos efeitos das normas constitucionais por todo o sistema jurídico.

II. O subsídio dos deputados federais e estaduais deve ser fixado por lei em sentido formal.

III. Está em desconformidade com a Constituição Federal a delegação a cada Poder para definir, por norma interna, as hipóteses pelas quais a divulgação de ato, programa, obra ou serviço públicos não constituirá promoção pessoal.

IV. Em decorrência da proibição ao nepotismo – a qual não depende de lei em sentido formal a prevê-la -, a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.

Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as desapropriações, considerada a disciplina do Decreto-Lei 3.365/41, julgue os itens abaixo.

I. O Poder Legislativo poderá tomar a iniciativa da desapropriação, cumprindo, neste caso, ao Executivo, praticar os atos necessários à sua efetivação.

II. Ao Poder Judiciário é vedado, no processo de desapropriação, decidir se se verificam ou não os casos de utilidade pública.

III. A desapropriação deverá efetivar-se mediante acordo ou intentar-se judicialmente, dentro de dois anos, contados da data da expedição do respectivo decreto e findos os quais este caducará.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre a ação de improbidade administrativa e também sobre a ação popular, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a remuneração paga pelos usuários dos serviços públicos de água e esgoto e também sobre sua cobrança em juízo em caso de inadimplência, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as APPs referentes a matas ciliares, devendo ser avaliadas em consonância com a disciplina do Código Florestal e com a jurisprudência do STJ.

I. A Lei 12.727/2012, alterando o Código Florestal, excluiu da definição como APP as faixas marginais de curso d’água efêmeros.

II. O STF, declarando a inconstitucionalidade do artigo 4º, I, do Código Florestal, determinou o restabelecimento dos cálculos das faixas marginais dos cursos d’água, segundo a regência normativa anterior, ou seja, desde o “[...] nível mais alto” (art. 2º, “a”, da Lei n. 4.771/1965), ao invés da referência trazida pelo inciso I do art. 4º, que agora declara “[...] desde a borda da calha do leito regular”.

III. Leito regular, segundo o Código Florestal, é a calha por onde correm regularmente as águas do curso d’água durante o ano, definição tida por constitucional pelo STF.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as certidões negativas e positivas com efeito de negativas referentes a dívidas tributárias do contribuinte, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere contribuinte de ICMS que, tendo a obrigação acessória de constituir o imposto mediante declaração constitutiva do débito, apresente atempadamente tal declaração. Quando de seu exame pela autoridade fiscal, constatam-se dois vícios: o primeiro foi a utilização de alíquota inferior à devida pelo contribuinte; o segundo o creditamento parcialmente indevido pelo contribuinte, excesso devidamente glosado pelo Fisco.

Realizadas as correções, pretende o Fisco estadual realizar lançamento suplementar para constituir o crédito de ICMS que por força de tais correções lhe cabe.

A propósito da decadência do direito de efetuar mencionado lançamento suplementar, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere ação na qual pretendam os empregados de determinada sociedade anônima anular a assembléia que elegeu os representantes dos trabalhadores ativos, inativos e pensionistas para o Conselho de Administração da companhia.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A Constituição Federal impõe que a participação dos trabalhadores na gestão da empresa seja definida em lei como regra.

II. A Lei 6.404/1976 (LSA) expressa que o direito de participação dos trabalhadores no Conselho de Administração da Sociedade Anônima independe de previsão estatutária.

III. O STJ considera que a ação em questão enquadra-se como controvérsia decorrente da relação de trabalho (CF, artigo 114, IX), sendo de competência da Justiça do Trabalho.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem envolvem conflitos societários.

I. Compete à Justiça Comum processar e julgar ação do sócio-administrador contra a sociedade para cobrança de remuneração, pró-labore.

II. Compete à Justiça Comum processar e julgar ação de indenização por danos materiais e morais, na hipótese em que o autor da ação afirma ter sido desligado indevidamente do cargo de presidente de entidade de previdência privada, por determinação do patrocinador.

III. Para o STJ, ainda que o pedido seja de pagamento de remuneração, caso a relação entre as partes seja de natureza contratual civil ou estatutária civil, a competência será da Justiça Comum, não da Justiça do Trabalho.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as entidades de atendimento à criança e ao adolescente, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) O Código de Defesa do Consumidor estabelece um rol de cláusulas contratuais reputadas objetivamente como abusivas, sendo CERTO que:

 

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 42.2021

(EMAGIS) Sobre os absolutamente incapazes e também sobre os relativamente incapazes na disciplina do Código Civil e no magistério da doutrina civilista, avalie as assertivas que seguem.

I. O sistema privado brasileiro admite pessoa absolutamente incapaz que seja maior de idade.

II. Foram revogados os dispositivos do Código Civil, segundo o quais eram absolutamente incapazes aqueles que por enfermidade ou deficiência mental não tivessem o necessário discernimento para a prática dos atos da vida civil e os que não pudessem exprimir sua vontade, mesmo por causa transitória.

III. Quanto aos relativamente incapazes, o Código Civil não mais refere deficiência mental, passando a tratar, apenas, das pessoas que "por causa transitória ou permanente, não puderem exprimir sua vontade", as quais, anteriormente, eram consideradas absolutamente incapazes.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a prescrição na disciplina do Código Civil e na jurisprudência do STJ.

I. Não corre prescrição pendendo condição suspensiva.

II. Segundo o STJ, para que corra a prescrição, não basta o efetivo conhecimento da lesão a direito ou a interesse, pois é igualmente necessária a ausência de qualquer condição que impeça o pleno exercício da pretensão.

III. No contrato de prestação de serviços advocatícios com cláusula ‘quota litis’, a revogação do mandato, por ato unilateral do mandante, antes de apurado o resultado da demanda não implica início da contagem do prazo prescricional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Marque a assertiva que veicula situação em que o STJ NÃO reconhece dano moral in re ipsa.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem se referem à Teoria dos Precedentes (‘stare decisis’), devendo ser avaliadas à luz do CPC/2015 e do magistério da doutrina processual civil.

I. Para a formação do precedente, é irrelevante a razão de decidir do julgado, a sua ratio decidendi, isto é, não integra o precedente os fundamentos essenciais da decisão.

II. Os argumentos acessórios elaborados para o deslinde da causa (obiter dictum) não integram o precedente.

III. No julgamento de recurso especial repetitivo, o conteúdo do acórdão abrangerá a análise dos fundamentos relevantes da tese jurídica discutida.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Os itens abaixo dizem respeito ao processo civil. Analise-os.

I. Se o denunciante for vencido na ação principal e não houver dúvida quanto ao seu direito a ser ressarcido pelo denunciado, deve o juiz condenar o denunciado nas verbas de sucumbência concernente à litisdenunciação.

II. O Ministério Público deve se manifestar previamente à decisão no incidente de desconsideração da personalidade jurídica.

III. O exequente poderá obter, mediante deferimento judicial, certidão de que a execução foi admitida pelo juiz, com identificação das partes e do valor da causa, para fins de averbação no registro de imóveis, de veículos ou de outros bens sujeitos a penhora, arresto ou indisponibilidade.

 

(EMAGIS) Ainda no que tange ao processo civil, aquilate as proposições abaixo e aponte a alternativa correta.

I. Salvo nos casos expressamente previstos em lei, os negócios processuais do art. 190 do CPC/2015 ("Art. 190. Versando o processo sobre direitos que admitam autocomposição, é lícito às partes plenamente capazes estipular mudanças no procedimento para ajustá-lo às especificidades da causa e convencionar sobre os seus ônus, poderes, faculdades e deveres processuais, antes ou durante o processo") independem de homologação judicial.

II. A indisponibilidade do direito material impede a celebração de negócio jurídico processual.

III. De comum acordo, o juiz e as partes podem fixar calendário para a prática dos atos processuais, quando for o caso. Nesse caso, dispensa-se a intimação das partes para a prática de ato processual ou a realização de audiência cujas datas tiverem sido designadas no calendário.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) O Código de Defesa do Consumidor estabelece um rol de cláusulas contratuais reputadas objetivamente como abusivas, sendo CERTO que:

 

(EMAGIS) Sobre as entidades de atendimento à criança e ao adolescente, assinale a alternativa incorreta:

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Analise o trecho a seguir.

“De acordo com o Infopen, um sistema de informações estatísticas do sistema penitenciário brasileiro desenvolvido pelo Ministério da Justiça, o Brasil tem a quarta maior população carcerária do mundo. São aproximadamente 700 mil presos sem a infraestrutura para comportar este número. A realidade é de celas superlotadas, alimentação precária e violência. Situação que faz do sistema carcerário um grave problema social e de segurança pública. Além da precariedade do sistema carcerário, as políticas de encarceramento e aumento de pena se voltam, via de regra, contra a população negra e pobre. Entre os presos, 61,7% são pretos ou pardos. Vale lembrar que 53,63% da população brasileira têm essa característica. Os brancos, inversamente, são 37,22% dos presos, enquanto são 45,48% na população em geral. E, ainda, de acordo com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), em 2014, 75% dos encarcerados têm até o ensino fundamental completo, um indicador de baixa renda.”

Entre as Teorias Macrossociológicas da Criminalidade, qual alternativa a seguir melhor identifica a realidade do sistema penal e carcerário brasileiro, de acordo com o trecho citado?

 

(EMAGIS) Com base na Lei de Drogas e na jurisprudência do STJ, julgue os itens abaixo.

I. Para a configuração do delito de tráfico de drogas previsto no caput do art. 33 da Lei n. 11.343/2006, é desnecessária a aferição do grau de pureza da substância apreendida.

II. Não é cabível a aplicação cumulativa das causas de aumento relativas à transnacionalidade e à interestadualidade.

III. A falta da assinatura do perito criminal no laudo toxicológico inquina de nulidade o referido exame.

 

(TJ/BA – Juiz de Direito Substituto – CESPE – 2019) João, com a intenção de matar José, seu desafeto, efetuou disparos de arma de fogo contra ele. José foi atingido pelos projéteis e faleceu.

Considere que, depois de feitos os exames necessários, se tenha constatado uma das seguintes hipóteses relativamente à causa da morte de José.

I. Apesar dos disparos sofridos pela vítima, a causa determinante da sua morte foi intoxicação devido ao fato de ela ter ingerido veneno minutos antes de ter sido alvejada.

II. A morte decorreu de ferimentos causados por disparos de arma de fogo efetuados por terceiro no mesmo momento em que João agiu e sem o conhecimento deste.

III. A vítima faleceu em razão dos ferimentos sofridos, os quais foram agravados por sua condição de hemofílica.

IV. A morte decorreu de uma infecção hospitalar que acometeu a vítima quando do tratamento dos ferimentos causados pelos tiros.

Nessa situação hipotética, conforme a teoria dos antecedentes causais adotada pelo CP, João responderá pela morte de seu desafeto caso se enquadre em uma das hipóteses previstas nos itens

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) O crime de receptação:

 

(MPF – Procurador da República – 2017) Em relação ao tipo penal do tráfico de pessoas, assinale a alternativa correta:

 

(TJ/PR – Juiz Substituto – FGV – 2021) Os acordos penais ou processuais já eram conhecidos do sistema de justiça criminal brasileiro, mas assumiram um destaque notável a partir da amplitude que se deu ao instituto da colaboração premiada. O formato consensual traz para o processo penal a possibilidade de uma atuação resolutiva que afasta uma perspectiva demandista. O resultado disso é um nítido empoderamento do Ministério Público. No entanto, o Magistrado, até então protagonista no modelo de processo penal conflitivo, continua com papel relevante na sistemática do acordo de não persecução penal. Nesse particular, compete ao juiz de direito do processo de conhecimento:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a Lei 9.296/1996 (‘Lei da Interceptação Telefônica’) e sua interpretação pelo Superior Tribunal de Justiça, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que durante a execução penal sobrevenha, contra o apenado, o trânsito em julgado de condenação por crime diverso.
Sobre os efeitos de indigitado trânsito em julgado na execução penal em curso, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) Os direitos e garantias fundamentais consagrados pela Constituição Federal não são ilimitados, encontrando seus limites nos demais direitos igualmente consagrados pelo texto constitucional. Tal afirmação corresponde ao princípio da

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de funções institucionais do Ministério Público, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(MPE/AP – Promotor de Justiça – CESPE – 2021) Conforme o Censo Demográfico de 2010, no Amapá há mais de sete mil indígenas que habitam quatro diferentes territórios indígenas, tanto em zonas rurais quanto em zonas urbanas dos municípios. A respeito das comunidades e populações indígenas, julgue os itens a seguir.

I. É concorrente a competência para legislar acerca dos direitos das populações indígenas, porém, nesse âmbito, a competência da União limita-se a estabelecer normas gerais.

II. As funções institucionais do Ministério Público incluem a defesa judicial dos direitos e interesses das populações indígenas.

III. Compete à justiça federal julgar as disputas sobre direitos indígenas.

Assinale a opção correta.

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Diz o inciso XIII do artigo 5° da Constituição da República, que “é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer”.

Considerando a classificação das normas constitucionais, o dispositivo é norma de:

 

(FIEC – PROCURADOR JURÍDICO – INTEGRI – 2019) São condições de elegibilidade, na forma da lei:

 

(EMAGIS) Considere ação na qual pretendam os empregados de determinada sociedade anônima anular a assembléia que elegeu os representantes dos trabalhadores ativos, inativos e pensionistas para o Conselho de Administração da companhia.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A Constituição Federal impõe que a participação dos trabalhadores na gestão da empresa seja definida em lei como regra.

II. A Lei 6.404/1976 (LSA) expressa que o direito de participação dos trabalhadores no Conselho de Administração da Sociedade Anônima independe de previsão estatutária.

III. O STJ considera que a ação em questão enquadra-se como controvérsia decorrente da relação de trabalho (CF, artigo 114, IX), sendo de competência da Justiça do Trabalho.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem envolvem conflitos societários.

I. Compete à Justiça Comum processar e julgar ação do sócio-administrador contra a sociedade para cobrança de remuneração, pró-labore.

II. Compete à Justiça Comum processar e julgar ação de indenização por danos materiais e morais, na hipótese em que o autor da ação afirma ter sido desligado indevidamente do cargo de presidente de entidade de previdência privada, por determinação do patrocinador.

III. Para o STJ, ainda que o pedido seja de pagamento de remuneração, caso a relação entre as partes seja de natureza contratual civil ou estatutária civil, a competência será da Justiça Comum, não da Justiça do Trabalho.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as certidões negativas e positivas com efeito de negativas referentes a dívidas tributárias do contribuinte, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere contribuinte de ICMS que, tendo a obrigação acessória de constituir o imposto mediante declaração constitutiva do débito, apresente atempadamente tal declaração. Quando de seu exame pela autoridade fiscal, constatam-se dois vícios: o primeiro foi a utilização de alíquota inferior à devida pelo contribuinte; o segundo o creditamento parcialmente indevido pelo contribuinte, excesso devidamente glosado pelo Fisco.

Realizadas as correções, pretende o Fisco estadual realizar lançamento suplementar para constituir o crédito de ICMS que por força de tais correções lhe cabe.

A propósito da decadência do direito de efetuar mencionado lançamento suplementar, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da contribuição social previdenciária patronal do empregador rural pessoa física, instituída pela Lei 10.256/2001, incidente sobre a receita bruta obtida com a comercialização de sua produção (FUNRURAL), marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as APPs referentes a matas ciliares, devendo ser avaliadas em consonância com a disciplina do Código Florestal e com a jurisprudência do STJ.

I. A Lei 12.727/2012, alterando o Código Florestal, excluiu da definição como APP as faixas marginais de curso d’água efêmeros.

II. O STF, declarando a inconstitucionalidade do artigo 4º, I, do Código Florestal, determinou o restabelecimento dos cálculos das faixas marginais dos cursos d’água, segundo a regência normativa anterior, ou seja, desde o “[...] nível mais alto” (art. 2º, “a”, da Lei n. 4.771/1965), ao invés da referência trazida pelo inciso I do art. 4º, que agora declara “[...] desde a borda da calha do leito regular”.

III. Leito regular, segundo o Código Florestal, é a calha por onde correm regularmente as águas do curso d’água durante o ano, definição tida por constitucional pelo STF.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a evolução do Direito Administrativo, bem como os princípios que regem a Administração Pública, julgue os itens abaixo.

I. A constitucionalização do Direito Administrativo pode ser entendida em dois sentidos:

(a) elevação, ao nível constitucional, de matérias antes tratadas por legislação infraconstitucional;

(b) irradiação dos efeitos das normas constitucionais por todo o sistema jurídico.

II. O subsídio dos deputados federais e estaduais deve ser fixado por lei em sentido formal.

III. Está em desconformidade com a Constituição Federal a delegação a cada Poder para definir, por norma interna, as hipóteses pelas quais a divulgação de ato, programa, obra ou serviço públicos não constituirá promoção pessoal.

IV. Em decorrência da proibição ao nepotismo – a qual não depende de lei em sentido formal a prevê-la -, a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.

Estão corretos os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as desapropriações, considerada a disciplina do Decreto-Lei 3.365/41, julgue os itens abaixo.

I. O Poder Legislativo poderá tomar a iniciativa da desapropriação, cumprindo, neste caso, ao Executivo, praticar os atos necessários à sua efetivação.

II. Ao Poder Judiciário é vedado, no processo de desapropriação, decidir se se verificam ou não os casos de utilidade pública.

III. A desapropriação deverá efetivar-se mediante acordo ou intentar-se judicialmente, dentro de dois anos, contados da data da expedição do respectivo decreto e findos os quais este caducará.

Há erro:

 

(EMAGIS) Sobre a ação de improbidade administrativa e também sobre a ação popular, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a remuneração paga pelos usuários dos serviços públicos de água e esgoto e também sobre sua cobrança em juízo em caso de inadimplência, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios constitucionais gerais da atividade econômica (CF, artigo 170), tendo presente também a visão do STF e da doutrina, avalie as assertivas que seguem.

I. Para a doutrina, o princípio do desenvolvimento sustentável expresso no art. 170, VI, da CF/88, confrontado com o direito de propriedade privada e a livre iniciativa (caput e inciso II do art. 170), também se presta a desmistificar a perspectiva de um capitalismo liberal-individualista em favor da sua leitura à luz dos valores e princípios constitucionais socioambientais.

II. Para a doutrina, ainda que, pedra estruturante que é do sistema capitalista, a propriedade privada seja resguardada na Constituição Federal, os interesses do seu titular devem ajustar-se aos interesses da sociedade e do Estado, na esteira das funções social e ecológica que lhe são inerentes.

III. A EC 06/1996 revogou o dispositivo constitucional que trazia como princípio o tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administração no País.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo, concernentes aos benefícios previdenciários e assistenciais.

I. Nas ações em que se postula benefício assistencial, é necessária a comprovação das condições socioeconômicas do autor por laudo de assistente social, por auto de constatação lavrado por oficial de justiça ou por prova testemunhal, a critério do magistrado.

II. Comprovado que o requerente de benefício é portador do vírus HIV, tem-se por evidenciada a incapacidade laborativa, haja vista a estigmatização social que é inerente à doença em tela.

III. A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em relação à qual não se aponta defeito formal que lhe comprometa a fidedignidade goza de presunção relativa de veracidade, formando prova suficiente de tempo de serviço para fins previdenciários, desde que a anotação de vínculo de emprego conste no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Estão errados apenas os itens:

 

(PC/PA – AOCP – 2021) A Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 surge no pós-guerra como reação aos horrores vivenciados pelo mundo com as experiências nazi-fascistas. Dentre as seguintes alternativas, assinale a que NÃO representa uma garantia prevista nesse importante instrumento:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da cooperação jurídica internacional em matéria penal e também sobre o MLAT (Acordo de Assistência Judiciário-Penal firmado entre o Brasil e os Estados Unidos – Decreto 3.810/2001), devendo ser marca a CORRETA.

 

Sentença Estadual - Rodada 41.2021

Carlota Joaquina intentou, em 2021, ação de reconhecimento e dissolução de união estável em face de Pedro de Alcantara, cumulada com separação judicial, partilha de bens e pedido de alimentos. Narrou a inicial que a autora e o promovido decidiram morar juntos no início de 2011, ocasião em que assinaram um contrato de convivência familiar com cláusulas patrimoniais idênticas ao regime da comunhão universal. Informou que na época tinha 20 anos e o demandado 67 anos. Já no ano de 2016, cinco anos depois, resolveram casar-se no projeto “Casamentos Comunitários” realizado pelo TJMT.

Propôs a partilha em partes iguais dos bens amealhados após o início da união estável: 1 – supermercado adquirido em 2015, com valor aproximado de R$ 50.000,00; 2 – veículo Ford KA comprado em 2017, com valor de R$ 30.000,00.

Quanto ao valor dos alimentos, como o requerido é quem administra o supermercado, requereu a fixação de alimentos no valor de R$ 2.500,00 até ser consumada a sua venda, referente à metade do rendimento mensal líquido do comércio, bem como a fixação de 30% dos rendimentos do promovido auferidos como motorista de aplicativo, sendo que tais ganhos giram em torno de R$ 2.000.00 ao mês.

Designada audiência de conciliação no CEJUSC da Comarca de Sinop/MT, não houve acordo.

Na peça de defesa, o promovido pugnou pela extinção pela ausência de interesse de agir quanto ao pleito da separação judicial, sob o fundamento desse instituto ter sido extinto do ordenamento jurídico nacional. Em relação à união estável, informou que o mencionado contrato de convivência é inválido, uma vez que não foi registrado no cartório. Informou que, quando se casou com a promovente já possuía 72 anos, razão pela qual o regime seria o da separação absoluta de bens. Diante de tais informações, pleiteou a exclusão da partilha dos dois bens pretendidos pela autora. No tocante à pensão, alegou ser indevida em virtude da beneficiária ser uma jovem com 27 anos de idade, tendo perfeitas condições de se inserir no mercado de trabalho. Por fim, explicou não ser empregado do aplicativo RodeBarato, motivo pelo qual seu rendimento é inconstante.

Em impugnação à contestação, a autora reiterou os termos da inicial, solicitando a fixação dos alimentos, pois ainda não conseguiu se inserir no mercado de trabalho devido a sua falta de qualificação. Informou que o promovido a proibiu de estudar e trabalhar enquanto vivia com ele.

Instadas a se manifestarem acerca da produção de demais provas, as partes solicitaram o julgamento antecipado da lide.

Os autos foram conclusos para a prolação da sentença.

Não é necessário fazer relatório.

 

PGE/PGM - Rodada 41.2021

O Município de VALE VERDE propôs ação de improbidade administrativa contra o ex-prefeito da cidade, Valter Espertão, a fim de comprovar a prática pelo réu de ato ímprobo, à luz da Lei 8.429/92 (LIA), consubstanciado na ausência de prestação de contas a que estava obrigado quando exercia o cargo eletivo, com a sua consequente condenação às sanções legais.

Em cognição sumária, o magistrado rejeitou a ação, com amparo no art. 17, § 6º, da LIA, ao fundamento de que, embora existentes indícios de improbidade, com a inicial não se comprovou o ato ímprobo, uma vez não demonstrada a intenção do réu de não prestar as contas devidas.

O município foi intimado da decisão em 17/09/2021.

Como Procurador, proponha a peça processual adequada, apresentando os fundamentos jurídicos pertinentes. É dispensado o relatório.

 

Sentença Federal - Rodada 41.2021

Segue o enunciado da Rodada 41.2021 (dispensado o Relatório). Procure simular as condições de uma prova real (consultar apenas a legislação e monitorar seu tempo). Bom exercício!

Trata-se de ação penal movida pelo MPF em face de “LI MING”, qualificada às fls. 03/04, sendo imputada a prática do crime previsto no art. 2º, I, da Lei nº 8.137/90, em concurso material por quatro vezes (art. 69 do CP). Consta da denúncia:

“A denunciada, consciente e voluntariamente, omitiu informações e prestou declarações falsas às autoridades fazendárias, eximindo-se, com tal ação, do pagamento de parte do Imposto de Renda da Pessoa Física (aos anos-calendário 2015, 2016, 2017 e 2018).

Consta dos autos que a denunciada omitiu nas Declarações de Ajuste Anual referenciadas, consoantes procedimento fiscal em anexo (fls.__), rendimentos decorrentes de depósitos em contas bancárias não comprovados por documentação hábil e idônea, deixando de recolher o Imposto de Renda Pessoa Física devido.

A referida omissão de valores foi apurada no Procedimento Administrativo Fiscal nº 20516.000592/2019, restando não pago os seguintes valores de imposto de renda para cada ano-calendário (de 2015 a 2018): a) R$500.000,00; b) R$500.000,00; c) R$300.000,00; d) R$ 500.000,00, totalizando a quantia de R$1.800.000,00 (fls. __). O valor atualizado do débito, com incidência de juros e multa importa no patamar de R$3.000.000,00.

A materialidade delitiva está amparada no procedimento fiscal em referência (fls. __). Restou devidamente apurado que foram omitidos rendimentos decorrentes de depósitos em contas bancárias de titularidade da apelante nas suas declarações de imposto de renda relativas ao período (anos-calendário) de 2015 a 2018. Essa conduta ilícita levou ao lançamento definitivo dos créditos tributários (fls. __). Conforme detalhado na apuração da Receita Federal, os depósitos bancários em contas da denunciada (fls. __) foram realizados mediante cheques e dinheiro.

Ainda constam no procedimento fiscal: a) Termo de Constatação; b) Termo de Intimação Fiscal; c) Termo de Verificação Fiscal; d) Auto de Infração, sendo o último lavrado após o exercício do contraditório e ampla defesa na esfera administrativas, pois “LI MING” foi devidamente intimada e chegou a apresentar defesa; e) Recurso administrativo após a constituição do crédito tributário, sendo este rejeitado consoante decisão final também anexada (fls. __).

As informações fiscais apuradas foram compartilhadas com o Ministério Público Federal, no âmbito de procedimento investigativo formalmente instaurado, sendo mantido o sigilo. A documentação foi acompanhada também de representação fiscal para fins penais.

A Procuradoria Regional da Fazenda Nacional informou que crédito tributário em questão encontra-se definitivamente constituído e inscrito em Dívida Ativa da União sob o nº 80.000498-55 (fls.__).

Registre-se que havia uma outra investigação (Inquérito Policial) que apurava possível cometimento de crime de lavagem de dinheiro por parte da denunciada. Entretanto, especificamente quanto a tal crime, a investigação foi arquivada por ausência de configuração do crime antecedente (descaminho/contrabando)”.

Denúncia recebida em 17/10/2019. Ré regularmente citada, sendo apresentada resposta à acusação pela DPU. Proferida decisão onde não foi reconhecida nenhuma das hipóteses de absolvição sumária.

Na audiência, primeiro foi ouvida como testemunha de acusação um dos auditores que participou da fiscalização. Confirmou toda a legalidade do procedimento fiscal e as conclusões chegadas.

As duas testemunhas de defesa, então colegas de trabalho da ré, afirmaram que está trabalhava com o tio numa loja na rua 25 de março. Uma das testemunhas afirmou que a apelante fazia vendas e compras para a loja e que já a tinha visto frequentando bancos. Afirmara que a ré agora está desempregada.

Em seu interrogatório, a ré declarou que um tio seu, “LIANG”, seria o verdadeiro responsável pela movimentação das contas fiscalizadas pela Receita Federal. Disse que é chinesa e chegou ao Brasil em 2002, tendo sido vítima de ardil desse tio, que a teria transformado em “laranja” e a levado a crer que não estaria cometendo nenhum ato ilícito. Diz que por isso permitiu que o seu tio utilizasse as contas correntes abertas em seu nome para transações relativas à empresa dele. Além disso, disse que esse tio era o responsável pelas suas declarações de ajuste para o IRPF. Afirmou que seu tio mora na China, mas que vem com frequência ao Brasil. Por fim, aduziu que desde 2019 não possui mais emprego, não possuindo renda e dependo da ajuda financeira de parentes e amigos.

Na audiência, fora juntada certidão de antecedentes atualizada. Além do Inquérito Policial mencionado anteriormente, já arquivado, constam duas ações penais em andamento (fase de instrução), ajuizadas em 2018, pelo possível cometimento de crimes de lavagem de dinheiro e de estelionato (fls. __).

Sem requerimento de diligências após a instrução oral.

O MPF reiterou o pedido de condenação, apenas retificando o tipo penal imputado, bem assim requerendo a causa de aumento atinente ao grave dano à coletividade. Acrescentou, ainda, que não apresentaria acordo de não persecução penal e que deixou de pedir a fixação de danos mínimos pelo juízo penal em razão de a dívida já estar inscrita e em execução (fls. __).

Em suas alegações finais, a defesa alega, preliminarmente, a ocorrência de “bis in idem” ao argumento de que os fatos apurados já teriam sido objeto de análise no Inquérito Policial 342/2019, que foi arquivado por não comprovação do crime antecedente. Por tal razão, pede a extinção da presente ação penal. Ainda em sede preliminar, aduz que a quebra de sigilo das movimentações financeiras da ré violou o art. 5º, X e XII, da Constituição Federal, uma vez que o compartilhamento dos dados fiscais ao Ministério Público ocorreu sem necessária decisão judicial. No mérito, pede a sua absolvição, sustentando a ausência de dolo e que as contas fiscalizadas pela Receita Federal seriam movimentadas, na verdade, por seu tio. Questionou, também, a validade do lançamento tributário. No caso de eventual condenação, pediu que não fosse reconhecido o concurso material, bem assim que a pena privativa de liberdade restasse convertida em restritivas de direito. Além disso, requereu a isenção de custas, dado que não possui condições financeiras para pagamento.

 

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 41.2021

(EMAGIS) A respeito da prescrição e da decadência na disciplina do Código Civil e também no magistério da doutrina civilista, avalie as assertivas que seguem.

I. Agnelo Amorim Filho desenvolveu o denominado ‘Critério Científico para Distinguir a Prescrição da Decadência’.

II. A recente Lei 14.195/2021, incluindo o artigo 206-A no Código Civil, expressou que a prescrição intercorrente se dá na metade do prazo da prescrição da pretensão.

III. Segundo o critério científico para distinguir a prescrição da decadência, em regra, a prescrição se aplica às ações condenatórias, a decadência às constitutivas e são perpétuas as ações declaratórias.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da chamada venda ‘ad mensuram’ na disciplina do Código Civil.

I. Trata-se da venda na qual se estipula o preço por medida de extensão, ou se determina a respectiva área, sendo tais dimensões elemento essencial do negócio jurídico.

II. O Código Civil dispõe prazo decadencial de 1 ano para qualquer das partes exercer o direito potestativo de rever ou resolver o contrato caso as dimensões efetivamente verificadas do imóvel não corresponderem às pactuadas.

III. O prazo de caducidade de 1 ano a contar do registro da compra e venda do imóvel impõe, acaso ultrapassado, a perda pelo comprador do direito potestativo de exigir a complementação da área, a resolução contratual ou o abatimento do preço.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o Estatuto da Pessoa com Deficiência (EPD – Lei 13.146/2015), com o Código Civil, com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça e o magistério doutrinário correlatos.

Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da classificação doutrinária das sentenças a partir da classificação ternária das ações.

I. A tutela meramente declaratória resolve uma crise de certeza e a tutela constitutiva resolve uma crise da situação jurídica

II. O mais elevado grau de tutela que pode o processo de conhecimento produzir é o oferecido pelas sentenças constitutivas. Ao alterarem desde logo a situação jurídico-substancial lamentada pelo autor, elas não deixam qualquer resíduo litigioso remanescente, sendo plena a tutela jurisdicional por elas outorgada.

III. A tutela condenatória resolve uma crise de inadimplemento, sendo, assim como as sentenças constitutivas, plena a tutela jurisdicional por elas outorgada, que fazem cessar qualquer resíduo litigioso remanescente.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Os honorários advocatícios receberam disciplina essencialmente diversa, em vários aspectos, no CPC/2015. Sobre o assunto, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Em relação à ação rescisória, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa correta.

I. A decisão de mérito, transitada em julgado, pode ser rescindida quando violar manifestamente norma jurídica.

II. A decisão de mérito, transitada em julgado, pode ser rescindida quando for fundada em erro de fato verificável do exame dos autos. Há erro de fato quando a decisão rescindenda admitir fato inexistente ou quando considerar inexistente fato efetivamente ocorrido, sendo indispensável, em ambos os casos, que o fato não represente ponto controvertido sobre o qual o juiz deveria ter se pronunciado.

III. Os atos de disposição de direitos, praticados pelas partes ou por outros participantes do processo e homologados pelo juízo, bem como os atos homologatórios praticados no curso da execução, estão sujeitos a ação rescisória, desde que presente uma das hipóteses taxativamente previstas no Código de Processo Civil.


 

(EMAGIS) No que se refere a responsabilidade por vício do serviço, legitimidade ativa para a propositura de ações coletivas, cláusulas abusivas, prescrição e decadência, assinale a opção CORRETA, com base no CDC e na jurisprudência do STJ.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:


 

(TJ/RJ – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2018) “Espécie” de legítima defesa que a doutrina afirma ser inexistente, pois a situação fática não é reconhecida como legítima defesa e não exclui a ilicitude de ação:


 

(DP/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Vanessa foi denunciada como incursa no delito de furto qualificado, porque, no dia 05 de abril de 2018, teria subtraído, mediante abuso de confiança, R$ 1.000,00 da loja onde trabalhava como gerente. Realizada audiência, a Juíza condenou a ré, nos termos da denúncia. Ao realizar a dosimetria da pena, a Julgadora fixou a pena base no mínimo legal. Na segunda fase, aplicou a agravante da reincidência e aumentou a pena em 1/6 (um sexto), sob o fundamento de que a ré possuía uma condenação anterior transitada em julgado antes da prática desse novo delito. Em relação à condenação anterior de Vanessa, alegou a Juíza que, embora tenha ela recebido livramento condicional em 21 de março de 2011 e o direito não tenha sido revogado, o livramento somente expirou em 21 de março de 2015, sendo que a decisão que declarou extinta a pena foi proferida em 26 de maio de 2016. Assim, com base tão somente na reincidência da ré, a Magistrada impôs o regime fechado para início de cumprimento da pena.

Considerando a pena e o regime fixados, a decisão proferida está


 

(DPEGO – Defensor Público – FCC – 2021) No crime de tráfico ilícito de entorpecentes,


 

(MP/CE – Promotor de Justiça – Cebraspe – 2020) Paulo, descontente com o término do namoro com Maria, livre e conscientemente invadiu o dispositivo informático do aparelho celular dela e capturou fotos íntimas e conversas privadas dela com seu novo namorado, João. Posteriormente, também livre e conscientemente, com intuito de vingança, divulgou, em redes sociais na Internet, os vídeos e as fotos de Maria, com cunho sexual, difamando-a e injuriando João com a utilização de elementos referentes à sua raça, cor e etnia.

Em razão dessa conduta, Paulo foi indiciado pelos delitos de violação de dispositivo informático, divulgação de cenas de sexo ou pornografia, majorada pelo intuito de vingança, difamação contra Maria e injúria racial contra João.

Com relação à persecução penal nessa situação hipotética, é correto afirmar que os crimes citados se submetem, respectivamente, a ação penal


 

(MPEAP – Promotor de Justiça – CESPE - 2021) Considerando a hipótese de que decisão judicial transitada em julgado tenha homologado o arquivamento de inquérito policial a pedido do Ministério Público estadual, assinale a opção correta, de acordo com as disposições processuais penais em vigor.


 

(TJ/MS – Juiz – FCC – 2020) No tocante à revisão criminal, correto afirmar que


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da execução penal em regime aberto e também da execução penal de penas restritivas de direito, especificamente no que concerne a sua disciplina e processamento durante o período de Pandemia pelo Covid-19.

Avaliando-as em consonância com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça e também com as orientações do Conselho Nacional de Justiça, marque a alternativa INCORRETA.


 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) Segundo J.J. Gomes Canotilho são princípios e regras interpretativas das normas constitucionais, entre outros,


 

(TJ/AC – Juiz – VUNESP – 2019) Na hermenêutica constitucional, a doutrina sistematizou os princípios e métodos de interpretação que são utilizados pelo intérprete para extrair o verdadeiro significado da norma constitucional, bem como a sua correta aplicação e extensão. Nesse contexto, a interpretação conforme a Constituição ganha destaque como técnica de decisão a ser utilizada pelo STF nos casos concretos. Assim, assinale a alternativa que aponta, corretamente, um tipo de decisão judicial interpretativa pela qual, diante de duas possíveis interpretações que podem ser extraídas de um ato normativo, o STF adota aquela que se conforma à Constituição e repudia qualquer outra que contrarie o texto constitucional.


 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual que estabeleça, como instrumento de gestão democrática da administração pública, “a participação de um representante dos empregados, por eles indicado, no conselho de administração e na diretoria das empresas públicas, sociedades de economia mista e suas subsidiárias.”

A respeito da conformidade de tal dispositivo com a Constituição Federal, tendo presente o texto desta e a visão do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.


 

(PGR – Procurador da República – 2017) De acordo com o STF, é incorreto o seguinte entendimento:


 

(Prefeitura de Pontal/SP – Procurador – VUNESP – 2018) Considerando a disciplina do Sistema Eleitoral constante do Código Eleitoral, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) Considere contrato de hospedagem, celebrado por meio de plataformas digitais, por meio do qual se possibilite o aluguel de diversos quartos de um imóvel para hospedagem de pessoas distintas e sem vínculo entre si.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Trata-se de contrato regido pelas regras do aluguel de temporada dispostas no artigo 48 da Lei 8.245/1991 (Lei de Locações).

II. Trata-se de modalidade de hospedagem enquadrada nas espécies previstas na Lei 11.771/2008 (Dispõe sobre a Política Nacional de Turismo).

III. Trata-se de contrato ilícito.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do “marketing de emboscada” (ambush marketing) ou “marketing parasitário”.

I. Trata-se de prática comercial que vai de encontro aos direitos de exclusividade adquiridos por patrocinadores ou colaboradores e que ocorre quando uma marca tenta se vincular, de modo indevido, direta ou indiretamente, a determinado evento, seja por meio de anúncios ou de promoções, como a distribuição de ingressos ou o uso de denominações da competição.

II. A Lei 9.279/1996 (Lei de Propriedade Industrial – LPI), visando também ao combate da prática em questão, veda o registro como marca do nome, prêmio ou símbolo de evento esportivo, artístico, cultural, social, político, econômico ou técnico, oficial ou oficialmente reconhecido, bem como a imitação suscetível de criar confusão, salvo quando autorizados pela autoridade competente ou entidade promotora do evento.

III. O STJ, vedando a prática em questão, proibiu o registro como marca nominativa da expressão "FOGO OLÍMPICO" para identificar álcool e álcool etílico.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(MPF – Procurador da República – 2017) É incorreto afirmar que o princípio, ou técnica, da não cumulatividade é aplicado no ordenamento jurídico brasileiro aos seguintes tributos:


 

(EMAGIS) Considere que, tendo recebido determinado imóvel em doação, Fortunato deixe de efetuar, tal como determinava a legislação estadual, o lançamento por declaração do ITCMD. Tenha presente também a inexistência de convênio, à época em que registrada no Cartório de Registro de Imóveis (CRI) a transferência de propriedade em favor de Fortunato, entre o Fisco estadual e o CRI para que este informasse àquele as doações ali registradas. Neste quadro, teve-se por configurada sonegação por Fortunato tanto do dever de informar quanto do dever de pagar o ITCMD ao Estado. Anos depois, em auditoria tributária, o Estado toma conhecimento da doação e pretende lançar de ofício o ITCMD que lhe era devido.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o licenciamento ambiental e com as áreas de preservação permanente, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o Poder Regulamentar ou Normativo da Administração Pública.

I. A teoria da escolha pública (public choice) vaticina que o processo político por meio do qual regulações são editadas é frequentemente capturado por grupos de poder interessados em obter, por essa via, proveitos superiores ao que seria possível em um ambiente de livre competição.

II. Compete exclusivamente à União regulamentar e fiscalizar o serviço de transporte remunerado privado individual de passageiros que consista na realização de viagens individualizadas ou compartilhadas solicitadas exclusivamente por usuários previamente cadastrados em aplicativos ou outras plataformas de comunicação em rede.

III. A captura regulatória, uma vez evidenciada, legitima o Judiciário a rever a medida suspeita, como instituição estruturada para decidir com independência em relação a pressões políticas, a fim de evitar que a democracia se torne um regime serviente a privilégios de grupos organizados.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Quanto à improbidade administrativa, julgue os itens abaixo.

I. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que frustrar a licitude de processo licitatório ou de processo seletivo para celebração de parcerias com entidades sem fins lucrativos, ou dispensá-los indevidamente.

II. Deixar de cumprir a exigência de requisitos de acessibilidade previstos na legislação é conduta tipificada na lei como ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública.

III. O Ministério Público estadual não possui legitimidade recursal para atuar como parte no Superior Tribunal de Justiça nas ações de improbidade administrativa, uma vez que, por lei, se reserva tal atribuição aos Subprocuradores-Gerais da República.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Com base na Lei 9.784/99, aquilate as assertivas expostas a seguir.

I. O recurso administrativo tramitará no máximo por duas instâncias administrativas, salvo disposição legal diversa.

II. Têm legitimidade para interpor recurso administrativo, quanto a direitos ou interesses difusos, os cidadãos ou associações.

III. Salvo disposição legal específica, é de 15 (quinze) dias o prazo para interposição de recurso administrativo, contado a partir da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida.


 

(EMAGIS) Quanto aos regimes próprios de previdência social (RPPS), julgue os itens abaixo, à luz das Leis 9.717/98 e 10.884/04.

I. A contribuição da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, aos regimes próprios de previdência social a que estejam vinculados seus servidores não poderá ser inferior ao valor da contribuição do servidor ativo, nem superior ao dobro desta contribuição.

II. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios são responsáveis pela cobertura de eventuais insuficiências financeiras do respectivo regime próprio, decorrentes do pagamento de benefícios previdenciários.

III. Os proventos de aposentadoria e as pensões, no âmbito dos regimes próprios das três esferas da Federação, serão reajustados na mesma data e índice em que se der o reajuste dos benefícios do regime geral de previdência social, ressalvados os beneficiados pela garantia de paridade de revisão de proventos de aposentadoria e pensões.

Estão corretos apenas os itens:


 

(EMAGIS) Sobre o Conselho Superior do Ministério Público, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) No que se refere à ação civil pública:


 

(DPE/GO – FCC – 2021) Sérgio tem 16 anos, apresenta sinais e sintomas de transtorno mental e passa vários dias fora de casa. Não se reconhece doente, não aceita tratamento e nunca foi avaliado por médico. Sua mãe, desesperada, procura a Defensoria Pública para que Sérgio seja internado para tratamento. Seguindo o que dispõe a Lei n° 10.216/2001, o defensor:

 

Ministério Público Estadual - Rodada 41.2021

A promotoria do patrimônio público de Ariquemes/RO recebeu representação referente à construção de nova rodoviária pelo executivo municipal. Narra a representação que encontra-se em curso a licitação 058/2021, que tem por objeto a construção do terminal rodoviário, de um estacionamento para usuários, a instalação de equipamentos eletrônicos para viabilizar aos passageiros o acompanhamento da chegada e saída dos ônibus, um anexo destinado a galeria comercial e lanchonetes, e a pavimentação das vias que circundam a futura rodoviária.

Instaurado inquérito civil e requisitada a documentação correspondente, foi remetida cópia integral do procedimento licitatório, que se realizou na modalidade concorrência, tipo menor preço. Não foi detectado vício formal na documentação que antecedeu a licitação. Não há registro de impacto ambiental relevante. Não foi feito estudo de economicidade quanto à execução integral do empreendimento.

Examinando-se os autos, verifica-se que participaram do certame inicialmente doze oito empresas; três não atenderam os requisitos de qualificação, pelo que excluídas da licitação. Tendo sido apresentada desistência expressa do direito a recurso, foram abertos os envelopes de proposta, em ato público, em data previamente designada. Classificadas as propostas, a empresa MILLS LTDA sagrou-se vencedora, com o valor de R$ 2.550.000,00. Não houve recurso.

O procedimento licitatório foi encaminhado à autoridade competente que homologou o certame e adjudicou o objeto à MILLS LTDA.

O contrato está em vias de ser assinado.

Conclusos os autos do inquérito civil, adote a medida que entender pertinente.

 

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 41.2021

(EMAGIS) A respeito da prescrição e da decadência na disciplina do Código Civil e também no magistério da doutrina civilista, avalie as assertivas que seguem.

I. Agnelo Amorim Filho desenvolveu o denominado ‘Critério Científico para Distinguir a Prescrição da Decadência’.

II. A recente Lei 14.195/2021, incluindo o artigo 206-A no Código Civil, expressou que a prescrição intercorrente se dá na metade do prazo da prescrição da pretensão.

III. Segundo o critério científico para distinguir a prescrição da decadência, em regra, a prescrição se aplica às ações condenatórias, a decadência às constitutivas e são perpétuas as ações declaratórias.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da chamada venda ‘ad mensuram’ na disciplina do Código Civil.

I. Trata-se da venda na qual se estipula o preço por medida de extensão, ou se determina a respectiva área, sendo tais dimensões elemento essencial do negócio jurídico.

II. O Código Civil dispõe prazo decadencial de 1 ano para qualquer das partes exercer o direito potestativo de rever ou resolver o contrato caso as dimensões efetivamente verificadas do imóvel não corresponderem às pactuadas.

III. O prazo de caducidade de 1 ano a contar do registro da compra e venda do imóvel impõe, acaso ultrapassado, a perda pelo comprador do direito potestativo de exigir a complementação da área, a resolução contratual ou o abatimento do preço.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o Estatuto da Pessoa com Deficiência (EPD – Lei 13.146/2015), com o Código Civil, com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça e o magistério doutrinário correlatos.

Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da classificação doutrinária das sentenças a partir da classificação ternária das ações.

I. A tutela meramente declaratória resolve uma crise de certeza e a tutela constitutiva resolve uma crise da situação jurídica

II. O mais elevado grau de tutela que pode o processo de conhecimento produzir é o oferecido pelas sentenças constitutivas. Ao alterarem desde logo a situação jurídico-substancial lamentada pelo autor, elas não deixam qualquer resíduo litigioso remanescente, sendo plena a tutela jurisdicional por elas outorgada.

III. A tutela condenatória resolve uma crise de inadimplemento, sendo, assim como as sentenças constitutivas, plena a tutela jurisdicional por elas outorgada, que fazem cessar qualquer resíduo litigioso remanescente.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Os honorários advocatícios receberam disciplina essencialmente diversa, em vários aspectos, no CPC/2015. Sobre o assunto, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Em relação à ação rescisória, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa correta.

I. A decisão de mérito, transitada em julgado, pode ser rescindida quando violar manifestamente norma jurídica.

II. A decisão de mérito, transitada em julgado, pode ser rescindida quando for fundada em erro de fato verificável do exame dos autos. Há erro de fato quando a decisão rescindenda admitir fato inexistente ou quando considerar inexistente fato efetivamente ocorrido, sendo indispensável, em ambos os casos, que o fato não represente ponto controvertido sobre o qual o juiz deveria ter se pronunciado.

III. Os atos de disposição de direitos, praticados pelas partes ou por outros participantes do processo e homologados pelo juízo, bem como os atos homologatórios praticados no curso da execução, estão sujeitos a ação rescisória, desde que presente uma das hipóteses taxativamente previstas no Código de Processo Civil.


 

(EMAGIS) No que se refere à ação civil pública:


 

(EMAGIS) No que se refere a responsabilidade por vício do serviço, legitimidade ativa para a propositura de ações coletivas, cláusulas abusivas, prescrição e decadência, assinale a opção CORRETA, com base no CDC e na jurisprudência do STJ.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:


 

(TJ/RJ – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2018) “Espécie” de legítima defesa que a doutrina afirma ser inexistente, pois a situação fática não é reconhecida como legítima defesa e não exclui a ilicitude de ação:


 

(DP/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Vanessa foi denunciada como incursa no delito de furto qualificado, porque, no dia 05 de abril de 2018, teria subtraído, mediante abuso de confiança, R$ 1.000,00 da loja onde trabalhava como gerente. Realizada audiência, a Juíza condenou a ré, nos termos da denúncia. Ao realizar a dosimetria da pena, a Julgadora fixou a pena base no mínimo legal. Na segunda fase, aplicou a agravante da reincidência e aumentou a pena em 1/6 (um sexto), sob o fundamento de que a ré possuía uma condenação anterior transitada em julgado antes da prática desse novo delito. Em relação à condenação anterior de Vanessa, alegou a Juíza que, embora tenha ela recebido livramento condicional em 21 de março de 2011 e o direito não tenha sido revogado, o livramento somente expirou em 21 de março de 2015, sendo que a decisão que declarou extinta a pena foi proferida em 26 de maio de 2016. Assim, com base tão somente na reincidência da ré, a Magistrada impôs o regime fechado para início de cumprimento da pena.

Considerando a pena e o regime fixados, a decisão proferida está


 

(DPEGO – Defensor Público – FCC – 2021) No crime de tráfico ilícito de entorpecentes,


 

(MP/CE – Promotor de Justiça – Cebraspe – 2020) Paulo, descontente com o término do namoro com Maria, livre e conscientemente invadiu o dispositivo informático do aparelho celular dela e capturou fotos íntimas e conversas privadas dela com seu novo namorado, João. Posteriormente, também livre e conscientemente, com intuito de vingança, divulgou, em redes sociais na Internet, os vídeos e as fotos de Maria, com cunho sexual, difamando-a e injuriando João com a utilização de elementos referentes à sua raça, cor e etnia.

Em razão dessa conduta, Paulo foi indiciado pelos delitos de violação de dispositivo informático, divulgação de cenas de sexo ou pornografia, majorada pelo intuito de vingança, difamação contra Maria e injúria racial contra João.

Com relação à persecução penal nessa situação hipotética, é correto afirmar que os crimes citados se submetem, respectivamente, a ação penal


 

(MPEAP – Promotor de Justiça – CESPE - 2021) Considerando a hipótese de que decisão judicial transitada em julgado tenha homologado o arquivamento de inquérito policial a pedido do Ministério Público estadual, assinale a opção correta, de acordo com as disposições processuais penais em vigor.


 

(TJ/MS – Juiz – FCC – 2020) No tocante à revisão criminal, correto afirmar que


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da execução penal em regime aberto e também da execução penal de penas restritivas de direito, especificamente no que concerne a sua disciplina e processamento durante o período de Pandemia pelo Covid-19.

Avaliando-as em consonância com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça e também com as orientações do Conselho Nacional de Justiça, marque a alternativa INCORRETA.


 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) Segundo J.J. Gomes Canotilho são princípios e regras interpretativas das normas constitucionais, entre outros,


 

(TJ/AC – Juiz – VUNESP – 2019) Na hermenêutica constitucional, a doutrina sistematizou os princípios e métodos de interpretação que são utilizados pelo intérprete para extrair o verdadeiro significado da norma constitucional, bem como a sua correta aplicação e extensão. Nesse contexto, a interpretação conforme a Constituição ganha destaque como técnica de decisão a ser utilizada pelo STF nos casos concretos. Assim, assinale a alternativa que aponta, corretamente, um tipo de decisão judicial interpretativa pela qual, diante de duas possíveis interpretações que podem ser extraídas de um ato normativo, o STF adota aquela que se conforma à Constituição e repudia qualquer outra que contrarie o texto constitucional.


 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual que estabeleça, como instrumento de gestão democrática da administração pública, “a participação de um representante dos empregados, por eles indicado, no conselho de administração e na diretoria das empresas públicas, sociedades de economia mista e suas subsidiárias.”

A respeito da conformidade de tal dispositivo com a Constituição Federal, tendo presente o texto desta e a visão do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.


 

(PGR – Procurador da República – 2017) De acordo com o STF, é incorreto o seguinte entendimento:


 

(DPE/GO – FCC – 2021) Sérgio tem 16 anos, apresenta sinais e sintomas de transtorno mental e passa vários dias fora de casa. Não se reconhece doente, não aceita tratamento e nunca foi avaliado por médico. Sua mãe, desesperada, procura a Defensoria Pública para que Sérgio seja internado para tratamento. Seguindo o que dispõe a Lei n° 10.216/2001, o defensor:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o Poder Regulamentar ou Normativo da Administração Pública.

I. A teoria da escolha pública (public choice) vaticina que o processo político por meio do qual regulações são editadas é frequentemente capturado por grupos de poder interessados em obter, por essa via, proveitos superiores ao que seria possível em um ambiente de livre competição.

II. Compete exclusivamente à União regulamentar e fiscalizar o serviço de transporte remunerado privado individual de passageiros que consista na realização de viagens individualizadas ou compartilhadas solicitadas exclusivamente por usuários previamente cadastrados em aplicativos ou outras plataformas de comunicação em rede.

III. A captura regulatória, uma vez evidenciada, legitima o Judiciário a rever a medida suspeita, como instituição estruturada para decidir com independência em relação a pressões políticas, a fim de evitar que a democracia se torne um regime serviente a privilégios de grupos organizados.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Quanto à improbidade administrativa, julgue os itens abaixo.

I. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que frustrar a licitude de processo licitatório ou de processo seletivo para celebração de parcerias com entidades sem fins lucrativos, ou dispensá-los indevidamente.

II. Deixar de cumprir a exigência de requisitos de acessibilidade previstos na legislação é conduta tipificada na lei como ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública.

III. O Ministério Público estadual não possui legitimidade recursal para atuar como parte no Superior Tribunal de Justiça nas ações de improbidade administrativa, uma vez que, por lei, se reserva tal atribuição aos Subprocuradores-Gerais da República.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Com base na Lei 9.784/99, aquilate as assertivas expostas a seguir.

I. O recurso administrativo tramitará no máximo por duas instâncias administrativas, salvo disposição legal diversa.

II. Têm legitimidade para interpor recurso administrativo, quanto a direitos ou interesses difusos, os cidadãos ou associações.

III. Salvo disposição legal específica, é de 15 (quinze) dias o prazo para interposição de recurso administrativo, contado a partir da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida.


 

(EMAGIS) Quanto aos regimes próprios de previdência social (RPPS), julgue os itens abaixo, à luz das Leis 9.717/98 e 10.884/04.

I. A contribuição da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, aos regimes próprios de previdência social a que estejam vinculados seus servidores não poderá ser inferior ao valor da contribuição do servidor ativo, nem superior ao dobro desta contribuição.

II. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios são responsáveis pela cobertura de eventuais insuficiências financeiras do respectivo regime próprio, decorrentes do pagamento de benefícios previdenciários.

III. Os proventos de aposentadoria e as pensões, no âmbito dos regimes próprios das três esferas da Federação, serão reajustados na mesma data e índice em que se der o reajuste dos benefícios do regime geral de previdência social, ressalvados os beneficiados pela garantia de paridade de revisão de proventos de aposentadoria e pensões.

Estão corretos apenas os itens:


 

(Prefeitura de Pontal/SP – Procurador – VUNESP – 2018) Considerando a disciplina do Sistema Eleitoral constante do Código Eleitoral, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) Considere contrato de hospedagem, celebrado por meio de plataformas digitais, por meio do qual se possibilite o aluguel de diversos quartos de um imóvel para hospedagem de pessoas distintas e sem vínculo entre si.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Trata-se de contrato regido pelas regras do aluguel de temporada dispostas no artigo 48 da Lei 8.245/1991 (Lei de Locações).

II. Trata-se de modalidade de hospedagem enquadrada nas espécies previstas na Lei 11.771/2008 (Dispõe sobre a Política Nacional de Turismo).

III. Trata-se de contrato ilícito.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do “marketing de emboscada” (ambush marketing) ou “marketing parasitário”.

I. Trata-se de prática comercial que vai de encontro aos direitos de exclusividade adquiridos por patrocinadores ou colaboradores e que ocorre quando uma marca tenta se vincular, de modo indevido, direta ou indiretamente, a determinado evento, seja por meio de anúncios ou de promoções, como a distribuição de ingressos ou o uso de denominações da competição.

II. A Lei 9.279/1996 (Lei de Propriedade Industrial – LPI), visando também ao combate da prática em questão, veda o registro como marca do nome, prêmio ou símbolo de evento esportivo, artístico, cultural, social, político, econômico ou técnico, oficial ou oficialmente reconhecido, bem como a imitação suscetível de criar confusão, salvo quando autorizados pela autoridade competente ou entidade promotora do evento.

III. O STJ, vedando a prática em questão, proibiu o registro como marca nominativa da expressão "FOGO OLÍMPICO" para identificar álcool e álcool etílico.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(MPF – Procurador da República – 2017) É incorreto afirmar que o princípio, ou técnica, da não cumulatividade é aplicado no ordenamento jurídico brasileiro aos seguintes tributos:


 

(EMAGIS) Considere que, tendo recebido determinado imóvel em doação, Fortunato deixe de efetuar, tal como determinava a legislação estadual, o lançamento por declaração do ITCMD. Tenha presente também a inexistência de convênio, à época em que registrada no Cartório de Registro de Imóveis (CRI) a transferência de propriedade em favor de Fortunato, entre o Fisco estadual e o CRI para que este informasse àquele as doações ali registradas. Neste quadro, teve-se por configurada sonegação por Fortunato tanto do dever de informar quanto do dever de pagar o ITCMD ao Estado. Anos depois, em auditoria tributária, o Estado toma conhecimento da doação e pretende lançar de ofício o ITCMD que lhe era devido.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o licenciamento ambiental e com as áreas de preservação permanente, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre o Conselho Superior do Ministério Público, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) Assinale a correta:


 

Defensoria Pública Estadual - Rodada 41.2021

Em abril de 2021, FRANCISCO, menor de 10 anos de idade, representado por sua genitora (LÚCIA), ingressou com pedido de cumprimento de sentença que fixou obrigação alimentícia em desfavor de seu genitor (RAIMUNDO), no valor equivalente a R$ 500,00 (quinhentos reais) mensais. Em seu pedido inicial, o devedor alega que, apesar de ter condições financeiras, RAIMUNDO se encontra inadimplente desde o mês de fevereiro de 2021. Intimado para pagar o debito ou justificar tal inadimplemento, RAIMUNDO permaneceu inerte, levando o credor a peticionar ratificando o pedido de prisão civil de seu genitor ou, na impossibilidade de tal media, sejam adotadas outras previstas em lei e expropriação de bens do devedor. O Juiz da 30ª Vara de Família de Cuiabá indeferiu todos os pedidos. Alegou o magistrado a existência, no Estado de Mato Grosso, de decisão suspendendo a prisão civil dos devedores, seja no regime fechado, seja no regime domiciliar, enquanto durar a pandemia de Covid-19. Argumentou, ainda, que outras eventuais medidas devem ser requeridas em procedimento de cumprimento próprio, diferente daquele previsto no art. 528, “caput”, do CPC. Depois de tudo isso, o processo foi ao (à) Defensor (a) Público (a), que abriu regularmente a intimação (eletrônica) em 11/08/21, quarta-feira.

À vista da situação exposta, formule a peça processual cabível (que não deve ser assinada ou indicar qualquer elemento que possa identificar o/a candidato/a), datando a peça com o último dia do prazo (considerando-se para tanto a inexistência de ponto facultativo ou dia de suspensão de prazo e de feriados nacionais). O candidato deverá abordar todos os fundamentos da decisão mencionados no enunciado desta questão.

 

Objetivas MP Estadual - Rodada 41.2021

(EMAGIS) Sobre o Conselho Superior do Ministério Público, assinale a alternativa correta:


 

(TJ/RJ – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2018) “Espécie” de legítima defesa que a doutrina afirma ser inexistente, pois a situação fática não é reconhecida como legítima defesa e não exclui a ilicitude de ação:


 

(DP/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Vanessa foi denunciada como incursa no delito de furto qualificado, porque, no dia 05 de abril de 2018, teria subtraído, mediante abuso de confiança, R$ 1.000,00 da loja onde trabalhava como gerente. Realizada audiência, a Juíza condenou a ré, nos termos da denúncia. Ao realizar a dosimetria da pena, a Julgadora fixou a pena base no mínimo legal. Na segunda fase, aplicou a agravante da reincidência e aumentou a pena em 1/6 (um sexto), sob o fundamento de que a ré possuía uma condenação anterior transitada em julgado antes da prática desse novo delito. Em relação à condenação anterior de Vanessa, alegou a Juíza que, embora tenha ela recebido livramento condicional em 21 de março de 2011 e o direito não tenha sido revogado, o livramento somente expirou em 21 de março de 2015, sendo que a decisão que declarou extinta a pena foi proferida em 26 de maio de 2016. Assim, com base tão somente na reincidência da ré, a Magistrada impôs o regime fechado para início de cumprimento da pena.

Considerando a pena e o regime fixados, a decisão proferida está


 

(DPEGO – Defensor Público – FCC – 2021) No crime de tráfico ilícito de entorpecentes,


 

(MP/CE – Promotor de Justiça – Cebraspe – 2020) Paulo, descontente com o término do namoro com Maria, livre e conscientemente invadiu o dispositivo informático do aparelho celular dela e capturou fotos íntimas e conversas privadas dela com seu novo namorado, João. Posteriormente, também livre e conscientemente, com intuito de vingança, divulgou, em redes sociais na Internet, os vídeos e as fotos de Maria, com cunho sexual, difamando-a e injuriando João com a utilização de elementos referentes à sua raça, cor e etnia.

Em razão dessa conduta, Paulo foi indiciado pelos delitos de violação de dispositivo informático, divulgação de cenas de sexo ou pornografia, majorada pelo intuito de vingança, difamação contra Maria e injúria racial contra João.

Com relação à persecução penal nessa situação hipotética, é correto afirmar que os crimes citados se submetem, respectivamente, a ação penal


 

(MPEAP – Promotor de Justiça – CESPE - 2021) Considerando a hipótese de que decisão judicial transitada em julgado tenha homologado o arquivamento de inquérito policial a pedido do Ministério Público estadual, assinale a opção correta, de acordo com as disposições processuais penais em vigor.


 

(TJ/MS – Juiz – FCC – 2020) No tocante à revisão criminal, correto afirmar que


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da execução penal em regime aberto e também da execução penal de penas restritivas de direito, especificamente no que concerne a sua disciplina e processamento durante o período de Pandemia pelo Covid-19.

Avaliando-as em consonância com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça e também com as orientações do Conselho Nacional de Justiça, marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da prescrição e da decadência na disciplina do Código Civil e também no magistério da doutrina civilista, avalie as assertivas que seguem.

I. Agnelo Amorim Filho desenvolveu o denominado ‘Critério Científico para Distinguir a Prescrição da Decadência’.

II. A recente Lei 14.195/2021, incluindo o artigo 206-A no Código Civil, expressou que a prescrição intercorrente se dá na metade do prazo da prescrição da pretensão.

III. Segundo o critério científico para distinguir a prescrição da decadência, em regra, a prescrição se aplica às ações condenatórias, a decadência às constitutivas e são perpétuas as ações declaratórias.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da chamada venda ‘ad mensuram’ na disciplina do Código Civil.

I. Trata-se da venda na qual se estipula o preço por medida de extensão, ou se determina a respectiva área, sendo tais dimensões elemento essencial do negócio jurídico.

II. O Código Civil dispõe prazo decadencial de 1 ano para qualquer das partes exercer o direito potestativo de rever ou resolver o contrato caso as dimensões efetivamente verificadas do imóvel não corresponderem às pactuadas.

III. O prazo de caducidade de 1 ano a contar do registro da compra e venda do imóvel impõe, acaso ultrapassado, a perda pelo comprador do direito potestativo de exigir a complementação da área, a resolução contratual ou o abatimento do preço.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o Estatuto da Pessoa com Deficiência (EPD – Lei 13.146/2015), com o Código Civil, com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça e o magistério doutrinário correlatos.

Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da classificação doutrinária das sentenças a partir da classificação ternária das ações.

I. A tutela meramente declaratória resolve uma crise de certeza e a tutela constitutiva resolve uma crise da situação jurídica

II. O mais elevado grau de tutela que pode o processo de conhecimento produzir é o oferecido pelas sentenças constitutivas. Ao alterarem desde logo a situação jurídico-substancial lamentada pelo autor, elas não deixam qualquer resíduo litigioso remanescente, sendo plena a tutela jurisdicional por elas outorgada.

III. A tutela condenatória resolve uma crise de inadimplemento, sendo, assim como as sentenças constitutivas, plena a tutela jurisdicional por elas outorgada, que fazem cessar qualquer resíduo litigioso remanescente.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Os honorários advocatícios receberam disciplina essencialmente diversa, em vários aspectos, no CPC/2015. Sobre o assunto, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Em relação à ação rescisória, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa correta.

I. A decisão de mérito, transitada em julgado, pode ser rescindida quando violar manifestamente norma jurídica.

II. A decisão de mérito, transitada em julgado, pode ser rescindida quando for fundada em erro de fato verificável do exame dos autos. Há erro de fato quando a decisão rescindenda admitir fato inexistente ou quando considerar inexistente fato efetivamente ocorrido, sendo indispensável, em ambos os casos, que o fato não represente ponto controvertido sobre o qual o juiz deveria ter se pronunciado.

III. Os atos de disposição de direitos, praticados pelas partes ou por outros participantes do processo e homologados pelo juízo, bem como os atos homologatórios praticados no curso da execução, estão sujeitos a ação rescisória, desde que presente uma das hipóteses taxativamente previstas no Código de Processo Civil.


 

(EMAGIS) No que se refere à ação civil pública:


 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) Segundo J.J. Gomes Canotilho são princípios e regras interpretativas das normas constitucionais, entre outros,


 

(TJ/AC – Juiz – VUNESP – 2019) Na hermenêutica constitucional, a doutrina sistematizou os princípios e métodos de interpretação que são utilizados pelo intérprete para extrair o verdadeiro significado da norma constitucional, bem como a sua correta aplicação e extensão. Nesse contexto, a interpretação conforme a Constituição ganha destaque como técnica de decisão a ser utilizada pelo STF nos casos concretos. Assim, assinale a alternativa que aponta, corretamente, um tipo de decisão judicial interpretativa pela qual, diante de duas possíveis interpretações que podem ser extraídas de um ato normativo, o STF adota aquela que se conforma à Constituição e repudia qualquer outra que contrarie o texto constitucional.


 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual que estabeleça, como instrumento de gestão democrática da administração pública, “a participação de um representante dos empregados, por eles indicado, no conselho de administração e na diretoria das empresas públicas, sociedades de economia mista e suas subsidiárias.”

A respeito da conformidade de tal dispositivo com a Constituição Federal, tendo presente o texto desta e a visão do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.


 

(PGR – Procurador da República – 2017) De acordo com o STF, é incorreto o seguinte entendimento:


 

(DPE/GO – FCC – 2021) Sérgio tem 16 anos, apresenta sinais e sintomas de transtorno mental e passa vários dias fora de casa. Não se reconhece doente, não aceita tratamento e nunca foi avaliado por médico. Sua mãe, desesperada, procura a Defensoria Pública para que Sérgio seja internado para tratamento. Seguindo o que dispõe a Lei n° 10.216/2001, o defensor:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o Poder Regulamentar ou Normativo da Administração Pública.

I. A teoria da escolha pública (public choice) vaticina que o processo político por meio do qual regulações são editadas é frequentemente capturado por grupos de poder interessados em obter, por essa via, proveitos superiores ao que seria possível em um ambiente de livre competição.

II. Compete exclusivamente à União regulamentar e fiscalizar o serviço de transporte remunerado privado individual de passageiros que consista na realização de viagens individualizadas ou compartilhadas solicitadas exclusivamente por usuários previamente cadastrados em aplicativos ou outras plataformas de comunicação em rede.

III. A captura regulatória, uma vez evidenciada, legitima o Judiciário a rever a medida suspeita, como instituição estruturada para decidir com independência em relação a pressões políticas, a fim de evitar que a democracia se torne um regime serviente a privilégios de grupos organizados.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Quanto à improbidade administrativa, julgue os itens abaixo.

I. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que frustrar a licitude de processo licitatório ou de processo seletivo para celebração de parcerias com entidades sem fins lucrativos, ou dispensá-los indevidamente.

II. Deixar de cumprir a exigência de requisitos de acessibilidade previstos na legislação é conduta tipificada na lei como ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública.

III. O Ministério Público estadual não possui legitimidade recursal para atuar como parte no Superior Tribunal de Justiça nas ações de improbidade administrativa, uma vez que, por lei, se reserva tal atribuição aos Subprocuradores-Gerais da República.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Com base na Lei 9.784/99, aquilate as assertivas expostas a seguir.

I. O recurso administrativo tramitará no máximo por duas instâncias administrativas, salvo disposição legal diversa.

II. Têm legitimidade para interpor recurso administrativo, quanto a direitos ou interesses difusos, os cidadãos ou associações.

III. Salvo disposição legal específica, é de 15 (quinze) dias o prazo para interposição de recurso administrativo, contado a partir da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida.


 

(EMAGIS) Quanto aos regimes próprios de previdência social (RPPS), julgue os itens abaixo, à luz das Leis 9.717/98 e 10.884/04.

I. A contribuição da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, aos regimes próprios de previdência social a que estejam vinculados seus servidores não poderá ser inferior ao valor da contribuição do servidor ativo, nem superior ao dobro desta contribuição.

II. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios são responsáveis pela cobertura de eventuais insuficiências financeiras do respectivo regime próprio, decorrentes do pagamento de benefícios previdenciários.

III. Os proventos de aposentadoria e as pensões, no âmbito dos regimes próprios das três esferas da Federação, serão reajustados na mesma data e índice em que se der o reajuste dos benefícios do regime geral de previdência social, ressalvados os beneficiados pela garantia de paridade de revisão de proventos de aposentadoria e pensões.

Estão corretos apenas os itens:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o licenciamento ambiental e com as áreas de preservação permanente, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(MPF – Procurador da República – 2017) É incorreto afirmar que o princípio, ou técnica, da não cumulatividade é aplicado no ordenamento jurídico brasileiro aos seguintes tributos:


 

(EMAGIS) Considere que, tendo recebido determinado imóvel em doação, Fortunato deixe de efetuar, tal como determinava a legislação estadual, o lançamento por declaração do ITCMD. Tenha presente também a inexistência de convênio, à época em que registrada no Cartório de Registro de Imóveis (CRI) a transferência de propriedade em favor de Fortunato, entre o Fisco estadual e o CRI para que este informasse àquele as doações ali registradas. Neste quadro, teve-se por configurada sonegação por Fortunato tanto do dever de informar quanto do dever de pagar o ITCMD ao Estado. Anos depois, em auditoria tributária, o Estado toma conhecimento da doação e pretende lançar de ofício o ITCMD que lhe era devido.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere contrato de hospedagem, celebrado por meio de plataformas digitais, por meio do qual se possibilite o aluguel de diversos quartos de um imóvel para hospedagem de pessoas distintas e sem vínculo entre si.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Trata-se de contrato regido pelas regras do aluguel de temporada dispostas no artigo 48 da Lei 8.245/1991 (Lei de Locações).

II. Trata-se de modalidade de hospedagem enquadrada nas espécies previstas na Lei 11.771/2008 (Dispõe sobre a Política Nacional de Turismo).

III. Trata-se de contrato ilícito.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do “marketing de emboscada” (ambush marketing) ou “marketing parasitário”.

I. Trata-se de prática comercial que vai de encontro aos direitos de exclusividade adquiridos por patrocinadores ou colaboradores e que ocorre quando uma marca tenta se vincular, de modo indevido, direta ou indiretamente, a determinado evento, seja por meio de anúncios ou de promoções, como a distribuição de ingressos ou o uso de denominações da competição.

II. A Lei 9.279/1996 (Lei de Propriedade Industrial – LPI), visando também ao combate da prática em questão, veda o registro como marca do nome, prêmio ou símbolo de evento esportivo, artístico, cultural, social, político, econômico ou técnico, oficial ou oficialmente reconhecido, bem como a imitação suscetível de criar confusão, salvo quando autorizados pela autoridade competente ou entidade promotora do evento.

III. O STJ, vedando a prática em questão, proibiu o registro como marca nominativa da expressão "FOGO OLÍMPICO" para identificar álcool e álcool etílico.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(Prefeitura de Pontal/SP – Procurador – VUNESP – 2018) Considerando a disciplina do Sistema Eleitoral constante do Código Eleitoral, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) No que se refere a responsabilidade por vício do serviço, legitimidade ativa para a propositura de ações coletivas, cláusulas abusivas, prescrição e decadência, assinale a opção CORRETA, com base no CDC e na jurisprudência do STJ.


 

Objetivas Delegado - Rodada 41.2021

(TJ/RJ – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2018) “Espécie” de legítima defesa que a doutrina afirma ser inexistente, pois a situação fática não é reconhecida como legítima defesa e não exclui a ilicitude de ação:


 

(DP/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Vanessa foi denunciada como incursa no delito de furto qualificado, porque, no dia 05 de abril de 2018, teria subtraído, mediante abuso de confiança, R$ 1.000,00 da loja onde trabalhava como gerente. Realizada audiência, a Juíza condenou a ré, nos termos da denúncia. Ao realizar a dosimetria da pena, a Julgadora fixou a pena base no mínimo legal. Na segunda fase, aplicou a agravante da reincidência e aumentou a pena em 1/6 (um sexto), sob o fundamento de que a ré possuía uma condenação anterior transitada em julgado antes da prática desse novo delito. Em relação à condenação anterior de Vanessa, alegou a Juíza que, embora tenha ela recebido livramento condicional em 21 de março de 2011 e o direito não tenha sido revogado, o livramento somente expirou em 21 de março de 2015, sendo que a decisão que declarou extinta a pena foi proferida em 26 de maio de 2016. Assim, com base tão somente na reincidência da ré, a Magistrada impôs o regime fechado para início de cumprimento da pena.

Considerando a pena e o regime fixados, a decisão proferida está


 

(DPEGO – Defensor Público – FCC – 2021) No crime de tráfico ilícito de entorpecentes,


 

(MP/CE – Promotor de Justiça – Cebraspe – 2020) Paulo, descontente com o término do namoro com Maria, livre e conscientemente invadiu o dispositivo informático do aparelho celular dela e capturou fotos íntimas e conversas privadas dela com seu novo namorado, João. Posteriormente, também livre e conscientemente, com intuito de vingança, divulgou, em redes sociais na Internet, os vídeos e as fotos de Maria, com cunho sexual, difamando-a e injuriando João com a utilização de elementos referentes à sua raça, cor e etnia.

Em razão dessa conduta, Paulo foi indiciado pelos delitos de violação de dispositivo informático, divulgação de cenas de sexo ou pornografia, majorada pelo intuito de vingança, difamação contra Maria e injúria racial contra João.

Com relação à persecução penal nessa situação hipotética, é correto afirmar que os crimes citados se submetem, respectivamente, a ação penal


 

(MPEAP – Promotor de Justiça – CESPE - 2021) Considerando a hipótese de que decisão judicial transitada em julgado tenha homologado o arquivamento de inquérito policial a pedido do Ministério Público estadual, assinale a opção correta, de acordo com as disposições processuais penais em vigor.


 

(TJ/MS – Juiz – FCC – 2020) No tocante à revisão criminal, correto afirmar que


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da execução penal em regime aberto e também da execução penal de penas restritivas de direito, especificamente no que concerne a sua disciplina e processamento durante o período de Pandemia pelo Covid-19.

Avaliando-as em consonância com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça e também com as orientações do Conselho Nacional de Justiça, marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da prescrição e da decadência na disciplina do Código Civil e também no magistério da doutrina civilista, avalie as assertivas que seguem.

I. Agnelo Amorim Filho desenvolveu o denominado ‘Critério Científico para Distinguir a Prescrição da Decadência’.

II. A recente Lei 14.195/2021, incluindo o artigo 206-A no Código Civil, expressou que a prescrição intercorrente se dá na metade do prazo da prescrição da pretensão.

III. Segundo o critério científico para distinguir a prescrição da decadência, em regra, a prescrição se aplica às ações condenatórias, a decadência às constitutivas e são perpétuas as ações declaratórias.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da chamada venda ‘ad mensuram’ na disciplina do Código Civil.

I. Trata-se da venda na qual se estipula o preço por medida de extensão, ou se determina a respectiva área, sendo tais dimensões elemento essencial do negócio jurídico.

II. O Código Civil dispõe prazo decadencial de 1 ano para qualquer das partes exercer o direito potestativo de rever ou resolver o contrato caso as dimensões efetivamente verificadas do imóvel não corresponderem às pactuadas.

III. O prazo de caducidade de 1 ano a contar do registro da compra e venda do imóvel impõe, acaso ultrapassado, a perda pelo comprador do direito potestativo de exigir a complementação da área, a resolução contratual ou o abatimento do preço.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(DPE/GO – Defensor Público – FCC – 2021) Segundo J.J. Gomes Canotilho são princípios e regras interpretativas das normas constitucionais, entre outros,


 

(TJ/AC – Juiz – VUNESP – 2019) Na hermenêutica constitucional, a doutrina sistematizou os princípios e métodos de interpretação que são utilizados pelo intérprete para extrair o verdadeiro significado da norma constitucional, bem como a sua correta aplicação e extensão. Nesse contexto, a interpretação conforme a Constituição ganha destaque como técnica de decisão a ser utilizada pelo STF nos casos concretos. Assim, assinale a alternativa que aponta, corretamente, um tipo de decisão judicial interpretativa pela qual, diante de duas possíveis interpretações que podem ser extraídas de um ato normativo, o STF adota aquela que se conforma à Constituição e repudia qualquer outra que contrarie o texto constitucional.


 

(EMAGIS) Considere norma de Constituição Estadual que estabeleça, como instrumento de gestão democrática da administração pública, “a participação de um representante dos empregados, por eles indicado, no conselho de administração e na diretoria das empresas públicas, sociedades de economia mista e suas subsidiárias.”

A respeito da conformidade de tal dispositivo com a Constituição Federal, tendo presente o texto desta e a visão do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.


 

(PGR – Procurador da República – 2017) De acordo com o STF, é incorreto o seguinte entendimento:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o Poder Regulamentar ou Normativo da Administração Pública.

I. A teoria da escolha pública (public choice) vaticina que o processo político por meio do qual regulações são editadas é frequentemente capturado por grupos de poder interessados em obter, por essa via, proveitos superiores ao que seria possível em um ambiente de livre competição.

II. Compete exclusivamente à União regulamentar e fiscalizar o serviço de transporte remunerado privado individual de passageiros que consista na realização de viagens individualizadas ou compartilhadas solicitadas exclusivamente por usuários previamente cadastrados em aplicativos ou outras plataformas de comunicação em rede.

III. A captura regulatória, uma vez evidenciada, legitima o Judiciário a rever a medida suspeita, como instituição estruturada para decidir com independência em relação a pressões políticas, a fim de evitar que a democracia se torne um regime serviente a privilégios de grupos organizados.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Quanto à improbidade administrativa, julgue os itens abaixo.

I. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que frustrar a licitude de processo licitatório ou de processo seletivo para celebração de parcerias com entidades sem fins lucrativos, ou dispensá-los indevidamente.

II. Deixar de cumprir a exigência de requisitos de acessibilidade previstos na legislação é conduta tipificada na lei como ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública.

III. O Ministério Público estadual não possui legitimidade recursal para atuar como parte no Superior Tribunal de Justiça nas ações de improbidade administrativa, uma vez que, por lei, se reserva tal atribuição aos Subprocuradores-Gerais da República.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Com base na Lei 9.784/99, aquilate as assertivas expostas a seguir.

I. O recurso administrativo tramitará no máximo por duas instâncias administrativas, salvo disposição legal diversa.

II. Têm legitimidade para interpor recurso administrativo, quanto a direitos ou interesses difusos, os cidadãos ou associações.

III. Salvo disposição legal específica, é de 15 (quinze) dias o prazo para interposição de recurso administrativo, contado a partir da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida.


 

(EMAGIS) Quanto aos regimes próprios de previdência social (RPPS), julgue os itens abaixo, à luz das Leis 9.717/98 e 10.884/04.

I. A contribuição da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, aos regimes próprios de previdência social a que estejam vinculados seus servidores não poderá ser inferior ao valor da contribuição do servidor ativo, nem superior ao dobro desta contribuição.

II. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios são responsáveis pela cobertura de eventuais insuficiências financeiras do respectivo regime próprio, decorrentes do pagamento de benefícios previdenciários.

III. Os proventos de aposentadoria e as pensões, no âmbito dos regimes próprios das três esferas da Federação, serão reajustados na mesma data e índice em que se der o reajuste dos benefícios do regime geral de previdência social, ressalvados os beneficiados pela garantia de paridade de revisão de proventos de aposentadoria e pensões.

Estão corretos apenas os itens:


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Considere contrato de hospedagem, celebrado por meio de plataformas digitais, por meio do qual se possibilite o aluguel de diversos quartos de um imóvel para hospedagem de pessoas distintas e sem vínculo entre si.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Trata-se de contrato regido pelas regras do aluguel de temporada dispostas no artigo 48 da Lei 8.245/1991 (Lei de Locações).

II. Trata-se de modalidade de hospedagem enquadrada nas espécies previstas na Lei 11.771/2008 (Dispõe sobre a Política Nacional de Turismo).

III. Trata-se de contrato ilícito.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do “marketing de emboscada” (ambush marketing) ou “marketing parasitário”.

I. Trata-se de prática comercial que vai de encontro aos direitos de exclusividade adquiridos por patrocinadores ou colaboradores e que ocorre quando uma marca tenta se vincular, de modo indevido, direta ou indiretamente, a determinado evento, seja por meio de anúncios ou de promoções, como a distribuição de ingressos ou o uso de denominações da competição.

II. A Lei 9.279/1996 (Lei de Propriedade Industrial – LPI), visando também ao combate da prática em questão, veda o registro como marca do nome, prêmio ou símbolo de evento esportivo, artístico, cultural, social, político, econômico ou técnico, oficial ou oficialmente reconhecido, bem como a imitação suscetível de criar confusão, salvo quando autorizados pela autoridade competente ou entidade promotora do evento.

III. O STJ, vedando a prática em questão, proibiu o registro como marca nominativa da expressão "FOGO OLÍMPICO" para identificar álcool e álcool etílico.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(Prefeitura de Pontal/SP – Procurador – VUNESP – 2018) Considerando a disciplina do Sistema Eleitoral constante do Código Eleitoral, assinale a alternativa correta:


 

(DPE/GO – FCC – 2021) Sérgio tem 16 anos, apresenta sinais e sintomas de transtorno mental e passa vários dias fora de casa. Não se reconhece doente, não aceita tratamento e nunca foi avaliado por médico. Sua mãe, desesperada, procura a Defensoria Pública para que Sérgio seja internado para tratamento. Seguindo o que dispõe a Lei n° 10.216/2001, o defensor:

 

(EMAGIS) No que se refere a responsabilidade por vício do serviço, legitimidade ativa para a propositura de ações coletivas, cláusulas abusivas, prescrição e decadência, assinale a opção CORRETA, com base no CDC e na jurisprudência do STJ.


 

(MPF – Procurador da República – 2017) É incorreto afirmar que o princípio, ou técnica, da não cumulatividade é aplicado no ordenamento jurídico brasileiro aos seguintes tributos:


 

(EMAGIS) Considere que, tendo recebido determinado imóvel em doação, Fortunato deixe de efetuar, tal como determinava a legislação estadual, o lançamento por declaração do ITCMD. Tenha presente também a inexistência de convênio, à época em que registrada no Cartório de Registro de Imóveis (CRI) a transferência de propriedade em favor de Fortunato, entre o Fisco estadual e o CRI para que este informasse àquele as doações ali registradas. Neste quadro, teve-se por configurada sonegação por Fortunato tanto do dever de informar quanto do dever de pagar o ITCMD ao Estado. Anos depois, em auditoria tributária, o Estado toma conhecimento da doação e pretende lançar de ofício o ITCMD que lhe era devido.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o licenciamento ambiental e com as áreas de preservação permanente, devendo ser marcada a CORRETA.


 

  9571 item(ns)
Primeiro Anterior  201   202   203   204   205  Proximo Ultimo

Cesta de Rodadas Pretéritas

Adicione à cesta os planos das Rodadas Pretéritas que você deseja adquirir.

    Valor Total: R$ ...

    • 1

    Copyright © 2010-2025 - Emagis - Todos os direitos reservados - CNPJ: 12.626.846/0001-10
    O Emagis é uma instituição privada, não possuindo qualquer vinculação a órgãos públicos. ILION.com.br