Emagis
Emagis
HOME MATRICULE-SE POR QUE APROVAMOS MAIS? ENTENDA OS CURSOS RESULTADOS ÁREA RESTRITA
NEWSLETTER
CONTATO
Magistratura MAGISTRATURA
Magistratura MINISTÉRIO PÚBLICO
Magistratura DEFENSORIA PÚBLICA
Magistratura PROCURADORIA
Magistratura DELEGADO DE POLICIA
Programas de Estudos PROGRAMAS DE ESTUDO
Planos de Questões/Provas PLANOS DE QUESTÕES/PROVAS
Cursos Intensivos Simulados CURSOS INTENSIVOS SIMULADOS
Videoaulas VIDEOAULAS
Rodadas Pretéritas RODADAS PRETÉRITAS
Downloads DOWNLOADS
Facebook Intagran Youtube Twitter
Emagis
Bem-vindo(a)



INÍCIO (ÁREA RESTRITA) AVISOS MINHA CONTA ALTERAR DADOS CADASTRAIS RENOVAR/ADQUIRIR PLANO CERTIFICADOS INDIQUE UM AMIGO SAIR
FAÇA SEU LOGIN


ESQUECEU A SENHA?


Seu navegador não suporta este video. Por favor, atualize seu navegador.

Rodadas Pretéritas

  1. Home
  2. Rodadas Pretéritas
  3. Busca
  4. Entenda as rodadas pretéritas
Informações Adicionar

Discursivas 2022

Informações Adicionar

Discursivas TJ/SP 2023

Busque por suas rodadas

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM - Rodada 30.2021

Informações Adicionar

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 30.2021

Informações Adicionar

Defensoria Pública Estadual - Rodada 30.2021

Informações Adicionar

Objetivas MP Estadual - Rodada 30.2021

Informações Adicionar

Ministério Público Estadual - Rodada 30.2021

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 30.2021

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 30.2021

Informações Adicionar

Objetivas MPF - Rodada 30.2021

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 30.2021

Informações Adicionar

Sentença Estadual - Rodada 30.2021

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 30.2021

Informações Adicionar

Objetivas DPF - Rodada 30.2021

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 30.2021

Informações Adicionar

PGE/PGM - Rodada 30.2021

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 30.2021 - Questão 1

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 30.2021 - Questão 2

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 30.2021 - Questão 3

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 30.2021 - Questão 4

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 30.2021 - Questão 5

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 30.2021

Informações Adicionar

Delegado de Polícia - Rodada 30.2021

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 29.2021

Informações Adicionar

Sentença Estadual - Rodada 29.2021

Informações Adicionar

Delegado de Polícia - Rodada 29.2021

Objetivas PGE/PGM - Rodada 30.2021

(EMAGIS) Sobre a formação histórica do Direito Administrativo, julgue os itens abaixo.

I. O nascimento do Direito Administrativo relaciona-se diretamente com a consagração dos ideais da Revolução Francesa de 1789 e o surgimento do Estado de Direito. No período anterior, não se concebia a existência de Direito Administrativo autônomo, uma vez que não havia limites impostos à atuação estatal.

II. Costuma-se indicar, como termo inicial do nascimento do Direito Administrativo, a Lei de 28 pluvioso do Ano VIII (1800), que organizou juridicamente a Administração Pública na França.

III. O apego ao princípio da separação de poderes e a desconfiança em relação aos juízes do velho regime serviram de fundamento para a criação, na França, da jurisdição administrativa, ao lado da jurisdição comum, instituindo-se, dessa forma, o sistema da dualidade de jurisdição.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do Direito Administrativo à luz da jurisprudência do STF, julgue os itens abaixo.

I. O STF reconhece ao CNJ a possibilidade de afastar, por inconstitucionalidade, a aplicação de lei aproveitada como base de ato administrativo objeto de controle e determinar aos órgãos submetidos a seu espaço de influência a observância desse entendimento, por ato expresso e formal tomado pela maioria absoluta de seus membros.

II. A vedação ao nepotismo não exige a edição de lei formal para coibir tal prática, dado que essa proibição decorre diretamente dos princípios constitucionais que regem a Administração Pública.

III. Segundo o STF, viola os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade a realização de sorteios públicos dos órgãos e entidades que serão fiscalizados, em um dado período, por órgãos de controle da Administração Pública.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere que, em concurso público para provimento de cargo de taquígrafo de determinado tribunal, o edital preveja a prova prática de taquigrafia por ditado em ‘velocidade crescente e variável’, tendo a aplicação da prova efetivamente ocorrido por ditado em ‘velocidade decrescente e variável’. Candidata, então, ao fundamento do descumprimento da regra editalícia, ajuíza mandado de segurança requerendo a suspensão do concurso e reaplicação da prova prática.
Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Para o STF, embora não compita ao Poder Judiciário substituir banca examinadora para avaliar respostas dadas pelos candidatos e notas a elas atribuídas, cabe-lhe efetuar juízo de compatibilidade do conteúdo das questões do concurso com o previsto no edital do certame.

II. Na análise da pretensão supra, o STF não considerou suficiente para a anulação da prova prática e sua consequente reaplicação o descumprimento da regra do edital.

III. Para o STF, no caso supra, se, ainda que descumprida a regra editalícia, não tiver havido prejuízo, quebra de isonomia entre os candidatos, descabe o atendimento do pleito veiculado no mandado de segurança.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MP/DFT – Promotor de Justiça – 2021) Julgue os itens a seguir:

I. Considera-se internacional a licitação que, processada em território nacional, admite a participação de licitantes estrangeiros e a cotação de preços em moeda estrangeira, ou aquela na qual o objeto contratual possa ou deva ser executado, total ou parcialmente, em território estrangeiro.

II. Os proponentes da iniciativa privada que aderem a procedimento de manifestação de interesse têm direito ao ressarcimento automático, a ser efetuado pelo poder público, das despesas por eles expendidas na elaboração de estudos, investigações, levantamentos e projetos, quando tais elementos forem aproveitados em licitação posterior da qual não participarem ou não lograrem vencedores, em respeito à vedação ao enriquecimento sem causa da administração pública.

III. A legislação atual de licitações e contratos administrativos admite outras fontes de obrigações, inclusive exógenas, que não sejam as normas jurídicas, o edital, o contrato derivado do certame e a jurisprudência administrativa.

IV. Pratica sobrepreço em licitação o contratado que, ao alterar orçamento de obras e de serviços de engenharia, provoca desequilíbrio econômico-financeiro da obrigação avençada em seu favor.

São FALSOS os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as Medidas Provisórias, avalie as assertivas que seguem.

I. Medida provisória não revoga lei anterior, mas apenas suspende seus efeitos no ordenamento jurídico.

II. Embora a rejeição da medida provisória impeça sua reedição na mesma sessão legislativa, a revogação da MP não impede referida reedição.

III. Aprovada a medida provisória pela Câmara e pelo Senado, surge nova lei, a qual terá o efeito de revogar lei antecedente. Todavia, caso a medida provisória seja rejeitada (expressa ou tacitamente), a lei primeira vigente no ordenamento, e que estava suspensa, volta a ter eficácia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação ao estatuto constitucional do Ministério Público, considerada inclusive a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto ao estatuto constitucional do meio ambiente:

I. Para assegurar a efetividade do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, incumbe ao Poder Público exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade.

II. Não se admite a exploração de recursos minerais quando implicar degradação ambiental.

III. A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.

IV. As usinas que operem com reator nuclear deverão ter sua localização definida em lei complementar, sem o que não poderão ser instaladas.

V. São vedadas as práticas que submetam os animais a crueldade, ainda que se trate de práticas desportivas que representem manifestações culturais.

Está correto apenas o contido em:

 

(TJ/SP – Juiz Substituto – VUNESP – 2017) Considerando-se o sistema constitucional brasileiro composto de regras e princípios, podemos afirmar:


 

(EMAGIS) Quanto ao amicus curiae, considerado o regime previsto no CPC/2015, analise as seguintes proposições.

I. O juiz ou o relator, considerando a relevância da matéria, a especificidade do tema objeto da demanda ou a repercussão social da controvérsia, poderá, por decisão irrecorrível, de ofício ou a requerimento das partes ou de quem pretenda manifestar-se, solicitar ou admitir a participação de pessoa natural ou jurídica, órgão ou entidade especializada, com representatividade adequada, no prazo de 15 (quinze) dias de sua intimação.

II. A intervenção do amicus curiae não pode implicar alteração da competência jurisdicional.

III. O amicus curiae pode opor embargos de declaração, mas não pode recorrer da decisão que julgar o incidente de resolução de demandas repetitivas.

Há erro:


 

(EMAGIS) A respeito do julgamento pelo STF dos recursos extraordinários sob o regime de repercussão geral, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF, segundo a doutrina, vem conferindo certa objetivação aos recursos em questão, dando efeitos expansivos à decisão neles proferida, para, por exemplo, ir além do pedido concretamente formulado pelo recorrente.

II. Os lindes da lide, no regime da repercussão geral, vêm admitindo alargamento, não para os fins do recurso individual, escolhido como paradigma, mas em razão da possibilidade de construção de um preceito geral, a ser adotado no julgamento de casos que dependam da solução da mesma questão constitucional, ainda que para efeitos concretos diversos.

III. Da decisão que, no tribunal de origem, aplicar entendimento firmado em regime de repercussão geral ou em julgamento de recursos repetitivos caberá agravo interno.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PGE/SE – Procurador do Estado – CESPE – 2017) Flávio ajuizou ação contra a fazenda pública, requerendo o pagamento de indenização no valor de cem mil reais. Em sentença, o magistrado condenou a fazenda pública ao pagamento de cinquenta mil reais em favor de Flávio, determinando, ainda, que ambas as partes pagassem cinco mil reais a título de honorários de sucumbência. Autor e réu apelaram integralmente da sentença nos limites de suas respectivas sucumbências.

Nessa situação hipotética, o tribunal,


 

(EMAGIS) A Lei 13.874/2019 fez alterações no artigo 50 do Código Civil, que trata da desconsideração da personalidade jurídica. A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da disciplina das Obrigações no Código Civil, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que a sociedade empresarial Paga Bem, para garantia de contratos celebrados com objetivo de obter valores para seu giro empresarial, emita notas promissórias. Tenha presente uma nota promissória emitida como garantia em contrato de factoring e outro nota promissória emitida como garantia em contrato de abertura de crédito.

Avalie, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito dos títulos de crédito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que o contribuinte veicule pedido administrativo de restituição de indébito tributário, bem como ressarcimento de créditos escriturais decorrentes do sistema não cumulativo que não puderam ser aproveitados.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere ação declaratória de inexistência de relação jurídico-tributária ajuizada por Autarquia Estadual contra o Município, na qual se insurge contra a cobrança por este de Taxa de Fiscalização e Funcionamento (TFF) referente a seus imóveis e aos serviços neles exercidos. Tenha presente que a base de cálculo da taxa seja a área de cada imóvel fiscalizado.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o controle administrativo financeiro e de legalidade dos atos administrativos e também com a decadência do direito de anular estes atos, devendo ser marcada a INCORRETA.

 

(PROCURADOR JURÍDICO DA CÂMARA MUNICIPAL DA PINDORAMA/SP – VUNESP – 2020) A contratação de trabalhador autônomo, cumpridas por este todas as formalidades legais, com ou sem exclusividade,


 

(TST – Juiz do Trabalho Substituto – Concurso Nacional – 2017) Sobre a competência da Justiça do Trabalho, a Consolidação das Leis do Trabalho e as Súmulas do Tribunal Superior do Trabalho estabelecem:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o prazo de decadência para o ente estatal constituir crédito de multa por infração administrativa à legislação ambiental, devendo ser marcada a INCORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o crime de lavagem de dinheiro e a comunicação de operações suspeitas a ele referentes pelos agentes econômicos obrigados, bem como o tratamento de tais comunicações pela agência estatal competente e seu compartilhamento com Ministério Público e Polícia Civil/Federal. Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Ainda sobre a conformação do COAF como Unidade de Inteligência Financeira (UIF) e seu papel na repressão de crimes relacionados à lavagem de dinheiro, marque a alternativa INCORRETA.

 

(MP/DFT – Promotor de Justiça – MPDFT – 2021) Em se tratando das prisões cautelares, assinale a opção CORRETA:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a persecução criminal de crimes de lavagem de dinheiro, devendo ser marcada a CORRETA.


 

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 30.2021

(EMAGIS) A Lei 13.874/2019 fez alterações no artigo 50 do Código Civil, que trata da desconsideração da personalidade jurídica. A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da disciplina das Obrigações no Código Civil, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto ao amicus curiae, considerado o regime previsto no CPC/2015, analise as seguintes proposições.

I. O juiz ou o relator, considerando a relevância da matéria, a especificidade do tema objeto da demanda ou a repercussão social da controvérsia, poderá, por decisão irrecorrível, de ofício ou a requerimento das partes ou de quem pretenda manifestar-se, solicitar ou admitir a participação de pessoa natural ou jurídica, órgão ou entidade especializada, com representatividade adequada, no prazo de 15 (quinze) dias de sua intimação.

II. A intervenção do amicus curiae não pode implicar alteração da competência jurisdicional.

III. O amicus curiae pode opor embargos de declaração, mas não pode recorrer da decisão que julgar o incidente de resolução de demandas repetitivas.

Há erro:


 

(EMAGIS) A respeito do julgamento pelo STF dos recursos extraordinários sob o regime de repercussão geral, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF, segundo a doutrina, vem conferindo certa objetivação aos recursos em questão, dando efeitos expansivos à decisão neles proferida, para, por exemplo, ir além do pedido concretamente formulado pelo recorrente.

II. Os lindes da lide, no regime da repercussão geral, vêm admitindo alargamento, não para os fins do recurso individual, escolhido como paradigma, mas em razão da possibilidade de construção de um preceito geral, a ser adotado no julgamento de casos que dependam da solução da mesma questão constitucional, ainda que para efeitos concretos diversos.

III. Da decisão que, no tribunal de origem, aplicar entendimento firmado em regime de repercussão geral ou em julgamento de recursos repetitivos caberá agravo interno.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PGE/SE – Procurador do Estado – CESPE – 2017) Flávio ajuizou ação contra a fazenda pública, requerendo o pagamento de indenização no valor de cem mil reais. Em sentença, o magistrado condenou a fazenda pública ao pagamento de cinquenta mil reais em favor de Flávio, determinando, ainda, que ambas as partes pagassem cinco mil reais a título de honorários de sucumbência. Autor e réu apelaram integralmente da sentença nos limites de suas respectivas sucumbências.

Nessa situação hipotética, o tribunal,


 

(EMAGIS) Considerando a defesa coletiva dos direitos em juízo, é CORRETO afirmar que:


 

(EMAGIS) De acordo com o Código de Defesa do Consumidor e o entendimento consolidado pelo STJ, assinale a alternativa CORRETA:


 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe a Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA) a respeito da autorização para viajar, assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta tomando por base o entendimento dos tribunais superiores:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o crime de lavagem de dinheiro e a comunicação de operações suspeitas a ele referentes pelos agentes econômicos obrigados, bem como o tratamento de tais comunicações pela agência estatal competente e seu compartilhamento com Ministério Público e Polícia Civil/Federal. Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Ainda sobre a conformação do COAF como Unidade de Inteligência Financeira (UIF) e seu papel na repressão de crimes relacionados à lavagem de dinheiro, marque a alternativa INCORRETA.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito – VUNESP – 2017) Na aplicação da pena,


 

(MP/DFT – Promotor de Justiça – MPDFT – 2021) Em se tratando das prisões cautelares, assinale a opção CORRETA:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a persecução criminal de crimes de lavagem de dinheiro, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da definição, na sentença penal condenatória, do regime inicial de cumprimento da pena privativa de liberdade para execução penal, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre as Medidas Provisórias, avalie as assertivas que seguem.

I. Medida provisória não revoga lei anterior, mas apenas suspende seus efeitos no ordenamento jurídico.

II. Embora a rejeição da medida provisória impeça sua reedição na mesma sessão legislativa, a revogação da MP não impede referida reedição.

III. Aprovada a medida provisória pela Câmara e pelo Senado, surge nova lei, a qual terá o efeito de revogar lei antecedente. Todavia, caso a medida provisória seja rejeitada (expressa ou tacitamente), a lei primeira vigente no ordenamento, e que estava suspensa, volta a ter eficácia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação ao estatuto constitucional do Ministério Público, considerada inclusive a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto ao estatuto constitucional do meio ambiente:

I. Para assegurar a efetividade do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, incumbe ao Poder Público exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade.

II. Não se admite a exploração de recursos minerais quando implicar degradação ambiental.

III. A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.

IV. As usinas que operem com reator nuclear deverão ter sua localização definida em lei complementar, sem o que não poderão ser instaladas.

V. São vedadas as práticas que submetam os animais a crueldade, ainda que se trate de práticas desportivas que representem manifestações culturais.

Está correto apenas o contido em:

 

(TJ/SP – Juiz Substituto – VUNESP – 2017) Considerando-se o sistema constitucional brasileiro composto de regras e princípios, podemos afirmar:


 

(PC/PA – AOPC – 2021) Os direitos humanos constituem matéria cuja tutela não se reserva unicamente ao âmbito doméstico dos Estados nacionais, mas também ocupa lugar na agenda da comunidade internacional. Sobre a teoria contemporânea dos direitos humanos, assinale a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre a formação histórica do Direito Administrativo, julgue os itens abaixo.

I. O nascimento do Direito Administrativo relaciona-se diretamente com a consagração dos ideais da Revolução Francesa de 1789 e o surgimento do Estado de Direito. No período anterior, não se concebia a existência de Direito Administrativo autônomo, uma vez que não havia limites impostos à atuação estatal.

II. Costuma-se indicar, como termo inicial do nascimento do Direito Administrativo, a Lei de 28 pluvioso do Ano VIII (1800), que organizou juridicamente a Administração Pública na França.

III. O apego ao princípio da separação de poderes e a desconfiança em relação aos juízes do velho regime serviram de fundamento para a criação, na França, da jurisdição administrativa, ao lado da jurisdição comum, instituindo-se, dessa forma, o sistema da dualidade de jurisdição.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do Direito Administrativo à luz da jurisprudência do STF, julgue os itens abaixo.

I. O STF reconhece ao CNJ a possibilidade de afastar, por inconstitucionalidade, a aplicação de lei aproveitada como base de ato administrativo objeto de controle e determinar aos órgãos submetidos a seu espaço de influência a observância desse entendimento, por ato expresso e formal tomado pela maioria absoluta de seus membros.

II. A vedação ao nepotismo não exige a edição de lei formal para coibir tal prática, dado que essa proibição decorre diretamente dos princípios constitucionais que regem a Administração Pública.

III. Segundo o STF, viola os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade a realização de sorteios públicos dos órgãos e entidades que serão fiscalizados, em um dado período, por órgãos de controle da Administração Pública.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere que, em concurso público para provimento de cargo de taquígrafo de determinado tribunal, o edital preveja a prova prática de taquigrafia por ditado em ‘velocidade crescente e variável’, tendo a aplicação da prova efetivamente ocorrido por ditado em ‘velocidade decrescente e variável’. Candidata, então, ao fundamento do descumprimento da regra editalícia, ajuíza mandado de segurança requerendo a suspensão do concurso e reaplicação da prova prática.
Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Para o STF, embora não compita ao Poder Judiciário substituir banca examinadora para avaliar respostas dadas pelos candidatos e notas a elas atribuídas, cabe-lhe efetuar juízo de compatibilidade do conteúdo das questões do concurso com o previsto no edital do certame.

II. Na análise da pretensão supra, o STF não considerou suficiente para a anulação da prova prática e sua consequente reaplicação o descumprimento da regra do edital.

III. Para o STF, no caso supra, se, ainda que descumprida a regra editalícia, não tiver havido prejuízo, quebra de isonomia entre os candidatos, descabe o atendimento do pleito veiculado no mandado de segurança.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MP/DFT – Promotor de Justiça – 2021) Julgue os itens a seguir:

I. Considera-se internacional a licitação que, processada em território nacional, admite a participação de licitantes estrangeiros e a cotação de preços em moeda estrangeira, ou aquela na qual o objeto contratual possa ou deva ser executado, total ou parcialmente, em território estrangeiro.

II. Os proponentes da iniciativa privada que aderem a procedimento de manifestação de interesse têm direito ao ressarcimento automático, a ser efetuado pelo poder público, das despesas por eles expendidas na elaboração de estudos, investigações, levantamentos e projetos, quando tais elementos forem aproveitados em licitação posterior da qual não participarem ou não lograrem vencedores, em respeito à vedação ao enriquecimento sem causa da administração pública.

III. A legislação atual de licitações e contratos administrativos admite outras fontes de obrigações, inclusive exógenas, que não sejam as normas jurídicas, o edital, o contrato derivado do certame e a jurisprudência administrativa.

IV. Pratica sobrepreço em licitação o contratado que, ao alterar orçamento de obras e de serviços de engenharia, provoca desequilíbrio econômico-financeiro da obrigação avençada em seu favor.

São FALSOS os itens:

 

(TJ/SE – Juiz Substituto – FCC – 2015) A impugnação de pedido de registro de candidatura NÃO pode ser feita


 

(EMAGIS) Considere que a sociedade empresarial Paga Bem, para garantia de contratos celebrados com objetivo de obter valores para seu giro empresarial, emita notas promissórias. Tenha presente uma nota promissória emitida como garantia em contrato de factoring e outro nota promissória emitida como garantia em contrato de abertura de crédito.

Avalie, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito dos títulos de crédito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que o contribuinte veicule pedido administrativo de restituição de indébito tributário, bem como ressarcimento de créditos escriturais decorrentes do sistema não cumulativo que não puderam ser aproveitados.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere ação declaratória de inexistência de relação jurídico-tributária ajuizada por Autarquia Estadual contra o Município, na qual se insurge contra a cobrança por este de Taxa de Fiscalização e Funcionamento (TFF) referente a seus imóveis e aos serviços neles exercidos. Tenha presente que a base de cálculo da taxa seja a área de cada imóvel fiscalizado.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o prazo de decadência para o ente estatal constituir crédito de multa por infração administrativa à legislação ambiental, devendo ser marcada a INCORRETA.


 

(MP/GO – 2019 – ADAPTADA) Informe a assertiva que não está de acordo com as disposições da Lei Orgânica Nacional do Ministério Público:


 

(DPE/RJ – FGV – 2021) Em pleito indenizatório, Joana, bem-sucedida empresária, foi citada com hora certa, tendo sido nomeada, para a sua defesa, a curadoria especial, que apresentou contestação por negação geral. A sentença deu procedência integral ao pedido, em desfavor de Joana. Quanto ao capítulo dos honorários, é correto afirmar que:


 

Defensoria Pública Estadual - Rodada 30.2021

David, primário e sem antecedentes, foi indiciado pela autoridade policial titular do 2º Distrito Policial de Alfenas/MG por estelionato, infração penal tipificada no art. 171, “caput”, do Código Penal.

Encaminhados os autos ao Ministério Público, foi ofertado acordo de não persecução penal mediante a condição de pagamento de prestação pecuniária no valor de três salários-mínimos, parcelados em três vezes. David, que estava acompanhado por Defensor Público, aceitou o acordo.

Uma vez homologado, David cumpriu apenas parcialmente o acordo, pagando uma única parcela da prestação pecuniária. Por essa razão, o Ministério Público comunicou ao juízo e, depois de intimado o interessado para justificar o inadimplemento, ocorreu a rescisão da avença.

Em seguida o Ministério Público ofereceu denúncia e propôs suspensão condicional do processo mediante as seguintes condições: reparação do dano, salvo impossibilidade de fazê-lo; proibição de frequentar determinados lugares; proibição de ausentar-se da comarca onde reside, sem autorização do Juiz; comparecimento pessoal e obrigatório a juízo, mensalmente, para informar e justificar suas atividades.

Novamente David, acompanhado de Defensor Público durante a audiência preliminar, aceitou a proposta. Ocorre que, no curso do período de prova do “sursis” processual, David foi processado pelo crime de porte de drogas para consumo pessoal, infração penal tipificada no art. 28 da Lei n. 11.343/2006. Em seu interrogatório, David confirmou que é viciado em maconha e que está fazendo tratamento para largar as drogas, mas ainda não conseguiu superar o vício.

Por conta do processo de porte de drogas para consumo pessoal, o magistrado, sem ouvir David, aplicou o § 3º do art. 89 da Lei n. 9.099/95 e revogou a suspensão condicional do processo.

Os autos deram entrada na Defensoria Pública para intimação sobre a revogação no dia 14 de maio de 2021 (sexta-feira) e foram encaminhados ao gabinete do Defensor Público no dia 17 de maio de 2021.

Você é o Defensor Público que presta assistência jurídica a David. Nessa condição e com base apenas nas informações acima expostas e naquelas que podem ser inferidas do enunciado, redija a peça processual cabível diferente de “habeas corpus” e dos embargos de declaração que melhor atenda aos interesses do assistido.

Explane todas as teses defensivas pertinentes sem lançar mão de citação direta de doutrina, de jurisprudência, tampouco de texto literal de súmulas. Use apenas a lei sem comentários (“lei seca”). Dispense a narrativa dos fatos e date a peça no último dia do prazo.

Boa prática!

 

Objetivas MP Estadual - Rodada 30.2021

(MP/GO – 2019 – ADAPTADA) Informe a assertiva que não está de acordo com as disposições da Lei Orgânica Nacional do Ministério Público:


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta tomando por base o entendimento dos tribunais superiores:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o crime de lavagem de dinheiro e a comunicação de operações suspeitas a ele referentes pelos agentes econômicos obrigados, bem como o tratamento de tais comunicações pela agência estatal competente e seu compartilhamento com Ministério Público e Polícia Civil/Federal. Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Ainda sobre a conformação do COAF como Unidade de Inteligência Financeira (UIF) e seu papel na repressão de crimes relacionados à lavagem de dinheiro, marque a alternativa INCORRETA.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito – VUNESP – 2017) Na aplicação da pena,


 

(MP/DFT – Promotor de Justiça – MPDFT – 2021) Em se tratando das prisões cautelares, assinale a opção CORRETA:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a persecução criminal de crimes de lavagem de dinheiro, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da definição, na sentença penal condenatória, do regime inicial de cumprimento da pena privativa de liberdade para execução penal, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A Lei 13.874/2019 fez alterações no artigo 50 do Código Civil, que trata da desconsideração da personalidade jurídica. A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da disciplina das Obrigações no Código Civil, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto ao amicus curiae, considerado o regime previsto no CPC/2015, analise as seguintes proposições.

I. O juiz ou o relator, considerando a relevância da matéria, a especificidade do tema objeto da demanda ou a repercussão social da controvérsia, poderá, por decisão irrecorrível, de ofício ou a requerimento das partes ou de quem pretenda manifestar-se, solicitar ou admitir a participação de pessoa natural ou jurídica, órgão ou entidade especializada, com representatividade adequada, no prazo de 15 (quinze) dias de sua intimação.

II. A intervenção do amicus curiae não pode implicar alteração da competência jurisdicional.

III. O amicus curiae pode opor embargos de declaração, mas não pode recorrer da decisão que julgar o incidente de resolução de demandas repetitivas.

Há erro:


 

(EMAGIS) A respeito do julgamento pelo STF dos recursos extraordinários sob o regime de repercussão geral, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF, segundo a doutrina, vem conferindo certa objetivação aos recursos em questão, dando efeitos expansivos à decisão neles proferida, para, por exemplo, ir além do pedido concretamente formulado pelo recorrente.

II. Os lindes da lide, no regime da repercussão geral, vêm admitindo alargamento, não para os fins do recurso individual, escolhido como paradigma, mas em razão da possibilidade de construção de um preceito geral, a ser adotado no julgamento de casos que dependam da solução da mesma questão constitucional, ainda que para efeitos concretos diversos.

III. Da decisão que, no tribunal de origem, aplicar entendimento firmado em regime de repercussão geral ou em julgamento de recursos repetitivos caberá agravo interno.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PGE/SE – Procurador do Estado – CESPE – 2017) Flávio ajuizou ação contra a fazenda pública, requerendo o pagamento de indenização no valor de cem mil reais. Em sentença, o magistrado condenou a fazenda pública ao pagamento de cinquenta mil reais em favor de Flávio, determinando, ainda, que ambas as partes pagassem cinco mil reais a título de honorários de sucumbência. Autor e réu apelaram integralmente da sentença nos limites de suas respectivas sucumbências.

Nessa situação hipotética, o tribunal,


 

(EMAGIS) Considerando a defesa coletiva dos direitos em juízo, é CORRETO afirmar que:


 

(EMAGIS) Sobre as Medidas Provisórias, avalie as assertivas que seguem.

I. Medida provisória não revoga lei anterior, mas apenas suspende seus efeitos no ordenamento jurídico.

II. Embora a rejeição da medida provisória impeça sua reedição na mesma sessão legislativa, a revogação da MP não impede referida reedição.

III. Aprovada a medida provisória pela Câmara e pelo Senado, surge nova lei, a qual terá o efeito de revogar lei antecedente. Todavia, caso a medida provisória seja rejeitada (expressa ou tacitamente), a lei primeira vigente no ordenamento, e que estava suspensa, volta a ter eficácia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação ao estatuto constitucional do Ministério Público, considerada inclusive a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto ao estatuto constitucional do meio ambiente:

I. Para assegurar a efetividade do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, incumbe ao Poder Público exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade.

II. Não se admite a exploração de recursos minerais quando implicar degradação ambiental.

III. A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.

IV. As usinas que operem com reator nuclear deverão ter sua localização definida em lei complementar, sem o que não poderão ser instaladas.

V. São vedadas as práticas que submetam os animais a crueldade, ainda que se trate de práticas desportivas que representem manifestações culturais.

Está correto apenas o contido em:

 

(TJ/SP – Juiz Substituto – VUNESP – 2017) Considerando-se o sistema constitucional brasileiro composto de regras e princípios, podemos afirmar:


 

(PC/PA – AOPC – 2021) Os direitos humanos constituem matéria cuja tutela não se reserva unicamente ao âmbito doméstico dos Estados nacionais, mas também ocupa lugar na agenda da comunidade internacional. Sobre a teoria contemporânea dos direitos humanos, assinale a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre a formação histórica do Direito Administrativo, julgue os itens abaixo.

I. O nascimento do Direito Administrativo relaciona-se diretamente com a consagração dos ideais da Revolução Francesa de 1789 e o surgimento do Estado de Direito. No período anterior, não se concebia a existência de Direito Administrativo autônomo, uma vez que não havia limites impostos à atuação estatal.

II. Costuma-se indicar, como termo inicial do nascimento do Direito Administrativo, a Lei de 28 pluvioso do Ano VIII (1800), que organizou juridicamente a Administração Pública na França.

III. O apego ao princípio da separação de poderes e a desconfiança em relação aos juízes do velho regime serviram de fundamento para a criação, na França, da jurisdição administrativa, ao lado da jurisdição comum, instituindo-se, dessa forma, o sistema da dualidade de jurisdição.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do Direito Administrativo à luz da jurisprudência do STF, julgue os itens abaixo.

I. O STF reconhece ao CNJ a possibilidade de afastar, por inconstitucionalidade, a aplicação de lei aproveitada como base de ato administrativo objeto de controle e determinar aos órgãos submetidos a seu espaço de influência a observância desse entendimento, por ato expresso e formal tomado pela maioria absoluta de seus membros.

II. A vedação ao nepotismo não exige a edição de lei formal para coibir tal prática, dado que essa proibição decorre diretamente dos princípios constitucionais que regem a Administração Pública.

III. Segundo o STF, viola os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade a realização de sorteios públicos dos órgãos e entidades que serão fiscalizados, em um dado período, por órgãos de controle da Administração Pública.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere que, em concurso público para provimento de cargo de taquígrafo de determinado tribunal, o edital preveja a prova prática de taquigrafia por ditado em ‘velocidade crescente e variável’, tendo a aplicação da prova efetivamente ocorrido por ditado em ‘velocidade decrescente e variável’. Candidata, então, ao fundamento do descumprimento da regra editalícia, ajuíza mandado de segurança requerendo a suspensão do concurso e reaplicação da prova prática.
Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Para o STF, embora não compita ao Poder Judiciário substituir banca examinadora para avaliar respostas dadas pelos candidatos e notas a elas atribuídas, cabe-lhe efetuar juízo de compatibilidade do conteúdo das questões do concurso com o previsto no edital do certame.

II. Na análise da pretensão supra, o STF não considerou suficiente para a anulação da prova prática e sua consequente reaplicação o descumprimento da regra do edital.

III. Para o STF, no caso supra, se, ainda que descumprida a regra editalícia, não tiver havido prejuízo, quebra de isonomia entre os candidatos, descabe o atendimento do pleito veiculado no mandado de segurança.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MP/DFT – Promotor de Justiça – 2021) Julgue os itens a seguir:

I. Considera-se internacional a licitação que, processada em território nacional, admite a participação de licitantes estrangeiros e a cotação de preços em moeda estrangeira, ou aquela na qual o objeto contratual possa ou deva ser executado, total ou parcialmente, em território estrangeiro.

II. Os proponentes da iniciativa privada que aderem a procedimento de manifestação de interesse têm direito ao ressarcimento automático, a ser efetuado pelo poder público, das despesas por eles expendidas na elaboração de estudos, investigações, levantamentos e projetos, quando tais elementos forem aproveitados em licitação posterior da qual não participarem ou não lograrem vencedores, em respeito à vedação ao enriquecimento sem causa da administração pública.

III. A legislação atual de licitações e contratos administrativos admite outras fontes de obrigações, inclusive exógenas, que não sejam as normas jurídicas, o edital, o contrato derivado do certame e a jurisprudência administrativa.

IV. Pratica sobrepreço em licitação o contratado que, ao alterar orçamento de obras e de serviços de engenharia, provoca desequilíbrio econômico-financeiro da obrigação avençada em seu favor.

São FALSOS os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o prazo de decadência para o ente estatal constituir crédito de multa por infração administrativa à legislação ambiental, devendo ser marcada a INCORRETA.


 

(EMAGIS) Considere que o contribuinte veicule pedido administrativo de restituição de indébito tributário, bem como ressarcimento de créditos escriturais decorrentes do sistema não cumulativo que não puderam ser aproveitados.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere ação declaratória de inexistência de relação jurídico-tributária ajuizada por Autarquia Estadual contra o Município, na qual se insurge contra a cobrança por este de Taxa de Fiscalização e Funcionamento (TFF) referente a seus imóveis e aos serviços neles exercidos. Tenha presente que a base de cálculo da taxa seja a área de cada imóvel fiscalizado.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere que a sociedade empresarial Paga Bem, para garantia de contratos celebrados com objetivo de obter valores para seu giro empresarial, emita notas promissórias. Tenha presente uma nota promissória emitida como garantia em contrato de factoring e outro nota promissória emitida como garantia em contrato de abertura de crédito.

Avalie, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito dos títulos de crédito, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SE – Juiz Substituto – FCC – 2015) A impugnação de pedido de registro de candidatura NÃO pode ser feita


 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe a Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA) a respeito da autorização para viajar, assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) De acordo com o Código de Defesa do Consumidor e o entendimento consolidado pelo STJ, assinale a alternativa CORRETA:


 

Ministério Público Estadual - Rodada 30.2021

ABC, maior incapaz, por seu curador, ajuizou ação ordinária contra o Instituto de Assistência e Previdência do Município de Senador Canedo/GO (IAPMESC), autarquia municipal, postulando a condenação do ente público na obrigação de indenizar danos morais, no montante que especifica na exordial.

Diz a inicial que ABC era servidor público municipal estatutário e foi acometido de grave doença mental, tornando-se incapaz para qualquer ato da vida civil, inclusive o trabalho. Conta que postulou administrativamente sua aposentadoria por invalidez, que foi negada após realização de perícia médica pelo Dr. Fulano de Tal (CRM-GO 1234). Então, segundo conta, ajuizou ação contra a autarquia, que condenou o IAPMESC a implantar o benefício, em decisão que transitou em julgado (ação 20150123456). Afirma que o indeferimento administrativo, injusto e abusivo, violou seus direitos de personalidade, razão pela qual deve ser indenizado por danos morais pela autarquia. Protesta por provar o alegado por meio de todas as provas admitidas na legislação, inclusive a oitiva de seus familiares Pimpolho e Pimpão, que presenciaram o sofrimento psíquico do autor.

O IAPMESC foi citado. Audiência de conciliação, com presença do MP, não resultou em composição entre as partes. Em contestação, o requerido negou a existência de dano moral em razão do mero indeferimento administrativo. Postulou o chamamento ao processo do Dr. Fulano de Tal, médico perito concursado da autarquia, responsável pela perícia que resultou no indeferimento do pedido de aposentadoria formulado pelo autor. Pediu a produção de prova testemunhal, cujo rol será oportunamente apresentado.

Além disso, o IAPMESC ofereceu reconvenção, alegando que ABC foi à rede social “Twitter” e realizou a seguinte postagem: “O IAPMESC não reconhece os direitos de seus filiados. É um órgão que tem práticas abusivas, injustas e afrontosas ao interesse público” (sic). Aponta que a jurisprudência é pacífica em reconhecer que a pessoa jurídica pode sofrer dano moral e que a postagem do autor-reconvindo é claramente ofensiva ao ente estatal, razão pela qual deve ser indenizada, no montante indicado.

Intimado, o autor reiterou suas afirmativas da inicial, sem originalidade. Apresentou contestação à reconvenção, negando a autoria da postagem.

Os autos vieram ao Ministério Público. Formule o parecer pertinente, sem necessidade de relatório.

 

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 30.2021

(EMAGIS) A Lei 13.874/2019 fez alterações no artigo 50 do Código Civil, que trata da desconsideração da personalidade jurídica. A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da disciplina das Obrigações no Código Civil, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto ao amicus curiae, considerado o regime previsto no CPC/2015, analise as seguintes proposições.

I. O juiz ou o relator, considerando a relevância da matéria, a especificidade do tema objeto da demanda ou a repercussão social da controvérsia, poderá, por decisão irrecorrível, de ofício ou a requerimento das partes ou de quem pretenda manifestar-se, solicitar ou admitir a participação de pessoa natural ou jurídica, órgão ou entidade especializada, com representatividade adequada, no prazo de 15 (quinze) dias de sua intimação.

II. A intervenção do amicus curiae não pode implicar alteração da competência jurisdicional.

III. O amicus curiae pode opor embargos de declaração, mas não pode recorrer da decisão que julgar o incidente de resolução de demandas repetitivas.

Há erro:


 

(EMAGIS) A respeito do julgamento pelo STF dos recursos extraordinários sob o regime de repercussão geral, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF, segundo a doutrina, vem conferindo certa objetivação aos recursos em questão, dando efeitos expansivos à decisão neles proferida, para, por exemplo, ir além do pedido concretamente formulado pelo recorrente.

II. Os lindes da lide, no regime da repercussão geral, vêm admitindo alargamento, não para os fins do recurso individual, escolhido como paradigma, mas em razão da possibilidade de construção de um preceito geral, a ser adotado no julgamento de casos que dependam da solução da mesma questão constitucional, ainda que para efeitos concretos diversos.

III. Da decisão que, no tribunal de origem, aplicar entendimento firmado em regime de repercussão geral ou em julgamento de recursos repetitivos caberá agravo interno.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PGE/SE – Procurador do Estado – CESPE – 2017) Flávio ajuizou ação contra a fazenda pública, requerendo o pagamento de indenização no valor de cem mil reais. Em sentença, o magistrado condenou a fazenda pública ao pagamento de cinquenta mil reais em favor de Flávio, determinando, ainda, que ambas as partes pagassem cinco mil reais a título de honorários de sucumbência. Autor e réu apelaram integralmente da sentença nos limites de suas respectivas sucumbências.

Nessa situação hipotética, o tribunal,


 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe a Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA) a respeito da autorização para viajar, assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta tomando por base o entendimento dos tribunais superiores:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o crime de lavagem de dinheiro e a comunicação de operações suspeitas a ele referentes pelos agentes econômicos obrigados, bem como o tratamento de tais comunicações pela agência estatal competente e seu compartilhamento com Ministério Público e Polícia Civil/Federal. Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Ainda sobre a conformação do COAF como Unidade de Inteligência Financeira (UIF) e seu papel na repressão de crimes relacionados à lavagem de dinheiro, marque a alternativa INCORRETA.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito – VUNESP – 2017) Na aplicação da pena,


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as atribuições do COAF como Unidade de Inteligência Financeira (UIF) brasileira na Lei 9.613/1998.

I. A Recomendação nº 9 do Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI) expressa que o sigilo bancário impede o compartilhamento de dados entre autoridades investigadoras.

II. E vedado ao COAF requerer diretamente aos órgãos da Administração Pública as informações cadastrais bancárias e financeiras de pessoas envolvidas em atividades suspeitas.

III. Sem autorização judicial, é vedado ao COAF comunicar às autoridades competentes para a instauração dos procedimentos cabíveis, quando concluir pela existência de crimes previstos na Lei 9.613/1998, de fundados indícios de sua prática, ou de qualquer outro ilícito.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(MP/DFT – Promotor de Justiça – MPDFT – 2021) Em se tratando das prisões cautelares, assinale a opção CORRETA:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a persecução criminal de crimes de lavagem de dinheiro, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da definição, na sentença penal condenatória, do regime inicial de cumprimento da pena privativa de liberdade para execução penal, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre as Medidas Provisórias, avalie as assertivas que seguem.

I. Medida provisória não revoga lei anterior, mas apenas suspende seus efeitos no ordenamento jurídico.

II. Embora a rejeição da medida provisória impeça sua reedição na mesma sessão legislativa, a revogação da MP não impede referida reedição.

III. Aprovada a medida provisória pela Câmara e pelo Senado, surge nova lei, a qual terá o efeito de revogar lei antecedente. Todavia, caso a medida provisória seja rejeitada (expressa ou tacitamente), a lei primeira vigente no ordenamento, e que estava suspensa, volta a ter eficácia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação ao estatuto constitucional do Ministério Público, considerada inclusive a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto ao estatuto constitucional do meio ambiente:

I. Para assegurar a efetividade do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, incumbe ao Poder Público exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade.

II. Não se admite a exploração de recursos minerais quando implicar degradação ambiental.

III. A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.

IV. As usinas que operem com reator nuclear deverão ter sua localização definida em lei complementar, sem o que não poderão ser instaladas.

V. São vedadas as práticas que submetam os animais a crueldade, ainda que se trate de práticas desportivas que representem manifestações culturais.

Está correto apenas o contido em:

 

(TJ/SP – Juiz Substituto – VUNESP – 2017) Considerando-se o sistema constitucional brasileiro composto de regras e princípios, podemos afirmar:


 

(TJ/SE – Juiz Substituto – FCC – 2015) A impugnação de pedido de registro de candidatura NÃO pode ser feita


 

(EMAGIS) Considere que a sociedade empresarial Paga Bem, para garantia de contratos celebrados com objetivo de obter valores para seu giro empresarial, emita notas promissórias. Tenha presente uma nota promissória emitida como garantia em contrato de factoring e outro nota promissória emitida como garantia em contrato de abertura de crédito.

Avalie, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito dos títulos de crédito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que o contribuinte veicule pedido administrativo de restituição de indébito tributário, bem como ressarcimento de créditos escriturais decorrentes do sistema não cumulativo que não puderam ser aproveitados.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere ação declaratória de inexistência de relação jurídico-tributária ajuizada por Autarquia Estadual contra o Município, na qual se insurge contra a cobrança por este de Taxa de Fiscalização e Funcionamento (TFF) referente a seus imóveis e aos serviços neles exercidos. Tenha presente que a base de cálculo da taxa seja a área de cada imóvel fiscalizado.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a possibilidade jurídica de, para escorreita auditoria fiscal do contribuinte e eventual lançamento tributário dela decorrente, a Receita Federal requisitar diretamente às instituições financeiras dados bancários a ele referentes, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o prazo de decadência para o ente estatal constituir crédito de multa por infração administrativa à legislação ambiental, devendo ser marcada a INCORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a formação histórica do Direito Administrativo, julgue os itens abaixo.

I. O nascimento do Direito Administrativo relaciona-se diretamente com a consagração dos ideais da Revolução Francesa de 1789 e o surgimento do Estado de Direito. No período anterior, não se concebia a existência de Direito Administrativo autônomo, uma vez que não havia limites impostos à atuação estatal.

II. Costuma-se indicar, como termo inicial do nascimento do Direito Administrativo, a Lei de 28 pluvioso do Ano VIII (1800), que organizou juridicamente a Administração Pública na França.

III. O apego ao princípio da separação de poderes e a desconfiança em relação aos juízes do velho regime serviram de fundamento para a criação, na França, da jurisdição administrativa, ao lado da jurisdição comum, instituindo-se, dessa forma, o sistema da dualidade de jurisdição.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do Direito Administrativo à luz da jurisprudência do STF, julgue os itens abaixo.

I. O STF reconhece ao CNJ a possibilidade de afastar, por inconstitucionalidade, a aplicação de lei aproveitada como base de ato administrativo objeto de controle e determinar aos órgãos submetidos a seu espaço de influência a observância desse entendimento, por ato expresso e formal tomado pela maioria absoluta de seus membros.

II. A vedação ao nepotismo não exige a edição de lei formal para coibir tal prática, dado que essa proibição decorre diretamente dos princípios constitucionais que regem a Administração Pública.

III. Segundo o STF, viola os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade a realização de sorteios públicos dos órgãos e entidades que serão fiscalizados, em um dado período, por órgãos de controle da Administração Pública.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere que, em concurso público para provimento de cargo de taquígrafo de determinado tribunal, o edital preveja a prova prática de taquigrafia por ditado em ‘velocidade crescente e variável’, tendo a aplicação da prova efetivamente ocorrido por ditado em ‘velocidade decrescente e variável’. Candidata, então, ao fundamento do descumprimento da regra editalícia, ajuíza mandado de segurança requerendo a suspensão do concurso e reaplicação da prova prática.
Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Para o STF, embora não compita ao Poder Judiciário substituir banca examinadora para avaliar respostas dadas pelos candidatos e notas a elas atribuídas, cabe-lhe efetuar juízo de compatibilidade do conteúdo das questões do concurso com o previsto no edital do certame.

II. Na análise da pretensão supra, o STF não considerou suficiente para a anulação da prova prática e sua consequente reaplicação o descumprimento da regra do edital.

III. Para o STF, no caso supra, se, ainda que descumprida a regra editalícia, não tiver havido prejuízo, quebra de isonomia entre os candidatos, descabe o atendimento do pleito veiculado no mandado de segurança.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MP/DFT – Promotor de Justiça – 2021) Julgue os itens a seguir:

I. Considera-se internacional a licitação que, processada em território nacional, admite a participação de licitantes estrangeiros e a cotação de preços em moeda estrangeira, ou aquela na qual o objeto contratual possa ou deva ser executado, total ou parcialmente, em território estrangeiro.

II. Os proponentes da iniciativa privada que aderem a procedimento de manifestação de interesse têm direito ao ressarcimento automático, a ser efetuado pelo poder público, das despesas por eles expendidas na elaboração de estudos, investigações, levantamentos e projetos, quando tais elementos forem aproveitados em licitação posterior da qual não participarem ou não lograrem vencedores, em respeito à vedação ao enriquecimento sem causa da administração pública.

III. A legislação atual de licitações e contratos administrativos admite outras fontes de obrigações, inclusive exógenas, que não sejam as normas jurídicas, o edital, o contrato derivado do certame e a jurisprudência administrativa.

IV. Pratica sobrepreço em licitação o contratado que, ao alterar orçamento de obras e de serviços de engenharia, provoca desequilíbrio econômico-financeiro da obrigação avençada em seu favor.

São FALSOS os itens:

 

(EMAGIS) De acordo com o Código de Defesa do Consumidor e o entendimento consolidado pelo STJ, assinale a alternativa CORRETA:


 

(EMAGIS) Relativamente à Seguridade Social, julgue os itens abaixo.

I. Segundo o STJ, a concessão dos medicamentos não incorporados em atos normativos do SUS exige a presença cumulativa dos seguintes requisitos: (i) comprovação, por meio de laudo médico fundamentado e circunstanciado expedido por médico que assiste o paciente, da imprescindibilidade ou necessidade do medicamento, assim como da ineficácia, para o tratamento da moléstia, dos fármacos fornecidos pelo SUS; (ii) incapacidade financeira de arcar com o custo do medicamento prescrito; (iii) existência de registro na ANVISA do medicamento.

II. Em se tratando ação na qual é postulada a concessão de benefício assistencial de prestação continuada (CRFB, art. 203, V e art. 20 da Lei 8.742/93), o falecimento da parte autora implica a extinção do processo sem resolução do mérito, ante a natureza personalíssima da prestação assistencial em mira.

III. A renda a ser considerada para a concessão do auxílio-reclusão é a dos dependentes do segurado recolhido à prisão.

Estão corretos somente os itens:


 

(PC/PA – AOPC – 2021) Os direitos humanos constituem matéria cuja tutela não se reserva unicamente ao âmbito doméstico dos Estados nacionais, mas também ocupa lugar na agenda da comunidade internacional. Sobre a teoria contemporânea dos direitos humanos, assinale a alternativa correta.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a decisão tomada pela Corte Interamericana de Direitos Humanos no Caso do Povo Indígena Xucuru e seus Membros v. Brasil (Sentença de 5 de fevereiro de 2018).

I. Expressou que nos processos administrativos de demarcação de terras indígenas é inaplicável a regra de imparcialidade do órgão administrativo demarcador.

II. Expressou que nos processos administrativos de demarcação de terras indígenas não é obrigatória a observância do direito ao controle judicial do ato administrativo de demarcação.

III. É compatível com a decisão em questão a prática do Poder Executivo pátrio de, ao demarcar as terras indígenas, alocar para o mesmo órgão administrativo as competências para regularizar áreas rurais e demarcar terras indígenas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 30.2021

(EMAGIS) A Lei 13.874/2019 fez alterações no artigo 50 do Código Civil, que trata da desconsideração da personalidade jurídica. A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da disciplina das Obrigações no Código Civil, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto ao amicus curiae, considerado o regime previsto no CPC/2015, analise as seguintes proposições.

I. O juiz ou o relator, considerando a relevância da matéria, a especificidade do tema objeto da demanda ou a repercussão social da controvérsia, poderá, por decisão irrecorrível, de ofício ou a requerimento das partes ou de quem pretenda manifestar-se, solicitar ou admitir a participação de pessoa natural ou jurídica, órgão ou entidade especializada, com representatividade adequada, no prazo de 15 (quinze) dias de sua intimação.

II. A intervenção do amicus curiae não pode implicar alteração da competência jurisdicional.

III. O amicus curiae pode opor embargos de declaração, mas não pode recorrer da decisão que julgar o incidente de resolução de demandas repetitivas.

Há erro:


 

(EMAGIS) A respeito do julgamento pelo STF dos recursos extraordinários sob o regime de repercussão geral, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF, segundo a doutrina, vem conferindo certa objetivação aos recursos em questão, dando efeitos expansivos à decisão neles proferida, para, por exemplo, ir além do pedido concretamente formulado pelo recorrente.

II. Os lindes da lide, no regime da repercussão geral, vêm admitindo alargamento, não para os fins do recurso individual, escolhido como paradigma, mas em razão da possibilidade de construção de um preceito geral, a ser adotado no julgamento de casos que dependam da solução da mesma questão constitucional, ainda que para efeitos concretos diversos.

III. Da decisão que, no tribunal de origem, aplicar entendimento firmado em regime de repercussão geral ou em julgamento de recursos repetitivos caberá agravo interno.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PGE/SE – Procurador do Estado – CESPE – 2017) Flávio ajuizou ação contra a fazenda pública, requerendo o pagamento de indenização no valor de cem mil reais. Em sentença, o magistrado condenou a fazenda pública ao pagamento de cinquenta mil reais em favor de Flávio, determinando, ainda, que ambas as partes pagassem cinco mil reais a título de honorários de sucumbência. Autor e réu apelaram integralmente da sentença nos limites de suas respectivas sucumbências.

Nessa situação hipotética, o tribunal,


 

(EMAGIS) Considerando a defesa coletiva dos direitos em juízo, é CORRETO afirmar que:


 

(EMAGIS) De acordo com o Código de Defesa do Consumidor e o entendimento consolidado pelo STJ, assinale a alternativa CORRETA:


 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe a Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA) a respeito da autorização para viajar, assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta tomando por base o entendimento dos tribunais superiores:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o crime de lavagem de dinheiro e a comunicação de operações suspeitas a ele referentes pelos agentes econômicos obrigados, bem como o tratamento de tais comunicações pela agência estatal competente e seu compartilhamento com Ministério Público e Polícia Civil/Federal. Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Ainda sobre a conformação do COAF como Unidade de Inteligência Financeira (UIF) e seu papel na repressão de crimes relacionados à lavagem de dinheiro, marque a alternativa INCORRETA.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito – VUNESP – 2017) Na aplicação da pena,


 

(MP/DFT – Promotor de Justiça – MPDFT – 2021) Em se tratando das prisões cautelares, assinale a opção CORRETA:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a persecução criminal de crimes de lavagem de dinheiro, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da definição, na sentença penal condenatória, do regime inicial de cumprimento da pena privativa de liberdade para execução penal, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre as Medidas Provisórias, avalie as assertivas que seguem.

I. Medida provisória não revoga lei anterior, mas apenas suspende seus efeitos no ordenamento jurídico.

II. Embora a rejeição da medida provisória impeça sua reedição na mesma sessão legislativa, a revogação da MP não impede referida reedição.

III. Aprovada a medida provisória pela Câmara e pelo Senado, surge nova lei, a qual terá o efeito de revogar lei antecedente. Todavia, caso a medida provisória seja rejeitada (expressa ou tacitamente), a lei primeira vigente no ordenamento, e que estava suspensa, volta a ter eficácia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação ao estatuto constitucional do Ministério Público, considerada inclusive a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto ao estatuto constitucional do meio ambiente:

I. Para assegurar a efetividade do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, incumbe ao Poder Público exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade.

II. Não se admite a exploração de recursos minerais quando implicar degradação ambiental.

III. A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.

IV. As usinas que operem com reator nuclear deverão ter sua localização definida em lei complementar, sem o que não poderão ser instaladas.

V. São vedadas as práticas que submetam os animais a crueldade, ainda que se trate de práticas desportivas que representem manifestações culturais.

Está correto apenas o contido em:

 

(TJ/SP – Juiz Substituto – VUNESP – 2017) Considerando-se o sistema constitucional brasileiro composto de regras e princípios, podemos afirmar:


 

(TJ/SE – Juiz Substituto – FCC – 2015) A impugnação de pedido de registro de candidatura NÃO pode ser feita


 

(EMAGIS) Considere que a sociedade empresarial Paga Bem, para garantia de contratos celebrados com objetivo de obter valores para seu giro empresarial, emita notas promissórias. Tenha presente uma nota promissória emitida como garantia em contrato de factoring e outro nota promissória emitida como garantia em contrato de abertura de crédito.

Avalie, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito dos títulos de crédito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que o contribuinte veicule pedido administrativo de restituição de indébito tributário, bem como ressarcimento de créditos escriturais decorrentes do sistema não cumulativo que não puderam ser aproveitados.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere ação declaratória de inexistência de relação jurídico-tributária ajuizada por Autarquia Estadual contra o Município, na qual se insurge contra a cobrança por este de Taxa de Fiscalização e Funcionamento (TFF) referente a seus imóveis e aos serviços neles exercidos. Tenha presente que a base de cálculo da taxa seja a área de cada imóvel fiscalizado.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o prazo de decadência para o ente estatal constituir crédito de multa por infração administrativa à legislação ambiental, devendo ser marcada a INCORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a formação histórica do Direito Administrativo, julgue os itens abaixo.

I. O nascimento do Direito Administrativo relaciona-se diretamente com a consagração dos ideais da Revolução Francesa de 1789 e o surgimento do Estado de Direito. No período anterior, não se concebia a existência de Direito Administrativo autônomo, uma vez que não havia limites impostos à atuação estatal.

II. Costuma-se indicar, como termo inicial do nascimento do Direito Administrativo, a Lei de 28 pluvioso do Ano VIII (1800), que organizou juridicamente a Administração Pública na França.

III. O apego ao princípio da separação de poderes e a desconfiança em relação aos juízes do velho regime serviram de fundamento para a criação, na França, da jurisdição administrativa, ao lado da jurisdição comum, instituindo-se, dessa forma, o sistema da dualidade de jurisdição.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do Direito Administrativo à luz da jurisprudência do STF, julgue os itens abaixo.

I. O STF reconhece ao CNJ a possibilidade de afastar, por inconstitucionalidade, a aplicação de lei aproveitada como base de ato administrativo objeto de controle e determinar aos órgãos submetidos a seu espaço de influência a observância desse entendimento, por ato expresso e formal tomado pela maioria absoluta de seus membros.

II. A vedação ao nepotismo não exige a edição de lei formal para coibir tal prática, dado que essa proibição decorre diretamente dos princípios constitucionais que regem a Administração Pública.

III. Segundo o STF, viola os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade a realização de sorteios públicos dos órgãos e entidades que serão fiscalizados, em um dado período, por órgãos de controle da Administração Pública.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere que, em concurso público para provimento de cargo de taquígrafo de determinado tribunal, o edital preveja a prova prática de taquigrafia por ditado em ‘velocidade crescente e variável’, tendo a aplicação da prova efetivamente ocorrido por ditado em ‘velocidade decrescente e variável’. Candidata, então, ao fundamento do descumprimento da regra editalícia, ajuíza mandado de segurança requerendo a suspensão do concurso e reaplicação da prova prática.
Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Para o STF, embora não compita ao Poder Judiciário substituir banca examinadora para avaliar respostas dadas pelos candidatos e notas a elas atribuídas, cabe-lhe efetuar juízo de compatibilidade do conteúdo das questões do concurso com o previsto no edital do certame.

II. Na análise da pretensão supra, o STF não considerou suficiente para a anulação da prova prática e sua consequente reaplicação o descumprimento da regra do edital.

III. Para o STF, no caso supra, se, ainda que descumprida a regra editalícia, não tiver havido prejuízo, quebra de isonomia entre os candidatos, descabe o atendimento do pleito veiculado no mandado de segurança.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MP/DFT – Promotor de Justiça – 2021) Julgue os itens a seguir:

I. Considera-se internacional a licitação que, processada em território nacional, admite a participação de licitantes estrangeiros e a cotação de preços em moeda estrangeira, ou aquela na qual o objeto contratual possa ou deva ser executado, total ou parcialmente, em território estrangeiro.

II. Os proponentes da iniciativa privada que aderem a procedimento de manifestação de interesse têm direito ao ressarcimento automático, a ser efetuado pelo poder público, das despesas por eles expendidas na elaboração de estudos, investigações, levantamentos e projetos, quando tais elementos forem aproveitados em licitação posterior da qual não participarem ou não lograrem vencedores, em respeito à vedação ao enriquecimento sem causa da administração pública.

III. A legislação atual de licitações e contratos administrativos admite outras fontes de obrigações, inclusive exógenas, que não sejam as normas jurídicas, o edital, o contrato derivado do certame e a jurisprudência administrativa.

IV. Pratica sobrepreço em licitação o contratado que, ao alterar orçamento de obras e de serviços de engenharia, provoca desequilíbrio econômico-financeiro da obrigação avençada em seu favor.

São FALSOS os itens:

 

Objetivas MPF - Rodada 30.2021

(EMAGIS) Sobre as Medidas Provisórias, avalie as assertivas que seguem.

I. Medida provisória não revoga lei anterior, mas apenas suspende seus efeitos no ordenamento jurídico.

II. Embora a rejeição da medida provisória impeça sua reedição na mesma sessão legislativa, a revogação da MP não impede referida reedição.

III. Aprovada a medida provisória pela Câmara e pelo Senado, surge nova lei, a qual terá o efeito de revogar lei antecedente. Todavia, caso a medida provisória seja rejeitada (expressa ou tacitamente), a lei primeira vigente no ordenamento, e que estava suspensa, volta a ter eficácia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação ao estatuto constitucional do Ministério Público, considerada inclusive a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto ao estatuto constitucional do meio ambiente:

I. Para assegurar a efetividade do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, incumbe ao Poder Público exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade.

II. Não se admite a exploração de recursos minerais quando implicar degradação ambiental.

III. A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.

IV. As usinas que operem com reator nuclear deverão ter sua localização definida em lei complementar, sem o que não poderão ser instaladas.

V. São vedadas as práticas que submetam os animais a crueldade, ainda que se trate de práticas desportivas que representem manifestações culturais.

Está correto apenas o contido em:

 

(TJ/SP – Juiz Substituto – VUNESP – 2017) Considerando-se o sistema constitucional brasileiro composto de regras e princípios, podemos afirmar:


 

(PC/PA – AOPC – 2021) Os direitos humanos constituem matéria cuja tutela não se reserva unicamente ao âmbito doméstico dos Estados nacionais, mas também ocupa lugar na agenda da comunidade internacional. Sobre a teoria contemporânea dos direitos humanos, assinale a alternativa correta.


 

(TJ/SE – Juiz Substituto – FCC – 2015) A impugnação de pedido de registro de candidatura NÃO pode ser feita


 

(EMAGIS) Sobre a formação histórica do Direito Administrativo, julgue os itens abaixo.

I. O nascimento do Direito Administrativo relaciona-se diretamente com a consagração dos ideais da Revolução Francesa de 1789 e o surgimento do Estado de Direito. No período anterior, não se concebia a existência de Direito Administrativo autônomo, uma vez que não havia limites impostos à atuação estatal.

II. Costuma-se indicar, como termo inicial do nascimento do Direito Administrativo, a Lei de 28 pluvioso do Ano VIII (1800), que organizou juridicamente a Administração Pública na França.

III. O apego ao princípio da separação de poderes e a desconfiança em relação aos juízes do velho regime serviram de fundamento para a criação, na França, da jurisdição administrativa, ao lado da jurisdição comum, instituindo-se, dessa forma, o sistema da dualidade de jurisdição.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do Direito Administrativo à luz da jurisprudência do STF, julgue os itens abaixo.

I. O STF reconhece ao CNJ a possibilidade de afastar, por inconstitucionalidade, a aplicação de lei aproveitada como base de ato administrativo objeto de controle e determinar aos órgãos submetidos a seu espaço de influência a observância desse entendimento, por ato expresso e formal tomado pela maioria absoluta de seus membros.

II. A vedação ao nepotismo não exige a edição de lei formal para coibir tal prática, dado que essa proibição decorre diretamente dos princípios constitucionais que regem a Administração Pública.

III. Segundo o STF, viola os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade a realização de sorteios públicos dos órgãos e entidades que serão fiscalizados, em um dado período, por órgãos de controle da Administração Pública.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere que, em concurso público para provimento de cargo de taquígrafo de determinado tribunal, o edital preveja a prova prática de taquigrafia por ditado em ‘velocidade crescente e variável’, tendo a aplicação da prova efetivamente ocorrido por ditado em ‘velocidade decrescente e variável’. Candidata, então, ao fundamento do descumprimento da regra editalícia, ajuíza mandado de segurança requerendo a suspensão do concurso e reaplicação da prova prática.
Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Para o STF, embora não compita ao Poder Judiciário substituir banca examinadora para avaliar respostas dadas pelos candidatos e notas a elas atribuídas, cabe-lhe efetuar juízo de compatibilidade do conteúdo das questões do concurso com o previsto no edital do certame.

II. Na análise da pretensão supra, o STF não considerou suficiente para a anulação da prova prática e sua consequente reaplicação o descumprimento da regra do edital.

III. Para o STF, no caso supra, se, ainda que descumprida a regra editalícia, não tiver havido prejuízo, quebra de isonomia entre os candidatos, descabe o atendimento do pleito veiculado no mandado de segurança.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MP/DFT – Promotor de Justiça – 2021) Julgue os itens a seguir:

I. Considera-se internacional a licitação que, processada em território nacional, admite a participação de licitantes estrangeiros e a cotação de preços em moeda estrangeira, ou aquela na qual o objeto contratual possa ou deva ser executado, total ou parcialmente, em território estrangeiro.

II. Os proponentes da iniciativa privada que aderem a procedimento de manifestação de interesse têm direito ao ressarcimento automático, a ser efetuado pelo poder público, das despesas por eles expendidas na elaboração de estudos, investigações, levantamentos e projetos, quando tais elementos forem aproveitados em licitação posterior da qual não participarem ou não lograrem vencedores, em respeito à vedação ao enriquecimento sem causa da administração pública.

III. A legislação atual de licitações e contratos administrativos admite outras fontes de obrigações, inclusive exógenas, que não sejam as normas jurídicas, o edital, o contrato derivado do certame e a jurisprudência administrativa.

IV. Pratica sobrepreço em licitação o contratado que, ao alterar orçamento de obras e de serviços de engenharia, provoca desequilíbrio econômico-financeiro da obrigação avençada em seu favor.

São FALSOS os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o prazo de decadência para o ente estatal constituir crédito de multa por infração administrativa à legislação ambiental, devendo ser marcada a INCORRETA.


 

(EMAGIS) Considere que o contribuinte veicule pedido administrativo de restituição de indébito tributário, bem como ressarcimento de créditos escriturais decorrentes do sistema não cumulativo que não puderam ser aproveitados.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a possibilidade jurídica de, para escorreita auditoria fiscal do contribuinte e eventual lançamento tributário dela decorrente, a Receita Federal requisitar diretamente às instituições financeiras dados bancários a ele referentes, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o controle administrativo financeiro e de legalidade dos atos administrativos e também com a decadência do direito de anular estes atos, devendo ser marcada a INCORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a decisão tomada pela Corte Interamericana de Direitos Humanos no Caso do Povo Indígena Xucuru e seus Membros v. Brasil (Sentença de 5 de fevereiro de 2018).

I. Expressou que nos processos administrativos de demarcação de terras indígenas é inaplicável a regra de imparcialidade do órgão administrativo demarcador.

II. Expressou que nos processos administrativos de demarcação de terras indígenas não é obrigatória a observância do direito ao controle judicial do ato administrativo de demarcação.

III. É compatível com a decisão em questão a prática do Poder Executivo pátrio de, ao demarcar as terras indígenas, alocar para o mesmo órgão administrativo as competências para regularizar áreas rurais e demarcar terras indígenas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam dos dados bancários dos clientes de instituições financeiras e o compartilhamento por elas de tais dados, devendo ser apreciadas em consonância com a LC 105/2001 e a interpretação constitucional desta lei assentada pelo STF.

I. Segundo dispõe a LC 105/2001, não constitui violação do dever de sigilo pelas instituições financeiras a comunicação, às autoridades competentes, da prática de ilícitos penais ou administrativos, abrangendo o fornecimento de informações sobre operações que envolvam recursos provenientes de qualquer prática criminosa.

II. Segundo dispõe a LC 105/2001, não constitui violação do dever de sigilo pelo Banco Central do Brasil e a Comissão de Valores Mobiliários o fornecimento à Advocacia-Geral da União das informações e dos documentos necessários à defesa da União nas ações em que seja parte.

III. É vedado que, por ato infralegal, sejam disciplinados os critérios segundo os quais as instituições financeiras informarão à administração tributária da União as operações financeiras efetuadas pelos usuários de seus serviços.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) De acordo com o Código de Defesa do Consumidor e o entendimento consolidado pelo STJ, assinale a alternativa CORRETA:


 

(EMAGIS) A Lei 13.874/2019 fez alterações no artigo 50 do Código Civil, que trata da desconsideração da personalidade jurídica. A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da disciplina das Obrigações no Código Civil, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto ao amicus curiae, considerado o regime previsto no CPC/2015, analise as seguintes proposições.

I. O juiz ou o relator, considerando a relevância da matéria, a especificidade do tema objeto da demanda ou a repercussão social da controvérsia, poderá, por decisão irrecorrível, de ofício ou a requerimento das partes ou de quem pretenda manifestar-se, solicitar ou admitir a participação de pessoa natural ou jurídica, órgão ou entidade especializada, com representatividade adequada, no prazo de 15 (quinze) dias de sua intimação.

II. A intervenção do amicus curiae não pode implicar alteração da competência jurisdicional.

III. O amicus curiae pode opor embargos de declaração, mas não pode recorrer da decisão que julgar o incidente de resolução de demandas repetitivas.

Há erro:


 

(EMAGIS) A respeito do julgamento pelo STF dos recursos extraordinários sob o regime de repercussão geral, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF, segundo a doutrina, vem conferindo certa objetivação aos recursos em questão, dando efeitos expansivos à decisão neles proferida, para, por exemplo, ir além do pedido concretamente formulado pelo recorrente.

II. Os lindes da lide, no regime da repercussão geral, vêm admitindo alargamento, não para os fins do recurso individual, escolhido como paradigma, mas em razão da possibilidade de construção de um preceito geral, a ser adotado no julgamento de casos que dependam da solução da mesma questão constitucional, ainda que para efeitos concretos diversos.

III. Da decisão que, no tribunal de origem, aplicar entendimento firmado em regime de repercussão geral ou em julgamento de recursos repetitivos caberá agravo interno.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PGE/SE – Procurador do Estado – CESPE – 2017) Flávio ajuizou ação contra a fazenda pública, requerendo o pagamento de indenização no valor de cem mil reais. Em sentença, o magistrado condenou a fazenda pública ao pagamento de cinquenta mil reais em favor de Flávio, determinando, ainda, que ambas as partes pagassem cinco mil reais a título de honorários de sucumbência. Autor e réu apelaram integralmente da sentença nos limites de suas respectivas sucumbências.

Nessa situação hipotética, o tribunal,


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta tomando por base o entendimento dos tribunais superiores:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o crime de lavagem de dinheiro e a comunicação de operações suspeitas a ele referentes pelos agentes econômicos obrigados, bem como o tratamento de tais comunicações pela agência estatal competente e seu compartilhamento com Ministério Público e Polícia Civil/Federal. Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Ainda sobre a conformação do COAF como Unidade de Inteligência Financeira (UIF) e seu papel na repressão de crimes relacionados à lavagem de dinheiro, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as atribuições do COAF como Unidade de Inteligência Financeira (UIF) brasileira na Lei 9.613/1998.

I. A Recomendação nº 9 do Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI) expressa que o sigilo bancário impede o compartilhamento de dados entre autoridades investigadoras.

II. E vedado ao COAF requerer diretamente aos órgãos da Administração Pública as informações cadastrais bancárias e financeiras de pessoas envolvidas em atividades suspeitas.

III. Sem autorização judicial, é vedado ao COAF comunicar às autoridades competentes para a instauração dos procedimentos cabíveis, quando concluir pela existência de crimes previstos na Lei 9.613/1998, de fundados indícios de sua prática, ou de qualquer outro ilícito.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(TJ/SP – Juiz de Direito – VUNESP – 2017) Na aplicação da pena,


 

(MP/DFT – Promotor de Justiça – MPDFT – 2021) Em se tratando das prisões cautelares, assinale a opção CORRETA:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a persecução criminal de crimes de lavagem de dinheiro, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da definição, na sentença penal condenatória, do regime inicial de cumprimento da pena privativa de liberdade para execução penal, marque a alternativa CORRETA.


 

Objetivas Delegado - Rodada 30.2021

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta tomando por base o entendimento dos tribunais superiores:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o crime de lavagem de dinheiro e a comunicação de operações suspeitas a ele referentes pelos agentes econômicos obrigados, bem como o tratamento de tais comunicações pela agência estatal competente e seu compartilhamento com Ministério Público e Polícia Civil/Federal. Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Ainda sobre a conformação do COAF como Unidade de Inteligência Financeira (UIF) e seu papel na repressão de crimes relacionados à lavagem de dinheiro, marque a alternativa INCORRETA.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito – VUNESP – 2017) Na aplicação da pena,


 

(MP/DFT – Promotor de Justiça – MPDFT – 2021) Em se tratando das prisões cautelares, assinale a opção CORRETA:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a persecução criminal de crimes de lavagem de dinheiro, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da definição, na sentença penal condenatória, do regime inicial de cumprimento da pena privativa de liberdade para execução penal, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A Lei 13.874/2019 fez alterações no artigo 50 do Código Civil, que trata da desconsideração da personalidade jurídica. A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da disciplina das Obrigações no Código Civil, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as Medidas Provisórias, avalie as assertivas que seguem.

I. Medida provisória não revoga lei anterior, mas apenas suspende seus efeitos no ordenamento jurídico.

II. Embora a rejeição da medida provisória impeça sua reedição na mesma sessão legislativa, a revogação da MP não impede referida reedição.

III. Aprovada a medida provisória pela Câmara e pelo Senado, surge nova lei, a qual terá o efeito de revogar lei antecedente. Todavia, caso a medida provisória seja rejeitada (expressa ou tacitamente), a lei primeira vigente no ordenamento, e que estava suspensa, volta a ter eficácia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação ao estatuto constitucional do Ministério Público, considerada inclusive a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto ao estatuto constitucional do meio ambiente:

I. Para assegurar a efetividade do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, incumbe ao Poder Público exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade.

II. Não se admite a exploração de recursos minerais quando implicar degradação ambiental.

III. A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.

IV. As usinas que operem com reator nuclear deverão ter sua localização definida em lei complementar, sem o que não poderão ser instaladas.

V. São vedadas as práticas que submetam os animais a crueldade, ainda que se trate de práticas desportivas que representem manifestações culturais.

Está correto apenas o contido em:

 

(TJ/SP – Juiz Substituto – VUNESP – 2017) Considerando-se o sistema constitucional brasileiro composto de regras e princípios, podemos afirmar:


 

(EMAGIS) Sobre a formação histórica do Direito Administrativo, julgue os itens abaixo.

I. O nascimento do Direito Administrativo relaciona-se diretamente com a consagração dos ideais da Revolução Francesa de 1789 e o surgimento do Estado de Direito. No período anterior, não se concebia a existência de Direito Administrativo autônomo, uma vez que não havia limites impostos à atuação estatal.

II. Costuma-se indicar, como termo inicial do nascimento do Direito Administrativo, a Lei de 28 pluvioso do Ano VIII (1800), que organizou juridicamente a Administração Pública na França.

III. O apego ao princípio da separação de poderes e a desconfiança em relação aos juízes do velho regime serviram de fundamento para a criação, na França, da jurisdição administrativa, ao lado da jurisdição comum, instituindo-se, dessa forma, o sistema da dualidade de jurisdição.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do Direito Administrativo à luz da jurisprudência do STF, julgue os itens abaixo.

I. O STF reconhece ao CNJ a possibilidade de afastar, por inconstitucionalidade, a aplicação de lei aproveitada como base de ato administrativo objeto de controle e determinar aos órgãos submetidos a seu espaço de influência a observância desse entendimento, por ato expresso e formal tomado pela maioria absoluta de seus membros.

II. A vedação ao nepotismo não exige a edição de lei formal para coibir tal prática, dado que essa proibição decorre diretamente dos princípios constitucionais que regem a Administração Pública.

III. Segundo o STF, viola os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade a realização de sorteios públicos dos órgãos e entidades que serão fiscalizados, em um dado período, por órgãos de controle da Administração Pública.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere que, em concurso público para provimento de cargo de taquígrafo de determinado tribunal, o edital preveja a prova prática de taquigrafia por ditado em ‘velocidade crescente e variável’, tendo a aplicação da prova efetivamente ocorrido por ditado em ‘velocidade decrescente e variável’. Candidata, então, ao fundamento do descumprimento da regra editalícia, ajuíza mandado de segurança requerendo a suspensão do concurso e reaplicação da prova prática.
Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Para o STF, embora não compita ao Poder Judiciário substituir banca examinadora para avaliar respostas dadas pelos candidatos e notas a elas atribuídas, cabe-lhe efetuar juízo de compatibilidade do conteúdo das questões do concurso com o previsto no edital do certame.

II. Na análise da pretensão supra, o STF não considerou suficiente para a anulação da prova prática e sua consequente reaplicação o descumprimento da regra do edital.

III. Para o STF, no caso supra, se, ainda que descumprida a regra editalícia, não tiver havido prejuízo, quebra de isonomia entre os candidatos, descabe o atendimento do pleito veiculado no mandado de segurança.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MP/DFT – Promotor de Justiça – 2021) Julgue os itens a seguir:

I. Considera-se internacional a licitação que, processada em território nacional, admite a participação de licitantes estrangeiros e a cotação de preços em moeda estrangeira, ou aquela na qual o objeto contratual possa ou deva ser executado, total ou parcialmente, em território estrangeiro.

II. Os proponentes da iniciativa privada que aderem a procedimento de manifestação de interesse têm direito ao ressarcimento automático, a ser efetuado pelo poder público, das despesas por eles expendidas na elaboração de estudos, investigações, levantamentos e projetos, quando tais elementos forem aproveitados em licitação posterior da qual não participarem ou não lograrem vencedores, em respeito à vedação ao enriquecimento sem causa da administração pública.

III. A legislação atual de licitações e contratos administrativos admite outras fontes de obrigações, inclusive exógenas, que não sejam as normas jurídicas, o edital, o contrato derivado do certame e a jurisprudência administrativa.

IV. Pratica sobrepreço em licitação o contratado que, ao alterar orçamento de obras e de serviços de engenharia, provoca desequilíbrio econômico-financeiro da obrigação avençada em seu favor.

São FALSOS os itens:

 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe a Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA) a respeito da autorização para viajar, assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Considere que a sociedade empresarial Paga Bem, para garantia de contratos celebrados com objetivo de obter valores para seu giro empresarial, emita notas promissórias. Tenha presente uma nota promissória emitida como garantia em contrato de factoring e outro nota promissória emitida como garantia em contrato de abertura de crédito.

Avalie, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito dos títulos de crédito, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SE – Juiz Substituto – FCC – 2015) A impugnação de pedido de registro de candidatura NÃO pode ser feita


 

(PC/PA – AOPC – 2021) Os direitos humanos constituem matéria cuja tutela não se reserva unicamente ao âmbito doméstico dos Estados nacionais, mas também ocupa lugar na agenda da comunidade internacional. Sobre a teoria contemporânea dos direitos humanos, assinale a alternativa correta.


 

(EMAGIS) De acordo com o Código de Defesa do Consumidor e o entendimento consolidado pelo STJ, assinale a alternativa CORRETA:


 

(EMAGIS) Considere que o contribuinte veicule pedido administrativo de restituição de indébito tributário, bem como ressarcimento de créditos escriturais decorrentes do sistema não cumulativo que não puderam ser aproveitados.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere ação declaratória de inexistência de relação jurídico-tributária ajuizada por Autarquia Estadual contra o Município, na qual se insurge contra a cobrança por este de Taxa de Fiscalização e Funcionamento (TFF) referente a seus imóveis e aos serviços neles exercidos. Tenha presente que a base de cálculo da taxa seja a área de cada imóvel fiscalizado.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o prazo de decadência para o ente estatal constituir crédito de multa por infração administrativa à legislação ambiental, devendo ser marcada a INCORRETA.


 

Sentença Estadual - Rodada 30.2021

Carlos e Bianca cresceram na periferia de Recife/PE e estudaram na mesma escola. No verão de 2019, Bianca foi aprovada em concurso público para o cargo de enfermeira do Estado de Pernambuco, razão pela qual mudou-se para a cidade de Caruaru/PE, tendo sido lotada em hospital estadual nesse município.

Em seu novo trabalho, Bianca conheceu Rafaela com quem manteve estreita relação de amizade. No ano seguinte, por ocasião do feriado de 15/11/2020, Bianca combinou com Carlos, com quem ainda mantinha frequente contato, um encontro em Recife/PE e convenceu Rafaela a acompanhá-la ao litoral. Rafaela aceitou o convite, mas disse que levaria sua filha Amanda, menor com 13 anos de idade.

No dia combinado, Carlos, Bianca, Rafaela e Amanda encontraram-se na Praia de Boa Viagem. Após momentos de lazer, Carlos convidou todos a passearem em sua lancha. Rafaela disse que não iria, pois tinha medo. Amanda, sua filha, insistiu que queria fazer o passeio, de modo decidiram levá-la, pois Bianca comprometeu-se em responsabilizar-se pela menor, de forma que estaria sob sua autoridade. Foram para o passeio Bianca, Amanda, Carlos e Gabriel, filho do seu vizinho Beto, o qual comemorava seu décimo terceiro aniversário.

A embarcação foi ancorada perto de uma ilha em Olinda/PE, ocasião em que Carlos e Amanda começaram a beijar-se. Após permanecerem por longo tempo trocando afagos, Carlos manteve conjunção carnal com Amanda, na presença de Bianca, apesar de Amanda ter repetido insistentemente a palavra "não" em relação aos pedidos de Carlos para a consumação do ato sexual.

Para satisfazerem sua lascívia, Carlos e Bianca induziram Gabriel a presenciar a cena, que também foi vista pelos pescadores Edson e Hudson, que estavam em outra embarcação.

Carlos e Bianca, aproveitando a oportunidade, também fizeram fotografias da cena. Ao final do dia, os quatro retornaram a Recife, onde se encontraram com Rafaela. Bianca convenceu Gabriel e Amanda a manterem segredo.

Na volta às aulas, Rafaela estranhou o fato de Amanda chorar bastante ao ter de ir à escola, mas não conseguiu da filha explicação convincente. Mateus, pai de Amanda, delegado do Departamento de Polícia Federal em Caruaru/PE, pressionou a filha a revelar o motivo de não querer ir à escola, ocasião em que Amanda lhe contou toda a história.

Revoltado, Mateus determinou a instauração de inquérito policial, por ele mesmo presidido, para apurar as supostas condutas criminosas, tendo indiciado Carlos e Bianca por crimes contra a liberdade sexual.

Durante os interrogatórios, os indiciados negaram a prática das condutas e apurou-se, ainda, o seguinte: 1) Carlos, nascido em 1.º/1/2000, estava desempregado e fora condenado definitivamente a seis anos de reclusão pela prática de delito militar próprio, não tendo, ainda, ao tempo das apurações, terminado de cumprir a pena, em regime semiaberto; durante a infância, fora violentado sexualmente por seu pai; dizia que apenas havia levado Bianca, Gabriel e Amanda para passear. 2) Bianca, nascida em 1.º/1/1998, era enfermeira em unidade de terapia intensiva de Caruaru/PE; durante a infância, sofrera abuso sexual de seu pai; fora condenada definitivamente por crime político impróprio, tendo finalizado o cumprimento da pena em fevereiro de 2015; dizia que apenas havia levado Gabriel e Amanda para passear na companhia de Carlos.

Mateus determinou a realização de exame pericial em sua filha, mas, pelo decurso do tempo, não foi possível apurar, com certeza, se Amanda praticara conjunção carnal com Carlos na época alegada, tendo sido o laudo inconclusivo, mas os peritos oficiais apuraram que Amanda, nascida em 1.º/1/2007, não era mais virgem.

Mediante busca e apreensão autorizada pelo juiz de direito substituto da Primeira Vara Criminal de Recife, Mateus apreendeu, para perícia, os celulares de Carlos e Bianca. Os peritos encontraram seis fotografias tiradas na lancha de Carlos no dia dos fatos e concluíram que as fotografias foram apenas trocadas por conversas de Whatsapp.

A autoridade policial solicitou a prisão preventiva dos réus, tendo sido o pedido negado pela mesma autoridade judicial que autorizara a busca e apreensão.

Sem mais diligências, Mateus relatou o inquérito e encaminhou os autos ao Ministério Público (MP), que ofereceu denúncia contra Carlos e Bianca pela prática dos seguintes delitos, todos em concurso material, conforme o art. 69 do Código Penal (CP): art. 217-A, c/c art. 226, I e II; e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), art. 240, caput e § 2.º, III; art. 241-B e art. 241-D; c/c CP, art. 61, I e II, "g" e "h"; e, ainda, Lei n.º 8.072/1990, art. 9.º; e ECA, art. 241-E.

A ação foi distribuída, por prevenção, ao juiz de direito substituto da Primeira Vara Criminal de Recife, tendo sido a denúncia recebida em fevereiro de 2021.

Durante o interrogatório, no momento processual adequado, ambos confessaram a prática dos fatos narrados na inicial, afirmando, ainda, que não tinham controle sobre seus atos sexuais e que haviam trocado, por WhatsApp, os arquivos fotográficos.

Os denunciados afirmaram, ainda, acreditar veementemente que a reiterada negativa de Amanda à proposta feita por Carlos na embarcação fosse um jogo de sedução.

Na audiência de instrução, colheu-se o testemunho de Edson, que afirmou estar de férias em 15/11/2020, pescando com o amigo Hudson, tendo presenciado a cena de sexo praticada entre um homem e uma adolescente em embarcação ancorada a dez metros do barco pesqueiro em que estava; que não tinha nenhuma dúvida de que o homem era Carlos; que não sabe precisar se a adolescente era Amanda; que, durante o ato sexual, uma mulher presenciava a cena e instigava o casal; que também não tinha dúvidas de que essa mulher era Bianca; que havia outro adolescente, na embarcação, presenciando a cena; que não sabia informar, com certeza, se o garoto era Gabriel e se a adolescente fora forçada a praticar o ato sexual.

Como Hudson residia em São Paulo, expediu-se carta precatória para a sua inquirição, que não foi devolvida até o fim do prazo assinalado pelo juízo deprecante.

Bianca e Gabriel também foram ouvidos e confirmaram os fatos narrados pela acusação. Questionada se consentira com a prática do ato sexual, Bianca permaneceu em silêncio. Gabriel, por outro lado, afirmou que parecia que Bianca estava interessada e sentindo prazer com toda aquela situação.

Ouviram-se, ainda, Mateus e os peritos que produziram os laudos na fase inquisitiva, os quais explicaram a forma de conclusão de seus trabalhos. O pai de Amanda esclareceu que não sabia da viagem de sua esposa e de sua filha, alegando estar em viagem oficial de início de outubro ao final de novembro de 2020.

A defesa solicitou a realização de exame de sanidade mental dos acusados, alegando dependência em sexo. O pedido foi aceito, e o processo, suspenso. Concluído o exame, a perícia constatou que os réus, em razão de perturbação mental vinculada à dependência em sexo, não eram inteiramente capazes de entender o caráter ilícito desses fatos ao tempo dos fatos narrados na inicial acusatória.

Seguidas as demais formalidades processuais, abriu-se vista às partes para alegações finais.

O MP reforçou suas acusações e pugnou pela condenação dos réus, nos moldes da denúncia.

A defesa, patrocinada por advogado dativo, suscitou preliminares: decretação da nulidade processual, sob o argumento de que robustas provas foram produzidas em inquérito presidido arbitrariamente pelo pai da suposta vítima, o qual pertencia a órgão policial federal; nulidade processual em razão da incompetência absoluta, sob a alegação de que o fato ocorrera no interior de embarcação, o que atrairia a competência da justiça federal, nos termos do art. 109, IX, da Constituição Federal, além de ter ocorrido em águas marinhas correspondentes ao município de Olinda/PE, razão pela qual a ação deveria ter sido processada no juízo criminal desse município, e, dada a utilização da Internet, a competência da justiça federal se impunha; nulidade processual por ausência de realização do exame de corpo de delito; e suspensão do processo até a chegada da carta precatória expedida para a inquirição de Hudson.

Pugnou, ainda, a defesa pela não comprovação da materialidade dos delitos contra a liberdade sexual, sob o argumento de que a prova pericial, única que poderia atestar a prática da conjunção carnal, não fora conclusiva.

Por fim, requereu a desclassificação das condutas delitivas, o reconhecimento de atenuantes, concurso formal, continuidade delitiva e causas de diminuição de pena.

Os autos foram conclusos para sentença.

Com base no relato acima apresentado, profira, na qualidade de juiz de direito substituto da Primeira Vara Criminal de Recife, sentença criminal devidamente embasada na legislação, na doutrina e na jurisprudência. Analise toda a matéria de direito processual e material pertinente para o julgamento, fundamentando suas explanações. Dispense a elaboração do relatório e não crie fatos novos.

 

Sentença Federal - Rodada 30.2021

PABLO ESCOBAR impetrou mandado de segurança em face suposto ato abusivo e ilegal praticado pelo Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, em que pleiteia que seja determinado à autoridade impetrada sua nomeação para o cargo de professor de Sociologia, campus de Manaus/AM.

Alega, em síntese, que: a) foi aprovado, em 2º lugar, em concurso público para provimento de uma vaga para o cargo de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, disciplina/área de Sociologia, no campus de Manaus/AM, pertencente ao quadro de pessoal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, disciplinado pelo Edital nº 001/2020/IFAM, de 04 de fevereiro de 2020; b) o primeiro colocado no concurso foi nomeado em 05/09/2018; c) em, 14/10/2020, ainda no prazo de validade do concurso, foi publicado o Edital 004/2020, abrindo novo processo seletivo para a contratação, em regime temporário, de professor substituto para o mesmo cargo que o pleiteado pelo impetrante; d) a contratação de professor temporário viola seu direito à nomeação, na medida em que o Supremo Tribunal Federal teve a oportunidade de afirmar que candidatos aprovados em concurso público têm direito subjetivo à nomeação para os cargos vagos existentes ou para os que vierem a existir no prazo de validade do concurso; e) há interesse da administração, pois abriu vaga e orçamento para contratação profissional para o cargo pleiteado; f) a mera expectativa de direito, com a possibilidade de chamamento de acordo com a conveniência administrativa, transmudou-se em direito subjetivo, a partir do momento em que o IFAM contratou um professor temporário; g) uma vez demonstrada a existência da vaga e a necessidade em seu preenchimento, o IFAM deveria ser compelido a preenchê-la, pois institui o concurso público com uma finalidade objetiva: a de prover os cargos existentes.

Com a inicial, procuração e docs. de fls. 15/40.

Custas iniciais pagas.

O pedido de liminar foi indeferido.

A autoridade apontada como coatora prestou informações, em que defendeu a inexistência de direito líquido e certo do impetrante à nomeação pretendida, argumentando que não existe cargo efetivo vago e que a contratação temporária é necessária porque um de seus professores foi nomeado para ocupar cargo de direção.

O MPF deixou de intervir no feito alegando que inexiste interesse jurídico primário que permita sua manifestação.

É o relatório. Decido.

Elabore, na condição de juiz federal substituto, a sentença adequada ao caso, analisando todas as questões processuais e materiais pertinentes, sem acrescentar qualquer fato novo. Não é necessária a confecção de relatório.

 

Objetivas DPF - Rodada 30.2021

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta tomando por base o entendimento dos tribunais superiores:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o crime de lavagem de dinheiro e a comunicação de operações suspeitas a ele referentes pelos agentes econômicos obrigados, bem como o tratamento de tais comunicações pela agência estatal competente e seu compartilhamento com Ministério Público e Polícia Civil/Federal. Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Ainda sobre a conformação do COAF como Unidade de Inteligência Financeira (UIF) e seu papel na repressão de crimes relacionados à lavagem de dinheiro, marque a alternativa INCORRETA.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito – VUNESP – 2017) Na aplicação da pena,


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as atribuições do COAF como Unidade de Inteligência Financeira (UIF) brasileira na Lei 9.613/1998.

I. A Recomendação nº 9 do Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI) expressa que o sigilo bancário impede o compartilhamento de dados entre autoridades investigadoras.

II. E vedado ao COAF requerer diretamente aos órgãos da Administração Pública as informações cadastrais bancárias e financeiras de pessoas envolvidas em atividades suspeitas.

III. Sem autorização judicial, é vedado ao COAF comunicar às autoridades competentes para a instauração dos procedimentos cabíveis, quando concluir pela existência de crimes previstos na Lei 9.613/1998, de fundados indícios de sua prática, ou de qualquer outro ilícito.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(MP/DFT – Promotor de Justiça – MPDFT – 2021) Em se tratando das prisões cautelares, assinale a opção CORRETA:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a persecução criminal de crimes de lavagem de dinheiro, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da definição, na sentença penal condenatória, do regime inicial de cumprimento da pena privativa de liberdade para execução penal, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre as Medidas Provisórias, avalie as assertivas que seguem.

I. Medida provisória não revoga lei anterior, mas apenas suspende seus efeitos no ordenamento jurídico.

II. Embora a rejeição da medida provisória impeça sua reedição na mesma sessão legislativa, a revogação da MP não impede referida reedição.

III. Aprovada a medida provisória pela Câmara e pelo Senado, surge nova lei, a qual terá o efeito de revogar lei antecedente. Todavia, caso a medida provisória seja rejeitada (expressa ou tacitamente), a lei primeira vigente no ordenamento, e que estava suspensa, volta a ter eficácia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação ao estatuto constitucional do Ministério Público, considerada inclusive a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto ao estatuto constitucional do meio ambiente:

I. Para assegurar a efetividade do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, incumbe ao Poder Público exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade.

II. Não se admite a exploração de recursos minerais quando implicar degradação ambiental.

III. A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.

IV. As usinas que operem com reator nuclear deverão ter sua localização definida em lei complementar, sem o que não poderão ser instaladas.

V. São vedadas as práticas que submetam os animais a crueldade, ainda que se trate de práticas desportivas que representem manifestações culturais.

Está correto apenas o contido em:

 

(TJ/SP – Juiz Substituto – VUNESP – 2017) Considerando-se o sistema constitucional brasileiro composto de regras e princípios, podemos afirmar:


 

(EMAGIS) Sobre a formação histórica do Direito Administrativo, julgue os itens abaixo.

I. O nascimento do Direito Administrativo relaciona-se diretamente com a consagração dos ideais da Revolução Francesa de 1789 e o surgimento do Estado de Direito. No período anterior, não se concebia a existência de Direito Administrativo autônomo, uma vez que não havia limites impostos à atuação estatal.

II. Costuma-se indicar, como termo inicial do nascimento do Direito Administrativo, a Lei de 28 pluvioso do Ano VIII (1800), que organizou juridicamente a Administração Pública na França.

III. O apego ao princípio da separação de poderes e a desconfiança em relação aos juízes do velho regime serviram de fundamento para a criação, na França, da jurisdição administrativa, ao lado da jurisdição comum, instituindo-se, dessa forma, o sistema da dualidade de jurisdição.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do Direito Administrativo à luz da jurisprudência do STF, julgue os itens abaixo.

I. O STF reconhece ao CNJ a possibilidade de afastar, por inconstitucionalidade, a aplicação de lei aproveitada como base de ato administrativo objeto de controle e determinar aos órgãos submetidos a seu espaço de influência a observância desse entendimento, por ato expresso e formal tomado pela maioria absoluta de seus membros.

II. A vedação ao nepotismo não exige a edição de lei formal para coibir tal prática, dado que essa proibição decorre diretamente dos princípios constitucionais que regem a Administração Pública.

III. Segundo o STF, viola os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade a realização de sorteios públicos dos órgãos e entidades que serão fiscalizados, em um dado período, por órgãos de controle da Administração Pública.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere que, em concurso público para provimento de cargo de taquígrafo de determinado tribunal, o edital preveja a prova prática de taquigrafia por ditado em ‘velocidade crescente e variável’, tendo a aplicação da prova efetivamente ocorrido por ditado em ‘velocidade decrescente e variável’. Candidata, então, ao fundamento do descumprimento da regra editalícia, ajuíza mandado de segurança requerendo a suspensão do concurso e reaplicação da prova prática.
Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Para o STF, embora não compita ao Poder Judiciário substituir banca examinadora para avaliar respostas dadas pelos candidatos e notas a elas atribuídas, cabe-lhe efetuar juízo de compatibilidade do conteúdo das questões do concurso com o previsto no edital do certame.

II. Na análise da pretensão supra, o STF não considerou suficiente para a anulação da prova prática e sua consequente reaplicação o descumprimento da regra do edital.

III. Para o STF, no caso supra, se, ainda que descumprida a regra editalícia, não tiver havido prejuízo, quebra de isonomia entre os candidatos, descabe o atendimento do pleito veiculado no mandado de segurança.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MP/DFT – Promotor de Justiça – 2021) Julgue os itens a seguir:

I. Considera-se internacional a licitação que, processada em território nacional, admite a participação de licitantes estrangeiros e a cotação de preços em moeda estrangeira, ou aquela na qual o objeto contratual possa ou deva ser executado, total ou parcialmente, em território estrangeiro.

II. Os proponentes da iniciativa privada que aderem a procedimento de manifestação de interesse têm direito ao ressarcimento automático, a ser efetuado pelo poder público, das despesas por eles expendidas na elaboração de estudos, investigações, levantamentos e projetos, quando tais elementos forem aproveitados em licitação posterior da qual não participarem ou não lograrem vencedores, em respeito à vedação ao enriquecimento sem causa da administração pública.

III. A legislação atual de licitações e contratos administrativos admite outras fontes de obrigações, inclusive exógenas, que não sejam as normas jurídicas, o edital, o contrato derivado do certame e a jurisprudência administrativa.

IV. Pratica sobrepreço em licitação o contratado que, ao alterar orçamento de obras e de serviços de engenharia, provoca desequilíbrio econômico-financeiro da obrigação avençada em seu favor.

São FALSOS os itens:

 

(EMAGIS) A Lei 13.874/2019 fez alterações no artigo 50 do Código Civil, que trata da desconsideração da personalidade jurídica. A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da disciplina das Obrigações no Código Civil, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que a sociedade empresarial Paga Bem, para garantia de contratos celebrados com objetivo de obter valores para seu giro empresarial, emita notas promissórias. Tenha presente uma nota promissória emitida como garantia em contrato de factoring e outro nota promissória emitida como garantia em contrato de abertura de crédito.

Avalie, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito dos títulos de crédito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto ao amicus curiae, considerado o regime previsto no CPC/2015, analise as seguintes proposições.

I. O juiz ou o relator, considerando a relevância da matéria, a especificidade do tema objeto da demanda ou a repercussão social da controvérsia, poderá, por decisão irrecorrível, de ofício ou a requerimento das partes ou de quem pretenda manifestar-se, solicitar ou admitir a participação de pessoa natural ou jurídica, órgão ou entidade especializada, com representatividade adequada, no prazo de 15 (quinze) dias de sua intimação.

II. A intervenção do amicus curiae não pode implicar alteração da competência jurisdicional.

III. O amicus curiae pode opor embargos de declaração, mas não pode recorrer da decisão que julgar o incidente de resolução de demandas repetitivas.

Há erro:


 

(EMAGIS) A respeito do julgamento pelo STF dos recursos extraordinários sob o regime de repercussão geral, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF, segundo a doutrina, vem conferindo certa objetivação aos recursos em questão, dando efeitos expansivos à decisão neles proferida, para, por exemplo, ir além do pedido concretamente formulado pelo recorrente.

II. Os lindes da lide, no regime da repercussão geral, vêm admitindo alargamento, não para os fins do recurso individual, escolhido como paradigma, mas em razão da possibilidade de construção de um preceito geral, a ser adotado no julgamento de casos que dependam da solução da mesma questão constitucional, ainda que para efeitos concretos diversos.

III. Da decisão que, no tribunal de origem, aplicar entendimento firmado em regime de repercussão geral ou em julgamento de recursos repetitivos caberá agravo interno.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PGE/SE – Procurador do Estado – CESPE – 2017) Flávio ajuizou ação contra a fazenda pública, requerendo o pagamento de indenização no valor de cem mil reais. Em sentença, o magistrado condenou a fazenda pública ao pagamento de cinquenta mil reais em favor de Flávio, determinando, ainda, que ambas as partes pagassem cinco mil reais a título de honorários de sucumbência. Autor e réu apelaram integralmente da sentença nos limites de suas respectivas sucumbências.

Nessa situação hipotética, o tribunal,


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a decisão tomada pela Corte Interamericana de Direitos Humanos no Caso do Povo Indígena Xucuru e seus Membros v. Brasil (Sentença de 5 de fevereiro de 2018).

I. Expressou que nos processos administrativos de demarcação de terras indígenas é inaplicável a regra de imparcialidade do órgão administrativo demarcador.

II. Expressou que nos processos administrativos de demarcação de terras indígenas não é obrigatória a observância do direito ao controle judicial do ato administrativo de demarcação.

III. É compatível com a decisão em questão a prática do Poder Executivo pátrio de, ao demarcar as terras indígenas, alocar para o mesmo órgão administrativo as competências para regularizar áreas rurais e demarcar terras indígenas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PC/PA – AOPC – 2021) Os direitos humanos constituem matéria cuja tutela não se reserva unicamente ao âmbito doméstico dos Estados nacionais, mas também ocupa lugar na agenda da comunidade internacional. Sobre a teoria contemporânea dos direitos humanos, assinale a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Relativamente à Seguridade Social, julgue os itens abaixo.

I. Segundo o STJ, a concessão dos medicamentos não incorporados em atos normativos do SUS exige a presença cumulativa dos seguintes requisitos: (i) comprovação, por meio de laudo médico fundamentado e circunstanciado expedido por médico que assiste o paciente, da imprescindibilidade ou necessidade do medicamento, assim como da ineficácia, para o tratamento da moléstia, dos fármacos fornecidos pelo SUS; (ii) incapacidade financeira de arcar com o custo do medicamento prescrito; (iii) existência de registro na ANVISA do medicamento.

II. Em se tratando ação na qual é postulada a concessão de benefício assistencial de prestação continuada (CRFB, art. 203, V e art. 20 da Lei 8.742/93), o falecimento da parte autora implica a extinção do processo sem resolução do mérito, ante a natureza personalíssima da prestação assistencial em mira.

III. A renda a ser considerada para a concessão do auxílio-reclusão é a dos dependentes do segurado recolhido à prisão.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o controle administrativo financeiro e de legalidade dos atos administrativos e também com a decadência do direito de anular estes atos, devendo ser marcada a INCORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que o contribuinte veicule pedido administrativo de restituição de indébito tributário, bem como ressarcimento de créditos escriturais decorrentes do sistema não cumulativo que não puderam ser aproveitados.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a possibilidade jurídica de, para escorreita auditoria fiscal do contribuinte e eventual lançamento tributário dela decorrente, a Receita Federal requisitar diretamente às instituições financeiras dados bancários a ele referentes, marque a alternativa CORRETA.


 

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 30.2021

(EMAGIS) Sobre a formação histórica do Direito Administrativo, julgue os itens abaixo.

I. O nascimento do Direito Administrativo relaciona-se diretamente com a consagração dos ideais da Revolução Francesa de 1789 e o surgimento do Estado de Direito. No período anterior, não se concebia a existência de Direito Administrativo autônomo, uma vez que não havia limites impostos à atuação estatal.

II. Costuma-se indicar, como termo inicial do nascimento do Direito Administrativo, a Lei de 28 pluvioso do Ano VIII (1800), que organizou juridicamente a Administração Pública na França.

III. O apego ao princípio da separação de poderes e a desconfiança em relação aos juízes do velho regime serviram de fundamento para a criação, na França, da jurisdição administrativa, ao lado da jurisdição comum, instituindo-se, dessa forma, o sistema da dualidade de jurisdição.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do Direito Administrativo à luz da jurisprudência do STF, julgue os itens abaixo.

I. O STF reconhece ao CNJ a possibilidade de afastar, por inconstitucionalidade, a aplicação de lei aproveitada como base de ato administrativo objeto de controle e determinar aos órgãos submetidos a seu espaço de influência a observância desse entendimento, por ato expresso e formal tomado pela maioria absoluta de seus membros.

II. A vedação ao nepotismo não exige a edição de lei formal para coibir tal prática, dado que essa proibição decorre diretamente dos princípios constitucionais que regem a Administração Pública.

III. Segundo o STF, viola os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade a realização de sorteios públicos dos órgãos e entidades que serão fiscalizados, em um dado período, por órgãos de controle da Administração Pública.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere que, em concurso público para provimento de cargo de taquígrafo de determinado tribunal, o edital preveja a prova prática de taquigrafia por ditado em ‘velocidade crescente e variável’, tendo a aplicação da prova efetivamente ocorrido por ditado em ‘velocidade decrescente e variável’. Candidata, então, ao fundamento do descumprimento da regra editalícia, ajuíza mandado de segurança requerendo a suspensão do concurso e reaplicação da prova prática.
Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Para o STF, embora não compita ao Poder Judiciário substituir banca examinadora para avaliar respostas dadas pelos candidatos e notas a elas atribuídas, cabe-lhe efetuar juízo de compatibilidade do conteúdo das questões do concurso com o previsto no edital do certame.

II. Na análise da pretensão supra, o STF não considerou suficiente para a anulação da prova prática e sua consequente reaplicação o descumprimento da regra do edital.

III. Para o STF, no caso supra, se, ainda que descumprida a regra editalícia, não tiver havido prejuízo, quebra de isonomia entre os candidatos, descabe o atendimento do pleito veiculado no mandado de segurança.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MP/DFT – Promotor de Justiça – 2021) Julgue os itens a seguir:

I. Considera-se internacional a licitação que, processada em território nacional, admite a participação de licitantes estrangeiros e a cotação de preços em moeda estrangeira, ou aquela na qual o objeto contratual possa ou deva ser executado, total ou parcialmente, em território estrangeiro.

II. Os proponentes da iniciativa privada que aderem a procedimento de manifestação de interesse têm direito ao ressarcimento automático, a ser efetuado pelo poder público, das despesas por eles expendidas na elaboração de estudos, investigações, levantamentos e projetos, quando tais elementos forem aproveitados em licitação posterior da qual não participarem ou não lograrem vencedores, em respeito à vedação ao enriquecimento sem causa da administração pública.

III. A legislação atual de licitações e contratos administrativos admite outras fontes de obrigações, inclusive exógenas, que não sejam as normas jurídicas, o edital, o contrato derivado do certame e a jurisprudência administrativa.

IV. Pratica sobrepreço em licitação o contratado que, ao alterar orçamento de obras e de serviços de engenharia, provoca desequilíbrio econômico-financeiro da obrigação avençada em seu favor.

São FALSOS os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as Medidas Provisórias, avalie as assertivas que seguem.

I. Medida provisória não revoga lei anterior, mas apenas suspende seus efeitos no ordenamento jurídico.

II. Embora a rejeição da medida provisória impeça sua reedição na mesma sessão legislativa, a revogação da MP não impede referida reedição.

III. Aprovada a medida provisória pela Câmara e pelo Senado, surge nova lei, a qual terá o efeito de revogar lei antecedente. Todavia, caso a medida provisória seja rejeitada (expressa ou tacitamente), a lei primeira vigente no ordenamento, e que estava suspensa, volta a ter eficácia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação ao estatuto constitucional do Ministério Público, considerada inclusive a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto ao estatuto constitucional do meio ambiente:

I. Para assegurar a efetividade do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, incumbe ao Poder Público exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade.

II. Não se admite a exploração de recursos minerais quando implicar degradação ambiental.

III. A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.

IV. As usinas que operem com reator nuclear deverão ter sua localização definida em lei complementar, sem o que não poderão ser instaladas.

V. São vedadas as práticas que submetam os animais a crueldade, ainda que se trate de práticas desportivas que representem manifestações culturais.

Está correto apenas o contido em:

 

(TJ/SP – Juiz Substituto – VUNESP – 2017) Considerando-se o sistema constitucional brasileiro composto de regras e princípios, podemos afirmar:


 

(EMAGIS) Quanto ao amicus curiae, considerado o regime previsto no CPC/2015, analise as seguintes proposições.

I. O juiz ou o relator, considerando a relevância da matéria, a especificidade do tema objeto da demanda ou a repercussão social da controvérsia, poderá, por decisão irrecorrível, de ofício ou a requerimento das partes ou de quem pretenda manifestar-se, solicitar ou admitir a participação de pessoa natural ou jurídica, órgão ou entidade especializada, com representatividade adequada, no prazo de 15 (quinze) dias de sua intimação.

II. A intervenção do amicus curiae não pode implicar alteração da competência jurisdicional.

III. O amicus curiae pode opor embargos de declaração, mas não pode recorrer da decisão que julgar o incidente de resolução de demandas repetitivas.

Há erro:


 

(EMAGIS) A respeito do julgamento pelo STF dos recursos extraordinários sob o regime de repercussão geral, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF, segundo a doutrina, vem conferindo certa objetivação aos recursos em questão, dando efeitos expansivos à decisão neles proferida, para, por exemplo, ir além do pedido concretamente formulado pelo recorrente.

II. Os lindes da lide, no regime da repercussão geral, vêm admitindo alargamento, não para os fins do recurso individual, escolhido como paradigma, mas em razão da possibilidade de construção de um preceito geral, a ser adotado no julgamento de casos que dependam da solução da mesma questão constitucional, ainda que para efeitos concretos diversos.

III. Da decisão que, no tribunal de origem, aplicar entendimento firmado em regime de repercussão geral ou em julgamento de recursos repetitivos caberá agravo interno.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PGE/SE – Procurador do Estado – CESPE – 2017) Flávio ajuizou ação contra a fazenda pública, requerendo o pagamento de indenização no valor de cem mil reais. Em sentença, o magistrado condenou a fazenda pública ao pagamento de cinquenta mil reais em favor de Flávio, determinando, ainda, que ambas as partes pagassem cinco mil reais a título de honorários de sucumbência. Autor e réu apelaram integralmente da sentença nos limites de suas respectivas sucumbências.

Nessa situação hipotética, o tribunal,


 

(EMAGIS) A Lei 13.874/2019 fez alterações no artigo 50 do Código Civil, que trata da desconsideração da personalidade jurídica. A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da disciplina das Obrigações no Código Civil, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que a sociedade empresarial Paga Bem, para garantia de contratos celebrados com objetivo de obter valores para seu giro empresarial, emita notas promissórias. Tenha presente uma nota promissória emitida como garantia em contrato de factoring e outro nota promissória emitida como garantia em contrato de abertura de crédito.

Avalie, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito dos títulos de crédito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que o contribuinte veicule pedido administrativo de restituição de indébito tributário, bem como ressarcimento de créditos escriturais decorrentes do sistema não cumulativo que não puderam ser aproveitados.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere ação declaratória de inexistência de relação jurídico-tributária ajuizada por Autarquia Estadual contra o Município, na qual se insurge contra a cobrança por este de Taxa de Fiscalização e Funcionamento (TFF) referente a seus imóveis e aos serviços neles exercidos. Tenha presente que a base de cálculo da taxa seja a área de cada imóvel fiscalizado.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o controle administrativo financeiro e de legalidade dos atos administrativos e também com a decadência do direito de anular estes atos, devendo ser marcada a INCORRETA.

 

(PROCURADOR JURÍDICO DA CÂMARA MUNICIPAL DA PINDORAMA/SP – VUNESP – 2020) A contratação de trabalhador autônomo, cumpridas por este todas as formalidades legais, com ou sem exclusividade,


 

(TST – Juiz do Trabalho Substituto – Concurso Nacional – 2017) Sobre a competência da Justiça do Trabalho, a Consolidação das Leis do Trabalho e as Súmulas do Tribunal Superior do Trabalho estabelecem:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o prazo de decadência para o ente estatal constituir crédito de multa por infração administrativa à legislação ambiental, devendo ser marcada a INCORRETA.


 

(DPE/RJ – FGV – 2021) Em pleito indenizatório, Joana, bem-sucedida empresária, foi citada com hora certa, tendo sido nomeada, para a sua defesa, a curadoria especial, que apresentou contestação por negação geral. A sentença deu procedência integral ao pedido, em desfavor de Joana. Quanto ao capítulo dos honorários, é correto afirmar que:


 

(PC/PA – AOPC – 2021) Os direitos humanos constituem matéria cuja tutela não se reserva unicamente ao âmbito doméstico dos Estados nacionais, mas também ocupa lugar na agenda da comunidade internacional. Sobre a teoria contemporânea dos direitos humanos, assinale a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta tomando por base o entendimento dos tribunais superiores:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o crime de lavagem de dinheiro e a comunicação de operações suspeitas a ele referentes pelos agentes econômicos obrigados, bem como o tratamento de tais comunicações pela agência estatal competente e seu compartilhamento com Ministério Público e Polícia Civil/Federal. Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Ainda sobre a conformação do COAF como Unidade de Inteligência Financeira (UIF) e seu papel na repressão de crimes relacionados à lavagem de dinheiro, marque a alternativa INCORRETA.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito – VUNESP – 2017) Na aplicação da pena,


 

(MP/DFT – Promotor de Justiça – MPDFT – 2021) Em se tratando das prisões cautelares, assinale a opção CORRETA:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a persecução criminal de crimes de lavagem de dinheiro, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da definição, na sentença penal condenatória, do regime inicial de cumprimento da pena privativa de liberdade para execução penal, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considerando a defesa coletiva dos direitos em juízo, é CORRETO afirmar que:


 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe a Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA) a respeito da autorização para viajar, assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) De acordo com o Código de Defesa do Consumidor e o entendimento consolidado pelo STJ, assinale a alternativa CORRETA:


 

PGE/PGM - Rodada 30.2021

Em reunião realizada na Central de Licitações e Contratos do ESTADO NEGO, o Governador questiona sobre a possibilidade de construção, no entorno da orla da capital, de uma enorme calçada, com espaços para exercícios físicos, além de faixas de ciclovia para os ciclistas.

Informou que deveria disponibilizar em torno de R$ 600.000,00 para a realização da obra e pediu que o Secretário da pasta tomasse as providências legais necessárias.

O Secretário, com dúvidas sobre o procedimento, envia processo administrativo para a Procuradoria do Estado com os seguintes questionamentos:

a) a viabilidade de participação de cooperativas na licitação sob a ótica das Leis 8.666/1993 e 14.133/2021;

b) se o contrato a ser firmado em decorrência da licitação seria um contrato por escopo ou por prazo determinado;

c) quais seriam os reflexos na vigência contratual em sendo contrato de escopo, sob a ótica das Leis 8.666/1993 e 14.133/2021;

Considerando que você é o Procurador do ESTADO NEGO que recebe o processo, elabore parecer jurídico considerando a legislação, a doutrina e a jurisprudência pertinente.

 

Discursivas - Rodada 30.2021 - Questão 1

É abusiva a cláusula do contrato de cartão de crédito que autoriza a operadora/financeira, em caso de inadimplemento, debitar na conta corrente do titular o pagamento do valor mínimo da fatura, ainda que contestadas as despesas lançadas? Explique. (Máximo 15 linhas).

Discursivas - Rodada 30.2021 - Questão 2

Renato Menezes adquiriu, sem direito de arrependimento, um imóvel da construtora AGF Empreendimentos Imobiliários, com previsão de entrega da obra em julho de 2020. Passados mais de 180 (cento e oitenta) dias da data prevista sem o cumprimento do contrato pela alienante, o comprador pleiteou a resolução do negócio com a imediata restituição dos valores pagos, incluindo o sinal. Considerando que a não entrega da obra é imputável única e exclusivamente à construtora, responda em, no máximo, 15 (quinze) linhas:

A) O comprador tem direito à resolução do contrato e à restituição integral dos valores das parcelas pagas para a aquisição do imóvel?

B) As arras, sendo devidas, devem ser restituídas de forma simples ou em dobro pela vendedora?

Discursivas - Rodada 30.2021 - Questão 3

A omissão normativa pode ser combatida por dois instrumentos: a ação direta de inconstitucionalidade por omissão (ADO) e o mandado de injunção (MI). Discorra sobre as semelhanças e/ou diferenças entre ambos, no que toca à: a) natureza e finalidade; b) legitimados ativos; c) competência; d) efeitos da decisão. Máximo 20 linhas.

Discursivas - Rodada 30.2021 - Questão 4

Jagunço Mulambo foi condenado pela prática de tentativa de latrocínio (CP, art. 157, § 3º, II, c/c art. 14, II), cometido em 23/01/2020.

Qual é o requisito objetivo para que Jagunço possa progredir de regime? Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.

Discursivas - Rodada 30.2021 - Questão 5

O Estatuto da OAB (Lei n. 8.906/1994) prevê determinadas situações em que a pessoa não poderá exercer a advocacia. Tais hipóteses são divididas em dois grupos: incompatibilidade e impedimento. Imagine que um servidor público, ocupante do cargo de agente de trânsito, tentou fazer sua inscrição na OAB, que lhe foi negada ao argumento de que o cargo que ele desempenhava enquadrava-se como uma hipótese de incompatibilidade, ou seja, uma proibição total. Responda: o cargo público de agente de trânsito é compatível com o exercício da advocacia, em especial se restringir-se a causa própria? Exponha sua resposta mediante fundamentação em até 15 linhas.


 

Discursivas - Rodada 30.2021

É abusiva a cláusula do contrato de cartão de crédito que autoriza a operadora/financeira, em caso de inadimplemento, debitar na conta corrente do titular o pagamento do valor mínimo da fatura, ainda que contestadas as despesas lançadas? Explique. (Máximo 15 linhas).

 

Renato Menezes adquiriu, sem direito de arrependimento, um imóvel da construtora AGF Empreendimentos Imobiliários, com previsão de entrega da obra em julho de 2020. Passados mais de 180 (cento e oitenta) dias da data prevista sem o cumprimento do contrato pela alienante, o comprador pleiteou a resolução do negócio com a imediata restituição dos valores pagos, incluindo o sinal. Considerando que a não entrega da obra é imputável única e exclusivamente à construtora, responda em, no máximo, 15 (quinze) linhas:

A) O comprador tem direito à resolução do contrato e à restituição integral dos valores das parcelas pagas para a aquisição do imóvel?

B) As arras, sendo devidas, devem ser restituídas de forma simples ou em dobro pela vendedora?

 

A omissão normativa pode ser combatida por dois instrumentos: a ação direta de inconstitucionalidade por omissão (ADO) e o mandado de injunção (MI). Discorra sobre as semelhanças e/ou diferenças entre ambos, no que toca à: a) natureza e finalidade; b) legitimados ativos; c) competência; d) efeitos da decisão. Máximo 20 linhas.

 

Jagunço Mulambo foi condenado pela prática de tentativa de latrocínio (CP, art. 157, § 3º, II, c/c art. 14, II), cometido em 23/01/2020.

Qual é o requisito objetivo para que Jagunço possa progredir de regime? Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.

 

O Estatuto da OAB (Lei n. 8.906/1994) prevê determinadas situações em que a pessoa não poderá exercer a advocacia. Tais hipóteses são divididas em dois grupos: incompatibilidade e impedimento. Imagine que um servidor público, ocupante do cargo de agente de trânsito, tentou fazer sua inscrição na OAB, que lhe foi negada ao argumento de que o cargo que ele desempenhava enquadrava-se como uma hipótese de incompatibilidade, ou seja, uma proibição total. Responda: o cargo público de agente de trânsito é compatível com o exercício da advocacia, em especial se restringir-se a causa própria? Exponha sua resposta mediante fundamentação em até 15 linhas.


 

 

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 30.2021

(EMAGIS) Sobre as Medidas Provisórias, avalie as assertivas que seguem.

I. Medida provisória não revoga lei anterior, mas apenas suspende seus efeitos no ordenamento jurídico.

II. Embora a rejeição da medida provisória impeça sua reedição na mesma sessão legislativa, a revogação da MP não impede referida reedição.

III. Aprovada a medida provisória pela Câmara e pelo Senado, surge nova lei, a qual terá o efeito de revogar lei antecedente. Todavia, caso a medida provisória seja rejeitada (expressa ou tacitamente), a lei primeira vigente no ordenamento, e que estava suspensa, volta a ter eficácia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação ao estatuto constitucional do Ministério Público, considerada inclusive a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Quanto ao estatuto constitucional do meio ambiente:

I. Para assegurar a efetividade do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, incumbe ao Poder Público exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade.

II. Não se admite a exploração de recursos minerais quando implicar degradação ambiental.

III. A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.

IV. As usinas que operem com reator nuclear deverão ter sua localização definida em lei complementar, sem o que não poderão ser instaladas.

V. São vedadas as práticas que submetam os animais a crueldade, ainda que se trate de práticas desportivas que representem manifestações culturais.

Está correto apenas o contido em:

 

(TJ/SP – Juiz Substituto – VUNESP – 2017) Considerando-se o sistema constitucional brasileiro composto de regras e princípios, podemos afirmar:


 

(EMAGIS) Relativamente à Seguridade Social, julgue os itens abaixo.

I. Segundo o STJ, a concessão dos medicamentos não incorporados em atos normativos do SUS exige a presença cumulativa dos seguintes requisitos: (i) comprovação, por meio de laudo médico fundamentado e circunstanciado expedido por médico que assiste o paciente, da imprescindibilidade ou necessidade do medicamento, assim como da ineficácia, para o tratamento da moléstia, dos fármacos fornecidos pelo SUS; (ii) incapacidade financeira de arcar com o custo do medicamento prescrito; (iii) existência de registro na ANVISA do medicamento.

II. Em se tratando ação na qual é postulada a concessão de benefício assistencial de prestação continuada (CRFB, art. 203, V e art. 20 da Lei 8.742/93), o falecimento da parte autora implica a extinção do processo sem resolução do mérito, ante a natureza personalíssima da prestação assistencial em mira.

III. A renda a ser considerada para a concessão do auxílio-reclusão é a dos dependentes do segurado recolhido à prisão.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta tomando por base o entendimento dos tribunais superiores:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o crime de lavagem de dinheiro e a comunicação de operações suspeitas a ele referentes pelos agentes econômicos obrigados, bem como o tratamento de tais comunicações pela agência estatal competente e seu compartilhamento com Ministério Público e Polícia Civil/Federal. Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) Ainda sobre a conformação do COAF como Unidade de Inteligência Financeira (UIF) e seu papel na repressão de crimes relacionados à lavagem de dinheiro, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as atribuições do COAF como Unidade de Inteligência Financeira (UIF) brasileira na Lei 9.613/1998.

I. A Recomendação nº 9 do Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI) expressa que o sigilo bancário impede o compartilhamento de dados entre autoridades investigadoras.

II. E vedado ao COAF requerer diretamente aos órgãos da Administração Pública as informações cadastrais bancárias e financeiras de pessoas envolvidas em atividades suspeitas.

III. Sem autorização judicial, é vedado ao COAF comunicar às autoridades competentes para a instauração dos procedimentos cabíveis, quando concluir pela existência de crimes previstos na Lei 9.613/1998, de fundados indícios de sua prática, ou de qualquer outro ilícito.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(MP/DFT – Promotor de Justiça – MPDFT – 2021) Em se tratando das prisões cautelares, assinale a opção CORRETA:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a persecução criminal de crimes de lavagem de dinheiro, devendo ser marcada a CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da definição, na sentença penal condenatória, do regime inicial de cumprimento da pena privativa de liberdade para execução penal, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) De acordo com o Código de Defesa do Consumidor e o entendimento consolidado pelo STJ, assinale a alternativa CORRETA:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam dos dados bancários dos clientes de instituições financeiras e o compartilhamento por elas de tais dados, devendo ser apreciadas em consonância com a LC 105/2001 e a interpretação constitucional desta lei assentada pelo STF.

I. Segundo dispõe a LC 105/2001, não constitui violação do dever de sigilo pelas instituições financeiras a comunicação, às autoridades competentes, da prática de ilícitos penais ou administrativos, abrangendo o fornecimento de informações sobre operações que envolvam recursos provenientes de qualquer prática criminosa.

II. Segundo dispõe a LC 105/2001, não constitui violação do dever de sigilo pelo Banco Central do Brasil e a Comissão de Valores Mobiliários o fornecimento à Advocacia-Geral da União das informações e dos documentos necessários à defesa da União nas ações em que seja parte.

III. É vedado que, por ato infralegal, sejam disciplinados os critérios segundo os quais as instituições financeiras informarão à administração tributária da União as operações financeiras efetuadas pelos usuários de seus serviços.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A Lei 13.874/2019 fez alterações no artigo 50 do Código Civil, que trata da desconsideração da personalidade jurídica. A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da disciplina das Obrigações no Código Civil, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto ao amicus curiae, considerado o regime previsto no CPC/2015, analise as seguintes proposições.

I. O juiz ou o relator, considerando a relevância da matéria, a especificidade do tema objeto da demanda ou a repercussão social da controvérsia, poderá, por decisão irrecorrível, de ofício ou a requerimento das partes ou de quem pretenda manifestar-se, solicitar ou admitir a participação de pessoa natural ou jurídica, órgão ou entidade especializada, com representatividade adequada, no prazo de 15 (quinze) dias de sua intimação.

II. A intervenção do amicus curiae não pode implicar alteração da competência jurisdicional.

III. O amicus curiae pode opor embargos de declaração, mas não pode recorrer da decisão que julgar o incidente de resolução de demandas repetitivas.

Há erro:


 

(EMAGIS) A respeito do julgamento pelo STF dos recursos extraordinários sob o regime de repercussão geral, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF, segundo a doutrina, vem conferindo certa objetivação aos recursos em questão, dando efeitos expansivos à decisão neles proferida, para, por exemplo, ir além do pedido concretamente formulado pelo recorrente.

II. Os lindes da lide, no regime da repercussão geral, vêm admitindo alargamento, não para os fins do recurso individual, escolhido como paradigma, mas em razão da possibilidade de construção de um preceito geral, a ser adotado no julgamento de casos que dependam da solução da mesma questão constitucional, ainda que para efeitos concretos diversos.

III. Da decisão que, no tribunal de origem, aplicar entendimento firmado em regime de repercussão geral ou em julgamento de recursos repetitivos caberá agravo interno.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PGE/SE – Procurador do Estado – CESPE – 2017) Flávio ajuizou ação contra a fazenda pública, requerendo o pagamento de indenização no valor de cem mil reais. Em sentença, o magistrado condenou a fazenda pública ao pagamento de cinquenta mil reais em favor de Flávio, determinando, ainda, que ambas as partes pagassem cinco mil reais a título de honorários de sucumbência. Autor e réu apelaram integralmente da sentença nos limites de suas respectivas sucumbências.

Nessa situação hipotética, o tribunal,


 

(EMAGIS) Considere que a sociedade empresarial Paga Bem, para garantia de contratos celebrados com objetivo de obter valores para seu giro empresarial, emita notas promissórias. Tenha presente uma nota promissória emitida como garantia em contrato de factoring e outro nota promissória emitida como garantia em contrato de abertura de crédito.

Avalie, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito dos títulos de crédito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que o contribuinte veicule pedido administrativo de restituição de indébito tributário, bem como ressarcimento de créditos escriturais decorrentes do sistema não cumulativo que não puderam ser aproveitados.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a possibilidade jurídica de, para escorreita auditoria fiscal do contribuinte e eventual lançamento tributário dela decorrente, a Receita Federal requisitar diretamente às instituições financeiras dados bancários a ele referentes, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o controle administrativo financeiro e de legalidade dos atos administrativos e também com a decadência do direito de anular estes atos, devendo ser marcada a INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a formação histórica do Direito Administrativo, julgue os itens abaixo.

I. O nascimento do Direito Administrativo relaciona-se diretamente com a consagração dos ideais da Revolução Francesa de 1789 e o surgimento do Estado de Direito. No período anterior, não se concebia a existência de Direito Administrativo autônomo, uma vez que não havia limites impostos à atuação estatal.

II. Costuma-se indicar, como termo inicial do nascimento do Direito Administrativo, a Lei de 28 pluvioso do Ano VIII (1800), que organizou juridicamente a Administração Pública na França.

III. O apego ao princípio da separação de poderes e a desconfiança em relação aos juízes do velho regime serviram de fundamento para a criação, na França, da jurisdição administrativa, ao lado da jurisdição comum, instituindo-se, dessa forma, o sistema da dualidade de jurisdição.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do Direito Administrativo à luz da jurisprudência do STF, julgue os itens abaixo.

I. O STF reconhece ao CNJ a possibilidade de afastar, por inconstitucionalidade, a aplicação de lei aproveitada como base de ato administrativo objeto de controle e determinar aos órgãos submetidos a seu espaço de influência a observância desse entendimento, por ato expresso e formal tomado pela maioria absoluta de seus membros.

II. A vedação ao nepotismo não exige a edição de lei formal para coibir tal prática, dado que essa proibição decorre diretamente dos princípios constitucionais que regem a Administração Pública.

III. Segundo o STF, viola os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade a realização de sorteios públicos dos órgãos e entidades que serão fiscalizados, em um dado período, por órgãos de controle da Administração Pública.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere que, em concurso público para provimento de cargo de taquígrafo de determinado tribunal, o edital preveja a prova prática de taquigrafia por ditado em ‘velocidade crescente e variável’, tendo a aplicação da prova efetivamente ocorrido por ditado em ‘velocidade decrescente e variável’. Candidata, então, ao fundamento do descumprimento da regra editalícia, ajuíza mandado de segurança requerendo a suspensão do concurso e reaplicação da prova prática.
Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Para o STF, embora não compita ao Poder Judiciário substituir banca examinadora para avaliar respostas dadas pelos candidatos e notas a elas atribuídas, cabe-lhe efetuar juízo de compatibilidade do conteúdo das questões do concurso com o previsto no edital do certame.

II. Na análise da pretensão supra, o STF não considerou suficiente para a anulação da prova prática e sua consequente reaplicação o descumprimento da regra do edital.

III. Para o STF, no caso supra, se, ainda que descumprida a regra editalícia, não tiver havido prejuízo, quebra de isonomia entre os candidatos, descabe o atendimento do pleito veiculado no mandado de segurança.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MP/DFT – Promotor de Justiça – 2021) Julgue os itens a seguir:

I. Considera-se internacional a licitação que, processada em território nacional, admite a participação de licitantes estrangeiros e a cotação de preços em moeda estrangeira, ou aquela na qual o objeto contratual possa ou deva ser executado, total ou parcialmente, em território estrangeiro.

II. Os proponentes da iniciativa privada que aderem a procedimento de manifestação de interesse têm direito ao ressarcimento automático, a ser efetuado pelo poder público, das despesas por eles expendidas na elaboração de estudos, investigações, levantamentos e projetos, quando tais elementos forem aproveitados em licitação posterior da qual não participarem ou não lograrem vencedores, em respeito à vedação ao enriquecimento sem causa da administração pública.

III. A legislação atual de licitações e contratos administrativos admite outras fontes de obrigações, inclusive exógenas, que não sejam as normas jurídicas, o edital, o contrato derivado do certame e a jurisprudência administrativa.

IV. Pratica sobrepreço em licitação o contratado que, ao alterar orçamento de obras e de serviços de engenharia, provoca desequilíbrio econômico-financeiro da obrigação avençada em seu favor.

São FALSOS os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o prazo de decadência para o ente estatal constituir crédito de multa por infração administrativa à legislação ambiental, devendo ser marcada a INCORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a decisão tomada pela Corte Interamericana de Direitos Humanos no Caso do Povo Indígena Xucuru e seus Membros v. Brasil (Sentença de 5 de fevereiro de 2018).

I. Expressou que nos processos administrativos de demarcação de terras indígenas é inaplicável a regra de imparcialidade do órgão administrativo demarcador.

II. Expressou que nos processos administrativos de demarcação de terras indígenas não é obrigatória a observância do direito ao controle judicial do ato administrativo de demarcação.

III. É compatível com a decisão em questão a prática do Poder Executivo pátrio de, ao demarcar as terras indígenas, alocar para o mesmo órgão administrativo as competências para regularizar áreas rurais e demarcar terras indígenas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

Delegado de Polícia - Rodada 30.2021

Nos autos do inquérito policial X, apurou-se, através de denúncia anônima, que, no dia 1º/1/2021, volta da 21h, no cruzamento da Rua X com a Rua Y, na cidade de Teresina/PI, Marcelo, em conluio com o adolescente Pedro, guardava, para fins de entrega a consumo de terceiros, 10 porções de maconha, com peso líquido de 11g (laudo pericial de fls.), sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar. Ao que se apurou, policiais militares efetuavam patrulhamento em local conhecido nos meios policiais como ponto de tráfico de drogas, quando visualizaram o Marcelo e o adolescente Pedro em atitude suspeita, sendo que estes, assim que visualizaram a ação policial, empreenderam fuga, inviabilizando a prisão em flagrante, descartando, na oportunidade, as drogas no chão. Em seguida, os policiais militares apreenderam o material, que consistia em 10 porções de maconha, já referidas, além de R$ 50,00 em espécie, além de um aparelho celular.

Sendo esse o quadro, esgotadas as diligências policiais, enquanto presidente do inquérito, produza o ato formal cabível no caso concreto.

 

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 29.2021

(EMAGIS) No que tange aos agentes públicos, julgue os itens expostos a seguir.

I. Segundo o STF, o teto remuneratório do funcionalismo público não era aplicável aos empregados de empresas públicas e sociedades de economia mista antes da EC/1998.

II. Funcionário nomeado por concurso tem direito a posse.

III. A prorrogação indevida no contrato de servidor temporário transmuda esse vínculo originalmente de natureza administrativa num vínculo trabalhista, a atrair a competência da Justiça do Trabalho para processar e julgar eventual discussão ao redor de tal liame contratual.

Estão incorretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Com relação aos concursos públicos, avalie as seguintes afirmações e aponte a alternativa apropriada.

I. Nos concursos públicos para as Forças Armadas, admite o STF que a definição dos limites etários – desde que arrimados no princípio da proporcionalidade e consentâneos com as atribuições do respectivo cargo público - seja trazida por ato regulamentar, haja vista a delegação legal expressamente prevista na Lei 6.880/80 (Estatuto dos Militares).

II. Segundo o STF, enquanto não concluído e homologado concurso público, pode a Administração alterar as condições do certame constantes do respectivo edital, para adaptá-las à nova legislação aplicável à espécie.

III. Havendo previsão legal para a exigência de exame psicotécnico em relação a determinada carreira, admite-se a sua realização ainda que à míngua de expressa previsão no edital do concurso público.


 

(MPE/GO – Promotor de Justiça – 2ª aplicação – 2019) De acordo com o § 4º do art. 37 da Constituição Federal, "os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível".

Com base nesse fundamento constitucional, bem como no entendimento jurisprudencial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) A respeito da aposentadoria especial de servidor público efetivo (sujeito ao RPPS) portador de deficiência permanente, avalie as assertivas que seguem.

I. Trata-se de modalidade de aposentadoria especial do servidor público revogada pela EC 103/2019 (‘Reforma da Previdência’), que apenas manteve a aposentadoria especial no RPPS para os casos de sujeição a agentes nocivos à saúde.

II. Para o STF, no período anterior à vigência da LC 142/2013, que disciplina a aposentadoria em questão no RGPS, em favor dos servidores públicos efetivos deve ela ser disciplinada pelo artigo 57 da Lei 8.213/1991.

III. Para o STF, a LC 142/2013, que disciplina a aposentadoria em questão no RGPS, aplica-se aos servidores públicos efetivos apenas no período posterior a sua vigência e anterior à vigência da EC 103/2019.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito do poder constituinte, assinale a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Quanto aos agentes públicos, analise as seguintes proposições.

I. As administrações tributárias da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, atividades essenciais ao funcionamento do Estado, exercidas por servidores de carreiras específicas, terão recursos prioritários para a realização de suas atividades e atuarão de forma integrada, inclusive com o compartilhamento de cadastros e de informações fiscais, na forma da lei ou convênio.

II. Empregados públicos de empresas públicas e sociedades de economia mista, admitidos por concurso público, não gozam da estabilidade preconizada no art. 41da CF, podendo ser demitidos imotivadamente.

III. O exercício do direito de greve, sob qualquer forma ou modalidade, é vedado aos policiais civis e a todos os servidores públicos que atuem diretamente na área de segurança pública. Por outro lado, é obrigatória a participação do Poder Público em mediação instaurada pelos órgãos classistas das carreiras de segurança pública, nos termos do que preceitua o Código de Processo Civil (CPC), para vocalização dos interesses da categoria.

Há erro:


 

(EMAGIS) A respeito da cláusula constitucional segundo a qual “são inadmissíveis no processo as provas obtidas por meios ilícitos” (CF, artigo 5º, LVI) e também sobre a denominada ‘clausula constitucional de reserva de jurisdição’, avalie as assertivas que seguem.

I. A chamada ‘independent source doctrine’ é oriunda da jurisprudência norte-americana e rechaçada pelo STF, que não admite semelhante mitigação da garantia constitucional da vedação de provas ilícitas.

II. A doutrina clássica sustenta que a Constituição, ao estabelecer a inadmissibilidade das ‘provas obtidas por meios ilícitos’, trata das provas obtidas com violação do direito material.

III. A cláusula de reserva de jurisdição incide, por exemplo, sobre a busca domiciliar, a interceptação telefônica e a decretação da prisão (ressalvada a hipótese de flagrância), regrando que, nas matérias em que incide, assiste ao Poder Judiciário, não apenas o direito de proferir a última palavra, mas, sobretudo, a prerrogativa de dizer, desde logo, a primeira palavra.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(MPE/PR – Promotor de Justiça – 2019) Sobre a intervenção é incorreto afirmar:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem dizem respeito às nulidades dos atos processuais, devendo ser avaliadas em consonância com a teoria geral do processo e também com o CPC/2015.

I. As nulidades dos atos processuais não operam, em regra, ex lege, dependendo de decisão judicial que as pronuncie.

II. Nosso modelo acolhe o ‘sistema de legalidade das formas’.

III. O erro de forma do processo acarreta unicamente a anulação dos atos que não possam ser aproveitados, devendo ser praticados os que forem necessários a fim de se observarem as prescrições legais.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre as despesas processuais e os honorários advocatícios, considerada a aplicação do novo CPC, aquilate as seguintes proposições.

I. Na?o cabe majorac?a?o de honora?rios advocati?cios em agravo de instrumento, salvo se interposto contra decisa?o interlocuto?ria que tenha fixado honora?rios na origem, respeitados os limites estabelecidos no CPC.

II. Havendo transação e nada tendo as partes disposto quanto às despesas, estas serão devidas pela parte autora.

III. Se o réu reconhecer a procedência do pedido e, simultaneamente, cumprir integralmente a prestação reconhecida, os honorários serão reduzidos pela metade.

Estão corretos somente os itens:


 

(MPE/GO – Promotor de Justiça – 2ª aplicação – 2019) O termo de compromisso de ajustamento de conduta, celebrado pelo Ministério Público, tem eficácia de título executivo extrajudicial, sujeitando-se, portanto, ao processo de execução para a satisfação de sua obrigação. Diante disso, considerando as disposições pertinentes no estatuto processual civil, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) A respeito das pessoas jurídicas de direito privado, avalie as assertivas que seguem.

I. Com a vigência da Lei 12.441/2011, o Código Civil passa a catalogar expressamente como pessoa jurídica de direito privado as empresas individuais de responsabilidade limitada.

II. O STF admite que fundações, ainda que instituídas pelo Poder Público, sejam qualificadas como pessoas jurídicas de direito privado.

III. Organizações religiosas, partidos políticos e empresas estatais são exemplos de pessoas jurídicas de direito privado.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) O artigo 927, parágrafo único, segunda parte, do Código Civil, impõe a responsabilidade civil objetiva àqueles que desenvolvam atividade de risco.

A propósito, tendo presente o magistério da doutrina civilista, marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) Eduardo ajuizou ação de inventário e partilha dos bens deixados por seu irmão Pedro, tendo sido igualmente indicados como herdeiros na ação Maria e João, também irmãos do falecido. Em virtude de consenso entre as partes, sobreveio a sentença, transitada em julgado, por meio da qual foi homologada a partilha dos bens deixados por Pedro e atribuídos aos irmãos herdeiros os devidos quinhões. O formal de partilha, porém, não foi prontamente expedido e, nesse ínterim, sobreveio petição de Joana, noticiando ser convivente do falecido e pleiteando a sua habilitação, a sua nomeação como inventariante e o prosseguimento do inventário, com a elaboração de nova partilha, reconhecendo-se sua condição de meeira e herdeira dos bens adquiridos onerosamente na constância da união.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere que ‘Joãozinho Jogatina’ ajuíze contra o ‘Google’ ação judicial com pedido de obrigação de fazer consistente na exclusão por este provedor de pesquisa virtual da vinculação do nome de Joãozinho Jogatina com as expressões ‘Bicheiro’ e ‘Contraventor’ quando lançado seu nome no mencionado serviço virtual de busca.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Panificadora Serve Bem ajuizou ação cautelar em face de Facebook do Brasil Ltda, aduzindo que uma página anônima criada dentro da rede social da requerida, denominada "BC da Mentira", divulgou um vídeo em que um homem, anonimamente, afirma ter comprado um lanche na padaria da requerente, o qual estaria contaminado por larvas, apesar de, em verdade, a refeição mostrada no filme jamais ter sido adquirida no estabelecimento, muito menos produzida pela requerente. Afirmou que, após a publicação, com grande compartilhamento nas redes sociais, recebeu a fiscalização da Vigilância Sanitária e teve, aproximadamente, 2/3 dos contratos de fornecimentos rompidos, sofrendo um grande impacto financeiro, o que a levou a requerer a concessão de liminar para determinar que a ré suspendesse imediatamente a veiculação do vídeo, armazenasse os registros de conexão da página "BC da Mentira" e fornecesse todos os elementos suficientes à identificação do responsável, tais como IP, endereço, nome e todas as informações que foram disponibilizadas por aquele que as divulgou, sob pena de multa diária de R$ 500,00 (quinhentos reais). Após identificar que um ex-funcionário também teria compartilhado o conteúdo do vídeo difamador, a autora emendou a inicial requerendo a indisponibilidade do novo vídeo compartilhado (apontando a URL), bem como o fornecimento dos IPs de todos os usuários que compartilharam a postagem.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(MP/CE – Promotor de Justiça – Cebraspe – 2020) Considerando as limitações constitucionais ao poder de tributar, assinale a opção correta.


 

(TJ/BA – Juiz de Direito Substituto – CESPE – 2019) Observados os requisitos legais, o SIMPLES Nacional permite o recolhimento mensal, mediante documento único de arrecadação, entre outros,


 

(EMAGIS) Sabe-se que a EC 19/1998 introduziu na Constituição Federal diversos dispositivos disciplinadores da remuneração no serviço público com a finalidade de promover melhor controle da despesa pública.

A propósito, e tendo presente também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) Considerando a jurisprudência sumulada do Tribunal Superior do Trabalho e o disposto na Consolidação das Leis do Trabalho sobre o instituto da equiparação salarial, julgue os itens a seguir:

I. Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, no mesmo município, ainda que em estabelecimentos empresariais distintos, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, etnia, nacionalidade ou idade;

II. Trabalho de igual valor, para os fins de equiparação salarial, será o que for feito com igual produtividade e com a mesma perfeição técnica, entre pessoas cuja diferença de tempo de serviço não for superior a dois anos;

III. A equiparação salarial só é possível se o empregado e o paradigma exercerem a mesma função, desempenhando as mesmas tarefas, não importando se os cargos têm, ou não, a mesma denominação;

IV. É do empregador o ônus da prova do fato impeditivo, modificativo ou extintivo da equiparação salarial;

V. Na ação de equiparação salarial, a prescrição é total, não alcançando apenas as diferenças salariais vencidas no período de 5 (cinco) anos que precedeu o ajuizamento


 

(EMAGIS) Leia atentamente os itens e responda:

I. Os Juízos e Tribunais do Trabalho terão ampla liberdade na direção do processo e velarão pelo andamento rápido das causas, podendo determinar qualquer diligência necessária ao esclarecimento delas;

II. Nos termos da jurisprudência consolidada do TST, na hipótese de aplicação da pena de confissão a uma das partes, a vedação à produção de prova posterior pela parte confessa somente a ela se aplica, não afetando o exercício, pelo magistrado, do poder/dever de conduzir o processo;

III. Ainda que não haja omissão na legislação trabalhista, o direito processual comum será fonte subsidiária do direito processual do trabalho, exceto naquilo em que for incompatível com as normas previstas na CLT;

IV. Segundo entendimento sumulado do TST, presume-se recebida a notificação 48 (quarenta e oito) horas depois de sua postagem. O seu não-recebimento ou a entrega após o decurso desse prazo constitui ônus de prova do destinatário;

V. Em razão da celeridade inerente ao Direito Processual do Trabalho, não se aplica à Justiça do Trabalho a contagem dos prazos em dias úteis.


 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Em matéria de prescrição da pretensão da Administração Pública em promover a execução de multa por infração administrativa no Direito Ambiental, assinale a alternativa correta:


 

(DPE/RJ – FGV – 2021) Sobre a prerrogativa do prazo em dobro deferida aos(às) Defensores(as) Públicos(as), é correto afirmar que:


 

(PC/PA – AOPC – 2021) Principalmente a partir da segunda metade do Século XX, as relações internacionais entre os países geraram inúmeros tratados protetivos e afirmativos dos Direitos Humanos. Referido sistema estabelece um perene diálogo entre os tratados e entre os tratados e os ordenamentos jurídicos internos dos países signatários. Acerca da interpretação e da aplicação dos tratados internacionais de proteção aos Direitos Humanos pelo Supremo Tribunal Federal, assinale a alternativa correta.


 

(EMAGIS) A respeito do erro de tipo, assinale a alternativa correta:


 

(TJ/BA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) De acordo com a doutrina predominante no Brasil relativamente aos princípios aplicáveis ao direito penal, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam das imunidades penais e processuais penais dos congressistas e sua interpretação pelo STF.

I. Considerada a inviolabilidade penal das dependências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, diligência autorizada pelo STF de coleta de dados telemáticos em Gabinetes de parlamentares apenas podem ser cumpridas mediante prévia autorização da Mesa Diretora correlata.

II. Considerada a inviolabilidade das dependências das Casas Legislativas federais, é nula diligência de busca e apreensão nelas efetuadas por ordem de juízo de primeira instância, ainda que não investigado agente com prerrogativa de foro, já que a quebra da aludida inviolabilidade espacial exige prévia decisão do Supremo Tribunal Federal.

III. Tratando-se de mecanismo de freio e contrapeso derivado implicitamente da Constituição da República, reconhece-se a denominada inviolabilidade penal espacial da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que, à semelhança das embaixadas, não podem ser alvo de diligências penais sem prévia aquiescência dos respectivos Presidentes.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) O crime de favorecimento da prostituição ou outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável assim é definido no artigo 218-B do Código Penal:

“Art. 218-B. Submeter, induzir ou atrair à prostituição ou outra forma de exploração sexual alguém menor de 18 (dezoito) anos ou que, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento para a prática do ato, facilitá-la, impedir ou dificultar que a abandone:
Pena - reclusão, de 4 (quatro) a 10 (dez) anos.
(...)
§ 2° Incorre nas mesmas penas:
I - quem pratica conjunção carnal ou outro ato libidinoso com alguém menor de 18 (dezoito) e maior de 14 (catorze) anos na situação descrita no caput deste artigo;”

Relativamente à configuração da forma disposta no precitado inciso I do §2º (“quem pratica conjunção carnal ou outro ato libidinoso com alguém menor de 18 (dezoito) e maior de 14 (catorze) anos na situação descrita no caput deste artigo), marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com a competência originária do STF para o processo e julgamento criminal de agentes que tenham prerrogativa de foro perante a Corte.

I. Tal competência originária abrange também a supervisão de investigação criminal, de forma que atos investigatórios praticados sem a supervisão do STF podem ser nulos.

II. Para a atração da competência do STF, é insuficiente a possibilidade abstrata de envolvimento de parlamentares, bem como simples menções a nomes de congressistas, atraindo, porém, a competência do STF situação na qual a diligência requerida judicialmente visa a confirmação de hipótese investigatória de envolvimento de parlamentares federais.

III. Admite-se que, no âmbito eleitoral, seja aplicada à primeira instância lógica similar aos casos de competência penal originária do STF, isto é, condicionar a instauração de inquérito policial eleitoral a prévia autorização do Poder Judiciário.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito da remição da pena pelo estudo, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considerando a defesa coletiva dos direitos em juízo, de acordo com o entendimento consolidado, é CORRETO afirmar que:


 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe a Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA) sobre o direito à liberdade, ao respeito e à dignidade, assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, assinale a alternativa CORRETA:


 

Sentença Estadual - Rodada 29.2021

O Ministério Público do Estado da Bahia recebeu representação apócrifa informando que a menor A. B. T., com 06 anos de idade, filho de MARTA e de PEDRO, estaria sofrendo maus tratos praticados pelos seus genitores, consistentes na aplicação de sanções físicas imoderadas, exposição da criança a palavras de baixo calão, bem como a submissão do infante a longos períodos sem alimentação.

Tendo por base a representação, o membro do MP, com atuação na Comarca de Feira de Santana/BA, instaurou Procedimento Administrativo de Investigação nº 01/2020, concluindo, ao término de suas investigações, que os pais colocavam em risco a segurança física e psíquica de A. B. T.

Com base nos elementos colhidos em seu procedimento investigatório, o MPE pleiteou produção antecipada de provas, consistente na oitiva da menor vítima de maus tratos. Os genitores do menor foram citados e compareceram na ocasião da colheita do depoimento, sendo-lhes vedado, contudo, a permanência nas dependências da sala especial e lúdica em que foi colhido o depoimento da criança.

Após a oitiva da criança, que, em seu relato, confirmou as agressões físicas e psicológicas sofridas, o MPE propôs, em 20/09/2020, ação de destituição do poder familiar em face dos genitores de A. B. T., com pedido de suspensão liminar do poder familiar.

O Parquet afirmou que a criança sofre constantes agressões físicas de seus genitores, apresentando cicatrizes e hematomas pelo corpo, com destaque para uma cicatriz localizada no joelho esquerdo da criança, com formato e aparência compatível com queimadura por cigarro. Ademais, colacionou aos autos o prontuário médico do menor, que revelou que, no mês de dezembro/2019, a criança foi atendida com luxação nos pulsos direito e esquerdo, bem como em março/2020, a criança foi atendida com fratura do fêmur, alegadamente decorrente de uma queda da escada da residência.

A inicial sustentou-se, também, em depoimento de vizinhos do casal, que confirmaram as agressões verbais sofridas pela criança, além de destacarem que a criança chorava muito e não apresentava comportamento semelhante às demais crianças de 6 anos, retratando a criança como tímida e retraída.

O MP destacou, ainda, o relato do infante, colhido em sede de antecipação de provas, que indicou seu amplo conhecimento de palavras de baixo calão e confirmou que seus pais as utilizavam para repreendê-lo quando fazia algo de errado.

O membro do MP ressaltou que a criança ainda faz uso de fraldas para dormir, postura incompatível com a sua idade e identificada, por especialistas da área, como característica de crianças vítimas de maus tratos. Ademais, o menor tem estatura e peso abaixo da média da idade, e seus exames de sangue apontam para desnutrição grave.

O MP colacionou aos autos, ainda, fotografias da criança revelando lesões recentes e antigas espalhadas pelo corpo.

A parte autora pleiteou a produção de prova testemunhal, arrolando os vizinhos da família, Srs. JOSÉ, PATRÍCIA e GIOVANA. Outrossim, requereu a exibição da mídia gravada na audiência de colheita do depoimento do menor.

O pedido de liminar foi deferido, sendo a criança colocada em acolhimento institucional, sendo assegurado o direito de visita aos pais, que, entretanto, nunca o exerceram. No mesmo ato, o magistrado determinou a realização de perícia pela equipe multidisciplinar.

Citados, MARTA e PEDRO apresentaram contestação, na qual alegaram, em suma, que os fatos narrados pelo Ministério Público eram inverídicos. Os requeridos asseveraram que usavam moderadamente da força com meros fins educativos e que o conhecimento da criança acerca de palavras de baixo calão se deve ao contato com colegas de escola. Em relação à desnutrição do menor, sustentaram que a criança não tinha muito apetite.

Com vista dos autos ao Ministério Público, este limitou-se a pleitear a designação de audiência.

Na audiência de instrução e julgamento, foram ouvidas as testemunhas arroladas pela parte autora, que reafirmaram a ocorrência de maus tratos, tendo PATRÍCIA revelado que já ouviu MARTA proferir ameaças de morte à criança. Ouvidos os requeridos, seus depoimentos foram consentâneos com as teses defensivas, negando a existência de maus tratos e esclareceram não haver membros da família extensa que possam se responsabilizar pelos cuidados com a criança.

Na audiência foi colhido o laudo técnico da equipe multidisciplinar, que concluiu pela ocorrência de agressões físicas e psicológicas contra o menor, opinando pela destituição do poder familiar.

O Ministério Público reiterou os termos da inicial, requerendo a destituição do poder familiar dos pais.

Os requeridos, em sua manifestação, suscitaram preliminar de: a) incompetência absoluta do juízo da Vara da Infância e Juventude, devendo o feito ser encaminhado à Vara de Família da Comarca de Feira de Santana/BA; b) nulidade processual, ante a produção antecipada de provas em hipótese não prevista legalmente; c) nulidade processual, por violação ao contraditório e à ampla defesa, ante a negativa de presença dos pais no momento de colheita de depoimento da criança; d) nulidade processual, por ausência de nomeação de curador especial para a criança, conforme determina o art. 72, I, CPC, bem como o art. 142, parágrafo único, do Estatuto da Criança e do Adolescente.

No mérito, reafirmaram a inocorrência de maus tratos, e, subsidiariamente, sustentaram que, ainda que reconhecida a prática de maus tratos, a destituição do poder familiar é medida extrema e não recomendável no caso concreto, devendo ser determinado o encaminhamento dos requeridos para programas de orientação e apoio psicológico.

Os autos vieram conclusos para sentença na data de 15/07/2021.

Com base no caso descrito, elabore, na condição de juiz de direito substituto, a sentença adequada ao caso, enfrentando todas as questões processuais e materiais pertinentes, sem acrescentar qualquer fato novo. Não é necessária a confecção de relatório.

 

Delegado de Polícia - Rodada 29.2021

A autoridade policial titular do 13º Distrito Policial de Teresina/PI instaurou inquérito policial para apurar crime envolvendo a morte de Agostinho Carrara, fato acontecido no dia 23 de maio de 2021.

A vítima passeava com sua namorada, Carmem Souza, pela Praça Marechal Deodoro, bairro Três Andares, em Teresina/PI, quando dois homens se aproximaram numa motocicleta. O rapaz da garupa desceu do veículo de posse de uma arma de fogo e exigiu o celular de Agostinho. Como ele se recusou a entregar, o assaltante disparou na cabeça, causando morte instantânea da vítima. Depois disso, foi subtraído seu celular.

A autoridade policial compareceu ao local, isolou-o e requisitou exame em local de crime. O laudo resultante desse exame já havia sido juntado ao inquérito. Ademais, foi realizado exame necroscópico na vítima pelo médico legista do IML, e o laudo também já havia sido juntado, atestando traumatismo cranioencefálico como causa da morte.

Iniciadas as investigações, foi ouvida Carmem Souza, que, após fazer a descrição física do atirador, afirmou ser capaz de fazer o reconhecimento dele, pois não usava capacete, ao contrário do piloto da moto. Foram exibidas para ela várias fotografias de homens com a aparência descrita e a namorada da vítima apontou Adão Serra como o atirador.

Adão, que não possui emprego fixo, é velho conhecido da polícia. Sua folha de antecedentes criminais indicava prática de crimes de roubo majorado pelo emprego de arma de fogo, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. No dia 24 de maio, os policiais procuraram Adão na sua casa, mas Dona Maria, mãe dele, disse que Adão não apareceu em casa desde o dia anterior.

Continuando as investigações, os policiais rastrearam o celular e o encontraram de posse de Mário Cavalcante. Ouvido na Delegacia, Mário afirmou que comprou o telefone de Adão Serra pelo valor de R$ 700,00 sem saber que se tratava de produto de crime. O aparelho foi entregue à autoridade policial que o apreendeu.

Diante dos fatos narrados, na qualidade de Delegado de Polícia Civil presidente do inquérito policial, você deverá representar pela medida judicial necessária para a continuidade das investigações.

Boa prática!

 

  9434 item(ns)
Primeiro Anterior  206   207   208   209   210  Proximo Ultimo

Cesta de Rodadas Pretéritas

Adicione à cesta os planos das Rodadas Pretéritas que você deseja adquirir.

    Valor Total: R$ ...

    • 1

    Copyright © 2010-2025 - Emagis - Todos os direitos reservados - CNPJ: 12.626.846/0001-10
    O Emagis é uma instituição privada, não possuindo qualquer vinculação a órgãos públicos. ILION.com.br