Emagis
Emagis
HOME MATRICULE-SE POR QUE APROVAMOS MAIS? ENTENDA OS CURSOS RESULTADOS ÁREA RESTRITA
NEWSLETTER
CONTATO
Magistratura MAGISTRATURA
Magistratura MINISTÉRIO PÚBLICO
Magistratura DEFENSORIA PÚBLICA
Magistratura PROCURADORIA
Magistratura DELEGADO DE POLICIA
Programas de Estudos PROGRAMAS DE ESTUDO
Planos de Questões/Provas PLANOS DE QUESTÕES/PROVAS
Cursos Intensivos Simulados CURSOS INTENSIVOS SIMULADOS
Videoaulas VIDEOAULAS
Rodadas Pretéritas RODADAS PRETÉRITAS
Downloads DOWNLOADS
Facebook Intagran Youtube Twitter
Emagis
Bem-vindo(a)



INÍCIO (ÁREA RESTRITA) AVISOS MINHA CONTA ALTERAR DADOS CADASTRAIS RENOVAR/ADQUIRIR PLANO CERTIFICADOS INDIQUE UM AMIGO SAIR
FAÇA SEU LOGIN


ESQUECEU A SENHA?


Seu navegador não suporta este video. Por favor, atualize seu navegador.

Rodadas Pretéritas

  1. Home
  2. Rodadas Pretéritas
  3. Busca
  4. Entenda as rodadas pretéritas
Informações Adicionar

Discursivas 2022

Informações Adicionar

Discursivas TJ/SP 2023

Busque por suas rodadas

Informações Adicionar

Ministério Público Estadual - Rodada 27.2021

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 27.2021

Informações Adicionar

PGE/PGM - Rodada 27.2021

Informações Adicionar

Delegado de Polícia - Rodada 27.2021

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 27.2021

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 27.2021

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 27.2021

Informações Adicionar

Objetivas - Rodada 27.2021

Informações Adicionar

Objetivas MP Estadual - Rodada 27.2021

Informações Adicionar

Objetivas DPF - Rodada 27.2021

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 27.2021

Informações Adicionar

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 27.2021

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 27.2021

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 27.2021 - Questão 1

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 27.2021 - Questão 2

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 27.2021 - Questão 3

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 27.2021 - Questão 4

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 27.2021 - Questão 5

Informações Adicionar

Defensoria Pública Estadual - Rodada 27.2021

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 27.2021

Informações Adicionar

Objetivas DP Estadual - Rodada 27.2021

Informações Adicionar

- Prova Discursiva - Concurso Emagis 2021

Informações Adicionar

- Prova Discursiva - Concurso Emagis 2021

Informações Adicionar

- Prova Discursiva - Concurso Emagis 2021

Ministério Público Estadual - Rodada 27.2021

M. R. A, menor contando com três anos de idade, representada por sua mãe, DOLORES ALMEIDA, ajuizou ação de investigação de paternidade cumulada com petição de herança, perante o juízo de Maruim/SE, local de sua residência, em desfavor do espólio de JULIO ALCÂNTARA.

Narra a peça de ingresso que DOLORES manteve relação amorosa com JULIO durante um ano, e que em decorrência deste relacionamento veio ao mundo a ocupante do pólo ativo da demanda. Acresce que JULIO faleceu em outubro de 2020, em decorrência de complicações da COVID-19 que veio a contrair. Instrui a inicial com documentos pessoais e certidão de nascimento da menor, postulando a produção de prova testemunhal.

O espólio é citado na pessoa de MARCO ALCÂNTARA, inventariante, sobrinho de JULIO.

Audiência de conciliação realizada sem sucesso. Na audiência, a representante legal da autora solicita ao representante legal do espólio a cessão de material genético para realização de exame de DNA, recebendo negativa em resposta.

Após o ato processual, MARINA ALCÂNTARA, viúva de JULIO, vem aos autos oferece, em nome próprio, contestação à lide, negando a existência do relacionamento e a paternidade da menor.

O demandado oferece contestação, arguindo preliminarmente incompetência do juízo, eis que JULIO residia em Aracaju quando de seu falecimento, e negando os fatos constitutivos do direito da autora.

Instada por ato ordinatório a especificar as provas que pretendem produzir, a autora pugna pela condução “sob vara” do representante legal do espólio para a extração de material para realização de exame de DNA, ou, alternativamente, pela aplicação da súmula 301 do STJ, além da produção de prova testemunhal.

MARINA requer a produção de prova testemunhal, consistente na oitiva do médico que teria realizado procedimento de vasectomia em JULIO no ano de 2015.

O demandado não requer produção probatória.

O juiz, percebendo que o feito ainda não havia sido saneado, abre vista dos autos ao MP. Manifeste-se sobre as questões que entender pertinentes.

 

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 27.2021

(EMAGIS) Felipe, anos após a morte de seu pai, ocorrida durante o período de exceção de Ditadura Militar no Brasil, é informado por Jair, militar, que, ao contrário do que fora dito à época à família de Felipe, o óbito de seu pai decorrera de tortura praticada por agentes da ditadura a fim de colher do falecido pai de Felipe informações sobre outros perseguidos pelo Regime. Tenha presente também que Felipe, diante dessas informações, pretenda ajuizar ação de indenização por danos morais e materiais contra o ente político a que vinculados ditos agentes das condutas de tortura.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam dos direitos autorais e devem ser avaliadas em consonância com a Lei 9.610/1998 e sua leitura pela jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.

Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a herança jacente, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Quanto aos atos e negócios processuais no âmbito do processo civil, julgue os itens abaixo.

I. Os atos processuais são públicos, todavia tramitam em segredo de justiça, dentre outros, os processos que versem sobre arbitragem, inclusive sobre cumprimento de carta arbitral, desde que a confidencialidade estipulada na arbitragem seja comprovada perante o juízo.

II. O direito de consultar os autos de processo que tramite em segredo de justiça e de pedir certidões de seus atos é restrito aos procuradores das partes.

III. O negócio jurídico processual somente se submeterá à homologação quando expressamente exigido em norma jurídica, admitindo-se, em todo caso, o controle de validade da convenção.

Estão corretos somente os itens:


 

(PGR – Procurador da República – 2017 – adaptada) Quanto à ação rescisória, o CPC/2015 introduziu as seguintes modificações em comparação com o regime do CPC/1973:

I. O Ministério Público tem legitimidade para propô-la, quando não foi ouvido no processo em que era obrigatória a sua intervenção.

II. O depósito prévio de cinco por cento sobre o valor da causa é requisito essencial para a propositura da ação.

III. A coação da parte vencedora, em detrimento da parte vencida, passou a ser expressamente prevista entre as hipóteses de cabimento da ação.

IV. Se a decisão judicial for composta de capítulos, o pedido rescisório pode ter por objeto apenas um deles.

Das proposições acima:


 

(EMAGIS) Considere que, em ação de cobrança ajuizada pelo Banco Credor contra João Devedor, visando ao recebimento de crédito decorrente de contrato de mútuo, João Devedor, assim que citado, alegue incompetência do juízo por incompatível com cláusula de eleição de foro disposta no aludido contrato.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considerando o entendimento consolidado pelo STF, assinale a alternativa CORRETA:


 

(EMAGIS) De acordo com o Código de Defesa do Consumidor e a jurisprudência consolidada, assinale a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe a Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente) a respeito dos crimes ali previstos, assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) A teoria da ação significante pretende traçar uma nova perspectiva dos conceitos e significados básicos de direito penal. Acerca dessa teoria, analise as assertivas abaixo e marque a alternativa que apresenta as assertivas corretamente:

I. Segundo essa teoria, somente se fala em ação humana relevante para o Direito Penal quando se puder relacioná-la a determinado tipo penal.

II. Vives Antón formulou o conceito significativo de ação, identificando-a com o sentido de um substrato normativo. Esta teoria apresenta uma nova interpretação conceitual, um novo paradigma para o conceito de conduta penalmente relevante.

III. Para a os defensores da Teoria Significativa da Ação, existe, tal como defende a Teoria Finalista da Ação, um conceito ôntico-ontológico de conduta, ou seja, há a possibilidade de um conceito de conduta humana válido para todas as diferentes espécies de ações que o ser humano pode realizar.

IV. Para essa teoria, o delito seria composto por uma pretensão de relevância, que se dividiria em relevância conceitual e relevância de ofensividade.

Marque a afirmação que apresenta as assertivas corretamente:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com os regimes fechado, semiaberto e aberto, bem como com as atividades de trabalho e estudo do apenado em tais regimes.

Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com a conformação penal da conduta homofóbica ou transfóbica do agente que envolva aversão à orientação sexual ou à identidade de gênero da vítima.

I. Trata-se, segundo o STF, de conduta abrangida pelos mandados constitucionais de criminalização dispostos nos incisos XLI e XLII do artigo 5º da CF.

II. Traduz, segundo o STF, expressão de racismo, compreendido este em sua dimensão social, submetendo-se, por adequação típica, aos tipos penais definidos na Lei nº 7.716/1989.

III. Por omissão legislativa e considerado o princípio da estrita legalidade penal, inexiste forma qualificada de homicídio que enquadre aquele cometido por aversão do agente à orientação sexual da vítima.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(TJ/AL – Juiz Substituto – FCC – 2019) Quanto ao concurso formal,


 

(EMAGIS) A respeito das provas no processo penal, marque a alternativa CORRETA:


 

(TJ/AL – Juiz Substituto – FCC – 2019) No procedimento comum,


 

(EMAGIS) A respeito da remição da pena pelo trabalho e pelo estudo, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as conclusões lançadas pelo Supremo Tribunal Federal na Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão 26, na qual decidida a alegação de omissão legislativa do Congresso Nacional em definir crimes que abranjam condutas relacionadas com a homofobia.
Marque, a propósito, a assertiva INCORRETA.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta:

 

(MPE/PR – Promotor de Justiça – 2019) Sobre o princípio federativo, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Entre as finalidades justificadoras da intervenção da União nos Estados e no Distrito Federal, não está incluída:


 

(EMAGIS) Acerca dos pedidos insertos nas ações eleitorais (Ação de Investigação Judicial Eleitoral – art. 22, LC 64/90; Representações por captação ilícita de recursos, por captação ilícita de sufrágio e de condutas vedadas - Lei 9504/97, arts. 30-A, 41-A e 73, respectivamente; e Ação de Impugnação ao Mandato Eletivo – art. 14, §10, CF/88), é correto afirmar:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os títulos de crédito. Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a ordem de preferência dos créditos nos processos de falência e recuperação judicial, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do princípio da anterioridade tributária.

I. Decidindo sobre a CPMF, o STF estabeleceu que a prorrogação do prazo de vigência do tributo não configura o aumento indireto que atrai a incidência da regra da noventena.

II. Decidindo sobre a CPMF, o STF estabeleceu que a revogação da norma que reduziria alíquota do tributo configura o aumento indireto que atrai a incidência da regra da noventena, ainda que no caso a revogação tenha importado em continuidade da cobrança no patamar que já vinha sendo cobrado.

III. As contribuições sociais para a seguridade social sujeitam-se à regra da noventena, mas não à da anterioridade anual.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem referem-se a execução fiscal contra sociedade empresarial que tenha matriz e filiais, devendo ser apreciadas em consonância com a jurisprudência do STJ.

I. Ainda que o débito seja da filial e tenha esta CNPJ próprio, pode ser feita penhora em dinheiro via Bacenjud nas contas da matriz, isto é, fazendo-se constrição no sistema pelo CNPJ desta última.

II. A natureza das filiais é de estabelecimentos secundários da mesma pessoa jurídica.

III. Caso as filiais possuam CNPJ próprio, terão autonomia administrativa e operacional para fins fiscalizatórios, além de autonomia jurídica, já que inexistente relação de dependência entre o CNPJ das filiais e o da matriz.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do cômputo das Áreas de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal (RL), devendo ser avaliadas em consonância com o Código Florestal (Lei 12.651/2012) e com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) Quanto à origem e ao objeto do Direito Administrativo, aquilate as proposições articuladas a seguir.

I. No campo normativo, a Constituição Francesa é apontada como a “certidão de nascimento” do Direito Administrativo, pois estabeleceu, de forma pioneira, normas de organização administrativa e de solução de litígios contra a Administração Pública.

II. Inicialmente concebido a partir da noção de serviço público, o Direito Administrativo foi alargado e encontrou fundamento na concepção tradicional do interesse público. Atualmente, influenciado pelo fenômeno da constitucionalização do ordenamento jurídico, é adequado sustentar que o seu principal objetivo reside na satisfação dos direitos fundamentais.

III. Não obstante a França seja o berço do Direito Administrativo, o primeiro livro da disciplina surgiu na Itália, em 1814.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da teoria do órgão público, devendo ser avaliadas em consonância com a lei e também com a jurisprudência do STF.

I. Trata-se, segundo a Lei 9.784/1999, de unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta.

II. Caso o órgão tenha sido criado em lei em sentido formal, não pode ser extinto por Decreto do Presidente da República.

III. Caso, embora mencionado o órgão em lei formal, nela não se definam suas atribuições e seus integrantes, ter-se-á órgão subalterno, passível de extinção por Decreto do Presidente da República.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(PGE/TO – Procurador do Estado – FCC – 2018) Acerca das modernas correntes doutrinárias que buscam repensar o Direito Administrativo no Brasil, Carlos Ari Sundfeld observa:

Embora o livro de referência de Bandeira de Mello continue saindo em edições atualizadas, por volta da metade da década de 1990 começou a perder aos poucos a capacidade de representar as visões do meio – e de influir [...] Ao lado disso, teóricos mais jovens lançaram, com ampla aceitação, uma forte contestação a um dos princípios científicos que, há muitos anos, o autor defendia como fundamental ao direito administrativo [...]. (Adaptado de: Direito administrativo para céticos, 2a ed., p. 53)
O princípio mencionado pelo autor e que esteve sob forte debate acadêmico nos últimos anos é o princípio da


 

(EMAGIS) Em relação aos bens públicos e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I. Se o particular ocupa indevidamente um bem público, somente haverá direito de retenção em relação às benfeitorias necessárias eventualmente realizadas para assegurar a conservação do bem.

II. A inexistência de registro imobiliário do bem objeto de ação de usucapião induz presunção de que o imóvel consubstancia terra devoluta.

III. Ainda que ausente pedido explícito neste sentido, a ação possessória pode ser convertida em ação indenizatória (desapropriação indireta) a fim de assegurar tutela alternativa equivalente ao particular, quando a invasão coletiva consolidada inviabilizar o cumprimento do mandado reintegratório pelo município.

Há erro:


 

PGE/PGM - Rodada 27.2021

A empresa VENDALOKA LTDA. propôs ação declaratória de nulidade de protesto de certidão de dívida ativa regularmente inscrita pela Fazenda Pública Municipal, por débitos da empresa com o Município BEM VIVER, relativos ao ano de 2019.

A autora sustentou inexistir lei local autorizando essa espécie de cobrança extrajudicial, mas que haveria necessidade de lei específica do ente tributante prevendo a adoção da medida pela municipalidade. Como argumento subsidiário, afirmou que o protesto da dívida não é legítimo, já que o sistema prevê meio jurídico adequado para a satisfação do crédito tributário, qual seja, a execução fiscal. Assim, que a cobrança extrajudicial lhe é excessivamente onerosa, pois implica em restrição de crédito de giro para a empresa junto às instituições financeiras.

Recebida a inicial, o magistrado determinou a citação do Município, que foi devidamente efetivada.

Considerando não haver autorização para a autocomposição, apresente a peça processual adequada, com os fundamentos jurídicos pertinentes. É dispensado o relatório dos fatos.

 

Delegado de Polícia - Rodada 27.2021

No dia 23 de junho de 2021, o Núcleo de Repressão a Crimes Cibernéticos da Polícia Civil de Fortaleza/CE recebeu ligação anônima relatando a existência de um grupo fechado no “Facebook”, integrado por pessoas residentes no Brasil, no qual havia trocas, vendas e disponibilização de imagens e vídeos contendo cenas pornográficas de crianças e adolescentes.

O noticiante afirmou que o grupo era denominado “parque infantil” e composto por cinco integrantes, bem como que todos usavam pseudônimos para acessá-lo. Ademais, forneceu “login” e senha para acesso ao grupo, o que permitiria interagir com os participantes dele com o pseudônimo “Peter Pan”.

Com os dados disponíveis e utilizando um “software” que permite navegar anonimamente, ao apagar rastros e impedir que os “sites” identifiquem e rastreiem o usuário, foi possível verificar a procedência das informações, comprovando a existência de grupo e de várias fotos e vídeos envolvendo pedofilia infantil.

A autoridade policial instaurou o inquérito policial n. 123/2021 para investigar os fatos.

Verificou-se, no histórico de mensagens do grupo, que “Peter Pan” interagia assiduamente com os demais integrantes, a saber: “Pica-pau”, “Pequeno Príncipe”, “Seu Madruga” e “Papai Noel”.

Apesar dos esforços da equipe de informática da Polícia Civil, até o momento não foi possível a identificação dos membros do grupo, que são extremamente cuidadosos em suas interações.

Diante dos fatos narrados, na qualidade de Delegado de Polícia Civil presidente do inquérito policial, você deverá representar pela medida mais adequada para a continuidade das investigações.

Boa prática!

 

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 27.2021

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as conclusões lançadas pelo Supremo Tribunal Federal na Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão 26, na qual decidida a alegação de omissão legislativa do Congresso Nacional em definir crimes que abranjam condutas relacionadas com a homofobia.
Marque, a propósito, a assertiva INCORRETA.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta:

 

(MPE/PR – Promotor de Justiça – 2019) Sobre o princípio federativo, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Entre as finalidades justificadoras da intervenção da União nos Estados e no Distrito Federal, não está incluída:


 

(EMAGIS) Sobre as Súmulas da TNU em matéria previdenciária/assistencial, avalie as seguintes assertivas.

I. A partir da entrada em vigor da Lei n. 8.870/94, o décimo terceiro salário integra o salário de contribuição para fins de cálculo do salário de benefício.

II. Nas ações em que se postula benefício assistencial, é necessária a comprovação das condições socioeconômicas do autor por laudo de assistente social, por auto de constatação lavrado por oficial de justiça ou, sendo inviabilizados os referidos meios, por prova testemunhal.

III. Comprovado que o requerente é portador do vírus HIV, está evidenciada a incapacidade exigida para a concessão de aposentadoria por invalidez, mercê da elevada estigmatização social da doença, o que não dispensa, contudo, o exame em torno dos demais requisitos legais para a concessão do benefício em tela.

Estão incorretos somente os itens:


 

(EMAGIS) A teoria da ação significante pretende traçar uma nova perspectiva dos conceitos e significados básicos de direito penal. Acerca dessa teoria, analise as assertivas abaixo e marque a alternativa que apresenta as assertivas corretamente:

I. Segundo essa teoria, somente se fala em ação humana relevante para o Direito Penal quando se puder relacioná-la a determinado tipo penal.

II. Vives Antón formulou o conceito significativo de ação, identificando-a com o sentido de um substrato normativo. Esta teoria apresenta uma nova interpretação conceitual, um novo paradigma para o conceito de conduta penalmente relevante.

III. Para a os defensores da Teoria Significativa da Ação, existe, tal como defende a Teoria Finalista da Ação, um conceito ôntico-ontológico de conduta, ou seja, há a possibilidade de um conceito de conduta humana válido para todas as diferentes espécies de ações que o ser humano pode realizar.

IV. Para essa teoria, o delito seria composto por uma pretensão de relevância, que se dividiria em relevância conceitual e relevância de ofensividade.

Marque a afirmação que apresenta as assertivas corretamente:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com os regimes fechado, semiaberto e aberto, bem como com as atividades de trabalho e estudo do apenado em tais regimes.

Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com a conformação penal da conduta homofóbica ou transfóbica do agente que envolva aversão à orientação sexual ou à identidade de gênero da vítima.

I. Trata-se, segundo o STF, de conduta abrangida pelos mandados constitucionais de criminalização dispostos nos incisos XLI e XLII do artigo 5º da CF.

II. Traduz, segundo o STF, expressão de racismo, compreendido este em sua dimensão social, submetendo-se, por adequação típica, aos tipos penais definidos na Lei nº 7.716/1989.

III. Por omissão legislativa e considerado o princípio da estrita legalidade penal, inexiste forma qualificada de homicídio que enquadre aquele cometido por aversão do agente à orientação sexual da vítima.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Sobre o crime de homicídio qualificado, é possível assinalar apenas como afirmativa correta:


 

(EMAGIS) A respeito das provas no processo penal, marque a alternativa CORRETA:


 

(TJ/AL – Juiz Substituto – FCC – 2019) No procedimento comum,


 

(EMAGIS) A respeito da remição da pena pelo trabalho e pelo estudo, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) De acordo com o Código de Defesa do Consumidor e a jurisprudência consolidada, assinale a alternativa CORRETA.


 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Quanto aos princípios gerais da atividade econômica previstos na Constituição brasileira, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Felipe, anos após a morte de seu pai, ocorrida durante o período de exceção de Ditadura Militar no Brasil, é informado por Jair, militar, que, ao contrário do que fora dito à época à família de Felipe, o óbito de seu pai decorrera de tortura praticada por agentes da ditadura a fim de colher do falecido pai de Felipe informações sobre outros perseguidos pelo Regime. Tenha presente também que Felipe, diante dessas informações, pretenda ajuizar ação de indenização por danos morais e materiais contra o ente político a que vinculados ditos agentes das condutas de tortura.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam dos direitos autorais e devem ser avaliadas em consonância com a Lei 9.610/1998 e sua leitura pela jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.

Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Quanto aos atos e negócios processuais no âmbito do processo civil, julgue os itens abaixo.

I. Os atos processuais são públicos, todavia tramitam em segredo de justiça, dentre outros, os processos que versem sobre arbitragem, inclusive sobre cumprimento de carta arbitral, desde que a confidencialidade estipulada na arbitragem seja comprovada perante o juízo.

II. O direito de consultar os autos de processo que tramite em segredo de justiça e de pedir certidões de seus atos é restrito aos procuradores das partes.

III. O negócio jurídico processual somente se submeterá à homologação quando expressamente exigido em norma jurídica, admitindo-se, em todo caso, o controle de validade da convenção.

Estão corretos somente os itens:


 

(PGR – Procurador da República – 2017 – adaptada) Quanto à ação rescisória, o CPC/2015 introduziu as seguintes modificações em comparação com o regime do CPC/1973:

I. O Ministério Público tem legitimidade para propô-la, quando não foi ouvido no processo em que era obrigatória a sua intervenção.

II. O depósito prévio de cinco por cento sobre o valor da causa é requisito essencial para a propositura da ação.

III. A coação da parte vencedora, em detrimento da parte vencida, passou a ser expressamente prevista entre as hipóteses de cabimento da ação.

IV. Se a decisão judicial for composta de capítulos, o pedido rescisório pode ter por objeto apenas um deles.

Das proposições acima:


 

(EMAGIS) Considere que, em ação de cobrança ajuizada pelo Banco Credor contra João Devedor, visando ao recebimento de crédito decorrente de contrato de mútuo, João Devedor, assim que citado, alegue incompetência do juízo por incompatível com cláusula de eleição de foro disposta no aludido contrato.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os títulos de crédito. Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a ordem de preferência dos créditos nos processos de falência e recuperação judicial, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do princípio da anterioridade tributária.

I. Decidindo sobre a CPMF, o STF estabeleceu que a prorrogação do prazo de vigência do tributo não configura o aumento indireto que atrai a incidência da regra da noventena.

II. Decidindo sobre a CPMF, o STF estabeleceu que a revogação da norma que reduziria alíquota do tributo configura o aumento indireto que atrai a incidência da regra da noventena, ainda que no caso a revogação tenha importado em continuidade da cobrança no patamar que já vinha sendo cobrado.

III. As contribuições sociais para a seguridade social sujeitam-se à regra da noventena, mas não à da anterioridade anual.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Considere que a pessoa jurídica Fatura Muito impetre em 01/06/2021 mandado de segurança em que, na condição de contribuinte de CONFINS e PIS, pleiteie a exclusão da base de cálculo dessas contribuições do valor do ICMS que inclui no preço de venda de suas mercadorias.

A propósito, e tendo presente recente julgamento de embargos de declaração pelo STF no recurso extraordinário em que definiu sob repercussão geral a tese aplicável ao caso, avalie as assertivas que seguem.

I. A tese da exclusão do ICMS da base de cálculo das contribuições em questão aplica-se ao mandado de segurança em questão para recolhimentos posteriores a 15/03/2017.

II. A tese da exclusão do ICMS da base de cálculo das contribuições aplicar-se-ia para recolhimentos compreendidos no qüinqüênio anterior à impetração do mandamus se tivesse este sido ajuizado antes de 15/03/2017.

III. O decote na base de cálculo de COFINS e PIS deve tomar a integralidade do valor do ICMS destacado na nota pelo contribuinte vendedor, não do valor que, após a dedução de seus créditos de ICMS pela entrada de insumos, for efetivamente recolher ao Fisco estadual.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito do poder normativo do Presidente da República de organização da Administração Pública e também dos limites financeiros a este poder aplicáveis, avalie as assertivas que seguem.

I. O Decreto em questão não pode gerar aumento de despesa.

II. O Decreto em questão não pode criar Ministérios.

III. A técnica da desconcentração administrativa pode ser operacionalizada pelo poder normativo em questão além de, por exemplo, poder extinguir funções ou cargos públicos quando vagos.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Quanto à origem e ao objeto do Direito Administrativo, aquilate as proposições articuladas a seguir.

I. No campo normativo, a Constituição Francesa é apontada como a “certidão de nascimento” do Direito Administrativo, pois estabeleceu, de forma pioneira, normas de organização administrativa e de solução de litígios contra a Administração Pública.

II. Inicialmente concebido a partir da noção de serviço público, o Direito Administrativo foi alargado e encontrou fundamento na concepção tradicional do interesse público. Atualmente, influenciado pelo fenômeno da constitucionalização do ordenamento jurídico, é adequado sustentar que o seu principal objetivo reside na satisfação dos direitos fundamentais.

III. Não obstante a França seja o berço do Direito Administrativo, o primeiro livro da disciplina surgiu na Itália, em 1814.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da teoria do órgão público, devendo ser avaliadas em consonância com a lei e também com a jurisprudência do STF.

I. Trata-se, segundo a Lei 9.784/1999, de unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta.

II. Caso o órgão tenha sido criado em lei em sentido formal, não pode ser extinto por Decreto do Presidente da República.

III. Caso, embora mencionado o órgão em lei formal, nela não se definam suas atribuições e seus integrantes, ter-se-á órgão subalterno, passível de extinção por Decreto do Presidente da República.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(PGE/TO – Procurador do Estado – FCC – 2018) Acerca das modernas correntes doutrinárias que buscam repensar o Direito Administrativo no Brasil, Carlos Ari Sundfeld observa:

Embora o livro de referência de Bandeira de Mello continue saindo em edições atualizadas, por volta da metade da década de 1990 começou a perder aos poucos a capacidade de representar as visões do meio – e de influir [...] Ao lado disso, teóricos mais jovens lançaram, com ampla aceitação, uma forte contestação a um dos princípios científicos que, há muitos anos, o autor defendia como fundamental ao direito administrativo [...]. (Adaptado de: Direito administrativo para céticos, 2a ed., p. 53)
O princípio mencionado pelo autor e que esteve sob forte debate acadêmico nos últimos anos é o princípio da


 

(EMAGIS) Em relação aos bens públicos e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I. Se o particular ocupa indevidamente um bem público, somente haverá direito de retenção em relação às benfeitorias necessárias eventualmente realizadas para assegurar a conservação do bem.

II. A inexistência de registro imobiliário do bem objeto de ação de usucapião induz presunção de que o imóvel consubstancia terra devoluta.

III. Ainda que ausente pedido explícito neste sentido, a ação possessória pode ser convertida em ação indenizatória (desapropriação indireta) a fim de assegurar tutela alternativa equivalente ao particular, quando a invasão coletiva consolidada inviabilizar o cumprimento do mandado reintegratório pelo município.

Há erro:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do cômputo das Áreas de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal (RL), devendo ser avaliadas em consonância com o Código Florestal (Lei 12.651/2012) e com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com a liberdade de expressão e a homofobia, devendo ser avaliadas em consonância com a Convenção Americana de Direitos Humanos e também com a visão do STF.

I. A Convenção Americana de Direitos Humanos, embora garanta a liberdade de expressão, proíbe expressamente o dito ‘hate speech’.

II. A Convenção Americana de Direitos Humanos, embora estabeleça como regra a vedação à censura prévia, admite que a lei submeta os espetáculos públicos a censura prévia, com o objetivo exclusivo de regular o acesso a eles, para proteção moral da infância e da adolescência.

III. Quando no exercício do discurso religioso, considerado o legítimo proselitismo que lhe é reconhecido, manifestações que estimulem a hostilidade contra pessoas homossexuais são, segundo o STF, excepcionalmente toleradas.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

Objetivas Delegado - Rodada 27.2021

(EMAGIS) A teoria da ação significante pretende traçar uma nova perspectiva dos conceitos e significados básicos de direito penal. Acerca dessa teoria, analise as assertivas abaixo e marque a alternativa que apresenta as assertivas corretamente:

I. Segundo essa teoria, somente se fala em ação humana relevante para o Direito Penal quando se puder relacioná-la a determinado tipo penal.

II. Vives Antón formulou o conceito significativo de ação, identificando-a com o sentido de um substrato normativo. Esta teoria apresenta uma nova interpretação conceitual, um novo paradigma para o conceito de conduta penalmente relevante.

III. Para a os defensores da Teoria Significativa da Ação, existe, tal como defende a Teoria Finalista da Ação, um conceito ôntico-ontológico de conduta, ou seja, há a possibilidade de um conceito de conduta humana válido para todas as diferentes espécies de ações que o ser humano pode realizar.

IV. Para essa teoria, o delito seria composto por uma pretensão de relevância, que se dividiria em relevância conceitual e relevância de ofensividade.

Marque a afirmação que apresenta as assertivas corretamente:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com os regimes fechado, semiaberto e aberto, bem como com as atividades de trabalho e estudo do apenado em tais regimes.

Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com a conformação penal da conduta homofóbica ou transfóbica do agente que envolva aversão à orientação sexual ou à identidade de gênero da vítima.

I. Trata-se, segundo o STF, de conduta abrangida pelos mandados constitucionais de criminalização dispostos nos incisos XLI e XLII do artigo 5º da CF.

II. Traduz, segundo o STF, expressão de racismo, compreendido este em sua dimensão social, submetendo-se, por adequação típica, aos tipos penais definidos na Lei nº 7.716/1989.

III. Por omissão legislativa e considerado o princípio da estrita legalidade penal, inexiste forma qualificada de homicídio que enquadre aquele cometido por aversão do agente à orientação sexual da vítima.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(TJ/AL – Juiz Substituto – FCC – 2019) Quanto ao concurso formal,


 

(EMAGIS) A respeito das provas no processo penal, marque a alternativa CORRETA:


 

(TJ/AL – Juiz Substituto – FCC – 2019) No procedimento comum,


 

(EMAGIS) A respeito da remição da pena pelo trabalho e pelo estudo, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Felipe, anos após a morte de seu pai, ocorrida durante o período de exceção de Ditadura Militar no Brasil, é informado por Jair, militar, que, ao contrário do que fora dito à época à família de Felipe, o óbito de seu pai decorrera de tortura praticada por agentes da ditadura a fim de colher do falecido pai de Felipe informações sobre outros perseguidos pelo Regime. Tenha presente também que Felipe, diante dessas informações, pretenda ajuizar ação de indenização por danos morais e materiais contra o ente político a que vinculados ditos agentes das condutas de tortura.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam dos direitos autorais e devem ser avaliadas em consonância com a Lei 9.610/1998 e sua leitura pela jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.

Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as conclusões lançadas pelo Supremo Tribunal Federal na Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão 26, na qual decidida a alegação de omissão legislativa do Congresso Nacional em definir crimes que abranjam condutas relacionadas com a homofobia.
Marque, a propósito, a assertiva INCORRETA.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta:

 

(MPE/PR – Promotor de Justiça – 2019) Sobre o princípio federativo, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Entre as finalidades justificadoras da intervenção da União nos Estados e no Distrito Federal, não está incluída:


 

(EMAGIS) Quanto à origem e ao objeto do Direito Administrativo, aquilate as proposições articuladas a seguir.

I. No campo normativo, a Constituição Francesa é apontada como a “certidão de nascimento” do Direito Administrativo, pois estabeleceu, de forma pioneira, normas de organização administrativa e de solução de litígios contra a Administração Pública.

II. Inicialmente concebido a partir da noção de serviço público, o Direito Administrativo foi alargado e encontrou fundamento na concepção tradicional do interesse público. Atualmente, influenciado pelo fenômeno da constitucionalização do ordenamento jurídico, é adequado sustentar que o seu principal objetivo reside na satisfação dos direitos fundamentais.

III. Não obstante a França seja o berço do Direito Administrativo, o primeiro livro da disciplina surgiu na Itália, em 1814.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da teoria do órgão público, devendo ser avaliadas em consonância com a lei e também com a jurisprudência do STF.

I. Trata-se, segundo a Lei 9.784/1999, de unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta.

II. Caso o órgão tenha sido criado em lei em sentido formal, não pode ser extinto por Decreto do Presidente da República.

III. Caso, embora mencionado o órgão em lei formal, nela não se definam suas atribuições e seus integrantes, ter-se-á órgão subalterno, passível de extinção por Decreto do Presidente da República.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(PGE/TO – Procurador do Estado – FCC – 2018) Acerca das modernas correntes doutrinárias que buscam repensar o Direito Administrativo no Brasil, Carlos Ari Sundfeld observa:

Embora o livro de referência de Bandeira de Mello continue saindo em edições atualizadas, por volta da metade da década de 1990 começou a perder aos poucos a capacidade de representar as visões do meio – e de influir [...] Ao lado disso, teóricos mais jovens lançaram, com ampla aceitação, uma forte contestação a um dos princípios científicos que, há muitos anos, o autor defendia como fundamental ao direito administrativo [...]. (Adaptado de: Direito administrativo para céticos, 2a ed., p. 53)
O princípio mencionado pelo autor e que esteve sob forte debate acadêmico nos últimos anos é o princípio da


 

(EMAGIS) Em relação aos bens públicos e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I. Se o particular ocupa indevidamente um bem público, somente haverá direito de retenção em relação às benfeitorias necessárias eventualmente realizadas para assegurar a conservação do bem.

II. A inexistência de registro imobiliário do bem objeto de ação de usucapião induz presunção de que o imóvel consubstancia terra devoluta.

III. Ainda que ausente pedido explícito neste sentido, a ação possessória pode ser convertida em ação indenizatória (desapropriação indireta) a fim de assegurar tutela alternativa equivalente ao particular, quando a invasão coletiva consolidada inviabilizar o cumprimento do mandado reintegratório pelo município.

Há erro:


 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe a Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente) a respeito dos crimes ali previstos, assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os títulos de crédito. Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a ordem de preferência dos créditos nos processos de falência e recuperação judicial, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Acerca dos pedidos insertos nas ações eleitorais (Ação de Investigação Judicial Eleitoral – art. 22, LC 64/90; Representações por captação ilícita de recursos, por captação ilícita de sufrágio e de condutas vedadas - Lei 9504/97, arts. 30-A, 41-A e 73, respectivamente; e Ação de Impugnação ao Mandato Eletivo – art. 14, §10, CF/88), é correto afirmar:


 

(DPE/RJ – FGV – 2021) Segundo a jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos, reforçada no “Caso Ximenes Lopes vs. Brasil”, são fundamentos da responsabilidade internacional do Estado:


 

(EMAGIS) De acordo com o Código de Defesa do Consumidor e a jurisprudência consolidada, assinale a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do princípio da anterioridade tributária.

I. Decidindo sobre a CPMF, o STF estabeleceu que a prorrogação do prazo de vigência do tributo não configura o aumento indireto que atrai a incidência da regra da noventena.

II. Decidindo sobre a CPMF, o STF estabeleceu que a revogação da norma que reduziria alíquota do tributo configura o aumento indireto que atrai a incidência da regra da noventena, ainda que no caso a revogação tenha importado em continuidade da cobrança no patamar que já vinha sendo cobrado.

III. As contribuições sociais para a seguridade social sujeitam-se à regra da noventena, mas não à da anterioridade anual.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem referem-se a execução fiscal contra sociedade empresarial que tenha matriz e filiais, devendo ser apreciadas em consonância com a jurisprudência do STJ.

I. Ainda que o débito seja da filial e tenha esta CNPJ próprio, pode ser feita penhora em dinheiro via Bacenjud nas contas da matriz, isto é, fazendo-se constrição no sistema pelo CNPJ desta última.

II. A natureza das filiais é de estabelecimentos secundários da mesma pessoa jurídica.

III. Caso as filiais possuam CNPJ próprio, terão autonomia administrativa e operacional para fins fiscalizatórios, além de autonomia jurídica, já que inexistente relação de dependência entre o CNPJ das filiais e o da matriz.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do cômputo das Áreas de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal (RL), devendo ser avaliadas em consonância com o Código Florestal (Lei 12.651/2012) e com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 27.2021

(EMAGIS) Felipe, anos após a morte de seu pai, ocorrida durante o período de exceção de Ditadura Militar no Brasil, é informado por Jair, militar, que, ao contrário do que fora dito à época à família de Felipe, o óbito de seu pai decorrera de tortura praticada por agentes da ditadura a fim de colher do falecido pai de Felipe informações sobre outros perseguidos pelo Regime. Tenha presente também que Felipe, diante dessas informações, pretenda ajuizar ação de indenização por danos morais e materiais contra o ente político a que vinculados ditos agentes das condutas de tortura.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam dos direitos autorais e devem ser avaliadas em consonância com a Lei 9.610/1998 e sua leitura pela jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.

Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a herança jacente, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Quanto aos atos e negócios processuais no âmbito do processo civil, julgue os itens abaixo.

I. Os atos processuais são públicos, todavia tramitam em segredo de justiça, dentre outros, os processos que versem sobre arbitragem, inclusive sobre cumprimento de carta arbitral, desde que a confidencialidade estipulada na arbitragem seja comprovada perante o juízo.

II. O direito de consultar os autos de processo que tramite em segredo de justiça e de pedir certidões de seus atos é restrito aos procuradores das partes.

III. O negócio jurídico processual somente se submeterá à homologação quando expressamente exigido em norma jurídica, admitindo-se, em todo caso, o controle de validade da convenção.

Estão corretos somente os itens:


 

(PGR – Procurador da República – 2017 – adaptada) Quanto à ação rescisória, o CPC/2015 introduziu as seguintes modificações em comparação com o regime do CPC/1973:

I. O Ministério Público tem legitimidade para propô-la, quando não foi ouvido no processo em que era obrigatória a sua intervenção.

II. O depósito prévio de cinco por cento sobre o valor da causa é requisito essencial para a propositura da ação.

III. A coação da parte vencedora, em detrimento da parte vencida, passou a ser expressamente prevista entre as hipóteses de cabimento da ação.

IV. Se a decisão judicial for composta de capítulos, o pedido rescisório pode ter por objeto apenas um deles.

Das proposições acima:


 

(EMAGIS) Considere que, em ação de cobrança ajuizada pelo Banco Credor contra João Devedor, visando ao recebimento de crédito decorrente de contrato de mútuo, João Devedor, assim que citado, alegue incompetência do juízo por incompatível com cláusula de eleição de foro disposta no aludido contrato.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) De acordo com o Código de Defesa do Consumidor e a jurisprudência consolidada, assinale a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe a Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente) a respeito dos crimes ali previstos, assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) A teoria da ação significante pretende traçar uma nova perspectiva dos conceitos e significados básicos de direito penal. Acerca dessa teoria, analise as assertivas abaixo e marque a alternativa que apresenta as assertivas corretamente:

I. Segundo essa teoria, somente se fala em ação humana relevante para o Direito Penal quando se puder relacioná-la a determinado tipo penal.

II. Vives Antón formulou o conceito significativo de ação, identificando-a com o sentido de um substrato normativo. Esta teoria apresenta uma nova interpretação conceitual, um novo paradigma para o conceito de conduta penalmente relevante.

III. Para a os defensores da Teoria Significativa da Ação, existe, tal como defende a Teoria Finalista da Ação, um conceito ôntico-ontológico de conduta, ou seja, há a possibilidade de um conceito de conduta humana válido para todas as diferentes espécies de ações que o ser humano pode realizar.

IV. Para essa teoria, o delito seria composto por uma pretensão de relevância, que se dividiria em relevância conceitual e relevância de ofensividade.

Marque a afirmação que apresenta as assertivas corretamente:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com os regimes fechado, semiaberto e aberto, bem como com as atividades de trabalho e estudo do apenado em tais regimes.

Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com a conformação penal da conduta homofóbica ou transfóbica do agente que envolva aversão à orientação sexual ou à identidade de gênero da vítima.

I. Trata-se, segundo o STF, de conduta abrangida pelos mandados constitucionais de criminalização dispostos nos incisos XLI e XLII do artigo 5º da CF.

II. Traduz, segundo o STF, expressão de racismo, compreendido este em sua dimensão social, submetendo-se, por adequação típica, aos tipos penais definidos na Lei nº 7.716/1989.

III. Por omissão legislativa e considerado o princípio da estrita legalidade penal, inexiste forma qualificada de homicídio que enquadre aquele cometido por aversão do agente à orientação sexual da vítima.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(TJ/AL – Juiz Substituto – FCC – 2019) Quanto ao concurso formal,


 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Sobre o crime de homicídio qualificado, é possível assinalar apenas como afirmativa correta:


 

(EMAGIS) A respeito das provas no processo penal, marque a alternativa CORRETA:


 

(TJ/AL – Juiz Substituto – FCC – 2019) No procedimento comum,


 

(EMAGIS) A respeito da remição da pena pelo trabalho e pelo estudo, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as conclusões lançadas pelo Supremo Tribunal Federal na Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão 26, na qual decidida a alegação de omissão legislativa do Congresso Nacional em definir crimes que abranjam condutas relacionadas com a homofobia.
Marque, a propósito, a assertiva INCORRETA.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta:

 

(MPE/PR – Promotor de Justiça – 2019) Sobre o princípio federativo, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Entre as finalidades justificadoras da intervenção da União nos Estados e no Distrito Federal, não está incluída:


 

(EMAGIS) Acerca dos pedidos insertos nas ações eleitorais (Ação de Investigação Judicial Eleitoral – art. 22, LC 64/90; Representações por captação ilícita de recursos, por captação ilícita de sufrágio e de condutas vedadas - Lei 9504/97, arts. 30-A, 41-A e 73, respectivamente; e Ação de Impugnação ao Mandato Eletivo – art. 14, §10, CF/88), é correto afirmar:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os títulos de crédito. Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a ordem de preferência dos créditos nos processos de falência e recuperação judicial, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do princípio da anterioridade tributária.

I. Decidindo sobre a CPMF, o STF estabeleceu que a prorrogação do prazo de vigência do tributo não configura o aumento indireto que atrai a incidência da regra da noventena.

II. Decidindo sobre a CPMF, o STF estabeleceu que a revogação da norma que reduziria alíquota do tributo configura o aumento indireto que atrai a incidência da regra da noventena, ainda que no caso a revogação tenha importado em continuidade da cobrança no patamar que já vinha sendo cobrado.

III. As contribuições sociais para a seguridade social sujeitam-se à regra da noventena, mas não à da anterioridade anual.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem referem-se a execução fiscal contra sociedade empresarial que tenha matriz e filiais, devendo ser apreciadas em consonância com a jurisprudência do STJ.

I. Ainda que o débito seja da filial e tenha esta CNPJ próprio, pode ser feita penhora em dinheiro via Bacenjud nas contas da matriz, isto é, fazendo-se constrição no sistema pelo CNPJ desta última.

II. A natureza das filiais é de estabelecimentos secundários da mesma pessoa jurídica.

III. Caso as filiais possuam CNPJ próprio, terão autonomia administrativa e operacional para fins fiscalizatórios, além de autonomia jurídica, já que inexistente relação de dependência entre o CNPJ das filiais e o da matriz.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Considere que a pessoa jurídica Fatura Muito impetre em 01/06/2021 mandado de segurança em que, na condição de contribuinte de CONFINS e PIS, pleiteie a exclusão da base de cálculo dessas contribuições do valor do ICMS que inclui no preço de venda de suas mercadorias.

A propósito, e tendo presente recente julgamento de embargos de declaração pelo STF no recurso extraordinário em que definiu sob repercussão geral a tese aplicável ao caso, avalie as assertivas que seguem.

I. A tese da exclusão do ICMS da base de cálculo das contribuições em questão aplica-se ao mandado de segurança em questão para recolhimentos posteriores a 15/03/2017.

II. A tese da exclusão do ICMS da base de cálculo das contribuições aplicar-se-ia para recolhimentos compreendidos no qüinqüênio anterior à impetração do mandamus se tivesse este sido ajuizado antes de 15/03/2017.

III. O decote na base de cálculo de COFINS e PIS deve tomar a integralidade do valor do ICMS destacado na nota pelo contribuinte vendedor, não do valor que, após a dedução de seus créditos de ICMS pela entrada de insumos, for efetivamente recolher ao Fisco estadual.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do cômputo das Áreas de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal (RL), devendo ser avaliadas em consonância com o Código Florestal (Lei 12.651/2012) e com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) Quanto à origem e ao objeto do Direito Administrativo, aquilate as proposições articuladas a seguir.

I. No campo normativo, a Constituição Francesa é apontada como a “certidão de nascimento” do Direito Administrativo, pois estabeleceu, de forma pioneira, normas de organização administrativa e de solução de litígios contra a Administração Pública.

II. Inicialmente concebido a partir da noção de serviço público, o Direito Administrativo foi alargado e encontrou fundamento na concepção tradicional do interesse público. Atualmente, influenciado pelo fenômeno da constitucionalização do ordenamento jurídico, é adequado sustentar que o seu principal objetivo reside na satisfação dos direitos fundamentais.

III. Não obstante a França seja o berço do Direito Administrativo, o primeiro livro da disciplina surgiu na Itália, em 1814.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da teoria do órgão público, devendo ser avaliadas em consonância com a lei e também com a jurisprudência do STF.

I. Trata-se, segundo a Lei 9.784/1999, de unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta.

II. Caso o órgão tenha sido criado em lei em sentido formal, não pode ser extinto por Decreto do Presidente da República.

III. Caso, embora mencionado o órgão em lei formal, nela não se definam suas atribuições e seus integrantes, ter-se-á órgão subalterno, passível de extinção por Decreto do Presidente da República.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(PGE/TO – Procurador do Estado – FCC – 2018) Acerca das modernas correntes doutrinárias que buscam repensar o Direito Administrativo no Brasil, Carlos Ari Sundfeld observa:

Embora o livro de referência de Bandeira de Mello continue saindo em edições atualizadas, por volta da metade da década de 1990 começou a perder aos poucos a capacidade de representar as visões do meio – e de influir [...] Ao lado disso, teóricos mais jovens lançaram, com ampla aceitação, uma forte contestação a um dos princípios científicos que, há muitos anos, o autor defendia como fundamental ao direito administrativo [...]. (Adaptado de: Direito administrativo para céticos, 2a ed., p. 53)
O princípio mencionado pelo autor e que esteve sob forte debate acadêmico nos últimos anos é o princípio da


 

(EMAGIS) Em relação aos bens públicos e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I. Se o particular ocupa indevidamente um bem público, somente haverá direito de retenção em relação às benfeitorias necessárias eventualmente realizadas para assegurar a conservação do bem.

II. A inexistência de registro imobiliário do bem objeto de ação de usucapião induz presunção de que o imóvel consubstancia terra devoluta.

III. Ainda que ausente pedido explícito neste sentido, a ação possessória pode ser convertida em ação indenizatória (desapropriação indireta) a fim de assegurar tutela alternativa equivalente ao particular, quando a invasão coletiva consolidada inviabilizar o cumprimento do mandado reintegratório pelo município.

Há erro:


 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Quanto aos princípios gerais da atividade econômica previstos na Constituição brasileira, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Sobre as Súmulas da TNU em matéria previdenciária/assistencial, avalie as seguintes assertivas.

I. A partir da entrada em vigor da Lei n. 8.870/94, o décimo terceiro salário integra o salário de contribuição para fins de cálculo do salário de benefício.

II. Nas ações em que se postula benefício assistencial, é necessária a comprovação das condições socioeconômicas do autor por laudo de assistente social, por auto de constatação lavrado por oficial de justiça ou, sendo inviabilizados os referidos meios, por prova testemunhal.

III. Comprovado que o requerente é portador do vírus HIV, está evidenciada a incapacidade exigida para a concessão de aposentadoria por invalidez, mercê da elevada estigmatização social da doença, o que não dispensa, contudo, o exame em torno dos demais requisitos legais para a concessão do benefício em tela.

Estão incorretos somente os itens:


 

(DPE/RJ – FGV – 2021) Segundo a jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos, reforçada no “Caso Ximenes Lopes vs. Brasil”, são fundamentos da responsabilidade internacional do Estado:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com a liberdade de expressão e a homofobia, devendo ser avaliadas em consonância com a Convenção Americana de Direitos Humanos e também com a visão do STF.

I. A Convenção Americana de Direitos Humanos, embora garanta a liberdade de expressão, proíbe expressamente o dito ‘hate speech’.

II. A Convenção Americana de Direitos Humanos, embora estabeleça como regra a vedação à censura prévia, admite que a lei submeta os espetáculos públicos a censura prévia, com o objetivo exclusivo de regular o acesso a eles, para proteção moral da infância e da adolescência.

III. Quando no exercício do discurso religioso, considerado o legítimo proselitismo que lhe é reconhecido, manifestações que estimulem a hostilidade contra pessoas homossexuais são, segundo o STF, excepcionalmente toleradas.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

Objetivas - Rodada 27.2021

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as conclusões lançadas pelo Supremo Tribunal Federal na Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão 26, na qual decidida a alegação de omissão legislativa do Congresso Nacional em definir crimes que abranjam condutas relacionadas com a homofobia.
Marque, a propósito, a assertiva INCORRETA.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta:

 

(MPE/PR – Promotor de Justiça – 2019) Sobre o princípio federativo, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Entre as finalidades justificadoras da intervenção da União nos Estados e no Distrito Federal, não está incluída:


 

(EMAGIS) Quanto à origem e ao objeto do Direito Administrativo, aquilate as proposições articuladas a seguir.

I. No campo normativo, a Constituição Francesa é apontada como a “certidão de nascimento” do Direito Administrativo, pois estabeleceu, de forma pioneira, normas de organização administrativa e de solução de litígios contra a Administração Pública.

II. Inicialmente concebido a partir da noção de serviço público, o Direito Administrativo foi alargado e encontrou fundamento na concepção tradicional do interesse público. Atualmente, influenciado pelo fenômeno da constitucionalização do ordenamento jurídico, é adequado sustentar que o seu principal objetivo reside na satisfação dos direitos fundamentais.

III. Não obstante a França seja o berço do Direito Administrativo, o primeiro livro da disciplina surgiu na Itália, em 1814.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da teoria do órgão público, devendo ser avaliadas em consonância com a lei e também com a jurisprudência do STF.

I. Trata-se, segundo a Lei 9.784/1999, de unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta.

II. Caso o órgão tenha sido criado em lei em sentido formal, não pode ser extinto por Decreto do Presidente da República.

III. Caso, embora mencionado o órgão em lei formal, nela não se definam suas atribuições e seus integrantes, ter-se-á órgão subalterno, passível de extinção por Decreto do Presidente da República.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(PGE/TO – Procurador do Estado – FCC – 2018) Acerca das modernas correntes doutrinárias que buscam repensar o Direito Administrativo no Brasil, Carlos Ari Sundfeld observa:

Embora o livro de referência de Bandeira de Mello continue saindo em edições atualizadas, por volta da metade da década de 1990 começou a perder aos poucos a capacidade de representar as visões do meio – e de influir [...] Ao lado disso, teóricos mais jovens lançaram, com ampla aceitação, uma forte contestação a um dos princípios científicos que, há muitos anos, o autor defendia como fundamental ao direito administrativo [...]. (Adaptado de: Direito administrativo para céticos, 2a ed., p. 53)
O princípio mencionado pelo autor e que esteve sob forte debate acadêmico nos últimos anos é o princípio da


 

(EMAGIS) Em relação aos bens públicos e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I. Se o particular ocupa indevidamente um bem público, somente haverá direito de retenção em relação às benfeitorias necessárias eventualmente realizadas para assegurar a conservação do bem.

II. A inexistência de registro imobiliário do bem objeto de ação de usucapião induz presunção de que o imóvel consubstancia terra devoluta.

III. Ainda que ausente pedido explícito neste sentido, a ação possessória pode ser convertida em ação indenizatória (desapropriação indireta) a fim de assegurar tutela alternativa equivalente ao particular, quando a invasão coletiva consolidada inviabilizar o cumprimento do mandado reintegratório pelo município.

Há erro:


 

(EMAGIS) Felipe, anos após a morte de seu pai, ocorrida durante o período de exceção de Ditadura Militar no Brasil, é informado por Jair, militar, que, ao contrário do que fora dito à época à família de Felipe, o óbito de seu pai decorrera de tortura praticada por agentes da ditadura a fim de colher do falecido pai de Felipe informações sobre outros perseguidos pelo Regime. Tenha presente também que Felipe, diante dessas informações, pretenda ajuizar ação de indenização por danos morais e materiais contra o ente político a que vinculados ditos agentes das condutas de tortura.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam dos direitos autorais e devem ser avaliadas em consonância com a Lei 9.610/1998 e sua leitura pela jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.

Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a herança jacente, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os títulos de crédito. Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a ordem de preferência dos créditos nos processos de falência e recuperação judicial, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Quanto aos atos e negócios processuais no âmbito do processo civil, julgue os itens abaixo.

I. Os atos processuais são públicos, todavia tramitam em segredo de justiça, dentre outros, os processos que versem sobre arbitragem, inclusive sobre cumprimento de carta arbitral, desde que a confidencialidade estipulada na arbitragem seja comprovada perante o juízo.

II. O direito de consultar os autos de processo que tramite em segredo de justiça e de pedir certidões de seus atos é restrito aos procuradores das partes.

III. O negócio jurídico processual somente se submeterá à homologação quando expressamente exigido em norma jurídica, admitindo-se, em todo caso, o controle de validade da convenção.

Estão corretos somente os itens:


 

(PGR – Procurador da República – 2017 – adaptada) Quanto à ação rescisória, o CPC/2015 introduziu as seguintes modificações em comparação com o regime do CPC/1973:

I. O Ministério Público tem legitimidade para propô-la, quando não foi ouvido no processo em que era obrigatória a sua intervenção.

II. O depósito prévio de cinco por cento sobre o valor da causa é requisito essencial para a propositura da ação.

III. A coação da parte vencedora, em detrimento da parte vencida, passou a ser expressamente prevista entre as hipóteses de cabimento da ação.

IV. Se a decisão judicial for composta de capítulos, o pedido rescisório pode ter por objeto apenas um deles.

Das proposições acima:


 

(EMAGIS) Considere que, em ação de cobrança ajuizada pelo Banco Credor contra João Devedor, visando ao recebimento de crédito decorrente de contrato de mútuo, João Devedor, assim que citado, alegue incompetência do juízo por incompatível com cláusula de eleição de foro disposta no aludido contrato.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considerando o entendimento consolidado pelo STF, assinale a alternativa CORRETA:


 

(EMAGIS) A teoria da ação significante pretende traçar uma nova perspectiva dos conceitos e significados básicos de direito penal. Acerca dessa teoria, analise as assertivas abaixo e marque a alternativa que apresenta as assertivas corretamente:

I. Segundo essa teoria, somente se fala em ação humana relevante para o Direito Penal quando se puder relacioná-la a determinado tipo penal.

II. Vives Antón formulou o conceito significativo de ação, identificando-a com o sentido de um substrato normativo. Esta teoria apresenta uma nova interpretação conceitual, um novo paradigma para o conceito de conduta penalmente relevante.

III. Para a os defensores da Teoria Significativa da Ação, existe, tal como defende a Teoria Finalista da Ação, um conceito ôntico-ontológico de conduta, ou seja, há a possibilidade de um conceito de conduta humana válido para todas as diferentes espécies de ações que o ser humano pode realizar.

IV. Para essa teoria, o delito seria composto por uma pretensão de relevância, que se dividiria em relevância conceitual e relevância de ofensividade.

Marque a afirmação que apresenta as assertivas corretamente:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com os regimes fechado, semiaberto e aberto, bem como com as atividades de trabalho e estudo do apenado em tais regimes.

Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com a conformação penal da conduta homofóbica ou transfóbica do agente que envolva aversão à orientação sexual ou à identidade de gênero da vítima.

I. Trata-se, segundo o STF, de conduta abrangida pelos mandados constitucionais de criminalização dispostos nos incisos XLI e XLII do artigo 5º da CF.

II. Traduz, segundo o STF, expressão de racismo, compreendido este em sua dimensão social, submetendo-se, por adequação típica, aos tipos penais definidos na Lei nº 7.716/1989.

III. Por omissão legislativa e considerado o princípio da estrita legalidade penal, inexiste forma qualificada de homicídio que enquadre aquele cometido por aversão do agente à orientação sexual da vítima.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(TJ/AL – Juiz Substituto – FCC – 2019) Quanto ao concurso formal,


 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Sobre o crime de homicídio qualificado, é possível assinalar apenas como afirmativa correta:


 

(EMAGIS) A respeito das provas no processo penal, marque a alternativa CORRETA:


 

(TJ/AL – Juiz Substituto – FCC – 2019) No procedimento comum,


 

(EMAGIS) A respeito da remição da pena pelo trabalho e pelo estudo, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do princípio da anterioridade tributária.

I. Decidindo sobre a CPMF, o STF estabeleceu que a prorrogação do prazo de vigência do tributo não configura o aumento indireto que atrai a incidência da regra da noventena.

II. Decidindo sobre a CPMF, o STF estabeleceu que a revogação da norma que reduziria alíquota do tributo configura o aumento indireto que atrai a incidência da regra da noventena, ainda que no caso a revogação tenha importado em continuidade da cobrança no patamar que já vinha sendo cobrado.

III. As contribuições sociais para a seguridade social sujeitam-se à regra da noventena, mas não à da anterioridade anual.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem referem-se a execução fiscal contra sociedade empresarial que tenha matriz e filiais, devendo ser apreciadas em consonância com a jurisprudência do STJ.

I. Ainda que o débito seja da filial e tenha esta CNPJ próprio, pode ser feita penhora em dinheiro via Bacenjud nas contas da matriz, isto é, fazendo-se constrição no sistema pelo CNPJ desta última.

II. A natureza das filiais é de estabelecimentos secundários da mesma pessoa jurídica.

III. Caso as filiais possuam CNPJ próprio, terão autonomia administrativa e operacional para fins fiscalizatórios, além de autonomia jurídica, já que inexistente relação de dependência entre o CNPJ das filiais e o da matriz.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Considere que a pessoa jurídica Fatura Muito impetre em 01/06/2021 mandado de segurança em que, na condição de contribuinte de CONFINS e PIS, pleiteie a exclusão da base de cálculo dessas contribuições do valor do ICMS que inclui no preço de venda de suas mercadorias.

A propósito, e tendo presente recente julgamento de embargos de declaração pelo STF no recurso extraordinário em que definiu sob repercussão geral a tese aplicável ao caso, avalie as assertivas que seguem.

I. A tese da exclusão do ICMS da base de cálculo das contribuições em questão aplica-se ao mandado de segurança em questão para recolhimentos posteriores a 15/03/2017.

II. A tese da exclusão do ICMS da base de cálculo das contribuições aplicar-se-ia para recolhimentos compreendidos no qüinqüênio anterior à impetração do mandamus se tivesse este sido ajuizado antes de 15/03/2017.

III. O decote na base de cálculo de COFINS e PIS deve tomar a integralidade do valor do ICMS destacado na nota pelo contribuinte vendedor, não do valor que, após a dedução de seus créditos de ICMS pela entrada de insumos, for efetivamente recolher ao Fisco estadual.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito do poder normativo do Presidente da República de organização da Administração Pública e também dos limites financeiros a este poder aplicáveis, avalie as assertivas que seguem.

I. O Decreto em questão não pode gerar aumento de despesa.

II. O Decreto em questão não pode criar Ministérios.

III. A técnica da desconcentração administrativa pode ser operacionalizada pelo poder normativo em questão além de, por exemplo, poder extinguir funções ou cargos públicos quando vagos.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do cômputo das Áreas de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal (RL), devendo ser avaliadas em consonância com o Código Florestal (Lei 12.651/2012) e com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Quanto aos princípios gerais da atividade econômica previstos na Constituição brasileira, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) De acordo com o Código de Defesa do Consumidor e a jurisprudência consolidada, assinale a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe a Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente) a respeito dos crimes ali previstos, assinale a alternativa incorreta:


 

(DPE/RJ – FGV – 2021) Segundo a jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos, reforçada no “Caso Ximenes Lopes vs. Brasil”, são fundamentos da responsabilidade internacional do Estado:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com a liberdade de expressão e a homofobia, devendo ser avaliadas em consonância com a Convenção Americana de Direitos Humanos e também com a visão do STF.

I. A Convenção Americana de Direitos Humanos, embora garanta a liberdade de expressão, proíbe expressamente o dito ‘hate speech’.

II. A Convenção Americana de Direitos Humanos, embora estabeleça como regra a vedação à censura prévia, admite que a lei submeta os espetáculos públicos a censura prévia, com o objetivo exclusivo de regular o acesso a eles, para proteção moral da infância e da adolescência.

III. Quando no exercício do discurso religioso, considerado o legítimo proselitismo que lhe é reconhecido, manifestações que estimulem a hostilidade contra pessoas homossexuais são, segundo o STF, excepcionalmente toleradas.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Acerca dos pedidos insertos nas ações eleitorais (Ação de Investigação Judicial Eleitoral – art. 22, LC 64/90; Representações por captação ilícita de recursos, por captação ilícita de sufrágio e de condutas vedadas - Lei 9504/97, arts. 30-A, 41-A e 73, respectivamente; e Ação de Impugnação ao Mandato Eletivo – art. 14, §10, CF/88), é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Sobre as Súmulas da TNU em matéria previdenciária/assistencial, avalie as seguintes assertivas.

I. A partir da entrada em vigor da Lei n. 8.870/94, o décimo terceiro salário integra o salário de contribuição para fins de cálculo do salário de benefício.

II. Nas ações em que se postula benefício assistencial, é necessária a comprovação das condições socioeconômicas do autor por laudo de assistente social, por auto de constatação lavrado por oficial de justiça ou, sendo inviabilizados os referidos meios, por prova testemunhal.

III. Comprovado que o requerente é portador do vírus HIV, está evidenciada a incapacidade exigida para a concessão de aposentadoria por invalidez, mercê da elevada estigmatização social da doença, o que não dispensa, contudo, o exame em torno dos demais requisitos legais para a concessão do benefício em tela.

Estão incorretos somente os itens:


 

(CPCON/UEPB – Advogado na UEPB – 2017) A Constituição Federal de 1988 preconiza como direito dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social,


 

(PGE/TO – Procurador do Estado – FCC – 2018) O Direito Processual do Trabalho brasileiro se apropria de determinados métodos de solução de conflitos interindividuais e sociais, como a autodefesa, a autocomposição e a heterocomposição, podendo ser identificados como exemplos práticos destas, respectivamente:

 

(EMAGIS) A respeito da participação do Ministério Púbico na composição dos Tribunais, assinale a alternativa correta:


 

(DPE/AM – FCC – 2018) Com a promulgação da Emenda Constitucional nº 45, a Constituição Federal passou a prever a autonomia funcional, administrativa e a iniciativa de proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na Lei de Diretrizes Orçamentárias


 

Objetivas MP Estadual - Rodada 27.2021

(EMAGIS) A respeito da participação do Ministério Púbico na composição dos Tribunais, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) A teoria da ação significante pretende traçar uma nova perspectiva dos conceitos e significados básicos de direito penal. Acerca dessa teoria, analise as assertivas abaixo e marque a alternativa que apresenta as assertivas corretamente:

I. Segundo essa teoria, somente se fala em ação humana relevante para o Direito Penal quando se puder relacioná-la a determinado tipo penal.

II. Vives Antón formulou o conceito significativo de ação, identificando-a com o sentido de um substrato normativo. Esta teoria apresenta uma nova interpretação conceitual, um novo paradigma para o conceito de conduta penalmente relevante.

III. Para a os defensores da Teoria Significativa da Ação, existe, tal como defende a Teoria Finalista da Ação, um conceito ôntico-ontológico de conduta, ou seja, há a possibilidade de um conceito de conduta humana válido para todas as diferentes espécies de ações que o ser humano pode realizar.

IV. Para essa teoria, o delito seria composto por uma pretensão de relevância, que se dividiria em relevância conceitual e relevância de ofensividade.

Marque a afirmação que apresenta as assertivas corretamente:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com os regimes fechado, semiaberto e aberto, bem como com as atividades de trabalho e estudo do apenado em tais regimes.

Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com a conformação penal da conduta homofóbica ou transfóbica do agente que envolva aversão à orientação sexual ou à identidade de gênero da vítima.

I. Trata-se, segundo o STF, de conduta abrangida pelos mandados constitucionais de criminalização dispostos nos incisos XLI e XLII do artigo 5º da CF.

II. Traduz, segundo o STF, expressão de racismo, compreendido este em sua dimensão social, submetendo-se, por adequação típica, aos tipos penais definidos na Lei nº 7.716/1989.

III. Por omissão legislativa e considerado o princípio da estrita legalidade penal, inexiste forma qualificada de homicídio que enquadre aquele cometido por aversão do agente à orientação sexual da vítima.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(TJ/AL – Juiz Substituto – FCC – 2019) Quanto ao concurso formal,


 

(EMAGIS) A respeito das provas no processo penal, marque a alternativa CORRETA:


 

(TJ/AL – Juiz Substituto – FCC – 2019) No procedimento comum,


 

(EMAGIS) A respeito da remição da pena pelo trabalho e pelo estudo, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Felipe, anos após a morte de seu pai, ocorrida durante o período de exceção de Ditadura Militar no Brasil, é informado por Jair, militar, que, ao contrário do que fora dito à época à família de Felipe, o óbito de seu pai decorrera de tortura praticada por agentes da ditadura a fim de colher do falecido pai de Felipe informações sobre outros perseguidos pelo Regime. Tenha presente também que Felipe, diante dessas informações, pretenda ajuizar ação de indenização por danos morais e materiais contra o ente político a que vinculados ditos agentes das condutas de tortura.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam dos direitos autorais e devem ser avaliadas em consonância com a Lei 9.610/1998 e sua leitura pela jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.

Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a herança jacente, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Quanto aos atos e negócios processuais no âmbito do processo civil, julgue os itens abaixo.

I. Os atos processuais são públicos, todavia tramitam em segredo de justiça, dentre outros, os processos que versem sobre arbitragem, inclusive sobre cumprimento de carta arbitral, desde que a confidencialidade estipulada na arbitragem seja comprovada perante o juízo.

II. O direito de consultar os autos de processo que tramite em segredo de justiça e de pedir certidões de seus atos é restrito aos procuradores das partes.

III. O negócio jurídico processual somente se submeterá à homologação quando expressamente exigido em norma jurídica, admitindo-se, em todo caso, o controle de validade da convenção.

Estão corretos somente os itens:


 

(PGR – Procurador da República – 2017 – adaptada) Quanto à ação rescisória, o CPC/2015 introduziu as seguintes modificações em comparação com o regime do CPC/1973:

I. O Ministério Público tem legitimidade para propô-la, quando não foi ouvido no processo em que era obrigatória a sua intervenção.

II. O depósito prévio de cinco por cento sobre o valor da causa é requisito essencial para a propositura da ação.

III. A coação da parte vencedora, em detrimento da parte vencida, passou a ser expressamente prevista entre as hipóteses de cabimento da ação.

IV. Se a decisão judicial for composta de capítulos, o pedido rescisório pode ter por objeto apenas um deles.

Das proposições acima:


 

(EMAGIS) Considere que, em ação de cobrança ajuizada pelo Banco Credor contra João Devedor, visando ao recebimento de crédito decorrente de contrato de mútuo, João Devedor, assim que citado, alegue incompetência do juízo por incompatível com cláusula de eleição de foro disposta no aludido contrato.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considerando o entendimento consolidado pelo STF, assinale a alternativa CORRETA:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as conclusões lançadas pelo Supremo Tribunal Federal na Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão 26, na qual decidida a alegação de omissão legislativa do Congresso Nacional em definir crimes que abranjam condutas relacionadas com a homofobia.
Marque, a propósito, a assertiva INCORRETA.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta:

 

(MPE/PR – Promotor de Justiça – 2019) Sobre o princípio federativo, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Entre as finalidades justificadoras da intervenção da União nos Estados e no Distrito Federal, não está incluída:


 

(DPE/RJ – FGV – 2021) Segundo a jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos, reforçada no “Caso Ximenes Lopes vs. Brasil”, são fundamentos da responsabilidade internacional do Estado:


 

(EMAGIS) Quanto à origem e ao objeto do Direito Administrativo, aquilate as proposições articuladas a seguir.

I. No campo normativo, a Constituição Francesa é apontada como a “certidão de nascimento” do Direito Administrativo, pois estabeleceu, de forma pioneira, normas de organização administrativa e de solução de litígios contra a Administração Pública.

II. Inicialmente concebido a partir da noção de serviço público, o Direito Administrativo foi alargado e encontrou fundamento na concepção tradicional do interesse público. Atualmente, influenciado pelo fenômeno da constitucionalização do ordenamento jurídico, é adequado sustentar que o seu principal objetivo reside na satisfação dos direitos fundamentais.

III. Não obstante a França seja o berço do Direito Administrativo, o primeiro livro da disciplina surgiu na Itália, em 1814.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da teoria do órgão público, devendo ser avaliadas em consonância com a lei e também com a jurisprudência do STF.

I. Trata-se, segundo a Lei 9.784/1999, de unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta.

II. Caso o órgão tenha sido criado em lei em sentido formal, não pode ser extinto por Decreto do Presidente da República.

III. Caso, embora mencionado o órgão em lei formal, nela não se definam suas atribuições e seus integrantes, ter-se-á órgão subalterno, passível de extinção por Decreto do Presidente da República.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(PGE/TO – Procurador do Estado – FCC – 2018) Acerca das modernas correntes doutrinárias que buscam repensar o Direito Administrativo no Brasil, Carlos Ari Sundfeld observa:

Embora o livro de referência de Bandeira de Mello continue saindo em edições atualizadas, por volta da metade da década de 1990 começou a perder aos poucos a capacidade de representar as visões do meio – e de influir [...] Ao lado disso, teóricos mais jovens lançaram, com ampla aceitação, uma forte contestação a um dos princípios científicos que, há muitos anos, o autor defendia como fundamental ao direito administrativo [...]. (Adaptado de: Direito administrativo para céticos, 2a ed., p. 53)
O princípio mencionado pelo autor e que esteve sob forte debate acadêmico nos últimos anos é o princípio da


 

(EMAGIS) Em relação aos bens públicos e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I. Se o particular ocupa indevidamente um bem público, somente haverá direito de retenção em relação às benfeitorias necessárias eventualmente realizadas para assegurar a conservação do bem.

II. A inexistência de registro imobiliário do bem objeto de ação de usucapião induz presunção de que o imóvel consubstancia terra devoluta.

III. Ainda que ausente pedido explícito neste sentido, a ação possessória pode ser convertida em ação indenizatória (desapropriação indireta) a fim de assegurar tutela alternativa equivalente ao particular, quando a invasão coletiva consolidada inviabilizar o cumprimento do mandado reintegratório pelo município.

Há erro:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do cômputo das Áreas de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal (RL), devendo ser avaliadas em consonância com o Código Florestal (Lei 12.651/2012) e com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do princípio da anterioridade tributária.

I. Decidindo sobre a CPMF, o STF estabeleceu que a prorrogação do prazo de vigência do tributo não configura o aumento indireto que atrai a incidência da regra da noventena.

II. Decidindo sobre a CPMF, o STF estabeleceu que a revogação da norma que reduziria alíquota do tributo configura o aumento indireto que atrai a incidência da regra da noventena, ainda que no caso a revogação tenha importado em continuidade da cobrança no patamar que já vinha sendo cobrado.

III. As contribuições sociais para a seguridade social sujeitam-se à regra da noventena, mas não à da anterioridade anual.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem referem-se a execução fiscal contra sociedade empresarial que tenha matriz e filiais, devendo ser apreciadas em consonância com a jurisprudência do STJ.

I. Ainda que o débito seja da filial e tenha esta CNPJ próprio, pode ser feita penhora em dinheiro via Bacenjud nas contas da matriz, isto é, fazendo-se constrição no sistema pelo CNPJ desta última.

II. A natureza das filiais é de estabelecimentos secundários da mesma pessoa jurídica.

III. Caso as filiais possuam CNPJ próprio, terão autonomia administrativa e operacional para fins fiscalizatórios, além de autonomia jurídica, já que inexistente relação de dependência entre o CNPJ das filiais e o da matriz.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os títulos de crédito. Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a ordem de preferência dos créditos nos processos de falência e recuperação judicial, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Acerca dos pedidos insertos nas ações eleitorais (Ação de Investigação Judicial Eleitoral – art. 22, LC 64/90; Representações por captação ilícita de recursos, por captação ilícita de sufrágio e de condutas vedadas - Lei 9504/97, arts. 30-A, 41-A e 73, respectivamente; e Ação de Impugnação ao Mandato Eletivo – art. 14, §10, CF/88), é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe a Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente) a respeito dos crimes ali previstos, assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) De acordo com o Código de Defesa do Consumidor e a jurisprudência consolidada, assinale a alternativa CORRETA.


 

Objetivas DPF - Rodada 27.2021

(EMAGIS) A teoria da ação significante pretende traçar uma nova perspectiva dos conceitos e significados básicos de direito penal. Acerca dessa teoria, analise as assertivas abaixo e marque a alternativa que apresenta as assertivas corretamente:

I. Segundo essa teoria, somente se fala em ação humana relevante para o Direito Penal quando se puder relacioná-la a determinado tipo penal.

II. Vives Antón formulou o conceito significativo de ação, identificando-a com o sentido de um substrato normativo. Esta teoria apresenta uma nova interpretação conceitual, um novo paradigma para o conceito de conduta penalmente relevante.

III. Para a os defensores da Teoria Significativa da Ação, existe, tal como defende a Teoria Finalista da Ação, um conceito ôntico-ontológico de conduta, ou seja, há a possibilidade de um conceito de conduta humana válido para todas as diferentes espécies de ações que o ser humano pode realizar.

IV. Para essa teoria, o delito seria composto por uma pretensão de relevância, que se dividiria em relevância conceitual e relevância de ofensividade.

Marque a afirmação que apresenta as assertivas corretamente:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com os regimes fechado, semiaberto e aberto, bem como com as atividades de trabalho e estudo do apenado em tais regimes.

Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com a conformação penal da conduta homofóbica ou transfóbica do agente que envolva aversão à orientação sexual ou à identidade de gênero da vítima.

I. Trata-se, segundo o STF, de conduta abrangida pelos mandados constitucionais de criminalização dispostos nos incisos XLI e XLII do artigo 5º da CF.

II. Traduz, segundo o STF, expressão de racismo, compreendido este em sua dimensão social, submetendo-se, por adequação típica, aos tipos penais definidos na Lei nº 7.716/1989.

III. Por omissão legislativa e considerado o princípio da estrita legalidade penal, inexiste forma qualificada de homicídio que enquadre aquele cometido por aversão do agente à orientação sexual da vítima.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(TJ/AL – Juiz Substituto – FCC – 2019) Quanto ao concurso formal,


 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Sobre o crime de homicídio qualificado, é possível assinalar apenas como afirmativa correta:


 

(EMAGIS) A respeito das provas no processo penal, marque a alternativa CORRETA:


 

(TJ/AL – Juiz Substituto – FCC – 2019) No procedimento comum,


 

(EMAGIS) A respeito da remição da pena pelo trabalho e pelo estudo, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as conclusões lançadas pelo Supremo Tribunal Federal na Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão 26, na qual decidida a alegação de omissão legislativa do Congresso Nacional em definir crimes que abranjam condutas relacionadas com a homofobia.
Marque, a propósito, a assertiva INCORRETA.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta:

 

(MPE/PR – Promotor de Justiça – 2019) Sobre o princípio federativo, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Entre as finalidades justificadoras da intervenção da União nos Estados e no Distrito Federal, não está incluída:


 

(EMAGIS) Quanto à origem e ao objeto do Direito Administrativo, aquilate as proposições articuladas a seguir.

I. No campo normativo, a Constituição Francesa é apontada como a “certidão de nascimento” do Direito Administrativo, pois estabeleceu, de forma pioneira, normas de organização administrativa e de solução de litígios contra a Administração Pública.

II. Inicialmente concebido a partir da noção de serviço público, o Direito Administrativo foi alargado e encontrou fundamento na concepção tradicional do interesse público. Atualmente, influenciado pelo fenômeno da constitucionalização do ordenamento jurídico, é adequado sustentar que o seu principal objetivo reside na satisfação dos direitos fundamentais.

III. Não obstante a França seja o berço do Direito Administrativo, o primeiro livro da disciplina surgiu na Itália, em 1814.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da teoria do órgão público, devendo ser avaliadas em consonância com a lei e também com a jurisprudência do STF.

I. Trata-se, segundo a Lei 9.784/1999, de unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta.

II. Caso o órgão tenha sido criado em lei em sentido formal, não pode ser extinto por Decreto do Presidente da República.

III. Caso, embora mencionado o órgão em lei formal, nela não se definam suas atribuições e seus integrantes, ter-se-á órgão subalterno, passível de extinção por Decreto do Presidente da República.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(PGE/TO – Procurador do Estado – FCC – 2018) Acerca das modernas correntes doutrinárias que buscam repensar o Direito Administrativo no Brasil, Carlos Ari Sundfeld observa:

Embora o livro de referência de Bandeira de Mello continue saindo em edições atualizadas, por volta da metade da década de 1990 começou a perder aos poucos a capacidade de representar as visões do meio – e de influir [...] Ao lado disso, teóricos mais jovens lançaram, com ampla aceitação, uma forte contestação a um dos princípios científicos que, há muitos anos, o autor defendia como fundamental ao direito administrativo [...]. (Adaptado de: Direito administrativo para céticos, 2a ed., p. 53)
O princípio mencionado pelo autor e que esteve sob forte debate acadêmico nos últimos anos é o princípio da


 

(EMAGIS) Em relação aos bens públicos e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I. Se o particular ocupa indevidamente um bem público, somente haverá direito de retenção em relação às benfeitorias necessárias eventualmente realizadas para assegurar a conservação do bem.

II. A inexistência de registro imobiliário do bem objeto de ação de usucapião induz presunção de que o imóvel consubstancia terra devoluta.

III. Ainda que ausente pedido explícito neste sentido, a ação possessória pode ser convertida em ação indenizatória (desapropriação indireta) a fim de assegurar tutela alternativa equivalente ao particular, quando a invasão coletiva consolidada inviabilizar o cumprimento do mandado reintegratório pelo município.

Há erro:


 

(EMAGIS) Felipe, anos após a morte de seu pai, ocorrida durante o período de exceção de Ditadura Militar no Brasil, é informado por Jair, militar, que, ao contrário do que fora dito à época à família de Felipe, o óbito de seu pai decorrera de tortura praticada por agentes da ditadura a fim de colher do falecido pai de Felipe informações sobre outros perseguidos pelo Regime. Tenha presente também que Felipe, diante dessas informações, pretenda ajuizar ação de indenização por danos morais e materiais contra o ente político a que vinculados ditos agentes das condutas de tortura.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam dos direitos autorais e devem ser avaliadas em consonância com a Lei 9.610/1998 e sua leitura pela jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.

Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os títulos de crédito. Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a ordem de preferência dos créditos nos processos de falência e recuperação judicial, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Quanto aos atos e negócios processuais no âmbito do processo civil, julgue os itens abaixo.

I. Os atos processuais são públicos, todavia tramitam em segredo de justiça, dentre outros, os processos que versem sobre arbitragem, inclusive sobre cumprimento de carta arbitral, desde que a confidencialidade estipulada na arbitragem seja comprovada perante o juízo.

II. O direito de consultar os autos de processo que tramite em segredo de justiça e de pedir certidões de seus atos é restrito aos procuradores das partes.

III. O negócio jurídico processual somente se submeterá à homologação quando expressamente exigido em norma jurídica, admitindo-se, em todo caso, o controle de validade da convenção.

Estão corretos somente os itens:


 

(PGR – Procurador da República – 2017 – adaptada) Quanto à ação rescisória, o CPC/2015 introduziu as seguintes modificações em comparação com o regime do CPC/1973:

I. O Ministério Público tem legitimidade para propô-la, quando não foi ouvido no processo em que era obrigatória a sua intervenção.

II. O depósito prévio de cinco por cento sobre o valor da causa é requisito essencial para a propositura da ação.

III. A coação da parte vencedora, em detrimento da parte vencida, passou a ser expressamente prevista entre as hipóteses de cabimento da ação.

IV. Se a decisão judicial for composta de capítulos, o pedido rescisório pode ter por objeto apenas um deles.

Das proposições acima:


 

(EMAGIS) Considere que, em ação de cobrança ajuizada pelo Banco Credor contra João Devedor, visando ao recebimento de crédito decorrente de contrato de mútuo, João Devedor, assim que citado, alegue incompetência do juízo por incompatível com cláusula de eleição de foro disposta no aludido contrato.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com a liberdade de expressão e a homofobia, devendo ser avaliadas em consonância com a Convenção Americana de Direitos Humanos e também com a visão do STF.

I. A Convenção Americana de Direitos Humanos, embora garanta a liberdade de expressão, proíbe expressamente o dito ‘hate speech’.

II. A Convenção Americana de Direitos Humanos, embora estabeleça como regra a vedação à censura prévia, admite que a lei submeta os espetáculos públicos a censura prévia, com o objetivo exclusivo de regular o acesso a eles, para proteção moral da infância e da adolescência.

III. Quando no exercício do discurso religioso, considerado o legítimo proselitismo que lhe é reconhecido, manifestações que estimulem a hostilidade contra pessoas homossexuais são, segundo o STF, excepcionalmente toleradas.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(DPE/RJ – FGV – 2021) Segundo a jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos, reforçada no “Caso Ximenes Lopes vs. Brasil”, são fundamentos da responsabilidade internacional do Estado:


 

(EMAGIS) Sobre as Súmulas da TNU em matéria previdenciária/assistencial, avalie as seguintes assertivas.

I. A partir da entrada em vigor da Lei n. 8.870/94, o décimo terceiro salário integra o salário de contribuição para fins de cálculo do salário de benefício.

II. Nas ações em que se postula benefício assistencial, é necessária a comprovação das condições socioeconômicas do autor por laudo de assistente social, por auto de constatação lavrado por oficial de justiça ou, sendo inviabilizados os referidos meios, por prova testemunhal.

III. Comprovado que o requerente é portador do vírus HIV, está evidenciada a incapacidade exigida para a concessão de aposentadoria por invalidez, mercê da elevada estigmatização social da doença, o que não dispensa, contudo, o exame em torno dos demais requisitos legais para a concessão do benefício em tela.

Estão incorretos somente os itens:


 

(EMAGIS) A respeito do poder normativo do Presidente da República de organização da Administração Pública e também dos limites financeiros a este poder aplicáveis, avalie as assertivas que seguem.

I. O Decreto em questão não pode gerar aumento de despesa.

II. O Decreto em questão não pode criar Ministérios.

III. A técnica da desconcentração administrativa pode ser operacionalizada pelo poder normativo em questão além de, por exemplo, poder extinguir funções ou cargos públicos quando vagos.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do princípio da anterioridade tributária.

I. Decidindo sobre a CPMF, o STF estabeleceu que a prorrogação do prazo de vigência do tributo não configura o aumento indireto que atrai a incidência da regra da noventena.

II. Decidindo sobre a CPMF, o STF estabeleceu que a revogação da norma que reduziria alíquota do tributo configura o aumento indireto que atrai a incidência da regra da noventena, ainda que no caso a revogação tenha importado em continuidade da cobrança no patamar que já vinha sendo cobrado.

III. As contribuições sociais para a seguridade social sujeitam-se à regra da noventena, mas não à da anterioridade anual.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Considere que a pessoa jurídica Fatura Muito impetre em 01/06/2021 mandado de segurança em que, na condição de contribuinte de CONFINS e PIS, pleiteie a exclusão da base de cálculo dessas contribuições do valor do ICMS que inclui no preço de venda de suas mercadorias.

A propósito, e tendo presente recente julgamento de embargos de declaração pelo STF no recurso extraordinário em que definiu sob repercussão geral a tese aplicável ao caso, avalie as assertivas que seguem.

I. A tese da exclusão do ICMS da base de cálculo das contribuições em questão aplica-se ao mandado de segurança em questão para recolhimentos posteriores a 15/03/2017.

II. A tese da exclusão do ICMS da base de cálculo das contribuições aplicar-se-ia para recolhimentos compreendidos no qüinqüênio anterior à impetração do mandamus se tivesse este sido ajuizado antes de 15/03/2017.

III. O decote na base de cálculo de COFINS e PIS deve tomar a integralidade do valor do ICMS destacado na nota pelo contribuinte vendedor, não do valor que, após a dedução de seus créditos de ICMS pela entrada de insumos, for efetivamente recolher ao Fisco estadual.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 27.2021

(EMAGIS) Felipe, anos após a morte de seu pai, ocorrida durante o período de exceção de Ditadura Militar no Brasil, é informado por Jair, militar, que, ao contrário do que fora dito à época à família de Felipe, o óbito de seu pai decorrera de tortura praticada por agentes da ditadura a fim de colher do falecido pai de Felipe informações sobre outros perseguidos pelo Regime. Tenha presente também que Felipe, diante dessas informações, pretenda ajuizar ação de indenização por danos morais e materiais contra o ente político a que vinculados ditos agentes das condutas de tortura.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam dos direitos autorais e devem ser avaliadas em consonância com a Lei 9.610/1998 e sua leitura pela jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.

Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a herança jacente, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Quanto aos atos e negócios processuais no âmbito do processo civil, julgue os itens abaixo.

I. Os atos processuais são públicos, todavia tramitam em segredo de justiça, dentre outros, os processos que versem sobre arbitragem, inclusive sobre cumprimento de carta arbitral, desde que a confidencialidade estipulada na arbitragem seja comprovada perante o juízo.

II. O direito de consultar os autos de processo que tramite em segredo de justiça e de pedir certidões de seus atos é restrito aos procuradores das partes.

III. O negócio jurídico processual somente se submeterá à homologação quando expressamente exigido em norma jurídica, admitindo-se, em todo caso, o controle de validade da convenção.

Estão corretos somente os itens:


 

(PGR – Procurador da República – 2017 – adaptada) Quanto à ação rescisória, o CPC/2015 introduziu as seguintes modificações em comparação com o regime do CPC/1973:

I. O Ministério Público tem legitimidade para propô-la, quando não foi ouvido no processo em que era obrigatória a sua intervenção.

II. O depósito prévio de cinco por cento sobre o valor da causa é requisito essencial para a propositura da ação.

III. A coação da parte vencedora, em detrimento da parte vencida, passou a ser expressamente prevista entre as hipóteses de cabimento da ação.

IV. Se a decisão judicial for composta de capítulos, o pedido rescisório pode ter por objeto apenas um deles.

Das proposições acima:


 

(EMAGIS) Considere que, em ação de cobrança ajuizada pelo Banco Credor contra João Devedor, visando ao recebimento de crédito decorrente de contrato de mútuo, João Devedor, assim que citado, alegue incompetência do juízo por incompatível com cláusula de eleição de foro disposta no aludido contrato.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) De acordo com o Código de Defesa do Consumidor e a jurisprudência consolidada, assinale a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe a Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente) a respeito dos crimes ali previstos, assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) A teoria da ação significante pretende traçar uma nova perspectiva dos conceitos e significados básicos de direito penal. Acerca dessa teoria, analise as assertivas abaixo e marque a alternativa que apresenta as assertivas corretamente:

I. Segundo essa teoria, somente se fala em ação humana relevante para o Direito Penal quando se puder relacioná-la a determinado tipo penal.

II. Vives Antón formulou o conceito significativo de ação, identificando-a com o sentido de um substrato normativo. Esta teoria apresenta uma nova interpretação conceitual, um novo paradigma para o conceito de conduta penalmente relevante.

III. Para a os defensores da Teoria Significativa da Ação, existe, tal como defende a Teoria Finalista da Ação, um conceito ôntico-ontológico de conduta, ou seja, há a possibilidade de um conceito de conduta humana válido para todas as diferentes espécies de ações que o ser humano pode realizar.

IV. Para essa teoria, o delito seria composto por uma pretensão de relevância, que se dividiria em relevância conceitual e relevância de ofensividade.

Marque a afirmação que apresenta as assertivas corretamente:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com os regimes fechado, semiaberto e aberto, bem como com as atividades de trabalho e estudo do apenado em tais regimes.

Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com a conformação penal da conduta homofóbica ou transfóbica do agente que envolva aversão à orientação sexual ou à identidade de gênero da vítima.

I. Trata-se, segundo o STF, de conduta abrangida pelos mandados constitucionais de criminalização dispostos nos incisos XLI e XLII do artigo 5º da CF.

II. Traduz, segundo o STF, expressão de racismo, compreendido este em sua dimensão social, submetendo-se, por adequação típica, aos tipos penais definidos na Lei nº 7.716/1989.

III. Por omissão legislativa e considerado o princípio da estrita legalidade penal, inexiste forma qualificada de homicídio que enquadre aquele cometido por aversão do agente à orientação sexual da vítima.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(TJ/AL – Juiz Substituto – FCC – 2019) Quanto ao concurso formal,


 

(EMAGIS) A respeito das provas no processo penal, marque a alternativa CORRETA:


 

(TJ/AL – Juiz Substituto – FCC – 2019) No procedimento comum,


 

(EMAGIS) A respeito da remição da pena pelo trabalho e pelo estudo, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as conclusões lançadas pelo Supremo Tribunal Federal na Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão 26, na qual decidida a alegação de omissão legislativa do Congresso Nacional em definir crimes que abranjam condutas relacionadas com a homofobia.
Marque, a propósito, a assertiva INCORRETA.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta:

 

(MPE/PR – Promotor de Justiça – 2019) Sobre o princípio federativo, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Entre as finalidades justificadoras da intervenção da União nos Estados e no Distrito Federal, não está incluída:


 

(EMAGIS) Acerca dos pedidos insertos nas ações eleitorais (Ação de Investigação Judicial Eleitoral – art. 22, LC 64/90; Representações por captação ilícita de recursos, por captação ilícita de sufrágio e de condutas vedadas - Lei 9504/97, arts. 30-A, 41-A e 73, respectivamente; e Ação de Impugnação ao Mandato Eletivo – art. 14, §10, CF/88), é correto afirmar:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os títulos de crédito. Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a ordem de preferência dos créditos nos processos de falência e recuperação judicial, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do princípio da anterioridade tributária.

I. Decidindo sobre a CPMF, o STF estabeleceu que a prorrogação do prazo de vigência do tributo não configura o aumento indireto que atrai a incidência da regra da noventena.

II. Decidindo sobre a CPMF, o STF estabeleceu que a revogação da norma que reduziria alíquota do tributo configura o aumento indireto que atrai a incidência da regra da noventena, ainda que no caso a revogação tenha importado em continuidade da cobrança no patamar que já vinha sendo cobrado.

III. As contribuições sociais para a seguridade social sujeitam-se à regra da noventena, mas não à da anterioridade anual.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem referem-se a execução fiscal contra sociedade empresarial que tenha matriz e filiais, devendo ser apreciadas em consonância com a jurisprudência do STJ.

I. Ainda que o débito seja da filial e tenha esta CNPJ próprio, pode ser feita penhora em dinheiro via Bacenjud nas contas da matriz, isto é, fazendo-se constrição no sistema pelo CNPJ desta última.

II. A natureza das filiais é de estabelecimentos secundários da mesma pessoa jurídica.

III. Caso as filiais possuam CNPJ próprio, terão autonomia administrativa e operacional para fins fiscalizatórios, além de autonomia jurídica, já que inexistente relação de dependência entre o CNPJ das filiais e o da matriz.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do cômputo das Áreas de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal (RL), devendo ser avaliadas em consonância com o Código Florestal (Lei 12.651/2012) e com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) Quanto à origem e ao objeto do Direito Administrativo, aquilate as proposições articuladas a seguir.

I. No campo normativo, a Constituição Francesa é apontada como a “certidão de nascimento” do Direito Administrativo, pois estabeleceu, de forma pioneira, normas de organização administrativa e de solução de litígios contra a Administração Pública.

II. Inicialmente concebido a partir da noção de serviço público, o Direito Administrativo foi alargado e encontrou fundamento na concepção tradicional do interesse público. Atualmente, influenciado pelo fenômeno da constitucionalização do ordenamento jurídico, é adequado sustentar que o seu principal objetivo reside na satisfação dos direitos fundamentais.

III. Não obstante a França seja o berço do Direito Administrativo, o primeiro livro da disciplina surgiu na Itália, em 1814.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da teoria do órgão público, devendo ser avaliadas em consonância com a lei e também com a jurisprudência do STF.

I. Trata-se, segundo a Lei 9.784/1999, de unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta.

II. Caso o órgão tenha sido criado em lei em sentido formal, não pode ser extinto por Decreto do Presidente da República.

III. Caso, embora mencionado o órgão em lei formal, nela não se definam suas atribuições e seus integrantes, ter-se-á órgão subalterno, passível de extinção por Decreto do Presidente da República.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(PGE/TO – Procurador do Estado – FCC – 2018) Acerca das modernas correntes doutrinárias que buscam repensar o Direito Administrativo no Brasil, Carlos Ari Sundfeld observa:

Embora o livro de referência de Bandeira de Mello continue saindo em edições atualizadas, por volta da metade da década de 1990 começou a perder aos poucos a capacidade de representar as visões do meio – e de influir [...] Ao lado disso, teóricos mais jovens lançaram, com ampla aceitação, uma forte contestação a um dos princípios científicos que, há muitos anos, o autor defendia como fundamental ao direito administrativo [...]. (Adaptado de: Direito administrativo para céticos, 2a ed., p. 53)
O princípio mencionado pelo autor e que esteve sob forte debate acadêmico nos últimos anos é o princípio da


 

(EMAGIS) Em relação aos bens públicos e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I. Se o particular ocupa indevidamente um bem público, somente haverá direito de retenção em relação às benfeitorias necessárias eventualmente realizadas para assegurar a conservação do bem.

II. A inexistência de registro imobiliário do bem objeto de ação de usucapião induz presunção de que o imóvel consubstancia terra devoluta.

III. Ainda que ausente pedido explícito neste sentido, a ação possessória pode ser convertida em ação indenizatória (desapropriação indireta) a fim de assegurar tutela alternativa equivalente ao particular, quando a invasão coletiva consolidada inviabilizar o cumprimento do mandado reintegratório pelo município.

Há erro:


 

(EMAGIS) A respeito da participação do Ministério Púbico na composição dos Tribunais, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) Considerando o entendimento consolidado pelo STF, assinale a alternativa CORRETA:


 

(DPE/RJ – FGV – 2021) Segundo a jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos, reforçada no “Caso Ximenes Lopes vs. Brasil”, são fundamentos da responsabilidade internacional do Estado:


 

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 27.2021

(EMAGIS) Felipe, anos após a morte de seu pai, ocorrida durante o período de exceção de Ditadura Militar no Brasil, é informado por Jair, militar, que, ao contrário do que fora dito à época à família de Felipe, o óbito de seu pai decorrera de tortura praticada por agentes da ditadura a fim de colher do falecido pai de Felipe informações sobre outros perseguidos pelo Regime. Tenha presente também que Felipe, diante dessas informações, pretenda ajuizar ação de indenização por danos morais e materiais contra o ente político a que vinculados ditos agentes das condutas de tortura.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam dos direitos autorais e devem ser avaliadas em consonância com a Lei 9.610/1998 e sua leitura pela jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.

Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a herança jacente, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Quanto aos atos e negócios processuais no âmbito do processo civil, julgue os itens abaixo.

I. Os atos processuais são públicos, todavia tramitam em segredo de justiça, dentre outros, os processos que versem sobre arbitragem, inclusive sobre cumprimento de carta arbitral, desde que a confidencialidade estipulada na arbitragem seja comprovada perante o juízo.

II. O direito de consultar os autos de processo que tramite em segredo de justiça e de pedir certidões de seus atos é restrito aos procuradores das partes.

III. O negócio jurídico processual somente se submeterá à homologação quando expressamente exigido em norma jurídica, admitindo-se, em todo caso, o controle de validade da convenção.

Estão corretos somente os itens:


 

(PGR – Procurador da República – 2017 – adaptada) Quanto à ação rescisória, o CPC/2015 introduziu as seguintes modificações em comparação com o regime do CPC/1973:

I. O Ministério Público tem legitimidade para propô-la, quando não foi ouvido no processo em que era obrigatória a sua intervenção.

II. O depósito prévio de cinco por cento sobre o valor da causa é requisito essencial para a propositura da ação.

III. A coação da parte vencedora, em detrimento da parte vencida, passou a ser expressamente prevista entre as hipóteses de cabimento da ação.

IV. Se a decisão judicial for composta de capítulos, o pedido rescisório pode ter por objeto apenas um deles.

Das proposições acima:


 

(EMAGIS) Considere que, em ação de cobrança ajuizada pelo Banco Credor contra João Devedor, visando ao recebimento de crédito decorrente de contrato de mútuo, João Devedor, assim que citado, alegue incompetência do juízo por incompatível com cláusula de eleição de foro disposta no aludido contrato.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considerando o entendimento consolidado pelo STF, assinale a alternativa CORRETA:


 

(EMAGIS) De acordo com o Código de Defesa do Consumidor e a jurisprudência consolidada, assinale a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe a Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente) a respeito dos crimes ali previstos, assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) A teoria da ação significante pretende traçar uma nova perspectiva dos conceitos e significados básicos de direito penal. Acerca dessa teoria, analise as assertivas abaixo e marque a alternativa que apresenta as assertivas corretamente:

I. Segundo essa teoria, somente se fala em ação humana relevante para o Direito Penal quando se puder relacioná-la a determinado tipo penal.

II. Vives Antón formulou o conceito significativo de ação, identificando-a com o sentido de um substrato normativo. Esta teoria apresenta uma nova interpretação conceitual, um novo paradigma para o conceito de conduta penalmente relevante.

III. Para a os defensores da Teoria Significativa da Ação, existe, tal como defende a Teoria Finalista da Ação, um conceito ôntico-ontológico de conduta, ou seja, há a possibilidade de um conceito de conduta humana válido para todas as diferentes espécies de ações que o ser humano pode realizar.

IV. Para essa teoria, o delito seria composto por uma pretensão de relevância, que se dividiria em relevância conceitual e relevância de ofensividade.

Marque a afirmação que apresenta as assertivas corretamente:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com os regimes fechado, semiaberto e aberto, bem como com as atividades de trabalho e estudo do apenado em tais regimes.

Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com a conformação penal da conduta homofóbica ou transfóbica do agente que envolva aversão à orientação sexual ou à identidade de gênero da vítima.

I. Trata-se, segundo o STF, de conduta abrangida pelos mandados constitucionais de criminalização dispostos nos incisos XLI e XLII do artigo 5º da CF.

II. Traduz, segundo o STF, expressão de racismo, compreendido este em sua dimensão social, submetendo-se, por adequação típica, aos tipos penais definidos na Lei nº 7.716/1989.

III. Por omissão legislativa e considerado o princípio da estrita legalidade penal, inexiste forma qualificada de homicídio que enquadre aquele cometido por aversão do agente à orientação sexual da vítima.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(TJ/AL – Juiz Substituto – FCC – 2019) Quanto ao concurso formal,


 

(EMAGIS) A respeito das provas no processo penal, marque a alternativa CORRETA:


 

(TJ/AL – Juiz Substituto – FCC – 2019) No procedimento comum,


 

(EMAGIS) A respeito da remição da pena pelo trabalho e pelo estudo, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as conclusões lançadas pelo Supremo Tribunal Federal na Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão 26, na qual decidida a alegação de omissão legislativa do Congresso Nacional em definir crimes que abranjam condutas relacionadas com a homofobia.
Marque, a propósito, a assertiva INCORRETA.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta:

 

(MPE/PR – Promotor de Justiça – 2019) Sobre o princípio federativo, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Entre as finalidades justificadoras da intervenção da União nos Estados e no Distrito Federal, não está incluída:


 

(DPE/RJ – FGV – 2021) Segundo a jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos, reforçada no “Caso Ximenes Lopes vs. Brasil”, são fundamentos da responsabilidade internacional do Estado:


 

(EMAGIS) Quanto à origem e ao objeto do Direito Administrativo, aquilate as proposições articuladas a seguir.

I. No campo normativo, a Constituição Francesa é apontada como a “certidão de nascimento” do Direito Administrativo, pois estabeleceu, de forma pioneira, normas de organização administrativa e de solução de litígios contra a Administração Pública.

II. Inicialmente concebido a partir da noção de serviço público, o Direito Administrativo foi alargado e encontrou fundamento na concepção tradicional do interesse público. Atualmente, influenciado pelo fenômeno da constitucionalização do ordenamento jurídico, é adequado sustentar que o seu principal objetivo reside na satisfação dos direitos fundamentais.

III. Não obstante a França seja o berço do Direito Administrativo, o primeiro livro da disciplina surgiu na Itália, em 1814.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da teoria do órgão público, devendo ser avaliadas em consonância com a lei e também com a jurisprudência do STF.

I. Trata-se, segundo a Lei 9.784/1999, de unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta.

II. Caso o órgão tenha sido criado em lei em sentido formal, não pode ser extinto por Decreto do Presidente da República.

III. Caso, embora mencionado o órgão em lei formal, nela não se definam suas atribuições e seus integrantes, ter-se-á órgão subalterno, passível de extinção por Decreto do Presidente da República.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(PGE/TO – Procurador do Estado – FCC – 2018) Acerca das modernas correntes doutrinárias que buscam repensar o Direito Administrativo no Brasil, Carlos Ari Sundfeld observa:

Embora o livro de referência de Bandeira de Mello continue saindo em edições atualizadas, por volta da metade da década de 1990 começou a perder aos poucos a capacidade de representar as visões do meio – e de influir [...] Ao lado disso, teóricos mais jovens lançaram, com ampla aceitação, uma forte contestação a um dos princípios científicos que, há muitos anos, o autor defendia como fundamental ao direito administrativo [...]. (Adaptado de: Direito administrativo para céticos, 2a ed., p. 53)
O princípio mencionado pelo autor e que esteve sob forte debate acadêmico nos últimos anos é o princípio da


 

(EMAGIS) Em relação aos bens públicos e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I. Se o particular ocupa indevidamente um bem público, somente haverá direito de retenção em relação às benfeitorias necessárias eventualmente realizadas para assegurar a conservação do bem.

II. A inexistência de registro imobiliário do bem objeto de ação de usucapião induz presunção de que o imóvel consubstancia terra devoluta.

III. Ainda que ausente pedido explícito neste sentido, a ação possessória pode ser convertida em ação indenizatória (desapropriação indireta) a fim de assegurar tutela alternativa equivalente ao particular, quando a invasão coletiva consolidada inviabilizar o cumprimento do mandado reintegratório pelo município.

Há erro:


 

(EMAGIS) Acerca dos pedidos insertos nas ações eleitorais (Ação de Investigação Judicial Eleitoral – art. 22, LC 64/90; Representações por captação ilícita de recursos, por captação ilícita de sufrágio e de condutas vedadas - Lei 9504/97, arts. 30-A, 41-A e 73, respectivamente; e Ação de Impugnação ao Mandato Eletivo – art. 14, §10, CF/88), é correto afirmar:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os títulos de crédito. Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a ordem de preferência dos créditos nos processos de falência e recuperação judicial, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do princípio da anterioridade tributária.

I. Decidindo sobre a CPMF, o STF estabeleceu que a prorrogação do prazo de vigência do tributo não configura o aumento indireto que atrai a incidência da regra da noventena.

II. Decidindo sobre a CPMF, o STF estabeleceu que a revogação da norma que reduziria alíquota do tributo configura o aumento indireto que atrai a incidência da regra da noventena, ainda que no caso a revogação tenha importado em continuidade da cobrança no patamar que já vinha sendo cobrado.

III. As contribuições sociais para a seguridade social sujeitam-se à regra da noventena, mas não à da anterioridade anual.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem referem-se a execução fiscal contra sociedade empresarial que tenha matriz e filiais, devendo ser apreciadas em consonância com a jurisprudência do STJ.

I. Ainda que o débito seja da filial e tenha esta CNPJ próprio, pode ser feita penhora em dinheiro via Bacenjud nas contas da matriz, isto é, fazendo-se constrição no sistema pelo CNPJ desta última.

II. A natureza das filiais é de estabelecimentos secundários da mesma pessoa jurídica.

III. Caso as filiais possuam CNPJ próprio, terão autonomia administrativa e operacional para fins fiscalizatórios, além de autonomia jurídica, já que inexistente relação de dependência entre o CNPJ das filiais e o da matriz.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do cômputo das Áreas de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal (RL), devendo ser avaliadas em consonância com o Código Florestal (Lei 12.651/2012) e com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da participação do Ministério Púbico na composição dos Tribunais, assinale a alternativa correta:


 

(DPE/AM – FCC – 2018) Com a promulgação da Emenda Constitucional nº 45, a Constituição Federal passou a prever a autonomia funcional, administrativa e a iniciativa de proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na Lei de Diretrizes Orçamentárias


 

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 27.2021

(EMAGIS) Quanto à origem e ao objeto do Direito Administrativo, aquilate as proposições articuladas a seguir.

I. No campo normativo, a Constituição Francesa é apontada como a “certidão de nascimento” do Direito Administrativo, pois estabeleceu, de forma pioneira, normas de organização administrativa e de solução de litígios contra a Administração Pública.

II. Inicialmente concebido a partir da noção de serviço público, o Direito Administrativo foi alargado e encontrou fundamento na concepção tradicional do interesse público. Atualmente, influenciado pelo fenômeno da constitucionalização do ordenamento jurídico, é adequado sustentar que o seu principal objetivo reside na satisfação dos direitos fundamentais.

III. Não obstante a França seja o berço do Direito Administrativo, o primeiro livro da disciplina surgiu na Itália, em 1814.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da teoria do órgão público, devendo ser avaliadas em consonância com a lei e também com a jurisprudência do STF.

I. Trata-se, segundo a Lei 9.784/1999, de unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta.

II. Caso o órgão tenha sido criado em lei em sentido formal, não pode ser extinto por Decreto do Presidente da República.

III. Caso, embora mencionado o órgão em lei formal, nela não se definam suas atribuições e seus integrantes, ter-se-á órgão subalterno, passível de extinção por Decreto do Presidente da República.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(PGE/TO – Procurador do Estado – FCC – 2018) Acerca das modernas correntes doutrinárias que buscam repensar o Direito Administrativo no Brasil, Carlos Ari Sundfeld observa:

Embora o livro de referência de Bandeira de Mello continue saindo em edições atualizadas, por volta da metade da década de 1990 começou a perder aos poucos a capacidade de representar as visões do meio – e de influir [...] Ao lado disso, teóricos mais jovens lançaram, com ampla aceitação, uma forte contestação a um dos princípios científicos que, há muitos anos, o autor defendia como fundamental ao direito administrativo [...]. (Adaptado de: Direito administrativo para céticos, 2a ed., p. 53)
O princípio mencionado pelo autor e que esteve sob forte debate acadêmico nos últimos anos é o princípio da


 

(EMAGIS) Em relação aos bens públicos e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I. Se o particular ocupa indevidamente um bem público, somente haverá direito de retenção em relação às benfeitorias necessárias eventualmente realizadas para assegurar a conservação do bem.

II. A inexistência de registro imobiliário do bem objeto de ação de usucapião induz presunção de que o imóvel consubstancia terra devoluta.

III. Ainda que ausente pedido explícito neste sentido, a ação possessória pode ser convertida em ação indenizatória (desapropriação indireta) a fim de assegurar tutela alternativa equivalente ao particular, quando a invasão coletiva consolidada inviabilizar o cumprimento do mandado reintegratório pelo município.

Há erro:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as conclusões lançadas pelo Supremo Tribunal Federal na Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão 26, na qual decidida a alegação de omissão legislativa do Congresso Nacional em definir crimes que abranjam condutas relacionadas com a homofobia.
Marque, a propósito, a assertiva INCORRETA.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta:

 

(MPE/PR – Promotor de Justiça – 2019) Sobre o princípio federativo, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Entre as finalidades justificadoras da intervenção da União nos Estados e no Distrito Federal, não está incluída:


 

(EMAGIS) Quanto aos atos e negócios processuais no âmbito do processo civil, julgue os itens abaixo.

I. Os atos processuais são públicos, todavia tramitam em segredo de justiça, dentre outros, os processos que versem sobre arbitragem, inclusive sobre cumprimento de carta arbitral, desde que a confidencialidade estipulada na arbitragem seja comprovada perante o juízo.

II. O direito de consultar os autos de processo que tramite em segredo de justiça e de pedir certidões de seus atos é restrito aos procuradores das partes.

III. O negócio jurídico processual somente se submeterá à homologação quando expressamente exigido em norma jurídica, admitindo-se, em todo caso, o controle de validade da convenção.

Estão corretos somente os itens:


 

(PGR – Procurador da República – 2017 – adaptada) Quanto à ação rescisória, o CPC/2015 introduziu as seguintes modificações em comparação com o regime do CPC/1973:

I. O Ministério Público tem legitimidade para propô-la, quando não foi ouvido no processo em que era obrigatória a sua intervenção.

II. O depósito prévio de cinco por cento sobre o valor da causa é requisito essencial para a propositura da ação.

III. A coação da parte vencedora, em detrimento da parte vencida, passou a ser expressamente prevista entre as hipóteses de cabimento da ação.

IV. Se a decisão judicial for composta de capítulos, o pedido rescisório pode ter por objeto apenas um deles.

Das proposições acima:


 

(EMAGIS) Considere que, em ação de cobrança ajuizada pelo Banco Credor contra João Devedor, visando ao recebimento de crédito decorrente de contrato de mútuo, João Devedor, assim que citado, alegue incompetência do juízo por incompatível com cláusula de eleição de foro disposta no aludido contrato.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Felipe, anos após a morte de seu pai, ocorrida durante o período de exceção de Ditadura Militar no Brasil, é informado por Jair, militar, que, ao contrário do que fora dito à época à família de Felipe, o óbito de seu pai decorrera de tortura praticada por agentes da ditadura a fim de colher do falecido pai de Felipe informações sobre outros perseguidos pelo Regime. Tenha presente também que Felipe, diante dessas informações, pretenda ajuizar ação de indenização por danos morais e materiais contra o ente político a que vinculados ditos agentes das condutas de tortura.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam dos direitos autorais e devem ser avaliadas em consonância com a Lei 9.610/1998 e sua leitura pela jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.

Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a herança jacente, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os títulos de crédito. Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a ordem de preferência dos créditos nos processos de falência e recuperação judicial, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do princípio da anterioridade tributária.

I. Decidindo sobre a CPMF, o STF estabeleceu que a prorrogação do prazo de vigência do tributo não configura o aumento indireto que atrai a incidência da regra da noventena.

II. Decidindo sobre a CPMF, o STF estabeleceu que a revogação da norma que reduziria alíquota do tributo configura o aumento indireto que atrai a incidência da regra da noventena, ainda que no caso a revogação tenha importado em continuidade da cobrança no patamar que já vinha sendo cobrado.

III. As contribuições sociais para a seguridade social sujeitam-se à regra da noventena, mas não à da anterioridade anual.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem referem-se a execução fiscal contra sociedade empresarial que tenha matriz e filiais, devendo ser apreciadas em consonância com a jurisprudência do STJ.

I. Ainda que o débito seja da filial e tenha esta CNPJ próprio, pode ser feita penhora em dinheiro via Bacenjud nas contas da matriz, isto é, fazendo-se constrição no sistema pelo CNPJ desta última.

II. A natureza das filiais é de estabelecimentos secundários da mesma pessoa jurídica.

III. Caso as filiais possuam CNPJ próprio, terão autonomia administrativa e operacional para fins fiscalizatórios, além de autonomia jurídica, já que inexistente relação de dependência entre o CNPJ das filiais e o da matriz.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito do poder normativo do Presidente da República de organização da Administração Pública e também dos limites financeiros a este poder aplicáveis, avalie as assertivas que seguem.

I. O Decreto em questão não pode gerar aumento de despesa.

II. O Decreto em questão não pode criar Ministérios.

III. A técnica da desconcentração administrativa pode ser operacionalizada pelo poder normativo em questão além de, por exemplo, poder extinguir funções ou cargos públicos quando vagos.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(CPCON/UEPB – Advogado na UEPB – 2017) A Constituição Federal de 1988 preconiza como direito dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social,


 

(PGE/TO – Procurador do Estado – FCC – 2018) O Direito Processual do Trabalho brasileiro se apropria de determinados métodos de solução de conflitos interindividuais e sociais, como a autodefesa, a autocomposição e a heterocomposição, podendo ser identificados como exemplos práticos destas, respectivamente:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do cômputo das Áreas de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal (RL), devendo ser avaliadas em consonância com o Código Florestal (Lei 12.651/2012) e com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(DPE/AM – FCC – 2018) Com a promulgação da Emenda Constitucional nº 45, a Constituição Federal passou a prever a autonomia funcional, administrativa e a iniciativa de proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na Lei de Diretrizes Orçamentárias


 

(DPE/RJ – FGV – 2021) Segundo a jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos, reforçada no “Caso Ximenes Lopes vs. Brasil”, são fundamentos da responsabilidade internacional do Estado:


 

(EMAGIS) A teoria da ação significante pretende traçar uma nova perspectiva dos conceitos e significados básicos de direito penal. Acerca dessa teoria, analise as assertivas abaixo e marque a alternativa que apresenta as assertivas corretamente:

I. Segundo essa teoria, somente se fala em ação humana relevante para o Direito Penal quando se puder relacioná-la a determinado tipo penal.

II. Vives Antón formulou o conceito significativo de ação, identificando-a com o sentido de um substrato normativo. Esta teoria apresenta uma nova interpretação conceitual, um novo paradigma para o conceito de conduta penalmente relevante.

III. Para a os defensores da Teoria Significativa da Ação, existe, tal como defende a Teoria Finalista da Ação, um conceito ôntico-ontológico de conduta, ou seja, há a possibilidade de um conceito de conduta humana válido para todas as diferentes espécies de ações que o ser humano pode realizar.

IV. Para essa teoria, o delito seria composto por uma pretensão de relevância, que se dividiria em relevância conceitual e relevância de ofensividade.

Marque a afirmação que apresenta as assertivas corretamente:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com os regimes fechado, semiaberto e aberto, bem como com as atividades de trabalho e estudo do apenado em tais regimes.

Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com a conformação penal da conduta homofóbica ou transfóbica do agente que envolva aversão à orientação sexual ou à identidade de gênero da vítima.

I. Trata-se, segundo o STF, de conduta abrangida pelos mandados constitucionais de criminalização dispostos nos incisos XLI e XLII do artigo 5º da CF.

II. Traduz, segundo o STF, expressão de racismo, compreendido este em sua dimensão social, submetendo-se, por adequação típica, aos tipos penais definidos na Lei nº 7.716/1989.

III. Por omissão legislativa e considerado o princípio da estrita legalidade penal, inexiste forma qualificada de homicídio que enquadre aquele cometido por aversão do agente à orientação sexual da vítima.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(TJ/AL – Juiz Substituto – FCC – 2019) Quanto ao concurso formal,


 

(EMAGIS) A respeito das provas no processo penal, marque a alternativa CORRETA:


 

(TJ/AL – Juiz Substituto – FCC – 2019) No procedimento comum,


 

(EMAGIS) A respeito da remição da pena pelo trabalho e pelo estudo, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considerando o entendimento consolidado pelo STF, assinale a alternativa CORRETA:


 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe a Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente) a respeito dos crimes ali previstos, assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) De acordo com o Código de Defesa do Consumidor e a jurisprudência consolidada, assinale a alternativa CORRETA.


 

Discursivas - Rodada 27.2021 - Questão 1

Considere hipoteticamente que o Estado do Mato Grosso editou a Lei nº 10.010/2020, que proibiu que, durante a pandemia da Covid19, as operadoras de planos de saúde suspendessem ou cancelassem os serviços por falta de pagamento. Essa lei é constitucional? Disserte sobre o tema. (Máximo 15 linhas).

Discursivas - Rodada 27.2021 - Questão 2

Rafael da Cruz Almeida possui paraplegia dos membros inferiores e, em razão disso, necessita de cadeira de rodas. Ele adquiriu uma passagem aérea de Porto Alegre (RS) para Brasília (DF). No momento do embarque, no entanto, houve um problema para entrar na aeronave: o ingresso não ocorreu por meio da ponte de embarque (conhecida como “finger”). Como a aeronave estava pousada longe do terminal, o embarque ocorreu do modo “antigo”, ou seja, os passageiros pegaram um ônibus que os levou até o avião e lá chegando tiveram que subir as escadas para entrar na aeronave. Rafael da Cruz Almeida foi no ônibus até o avião, mas, lá chegando, não havia nenhum mecanismo adequado para permitir que ele ingressasse na aeronave. Poderia ser uma rampa móvel ou um “ambulift”, que é um veículo com plataforma que eleva a pessoa com cadeira de rodas para que ela fique na mesma altura da aeronave e entre normalmente no avião. Ou seja, tecnicamente, existem meios. Como no aeroporto local não havia nenhum dos dois, os funcionários na companhia aérea subiram as escadas carregando Rafael da Cruz no colo. Esclareça de, na perspectiva de Direitos Humanos à luz da Convenção InterAmericana sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra Pessoas com Deficiência, promulgada pelo Decreto nº 3.956/2001, e da Convenção Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, promulgada pelo Decreto 6.949/2009, houve violação a ensejar responsabilidade civil. Fundamente sua resposta nos aspectos conceituais e doutrinários de direitos humanos pertinentes. [Até 12 linhas].

Discursivas - Rodada 27.2021 - Questão 3

Uma criança indígena faleceu no interior do Mato Grosso do Sul. Ficou constatado que o óbito ocorreu em razão da má prestação do serviço público de saúde. A criança, mesmo ainda com a saúde debilitada, recebeu indevidamente alta do hospital público, o que agravou ainda mais seu estado. Diante disso, o Ministério Público Federal ingressou com ação civil pública contra a União e a Fundação Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul pedindo o pagamento de indenização por danos morais individuais (em favor dos pais da criança) e por danos morais coletivos. O juízo de 1ª instância afirmou que o Ministério Público seria parte ilegítima para pleitear a condenação das rés (União e FUNSAU), de forma solidária, ao pagamento de indenização por danos morais aos genitores da menor. Segundo argumentou o magistrado, a pretensão tem natureza de direito individual, disponível e divisível, de modo que o Ministério Público Federal não possuiria legitimidade ativa para pedir indenização por eventual dano moral sofrido pelos pais da menor falecida. Para o juiz, não se vislumbra qualquer relação, ainda que reflexa, com os direitos do povo indígena, portanto, não se aplica ao caso o regime de substituição processual (legitimação extraordinária). A questão posta não versaria sobre interesses ou direitos difusos, coletivos ou individuais homogêneos (art. 81, parágrafo único, do CDC) da comunidade indígena. A decisão foi mantida pelo TRF da 3ª Região. Merece reforma no Superior Tribunal de Justiça o entendimento? Responda fundamentadamente, enfrentando com destaque a questão processual civil da legitimidade ativa ad causam do MPF. [Explique em até 15 linhas].

Discursivas - Rodada 27.2021 - Questão 4

Tibúrcio Mendes, ex-servidor público, teve a sua aposentadoria cassada, dois anos depois de se aposentar, em decorrência de processo administrativo que reconheceu a prática por ele, na atividade, de infração disciplinar punível com pena de demissão. Ao questionar judicialmente o ato administrativo, alegou incompatibilidade da pena aplicada com o regime constitucional previdenciário dos servidores públicos, de caráter contributivo, pois teria direito ao recebimento de benefício, uma vez que recolheu as contribuições devidas. Discorra sobre a solução jurídica adequada para a controvérsia. Máximo 15 linhas.

Discursivas - Rodada 27.2021 - Questão 5

Nereidalva Chamego nunca desistiu do seu amor por Jagunço Lacraio, em que pese o envolvimento com a criminalidade o tenha conduzido ao cumprimento de longa pena privativa de liberdade.

Para estreitar os contatos entre o casal e manter viva a chama da paixão, Nereidalva, em uma visita de rotina ocorrida no dia 02/06/2021, ingressou no estabelecimento prisional com um mini aparelho celular escondido em parte de seu corpo que não precisa ser detalhada.

O problema é que, por um lapso, esquecera de inserir o chip no aparelho. Assim, em 1º/07/2021, na sua próxima visita ao seu amado, valendo-se do mesmo meio de execução e semelhantes condições de tempo e lugar, ingressou com o chip no estabelecimento prisional e logrou êxito em entregar-lhe o chip.

Nessa hipótese, indaga-se: em qual tipo penal incorreu Nereidalva? Responda, fundamentamente, em até 15 (quinze) linhas, indicando, inclusive, a ocorrência de concurso material, formal ou continuidade delitiva, se for o caso.

Discursivas - Rodada 27.2021

Considere hipoteticamente que o Estado do Mato Grosso editou a Lei nº 10.010/2020, que proibiu que, durante a pandemia da Covid19, as operadoras de planos de saúde suspendessem ou cancelassem os serviços por falta de pagamento. Essa lei é constitucional? Disserte sobre o tema. (Máximo 15 linhas).

 

Rafael da Cruz Almeida possui paraplegia dos membros inferiores e, em razão disso, necessita de cadeira de rodas. Ele adquiriu uma passagem aérea de Porto Alegre (RS) para Brasília (DF). No momento do embarque, no entanto, houve um problema para entrar na aeronave: o ingresso não ocorreu por meio da ponte de embarque (conhecida como “finger”). Como a aeronave estava pousada longe do terminal, o embarque ocorreu do modo “antigo”, ou seja, os passageiros pegaram um ônibus que os levou até o avião e lá chegando tiveram que subir as escadas para entrar na aeronave. Rafael da Cruz Almeida foi no ônibus até o avião, mas, lá chegando, não havia nenhum mecanismo adequado para permitir que ele ingressasse na aeronave. Poderia ser uma rampa móvel ou um “ambulift”, que é um veículo com plataforma que eleva a pessoa com cadeira de rodas para que ela fique na mesma altura da aeronave e entre normalmente no avião. Ou seja, tecnicamente, existem meios. Como no aeroporto local não havia nenhum dos dois, os funcionários na companhia aérea subiram as escadas carregando Rafael da Cruz no colo. Esclareça de, na perspectiva de Direitos Humanos à luz da Convenção InterAmericana sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra Pessoas com Deficiência, promulgada pelo Decreto nº 3.956/2001, e da Convenção Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, promulgada pelo Decreto 6.949/2009, houve violação a ensejar responsabilidade civil. Fundamente sua resposta nos aspectos conceituais e doutrinários de direitos humanos pertinentes. [Até 12 linhas].

 

Uma criança indígena faleceu no interior do Mato Grosso do Sul. Ficou constatado que o óbito ocorreu em razão da má prestação do serviço público de saúde. A criança, mesmo ainda com a saúde debilitada, recebeu indevidamente alta do hospital público, o que agravou ainda mais seu estado. Diante disso, o Ministério Público Federal ingressou com ação civil pública contra a União e a Fundação Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul pedindo o pagamento de indenização por danos morais individuais (em favor dos pais da criança) e por danos morais coletivos. O juízo de 1ª instância afirmou que o Ministério Público seria parte ilegítima para pleitear a condenação das rés (União e FUNSAU), de forma solidária, ao pagamento de indenização por danos morais aos genitores da menor. Segundo argumentou o magistrado, a pretensão tem natureza de direito individual, disponível e divisível, de modo que o Ministério Público Federal não possuiria legitimidade ativa para pedir indenização por eventual dano moral sofrido pelos pais da menor falecida. Para o juiz, não se vislumbra qualquer relação, ainda que reflexa, com os direitos do povo indígena, portanto, não se aplica ao caso o regime de substituição processual (legitimação extraordinária). A questão posta não versaria sobre interesses ou direitos difusos, coletivos ou individuais homogêneos (art. 81, parágrafo único, do CDC) da comunidade indígena. A decisão foi mantida pelo TRF da 3ª Região. Merece reforma no Superior Tribunal de Justiça o entendimento? Responda fundamentadamente, enfrentando com destaque a questão processual civil da legitimidade ativa ad causam do MPF. [Explique em até 15 linhas].

 

Tibúrcio Mendes, ex-servidor público, teve a sua aposentadoria cassada, dois anos depois de se aposentar, em decorrência de processo administrativo que reconheceu a prática por ele, na atividade, de infração disciplinar punível com pena de demissão. Ao questionar judicialmente o ato administrativo, alegou incompatibilidade da pena aplicada com o regime constitucional previdenciário dos servidores públicos, de caráter contributivo, pois teria direito ao recebimento de benefício, uma vez que recolheu as contribuições devidas. Discorra sobre a solução jurídica adequada para a controvérsia. Máximo 15 linhas.

 

Nereidalva Chamego nunca desistiu do seu amor por Jagunço Lacraio, em que pese o envolvimento com a criminalidade o tenha conduzido ao cumprimento de longa pena privativa de liberdade.

Para estreitar os contatos entre o casal e manter viva a chama da paixão, Nereidalva, em uma visita de rotina ocorrida no dia 02/06/2021, ingressou no estabelecimento prisional com um mini aparelho celular escondido em parte de seu corpo que não precisa ser detalhada.

O problema é que, por um lapso, esquecera de inserir o chip no aparelho. Assim, em 1º/07/2021, na sua próxima visita ao seu amado, valendo-se do mesmo meio de execução e semelhantes condições de tempo e lugar, ingressou com o chip no estabelecimento prisional e logrou êxito em entregar-lhe o chip.

Nessa hipótese, indaga-se: em qual tipo penal incorreu Nereidalva? Responda, fundamentamente, em até 15 (quinze) linhas, indicando, inclusive, a ocorrência de concurso material, formal ou continuidade delitiva, se for o caso.

 

Defensoria Pública Estadual - Rodada 27.2021

João é dono de um pequeno comércio instalado em sua própria residência, na cidade de Teresina-PI, auferindo um rendimento líquido mensal em torno de 01 salário mínimo. Em 2014, adquiriu de seu vizinho José, um freezer e um forno elétrico, ambos seminovos, pagando um valor 20% mais barato do que pagaria por dois aparelhos novos.

Nesse mês de junho, João foi citado em ação de reintegração de posse dos bens móveis acima mencionados proposta por Armano, que alegou ser o verdadeiro dono do freezer e do forno elétrico, pois eles teriam sido furtados de sua casa em 2014. Sua inicial veio instruída com o boletim da ocorrência policial respectiva e documentação dos bens que comprovam suas alegações. A ação tramita na 12ª Vara Cível de Teresina-PI.

Na sessão de mediação/conciliação entre as partes, João explicou que adquiriu de boa-fé os bens de José, seu vizinho à época da venda, assim como não tinha como desconfiar da situação. Disse que pagou um preço justo pelos aparelhos e que, desde então, vem utilizando o forno e o freezer em seu pequeno comércio, única fonte de sustento de sua família. Explicou, também, que é conhecido em toda a comunidade e que nunca compraria qualquer bem que fosse objeto de furto, esclarecendo, por último, que José não reside no local desde 2015, não tendo mais qualquer notícia sobre o mesmo.

Diante da impossibilidade de acordo entre as partes e abertura do prazo para resposta, João procurou a Defensoria Pública, relatando a situação acima mencionada. Na condição de Defensor(a) Público(a) do réu, elabore a medida processual cível mais adequada para a defesa dos interesses do assistido.

 

Sentença Federal - Rodada 27.2021

Segue abaixo o enunciado da Rodada. Não precisa redigir o Relatório na resposta. Bom exercício!

O Ministério Público Federal ofereceu denúncia contra Nestor, William e João, todos qualificados às fls. 03/04, imputando-lhes a prática dos delitos capitulados nos arts. 33, caput, e 35, c/c art. 40, I, IV, e VI, todos da Lei n. 11.343/2006; e art. 16, da Lei n. 10.826/2003. Em relação a Nestor, ainda foi imputado o delito do art. 304 do CP. Narra a denúncia, verbis:

“Em fiscalização de rotina realizada nas proximidades do município de Codajás, precisamente na altura da ilha do Paraná dos Corós, Nestor, William e João, foram flagrados realizando o crime de tráfico transnacional de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, sendo que o primeiro ainda consumou o crime de uso de documento falso.

Os três denunciados traziam em sua embarcação 229 kg de cocaína organizados em 23 pacotes, além de 5 celulares, 263 munições para fuzil de calibre 556, 50 munições para rifle marca Winchester de calibre 380, dinheiro em espécie no montante de R$ 33.360,00 (trinta e três mil, trezentos e sessenta reais), e, Nestor ainda apresentou RG, título de eleitor e um CPF com o nome falso de “LUIZ CARDOSO”.

Os flagranteados estavam acompanhados de dois menores, C.B.S (15 anos de idade) e A.R.C (17 anos de idade), os quais foram encaminhados à DEAI (Polícia Civil) para providências próprias conforme ECA. Destaca-se que os menores apreendidos têm laços familiares com Nestor, sendo o primeiro seu filho e o segundo seu sobrinho. Os adolescentes admitiram que receberiam de Nestor, ao fim da viagem, o valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais) cada um pela participação na empreitada (fls. 53/54 do IPL).

Segundo apurado, a equipe da DRE/SR/PF/AM estava em fiscalização na altura da ilha Paraná dos Corós, próximo a Codajás, quando encontraram os indiciados transportando drogas em uma lancha preta de fibra de vidro, com dois motores de 200Hp. Segundo o relato, a droga estava exposta, seu transporte não foi feito de forma velada na embarcação. Além das drogas, foi encontrado dinheiro, armas e celulares, todavia, as armas foram jogadas na água quando os denunciados avistaram a equipe da PF.

Além dos 229 kg de cocaína, foram apreendidos 5 celulares, munições, R$ 33.360,00 (trinta e três mil trezentos e sessenta reais) a embarcação e motores utilizados, conforme o auto 348/2020. Importante levar em consideração que a embarcação continha 3 bandoleiras em ótimo estado; 20 velas novas de motor; 70 litros de óleo 2t; 460 litros de gasolina pura; 200 litros de gasolina misturada; 2 peras de embarcação; 22 potes de óleo super Texaco; 8 lubrificantes GL5. Os itens tiveram apreensão determinada no despacho prévio e seu perdimento em favor da União, assim como a Polícia Federal fez requerimento para autorização de uso, assim como os valores apreendidos nos termos do art. 61 e seguintes da Lei 11.343/2006.

Autoria e materialidade delitivas do crime de tráfico internacional de drogas restam demonstradas pelos seguintes elementos: auto de prisão em flagrante (fls. 02/13 do IPL), auto de apreensão (fls. 18/20 do IPL), laudos preliminar (fls. 15/17 do IPL) e definitivo (fls. 98/101) atestando positivo para a substância cocaína, na forma de base livre, no total aproximado de 213,1 kg, incidindo a conduta dos réus na modalidade transportar, prevista no caput do art. 33 da Lei de Drogas, conforme os depoimentos das testemunhas que conduziram o flagrante, bem como pela confissão dos próprios denunciados na fase policial. As munições apreendidas também foram periciadas, sendo confirmadas seus calibres e natureza (restrita).

A transnacionalidade da droga também é indene de dúvidas, pois, os acusados admitiram que o embarque e transporte do entorpecente teve início em Santa Rosa, no Peru, com a sua entrega programada para a cidade de Manacapuru/AM, segundo declarou um dos corréus, Nestor, em seu flagrante, bem como pelo depoimento do policial que participou da prisão dos acusados, Heitor. João e William receberiam, cada um, a quantia de R$ 10 mil reais pelo serviço, enquanto Nestor, o chefe do grupo, receberia R$ 25 mil pelo transporte. Nestor disse que sua identidade falsa foi adquirida por R$ 2 mil reais. Foram apreendidos RG, título de eleitor e um CPF com o nome falso de LUIZ CARDOSO. O crime de uso de documento falso foi confirmado pela informação 610/20. Os documentos foram encaminhados para análise pericial, conforme memorando 3041/20, sendo confirmada a falsidade material pelo laudo 500/2020 SR/DPF/AM.

Em seus interrogatórios em sede policial, os denunciados informaram que, no momento do flagrante, portavam duas armas, um fuzil e uma pistola, as quais jogaram no rio antes de serem abordados pela Polícia Federal. Deve-se atentar também para a presença de farta munição na embarcação usada pelos acusados e de bandoleiras de fuzil, indicativo de que se encontravam armados e preparados para um eventual embate com criminosos interessados em roubar a carga de drogas, conhecidos no jargão do crime como “piratas”.

Em relação ao crime do art. 35 da LD, há elementos a demonstrar a reunião de duas ou mais pessoas e o vínculo psicológico e estável para o tráfico de droga, notadamente: a grande quantidade de entorpecente, totalizando a massa líquida de 213,1 kg, assim como seu vultoso valor comercial; também deve ser levado em conta o fato de os acusados estarem bem preparados para uma viagem longa, o que se prova pela expressiva quantidade de combustível, lubrificantes e velas de motor apreendidas com os acusados; outra característica que demonstra a associação estável entre os réus é a própria divisão de tarefas que se infere a partir dos depoimentos destes, sendo João responsável pela manutenção dos motores da lancha e seu abastecimento, enquanto Nestor e William se revezavam na pilotagem da embarcação, havendo uma liderança de Nestor, devido a sua maior experiência neste tipo de delito.

Assim sendo, além da reunião de três agentes, os elementos acima citados, levados em conjunto, demonstram o vínculo estável que estes tinham entre si para o cometimento do delito de tráfico, tendo em vista o grau de preparo e investimento financeiro para a realização do transporte dos entorpecentes, o alto valor da carga e a soma relativamente expressiva em espécie apreendida com os acusados.

Na audiência de custódia, foi decretada a prisão dos denunciados (fls. 01v/02).”

Regularmente notificados, os réus apresentaram suas defesas prévias. Recebimento da Denúncia à fl. 102. Audiência de Instrução e Julgamento, com respectivo termo às fls. 143/144.

A testemunha de acusação Heitor (APF) informou que os réus, por ocasião do flagrante, logo se depararam com os policiais, jogaram suas armas no rio. As outras duas testemunhas de acusação (agentes da PF) também ratificaram em juízo o que dito em sede policial, confirmando-se o desdobramento dos fatos como narrado na denúncia.

O réu João retificou em parte o seu interrogatório prestado em sede policial. Em interrogatório feito no momento de seu flagrante, o réu admitiu ter saído junto com a embarcação de Santa Rosa/Peru, e ciente que esta carregava entorpecentes. Entretanto, perante o magistrado, informou que iniciou sua viagem na cidade de Tabatinga com destino a Manaus e que receberia R$ 2.000,00 pela empreitada. Disse, também, que estava na embarcação com drogas na função de mecânico, contratado por uma pessoa identificada como “CLEITON”, devido ao seu conhecimento sobre motores. Alega ainda que não viu a munição na lancha até o momento de sua prisão, e que os menores não tinham função na viagem, apenas acompanhavam o corréu Nestor. Também ao contrário do que dito em sede policial, nega ter jogado alguma arma no rio durante a abordagem pelos agentes federais.

William também mudou a versão dos fatos. Em seu interrogatório na época do flagrante, o réu admitiu ter adentrado na embarcação ainda em Santa Rosa, já com a droga dentro e na companhia apenas do peruano João. Declarou ainda que o responsável pelo transporte seria Nestor, além de admitir a existência das armas no interior da embarcação. Diante do Juízo Federal, por sua vez, alegou que não sabia que a lancha se encontrava carregando drogas. Alega que teria sido chamado por uma pessoa chamada “RISO” para trabalhar em uma pescaria, sendo contratado para abastecer a lancha por R$ 2.000,00 (dois mil reais), durante todo o trajeto até Manacapuru, tomando ciência do carregamento somente durante o percurso, não tendo visto a droga no início da viagem, mas que a droga foi carregada no meio da viagem, já em Tabatinga. Nega ter visto a munição na lancha, somente na Polícia Federal. Informou, ainda, não ter experiência em barcos de pesca.

Em seu interrogatório policial, Nestor admitiu ter embarcado na cidade de Santa Rosa, no Peru, ciente de que o barco carregava entorpecentes, tendo admitido ainda ter recebido dinheiro em espécie de um homem antes da viagem, destinado às despesas e ao pagamento dos demais tripulantes. Declarou que receberia mais R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) ao fim da viagem, quando entregaria a carga de drogas nas proximidades de Manacapuru. Admitiu o porte de um fuzil e uma pistola. Sobre os menores que estavam a bordo, declarou que os levou para “não deixá-los sozinhos”. As declarações do acusado em seu interrogatório judicial divergem das apresentadas no momento de seu flagrante. Em juízo alegou que saiu com a carga de entorpecente de Tabatinga, no chamado “porto da Comara”, negando a existência de armas e munição na embarcação, não sabendo dizer onde estava a munição apreendida no flagrante. Admite que estava com o documento falso. Alega ainda que não teria aceitado inicialmente a oferta de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais), devido aos riscos de ataques de “piratas” no rio, mas a pessoa que o contratou estaria ameaçando seu filho e sobrinho. Diz que levou os menores pois iria para Santarém/PA, se estabelecer junto com os adolescentes. Argumenta que o dinheiro apreendido no barco era para as despesas da viagem. Admitiu que dirigia a lancha, mas nega que era líder do grupo.

Antecedentes juntados aos autos. Constam registros de ações penais anteriores em nome dos réus, mas ainda sem o trânsito em julgado. Cada um possui duas ações penais pelo crime de tráfico de drogas.

Alegações Finais do MPF, às fls. 151/156. Reitera o pedido de condenação dos réus e manutenção das prisões preventivas.

Em suas alegações finais, os réus aduzem:

a) Incompetência da Justiça Federal, uma vez que não demonstrada a transnacionalidade da conduta.

b) Em caso de condenação quanto aos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de armas/munições, que as reprimendas iniciem no mínimo legal. Ainda, requerem a aplicação da causa de diminuição de pena prevista no §4º, do art. 33, da Lei n. 11.343/2006, na proporção de 2/3, pois eles atendem às circunstâncias previstas na referida lei.

c) Pedem a absolvição quanto ao crime previsto no art. 35, da LD, com fundamento na atipicidade do fato, uma vez que inexistem a permanência e a estabilidade da associação, as quais são essenciais para a caracterização da associação criminosa.

d) Especificamente quanto a João, pede o reconhecimento de que o réu agiu como “mula”, e, ainda, que seja levado em conta que possui bons antecedentes.

e) Desnecessidade de manutenção da prisão preventiva.

 

Objetivas DP Estadual - Rodada 27.2021

(DPE/AM – FCC – 2018) Com a promulgação da Emenda Constitucional nº 45, a Constituição Federal passou a prever a autonomia funcional, administrativa e a iniciativa de proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na Lei de Diretrizes Orçamentárias


 

(DPE/RJ – FGV – 2021) Segundo a jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos, reforçada no “Caso Ximenes Lopes vs. Brasil”, são fundamentos da responsabilidade internacional do Estado:


 

(EMAGIS) A teoria da ação significante pretende traçar uma nova perspectiva dos conceitos e significados básicos de direito penal. Acerca dessa teoria, analise as assertivas abaixo e marque a alternativa que apresenta as assertivas corretamente:

I. Segundo essa teoria, somente se fala em ação humana relevante para o Direito Penal quando se puder relacioná-la a determinado tipo penal.

II. Vives Antón formulou o conceito significativo de ação, identificando-a com o sentido de um substrato normativo. Esta teoria apresenta uma nova interpretação conceitual, um novo paradigma para o conceito de conduta penalmente relevante.

III. Para a os defensores da Teoria Significativa da Ação, existe, tal como defende a Teoria Finalista da Ação, um conceito ôntico-ontológico de conduta, ou seja, há a possibilidade de um conceito de conduta humana válido para todas as diferentes espécies de ações que o ser humano pode realizar.

IV. Para essa teoria, o delito seria composto por uma pretensão de relevância, que se dividiria em relevância conceitual e relevância de ofensividade.

Marque a afirmação que apresenta as assertivas corretamente:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com os regimes fechado, semiaberto e aberto, bem como com as atividades de trabalho e estudo do apenado em tais regimes.

Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com a conformação penal da conduta homofóbica ou transfóbica do agente que envolva aversão à orientação sexual ou à identidade de gênero da vítima.

I. Trata-se, segundo o STF, de conduta abrangida pelos mandados constitucionais de criminalização dispostos nos incisos XLI e XLII do artigo 5º da CF.

II. Traduz, segundo o STF, expressão de racismo, compreendido este em sua dimensão social, submetendo-se, por adequação típica, aos tipos penais definidos na Lei nº 7.716/1989.

III. Por omissão legislativa e considerado o princípio da estrita legalidade penal, inexiste forma qualificada de homicídio que enquadre aquele cometido por aversão do agente à orientação sexual da vítima.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(TJ/AL – Juiz Substituto – FCC – 2019) Quanto ao concurso formal,


 

(EMAGIS) A respeito das provas no processo penal, marque a alternativa CORRETA:


 

(TJ/AL – Juiz Substituto – FCC – 2019) No procedimento comum,


 

(EMAGIS) A respeito da remição da pena pelo trabalho e pelo estudo, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Felipe, anos após a morte de seu pai, ocorrida durante o período de exceção de Ditadura Militar no Brasil, é informado por Jair, militar, que, ao contrário do que fora dito à época à família de Felipe, o óbito de seu pai decorrera de tortura praticada por agentes da ditadura a fim de colher do falecido pai de Felipe informações sobre outros perseguidos pelo Regime. Tenha presente também que Felipe, diante dessas informações, pretenda ajuizar ação de indenização por danos morais e materiais contra o ente político a que vinculados ditos agentes das condutas de tortura.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam dos direitos autorais e devem ser avaliadas em consonância com a Lei 9.610/1998 e sua leitura pela jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.

Marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a herança jacente, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Quanto aos atos e negócios processuais no âmbito do processo civil, julgue os itens abaixo.

I. Os atos processuais são públicos, todavia tramitam em segredo de justiça, dentre outros, os processos que versem sobre arbitragem, inclusive sobre cumprimento de carta arbitral, desde que a confidencialidade estipulada na arbitragem seja comprovada perante o juízo.

II. O direito de consultar os autos de processo que tramite em segredo de justiça e de pedir certidões de seus atos é restrito aos procuradores das partes.

III. O negócio jurídico processual somente se submeterá à homologação quando expressamente exigido em norma jurídica, admitindo-se, em todo caso, o controle de validade da convenção.

Estão corretos somente os itens:


 

(PGR – Procurador da República – 2017 – adaptada) Quanto à ação rescisória, o CPC/2015 introduziu as seguintes modificações em comparação com o regime do CPC/1973:

I. O Ministério Público tem legitimidade para propô-la, quando não foi ouvido no processo em que era obrigatória a sua intervenção.

II. O depósito prévio de cinco por cento sobre o valor da causa é requisito essencial para a propositura da ação.

III. A coação da parte vencedora, em detrimento da parte vencida, passou a ser expressamente prevista entre as hipóteses de cabimento da ação.

IV. Se a decisão judicial for composta de capítulos, o pedido rescisório pode ter por objeto apenas um deles.

Das proposições acima:


 

(EMAGIS) Considere que, em ação de cobrança ajuizada pelo Banco Credor contra João Devedor, visando ao recebimento de crédito decorrente de contrato de mútuo, João Devedor, assim que citado, alegue incompetência do juízo por incompatível com cláusula de eleição de foro disposta no aludido contrato.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considerando o entendimento consolidado pelo STF, assinale a alternativa CORRETA:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as conclusões lançadas pelo Supremo Tribunal Federal na Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão 26, na qual decidida a alegação de omissão legislativa do Congresso Nacional em definir crimes que abranjam condutas relacionadas com a homofobia.
Marque, a propósito, a assertiva INCORRETA.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta:

 

(MPE/PR – Promotor de Justiça – 2019) Sobre o princípio federativo, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Entre as finalidades justificadoras da intervenção da União nos Estados e no Distrito Federal, não está incluída:


 

(EMAGIS) Quanto à origem e ao objeto do Direito Administrativo, aquilate as proposições articuladas a seguir.

I. No campo normativo, a Constituição Francesa é apontada como a “certidão de nascimento” do Direito Administrativo, pois estabeleceu, de forma pioneira, normas de organização administrativa e de solução de litígios contra a Administração Pública.

II. Inicialmente concebido a partir da noção de serviço público, o Direito Administrativo foi alargado e encontrou fundamento na concepção tradicional do interesse público. Atualmente, influenciado pelo fenômeno da constitucionalização do ordenamento jurídico, é adequado sustentar que o seu principal objetivo reside na satisfação dos direitos fundamentais.

III. Não obstante a França seja o berço do Direito Administrativo, o primeiro livro da disciplina surgiu na Itália, em 1814.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da teoria do órgão público, devendo ser avaliadas em consonância com a lei e também com a jurisprudência do STF.

I. Trata-se, segundo a Lei 9.784/1999, de unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta.

II. Caso o órgão tenha sido criado em lei em sentido formal, não pode ser extinto por Decreto do Presidente da República.

III. Caso, embora mencionado o órgão em lei formal, nela não se definam suas atribuições e seus integrantes, ter-se-á órgão subalterno, passível de extinção por Decreto do Presidente da República.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(PGE/TO – Procurador do Estado – FCC – 2018) Acerca das modernas correntes doutrinárias que buscam repensar o Direito Administrativo no Brasil, Carlos Ari Sundfeld observa:

Embora o livro de referência de Bandeira de Mello continue saindo em edições atualizadas, por volta da metade da década de 1990 começou a perder aos poucos a capacidade de representar as visões do meio – e de influir [...] Ao lado disso, teóricos mais jovens lançaram, com ampla aceitação, uma forte contestação a um dos princípios científicos que, há muitos anos, o autor defendia como fundamental ao direito administrativo [...]. (Adaptado de: Direito administrativo para céticos, 2a ed., p. 53)
O princípio mencionado pelo autor e que esteve sob forte debate acadêmico nos últimos anos é o princípio da


 

(EMAGIS) Em relação aos bens públicos e temas correlatos, julgue os itens abaixo.

I. Se o particular ocupa indevidamente um bem público, somente haverá direito de retenção em relação às benfeitorias necessárias eventualmente realizadas para assegurar a conservação do bem.

II. A inexistência de registro imobiliário do bem objeto de ação de usucapião induz presunção de que o imóvel consubstancia terra devoluta.

III. Ainda que ausente pedido explícito neste sentido, a ação possessória pode ser convertida em ação indenizatória (desapropriação indireta) a fim de assegurar tutela alternativa equivalente ao particular, quando a invasão coletiva consolidada inviabilizar o cumprimento do mandado reintegratório pelo município.

Há erro:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do cômputo das Áreas de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal (RL), devendo ser avaliadas em consonância com o Código Florestal (Lei 12.651/2012) e com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do princípio da anterioridade tributária.

I. Decidindo sobre a CPMF, o STF estabeleceu que a prorrogação do prazo de vigência do tributo não configura o aumento indireto que atrai a incidência da regra da noventena.

II. Decidindo sobre a CPMF, o STF estabeleceu que a revogação da norma que reduziria alíquota do tributo configura o aumento indireto que atrai a incidência da regra da noventena, ainda que no caso a revogação tenha importado em continuidade da cobrança no patamar que já vinha sendo cobrado.

III. As contribuições sociais para a seguridade social sujeitam-se à regra da noventena, mas não à da anterioridade anual.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem referem-se a execução fiscal contra sociedade empresarial que tenha matriz e filiais, devendo ser apreciadas em consonância com a jurisprudência do STJ.

I. Ainda que o débito seja da filial e tenha esta CNPJ próprio, pode ser feita penhora em dinheiro via Bacenjud nas contas da matriz, isto é, fazendo-se constrição no sistema pelo CNPJ desta última.

II. A natureza das filiais é de estabelecimentos secundários da mesma pessoa jurídica.

III. Caso as filiais possuam CNPJ próprio, terão autonomia administrativa e operacional para fins fiscalizatórios, além de autonomia jurídica, já que inexistente relação de dependência entre o CNPJ das filiais e o da matriz.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com os títulos de crédito. Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a ordem de preferência dos créditos nos processos de falência e recuperação judicial, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe a Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente) a respeito dos crimes ali previstos, assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) De acordo com o Código de Defesa do Consumidor e a jurisprudência consolidada, assinale a alternativa CORRETA.


 

- Prova Discursiva - Concurso Emagis 2021

QUESTÃO DISCURSIVA

Exclusão de candidato em concurso público em razão de ter sido condenado em ação penal ainda não transitada em julgado: discorra sobre o tema em até 20 (vinte) linhas. 

 

PEÇA PROCESSUAL

O Ministério Público Federal na Bahia ofereceu denúncia contra Cornélio Procópio, imputando-lhe a seguinte conduta, resumida abaixo:

“No dia 12 de abril de 2021, às 2 horas da madrugada, na Rua São João, nº 123, Vila Peixe, Itabuna/BA, o denunciado acima qualificado, consciente e voluntariamente, destruiu um portão metálico e acessou o interior da Agência Central dos Correios de Itabuna/BA, subtraindo para si três tablets e um notebook, todos de propriedade da empresa pública federal. Ato contínuo, ao fugir do referido local e dentro de seu veículo VW Polo, placa PTB-0123, foi surpreendido pelo segurança da agência, Romildo Romário, que tentou impedir a fuga do agente. Imediatamente, com o objetivo de manter a posse da res furtiva, o denunciado lançou deliberadamente o carro em direção a Romildo Romário, tendo-o atingido de forma fatal. Um quarteirão depois, contudo, o denunciado foi preso em flagrante por policiais e os equipamentos de informática, avaliados em R$ 12.000,00 (doze mil reais), foram recuperados”.

A ação penal tramitou sem vícios processuais, tendo sido observados o contraditório e ampla defesa. Em audiência de instrução, os fatos narrados na denúncia foram cabalmente comprovados, sem prejuízo das provas periciais já existente nos autos. O Juízo Federal competente proferiu sentença que condenou o réu nas penas do art. 155, parágrafo quarto, inciso I c/c art. 14, inciso II c/c art. 302, parágrafo primeiro, inciso III, da Lei n° 9.503/97, em concurso formal impróprio.

Na condição de Procurador(a) da República responsável pelo caso, redija a peça processual cabível. Considere que a sentença não tem omissões, obscuridades ou contradições. O relatório está dispensado.

 

- Prova Discursiva - Concurso Emagis 2021

QUESTÃO DISCURSIVA

Exclusão de candidato em concurso público em razão de ter sido condenado em ação penal ainda não transitada em julgado: discorra sobre o tema em até 20 (vinte) linhas. 

 

PEÇA PROCESSUAL

No dia 30 de maio de 2021, João Canalha dirigiu-se à sede dos Correios da cidade onde mora, Diadema/SP, para abrir uma conta na Caixa Econômica Federal situada na agência dos Correios, que atua como correspondente bancário (banco postal). Na ocasião, apresentou documentos falsos para o funcionário responsável e conseguiu abrir a conta.

Depois da abertura da conta, Canalha começou a aplicar golpes pelo WhatsApp. Os golpes consistiam na utilização de perfis falsos (“clonados”) para se passar por um amigo da vítima e, por meio de conversa travada no aplicativo, solicitar transferência de quantia em dinheiro para a conta aberta fraudulentamente, averbando que teria ocorrido um problema na sua própria conta, que lhe impedia de fazer transferências.

Dias depois, quando as vítimas entravam em contato com o amigo para cobrar a devolução do empréstimo, este informava que não havia solicitado nenhuma transferência, ocasião em que elas percebiam terem caído num golpe.

Soraia, residente em Diadema/SP, Fátima, residente em Santo Amaro/SP, Armando, residente em Santo André/SP, e Paulo, residente em Marília/SP, foram vítimas do golpe.

O Delegado de Polícia Federal em Diadema/SP instaurou o inquérito policial nº 123/2021 para apurar os fatos. No decorrer das investigações, por meio de interceptação telefônica judicialmente decretada pela 2ª Vara Criminal Federal da Subseção Judiciária de Diadema/SP, descobriu-se a autoria, bem como que João Canalha acessava o WhatsApp por meio de seu celular e por seu “notebook” para praticar os golpes. Descobriu ainda que João reside na Rua dos Alfeneiros, nº 4, Centro, em Diadema/SP.

Ademais, diligências empreendidas pela equipe de investigação trouxeram aos autos da investigação informação de que João não tem emprego formal e que recentemente adquirira um carro marca/modelo Mercedes GLA 200, cor preta, placa ABC-1234.

Por meio da interceptação telefônica, a autoridade policial colheu conversa de Canalha com seu irmão em que ele dizia desconfiar de que estava sendo investigado, razão pela qual averbou que compraria passagem aérea para deixar a cidade de Diadema/SP no primeiro voo disponível.

Diante dos fatos narrados, na qualidade de Delegado de Polícia Federal presidente do inquérito policial, você deverá apresentar a medida judicial necessária para a continuidade das investigações.

Boa prática!

 

- Prova Discursiva - Concurso Emagis 2021

QUESTÃO DISCURSIVA

Exclusão de candidato em concurso público em razão de ter sido condenado em ação penal ainda não transitada em julgado: discorra sobre o tema em até 20 (vinte) linhas. 

 

PEÇA PROCESSUAL

A sociedade de economia mista XPTO, integrante da administração indireta do Município Y e prestadora de serviços públicos, foi, uma semana depois do despacho que determinou a sua citação, devidamente citada, no dia 30 de janeiro de 2021, em execução fiscal proposta pelo Estado ALFA, para pagar débito tributário de IPVA, com vencimento em 11 de março de 2016, ou apresentar bens à penhora, nos termos do art. 8º da Lei 6.830/80 (LEF).

No prazo legal, a pessoa jurídica ofereceu bens em garantia do juízo e ofertou embargos à execução.

Na oportunidade, suscitou, em prejudicial de mérito, a prescrição da pretensão executória, já que o crédito tributário foi constituído no 1º dia do exercício de 2016, na forma do art. 142 do CTN, com a sua cientificação para o recolhimento da exação. Concluiu, assim, que ao tempo da citação já tinha transcorrido o prazo prescricional quinquenal para a execução fiscal, na forma do art. 173, I, do CTN.

No mérito, alegou não ser possível o exercício da competência tributária pelo Estado ALFA para tributá-la pelo IPVA sobre veículo de sua propriedade, pois, embora tenha capital aberto e suas ações sejam negociadas em bolsa de valores, não tem como finalidade a obtenção de lucro - ainda que haja a distribuição de dividendos entre os seus acionistas - e a atividade que desempenha é considerada serviço público não sujeito à exploração privada. Apontou que o STF estende o alcance da imunidade tributária recíproca extensiva às empresas públicas e às sociedades de economia mista que exerçam atividade tipicamente estatal, devendo ser aplicada a norma do art. 150, § 2º, da CF ao caso sub judice.

Com base em tais fundamentos, a sociedade de economia mista XPTO pleiteou o acolhimento das suas alegações e, ao final, a improcedência da execução fiscal.

O Estado ALFA foi intimado para manifestação.

Como Procurador, apresente a peça processual adequada, sem criar fatos novos. É dispensado o relato dos fatos.

 

  9434 item(ns)
Primeiro Anterior  209   210   211   212   213  Proximo Ultimo

Cesta de Rodadas Pretéritas

Adicione à cesta os planos das Rodadas Pretéritas que você deseja adquirir.

    Valor Total: R$ ...

    • 1

    Copyright © 2010-2025 - Emagis - Todos os direitos reservados - CNPJ: 12.626.846/0001-10
    O Emagis é uma instituição privada, não possuindo qualquer vinculação a órgãos públicos. ILION.com.br