Emagis
Emagis
HOME MATRICULE-SE POR QUE APROVAMOS MAIS? ENTENDA OS CURSOS RESULTADOS ÁREA RESTRITA
NEWSLETTER
CONTATO
Magistratura MAGISTRATURA
Magistratura MINISTÉRIO PÚBLICO
Magistratura DEFENSORIA PÚBLICA
Magistratura PROCURADORIA
Magistratura DELEGADO DE POLICIA
Programas de Estudos PROGRAMAS DE ESTUDO
Planos de Questões/Provas PLANOS DE QUESTÕES/PROVAS
Cursos Intensivos Simulados CURSOS INTENSIVOS SIMULADOS
Videoaulas VIDEOAULAS
Rodadas Pretéritas RODADAS PRETÉRITAS
Downloads DOWNLOADS
Facebook Intagran Youtube Twitter
Emagis
Bem-vindo(a)



INÍCIO (ÁREA RESTRITA) AVISOS MINHA CONTA ALTERAR DADOS CADASTRAIS RENOVAR/ADQUIRIR PLANO CERTIFICADOS INDIQUE UM AMIGO SAIR
FAÇA SEU LOGIN


ESQUECEU A SENHA?


Seu navegador não suporta este video. Por favor, atualize seu navegador.

Rodadas Pretéritas

  1. Home
  2. Rodadas Pretéritas
  3. Busca
  4. Entenda as rodadas pretéritas
Informações Adicionar

Discursivas 2022

Informações Adicionar

Discursivas TJ/SP 2023

Busque por suas rodadas

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 21.2021

Informações Adicionar

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 21.2021

Informações Adicionar

Delegado de Polícia - Rodada 21.2021

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 21.2021

Informações Adicionar

Objetivas DPF - Rodada 21.2021

Informações Adicionar

Objetivas - Rodada 21.2021

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM - Rodada 21.2021

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 21.2021

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 21.2021

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 21.2021

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 21.2021

Informações Adicionar

Ministério Público Estadual - Rodada 21.2021

Informações Adicionar

Defensoria Pública Estadual - Rodada 21.2021

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 21.2021 - Questão 1

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 21.2021 - Questão 2

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 21.2021 - Questão 3

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 21.2021 - Questão 4

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 21.2021 - Questão 5

Informações Adicionar

PGE/PGM - Rodada 21.2021

Informações Adicionar

PGE/PGM - Rodada 20.2021

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM - Rodada 20.2021

Informações Adicionar

Objetivas DP Estadual - Rodada 20.2021

Informações Adicionar

Objetivas - Rodada 20.2021

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 20.2021

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 21.2021

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com as antinomias.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da remição e aspectos correlatos, avalie as assertivas que seguem.

I. Relativamente à hipoteca como direito real de garantia, a remição é hipótese de extinção da hipoteca.

II. Não extinguirá a hipoteca, devidamente registrada, a arrematação ou adjudicação, sem que tenham sido notificados judicialmente os respectivos credores hipotecários, que não forem de qualquer modo partes na execução.

III. O executado perde o direito de remição da execução uma vez arrematado o imóvel em leilão judicial, mesmo que ainda não assinado o auto de arrematação.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito do inventário e da partilha, avalie as assertivas que seguem.

I. O CPC/2015, diferentemente do CPC/1973, determina a citação no processo tanto do cônjuge do falecido quanto dos cônjuges dos herdeiros do falecido.

II. Para a doutrina civilista, em regra é dispensável a citação dos cônjuges dos herdeiros no processo de inventário e partilha, sendo necessária a citação, todavia, se no feito forem praticados pelo herdeiro atos de disposição da herança.

III. Para o STJ, em anulatória de partilha de imóvel já registrado em nome de herdeiro casado sob o regime de comunhão universal de bens, a citação do cônjuge do precitado herdeiro é indispensável, tratando-se de hipótese de litisconsórcio necessário.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito da modificação ou superação de precedente pelos tribunais superiores, tendo presente a disciplina do CPC/2015 e o magistério da doutrina processualista civil, avalie as assertivas que seguem.

I. Tratando-se de alteração de jurisprudência dominante ou daquela oriunda de julgamento de casos repetitivos, o CPC/2015 autoriza a modulação dos efeitos da alteração.

II. Segundo a doutrina que prevaleceu nas Jornadas de Direito Processual Civil (CJF/STJ), é considerada omissa, para efeitos do cabimento dos embargos de declaração, a decisão que, na superação de precedente, não se manifesta sobre a modulação de efeitos.

III. Segundo a doutrina que prevaleceu no Fórum Permanente de Processualistas Civis (FPPC), presentes os pressupostos do § 3º do art. 927 do CPC/2015, a modificação do precedente tem, como regra, eficácia temporal prospectiva, podendo, no entanto, haver modulação temporal, no caso concreto.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) No que concerne à ação monitória, julgue os itens abaixo revelados.

I. A ação monitória pode ser proposta por aquele que afirmar, com base em prova escrita sem eficácia de título executivo, ter direito de exigir, do devedor capaz, o pagamento de quantia em dinheiro. Não é cabível, no entanto, relativamente ao adimplemento de obrigação de fazer ou de não fazer.

II. Não é admissível como prova escrita, para fins de propositura de ação monitória, prova oral documentada.

III. Não há interesse de agir para a propositura de ação monitória caso o autor detenha título executivo extrajudicial que possa aparelhar o ajuizamento do respectivo processo de execução.

São INCORRETOS os itens:


 

(PGE/TO – Procurador do Estado – FCC – 2018) Em relação aos poderes, deveres e à responsabilidade do juiz, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o contrato de adesão:


 

(EMAGIS) Considere que um professor do ensino fundamental tenha suspeitado de possível ocorrência de maus-tratos contra criança de sua sala de aula e que tenha se omitido de comunicar o fato às autoridades competentes. Nessa hipótese, configurada em tese a infração administrativa 245 do Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa incorreta a respeito do procedimento de apuração respectivo:


 

(EMAGIS) Observa-se na doutrina e na jurisprudência a afirmação de que recentes alterações legislativas em nosso sistema penal e processual penal nele reforçaram características do sistema acusatório, imposto pela Constituição Federal de 1988.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Como prerrogativa decorrente do sistema acusatório, tem-se a condição daquele que sofre persecução penal, em juízo ou fora dele, de sujeito de direitos e de titular de garantias plenamente oponíveis ao poder do Estado.

II. Nesse contexto, insere-se o direito do investigado de ser permanentemente assistido por advogado, mesmo na fase pré-processual da investigação penal, conforme se expressou na Lei nº 8.906/94 através de alteração introduzida pela Lei nº 13.245/2016.

III. A Lei 13.964/2019 (‘Pacote Anticrime), embora tenha incluído no CPP a explicitação da estrutura acusatória do processo penal e a vedação da atuação de ofício do juiz na fase de investigação, não veda a substituição pelo juiz da iniciativa probatória da acusação.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre o conflito aparente de normas penais e os critérios para sua solução, marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) Com base na Lei 12.850/2013, avalie as assertivas abaixo.

I. Considera-se organização criminosa a associação de 3 (três) ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 (quatro) anos, ou que sejam de caráter transnacional.

II. Quem impede ou, de qualquer forma, embaraça a investigação de infração penal que envolva organização criminosa comete crime, com pena de reclusão, de 3 (três) a 8 (oito) anos, e multa.

III. Se houver indícios suficientes de que o funcionário público integra organização criminosa, poderá o juiz determinar seu afastamento cautelar do cargo, emprego ou função, com prejuízo da remuneração, quando a medida se fizer necessária à investigação ou instrução processual.


 

(TJ/RJ – Juiz Substituto – VUNESP – 2019) “Espécie” de legítima defesa que a doutrina afirma ser inexistente, pois a situação fática não é reconhecida como legítima defesa e não exclui a ilicitude de ação:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o concurso formal de crimes e também com o crime de lavagem de dinheiro.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com alterações produzidas no CPP pela Lei 13.964/2019 (‘Pacote Anticrime’) em matéria de prisão preventiva e cautelares pessoais, tendo relação também com a jurisprudência do STJ.

I. Embora a Lei 13.964/2019 tenha expressado a necessidade de requerimento ao juiz para que na fase do inquérito decrete a prisão preventiva do investigado, manteve no artigo 311 a possibilidade da decretação de ofício na fase da ação penal.

II. Embora a Lei 13.964/2019 tenha expressado a necessidade de requerimento ao juiz para que na fase do inquérito decrete medidas cautelares pessoais diversas da prisão contra o investigado, manteve no artigo 282, §2º, a possibilidade da decretação de ofício de tais medidas na fase da ação penal.

III. O STJ sacramentou, por sua 3ª Seção, jurisprudência que acolhe lição doutrinária de que o auto de prisão em flagrante, uma vez enviado ao juízo, funciona também como representação implícita ou tácita da autoridade policial pela prisão preventiva, a funcionar como requerimento a embasar a decretação pelo juiz.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(MPE/MG – Promotor de Justiça Substituto – 2019) Sobre os institutos despenalizadores previstos na Lei n° 9.099/95, marque a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Sobre a transferência de presos para estabelecimento penitenciário federal e também sobre o local da custódia do preso, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da Constituição Dirigente, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a competência do Município para legislar sobre assuntos de interesse local, observada a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.


 

(TST – Juiz do Trabalho – FCC – 2017) A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) foi regulamentada pela Lei n° 9.882/1999. Da mesma forma que a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), a ADPF é uma ação no âmbito do controle abstrato e concentrado de constitucionalidade. Ambas as ações são iguais em diversos aspectos. Em diversas situações, a arguição da inconstitucionalidade de uma lei pode ser feita por meio de qualquer das duas ações, sem diferenças. Mas há situações em que apenas uma delas é cabível. Diante disso, a constitucionalidade de

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o denominado Direito Constitucional Financeiro. Marque, a propósito, a alternativa INCORRETA.

 

(Fundação CEFETMINAS – Analista Judiciário – 2018) NÃO é órgão da Justiça Eleitoral:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a conformação legal do direito dos acionistas de SA ao dividendo obrigatório, tal como disposto no artigo 202 da Lei 6.404/1976 (LSA).

I. O dividendo obrigatório corresponde a parcela dos lucros estabelecida no estatuto ou, se este for omisso, a importância determinada de acordo com as normas da LSA.

II. O estatuto poderá estabelecer o dividendo como porcentagem do lucro ou do capital social, ou fixar outros critérios para determiná-lo, desde que sejam regulados com precisão e minúcia e não sujeitem os acionistas minoritários ao arbítrio dos órgãos de administração ou da maioria.

III. Tanto a assembléia-geral pode deliberar pela distribuição de dividendo inferior ao obrigatório ou retenção de todo o lucro líquido quanto os órgãos da administração podem informar à assembléia-geral ordinária ser ele incompatível com a situação financeira da companhia, tudo nos termos e requisitos traçados pela LSA.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre a empresa e o estabelecimento empresarial, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre os honorários advocatícios de sucumbência na execução fiscal e nos embargos à execução fiscal, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A assertivas que seguem guardam relação com ICMS, isenções fiscais heterônomas e Zona Franca de Manaus.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre o IPI e os princípios da não cumulatividade e da seletividade, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito das Áreas de Preservação Permanente no entorno de reservatórios d’água artificiais implantados para abastecimento público e geração de energia, tendo presente a disciplina do Código Florestal (Lei 12.651/2012) e sua leitura constitucional pelo STF, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) No que tange aos agentes públicos, examine as proposições a seguir expostas.

I. Desde que se mantenha presente o quadro de necessidade temporária de excepcional interesse público, o STF admite a prorrogação indefinida do prazo de contratações temporárias.

II. Segundo o STF, é compatível com a Constituição Federal a previsão legal que exija o transcurso de 24 (vinte e quatro) meses, contados do término do contrato, antes de nova admissão de professor temporário anteriormente contratado.

III. De acordo com o STJ, são imprescritíveis as ações de reintegração em cargo público quando o afastamento se deu em razão de atos de exceção praticados durante o regime militar.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Em relação à intervenção do Estado na propriedade, julgue os itens abaixo.

I. Todos os documentos e os sítios detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos ficaram tombados por determinação constitucional.

II. Segundo o STF, não é necessária prévia autorização do Presidente da República para desapropriação, pelos Estados, de empresa de energia elétrica.

III. De acordo com o STF, a declaração de utilidade pública para desapropriação do imóvel impede o licenciamento de obra a ser realizada, por iniciativa do expropriado, no mesmo bem.

Há erro:


 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) O Município de Fribourg firmou Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho (MPT) com o fim de prever maiores medidas de fiscalização e controle em face das pessoas jurídicas que, com ele, firmarem contrato administrativo de prestação de serviço que envolva utilização intensiva de mão de obra (terceirização de serviços). Com base na Lei nº 8.666/1993, assinale a alternativa INCORRETA:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com vantagens funcionais de servidores públicos e também de magistrados.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da denominada ‘Constituição Econômica de 1988’, marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) Com relação à Seguridade Social, considerada a disciplina da CF/1988, analise os itens abaixo.

I. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à educação, à previdência e à assistência social.

II. As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.

III. É vedada a adoção de requisitos ou critérios diferenciados para concessão de benefícios, ressalvada, nos termos de lei ordinária, a possibilidade de previsão de idade e tempo de contribuição distintos da regra geral para concessão de aposentadoria exclusivamente em favor dos segurados: com deficiência, previamente submetidos a avaliação biopsicossocial realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar; cujas atividades sejam exercidas com efetiva exposição a agentes químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde, ou associação desses agentes, vedada a caracterização por categoria profissional ou ocupação.

Estão incorretos os itens:


 

(PC/PI – UESPI – 2014) A Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica) prevê, no item 2, do art.8º, como garantias judiciais, EXCETO,


 

(EMAGIS) Diz-se que a obrigação da realização da audiência de custódia é também derivação de tratados internacionais de Direitos Humanos assinados pelo Brasil.

A propósito, e tendo presente também a repercussão dessa obrigação em nosso direito interno e na jurisprudência, avalie as assertivas que seguem.

I. Tanto do Pacto de São José da Costa Rica quanto do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos consta o direito de toda pessoa presa, detida ou retida de ser conduzida, sem demora, à presença de um juiz ou outra autoridade autorizada por lei a exercer funções judiciais.

II. O STF expressou recentemente que o quadro atual de pandemia pelo Covid-19 é motivação idônea para que os juízes não realizem audiência de custódia.

III. A Lei 13.964/2019 (‘Pacote Anticrime’) introduziu no CPP a obrigação da realização de audiência de custódia pelo juiz uma vez recebido o auto de prisão em flagrante e cominou para a injustificada omissão a conseqüência da ilegalidade e decorrente relaxamento da prisão.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 21.2021

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com as antinomias.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da remição e aspectos correlatos, avalie as assertivas que seguem.

I. Relativamente à hipoteca como direito real de garantia, a remição é hipótese de extinção da hipoteca.

II. Não extinguirá a hipoteca, devidamente registrada, a arrematação ou adjudicação, sem que tenham sido notificados judicialmente os respectivos credores hipotecários, que não forem de qualquer modo partes na execução.

III. O executado perde o direito de remição da execução uma vez arrematado o imóvel em leilão judicial, mesmo que ainda não assinado o auto de arrematação.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito do inventário e da partilha, avalie as assertivas que seguem.

I. O CPC/2015, diferentemente do CPC/1973, determina a citação no processo tanto do cônjuge do falecido quanto dos cônjuges dos herdeiros do falecido.

II. Para a doutrina civilista, em regra é dispensável a citação dos cônjuges dos herdeiros no processo de inventário e partilha, sendo necessária a citação, todavia, se no feito forem praticados pelo herdeiro atos de disposição da herança.

III. Para o STJ, em anulatória de partilha de imóvel já registrado em nome de herdeiro casado sob o regime de comunhão universal de bens, a citação do cônjuge do precitado herdeiro é indispensável, tratando-se de hipótese de litisconsórcio necessário.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito da modificação ou superação de precedente pelos tribunais superiores, tendo presente a disciplina do CPC/2015 e o magistério da doutrina processualista civil, avalie as assertivas que seguem.

I. Tratando-se de alteração de jurisprudência dominante ou daquela oriunda de julgamento de casos repetitivos, o CPC/2015 autoriza a modulação dos efeitos da alteração.

II. Segundo a doutrina que prevaleceu nas Jornadas de Direito Processual Civil (CJF/STJ), é considerada omissa, para efeitos do cabimento dos embargos de declaração, a decisão que, na superação de precedente, não se manifesta sobre a modulação de efeitos.

III. Segundo a doutrina que prevaleceu no Fórum Permanente de Processualistas Civis (FPPC), presentes os pressupostos do § 3º do art. 927 do CPC/2015, a modificação do precedente tem, como regra, eficácia temporal prospectiva, podendo, no entanto, haver modulação temporal, no caso concreto.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) No que concerne à ação monitória, julgue os itens abaixo revelados.

I. A ação monitória pode ser proposta por aquele que afirmar, com base em prova escrita sem eficácia de título executivo, ter direito de exigir, do devedor capaz, o pagamento de quantia em dinheiro. Não é cabível, no entanto, relativamente ao adimplemento de obrigação de fazer ou de não fazer.

II. Não é admissível como prova escrita, para fins de propositura de ação monitória, prova oral documentada.

III. Não há interesse de agir para a propositura de ação monitória caso o autor detenha título executivo extrajudicial que possa aparelhar o ajuizamento do respectivo processo de execução.

São INCORRETOS os itens:


 

(PGE/TO – Procurador do Estado – FCC – 2018) Em relação aos poderes, deveres e à responsabilidade do juiz, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) A associação estadual de defesa do consumidor (AEDC) de determinado estado da Federação ajuizou ação civil pública contra a única distribuidora de combustíveis do estado, sob a alegação de que o fato de ela ser a única empresa do tipo no mercado constitui monopólio e cartel, o que causa lesão a vários direitos básicos dos consumidores. Na ação, requereu que a empresa fosse condenada a adequar os seus preços à média nacional e a pagar danos morais coletivos. O magistrado competente, ao analisar a inicial, constatou que a associação, cujo estatuto prevê, entre os seus fins institucionais, a defesa ampla dos consumidores, tinha sido legalmente constituída havia seis meses e que não tinha sido juntada autorização assemblear para a propositura da ação.

De acordo com as normas do CDC, o juiz, nesta situação, deve:


 

(EMAGIS) De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o contrato de adesão:


 

(EMAGIS) Considere que um professor do ensino fundamental tenha suspeitado de possível ocorrência de maus-tratos contra criança de sua sala de aula e que tenha se omitido de comunicar o fato às autoridades competentes. Nessa hipótese, configurada em tese a infração administrativa 245 do Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa incorreta a respeito do procedimento de apuração respectivo:


 

(EMAGIS) Observa-se na doutrina e na jurisprudência a afirmação de que recentes alterações legislativas em nosso sistema penal e processual penal nele reforçaram características do sistema acusatório, imposto pela Constituição Federal de 1988.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Como prerrogativa decorrente do sistema acusatório, tem-se a condição daquele que sofre persecução penal, em juízo ou fora dele, de sujeito de direitos e de titular de garantias plenamente oponíveis ao poder do Estado.

II. Nesse contexto, insere-se o direito do investigado de ser permanentemente assistido por advogado, mesmo na fase pré-processual da investigação penal, conforme se expressou na Lei nº 8.906/94 através de alteração introduzida pela Lei nº 13.245/2016.

III. A Lei 13.964/2019 (‘Pacote Anticrime), embora tenha incluído no CPP a explicitação da estrutura acusatória do processo penal e a vedação da atuação de ofício do juiz na fase de investigação, não veda a substituição pelo juiz da iniciativa probatória da acusação.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre o conflito aparente de normas penais e os critérios para sua solução, marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) Com base na Lei 12.850/2013, avalie as assertivas abaixo.

I. Considera-se organização criminosa a associação de 3 (três) ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 (quatro) anos, ou que sejam de caráter transnacional.

II. Quem impede ou, de qualquer forma, embaraça a investigação de infração penal que envolva organização criminosa comete crime, com pena de reclusão, de 3 (três) a 8 (oito) anos, e multa.

III. Se houver indícios suficientes de que o funcionário público integra organização criminosa, poderá o juiz determinar seu afastamento cautelar do cargo, emprego ou função, com prejuízo da remuneração, quando a medida se fizer necessária à investigação ou instrução processual.


 

(TJ/RJ – Juiz Substituto – VUNESP – 2019) “Espécie” de legítima defesa que a doutrina afirma ser inexistente, pois a situação fática não é reconhecida como legítima defesa e não exclui a ilicitude de ação:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com alterações produzidas no CPP pela Lei 13.964/2019 (‘Pacote Anticrime’) em matéria de prisão preventiva e cautelares pessoais, tendo relação também com a jurisprudência do STJ.

I. Embora a Lei 13.964/2019 tenha expressado a necessidade de requerimento ao juiz para que na fase do inquérito decrete a prisão preventiva do investigado, manteve no artigo 311 a possibilidade da decretação de ofício na fase da ação penal.

II. Embora a Lei 13.964/2019 tenha expressado a necessidade de requerimento ao juiz para que na fase do inquérito decrete medidas cautelares pessoais diversas da prisão contra o investigado, manteve no artigo 282, §2º, a possibilidade da decretação de ofício de tais medidas na fase da ação penal.

III. O STJ sacramentou, por sua 3ª Seção, jurisprudência que acolhe lição doutrinária de que o auto de prisão em flagrante, uma vez enviado ao juízo, funciona também como representação implícita ou tácita da autoridade policial pela prisão preventiva, a funcionar como requerimento a embasar a decretação pelo juiz.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(MPE/MG – Promotor de Justiça Substituto – 2019) Sobre os institutos despenalizadores previstos na Lei n° 9.099/95, marque a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Sobre a transferência de presos para estabelecimento penitenciário federal e também sobre o local da custódia do preso, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da Constituição Dirigente, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a competência do Município para legislar sobre assuntos de interesse local, observada a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.


 

(TST – Juiz do Trabalho – FCC – 2017) A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) foi regulamentada pela Lei n° 9.882/1999. Da mesma forma que a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), a ADPF é uma ação no âmbito do controle abstrato e concentrado de constitucionalidade. Ambas as ações são iguais em diversos aspectos. Em diversas situações, a arguição da inconstitucionalidade de uma lei pode ser feita por meio de qualquer das duas ações, sem diferenças. Mas há situações em que apenas uma delas é cabível. Diante disso, a constitucionalidade de

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o denominado Direito Constitucional Financeiro. Marque, a propósito, a alternativa INCORRETA.

 

(PC/PI – UESPI – 2014) A Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica) prevê, no item 2, do art.8º, como garantias judiciais, EXCETO,


 

(EMAGIS) No que tange aos agentes públicos, examine as proposições a seguir expostas.

I. Desde que se mantenha presente o quadro de necessidade temporária de excepcional interesse público, o STF admite a prorrogação indefinida do prazo de contratações temporárias.

II. Segundo o STF, é compatível com a Constituição Federal a previsão legal que exija o transcurso de 24 (vinte e quatro) meses, contados do término do contrato, antes de nova admissão de professor temporário anteriormente contratado.

III. De acordo com o STJ, são imprescritíveis as ações de reintegração em cargo público quando o afastamento se deu em razão de atos de exceção praticados durante o regime militar.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Em relação à intervenção do Estado na propriedade, julgue os itens abaixo.

I. Todos os documentos e os sítios detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos ficaram tombados por determinação constitucional.

II. Segundo o STF, não é necessária prévia autorização do Presidente da República para desapropriação, pelos Estados, de empresa de energia elétrica.

III. De acordo com o STF, a declaração de utilidade pública para desapropriação do imóvel impede o licenciamento de obra a ser realizada, por iniciativa do expropriado, no mesmo bem.

Há erro:


 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) O Município de Fribourg firmou Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho (MPT) com o fim de prever maiores medidas de fiscalização e controle em face das pessoas jurídicas que, com ele, firmarem contrato administrativo de prestação de serviço que envolva utilização intensiva de mão de obra (terceirização de serviços). Com base na Lei nº 8.666/1993, assinale a alternativa INCORRETA:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com vantagens funcionais de servidores públicos e também de magistrados.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.


 

(Fundação CEFETMINAS – Analista Judiciário – 2018) NÃO é órgão da Justiça Eleitoral:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a conformação legal do direito dos acionistas de SA ao dividendo obrigatório, tal como disposto no artigo 202 da Lei 6.404/1976 (LSA).

I. O dividendo obrigatório corresponde a parcela dos lucros estabelecida no estatuto ou, se este for omisso, a importância determinada de acordo com as normas da LSA.

II. O estatuto poderá estabelecer o dividendo como porcentagem do lucro ou do capital social, ou fixar outros critérios para determiná-lo, desde que sejam regulados com precisão e minúcia e não sujeitem os acionistas minoritários ao arbítrio dos órgãos de administração ou da maioria.

III. Tanto a assembléia-geral pode deliberar pela distribuição de dividendo inferior ao obrigatório ou retenção de todo o lucro líquido quanto os órgãos da administração podem informar à assembléia-geral ordinária ser ele incompatível com a situação financeira da companhia, tudo nos termos e requisitos traçados pela LSA.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre a empresa e o estabelecimento empresarial, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre os honorários advocatícios de sucumbência na execução fiscal e nos embargos à execução fiscal, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A assertivas que seguem guardam relação com ICMS, isenções fiscais heterônomas e Zona Franca de Manaus.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito das Áreas de Preservação Permanente no entorno de reservatórios d’água artificiais implantados para abastecimento público e geração de energia, tendo presente a disciplina do Código Florestal (Lei 12.651/2012) e sua leitura constitucional pelo STF, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Segundo o art. 32, inciso II, da Lei nº 8.625/93, compete aos Promotores de Justiça, dentro de suas esferas de atribuições, atender a qualquer do povo, tomando as providências cabíveis. Tendo em vista este dever e considerando o que dispõe a Resolução CNMP nº 205/2019, que trata da Política Nacional de Atendimento ao Público no âmbito do Ministério Público, assinale a alternativa incorreta:


 

(DPE/RS – FCC – 2017) Sobre a Defensoria Pública, na esteira da Lei Complementar n° 132/2009, é correto afirmar que o instrumento de transação, mediação ou conciliação referendado pelo Defensor Público valerá como título executivo


 

Delegado de Polícia - Rodada 21.2021

No dia 23 de abril de 2021, a Delegada de Polícia Civil titular da 2ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Fortaleza/CE foi procurada por Maria de Fátima da Silva Sousa, que afirmou ter sido vítima de estupro no mesmo dia.

Segundo relato da vítima, ela saiu de casa por volta das 5h do dia 23/4/2021, em direção ao ponto de ônibus, com a finalidade de chegar ao seu trabalho. Quando caminhava pela Rua dos Comércios, em frente ao estabelecimento comercial de número 1234, bairro Centro, Fortaleza/CE, foi abordada por um rapaz, que, de posse de uma faca, ameaçou-a e puxou-a pelo braço até um beco escuro e consumou a conjunção carnal.

A vítima afirmou desconhecer o autor do crime, mas mencionou para a delegada as características físicas dele e disse que tinha capacidade de fazer o reconhecimento pessoal, caso fosse localizado.

Foi providenciado o registro formal da ocorrência e tomado a termo a oitiva da vítima.

Diante dos fatos narrados, na qualidade de delegada de Polícia Civil responsável por tomar as providências legais para formalizar o início da investigação, você deverá elaborar o procedimento policial necessário à apuração do fato.

Boa prática!

 

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 21.2021

(EMAGIS) No que tange aos agentes públicos, examine as proposições a seguir expostas.

I. Desde que se mantenha presente o quadro de necessidade temporária de excepcional interesse público, o STF admite a prorrogação indefinida do prazo de contratações temporárias.

II. Segundo o STF, é compatível com a Constituição Federal a previsão legal que exija o transcurso de 24 (vinte e quatro) meses, contados do término do contrato, antes de nova admissão de professor temporário anteriormente contratado.

III. De acordo com o STJ, são imprescritíveis as ações de reintegração em cargo público quando o afastamento se deu em razão de atos de exceção praticados durante o regime militar.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Em relação à intervenção do Estado na propriedade, julgue os itens abaixo.

I. Todos os documentos e os sítios detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos ficaram tombados por determinação constitucional.

II. Segundo o STF, não é necessária prévia autorização do Presidente da República para desapropriação, pelos Estados, de empresa de energia elétrica.

III. De acordo com o STF, a declaração de utilidade pública para desapropriação do imóvel impede o licenciamento de obra a ser realizada, por iniciativa do expropriado, no mesmo bem.

Há erro:


 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) O Município de Fribourg firmou Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho (MPT) com o fim de prever maiores medidas de fiscalização e controle em face das pessoas jurídicas que, com ele, firmarem contrato administrativo de prestação de serviço que envolva utilização intensiva de mão de obra (terceirização de serviços). Com base na Lei nº 8.666/1993, assinale a alternativa INCORRETA:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com vantagens funcionais de servidores públicos e também de magistrados.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da Constituição Dirigente, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a competência do Município para legislar sobre assuntos de interesse local, observada a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.


 

(TST – Juiz do Trabalho – FCC – 2017) A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) foi regulamentada pela Lei n° 9.882/1999. Da mesma forma que a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), a ADPF é uma ação no âmbito do controle abstrato e concentrado de constitucionalidade. Ambas as ações são iguais em diversos aspectos. Em diversas situações, a arguição da inconstitucionalidade de uma lei pode ser feita por meio de qualquer das duas ações, sem diferenças. Mas há situações em que apenas uma delas é cabível. Diante disso, a constitucionalidade de

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o denominado Direito Constitucional Financeiro. Marque, a propósito, a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da modificação ou superação de precedente pelos tribunais superiores, tendo presente a disciplina do CPC/2015 e o magistério da doutrina processualista civil, avalie as assertivas que seguem.

I. Tratando-se de alteração de jurisprudência dominante ou daquela oriunda de julgamento de casos repetitivos, o CPC/2015 autoriza a modulação dos efeitos da alteração.

II. Segundo a doutrina que prevaleceu nas Jornadas de Direito Processual Civil (CJF/STJ), é considerada omissa, para efeitos do cabimento dos embargos de declaração, a decisão que, na superação de precedente, não se manifesta sobre a modulação de efeitos.

III. Segundo a doutrina que prevaleceu no Fórum Permanente de Processualistas Civis (FPPC), presentes os pressupostos do § 3º do art. 927 do CPC/2015, a modificação do precedente tem, como regra, eficácia temporal prospectiva, podendo, no entanto, haver modulação temporal, no caso concreto.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) No que concerne à ação monitória, julgue os itens abaixo revelados.

I. A ação monitória pode ser proposta por aquele que afirmar, com base em prova escrita sem eficácia de título executivo, ter direito de exigir, do devedor capaz, o pagamento de quantia em dinheiro. Não é cabível, no entanto, relativamente ao adimplemento de obrigação de fazer ou de não fazer.

II. Não é admissível como prova escrita, para fins de propositura de ação monitória, prova oral documentada.

III. Não há interesse de agir para a propositura de ação monitória caso o autor detenha título executivo extrajudicial que possa aparelhar o ajuizamento do respectivo processo de execução.

São INCORRETOS os itens:


 

(PGE/TO – Procurador do Estado – FCC – 2018) Em relação aos poderes, deveres e à responsabilidade do juiz, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com as antinomias.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da remição e aspectos correlatos, avalie as assertivas que seguem.

I. Relativamente à hipoteca como direito real de garantia, a remição é hipótese de extinção da hipoteca.

II. Não extinguirá a hipoteca, devidamente registrada, a arrematação ou adjudicação, sem que tenham sido notificados judicialmente os respectivos credores hipotecários, que não forem de qualquer modo partes na execução.

III. O executado perde o direito de remição da execução uma vez arrematado o imóvel em leilão judicial, mesmo que ainda não assinado o auto de arrematação.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito do inventário e da partilha, avalie as assertivas que seguem.

I. O CPC/2015, diferentemente do CPC/1973, determina a citação no processo tanto do cônjuge do falecido quanto dos cônjuges dos herdeiros do falecido.

II. Para a doutrina civilista, em regra é dispensável a citação dos cônjuges dos herdeiros no processo de inventário e partilha, sendo necessária a citação, todavia, se no feito forem praticados pelo herdeiro atos de disposição da herança.

III. Para o STJ, em anulatória de partilha de imóvel já registrado em nome de herdeiro casado sob o regime de comunhão universal de bens, a citação do cônjuge do precitado herdeiro é indispensável, tratando-se de hipótese de litisconsórcio necessário.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a conformação legal do direito dos acionistas de SA ao dividendo obrigatório, tal como disposto no artigo 202 da Lei 6.404/1976 (LSA).

I. O dividendo obrigatório corresponde a parcela dos lucros estabelecida no estatuto ou, se este for omisso, a importância determinada de acordo com as normas da LSA.

II. O estatuto poderá estabelecer o dividendo como porcentagem do lucro ou do capital social, ou fixar outros critérios para determiná-lo, desde que sejam regulados com precisão e minúcia e não sujeitem os acionistas minoritários ao arbítrio dos órgãos de administração ou da maioria.

III. Tanto a assembléia-geral pode deliberar pela distribuição de dividendo inferior ao obrigatório ou retenção de todo o lucro líquido quanto os órgãos da administração podem informar à assembléia-geral ordinária ser ele incompatível com a situação financeira da companhia, tudo nos termos e requisitos traçados pela LSA.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre a empresa e o estabelecimento empresarial, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre os honorários advocatícios de sucumbência na execução fiscal e nos embargos à execução fiscal, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A assertivas que seguem guardam relação com ICMS, isenções fiscais heterônomas e Zona Franca de Manaus.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) Sabe-se que o artigo 86 do ADCT previu um regime de transição para tratar dos precatórios reputados de pequeno valor ali descritos.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.


 

(Prefeitura de São Bernardo do Campo/SP – Procurador – VUNESP – 2018). Sobre a reparação de danos decorrentes da relação de trabalho prevista no texto da CLT, é certo afirmar:


 

(Prefeitura de São Bernardo do Campo/SP – Procurador – VUNESP – 2018). Quanto às audiências dos órgãos da Justiça do Trabalho, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) A respeito das Áreas de Preservação Permanente no entorno de reservatórios d’água artificiais implantados para abastecimento público e geração de energia, tendo presente a disciplina do Código Florestal (Lei 12.651/2012) e sua leitura constitucional pelo STF, marque a alternativa CORRETA.


 

(DPE/RS – FCC – 2017) Sobre a Defensoria Pública, na esteira da Lei Complementar n° 132/2009, é correto afirmar que o instrumento de transação, mediação ou conciliação referendado pelo Defensor Público valerá como título executivo


 

(PC/PI – UESPI – 2014) A Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica) prevê, no item 2, do art.8º, como garantias judiciais, EXCETO,


 

(EMAGIS) Observa-se na doutrina e na jurisprudência a afirmação de que recentes alterações legislativas em nosso sistema penal e processual penal nele reforçaram características do sistema acusatório, imposto pela Constituição Federal de 1988.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Como prerrogativa decorrente do sistema acusatório, tem-se a condição daquele que sofre persecução penal, em juízo ou fora dele, de sujeito de direitos e de titular de garantias plenamente oponíveis ao poder do Estado.

II. Nesse contexto, insere-se o direito do investigado de ser permanentemente assistido por advogado, mesmo na fase pré-processual da investigação penal, conforme se expressou na Lei nº 8.906/94 através de alteração introduzida pela Lei nº 13.245/2016.

III. A Lei 13.964/2019 (‘Pacote Anticrime), embora tenha incluído no CPP a explicitação da estrutura acusatória do processo penal e a vedação da atuação de ofício do juiz na fase de investigação, não veda a substituição pelo juiz da iniciativa probatória da acusação.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre o conflito aparente de normas penais e os critérios para sua solução, marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) Com base na Lei 12.850/2013, avalie as assertivas abaixo.

I. Considera-se organização criminosa a associação de 3 (três) ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 (quatro) anos, ou que sejam de caráter transnacional.

II. Quem impede ou, de qualquer forma, embaraça a investigação de infração penal que envolva organização criminosa comete crime, com pena de reclusão, de 3 (três) a 8 (oito) anos, e multa.

III. Se houver indícios suficientes de que o funcionário público integra organização criminosa, poderá o juiz determinar seu afastamento cautelar do cargo, emprego ou função, com prejuízo da remuneração, quando a medida se fizer necessária à investigação ou instrução processual.


 

(TJ/RJ – Juiz Substituto – VUNESP – 2019) “Espécie” de legítima defesa que a doutrina afirma ser inexistente, pois a situação fática não é reconhecida como legítima defesa e não exclui a ilicitude de ação:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com alterações produzidas no CPP pela Lei 13.964/2019 (‘Pacote Anticrime’) em matéria de prisão preventiva e cautelares pessoais, tendo relação também com a jurisprudência do STJ.

I. Embora a Lei 13.964/2019 tenha expressado a necessidade de requerimento ao juiz para que na fase do inquérito decrete a prisão preventiva do investigado, manteve no artigo 311 a possibilidade da decretação de ofício na fase da ação penal.

II. Embora a Lei 13.964/2019 tenha expressado a necessidade de requerimento ao juiz para que na fase do inquérito decrete medidas cautelares pessoais diversas da prisão contra o investigado, manteve no artigo 282, §2º, a possibilidade da decretação de ofício de tais medidas na fase da ação penal.

III. O STJ sacramentou, por sua 3ª Seção, jurisprudência que acolhe lição doutrinária de que o auto de prisão em flagrante, uma vez enviado ao juízo, funciona também como representação implícita ou tácita da autoridade policial pela prisão preventiva, a funcionar como requerimento a embasar a decretação pelo juiz.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(MPE/MG – Promotor de Justiça Substituto – 2019) Sobre os institutos despenalizadores previstos na Lei n° 9.099/95, marque a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Sobre a transferência de presos para estabelecimento penitenciário federal e também sobre o local da custódia do preso, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A associação estadual de defesa do consumidor (AEDC) de determinado estado da Federação ajuizou ação civil pública contra a única distribuidora de combustíveis do estado, sob a alegação de que o fato de ela ser a única empresa do tipo no mercado constitui monopólio e cartel, o que causa lesão a vários direitos básicos dos consumidores. Na ação, requereu que a empresa fosse condenada a adequar os seus preços à média nacional e a pagar danos morais coletivos. O magistrado competente, ao analisar a inicial, constatou que a associação, cujo estatuto prevê, entre os seus fins institucionais, a defesa ampla dos consumidores, tinha sido legalmente constituída havia seis meses e que não tinha sido juntada autorização assemblear para a propositura da ação.

De acordo com as normas do CDC, o juiz, nesta situação, deve:


 

(EMAGIS) Considere que um professor do ensino fundamental tenha suspeitado de possível ocorrência de maus-tratos contra criança de sua sala de aula e que tenha se omitido de comunicar o fato às autoridades competentes. Nessa hipótese, configurada em tese a infração administrativa 245 do Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa incorreta a respeito do procedimento de apuração respectivo:


 

(EMAGIS) De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o contrato de adesão:


 

Objetivas DPF - Rodada 21.2021

(EMAGIS) Observa-se na doutrina e na jurisprudência a afirmação de que recentes alterações legislativas em nosso sistema penal e processual penal nele reforçaram características do sistema acusatório, imposto pela Constituição Federal de 1988.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Como prerrogativa decorrente do sistema acusatório, tem-se a condição daquele que sofre persecução penal, em juízo ou fora dele, de sujeito de direitos e de titular de garantias plenamente oponíveis ao poder do Estado.

II. Nesse contexto, insere-se o direito do investigado de ser permanentemente assistido por advogado, mesmo na fase pré-processual da investigação penal, conforme se expressou na Lei nº 8.906/94 através de alteração introduzida pela Lei nº 13.245/2016.

III. A Lei 13.964/2019 (‘Pacote Anticrime), embora tenha incluído no CPP a explicitação da estrutura acusatória do processo penal e a vedação da atuação de ofício do juiz na fase de investigação, não veda a substituição pelo juiz da iniciativa probatória da acusação.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre o conflito aparente de normas penais e os critérios para sua solução, marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) Com base na Lei 12.850/2013, avalie as assertivas abaixo.

I. Considera-se organização criminosa a associação de 3 (três) ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 (quatro) anos, ou que sejam de caráter transnacional.

II. Quem impede ou, de qualquer forma, embaraça a investigação de infração penal que envolva organização criminosa comete crime, com pena de reclusão, de 3 (três) a 8 (oito) anos, e multa.

III. Se houver indícios suficientes de que o funcionário público integra organização criminosa, poderá o juiz determinar seu afastamento cautelar do cargo, emprego ou função, com prejuízo da remuneração, quando a medida se fizer necessária à investigação ou instrução processual.


 

(TJ/RJ – Juiz Substituto – VUNESP – 2019) “Espécie” de legítima defesa que a doutrina afirma ser inexistente, pois a situação fática não é reconhecida como legítima defesa e não exclui a ilicitude de ação:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o concurso formal de crimes e também com o crime de lavagem de dinheiro.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com alterações produzidas no CPP pela Lei 13.964/2019 (‘Pacote Anticrime’) em matéria de prisão preventiva e cautelares pessoais, tendo relação também com a jurisprudência do STJ.

I. Embora a Lei 13.964/2019 tenha expressado a necessidade de requerimento ao juiz para que na fase do inquérito decrete a prisão preventiva do investigado, manteve no artigo 311 a possibilidade da decretação de ofício na fase da ação penal.

II. Embora a Lei 13.964/2019 tenha expressado a necessidade de requerimento ao juiz para que na fase do inquérito decrete medidas cautelares pessoais diversas da prisão contra o investigado, manteve no artigo 282, §2º, a possibilidade da decretação de ofício de tais medidas na fase da ação penal.

III. O STJ sacramentou, por sua 3ª Seção, jurisprudência que acolhe lição doutrinária de que o auto de prisão em flagrante, uma vez enviado ao juízo, funciona também como representação implícita ou tácita da autoridade policial pela prisão preventiva, a funcionar como requerimento a embasar a decretação pelo juiz.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(MPE/MG – Promotor de Justiça Substituto – 2019) Sobre os institutos despenalizadores previstos na Lei n° 9.099/95, marque a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Sobre a transferência de presos para estabelecimento penitenciário federal e também sobre o local da custódia do preso, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da Constituição Dirigente, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a competência do Município para legislar sobre assuntos de interesse local, observada a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.


 

(TST – Juiz do Trabalho – FCC – 2017) A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) foi regulamentada pela Lei n° 9.882/1999. Da mesma forma que a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), a ADPF é uma ação no âmbito do controle abstrato e concentrado de constitucionalidade. Ambas as ações são iguais em diversos aspectos. Em diversas situações, a arguição da inconstitucionalidade de uma lei pode ser feita por meio de qualquer das duas ações, sem diferenças. Mas há situações em que apenas uma delas é cabível. Diante disso, a constitucionalidade de

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o denominado Direito Constitucional Financeiro. Marque, a propósito, a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange aos agentes públicos, examine as proposições a seguir expostas.

I. Desde que se mantenha presente o quadro de necessidade temporária de excepcional interesse público, o STF admite a prorrogação indefinida do prazo de contratações temporárias.

II. Segundo o STF, é compatível com a Constituição Federal a previsão legal que exija o transcurso de 24 (vinte e quatro) meses, contados do término do contrato, antes de nova admissão de professor temporário anteriormente contratado.

III. De acordo com o STJ, são imprescritíveis as ações de reintegração em cargo público quando o afastamento se deu em razão de atos de exceção praticados durante o regime militar.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Em relação à intervenção do Estado na propriedade, julgue os itens abaixo.

I. Todos os documentos e os sítios detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos ficaram tombados por determinação constitucional.

II. Segundo o STF, não é necessária prévia autorização do Presidente da República para desapropriação, pelos Estados, de empresa de energia elétrica.

III. De acordo com o STF, a declaração de utilidade pública para desapropriação do imóvel impede o licenciamento de obra a ser realizada, por iniciativa do expropriado, no mesmo bem.

Há erro:


 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) O Município de Fribourg firmou Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho (MPT) com o fim de prever maiores medidas de fiscalização e controle em face das pessoas jurídicas que, com ele, firmarem contrato administrativo de prestação de serviço que envolva utilização intensiva de mão de obra (terceirização de serviços). Com base na Lei nº 8.666/1993, assinale a alternativa INCORRETA:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com vantagens funcionais de servidores públicos e também de magistrados.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com as antinomias.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da remição e aspectos correlatos, avalie as assertivas que seguem.

I. Relativamente à hipoteca como direito real de garantia, a remição é hipótese de extinção da hipoteca.

II. Não extinguirá a hipoteca, devidamente registrada, a arrematação ou adjudicação, sem que tenham sido notificados judicialmente os respectivos credores hipotecários, que não forem de qualquer modo partes na execução.

III. O executado perde o direito de remição da execução uma vez arrematado o imóvel em leilão judicial, mesmo que ainda não assinado o auto de arrematação.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a conformação legal do direito dos acionistas de SA ao dividendo obrigatório, tal como disposto no artigo 202 da Lei 6.404/1976 (LSA).

I. O dividendo obrigatório corresponde a parcela dos lucros estabelecida no estatuto ou, se este for omisso, a importância determinada de acordo com as normas da LSA.

II. O estatuto poderá estabelecer o dividendo como porcentagem do lucro ou do capital social, ou fixar outros critérios para determiná-lo, desde que sejam regulados com precisão e minúcia e não sujeitem os acionistas minoritários ao arbítrio dos órgãos de administração ou da maioria.

III. Tanto a assembléia-geral pode deliberar pela distribuição de dividendo inferior ao obrigatório ou retenção de todo o lucro líquido quanto os órgãos da administração podem informar à assembléia-geral ordinária ser ele incompatível com a situação financeira da companhia, tudo nos termos e requisitos traçados pela LSA.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre a empresa e o estabelecimento empresarial, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da modificação ou superação de precedente pelos tribunais superiores, tendo presente a disciplina do CPC/2015 e o magistério da doutrina processualista civil, avalie as assertivas que seguem.

I. Tratando-se de alteração de jurisprudência dominante ou daquela oriunda de julgamento de casos repetitivos, o CPC/2015 autoriza a modulação dos efeitos da alteração.

II. Segundo a doutrina que prevaleceu nas Jornadas de Direito Processual Civil (CJF/STJ), é considerada omissa, para efeitos do cabimento dos embargos de declaração, a decisão que, na superação de precedente, não se manifesta sobre a modulação de efeitos.

III. Segundo a doutrina que prevaleceu no Fórum Permanente de Processualistas Civis (FPPC), presentes os pressupostos do § 3º do art. 927 do CPC/2015, a modificação do precedente tem, como regra, eficácia temporal prospectiva, podendo, no entanto, haver modulação temporal, no caso concreto.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) No que concerne à ação monitória, julgue os itens abaixo revelados.

I. A ação monitória pode ser proposta por aquele que afirmar, com base em prova escrita sem eficácia de título executivo, ter direito de exigir, do devedor capaz, o pagamento de quantia em dinheiro. Não é cabível, no entanto, relativamente ao adimplemento de obrigação de fazer ou de não fazer.

II. Não é admissível como prova escrita, para fins de propositura de ação monitória, prova oral documentada.

III. Não há interesse de agir para a propositura de ação monitória caso o autor detenha título executivo extrajudicial que possa aparelhar o ajuizamento do respectivo processo de execução.

São INCORRETOS os itens:


 

(PGE/TO – Procurador do Estado – FCC – 2018) Em relação aos poderes, deveres e à responsabilidade do juiz, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Diz-se que a obrigação da realização da audiência de custódia é também derivação de tratados internacionais de Direitos Humanos assinados pelo Brasil.

A propósito, e tendo presente também a repercussão dessa obrigação em nosso direito interno e na jurisprudência, avalie as assertivas que seguem.

I. Tanto do Pacto de São José da Costa Rica quanto do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos consta o direito de toda pessoa presa, detida ou retida de ser conduzida, sem demora, à presença de um juiz ou outra autoridade autorizada por lei a exercer funções judiciais.

II. O STF expressou recentemente que o quadro atual de pandemia pelo Covid-19 é motivação idônea para que os juízes não realizem audiência de custódia.

III. A Lei 13.964/2019 (‘Pacote Anticrime’) introduziu no CPP a obrigação da realização de audiência de custódia pelo juiz uma vez recebido o auto de prisão em flagrante e cominou para a injustificada omissão a conseqüência da ilegalidade e decorrente relaxamento da prisão.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(PC/PI – UESPI – 2014) A Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica) prevê, no item 2, do art.8º, como garantias judiciais, EXCETO,


 

(EMAGIS) Com relação à Seguridade Social, considerada a disciplina da CF/1988, analise os itens abaixo.

I. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à educação, à previdência e à assistência social.

II. As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.

III. É vedada a adoção de requisitos ou critérios diferenciados para concessão de benefícios, ressalvada, nos termos de lei ordinária, a possibilidade de previsão de idade e tempo de contribuição distintos da regra geral para concessão de aposentadoria exclusivamente em favor dos segurados: com deficiência, previamente submetidos a avaliação biopsicossocial realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar; cujas atividades sejam exercidas com efetiva exposição a agentes químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde, ou associação desses agentes, vedada a caracterização por categoria profissional ou ocupação.

Estão incorretos os itens:


 

(EMAGIS) Sabe-se que o artigo 86 do ADCT previu um regime de transição para tratar dos precatórios reputados de pequeno valor ali descritos.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre os honorários advocatícios de sucumbência na execução fiscal e nos embargos à execução fiscal, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre o IPI e os princípios da não cumulatividade e da seletividade, marque a alternativa CORRETA.


 

Objetivas - Rodada 21.2021

(EMAGIS) A respeito da Constituição Dirigente, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a competência do Município para legislar sobre assuntos de interesse local, observada a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.


 

(TST – Juiz do Trabalho – FCC – 2017) A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) foi regulamentada pela Lei n° 9.882/1999. Da mesma forma que a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), a ADPF é uma ação no âmbito do controle abstrato e concentrado de constitucionalidade. Ambas as ações são iguais em diversos aspectos. Em diversas situações, a arguição da inconstitucionalidade de uma lei pode ser feita por meio de qualquer das duas ações, sem diferenças. Mas há situações em que apenas uma delas é cabível. Diante disso, a constitucionalidade de

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o denominado Direito Constitucional Financeiro. Marque, a propósito, a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange aos agentes públicos, examine as proposições a seguir expostas.

I. Desde que se mantenha presente o quadro de necessidade temporária de excepcional interesse público, o STF admite a prorrogação indefinida do prazo de contratações temporárias.

II. Segundo o STF, é compatível com a Constituição Federal a previsão legal que exija o transcurso de 24 (vinte e quatro) meses, contados do término do contrato, antes de nova admissão de professor temporário anteriormente contratado.

III. De acordo com o STJ, são imprescritíveis as ações de reintegração em cargo público quando o afastamento se deu em razão de atos de exceção praticados durante o regime militar.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Em relação à intervenção do Estado na propriedade, julgue os itens abaixo.

I. Todos os documentos e os sítios detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos ficaram tombados por determinação constitucional.

II. Segundo o STF, não é necessária prévia autorização do Presidente da República para desapropriação, pelos Estados, de empresa de energia elétrica.

III. De acordo com o STF, a declaração de utilidade pública para desapropriação do imóvel impede o licenciamento de obra a ser realizada, por iniciativa do expropriado, no mesmo bem.

Há erro:


 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) O Município de Fribourg firmou Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho (MPT) com o fim de prever maiores medidas de fiscalização e controle em face das pessoas jurídicas que, com ele, firmarem contrato administrativo de prestação de serviço que envolva utilização intensiva de mão de obra (terceirização de serviços). Com base na Lei nº 8.666/1993, assinale a alternativa INCORRETA:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com vantagens funcionais de servidores públicos e também de magistrados.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com as antinomias.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da remição e aspectos correlatos, avalie as assertivas que seguem.

I. Relativamente à hipoteca como direito real de garantia, a remição é hipótese de extinção da hipoteca.

II. Não extinguirá a hipoteca, devidamente registrada, a arrematação ou adjudicação, sem que tenham sido notificados judicialmente os respectivos credores hipotecários, que não forem de qualquer modo partes na execução.

III. O executado perde o direito de remição da execução uma vez arrematado o imóvel em leilão judicial, mesmo que ainda não assinado o auto de arrematação.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito do inventário e da partilha, avalie as assertivas que seguem.

I. O CPC/2015, diferentemente do CPC/1973, determina a citação no processo tanto do cônjuge do falecido quanto dos cônjuges dos herdeiros do falecido.

II. Para a doutrina civilista, em regra é dispensável a citação dos cônjuges dos herdeiros no processo de inventário e partilha, sendo necessária a citação, todavia, se no feito forem praticados pelo herdeiro atos de disposição da herança.

III. Para o STJ, em anulatória de partilha de imóvel já registrado em nome de herdeiro casado sob o regime de comunhão universal de bens, a citação do cônjuge do precitado herdeiro é indispensável, tratando-se de hipótese de litisconsórcio necessário.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a conformação legal do direito dos acionistas de SA ao dividendo obrigatório, tal como disposto no artigo 202 da Lei 6.404/1976 (LSA).

I. O dividendo obrigatório corresponde a parcela dos lucros estabelecida no estatuto ou, se este for omisso, a importância determinada de acordo com as normas da LSA.

II. O estatuto poderá estabelecer o dividendo como porcentagem do lucro ou do capital social, ou fixar outros critérios para determiná-lo, desde que sejam regulados com precisão e minúcia e não sujeitem os acionistas minoritários ao arbítrio dos órgãos de administração ou da maioria.

III. Tanto a assembléia-geral pode deliberar pela distribuição de dividendo inferior ao obrigatório ou retenção de todo o lucro líquido quanto os órgãos da administração podem informar à assembléia-geral ordinária ser ele incompatível com a situação financeira da companhia, tudo nos termos e requisitos traçados pela LSA.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre a empresa e o estabelecimento empresarial, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da modificação ou superação de precedente pelos tribunais superiores, tendo presente a disciplina do CPC/2015 e o magistério da doutrina processualista civil, avalie as assertivas que seguem.

I. Tratando-se de alteração de jurisprudência dominante ou daquela oriunda de julgamento de casos repetitivos, o CPC/2015 autoriza a modulação dos efeitos da alteração.

II. Segundo a doutrina que prevaleceu nas Jornadas de Direito Processual Civil (CJF/STJ), é considerada omissa, para efeitos do cabimento dos embargos de declaração, a decisão que, na superação de precedente, não se manifesta sobre a modulação de efeitos.

III. Segundo a doutrina que prevaleceu no Fórum Permanente de Processualistas Civis (FPPC), presentes os pressupostos do § 3º do art. 927 do CPC/2015, a modificação do precedente tem, como regra, eficácia temporal prospectiva, podendo, no entanto, haver modulação temporal, no caso concreto.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) No que concerne à ação monitória, julgue os itens abaixo revelados.

I. A ação monitória pode ser proposta por aquele que afirmar, com base em prova escrita sem eficácia de título executivo, ter direito de exigir, do devedor capaz, o pagamento de quantia em dinheiro. Não é cabível, no entanto, relativamente ao adimplemento de obrigação de fazer ou de não fazer.

II. Não é admissível como prova escrita, para fins de propositura de ação monitória, prova oral documentada.

III. Não há interesse de agir para a propositura de ação monitória caso o autor detenha título executivo extrajudicial que possa aparelhar o ajuizamento do respectivo processo de execução.

São INCORRETOS os itens:


 

(PGE/TO – Procurador do Estado – FCC – 2018) Em relação aos poderes, deveres e à responsabilidade do juiz, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) A associação estadual de defesa do consumidor (AEDC) de determinado estado da Federação ajuizou ação civil pública contra a única distribuidora de combustíveis do estado, sob a alegação de que o fato de ela ser a única empresa do tipo no mercado constitui monopólio e cartel, o que causa lesão a vários direitos básicos dos consumidores. Na ação, requereu que a empresa fosse condenada a adequar os seus preços à média nacional e a pagar danos morais coletivos. O magistrado competente, ao analisar a inicial, constatou que a associação, cujo estatuto prevê, entre os seus fins institucionais, a defesa ampla dos consumidores, tinha sido legalmente constituída havia seis meses e que não tinha sido juntada autorização assemblear para a propositura da ação.

De acordo com as normas do CDC, o juiz, nesta situação, deve:


 

(EMAGIS) Observa-se na doutrina e na jurisprudência a afirmação de que recentes alterações legislativas em nosso sistema penal e processual penal nele reforçaram características do sistema acusatório, imposto pela Constituição Federal de 1988.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Como prerrogativa decorrente do sistema acusatório, tem-se a condição daquele que sofre persecução penal, em juízo ou fora dele, de sujeito de direitos e de titular de garantias plenamente oponíveis ao poder do Estado.

II. Nesse contexto, insere-se o direito do investigado de ser permanentemente assistido por advogado, mesmo na fase pré-processual da investigação penal, conforme se expressou na Lei nº 8.906/94 através de alteração introduzida pela Lei nº 13.245/2016.

III. A Lei 13.964/2019 (‘Pacote Anticrime), embora tenha incluído no CPP a explicitação da estrutura acusatória do processo penal e a vedação da atuação de ofício do juiz na fase de investigação, não veda a substituição pelo juiz da iniciativa probatória da acusação.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre o conflito aparente de normas penais e os critérios para sua solução, marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) Com base na Lei 12.850/2013, avalie as assertivas abaixo.

I. Considera-se organização criminosa a associação de 3 (três) ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 (quatro) anos, ou que sejam de caráter transnacional.

II. Quem impede ou, de qualquer forma, embaraça a investigação de infração penal que envolva organização criminosa comete crime, com pena de reclusão, de 3 (três) a 8 (oito) anos, e multa.

III. Se houver indícios suficientes de que o funcionário público integra organização criminosa, poderá o juiz determinar seu afastamento cautelar do cargo, emprego ou função, com prejuízo da remuneração, quando a medida se fizer necessária à investigação ou instrução processual.


 

(TJ/RJ – Juiz Substituto – VUNESP – 2019) “Espécie” de legítima defesa que a doutrina afirma ser inexistente, pois a situação fática não é reconhecida como legítima defesa e não exclui a ilicitude de ação:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o concurso formal de crimes e também com o crime de lavagem de dinheiro.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com alterações produzidas no CPP pela Lei 13.964/2019 (‘Pacote Anticrime’) em matéria de prisão preventiva e cautelares pessoais, tendo relação também com a jurisprudência do STJ.

I. Embora a Lei 13.964/2019 tenha expressado a necessidade de requerimento ao juiz para que na fase do inquérito decrete a prisão preventiva do investigado, manteve no artigo 311 a possibilidade da decretação de ofício na fase da ação penal.

II. Embora a Lei 13.964/2019 tenha expressado a necessidade de requerimento ao juiz para que na fase do inquérito decrete medidas cautelares pessoais diversas da prisão contra o investigado, manteve no artigo 282, §2º, a possibilidade da decretação de ofício de tais medidas na fase da ação penal.

III. O STJ sacramentou, por sua 3ª Seção, jurisprudência que acolhe lição doutrinária de que o auto de prisão em flagrante, uma vez enviado ao juízo, funciona também como representação implícita ou tácita da autoridade policial pela prisão preventiva, a funcionar como requerimento a embasar a decretação pelo juiz.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(MPE/MG – Promotor de Justiça Substituto – 2019) Sobre os institutos despenalizadores previstos na Lei n° 9.099/95, marque a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Sobre a transferência de presos para estabelecimento penitenciário federal e também sobre o local da custódia do preso, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre os honorários advocatícios de sucumbência na execução fiscal e nos embargos à execução fiscal, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A assertivas que seguem guardam relação com ICMS, isenções fiscais heterônomas e Zona Franca de Manaus.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre o IPI e os princípios da não cumulatividade e da seletividade, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sabe-se que o artigo 86 do ADCT previu um regime de transição para tratar dos precatórios reputados de pequeno valor ali descritos.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito das Áreas de Preservação Permanente no entorno de reservatórios d’água artificiais implantados para abastecimento público e geração de energia, tendo presente a disciplina do Código Florestal (Lei 12.651/2012) e sua leitura constitucional pelo STF, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da denominada ‘Constituição Econômica de 1988’, marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o contrato de adesão:


 

(EMAGIS) Considere que um professor do ensino fundamental tenha suspeitado de possível ocorrência de maus-tratos contra criança de sua sala de aula e que tenha se omitido de comunicar o fato às autoridades competentes. Nessa hipótese, configurada em tese a infração administrativa 245 do Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa incorreta a respeito do procedimento de apuração respectivo:


 

(PC/PI – UESPI – 2014) A Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica) prevê, no item 2, do art.8º, como garantias judiciais, EXCETO,


 

(EMAGIS) Diz-se que a obrigação da realização da audiência de custódia é também derivação de tratados internacionais de Direitos Humanos assinados pelo Brasil.

A propósito, e tendo presente também a repercussão dessa obrigação em nosso direito interno e na jurisprudência, avalie as assertivas que seguem.

I. Tanto do Pacto de São José da Costa Rica quanto do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos consta o direito de toda pessoa presa, detida ou retida de ser conduzida, sem demora, à presença de um juiz ou outra autoridade autorizada por lei a exercer funções judiciais.

II. O STF expressou recentemente que o quadro atual de pandemia pelo Covid-19 é motivação idônea para que os juízes não realizem audiência de custódia.

III. A Lei 13.964/2019 (‘Pacote Anticrime’) introduziu no CPP a obrigação da realização de audiência de custódia pelo juiz uma vez recebido o auto de prisão em flagrante e cominou para a injustificada omissão a conseqüência da ilegalidade e decorrente relaxamento da prisão.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(Fundação CEFETMINAS – Analista Judiciário – 2018) NÃO é órgão da Justiça Eleitoral:


 

(EMAGIS) Com relação à Seguridade Social, considerada a disciplina da CF/1988, analise os itens abaixo.

I. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à educação, à previdência e à assistência social.

II. As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.

III. É vedada a adoção de requisitos ou critérios diferenciados para concessão de benefícios, ressalvada, nos termos de lei ordinária, a possibilidade de previsão de idade e tempo de contribuição distintos da regra geral para concessão de aposentadoria exclusivamente em favor dos segurados: com deficiência, previamente submetidos a avaliação biopsicossocial realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar; cujas atividades sejam exercidas com efetiva exposição a agentes químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde, ou associação desses agentes, vedada a caracterização por categoria profissional ou ocupação.

Estão incorretos os itens:


 

(Prefeitura de São Bernardo do Campo/SP – Procurador – VUNESP – 2018). Sobre a reparação de danos decorrentes da relação de trabalho prevista no texto da CLT, é certo afirmar:


 

(Prefeitura de São Bernardo do Campo/SP – Procurador – VUNESP – 2018). Quanto às audiências dos órgãos da Justiça do Trabalho, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Segundo o art. 32, inciso II, da Lei nº 8.625/93, compete aos Promotores de Justiça, dentro de suas esferas de atribuições, atender a qualquer do povo, tomando as providências cabíveis. Tendo em vista este dever e considerando o que dispõe a Resolução CNMP nº 205/2019, que trata da Política Nacional de Atendimento ao Público no âmbito do Ministério Público, assinale a alternativa incorreta:


 

(DPE/RS – FCC – 2017) Sobre a Defensoria Pública, na esteira da Lei Complementar n° 132/2009, é correto afirmar que o instrumento de transação, mediação ou conciliação referendado pelo Defensor Público valerá como título executivo


 

Objetivas PGE/PGM - Rodada 21.2021

(EMAGIS) No que tange aos agentes públicos, examine as proposições a seguir expostas.

I. Desde que se mantenha presente o quadro de necessidade temporária de excepcional interesse público, o STF admite a prorrogação indefinida do prazo de contratações temporárias.

II. Segundo o STF, é compatível com a Constituição Federal a previsão legal que exija o transcurso de 24 (vinte e quatro) meses, contados do término do contrato, antes de nova admissão de professor temporário anteriormente contratado.

III. De acordo com o STJ, são imprescritíveis as ações de reintegração em cargo público quando o afastamento se deu em razão de atos de exceção praticados durante o regime militar.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Em relação à intervenção do Estado na propriedade, julgue os itens abaixo.

I. Todos os documentos e os sítios detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos ficaram tombados por determinação constitucional.

II. Segundo o STF, não é necessária prévia autorização do Presidente da República para desapropriação, pelos Estados, de empresa de energia elétrica.

III. De acordo com o STF, a declaração de utilidade pública para desapropriação do imóvel impede o licenciamento de obra a ser realizada, por iniciativa do expropriado, no mesmo bem.

Há erro:


 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) O Município de Fribourg firmou Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho (MPT) com o fim de prever maiores medidas de fiscalização e controle em face das pessoas jurídicas que, com ele, firmarem contrato administrativo de prestação de serviço que envolva utilização intensiva de mão de obra (terceirização de serviços). Com base na Lei nº 8.666/1993, assinale a alternativa INCORRETA:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com vantagens funcionais de servidores públicos e também de magistrados.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da Constituição Dirigente, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a competência do Município para legislar sobre assuntos de interesse local, observada a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.


 

(TST – Juiz do Trabalho – FCC – 2017) A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) foi regulamentada pela Lei n° 9.882/1999. Da mesma forma que a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), a ADPF é uma ação no âmbito do controle abstrato e concentrado de constitucionalidade. Ambas as ações são iguais em diversos aspectos. Em diversas situações, a arguição da inconstitucionalidade de uma lei pode ser feita por meio de qualquer das duas ações, sem diferenças. Mas há situações em que apenas uma delas é cabível. Diante disso, a constitucionalidade de

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o denominado Direito Constitucional Financeiro. Marque, a propósito, a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da modificação ou superação de precedente pelos tribunais superiores, tendo presente a disciplina do CPC/2015 e o magistério da doutrina processualista civil, avalie as assertivas que seguem.

I. Tratando-se de alteração de jurisprudência dominante ou daquela oriunda de julgamento de casos repetitivos, o CPC/2015 autoriza a modulação dos efeitos da alteração.

II. Segundo a doutrina que prevaleceu nas Jornadas de Direito Processual Civil (CJF/STJ), é considerada omissa, para efeitos do cabimento dos embargos de declaração, a decisão que, na superação de precedente, não se manifesta sobre a modulação de efeitos.

III. Segundo a doutrina que prevaleceu no Fórum Permanente de Processualistas Civis (FPPC), presentes os pressupostos do § 3º do art. 927 do CPC/2015, a modificação do precedente tem, como regra, eficácia temporal prospectiva, podendo, no entanto, haver modulação temporal, no caso concreto.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) No que concerne à ação monitória, julgue os itens abaixo revelados.

I. A ação monitória pode ser proposta por aquele que afirmar, com base em prova escrita sem eficácia de título executivo, ter direito de exigir, do devedor capaz, o pagamento de quantia em dinheiro. Não é cabível, no entanto, relativamente ao adimplemento de obrigação de fazer ou de não fazer.

II. Não é admissível como prova escrita, para fins de propositura de ação monitória, prova oral documentada.

III. Não há interesse de agir para a propositura de ação monitória caso o autor detenha título executivo extrajudicial que possa aparelhar o ajuizamento do respectivo processo de execução.

São INCORRETOS os itens:


 

(PGE/TO – Procurador do Estado – FCC – 2018) Em relação aos poderes, deveres e à responsabilidade do juiz, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com as antinomias.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da remição e aspectos correlatos, avalie as assertivas que seguem.

I. Relativamente à hipoteca como direito real de garantia, a remição é hipótese de extinção da hipoteca.

II. Não extinguirá a hipoteca, devidamente registrada, a arrematação ou adjudicação, sem que tenham sido notificados judicialmente os respectivos credores hipotecários, que não forem de qualquer modo partes na execução.

III. O executado perde o direito de remição da execução uma vez arrematado o imóvel em leilão judicial, mesmo que ainda não assinado o auto de arrematação.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito do inventário e da partilha, avalie as assertivas que seguem.

I. O CPC/2015, diferentemente do CPC/1973, determina a citação no processo tanto do cônjuge do falecido quanto dos cônjuges dos herdeiros do falecido.

II. Para a doutrina civilista, em regra é dispensável a citação dos cônjuges dos herdeiros no processo de inventário e partilha, sendo necessária a citação, todavia, se no feito forem praticados pelo herdeiro atos de disposição da herança.

III. Para o STJ, em anulatória de partilha de imóvel já registrado em nome de herdeiro casado sob o regime de comunhão universal de bens, a citação do cônjuge do precitado herdeiro é indispensável, tratando-se de hipótese de litisconsórcio necessário.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a conformação legal do direito dos acionistas de SA ao dividendo obrigatório, tal como disposto no artigo 202 da Lei 6.404/1976 (LSA).

I. O dividendo obrigatório corresponde a parcela dos lucros estabelecida no estatuto ou, se este for omisso, a importância determinada de acordo com as normas da LSA.

II. O estatuto poderá estabelecer o dividendo como porcentagem do lucro ou do capital social, ou fixar outros critérios para determiná-lo, desde que sejam regulados com precisão e minúcia e não sujeitem os acionistas minoritários ao arbítrio dos órgãos de administração ou da maioria.

III. Tanto a assembléia-geral pode deliberar pela distribuição de dividendo inferior ao obrigatório ou retenção de todo o lucro líquido quanto os órgãos da administração podem informar à assembléia-geral ordinária ser ele incompatível com a situação financeira da companhia, tudo nos termos e requisitos traçados pela LSA.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre a empresa e o estabelecimento empresarial, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre os honorários advocatícios de sucumbência na execução fiscal e nos embargos à execução fiscal, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A assertivas que seguem guardam relação com ICMS, isenções fiscais heterônomas e Zona Franca de Manaus.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) Sabe-se que o artigo 86 do ADCT previu um regime de transição para tratar dos precatórios reputados de pequeno valor ali descritos.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.


 

(Prefeitura de São Bernardo do Campo/SP – Procurador – VUNESP – 2018). Sobre a reparação de danos decorrentes da relação de trabalho prevista no texto da CLT, é certo afirmar:


 

(Prefeitura de São Bernardo do Campo/SP – Procurador – VUNESP – 2018). Quanto às audiências dos órgãos da Justiça do Trabalho, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) A respeito das Áreas de Preservação Permanente no entorno de reservatórios d’água artificiais implantados para abastecimento público e geração de energia, tendo presente a disciplina do Código Florestal (Lei 12.651/2012) e sua leitura constitucional pelo STF, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre o conflito aparente de normas penais e os critérios para sua solução, marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) Com base na Lei 12.850/2013, avalie as assertivas abaixo.

I. Considera-se organização criminosa a associação de 3 (três) ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 (quatro) anos, ou que sejam de caráter transnacional.

II. Quem impede ou, de qualquer forma, embaraça a investigação de infração penal que envolva organização criminosa comete crime, com pena de reclusão, de 3 (três) a 8 (oito) anos, e multa.

III. Se houver indícios suficientes de que o funcionário público integra organização criminosa, poderá o juiz determinar seu afastamento cautelar do cargo, emprego ou função, com prejuízo da remuneração, quando a medida se fizer necessária à investigação ou instrução processual.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com alterações produzidas no CPP pela Lei 13.964/2019 (‘Pacote Anticrime’) em matéria de prisão preventiva e cautelares pessoais, tendo relação também com a jurisprudência do STJ.

I. Embora a Lei 13.964/2019 tenha expressado a necessidade de requerimento ao juiz para que na fase do inquérito decrete a prisão preventiva do investigado, manteve no artigo 311 a possibilidade da decretação de ofício na fase da ação penal.

II. Embora a Lei 13.964/2019 tenha expressado a necessidade de requerimento ao juiz para que na fase do inquérito decrete medidas cautelares pessoais diversas da prisão contra o investigado, manteve no artigo 282, §2º, a possibilidade da decretação de ofício de tais medidas na fase da ação penal.

III. O STJ sacramentou, por sua 3ª Seção, jurisprudência que acolhe lição doutrinária de que o auto de prisão em flagrante, uma vez enviado ao juízo, funciona também como representação implícita ou tácita da autoridade policial pela prisão preventiva, a funcionar como requerimento a embasar a decretação pelo juiz.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(MPE/MG – Promotor de Justiça Substituto – 2019) Sobre os institutos despenalizadores previstos na Lei n° 9.099/95, marque a alternativa incorreta:


 

Sentença Federal - Rodada 21.2021

Segue abaixo o Relatório da sentença a ser produzida a partir da fundamentação. Bom exercício!

Cuida-se de denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal em face de VALESKA, qualificada às fls. __, imputando-lhe o cometimento do delito do art. 297 do Código Penal. Narra o Ministério Público Federal, em síntese, que:

“A denunciada, de forma livre e consciente, no intuito de obter vantagem indevida em benefício de terceiro, confeccionou documentos falsos com o escopo de realizar saques de valores referentes ao seguro-desemprego de outrem.

Em 28/07/2018, por volta das 12h, um homem (não identificado), apresentando-se como Cleber Almeida, tentou sacar duas parcelas de seguro-desemprego, na agência da Caixa Econômica Federal. Empregado da agência, percebendo inconsistências na documentação apresentada, repassou-a à gerência, oportunidade em que essa pessoa se evadiu. A falsidade da documentação apresentada e sua autoria foi constatada por laudo papiloscópico de fls. __. Constatou-se, também em tal laudo, que havia a aposição da impressão digital de VALESKA nos documentos (fls. __). Os documentos falsificados (laudo de fls. __) foram CTPS, carteira de identidade e comunicação de dispensa em nome CLEBER ALMEIDA.

Perante a autoridade policial, VALESKA confirmou que tinha participação na contrafação de documentos de identidade em esquema criminoso de que também fazia parte o seu ex-marido, LUCANO, o que já ensejou a sua prisão em flagrante, quando foi flagrada na posse de documentos falsos em um quarto de hotel, bem como a propositura de correspondente ação penal ainda em trâmite (processo n.º X/2017).

Decerto, em seu interrogatório, a acusada confessou o delito e que a falsificação visava o saque de valores de seguro-desemprego em nome de CLEBER ALMEIDA, de modo que restam demonstradas a autoria e a presença do elemento doloso em sua conduta.

Como já registrado, a documentação falsa visava o saque fraudulento de seguro-desemprego em nome de terceiro (Cleber Almeida - fls. __), sendo a conduta da ré enquadrada no art. 297 do CP, pois foi a responsável pela produção dos documentos falsos apresentados na agência da Caixa.”

A denúncia foi recebida em 26/05/2019 (fl. __).

Após citada, a ré ofertou resposta à acusação, e, não sendo hipótese de absolvição sumária, foi ratificada a denúncia e designada audiência de instrução e julgamento (fls. __).

Em audiência realizada por videoconferência, foram ouvidas testemunhas de acusação e realizado o interrogatório da ré.

As testemunhas de acusação (empregado e gerente da Caixa) confirmaram os fatos apontados na inicial.

Em seu interrogatório, VALESKA novamente confessou os fatos. Quanto à pessoa que compareceu à CAIXA se passando por CLEBER ALMEIDA, disse não saber se foi seu ex-marido ou outro homem por este “contratado”. Disse que estava passando por necessidades financeiras e que por isso resolveu produzir documentos falsos com o fim de saque de parcelas de seguro-desemprego de terceiros. Acrescentou, também, que chegou a sofrer coação moral por parte de seu ex-marido LUCANO para efeito de produzir os documentos. Diz que está arrependida do que fez.

Sem requerimento de diligências complementares.

Antecedentes da ré juntadas aos autos. Consta que foi denunciada pelo cometimento do crime de estelionato por outro fato, sendo beneficiária de suspensão condicional em setembro/2016 (processo n.º Y/2016 que corre na Justiça Estadual). Existe, também, outra ação penal, ainda em trâmite no presente juízo federal, sendo a ré acusada de estelionato qualificado (processo n.º X/2017).

Em alegações finais, o Ministério Público reiterou os termos da denúncia e postulou a condenação da ré. Na mesma oportunidade, consignou que não iria propor acordo de não persecução penal.

De sua vez, VALESKA, em suas razões finais, aduziu: a) incompetência da Justiça Federal, uma vez que apenas falsificou os documentos; b) ainda em sede preliminar, deduziu requerimento para que o MPF fosse instado a oferecer acordo de não persecução penal, argumentando que este benefício seria devido à ré; c) ausência de culpabilidade, pois a ré sofreu coação moral de seu ex-marido, bem como inexigibilidade de conduta diversa em razão de dificuldades financeiras; d) em caso de condenação, fixação da pena no mínimo legal e aplicação da atenuante da confissão.

 

Objetivas Delegado - Rodada 21.2021

(EMAGIS) Observa-se na doutrina e na jurisprudência a afirmação de que recentes alterações legislativas em nosso sistema penal e processual penal nele reforçaram características do sistema acusatório, imposto pela Constituição Federal de 1988.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Como prerrogativa decorrente do sistema acusatório, tem-se a condição daquele que sofre persecução penal, em juízo ou fora dele, de sujeito de direitos e de titular de garantias plenamente oponíveis ao poder do Estado.

II. Nesse contexto, insere-se o direito do investigado de ser permanentemente assistido por advogado, mesmo na fase pré-processual da investigação penal, conforme se expressou na Lei nº 8.906/94 através de alteração introduzida pela Lei nº 13.245/2016.

III. A Lei 13.964/2019 (‘Pacote Anticrime), embora tenha incluído no CPP a explicitação da estrutura acusatória do processo penal e a vedação da atuação de ofício do juiz na fase de investigação, não veda a substituição pelo juiz da iniciativa probatória da acusação.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre o conflito aparente de normas penais e os critérios para sua solução, marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) Com base na Lei 12.850/2013, avalie as assertivas abaixo.

I. Considera-se organização criminosa a associação de 3 (três) ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 (quatro) anos, ou que sejam de caráter transnacional.

II. Quem impede ou, de qualquer forma, embaraça a investigação de infração penal que envolva organização criminosa comete crime, com pena de reclusão, de 3 (três) a 8 (oito) anos, e multa.

III. Se houver indícios suficientes de que o funcionário público integra organização criminosa, poderá o juiz determinar seu afastamento cautelar do cargo, emprego ou função, com prejuízo da remuneração, quando a medida se fizer necessária à investigação ou instrução processual.


 

(TJ/RJ – Juiz Substituto – VUNESP – 2019) “Espécie” de legítima defesa que a doutrina afirma ser inexistente, pois a situação fática não é reconhecida como legítima defesa e não exclui a ilicitude de ação:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com alterações produzidas no CPP pela Lei 13.964/2019 (‘Pacote Anticrime’) em matéria de prisão preventiva e cautelares pessoais, tendo relação também com a jurisprudência do STJ.

I. Embora a Lei 13.964/2019 tenha expressado a necessidade de requerimento ao juiz para que na fase do inquérito decrete a prisão preventiva do investigado, manteve no artigo 311 a possibilidade da decretação de ofício na fase da ação penal.

II. Embora a Lei 13.964/2019 tenha expressado a necessidade de requerimento ao juiz para que na fase do inquérito decrete medidas cautelares pessoais diversas da prisão contra o investigado, manteve no artigo 282, §2º, a possibilidade da decretação de ofício de tais medidas na fase da ação penal.

III. O STJ sacramentou, por sua 3ª Seção, jurisprudência que acolhe lição doutrinária de que o auto de prisão em flagrante, uma vez enviado ao juízo, funciona também como representação implícita ou tácita da autoridade policial pela prisão preventiva, a funcionar como requerimento a embasar a decretação pelo juiz.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(MPE/MG – Promotor de Justiça Substituto – 2019) Sobre os institutos despenalizadores previstos na Lei n° 9.099/95, marque a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Sobre a transferência de presos para estabelecimento penitenciário federal e também sobre o local da custódia do preso, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com as antinomias.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da remição e aspectos correlatos, avalie as assertivas que seguem.

I. Relativamente à hipoteca como direito real de garantia, a remição é hipótese de extinção da hipoteca.

II. Não extinguirá a hipoteca, devidamente registrada, a arrematação ou adjudicação, sem que tenham sido notificados judicialmente os respectivos credores hipotecários, que não forem de qualquer modo partes na execução.

III. O executado perde o direito de remição da execução uma vez arrematado o imóvel em leilão judicial, mesmo que ainda não assinado o auto de arrematação.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito da Constituição Dirigente, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a competência do Município para legislar sobre assuntos de interesse local, observada a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.


 

(TST – Juiz do Trabalho – FCC – 2017) A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) foi regulamentada pela Lei n° 9.882/1999. Da mesma forma que a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), a ADPF é uma ação no âmbito do controle abstrato e concentrado de constitucionalidade. Ambas as ações são iguais em diversos aspectos. Em diversas situações, a arguição da inconstitucionalidade de uma lei pode ser feita por meio de qualquer das duas ações, sem diferenças. Mas há situações em que apenas uma delas é cabível. Diante disso, a constitucionalidade de

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o denominado Direito Constitucional Financeiro. Marque, a propósito, a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange aos agentes públicos, examine as proposições a seguir expostas.

I. Desde que se mantenha presente o quadro de necessidade temporária de excepcional interesse público, o STF admite a prorrogação indefinida do prazo de contratações temporárias.

II. Segundo o STF, é compatível com a Constituição Federal a previsão legal que exija o transcurso de 24 (vinte e quatro) meses, contados do término do contrato, antes de nova admissão de professor temporário anteriormente contratado.

III. De acordo com o STJ, são imprescritíveis as ações de reintegração em cargo público quando o afastamento se deu em razão de atos de exceção praticados durante o regime militar.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Em relação à intervenção do Estado na propriedade, julgue os itens abaixo.

I. Todos os documentos e os sítios detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos ficaram tombados por determinação constitucional.

II. Segundo o STF, não é necessária prévia autorização do Presidente da República para desapropriação, pelos Estados, de empresa de energia elétrica.

III. De acordo com o STF, a declaração de utilidade pública para desapropriação do imóvel impede o licenciamento de obra a ser realizada, por iniciativa do expropriado, no mesmo bem.

Há erro:


 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) O Município de Fribourg firmou Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho (MPT) com o fim de prever maiores medidas de fiscalização e controle em face das pessoas jurídicas que, com ele, firmarem contrato administrativo de prestação de serviço que envolva utilização intensiva de mão de obra (terceirização de serviços). Com base na Lei nº 8.666/1993, assinale a alternativa INCORRETA:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com vantagens funcionais de servidores públicos e também de magistrados.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Considere que um professor do ensino fundamental tenha suspeitado de possível ocorrência de maus-tratos contra criança de sua sala de aula e que tenha se omitido de comunicar o fato às autoridades competentes. Nessa hipótese, configurada em tese a infração administrativa 245 do Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa incorreta a respeito do procedimento de apuração respectivo:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a conformação legal do direito dos acionistas de SA ao dividendo obrigatório, tal como disposto no artigo 202 da Lei 6.404/1976 (LSA).

I. O dividendo obrigatório corresponde a parcela dos lucros estabelecida no estatuto ou, se este for omisso, a importância determinada de acordo com as normas da LSA.

II. O estatuto poderá estabelecer o dividendo como porcentagem do lucro ou do capital social, ou fixar outros critérios para determiná-lo, desde que sejam regulados com precisão e minúcia e não sujeitem os acionistas minoritários ao arbítrio dos órgãos de administração ou da maioria.

III. Tanto a assembléia-geral pode deliberar pela distribuição de dividendo inferior ao obrigatório ou retenção de todo o lucro líquido quanto os órgãos da administração podem informar à assembléia-geral ordinária ser ele incompatível com a situação financeira da companhia, tudo nos termos e requisitos traçados pela LSA.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre a empresa e o estabelecimento empresarial, marque a alternativa CORRETA.


 

(Fundação CEFETMINAS – Analista Judiciário – 2018) NÃO é órgão da Justiça Eleitoral:


 

(PC/PI – UESPI – 2014) A Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica) prevê, no item 2, do art.8º, como garantias judiciais, EXCETO,


 

(EMAGIS) De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o contrato de adesão:


 

(EMAGIS) Sobre os honorários advocatícios de sucumbência na execução fiscal e nos embargos à execução fiscal, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A assertivas que seguem guardam relação com ICMS, isenções fiscais heterônomas e Zona Franca de Manaus.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito das Áreas de Preservação Permanente no entorno de reservatórios d’água artificiais implantados para abastecimento público e geração de energia, tendo presente a disciplina do Código Florestal (Lei 12.651/2012) e sua leitura constitucional pelo STF, marque a alternativa CORRETA.


 

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 21.2021

(EMAGIS) A respeito da Constituição Dirigente, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a competência do Município para legislar sobre assuntos de interesse local, observada a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.


 

(TST – Juiz do Trabalho – FCC – 2017) A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) foi regulamentada pela Lei n° 9.882/1999. Da mesma forma que a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), a ADPF é uma ação no âmbito do controle abstrato e concentrado de constitucionalidade. Ambas as ações são iguais em diversos aspectos. Em diversas situações, a arguição da inconstitucionalidade de uma lei pode ser feita por meio de qualquer das duas ações, sem diferenças. Mas há situações em que apenas uma delas é cabível. Diante disso, a constitucionalidade de

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o denominado Direito Constitucional Financeiro. Marque, a propósito, a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação à Seguridade Social, considerada a disciplina da CF/1988, analise os itens abaixo.

I. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à educação, à previdência e à assistência social.

II. As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.

III. É vedada a adoção de requisitos ou critérios diferenciados para concessão de benefícios, ressalvada, nos termos de lei ordinária, a possibilidade de previsão de idade e tempo de contribuição distintos da regra geral para concessão de aposentadoria exclusivamente em favor dos segurados: com deficiência, previamente submetidos a avaliação biopsicossocial realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar; cujas atividades sejam exercidas com efetiva exposição a agentes químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde, ou associação desses agentes, vedada a caracterização por categoria profissional ou ocupação.

Estão incorretos os itens:


 

(EMAGIS) Observa-se na doutrina e na jurisprudência a afirmação de que recentes alterações legislativas em nosso sistema penal e processual penal nele reforçaram características do sistema acusatório, imposto pela Constituição Federal de 1988.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Como prerrogativa decorrente do sistema acusatório, tem-se a condição daquele que sofre persecução penal, em juízo ou fora dele, de sujeito de direitos e de titular de garantias plenamente oponíveis ao poder do Estado.

II. Nesse contexto, insere-se o direito do investigado de ser permanentemente assistido por advogado, mesmo na fase pré-processual da investigação penal, conforme se expressou na Lei nº 8.906/94 através de alteração introduzida pela Lei nº 13.245/2016.

III. A Lei 13.964/2019 (‘Pacote Anticrime), embora tenha incluído no CPP a explicitação da estrutura acusatória do processo penal e a vedação da atuação de ofício do juiz na fase de investigação, não veda a substituição pelo juiz da iniciativa probatória da acusação.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre o conflito aparente de normas penais e os critérios para sua solução, marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) Com base na Lei 12.850/2013, avalie as assertivas abaixo.

I. Considera-se organização criminosa a associação de 3 (três) ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 (quatro) anos, ou que sejam de caráter transnacional.

II. Quem impede ou, de qualquer forma, embaraça a investigação de infração penal que envolva organização criminosa comete crime, com pena de reclusão, de 3 (três) a 8 (oito) anos, e multa.

III. Se houver indícios suficientes de que o funcionário público integra organização criminosa, poderá o juiz determinar seu afastamento cautelar do cargo, emprego ou função, com prejuízo da remuneração, quando a medida se fizer necessária à investigação ou instrução processual.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o concurso formal de crimes e também com o crime de lavagem de dinheiro.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com alterações produzidas no CPP pela Lei 13.964/2019 (‘Pacote Anticrime’) em matéria de prisão preventiva e cautelares pessoais, tendo relação também com a jurisprudência do STJ.

I. Embora a Lei 13.964/2019 tenha expressado a necessidade de requerimento ao juiz para que na fase do inquérito decrete a prisão preventiva do investigado, manteve no artigo 311 a possibilidade da decretação de ofício na fase da ação penal.

II. Embora a Lei 13.964/2019 tenha expressado a necessidade de requerimento ao juiz para que na fase do inquérito decrete medidas cautelares pessoais diversas da prisão contra o investigado, manteve no artigo 282, §2º, a possibilidade da decretação de ofício de tais medidas na fase da ação penal.

III. O STJ sacramentou, por sua 3ª Seção, jurisprudência que acolhe lição doutrinária de que o auto de prisão em flagrante, uma vez enviado ao juízo, funciona também como representação implícita ou tácita da autoridade policial pela prisão preventiva, a funcionar como requerimento a embasar a decretação pelo juiz.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(MPE/MG – Promotor de Justiça Substituto – 2019) Sobre os institutos despenalizadores previstos na Lei n° 9.099/95, marque a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Sobre a transferência de presos para estabelecimento penitenciário federal e também sobre o local da custódia do preso, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o contrato de adesão:


 

(EMAGIS) A respeito da denominada ‘Constituição Econômica de 1988’, marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com as antinomias.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da remição e aspectos correlatos, avalie as assertivas que seguem.

I. Relativamente à hipoteca como direito real de garantia, a remição é hipótese de extinção da hipoteca.

II. Não extinguirá a hipoteca, devidamente registrada, a arrematação ou adjudicação, sem que tenham sido notificados judicialmente os respectivos credores hipotecários, que não forem de qualquer modo partes na execução.

III. O executado perde o direito de remição da execução uma vez arrematado o imóvel em leilão judicial, mesmo que ainda não assinado o auto de arrematação.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito da modificação ou superação de precedente pelos tribunais superiores, tendo presente a disciplina do CPC/2015 e o magistério da doutrina processualista civil, avalie as assertivas que seguem.

I. Tratando-se de alteração de jurisprudência dominante ou daquela oriunda de julgamento de casos repetitivos, o CPC/2015 autoriza a modulação dos efeitos da alteração.

II. Segundo a doutrina que prevaleceu nas Jornadas de Direito Processual Civil (CJF/STJ), é considerada omissa, para efeitos do cabimento dos embargos de declaração, a decisão que, na superação de precedente, não se manifesta sobre a modulação de efeitos.

III. Segundo a doutrina que prevaleceu no Fórum Permanente de Processualistas Civis (FPPC), presentes os pressupostos do § 3º do art. 927 do CPC/2015, a modificação do precedente tem, como regra, eficácia temporal prospectiva, podendo, no entanto, haver modulação temporal, no caso concreto.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) No que concerne à ação monitória, julgue os itens abaixo revelados.

I. A ação monitória pode ser proposta por aquele que afirmar, com base em prova escrita sem eficácia de título executivo, ter direito de exigir, do devedor capaz, o pagamento de quantia em dinheiro. Não é cabível, no entanto, relativamente ao adimplemento de obrigação de fazer ou de não fazer.

II. Não é admissível como prova escrita, para fins de propositura de ação monitória, prova oral documentada.

III. Não há interesse de agir para a propositura de ação monitória caso o autor detenha título executivo extrajudicial que possa aparelhar o ajuizamento do respectivo processo de execução.

São INCORRETOS os itens:


 

(PGE/TO – Procurador do Estado – FCC – 2018) Em relação aos poderes, deveres e à responsabilidade do juiz, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a conformação legal do direito dos acionistas de SA ao dividendo obrigatório, tal como disposto no artigo 202 da Lei 6.404/1976 (LSA).

I. O dividendo obrigatório corresponde a parcela dos lucros estabelecida no estatuto ou, se este for omisso, a importância determinada de acordo com as normas da LSA.

II. O estatuto poderá estabelecer o dividendo como porcentagem do lucro ou do capital social, ou fixar outros critérios para determiná-lo, desde que sejam regulados com precisão e minúcia e não sujeitem os acionistas minoritários ao arbítrio dos órgãos de administração ou da maioria.

III. Tanto a assembléia-geral pode deliberar pela distribuição de dividendo inferior ao obrigatório ou retenção de todo o lucro líquido quanto os órgãos da administração podem informar à assembléia-geral ordinária ser ele incompatível com a situação financeira da companhia, tudo nos termos e requisitos traçados pela LSA.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre a empresa e o estabelecimento empresarial, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre os honorários advocatícios de sucumbência na execução fiscal e nos embargos à execução fiscal, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre o IPI e os princípios da não cumulatividade e da seletividade, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sabe-se que o artigo 86 do ADCT previu um regime de transição para tratar dos precatórios reputados de pequeno valor ali descritos.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) No que tange aos agentes públicos, examine as proposições a seguir expostas.

I. Desde que se mantenha presente o quadro de necessidade temporária de excepcional interesse público, o STF admite a prorrogação indefinida do prazo de contratações temporárias.

II. Segundo o STF, é compatível com a Constituição Federal a previsão legal que exija o transcurso de 24 (vinte e quatro) meses, contados do término do contrato, antes de nova admissão de professor temporário anteriormente contratado.

III. De acordo com o STJ, são imprescritíveis as ações de reintegração em cargo público quando o afastamento se deu em razão de atos de exceção praticados durante o regime militar.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Em relação à intervenção do Estado na propriedade, julgue os itens abaixo.

I. Todos os documentos e os sítios detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos ficaram tombados por determinação constitucional.

II. Segundo o STF, não é necessária prévia autorização do Presidente da República para desapropriação, pelos Estados, de empresa de energia elétrica.

III. De acordo com o STF, a declaração de utilidade pública para desapropriação do imóvel impede o licenciamento de obra a ser realizada, por iniciativa do expropriado, no mesmo bem.

Há erro:


 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) O Município de Fribourg firmou Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho (MPT) com o fim de prever maiores medidas de fiscalização e controle em face das pessoas jurídicas que, com ele, firmarem contrato administrativo de prestação de serviço que envolva utilização intensiva de mão de obra (terceirização de serviços). Com base na Lei nº 8.666/1993, assinale a alternativa INCORRETA:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com vantagens funcionais de servidores públicos e também de magistrados.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito das Áreas de Preservação Permanente no entorno de reservatórios d’água artificiais implantados para abastecimento público e geração de energia, tendo presente a disciplina do Código Florestal (Lei 12.651/2012) e sua leitura constitucional pelo STF, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Diz-se que a obrigação da realização da audiência de custódia é também derivação de tratados internacionais de Direitos Humanos assinados pelo Brasil.

A propósito, e tendo presente também a repercussão dessa obrigação em nosso direito interno e na jurisprudência, avalie as assertivas que seguem.

I. Tanto do Pacto de São José da Costa Rica quanto do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos consta o direito de toda pessoa presa, detida ou retida de ser conduzida, sem demora, à presença de um juiz ou outra autoridade autorizada por lei a exercer funções judiciais.

II. O STF expressou recentemente que o quadro atual de pandemia pelo Covid-19 é motivação idônea para que os juízes não realizem audiência de custódia.

III. A Lei 13.964/2019 (‘Pacote Anticrime’) introduziu no CPP a obrigação da realização de audiência de custódia pelo juiz uma vez recebido o auto de prisão em flagrante e cominou para a injustificada omissão a conseqüência da ilegalidade e decorrente relaxamento da prisão.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 21.2021

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com as antinomias.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da remição e aspectos correlatos, avalie as assertivas que seguem.

I. Relativamente à hipoteca como direito real de garantia, a remição é hipótese de extinção da hipoteca.

II. Não extinguirá a hipoteca, devidamente registrada, a arrematação ou adjudicação, sem que tenham sido notificados judicialmente os respectivos credores hipotecários, que não forem de qualquer modo partes na execução.

III. O executado perde o direito de remição da execução uma vez arrematado o imóvel em leilão judicial, mesmo que ainda não assinado o auto de arrematação.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito do inventário e da partilha, avalie as assertivas que seguem.

I. O CPC/2015, diferentemente do CPC/1973, determina a citação no processo tanto do cônjuge do falecido quanto dos cônjuges dos herdeiros do falecido.

II. Para a doutrina civilista, em regra é dispensável a citação dos cônjuges dos herdeiros no processo de inventário e partilha, sendo necessária a citação, todavia, se no feito forem praticados pelo herdeiro atos de disposição da herança.

III. Para o STJ, em anulatória de partilha de imóvel já registrado em nome de herdeiro casado sob o regime de comunhão universal de bens, a citação do cônjuge do precitado herdeiro é indispensável, tratando-se de hipótese de litisconsórcio necessário.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito da modificação ou superação de precedente pelos tribunais superiores, tendo presente a disciplina do CPC/2015 e o magistério da doutrina processualista civil, avalie as assertivas que seguem.

I. Tratando-se de alteração de jurisprudência dominante ou daquela oriunda de julgamento de casos repetitivos, o CPC/2015 autoriza a modulação dos efeitos da alteração.

II. Segundo a doutrina que prevaleceu nas Jornadas de Direito Processual Civil (CJF/STJ), é considerada omissa, para efeitos do cabimento dos embargos de declaração, a decisão que, na superação de precedente, não se manifesta sobre a modulação de efeitos.

III. Segundo a doutrina que prevaleceu no Fórum Permanente de Processualistas Civis (FPPC), presentes os pressupostos do § 3º do art. 927 do CPC/2015, a modificação do precedente tem, como regra, eficácia temporal prospectiva, podendo, no entanto, haver modulação temporal, no caso concreto.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) No que concerne à ação monitória, julgue os itens abaixo revelados.

I. A ação monitória pode ser proposta por aquele que afirmar, com base em prova escrita sem eficácia de título executivo, ter direito de exigir, do devedor capaz, o pagamento de quantia em dinheiro. Não é cabível, no entanto, relativamente ao adimplemento de obrigação de fazer ou de não fazer.

II. Não é admissível como prova escrita, para fins de propositura de ação monitória, prova oral documentada.

III. Não há interesse de agir para a propositura de ação monitória caso o autor detenha título executivo extrajudicial que possa aparelhar o ajuizamento do respectivo processo de execução.

São INCORRETOS os itens:


 

(PGE/TO – Procurador do Estado – FCC – 2018) Em relação aos poderes, deveres e à responsabilidade do juiz, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o contrato de adesão:


 

(EMAGIS) Considere que um professor do ensino fundamental tenha suspeitado de possível ocorrência de maus-tratos contra criança de sua sala de aula e que tenha se omitido de comunicar o fato às autoridades competentes. Nessa hipótese, configurada em tese a infração administrativa 245 do Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa incorreta a respeito do procedimento de apuração respectivo:


 

(EMAGIS) Observa-se na doutrina e na jurisprudência a afirmação de que recentes alterações legislativas em nosso sistema penal e processual penal nele reforçaram características do sistema acusatório, imposto pela Constituição Federal de 1988.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Como prerrogativa decorrente do sistema acusatório, tem-se a condição daquele que sofre persecução penal, em juízo ou fora dele, de sujeito de direitos e de titular de garantias plenamente oponíveis ao poder do Estado.

II. Nesse contexto, insere-se o direito do investigado de ser permanentemente assistido por advogado, mesmo na fase pré-processual da investigação penal, conforme se expressou na Lei nº 8.906/94 através de alteração introduzida pela Lei nº 13.245/2016.

III. A Lei 13.964/2019 (‘Pacote Anticrime), embora tenha incluído no CPP a explicitação da estrutura acusatória do processo penal e a vedação da atuação de ofício do juiz na fase de investigação, não veda a substituição pelo juiz da iniciativa probatória da acusação.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre o conflito aparente de normas penais e os critérios para sua solução, marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) Com base na Lei 12.850/2013, avalie as assertivas abaixo.

I. Considera-se organização criminosa a associação de 3 (três) ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 (quatro) anos, ou que sejam de caráter transnacional.

II. Quem impede ou, de qualquer forma, embaraça a investigação de infração penal que envolva organização criminosa comete crime, com pena de reclusão, de 3 (três) a 8 (oito) anos, e multa.

III. Se houver indícios suficientes de que o funcionário público integra organização criminosa, poderá o juiz determinar seu afastamento cautelar do cargo, emprego ou função, com prejuízo da remuneração, quando a medida se fizer necessária à investigação ou instrução processual.


 

(TJ/RJ – Juiz Substituto – VUNESP – 2019) “Espécie” de legítima defesa que a doutrina afirma ser inexistente, pois a situação fática não é reconhecida como legítima defesa e não exclui a ilicitude de ação:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com alterações produzidas no CPP pela Lei 13.964/2019 (‘Pacote Anticrime’) em matéria de prisão preventiva e cautelares pessoais, tendo relação também com a jurisprudência do STJ.

I. Embora a Lei 13.964/2019 tenha expressado a necessidade de requerimento ao juiz para que na fase do inquérito decrete a prisão preventiva do investigado, manteve no artigo 311 a possibilidade da decretação de ofício na fase da ação penal.

II. Embora a Lei 13.964/2019 tenha expressado a necessidade de requerimento ao juiz para que na fase do inquérito decrete medidas cautelares pessoais diversas da prisão contra o investigado, manteve no artigo 282, §2º, a possibilidade da decretação de ofício de tais medidas na fase da ação penal.

III. O STJ sacramentou, por sua 3ª Seção, jurisprudência que acolhe lição doutrinária de que o auto de prisão em flagrante, uma vez enviado ao juízo, funciona também como representação implícita ou tácita da autoridade policial pela prisão preventiva, a funcionar como requerimento a embasar a decretação pelo juiz.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(MPE/MG – Promotor de Justiça Substituto – 2019) Sobre os institutos despenalizadores previstos na Lei n° 9.099/95, marque a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Sobre a transferência de presos para estabelecimento penitenciário federal e também sobre o local da custódia do preso, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da Constituição Dirigente, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a competência do Município para legislar sobre assuntos de interesse local, observada a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.


 

(TST – Juiz do Trabalho – FCC – 2017) A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) foi regulamentada pela Lei n° 9.882/1999. Da mesma forma que a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), a ADPF é uma ação no âmbito do controle abstrato e concentrado de constitucionalidade. Ambas as ações são iguais em diversos aspectos. Em diversas situações, a arguição da inconstitucionalidade de uma lei pode ser feita por meio de qualquer das duas ações, sem diferenças. Mas há situações em que apenas uma delas é cabível. Diante disso, a constitucionalidade de

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o denominado Direito Constitucional Financeiro. Marque, a propósito, a alternativa INCORRETA.

 

(Fundação CEFETMINAS – Analista Judiciário – 2018) NÃO é órgão da Justiça Eleitoral:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a conformação legal do direito dos acionistas de SA ao dividendo obrigatório, tal como disposto no artigo 202 da Lei 6.404/1976 (LSA).

I. O dividendo obrigatório corresponde a parcela dos lucros estabelecida no estatuto ou, se este for omisso, a importância determinada de acordo com as normas da LSA.

II. O estatuto poderá estabelecer o dividendo como porcentagem do lucro ou do capital social, ou fixar outros critérios para determiná-lo, desde que sejam regulados com precisão e minúcia e não sujeitem os acionistas minoritários ao arbítrio dos órgãos de administração ou da maioria.

III. Tanto a assembléia-geral pode deliberar pela distribuição de dividendo inferior ao obrigatório ou retenção de todo o lucro líquido quanto os órgãos da administração podem informar à assembléia-geral ordinária ser ele incompatível com a situação financeira da companhia, tudo nos termos e requisitos traçados pela LSA.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre a empresa e o estabelecimento empresarial, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre os honorários advocatícios de sucumbência na execução fiscal e nos embargos à execução fiscal, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A assertivas que seguem guardam relação com ICMS, isenções fiscais heterônomas e Zona Franca de Manaus.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito das Áreas de Preservação Permanente no entorno de reservatórios d’água artificiais implantados para abastecimento público e geração de energia, tendo presente a disciplina do Código Florestal (Lei 12.651/2012) e sua leitura constitucional pelo STF, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) No que tange aos agentes públicos, examine as proposições a seguir expostas.

I. Desde que se mantenha presente o quadro de necessidade temporária de excepcional interesse público, o STF admite a prorrogação indefinida do prazo de contratações temporárias.

II. Segundo o STF, é compatível com a Constituição Federal a previsão legal que exija o transcurso de 24 (vinte e quatro) meses, contados do término do contrato, antes de nova admissão de professor temporário anteriormente contratado.

III. De acordo com o STJ, são imprescritíveis as ações de reintegração em cargo público quando o afastamento se deu em razão de atos de exceção praticados durante o regime militar.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Em relação à intervenção do Estado na propriedade, julgue os itens abaixo.

I. Todos os documentos e os sítios detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos ficaram tombados por determinação constitucional.

II. Segundo o STF, não é necessária prévia autorização do Presidente da República para desapropriação, pelos Estados, de empresa de energia elétrica.

III. De acordo com o STF, a declaração de utilidade pública para desapropriação do imóvel impede o licenciamento de obra a ser realizada, por iniciativa do expropriado, no mesmo bem.

Há erro:


 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) O Município de Fribourg firmou Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho (MPT) com o fim de prever maiores medidas de fiscalização e controle em face das pessoas jurídicas que, com ele, firmarem contrato administrativo de prestação de serviço que envolva utilização intensiva de mão de obra (terceirização de serviços). Com base na Lei nº 8.666/1993, assinale a alternativa INCORRETA:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com vantagens funcionais de servidores públicos e também de magistrados.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Segundo o art. 32, inciso II, da Lei nº 8.625/93, compete aos Promotores de Justiça, dentro de suas esferas de atribuições, atender a qualquer do povo, tomando as providências cabíveis. Tendo em vista este dever e considerando o que dispõe a Resolução CNMP nº 205/2019, que trata da Política Nacional de Atendimento ao Público no âmbito do Ministério Público, assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) A associação estadual de defesa do consumidor (AEDC) de determinado estado da Federação ajuizou ação civil pública contra a única distribuidora de combustíveis do estado, sob a alegação de que o fato de ela ser a única empresa do tipo no mercado constitui monopólio e cartel, o que causa lesão a vários direitos básicos dos consumidores. Na ação, requereu que a empresa fosse condenada a adequar os seus preços à média nacional e a pagar danos morais coletivos. O magistrado competente, ao analisar a inicial, constatou que a associação, cujo estatuto prevê, entre os seus fins institucionais, a defesa ampla dos consumidores, tinha sido legalmente constituída havia seis meses e que não tinha sido juntada autorização assemblear para a propositura da ação.

De acordo com as normas do CDC, o juiz, nesta situação, deve:


 

(PC/PI – UESPI – 2014) A Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica) prevê, no item 2, do art.8º, como garantias judiciais, EXCETO,


 

Ministério Público Estadual - Rodada 21.2021

A promotoria eleitoral de Marabaixo/AP recebeu notícia de fato apresentada pelo presidente do diretório municipal do Partido Trabalhista Liberal (PTL) local, narrando que a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) doou à prefeitura municipal doze toneladas de leite em pó para abastecimento das entidades de ensino e assistenciais da localidade, como vem fazendo nos últimos cinco anos.

Aduz que a prefeitura, em vez de utilizar o leite em pó nos entes definidos no termo de doação, usualmente entrega-o a entidade nominada “Associação das Voluntárias do Amapá”, que procede à entrega diretamente à população necessitada, mediante cadastramento prévio.

Acrescenta que a entidade é presidida pela primeira-dama do município, sendo o prefeito seu principal mantenedor, e que as próximas solenidades de entrega do leite à população estão previstas para os meses de agosto e setembro (suponha, para fins de contextualização, que se trate de ano de eleições municipais)

A notitia, que é finalizada apontando o prefeito como candidato á reeleição, vem acompanhada apenas dos termos de doação firmados entre a CONAB e a municipalidade.

Adote a(s) providência(s) que entender cabível(is) na seara aludida.

 

Defensoria Pública Estadual - Rodada 21.2021

Raul e Maria são pessoas humildes e casadas há sete anos. Em 15/02/2018, o casal requereu, em juízo, a adoção de João, adolescente de 15 anos de idade, com quem já tinham certo apadrinhamento afetivo. Foi deferida a adoção, tendo em vista laudo psicológico favorável e a existência de vínculo de afeto. Em 30/06/2019, a sentença transitou em julgado. O feito foi processado e julgado pelo Juízo da 10ª Vara da Infância e Juventude de Teresina-PI. Pouco tempo depois, Raul e Maria começaram a perceber que o menor não tinha vontade de realmente ser filho deles ou tampouco manifestava interesse em realizar as atividades próprias de sua idade, como ir à escola. Em 10/08/2019, o adotado fugiu de casa e pediu abrigo na casa de um amigo, deixando uma carta na qual afirma que não queria mais ser adotado e que não queria ter que estudar. Avisado o Conselho Tutelar da região sobre o caso, foi produzido um relatório psicológico com João que, numa de suas entrevistas, admitiu que o consentimento que ele deu no processo de adoção somente foi concedido porque ele estava com receio de fecharem a instituição (“abrigo”) onde ele morava e de não ter local para ir. Outras fugas e eventos ocorreram até João, recentemente, atingir a maioridade e decidir morar com um amigo, independentemente da aceitação de Raul e Maria.

O casal procurou a Defensoria Pública e narrou toda a situação, solicitando providências para revogar a aludida adoção. Como defensor(a) público(a) responsável pelo caso, elabore a medida processual mais adequada para a defesa dos interesses dos assistidos.

 

Discursivas - Rodada 21.2021 - Questão 1

Acerca do negócio jurídico, disserte sobre seus requisitos de validade, bem como conceitue e diferencie seus elementos acidentais: condição, termo e encargo. (Máximo 15 linhas).

Discursivas - Rodada 21.2021 - Questão 2

A Guarda Municipal de determinado Estado-membro foi constituída sob a forma de empresa pública, para a prestação de serviço público tipicamente estatal. Na atuação como polícia administrativa, aplica multas de trânsito, as quais passaram a ser questionadas judicialmente, ao argumento de impossibilidade do exercício do poder de polícia por pessoa jurídica de direito privado. Pergunta-se: é possível a delegação do poder de polícia para pessoas administrativas de direito privado? Na resposta, aborde o conceito de poder de polícia, os atributos desse poder e a jurisprudência atual sobre o tema. (Máximo 15 linhas).

Discursivas - Rodada 21.2021 - Questão 3

Imagine que um partido político ajuizou ADI contra uma Constituição Estadual, atacando alguns de seus dispositivos. Após as manifestações técnicas pertinentes, incluindo AGU e MPF, o partido percebeu uma falha inicial de seu argumento --- ao deixar de impugnar um artigo específico que dava supedâneo à regra cuja constitucionalidade se pretendia questionar ---- e decidiu emendar a inicial, reconhecendo não tê-lo impugnado originalmente. É possível incluir como objeto da ADI esse dispositivo da Constituição Estadual? Explique em quais hipóteses cabe aditar a petição inicial de uma ADI.[Responda em até 10 linhas].

Discursivas - Rodada 21.2021 - Questão 4

Sérgio Trambique é investigado, junto ao Supremo Tribunal, pelo fato de, na condição de deputado federal (mandato 2015-2019), ter desviado recursos da Cota para Exercício de Atividade Parlamentar.

Como o parlamentar acabou não se reelegendo deputado federal nas eleições de 2018 - já que se candidatou ao Senado Federal, mandato para o qual acabou sendo eleito -, a Procuradoria-Geral da República requereu a remessa do inquérito policial para a Justiça Federal do Distrito Federal, a fim de que as investigações prosseguissem na primeira instância. Defendeu, nesse sentido, que o Supremo Tribunal Federal, na AP 937, delimitou o alcance da prerrogativa de foro à imputação de crimes cometidos no cargo e em razão do cargo daquele acusado criminalmente. Assim, como Sérgio Trambique não mais exerce o cargo de deputado federal, descabe, à luz da interpretação restritiva conferida à prerrogativa de foro na aludida AP 937, manter o inquérito policial no Excelso Pretório, certo que a conduta investigada guarda relação precisamente com o exercício do cargo de deputado federal, não mais desempenhado por Sérgio.

Na hipótese em apreço, assiste razão à Procuradoria-Geral da República? Responda, de forma fundamentada, em até 15 (quinze) linhas.

Discursivas - Rodada 21.2021 - Questão 5

É legítima a decisão judicial que, na fase de cumprimento de sentença, determina à Fazenda Pública executada, em sede de Juizado Especial, a apresentação dos cálculos dos valores devidos ao exequente? Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.

Discursivas - Rodada 21.2021

Acerca do negócio jurídico, disserte sobre seus requisitos de validade, bem como conceitue e diferencie seus elementos acidentais: condição, termo e encargo. (Máximo 15 linhas).

 

A Guarda Municipal de determinado Estado-membro foi constituída sob a forma de empresa pública, para a prestação de serviço público tipicamente estatal. Na atuação como polícia administrativa, aplica multas de trânsito, as quais passaram a ser questionadas judicialmente, ao argumento de impossibilidade do exercício do poder de polícia por pessoa jurídica de direito privado. Pergunta-se: é possível a delegação do poder de polícia para pessoas administrativas de direito privado? Na resposta, aborde o conceito de poder de polícia, os atributos desse poder e a jurisprudência atual sobre o tema. (Máximo 15 linhas).

 

Imagine que um partido político ajuizou ADI contra uma Constituição Estadual, atacando alguns de seus dispositivos. Após as manifestações técnicas pertinentes, incluindo AGU e MPF, o partido percebeu uma falha inicial de seu argumento --- ao deixar de impugnar um artigo específico que dava supedâneo à regra cuja constitucionalidade se pretendia questionar ---- e decidiu emendar a inicial, reconhecendo não tê-lo impugnado originalmente. É possível incluir como objeto da ADI esse dispositivo da Constituição Estadual? Explique em quais hipóteses cabe aditar a petição inicial de uma ADI.[Responda em até 10 linhas].

 

Sérgio Trambique é investigado, junto ao Supremo Tribunal, pelo fato de, na condição de deputado federal (mandato 2015-2019), ter desviado recursos da Cota para Exercício de Atividade Parlamentar.

Como o parlamentar acabou não se reelegendo deputado federal nas eleições de 2018 - já que se candidatou ao Senado Federal, mandato para o qual acabou sendo eleito -, a Procuradoria-Geral da República requereu a remessa do inquérito policial para a Justiça Federal do Distrito Federal, a fim de que as investigações prosseguissem na primeira instância. Defendeu, nesse sentido, que o Supremo Tribunal Federal, na AP 937, delimitou o alcance da prerrogativa de foro à imputação de crimes cometidos no cargo e em razão do cargo daquele acusado criminalmente. Assim, como Sérgio Trambique não mais exerce o cargo de deputado federal, descabe, à luz da interpretação restritiva conferida à prerrogativa de foro na aludida AP 937, manter o inquérito policial no Excelso Pretório, certo que a conduta investigada guarda relação precisamente com o exercício do cargo de deputado federal, não mais desempenhado por Sérgio.

Na hipótese em apreço, assiste razão à Procuradoria-Geral da República? Responda, de forma fundamentada, em até 15 (quinze) linhas.

 

É legítima a decisão judicial que, na fase de cumprimento de sentença, determina à Fazenda Pública executada, em sede de Juizado Especial, a apresentação dos cálculos dos valores devidos ao exequente? Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.

 

PGE/PGM - Rodada 21.2021

O Estado BETA solicitou à Secretaria da Receita Federal a emissão de certidões de regularidade fiscal, documentos necessários para a liberação de empréstimo contratado com a Caixa Econômica Federal para a construção de escolas e hospitais. Contudo, a União Federal, por ato do “Sr. Delegado da Receita Federal do Brasil no Estado”, negou a emissão das certidões em razão da existência de débito do Estado-membro junto ao INCRA, contraído em gestão anterior e cujo pagamento já estava garantido por precatório.

A União, ainda, por ato da mesma autoridade, praticado em 29/04/2021, determinou a inclusão do Estado BETA, sem prévia notificação, nos cadastros de inadimplentes por ela organizados e mantidos (SIAF/CAUC). Com isso, o Estado-membro ficou impedido de contratar quaisquer operações de crédito, celebrar convênios e receber transferências de recursos.

Proponha a medida processual adequada para tutelar os direitos do Estado BETA contra a sua inclusão no SIAF/CAUC.

É dispensado o relatório dos fatos.

 

PGE/PGM - Rodada 20.2021

O Plenário do Tribunal de Contas do Estado CACTO recusa o registro do ato de aposentadoria de servidor estadual por entender inconstitucional lei daquele Estado que concedia determinado benefício na fixação dos proventos.

Na mesma sessão, delibera por oficiar ao Poder Executivo, determinando que se abstenha de aplicar a referida lei.

Recebendo o ofício, Juliette Galdino, Governadora do Estado, decide consultar a Procuradoria, perguntando em processo administrativo:

a) Pode o Tribunal de Contas do Estado adotar essa última medida?

b) Como Governadora, que medida poderia adotar se entendesse que a lei é flagrantemente inconstitucional?

Na condição de Procurador do Estado CACTO, responda à consulta em forma de parecer jurídico, considerando a legislação, a doutrina e a jurisprudência pertinente.

 

Objetivas PGE/PGM - Rodada 20.2021

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com os serviços públicos e a repartição das competências administrativa e legislativa a eles correlatas entre os entes federados, devendo ser avaliadas em consonância com a Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

I. O serviço de distribuição de água potável é de competência dos Municípios.

II. Por lei estadual pode ser regulada a política tarifária do serviço de distribuição de água potável quando esteja este serviço sendo prestado por empresa com controle acionário do mencionado Estado-membro.

III. O serviço de transporte intermunicipal de passageiros é de competência do Estado-membro e o serviço de transporte urbano, do Município.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TST – Juiz do Trabalho – FCC – 2017) A respeito dos poderes da Administração pública, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Sobre a improbidade administrativa, julgue os itens a seguir expostos.

I. Pedro Experto foi acusado, em ação civil pública por improbidade administrativa, pela prática de ato que atentou contra os princípios da Administração Pública, durante período em que atuara como policial federal. Durante o longo curso da demanda, Pedro se exonerou do cargo que ocupava devido à assunção de outro cargo público inacumulável (defensor público), para o qual fora aprovado em regular concurso público. Nesse cenário, é correto afirmar que eventual sanção de perda da função pública (Lei 8.429/1992, art. 12, III) poderá alcançar o novo cargo público ocupado por Pedro, caso o esteja exercendo no momento do trânsito em julgado da condenação.

II. Sônia Cofins foi acusada de ter praticado, de forma culposa, ato ímprobo consistente em conceder milionário benefício fiscal sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie. Nesse caso, mesmo que estejam prescritas as sanções previstas no art. 12 da Lei 8.429/1992, será cabível o ressarcimento do dano ao erário.

III. O Ministério Público poderá, conforme as circunstâncias do caso concreto, celebrar acordo de não persecução cível, desde que, ao menos, advenham, dentre outros, os seguintes resultados: o integral ressarcimento do dano; a reversão, à pessoa jurídica lesada, da vantagem indevida obtida, ainda que oriunda de agentes privados.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito da remuneração pelo exercício das funções de direção, chefia ou assessoramento, tendo presente a disciplina da Lei 8.112/1990 e também a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o processo objetivo de controle de constitucionalidade no âmbito dos Tribunais de Justiça estaduais, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o ensino religioso nas escolas públicas durante o ensino fundamental, sua compatibilidade com a Constituição Federal e também com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, tendo presente ainda a compreensão deste a propósito da liberdade religiosa.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SC – Juiz de Direito – CESPE – 2019) Com relação à disciplina constitucional das comissões parlamentares de inquérito (CPI), assinale a opção correta de acordo com a doutrina e a jurisprudência do STF.

 

(EMAGIS) Analise a seguinte situação.

Chega à Câmara Municipal do Município X, para fins de apreciação, as contas anuais de gestão e de governo que devem ser prestadas pelo Prefeito Municipal.
As contas do Prefeito chegaram à Casa Legislativa depois de terem sido apreciadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), do qual resultou parecer prévio pela rejeição das contas de gestão e contas de governo.

No Parlamento, a matéria contou com trâmite regular e encontra-se hábil à deliberação pelo plenário da Casa Legislativa.

Diante dessa situação, assinale a opção correta.

 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) Analise as assertivas abaixo:

I. A letra de câmbio, a nota promissória, a duplicata, a debênture, o cheque, a sentença arbitral e o contrato garantido por hipoteca são títulos executivos extrajudiciais.

II. De acordo com o Código de Processo Civil, é possível, no cumprimento provisório da sentença, a dispensa de caução para levantamento de depósito em dinheiro nos casos em que o crédito for de natureza alimentar e/ou o credor demonstrar situação de necessidade.

III. A execução em face da Fazenda Pública pode fundar-se em título executivo judicial ou extrajudicial. O conteúdo da impugnação na execução de título executivo judicial abrange matérias que seria lícito à Fazenda Pública deduzir como defesa no processo de conhecimento.

IV. Na execução em face da Fazenda Pública fundada em título extrajudicial, os créditos dos idosos, portadores de doença grave e/ou pessoas com deficiência serão pagos, na forma da lei, sem necessidade de expedição de precatório ou Requisição de Pequeno Valor (RPV).

Assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) Sobre a oposição, avalie as assertivas a seguir expostas.

I. Enquanto no CPC/1973 a oposição era enquadrada como hipótese de intervenção de terceiros, o CPC/2015 disciplina-a entre os procedimentos especiais.

II. Quem pretender, no todo ou em parte, a coisa ou o direito sobre que controvertem autor e réu poderá, até a estabilização da lide, oferecer oposição contra ambos.

III. O opoente deduzirá o pedido em observação aos requisitos exigidos para propositura da ação. Distribuída a oposição por dependência, serão os opostos citados, na pessoa de seus respectivos advogados, para contestar o pedido no prazo comum de 15 (quinze) dias.

São verdadeiros apenas os itens:


 

(EMAGIS) Considere ação coletiva que tem como causa de pedir a alegação de que a Resolução n. 13/1998 do Conselho de Saúde Suplementar - Consu, reproduzida em cláusulas de contratos de planos e seguros de saúde das rés, alegadamente extrapolou os lindes estabelecidos pela Lei n. 9.656/1998, ao impor o limite, no período de carência contratual, de 12 horas para atendimento aos beneficiários dos planos ambulatoriais e hospitalares. Tem-se como pedido na ação afastar os efeitos de tal cláusula contratual, tida como violadora de direito dos beneficiários de planos e seguros de saúde.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) Quanto à responsabilidade civil, julgue, com base no Código Civil e sua interpretação, os itens abaixo propostos.

I. Prevalece o entendimento de que a responsabilidade civil decorrente do abuso do direito é de caráter subjetivo, na medida em que o Código Civil não a excepcionou, expressamente, do regime geral da responsabilidade fundada na culpa.

II. Aquele que ressarcir o dano causado por outrem pode reaver o que houver pago daquele por quem pagou, salvo se o causador do dano for descendente seu, absoluta ou relativamente incapaz.

III. Embora o Código Civil estabeleça que a indenização mede-se pela extensão do dano, prevalece o entendimento de que essa previsão legal não afasta a possibilidade de se reconhecer a função punitiva ou pedagógica da responsabilidade civil.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) A respeito do direito real de habitação e também sua existência em favor do cônjuge sobrevivente sobre o imóvel no qual residia a família, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Ainda a respeito do direito real de habitação sobre o imóvel de residência da família concedido em favor do cônjuge sobrevivente, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação aos títulos de crédito, avalie as assertivas expostas abaixo e assinale a alternativa correspondente.

I. O Código Civil de 2002 adota o conceito de título de crédito dado por Cesare Vivante.

II. Quando se afirma que o título de crédito é o documento necessário ao exercício do direito nele mencionado, há uma referência clara ao princípio da literalidade.

III. Pelo princípio da autonomia, entende-se que o título de crédito configura documento constitutivo de direito novo, autônomo, originário e completamente desvinculado da relação que lhe deu origem.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com os contratos de plano de saúde e devem ser avaliadas em consonância com a jurisprudência consolidada pelo Superior Tribunal de Justiça e com os dispositivos legais referentes a tais contratos.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.


 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Sobre a ação de execução fiscal de crédito tributário, à luz da jurisprudência atual do STJ, assinale a alternativa correta:


 

(TJ/BA – Juiz de Direito Substituto – CESPE – 2019) De acordo com as limitações constitucionais ao poder de tributar, a fixação da base de cálculo do IPVA se submete à


 

(EMAGIS) A respeito da exploração de petróleo, gás natural e recursos hídricos para geração de energia elétrica, especialmente as receitas financeiras estatais decorrentes de tais atividades, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo redação conferida pela EC 102/2019 ao §1º do artigo 20 da Constituição Federal, é assegurada, nos termos da lei, à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios a participação no resultado da exploração das atividades em questão e também de outros recursos minerais no respectivo território, plataforma continental, mar territorial ou zona econômica exclusiva, ou compensação financeira por essa exploração.

II. Os royalties não têm natureza de tributo.

III. É inconstitucional a imposição legal federal de repasse de parcela das receitas transferidas aos Estados para os municípios integrantes da territorialidade do ente maior.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(Prefeitura de Curitiba/PR – Procurador – NC-UFPR – 2019) O instituto da prescrição trabalhista curva-se aos princípios gerais de direito da segurança das relações jurídicas, em nome da paz social e para garantir sua consolidação. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

(  ) A ação trabalhista, ainda que arquivada, interrompe a prescrição em relação a todo o contrato de trabalho.

(  ) O protesto judicial é medida aplicável no processo do trabalho, por força do art. 769 da CLT, sendo que o seu ajuizamento, por si só, interrompe o prazo prescricional.

(  ) A ação movida por sindicato, na qualidade de substituto processual, não interrompe a prescrição.

(  ) Da extinção do último contrato, começa a fluir o prazo prescricional do direito de ação em que se objetiva a soma de períodos descontínuos de trabalho.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

 

(Prefeitura de Lucena /PB – Procurador – CONTEMAX – 2019). Tendo em vista as alterações inseridas pela Lei nº 13.467, de 2017, qual dos itens abaixo, considerando somente os elencados expressamente na lei, não é indicador de transcendência, para fim de exame do Tribunal Superior do Trabalho no Recurso de Revista?

 

(EMAGIS) Sabe-se que o artigo 225, §1º, VII, da Constituição Federal, torna “vedadas, na forma da lei, as práticas que (...) submetam os animais a crueldade.”

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) De acordo com a teoria da coculpabilidade, na forma como foi proposta por Eugenio Raúl Zaffaroni,


 

(EMAGIS) Relativamente ao crime de roubo, considerando tanto as recentes alterações legislativas introduzidas no artigo 157 do Código Penal quanto a jurisprudência sumulada pelo STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Introduziu-se como causa especial de aumento de pena o emprego de arma branca para a prática da violência ou grave ameaça.

II. A majorante que era aplicável ao emprego de arma de fogo teve aumentado seu quantum de elevação da pena.

III. Caso múltiplas as incidências das majorantes previstas no §2º do artigo 157 do CP, a definição do quantum de aumento exige fundamentação concreta, não sendo suficiente para a sua exasperação a mera indicação do número de majorantes.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com a competência no processo penal.

I. O sistema brasileiro, tal como o norte-americano, tem por foco a competência territorial, definindo-a já no texto constitucional.

II. O juiz natural, nos termos da pacífica doutrina nacional, é aquele definido pelas leis processuais penais, já que a Constituição Federal não define competências funcionais ou objetivas para o processo penal.

III. Ainda que conhecido o lugar da infração, em nome da ampla defesa, a competência regular-se-á pelo domicílio ou residência do réu, conforme disposto no CPP.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(TJ/SC – Juiz de Direito – CESPE – 2019) Considerando-se exclusivamente o entendimento sumulado do STJ, é correto afirmar que o juiz de direito substituto agirá corretamente se


 

Objetivas DP Estadual - Rodada 20.2021

(DPE/PR – FCC – 2012) Quanto aos sistemas de assistência judiciária e jurídica gratuita, é correto afirmar que

 

(DPE/AM – FCC – 2018) A respeito da teoria das gerações ou dimensões de Direitos Humanos, considere:

I. A adoção do conceito de gerações de Direitos Humanos é consensual na doutrina brasileira.

II. Os Direitos Humanos de segunda geração ou dimensão estão relacionados à ideia de solidariedade ou fraternidade, da mesma forma como os direitos de primeira geração ou dimensão estão amparados na ideia de liberdade.

III. Os Direitos Humanos de primeira geração ou dimensão, por se tratarem de direitos de defesa, não acarretam qualquer atuação prestacional do Estado em relação à efetivação dos mesmos.

IV. Os Direitos Humanos de segunda geração ou dimensão, dada a sua natureza prestacional, exigem uma atuação positiva do Estado para a sua efetivação.

Está correto o que se afirma APENAS em


 

(MPE/GO – Promotor de Justiça – Reaplicação – 2019) A clássica frase a seguir inaugurou uma nova fase na dogmática jurídico-penal: "O caminho correto só pode ser deixar as decisões valorativas político-criminais introduzirem-se no sistema de direito penal". Assinale a alternativa em que consta o autor da referida afirmação, bem como o sistema jurídico-penal a que se refere:

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) De acordo com a teoria da coculpabilidade, na forma como foi proposta por Eugenio Raúl Zaffaroni,


 

(EMAGIS) Relativamente ao crime de roubo, considerando tanto as recentes alterações legislativas introduzidas no artigo 157 do Código Penal quanto a jurisprudência sumulada pelo STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Introduziu-se como causa especial de aumento de pena o emprego de arma branca para a prática da violência ou grave ameaça.

II. A majorante que era aplicável ao emprego de arma de fogo teve aumentado seu quantum de elevação da pena.

III. Caso múltiplas as incidências das majorantes previstas no §2º do artigo 157 do CP, a definição do quantum de aumento exige fundamentação concreta, não sendo suficiente para a sua exasperação a mera indicação do número de majorantes.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(TJ/PA – Juiz – CESPE – 2019) Antônio estava em uma festa, acompanhado de amigos e de Maria, sua esposa. Depois de consumir uma grande quantidade de bebida alcóolica, ele decidiu furtar o celular que estava sobre a mesa. Antônio, que acreditava que o objeto era de propriedade de algum desconhecido — na verdade, o aparelho era de Maria —, sorrateiramente o colocou no bolso. Passados alguns minutos, tendo percebido que o aparelho estava quebrado, arrependido, ele decidiu deixar o aparelho dentro do banheiro, com a esperança de que o proprietário do celular o recuperasse.

Após isso, retornou para sua casa.

Considerando que a conduta de Antônio tenha sido descoberta e denunciada à polícia, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com a competência no processo penal.

I. O sistema brasileiro, tal como o norte-americano, tem por foco a competência territorial, definindo-a já no texto constitucional.

II. O juiz natural, nos termos da pacífica doutrina nacional, é aquele definido pelas leis processuais penais, já que a Constituição Federal não define competências funcionais ou objetivas para o processo penal.

III. Ainda que conhecido o lugar da infração, em nome da ampla defesa, a competência regular-se-á pelo domicílio ou residência do réu, conforme disposto no CPP.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(TJ/SC – Juiz de Direito – CESPE – 2019) Considerando-se exclusivamente o entendimento sumulado do STJ, é correto afirmar que o juiz de direito substituto agirá corretamente se


 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) Em relação ao que dispõe a LEP, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Quanto à responsabilidade civil, julgue, com base no Código Civil e sua interpretação, os itens abaixo propostos.

I. Prevalece o entendimento de que a responsabilidade civil decorrente do abuso do direito é de caráter subjetivo, na medida em que o Código Civil não a excepcionou, expressamente, do regime geral da responsabilidade fundada na culpa.

II. Aquele que ressarcir o dano causado por outrem pode reaver o que houver pago daquele por quem pagou, salvo se o causador do dano for descendente seu, absoluta ou relativamente incapaz.

III. Embora o Código Civil estabeleça que a indenização mede-se pela extensão do dano, prevalece o entendimento de que essa previsão legal não afasta a possibilidade de se reconhecer a função punitiva ou pedagógica da responsabilidade civil.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) A respeito do direito real de habitação e também sua existência em favor do cônjuge sobrevivente sobre o imóvel no qual residia a família, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Ainda a respeito do direito real de habitação sobre o imóvel de residência da família concedido em favor do cônjuge sobrevivente, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) Analise as assertivas abaixo:

I. A letra de câmbio, a nota promissória, a duplicata, a debênture, o cheque, a sentença arbitral e o contrato garantido por hipoteca são títulos executivos extrajudiciais.

II. De acordo com o Código de Processo Civil, é possível, no cumprimento provisório da sentença, a dispensa de caução para levantamento de depósito em dinheiro nos casos em que o crédito for de natureza alimentar e/ou o credor demonstrar situação de necessidade.

III. A execução em face da Fazenda Pública pode fundar-se em título executivo judicial ou extrajudicial. O conteúdo da impugnação na execução de título executivo judicial abrange matérias que seria lícito à Fazenda Pública deduzir como defesa no processo de conhecimento.

IV. Na execução em face da Fazenda Pública fundada em título extrajudicial, os créditos dos idosos, portadores de doença grave e/ou pessoas com deficiência serão pagos, na forma da lei, sem necessidade de expedição de precatório ou Requisição de Pequeno Valor (RPV).

Assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) Sobre a oposição, avalie as assertivas a seguir expostas.

I. Enquanto no CPC/1973 a oposição era enquadrada como hipótese de intervenção de terceiros, o CPC/2015 disciplina-a entre os procedimentos especiais.

II. Quem pretender, no todo ou em parte, a coisa ou o direito sobre que controvertem autor e réu poderá, até a estabilização da lide, oferecer oposição contra ambos.

III. O opoente deduzirá o pedido em observação aos requisitos exigidos para propositura da ação. Distribuída a oposição por dependência, serão os opostos citados, na pessoa de seus respectivos advogados, para contestar o pedido no prazo comum de 15 (quinze) dias.

São verdadeiros apenas os itens:


 

(EMAGIS) Considere ação coletiva que tem como causa de pedir a alegação de que a Resolução n. 13/1998 do Conselho de Saúde Suplementar - Consu, reproduzida em cláusulas de contratos de planos e seguros de saúde das rés, alegadamente extrapolou os lindes estabelecidos pela Lei n. 9.656/1998, ao impor o limite, no período de carência contratual, de 12 horas para atendimento aos beneficiários dos planos ambulatoriais e hospitalares. Tem-se como pedido na ação afastar os efeitos de tal cláusula contratual, tida como violadora de direito dos beneficiários de planos e seguros de saúde.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) No que atine à defesa coletiva dos direitos em juízo, assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o processo objetivo de controle de constitucionalidade no âmbito dos Tribunais de Justiça estaduais, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o ensino religioso nas escolas públicas durante o ensino fundamental, sua compatibilidade com a Constituição Federal e também com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, tendo presente ainda a compreensão deste a propósito da liberdade religiosa.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SC – Juiz de Direito – CESPE – 2019) Com relação à disciplina constitucional das comissões parlamentares de inquérito (CPI), assinale a opção correta de acordo com a doutrina e a jurisprudência do STF.

 

(EMAGIS) Analise a seguinte situação.

Chega à Câmara Municipal do Município X, para fins de apreciação, as contas anuais de gestão e de governo que devem ser prestadas pelo Prefeito Municipal.
As contas do Prefeito chegaram à Casa Legislativa depois de terem sido apreciadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), do qual resultou parecer prévio pela rejeição das contas de gestão e contas de governo.

No Parlamento, a matéria contou com trâmite regular e encontra-se hábil à deliberação pelo plenário da Casa Legislativa.

Diante dessa situação, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com os serviços públicos e a repartição das competências administrativa e legislativa a eles correlatas entre os entes federados, devendo ser avaliadas em consonância com a Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

I. O serviço de distribuição de água potável é de competência dos Municípios.

II. Por lei estadual pode ser regulada a política tarifária do serviço de distribuição de água potável quando esteja este serviço sendo prestado por empresa com controle acionário do mencionado Estado-membro.

III. O serviço de transporte intermunicipal de passageiros é de competência do Estado-membro e o serviço de transporte urbano, do Município.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TST – Juiz do Trabalho – FCC – 2017) A respeito dos poderes da Administração pública, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Sobre a improbidade administrativa, julgue os itens a seguir expostos.

I. Pedro Experto foi acusado, em ação civil pública por improbidade administrativa, pela prática de ato que atentou contra os princípios da Administração Pública, durante período em que atuara como policial federal. Durante o longo curso da demanda, Pedro se exonerou do cargo que ocupava devido à assunção de outro cargo público inacumulável (defensor público), para o qual fora aprovado em regular concurso público. Nesse cenário, é correto afirmar que eventual sanção de perda da função pública (Lei 8.429/1992, art. 12, III) poderá alcançar o novo cargo público ocupado por Pedro, caso o esteja exercendo no momento do trânsito em julgado da condenação.

II. Sônia Cofins foi acusada de ter praticado, de forma culposa, ato ímprobo consistente em conceder milionário benefício fiscal sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie. Nesse caso, mesmo que estejam prescritas as sanções previstas no art. 12 da Lei 8.429/1992, será cabível o ressarcimento do dano ao erário.

III. O Ministério Público poderá, conforme as circunstâncias do caso concreto, celebrar acordo de não persecução cível, desde que, ao menos, advenham, dentre outros, os seguintes resultados: o integral ressarcimento do dano; a reversão, à pessoa jurídica lesada, da vantagem indevida obtida, ainda que oriunda de agentes privados.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito da remuneração pelo exercício das funções de direção, chefia ou assessoramento, tendo presente a disciplina da Lei 8.112/1990 e também a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sabe-se que o artigo 225, §1º, VII, da Constituição Federal, torna “vedadas, na forma da lei, as práticas que (...) submetam os animais a crueldade.”

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.

 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Sobre a ação de execução fiscal de crédito tributário, à luz da jurisprudência atual do STJ, assinale a alternativa correta:


 

(TJ/BA – Juiz de Direito Substituto – CESPE – 2019) De acordo com as limitações constitucionais ao poder de tributar, a fixação da base de cálculo do IPVA se submete à


 

(EMAGIS) Em relação aos títulos de crédito, avalie as assertivas expostas abaixo e assinale a alternativa correspondente.

I. O Código Civil de 2002 adota o conceito de título de crédito dado por Cesare Vivante.

II. Quando se afirma que o título de crédito é o documento necessário ao exercício do direito nele mencionado, há uma referência clara ao princípio da literalidade.

III. Pelo princípio da autonomia, entende-se que o título de crédito configura documento constitutivo de direito novo, autônomo, originário e completamente desvinculado da relação que lhe deu origem.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com os contratos de plano de saúde e devem ser avaliadas em consonância com a jurisprudência consolidada pelo Superior Tribunal de Justiça e com os dispositivos legais referentes a tais contratos.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre o direito à convivência familiar e comunitária, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) No que se refere a responsabilidade por vício do serviço, legitimidade ativa para a propositura de ações coletivas, cláusulas abusivas, prescrição e decadência, assinale a opção CORRETA, com base no CDC e na jurisprudência do STJ.

 

Objetivas - Rodada 20.2021

(EMAGIS) Sobre o processo objetivo de controle de constitucionalidade no âmbito dos Tribunais de Justiça estaduais, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o ensino religioso nas escolas públicas durante o ensino fundamental, sua compatibilidade com a Constituição Federal e também com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, tendo presente ainda a compreensão deste a propósito da liberdade religiosa.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SC – Juiz de Direito – CESPE – 2019) Com relação à disciplina constitucional das comissões parlamentares de inquérito (CPI), assinale a opção correta de acordo com a doutrina e a jurisprudência do STF.

 

(EMAGIS) Analise a seguinte situação.

Chega à Câmara Municipal do Município X, para fins de apreciação, as contas anuais de gestão e de governo que devem ser prestadas pelo Prefeito Municipal.
As contas do Prefeito chegaram à Casa Legislativa depois de terem sido apreciadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), do qual resultou parecer prévio pela rejeição das contas de gestão e contas de governo.

No Parlamento, a matéria contou com trâmite regular e encontra-se hábil à deliberação pelo plenário da Casa Legislativa.

Diante dessa situação, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com os serviços públicos e a repartição das competências administrativa e legislativa a eles correlatas entre os entes federados, devendo ser avaliadas em consonância com a Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

I. O serviço de distribuição de água potável é de competência dos Municípios.

II. Por lei estadual pode ser regulada a política tarifária do serviço de distribuição de água potável quando esteja este serviço sendo prestado por empresa com controle acionário do mencionado Estado-membro.

III. O serviço de transporte intermunicipal de passageiros é de competência do Estado-membro e o serviço de transporte urbano, do Município.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TST – Juiz do Trabalho – FCC – 2017) A respeito dos poderes da Administração pública, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Sobre a improbidade administrativa, julgue os itens a seguir expostos.

I. Pedro Experto foi acusado, em ação civil pública por improbidade administrativa, pela prática de ato que atentou contra os princípios da Administração Pública, durante período em que atuara como policial federal. Durante o longo curso da demanda, Pedro se exonerou do cargo que ocupava devido à assunção de outro cargo público inacumulável (defensor público), para o qual fora aprovado em regular concurso público. Nesse cenário, é correto afirmar que eventual sanção de perda da função pública (Lei 8.429/1992, art. 12, III) poderá alcançar o novo cargo público ocupado por Pedro, caso o esteja exercendo no momento do trânsito em julgado da condenação.

II. Sônia Cofins foi acusada de ter praticado, de forma culposa, ato ímprobo consistente em conceder milionário benefício fiscal sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie. Nesse caso, mesmo que estejam prescritas as sanções previstas no art. 12 da Lei 8.429/1992, será cabível o ressarcimento do dano ao erário.

III. O Ministério Público poderá, conforme as circunstâncias do caso concreto, celebrar acordo de não persecução cível, desde que, ao menos, advenham, dentre outros, os seguintes resultados: o integral ressarcimento do dano; a reversão, à pessoa jurídica lesada, da vantagem indevida obtida, ainda que oriunda de agentes privados.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito da remuneração pelo exercício das funções de direção, chefia ou assessoramento, tendo presente a disciplina da Lei 8.112/1990 e também a jurisprudência dos tribunais superiores, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto à responsabilidade civil, julgue, com base no Código Civil e sua interpretação, os itens abaixo propostos.

I. Prevalece o entendimento de que a responsabilidade civil decorrente do abuso do direito é de caráter subjetivo, na medida em que o Código Civil não a excepcionou, expressamente, do regime geral da responsabilidade fundada na culpa.

II. Aquele que ressarcir o dano causado por outrem pode reaver o que houver pago daquele por quem pagou, salvo se o causador do dano for descendente seu, absoluta ou relativamente incapaz.

III. Embora o Código Civil estabeleça que a indenização mede-se pela extensão do dano, prevalece o entendimento de que essa previsão legal não afasta a possibilidade de se reconhecer a função punitiva ou pedagógica da responsabilidade civil.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) A respeito do direito real de habitação e também sua existência em favor do cônjuge sobrevivente sobre o imóvel no qual residia a família, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Ainda a respeito do direito real de habitação sobre o imóvel de residência da família concedido em favor do cônjuge sobrevivente, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação aos títulos de crédito, avalie as assertivas expostas abaixo e assinale a alternativa correspondente.

I. O Código Civil de 2002 adota o conceito de título de crédito dado por Cesare Vivante.

II. Quando se afirma que o título de crédito é o documento necessário ao exercício do direito nele mencionado, há uma referência clara ao princípio da literalidade.

III. Pelo princípio da autonomia, entende-se que o título de crédito configura documento constitutivo de direito novo, autônomo, originário e completamente desvinculado da relação que lhe deu origem.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com os contratos de plano de saúde e devem ser avaliadas em consonância com a jurisprudência consolidada pelo Superior Tribunal de Justiça e com os dispositivos legais referentes a tais contratos.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.


 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) Analise as assertivas abaixo:

I. A letra de câmbio, a nota promissória, a duplicata, a debênture, o cheque, a sentença arbitral e o contrato garantido por hipoteca são títulos executivos extrajudiciais.

II. De acordo com o Código de Processo Civil, é possível, no cumprimento provisório da sentença, a dispensa de caução para levantamento de depósito em dinheiro nos casos em que o crédito for de natureza alimentar e/ou o credor demonstrar situação de necessidade.

III. A execução em face da Fazenda Pública pode fundar-se em título executivo judicial ou extrajudicial. O conteúdo da impugnação na execução de título executivo judicial abrange matérias que seria lícito à Fazenda Pública deduzir como defesa no processo de conhecimento.

IV. Na execução em face da Fazenda Pública fundada em título extrajudicial, os créditos dos idosos, portadores de doença grave e/ou pessoas com deficiência serão pagos, na forma da lei, sem necessidade de expedição de precatório ou Requisição de Pequeno Valor (RPV).

Assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) Sobre a oposição, avalie as assertivas a seguir expostas.

I. Enquanto no CPC/1973 a oposição era enquadrada como hipótese de intervenção de terceiros, o CPC/2015 disciplina-a entre os procedimentos especiais.

II. Quem pretender, no todo ou em parte, a coisa ou o direito sobre que controvertem autor e réu poderá, até a estabilização da lide, oferecer oposição contra ambos.

III. O opoente deduzirá o pedido em observação aos requisitos exigidos para propositura da ação. Distribuída a oposição por dependência, serão os opostos citados, na pessoa de seus respectivos advogados, para contestar o pedido no prazo comum de 15 (quinze) dias.

São verdadeiros apenas os itens:


 

(EMAGIS) Considere ação coletiva que tem como causa de pedir a alegação de que a Resolução n. 13/1998 do Conselho de Saúde Suplementar - Consu, reproduzida em cláusulas de contratos de planos e seguros de saúde das rés, alegadamente extrapolou os lindes estabelecidos pela Lei n. 9.656/1998, ao impor o limite, no período de carência contratual, de 12 horas para atendimento aos beneficiários dos planos ambulatoriais e hospitalares. Tem-se como pedido na ação afastar os efeitos de tal cláusula contratual, tida como violadora de direito dos beneficiários de planos e seguros de saúde.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) No que atine à defesa coletiva dos direitos em juízo, assinale a alternativa CORRETA.

 

(MPE/GO – Promotor de Justiça – Reaplicação – 2019) A clássica frase a seguir inaugurou uma nova fase na dogmática jurídico-penal: "O caminho correto só pode ser deixar as decisões valorativas político-criminais introduzirem-se no sistema de direito penal". Assinale a alternativa em que consta o autor da referida afirmação, bem como o sistema jurídico-penal a que se refere:

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) De acordo com a teoria da coculpabilidade, na forma como foi proposta por Eugenio Raúl Zaffaroni,


 

(EMAGIS) Relativamente ao crime de roubo, considerando tanto as recentes alterações legislativas introduzidas no artigo 157 do Código Penal quanto a jurisprudência sumulada pelo STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Introduziu-se como causa especial de aumento de pena o emprego de arma branca para a prática da violência ou grave ameaça.

II. A majorante que era aplicável ao emprego de arma de fogo teve aumentado seu quantum de elevação da pena.

III. Caso múltiplas as incidências das majorantes previstas no §2º do artigo 157 do CP, a definição do quantum de aumento exige fundamentação concreta, não sendo suficiente para a sua exasperação a mera indicação do número de majorantes.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(TJ/PA – Juiz – CESPE – 2019) Antônio estava em uma festa, acompanhado de amigos e de Maria, sua esposa. Depois de consumir uma grande quantidade de bebida alcóolica, ele decidiu furtar o celular que estava sobre a mesa. Antônio, que acreditava que o objeto era de propriedade de algum desconhecido — na verdade, o aparelho era de Maria —, sorrateiramente o colocou no bolso. Passados alguns minutos, tendo percebido que o aparelho estava quebrado, arrependido, ele decidiu deixar o aparelho dentro do banheiro, com a esperança de que o proprietário do celular o recuperasse.

Após isso, retornou para sua casa.

Considerando que a conduta de Antônio tenha sido descoberta e denunciada à polícia, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Considere que, em conexão com o crime de falsidade ideológica eleitoral (Código Eleitoral, art. 350), parlamentar, como coordenador da campanha, operacionalizou, mediante pagamentos realizados no exterior, o recebimento de vantagens indevidas, o que configurou os delitos de lavagem de dinheiro (Lei 9.613/1998, art. 1º) e evasão de divisas (Lei 7.492/1986, art. 22).

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Há segmento da doutrina contemporânea que articula com a tese de que a atração por conexão pela Justiça Eleitoral não pode alterar competência definida na Constituição Federal, tal como a da Justiça Federal.

II. Há segmento da doutrina contemporânea que, para o caso em questão, apenas admitiria a incidência da força atrativa pela Justiça Eleitoral se o crime conexo fosse de competência da Justiça Estadual.

III. O STF, para o caso em questão, assentou que a Justiça Eleitoral é competente também para o julgamento dos crimes conexos que seriam de competência da Justiça Federal.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com a competência no processo penal.

I. O sistema brasileiro, tal como o norte-americano, tem por foco a competência territorial, definindo-a já no texto constitucional.

II. O juiz natural, nos termos da pacífica doutrina nacional, é aquele definido pelas leis processuais penais, já que a Constituição Federal não define competências funcionais ou objetivas para o processo penal.

III. Ainda que conhecido o lugar da infração, em nome da ampla defesa, a competência regular-se-á pelo domicílio ou residência do réu, conforme disposto no CPP.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(TJ/SC – Juiz de Direito – CESPE – 2019) Considerando-se exclusivamente o entendimento sumulado do STJ, é correto afirmar que o juiz de direito substituto agirá corretamente se


 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) Em relação ao que dispõe a LEP, assinale a opção correta.


 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Sobre a ação de execução fiscal de crédito tributário, à luz da jurisprudência atual do STJ, assinale a alternativa correta:


 

(TJ/BA – Juiz de Direito Substituto – CESPE – 2019) De acordo com as limitações constitucionais ao poder de tributar, a fixação da base de cálculo do IPVA se submete à


 

(MPF – Procurador da República – 2017) Sobre a responsabilidade tributária é incorreto afirmar que:


 

(EMAGIS) A respeito da exploração de petróleo, gás natural e recursos hídricos para geração de energia elétrica, especialmente as receitas financeiras estatais decorrentes de tais atividades, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo redação conferida pela EC 102/2019 ao §1º do artigo 20 da Constituição Federal, é assegurada, nos termos da lei, à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios a participação no resultado da exploração das atividades em questão e também de outros recursos minerais no respectivo território, plataforma continental, mar territorial ou zona econômica exclusiva, ou compensação financeira por essa exploração.

II. Os royalties não têm natureza de tributo.

III. É inconstitucional a imposição legal federal de repasse de parcela das receitas transferidas aos Estados para os municípios integrantes da territorialidade do ente maior.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sabe-se que o artigo 225, §1º, VII, da Constituição Federal, torna “vedadas, na forma da lei, as práticas que (...) submetam os animais a crueldade.”

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com interpretação consagrada pela 2ª Seção do Superior Tribunal de Justiça sobre a aplicação dos princípios da boa-fé e da proteção da confiança nas relações privadas aos contratos de plano de saúde.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.


 

(EMAGIS) No que se refere a responsabilidade por vício do serviço, legitimidade ativa para a propositura de ações coletivas, cláusulas abusivas, prescrição e decadência, assinale a opção CORRETA, com base no CDC e na jurisprudência do STJ.

 

(EMAGIS) Sobre o direito à convivência familiar e comunitária, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa incorreta:


 

(DPE/AM – FCC – 2018) A respeito da teoria das gerações ou dimensões de Direitos Humanos, considere:

I. A adoção do conceito de gerações de Direitos Humanos é consensual na doutrina brasileira.

II. Os Direitos Humanos de segunda geração ou dimensão estão relacionados à ideia de solidariedade ou fraternidade, da mesma forma como os direitos de primeira geração ou dimensão estão amparados na ideia de liberdade.

III. Os Direitos Humanos de primeira geração ou dimensão, por se tratarem de direitos de defesa, não acarretam qualquer atuação prestacional do Estado em relação à efetivação dos mesmos.

IV. Os Direitos Humanos de segunda geração ou dimensão, dada a sua natureza prestacional, exigem uma atuação positiva do Estado para a sua efetivação.

Está correto o que se afirma APENAS em


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com a liberdade de expressão no âmbito dos Tratados Internacionais de Direitos Humanos.

I. O Pacto de São José da Costa Rica estabelece expressamente que a liberdade de expressão não pode estar sujeito à censura prévia, mas a responsabilidades ulteriores, que devem ser expressamente fixadas pela lei a ser necessária para assegurar, por exemplo, o respeito aos direitos ou reputação das demais pessoas.

II. O Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos proíbe expressamente os Estados de, dentre os limites à liberdade de expressão, estabelecerem a censura prévia.

III. O Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos estabelece que as restrições à liberdade de expressão devem ser expressamente previstas em lei.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MPE – Promotor de Justiça – FCC – 2019) Em relação aos órgãos da Justiça Eleitoral:

I. Exercerá as funções de Procurador-Geral, junto ao Tribunal Superior Eleitoral, o Procurador-Geral da República, funcionando, em suas faltas e impedimentos, seu substituto legal. O Procurador-Geral poderá designar outros membros do Ministério Público da União, com exercício no Distrito Federal, e sem prejuízo das respectivas funções, para auxiliá-lo junto ao Tribunal Superior Eleitoral, onde não poderão ter assento.

II. Os juízes dos Tribunais Eleitorais servirão sempre por dois anos, obrigatoriamente, podendo ser reconduzidos por mais dois biênios consecutivos.

III. Compete aos Procuradores Regionais exercer, perante os Tribunais Regionais junto aos quais servirem, as atribuições do Procurador-Geral, o qual poderá autorizar os Procuradores Regionais a requisitar, para auxiliá-los nas suas funções, membros do Ministério Público local, que terão assento nas sessões do Tribunal enquanto perdurar a requisição.

IV. Os Tribunais Regionais deliberam por maioria de votos, em sessão pública, com a presença da maioria de seus membros em quaisquer ações, inclusive nas que importem cassação de registro, anulação geral de eleições ou perda de diplomas.

V. Compete aos Tribunais Regionais Eleitorais, entre outras, a competência para processar e julgar originariamente os crimes eleitorais cometidos pelos juízes eleitorais, bem como o habeas corpus ou mandado de segurança, em matéria eleitoral, contra ato de autoridades que respondam perante os Tribunais de Justiça por crime de responsabilidade e, em grau de recurso, os denegados ou concedidos pelos juízes eleitorais; ou, ainda, o habeas corpus quando houver perigo de se consumar violência antes que o juiz competente possa prover sobre a impetração.

Está correto o que se afirma APENAS em:

 

(EMAGIS) No que concerne ao segurado especial, marque a alternativa correta.


 

(Prefeitura de Curitiba/PR – Procurador – NC-UFPR – 2019) O instituto da prescrição trabalhista curva-se aos princípios gerais de direito da segurança das relações jurídicas, em nome da paz social e para garantir sua consolidação. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

(  ) A ação trabalhista, ainda que arquivada, interrompe a prescrição em relação a todo o contrato de trabalho.

(  ) O protesto judicial é medida aplicável no processo do trabalho, por força do art. 769 da CLT, sendo que o seu ajuizamento, por si só, interrompe o prazo prescricional.

(  ) A ação movida por sindicato, na qualidade de substituto processual, não interrompe a prescrição.

(  ) Da extinção do último contrato, começa a fluir o prazo prescricional do direito de ação em que se objetiva a soma de períodos descontínuos de trabalho.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

 

(Prefeitura de Lucena /PB – Procurador – CONTEMAX – 2019). Tendo em vista as alterações inseridas pela Lei nº 13.467, de 2017, qual dos itens abaixo, considerando somente os elencados expressamente na lei, não é indicador de transcendência, para fim de exame do Tribunal Superior do Trabalho no Recurso de Revista?

 

(EMAGIS) Considere a seguinte situação concreta: em um determinado Ministério Público Estadual, por uma coincidência, vários Procuradores de Justiça precisaram se afastar concomitantemente de suas funções junto ao Tribunal de Justiça, o que tem prejudicado o bom andamento do serviço. Considere ainda que a Lei Orgânica deste Ministério Público Estadual prevê a possibilidade de substituição por convocação de Promotores de Justiça para atuar nas funções de Procurador de Justiça. Assinale a alternativa correta:

 

(DPE/PR – FCC – 2012) Quanto aos sistemas de assistência judiciária e jurídica gratuita, é correto afirmar que

 

Sentença Federal - Rodada 20.2021

Trata-se de Ação Ordinária ajuizada por GABO INDÚSTRIA, COMÉRCIO E IMPORTAÇÃO S.A., em face da UNIÃO (FAZENDA NACIONAL), através da qual foi alegado e postulado o que segue.

Inicialmente, argumenta a autora em sua inicial que a ré, de forma ilegal e inconstitucional, vem tributando seu produto “A” com base nas chamadas “pautas fiscais”, as quais estabelecem valores pré-fixados de referência para a base de cálculo do Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI, conforme tabela veiculada pelo Decreto nº 8.950/16, o qual estaria supostamente amparado em previsão da Lei nº 7.798/89. É que, conforme alega, tal prática ofende o princípio da reserva legal tributária, o qual exigiria que todos os aspectos da regra matriz da hipótese de incidência tributária venham disciplinados em lei complementar, conforme estabelece o art. 146, III, da Constituição Federal, ou, pelo menos, lei formal em sentido estrito, nos termos do art. 150, I, da Carta Magna.

Assevera também que, no exercício de sua atividade econômica, importa da Colômbia o produto “B”, o qual, após os trâmites fiscais e aduaneiros, é destinado à revenda no mercado interno, sem passar por novo processo de industrialização. Nesse cenário, defende que, como já houve o pagamento do IPI quando do desembaraço aduaneiro do tal produto e como este, conforme explicado, não é submetido a qualquer tipo de beneficiamento ou alteração de sua substância ou apresentação no território nacional, seria indevida nova incidência do aludido imposto por ocasião de sua saída de um de seus estabelecimentos para fins de revenda aqui no Brasil.

Prosseguindo, explica ter importado, a título de arrendamento, o maquinário “C”, destinado a modernizar a linha de produção de uma de suas plantas industriais. Entretanto, afirma que a Fazenda Pública demandada, indevidamente, fez incidir o IPI sobre essa operação. É que, segundo sustenta, em se tratando de importação de produto industrial, a incidência do citado imposto restringe-se às hipóteses em que ingresso no território nacional se dá por força de um contrato de compra e venda, o qual efetivamente transfere a propriedade do bem, o que não se tem no caso do contrato de arrendamento, quando o produto é internalizado a título apenas temporário.

Por fim, aduz que a promovida, igualmente em inobservância ao regime jurídico constitucional do referido imposto, aqui especificamente porque com violação ao princípio da não-cumulatividade, tem se negado a aceitar o creditamento do IPI embutido nas contas de energia elétrica atinentes às suas plantas industriais. Defende, neste ponto, que a energia elétrica constitui um insumo indissociável do processo de industrialização de seus produtos, razão pela qual os valores pagos a este título devem ser debitados quando da saída desses, nos termos do art. 153, § 3º, II, da Constituição Federal e art. 49 do Código Tributário Nacional.

Partindo de tais argumentos, requer a promovente: 1) a declaração de inexistência de débito tributário referente ao IPI incidente na saída do Produto “A” calculado com base nas chamadas “pautas fiscais”, devendo ser recalculado o débito com base no seu valor real de venda; 2) a declaração de inexistência de débito tributário referente ao IPI incidente na saída do Produto “B” para revenda no mercado interno; 3) a declaração de inexistência de débito tributário referente ao IPI incidente por ocasião da importação, a título de arrendamento, do maquinário “C”; 4) a declaração de seu direito ao creditamento do IPI pago e embutido nas contas de energia elétrica de suas plantas industriais; 5) a repetição do indébito fiscal decorrente do acolhimento dos Pedidos 1, 2 e 3, devendo os valores serem apurados em liquidação de sentença ou aferidos pela própria Administração Tributária em sede administrativa.

Todas as afirmações fáticas tecidas na inicial foram documentalmente comprovadas.

Citada, a UNIÃO, em uma contestação um tanto quanto lacônica, limitou-se a afirmar que as tributações impugnadas, em todas as hipóteses listadas na exordial, obedeceram a legislação de regência, bem como o regramento constitucional do IPI. Defendeu também a inexistência do direito ao creditamento do IPI incidente sobre o consumo de energia elétrica. Assim, requereu fosse a demanda julgada totalmente improcedente.

Intimadas as partes para especificarem provas a serem produzidas, ambas se declararam satisfeitas com o acervo documental já constante dos autos.

O processo, então, foi conclusos para julgamento, nos termos do art. 355, I, do Código de Processo Civil.

TOMANDO O TEXTO ACIMA COMO RELATÓRIO, PROFIRA A SENTENÇA QUE O CASO MERECE.

“Contra la almohada, hundida la cabeza en la blanda materia, tumbando el cuerpo sobre el reposo de sus órganos, la vida tenía um sabor horizontal, um mejor acomodamiento a sus proprios principios.”

Gabriel Garcia Marques, in “Diálogo Del Espejo”

 

  9434 item(ns)
Primeiro Anterior  216   217   218   219   220  Proximo Ultimo

Cesta de Rodadas Pretéritas

Adicione à cesta os planos das Rodadas Pretéritas que você deseja adquirir.

    Valor Total: R$ ...

    • 1

    Copyright © 2010-2025 - Emagis - Todos os direitos reservados - CNPJ: 12.626.846/0001-10
    O Emagis é uma instituição privada, não possuindo qualquer vinculação a órgãos públicos. ILION.com.br