Emagis
Emagis
HOME MATRICULE-SE POR QUE APROVAMOS MAIS? ENTENDA OS CURSOS RESULTADOS ÁREA RESTRITA
NEWSLETTER
CONTATO
Magistratura MAGISTRATURA
Magistratura MINISTÉRIO PÚBLICO
Magistratura DEFENSORIA PÚBLICA
Magistratura PROCURADORIA
Magistratura DELEGADO DE POLICIA
Programas de Estudos PROGRAMAS DE ESTUDO
Planos de Questões/Provas PLANOS DE QUESTÕES/PROVAS
Cursos Intensivos Simulados CURSOS INTENSIVOS SIMULADOS
Videoaulas VIDEOAULAS
Rodadas Pretéritas RODADAS PRETÉRITAS
Downloads DOWNLOADS
Facebook Intagran Youtube Twitter
Emagis
Bem-vindo(a)



INÍCIO (ÁREA RESTRITA) AVISOS MINHA CONTA ALTERAR DADOS CADASTRAIS RENOVAR/ADQUIRIR PLANO CERTIFICADOS INDIQUE UM AMIGO SAIR
FAÇA SEU LOGIN


ESQUECEU A SENHA?


Seu navegador não suporta este video. Por favor, atualize seu navegador.

Rodadas Pretéritas

  1. Home
  2. Rodadas Pretéritas
  3. Busca
  4. Entenda as rodadas pretéritas
Informações Adicionar

Discursivas 2022

Informações Adicionar

Discursivas TJ/SP 2023

Busque por suas rodadas

Informações Adicionar

Objetivas DPF - Rodada 18.2021

Informações Adicionar

Objetivas MPF - Rodada 18.2021

Informações Adicionar

Ministério Público Estadual - Rodada 18.2021

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 18.2021

Informações Adicionar

Sentença Estadual - Rodada 18.2021

Informações Adicionar

Defensoria Pública Estadual - Rodada 18.2021

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 18.2021

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 18.2021

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM - Rodada 18.2021

Informações Adicionar

Objetivas DP Estadual - Rodada 18.2021

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 18.2021

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 18.2021

Informações Adicionar

Objetivas MP Estadual - Rodada 18.2021

Informações Adicionar

Objetivas - Rodada 18.2021

Informações Adicionar

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 18.2021

Informações Adicionar

Sentença Estadual - Rodada 17.2021

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 17.2021

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 17.2021

Informações Adicionar

Defensoria Pública Estadual - Rodada 17.2021

Informações Adicionar

Objetivas MP Estadual - Rodada 17.2021

Objetivas DPF - Rodada 18.2021

(EMAGIS) Julgue os itens a seguir expostos.

I. No crime de roubo, a pena aumenta-se de 2/3 (dois terços) se a violência ou ameaça é exercida com emprego de arma de fogo; não obstante, se a violência ou grave ameaça é exercida com emprego de arma de fogo de uso restrito ou proibido, aplica-se em dobro a pena.

II. Antes de passar em julgado a sentença final, a prescrição não corre na pendência de embargos de declaração ou de recursos aos Tribunais Superiores, quando inadmissíveis, e enquanto não cumprido ou não rescindido o acordo de não persecução penal.

III. O crime de estelionato praticado contra a sociedade de economia mista estadual sujeita-se a ação penal pública incondicionada.

Estão corretos somente os itens:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRRASPE – 2020) Acerca do delito de homicídio doloso, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) A respeito dos crimes contra a honra, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) No que concerne à lei de drogas, correto afirmar:

 

(MPF – Procurador da República – 2017) Quanto a teoria do domínio do fato, assinale a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Diz-se que a Lei 13.245/2016, incluindo o inciso XXI no artigo 7º da Lei 8.906/1994, representou “reforço das prerrogativas da defesa técnica no curso do inquérito policial”.

A propósito, e tendo presente também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/SP – Juiz Substituto – 2018) Em relação à prisão temporária, prevista na Lei n° 7.960/1989, assinale a alternativa correta.


 

(TJ/RJ – Juiz de Direito – VUNESP – 2018) No que concerne à aplicação das penas restritivas de direitos dos arts. 43 a 48 do CP, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com os direitos sociais dos trabalhadores previstos na Constituição Federal, interpretados também pela jurisprudência do STF.

I . A legitimidade dos sindicatos para representação de determinada categoria depende do devido registro no Ministério do Trabalho, em obediência ao princípio constitucional da unicidade sindical (CF, art. 8º, II), não sendo suficiente o registro no Cartório de Títulos e Documentos com mera comunicação ao Ministério do Trabalho.

II. Não há vedação para a fixação de piso salarial em múltiplos do salário mínimo, desde que inexistam reajustes automáticos.

III. O reajuste do salário profissional de forma automática pelo mesmo índice de reajuste do salário mínimo não afronta o art. 7º, inciso IV, da Constituição Federal.

Estão corretas as seguintes assertivas:   

 

(TJ/AL – FCC – 2015) Ao converter em lei medida provisória que dispunha sobre a reestruturação de cargos comissionados no Ministério do Turismo, o Poder Legislativo acabou por incorporar modificação em seu texto, que adicionou dispositivo voltado a instituir centenas de cargos comissionados na estrutura do Ministério da Justiça. Tal preceito normativo acabou por incorporar integralmente conteúdo de projeto de lei apresentado pelo Poder Executivo. Posteriormente, esse projeto foi retirado, em face da conversão em lei da medida provisória que incorporou seu conteúdo.

Ante as circunstâncias do presente caso, a modificação incorporada à lei no processo de conversão da medida provisória

 

(EMAGIS) Julgue as assertivas abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. É vedado à Constituição Estadual submeter à aprovação prévia da Assembleia Legislativa a nomeação de dirigentes das autarquias e das fundações públicas, bem como de presidentes das empresas públicas e sociedades de economia mista, mas é admissível essa exigência de aprovação prévia em caso de interventores de municípios.

II. O requerimento de licença de instalação ou o recolhimento da taxa de funcionamento, pela empresa interessada em comercializar fogos de artifício, caracteriza o dever específico de agir por parte da municipalidade, de sorte que haverá responsabilidade estatal por explosão no estabelecimento comercial em caso de omissão no dever de fiscalização.

III. Devido à existência de reserva específica de Administração, é inconstitucional norma de Constituição Estadual que condiciona a expedição de licença ambiental para a construção de centrais hidrelétricas e termelétricas, no âmbito daquele ente federativo, a prévia autorização da Assembleia Legislativa

IV. O Cadastro de Empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à de escravo, que conta com expressa normal legal a prevê-lo, foi considerado constitucional pelo Supremo Tribunal Federal, notadamente por prestigiar o princípio da transparência ativa.

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Assinale a alternativa correta a respeito do regime de previdência dos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, conforme previsto no texto constitucional vigente.

 

(EMAGIS) Sobre o processo administrativo, considerada a disciplina da Lei 9.784/99, analise as seguintes assertivas.

I. São legitimados como interessados no processo administrativo: pessoas físicas ou jurídicas que o iniciem como titulares de direitos ou interesses individuais ou no exercício do direito de representação; aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser adotada; as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos; as pessoas ou as associações legalmente constituídas, quanto a direitos ou interesses difusos.

II. O indeferimento de alegação de suspeição poderá ser objeto de recurso, com efeito suspensivo

III. Inexistindo disposição específica, os atos do órgão ou autoridade responsável pelo processo e dos administrados que dele participem devem ser praticados no prazo de 3 (três) dias, salvo motivo de força maior; esse prazo pode ser dilatado até o dobro, mediante comprovada justificação.

Há erro:

 

(TJ/MS – Juiz – FCC – 2020) A propósito do procedimento da desapropriação, a redação vigente do Decreto-lei n° 3.365/1941 estatui que


 

(EMAGIS) Assim dispõe o artigo 148, §3º, do Código de Trânsito Brasileiro: “A Carteira Nacional de Habilitação será conferida ao condutor no término de um ano, desde que o mesmo não tenha cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima ou seja reincidente em infração média.”

A propósito, tendo presente a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso a infração cometida pelo condutor, no aludido prazo de um ano, tenha sido deixar de efetuar o registro da propriedade do veículo, no prazo de trinta dias, tratando-se de infração grave, é de ser-lhe vedada a concessão da Carteira Nacional de Habilitação.

II. A sanção de vedação à concessão da Carteira Nacional de Habilitação aplica-se às infrações graves ou gravíssimas, tenham elas sido cometidas pelo condutor na direção do veículo automotor ou mesmo na mera condição de proprietário do veículo em descumprimento das obrigações administrativas que tal condição jurídica lhe impõe.

III. Trata-se de dispositivo legal parcialmente inconstitucional, excluindo de sua aplicação a hipótese de infração (grave ou gravíssima) cometida na condução de veículo automotor.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) “O ex-governador Sérgio Cabral terá que devolver o colar do mérito que recebeu do Ministério Público estadual do Rio de Janeiro. A decisão foi tomada no início da tarde desta sexta-feira (21) pelo Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça. De acordo com os procuradores, o ex-governador, preso desde novembro do ano passado, tem ainda que entregar à instituição a medalha e diploma que tenha recebido”
(Adaptado de: Notícia do site G1, publicada em 21/07/2017)

A propósito da notícia acima mencionada, o ato administrativo relatado é um exemplo de

 

(EMAGIS) A respeito da cessação de menoridade pela emancipação, considerando as hipóteses de emancipação dispostas no artigo 5º, parágrafo único, do Código Civil de 2002, além do magistério da doutrina civilista, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com efeitos jurídicos da emancipação do menor.

I. Afasta, segundo a doutrina, a incidência do ECA.

II. É causa de extinção do poder familiar.

III. Opera-se, ex lege, pelo exercício de emprego público efetivo.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) O artigo 115 da Lei das Sociedades Anônimas (LSA – Lei 6.404/1976) trata do abuso de direito de voto e do voto conflitante em benefício próprio.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(TJ/BA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) João era o sacado de uma letra de câmbio no valor de mil reais, com vencimento previsto para 31/12/2018. Em 1.º/11/2018, ao receber o título para aceite, ele discordou do valor e declarou no anverso que aceitaria pagar somente quinhentos reais. Nessa situação hipotética, o aceite foi parcial e

 

(EMAGIS) No que concerne à gratuidade da justiça, julgue, com base no CPC/2015, os itens expostos abaixo. Na sequência, indique a alternativa apropriada.

I. Vencido o beneficiário, as obrigações decorrentes de sua sucumbência ficarão sob condição suspensiva de exigibilidade e somente poderão ser executadas se, nos 2 (dois) anos subsequentes ao trânsito em julgado da decisão que as certificou, o credor demonstrar que deixou de existir a situação de insuficiência de recursos que justificou a concessão de gratuidade, extinguindo-se, passado esse prazo, tais obrigações do beneficiário.

II. Conforme o caso, o juiz poderá conceder direito ao parcelamento de despesas processuais que o beneficiário tiver de adiantar no curso do procedimento.

III. O juiz somente poderá indeferir o pedido se houver nos autos elementos que evidenciem a falta dos pressupostos legais para a concessão de gratuidade, devendo, antes de indeferir o pedido, determinar à parte a comprovação do preenchimento dos referidos pressupostos.

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Sobre tutela provisória, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sabe-se que o artigo 782, §§3º a 5º, do CPC/2015, permite ao juiz, no processo de execução, determinar a inscrição do nome do executado em cadastros de inadimplentes.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) É documento internacional de direitos humanos incorporado ao ordenamento jurídico brasileiro sob o rito estabelecido pelo artigo 5º, parágrafo 3º, da Constituição Federal:


 

(PC/GO – UEG – 2018) Os Tratados Internacionais de Direitos Humanos ocupam, no ordenamento jurídico brasileiro, o “status” de

 

(EMAGIS) Relativamente aos benefícios do RGPS, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sabe-se que o ato administrativo de concessão de aposentadoria a servidor público qualifica-se como ato administrativo complexo, aperfeiçoando-se apenas quando registrado no Tribunal de Contas o ato concessório inicial lavrado pelo órgão ou ente administrativo competente.

A propósito da aplicação do prazo decadencial de revisão dos atos administrativos ao procedimento em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com as exigências constitucionais dispostas como requisitos de validade da instituição ou revogação de benefícios fiscais.

I. A exigência de ‘lei específica’ (CF, artigo 150, § 6º) como requisito para instituição de benefício fiscal visa a evitar as denominadas ‘caudas legais’ ou ‘contrabandos legislativos’.

II. O dispositivo legal da ‘Reforma Trabalhista’ (Lei 13.467/2017) que tornou facultativo o recolhimento da contribuição sindical, tendo instituído benefício fiscal, foi declarado inconstitucional por não ter sido veiculado em ‘lei específica’.

III. Não se exige a observância do princípio da anterioridade tributária pela lei que suspenda benefício fiscal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da condenação em honorários advocatícios na decisão que resolve exceção de pré-executividade oposta pelo executado em execução fiscal, marque a alternativa CORRETA.


 

Objetivas MPF - Rodada 18.2021

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com os direitos sociais dos trabalhadores previstos na Constituição Federal, interpretados também pela jurisprudência do STF.

I . A legitimidade dos sindicatos para representação de determinada categoria depende do devido registro no Ministério do Trabalho, em obediência ao princípio constitucional da unicidade sindical (CF, art. 8º, II), não sendo suficiente o registro no Cartório de Títulos e Documentos com mera comunicação ao Ministério do Trabalho.

II. Não há vedação para a fixação de piso salarial em múltiplos do salário mínimo, desde que inexistam reajustes automáticos.

III. O reajuste do salário profissional de forma automática pelo mesmo índice de reajuste do salário mínimo não afronta o art. 7º, inciso IV, da Constituição Federal.

Estão corretas as seguintes assertivas:   

 

(TJ/AL – FCC – 2015) Ao converter em lei medida provisória que dispunha sobre a reestruturação de cargos comissionados no Ministério do Turismo, o Poder Legislativo acabou por incorporar modificação em seu texto, que adicionou dispositivo voltado a instituir centenas de cargos comissionados na estrutura do Ministério da Justiça. Tal preceito normativo acabou por incorporar integralmente conteúdo de projeto de lei apresentado pelo Poder Executivo. Posteriormente, esse projeto foi retirado, em face da conversão em lei da medida provisória que incorporou seu conteúdo.

Ante as circunstâncias do presente caso, a modificação incorporada à lei no processo de conversão da medida provisória

 

(EMAGIS) Julgue as assertivas abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. É vedado à Constituição Estadual submeter à aprovação prévia da Assembleia Legislativa a nomeação de dirigentes das autarquias e das fundações públicas, bem como de presidentes das empresas públicas e sociedades de economia mista, mas é admissível essa exigência de aprovação prévia em caso de interventores de municípios.

II. O requerimento de licença de instalação ou o recolhimento da taxa de funcionamento, pela empresa interessada em comercializar fogos de artifício, caracteriza o dever específico de agir por parte da municipalidade, de sorte que haverá responsabilidade estatal por explosão no estabelecimento comercial em caso de omissão no dever de fiscalização.

III. Devido à existência de reserva específica de Administração, é inconstitucional norma de Constituição Estadual que condiciona a expedição de licença ambiental para a construção de centrais hidrelétricas e termelétricas, no âmbito daquele ente federativo, a prévia autorização da Assembleia Legislativa

IV. O Cadastro de Empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à de escravo, que conta com expressa normal legal a prevê-lo, foi considerado constitucional pelo Supremo Tribunal Federal, notadamente por prestigiar o princípio da transparência ativa.

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Assinale a alternativa correta a respeito do regime de previdência dos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, conforme previsto no texto constitucional vigente.

 

(PC/GO – UEG – 2018) Os Tratados Internacionais de Direitos Humanos ocupam, no ordenamento jurídico brasileiro, o “status” de

 

(MPE/SP – VUNESP – 2018) Tim pretende concorrer para o cargo de vice-governador de seu Estado, porém, ainda não completou 30 anos de idade. Considerando que a data limite para os partidos e coligações solicitarem à Justiça Eleitoral o registro de seus candidatos é 15 de agosto de 2018, que o 1° turno das eleições será no dia 07 de outubro de 2018, que o 2° turno será no dia 28 de outubro de 2018 e que a data da posse é 1° de janeiro de 2019, assinale a alternativa correta quanto à idade mínima de 30 anos constitucionalmente estabelecida como condição de elegibilidade:


 

(EMAGIS) Sobre o processo administrativo, considerada a disciplina da Lei 9.784/99, analise as seguintes assertivas.

I. São legitimados como interessados no processo administrativo: pessoas físicas ou jurídicas que o iniciem como titulares de direitos ou interesses individuais ou no exercício do direito de representação; aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser adotada; as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos; as pessoas ou as associações legalmente constituídas, quanto a direitos ou interesses difusos.

II. O indeferimento de alegação de suspeição poderá ser objeto de recurso, com efeito suspensivo

III. Inexistindo disposição específica, os atos do órgão ou autoridade responsável pelo processo e dos administrados que dele participem devem ser praticados no prazo de 3 (três) dias, salvo motivo de força maior; esse prazo pode ser dilatado até o dobro, mediante comprovada justificação.

Há erro:

 

(TJ/MS – Juiz – FCC – 2020) A propósito do procedimento da desapropriação, a redação vigente do Decreto-lei n° 3.365/1941 estatui que


 

(EMAGIS) Assim dispõe o artigo 148, §3º, do Código de Trânsito Brasileiro: “A Carteira Nacional de Habilitação será conferida ao condutor no término de um ano, desde que o mesmo não tenha cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima ou seja reincidente em infração média.”

A propósito, tendo presente a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso a infração cometida pelo condutor, no aludido prazo de um ano, tenha sido deixar de efetuar o registro da propriedade do veículo, no prazo de trinta dias, tratando-se de infração grave, é de ser-lhe vedada a concessão da Carteira Nacional de Habilitação.

II. A sanção de vedação à concessão da Carteira Nacional de Habilitação aplica-se às infrações graves ou gravíssimas, tenham elas sido cometidas pelo condutor na direção do veículo automotor ou mesmo na mera condição de proprietário do veículo em descumprimento das obrigações administrativas que tal condição jurídica lhe impõe.

III. Trata-se de dispositivo legal parcialmente inconstitucional, excluindo de sua aplicação a hipótese de infração (grave ou gravíssima) cometida na condução de veículo automotor.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) “O ex-governador Sérgio Cabral terá que devolver o colar do mérito que recebeu do Ministério Público estadual do Rio de Janeiro. A decisão foi tomada no início da tarde desta sexta-feira (21) pelo Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça. De acordo com os procuradores, o ex-governador, preso desde novembro do ano passado, tem ainda que entregar à instituição a medalha e diploma que tenha recebido”
(Adaptado de: Notícia do site G1, publicada em 21/07/2017)

A propósito da notícia acima mencionada, o ato administrativo relatado é um exemplo de

 

(EMAGIS) Sabe-se que o Código Florestal (Lei 12.651/2012) estendeu o tratamento favorecido ali dispensado à pequena propriedade ou posse rural familiar também “às propriedades e posses rurais com até 4 módulos fiscais que desenvolvam atividades agrossilvipastoris, bem como às terras indígenas demarcadas e às demais áreas tituladas de povos e comunidades tradicionais que façam uso coletivo do seu território” (parágrafo único do artigo 3º do Código).

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF declarou inconstitucional condicionar a extensão às terras indígenas e às terras dos povos tradicionais do tratamento ambiental favorecido ao fato de tais porções territoriais estarem ‘demarcadas’ ou ‘tituladas’.

II. O STF considerou inconstitucional a extensão do tratamento ambiental favorecido também às propriedades e posses rurais com até 4 módulos fiscais por não se ter agregado a estas requisitos outros que assegurem que ali esteja sendo desenvolvida agricultura familiar, isto é, equiparou-se, para fins de restrições ambientais, eventual produção rural por exploração de mão-de-obra empregada àquela feita diretamente pelo trabalho braçal da família.

III. A intervenção e a supressão de vegetação em Áreas de Preservação Permanente e de Reserva Legal para as atividades eventuais ou de baixo impacto ambiental, quando desenvolvidas nos imóveis em questão, dependerão, em regra, de simples declaração ao órgão ambiental competente, desde que esteja o imóvel devidamente inscrito no CAR.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com as exigências constitucionais dispostas como requisitos de validade da instituição ou revogação de benefícios fiscais.

I. A exigência de ‘lei específica’ (CF, artigo 150, § 6º) como requisito para instituição de benefício fiscal visa a evitar as denominadas ‘caudas legais’ ou ‘contrabandos legislativos’.

II. O dispositivo legal da ‘Reforma Trabalhista’ (Lei 13.467/2017) que tornou facultativo o recolhimento da contribuição sindical, tendo instituído benefício fiscal, foi declarado inconstitucional por não ter sido veiculado em ‘lei específica’.

III. Não se exige a observância do princípio da anterioridade tributária pela lei que suspenda benefício fiscal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da condenação em honorários advocatícios na decisão que resolve exceção de pré-executividade oposta pelo executado em execução fiscal, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sabe-se que o ato administrativo de concessão de aposentadoria a servidor público qualifica-se como ato administrativo complexo, aperfeiçoando-se apenas quando registrado no Tribunal de Contas o ato concessório inicial lavrado pelo órgão ou ente administrativo competente.

A propósito da aplicação do prazo decadencial de revisão dos atos administrativos ao procedimento em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) É documento internacional de direitos humanos incorporado ao ordenamento jurídico brasileiro sob o rito estabelecido pelo artigo 5º, parágrafo 3º, da Constituição Federal:


 

(EMAGIS) A respeito do acordo de leniência previsto na Lei 12.529/2011 (Lei Antitruste) e aspectos correlatos, avalie as assertivas que seguem.

I. Desde a vigência da Lei 12.529/2011, o acordo de leniência passou a repercutir também na punibilidade dos atos de improbidade administrativa.

II. Na vigência da anterior lei antitruste (Lei 8.884/1994), o acordo de leniência nela celebrado não repercutia na punibilidade de atos de improbidade administrativa.

III. Com a vigência da Lei 13.964/2019 (‘Pacote Anticrime’), passou a ser possível a celebração do ‘acordo de não persecução cível’ referente a atos de improbidade administrativa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor e o entendimento consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça, assinale a opção CORRETA:


 

(EMAGIS) A respeito da cessação de menoridade pela emancipação, considerando as hipóteses de emancipação dispostas no artigo 5º, parágrafo único, do Código Civil de 2002, além do magistério da doutrina civilista, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com efeitos jurídicos da emancipação do menor.

I. Afasta, segundo a doutrina, a incidência do ECA.

II. É causa de extinção do poder familiar.

III. Opera-se, ex lege, pelo exercício de emprego público efetivo.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) No que concerne à gratuidade da justiça, julgue, com base no CPC/2015, os itens expostos abaixo. Na sequência, indique a alternativa apropriada.

I. Vencido o beneficiário, as obrigações decorrentes de sua sucumbência ficarão sob condição suspensiva de exigibilidade e somente poderão ser executadas se, nos 2 (dois) anos subsequentes ao trânsito em julgado da decisão que as certificou, o credor demonstrar que deixou de existir a situação de insuficiência de recursos que justificou a concessão de gratuidade, extinguindo-se, passado esse prazo, tais obrigações do beneficiário.

II. Conforme o caso, o juiz poderá conceder direito ao parcelamento de despesas processuais que o beneficiário tiver de adiantar no curso do procedimento.

III. O juiz somente poderá indeferir o pedido se houver nos autos elementos que evidenciem a falta dos pressupostos legais para a concessão de gratuidade, devendo, antes de indeferir o pedido, determinar à parte a comprovação do preenchimento dos referidos pressupostos.

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Sobre tutela provisória, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sabe-se que o artigo 782, §§3º a 5º, do CPC/2015, permite ao juiz, no processo de execução, determinar a inscrição do nome do executado em cadastros de inadimplentes.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Julgue os itens a seguir expostos.

I. No crime de roubo, a pena aumenta-se de 2/3 (dois terços) se a violência ou ameaça é exercida com emprego de arma de fogo; não obstante, se a violência ou grave ameaça é exercida com emprego de arma de fogo de uso restrito ou proibido, aplica-se em dobro a pena.

II. Antes de passar em julgado a sentença final, a prescrição não corre na pendência de embargos de declaração ou de recursos aos Tribunais Superiores, quando inadmissíveis, e enquanto não cumprido ou não rescindido o acordo de não persecução penal.

III. O crime de estelionato praticado contra a sociedade de economia mista estadual sujeita-se a ação penal pública incondicionada.

Estão corretos somente os itens:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRRASPE – 2020) Acerca do delito de homicídio doloso, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) A respeito dos crimes contra a honra, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) No que concerne à lei de drogas, correto afirmar:

 

(MPF – Procurador da República – 2017) Quanto a teoria do domínio do fato, assinale a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Diz-se que a Lei 13.245/2016, incluindo o inciso XXI no artigo 7º da Lei 8.906/1994, representou “reforço das prerrogativas da defesa técnica no curso do inquérito policial”.

A propósito, e tendo presente também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/SP – Juiz Substituto – 2018) Em relação à prisão temporária, prevista na Lei n° 7.960/1989, assinale a alternativa correta.


 

(TJ/RJ – Juiz de Direito – VUNESP – 2018) No que concerne à aplicação das penas restritivas de direitos dos arts. 43 a 48 do CP, é correto afirmar que

 

Ministério Público Estadual - Rodada 18.2021

O juízo da 2º Vara da Infância e Juventude de Ceilândia julgou procedente pedido formulado pelo Ministério Público e aplicou medida socioeducativa de semiliberdade pelo prazo de oito meses ao adolescente Max Remilton, nascido em 17 de maio de 2002, reconhecendo que ele praticou ato infracional análogo ao crime do art. 157, § 2º, inciso II, do Código Penal. A sentença foi mantida integralmente pelo Tribunal de Justiça e transitou em julgado em 6 de abril de 2018.

O adolescente, embora tenha sido intimado pessoalmente da sentença e do acórdão, com base no art. 190, inciso I, da Lei nº 8.069/90, não chegou a iniciar o cumprimento da medida socioeducativa, por desídia administrativa da entidade de atendimento responsável pela execução socioeducativa.

Agora, em 15 de março de 2021, a Defensoria Pública postula a extinção da medida socioeducativa, argumentando que Max já atingiu a maioridade e, não fosse o bastante, está preso preventivamente e foi denunciado pelo MPDFT pela suposta prática do crime do art. 157, § 3º, do Código Penal, aparentemente praticado em 6 de março de 2021, em Sobradinho. Diz a Defensoria Pública que a maioridade é motivo suficiente para a extinção da medida e, ainda que assim não se entenda, é inconveniente a execução da semiliberdade enquanto Max está preso preventivamente.

O juízo abriu vistas ao Ministério Público, para manifestação. A Secretaria da Vara, antes de remeter os autos, juntou certidão de antecedentes criminais de Max, apontando que ele também responde a inquérito policial pela suposta prática do crime do art. 33 da Lei nº 11.343/2006, ocorrido em 11 de dezembro de 2020.

Redija a peça processual cabível, na qual devem ser analisadas as teses suscitadas pela Defensoria Pública, de forma lógica e coerente. O relatório está dispensado.

 

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 18.2021

(EMAGIS) A respeito da cessação de menoridade pela emancipação, considerando as hipóteses de emancipação dispostas no artigo 5º, parágrafo único, do Código Civil de 2002, além do magistério da doutrina civilista, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com efeitos jurídicos da emancipação do menor.

I. Afasta, segundo a doutrina, a incidência do ECA.

II. É causa de extinção do poder familiar.

III. Opera-se, ex lege, pelo exercício de emprego público efetivo.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A assertivas que seguem guardam relação com Direito de Família e Direito de Sucessões. Marque, a propósito, a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne à gratuidade da justiça, julgue, com base no CPC/2015, os itens expostos abaixo. Na sequência, indique a alternativa apropriada.

I. Vencido o beneficiário, as obrigações decorrentes de sua sucumbência ficarão sob condição suspensiva de exigibilidade e somente poderão ser executadas se, nos 2 (dois) anos subsequentes ao trânsito em julgado da decisão que as certificou, o credor demonstrar que deixou de existir a situação de insuficiência de recursos que justificou a concessão de gratuidade, extinguindo-se, passado esse prazo, tais obrigações do beneficiário.

II. Conforme o caso, o juiz poderá conceder direito ao parcelamento de despesas processuais que o beneficiário tiver de adiantar no curso do procedimento.

III. O juiz somente poderá indeferir o pedido se houver nos autos elementos que evidenciem a falta dos pressupostos legais para a concessão de gratuidade, devendo, antes de indeferir o pedido, determinar à parte a comprovação do preenchimento dos referidos pressupostos.

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Sobre tutela provisória, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sabe-se que o artigo 782, §§3º a 5º, do CPC/2015, permite ao juiz, no processo de execução, determinar a inscrição do nome do executado em cadastros de inadimplentes.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor e o entendimento consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça, assinale a opção CORRETA:


 

(EMAGIS) A respeito da adoção e suas regras no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90), assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Julgue os itens a seguir expostos.

I. No crime de roubo, a pena aumenta-se de 2/3 (dois terços) se a violência ou ameaça é exercida com emprego de arma de fogo; não obstante, se a violência ou grave ameaça é exercida com emprego de arma de fogo de uso restrito ou proibido, aplica-se em dobro a pena.

II. Antes de passar em julgado a sentença final, a prescrição não corre na pendência de embargos de declaração ou de recursos aos Tribunais Superiores, quando inadmissíveis, e enquanto não cumprido ou não rescindido o acordo de não persecução penal.

III. O crime de estelionato praticado contra a sociedade de economia mista estadual sujeita-se a ação penal pública incondicionada.

Estão corretos somente os itens:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRRASPE – 2020) Acerca do delito de homicídio doloso, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) A respeito dos crimes contra a honra, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) No que concerne à lei de drogas, correto afirmar:

 

(MPF – Procurador da República – 2017) Quanto a teoria do domínio do fato, assinale a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Diz-se que a Lei 13.245/2016, incluindo o inciso XXI no artigo 7º da Lei 8.906/1994, representou “reforço das prerrogativas da defesa técnica no curso do inquérito policial”.

A propósito, e tendo presente também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/SP – Juiz Substituto – 2018) Em relação à prisão temporária, prevista na Lei n° 7.960/1989, assinale a alternativa correta.


 

(TJ/RJ – Juiz de Direito – VUNESP – 2018) No que concerne à aplicação das penas restritivas de direitos dos arts. 43 a 48 do CP, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com os direitos sociais dos trabalhadores previstos na Constituição Federal, interpretados também pela jurisprudência do STF.

I . A legitimidade dos sindicatos para representação de determinada categoria depende do devido registro no Ministério do Trabalho, em obediência ao princípio constitucional da unicidade sindical (CF, art. 8º, II), não sendo suficiente o registro no Cartório de Títulos e Documentos com mera comunicação ao Ministério do Trabalho.

II. Não há vedação para a fixação de piso salarial em múltiplos do salário mínimo, desde que inexistam reajustes automáticos.

III. O reajuste do salário profissional de forma automática pelo mesmo índice de reajuste do salário mínimo não afronta o art. 7º, inciso IV, da Constituição Federal.

Estão corretas as seguintes assertivas:   

 

(TJ/AL – FCC – 2015) Ao converter em lei medida provisória que dispunha sobre a reestruturação de cargos comissionados no Ministério do Turismo, o Poder Legislativo acabou por incorporar modificação em seu texto, que adicionou dispositivo voltado a instituir centenas de cargos comissionados na estrutura do Ministério da Justiça. Tal preceito normativo acabou por incorporar integralmente conteúdo de projeto de lei apresentado pelo Poder Executivo. Posteriormente, esse projeto foi retirado, em face da conversão em lei da medida provisória que incorporou seu conteúdo.

Ante as circunstâncias do presente caso, a modificação incorporada à lei no processo de conversão da medida provisória

 

(EMAGIS) Julgue as assertivas abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. É vedado à Constituição Estadual submeter à aprovação prévia da Assembleia Legislativa a nomeação de dirigentes das autarquias e das fundações públicas, bem como de presidentes das empresas públicas e sociedades de economia mista, mas é admissível essa exigência de aprovação prévia em caso de interventores de municípios.

II. O requerimento de licença de instalação ou o recolhimento da taxa de funcionamento, pela empresa interessada em comercializar fogos de artifício, caracteriza o dever específico de agir por parte da municipalidade, de sorte que haverá responsabilidade estatal por explosão no estabelecimento comercial em caso de omissão no dever de fiscalização.

III. Devido à existência de reserva específica de Administração, é inconstitucional norma de Constituição Estadual que condiciona a expedição de licença ambiental para a construção de centrais hidrelétricas e termelétricas, no âmbito daquele ente federativo, a prévia autorização da Assembleia Legislativa

IV. O Cadastro de Empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à de escravo, que conta com expressa normal legal a prevê-lo, foi considerado constitucional pelo Supremo Tribunal Federal, notadamente por prestigiar o princípio da transparência ativa.

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Assinale a alternativa correta a respeito do regime de previdência dos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, conforme previsto no texto constitucional vigente.

 

(MPE/SP – VUNESP – 2018) Tim pretende concorrer para o cargo de vice-governador de seu Estado, porém, ainda não completou 30 anos de idade. Considerando que a data limite para os partidos e coligações solicitarem à Justiça Eleitoral o registro de seus candidatos é 15 de agosto de 2018, que o 1° turno das eleições será no dia 07 de outubro de 2018, que o 2° turno será no dia 28 de outubro de 2018 e que a data da posse é 1° de janeiro de 2019, assinale a alternativa correta quanto à idade mínima de 30 anos constitucionalmente estabelecida como condição de elegibilidade:


 

(EMAGIS) O artigo 115 da Lei das Sociedades Anônimas (LSA – Lei 6.404/1976) trata do abuso de direito de voto e do voto conflitante em benefício próprio.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(TJ/BA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) João era o sacado de uma letra de câmbio no valor de mil reais, com vencimento previsto para 31/12/2018. Em 1.º/11/2018, ao receber o título para aceite, ele discordou do valor e declarou no anverso que aceitaria pagar somente quinhentos reais. Nessa situação hipotética, o aceite foi parcial e

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com as exigências constitucionais dispostas como requisitos de validade da instituição ou revogação de benefícios fiscais.

I. A exigência de ‘lei específica’ (CF, artigo 150, § 6º) como requisito para instituição de benefício fiscal visa a evitar as denominadas ‘caudas legais’ ou ‘contrabandos legislativos’.

II. O dispositivo legal da ‘Reforma Trabalhista’ (Lei 13.467/2017) que tornou facultativo o recolhimento da contribuição sindical, tendo instituído benefício fiscal, foi declarado inconstitucional por não ter sido veiculado em ‘lei específica’.

III. Não se exige a observância do princípio da anterioridade tributária pela lei que suspenda benefício fiscal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com a incidência de ISS sobre serviços de seguro-saúde e plano de saúde, além de aspectos correlatos, devendo ser apreciadas em consonância com a jurisprudência recentemente estabelecida pelo STF.

I. As operadoras de planos de saúde realizam prestação de serviço sujeita ao ISS.

II. O serviço de ‘seguro-saúde’ não teve a incidência do ISS definida pelo STF sob repercussão geral.

III. Para fins de incidência do ISS, serviços de ‘plano de saúde’ e de ‘seguro-saúde’ não são equivalentes.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da condenação em honorários advocatícios na decisão que resolve exceção de pré-executividade oposta pelo executado em execução fiscal, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sabe-se que o Código Florestal (Lei 12.651/2012) estendeu o tratamento favorecido ali dispensado à pequena propriedade ou posse rural familiar também “às propriedades e posses rurais com até 4 módulos fiscais que desenvolvam atividades agrossilvipastoris, bem como às terras indígenas demarcadas e às demais áreas tituladas de povos e comunidades tradicionais que façam uso coletivo do seu território” (parágrafo único do artigo 3º do Código).

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF declarou inconstitucional condicionar a extensão às terras indígenas e às terras dos povos tradicionais do tratamento ambiental favorecido ao fato de tais porções territoriais estarem ‘demarcadas’ ou ‘tituladas’.

II. O STF considerou inconstitucional a extensão do tratamento ambiental favorecido também às propriedades e posses rurais com até 4 módulos fiscais por não se ter agregado a estas requisitos outros que assegurem que ali esteja sendo desenvolvida agricultura familiar, isto é, equiparou-se, para fins de restrições ambientais, eventual produção rural por exploração de mão-de-obra empregada àquela feita diretamente pelo trabalho braçal da família.

III. A intervenção e a supressão de vegetação em Áreas de Preservação Permanente e de Reserva Legal para as atividades eventuais ou de baixo impacto ambiental, quando desenvolvidas nos imóveis em questão, dependerão, em regra, de simples declaração ao órgão ambiental competente, desde que esteja o imóvel devidamente inscrito no CAR.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o processo administrativo, considerada a disciplina da Lei 9.784/99, analise as seguintes assertivas.

I. São legitimados como interessados no processo administrativo: pessoas físicas ou jurídicas que o iniciem como titulares de direitos ou interesses individuais ou no exercício do direito de representação; aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser adotada; as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos; as pessoas ou as associações legalmente constituídas, quanto a direitos ou interesses difusos.

II. O indeferimento de alegação de suspeição poderá ser objeto de recurso, com efeito suspensivo

III. Inexistindo disposição específica, os atos do órgão ou autoridade responsável pelo processo e dos administrados que dele participem devem ser praticados no prazo de 3 (três) dias, salvo motivo de força maior; esse prazo pode ser dilatado até o dobro, mediante comprovada justificação.

Há erro:

 

(TJ/MS – Juiz – FCC – 2020) A propósito do procedimento da desapropriação, a redação vigente do Decreto-lei n° 3.365/1941 estatui que


 

(EMAGIS) Assim dispõe o artigo 148, §3º, do Código de Trânsito Brasileiro: “A Carteira Nacional de Habilitação será conferida ao condutor no término de um ano, desde que o mesmo não tenha cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima ou seja reincidente em infração média.”

A propósito, tendo presente a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso a infração cometida pelo condutor, no aludido prazo de um ano, tenha sido deixar de efetuar o registro da propriedade do veículo, no prazo de trinta dias, tratando-se de infração grave, é de ser-lhe vedada a concessão da Carteira Nacional de Habilitação.

II. A sanção de vedação à concessão da Carteira Nacional de Habilitação aplica-se às infrações graves ou gravíssimas, tenham elas sido cometidas pelo condutor na direção do veículo automotor ou mesmo na mera condição de proprietário do veículo em descumprimento das obrigações administrativas que tal condição jurídica lhe impõe.

III. Trata-se de dispositivo legal parcialmente inconstitucional, excluindo de sua aplicação a hipótese de infração (grave ou gravíssima) cometida na condução de veículo automotor.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) “O ex-governador Sérgio Cabral terá que devolver o colar do mérito que recebeu do Ministério Público estadual do Rio de Janeiro. A decisão foi tomada no início da tarde desta sexta-feira (21) pelo Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça. De acordo com os procuradores, o ex-governador, preso desde novembro do ano passado, tem ainda que entregar à instituição a medalha e diploma que tenha recebido”
(Adaptado de: Notícia do site G1, publicada em 21/07/2017)

A propósito da notícia acima mencionada, o ato administrativo relatado é um exemplo de

 

(EMAGIS) A respeito do acordo de leniência previsto na Lei 12.529/2011 (Lei Antitruste) e aspectos correlatos, avalie as assertivas que seguem.

I. Desde a vigência da Lei 12.529/2011, o acordo de leniência passou a repercutir também na punibilidade dos atos de improbidade administrativa.

II. Na vigência da anterior lei antitruste (Lei 8.884/1994), o acordo de leniência nela celebrado não repercutia na punibilidade de atos de improbidade administrativa.

III. Com a vigência da Lei 13.964/2019 (‘Pacote Anticrime’), passou a ser possível a celebração do ‘acordo de não persecução cível’ referente a atos de improbidade administrativa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente aos benefícios do RGPS, marque a alternativa correta.

 

(PC/GO – UEG – 2018) Os Tratados Internacionais de Direitos Humanos ocupam, no ordenamento jurídico brasileiro, o “status” de

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) É documento internacional de direitos humanos incorporado ao ordenamento jurídico brasileiro sob o rito estabelecido pelo artigo 5º, parágrafo 3º, da Constituição Federal:


 

Sentença Estadual - Rodada 18.2021

Trata-se de ação penal interposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro em desfavor de Abel, maior de idade na data dos fatos, natural de Brasília – DF e Tício, maior de idade na data dos fatos e natural do Rio de Janeiro – RJ.

Narra a peça acusatória que no dia 28/04/2020, à Rua U, sem número, na Capital do Estado do Rio de Janeiro, onde funciona a agência do Banco Itaú, os denunciados, previamente ajustados e acompanhados de mais dois indivíduos, Carlos e Márcio, subtraíram, mediante grave ameaça, exercidas com emprego de arma de fogo, o numerário que estava reservado para abastecer os caixas eletrônicos, no valor total de R$ 350.000,00 (trezentos e cinquenta mil reais). Levaram, também, pertences dos funcionários, a saber, quatro telefones celulares e R$ 523,00 (quinhentos e vinte e três reais) em dinheiro, todos de propriedade de pessoas diversas. Acionado o alarme da Agência e, diante do nervosismo, já na via pública, um dos réus efetua um disparo de arma de fogo com a intenção de matar uma vítima que esboçou reação ao vir atrás dos meliantes, atingindo, entretanto, fatalmente Carlos que ficou caído no local. Ao empreenderem fuga, à 500 metros do local da Agência, resolvem trocar de veículo para despistar a ação da polícia. Para tanto resolvem subtrair, mediante violência e grave ameaça empregada pela utilização de arma de fogo, o veículo pertencente à vítima Fátima, colocando-a no banco traseiro do automóvel. Durante a fuga, Abel, agindo por imprudência, consistente na direção com excesso de velocidade, capota o veículo resultando na morte de Fátima e de Márcio. Mesmo diante do grave acidente, Abel e Tício, ilesos, ainda conseguiram fugir no mesmo veículo.

Consta também, na denúncia, que os policiais realizaram a diligência e informaram que o veículo utilizado na fuga estava escondido na casa da irmã do corréu Abel para onde se dirigiram e, após lhe ser permitida a entrada, encontraram o automóvel que estava com a placa adulterada. Na oportunidade, Abel teria confessado que participara da ação na Agência do Banco Itaú, mas que não tinha em seu poder qualquer arma, tendo permanecido do lado de fora, munido apenas de um telefone celular, e que o mentor da ação fora Tício, o qual conhecia a rotina da agência e sabia os dias e horários da entrega dos malotes com dinheiro, todavia, negou-se dar outras informações sobre o outro comparsa, dizendo inclusive desconhecer o seu nome completo e endereço, ocasião em que foi cumprido mandado de prisão.

Prosseguindo na diligência, os policiais identificaram o outro corréu por meio de comparação da gravação de vídeos pelo circuito fechado de televisão da agência com outras relativas a delito praticado dois meses antes, nas mesmas circunstâncias, em outro bairro da capital, reconhecimento este confirmado pelos funcionários da agência.

O outro réu foi encontrado em um bar da região, quando foi comprido o mandado de prisão preventiva. Na ocasião, resolveu permanecer em silencio, não havendo paradeiro do produto do crime.

A denúncia foi recebida em 05/05/2020, mesmo dia em que foi apresentada. Citados e notificados, nos termos do art. 396 do CPP, os acusados apresentaram defesas:

O réu Abel alegou preliminarmente:

1) Inépcia da denúncia, à falta de descrição circunstanciada do delito atribuído a cada corréu;

2) Que por estar desempregado e morar de favor na casa de sua irmã aceitou participar da empreitada, utilizando seu veículo para transportar os meliantes, mediante o pagamento da importância de R$ 2.000,00 (dois mil reais), motivo pelo qual está configurado o estado de necessidade, conforme insculpido no art. 24 do Código Penal.

No mérito, pleiteia absolvição afirmando que:

a) Conheceu Tício em um bar da região que costumava frequentar e comentou estar à procura de emprego, momento em que este ofereceu uma oportunidade de ganhar dinheiro, desde que o auxiliasse em um trabalho que faria juntamente com uns amigos na Agência do Banco Itaú, sem maiores detalhes, garantindo-lhe total segurança. Afirma que não conhece os demais corréus; que os encontrou tão somente na data dos fatos e não sabe o que ocorreu dentro da Agência, por ter se limitado a levá-los em seu veículo e, posteriormente, deixá-lo próximo a um galpão, cujo endereço não sabe fornecer, por ter sido conduzido por Tício, que lhe indicou o itinerário, e que acredita ser o chefe do bando, pois era quem dava as ordens para os demais.

b) Adquiriu seu veículo de um conhecido, cujo nome é José da Silva e que ficou de providenciar os documentos para transferência para o seu nome, tendo sabido da adulteração da placa tão-somente quando da diligência dos policiais, razão pela qual não se configura na hipótese o crime do art. 311 do Código Penal.

Pede na remota hipótese de ser condenado, a aplicação da pena base no mínimo legal, por ser primário e portador de bons antecedentes, bem como o reconhecimento da atenuante da confissão.

O réu Tício está representado pela Defensoria Pública do Estado, por não ter advogado constituído, e apresentou defesa alegando, em síntese, o seguinte:

Preliminarmente, o reconhecimento da inépcia da denúncia por não preencher os requisitos do art. 41 do CPP.

No mérito, afirma que, em razão da imagens das fitas de vídeo não estar nítida, não há como reconhecer que foram os autores do crime ora em julgamento, nem daquele que foi objeto da gravação que serviu de comparação, uma vez que a denúncia se baseou tão somente no depoimento de uma funcionária da agência, sendo que, no crime anterior, objeto de outro processo criminal, os funcionários não se lembraram do rosto dos assaltantes, por ter o fato ocorrido de forma muito rápida e inesperada.

Afirma, ainda, que as armas que portavam estava sem munição, foram utilizadas apenas para assustar os funcionários, não sendo sequer encontradas e que o tiro foi disparado pelo segurança da agência.

Pede absolvição e, não sendo esse o entendimento do Juízo, a fixação da pena no mínimo legal e cumprimento da pena em regime aberto.

Juntadas as certidões de antecedentes criminais, constatou-se que Abel responde a vários inquéritos pelo mesmo delito e que foi condenado nos autos a Ação Penal 123, por tráfico de entorpecentes, transitada em julgado em 01/01/2018.

Por sua vez, Tício já foi condenado pelo crime previsto no art. 157, II e III e §2-A, I e responde a dois inquéritos e ação penal, ainda na fase instrutória, pelo mesmo delito.

Na audiência de instrução e julgamento foram ouvidos os policiais que realizaram as diligências, as vítimas que tiveram os bens furtados, a funcionária da agência que reconheceu os réus e o segurança que estava de plantão no momento do crime. À exceção do último, que disse não ter presenciado a ação, por ter-se ausentado momentaneamente do local, todos foram unânimes em confirmar os fatos, tal qual relatados na denúncia.

Somente o réu Abel arrolou como testemunha sua irmã, que foi ouvida como informante e afirmou nada saber sobre a prática do delito, mas que, por seu irmão residir em sua casa, deixava-o guardar o veículo de sua propriedade na garagem.

Ouvidos por videoconferência, os réus negaram a prática delitiva.

Nas alegações finais, os réus reiteraram o quanto constava nas defesas.

O representante do Parquet requereu a procedência da acusação.

Com base no relato acima apresentado, profira, na qualidade de juiz de direito substituto do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, a sentença judicial adequada ao caso, devidamente embasada na legislação, na doutrina e (ou) na jurisprudência. Analise toda a matéria de direito processual e material pertinente ao julgamento, fundamentando suas explanações. Dispense o relatório e não crie fatos novos.

 

Defensoria Pública Estadual - Rodada 18.2021

No dia 5 de fevereiro de 2020, Fernando e Jorge, acompanhados dos amigos Luís, André e Ramon, estavam ingerindo bebida alcoólica no bar “Beba Aqui”, situado na cidade de Belém/PA, quando se iniciou uma discussão entre os dois primeiros.

Fernando passou a provocar Jorge pelo fato de este ser filho adotado, o que era de conhecimento daquele. Fernando disse que os filhos adotados trazem problemas para os pais adotantes, porque não aceitam o abandono dos pais biológicos. Olhando diretamente para Jorge, afirmou desprezar pessoas adotadas, pois são ingratas e não nutrem respeito pelos pais adotantes.

Por conta da provocação, Jorge teve seu equilíbrio emocional afetado. Ciente de que Fernando havia se separado da ex-mulher ao descobrir traição dela, Jorge passou a ofendê-lo, chamando-o de “corno” e “chifrudo”.

Fernando buscou a Delegacia e apresentou “notitia criminis” contra Jorge. Lavrado o termo circunstanciado de ocorrência, o procedimento foi remetido ao Juizado Especial Criminal. O juiz do Juizado designou audiência preliminar para o dia 7 de agosto de 2020.

Devidamente intimado, Jorge não compareceu à audiência preliminar, razão pela qual Fernando, por meio de seu advogado, ofereceu queixa-crime oral na ocasião.

Determinada a citação de Jorge, ele não foi encontrado na sua casa porque estava trabalhando no momento, segundo informado por vizinhos ao oficial de justiça. Por conta disso, o meirinho notificou o vizinho de que compareceria no dia seguinte para proceder a citação com hora certa, caso não encontrasse Jorge na hora estabelecida. O oficial voltou no dia seguinte, e, como Jorge estava novamente no trabalho, promoveu sua citação com hora certa.

O juiz então nomeou a Defensoria Pública para prestar assistência jurídica a Jorge, a qual, por meio de seu presentante, apresentou resposta à acusação na audiência de instrução. Recebida a inicial acusatória, foram ouvidos o ofendido e as testemunhas arroladas pela acusação: Luís, André e Ramon.

As partes apresentaram alegações finais orais e o juiz proferiu sentença oral na audiência, condenando o réu a pena privativa de liberdade de 1 (um) mês de detenção, a ser cumprida inicialmente em regime aberto, bem como a 10 (dez) dias-multa, cada um no valor de 1/30 do valor do salário mínimo.

O juiz substituiu a pena privativa de liberdade por uma restritiva de direitos consistente em prestação de serviços à comunidade em entidade a ser especificada futuramente em audiência especialmente designada para tanto.

Os autos deram entrada na Defensoria Pública no dia 20 de agosto de 2020 (quinta-feira) para ciência da sentença.

Você é o Defensor Público intimado. Nessa condição, redija a medida processual diferente do “habeas corpus” e dos embargos de declaração que melhor atenda aos interesses de Jorge. Não crie fatos inexistentes no enunciado e date a medida processual no último dia do prazo. Também não lance mão de citação direta de doutrina, de jurisprudência e de texto literal de súmulas dos tribunais. Use apenas a lei sem comentários (“lei seca”). DISPENSE A NARRATIVA DOS FATOS.

Boa prática!

 

Sentença Federal - Rodada 18.2021

Trata-se de ação de conhecimento, sob o procedimento comum, proposta por PEDRO ALVARES CABRAL em face da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL e da CONSTRUTORA VIVER BEM LTDA.

Alega, em síntese, que: a) em 2018, adquiriu o apartamento nº 1.016, situado na Rua s/n, nesta capital, junto à Caixa Econômica Federal e à Construtora Viver Bem Ltda.; b) o prazo para conclusão da obra era de 16 (dezesseis) meses, contados de janeiro de 2018; c) todavia, tal prazo já se esgotou, mas a obra até a presente data ainda não foi concluída; d) a construtora requerida, responsável pela obra, abandonou os trabalhos há mais de um ano e que estava contratualmente estipulado que, em caso de abandono da obra, a Caixa deveria substituir a construtora por outra, conforme cláusula 28ª do contrato anexo, que enumera diversas hipóteses de substituição da construtora pela CEF, inclusive no caso de falta de conclusão da obra no prazo contratual (alínea "f"), bem como prevendo que se for modificado o projeto, pela inobservância das plantas, memoriais descritivos, cronogramas de obras orçamentos e demais documentos aceitos pela CEF e integrantes do presente contrato, sem o prévio e expresso consentimento da CEF; e) no entanto, a Caixa Econômica Federal ainda não providenciou tal substituição; f) comprou o imóvel em tela com o intuito de investimento e que pretendia alugá-lo quando ficasse pronto para obter uma renda mensal fixa.

Ao final, formulou os seguintes pedidos: a) sejam condenadas as demandadas a reparar os danos materiais causados à parte autora, a título de lucros cessantes, ante a impossibilidade de usufruir do imóvel, em indenização correspondente aos meses em que ficou/ficará sem seu imóvel, em percentual mensal de 0,5% (meio por cento) sobre o valor de mercado do imóvel - cerca de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais), cujo valor de maio/2019 até o ajuizamento da presente demanda, em dezembro de 2020, resulta na quantia aproximada de R$ 27.000,00; b) sejam condenadas as rés a reparar os danos morais causados à parte autora, no valor de R$ 60.000,00.

Custas pagas.

A tentativa de conciliação restou inexitosa.

A Caixa Econômica Federal apresentou contestação, em que sustenta, inicialmente, sua ilegitimidade passiva, argumentando que o atraso na conclusão da obra é de responsabilidade exclusiva da construtora demandada. No mérito, defendeu que a existência de cláusula que prevê a substituição da construtora é uma garantia da Caixa, e não do mutuário. Alegou, ainda, a ausência de solidariedade entre a construtora e a Caixa e a inexistência de conduta ilícita por sua parte. Pugnou, ao final, pela improcedência dos pedidos.

Apesar de devidamente citada, a CONSTRUTORA VIVER BEM LTDA. não apresentou defesa.

Réplica apresentada pela parte autora.

As partes não requereram a produção de outras provas. Vieram os autos conclusos para sentença.

É o relatório. Decido. Elabore, na condição de juiz federal substituto, a sentença adequada ao caso, enfrentando todas as questões processuais e materiais pertinentes, sem acrescentar qualquer fato novo. Não é necessária a confecção de relatório.

 

Objetivas Delegado - Rodada 18.2021

(EMAGIS) Julgue os itens a seguir expostos.

I. No crime de roubo, a pena aumenta-se de 2/3 (dois terços) se a violência ou ameaça é exercida com emprego de arma de fogo; não obstante, se a violência ou grave ameaça é exercida com emprego de arma de fogo de uso restrito ou proibido, aplica-se em dobro a pena.

II. Antes de passar em julgado a sentença final, a prescrição não corre na pendência de embargos de declaração ou de recursos aos Tribunais Superiores, quando inadmissíveis, e enquanto não cumprido ou não rescindido o acordo de não persecução penal.

III. O crime de estelionato praticado contra a sociedade de economia mista estadual sujeita-se a ação penal pública incondicionada.

Estão corretos somente os itens:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRRASPE – 2020) Acerca do delito de homicídio doloso, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) A respeito dos crimes contra a honra, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) No que concerne à lei de drogas, correto afirmar:

 

(EMAGIS) Diz-se que a Lei 13.245/2016, incluindo o inciso XXI no artigo 7º da Lei 8.906/1994, representou “reforço das prerrogativas da defesa técnica no curso do inquérito policial”.

A propósito, e tendo presente também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/SP – Juiz Substituto – 2018) Em relação à prisão temporária, prevista na Lei n° 7.960/1989, assinale a alternativa correta.


 

(TJ/RJ – Juiz de Direito – VUNESP – 2018) No que concerne à aplicação das penas restritivas de direitos dos arts. 43 a 48 do CP, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) A respeito da cessação de menoridade pela emancipação, considerando as hipóteses de emancipação dispostas no artigo 5º, parágrafo único, do Código Civil de 2002, além do magistério da doutrina civilista, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com efeitos jurídicos da emancipação do menor.

I. Afasta, segundo a doutrina, a incidência do ECA.

II. É causa de extinção do poder familiar.

III. Opera-se, ex lege, pelo exercício de emprego público efetivo.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com os direitos sociais dos trabalhadores previstos na Constituição Federal, interpretados também pela jurisprudência do STF.

I . A legitimidade dos sindicatos para representação de determinada categoria depende do devido registro no Ministério do Trabalho, em obediência ao princípio constitucional da unicidade sindical (CF, art. 8º, II), não sendo suficiente o registro no Cartório de Títulos e Documentos com mera comunicação ao Ministério do Trabalho.

II. Não há vedação para a fixação de piso salarial em múltiplos do salário mínimo, desde que inexistam reajustes automáticos.

III. O reajuste do salário profissional de forma automática pelo mesmo índice de reajuste do salário mínimo não afronta o art. 7º, inciso IV, da Constituição Federal.

Estão corretas as seguintes assertivas:   

 

(TJ/AL – FCC – 2015) Ao converter em lei medida provisória que dispunha sobre a reestruturação de cargos comissionados no Ministério do Turismo, o Poder Legislativo acabou por incorporar modificação em seu texto, que adicionou dispositivo voltado a instituir centenas de cargos comissionados na estrutura do Ministério da Justiça. Tal preceito normativo acabou por incorporar integralmente conteúdo de projeto de lei apresentado pelo Poder Executivo. Posteriormente, esse projeto foi retirado, em face da conversão em lei da medida provisória que incorporou seu conteúdo.

Ante as circunstâncias do presente caso, a modificação incorporada à lei no processo de conversão da medida provisória

 

(EMAGIS) Julgue as assertivas abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. É vedado à Constituição Estadual submeter à aprovação prévia da Assembleia Legislativa a nomeação de dirigentes das autarquias e das fundações públicas, bem como de presidentes das empresas públicas e sociedades de economia mista, mas é admissível essa exigência de aprovação prévia em caso de interventores de municípios.

II. O requerimento de licença de instalação ou o recolhimento da taxa de funcionamento, pela empresa interessada em comercializar fogos de artifício, caracteriza o dever específico de agir por parte da municipalidade, de sorte que haverá responsabilidade estatal por explosão no estabelecimento comercial em caso de omissão no dever de fiscalização.

III. Devido à existência de reserva específica de Administração, é inconstitucional norma de Constituição Estadual que condiciona a expedição de licença ambiental para a construção de centrais hidrelétricas e termelétricas, no âmbito daquele ente federativo, a prévia autorização da Assembleia Legislativa

IV. O Cadastro de Empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à de escravo, que conta com expressa normal legal a prevê-lo, foi considerado constitucional pelo Supremo Tribunal Federal, notadamente por prestigiar o princípio da transparência ativa.

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Assinale a alternativa correta a respeito do regime de previdência dos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, conforme previsto no texto constitucional vigente.

 

(EMAGIS) Sobre o processo administrativo, considerada a disciplina da Lei 9.784/99, analise as seguintes assertivas.

I. São legitimados como interessados no processo administrativo: pessoas físicas ou jurídicas que o iniciem como titulares de direitos ou interesses individuais ou no exercício do direito de representação; aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser adotada; as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos; as pessoas ou as associações legalmente constituídas, quanto a direitos ou interesses difusos.

II. O indeferimento de alegação de suspeição poderá ser objeto de recurso, com efeito suspensivo

III. Inexistindo disposição específica, os atos do órgão ou autoridade responsável pelo processo e dos administrados que dele participem devem ser praticados no prazo de 3 (três) dias, salvo motivo de força maior; esse prazo pode ser dilatado até o dobro, mediante comprovada justificação.

Há erro:

 

(TJ/MS – Juiz – FCC – 2020) A propósito do procedimento da desapropriação, a redação vigente do Decreto-lei n° 3.365/1941 estatui que


 

(EMAGIS) Assim dispõe o artigo 148, §3º, do Código de Trânsito Brasileiro: “A Carteira Nacional de Habilitação será conferida ao condutor no término de um ano, desde que o mesmo não tenha cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima ou seja reincidente em infração média.”

A propósito, tendo presente a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso a infração cometida pelo condutor, no aludido prazo de um ano, tenha sido deixar de efetuar o registro da propriedade do veículo, no prazo de trinta dias, tratando-se de infração grave, é de ser-lhe vedada a concessão da Carteira Nacional de Habilitação.

II. A sanção de vedação à concessão da Carteira Nacional de Habilitação aplica-se às infrações graves ou gravíssimas, tenham elas sido cometidas pelo condutor na direção do veículo automotor ou mesmo na mera condição de proprietário do veículo em descumprimento das obrigações administrativas que tal condição jurídica lhe impõe.

III. Trata-se de dispositivo legal parcialmente inconstitucional, excluindo de sua aplicação a hipótese de infração (grave ou gravíssima) cometida na condução de veículo automotor.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) “O ex-governador Sérgio Cabral terá que devolver o colar do mérito que recebeu do Ministério Público estadual do Rio de Janeiro. A decisão foi tomada no início da tarde desta sexta-feira (21) pelo Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça. De acordo com os procuradores, o ex-governador, preso desde novembro do ano passado, tem ainda que entregar à instituição a medalha e diploma que tenha recebido”
(Adaptado de: Notícia do site G1, publicada em 21/07/2017)

A propósito da notícia acima mencionada, o ato administrativo relatado é um exemplo de

 

(EMAGIS) A respeito da adoção e suas regras no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90), assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) O artigo 115 da Lei das Sociedades Anônimas (LSA – Lei 6.404/1976) trata do abuso de direito de voto e do voto conflitante em benefício próprio.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(TJ/BA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) João era o sacado de uma letra de câmbio no valor de mil reais, com vencimento previsto para 31/12/2018. Em 1.º/11/2018, ao receber o título para aceite, ele discordou do valor e declarou no anverso que aceitaria pagar somente quinhentos reais. Nessa situação hipotética, o aceite foi parcial e

 

(MPE/SP – VUNESP – 2018) Tim pretende concorrer para o cargo de vice-governador de seu Estado, porém, ainda não completou 30 anos de idade. Considerando que a data limite para os partidos e coligações solicitarem à Justiça Eleitoral o registro de seus candidatos é 15 de agosto de 2018, que o 1° turno das eleições será no dia 07 de outubro de 2018, que o 2° turno será no dia 28 de outubro de 2018 e que a data da posse é 1° de janeiro de 2019, assinale a alternativa correta quanto à idade mínima de 30 anos constitucionalmente estabelecida como condição de elegibilidade:


 

(PC/GO – UEG – 2018) Os Tratados Internacionais de Direitos Humanos ocupam, no ordenamento jurídico brasileiro, o “status” de

 

(EMAGIS) Em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor e o entendimento consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça, assinale a opção CORRETA:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com as exigências constitucionais dispostas como requisitos de validade da instituição ou revogação de benefícios fiscais.

I. A exigência de ‘lei específica’ (CF, artigo 150, § 6º) como requisito para instituição de benefício fiscal visa a evitar as denominadas ‘caudas legais’ ou ‘contrabandos legislativos’.

II. O dispositivo legal da ‘Reforma Trabalhista’ (Lei 13.467/2017) que tornou facultativo o recolhimento da contribuição sindical, tendo instituído benefício fiscal, foi declarado inconstitucional por não ter sido veiculado em ‘lei específica’.

III. Não se exige a observância do princípio da anterioridade tributária pela lei que suspenda benefício fiscal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com a incidência de ISS sobre serviços de seguro-saúde e plano de saúde, além de aspectos correlatos, devendo ser apreciadas em consonância com a jurisprudência recentemente estabelecida pelo STF.

I. As operadoras de planos de saúde realizam prestação de serviço sujeita ao ISS.

II. O serviço de ‘seguro-saúde’ não teve a incidência do ISS definida pelo STF sob repercussão geral.

III. Para fins de incidência do ISS, serviços de ‘plano de saúde’ e de ‘seguro-saúde’ não são equivalentes.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sabe-se que o Código Florestal (Lei 12.651/2012) estendeu o tratamento favorecido ali dispensado à pequena propriedade ou posse rural familiar também “às propriedades e posses rurais com até 4 módulos fiscais que desenvolvam atividades agrossilvipastoris, bem como às terras indígenas demarcadas e às demais áreas tituladas de povos e comunidades tradicionais que façam uso coletivo do seu território” (parágrafo único do artigo 3º do Código).

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF declarou inconstitucional condicionar a extensão às terras indígenas e às terras dos povos tradicionais do tratamento ambiental favorecido ao fato de tais porções territoriais estarem ‘demarcadas’ ou ‘tituladas’.

II. O STF considerou inconstitucional a extensão do tratamento ambiental favorecido também às propriedades e posses rurais com até 4 módulos fiscais por não se ter agregado a estas requisitos outros que assegurem que ali esteja sendo desenvolvida agricultura familiar, isto é, equiparou-se, para fins de restrições ambientais, eventual produção rural por exploração de mão-de-obra empregada àquela feita diretamente pelo trabalho braçal da família.

III. A intervenção e a supressão de vegetação em Áreas de Preservação Permanente e de Reserva Legal para as atividades eventuais ou de baixo impacto ambiental, quando desenvolvidas nos imóveis em questão, dependerão, em regra, de simples declaração ao órgão ambiental competente, desde que esteja o imóvel devidamente inscrito no CAR.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

Objetivas PGE/PGM - Rodada 18.2021

(EMAGIS) Sobre o processo administrativo, considerada a disciplina da Lei 9.784/99, analise as seguintes assertivas.

I. São legitimados como interessados no processo administrativo: pessoas físicas ou jurídicas que o iniciem como titulares de direitos ou interesses individuais ou no exercício do direito de representação; aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser adotada; as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos; as pessoas ou as associações legalmente constituídas, quanto a direitos ou interesses difusos.

II. O indeferimento de alegação de suspeição poderá ser objeto de recurso, com efeito suspensivo

III. Inexistindo disposição específica, os atos do órgão ou autoridade responsável pelo processo e dos administrados que dele participem devem ser praticados no prazo de 3 (três) dias, salvo motivo de força maior; esse prazo pode ser dilatado até o dobro, mediante comprovada justificação.

Há erro:

 

(TJ/MS – Juiz – FCC – 2020) A propósito do procedimento da desapropriação, a redação vigente do Decreto-lei n° 3.365/1941 estatui que


 

(EMAGIS) Assim dispõe o artigo 148, §3º, do Código de Trânsito Brasileiro: “A Carteira Nacional de Habilitação será conferida ao condutor no término de um ano, desde que o mesmo não tenha cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima ou seja reincidente em infração média.”

A propósito, tendo presente a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso a infração cometida pelo condutor, no aludido prazo de um ano, tenha sido deixar de efetuar o registro da propriedade do veículo, no prazo de trinta dias, tratando-se de infração grave, é de ser-lhe vedada a concessão da Carteira Nacional de Habilitação.

II. A sanção de vedação à concessão da Carteira Nacional de Habilitação aplica-se às infrações graves ou gravíssimas, tenham elas sido cometidas pelo condutor na direção do veículo automotor ou mesmo na mera condição de proprietário do veículo em descumprimento das obrigações administrativas que tal condição jurídica lhe impõe.

III. Trata-se de dispositivo legal parcialmente inconstitucional, excluindo de sua aplicação a hipótese de infração (grave ou gravíssima) cometida na condução de veículo automotor.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) “O ex-governador Sérgio Cabral terá que devolver o colar do mérito que recebeu do Ministério Público estadual do Rio de Janeiro. A decisão foi tomada no início da tarde desta sexta-feira (21) pelo Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça. De acordo com os procuradores, o ex-governador, preso desde novembro do ano passado, tem ainda que entregar à instituição a medalha e diploma que tenha recebido”
(Adaptado de: Notícia do site G1, publicada em 21/07/2017)

A propósito da notícia acima mencionada, o ato administrativo relatado é um exemplo de

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com os direitos sociais dos trabalhadores previstos na Constituição Federal, interpretados também pela jurisprudência do STF.

I . A legitimidade dos sindicatos para representação de determinada categoria depende do devido registro no Ministério do Trabalho, em obediência ao princípio constitucional da unicidade sindical (CF, art. 8º, II), não sendo suficiente o registro no Cartório de Títulos e Documentos com mera comunicação ao Ministério do Trabalho.

II. Não há vedação para a fixação de piso salarial em múltiplos do salário mínimo, desde que inexistam reajustes automáticos.

III. O reajuste do salário profissional de forma automática pelo mesmo índice de reajuste do salário mínimo não afronta o art. 7º, inciso IV, da Constituição Federal.

Estão corretas as seguintes assertivas:   

 

(TJ/AL – FCC – 2015) Ao converter em lei medida provisória que dispunha sobre a reestruturação de cargos comissionados no Ministério do Turismo, o Poder Legislativo acabou por incorporar modificação em seu texto, que adicionou dispositivo voltado a instituir centenas de cargos comissionados na estrutura do Ministério da Justiça. Tal preceito normativo acabou por incorporar integralmente conteúdo de projeto de lei apresentado pelo Poder Executivo. Posteriormente, esse projeto foi retirado, em face da conversão em lei da medida provisória que incorporou seu conteúdo.

Ante as circunstâncias do presente caso, a modificação incorporada à lei no processo de conversão da medida provisória

 

(EMAGIS) Julgue as assertivas abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. É vedado à Constituição Estadual submeter à aprovação prévia da Assembleia Legislativa a nomeação de dirigentes das autarquias e das fundações públicas, bem como de presidentes das empresas públicas e sociedades de economia mista, mas é admissível essa exigência de aprovação prévia em caso de interventores de municípios.

II. O requerimento de licença de instalação ou o recolhimento da taxa de funcionamento, pela empresa interessada em comercializar fogos de artifício, caracteriza o dever específico de agir por parte da municipalidade, de sorte que haverá responsabilidade estatal por explosão no estabelecimento comercial em caso de omissão no dever de fiscalização.

III. Devido à existência de reserva específica de Administração, é inconstitucional norma de Constituição Estadual que condiciona a expedição de licença ambiental para a construção de centrais hidrelétricas e termelétricas, no âmbito daquele ente federativo, a prévia autorização da Assembleia Legislativa

IV. O Cadastro de Empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à de escravo, que conta com expressa normal legal a prevê-lo, foi considerado constitucional pelo Supremo Tribunal Federal, notadamente por prestigiar o princípio da transparência ativa.

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Assinale a alternativa correta a respeito do regime de previdência dos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, conforme previsto no texto constitucional vigente.

 

(EMAGIS) No que concerne à gratuidade da justiça, julgue, com base no CPC/2015, os itens expostos abaixo. Na sequência, indique a alternativa apropriada.

I. Vencido o beneficiário, as obrigações decorrentes de sua sucumbência ficarão sob condição suspensiva de exigibilidade e somente poderão ser executadas se, nos 2 (dois) anos subsequentes ao trânsito em julgado da decisão que as certificou, o credor demonstrar que deixou de existir a situação de insuficiência de recursos que justificou a concessão de gratuidade, extinguindo-se, passado esse prazo, tais obrigações do beneficiário.

II. Conforme o caso, o juiz poderá conceder direito ao parcelamento de despesas processuais que o beneficiário tiver de adiantar no curso do procedimento.

III. O juiz somente poderá indeferir o pedido se houver nos autos elementos que evidenciem a falta dos pressupostos legais para a concessão de gratuidade, devendo, antes de indeferir o pedido, determinar à parte a comprovação do preenchimento dos referidos pressupostos.

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Sobre tutela provisória, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sabe-se que o artigo 782, §§3º a 5º, do CPC/2015, permite ao juiz, no processo de execução, determinar a inscrição do nome do executado em cadastros de inadimplentes.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da cessação de menoridade pela emancipação, considerando as hipóteses de emancipação dispostas no artigo 5º, parágrafo único, do Código Civil de 2002, além do magistério da doutrina civilista, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com efeitos jurídicos da emancipação do menor.

I. Afasta, segundo a doutrina, a incidência do ECA.

II. É causa de extinção do poder familiar.

III. Opera-se, ex lege, pelo exercício de emprego público efetivo.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A assertivas que seguem guardam relação com Direito de Família e Direito de Sucessões. Marque, a propósito, a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) O artigo 115 da Lei das Sociedades Anônimas (LSA – Lei 6.404/1976) trata do abuso de direito de voto e do voto conflitante em benefício próprio.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(TJ/BA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) João era o sacado de uma letra de câmbio no valor de mil reais, com vencimento previsto para 31/12/2018. Em 1.º/11/2018, ao receber o título para aceite, ele discordou do valor e declarou no anverso que aceitaria pagar somente quinhentos reais. Nessa situação hipotética, o aceite foi parcial e

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com as exigências constitucionais dispostas como requisitos de validade da instituição ou revogação de benefícios fiscais.

I. A exigência de ‘lei específica’ (CF, artigo 150, § 6º) como requisito para instituição de benefício fiscal visa a evitar as denominadas ‘caudas legais’ ou ‘contrabandos legislativos’.

II. O dispositivo legal da ‘Reforma Trabalhista’ (Lei 13.467/2017) que tornou facultativo o recolhimento da contribuição sindical, tendo instituído benefício fiscal, foi declarado inconstitucional por não ter sido veiculado em ‘lei específica’.

III. Não se exige a observância do princípio da anterioridade tributária pela lei que suspenda benefício fiscal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com a incidência de ISS sobre serviços de seguro-saúde e plano de saúde, além de aspectos correlatos, devendo ser apreciadas em consonância com a jurisprudência recentemente estabelecida pelo STF.

I. As operadoras de planos de saúde realizam prestação de serviço sujeita ao ISS.

II. O serviço de ‘seguro-saúde’ não teve a incidência do ISS definida pelo STF sob repercussão geral.

III. Para fins de incidência do ISS, serviços de ‘plano de saúde’ e de ‘seguro-saúde’ não são equivalentes.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sabe-se que o ato administrativo de concessão de aposentadoria a servidor público qualifica-se como ato administrativo complexo, aperfeiçoando-se apenas quando registrado no Tribunal de Contas o ato concessório inicial lavrado pelo órgão ou ente administrativo competente.

A propósito da aplicação do prazo decadencial de revisão dos atos administrativos ao procedimento em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Com base na legislação laboral, a convenção coletiva e o acordo coletivo de trabalho têm prevalência sobre a lei quando dispuserem sobre:

1. banco de horas mensal.
2. teletrabalho, regime de sobreaviso, e trabalho intermitente.
3. troca do dia de feriado.
4. participação nos lucros ou resultados da empresa.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

 

(UPE – Advogado da UPE – UPENET/IAUPE – 2019) Sobre o recurso de Embargos no TST, assinale a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sabe-se que o Código Florestal (Lei 12.651/2012) estendeu o tratamento favorecido ali dispensado à pequena propriedade ou posse rural familiar também “às propriedades e posses rurais com até 4 módulos fiscais que desenvolvam atividades agrossilvipastoris, bem como às terras indígenas demarcadas e às demais áreas tituladas de povos e comunidades tradicionais que façam uso coletivo do seu território” (parágrafo único do artigo 3º do Código).

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF declarou inconstitucional condicionar a extensão às terras indígenas e às terras dos povos tradicionais do tratamento ambiental favorecido ao fato de tais porções territoriais estarem ‘demarcadas’ ou ‘tituladas’.

II. O STF considerou inconstitucional a extensão do tratamento ambiental favorecido também às propriedades e posses rurais com até 4 módulos fiscais por não se ter agregado a estas requisitos outros que assegurem que ali esteja sendo desenvolvida agricultura familiar, isto é, equiparou-se, para fins de restrições ambientais, eventual produção rural por exploração de mão-de-obra empregada àquela feita diretamente pelo trabalho braçal da família.

III. A intervenção e a supressão de vegetação em Áreas de Preservação Permanente e de Reserva Legal para as atividades eventuais ou de baixo impacto ambiental, quando desenvolvidas nos imóveis em questão, dependerão, em regra, de simples declaração ao órgão ambiental competente, desde que esteja o imóvel devidamente inscrito no CAR.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRRASPE – 2020) Acerca do delito de homicídio doloso, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) A respeito dos crimes contra a honra, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Diz-se que a Lei 13.245/2016, incluindo o inciso XXI no artigo 7º da Lei 8.906/1994, representou “reforço das prerrogativas da defesa técnica no curso do inquérito policial”.

A propósito, e tendo presente também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/SP – Juiz Substituto – 2018) Em relação à prisão temporária, prevista na Lei n° 7.960/1989, assinale a alternativa correta.


 

Objetivas DP Estadual - Rodada 18.2021

(EMAGIS) Segundo a Lei Complementar nº 80/94, são deveres dos membros da Defensoria Pública do Estado, exceto:


 

(PC/GO – UEG – 2018) Os Tratados Internacionais de Direitos Humanos ocupam, no ordenamento jurídico brasileiro, o “status” de

 

(EMAGIS) Julgue os itens a seguir expostos.

I. No crime de roubo, a pena aumenta-se de 2/3 (dois terços) se a violência ou ameaça é exercida com emprego de arma de fogo; não obstante, se a violência ou grave ameaça é exercida com emprego de arma de fogo de uso restrito ou proibido, aplica-se em dobro a pena.

II. Antes de passar em julgado a sentença final, a prescrição não corre na pendência de embargos de declaração ou de recursos aos Tribunais Superiores, quando inadmissíveis, e enquanto não cumprido ou não rescindido o acordo de não persecução penal.

III. O crime de estelionato praticado contra a sociedade de economia mista estadual sujeita-se a ação penal pública incondicionada.

Estão corretos somente os itens:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRRASPE – 2020) Acerca do delito de homicídio doloso, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) A respeito dos crimes contra a honra, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) No que concerne à lei de drogas, correto afirmar:

 

(EMAGIS) Diz-se que a Lei 13.245/2016, incluindo o inciso XXI no artigo 7º da Lei 8.906/1994, representou “reforço das prerrogativas da defesa técnica no curso do inquérito policial”.

A propósito, e tendo presente também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/SP – Juiz Substituto – 2018) Em relação à prisão temporária, prevista na Lei n° 7.960/1989, assinale a alternativa correta.


 

(TJ/RJ – Juiz de Direito – VUNESP – 2018) No que concerne à aplicação das penas restritivas de direitos dos arts. 43 a 48 do CP, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) A respeito da cessação de menoridade pela emancipação, considerando as hipóteses de emancipação dispostas no artigo 5º, parágrafo único, do Código Civil de 2002, além do magistério da doutrina civilista, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com efeitos jurídicos da emancipação do menor.

I. Afasta, segundo a doutrina, a incidência do ECA.

II. É causa de extinção do poder familiar.

III. Opera-se, ex lege, pelo exercício de emprego público efetivo.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A assertivas que seguem guardam relação com Direito de Família e Direito de Sucessões. Marque, a propósito, a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne à gratuidade da justiça, julgue, com base no CPC/2015, os itens expostos abaixo. Na sequência, indique a alternativa apropriada.

I. Vencido o beneficiário, as obrigações decorrentes de sua sucumbência ficarão sob condição suspensiva de exigibilidade e somente poderão ser executadas se, nos 2 (dois) anos subsequentes ao trânsito em julgado da decisão que as certificou, o credor demonstrar que deixou de existir a situação de insuficiência de recursos que justificou a concessão de gratuidade, extinguindo-se, passado esse prazo, tais obrigações do beneficiário.

II. Conforme o caso, o juiz poderá conceder direito ao parcelamento de despesas processuais que o beneficiário tiver de adiantar no curso do procedimento.

III. O juiz somente poderá indeferir o pedido se houver nos autos elementos que evidenciem a falta dos pressupostos legais para a concessão de gratuidade, devendo, antes de indeferir o pedido, determinar à parte a comprovação do preenchimento dos referidos pressupostos.

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Sobre tutela provisória, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sabe-se que o artigo 782, §§3º a 5º, do CPC/2015, permite ao juiz, no processo de execução, determinar a inscrição do nome do executado em cadastros de inadimplentes.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa que contém a afirmação CORRETA em relação à ação coletiva.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com os direitos sociais dos trabalhadores previstos na Constituição Federal, interpretados também pela jurisprudência do STF.

I . A legitimidade dos sindicatos para representação de determinada categoria depende do devido registro no Ministério do Trabalho, em obediência ao princípio constitucional da unicidade sindical (CF, art. 8º, II), não sendo suficiente o registro no Cartório de Títulos e Documentos com mera comunicação ao Ministério do Trabalho.

II. Não há vedação para a fixação de piso salarial em múltiplos do salário mínimo, desde que inexistam reajustes automáticos.

III. O reajuste do salário profissional de forma automática pelo mesmo índice de reajuste do salário mínimo não afronta o art. 7º, inciso IV, da Constituição Federal.

Estão corretas as seguintes assertivas:   

 

(TJ/AL – FCC – 2015) Ao converter em lei medida provisória que dispunha sobre a reestruturação de cargos comissionados no Ministério do Turismo, o Poder Legislativo acabou por incorporar modificação em seu texto, que adicionou dispositivo voltado a instituir centenas de cargos comissionados na estrutura do Ministério da Justiça. Tal preceito normativo acabou por incorporar integralmente conteúdo de projeto de lei apresentado pelo Poder Executivo. Posteriormente, esse projeto foi retirado, em face da conversão em lei da medida provisória que incorporou seu conteúdo.

Ante as circunstâncias do presente caso, a modificação incorporada à lei no processo de conversão da medida provisória

 

(EMAGIS) Julgue as assertivas abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. É vedado à Constituição Estadual submeter à aprovação prévia da Assembleia Legislativa a nomeação de dirigentes das autarquias e das fundações públicas, bem como de presidentes das empresas públicas e sociedades de economia mista, mas é admissível essa exigência de aprovação prévia em caso de interventores de municípios.

II. O requerimento de licença de instalação ou o recolhimento da taxa de funcionamento, pela empresa interessada em comercializar fogos de artifício, caracteriza o dever específico de agir por parte da municipalidade, de sorte que haverá responsabilidade estatal por explosão no estabelecimento comercial em caso de omissão no dever de fiscalização.

III. Devido à existência de reserva específica de Administração, é inconstitucional norma de Constituição Estadual que condiciona a expedição de licença ambiental para a construção de centrais hidrelétricas e termelétricas, no âmbito daquele ente federativo, a prévia autorização da Assembleia Legislativa

IV. O Cadastro de Empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à de escravo, que conta com expressa normal legal a prevê-lo, foi considerado constitucional pelo Supremo Tribunal Federal, notadamente por prestigiar o princípio da transparência ativa.

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Assinale a alternativa correta a respeito do regime de previdência dos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, conforme previsto no texto constitucional vigente.

 

(EMAGIS) Sobre o processo administrativo, considerada a disciplina da Lei 9.784/99, analise as seguintes assertivas.

I. São legitimados como interessados no processo administrativo: pessoas físicas ou jurídicas que o iniciem como titulares de direitos ou interesses individuais ou no exercício do direito de representação; aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser adotada; as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos; as pessoas ou as associações legalmente constituídas, quanto a direitos ou interesses difusos.

II. O indeferimento de alegação de suspeição poderá ser objeto de recurso, com efeito suspensivo

III. Inexistindo disposição específica, os atos do órgão ou autoridade responsável pelo processo e dos administrados que dele participem devem ser praticados no prazo de 3 (três) dias, salvo motivo de força maior; esse prazo pode ser dilatado até o dobro, mediante comprovada justificação.

Há erro:

 

(TJ/MS – Juiz – FCC – 2020) A propósito do procedimento da desapropriação, a redação vigente do Decreto-lei n° 3.365/1941 estatui que


 

(EMAGIS) Assim dispõe o artigo 148, §3º, do Código de Trânsito Brasileiro: “A Carteira Nacional de Habilitação será conferida ao condutor no término de um ano, desde que o mesmo não tenha cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima ou seja reincidente em infração média.”

A propósito, tendo presente a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso a infração cometida pelo condutor, no aludido prazo de um ano, tenha sido deixar de efetuar o registro da propriedade do veículo, no prazo de trinta dias, tratando-se de infração grave, é de ser-lhe vedada a concessão da Carteira Nacional de Habilitação.

II. A sanção de vedação à concessão da Carteira Nacional de Habilitação aplica-se às infrações graves ou gravíssimas, tenham elas sido cometidas pelo condutor na direção do veículo automotor ou mesmo na mera condição de proprietário do veículo em descumprimento das obrigações administrativas que tal condição jurídica lhe impõe.

III. Trata-se de dispositivo legal parcialmente inconstitucional, excluindo de sua aplicação a hipótese de infração (grave ou gravíssima) cometida na condução de veículo automotor.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) “O ex-governador Sérgio Cabral terá que devolver o colar do mérito que recebeu do Ministério Público estadual do Rio de Janeiro. A decisão foi tomada no início da tarde desta sexta-feira (21) pelo Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça. De acordo com os procuradores, o ex-governador, preso desde novembro do ano passado, tem ainda que entregar à instituição a medalha e diploma que tenha recebido”
(Adaptado de: Notícia do site G1, publicada em 21/07/2017)

A propósito da notícia acima mencionada, o ato administrativo relatado é um exemplo de

 

(EMAGIS) Sabe-se que o Código Florestal (Lei 12.651/2012) estendeu o tratamento favorecido ali dispensado à pequena propriedade ou posse rural familiar também “às propriedades e posses rurais com até 4 módulos fiscais que desenvolvam atividades agrossilvipastoris, bem como às terras indígenas demarcadas e às demais áreas tituladas de povos e comunidades tradicionais que façam uso coletivo do seu território” (parágrafo único do artigo 3º do Código).

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF declarou inconstitucional condicionar a extensão às terras indígenas e às terras dos povos tradicionais do tratamento ambiental favorecido ao fato de tais porções territoriais estarem ‘demarcadas’ ou ‘tituladas’.

II. O STF considerou inconstitucional a extensão do tratamento ambiental favorecido também às propriedades e posses rurais com até 4 módulos fiscais por não se ter agregado a estas requisitos outros que assegurem que ali esteja sendo desenvolvida agricultura familiar, isto é, equiparou-se, para fins de restrições ambientais, eventual produção rural por exploração de mão-de-obra empregada àquela feita diretamente pelo trabalho braçal da família.

III. A intervenção e a supressão de vegetação em Áreas de Preservação Permanente e de Reserva Legal para as atividades eventuais ou de baixo impacto ambiental, quando desenvolvidas nos imóveis em questão, dependerão, em regra, de simples declaração ao órgão ambiental competente, desde que esteja o imóvel devidamente inscrito no CAR.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com as exigências constitucionais dispostas como requisitos de validade da instituição ou revogação de benefícios fiscais.

I. A exigência de ‘lei específica’ (CF, artigo 150, § 6º) como requisito para instituição de benefício fiscal visa a evitar as denominadas ‘caudas legais’ ou ‘contrabandos legislativos’.

II. O dispositivo legal da ‘Reforma Trabalhista’ (Lei 13.467/2017) que tornou facultativo o recolhimento da contribuição sindical, tendo instituído benefício fiscal, foi declarado inconstitucional por não ter sido veiculado em ‘lei específica’.

III. Não se exige a observância do princípio da anterioridade tributária pela lei que suspenda benefício fiscal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com a incidência de ISS sobre serviços de seguro-saúde e plano de saúde, além de aspectos correlatos, devendo ser apreciadas em consonância com a jurisprudência recentemente estabelecida pelo STF.

I. As operadoras de planos de saúde realizam prestação de serviço sujeita ao ISS.

II. O serviço de ‘seguro-saúde’ não teve a incidência do ISS definida pelo STF sob repercussão geral.

III. Para fins de incidência do ISS, serviços de ‘plano de saúde’ e de ‘seguro-saúde’ não são equivalentes.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O artigo 115 da Lei das Sociedades Anônimas (LSA – Lei 6.404/1976) trata do abuso de direito de voto e do voto conflitante em benefício próprio.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(TJ/BA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) João era o sacado de uma letra de câmbio no valor de mil reais, com vencimento previsto para 31/12/2018. Em 1.º/11/2018, ao receber o título para aceite, ele discordou do valor e declarou no anverso que aceitaria pagar somente quinhentos reais. Nessa situação hipotética, o aceite foi parcial e

 

(EMAGIS) A respeito da adoção e suas regras no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90), assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor e o entendimento consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça, assinale a opção CORRETA:


 

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 18.2021

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com os direitos sociais dos trabalhadores previstos na Constituição Federal, interpretados também pela jurisprudência do STF.

I . A legitimidade dos sindicatos para representação de determinada categoria depende do devido registro no Ministério do Trabalho, em obediência ao princípio constitucional da unicidade sindical (CF, art. 8º, II), não sendo suficiente o registro no Cartório de Títulos e Documentos com mera comunicação ao Ministério do Trabalho.

II. Não há vedação para a fixação de piso salarial em múltiplos do salário mínimo, desde que inexistam reajustes automáticos.

III. O reajuste do salário profissional de forma automática pelo mesmo índice de reajuste do salário mínimo não afronta o art. 7º, inciso IV, da Constituição Federal.

Estão corretas as seguintes assertivas:   

 

(TJ/AL – FCC – 2015) Ao converter em lei medida provisória que dispunha sobre a reestruturação de cargos comissionados no Ministério do Turismo, o Poder Legislativo acabou por incorporar modificação em seu texto, que adicionou dispositivo voltado a instituir centenas de cargos comissionados na estrutura do Ministério da Justiça. Tal preceito normativo acabou por incorporar integralmente conteúdo de projeto de lei apresentado pelo Poder Executivo. Posteriormente, esse projeto foi retirado, em face da conversão em lei da medida provisória que incorporou seu conteúdo.

Ante as circunstâncias do presente caso, a modificação incorporada à lei no processo de conversão da medida provisória

 

(EMAGIS) Julgue as assertivas abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. É vedado à Constituição Estadual submeter à aprovação prévia da Assembleia Legislativa a nomeação de dirigentes das autarquias e das fundações públicas, bem como de presidentes das empresas públicas e sociedades de economia mista, mas é admissível essa exigência de aprovação prévia em caso de interventores de municípios.

II. O requerimento de licença de instalação ou o recolhimento da taxa de funcionamento, pela empresa interessada em comercializar fogos de artifício, caracteriza o dever específico de agir por parte da municipalidade, de sorte que haverá responsabilidade estatal por explosão no estabelecimento comercial em caso de omissão no dever de fiscalização.

III. Devido à existência de reserva específica de Administração, é inconstitucional norma de Constituição Estadual que condiciona a expedição de licença ambiental para a construção de centrais hidrelétricas e termelétricas, no âmbito daquele ente federativo, a prévia autorização da Assembleia Legislativa

IV. O Cadastro de Empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à de escravo, que conta com expressa normal legal a prevê-lo, foi considerado constitucional pelo Supremo Tribunal Federal, notadamente por prestigiar o princípio da transparência ativa.

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Assinale a alternativa correta a respeito do regime de previdência dos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, conforme previsto no texto constitucional vigente.

 

(EMAGIS) Relativamente aos benefícios do RGPS, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Julgue os itens a seguir expostos.

I. No crime de roubo, a pena aumenta-se de 2/3 (dois terços) se a violência ou ameaça é exercida com emprego de arma de fogo; não obstante, se a violência ou grave ameaça é exercida com emprego de arma de fogo de uso restrito ou proibido, aplica-se em dobro a pena.

II. Antes de passar em julgado a sentença final, a prescrição não corre na pendência de embargos de declaração ou de recursos aos Tribunais Superiores, quando inadmissíveis, e enquanto não cumprido ou não rescindido o acordo de não persecução penal.

III. O crime de estelionato praticado contra a sociedade de economia mista estadual sujeita-se a ação penal pública incondicionada.

Estão corretos somente os itens:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRRASPE – 2020) Acerca do delito de homicídio doloso, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) A respeito dos crimes contra a honra, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPF – Procurador da República – 2017) Quanto a teoria do domínio do fato, assinale a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Diz-se que a Lei 13.245/2016, incluindo o inciso XXI no artigo 7º da Lei 8.906/1994, representou “reforço das prerrogativas da defesa técnica no curso do inquérito policial”.

A propósito, e tendo presente também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/SP – Juiz Substituto – 2018) Em relação à prisão temporária, prevista na Lei n° 7.960/1989, assinale a alternativa correta.


 

(TJ/RJ – Juiz de Direito – VUNESP – 2018) No que concerne à aplicação das penas restritivas de direitos dos arts. 43 a 48 do CP, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) Em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor e o entendimento consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça, assinale a opção CORRETA:


 

(EMAGIS) A respeito do acordo de leniência previsto na Lei 12.529/2011 (Lei Antitruste) e aspectos correlatos, avalie as assertivas que seguem.

I. Desde a vigência da Lei 12.529/2011, o acordo de leniência passou a repercutir também na punibilidade dos atos de improbidade administrativa.

II. Na vigência da anterior lei antitruste (Lei 8.884/1994), o acordo de leniência nela celebrado não repercutia na punibilidade de atos de improbidade administrativa.

III. Com a vigência da Lei 13.964/2019 (‘Pacote Anticrime’), passou a ser possível a celebração do ‘acordo de não persecução cível’ referente a atos de improbidade administrativa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da cessação de menoridade pela emancipação, considerando as hipóteses de emancipação dispostas no artigo 5º, parágrafo único, do Código Civil de 2002, além do magistério da doutrina civilista, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com efeitos jurídicos da emancipação do menor.

I. Afasta, segundo a doutrina, a incidência do ECA.

II. É causa de extinção do poder familiar.

III. Opera-se, ex lege, pelo exercício de emprego público efetivo.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) No que concerne à gratuidade da justiça, julgue, com base no CPC/2015, os itens expostos abaixo. Na sequência, indique a alternativa apropriada.

I. Vencido o beneficiário, as obrigações decorrentes de sua sucumbência ficarão sob condição suspensiva de exigibilidade e somente poderão ser executadas se, nos 2 (dois) anos subsequentes ao trânsito em julgado da decisão que as certificou, o credor demonstrar que deixou de existir a situação de insuficiência de recursos que justificou a concessão de gratuidade, extinguindo-se, passado esse prazo, tais obrigações do beneficiário.

II. Conforme o caso, o juiz poderá conceder direito ao parcelamento de despesas processuais que o beneficiário tiver de adiantar no curso do procedimento.

III. O juiz somente poderá indeferir o pedido se houver nos autos elementos que evidenciem a falta dos pressupostos legais para a concessão de gratuidade, devendo, antes de indeferir o pedido, determinar à parte a comprovação do preenchimento dos referidos pressupostos.

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Sobre tutela provisória, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sabe-se que o artigo 782, §§3º a 5º, do CPC/2015, permite ao juiz, no processo de execução, determinar a inscrição do nome do executado em cadastros de inadimplentes.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) O artigo 115 da Lei das Sociedades Anônimas (LSA – Lei 6.404/1976) trata do abuso de direito de voto e do voto conflitante em benefício próprio.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(TJ/BA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) João era o sacado de uma letra de câmbio no valor de mil reais, com vencimento previsto para 31/12/2018. Em 1.º/11/2018, ao receber o título para aceite, ele discordou do valor e declarou no anverso que aceitaria pagar somente quinhentos reais. Nessa situação hipotética, o aceite foi parcial e

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com as exigências constitucionais dispostas como requisitos de validade da instituição ou revogação de benefícios fiscais.

I. A exigência de ‘lei específica’ (CF, artigo 150, § 6º) como requisito para instituição de benefício fiscal visa a evitar as denominadas ‘caudas legais’ ou ‘contrabandos legislativos’.

II. O dispositivo legal da ‘Reforma Trabalhista’ (Lei 13.467/2017) que tornou facultativo o recolhimento da contribuição sindical, tendo instituído benefício fiscal, foi declarado inconstitucional por não ter sido veiculado em ‘lei específica’.

III. Não se exige a observância do princípio da anterioridade tributária pela lei que suspenda benefício fiscal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da condenação em honorários advocatícios na decisão que resolve exceção de pré-executividade oposta pelo executado em execução fiscal, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sabe-se que o ato administrativo de concessão de aposentadoria a servidor público qualifica-se como ato administrativo complexo, aperfeiçoando-se apenas quando registrado no Tribunal de Contas o ato concessório inicial lavrado pelo órgão ou ente administrativo competente.

A propósito da aplicação do prazo decadencial de revisão dos atos administrativos ao procedimento em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o processo administrativo, considerada a disciplina da Lei 9.784/99, analise as seguintes assertivas.

I. São legitimados como interessados no processo administrativo: pessoas físicas ou jurídicas que o iniciem como titulares de direitos ou interesses individuais ou no exercício do direito de representação; aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser adotada; as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos; as pessoas ou as associações legalmente constituídas, quanto a direitos ou interesses difusos.

II. O indeferimento de alegação de suspeição poderá ser objeto de recurso, com efeito suspensivo

III. Inexistindo disposição específica, os atos do órgão ou autoridade responsável pelo processo e dos administrados que dele participem devem ser praticados no prazo de 3 (três) dias, salvo motivo de força maior; esse prazo pode ser dilatado até o dobro, mediante comprovada justificação.

Há erro:

 

(TJ/MS – Juiz – FCC – 2020) A propósito do procedimento da desapropriação, a redação vigente do Decreto-lei n° 3.365/1941 estatui que


 

(EMAGIS) Assim dispõe o artigo 148, §3º, do Código de Trânsito Brasileiro: “A Carteira Nacional de Habilitação será conferida ao condutor no término de um ano, desde que o mesmo não tenha cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima ou seja reincidente em infração média.”

A propósito, tendo presente a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso a infração cometida pelo condutor, no aludido prazo de um ano, tenha sido deixar de efetuar o registro da propriedade do veículo, no prazo de trinta dias, tratando-se de infração grave, é de ser-lhe vedada a concessão da Carteira Nacional de Habilitação.

II. A sanção de vedação à concessão da Carteira Nacional de Habilitação aplica-se às infrações graves ou gravíssimas, tenham elas sido cometidas pelo condutor na direção do veículo automotor ou mesmo na mera condição de proprietário do veículo em descumprimento das obrigações administrativas que tal condição jurídica lhe impõe.

III. Trata-se de dispositivo legal parcialmente inconstitucional, excluindo de sua aplicação a hipótese de infração (grave ou gravíssima) cometida na condução de veículo automotor.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) “O ex-governador Sérgio Cabral terá que devolver o colar do mérito que recebeu do Ministério Público estadual do Rio de Janeiro. A decisão foi tomada no início da tarde desta sexta-feira (21) pelo Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça. De acordo com os procuradores, o ex-governador, preso desde novembro do ano passado, tem ainda que entregar à instituição a medalha e diploma que tenha recebido”
(Adaptado de: Notícia do site G1, publicada em 21/07/2017)

A propósito da notícia acima mencionada, o ato administrativo relatado é um exemplo de

 

(EMAGIS) Sabe-se que o Código Florestal (Lei 12.651/2012) estendeu o tratamento favorecido ali dispensado à pequena propriedade ou posse rural familiar também “às propriedades e posses rurais com até 4 módulos fiscais que desenvolvam atividades agrossilvipastoris, bem como às terras indígenas demarcadas e às demais áreas tituladas de povos e comunidades tradicionais que façam uso coletivo do seu território” (parágrafo único do artigo 3º do Código).

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF declarou inconstitucional condicionar a extensão às terras indígenas e às terras dos povos tradicionais do tratamento ambiental favorecido ao fato de tais porções territoriais estarem ‘demarcadas’ ou ‘tituladas’.

II. O STF considerou inconstitucional a extensão do tratamento ambiental favorecido também às propriedades e posses rurais com até 4 módulos fiscais por não se ter agregado a estas requisitos outros que assegurem que ali esteja sendo desenvolvida agricultura familiar, isto é, equiparou-se, para fins de restrições ambientais, eventual produção rural por exploração de mão-de-obra empregada àquela feita diretamente pelo trabalho braçal da família.

III. A intervenção e a supressão de vegetação em Áreas de Preservação Permanente e de Reserva Legal para as atividades eventuais ou de baixo impacto ambiental, quando desenvolvidas nos imóveis em questão, dependerão, em regra, de simples declaração ao órgão ambiental competente, desde que esteja o imóvel devidamente inscrito no CAR.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) É documento internacional de direitos humanos incorporado ao ordenamento jurídico brasileiro sob o rito estabelecido pelo artigo 5º, parágrafo 3º, da Constituição Federal:


 

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 18.2021

(EMAGIS) A respeito da cessação de menoridade pela emancipação, considerando as hipóteses de emancipação dispostas no artigo 5º, parágrafo único, do Código Civil de 2002, além do magistério da doutrina civilista, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com efeitos jurídicos da emancipação do menor.

I. Afasta, segundo a doutrina, a incidência do ECA.

II. É causa de extinção do poder familiar.

III. Opera-se, ex lege, pelo exercício de emprego público efetivo.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A assertivas que seguem guardam relação com Direito de Família e Direito de Sucessões. Marque, a propósito, a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne à gratuidade da justiça, julgue, com base no CPC/2015, os itens expostos abaixo. Na sequência, indique a alternativa apropriada.

I. Vencido o beneficiário, as obrigações decorrentes de sua sucumbência ficarão sob condição suspensiva de exigibilidade e somente poderão ser executadas se, nos 2 (dois) anos subsequentes ao trânsito em julgado da decisão que as certificou, o credor demonstrar que deixou de existir a situação de insuficiência de recursos que justificou a concessão de gratuidade, extinguindo-se, passado esse prazo, tais obrigações do beneficiário.

II. Conforme o caso, o juiz poderá conceder direito ao parcelamento de despesas processuais que o beneficiário tiver de adiantar no curso do procedimento.

III. O juiz somente poderá indeferir o pedido se houver nos autos elementos que evidenciem a falta dos pressupostos legais para a concessão de gratuidade, devendo, antes de indeferir o pedido, determinar à parte a comprovação do preenchimento dos referidos pressupostos.

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Sobre tutela provisória, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sabe-se que o artigo 782, §§3º a 5º, do CPC/2015, permite ao juiz, no processo de execução, determinar a inscrição do nome do executado em cadastros de inadimplentes.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa que contém a afirmação CORRETA em relação à ação coletiva.

 

(EMAGIS) Em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor e o entendimento consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça, assinale a opção CORRETA:


 

(EMAGIS) A respeito da adoção e suas regras no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90), assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Julgue os itens a seguir expostos.

I. No crime de roubo, a pena aumenta-se de 2/3 (dois terços) se a violência ou ameaça é exercida com emprego de arma de fogo; não obstante, se a violência ou grave ameaça é exercida com emprego de arma de fogo de uso restrito ou proibido, aplica-se em dobro a pena.

II. Antes de passar em julgado a sentença final, a prescrição não corre na pendência de embargos de declaração ou de recursos aos Tribunais Superiores, quando inadmissíveis, e enquanto não cumprido ou não rescindido o acordo de não persecução penal.

III. O crime de estelionato praticado contra a sociedade de economia mista estadual sujeita-se a ação penal pública incondicionada.

Estão corretos somente os itens:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRRASPE – 2020) Acerca do delito de homicídio doloso, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) A respeito dos crimes contra a honra, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) No que concerne à lei de drogas, correto afirmar:

 

(EMAGIS) Diz-se que a Lei 13.245/2016, incluindo o inciso XXI no artigo 7º da Lei 8.906/1994, representou “reforço das prerrogativas da defesa técnica no curso do inquérito policial”.

A propósito, e tendo presente também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/SP – Juiz Substituto – 2018) Em relação à prisão temporária, prevista na Lei n° 7.960/1989, assinale a alternativa correta.


 

(TJ/RJ – Juiz de Direito – VUNESP – 2018) No que concerne à aplicação das penas restritivas de direitos dos arts. 43 a 48 do CP, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com os direitos sociais dos trabalhadores previstos na Constituição Federal, interpretados também pela jurisprudência do STF.

I . A legitimidade dos sindicatos para representação de determinada categoria depende do devido registro no Ministério do Trabalho, em obediência ao princípio constitucional da unicidade sindical (CF, art. 8º, II), não sendo suficiente o registro no Cartório de Títulos e Documentos com mera comunicação ao Ministério do Trabalho.

II. Não há vedação para a fixação de piso salarial em múltiplos do salário mínimo, desde que inexistam reajustes automáticos.

III. O reajuste do salário profissional de forma automática pelo mesmo índice de reajuste do salário mínimo não afronta o art. 7º, inciso IV, da Constituição Federal.

Estão corretas as seguintes assertivas:   

 

(TJ/AL – FCC – 2015) Ao converter em lei medida provisória que dispunha sobre a reestruturação de cargos comissionados no Ministério do Turismo, o Poder Legislativo acabou por incorporar modificação em seu texto, que adicionou dispositivo voltado a instituir centenas de cargos comissionados na estrutura do Ministério da Justiça. Tal preceito normativo acabou por incorporar integralmente conteúdo de projeto de lei apresentado pelo Poder Executivo. Posteriormente, esse projeto foi retirado, em face da conversão em lei da medida provisória que incorporou seu conteúdo.

Ante as circunstâncias do presente caso, a modificação incorporada à lei no processo de conversão da medida provisória

 

(EMAGIS) Julgue as assertivas abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. É vedado à Constituição Estadual submeter à aprovação prévia da Assembleia Legislativa a nomeação de dirigentes das autarquias e das fundações públicas, bem como de presidentes das empresas públicas e sociedades de economia mista, mas é admissível essa exigência de aprovação prévia em caso de interventores de municípios.

II. O requerimento de licença de instalação ou o recolhimento da taxa de funcionamento, pela empresa interessada em comercializar fogos de artifício, caracteriza o dever específico de agir por parte da municipalidade, de sorte que haverá responsabilidade estatal por explosão no estabelecimento comercial em caso de omissão no dever de fiscalização.

III. Devido à existência de reserva específica de Administração, é inconstitucional norma de Constituição Estadual que condiciona a expedição de licença ambiental para a construção de centrais hidrelétricas e termelétricas, no âmbito daquele ente federativo, a prévia autorização da Assembleia Legislativa

IV. O Cadastro de Empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à de escravo, que conta com expressa normal legal a prevê-lo, foi considerado constitucional pelo Supremo Tribunal Federal, notadamente por prestigiar o princípio da transparência ativa.

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Assinale a alternativa correta a respeito do regime de previdência dos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, conforme previsto no texto constitucional vigente.

 

(MPE/SP – VUNESP – 2018) Tim pretende concorrer para o cargo de vice-governador de seu Estado, porém, ainda não completou 30 anos de idade. Considerando que a data limite para os partidos e coligações solicitarem à Justiça Eleitoral o registro de seus candidatos é 15 de agosto de 2018, que o 1° turno das eleições será no dia 07 de outubro de 2018, que o 2° turno será no dia 28 de outubro de 2018 e que a data da posse é 1° de janeiro de 2019, assinale a alternativa correta quanto à idade mínima de 30 anos constitucionalmente estabelecida como condição de elegibilidade:


 

(EMAGIS) O artigo 115 da Lei das Sociedades Anônimas (LSA – Lei 6.404/1976) trata do abuso de direito de voto e do voto conflitante em benefício próprio.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(TJ/BA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) João era o sacado de uma letra de câmbio no valor de mil reais, com vencimento previsto para 31/12/2018. Em 1.º/11/2018, ao receber o título para aceite, ele discordou do valor e declarou no anverso que aceitaria pagar somente quinhentos reais. Nessa situação hipotética, o aceite foi parcial e

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com as exigências constitucionais dispostas como requisitos de validade da instituição ou revogação de benefícios fiscais.

I. A exigência de ‘lei específica’ (CF, artigo 150, § 6º) como requisito para instituição de benefício fiscal visa a evitar as denominadas ‘caudas legais’ ou ‘contrabandos legislativos’.

II. O dispositivo legal da ‘Reforma Trabalhista’ (Lei 13.467/2017) que tornou facultativo o recolhimento da contribuição sindical, tendo instituído benefício fiscal, foi declarado inconstitucional por não ter sido veiculado em ‘lei específica’.

III. Não se exige a observância do princípio da anterioridade tributária pela lei que suspenda benefício fiscal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com a incidência de ISS sobre serviços de seguro-saúde e plano de saúde, além de aspectos correlatos, devendo ser apreciadas em consonância com a jurisprudência recentemente estabelecida pelo STF.

I. As operadoras de planos de saúde realizam prestação de serviço sujeita ao ISS.

II. O serviço de ‘seguro-saúde’ não teve a incidência do ISS definida pelo STF sob repercussão geral.

III. Para fins de incidência do ISS, serviços de ‘plano de saúde’ e de ‘seguro-saúde’ não são equivalentes.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sabe-se que o Código Florestal (Lei 12.651/2012) estendeu o tratamento favorecido ali dispensado à pequena propriedade ou posse rural familiar também “às propriedades e posses rurais com até 4 módulos fiscais que desenvolvam atividades agrossilvipastoris, bem como às terras indígenas demarcadas e às demais áreas tituladas de povos e comunidades tradicionais que façam uso coletivo do seu território” (parágrafo único do artigo 3º do Código).

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF declarou inconstitucional condicionar a extensão às terras indígenas e às terras dos povos tradicionais do tratamento ambiental favorecido ao fato de tais porções territoriais estarem ‘demarcadas’ ou ‘tituladas’.

II. O STF considerou inconstitucional a extensão do tratamento ambiental favorecido também às propriedades e posses rurais com até 4 módulos fiscais por não se ter agregado a estas requisitos outros que assegurem que ali esteja sendo desenvolvida agricultura familiar, isto é, equiparou-se, para fins de restrições ambientais, eventual produção rural por exploração de mão-de-obra empregada àquela feita diretamente pelo trabalho braçal da família.

III. A intervenção e a supressão de vegetação em Áreas de Preservação Permanente e de Reserva Legal para as atividades eventuais ou de baixo impacto ambiental, quando desenvolvidas nos imóveis em questão, dependerão, em regra, de simples declaração ao órgão ambiental competente, desde que esteja o imóvel devidamente inscrito no CAR.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o processo administrativo, considerada a disciplina da Lei 9.784/99, analise as seguintes assertivas.

I. São legitimados como interessados no processo administrativo: pessoas físicas ou jurídicas que o iniciem como titulares de direitos ou interesses individuais ou no exercício do direito de representação; aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser adotada; as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos; as pessoas ou as associações legalmente constituídas, quanto a direitos ou interesses difusos.

II. O indeferimento de alegação de suspeição poderá ser objeto de recurso, com efeito suspensivo

III. Inexistindo disposição específica, os atos do órgão ou autoridade responsável pelo processo e dos administrados que dele participem devem ser praticados no prazo de 3 (três) dias, salvo motivo de força maior; esse prazo pode ser dilatado até o dobro, mediante comprovada justificação.

Há erro:

 

(TJ/MS – Juiz – FCC – 2020) A propósito do procedimento da desapropriação, a redação vigente do Decreto-lei n° 3.365/1941 estatui que


 

(EMAGIS) Assim dispõe o artigo 148, §3º, do Código de Trânsito Brasileiro: “A Carteira Nacional de Habilitação será conferida ao condutor no término de um ano, desde que o mesmo não tenha cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima ou seja reincidente em infração média.”

A propósito, tendo presente a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso a infração cometida pelo condutor, no aludido prazo de um ano, tenha sido deixar de efetuar o registro da propriedade do veículo, no prazo de trinta dias, tratando-se de infração grave, é de ser-lhe vedada a concessão da Carteira Nacional de Habilitação.

II. A sanção de vedação à concessão da Carteira Nacional de Habilitação aplica-se às infrações graves ou gravíssimas, tenham elas sido cometidas pelo condutor na direção do veículo automotor ou mesmo na mera condição de proprietário do veículo em descumprimento das obrigações administrativas que tal condição jurídica lhe impõe.

III. Trata-se de dispositivo legal parcialmente inconstitucional, excluindo de sua aplicação a hipótese de infração (grave ou gravíssima) cometida na condução de veículo automotor.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) “O ex-governador Sérgio Cabral terá que devolver o colar do mérito que recebeu do Ministério Público estadual do Rio de Janeiro. A decisão foi tomada no início da tarde desta sexta-feira (21) pelo Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça. De acordo com os procuradores, o ex-governador, preso desde novembro do ano passado, tem ainda que entregar à instituição a medalha e diploma que tenha recebido”
(Adaptado de: Notícia do site G1, publicada em 21/07/2017)

A propósito da notícia acima mencionada, o ato administrativo relatado é um exemplo de

 

Objetivas MP Estadual - Rodada 18.2021

(EMAGIS) Considerando o que dispõe a Lei nº 8.625/93 (Lei Orgânica do Ministério Público Nacional) a respeito da carreira dos Promotores e Procuradores de Justiça, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Julgue os itens a seguir expostos.

I. No crime de roubo, a pena aumenta-se de 2/3 (dois terços) se a violência ou ameaça é exercida com emprego de arma de fogo; não obstante, se a violência ou grave ameaça é exercida com emprego de arma de fogo de uso restrito ou proibido, aplica-se em dobro a pena.

II. Antes de passar em julgado a sentença final, a prescrição não corre na pendência de embargos de declaração ou de recursos aos Tribunais Superiores, quando inadmissíveis, e enquanto não cumprido ou não rescindido o acordo de não persecução penal.

III. O crime de estelionato praticado contra a sociedade de economia mista estadual sujeita-se a ação penal pública incondicionada.

Estão corretos somente os itens:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRRASPE – 2020) Acerca do delito de homicídio doloso, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) A respeito dos crimes contra a honra, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) No que concerne à lei de drogas, correto afirmar:

 

(EMAGIS) Diz-se que a Lei 13.245/2016, incluindo o inciso XXI no artigo 7º da Lei 8.906/1994, representou “reforço das prerrogativas da defesa técnica no curso do inquérito policial”.

A propósito, e tendo presente também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/SP – Juiz Substituto – 2018) Em relação à prisão temporária, prevista na Lei n° 7.960/1989, assinale a alternativa correta.


 

(TJ/RJ – Juiz de Direito – VUNESP – 2018) No que concerne à aplicação das penas restritivas de direitos dos arts. 43 a 48 do CP, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) A respeito da cessação de menoridade pela emancipação, considerando as hipóteses de emancipação dispostas no artigo 5º, parágrafo único, do Código Civil de 2002, além do magistério da doutrina civilista, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com efeitos jurídicos da emancipação do menor.

I. Afasta, segundo a doutrina, a incidência do ECA.

II. É causa de extinção do poder familiar.

III. Opera-se, ex lege, pelo exercício de emprego público efetivo.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A assertivas que seguem guardam relação com Direito de Família e Direito de Sucessões. Marque, a propósito, a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne à gratuidade da justiça, julgue, com base no CPC/2015, os itens expostos abaixo. Na sequência, indique a alternativa apropriada.

I. Vencido o beneficiário, as obrigações decorrentes de sua sucumbência ficarão sob condição suspensiva de exigibilidade e somente poderão ser executadas se, nos 2 (dois) anos subsequentes ao trânsito em julgado da decisão que as certificou, o credor demonstrar que deixou de existir a situação de insuficiência de recursos que justificou a concessão de gratuidade, extinguindo-se, passado esse prazo, tais obrigações do beneficiário.

II. Conforme o caso, o juiz poderá conceder direito ao parcelamento de despesas processuais que o beneficiário tiver de adiantar no curso do procedimento.

III. O juiz somente poderá indeferir o pedido se houver nos autos elementos que evidenciem a falta dos pressupostos legais para a concessão de gratuidade, devendo, antes de indeferir o pedido, determinar à parte a comprovação do preenchimento dos referidos pressupostos.

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Sobre tutela provisória, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sabe-se que o artigo 782, §§3º a 5º, do CPC/2015, permite ao juiz, no processo de execução, determinar a inscrição do nome do executado em cadastros de inadimplentes.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa que contém a afirmação CORRETA em relação à ação coletiva.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com os direitos sociais dos trabalhadores previstos na Constituição Federal, interpretados também pela jurisprudência do STF.

I . A legitimidade dos sindicatos para representação de determinada categoria depende do devido registro no Ministério do Trabalho, em obediência ao princípio constitucional da unicidade sindical (CF, art. 8º, II), não sendo suficiente o registro no Cartório de Títulos e Documentos com mera comunicação ao Ministério do Trabalho.

II. Não há vedação para a fixação de piso salarial em múltiplos do salário mínimo, desde que inexistam reajustes automáticos.

III. O reajuste do salário profissional de forma automática pelo mesmo índice de reajuste do salário mínimo não afronta o art. 7º, inciso IV, da Constituição Federal.

Estão corretas as seguintes assertivas:   

 

(TJ/AL – FCC – 2015) Ao converter em lei medida provisória que dispunha sobre a reestruturação de cargos comissionados no Ministério do Turismo, o Poder Legislativo acabou por incorporar modificação em seu texto, que adicionou dispositivo voltado a instituir centenas de cargos comissionados na estrutura do Ministério da Justiça. Tal preceito normativo acabou por incorporar integralmente conteúdo de projeto de lei apresentado pelo Poder Executivo. Posteriormente, esse projeto foi retirado, em face da conversão em lei da medida provisória que incorporou seu conteúdo.

Ante as circunstâncias do presente caso, a modificação incorporada à lei no processo de conversão da medida provisória

 

(EMAGIS) Julgue as assertivas abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. É vedado à Constituição Estadual submeter à aprovação prévia da Assembleia Legislativa a nomeação de dirigentes das autarquias e das fundações públicas, bem como de presidentes das empresas públicas e sociedades de economia mista, mas é admissível essa exigência de aprovação prévia em caso de interventores de municípios.

II. O requerimento de licença de instalação ou o recolhimento da taxa de funcionamento, pela empresa interessada em comercializar fogos de artifício, caracteriza o dever específico de agir por parte da municipalidade, de sorte que haverá responsabilidade estatal por explosão no estabelecimento comercial em caso de omissão no dever de fiscalização.

III. Devido à existência de reserva específica de Administração, é inconstitucional norma de Constituição Estadual que condiciona a expedição de licença ambiental para a construção de centrais hidrelétricas e termelétricas, no âmbito daquele ente federativo, a prévia autorização da Assembleia Legislativa

IV. O Cadastro de Empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à de escravo, que conta com expressa normal legal a prevê-lo, foi considerado constitucional pelo Supremo Tribunal Federal, notadamente por prestigiar o princípio da transparência ativa.

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Assinale a alternativa correta a respeito do regime de previdência dos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, conforme previsto no texto constitucional vigente.

 

(PC/GO – UEG – 2018) Os Tratados Internacionais de Direitos Humanos ocupam, no ordenamento jurídico brasileiro, o “status” de

 

(EMAGIS) Sobre o processo administrativo, considerada a disciplina da Lei 9.784/99, analise as seguintes assertivas.

I. São legitimados como interessados no processo administrativo: pessoas físicas ou jurídicas que o iniciem como titulares de direitos ou interesses individuais ou no exercício do direito de representação; aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser adotada; as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos; as pessoas ou as associações legalmente constituídas, quanto a direitos ou interesses difusos.

II. O indeferimento de alegação de suspeição poderá ser objeto de recurso, com efeito suspensivo

III. Inexistindo disposição específica, os atos do órgão ou autoridade responsável pelo processo e dos administrados que dele participem devem ser praticados no prazo de 3 (três) dias, salvo motivo de força maior; esse prazo pode ser dilatado até o dobro, mediante comprovada justificação.

Há erro:

 

(TJ/MS – Juiz – FCC – 2020) A propósito do procedimento da desapropriação, a redação vigente do Decreto-lei n° 3.365/1941 estatui que


 

(EMAGIS) Assim dispõe o artigo 148, §3º, do Código de Trânsito Brasileiro: “A Carteira Nacional de Habilitação será conferida ao condutor no término de um ano, desde que o mesmo não tenha cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima ou seja reincidente em infração média.”

A propósito, tendo presente a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso a infração cometida pelo condutor, no aludido prazo de um ano, tenha sido deixar de efetuar o registro da propriedade do veículo, no prazo de trinta dias, tratando-se de infração grave, é de ser-lhe vedada a concessão da Carteira Nacional de Habilitação.

II. A sanção de vedação à concessão da Carteira Nacional de Habilitação aplica-se às infrações graves ou gravíssimas, tenham elas sido cometidas pelo condutor na direção do veículo automotor ou mesmo na mera condição de proprietário do veículo em descumprimento das obrigações administrativas que tal condição jurídica lhe impõe.

III. Trata-se de dispositivo legal parcialmente inconstitucional, excluindo de sua aplicação a hipótese de infração (grave ou gravíssima) cometida na condução de veículo automotor.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) “O ex-governador Sérgio Cabral terá que devolver o colar do mérito que recebeu do Ministério Público estadual do Rio de Janeiro. A decisão foi tomada no início da tarde desta sexta-feira (21) pelo Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça. De acordo com os procuradores, o ex-governador, preso desde novembro do ano passado, tem ainda que entregar à instituição a medalha e diploma que tenha recebido”
(Adaptado de: Notícia do site G1, publicada em 21/07/2017)

A propósito da notícia acima mencionada, o ato administrativo relatado é um exemplo de

 

(EMAGIS) Sabe-se que o Código Florestal (Lei 12.651/2012) estendeu o tratamento favorecido ali dispensado à pequena propriedade ou posse rural familiar também “às propriedades e posses rurais com até 4 módulos fiscais que desenvolvam atividades agrossilvipastoris, bem como às terras indígenas demarcadas e às demais áreas tituladas de povos e comunidades tradicionais que façam uso coletivo do seu território” (parágrafo único do artigo 3º do Código).

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF declarou inconstitucional condicionar a extensão às terras indígenas e às terras dos povos tradicionais do tratamento ambiental favorecido ao fato de tais porções territoriais estarem ‘demarcadas’ ou ‘tituladas’.

II. O STF considerou inconstitucional a extensão do tratamento ambiental favorecido também às propriedades e posses rurais com até 4 módulos fiscais por não se ter agregado a estas requisitos outros que assegurem que ali esteja sendo desenvolvida agricultura familiar, isto é, equiparou-se, para fins de restrições ambientais, eventual produção rural por exploração de mão-de-obra empregada àquela feita diretamente pelo trabalho braçal da família.

III. A intervenção e a supressão de vegetação em Áreas de Preservação Permanente e de Reserva Legal para as atividades eventuais ou de baixo impacto ambiental, quando desenvolvidas nos imóveis em questão, dependerão, em regra, de simples declaração ao órgão ambiental competente, desde que esteja o imóvel devidamente inscrito no CAR.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com as exigências constitucionais dispostas como requisitos de validade da instituição ou revogação de benefícios fiscais.

I. A exigência de ‘lei específica’ (CF, artigo 150, § 6º) como requisito para instituição de benefício fiscal visa a evitar as denominadas ‘caudas legais’ ou ‘contrabandos legislativos’.

II. O dispositivo legal da ‘Reforma Trabalhista’ (Lei 13.467/2017) que tornou facultativo o recolhimento da contribuição sindical, tendo instituído benefício fiscal, foi declarado inconstitucional por não ter sido veiculado em ‘lei específica’.

III. Não se exige a observância do princípio da anterioridade tributária pela lei que suspenda benefício fiscal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com a incidência de ISS sobre serviços de seguro-saúde e plano de saúde, além de aspectos correlatos, devendo ser apreciadas em consonância com a jurisprudência recentemente estabelecida pelo STF.

I. As operadoras de planos de saúde realizam prestação de serviço sujeita ao ISS.

II. O serviço de ‘seguro-saúde’ não teve a incidência do ISS definida pelo STF sob repercussão geral.

III. Para fins de incidência do ISS, serviços de ‘plano de saúde’ e de ‘seguro-saúde’ não são equivalentes.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O artigo 115 da Lei das Sociedades Anônimas (LSA – Lei 6.404/1976) trata do abuso de direito de voto e do voto conflitante em benefício próprio.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(TJ/BA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) João era o sacado de uma letra de câmbio no valor de mil reais, com vencimento previsto para 31/12/2018. Em 1.º/11/2018, ao receber o título para aceite, ele discordou do valor e declarou no anverso que aceitaria pagar somente quinhentos reais. Nessa situação hipotética, o aceite foi parcial e

 

(MPE/SP – VUNESP – 2018) Tim pretende concorrer para o cargo de vice-governador de seu Estado, porém, ainda não completou 30 anos de idade. Considerando que a data limite para os partidos e coligações solicitarem à Justiça Eleitoral o registro de seus candidatos é 15 de agosto de 2018, que o 1° turno das eleições será no dia 07 de outubro de 2018, que o 2° turno será no dia 28 de outubro de 2018 e que a data da posse é 1° de janeiro de 2019, assinale a alternativa correta quanto à idade mínima de 30 anos constitucionalmente estabelecida como condição de elegibilidade:


 

(EMAGIS) A respeito da adoção e suas regras no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90), assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor e o entendimento consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça, assinale a opção CORRETA:


 

Objetivas - Rodada 18.2021

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com os direitos sociais dos trabalhadores previstos na Constituição Federal, interpretados também pela jurisprudência do STF.

I . A legitimidade dos sindicatos para representação de determinada categoria depende do devido registro no Ministério do Trabalho, em obediência ao princípio constitucional da unicidade sindical (CF, art. 8º, II), não sendo suficiente o registro no Cartório de Títulos e Documentos com mera comunicação ao Ministério do Trabalho.

II. Não há vedação para a fixação de piso salarial em múltiplos do salário mínimo, desde que inexistam reajustes automáticos.

III. O reajuste do salário profissional de forma automática pelo mesmo índice de reajuste do salário mínimo não afronta o art. 7º, inciso IV, da Constituição Federal.

Estão corretas as seguintes assertivas:   

 

(TJ/AL – FCC – 2015) Ao converter em lei medida provisória que dispunha sobre a reestruturação de cargos comissionados no Ministério do Turismo, o Poder Legislativo acabou por incorporar modificação em seu texto, que adicionou dispositivo voltado a instituir centenas de cargos comissionados na estrutura do Ministério da Justiça. Tal preceito normativo acabou por incorporar integralmente conteúdo de projeto de lei apresentado pelo Poder Executivo. Posteriormente, esse projeto foi retirado, em face da conversão em lei da medida provisória que incorporou seu conteúdo.

Ante as circunstâncias do presente caso, a modificação incorporada à lei no processo de conversão da medida provisória

 

(EMAGIS) Julgue as assertivas abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. É vedado à Constituição Estadual submeter à aprovação prévia da Assembleia Legislativa a nomeação de dirigentes das autarquias e das fundações públicas, bem como de presidentes das empresas públicas e sociedades de economia mista, mas é admissível essa exigência de aprovação prévia em caso de interventores de municípios.

II. O requerimento de licença de instalação ou o recolhimento da taxa de funcionamento, pela empresa interessada em comercializar fogos de artifício, caracteriza o dever específico de agir por parte da municipalidade, de sorte que haverá responsabilidade estatal por explosão no estabelecimento comercial em caso de omissão no dever de fiscalização.

III. Devido à existência de reserva específica de Administração, é inconstitucional norma de Constituição Estadual que condiciona a expedição de licença ambiental para a construção de centrais hidrelétricas e termelétricas, no âmbito daquele ente federativo, a prévia autorização da Assembleia Legislativa

IV. O Cadastro de Empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à de escravo, que conta com expressa normal legal a prevê-lo, foi considerado constitucional pelo Supremo Tribunal Federal, notadamente por prestigiar o princípio da transparência ativa.

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Assinale a alternativa correta a respeito do regime de previdência dos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, conforme previsto no texto constitucional vigente.

 

(EMAGIS) Sobre o processo administrativo, considerada a disciplina da Lei 9.784/99, analise as seguintes assertivas.

I. São legitimados como interessados no processo administrativo: pessoas físicas ou jurídicas que o iniciem como titulares de direitos ou interesses individuais ou no exercício do direito de representação; aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser adotada; as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos; as pessoas ou as associações legalmente constituídas, quanto a direitos ou interesses difusos.

II. O indeferimento de alegação de suspeição poderá ser objeto de recurso, com efeito suspensivo

III. Inexistindo disposição específica, os atos do órgão ou autoridade responsável pelo processo e dos administrados que dele participem devem ser praticados no prazo de 3 (três) dias, salvo motivo de força maior; esse prazo pode ser dilatado até o dobro, mediante comprovada justificação.

Há erro:

 

(TJ/MS – Juiz – FCC – 2020) A propósito do procedimento da desapropriação, a redação vigente do Decreto-lei n° 3.365/1941 estatui que


 

(EMAGIS) Assim dispõe o artigo 148, §3º, do Código de Trânsito Brasileiro: “A Carteira Nacional de Habilitação será conferida ao condutor no término de um ano, desde que o mesmo não tenha cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima ou seja reincidente em infração média.”

A propósito, tendo presente a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso a infração cometida pelo condutor, no aludido prazo de um ano, tenha sido deixar de efetuar o registro da propriedade do veículo, no prazo de trinta dias, tratando-se de infração grave, é de ser-lhe vedada a concessão da Carteira Nacional de Habilitação.

II. A sanção de vedação à concessão da Carteira Nacional de Habilitação aplica-se às infrações graves ou gravíssimas, tenham elas sido cometidas pelo condutor na direção do veículo automotor ou mesmo na mera condição de proprietário do veículo em descumprimento das obrigações administrativas que tal condição jurídica lhe impõe.

III. Trata-se de dispositivo legal parcialmente inconstitucional, excluindo de sua aplicação a hipótese de infração (grave ou gravíssima) cometida na condução de veículo automotor.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) “O ex-governador Sérgio Cabral terá que devolver o colar do mérito que recebeu do Ministério Público estadual do Rio de Janeiro. A decisão foi tomada no início da tarde desta sexta-feira (21) pelo Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça. De acordo com os procuradores, o ex-governador, preso desde novembro do ano passado, tem ainda que entregar à instituição a medalha e diploma que tenha recebido”
(Adaptado de: Notícia do site G1, publicada em 21/07/2017)

A propósito da notícia acima mencionada, o ato administrativo relatado é um exemplo de

 

(EMAGIS) A respeito da cessação de menoridade pela emancipação, considerando as hipóteses de emancipação dispostas no artigo 5º, parágrafo único, do Código Civil de 2002, além do magistério da doutrina civilista, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com efeitos jurídicos da emancipação do menor.

I. Afasta, segundo a doutrina, a incidência do ECA.

II. É causa de extinção do poder familiar.

III. Opera-se, ex lege, pelo exercício de emprego público efetivo.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A assertivas que seguem guardam relação com Direito de Família e Direito de Sucessões. Marque, a propósito, a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) O artigo 115 da Lei das Sociedades Anônimas (LSA – Lei 6.404/1976) trata do abuso de direito de voto e do voto conflitante em benefício próprio.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(TJ/BA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) João era o sacado de uma letra de câmbio no valor de mil reais, com vencimento previsto para 31/12/2018. Em 1.º/11/2018, ao receber o título para aceite, ele discordou do valor e declarou no anverso que aceitaria pagar somente quinhentos reais. Nessa situação hipotética, o aceite foi parcial e

 

(EMAGIS) No que concerne à gratuidade da justiça, julgue, com base no CPC/2015, os itens expostos abaixo. Na sequência, indique a alternativa apropriada.

I. Vencido o beneficiário, as obrigações decorrentes de sua sucumbência ficarão sob condição suspensiva de exigibilidade e somente poderão ser executadas se, nos 2 (dois) anos subsequentes ao trânsito em julgado da decisão que as certificou, o credor demonstrar que deixou de existir a situação de insuficiência de recursos que justificou a concessão de gratuidade, extinguindo-se, passado esse prazo, tais obrigações do beneficiário.

II. Conforme o caso, o juiz poderá conceder direito ao parcelamento de despesas processuais que o beneficiário tiver de adiantar no curso do procedimento.

III. O juiz somente poderá indeferir o pedido se houver nos autos elementos que evidenciem a falta dos pressupostos legais para a concessão de gratuidade, devendo, antes de indeferir o pedido, determinar à parte a comprovação do preenchimento dos referidos pressupostos.

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Sobre tutela provisória, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sabe-se que o artigo 782, §§3º a 5º, do CPC/2015, permite ao juiz, no processo de execução, determinar a inscrição do nome do executado em cadastros de inadimplentes.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa que contém a afirmação CORRETA em relação à ação coletiva.

 

(EMAGIS) Julgue os itens a seguir expostos.

I. No crime de roubo, a pena aumenta-se de 2/3 (dois terços) se a violência ou ameaça é exercida com emprego de arma de fogo; não obstante, se a violência ou grave ameaça é exercida com emprego de arma de fogo de uso restrito ou proibido, aplica-se em dobro a pena.

II. Antes de passar em julgado a sentença final, a prescrição não corre na pendência de embargos de declaração ou de recursos aos Tribunais Superiores, quando inadmissíveis, e enquanto não cumprido ou não rescindido o acordo de não persecução penal.

III. O crime de estelionato praticado contra a sociedade de economia mista estadual sujeita-se a ação penal pública incondicionada.

Estão corretos somente os itens:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRRASPE – 2020) Acerca do delito de homicídio doloso, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) A respeito dos crimes contra a honra, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) No que concerne à lei de drogas, correto afirmar:

 

(MPF – Procurador da República – 2017) Quanto a teoria do domínio do fato, assinale a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Diz-se que a Lei 13.245/2016, incluindo o inciso XXI no artigo 7º da Lei 8.906/1994, representou “reforço das prerrogativas da defesa técnica no curso do inquérito policial”.

A propósito, e tendo presente também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/SP – Juiz Substituto – 2018) Em relação à prisão temporária, prevista na Lei n° 7.960/1989, assinale a alternativa correta.


 

(TJ/RJ – Juiz de Direito – VUNESP – 2018) No que concerne à aplicação das penas restritivas de direitos dos arts. 43 a 48 do CP, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com as exigências constitucionais dispostas como requisitos de validade da instituição ou revogação de benefícios fiscais.

I. A exigência de ‘lei específica’ (CF, artigo 150, § 6º) como requisito para instituição de benefício fiscal visa a evitar as denominadas ‘caudas legais’ ou ‘contrabandos legislativos’.

II. O dispositivo legal da ‘Reforma Trabalhista’ (Lei 13.467/2017) que tornou facultativo o recolhimento da contribuição sindical, tendo instituído benefício fiscal, foi declarado inconstitucional por não ter sido veiculado em ‘lei específica’.

III. Não se exige a observância do princípio da anterioridade tributária pela lei que suspenda benefício fiscal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com a incidência de ISS sobre serviços de seguro-saúde e plano de saúde, além de aspectos correlatos, devendo ser apreciadas em consonância com a jurisprudência recentemente estabelecida pelo STF.

I. As operadoras de planos de saúde realizam prestação de serviço sujeita ao ISS.

II. O serviço de ‘seguro-saúde’ não teve a incidência do ISS definida pelo STF sob repercussão geral.

III. Para fins de incidência do ISS, serviços de ‘plano de saúde’ e de ‘seguro-saúde’ não são equivalentes.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da condenação em honorários advocatícios na decisão que resolve exceção de pré-executividade oposta pelo executado em execução fiscal, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sabe-se que o ato administrativo de concessão de aposentadoria a servidor público qualifica-se como ato administrativo complexo, aperfeiçoando-se apenas quando registrado no Tribunal de Contas o ato concessório inicial lavrado pelo órgão ou ente administrativo competente.

A propósito da aplicação do prazo decadencial de revisão dos atos administrativos ao procedimento em questão, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sabe-se que o Código Florestal (Lei 12.651/2012) estendeu o tratamento favorecido ali dispensado à pequena propriedade ou posse rural familiar também “às propriedades e posses rurais com até 4 módulos fiscais que desenvolvam atividades agrossilvipastoris, bem como às terras indígenas demarcadas e às demais áreas tituladas de povos e comunidades tradicionais que façam uso coletivo do seu território” (parágrafo único do artigo 3º do Código).

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF declarou inconstitucional condicionar a extensão às terras indígenas e às terras dos povos tradicionais do tratamento ambiental favorecido ao fato de tais porções territoriais estarem ‘demarcadas’ ou ‘tituladas’.

II. O STF considerou inconstitucional a extensão do tratamento ambiental favorecido também às propriedades e posses rurais com até 4 módulos fiscais por não se ter agregado a estas requisitos outros que assegurem que ali esteja sendo desenvolvida agricultura familiar, isto é, equiparou-se, para fins de restrições ambientais, eventual produção rural por exploração de mão-de-obra empregada àquela feita diretamente pelo trabalho braçal da família.

III. A intervenção e a supressão de vegetação em Áreas de Preservação Permanente e de Reserva Legal para as atividades eventuais ou de baixo impacto ambiental, quando desenvolvidas nos imóveis em questão, dependerão, em regra, de simples declaração ao órgão ambiental competente, desde que esteja o imóvel devidamente inscrito no CAR.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do acordo de leniência previsto na Lei 12.529/2011 (Lei Antitruste) e aspectos correlatos, avalie as assertivas que seguem.

I. Desde a vigência da Lei 12.529/2011, o acordo de leniência passou a repercutir também na punibilidade dos atos de improbidade administrativa.

II. Na vigência da anterior lei antitruste (Lei 8.884/1994), o acordo de leniência nela celebrado não repercutia na punibilidade de atos de improbidade administrativa.

III. Com a vigência da Lei 13.964/2019 (‘Pacote Anticrime’), passou a ser possível a celebração do ‘acordo de não persecução cível’ referente a atos de improbidade administrativa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor e o entendimento consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça, assinale a opção CORRETA:


 

(EMAGIS) A respeito da adoção e suas regras no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90), assinale a alternativa incorreta:


 

(PC/GO – UEG – 2018) Os Tratados Internacionais de Direitos Humanos ocupam, no ordenamento jurídico brasileiro, o “status” de

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) É documento internacional de direitos humanos incorporado ao ordenamento jurídico brasileiro sob o rito estabelecido pelo artigo 5º, parágrafo 3º, da Constituição Federal:


 

(MPE/SP – VUNESP – 2018) Tim pretende concorrer para o cargo de vice-governador de seu Estado, porém, ainda não completou 30 anos de idade. Considerando que a data limite para os partidos e coligações solicitarem à Justiça Eleitoral o registro de seus candidatos é 15 de agosto de 2018, que o 1° turno das eleições será no dia 07 de outubro de 2018, que o 2° turno será no dia 28 de outubro de 2018 e que a data da posse é 1° de janeiro de 2019, assinale a alternativa correta quanto à idade mínima de 30 anos constitucionalmente estabelecida como condição de elegibilidade:


 

(EMAGIS) Relativamente aos benefícios do RGPS, marque a alternativa correta.

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Com base na legislação laboral, a convenção coletiva e o acordo coletivo de trabalho têm prevalência sobre a lei quando dispuserem sobre:

1. banco de horas mensal.
2. teletrabalho, regime de sobreaviso, e trabalho intermitente.
3. troca do dia de feriado.
4. participação nos lucros ou resultados da empresa.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

 

(UPE – Advogado da UPE – UPENET/IAUPE – 2019) Sobre o recurso de Embargos no TST, assinale a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe a Lei nº 8.625/93 (Lei Orgânica do Ministério Público Nacional) a respeito da carreira dos Promotores e Procuradores de Justiça, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Segundo a Lei Complementar nº 80/94, são deveres dos membros da Defensoria Pública do Estado, exceto:


 

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 18.2021

(EMAGIS) A respeito da cessação de menoridade pela emancipação, considerando as hipóteses de emancipação dispostas no artigo 5º, parágrafo único, do Código Civil de 2002, além do magistério da doutrina civilista, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com efeitos jurídicos da emancipação do menor.

I. Afasta, segundo a doutrina, a incidência do ECA.

II. É causa de extinção do poder familiar.

III. Opera-se, ex lege, pelo exercício de emprego público efetivo.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A assertivas que seguem guardam relação com Direito de Família e Direito de Sucessões. Marque, a propósito, a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) No que concerne à gratuidade da justiça, julgue, com base no CPC/2015, os itens expostos abaixo. Na sequência, indique a alternativa apropriada.

I. Vencido o beneficiário, as obrigações decorrentes de sua sucumbência ficarão sob condição suspensiva de exigibilidade e somente poderão ser executadas se, nos 2 (dois) anos subsequentes ao trânsito em julgado da decisão que as certificou, o credor demonstrar que deixou de existir a situação de insuficiência de recursos que justificou a concessão de gratuidade, extinguindo-se, passado esse prazo, tais obrigações do beneficiário.

II. Conforme o caso, o juiz poderá conceder direito ao parcelamento de despesas processuais que o beneficiário tiver de adiantar no curso do procedimento.

III. O juiz somente poderá indeferir o pedido se houver nos autos elementos que evidenciem a falta dos pressupostos legais para a concessão de gratuidade, devendo, antes de indeferir o pedido, determinar à parte a comprovação do preenchimento dos referidos pressupostos.

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Sobre tutela provisória, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sabe-se que o artigo 782, §§3º a 5º, do CPC/2015, permite ao juiz, no processo de execução, determinar a inscrição do nome do executado em cadastros de inadimplentes.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa que contém a afirmação CORRETA em relação à ação coletiva.

 

(EMAGIS) Em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor e o entendimento consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça, assinale a opção CORRETA:


 

(EMAGIS) A respeito da adoção e suas regras no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90), assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Julgue os itens a seguir expostos.

I. No crime de roubo, a pena aumenta-se de 2/3 (dois terços) se a violência ou ameaça é exercida com emprego de arma de fogo; não obstante, se a violência ou grave ameaça é exercida com emprego de arma de fogo de uso restrito ou proibido, aplica-se em dobro a pena.

II. Antes de passar em julgado a sentença final, a prescrição não corre na pendência de embargos de declaração ou de recursos aos Tribunais Superiores, quando inadmissíveis, e enquanto não cumprido ou não rescindido o acordo de não persecução penal.

III. O crime de estelionato praticado contra a sociedade de economia mista estadual sujeita-se a ação penal pública incondicionada.

Estão corretos somente os itens:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRRASPE – 2020) Acerca do delito de homicídio doloso, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) A respeito dos crimes contra a honra, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) No que concerne à lei de drogas, correto afirmar:

 

(EMAGIS) Diz-se que a Lei 13.245/2016, incluindo o inciso XXI no artigo 7º da Lei 8.906/1994, representou “reforço das prerrogativas da defesa técnica no curso do inquérito policial”.

A propósito, e tendo presente também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/SP – Juiz Substituto – 2018) Em relação à prisão temporária, prevista na Lei n° 7.960/1989, assinale a alternativa correta.


 

(TJ/RJ – Juiz de Direito – VUNESP – 2018) No que concerne à aplicação das penas restritivas de direitos dos arts. 43 a 48 do CP, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com os direitos sociais dos trabalhadores previstos na Constituição Federal, interpretados também pela jurisprudência do STF.

I . A legitimidade dos sindicatos para representação de determinada categoria depende do devido registro no Ministério do Trabalho, em obediência ao princípio constitucional da unicidade sindical (CF, art. 8º, II), não sendo suficiente o registro no Cartório de Títulos e Documentos com mera comunicação ao Ministério do Trabalho.

II. Não há vedação para a fixação de piso salarial em múltiplos do salário mínimo, desde que inexistam reajustes automáticos.

III. O reajuste do salário profissional de forma automática pelo mesmo índice de reajuste do salário mínimo não afronta o art. 7º, inciso IV, da Constituição Federal.

Estão corretas as seguintes assertivas:   

 

(TJ/AL – FCC – 2015) Ao converter em lei medida provisória que dispunha sobre a reestruturação de cargos comissionados no Ministério do Turismo, o Poder Legislativo acabou por incorporar modificação em seu texto, que adicionou dispositivo voltado a instituir centenas de cargos comissionados na estrutura do Ministério da Justiça. Tal preceito normativo acabou por incorporar integralmente conteúdo de projeto de lei apresentado pelo Poder Executivo. Posteriormente, esse projeto foi retirado, em face da conversão em lei da medida provisória que incorporou seu conteúdo.

Ante as circunstâncias do presente caso, a modificação incorporada à lei no processo de conversão da medida provisória

 

(EMAGIS) Julgue as assertivas abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. É vedado à Constituição Estadual submeter à aprovação prévia da Assembleia Legislativa a nomeação de dirigentes das autarquias e das fundações públicas, bem como de presidentes das empresas públicas e sociedades de economia mista, mas é admissível essa exigência de aprovação prévia em caso de interventores de municípios.

II. O requerimento de licença de instalação ou o recolhimento da taxa de funcionamento, pela empresa interessada em comercializar fogos de artifício, caracteriza o dever específico de agir por parte da municipalidade, de sorte que haverá responsabilidade estatal por explosão no estabelecimento comercial em caso de omissão no dever de fiscalização.

III. Devido à existência de reserva específica de Administração, é inconstitucional norma de Constituição Estadual que condiciona a expedição de licença ambiental para a construção de centrais hidrelétricas e termelétricas, no âmbito daquele ente federativo, a prévia autorização da Assembleia Legislativa

IV. O Cadastro de Empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à de escravo, que conta com expressa normal legal a prevê-lo, foi considerado constitucional pelo Supremo Tribunal Federal, notadamente por prestigiar o princípio da transparência ativa.

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Assinale a alternativa correta a respeito do regime de previdência dos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, conforme previsto no texto constitucional vigente.

 

(PC/GO – UEG – 2018) Os Tratados Internacionais de Direitos Humanos ocupam, no ordenamento jurídico brasileiro, o “status” de

 

(EMAGIS) Sobre o processo administrativo, considerada a disciplina da Lei 9.784/99, analise as seguintes assertivas.

I. São legitimados como interessados no processo administrativo: pessoas físicas ou jurídicas que o iniciem como titulares de direitos ou interesses individuais ou no exercício do direito de representação; aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser adotada; as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos; as pessoas ou as associações legalmente constituídas, quanto a direitos ou interesses difusos.

II. O indeferimento de alegação de suspeição poderá ser objeto de recurso, com efeito suspensivo

III. Inexistindo disposição específica, os atos do órgão ou autoridade responsável pelo processo e dos administrados que dele participem devem ser praticados no prazo de 3 (três) dias, salvo motivo de força maior; esse prazo pode ser dilatado até o dobro, mediante comprovada justificação.

Há erro:

 

(TJ/MS – Juiz – FCC – 2020) A propósito do procedimento da desapropriação, a redação vigente do Decreto-lei n° 3.365/1941 estatui que


 

(EMAGIS) Assim dispõe o artigo 148, §3º, do Código de Trânsito Brasileiro: “A Carteira Nacional de Habilitação será conferida ao condutor no término de um ano, desde que o mesmo não tenha cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima ou seja reincidente em infração média.”

A propósito, tendo presente a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso a infração cometida pelo condutor, no aludido prazo de um ano, tenha sido deixar de efetuar o registro da propriedade do veículo, no prazo de trinta dias, tratando-se de infração grave, é de ser-lhe vedada a concessão da Carteira Nacional de Habilitação.

II. A sanção de vedação à concessão da Carteira Nacional de Habilitação aplica-se às infrações graves ou gravíssimas, tenham elas sido cometidas pelo condutor na direção do veículo automotor ou mesmo na mera condição de proprietário do veículo em descumprimento das obrigações administrativas que tal condição jurídica lhe impõe.

III. Trata-se de dispositivo legal parcialmente inconstitucional, excluindo de sua aplicação a hipótese de infração (grave ou gravíssima) cometida na condução de veículo automotor.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) “O ex-governador Sérgio Cabral terá que devolver o colar do mérito que recebeu do Ministério Público estadual do Rio de Janeiro. A decisão foi tomada no início da tarde desta sexta-feira (21) pelo Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça. De acordo com os procuradores, o ex-governador, preso desde novembro do ano passado, tem ainda que entregar à instituição a medalha e diploma que tenha recebido”
(Adaptado de: Notícia do site G1, publicada em 21/07/2017)

A propósito da notícia acima mencionada, o ato administrativo relatado é um exemplo de

 

(MPE/SP – VUNESP – 2018) Tim pretende concorrer para o cargo de vice-governador de seu Estado, porém, ainda não completou 30 anos de idade. Considerando que a data limite para os partidos e coligações solicitarem à Justiça Eleitoral o registro de seus candidatos é 15 de agosto de 2018, que o 1° turno das eleições será no dia 07 de outubro de 2018, que o 2° turno será no dia 28 de outubro de 2018 e que a data da posse é 1° de janeiro de 2019, assinale a alternativa correta quanto à idade mínima de 30 anos constitucionalmente estabelecida como condição de elegibilidade:


 

(EMAGIS) O artigo 115 da Lei das Sociedades Anônimas (LSA – Lei 6.404/1976) trata do abuso de direito de voto e do voto conflitante em benefício próprio.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(TJ/BA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) João era o sacado de uma letra de câmbio no valor de mil reais, com vencimento previsto para 31/12/2018. Em 1.º/11/2018, ao receber o título para aceite, ele discordou do valor e declarou no anverso que aceitaria pagar somente quinhentos reais. Nessa situação hipotética, o aceite foi parcial e

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com as exigências constitucionais dispostas como requisitos de validade da instituição ou revogação de benefícios fiscais.

I. A exigência de ‘lei específica’ (CF, artigo 150, § 6º) como requisito para instituição de benefício fiscal visa a evitar as denominadas ‘caudas legais’ ou ‘contrabandos legislativos’.

II. O dispositivo legal da ‘Reforma Trabalhista’ (Lei 13.467/2017) que tornou facultativo o recolhimento da contribuição sindical, tendo instituído benefício fiscal, foi declarado inconstitucional por não ter sido veiculado em ‘lei específica’.

III. Não se exige a observância do princípio da anterioridade tributária pela lei que suspenda benefício fiscal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com a incidência de ISS sobre serviços de seguro-saúde e plano de saúde, além de aspectos correlatos, devendo ser apreciadas em consonância com a jurisprudência recentemente estabelecida pelo STF.

I. As operadoras de planos de saúde realizam prestação de serviço sujeita ao ISS.

II. O serviço de ‘seguro-saúde’ não teve a incidência do ISS definida pelo STF sob repercussão geral.

III. Para fins de incidência do ISS, serviços de ‘plano de saúde’ e de ‘seguro-saúde’ não são equivalentes.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sabe-se que o Código Florestal (Lei 12.651/2012) estendeu o tratamento favorecido ali dispensado à pequena propriedade ou posse rural familiar também “às propriedades e posses rurais com até 4 módulos fiscais que desenvolvam atividades agrossilvipastoris, bem como às terras indígenas demarcadas e às demais áreas tituladas de povos e comunidades tradicionais que façam uso coletivo do seu território” (parágrafo único do artigo 3º do Código).

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF declarou inconstitucional condicionar a extensão às terras indígenas e às terras dos povos tradicionais do tratamento ambiental favorecido ao fato de tais porções territoriais estarem ‘demarcadas’ ou ‘tituladas’.

II. O STF considerou inconstitucional a extensão do tratamento ambiental favorecido também às propriedades e posses rurais com até 4 módulos fiscais por não se ter agregado a estas requisitos outros que assegurem que ali esteja sendo desenvolvida agricultura familiar, isto é, equiparou-se, para fins de restrições ambientais, eventual produção rural por exploração de mão-de-obra empregada àquela feita diretamente pelo trabalho braçal da família.

III. A intervenção e a supressão de vegetação em Áreas de Preservação Permanente e de Reserva Legal para as atividades eventuais ou de baixo impacto ambiental, quando desenvolvidas nos imóveis em questão, dependerão, em regra, de simples declaração ao órgão ambiental competente, desde que esteja o imóvel devidamente inscrito no CAR.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe a Lei nº 8.625/93 (Lei Orgânica do Ministério Público Nacional) a respeito da carreira dos Promotores e Procuradores de Justiça, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Segundo a Lei Complementar nº 80/94, são deveres dos membros da Defensoria Pública do Estado, exceto:


 

Sentença Estadual - Rodada 17.2021

Garota Marota ingressou com ação de indenização por danos materiais e morais em face do provedor de pesquisas da internet “Acha Tudo”, do site “Sabidão” e do Sr. Intolerante na comarca de Rio Branco/AC, local de seu domicílio.

Alega, em síntese, que: a) foi veiculada notícia no dia 01 de janeiro de 2017 no referido site contendo imagens de sexo explícito entre a autora e um suposto namorado, dentro da piscina da sua residência; b) na referida publicação, no campo destinado aos comentários dos usuários, o terceiro requerido comentou que a autora transaria com todos os homens que aparecessem na sua frente, proferindo ainda alguns xingamentos.

Pleiteia como antecipação de tutela a imediata exclusão das imagens de sexo explícito do site. No pedido, requer a condenação das partes de maneira solidária ao pagamento de danos morais no importe de R$ 50.000,00 e o valor de R$ 30.000,00 a título de danos materiais, sob a alegação de que, por ser atriz, deixou de fechar um contrato de publicidade nesse valor em virtude da repercussão negativa que tal notícia trouxe.

O processo foi distribuído para a 1ª Vara Cível da Comarca de Rio Branco/AC.

Ao despachar a inicial, deferiu-se a concessão da tutela antecipada, determinando que o segundo requerido, no prazo de 24 horas, providencie a retirada das imagens envolvendo a requerente.

Como não houve acordo em sede de audiência de conciliação, abriu-se prazo para as partes contestarem.

Em sede de contestação, o primeiro requerido contestou o feito aduzindo em sede de preliminar pelo reconhecimento da incompetência da Justiça Brasileira, uma vez que possui sede na cidade de Londres - Inglaterra. No mérito, alegou que não tem qualquer responsabilidade sobre os fatos, sendo o conteúdo dos sites de responsabilidade exclusivamente destes.

Na sua contestação, o site (segundo requerido) alegou não possuir qualquer tipo de responsabilidade, uma vez que apenas divulgou uma notícia verídica, bem como não pode censurar os comentários que são feitos no site, sendo de responsabilidade de cada usuário as declarações ali proferidas. Como forma da exclusão de sua responsabilidade, forneceu todos os dados que identificaram o terceiro requerido para a autora. Afirmou, ainda, que cumpriu a tutela antecipada, mas quando se pesquisa o assunto “Garota Marota e sexo na piscina” no provedor de acesso à internet “Acha Tudo” chega-se ao link do site “Sabidão”, embora este não esteja mais funcionando.

Já o terceiro requerido alegou que os comentários feitos no site tiveram intenção apenas de “brincar” com a situação, não tendo intenção de difamar ou caluniar a autora.

A autora, em impugnação à contestação, reiterou os termos da inicial, mencionando que notificou o primeiro requerido para suprimir a indevida associação entre o argumento de pesquisa e o resultado da busca, o que não foi feito.

Durante a instrução processual, verificou-se que o link do site “Sabidão” não dá mais acesso ao conteúdo pornográfico desde a data da tutela antecipada. Feita perícia na página de internet do endereço da segunda requerida, constatou-se a autenticidade das fotos e da matéria, bem como do conteúdo ofensivo proferido pelo terceiro requerido.

Por fim, ao se buscar o conteúdo “Garota Marota e sexo na piscina” no provedor de acesso do primeiro requerido, chega-se ao link da notícia veiculada no site da segunda requerida, embora não possua mais nenhum conteúdo.

É o relatório. Decido.

Elabore, na condição de juiz de direito substituto, a sentença adequada ao caso, enfrentando todas as questões processuais e materiais pertinentes, sem acrescentar qualquer fato novo. Não é necessária a confecção de relatório.

 

Sentença Federal - Rodada 17.2021

Segue abaixo o enunciado da Rodada 17.2021. Considere a questão como Relatório da sentença. Bom exercício!

O Ministério Público Federal denunciou DOUGLAS, NERLISON e DORGIVAL, já qualificados às fls. __, dando-os como incursos no art. 1º, inc. I, da Lei 8.137/90 c.c. art. 29 do Código Penal, nos seguintes termos (fls. __):

“No ano calendário de 2017, DOUGLAS, NERLISON e DORGIVAL, de forma consciente e voluntária, suprimiram tributos federais referentes ao exercício fiscal de 2016 da empresa ALIMENTOS LTDA (CNPJ nº 00.000.000/0000-00), omitindo diversas operações financeiras às autoridades fazendárias, conforme depreende-se da Representação Fiscal para Fins Penais de fls. ___.

Os tributos suprimidos foram os seguintes (fls. __): a) IRPJ: R$161.274,29; b) PIS: R$ 52.414,10; c) COFINS: R$ 241.911,48; d) CSLL: R$ 187.088,13.

Apurou-se na fiscalização realizada pela Receita Federal do Brasil, que DOUGLAS e DORGIVAL utilizaram de conta bancária em nome de NERLISON, com seu livre consentimento, para realizarem transações financeiras da empresa ALIMENTOS LTDA.

A conta titularizada pelo denunciado NERLISON utilizada para a prática criminosa foi a seguinte: Banco do Brasil S/A – Ag. XXXX cc. YYYY.

Em procedimento regular da Receita, NERLISON foi intimado a apresentar todas as suas movimentações financeiras do ano de 2016 e os devidos documentos hábeis e idôneos que comprovassem a origem dos recursos depositados na conta bancária do Banco do Brasil, no valor de R$ 8.286.015,74.

O denunciado compareceu à RFB (fls. __) e declarou que não usufruía de tal conta bancária, sendo esta utilizada pelo diretor financeiro DORGIVAL e pelo sócio administrador DOUGLAS para transações comerciais da empresa ALIMENTOS LTDA.

Emitidas Requisições de Informações sobre Movimentação Financeira ao banco, constatou-se que a conta-corrente do Banco do Brasil era movimentada por procuração ao Sr. DORGIVAL, sendo que a maioria dos cheques nominais ao Sr. NERLISON eram assinados por aquele. Também foram constatados inúmeros cheques nominais depositados para a ALIMENTOS e para demais Pessoas Físicas e Jurídicas (fl. __).

Em novo Termo de Declarações (fl. __), NERLISON reafirmou que os depósitos encontrados são transações comerciais da empresa ALIMENTOS, informação esta replicada pelas empresas relacionadas nos extratos bancários adquiridos através da RMF ao Banco do Brasil (fl. __).

Assim, procedimento administrativo fiscal também foi aberto com o objetivo de investigar a empresa ALIMENTOS LTDA, intimando-a para apresentar elementos capazes de ilidir a constatação de que era titular de fato da conta corrente retro mencionada (fls. __).

Em resposta, a empresa informou que foi vítima de assalto, sendo que o veículo roubado transportava todos os documentos contábeis, fiscais, trabalhistas e previdenciários, referentes aos exercícios de 2012 a 2016 (fl. __), restando prejudicada a apresentação de sua defesa.

Novamente intimada, a empresa limitou-se a afirmar que a conta corrente em tela pertencia com exclusividade a NERLISON, desconhecendo os lançamentos em seu nome e a devida origem desses recursos. Ademais, também alegou que não é aplicável os arts. 121, inciso II, 128, 129 e 134 do Código Tributário Nacional ao caso em tela, afastando a responsabilidade da empresa referente aos valores apontados (fls. __).

As alegações proferidas pela ALIMENTOS LTDA não convenceram a RFB, conforme conclusão do Auditor Fiscal João de fls. __, qual seja:

‘...No entanto, os elementos arrolados ao processo nº 000010/2017-51 (…) contém provas inequívocas de que a mesma é titular de fato da referida conta, conforme já anteriormente detalhado. E o alegado furto (roubo) de documentos contábeis e fiscais não a exime de provar a origem dos depósitos e demais crédito nela efetuados. Por outro lado, os artigos 121, inciso II, 128, 128 e 134 do CTN realmente não são aplicáveis ao caso por não se tratar de imputação de sujeição passiva a quem não se reveste da condição de contribuinte, tampouco de atribuição de responsabilidade a terceiros, mas sim de verificação da origem dos recursos da própria empresa, ora representada, que foram depositados ou creditados em conta corrente de terceiro (laranja). Ao presente caso, portanto, aplica-se literalmente o disposto no inciso I do parágrafo único do artigo 121 do CTN (…)’

Desta feita, restou provado que a ALIMENTOS LTDA é a titular de fato da conta corrente nº YYYY da Agência XXXX do Banco do Brasil S/A, enquadrando-se como sujeito passivo dos tributos devidos pela omissão de receitas - caracterizada pela não comprovação da origem dos depósitos e demais créditos efetuados.

A ação fiscal teve seu término na data de 19/05/2018, conforme termo de verificação e encerramento de fls. __. Em 25/03/2019, ocorreu o julgamento da impugnação oferecida pela empresa ALIMENTOS LTDA aos valores lançados, a qual foi julgada improcedente pela RFB (fls. ___), tornando-se o crédito definitivamente constituído, consoante valores já especificados supra.

Por fim, houve a inscrição do débito em Dívida Ativa da União (fl. __).

Quanto à atuação dos denunciados, o crime tributário ocorreu com o planejamento do sócio DOUGLAS, com a participação e consentimento do titular da conta - na época representante comercial autônomo da empresa - NERLISON, e do diretor financeiro DORGIVAL, atuando diretamente na movimentação dos recursos financeiros (fls. __).

Portanto, os denunciados devem responder pelo tipo penal do art. 1º, inciso I, da lei nº 8.137/90.

A Receita Federal informou que não há notícia de parcelamento ou pagamento integral dos débitos referentes ao processo administrativo em questão (fl. __). O valor devido atualmente é de R$1.500.00,00 (um milhão e quinhentos mil), já acrescidos dos juros, correção monetária e multa (fls. __).”

Recebida a denúncia, os réus foram citados, vindo a apresentar defesas por defensores constituídos (fls. __). Entendeu-se não ser o caso de absolvição sumária, determinando-se providências instrutórias.

Antecedentes juntados às fls. __. NERLISON foi beneficiário de suspensão condicional do processo em outra ação penal (imputação de descaminho), mais precisamente no ano de 2015. Igualmente, DOUGLAS e DORGIVAL, no bojo de outra ação em que figuraram conjuntamente como denunciados, também tiveram homologada suspensão condicional do processo (2015), sendo a imputação no caso de crime financeiro.

Realizada audiência para oitiva da testemunha arrolada pela acusação, João (auditor da Receita Federal), consoante ata de fls. __.

João confirmou todos os procedimentos fiscais realizados, detalhando as conclusões chegadas, no sentido de que a conta em nome de NERLISON, na verdade, era usada pela empresa ALIMENTOS LTDA para camuflar movimentações financeiras e, por conseguinte, sonegar tributos. Também declarou que os fatos seriam de conhecimento do sócio DOUGLAS, bem assim que DORGIVAL, diretor financeiro, realizava as movimentações na conta de NERLISON mediante procuração outorgada por este.

Audiência para oitiva das testemunhas de defesa e interrogatório dos réus documentada às fls. __. Testemunhas de defesa ouvidas: Laércio e Roberto (abonatórias – defesa de NERLISON).

Em seu interrogatório, NERLISON confirmou que abriu uma conta em seu nome a pedido de DOUGLAS, passando, depois, procuração para DORGIVAL realizar as movimentações de tal conta. Disse que chegou a assinar alguns cheques, mas que a maioria destes foram subscritos por DORGIVAL. Aduziu que não tinha conhecimento da origem daqueles valores, uma vez que apenas abriu a conta em consideração ao pedido de DOUGLAS. Afirmou não saber que se tratava de recursos advindos de faturamento da ALMIMENTOS LTDA. Apresentou documento comprobatório de renda mensal no importe de R$10.000,00 (fls. __).

DORGIVAL, por sua vez, afirmou que, na condição de diretor financeiro da empresa, apenas movimentava a conta mediante ordens de DOUGLAS (sócio administrador). Disse que a empresa ALIMENTOS LTDA está funcionando e que continua trabalhando no setor financeiro. Perguntado sobre a omissão de informar às autoridades fiscais os valores movimentados na conta de NERLISON, mas que na verdade seriam da empresa, disse que não fez também porque não houve essa orientação. Apresentou documento comprobatório de renda mensal no importe de R$20.000,00 (fls. __), bem assim sua formação profissional (contabilidade).

DOUGLAS afirmou que de fato pediu a NERLISON que abrisse uma conta em seu nome para movimentação de recursos da empresa ALIMENTOS LTDA. Entretanto, acrescentou que não teve a intenção de fraudar o fisco, mas tão somente garantir o cumprimento de obrigações trabalhistas em face de dívidas bancárias e judiciais que ameaçavam de bloqueio as contas da empresa, configurando estado de necessidade. Confirmou que DORGIVAL realizava a movimentação da conta através de procuração passada por NERLISON. Quando perguntado o motivo de não ter solicitado ao diretor financeiro da empresa que declarasse os valores creditados na conta corrente, disse que não saber que “teria essa omissão”. Apresentou documento comprobatório de renda mensal no importe de R$30.000,00 (fls. __).

Na sequência, encerrada a instrução sem requerimentos pelas partes na fase do art. 402 do CPP.

O Ministério Público Federal ofertou alegações finais, oportunidade em que discorreu acerca das provas produzidas e pugnou pela condenação (fls. __).

Quanto ao réu DORGIVAL, alegou a defesa, preliminarmente, nulidade quanto à prova referente à quebra de sigilo bancário sem autorização judicial do juízo criminal, isso porque o Receita Federal, dentro do procedimento mencionado, teve acesso diretamente às movimentações da conta de NERLISON no Banco do Brasil. No mérito, defendeu que se trata de funcionário subordinado, sem poder de decisão, não havendo manifesta ilegalidade nas ordens nem obrigação de saber a razão pela qual os pagamentos eram feitos, sua conduta carece de tipicidade material. Em suma, apenas dava cumprimento às ordens da chefia (DOUGLAS).

Por sua vez, o advogado constituído de DOUGLAS argumentou que este não teve a intenção de fraudar o Fisco, mas tão somente garantir o cumprimento de obrigações trabalhistas em face de dívidas bancárias e judiciais que ameaçavam de bloqueio as contas da empresa, configurando estado de necessidade. Caso não se entenda pela absolvição, pugna o apelante pela desclassificação para o delito do art. 2º, I, da Lei nº 8.137/90, considerando que a conduta se resumiu a omitir rendas para se eximir do pagamento de tributo.

Pela defesa do réu NERLISON, sustentou-se, inicialmente, nulidade absoluta por deficiência da defesa do réu DOUGLAS, que apresentou alegações finais em três laudas. No mérito, aduziu ausência de prova suficiente quanto a autoria delitiva (in dubio pro reo), considerando que "não cedeu a sua conta bancária no intuito de favorecer a empresa que trabalhava e, sobretudo, para se favorecer com a prática de sonegação fiscal", não tendo participado nem se beneficiado do ilícito, sendo "mero funcionário (vendedor), que, iludido pelo patrão (Douglas), cedeu ingenuamente a sua conta bancária". Acrescentou não ter conhecimento quanto à finalidade da movimentação da conta cedida, apesar de ter informado ingenuamente em sua qualificação a condição de técnico em contabilidade, mas que nunca exerceu tal atividade, pois é apenas vendedor. Discorre, ainda, que o réu DOUGLAS obteve vantagens, seguindo com a atividade empresarial, ao passo que NERLISON passa por dificuldades financeiras. Subsidiariamente, teceu considerações sobre a dosimetria em eventual condenação, requerendo a fixação no patamar mínimo.

 

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 17.2021

(EMAGIS) Sobre os bens públicos, julgue os itens a seguir expostos.

I. A empresa Alfa, em 1975, adquiriu, de boa-fé, certo terreno de particular que apresentara o respectivo título de domínio. Construíra, então, sua sede sobre esse imóvel, há 45 anos. No entanto, o terreno, em realidade, era da titularidade da União, de sorte que era nulo o título dominial então apresentado à empresa. Nesse caso, embora a empresa Alfa não detenha a posse do imóvel, mas mera detenção, de natureza precária, terá direito à indenização por benfeitorias necessárias que tenham sido feitas no imóvel.

II. Diego e sua família começaram a morar em um prédio público federal abandonado, situado em área urbana. Após 10 anos de ocupação mansa e pacífica, assessorado por um defensor público, ajuizou uma ação de usucapião. Nessa hipótese, o direito pleiteado poderá ser reconhecido, desde que Diego não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural e o imóvel tenha dimensão inferior a 250 m2.
 
III. Maria ajuizou ação de manutenção de posse contra Joaquim, sustentando estar sendo turbada em sua posse. No curso da demanda, a Aneel ofereceu oposição, alegando ser a proprietária do imóvel e anexando o respectivo título dominial, embora sem demonstrar atos externos de posse. Diante disso, caberá ao juiz estadual remeter os autos para a Justiça Federal; no entanto, o juiz federal não deve admitir a oposição, uma vez que em ação possessória se discute a posse do imóvel, de forma que a Aneel não poderia intervir discutindo a propriedade do bem.

Estão incorretos somente os itens:

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Prefeito de município da Federação, juntamente com um servidor público federal e um advogado privado, cometeu ato de improbidade administrativa envolvendo recursos públicos federais conforme previsão da Lei n.º 8.429/1992, o que causou prejuízo ao erário.
Nessa situação hipotética, o prazo prescricional para o ajuizamento da ação de improbidade administrativa

 

(EMAGIS) Quanto ao poder de polícia e à responsabilidade civil do Estado, julgue os itens abaixo.

I. Segundo o STF, o poder de polícia da administração manifesta-se pela prática de atos específicos, de efeitos concretos, não se configurando pela edição de atos normativos abstratos, de alcance generalizado.

II. Em matéria de responsabilidade civil do Estado, a teoria adotada quanto ao nexo de causalidade é a teoria do dano direto e imediato, também denominada teoria da interrupção do nexo causal.

III. No caso de atropelamento de pedestre em via férrea, configura-se a concorrência de causas quando: a concessionária do transporte ferroviário descumpre o dever de cercar e fiscalizar os limites da linha férrea, mormente em locais urbanos e populosos, adotando conduta negligente no tocante às necessárias práticas de cuidado e vigilância tendentes a evitar a ocorrência de sinistros; e a vítima adota conduta imprudente, atravessando a composição ferroviária em local inapropriado. Todavia, a responsabilidade da ferrovia é elidida, em qualquer caso, pela comprovação da culpa exclusiva da vítima.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sabe-se que o artigo 28, V, da Lei 8.906/1994 veda o exercício da advocacia por quem ocupe cargo ou função “vinculados direta ou indiretamente a atividade policial de qualquer natureza.”

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Acerca do Incidente de Deslocamento de Competência para Justiça Federal (IDC), em temas de direitos humanos, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) No que se refere à Teoria dos Diálogos Institucionais, analise os itens seguintes:

I. O efeito backlash é exemplo de diálogo institucional de divergência.

II. A ação reacionária do Congresso Nacional frente a decisões do STF, exercida pelo processo legislativo ordinário, é manifestada na lógica da presunção de constitucionalidade.

III. A história constitucional brasileira não comporta registro de revisão, pelo parlamento, de decisão em controle de constitucionalidade proferida pelo STF.

IV. A possibilidade de lei delegada é um manifesto exemplo de diálogo institucional de convergência.

Assinale a opção que contempla a totalidade de itens corretos

 

(TJ/SC – Juiz Substituto – CESPE – 2019) A respeito de métodos de interpretação constitucional e do critério da interpretação conforme a constituição, assinale a opção correta.

 

(MPF – Procurador da República – 2017) De acordo com o STF, é incorreto o seguinte entendimento:

 

(EMAGIS) Sobre a recorribilidade das decisões interlocutórias proferidas em processos de conhecimento em geral, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Alexandre possui contrato de plano de saúde com uma empresa e, em razão da negativa de autorização para realização de determinada cirurgia, ajuizou ação contra ela. Em sua petição inicial, deduziu pedido único principal objetivando a referida autorização e requereu a concessão de tutela provisória de urgência satisfativa, em caráter incidental. O juiz concedeu a tutela provisória, determinando seu cumprimento imediato. Realizada a cirurgia, foi marcada audiência inicial de conciliação, oportunidade em que o autor apresentou pedido de desistência da ação, sob o argumento de que houvera perda de objeto. Por esse motivo, o magistrado prolatou sentença terminativa, sem resolução de mérito. Posteriormente, a empresa apresentou, no mesmo processo, pedido de ressarcimento referente ao valor gasto com a cirurgia.

Nessa situação hipotética, a empresa

 

(EMAGIS) A respeito dos meios de cobrança de que dispõe a Fazenda Pública para reaver seus créditos inscritos em dívida ativa, avalie as assertivas que seguem.

I. O protesto das Certidões de Dívida Ativa é meio de cobrança previsto em lei e tido por constitucional.

II. É cabível a ordem judicial, no bojo da execução fiscal, de inscrição do nome do executado no SERASA, a despeito de a previsão legal para tanto constar do CPC/2015, mas não da Lei 6.830/1980.

III. A ordem judicial de inscrição, em cadastros restritivos de crédito, do nome do executado em execução fiscal não se condiciona ao exaurimento de outras diligências de busca de bens penhoráveis.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da teoria da perda de uma chance e aspectos correlatos em tema de responsabilidade civil, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere seguro de vida em grupo contratado por empresa empregadora (estipulante) em benefício de seus empregados que se interessarem em aderir à apólice (segurados), contrato celebrado com instituição com regular atuação no mercado de seguros (seguradora).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A propósito da competência da Justiça da Infância e da Juventude para o julgamento de causas que envolvam menores, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da cessão fiduciária de direitos sobre coisas móveis e títulos de crédito, considerando a disciplina do artigo 66-B da Lei 4.728/1965 (Lei do Mercado de Capitais), além da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a recorribilidade das decisões interlocutórias proferidas em processos de recuperação judicial ou de falência, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o processo administrativo tributário e com a cobrança judicial do crédito tributário.

I. Tratando-se de crédito tributário, a execução fiscal deve ser instruída tanto com a CDA quanto com cópia dos autos do processo administrativo que embasou a inscrição.

II. O encargo legal de 20% previsto no Decreto-Lei nº 1.025/69 substitui a condenação do executado em honorários advocatícios nos autos da execução fiscal, não o imunizando da condenação em honorários nos autos dos embargos à execução fiscal, caso nestes vencido.

III. No mesmo procurador fazendário não se podem concentrar as funções administrativa de controle da regularidade do processo administrativo para subseqüente inscrição em dívida ativa do crédito tributário e judicial de efetuar a cobrança em juízo deste crédito após inscrito.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o ISS, marque a alternativa CORRETA.

 

(TRF – 5ª REGIÃO – Juiz Federal – CESPE – 2017) A respeito dos princípios orçamentários, assinale a opção correta.


 

(Prefeitura de Santa Luzia/MG – Procurador Municipal – IBGP – 2018) Sobre a prescrição no Direito Processual do Trabalho, assinale a alternativa INCORRETA:


 

(Prefeitura de São José dos Campos – Procurador – VUNESP – 2019). Determinado empregado celebrou acordo extrajudicial com seu empregador, e pretende a homologação pelo juiz do trabalho da localidade. Nesta situação, é correto afirmar que as partes:


 

(EMAGIS) Em matéria de infração administrativa ambiental, especificamente a sanção de apreensão do veículo utilizado no cometimento da infração, marque, considerando especialmente tese recentemente assentada em julgamento de recurso repetitivo pelo STJ, a alternativa CORRETA.


 

(DPE/MT – UFMT – 2016) A respeito da legitimidade da Defensoria Pública na tutela de interesses difusos e coletivos em juízo, considerando a doutrina majoritária e a jurisprudência pacífica sobre o assunto, assinale a afirmativa correta.


 

(TJ/PA – CEBRASPE – 2017) De acordo com as disposições da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança e do Adolescente, assinale a opção correta.


 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Analise o trecho a seguir. “De acordo com o Infopen, um sistema de informações estatísticas do sistema penitenciário brasileiro desenvolvido pelo Ministério da Justiça, o Brasil tem a quarta maior população carcerária do mundo. São aproximadamente 700 mil presos sem a infraestrutura para comportar este número. A realidade é de celas superlotadas, alimentação precária e violência. Situação que faz do sistema carcerário um grave problema social e de segurança pública. Além da precariedade do sistema carcerário, as políticas de encarceramento e aumento de pena se voltam, via de regra, contra a população negra e pobre. Entre os presos, 61,7% são pretos ou pardos. Vale lembrar que 53,63% da população brasileira têm essa característica. Os brancos, inversamente, são 37,22% dos presos, enquanto são 45,48% na população em geral. E, ainda, de acordo com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), em 2014, 75% dos encarcerados têm até o ensino fundamental completo, um indicador de baixa renda.” Disponível em: . Acesso em: 17 jan. 2019. Entre as Teorias Macrossociológicas da Criminalidade, qual alternativa a seguir melhor identifica a realidade do sistema penal e carcerário brasileiro, de acordo com o trecho citado?


 

(TJ/RJ – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2018) João ministra veneno a Maria, em dose apta a causar-lhe a morte, pois ela iria informar à autoridade policial que João havia mantido relação sexual incestuosa e consentida com a filha dele, de 16 anos. Antes que o resultado se efetive, João socorre Maria, levando-a a um pronto-socorro. Lá, o médico de plantão deixa de atender Maria, sob a única razão de estar almoçando. Maria, que seria salva caso o médico interviesse, morre.

Diante desse cenário, que admite múltiplas qualificações jurídicas, assinale a alternativa que melhor se adeque à espécie.


 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) Cada um dos itens a seguir apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, acerca da aplicação de pena e do livramento condicional, considerando-se o entendimento dos tribunais superiores.

I. Flávio, processado e condenado pela prática de delito de tráfico ilícito de entorpecentes, confessou, em interrogatório judicial, que possuía a droga para consumo próprio. Nesse caso, a confissão feita por Flávio em juízo, ainda que parcial, não deve servir como circunstância atenuante da confissão espontânea para fins de diminuição de pena.

II. Pela prática de delitos de vias de fato e ameaça em contexto de violência doméstica e familiar contra sua ex-esposa, Joana, José foi condenado às penas de vinte dias de prisão simples e um mês e cinco dias de detenção, ambas em regime aberto. Nesse caso, é cabível a substituição da pena restritiva de liberdade por restritiva de direitos apenas em relação à contravenção penal de vias de fato.

III. Pela prática de delito de homicídio culposo no trânsito, na forma qualificada, por conduzir veículo sob influência de bebida alcoólica, Marcos foi condenado à pena de cinco anos de reclusão, a ser cumprida inicialmente em regime semiaberto. Nesse caso, em que pese o quantum da pena, é cabível a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos.

IV. Pela prática de delito de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, Pedro, reincidente por crime de roubo simples, foi condenado à pena privativa de liberdade de quatro anos de reclusão, em regime fechado. Nesse caso, ante a prática de crime hediondo e a reincidência, Pedro não fará jus ao livramento condicional.

Estão certos apenas os itens


 

(TJ/MG – Juiz de Direito – CONSULPLAN – 2018) JJ, frentista de um posto de gasolina e responsável pelo recebimento de valores que recebia dos clientes, pretendendo ter uma noite especial com sua namorada em um motel de luxo, resolve pegar do caixa pelo qual é o responsável há mais de 5 (cinco) anos, a quantia de R$ 1.200,00 em dinheiro. Para encobrir seu ato, emite e firma três notas fiscais falsas para pagamentos posteriores, em nome de clientes. Nessa situação hipotética, conforme legislação aplicável ao caso, o frentista pratica crime de:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com a aplicação das astreintes no processo penal e também com aspectos correlatos.

Avalie-as em consonância com a jurisprudência consagrada pela 3ª Seção do STJ.

I. A inexistência de poder geral de cautela no processo penal aplica-se tanto às cautelares pessoais quanto às demais cautelares que visem a conferir efetividade a decisões no processo penal.

II. Não cabe, no processo penal, astreintes fixadas contra pessoa que seja terceiro na relação processual.

III. No bojo do processo penal, o juiz não pode determinar bloqueio de valores via Bacenjud para adimplir astreintes por ele fixadas.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(TJ/MG – Juiz de Direito Substituto – CONSULPLAN – 2018) Analise as afirmativas a seguir.

I. Segundo o Código de Processo Penal, a “emendatio libelli” exige que seja assegurada ao acusado vista sobre a possível modificação da classificação jurídica do fato, para incidência de crime mais gravemente apenado.

II. “Y” foi denunciado por tentativa de furto simples. Encerrada a instrução, a prova coligida aponta para a prática de furto qualificado consumado, a exigir a providência do art. 384 do CPP (“mutatio libelli”). O Promotor de Justiça oficiante recusou-se a aditar a denúncia e, remetidos os autos ao Procurador Geral de Justiça, este avalizou a recusa. Neste caso, nada restará ao magistrado fazer, a não ser proferir sentença pelo crime constante da inicial.

III. No caso de “mutatio libelli”, não procedendo o órgão do Ministério Público ao aditamento, o assistente de acusação poderá fazê-lo, no prazo de 5 (cinco) dias, ficando o Juiz, na sentença, adstrito aos termos do aditamento.

IV. É admissível a “mutatio libelli” em segundo grau de jurisdição.

Assinale a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Assinale a correta a respeito da execução penal:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa que contém a afirmação CORRETA em relação à ação coletiva.

 

(EMAGIS) A respeito da competência da Justiça da Infância e Juventude, assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) A respeito das relações de consumo, assinale a opção CORRETA.

 

Defensoria Pública Estadual - Rodada 17.2021

Sob a alegação da necessidade de uma modernização no plano urbanístico do Município de Oeiras, no Estado do Piauí, o prefeito municipal RAIMUNDO decidiu reformar totalmente duas praças públicas na cidade, que representam construções históricas realizadas ainda no século XVIII. Tais praças são conjuntos arquitetônicos e espécies de patrimônio cultural, pois eram utilizadas, à época da escravidão, pela população negra que se reunia no local para celebrar suas crenças e festejos, tendo sua importância reconhecida por diversas organizações nacionais e internacionais.

MARIA, uma atuante líder de uma comunidade Quilombola fixada no município, procurou a Defensoria Pública e, narrando toda a situação, solicitou auxílio da instituição.

No mesmo dia, o(a) defensor(a) encaminhou ofício ao prefeito RAIMUNDO, requerendo a revogação do ato que determina a reforma/alteração das praças mencionadas. Em sua resposta, o prefeito indeferiu o pedido, sob o argumento de que a “modernização” das praças indicadas fora expressamente prevista na Lei municipal nº 000123/2020, que determinara o rompimento com uma tradição que, ao ver da maioria dos munícipes, era responsável pelo atraso civilizatório de Oeiras e por “tristes recordações de um período que não tem mais importância”. Acrescentou, ainda, que uma das praças já havia sido parcialmente demolida e que as obras continuariam nos próximos dias.

Como defensor(a) público(a) responsável pelo atendimento, analise cuidadosamente a situação narrada e elabore a peça relativa à ação mais adequada para o caso.

 

Objetivas MP Estadual - Rodada 17.2021

(EMAGIS) A respeito da Resolução CNMP nº 174/2017, que disciplina a instauração e tramitação da Notícia de Fato e do Procedimento Administrativo, no âmbito do Ministério Público, assinale a alternativa incorreta:


 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Analise o trecho a seguir. “De acordo com o Infopen, um sistema de informações estatísticas do sistema penitenciário brasileiro desenvolvido pelo Ministério da Justiça, o Brasil tem a quarta maior população carcerária do mundo. São aproximadamente 700 mil presos sem a infraestrutura para comportar este número. A realidade é de celas superlotadas, alimentação precária e violência. Situação que faz do sistema carcerário um grave problema social e de segurança pública. Além da precariedade do sistema carcerário, as políticas de encarceramento e aumento de pena se voltam, via de regra, contra a população negra e pobre. Entre os presos, 61,7% são pretos ou pardos. Vale lembrar que 53,63% da população brasileira têm essa característica. Os brancos, inversamente, são 37,22% dos presos, enquanto são 45,48% na população em geral. E, ainda, de acordo com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), em 2014, 75% dos encarcerados têm até o ensino fundamental completo, um indicador de baixa renda.” Disponível em: . Acesso em: 17 jan. 2019. Entre as Teorias Macrossociológicas da Criminalidade, qual alternativa a seguir melhor identifica a realidade do sistema penal e carcerário brasileiro, de acordo com o trecho citado?


 

(TJ/RJ – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2018) João ministra veneno a Maria, em dose apta a causar-lhe a morte, pois ela iria informar à autoridade policial que João havia mantido relação sexual incestuosa e consentida com a filha dele, de 16 anos. Antes que o resultado se efetive, João socorre Maria, levando-a a um pronto-socorro. Lá, o médico de plantão deixa de atender Maria, sob a única razão de estar almoçando. Maria, que seria salva caso o médico interviesse, morre.

Diante desse cenário, que admite múltiplas qualificações jurídicas, assinale a alternativa que melhor se adeque à espécie.


 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) Cada um dos itens a seguir apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, acerca da aplicação de pena e do livramento condicional, considerando-se o entendimento dos tribunais superiores.

I. Flávio, processado e condenado pela prática de delito de tráfico ilícito de entorpecentes, confessou, em interrogatório judicial, que possuía a droga para consumo próprio. Nesse caso, a confissão feita por Flávio em juízo, ainda que parcial, não deve servir como circunstância atenuante da confissão espontânea para fins de diminuição de pena.

II. Pela prática de delitos de vias de fato e ameaça em contexto de violência doméstica e familiar contra sua ex-esposa, Joana, José foi condenado às penas de vinte dias de prisão simples e um mês e cinco dias de detenção, ambas em regime aberto. Nesse caso, é cabível a substituição da pena restritiva de liberdade por restritiva de direitos apenas em relação à contravenção penal de vias de fato.

III. Pela prática de delito de homicídio culposo no trânsito, na forma qualificada, por conduzir veículo sob influência de bebida alcoólica, Marcos foi condenado à pena de cinco anos de reclusão, a ser cumprida inicialmente em regime semiaberto. Nesse caso, em que pese o quantum da pena, é cabível a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos.

IV. Pela prática de delito de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, Pedro, reincidente por crime de roubo simples, foi condenado à pena privativa de liberdade de quatro anos de reclusão, em regime fechado. Nesse caso, ante a prática de crime hediondo e a reincidência, Pedro não fará jus ao livramento condicional.

Estão certos apenas os itens


 

(TJ/MG – Juiz de Direito – CONSULPLAN – 2018) JJ, frentista de um posto de gasolina e responsável pelo recebimento de valores que recebia dos clientes, pretendendo ter uma noite especial com sua namorada em um motel de luxo, resolve pegar do caixa pelo qual é o responsável há mais de 5 (cinco) anos, a quantia de R$ 1.200,00 em dinheiro. Para encobrir seu ato, emite e firma três notas fiscais falsas para pagamentos posteriores, em nome de clientes. Nessa situação hipotética, conforme legislação aplicável ao caso, o frentista pratica crime de:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com a aplicação das astreintes no processo penal e também com aspectos correlatos.

Avalie-as em consonância com a jurisprudência consagrada pela 3ª Seção do STJ.

I. A inexistência de poder geral de cautela no processo penal aplica-se tanto às cautelares pessoais quanto às demais cautelares que visem a conferir efetividade a decisões no processo penal.

II. Não cabe, no processo penal, astreintes fixadas contra pessoa que seja terceiro na relação processual.

III. No bojo do processo penal, o juiz não pode determinar bloqueio de valores via Bacenjud para adimplir astreintes por ele fixadas.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(TJ/MG – Juiz de Direito Substituto – CONSULPLAN – 2018) Analise as afirmativas a seguir.

I. Segundo o Código de Processo Penal, a “emendatio libelli” exige que seja assegurada ao acusado vista sobre a possível modificação da classificação jurídica do fato, para incidência de crime mais gravemente apenado.

II. “Y” foi denunciado por tentativa de furto simples. Encerrada a instrução, a prova coligida aponta para a prática de furto qualificado consumado, a exigir a providência do art. 384 do CPP (“mutatio libelli”). O Promotor de Justiça oficiante recusou-se a aditar a denúncia e, remetidos os autos ao Procurador Geral de Justiça, este avalizou a recusa. Neste caso, nada restará ao magistrado fazer, a não ser proferir sentença pelo crime constante da inicial.

III. No caso de “mutatio libelli”, não procedendo o órgão do Ministério Público ao aditamento, o assistente de acusação poderá fazê-lo, no prazo de 5 (cinco) dias, ficando o Juiz, na sentença, adstrito aos termos do aditamento.

IV. É admissível a “mutatio libelli” em segundo grau de jurisdição.

Assinale a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Assinale a correta a respeito da execução penal:

 

(EMAGIS) A respeito da teoria da perda de uma chance e aspectos correlatos em tema de responsabilidade civil, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere seguro de vida em grupo contratado por empresa empregadora (estipulante) em benefício de seus empregados que se interessarem em aderir à apólice (segurados), contrato celebrado com instituição com regular atuação no mercado de seguros (seguradora).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A propósito da competência da Justiça da Infância e da Juventude para o julgamento de causas que envolvam menores, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a recorribilidade das decisões interlocutórias proferidas em processos de conhecimento em geral, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Alexandre possui contrato de plano de saúde com uma empresa e, em razão da negativa de autorização para realização de determinada cirurgia, ajuizou ação contra ela. Em sua petição inicial, deduziu pedido único principal objetivando a referida autorização e requereu a concessão de tutela provisória de urgência satisfativa, em caráter incidental. O juiz concedeu a tutela provisória, determinando seu cumprimento imediato. Realizada a cirurgia, foi marcada audiência inicial de conciliação, oportunidade em que o autor apresentou pedido de desistência da ação, sob o argumento de que houvera perda de objeto. Por esse motivo, o magistrado prolatou sentença terminativa, sem resolução de mérito. Posteriormente, a empresa apresentou, no mesmo processo, pedido de ressarcimento referente ao valor gasto com a cirurgia.

Nessa situação hipotética, a empresa

 

(EMAGIS) A respeito dos meios de cobrança de que dispõe a Fazenda Pública para reaver seus créditos inscritos em dívida ativa, avalie as assertivas que seguem.

I. O protesto das Certidões de Dívida Ativa é meio de cobrança previsto em lei e tido por constitucional.

II. É cabível a ordem judicial, no bojo da execução fiscal, de inscrição do nome do executado no SERASA, a despeito de a previsão legal para tanto constar do CPC/2015, mas não da Lei 6.830/1980.

III. A ordem judicial de inscrição, em cadastros restritivos de crédito, do nome do executado em execução fiscal não se condiciona ao exaurimento de outras diligências de busca de bens penhoráveis.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa que contém a afirmação CORRETA em relação à ação coletiva.

 

(EMAGIS) Acerca do Incidente de Deslocamento de Competência para Justiça Federal (IDC), em temas de direitos humanos, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) No que se refere à Teoria dos Diálogos Institucionais, analise os itens seguintes:

I. O efeito backlash é exemplo de diálogo institucional de divergência.

II. A ação reacionária do Congresso Nacional frente a decisões do STF, exercida pelo processo legislativo ordinário, é manifestada na lógica da presunção de constitucionalidade.

III. A história constitucional brasileira não comporta registro de revisão, pelo parlamento, de decisão em controle de constitucionalidade proferida pelo STF.

IV. A possibilidade de lei delegada é um manifesto exemplo de diálogo institucional de convergência.

Assinale a opção que contempla a totalidade de itens corretos

 

(TJ/SC – Juiz Substituto – CESPE – 2019) A respeito de métodos de interpretação constitucional e do critério da interpretação conforme a constituição, assinale a opção correta.

 

(MPF – Procurador da República – 2017) De acordo com o STF, é incorreto o seguinte entendimento:

 

(TJ/PA – CEBRASPE – 2017) De acordo com as disposições da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança e do Adolescente, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Sobre os bens públicos, julgue os itens a seguir expostos.

I. A empresa Alfa, em 1975, adquiriu, de boa-fé, certo terreno de particular que apresentara o respectivo título de domínio. Construíra, então, sua sede sobre esse imóvel, há 45 anos. No entanto, o terreno, em realidade, era da titularidade da União, de sorte que era nulo o título dominial então apresentado à empresa. Nesse caso, embora a empresa Alfa não detenha a posse do imóvel, mas mera detenção, de natureza precária, terá direito à indenização por benfeitorias necessárias que tenham sido feitas no imóvel.

II. Diego e sua família começaram a morar em um prédio público federal abandonado, situado em área urbana. Após 10 anos de ocupação mansa e pacífica, assessorado por um defensor público, ajuizou uma ação de usucapião. Nessa hipótese, o direito pleiteado poderá ser reconhecido, desde que Diego não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural e o imóvel tenha dimensão inferior a 250 m2.
 
III. Maria ajuizou ação de manutenção de posse contra Joaquim, sustentando estar sendo turbada em sua posse. No curso da demanda, a Aneel ofereceu oposição, alegando ser a proprietária do imóvel e anexando o respectivo título dominial, embora sem demonstrar atos externos de posse. Diante disso, caberá ao juiz estadual remeter os autos para a Justiça Federal; no entanto, o juiz federal não deve admitir a oposição, uma vez que em ação possessória se discute a posse do imóvel, de forma que a Aneel não poderia intervir discutindo a propriedade do bem.

Estão incorretos somente os itens:

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Prefeito de município da Federação, juntamente com um servidor público federal e um advogado privado, cometeu ato de improbidade administrativa envolvendo recursos públicos federais conforme previsão da Lei n.º 8.429/1992, o que causou prejuízo ao erário.
Nessa situação hipotética, o prazo prescricional para o ajuizamento da ação de improbidade administrativa

 

(EMAGIS) Quanto ao poder de polícia e à responsabilidade civil do Estado, julgue os itens abaixo.

I. Segundo o STF, o poder de polícia da administração manifesta-se pela prática de atos específicos, de efeitos concretos, não se configurando pela edição de atos normativos abstratos, de alcance generalizado.

II. Em matéria de responsabilidade civil do Estado, a teoria adotada quanto ao nexo de causalidade é a teoria do dano direto e imediato, também denominada teoria da interrupção do nexo causal.

III. No caso de atropelamento de pedestre em via férrea, configura-se a concorrência de causas quando: a concessionária do transporte ferroviário descumpre o dever de cercar e fiscalizar os limites da linha férrea, mormente em locais urbanos e populosos, adotando conduta negligente no tocante às necessárias práticas de cuidado e vigilância tendentes a evitar a ocorrência de sinistros; e a vítima adota conduta imprudente, atravessando a composição ferroviária em local inapropriado. Todavia, a responsabilidade da ferrovia é elidida, em qualquer caso, pela comprovação da culpa exclusiva da vítima.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sabe-se que o artigo 28, V, da Lei 8.906/1994 veda o exercício da advocacia por quem ocupe cargo ou função “vinculados direta ou indiretamente a atividade policial de qualquer natureza.”

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Em matéria de infração administrativa ambiental, especificamente a sanção de apreensão do veículo utilizado no cometimento da infração, marque, considerando especialmente tese recentemente assentada em julgamento de recurso repetitivo pelo STJ, a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o processo administrativo tributário e com a cobrança judicial do crédito tributário.

I. Tratando-se de crédito tributário, a execução fiscal deve ser instruída tanto com a CDA quanto com cópia dos autos do processo administrativo que embasou a inscrição.

II. O encargo legal de 20% previsto no Decreto-Lei nº 1.025/69 substitui a condenação do executado em honorários advocatícios nos autos da execução fiscal, não o imunizando da condenação em honorários nos autos dos embargos à execução fiscal, caso nestes vencido.

III. No mesmo procurador fazendário não se podem concentrar as funções administrativa de controle da regularidade do processo administrativo para subseqüente inscrição em dívida ativa do crédito tributário e judicial de efetuar a cobrança em juízo deste crédito após inscrito.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o ISS, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da cessão fiduciária de direitos sobre coisas móveis e títulos de crédito, considerando a disciplina do artigo 66-B da Lei 4.728/1965 (Lei do Mercado de Capitais), além da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a recorribilidade das decisões interlocutórias proferidas em processos de recuperação judicial ou de falência, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/RJ – Juiz Substituto – VUNESP – 2019) No que se refere à inelegibilidade relativa por motivo funcional, é correto afirmar que:


 

(EMAGIS) A respeito da competência da Justiça da Infância e Juventude, assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) A respeito das relações de consumo, assinale a opção CORRETA.

 

  9434 item(ns)
Primeiro Anterior  219   220   221   222   223  Proximo Ultimo

Cesta de Rodadas Pretéritas

Adicione à cesta os planos das Rodadas Pretéritas que você deseja adquirir.

    Valor Total: R$ ...

    • 1

    Copyright © 2010-2025 - Emagis - Todos os direitos reservados - CNPJ: 12.626.846/0001-10
    O Emagis é uma instituição privada, não possuindo qualquer vinculação a órgãos públicos. ILION.com.br