Emagis
Emagis
HOME MATRICULE-SE POR QUE APROVAMOS MAIS? ENTENDA OS CURSOS RESULTADOS ÁREA RESTRITA
NEWSLETTER
CONTATO
Magistratura MAGISTRATURA
Magistratura MINISTÉRIO PÚBLICO
Magistratura DEFENSORIA PÚBLICA
Magistratura PROCURADORIA
Magistratura DELEGADO DE POLICIA
Programas de Estudos PROGRAMAS DE ESTUDO
Planos de Questões/Provas PLANOS DE QUESTÕES/PROVAS
Cursos Intensivos Simulados CURSOS INTENSIVOS SIMULADOS
Videoaulas VIDEOAULAS
Rodadas Pretéritas RODADAS PRETÉRITAS
Downloads DOWNLOADS
Facebook Intagran Youtube Twitter
Emagis
Bem-vindo(a)



INÍCIO (ÁREA RESTRITA) AVISOS MINHA CONTA ALTERAR DADOS CADASTRAIS RENOVAR/ADQUIRIR PLANO CERTIFICADOS INDIQUE UM AMIGO SAIR
FAÇA SEU LOGIN


ESQUECEU A SENHA?


Seu navegador não suporta este video. Por favor, atualize seu navegador.

Rodadas Pretéritas

  1. Home
  2. Rodadas Pretéritas
  3. Busca
  4. Entenda as rodadas pretéritas
Informações Adicionar

Discursivas 2022

Informações Adicionar

Discursivas TJ/SP 2023

Busque por suas rodadas

Informações Adicionar

PGE/PGM - Rodada 16.2021

Informações Adicionar

Objetivas - Rodada 16.2021

Informações Adicionar

Objetivas DP Estadual - Rodada 16.2021

Informações Adicionar

Delegado de Polícia - Rodada 16.2021

Informações Adicionar

Sentença Estadual - Rodada 16.2021

Informações Adicionar

Defensoria Pública Estadual - Rodada 16.2021

Informações Adicionar

Objetivas MP Estadual - Rodada 16.2021

Informações Adicionar

Objetivas DPF - Rodada 16.2021

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 16.2021

Informações Adicionar

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 16.2021

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 16.2021

Informações Adicionar

Objetivas DP Estadual - Rodada 15.2021

Informações Adicionar

Delegado de Polícia - Rodada 15.2021

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 15.2021

Informações Adicionar

Objetivas MP Estadual - Rodada 15.2021

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 15.2021

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 15.2021

Informações Adicionar

Objetivas MPF - Rodada 15.2021

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 15.2021

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 15.2021

PGE/PGM - Rodada 16.2021

Analise a seguinte situação:

Em decorrência de convênio firmado entre o Município Beta e a União, o Ente Federal inscreveu o Municipal no cadastro de inadimplentes que é gerido pelo Governo Federal.

Em consequência, o Prefeito Municipal, em uma nova gestão iniciada no ano de 2021, sucedendo anterior Prefeito, pretende ingressar com uma ação no STF para discutir a legitimidade de tal ato junto ao SIAFI.

Na condição de Procurador do Município de Beta, o processo administrativo é enviado para sua análise.

Nesse contexto, elabore um parecer jurídico, analisando os aspectos legais e constitucionais, determinando a competência para a propositura da questão, se for cabível.

 

Objetivas - Rodada 16.2021

(EMAGIS) Acerca da Teoria Geral da Constituição e das normas constitucionais, analise os itens seguintes e assinale a opção que contempla a totalidade de itens corretos.

I. As normas constitucionais interpostas são formalmente constitucionais e servem de parâmetro para controle concentrado de constitucionalidade.

II. As normas constitucionais interpostas são classificadas como normas constitucionais ônticas.

III. A mutação constitucional, na essência, decorre de um hiato entre o texto normativo e a realidade.

IV. A alegoria do “Juiz Hercules” centra-se na adequada solução jurídica para os casos complexos, afastando-se o intérprete de soluções metajurídicas que possam deturpar a correta interpretação.

 

(TJ/BA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) A concepção que compreende o texto da Constituição como não acabado nem findo, mas como um conjunto de materiais de construção a partir dos quais a política constitucional viabiliza a realização de princípios e valores da vida comunitária de uma sociedade plural, caracteriza o conceito de Constituição

 

(EMAGIS) Analise o seguinte fragmento, colhido do site do STF, com informação do voto do ministro Eros Grau quando do julgamento acerca da recepção da Lei de Anistia pela Constituição Federal de 1988:

Em longo e minucioso voto, em que fez uma reconstituição histórica e política das circunstâncias que levaram à edição da Lei da Anistia (Lei nº 6683/79), o ministro Eros Grau julgou improcedente a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 153) ajuizada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para contestar o alcance da anistia. Para ele, não cabe ao Poder Judiciário rever o acordo político que, na transição do regime militar para a democracia resultou na anistia de todos aqueles que cometeram crimes políticos no Brasil entre 2 de setembro de 1961 e 15 de agosto de 1979.

Para o ministro, se isso tiver de ocorrer, tal tarefa caberá ao Poder Legislativo, porque a anistia integrou-se à nova ordem constitucional inaugurada no país pela Emenda Constitucional nº 26, de 27 de novembro de 1985, que convocou a Assembleia Nacional Constituinte.

“O acompanhamento das mudanças do tempo e da sociedade, se implicar necessária revisão da lei de anistia, deverá ser feito pela lei, vale dizer, pelo Poder Legislativo, não por nós. Como ocorreu e deve ocorrer nos Estados de direito. Ao Supremo Tribunal Federal, repito-o, não incumbe legislar”, salientou.

Tendo o fragmento acima como ponto de partida, é certo afirmar que, do ponto de vista da moderna interpretação constitucional, foram utilizados, preponderantemente:

 

(PGR – Procurador da República – 2017) Dentre os enunciados abaixo, estão corretos:

I. O princípio da laicidade, além de impor ao Estado uma postura de distanciamento quanto à religião, impede que ele endosse concepções morais religiosas.

II. As religiões não guiarão o tratamento estatal dispensado a outros direitos fundamentais, tais como o direito à autodeterminação, o direito à saúde física e mental, o direito à privacidade, o direito à liberdade de expressão, o direito à liberdade de orientação sexual e o direito à liberdade no campo da reprodução.

III. O ateísmo, na sua negativa da existência de Deus, é também uma posição religiosa que não pode ser privilegiada pelo Estado.

IV. O princípio da laicidade impede, no espaço público, manifestações ostensivas das convicções religiosas de cada qual.

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) Servidor público estadual usou, em proveito próprio, veículo da administração pública estadual, para fins particulares.

Nesse caso, a conduta do servidor

 

(EMAGIS) Sobre os servidores públicos, julgue os itens a seguir expostos.

I. A contratação por tempo determinado para atendimento de necessidade temporária de excepcional interesse público realizada em desconformidade com os preceitos do art. 37, IX, da Constituição Federal não gera quaisquer efeitos jurídicos válidos em relação aos servidores contratados, com exceção do direito à percepção dos salários referentes ao período trabalhado, de férias proporcionais e, nos termos do art. 19-A da Lei 8.036/1990, ao levantamento dos depósitos efetuados no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS.

II. Durante a fase de investigação social, o candidato João Concurseiro foi excluído do concurso público para agente da polícia federal sob o fundamento de que teria sido condenado, por sentença confirmada em sede de recurso junto ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, pela prática do crime de corrupção passiva. Nesse caso, mesmo que não tenha havido o trânsito em julgado dessa condenação, é correto afirmar que a exclusão de João se revelou legítima.

III. Com base em expressa regra editalícia, Manoela da Villa foi excluída do concurso público para soldada da Polícia Militar em razão de apresentar, em seu braço, tatuagem de uma foice e de um martelo, conhecido símbolo do comunismo. Nessa hipótese, à luz da jurisprudência firmada pelo STF, é correto afirmar que a exclusão de Manoela não se revelou legítima.

Estão corretos somente os itens:

 

(PGR – Procurador da República – 2017) A discricionariedade administrativa era tida como um âmbito infenso a controle judicial quanto ao mérito do ato. A conveniência e a oportunidade não admitiam uma avaliação jurisdicional e encontravam óbice na teoria das questões políticas. Todavia, atualmente, em relação, por exemplo, ao fornecimento de medicamentos, à matrícula de crianças em creche e à realização de obras em penitenciária:

 

(TJ/PA – CESPE – 2019) Segundo o entendimento majoritário do STJ, no caso de ação indenizatória ajuizada contra a fazenda pública em razão da responsabilidade civil do Estado, o prazo prescricional é

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil na disciplina do Código Civil e também seu paralelo com a responsabilidade penal, avalie as assertivas que seguem.

I. A responsabilidade civil, diferentemente da responsabilidade penal, pode ser atenuada em caso de concorrência de culpas, com redução da indenização.

II. Assim como ocorre na responsabilidade penal, o grau da culpa, presente esta, não interfere na responsabilidade civil, não podendo a indenização ser atenuada por este fundamento.

III. A partir do trânsito em julgado da sentença penal condenatória pela prática de homicídio culposo, não se pode mais questionar, na esfera cível, a respeito da existência do fato ou sobre sua autoria. Inexiste óbice, porém, a que ali seja aferido o grau de culpabilidade do autor do delito ou mesmo a eventual coexistência de culpa concorrente da vítima, medida necessária, inclusive, para o correto arbitramento da indenização.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) José é proprietário de imóvel rural – terra nua – em condomínio com seus cinco irmãos, não tendo ainda sido localizada a porção territorial de cada irmão. Por dificuldades financeiras, José precisa vender sua parte, encontrando João, seu conhecido, disposto a pagar preço com o qual José concorda em vender sua propriedade.

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que o nome de José seja inscrito indevidamente em cadastros de inadimplentes (SPC/SERASA), vindo, porém, José a falecer sem receber a indenização por danos morais que lhe era devida.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Ainda que não ajuizada qualquer ação indenizatória de danos morais por José em vida, tal ação pode ser ajuizada pelo espólio.

II. O direito da personalidade, embora ínsito a José, gera repercussões patrimoniais, como a indenização pelos danos morais correlatos, que podem ser transmitidas a seus herdeiros.

III. Apenas se ajuizada ação indenizatória de danos morais por José em vida nela podem prosseguir seus herdeiros, não tendo estes legitimidade para o ajuizamento, que é ato personalíssimo do falecido.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Tenha presente que, em sociedade limitada, Mário ceda regularmente a integralidade de suas cotas sociais a João, averbando-se também regularmente a cessão no registro competente. Considere ainda controvérsia sobre a responsabilidade de Mário por obrigações sociais.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Mário responde por obrigações surgidas até dois anos após a averbação da cessão.

II. Mário não pode ser cobrado por obrigações anteriores à averbação da cessão após o momento em que efetuada esta.

III. Mário responde por obrigações anteriores à cessão, sendo de três anos após a averbação o prazo para que seja demandado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O artigo 49, caput, da Lei 11.101/2005, assim dispõe: ''Art. 49. Estão sujeitos à recuperação judicial todos os créditos existentes na data do pedido, ainda que não vencidos.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os honorários advocatícios, analise as assertivas a seguir.

I. O Novo CPC não mais prevê o arbitramento de honorários advocatícios com base na apreciação equitativa do juiz.

II. A ausência de resposta ao recurso pela parte contrária afasta a aplicação de honorários advocatícios recursais.

III. Não cabe majoração de honorários advocatícios em agravo de instrumento, salvo se interposto contra decisão interlocutória que tenha fixado honorários na origem.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a liquidação de sentença sob a ótica do CPC, julgue os itens abaixo.

I. Quando a sentença condenar ao pagamento de quantia ilíquida, proceder-se-á à sua liquidação, a requerimento do credor ou do devedor, pelo procedimento comum, quando houver necessidade de alegar e provar fato novo.

II. Na liquidação por arbitramento, o juiz intimará as partes para a apresentação de pareceres ou documentos elucidativos, no prazo de 15 (quinze) dias, e, caso não possa decidir de plano, nomeará perito, observando-se, no que couber, o procedimento da prova pericial.

III. A liquidação poderá ser realizada na pendência de recurso, processando-se em autos apartados no juízo de origem, cumprindo ao liquidante instruir o pedido com cópias das peças processuais pertinentes.

Estão corretos somente os itens:

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUDEP – 2019) Analise as seguintes afirmativas referentes à ação popular.

I. Para o cabimento de ação popular, é exigível do interessado a menção e a prova, na petição inicial, de prejuízo material ocasionado aos cofres públicos.

II. A prova da cidadania, para ajuizamento da ação popular, será feita com documento que demonstre ter o autor domicílio eleitoral no local do dano apontado na petição inicial.

III. Independentemente da comprovação de má-fé do autor da ação popular, é vedada sua condenação ao pagamento de custas processuais e de honorários de sucumbência.

IV. A competência para julgar ação popular contra ato praticado pelo presidente da República e pelos ministros de Estado é, em regra, do STF.

Nesse contexto, pode-se afirmar:

 

(EMAGIS) Levando em conta a defesa coletiva dos direitos em juízo, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) Sobre as nulidades e também sobre o interrogatório no processo penal, marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito do conceito de ‘droga’ para os fins da Lei 11.343/2006, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Considere a conduta daquele que importa pequena quantidade de sementes de maconha com a intenção de semeá-las para obter a planta.

A propósito da conformação penal da conduta, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SC – Juiz Substituto – CESPE – 2019) Julgue os itens a seguir com base no Código Penal e na jurisprudência do STJ.

I. Um indivíduo poderá responder criminalmente por violação sexual mediante fraude, caso pratique frotteurismo contra uma mulher em uma parada de ônibus coletivo lotada, sem o consentimento dela.

II. Nos casos de parcelamento de contribuições previdenciárias cujo valor seja superior ao estabelecido administrativamente como sendo o mínimo para ajuizamento de suas execuções fiscais, é vedado ao juiz aplicar somente a pena de multa ao agente, ainda que ele seja réu primário.

III. Tanto ao agente, maior e capaz, que praticar o crime de estupro coletivo quanto ao agente, maior e capaz, que praticar o crime de estupro corretivo será aplicada a mesma majorante de pena in abstrato.

IV. Situação hipotética: Um homem, em 31/12/2018, por volta das cinco horas da madrugada, com a intenção de obter vantagem pecuniária, explodiu um caixa eletrônico situado em um posto de combustível. Assertiva: De acordo com o STJ, ele responderá criminalmente por furto qualificado em concurso formal impróprio com o crime de explosão majorada.

Estão certos apenas os itens

 

(EMAGIS) Julgue os itens a seguir expostos.

I. Segundo o STJ, não se aplica o princípio da insignificância a casos de transmissão clandestina de sinal de internet via radiofrequência, que caracteriza o fato típico previsto no art. 183 da Lei 9.472/1997.

II. Antes de passar em julgado a sentença final, a prescrição não corre na pendência de embargos de declaração ou de recursos aos Tribunais Superiores, quando inadmissíveis, e enquanto não cumprido ou não rescindido o acordo de não persecução penal.

III. O crime de estelionato praticado contra a Caixa Econômica Federal sujeita-se a ação penal pública incondicionada.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) A respeito do interrogatório nos processos criminais regidos por leis penais especiais ou procedimento específico, marque a alternativa INCORRETA.


 

(TJ/AC – Juiz de Direito – VUNESP – 2019) Quanto às provas, assinale a alternativa correta, segundo o quanto previsto no Código de Processo Penal.


 

(EMAGIS) A respeito da individualização da pena, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da legitimidade ativa para a ação de repetição do indébito tributário, avalie as assertivas que seguem.

I. Nos casos de tributos indiretos, o contribuinte de fato não tem em regra legitimidade ativa para a ação, apenas o contribuinte de direito.

II. Excepcionalmente, nos casos de indevida incidência de ICMS sobre fornecimento de água encanada, tem o contribuinte de fato (consumidor) legitimidade para pleitear a repetição do indébito tributário.

III. Excepcionalmente, nos casos de indevida incidência de ICMS sobre demanda contrata e não utilizada de fornecimento de energia elétrica, tem o contribuinte de fato (consumidor) legitimidade para pleitear a repetição do indébito tributário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere ação de repetição de indébito ajuizada pelo contribuinte de direito e avalie as assertivas que seguem.

I. Tratando-se de ICMS, a legitimidade ativa do contribuinte de direito independe em regra de prova de não repercussão do tributo no preço da mercadoria.

II. Tratando-se de ISS, a legitimidade ativa do contribuinte de direito independe de prova de não repercussão do tributo no preço do serviço.

III. Tratando-se de IPI, a legitimidade ativa do contribuinte de direito independe em regra de prova de não repercussão do tributo no preço da mercadoria.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da tributação das “instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos” (CF, artigo 150, VI, c), avalie as assertivas que seguem.

I. Gozam de imunidade tributária constitucional à incidência de contribuições sociais para a seguridade social.

II. Pagam contribuição ao PIS sobre a folha de salários, não sobre a receita ou faturamento.

III. Apenas receitas das atividades próprias das instituições em questão são isentas de COFINS, receitas nas quais se compreendem as mensalidades pagas pelos alunos das precitadas instituições de educação.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Sobre a disciplina das operações de crédito público, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) A respeito dos artigos 59 e 60 do Código Florestal (Lei 12.651/2012), que regula os Programas de Regularização Ambiental (PRAs), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das formas pelas quais os regulamentos das agências reguladoras limitam a liberdade contratual dos particulares, avalie as assertivas que seguem.

I. O contrato ou regulamento contratual não se confunde com o instrumento contratual, sendo que este não é a única fonte do contrato.

II. A integração cogente opera quando o regulamento obrigatoriamente faz parte do negócio jurídico por força de lei, isto é, contém normas que se sobrepõem à vontade dos interessados e integram a contratação por imperativo legal.

III. A integração supletiva opera quando o regulamento faz as vezes de norma contratual apenas diante de lacunas no instrumento contratual.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a opção CORRETA de acordo com o Código de Defesa do Consumidor e o entendimento consolidado pelo STJ:


 

(EMAGIS) O Ministério Público ofereceu representação contra o adolescente ABC, imputando-lhe prática de ato infracional análogo ao crime de roubo. Considerando o caso concreto, assinale a alternativa correta:


 

(Juiz/PA – CEBRASPE – 2019) Conforme a Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica) e a posição do STF sobre as teorias natalista e da personalidade condicional, o direito à vida deve ser respeitado desde o momento da(o)


 

(EMAGIS) Sobre a denominada ‘competência internacional’ no processo civil e também sua aplicação a ilícitos civis transacionais cometidos através da internet, marque a alternativa CORRETA.

 

(Analista Legislativo – COTEC – 2020) NÃO é condição obrigatória para o exercício de mandato de vereador (condição de elegibilidade):


 

(EMAGIS) A respeito da competência nas ações cíveis afetas aos Juizados Especiais Federais Cíveis, marque a alternativa INCORRETA.


 

(PGE/AP – PROCURADOR DO ESTADO – FCC – 2018) A Consolidação das Leis do Trabalho contém capítulo sobre segurança e medicina do trabalho onde estão inseridas regras sobre as atividades insalubres e perigosas, dentre as quais,


 

(CEAGE/SP – ADVOGADO TRABALHISTA – INSTITUTO ÁGUIA – 2018). Opostos os embargos de declaração em face da sentença de primeira instância, o prazo para a interposição de eventual recurso ordinário estará:

 

(EMAGIS) A respeito da intervenção do Ministério Público no processo civil, assinale a alternativa correta.

 

(DPE/AM – FCC – 2018) Conforme previsto no ordenamento jurídico federal, as Defensorias Públicas dos Estados devem possuir

 

Objetivas DP Estadual - Rodada 16.2021

(DPE/AM – FCC – 2018) Conforme previsto no ordenamento jurídico federal, as Defensorias Públicas dos Estados devem possuir

 

(Juiz/PA – CEBRASPE – 2019) Conforme a Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica) e a posição do STF sobre as teorias natalista e da personalidade condicional, o direito à vida deve ser respeitado desde o momento da(o)


 

(EMAGIS) Sobre as nulidades e também sobre o interrogatório no processo penal, marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito do conceito de ‘droga’ para os fins da Lei 11.343/2006, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Considere a conduta daquele que importa pequena quantidade de sementes de maconha com a intenção de semeá-las para obter a planta.

A propósito da conformação penal da conduta, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SC – Juiz Substituto – CESPE – 2019) Julgue os itens a seguir com base no Código Penal e na jurisprudência do STJ.

I. Um indivíduo poderá responder criminalmente por violação sexual mediante fraude, caso pratique frotteurismo contra uma mulher em uma parada de ônibus coletivo lotada, sem o consentimento dela.

II. Nos casos de parcelamento de contribuições previdenciárias cujo valor seja superior ao estabelecido administrativamente como sendo o mínimo para ajuizamento de suas execuções fiscais, é vedado ao juiz aplicar somente a pena de multa ao agente, ainda que ele seja réu primário.

III. Tanto ao agente, maior e capaz, que praticar o crime de estupro coletivo quanto ao agente, maior e capaz, que praticar o crime de estupro corretivo será aplicada a mesma majorante de pena in abstrato.

IV. Situação hipotética: Um homem, em 31/12/2018, por volta das cinco horas da madrugada, com a intenção de obter vantagem pecuniária, explodiu um caixa eletrônico situado em um posto de combustível. Assertiva: De acordo com o STJ, ele responderá criminalmente por furto qualificado em concurso formal impróprio com o crime de explosão majorada.

Estão certos apenas os itens

 

(EMAGIS) A respeito do interrogatório nos processos criminais regidos por leis penais especiais ou procedimento específico, marque a alternativa INCORRETA.


 

(TJ/AC – Juiz de Direito – VUNESP – 2019) Quanto às provas, assinale a alternativa correta, segundo o quanto previsto no Código de Processo Penal.


 

(EMAGIS) A respeito da individualização da pena, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil na disciplina do Código Civil e também seu paralelo com a responsabilidade penal, avalie as assertivas que seguem.

I. A responsabilidade civil, diferentemente da responsabilidade penal, pode ser atenuada em caso de concorrência de culpas, com redução da indenização.

II. Assim como ocorre na responsabilidade penal, o grau da culpa, presente esta, não interfere na responsabilidade civil, não podendo a indenização ser atenuada por este fundamento.

III. A partir do trânsito em julgado da sentença penal condenatória pela prática de homicídio culposo, não se pode mais questionar, na esfera cível, a respeito da existência do fato ou sobre sua autoria. Inexiste óbice, porém, a que ali seja aferido o grau de culpabilidade do autor do delito ou mesmo a eventual coexistência de culpa concorrente da vítima, medida necessária, inclusive, para o correto arbitramento da indenização.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) José é proprietário de imóvel rural – terra nua – em condomínio com seus cinco irmãos, não tendo ainda sido localizada a porção territorial de cada irmão. Por dificuldades financeiras, José precisa vender sua parte, encontrando João, seu conhecido, disposto a pagar preço com o qual José concorda em vender sua propriedade.

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que o nome de José seja inscrito indevidamente em cadastros de inadimplentes (SPC/SERASA), vindo, porém, José a falecer sem receber a indenização por danos morais que lhe era devida.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Ainda que não ajuizada qualquer ação indenizatória de danos morais por José em vida, tal ação pode ser ajuizada pelo espólio.

II. O direito da personalidade, embora ínsito a José, gera repercussões patrimoniais, como a indenização pelos danos morais correlatos, que podem ser transmitidas a seus herdeiros.

III. Apenas se ajuizada ação indenizatória de danos morais por José em vida nela podem prosseguir seus herdeiros, não tendo estes legitimidade para o ajuizamento, que é ato personalíssimo do falecido.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os honorários advocatícios, analise as assertivas a seguir.

I. O Novo CPC não mais prevê o arbitramento de honorários advocatícios com base na apreciação equitativa do juiz.

II. A ausência de resposta ao recurso pela parte contrária afasta a aplicação de honorários advocatícios recursais.

III. Não cabe majoração de honorários advocatícios em agravo de instrumento, salvo se interposto contra decisão interlocutória que tenha fixado honorários na origem.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a liquidação de sentença sob a ótica do CPC, julgue os itens abaixo.

I. Quando a sentença condenar ao pagamento de quantia ilíquida, proceder-se-á à sua liquidação, a requerimento do credor ou do devedor, pelo procedimento comum, quando houver necessidade de alegar e provar fato novo.

II. Na liquidação por arbitramento, o juiz intimará as partes para a apresentação de pareceres ou documentos elucidativos, no prazo de 15 (quinze) dias, e, caso não possa decidir de plano, nomeará perito, observando-se, no que couber, o procedimento da prova pericial.

III. A liquidação poderá ser realizada na pendência de recurso, processando-se em autos apartados no juízo de origem, cumprindo ao liquidante instruir o pedido com cópias das peças processuais pertinentes.

Estão corretos somente os itens:

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUDEP – 2019) Analise as seguintes afirmativas referentes à ação popular.

I. Para o cabimento de ação popular, é exigível do interessado a menção e a prova, na petição inicial, de prejuízo material ocasionado aos cofres públicos.

II. A prova da cidadania, para ajuizamento da ação popular, será feita com documento que demonstre ter o autor domicílio eleitoral no local do dano apontado na petição inicial.

III. Independentemente da comprovação de má-fé do autor da ação popular, é vedada sua condenação ao pagamento de custas processuais e de honorários de sucumbência.

IV. A competência para julgar ação popular contra ato praticado pelo presidente da República e pelos ministros de Estado é, em regra, do STF.

Nesse contexto, pode-se afirmar:

 

(EMAGIS) Levando em conta a defesa coletiva dos direitos em juízo, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) Acerca da Teoria Geral da Constituição e das normas constitucionais, analise os itens seguintes e assinale a opção que contempla a totalidade de itens corretos.

I. As normas constitucionais interpostas são formalmente constitucionais e servem de parâmetro para controle concentrado de constitucionalidade.

II. As normas constitucionais interpostas são classificadas como normas constitucionais ônticas.

III. A mutação constitucional, na essência, decorre de um hiato entre o texto normativo e a realidade.

IV. A alegoria do “Juiz Hercules” centra-se na adequada solução jurídica para os casos complexos, afastando-se o intérprete de soluções metajurídicas que possam deturpar a correta interpretação.

 

(TJ/BA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) A concepção que compreende o texto da Constituição como não acabado nem findo, mas como um conjunto de materiais de construção a partir dos quais a política constitucional viabiliza a realização de princípios e valores da vida comunitária de uma sociedade plural, caracteriza o conceito de Constituição

 

(EMAGIS) Analise o seguinte fragmento, colhido do site do STF, com informação do voto do ministro Eros Grau quando do julgamento acerca da recepção da Lei de Anistia pela Constituição Federal de 1988:

Em longo e minucioso voto, em que fez uma reconstituição histórica e política das circunstâncias que levaram à edição da Lei da Anistia (Lei nº 6683/79), o ministro Eros Grau julgou improcedente a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 153) ajuizada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para contestar o alcance da anistia. Para ele, não cabe ao Poder Judiciário rever o acordo político que, na transição do regime militar para a democracia resultou na anistia de todos aqueles que cometeram crimes políticos no Brasil entre 2 de setembro de 1961 e 15 de agosto de 1979.

Para o ministro, se isso tiver de ocorrer, tal tarefa caberá ao Poder Legislativo, porque a anistia integrou-se à nova ordem constitucional inaugurada no país pela Emenda Constitucional nº 26, de 27 de novembro de 1985, que convocou a Assembleia Nacional Constituinte.

“O acompanhamento das mudanças do tempo e da sociedade, se implicar necessária revisão da lei de anistia, deverá ser feito pela lei, vale dizer, pelo Poder Legislativo, não por nós. Como ocorreu e deve ocorrer nos Estados de direito. Ao Supremo Tribunal Federal, repito-o, não incumbe legislar”, salientou.

Tendo o fragmento acima como ponto de partida, é certo afirmar que, do ponto de vista da moderna interpretação constitucional, foram utilizados, preponderantemente:

 

(PGR – Procurador da República – 2017) Dentre os enunciados abaixo, estão corretos:

I. O princípio da laicidade, além de impor ao Estado uma postura de distanciamento quanto à religião, impede que ele endosse concepções morais religiosas.

II. As religiões não guiarão o tratamento estatal dispensado a outros direitos fundamentais, tais como o direito à autodeterminação, o direito à saúde física e mental, o direito à privacidade, o direito à liberdade de expressão, o direito à liberdade de orientação sexual e o direito à liberdade no campo da reprodução.

III. O ateísmo, na sua negativa da existência de Deus, é também uma posição religiosa que não pode ser privilegiada pelo Estado.

IV. O princípio da laicidade impede, no espaço público, manifestações ostensivas das convicções religiosas de cada qual.

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) Servidor público estadual usou, em proveito próprio, veículo da administração pública estadual, para fins particulares.

Nesse caso, a conduta do servidor

 

(EMAGIS) Sobre os servidores públicos, julgue os itens a seguir expostos.

I. A contratação por tempo determinado para atendimento de necessidade temporária de excepcional interesse público realizada em desconformidade com os preceitos do art. 37, IX, da Constituição Federal não gera quaisquer efeitos jurídicos válidos em relação aos servidores contratados, com exceção do direito à percepção dos salários referentes ao período trabalhado, de férias proporcionais e, nos termos do art. 19-A da Lei 8.036/1990, ao levantamento dos depósitos efetuados no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS.

II. Durante a fase de investigação social, o candidato João Concurseiro foi excluído do concurso público para agente da polícia federal sob o fundamento de que teria sido condenado, por sentença confirmada em sede de recurso junto ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, pela prática do crime de corrupção passiva. Nesse caso, mesmo que não tenha havido o trânsito em julgado dessa condenação, é correto afirmar que a exclusão de João se revelou legítima.

III. Com base em expressa regra editalícia, Manoela da Villa foi excluída do concurso público para soldada da Polícia Militar em razão de apresentar, em seu braço, tatuagem de uma foice e de um martelo, conhecido símbolo do comunismo. Nessa hipótese, à luz da jurisprudência firmada pelo STF, é correto afirmar que a exclusão de Manoela não se revelou legítima.

Estão corretos somente os itens:

 

(PGR – Procurador da República – 2017) A discricionariedade administrativa era tida como um âmbito infenso a controle judicial quanto ao mérito do ato. A conveniência e a oportunidade não admitiam uma avaliação jurisdicional e encontravam óbice na teoria das questões políticas. Todavia, atualmente, em relação, por exemplo, ao fornecimento de medicamentos, à matrícula de crianças em creche e à realização de obras em penitenciária:

 

(TJ/PA – CESPE – 2019) Segundo o entendimento majoritário do STJ, no caso de ação indenizatória ajuizada contra a fazenda pública em razão da responsabilidade civil do Estado, o prazo prescricional é

 

(EMAGIS) A respeito dos artigos 59 e 60 do Código Florestal (Lei 12.651/2012), que regula os Programas de Regularização Ambiental (PRAs), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da legitimidade ativa para a ação de repetição do indébito tributário, avalie as assertivas que seguem.

I. Nos casos de tributos indiretos, o contribuinte de fato não tem em regra legitimidade ativa para a ação, apenas o contribuinte de direito.

II. Excepcionalmente, nos casos de indevida incidência de ICMS sobre fornecimento de água encanada, tem o contribuinte de fato (consumidor) legitimidade para pleitear a repetição do indébito tributário.

III. Excepcionalmente, nos casos de indevida incidência de ICMS sobre demanda contrata e não utilizada de fornecimento de energia elétrica, tem o contribuinte de fato (consumidor) legitimidade para pleitear a repetição do indébito tributário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere ação de repetição de indébito ajuizada pelo contribuinte de direito e avalie as assertivas que seguem.

I. Tratando-se de ICMS, a legitimidade ativa do contribuinte de direito independe em regra de prova de não repercussão do tributo no preço da mercadoria.

II. Tratando-se de ISS, a legitimidade ativa do contribuinte de direito independe de prova de não repercussão do tributo no preço do serviço.

III. Tratando-se de IPI, a legitimidade ativa do contribuinte de direito independe em regra de prova de não repercussão do tributo no preço da mercadoria.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Tenha presente que, em sociedade limitada, Mário ceda regularmente a integralidade de suas cotas sociais a João, averbando-se também regularmente a cessão no registro competente. Considere ainda controvérsia sobre a responsabilidade de Mário por obrigações sociais.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Mário responde por obrigações surgidas até dois anos após a averbação da cessão.

II. Mário não pode ser cobrado por obrigações anteriores à averbação da cessão após o momento em que efetuada esta.

III. Mário responde por obrigações anteriores à cessão, sendo de três anos após a averbação o prazo para que seja demandado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O artigo 49, caput, da Lei 11.101/2005, assim dispõe: ''Art. 49. Estão sujeitos à recuperação judicial todos os créditos existentes na data do pedido, ainda que não vencidos.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O Ministério Público ofereceu representação contra o adolescente ABC, imputando-lhe prática de ato infracional análogo ao crime de roubo. Considerando o caso concreto, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) Assinale a opção CORRETA de acordo com o Código de Defesa do Consumidor e o entendimento consolidado pelo STJ:


 

Delegado de Polícia - Rodada 16.2021

Na noite de hoje, ROSA MARIA procurou a Delegacia de Polícia Civil de Estreito/MA relatando que temia sofrer agressão física em virtude de ameaças proferidas pelo seu marido VICENTE CABO. Após relatar seu temor, o Delegado de Polícia Civil plantonista procedeu à oitiva formal da noticiante. ROSA relatou que, anteriormente, já havia sido vítima de xingamentos, mas que, há uma semana, VICENTE chegou embriagado em casa e a empurrou violentamente contra a geladeira. Esse último fato foi presenciado pelos dois filhos menores do casal. ROSA disse ter procurado a delegacia porque VICENTE acabara de sair para beber com os amigos em um bar na frente de casa e a vítima teme que, no retorno do esposo para a casa onde residem, sita na Rua 13 de maio, centro, Estreito/MA, ela seja vítima de agressão. Ademais, a vítima disse temer que os filhos também sejam agredidos pelo esposo. Considerando que a cidade de Estreito/MA não é sede de Comarca, na condição de Delegado de Polícia Civil, e com fulcro na Lei nº 11.340/2006, adote a providência apta a enfrentar o problema com a urgência que o caso requer.

 

Sentença Estadual - Rodada 16.2021

O representante do Ministério Público do Estado, com atribuições na comarca de Cuiabá, ofereceu denúncia em desfavor de Marlon Brandon, brasileiro, autônomo, nascido em 15/02/1997, natural de Barra do Garças/MT, e Steve Jobs, brasileiro, sem profissão definida, nascido em 01/01/1999, natural de Várzea Grande/MT. Narra a peça acusatória:

De acordo com as informações contidas no inquérito policial, no dia 01/05/2018, os denunciados Marlon Brando e Steve Jobs, mediante prévio e comum acordo, com unidade de desígnios, decidiram subtrair para eles coisa alheia móvel.

Para tanto, foram até um espaço de eventos situados no setor Porto, nesta Capital, onde ocorria um show de música sertaneja. Eles se esconderam em uma rua deserta próximo da saída do local e aguardaram o término do espetáculo para escolher e abordar as vítimas.

Por voltas das 02h do dia 02/05/2018, pouco antes do show acabar, João Chapolin da Silva, saiu da casa de eventos e foi em direção ao seu carro, estacionado próximo dali. Nesse momento, ele foi surpreendido pelos denunciados que, mediante grave ameaça com um revólver Taurus, calibre 38, deram voz de assalto e exigiram que ele entregasse a carteira e o telefone celular. A vítima entregou os abjetos, mas por estar apavorada deixou cair a chave do carro, instante em que Marlon Brandon desferiu um disparo de revólver que atingiu o chão. Marlon Brando e Steve Jobs, então, fugiram e esconderam-se em outra rua nas imediações do local. A vítima assustada entrou em seu veículo e dirigiu rumo a delegacia de polícia.

Pouco tempo depois, às 02h30min, Maria Florinda, que também estava no show, saiu do local após o término da apresentação. Ela caminhava e falava ao celular quando passou pelos denunciados. Marlon Brando e Steve Jobs a abordaram e, apontando-lhe o revólver, demandaram o dinheiro e o aparelho celular da vítima. Maria Florinda reagiu e tentou desarmar Marlon Brandon, ocasião em que Steve Jobs gritou: “Apaga ela! Apaga ela!”. Ato contínuo, Marlon Brandon atirou duas vezes em Maria Florinda, que foi atingida no peito, próximo ao coração, e no braço esquerdo. A vítima somente não morreu porque recebeu atendimento médico rápido, haja vista que foi socorrida por uma ambulância que, por coincidência, passava no local, e levada ao Hospital de Urgências de Cuiabá, onde ficou por quase dois meses.

Em seguida, os denunciados andavam apressadamente quando avistaram Paulo Madruga, que lanchava no “Super Dogão”, localizado a alguns quarteirões dali. Marlon Brandon e Steve Jobs, novamente com arma de fogo em punho, determinaram que a vítima entregasse a carteira, o celular e a chave do seu carro. Paulo se levantou e tentou correr, momento em que Steve Jobs disse a Marlon Brandon: “Apaga esse também”! Marlon Brandon atirou e atingiu Paulo na cabeça, que morreu ali na hora. Os denunciados evadiram do local, sem levar os objetos.

A polícia militar foi informada acerca do ocorrido e dirigiu-se ao local. Uma viatura que fazia patrulhamento e procurava pelos denunciados nas ruas do Porto, logrou encontrá-los escondidos num terreno baldio. Eles estavam na posse de dois aparelhos de telefone celular, bem como carteiras com dinheiro e documentos pessoais, pertencentes às vítimas João Chapolin da Silva e Maria Florinda e ainda um revólver Taurus calibre 38. Eles foram presos em flagrante, ocasião em que Marlon Brandon cuspiu no rosto do policial que o prendeu com a intenção de depreciar, humilhar, ofender e menosprezá-lo.

Foi realizada audiência de custódia dos denunciados no mesmo dia da prisão, ocasião em que o Juiz converteu a prisão em flagrante em preventiva.

A denúncia foi recebida em 10/05/2018.

Pessoalmente citados, os acusados apresentaram resposta à acusação por meio de defensores constituídos distintos.

A audiência de instrução e julgamento foi realizada em 10/08/2018. Foram ouvidas as vítimas João Chapolin da Silva e Maria Florinda, bem como três testemunhas arrolada pela acusação, dentre elas dois policiais que efetuaram o flagrante.

As vítimas João Chapolin da Silva e Maria Florinda disseram que foram abordadas por dois indivíduos, sendo que um deles estava armado. Afirmaram que, embora a rua estivesse que pouca iluminação, os assaltantes estava com o rosto descoberto, razão pela qual foi possível fazer o reconhecimento de ambos.

A testemunha Kiko Fernandes, dono do estabelecimento “Super Dogão” contou em juízo que viu quando os acusados chegaram no seu estabelecimento e deram voz de assalto a Paulo, que tentou correr. Ele também viu quando Marlon Brandon e Steve Jobs atiraram na cabeça da vítima e saíram do local sem levar nada.

Os policiais militares “A” e “B” narraram que os acusados estavam com a arma do crime e os objetos quando foram presos em flagrante. Afirmaram ainda que Marlon Brandon, com a intenção de humilhar, cuspiu no rosto do policial “A”.

Perante o juiz, o acusado Marlon Brandon afirmou ser verdadeira a imputação criminal feita na denúncia, confessou espontaneamente e forneceu detalhes da ação delitiva. Segundo Marlon Brandon, ele era quem portava a arma de fogo, enquanto Steve Jobs subtraía os objetos. Relatou que ele e Steve Jobs combinaram de praticar os crimes e dividir entre eles a res furtiva. E mais, em relação às vítimas, foi o próprio Steve Jobs que gritou para “apagá-las”, determinação essa que foi de pronto atendida por ele. Afirmou que o acordo era para “apagar” as vítimas somente se elas tentassem reagir, e que não atirou em João Chapolin da Silva para matar, já que ele não reagiu. Confessa, por fim, que cuspiu no rosto do policial “A” porque estava com raiva e com a intenção de humilhá-lo.

O acusado Steve Jobs em seu interrogatório negou a autoria delitiva e disse desconhecer o motivo por que Marlon Brandon o acusou de participar da empreitada criminosa. Disse que a versão dos fatos dada por Marlon Brandon é inverídica.

Em sede de alegações finais, o representante do Ministério Público requereu a condenação dos acusados nos termos da exordial acusatória.

Em seguida, a defesa de Steve Jobs ofereceu seus memorais, pugnando pela absolvição, ante a insuficiência de provas acerca da autoria delitiva. A defesa de Marlon Brandon, também em memoriais, pediu o reconhecimento da circunstância atenuante da confissão espontânea e a diminuição da pena pela participação de menor importância.

Certidão de antecedentes acostada aos autos, na qual consta que Steve Jobs responde a dois, processos, sendo um por roubo e outro por receptação. Quanto ao acusado Marlon Brandon foi certificada a inexistência de anotações em sua folha penal.

No dia 02/02/2021, o Secretário da Vara certificou que, por meio de contato telefônico, o advogado de Marlon Brandon informou que este faleceu em 31/01/2021, em decorrência de uma briga entre presos ocorrida no Centro de Prisão Provisória. Posteriormente, foi juntada no processo certidão de óbito com manifestação do MP.

Com base no relato acima apresentado, profira, na qualidade de juiz de direito substituto do Tribunal de Justiça de São Paulo, a sentença judicial adequada ao caso, devidamente embasada na legislação, na doutrina e (ou) na jurisprudência. Analise toda a matéria de direito processual e material pertinente ao julgamento, fundamentando suas explanações. Dispense o relatório e não crie fatos novos.

 

Defensoria Pública Estadual - Rodada 16.2021

No dia 27 fevereiro de 2021, em grupo de Whatsapp com mais de cinquenta integrantes, Ronaldo atribuiu falsamente a Alberto a prática de furto de seu celular.

Alberto moveu ação penal e imputou a Ronaldo a prática do crime de calúnia majorada pelo fato de o crime ter sido perpetrado por meio que facilitou a divulgação da calúnia. Não foram ofertados institutos despenalizadores por falta de atendimento de seus requisitos legais.

O querelante, nas suas alegações finais orais, requereu a absolvição do querelado ao fundamento de que não tinha mais interesse na condenação, pois o querelado havia lhe pedido desculpas no mesmo grupo de Whatsapp onde havia proferido a ofensa.

A par disso, o juiz condenou Ronaldo a uma pena de detenção de 9 (nove) meses, além de 10 (dez) dias-multa, em regime inicial aberto, aplicando por analogia o art. 385 do CPP e considerando as provas colhidas na audiência judicial, notadamente as declarações das testemunhas, os prints das conversas no grupo do Whatsapp e a confissão. Ademais, substituiu a pena privativa de liberdade por uma pena restritiva de direitos de prestação de serviços à comunidade.

Intimados da sentença, Ronaldo e seu advogado não recorreram, razão pela qual a sentença transitou em julgado.

Ao ser intimado para comparecer à audiência admonitória para fixar as bases da prestação de serviço à comunidade, Ronaldo procurou a Defensoria Pública solicitando assistência jurídica, haja vista não mais dispor de condições financeiras para constituir advogado.

Você é o(a) defensor(a) público(a) que prestará assistência jurídica a Ronaldo. Nessa condição e com base apenas nas informações acima expostas e naquelas que podem ser inferidas do enunciado, redija a peça processual cabível diferente de “habeas corpus” e dos embargos de declaração que atenda aos interesses do assistido. Explane todas as teses defensivas pertinentes sem lançar mão de citação direta de doutrina, de jurisprudência, tampouco de texto literal de súmulas. Use apenas a lei sem comentários.

Boa prática!

 

Objetivas MP Estadual - Rodada 16.2021

(EMAGIS) A respeito da intervenção do Ministério Público no processo civil, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre as nulidades e também sobre o interrogatório no processo penal, marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito do conceito de ‘droga’ para os fins da Lei 11.343/2006, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Considere a conduta daquele que importa pequena quantidade de sementes de maconha com a intenção de semeá-las para obter a planta.

A propósito da conformação penal da conduta, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SC – Juiz Substituto – CESPE – 2019) Julgue os itens a seguir com base no Código Penal e na jurisprudência do STJ.

I. Um indivíduo poderá responder criminalmente por violação sexual mediante fraude, caso pratique frotteurismo contra uma mulher em uma parada de ônibus coletivo lotada, sem o consentimento dela.

II. Nos casos de parcelamento de contribuições previdenciárias cujo valor seja superior ao estabelecido administrativamente como sendo o mínimo para ajuizamento de suas execuções fiscais, é vedado ao juiz aplicar somente a pena de multa ao agente, ainda que ele seja réu primário.

III. Tanto ao agente, maior e capaz, que praticar o crime de estupro coletivo quanto ao agente, maior e capaz, que praticar o crime de estupro corretivo será aplicada a mesma majorante de pena in abstrato.

IV. Situação hipotética: Um homem, em 31/12/2018, por volta das cinco horas da madrugada, com a intenção de obter vantagem pecuniária, explodiu um caixa eletrônico situado em um posto de combustível. Assertiva: De acordo com o STJ, ele responderá criminalmente por furto qualificado em concurso formal impróprio com o crime de explosão majorada.

Estão certos apenas os itens

 

(EMAGIS) A respeito do interrogatório nos processos criminais regidos por leis penais especiais ou procedimento específico, marque a alternativa INCORRETA.


 

(TJ/AC – Juiz de Direito – VUNESP – 2019) Quanto às provas, assinale a alternativa correta, segundo o quanto previsto no Código de Processo Penal.


 

(EMAGIS) A respeito da individualização da pena, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil na disciplina do Código Civil e também seu paralelo com a responsabilidade penal, avalie as assertivas que seguem.

I. A responsabilidade civil, diferentemente da responsabilidade penal, pode ser atenuada em caso de concorrência de culpas, com redução da indenização.

II. Assim como ocorre na responsabilidade penal, o grau da culpa, presente esta, não interfere na responsabilidade civil, não podendo a indenização ser atenuada por este fundamento.

III. A partir do trânsito em julgado da sentença penal condenatória pela prática de homicídio culposo, não se pode mais questionar, na esfera cível, a respeito da existência do fato ou sobre sua autoria. Inexiste óbice, porém, a que ali seja aferido o grau de culpabilidade do autor do delito ou mesmo a eventual coexistência de culpa concorrente da vítima, medida necessária, inclusive, para o correto arbitramento da indenização.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) José é proprietário de imóvel rural – terra nua – em condomínio com seus cinco irmãos, não tendo ainda sido localizada a porção territorial de cada irmão. Por dificuldades financeiras, José precisa vender sua parte, encontrando João, seu conhecido, disposto a pagar preço com o qual José concorda em vender sua propriedade.

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que o nome de José seja inscrito indevidamente em cadastros de inadimplentes (SPC/SERASA), vindo, porém, José a falecer sem receber a indenização por danos morais que lhe era devida.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Ainda que não ajuizada qualquer ação indenizatória de danos morais por José em vida, tal ação pode ser ajuizada pelo espólio.

II. O direito da personalidade, embora ínsito a José, gera repercussões patrimoniais, como a indenização pelos danos morais correlatos, que podem ser transmitidas a seus herdeiros.

III. Apenas se ajuizada ação indenizatória de danos morais por José em vida nela podem prosseguir seus herdeiros, não tendo estes legitimidade para o ajuizamento, que é ato personalíssimo do falecido.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os honorários advocatícios, analise as assertivas a seguir.

I. O Novo CPC não mais prevê o arbitramento de honorários advocatícios com base na apreciação equitativa do juiz.

II. A ausência de resposta ao recurso pela parte contrária afasta a aplicação de honorários advocatícios recursais.

III. Não cabe majoração de honorários advocatícios em agravo de instrumento, salvo se interposto contra decisão interlocutória que tenha fixado honorários na origem.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a liquidação de sentença sob a ótica do CPC, julgue os itens abaixo.

I. Quando a sentença condenar ao pagamento de quantia ilíquida, proceder-se-á à sua liquidação, a requerimento do credor ou do devedor, pelo procedimento comum, quando houver necessidade de alegar e provar fato novo.

II. Na liquidação por arbitramento, o juiz intimará as partes para a apresentação de pareceres ou documentos elucidativos, no prazo de 15 (quinze) dias, e, caso não possa decidir de plano, nomeará perito, observando-se, no que couber, o procedimento da prova pericial.

III. A liquidação poderá ser realizada na pendência de recurso, processando-se em autos apartados no juízo de origem, cumprindo ao liquidante instruir o pedido com cópias das peças processuais pertinentes.

Estão corretos somente os itens:

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUDEP – 2019) Analise as seguintes afirmativas referentes à ação popular.

I. Para o cabimento de ação popular, é exigível do interessado a menção e a prova, na petição inicial, de prejuízo material ocasionado aos cofres públicos.

II. A prova da cidadania, para ajuizamento da ação popular, será feita com documento que demonstre ter o autor domicílio eleitoral no local do dano apontado na petição inicial.

III. Independentemente da comprovação de má-fé do autor da ação popular, é vedada sua condenação ao pagamento de custas processuais e de honorários de sucumbência.

IV. A competência para julgar ação popular contra ato praticado pelo presidente da República e pelos ministros de Estado é, em regra, do STF.

Nesse contexto, pode-se afirmar:

 

(EMAGIS) Levando em conta a defesa coletiva dos direitos em juízo, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) Acerca da Teoria Geral da Constituição e das normas constitucionais, analise os itens seguintes e assinale a opção que contempla a totalidade de itens corretos.

I. As normas constitucionais interpostas são formalmente constitucionais e servem de parâmetro para controle concentrado de constitucionalidade.

II. As normas constitucionais interpostas são classificadas como normas constitucionais ônticas.

III. A mutação constitucional, na essência, decorre de um hiato entre o texto normativo e a realidade.

IV. A alegoria do “Juiz Hercules” centra-se na adequada solução jurídica para os casos complexos, afastando-se o intérprete de soluções metajurídicas que possam deturpar a correta interpretação.

 

(TJ/BA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) A concepção que compreende o texto da Constituição como não acabado nem findo, mas como um conjunto de materiais de construção a partir dos quais a política constitucional viabiliza a realização de princípios e valores da vida comunitária de uma sociedade plural, caracteriza o conceito de Constituição

 

(EMAGIS) Analise o seguinte fragmento, colhido do site do STF, com informação do voto do ministro Eros Grau quando do julgamento acerca da recepção da Lei de Anistia pela Constituição Federal de 1988:

Em longo e minucioso voto, em que fez uma reconstituição histórica e política das circunstâncias que levaram à edição da Lei da Anistia (Lei nº 6683/79), o ministro Eros Grau julgou improcedente a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 153) ajuizada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para contestar o alcance da anistia. Para ele, não cabe ao Poder Judiciário rever o acordo político que, na transição do regime militar para a democracia resultou na anistia de todos aqueles que cometeram crimes políticos no Brasil entre 2 de setembro de 1961 e 15 de agosto de 1979.

Para o ministro, se isso tiver de ocorrer, tal tarefa caberá ao Poder Legislativo, porque a anistia integrou-se à nova ordem constitucional inaugurada no país pela Emenda Constitucional nº 26, de 27 de novembro de 1985, que convocou a Assembleia Nacional Constituinte.

“O acompanhamento das mudanças do tempo e da sociedade, se implicar necessária revisão da lei de anistia, deverá ser feito pela lei, vale dizer, pelo Poder Legislativo, não por nós. Como ocorreu e deve ocorrer nos Estados de direito. Ao Supremo Tribunal Federal, repito-o, não incumbe legislar”, salientou.

Tendo o fragmento acima como ponto de partida, é certo afirmar que, do ponto de vista da moderna interpretação constitucional, foram utilizados, preponderantemente:

 

(PGR – Procurador da República – 2017) Dentre os enunciados abaixo, estão corretos:

I. O princípio da laicidade, além de impor ao Estado uma postura de distanciamento quanto à religião, impede que ele endosse concepções morais religiosas.

II. As religiões não guiarão o tratamento estatal dispensado a outros direitos fundamentais, tais como o direito à autodeterminação, o direito à saúde física e mental, o direito à privacidade, o direito à liberdade de expressão, o direito à liberdade de orientação sexual e o direito à liberdade no campo da reprodução.

III. O ateísmo, na sua negativa da existência de Deus, é também uma posição religiosa que não pode ser privilegiada pelo Estado.

IV. O princípio da laicidade impede, no espaço público, manifestações ostensivas das convicções religiosas de cada qual.

 

(Juiz/PA – CEBRASPE – 2019) Conforme a Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica) e a posição do STF sobre as teorias natalista e da personalidade condicional, o direito à vida deve ser respeitado desde o momento da(o)


 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) Servidor público estadual usou, em proveito próprio, veículo da administração pública estadual, para fins particulares.

Nesse caso, a conduta do servidor

 

(EMAGIS) Sobre os servidores públicos, julgue os itens a seguir expostos.

I. A contratação por tempo determinado para atendimento de necessidade temporária de excepcional interesse público realizada em desconformidade com os preceitos do art. 37, IX, da Constituição Federal não gera quaisquer efeitos jurídicos válidos em relação aos servidores contratados, com exceção do direito à percepção dos salários referentes ao período trabalhado, de férias proporcionais e, nos termos do art. 19-A da Lei 8.036/1990, ao levantamento dos depósitos efetuados no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS.

II. Durante a fase de investigação social, o candidato João Concurseiro foi excluído do concurso público para agente da polícia federal sob o fundamento de que teria sido condenado, por sentença confirmada em sede de recurso junto ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, pela prática do crime de corrupção passiva. Nesse caso, mesmo que não tenha havido o trânsito em julgado dessa condenação, é correto afirmar que a exclusão de João se revelou legítima.

III. Com base em expressa regra editalícia, Manoela da Villa foi excluída do concurso público para soldada da Polícia Militar em razão de apresentar, em seu braço, tatuagem de uma foice e de um martelo, conhecido símbolo do comunismo. Nessa hipótese, à luz da jurisprudência firmada pelo STF, é correto afirmar que a exclusão de Manoela não se revelou legítima.

Estão corretos somente os itens:

 

(PGR – Procurador da República – 2017) A discricionariedade administrativa era tida como um âmbito infenso a controle judicial quanto ao mérito do ato. A conveniência e a oportunidade não admitiam uma avaliação jurisdicional e encontravam óbice na teoria das questões políticas. Todavia, atualmente, em relação, por exemplo, ao fornecimento de medicamentos, à matrícula de crianças em creche e à realização de obras em penitenciária:

 

(TJ/PA – CESPE – 2019) Segundo o entendimento majoritário do STJ, no caso de ação indenizatória ajuizada contra a fazenda pública em razão da responsabilidade civil do Estado, o prazo prescricional é

 

(EMAGIS) A respeito dos artigos 59 e 60 do Código Florestal (Lei 12.651/2012), que regula os Programas de Regularização Ambiental (PRAs), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da legitimidade ativa para a ação de repetição do indébito tributário, avalie as assertivas que seguem.

I. Nos casos de tributos indiretos, o contribuinte de fato não tem em regra legitimidade ativa para a ação, apenas o contribuinte de direito.

II. Excepcionalmente, nos casos de indevida incidência de ICMS sobre fornecimento de água encanada, tem o contribuinte de fato (consumidor) legitimidade para pleitear a repetição do indébito tributário.

III. Excepcionalmente, nos casos de indevida incidência de ICMS sobre demanda contrata e não utilizada de fornecimento de energia elétrica, tem o contribuinte de fato (consumidor) legitimidade para pleitear a repetição do indébito tributário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere ação de repetição de indébito ajuizada pelo contribuinte de direito e avalie as assertivas que seguem.

I. Tratando-se de ICMS, a legitimidade ativa do contribuinte de direito independe em regra de prova de não repercussão do tributo no preço da mercadoria.

II. Tratando-se de ISS, a legitimidade ativa do contribuinte de direito independe de prova de não repercussão do tributo no preço do serviço.

III. Tratando-se de IPI, a legitimidade ativa do contribuinte de direito independe em regra de prova de não repercussão do tributo no preço da mercadoria.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Tenha presente que, em sociedade limitada, Mário ceda regularmente a integralidade de suas cotas sociais a João, averbando-se também regularmente a cessão no registro competente. Considere ainda controvérsia sobre a responsabilidade de Mário por obrigações sociais.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Mário responde por obrigações surgidas até dois anos após a averbação da cessão.

II. Mário não pode ser cobrado por obrigações anteriores à averbação da cessão após o momento em que efetuada esta.

III. Mário responde por obrigações anteriores à cessão, sendo de três anos após a averbação o prazo para que seja demandado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O artigo 49, caput, da Lei 11.101/2005, assim dispõe: ''Art. 49. Estão sujeitos à recuperação judicial todos os créditos existentes na data do pedido, ainda que não vencidos.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(Analista Legislativo – COTEC – 2020) NÃO é condição obrigatória para o exercício de mandato de vereador (condição de elegibilidade):


 

(EMAGIS) O Ministério Público ofereceu representação contra o adolescente ABC, imputando-lhe prática de ato infracional análogo ao crime de roubo. Considerando o caso concreto, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) Assinale a opção CORRETA de acordo com o Código de Defesa do Consumidor e o entendimento consolidado pelo STJ:


 

Objetivas DPF - Rodada 16.2021

(EMAGIS) Sobre as nulidades e também sobre o interrogatório no processo penal, marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito do conceito de ‘droga’ para os fins da Lei 11.343/2006, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Considere a conduta daquele que importa pequena quantidade de sementes de maconha com a intenção de semeá-las para obter a planta.

A propósito da conformação penal da conduta, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SC – Juiz Substituto – CESPE – 2019) Julgue os itens a seguir com base no Código Penal e na jurisprudência do STJ.

I. Um indivíduo poderá responder criminalmente por violação sexual mediante fraude, caso pratique frotteurismo contra uma mulher em uma parada de ônibus coletivo lotada, sem o consentimento dela.

II. Nos casos de parcelamento de contribuições previdenciárias cujo valor seja superior ao estabelecido administrativamente como sendo o mínimo para ajuizamento de suas execuções fiscais, é vedado ao juiz aplicar somente a pena de multa ao agente, ainda que ele seja réu primário.

III. Tanto ao agente, maior e capaz, que praticar o crime de estupro coletivo quanto ao agente, maior e capaz, que praticar o crime de estupro corretivo será aplicada a mesma majorante de pena in abstrato.

IV. Situação hipotética: Um homem, em 31/12/2018, por volta das cinco horas da madrugada, com a intenção de obter vantagem pecuniária, explodiu um caixa eletrônico situado em um posto de combustível. Assertiva: De acordo com o STJ, ele responderá criminalmente por furto qualificado em concurso formal impróprio com o crime de explosão majorada.

Estão certos apenas os itens

 

(EMAGIS) Julgue os itens a seguir expostos.

I. Segundo o STJ, não se aplica o princípio da insignificância a casos de transmissão clandestina de sinal de internet via radiofrequência, que caracteriza o fato típico previsto no art. 183 da Lei 9.472/1997.

II. Antes de passar em julgado a sentença final, a prescrição não corre na pendência de embargos de declaração ou de recursos aos Tribunais Superiores, quando inadmissíveis, e enquanto não cumprido ou não rescindido o acordo de não persecução penal.

III. O crime de estelionato praticado contra a Caixa Econômica Federal sujeita-se a ação penal pública incondicionada.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) A respeito do interrogatório nos processos criminais regidos por leis penais especiais ou procedimento específico, marque a alternativa INCORRETA.


 

(TJ/AC – Juiz de Direito – VUNESP – 2019) Quanto às provas, assinale a alternativa correta, segundo o quanto previsto no Código de Processo Penal.


 

(EMAGIS) A respeito da individualização da pena, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Acerca da Teoria Geral da Constituição e das normas constitucionais, analise os itens seguintes e assinale a opção que contempla a totalidade de itens corretos.

I. As normas constitucionais interpostas são formalmente constitucionais e servem de parâmetro para controle concentrado de constitucionalidade.

II. As normas constitucionais interpostas são classificadas como normas constitucionais ônticas.

III. A mutação constitucional, na essência, decorre de um hiato entre o texto normativo e a realidade.

IV. A alegoria do “Juiz Hercules” centra-se na adequada solução jurídica para os casos complexos, afastando-se o intérprete de soluções metajurídicas que possam deturpar a correta interpretação.

 

(TJ/BA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) A concepção que compreende o texto da Constituição como não acabado nem findo, mas como um conjunto de materiais de construção a partir dos quais a política constitucional viabiliza a realização de princípios e valores da vida comunitária de uma sociedade plural, caracteriza o conceito de Constituição

 

(EMAGIS) Analise o seguinte fragmento, colhido do site do STF, com informação do voto do ministro Eros Grau quando do julgamento acerca da recepção da Lei de Anistia pela Constituição Federal de 1988:

Em longo e minucioso voto, em que fez uma reconstituição histórica e política das circunstâncias que levaram à edição da Lei da Anistia (Lei nº 6683/79), o ministro Eros Grau julgou improcedente a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 153) ajuizada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para contestar o alcance da anistia. Para ele, não cabe ao Poder Judiciário rever o acordo político que, na transição do regime militar para a democracia resultou na anistia de todos aqueles que cometeram crimes políticos no Brasil entre 2 de setembro de 1961 e 15 de agosto de 1979.

Para o ministro, se isso tiver de ocorrer, tal tarefa caberá ao Poder Legislativo, porque a anistia integrou-se à nova ordem constitucional inaugurada no país pela Emenda Constitucional nº 26, de 27 de novembro de 1985, que convocou a Assembleia Nacional Constituinte.

“O acompanhamento das mudanças do tempo e da sociedade, se implicar necessária revisão da lei de anistia, deverá ser feito pela lei, vale dizer, pelo Poder Legislativo, não por nós. Como ocorreu e deve ocorrer nos Estados de direito. Ao Supremo Tribunal Federal, repito-o, não incumbe legislar”, salientou.

Tendo o fragmento acima como ponto de partida, é certo afirmar que, do ponto de vista da moderna interpretação constitucional, foram utilizados, preponderantemente:

 

(PGR – Procurador da República – 2017) Dentre os enunciados abaixo, estão corretos:

I. O princípio da laicidade, além de impor ao Estado uma postura de distanciamento quanto à religião, impede que ele endosse concepções morais religiosas.

II. As religiões não guiarão o tratamento estatal dispensado a outros direitos fundamentais, tais como o direito à autodeterminação, o direito à saúde física e mental, o direito à privacidade, o direito à liberdade de expressão, o direito à liberdade de orientação sexual e o direito à liberdade no campo da reprodução.

III. O ateísmo, na sua negativa da existência de Deus, é também uma posição religiosa que não pode ser privilegiada pelo Estado.

IV. O princípio da laicidade impede, no espaço público, manifestações ostensivas das convicções religiosas de cada qual.

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) Servidor público estadual usou, em proveito próprio, veículo da administração pública estadual, para fins particulares.

Nesse caso, a conduta do servidor

 

(EMAGIS) Sobre os servidores públicos, julgue os itens a seguir expostos.

I. A contratação por tempo determinado para atendimento de necessidade temporária de excepcional interesse público realizada em desconformidade com os preceitos do art. 37, IX, da Constituição Federal não gera quaisquer efeitos jurídicos válidos em relação aos servidores contratados, com exceção do direito à percepção dos salários referentes ao período trabalhado, de férias proporcionais e, nos termos do art. 19-A da Lei 8.036/1990, ao levantamento dos depósitos efetuados no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS.

II. Durante a fase de investigação social, o candidato João Concurseiro foi excluído do concurso público para agente da polícia federal sob o fundamento de que teria sido condenado, por sentença confirmada em sede de recurso junto ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, pela prática do crime de corrupção passiva. Nesse caso, mesmo que não tenha havido o trânsito em julgado dessa condenação, é correto afirmar que a exclusão de João se revelou legítima.

III. Com base em expressa regra editalícia, Manoela da Villa foi excluída do concurso público para soldada da Polícia Militar em razão de apresentar, em seu braço, tatuagem de uma foice e de um martelo, conhecido símbolo do comunismo. Nessa hipótese, à luz da jurisprudência firmada pelo STF, é correto afirmar que a exclusão de Manoela não se revelou legítima.

Estão corretos somente os itens:

 

(PGR – Procurador da República – 2017) A discricionariedade administrativa era tida como um âmbito infenso a controle judicial quanto ao mérito do ato. A conveniência e a oportunidade não admitiam uma avaliação jurisdicional e encontravam óbice na teoria das questões políticas. Todavia, atualmente, em relação, por exemplo, ao fornecimento de medicamentos, à matrícula de crianças em creche e à realização de obras em penitenciária:

 

(TJ/PA – CESPE – 2019) Segundo o entendimento majoritário do STJ, no caso de ação indenizatória ajuizada contra a fazenda pública em razão da responsabilidade civil do Estado, o prazo prescricional é

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil na disciplina do Código Civil e também seu paralelo com a responsabilidade penal, avalie as assertivas que seguem.

I. A responsabilidade civil, diferentemente da responsabilidade penal, pode ser atenuada em caso de concorrência de culpas, com redução da indenização.

II. Assim como ocorre na responsabilidade penal, o grau da culpa, presente esta, não interfere na responsabilidade civil, não podendo a indenização ser atenuada por este fundamento.

III. A partir do trânsito em julgado da sentença penal condenatória pela prática de homicídio culposo, não se pode mais questionar, na esfera cível, a respeito da existência do fato ou sobre sua autoria. Inexiste óbice, porém, a que ali seja aferido o grau de culpabilidade do autor do delito ou mesmo a eventual coexistência de culpa concorrente da vítima, medida necessária, inclusive, para o correto arbitramento da indenização.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) José é proprietário de imóvel rural – terra nua – em condomínio com seus cinco irmãos, não tendo ainda sido localizada a porção territorial de cada irmão. Por dificuldades financeiras, José precisa vender sua parte, encontrando João, seu conhecido, disposto a pagar preço com o qual José concorda em vender sua propriedade.

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Tenha presente que, em sociedade limitada, Mário ceda regularmente a integralidade de suas cotas sociais a João, averbando-se também regularmente a cessão no registro competente. Considere ainda controvérsia sobre a responsabilidade de Mário por obrigações sociais.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Mário responde por obrigações surgidas até dois anos após a averbação da cessão.

II. Mário não pode ser cobrado por obrigações anteriores à averbação da cessão após o momento em que efetuada esta.

III. Mário responde por obrigações anteriores à cessão, sendo de três anos após a averbação o prazo para que seja demandado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O artigo 49, caput, da Lei 11.101/2005, assim dispõe: ''Art. 49. Estão sujeitos à recuperação judicial todos os créditos existentes na data do pedido, ainda que não vencidos.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os honorários advocatícios, analise as assertivas a seguir.

I. O Novo CPC não mais prevê o arbitramento de honorários advocatícios com base na apreciação equitativa do juiz.

II. A ausência de resposta ao recurso pela parte contrária afasta a aplicação de honorários advocatícios recursais.

III. Não cabe majoração de honorários advocatícios em agravo de instrumento, salvo se interposto contra decisão interlocutória que tenha fixado honorários na origem.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a liquidação de sentença sob a ótica do CPC, julgue os itens abaixo.

I. Quando a sentença condenar ao pagamento de quantia ilíquida, proceder-se-á à sua liquidação, a requerimento do credor ou do devedor, pelo procedimento comum, quando houver necessidade de alegar e provar fato novo.

II. Na liquidação por arbitramento, o juiz intimará as partes para a apresentação de pareceres ou documentos elucidativos, no prazo de 15 (quinze) dias, e, caso não possa decidir de plano, nomeará perito, observando-se, no que couber, o procedimento da prova pericial.

III. A liquidação poderá ser realizada na pendência de recurso, processando-se em autos apartados no juízo de origem, cumprindo ao liquidante instruir o pedido com cópias das peças processuais pertinentes.

Estão corretos somente os itens:

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUDEP – 2019) Analise as seguintes afirmativas referentes à ação popular.

I. Para o cabimento de ação popular, é exigível do interessado a menção e a prova, na petição inicial, de prejuízo material ocasionado aos cofres públicos.

II. A prova da cidadania, para ajuizamento da ação popular, será feita com documento que demonstre ter o autor domicílio eleitoral no local do dano apontado na petição inicial.

III. Independentemente da comprovação de má-fé do autor da ação popular, é vedada sua condenação ao pagamento de custas processuais e de honorários de sucumbência.

IV. A competência para julgar ação popular contra ato praticado pelo presidente da República e pelos ministros de Estado é, em regra, do STF.

Nesse contexto, pode-se afirmar:

 

(EMAGIS) Sobre a denominada ‘competência internacional’ no processo civil e também sua aplicação a ilícitos civis transacionais cometidos através da internet, marque a alternativa CORRETA.

 

(Juiz/PA – CEBRASPE – 2019) Conforme a Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica) e a posição do STF sobre as teorias natalista e da personalidade condicional, o direito à vida deve ser respeitado desde o momento da(o)


 

(EMAGIS) A respeito da competência nas ações cíveis afetas aos Juizados Especiais Federais Cíveis, marque a alternativa INCORRETA.


 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Sobre a disciplina das operações de crédito público, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) A respeito da legitimidade ativa para a ação de repetição do indébito tributário, avalie as assertivas que seguem.

I. Nos casos de tributos indiretos, o contribuinte de fato não tem em regra legitimidade ativa para a ação, apenas o contribuinte de direito.

II. Excepcionalmente, nos casos de indevida incidência de ICMS sobre fornecimento de água encanada, tem o contribuinte de fato (consumidor) legitimidade para pleitear a repetição do indébito tributário.

III. Excepcionalmente, nos casos de indevida incidência de ICMS sobre demanda contrata e não utilizada de fornecimento de energia elétrica, tem o contribuinte de fato (consumidor) legitimidade para pleitear a repetição do indébito tributário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da tributação das “instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos” (CF, artigo 150, VI, c), avalie as assertivas que seguem.

I. Gozam de imunidade tributária constitucional à incidência de contribuições sociais para a seguridade social.

II. Pagam contribuição ao PIS sobre a folha de salários, não sobre a receita ou faturamento.

III. Apenas receitas das atividades próprias das instituições em questão são isentas de COFINS, receitas nas quais se compreendem as mensalidades pagas pelos alunos das precitadas instituições de educação.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

Objetivas Delegado - Rodada 16.2021

(EMAGIS) Sobre as nulidades e também sobre o interrogatório no processo penal, marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito do conceito de ‘droga’ para os fins da Lei 11.343/2006, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Considere a conduta daquele que importa pequena quantidade de sementes de maconha com a intenção de semeá-las para obter a planta.

A propósito da conformação penal da conduta, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SC – Juiz Substituto – CESPE – 2019) Julgue os itens a seguir com base no Código Penal e na jurisprudência do STJ.

I. Um indivíduo poderá responder criminalmente por violação sexual mediante fraude, caso pratique frotteurismo contra uma mulher em uma parada de ônibus coletivo lotada, sem o consentimento dela.

II. Nos casos de parcelamento de contribuições previdenciárias cujo valor seja superior ao estabelecido administrativamente como sendo o mínimo para ajuizamento de suas execuções fiscais, é vedado ao juiz aplicar somente a pena de multa ao agente, ainda que ele seja réu primário.

III. Tanto ao agente, maior e capaz, que praticar o crime de estupro coletivo quanto ao agente, maior e capaz, que praticar o crime de estupro corretivo será aplicada a mesma majorante de pena in abstrato.

IV. Situação hipotética: Um homem, em 31/12/2018, por volta das cinco horas da madrugada, com a intenção de obter vantagem pecuniária, explodiu um caixa eletrônico situado em um posto de combustível. Assertiva: De acordo com o STJ, ele responderá criminalmente por furto qualificado em concurso formal impróprio com o crime de explosão majorada.

Estão certos apenas os itens

 

(EMAGIS) A respeito do interrogatório nos processos criminais regidos por leis penais especiais ou procedimento específico, marque a alternativa INCORRETA.


 

(TJ/AC – Juiz de Direito – VUNESP – 2019) Quanto às provas, assinale a alternativa correta, segundo o quanto previsto no Código de Processo Penal.


 

(EMAGIS) A respeito da individualização da pena, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil na disciplina do Código Civil e também seu paralelo com a responsabilidade penal, avalie as assertivas que seguem.

I. A responsabilidade civil, diferentemente da responsabilidade penal, pode ser atenuada em caso de concorrência de culpas, com redução da indenização.

II. Assim como ocorre na responsabilidade penal, o grau da culpa, presente esta, não interfere na responsabilidade civil, não podendo a indenização ser atenuada por este fundamento.

III. A partir do trânsito em julgado da sentença penal condenatória pela prática de homicídio culposo, não se pode mais questionar, na esfera cível, a respeito da existência do fato ou sobre sua autoria. Inexiste óbice, porém, a que ali seja aferido o grau de culpabilidade do autor do delito ou mesmo a eventual coexistência de culpa concorrente da vítima, medida necessária, inclusive, para o correto arbitramento da indenização.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) José é proprietário de imóvel rural – terra nua – em condomínio com seus cinco irmãos, não tendo ainda sido localizada a porção territorial de cada irmão. Por dificuldades financeiras, José precisa vender sua parte, encontrando João, seu conhecido, disposto a pagar preço com o qual José concorda em vender sua propriedade.

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Acerca da Teoria Geral da Constituição e das normas constitucionais, analise os itens seguintes e assinale a opção que contempla a totalidade de itens corretos.

I. As normas constitucionais interpostas são formalmente constitucionais e servem de parâmetro para controle concentrado de constitucionalidade.

II. As normas constitucionais interpostas são classificadas como normas constitucionais ônticas.

III. A mutação constitucional, na essência, decorre de um hiato entre o texto normativo e a realidade.

IV. A alegoria do “Juiz Hercules” centra-se na adequada solução jurídica para os casos complexos, afastando-se o intérprete de soluções metajurídicas que possam deturpar a correta interpretação.

 

(TJ/BA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) A concepção que compreende o texto da Constituição como não acabado nem findo, mas como um conjunto de materiais de construção a partir dos quais a política constitucional viabiliza a realização de princípios e valores da vida comunitária de uma sociedade plural, caracteriza o conceito de Constituição

 

(EMAGIS) Analise o seguinte fragmento, colhido do site do STF, com informação do voto do ministro Eros Grau quando do julgamento acerca da recepção da Lei de Anistia pela Constituição Federal de 1988:

Em longo e minucioso voto, em que fez uma reconstituição histórica e política das circunstâncias que levaram à edição da Lei da Anistia (Lei nº 6683/79), o ministro Eros Grau julgou improcedente a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 153) ajuizada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para contestar o alcance da anistia. Para ele, não cabe ao Poder Judiciário rever o acordo político que, na transição do regime militar para a democracia resultou na anistia de todos aqueles que cometeram crimes políticos no Brasil entre 2 de setembro de 1961 e 15 de agosto de 1979.

Para o ministro, se isso tiver de ocorrer, tal tarefa caberá ao Poder Legislativo, porque a anistia integrou-se à nova ordem constitucional inaugurada no país pela Emenda Constitucional nº 26, de 27 de novembro de 1985, que convocou a Assembleia Nacional Constituinte.

“O acompanhamento das mudanças do tempo e da sociedade, se implicar necessária revisão da lei de anistia, deverá ser feito pela lei, vale dizer, pelo Poder Legislativo, não por nós. Como ocorreu e deve ocorrer nos Estados de direito. Ao Supremo Tribunal Federal, repito-o, não incumbe legislar”, salientou.

Tendo o fragmento acima como ponto de partida, é certo afirmar que, do ponto de vista da moderna interpretação constitucional, foram utilizados, preponderantemente:

 

(PGR – Procurador da República – 2017) Dentre os enunciados abaixo, estão corretos:

I. O princípio da laicidade, além de impor ao Estado uma postura de distanciamento quanto à religião, impede que ele endosse concepções morais religiosas.

II. As religiões não guiarão o tratamento estatal dispensado a outros direitos fundamentais, tais como o direito à autodeterminação, o direito à saúde física e mental, o direito à privacidade, o direito à liberdade de expressão, o direito à liberdade de orientação sexual e o direito à liberdade no campo da reprodução.

III. O ateísmo, na sua negativa da existência de Deus, é também uma posição religiosa que não pode ser privilegiada pelo Estado.

IV. O princípio da laicidade impede, no espaço público, manifestações ostensivas das convicções religiosas de cada qual.

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) Servidor público estadual usou, em proveito próprio, veículo da administração pública estadual, para fins particulares.

Nesse caso, a conduta do servidor

 

(EMAGIS) Sobre os servidores públicos, julgue os itens a seguir expostos.

I. A contratação por tempo determinado para atendimento de necessidade temporária de excepcional interesse público realizada em desconformidade com os preceitos do art. 37, IX, da Constituição Federal não gera quaisquer efeitos jurídicos válidos em relação aos servidores contratados, com exceção do direito à percepção dos salários referentes ao período trabalhado, de férias proporcionais e, nos termos do art. 19-A da Lei 8.036/1990, ao levantamento dos depósitos efetuados no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS.

II. Durante a fase de investigação social, o candidato João Concurseiro foi excluído do concurso público para agente da polícia federal sob o fundamento de que teria sido condenado, por sentença confirmada em sede de recurso junto ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, pela prática do crime de corrupção passiva. Nesse caso, mesmo que não tenha havido o trânsito em julgado dessa condenação, é correto afirmar que a exclusão de João se revelou legítima.

III. Com base em expressa regra editalícia, Manoela da Villa foi excluída do concurso público para soldada da Polícia Militar em razão de apresentar, em seu braço, tatuagem de uma foice e de um martelo, conhecido símbolo do comunismo. Nessa hipótese, à luz da jurisprudência firmada pelo STF, é correto afirmar que a exclusão de Manoela não se revelou legítima.

Estão corretos somente os itens:

 

(PGR – Procurador da República – 2017) A discricionariedade administrativa era tida como um âmbito infenso a controle judicial quanto ao mérito do ato. A conveniência e a oportunidade não admitiam uma avaliação jurisdicional e encontravam óbice na teoria das questões políticas. Todavia, atualmente, em relação, por exemplo, ao fornecimento de medicamentos, à matrícula de crianças em creche e à realização de obras em penitenciária:

 

(TJ/PA – CESPE – 2019) Segundo o entendimento majoritário do STJ, no caso de ação indenizatória ajuizada contra a fazenda pública em razão da responsabilidade civil do Estado, o prazo prescricional é

 

(EMAGIS) O Ministério Público ofereceu representação contra o adolescente ABC, imputando-lhe prática de ato infracional análogo ao crime de roubo. Considerando o caso concreto, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) Tenha presente que, em sociedade limitada, Mário ceda regularmente a integralidade de suas cotas sociais a João, averbando-se também regularmente a cessão no registro competente. Considere ainda controvérsia sobre a responsabilidade de Mário por obrigações sociais.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Mário responde por obrigações surgidas até dois anos após a averbação da cessão.

II. Mário não pode ser cobrado por obrigações anteriores à averbação da cessão após o momento em que efetuada esta.

III. Mário responde por obrigações anteriores à cessão, sendo de três anos após a averbação o prazo para que seja demandado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O artigo 49, caput, da Lei 11.101/2005, assim dispõe: ''Art. 49. Estão sujeitos à recuperação judicial todos os créditos existentes na data do pedido, ainda que não vencidos.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(Analista Legislativo – COTEC – 2020) NÃO é condição obrigatória para o exercício de mandato de vereador (condição de elegibilidade):


 

(Juiz/PA – CEBRASPE – 2019) Conforme a Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica) e a posição do STF sobre as teorias natalista e da personalidade condicional, o direito à vida deve ser respeitado desde o momento da(o)


 

(EMAGIS) Assinale a opção CORRETA de acordo com o Código de Defesa do Consumidor e o entendimento consolidado pelo STJ:


 

(EMAGIS) A respeito da legitimidade ativa para a ação de repetição do indébito tributário, avalie as assertivas que seguem.

I. Nos casos de tributos indiretos, o contribuinte de fato não tem em regra legitimidade ativa para a ação, apenas o contribuinte de direito.

II. Excepcionalmente, nos casos de indevida incidência de ICMS sobre fornecimento de água encanada, tem o contribuinte de fato (consumidor) legitimidade para pleitear a repetição do indébito tributário.

III. Excepcionalmente, nos casos de indevida incidência de ICMS sobre demanda contrata e não utilizada de fornecimento de energia elétrica, tem o contribuinte de fato (consumidor) legitimidade para pleitear a repetição do indébito tributário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere ação de repetição de indébito ajuizada pelo contribuinte de direito e avalie as assertivas que seguem.

I. Tratando-se de ICMS, a legitimidade ativa do contribuinte de direito independe em regra de prova de não repercussão do tributo no preço da mercadoria.

II. Tratando-se de ISS, a legitimidade ativa do contribuinte de direito independe de prova de não repercussão do tributo no preço do serviço.

III. Tratando-se de IPI, a legitimidade ativa do contribuinte de direito independe em regra de prova de não repercussão do tributo no preço da mercadoria.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito dos artigos 59 e 60 do Código Florestal (Lei 12.651/2012), que regula os Programas de Regularização Ambiental (PRAs), marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 16.2021

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil na disciplina do Código Civil e também seu paralelo com a responsabilidade penal, avalie as assertivas que seguem.

I. A responsabilidade civil, diferentemente da responsabilidade penal, pode ser atenuada em caso de concorrência de culpas, com redução da indenização.

II. Assim como ocorre na responsabilidade penal, o grau da culpa, presente esta, não interfere na responsabilidade civil, não podendo a indenização ser atenuada por este fundamento.

III. A partir do trânsito em julgado da sentença penal condenatória pela prática de homicídio culposo, não se pode mais questionar, na esfera cível, a respeito da existência do fato ou sobre sua autoria. Inexiste óbice, porém, a que ali seja aferido o grau de culpabilidade do autor do delito ou mesmo a eventual coexistência de culpa concorrente da vítima, medida necessária, inclusive, para o correto arbitramento da indenização.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) José é proprietário de imóvel rural – terra nua – em condomínio com seus cinco irmãos, não tendo ainda sido localizada a porção territorial de cada irmão. Por dificuldades financeiras, José precisa vender sua parte, encontrando João, seu conhecido, disposto a pagar preço com o qual José concorda em vender sua propriedade.

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que o nome de José seja inscrito indevidamente em cadastros de inadimplentes (SPC/SERASA), vindo, porém, José a falecer sem receber a indenização por danos morais que lhe era devida.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Ainda que não ajuizada qualquer ação indenizatória de danos morais por José em vida, tal ação pode ser ajuizada pelo espólio.

II. O direito da personalidade, embora ínsito a José, gera repercussões patrimoniais, como a indenização pelos danos morais correlatos, que podem ser transmitidas a seus herdeiros.

III. Apenas se ajuizada ação indenizatória de danos morais por José em vida nela podem prosseguir seus herdeiros, não tendo estes legitimidade para o ajuizamento, que é ato personalíssimo do falecido.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os honorários advocatícios, analise as assertivas a seguir.

I. O Novo CPC não mais prevê o arbitramento de honorários advocatícios com base na apreciação equitativa do juiz.

II. A ausência de resposta ao recurso pela parte contrária afasta a aplicação de honorários advocatícios recursais.

III. Não cabe majoração de honorários advocatícios em agravo de instrumento, salvo se interposto contra decisão interlocutória que tenha fixado honorários na origem.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a liquidação de sentença sob a ótica do CPC, julgue os itens abaixo.

I. Quando a sentença condenar ao pagamento de quantia ilíquida, proceder-se-á à sua liquidação, a requerimento do credor ou do devedor, pelo procedimento comum, quando houver necessidade de alegar e provar fato novo.

II. Na liquidação por arbitramento, o juiz intimará as partes para a apresentação de pareceres ou documentos elucidativos, no prazo de 15 (quinze) dias, e, caso não possa decidir de plano, nomeará perito, observando-se, no que couber, o procedimento da prova pericial.

III. A liquidação poderá ser realizada na pendência de recurso, processando-se em autos apartados no juízo de origem, cumprindo ao liquidante instruir o pedido com cópias das peças processuais pertinentes.

Estão corretos somente os itens:

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUDEP – 2019) Analise as seguintes afirmativas referentes à ação popular.

I. Para o cabimento de ação popular, é exigível do interessado a menção e a prova, na petição inicial, de prejuízo material ocasionado aos cofres públicos.

II. A prova da cidadania, para ajuizamento da ação popular, será feita com documento que demonstre ter o autor domicílio eleitoral no local do dano apontado na petição inicial.

III. Independentemente da comprovação de má-fé do autor da ação popular, é vedada sua condenação ao pagamento de custas processuais e de honorários de sucumbência.

IV. A competência para julgar ação popular contra ato praticado pelo presidente da República e pelos ministros de Estado é, em regra, do STF.

Nesse contexto, pode-se afirmar:

 

(EMAGIS) Levando em conta a defesa coletiva dos direitos em juízo, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) Assinale a opção CORRETA de acordo com o Código de Defesa do Consumidor e o entendimento consolidado pelo STJ:


 

(EMAGIS) O Ministério Público ofereceu representação contra o adolescente ABC, imputando-lhe prática de ato infracional análogo ao crime de roubo. Considerando o caso concreto, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) Sobre as nulidades e também sobre o interrogatório no processo penal, marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito do conceito de ‘droga’ para os fins da Lei 11.343/2006, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Considere a conduta daquele que importa pequena quantidade de sementes de maconha com a intenção de semeá-las para obter a planta.

A propósito da conformação penal da conduta, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SC – Juiz Substituto – CESPE – 2019) Julgue os itens a seguir com base no Código Penal e na jurisprudência do STJ.

I. Um indivíduo poderá responder criminalmente por violação sexual mediante fraude, caso pratique frotteurismo contra uma mulher em uma parada de ônibus coletivo lotada, sem o consentimento dela.

II. Nos casos de parcelamento de contribuições previdenciárias cujo valor seja superior ao estabelecido administrativamente como sendo o mínimo para ajuizamento de suas execuções fiscais, é vedado ao juiz aplicar somente a pena de multa ao agente, ainda que ele seja réu primário.

III. Tanto ao agente, maior e capaz, que praticar o crime de estupro coletivo quanto ao agente, maior e capaz, que praticar o crime de estupro corretivo será aplicada a mesma majorante de pena in abstrato.

IV. Situação hipotética: Um homem, em 31/12/2018, por volta das cinco horas da madrugada, com a intenção de obter vantagem pecuniária, explodiu um caixa eletrônico situado em um posto de combustível. Assertiva: De acordo com o STJ, ele responderá criminalmente por furto qualificado em concurso formal impróprio com o crime de explosão majorada.

Estão certos apenas os itens

 

(EMAGIS) A respeito do interrogatório nos processos criminais regidos por leis penais especiais ou procedimento específico, marque a alternativa INCORRETA.


 

(TJ/AC – Juiz de Direito – VUNESP – 2019) Quanto às provas, assinale a alternativa correta, segundo o quanto previsto no Código de Processo Penal.


 

(EMAGIS) A respeito da individualização da pena, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Acerca da Teoria Geral da Constituição e das normas constitucionais, analise os itens seguintes e assinale a opção que contempla a totalidade de itens corretos.

I. As normas constitucionais interpostas são formalmente constitucionais e servem de parâmetro para controle concentrado de constitucionalidade.

II. As normas constitucionais interpostas são classificadas como normas constitucionais ônticas.

III. A mutação constitucional, na essência, decorre de um hiato entre o texto normativo e a realidade.

IV. A alegoria do “Juiz Hercules” centra-se na adequada solução jurídica para os casos complexos, afastando-se o intérprete de soluções metajurídicas que possam deturpar a correta interpretação.

 

(TJ/BA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) A concepção que compreende o texto da Constituição como não acabado nem findo, mas como um conjunto de materiais de construção a partir dos quais a política constitucional viabiliza a realização de princípios e valores da vida comunitária de uma sociedade plural, caracteriza o conceito de Constituição

 

(EMAGIS) Analise o seguinte fragmento, colhido do site do STF, com informação do voto do ministro Eros Grau quando do julgamento acerca da recepção da Lei de Anistia pela Constituição Federal de 1988:

Em longo e minucioso voto, em que fez uma reconstituição histórica e política das circunstâncias que levaram à edição da Lei da Anistia (Lei nº 6683/79), o ministro Eros Grau julgou improcedente a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 153) ajuizada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para contestar o alcance da anistia. Para ele, não cabe ao Poder Judiciário rever o acordo político que, na transição do regime militar para a democracia resultou na anistia de todos aqueles que cometeram crimes políticos no Brasil entre 2 de setembro de 1961 e 15 de agosto de 1979.

Para o ministro, se isso tiver de ocorrer, tal tarefa caberá ao Poder Legislativo, porque a anistia integrou-se à nova ordem constitucional inaugurada no país pela Emenda Constitucional nº 26, de 27 de novembro de 1985, que convocou a Assembleia Nacional Constituinte.

“O acompanhamento das mudanças do tempo e da sociedade, se implicar necessária revisão da lei de anistia, deverá ser feito pela lei, vale dizer, pelo Poder Legislativo, não por nós. Como ocorreu e deve ocorrer nos Estados de direito. Ao Supremo Tribunal Federal, repito-o, não incumbe legislar”, salientou.

Tendo o fragmento acima como ponto de partida, é certo afirmar que, do ponto de vista da moderna interpretação constitucional, foram utilizados, preponderantemente:

 

(PGR – Procurador da República – 2017) Dentre os enunciados abaixo, estão corretos:

I. O princípio da laicidade, além de impor ao Estado uma postura de distanciamento quanto à religião, impede que ele endosse concepções morais religiosas.

II. As religiões não guiarão o tratamento estatal dispensado a outros direitos fundamentais, tais como o direito à autodeterminação, o direito à saúde física e mental, o direito à privacidade, o direito à liberdade de expressão, o direito à liberdade de orientação sexual e o direito à liberdade no campo da reprodução.

III. O ateísmo, na sua negativa da existência de Deus, é também uma posição religiosa que não pode ser privilegiada pelo Estado.

IV. O princípio da laicidade impede, no espaço público, manifestações ostensivas das convicções religiosas de cada qual.

 

(Juiz/PA – CEBRASPE – 2019) Conforme a Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica) e a posição do STF sobre as teorias natalista e da personalidade condicional, o direito à vida deve ser respeitado desde o momento da(o)


 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) Servidor público estadual usou, em proveito próprio, veículo da administração pública estadual, para fins particulares.

Nesse caso, a conduta do servidor

 

(EMAGIS) Sobre os servidores públicos, julgue os itens a seguir expostos.

I. A contratação por tempo determinado para atendimento de necessidade temporária de excepcional interesse público realizada em desconformidade com os preceitos do art. 37, IX, da Constituição Federal não gera quaisquer efeitos jurídicos válidos em relação aos servidores contratados, com exceção do direito à percepção dos salários referentes ao período trabalhado, de férias proporcionais e, nos termos do art. 19-A da Lei 8.036/1990, ao levantamento dos depósitos efetuados no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS.

II. Durante a fase de investigação social, o candidato João Concurseiro foi excluído do concurso público para agente da polícia federal sob o fundamento de que teria sido condenado, por sentença confirmada em sede de recurso junto ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, pela prática do crime de corrupção passiva. Nesse caso, mesmo que não tenha havido o trânsito em julgado dessa condenação, é correto afirmar que a exclusão de João se revelou legítima.

III. Com base em expressa regra editalícia, Manoela da Villa foi excluída do concurso público para soldada da Polícia Militar em razão de apresentar, em seu braço, tatuagem de uma foice e de um martelo, conhecido símbolo do comunismo. Nessa hipótese, à luz da jurisprudência firmada pelo STF, é correto afirmar que a exclusão de Manoela não se revelou legítima.

Estão corretos somente os itens:

 

(PGR – Procurador da República – 2017) A discricionariedade administrativa era tida como um âmbito infenso a controle judicial quanto ao mérito do ato. A conveniência e a oportunidade não admitiam uma avaliação jurisdicional e encontravam óbice na teoria das questões políticas. Todavia, atualmente, em relação, por exemplo, ao fornecimento de medicamentos, à matrícula de crianças em creche e à realização de obras em penitenciária:

 

(TJ/PA – CESPE – 2019) Segundo o entendimento majoritário do STJ, no caso de ação indenizatória ajuizada contra a fazenda pública em razão da responsabilidade civil do Estado, o prazo prescricional é

 

(Analista Legislativo – COTEC – 2020) NÃO é condição obrigatória para o exercício de mandato de vereador (condição de elegibilidade):


 

(EMAGIS) Tenha presente que, em sociedade limitada, Mário ceda regularmente a integralidade de suas cotas sociais a João, averbando-se também regularmente a cessão no registro competente. Considere ainda controvérsia sobre a responsabilidade de Mário por obrigações sociais.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Mário responde por obrigações surgidas até dois anos após a averbação da cessão.

II. Mário não pode ser cobrado por obrigações anteriores à averbação da cessão após o momento em que efetuada esta.

III. Mário responde por obrigações anteriores à cessão, sendo de três anos após a averbação o prazo para que seja demandado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O artigo 49, caput, da Lei 11.101/2005, assim dispõe: ''Art. 49. Estão sujeitos à recuperação judicial todos os créditos existentes na data do pedido, ainda que não vencidos.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da legitimidade ativa para a ação de repetição do indébito tributário, avalie as assertivas que seguem.

I. Nos casos de tributos indiretos, o contribuinte de fato não tem em regra legitimidade ativa para a ação, apenas o contribuinte de direito.

II. Excepcionalmente, nos casos de indevida incidência de ICMS sobre fornecimento de água encanada, tem o contribuinte de fato (consumidor) legitimidade para pleitear a repetição do indébito tributário.

III. Excepcionalmente, nos casos de indevida incidência de ICMS sobre demanda contrata e não utilizada de fornecimento de energia elétrica, tem o contribuinte de fato (consumidor) legitimidade para pleitear a repetição do indébito tributário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere ação de repetição de indébito ajuizada pelo contribuinte de direito e avalie as assertivas que seguem.

I. Tratando-se de ICMS, a legitimidade ativa do contribuinte de direito independe em regra de prova de não repercussão do tributo no preço da mercadoria.

II. Tratando-se de ISS, a legitimidade ativa do contribuinte de direito independe de prova de não repercussão do tributo no preço do serviço.

III. Tratando-se de IPI, a legitimidade ativa do contribuinte de direito independe em regra de prova de não repercussão do tributo no preço da mercadoria.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito dos artigos 59 e 60 do Código Florestal (Lei 12.651/2012), que regula os Programas de Regularização Ambiental (PRAs), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da intervenção do Ministério Público no processo civil, assinale a alternativa correta.

 

(DPE/AM – FCC – 2018) Conforme previsto no ordenamento jurídico federal, as Defensorias Públicas dos Estados devem possuir

 

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 16.2021

(EMAGIS) Acerca da Teoria Geral da Constituição e das normas constitucionais, analise os itens seguintes e assinale a opção que contempla a totalidade de itens corretos.

I. As normas constitucionais interpostas são formalmente constitucionais e servem de parâmetro para controle concentrado de constitucionalidade.

II. As normas constitucionais interpostas são classificadas como normas constitucionais ônticas.

III. A mutação constitucional, na essência, decorre de um hiato entre o texto normativo e a realidade.

IV. A alegoria do “Juiz Hercules” centra-se na adequada solução jurídica para os casos complexos, afastando-se o intérprete de soluções metajurídicas que possam deturpar a correta interpretação.

 

(TJ/BA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) A concepção que compreende o texto da Constituição como não acabado nem findo, mas como um conjunto de materiais de construção a partir dos quais a política constitucional viabiliza a realização de princípios e valores da vida comunitária de uma sociedade plural, caracteriza o conceito de Constituição

 

(EMAGIS) Analise o seguinte fragmento, colhido do site do STF, com informação do voto do ministro Eros Grau quando do julgamento acerca da recepção da Lei de Anistia pela Constituição Federal de 1988:

Em longo e minucioso voto, em que fez uma reconstituição histórica e política das circunstâncias que levaram à edição da Lei da Anistia (Lei nº 6683/79), o ministro Eros Grau julgou improcedente a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 153) ajuizada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para contestar o alcance da anistia. Para ele, não cabe ao Poder Judiciário rever o acordo político que, na transição do regime militar para a democracia resultou na anistia de todos aqueles que cometeram crimes políticos no Brasil entre 2 de setembro de 1961 e 15 de agosto de 1979.

Para o ministro, se isso tiver de ocorrer, tal tarefa caberá ao Poder Legislativo, porque a anistia integrou-se à nova ordem constitucional inaugurada no país pela Emenda Constitucional nº 26, de 27 de novembro de 1985, que convocou a Assembleia Nacional Constituinte.

“O acompanhamento das mudanças do tempo e da sociedade, se implicar necessária revisão da lei de anistia, deverá ser feito pela lei, vale dizer, pelo Poder Legislativo, não por nós. Como ocorreu e deve ocorrer nos Estados de direito. Ao Supremo Tribunal Federal, repito-o, não incumbe legislar”, salientou.

Tendo o fragmento acima como ponto de partida, é certo afirmar que, do ponto de vista da moderna interpretação constitucional, foram utilizados, preponderantemente:

 

(PGR – Procurador da República – 2017) Dentre os enunciados abaixo, estão corretos:

I. O princípio da laicidade, além de impor ao Estado uma postura de distanciamento quanto à religião, impede que ele endosse concepções morais religiosas.

II. As religiões não guiarão o tratamento estatal dispensado a outros direitos fundamentais, tais como o direito à autodeterminação, o direito à saúde física e mental, o direito à privacidade, o direito à liberdade de expressão, o direito à liberdade de orientação sexual e o direito à liberdade no campo da reprodução.

III. O ateísmo, na sua negativa da existência de Deus, é também uma posição religiosa que não pode ser privilegiada pelo Estado.

IV. O princípio da laicidade impede, no espaço público, manifestações ostensivas das convicções religiosas de cada qual.

 

(EMAGIS) A respeito da competência nas ações cíveis afetas aos Juizados Especiais Federais Cíveis, marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre as nulidades e também sobre o interrogatório no processo penal, marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito do conceito de ‘droga’ para os fins da Lei 11.343/2006, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Considere a conduta daquele que importa pequena quantidade de sementes de maconha com a intenção de semeá-las para obter a planta.

A propósito da conformação penal da conduta, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Julgue os itens a seguir expostos.

I. Segundo o STJ, não se aplica o princípio da insignificância a casos de transmissão clandestina de sinal de internet via radiofrequência, que caracteriza o fato típico previsto no art. 183 da Lei 9.472/1997.

II. Antes de passar em julgado a sentença final, a prescrição não corre na pendência de embargos de declaração ou de recursos aos Tribunais Superiores, quando inadmissíveis, e enquanto não cumprido ou não rescindido o acordo de não persecução penal.

III. O crime de estelionato praticado contra a Caixa Econômica Federal sujeita-se a ação penal pública incondicionada.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) A respeito do interrogatório nos processos criminais regidos por leis penais especiais ou procedimento específico, marque a alternativa INCORRETA.


 

(TJ/AC – Juiz de Direito – VUNESP – 2019) Quanto às provas, assinale a alternativa correta, segundo o quanto previsto no Código de Processo Penal.


 

(EMAGIS) A respeito da individualização da pena, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a opção CORRETA de acordo com o Código de Defesa do Consumidor e o entendimento consolidado pelo STJ:


 

(EMAGIS) A respeito das formas pelas quais os regulamentos das agências reguladoras limitam a liberdade contratual dos particulares, avalie as assertivas que seguem.

I. O contrato ou regulamento contratual não se confunde com o instrumento contratual, sendo que este não é a única fonte do contrato.

II. A integração cogente opera quando o regulamento obrigatoriamente faz parte do negócio jurídico por força de lei, isto é, contém normas que se sobrepõem à vontade dos interessados e integram a contratação por imperativo legal.

III. A integração supletiva opera quando o regulamento faz as vezes de norma contratual apenas diante de lacunas no instrumento contratual.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a responsabilidade civil na disciplina do Código Civil e também seu paralelo com a responsabilidade penal, avalie as assertivas que seguem.

I. A responsabilidade civil, diferentemente da responsabilidade penal, pode ser atenuada em caso de concorrência de culpas, com redução da indenização.

II. Assim como ocorre na responsabilidade penal, o grau da culpa, presente esta, não interfere na responsabilidade civil, não podendo a indenização ser atenuada por este fundamento.

III. A partir do trânsito em julgado da sentença penal condenatória pela prática de homicídio culposo, não se pode mais questionar, na esfera cível, a respeito da existência do fato ou sobre sua autoria. Inexiste óbice, porém, a que ali seja aferido o grau de culpabilidade do autor do delito ou mesmo a eventual coexistência de culpa concorrente da vítima, medida necessária, inclusive, para o correto arbitramento da indenização.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) José é proprietário de imóvel rural – terra nua – em condomínio com seus cinco irmãos, não tendo ainda sido localizada a porção territorial de cada irmão. Por dificuldades financeiras, José precisa vender sua parte, encontrando João, seu conhecido, disposto a pagar preço com o qual José concorda em vender sua propriedade.

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os honorários advocatícios, analise as assertivas a seguir.

I. O Novo CPC não mais prevê o arbitramento de honorários advocatícios com base na apreciação equitativa do juiz.

II. A ausência de resposta ao recurso pela parte contrária afasta a aplicação de honorários advocatícios recursais.

III. Não cabe majoração de honorários advocatícios em agravo de instrumento, salvo se interposto contra decisão interlocutória que tenha fixado honorários na origem.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a liquidação de sentença sob a ótica do CPC, julgue os itens abaixo.

I. Quando a sentença condenar ao pagamento de quantia ilíquida, proceder-se-á à sua liquidação, a requerimento do credor ou do devedor, pelo procedimento comum, quando houver necessidade de alegar e provar fato novo.

II. Na liquidação por arbitramento, o juiz intimará as partes para a apresentação de pareceres ou documentos elucidativos, no prazo de 15 (quinze) dias, e, caso não possa decidir de plano, nomeará perito, observando-se, no que couber, o procedimento da prova pericial.

III. A liquidação poderá ser realizada na pendência de recurso, processando-se em autos apartados no juízo de origem, cumprindo ao liquidante instruir o pedido com cópias das peças processuais pertinentes.

Estão corretos somente os itens:

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUDEP – 2019) Analise as seguintes afirmativas referentes à ação popular.

I. Para o cabimento de ação popular, é exigível do interessado a menção e a prova, na petição inicial, de prejuízo material ocasionado aos cofres públicos.

II. A prova da cidadania, para ajuizamento da ação popular, será feita com documento que demonstre ter o autor domicílio eleitoral no local do dano apontado na petição inicial.

III. Independentemente da comprovação de má-fé do autor da ação popular, é vedada sua condenação ao pagamento de custas processuais e de honorários de sucumbência.

IV. A competência para julgar ação popular contra ato praticado pelo presidente da República e pelos ministros de Estado é, em regra, do STF.

Nesse contexto, pode-se afirmar:

 

(EMAGIS) Tenha presente que, em sociedade limitada, Mário ceda regularmente a integralidade de suas cotas sociais a João, averbando-se também regularmente a cessão no registro competente. Considere ainda controvérsia sobre a responsabilidade de Mário por obrigações sociais.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Mário responde por obrigações surgidas até dois anos após a averbação da cessão.

II. Mário não pode ser cobrado por obrigações anteriores à averbação da cessão após o momento em que efetuada esta.

III. Mário responde por obrigações anteriores à cessão, sendo de três anos após a averbação o prazo para que seja demandado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O artigo 49, caput, da Lei 11.101/2005, assim dispõe: ''Art. 49. Estão sujeitos à recuperação judicial todos os créditos existentes na data do pedido, ainda que não vencidos.”

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da legitimidade ativa para a ação de repetição do indébito tributário, avalie as assertivas que seguem.

I. Nos casos de tributos indiretos, o contribuinte de fato não tem em regra legitimidade ativa para a ação, apenas o contribuinte de direito.

II. Excepcionalmente, nos casos de indevida incidência de ICMS sobre fornecimento de água encanada, tem o contribuinte de fato (consumidor) legitimidade para pleitear a repetição do indébito tributário.

III. Excepcionalmente, nos casos de indevida incidência de ICMS sobre demanda contrata e não utilizada de fornecimento de energia elétrica, tem o contribuinte de fato (consumidor) legitimidade para pleitear a repetição do indébito tributário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da tributação das “instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos” (CF, artigo 150, VI, c), avalie as assertivas que seguem.

I. Gozam de imunidade tributária constitucional à incidência de contribuições sociais para a seguridade social.

II. Pagam contribuição ao PIS sobre a folha de salários, não sobre a receita ou faturamento.

III. Apenas receitas das atividades próprias das instituições em questão são isentas de COFINS, receitas nas quais se compreendem as mensalidades pagas pelos alunos das precitadas instituições de educação.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Sobre a disciplina das operações de crédito público, assinale a alternativa correta:


 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) Servidor público estadual usou, em proveito próprio, veículo da administração pública estadual, para fins particulares.

Nesse caso, a conduta do servidor

 

(EMAGIS) Sobre os servidores públicos, julgue os itens a seguir expostos.

I. A contratação por tempo determinado para atendimento de necessidade temporária de excepcional interesse público realizada em desconformidade com os preceitos do art. 37, IX, da Constituição Federal não gera quaisquer efeitos jurídicos válidos em relação aos servidores contratados, com exceção do direito à percepção dos salários referentes ao período trabalhado, de férias proporcionais e, nos termos do art. 19-A da Lei 8.036/1990, ao levantamento dos depósitos efetuados no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS.

II. Durante a fase de investigação social, o candidato João Concurseiro foi excluído do concurso público para agente da polícia federal sob o fundamento de que teria sido condenado, por sentença confirmada em sede de recurso junto ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, pela prática do crime de corrupção passiva. Nesse caso, mesmo que não tenha havido o trânsito em julgado dessa condenação, é correto afirmar que a exclusão de João se revelou legítima.

III. Com base em expressa regra editalícia, Manoela da Villa foi excluída do concurso público para soldada da Polícia Militar em razão de apresentar, em seu braço, tatuagem de uma foice e de um martelo, conhecido símbolo do comunismo. Nessa hipótese, à luz da jurisprudência firmada pelo STF, é correto afirmar que a exclusão de Manoela não se revelou legítima.

Estão corretos somente os itens:

 

(PGR – Procurador da República – 2017) A discricionariedade administrativa era tida como um âmbito infenso a controle judicial quanto ao mérito do ato. A conveniência e a oportunidade não admitiam uma avaliação jurisdicional e encontravam óbice na teoria das questões políticas. Todavia, atualmente, em relação, por exemplo, ao fornecimento de medicamentos, à matrícula de crianças em creche e à realização de obras em penitenciária:

 

(TJ/PA – CESPE – 2019) Segundo o entendimento majoritário do STJ, no caso de ação indenizatória ajuizada contra a fazenda pública em razão da responsabilidade civil do Estado, o prazo prescricional é

 

(EMAGIS) A respeito dos artigos 59 e 60 do Código Florestal (Lei 12.651/2012), que regula os Programas de Regularização Ambiental (PRAs), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a denominada ‘competência internacional’ no processo civil e também sua aplicação a ilícitos civis transacionais cometidos através da internet, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas DP Estadual - Rodada 15.2021

(TJ/SC – CEBRASPE – 2019) A constituição de determinado estado da Federação dispõe que aos defensores públicos serão garantidas as mesmas prerrogativas, os mesmos impedimentos e os mesmos vencimentos dos membros do Ministério Público.

Nessa situação hipotética, à luz do disposto na Constituição Federal de 1988 (CF) e do entendimento jurisprudencial do STF, a referida norma estadual é

 

(DPE/RR – CEBRASPE – 2012) De acordo com a Convenção Americana dos Direitos Humanos,

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Anita Xperta foi acusada da prática do crime de furto. Antes do recebimento da denúncia, havia feito acordo com a vítima e efetuado o pagamento do principal, conquanto o pagamento dos juros e correção monetária somente tenha ocorrido após o recebimento da denúncia. Nesse caso, à luz do entendimento firmado pelo STF, pode ser reconhecida a incidência do arrependimento posterior.

II. Ante o seu caráter fragmentário, o Direito Penal somente atuará quando os demais ramos do Direito (ou mesmo outras formas de controle social) não se mostrarem suficientes para a adequada proteção do bem jurídico.

III. Em função do chamado 'privilege against self-incrimination' (privilégio contra a autoincriminação), não há crime quando o condutor do veículo se afasta do local do acidente automobilístico para fugir à responsabilidade penal que lhe possa ser atribuída.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere que Radamés, agente da polícia civil, esteja sendo acusado de, no exercício da função, permitir e facilitar o cometimento, por agentes privados, dos crimes de organização criminosa e receptação, o que fazem em estabelecimento tido como ‘ferro velho’.

A propósito das medidas penais e processuais penais passíveis de imposição a Radamés, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Para reprimir crimes praticados no exercício de atividade econômica ou financeira, o Código de Processo Penal previu a medida cautelar pessoal de ‘suspensão do exercício de atividades de natureza econômica ou financeira’ (CPP, artigo 319, VI).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/MA – Defensor Público – FCC – 2018) Sobre o regime inicial de cumprimento de pena é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) A respeito do denominado habeas corpus coletivo, avalie as assertivas que seguem.

I. É expressamente previsto no Código de Processo Penal.

II. Sua admissão tem como vantagem possibilitar o efetivo acesso à justiça para os grupos mais vulneráveis, especialmente as pessoas presas.

III. Foi recentemente admitido tanto pelo STJ quanto pelo STF.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/RO – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2019) Tício foi denunciado pelo Ministério Público pela prática de crime tributário (apenado com reclusão de 2 a 5 anos), em vista de sonegação de imposto, no montante de 1 milhão de reais. Citado, apresentou resposta à acusação, tendo arrolado 8 testemunhas de defesa, duas delas residentes fora da jurisdição, tendo sido expedidas cartas precatórias, com prazo de cumprimento de 90 dias. Ouvidas as testemunhas de acusação e defesa, com exceção das duas residentes fora da jurisdição, tendo esgotado o prazo de cumprimento da precatória, Tício foi interrogado, abrindo-se vista às partes para apresentação de alegações finais. O órgão de acusação manifestou-se pela absolvição de Tício, por não restar comprovada a autoria. Já a defesa, alegou cerceamento de defesa, por não se aguardar o retorno das cartas precatórias. Conclusos os autos ao Juiz, foi proferida sentença condenatória. Na sentença, a despeito da não imputação pelo órgão da acusação, o Juiz reconheceu a causa de aumento prevista na legislação de crimes tributários, consistente na ocorrência de grave dano à coletividade, pelo valor sonegado, incidindo aumento da pena de 1/3. Diante da situação hipotética, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito das medidas de contenção das segregações penais e processuais penais para coibir a propagação da COVID-19, tendo presente a visão do STJ e também a normatização do CNJ, avalie as assertivas que seguem.

I. O CNJ recomendou que novas ordens de prisão preventiva obedeçam ao critério da máxima excepcionalidade.

II. O STJ determinou a soltura de todos os presos a quem foi deferida liberdade provisória condicionada ao pagamento de fiança e que ainda se encontram submetidos à privação cautelar em razão do não pagamento do valor.

III. O CNJ recomendou aos tribunais e magistrados que analisem a possibilidade de destinarem penas pecuniárias decretadas durante o período de estado de emergência de saúde pública para aquisição de medicamentos e equipamentos de limpeza, proteção e saúde necessários à implementação das ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19 nos espaços de privação de liberdade, quando aquelas não se destinarem à vítima ou a seus dependentes.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a boa-fé objetiva e também sobre os contratos no Direito Civil, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o princípio da vedação ao enriquecimento sem causa no Código Civil, avalie as assertivas que seguem.

I. Como princípio, é fundamento para a eficácia restitutória na anulação de um negócio jurídico ou na resolução de um contrato.

II. A restituição é devida, não só quando não tenha havido causa que justifique o enriquecimento, mas também se esta deixou de existir.

III. O enriquecimento sem causa constitui fonte obrigacional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da prisão civil do devedor de alimentos, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a Lei 14.010/2020, até 30 de outubro de 2020, a prisão civil por dívida alimentícia deverá ser cumprida exclusivamente sob a modalidade domiciliar, sem prejuízo da exigibilidade das respectivas obrigações.

II. Para o STJ, no período anterior à vigência da Lei 14.010/2020, ainda que durante a pandemia, a prisão civil do devedor de alimentos devia ser cumprida no regime fechado, migrando para a prisão domiciliar a partir da vigência da mencionada lei.

III. Assim como já fizera em matéria de prisões processuais penais, o STJ admitiu habeas corpus coletivo para impugnação de prisões civis de devedores de alimentos, ainda que não expressamente previsto o remédio em sua modalidade coletiva em nosso sistema.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto aos conciliadores e mediadores judiciais, analise, à luz do CPC/2015, as assertivas abaixo.

I. A conciliação e a mediação são informadas pelos princípios da independência, da imparcialidade, da autonomia da vontade, da confidencialidade, da oralidade, da informalidade e da decisão informada.

II. O mediador, que atuará preferencialmente nos casos em que não houver vínculo anterior entre as partes, auxiliará aos interessados a compreender as questões e os interesses em conflito, de modo que eles possam, pelo restabelecimento da comunicação, identificar, por si próprios, soluções consensuais que gerem benefícios mútuos.

III. O conciliador e o mediador ficam impedidos, pelo prazo de 1 (um) ano, contado do término da última audiência em que atuaram, de assessorar, representar ou patrocinar qualquer das partes.

Há erro:

 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) No tocante à citação, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Considere que Expedito, devedor de crédito tributário inscrito em dívida ativa, apresente recurso administrativo contra tal inscrição. Antes da apreciação administrativa de tal recurso, todavia, ajuíza ação anulatória com mesmo pedido e fundamentos vertidos em indigitado recurso administrativo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Levando em conta a defesa coletiva dos direitos em juízo, assinale a opção INCORRETA:

 

(EMAGIS) Sobre os militares, as Forças Armadas e os órgãos de segurança pública, assinale a alternativa correta:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Ao tratar dos princípios fundamentais, a CF estabelece, em seu art. 1.º,

 

(EMAGIS) A respeito da Lei de Imprensa (Lei 5.250/1967) e apreciação de sua constitucionalidade pelo Supremo Tribunal Federal, além de aspectos correlatos, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPF – Procurador da República – 2017) Assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Com base na mais recente jurisprudência dos Tribunais Superiores, julgue os itens a seguir expostos.

I. A qualificação de uma fundação instituída pelo Estado como sujeita ao regime público ou privado depende (i) do estatuto de sua criação ou autorização e (ii) das atividades por ela prestadas. As atividades de conteúdo econômico e as passíveis de delegação, quando definidas como objetos de dada fundação, ainda que essa seja instituída ou mantida pelo poder público, podem se submeter ao regime jurídico de direito privado.

II. A estabilidade especial do art. 19 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) não se estende aos empregados das fundações públicas de direito privado, aplicando-se tão somente aos servidores das pessoas jurídicas de direito público.

III. Certo prefeito tem se omitido em encaminhar à Câmara de Vereadores projeto de lei de revisão anual dos vencimentos dos servidores públicos. Nessa hipótese, admite-se que o Poder Judiciário, a fim de efetivar o quanto previsto no inciso X do art. 37 da CF/1988, determine ao Chefe do Poder Executivo a apresentação de projeto de lei que vise a promover a revisão geral anual da remuneração dos servidores públicos.

IV. O STF fixou o prazo de 5 (cinco) anos para que o TCU proceda ao registro dos atos de concessão inicial de aposentadoria, reforma ou pensão, após o qual se considerarão definitivamente registrados. Quanto ao termo inicial do prazo, deve ser contado a partir da chegada do processo ao Tribunal de Contas.

Estão corretos somente os itens:

 

(TRF4 – Juiz – 2016) Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

I. O candidato aprovado fora das vagas previstas no edital tem direito subjetivo à nomeação se, após serem preenchidas todas as vagas, surgirem novas vagas durante o prazo de validade do certame.

II. É taxativo o rol de doenças graves na Lei do Regime Jurídico Único para efeito de aposentadoria por invalidez permanente com proventos integrais.

III. O registro imobiliário não é oponível em face da União para afastar o regime dos terrenos de marinha.

 

(EMAGIS) Com base na mais recente jurisprudência dos Tribunais Superiores, julgue os itens a seguir expostos e aponte a alternativa adequada.

I. Compete à Justiça Federal processar e julgar ações em que a Ordem dos Advogados do Brasil, quer mediante o Conselho Federal, quer seccional, figure na relação processual.

II. Em matéria de intervenção do Estado no domínio econômico, as empresas estatais representam uma forma de intervenção indireta por participação.

III. A alienação do controle acionário de empresas públicas e sociedades de economia mista exige autorização legislativa e licitação, ao passo que a exigência de autorização legislativa não se aplica à alienação do controle de suas subsidiárias e controladas, caso em que a operação pode ser realizada sem a necessidade de licitação, desde que siga procedimentos que observem os princípios da administração pública inscritos no art. 37 da CF, respeitada, sempre, a exigência de necessária competitividade.

IV. A atividade de exploração de loterias consubstancia prestação de serviço público e pode ser desenvolvida pelos Estados, embora seja da União a competência privativa para legislar sobre sistemas de consórcios e sorteios.

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Servidor público estadual que, no exercício da função pública, concorrer para que terceiro enriqueça ilicitamente estará sujeito a responder por ato de improbidade administrativa que

 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Sobre a temática da infração administrativa ambiental e as sanções cominadas na Lei n. 9.605/98, assinale a opção correta:

 

(EMAGIS) A respeito da compensação tributária, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da suspensão do crédito tributário, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a purgação da mora nos mútuos imobiliários com pacto adjeto de alienação fiduciária em garantia, tendo presente a disciplina da Lei 9.514/1997, avalie as assertivas que seguem.

I. Formalizada a constituição em mora do devedor, tem ele 15 dias para purgar a mora antes da consolidação da propriedade em favor do credor fiduciário.

II. No período anterior à vigência da Lei 13.465/2017, o STJ admitia a aplicação subsidiária da disciplina do mútuo imobiliário hipotecário (Decreto-lei 70/1966) aos contratos em questão para conferir ao devedor a faculdade de purgação da mora após a consolidação da propriedade e até a assinatura do auto de arrematação.

III. Com a vigência da Lei 13.465/2017, tornou-se impossível juridicamente ao devedor fiduciante a retomada do bem após a consolidação da propriedade em favor do credor fiduciário com esgotamento do prazo de que dispunha para purgar a mora.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sabe-se que a Lei 14.010/2020 dispôs sobre o Regime Jurídico Emergencial e Transitório das relações jurídicas de Direito Privado (RJET) no período da pandemia do coronavírus (Covid-19).

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Estabeleceu o impedimento ou a suspensão dos prazos prescricionais a partir da entrada em vigor da lei até 30 de outubro de 2020, norma inaplicável aos prazos decadenciais pela impossibilidade jurídica de suspensão ou impedimento dos prazos destes.

II. Embora estabelecida a regra, quanto às pessoas jurídicas de direito privado, de realização virtual das reuniões e assembléias, manteve-se o meio presencial para a assembléia geral das associações que visem a destituir administradores.
 
III. Consideram-se fatos imprevisíveis, para os fins de revisão judicial dos contratos, o aumento da inflação, a variação cambial, a desvalorização ou a substituição do padrão monetário, desde que ocorridos entre o momento da vigência da lei e 30 de outubro de 2020.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da Justiça da Infância e Juventude, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Assinale a opção CORRETA de acordo com o Código de Defesa do Consumidor:

 

Delegado de Polícia - Rodada 15.2021

Para atender à requisição do Ministério Público, a Corregedoria da Polícia Civil do Rio de Janeiro/RJ instaurou inquérito policial para apurar supostos crimes perpetrados por “Carlão”, delegado de polícia titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis da capital fluminense.

No dia 25 de fevereiro de 2021, Cláudio e Mário compareceram à sede do “Parquet” para noticiar que naquela data, na Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis, “Carlão” havia solicitado a quantia de R$ 2.000,00 (dois mil reais) de cada um para restituir os automóveis deles, os quais haviam sido objeto de furtos, mas foram recuperados pela polícia, sendo certo que estavam no pátio da Delegacia, sob custódia do Estado.

Ouvidos na sede da Corregedoria, as vítimas informaram que já haviam depositado o valor solicitado na conta bancária de “Carlão”. Ademais, informaram que a autoridade policial somente liberou os veículos depois que eles lhe entregaram o comprovante de depósito. Ao responder às perguntas do delegado presidente do inquérito, informaram que não ficaram com nenhuma cópia dos comprovantes de depósito. Cláudio e Mário disseram que somente lembravam que a conta era de titularidade do próprio delegado e que a instituição financeira é o banco ABC, mas não souberam declinar o número da agência e a conta bancária.

Além disso, as vítimas informaram que, depois do acontecido com eles, tomaram conhecimento de que o investigado procedeu da mesma forma com outras quatro pessoas, mas que elas receavam represálias por parte da autoridade policial, por isso não tiveram coragem de denunciar.

Concluídas todas as diligências, os autos foram conclusos ao delegado.

Você é o Delegado de Polícia Civil presidente do inquérito policial. Nessa condição, e com base apenas nas informações acima expostas e naquelas que podem ser inferidas do enunciado, redija a medida de polícia judiciária adequada à continuidade das investigações.

Boa prática!

 

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 15.2021

(EMAGIS) Sobre a boa-fé objetiva e também sobre os contratos no Direito Civil, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o princípio da vedação ao enriquecimento sem causa no Código Civil, avalie as assertivas que seguem.

I. Como princípio, é fundamento para a eficácia restitutória na anulação de um negócio jurídico ou na resolução de um contrato.

II. A restituição é devida, não só quando não tenha havido causa que justifique o enriquecimento, mas também se esta deixou de existir.

III. O enriquecimento sem causa constitui fonte obrigacional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da prisão civil do devedor de alimentos, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a Lei 14.010/2020, até 30 de outubro de 2020, a prisão civil por dívida alimentícia deverá ser cumprida exclusivamente sob a modalidade domiciliar, sem prejuízo da exigibilidade das respectivas obrigações.

II. Para o STJ, no período anterior à vigência da Lei 14.010/2020, ainda que durante a pandemia, a prisão civil do devedor de alimentos devia ser cumprida no regime fechado, migrando para a prisão domiciliar a partir da vigência da mencionada lei.

III. Assim como já fizera em matéria de prisões processuais penais, o STJ admitiu habeas corpus coletivo para impugnação de prisões civis de devedores de alimentos, ainda que não expressamente previsto o remédio em sua modalidade coletiva em nosso sistema.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto aos conciliadores e mediadores judiciais, analise, à luz do CPC/2015, as assertivas abaixo.

I. A conciliação e a mediação são informadas pelos princípios da independência, da imparcialidade, da autonomia da vontade, da confidencialidade, da oralidade, da informalidade e da decisão informada.

II. O mediador, que atuará preferencialmente nos casos em que não houver vínculo anterior entre as partes, auxiliará aos interessados a compreender as questões e os interesses em conflito, de modo que eles possam, pelo restabelecimento da comunicação, identificar, por si próprios, soluções consensuais que gerem benefícios mútuos.

III. O conciliador e o mediador ficam impedidos, pelo prazo de 1 (um) ano, contado do término da última audiência em que atuaram, de assessorar, representar ou patrocinar qualquer das partes.

Há erro:

 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) No tocante à citação, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Considere que Expedito, devedor de crédito tributário inscrito em dívida ativa, apresente recurso administrativo contra tal inscrição. Antes da apreciação administrativa de tal recurso, todavia, ajuíza ação anulatória com mesmo pedido e fundamentos vertidos em indigitado recurso administrativo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a opção CORRETA de acordo com o Código de Defesa do Consumidor:

 

(EMAGIS) A respeito da Justiça da Infância e Juventude, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Anita Xperta foi acusada da prática do crime de furto. Antes do recebimento da denúncia, havia feito acordo com a vítima e efetuado o pagamento do principal, conquanto o pagamento dos juros e correção monetária somente tenha ocorrido após o recebimento da denúncia. Nesse caso, à luz do entendimento firmado pelo STF, pode ser reconhecida a incidência do arrependimento posterior.

II. Ante o seu caráter fragmentário, o Direito Penal somente atuará quando os demais ramos do Direito (ou mesmo outras formas de controle social) não se mostrarem suficientes para a adequada proteção do bem jurídico.

III. Em função do chamado 'privilege against self-incrimination' (privilégio contra a autoincriminação), não há crime quando o condutor do veículo se afasta do local do acidente automobilístico para fugir à responsabilidade penal que lhe possa ser atribuída.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere que Radamés, agente da polícia civil, esteja sendo acusado de, no exercício da função, permitir e facilitar o cometimento, por agentes privados, dos crimes de organização criminosa e receptação, o que fazem em estabelecimento tido como ‘ferro velho’.

A propósito das medidas penais e processuais penais passíveis de imposição a Radamés, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Para reprimir crimes praticados no exercício de atividade econômica ou financeira, o Código de Processo Penal previu a medida cautelar pessoal de ‘suspensão do exercício de atividades de natureza econômica ou financeira’ (CPP, artigo 319, VI).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/MA – Defensor Público – FCC – 2018) Sobre o regime inicial de cumprimento de pena é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) A respeito do denominado habeas corpus coletivo, avalie as assertivas que seguem.

I. É expressamente previsto no Código de Processo Penal.

II. Sua admissão tem como vantagem possibilitar o efetivo acesso à justiça para os grupos mais vulneráveis, especialmente as pessoas presas.

III. Foi recentemente admitido tanto pelo STJ quanto pelo STF.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/RO – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2019) Tício foi denunciado pelo Ministério Público pela prática de crime tributário (apenado com reclusão de 2 a 5 anos), em vista de sonegação de imposto, no montante de 1 milhão de reais. Citado, apresentou resposta à acusação, tendo arrolado 8 testemunhas de defesa, duas delas residentes fora da jurisdição, tendo sido expedidas cartas precatórias, com prazo de cumprimento de 90 dias. Ouvidas as testemunhas de acusação e defesa, com exceção das duas residentes fora da jurisdição, tendo esgotado o prazo de cumprimento da precatória, Tício foi interrogado, abrindo-se vista às partes para apresentação de alegações finais. O órgão de acusação manifestou-se pela absolvição de Tício, por não restar comprovada a autoria. Já a defesa, alegou cerceamento de defesa, por não se aguardar o retorno das cartas precatórias. Conclusos os autos ao Juiz, foi proferida sentença condenatória. Na sentença, a despeito da não imputação pelo órgão da acusação, o Juiz reconheceu a causa de aumento prevista na legislação de crimes tributários, consistente na ocorrência de grave dano à coletividade, pelo valor sonegado, incidindo aumento da pena de 1/3. Diante da situação hipotética, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito das medidas de contenção das segregações penais e processuais penais para coibir a propagação da COVID-19, tendo presente a visão do STJ e também a normatização do CNJ, avalie as assertivas que seguem.

I. O CNJ recomendou que novas ordens de prisão preventiva obedeçam ao critério da máxima excepcionalidade.

II. O STJ determinou a soltura de todos os presos a quem foi deferida liberdade provisória condicionada ao pagamento de fiança e que ainda se encontram submetidos à privação cautelar em razão do não pagamento do valor.

III. O CNJ recomendou aos tribunais e magistrados que analisem a possibilidade de destinarem penas pecuniárias decretadas durante o período de estado de emergência de saúde pública para aquisição de medicamentos e equipamentos de limpeza, proteção e saúde necessários à implementação das ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19 nos espaços de privação de liberdade, quando aquelas não se destinarem à vítima ou a seus dependentes.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os militares, as Forças Armadas e os órgãos de segurança pública, assinale a alternativa correta:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Ao tratar dos princípios fundamentais, a CF estabelece, em seu art. 1.º,

 

(EMAGIS) A respeito da Lei de Imprensa (Lei 5.250/1967) e apreciação de sua constitucionalidade pelo Supremo Tribunal Federal, além de aspectos correlatos, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPF – Procurador da República – 2017) Assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre os recursos eleitorais, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre a purgação da mora nos mútuos imobiliários com pacto adjeto de alienação fiduciária em garantia, tendo presente a disciplina da Lei 9.514/1997, avalie as assertivas que seguem.

I. Formalizada a constituição em mora do devedor, tem ele 15 dias para purgar a mora antes da consolidação da propriedade em favor do credor fiduciário.

II. No período anterior à vigência da Lei 13.465/2017, o STJ admitia a aplicação subsidiária da disciplina do mútuo imobiliário hipotecário (Decreto-lei 70/1966) aos contratos em questão para conferir ao devedor a faculdade de purgação da mora após a consolidação da propriedade e até a assinatura do auto de arrematação.

III. Com a vigência da Lei 13.465/2017, tornou-se impossível juridicamente ao devedor fiduciante a retomada do bem após a consolidação da propriedade em favor do credor fiduciário com esgotamento do prazo de que dispunha para purgar a mora.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sabe-se que a Lei 14.010/2020 dispôs sobre o Regime Jurídico Emergencial e Transitório das relações jurídicas de Direito Privado (RJET) no período da pandemia do coronavírus (Covid-19).

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Estabeleceu o impedimento ou a suspensão dos prazos prescricionais a partir da entrada em vigor da lei até 30 de outubro de 2020, norma inaplicável aos prazos decadenciais pela impossibilidade jurídica de suspensão ou impedimento dos prazos destes.

II. Embora estabelecida a regra, quanto às pessoas jurídicas de direito privado, de realização virtual das reuniões e assembléias, manteve-se o meio presencial para a assembléia geral das associações que visem a destituir administradores.
 
III. Consideram-se fatos imprevisíveis, para os fins de revisão judicial dos contratos, o aumento da inflação, a variação cambial, a desvalorização ou a substituição do padrão monetário, desde que ocorridos entre o momento da vigência da lei e 30 de outubro de 2020.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da compensação tributária, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da suspensão do crédito tributário, marque a alternativa CORRETA.

 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Sobre a temática da infração administrativa ambiental e as sanções cominadas na Lei n. 9.605/98, assinale a opção correta:

 

(EMAGIS) Com base na mais recente jurisprudência dos Tribunais Superiores, julgue os itens a seguir expostos.

I. A qualificação de uma fundação instituída pelo Estado como sujeita ao regime público ou privado depende (i) do estatuto de sua criação ou autorização e (ii) das atividades por ela prestadas. As atividades de conteúdo econômico e as passíveis de delegação, quando definidas como objetos de dada fundação, ainda que essa seja instituída ou mantida pelo poder público, podem se submeter ao regime jurídico de direito privado.

II. A estabilidade especial do art. 19 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) não se estende aos empregados das fundações públicas de direito privado, aplicando-se tão somente aos servidores das pessoas jurídicas de direito público.

III. Certo prefeito tem se omitido em encaminhar à Câmara de Vereadores projeto de lei de revisão anual dos vencimentos dos servidores públicos. Nessa hipótese, admite-se que o Poder Judiciário, a fim de efetivar o quanto previsto no inciso X do art. 37 da CF/1988, determine ao Chefe do Poder Executivo a apresentação de projeto de lei que vise a promover a revisão geral anual da remuneração dos servidores públicos.

IV. O STF fixou o prazo de 5 (cinco) anos para que o TCU proceda ao registro dos atos de concessão inicial de aposentadoria, reforma ou pensão, após o qual se considerarão definitivamente registrados. Quanto ao termo inicial do prazo, deve ser contado a partir da chegada do processo ao Tribunal de Contas.

Estão corretos somente os itens:

 

(TRF4 – Juiz – 2016) Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

I. O candidato aprovado fora das vagas previstas no edital tem direito subjetivo à nomeação se, após serem preenchidas todas as vagas, surgirem novas vagas durante o prazo de validade do certame.

II. É taxativo o rol de doenças graves na Lei do Regime Jurídico Único para efeito de aposentadoria por invalidez permanente com proventos integrais.

III. O registro imobiliário não é oponível em face da União para afastar o regime dos terrenos de marinha.

 

(EMAGIS) Com base na mais recente jurisprudência dos Tribunais Superiores, julgue os itens a seguir expostos e aponte a alternativa adequada.

I. Compete à Justiça Federal processar e julgar ações em que a Ordem dos Advogados do Brasil, quer mediante o Conselho Federal, quer seccional, figure na relação processual.

II. Em matéria de intervenção do Estado no domínio econômico, as empresas estatais representam uma forma de intervenção indireta por participação.

III. A alienação do controle acionário de empresas públicas e sociedades de economia mista exige autorização legislativa e licitação, ao passo que a exigência de autorização legislativa não se aplica à alienação do controle de suas subsidiárias e controladas, caso em que a operação pode ser realizada sem a necessidade de licitação, desde que siga procedimentos que observem os princípios da administração pública inscritos no art. 37 da CF, respeitada, sempre, a exigência de necessária competitividade.

IV. A atividade de exploração de loterias consubstancia prestação de serviço público e pode ser desenvolvida pelos Estados, embora seja da União a competência privativa para legislar sobre sistemas de consórcios e sorteios.

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Servidor público estadual que, no exercício da função pública, concorrer para que terceiro enriqueça ilicitamente estará sujeito a responder por ato de improbidade administrativa que

 

(EMAGIS) A respeito do Colégio de Procuradores de Justiça, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Levando em conta a defesa coletiva dos direitos em juízo, assinale a opção INCORRETA:

 

(DPE/RR – CEBRASPE – 2012) De acordo com a Convenção Americana dos Direitos Humanos,

 

Objetivas MP Estadual - Rodada 15.2021

(EMAGIS) A respeito do Colégio de Procuradores de Justiça, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Anita Xperta foi acusada da prática do crime de furto. Antes do recebimento da denúncia, havia feito acordo com a vítima e efetuado o pagamento do principal, conquanto o pagamento dos juros e correção monetária somente tenha ocorrido após o recebimento da denúncia. Nesse caso, à luz do entendimento firmado pelo STF, pode ser reconhecida a incidência do arrependimento posterior.

II. Ante o seu caráter fragmentário, o Direito Penal somente atuará quando os demais ramos do Direito (ou mesmo outras formas de controle social) não se mostrarem suficientes para a adequada proteção do bem jurídico.

III. Em função do chamado 'privilege against self-incrimination' (privilégio contra a autoincriminação), não há crime quando o condutor do veículo se afasta do local do acidente automobilístico para fugir à responsabilidade penal que lhe possa ser atribuída.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere que Radamés, agente da polícia civil, esteja sendo acusado de, no exercício da função, permitir e facilitar o cometimento, por agentes privados, dos crimes de organização criminosa e receptação, o que fazem em estabelecimento tido como ‘ferro velho’.

A propósito das medidas penais e processuais penais passíveis de imposição a Radamés, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Para reprimir crimes praticados no exercício de atividade econômica ou financeira, o Código de Processo Penal previu a medida cautelar pessoal de ‘suspensão do exercício de atividades de natureza econômica ou financeira’ (CPP, artigo 319, VI).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/MA – Defensor Público – FCC – 2018) Sobre o regime inicial de cumprimento de pena é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) A respeito do denominado habeas corpus coletivo, avalie as assertivas que seguem.

I. É expressamente previsto no Código de Processo Penal.

II. Sua admissão tem como vantagem possibilitar o efetivo acesso à justiça para os grupos mais vulneráveis, especialmente as pessoas presas.

III. Foi recentemente admitido tanto pelo STJ quanto pelo STF.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/RO – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2019) Tício foi denunciado pelo Ministério Público pela prática de crime tributário (apenado com reclusão de 2 a 5 anos), em vista de sonegação de imposto, no montante de 1 milhão de reais. Citado, apresentou resposta à acusação, tendo arrolado 8 testemunhas de defesa, duas delas residentes fora da jurisdição, tendo sido expedidas cartas precatórias, com prazo de cumprimento de 90 dias. Ouvidas as testemunhas de acusação e defesa, com exceção das duas residentes fora da jurisdição, tendo esgotado o prazo de cumprimento da precatória, Tício foi interrogado, abrindo-se vista às partes para apresentação de alegações finais. O órgão de acusação manifestou-se pela absolvição de Tício, por não restar comprovada a autoria. Já a defesa, alegou cerceamento de defesa, por não se aguardar o retorno das cartas precatórias. Conclusos os autos ao Juiz, foi proferida sentença condenatória. Na sentença, a despeito da não imputação pelo órgão da acusação, o Juiz reconheceu a causa de aumento prevista na legislação de crimes tributários, consistente na ocorrência de grave dano à coletividade, pelo valor sonegado, incidindo aumento da pena de 1/3. Diante da situação hipotética, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito das medidas de contenção das segregações penais e processuais penais para coibir a propagação da COVID-19, tendo presente a visão do STJ e também a normatização do CNJ, avalie as assertivas que seguem.

I. O CNJ recomendou que novas ordens de prisão preventiva obedeçam ao critério da máxima excepcionalidade.

II. O STJ determinou a soltura de todos os presos a quem foi deferida liberdade provisória condicionada ao pagamento de fiança e que ainda se encontram submetidos à privação cautelar em razão do não pagamento do valor.

III. O CNJ recomendou aos tribunais e magistrados que analisem a possibilidade de destinarem penas pecuniárias decretadas durante o período de estado de emergência de saúde pública para aquisição de medicamentos e equipamentos de limpeza, proteção e saúde necessários à implementação das ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19 nos espaços de privação de liberdade, quando aquelas não se destinarem à vítima ou a seus dependentes.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a boa-fé objetiva e também sobre os contratos no Direito Civil, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o princípio da vedação ao enriquecimento sem causa no Código Civil, avalie as assertivas que seguem.

I. Como princípio, é fundamento para a eficácia restitutória na anulação de um negócio jurídico ou na resolução de um contrato.

II. A restituição é devida, não só quando não tenha havido causa que justifique o enriquecimento, mas também se esta deixou de existir.

III. O enriquecimento sem causa constitui fonte obrigacional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da prisão civil do devedor de alimentos, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a Lei 14.010/2020, até 30 de outubro de 2020, a prisão civil por dívida alimentícia deverá ser cumprida exclusivamente sob a modalidade domiciliar, sem prejuízo da exigibilidade das respectivas obrigações.

II. Para o STJ, no período anterior à vigência da Lei 14.010/2020, ainda que durante a pandemia, a prisão civil do devedor de alimentos devia ser cumprida no regime fechado, migrando para a prisão domiciliar a partir da vigência da mencionada lei.

III. Assim como já fizera em matéria de prisões processuais penais, o STJ admitiu habeas corpus coletivo para impugnação de prisões civis de devedores de alimentos, ainda que não expressamente previsto o remédio em sua modalidade coletiva em nosso sistema.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto aos conciliadores e mediadores judiciais, analise, à luz do CPC/2015, as assertivas abaixo.

I. A conciliação e a mediação são informadas pelos princípios da independência, da imparcialidade, da autonomia da vontade, da confidencialidade, da oralidade, da informalidade e da decisão informada.

II. O mediador, que atuará preferencialmente nos casos em que não houver vínculo anterior entre as partes, auxiliará aos interessados a compreender as questões e os interesses em conflito, de modo que eles possam, pelo restabelecimento da comunicação, identificar, por si próprios, soluções consensuais que gerem benefícios mútuos.

III. O conciliador e o mediador ficam impedidos, pelo prazo de 1 (um) ano, contado do término da última audiência em que atuaram, de assessorar, representar ou patrocinar qualquer das partes.

Há erro:

 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) No tocante à citação, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Considere que Expedito, devedor de crédito tributário inscrito em dívida ativa, apresente recurso administrativo contra tal inscrição. Antes da apreciação administrativa de tal recurso, todavia, ajuíza ação anulatória com mesmo pedido e fundamentos vertidos em indigitado recurso administrativo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Levando em conta a defesa coletiva dos direitos em juízo, assinale a opção INCORRETA:

 

(EMAGIS) Sobre os militares, as Forças Armadas e os órgãos de segurança pública, assinale a alternativa correta:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Ao tratar dos princípios fundamentais, a CF estabelece, em seu art. 1.º,

 

(EMAGIS) A respeito da Lei de Imprensa (Lei 5.250/1967) e apreciação de sua constitucionalidade pelo Supremo Tribunal Federal, além de aspectos correlatos, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPF – Procurador da República – 2017) Assinale a alternativa correta:

 

(DPE/RR – CEBRASPE – 2012) De acordo com a Convenção Americana dos Direitos Humanos,

 

(EMAGIS) Com base na mais recente jurisprudência dos Tribunais Superiores, julgue os itens a seguir expostos.

I. A qualificação de uma fundação instituída pelo Estado como sujeita ao regime público ou privado depende (i) do estatuto de sua criação ou autorização e (ii) das atividades por ela prestadas. As atividades de conteúdo econômico e as passíveis de delegação, quando definidas como objetos de dada fundação, ainda que essa seja instituída ou mantida pelo poder público, podem se submeter ao regime jurídico de direito privado.

II. A estabilidade especial do art. 19 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) não se estende aos empregados das fundações públicas de direito privado, aplicando-se tão somente aos servidores das pessoas jurídicas de direito público.

III. Certo prefeito tem se omitido em encaminhar à Câmara de Vereadores projeto de lei de revisão anual dos vencimentos dos servidores públicos. Nessa hipótese, admite-se que o Poder Judiciário, a fim de efetivar o quanto previsto no inciso X do art. 37 da CF/1988, determine ao Chefe do Poder Executivo a apresentação de projeto de lei que vise a promover a revisão geral anual da remuneração dos servidores públicos.

IV. O STF fixou o prazo de 5 (cinco) anos para que o TCU proceda ao registro dos atos de concessão inicial de aposentadoria, reforma ou pensão, após o qual se considerarão definitivamente registrados. Quanto ao termo inicial do prazo, deve ser contado a partir da chegada do processo ao Tribunal de Contas.

Estão corretos somente os itens:

 

(TRF4 – Juiz – 2016) Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

I. O candidato aprovado fora das vagas previstas no edital tem direito subjetivo à nomeação se, após serem preenchidas todas as vagas, surgirem novas vagas durante o prazo de validade do certame.

II. É taxativo o rol de doenças graves na Lei do Regime Jurídico Único para efeito de aposentadoria por invalidez permanente com proventos integrais.

III. O registro imobiliário não é oponível em face da União para afastar o regime dos terrenos de marinha.

 

(EMAGIS) Com base na mais recente jurisprudência dos Tribunais Superiores, julgue os itens a seguir expostos e aponte a alternativa adequada.

I. Compete à Justiça Federal processar e julgar ações em que a Ordem dos Advogados do Brasil, quer mediante o Conselho Federal, quer seccional, figure na relação processual.

II. Em matéria de intervenção do Estado no domínio econômico, as empresas estatais representam uma forma de intervenção indireta por participação.

III. A alienação do controle acionário de empresas públicas e sociedades de economia mista exige autorização legislativa e licitação, ao passo que a exigência de autorização legislativa não se aplica à alienação do controle de suas subsidiárias e controladas, caso em que a operação pode ser realizada sem a necessidade de licitação, desde que siga procedimentos que observem os princípios da administração pública inscritos no art. 37 da CF, respeitada, sempre, a exigência de necessária competitividade.

IV. A atividade de exploração de loterias consubstancia prestação de serviço público e pode ser desenvolvida pelos Estados, embora seja da União a competência privativa para legislar sobre sistemas de consórcios e sorteios.

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Servidor público estadual que, no exercício da função pública, concorrer para que terceiro enriqueça ilicitamente estará sujeito a responder por ato de improbidade administrativa que

 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Sobre a temática da infração administrativa ambiental e as sanções cominadas na Lei n. 9.605/98, assinale a opção correta:

 

(EMAGIS) A respeito da compensação tributária, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da suspensão do crédito tributário, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a purgação da mora nos mútuos imobiliários com pacto adjeto de alienação fiduciária em garantia, tendo presente a disciplina da Lei 9.514/1997, avalie as assertivas que seguem.

I. Formalizada a constituição em mora do devedor, tem ele 15 dias para purgar a mora antes da consolidação da propriedade em favor do credor fiduciário.

II. No período anterior à vigência da Lei 13.465/2017, o STJ admitia a aplicação subsidiária da disciplina do mútuo imobiliário hipotecário (Decreto-lei 70/1966) aos contratos em questão para conferir ao devedor a faculdade de purgação da mora após a consolidação da propriedade e até a assinatura do auto de arrematação.

III. Com a vigência da Lei 13.465/2017, tornou-se impossível juridicamente ao devedor fiduciante a retomada do bem após a consolidação da propriedade em favor do credor fiduciário com esgotamento do prazo de que dispunha para purgar a mora.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sabe-se que a Lei 14.010/2020 dispôs sobre o Regime Jurídico Emergencial e Transitório das relações jurídicas de Direito Privado (RJET) no período da pandemia do coronavírus (Covid-19).

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Estabeleceu o impedimento ou a suspensão dos prazos prescricionais a partir da entrada em vigor da lei até 30 de outubro de 2020, norma inaplicável aos prazos decadenciais pela impossibilidade jurídica de suspensão ou impedimento dos prazos destes.

II. Embora estabelecida a regra, quanto às pessoas jurídicas de direito privado, de realização virtual das reuniões e assembléias, manteve-se o meio presencial para a assembléia geral das associações que visem a destituir administradores.
 
III. Consideram-se fatos imprevisíveis, para os fins de revisão judicial dos contratos, o aumento da inflação, a variação cambial, a desvalorização ou a substituição do padrão monetário, desde que ocorridos entre o momento da vigência da lei e 30 de outubro de 2020.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os recursos eleitorais, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) A respeito da Justiça da Infância e Juventude, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Assinale a opção CORRETA de acordo com o Código de Defesa do Consumidor:

 

Objetivas Delegado - Rodada 15.2021

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Anita Xperta foi acusada da prática do crime de furto. Antes do recebimento da denúncia, havia feito acordo com a vítima e efetuado o pagamento do principal, conquanto o pagamento dos juros e correção monetária somente tenha ocorrido após o recebimento da denúncia. Nesse caso, à luz do entendimento firmado pelo STF, pode ser reconhecida a incidência do arrependimento posterior.

II. Ante o seu caráter fragmentário, o Direito Penal somente atuará quando os demais ramos do Direito (ou mesmo outras formas de controle social) não se mostrarem suficientes para a adequada proteção do bem jurídico.

III. Em função do chamado 'privilege against self-incrimination' (privilégio contra a autoincriminação), não há crime quando o condutor do veículo se afasta do local do acidente automobilístico para fugir à responsabilidade penal que lhe possa ser atribuída.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere que Radamés, agente da polícia civil, esteja sendo acusado de, no exercício da função, permitir e facilitar o cometimento, por agentes privados, dos crimes de organização criminosa e receptação, o que fazem em estabelecimento tido como ‘ferro velho’.

A propósito das medidas penais e processuais penais passíveis de imposição a Radamés, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Para reprimir crimes praticados no exercício de atividade econômica ou financeira, o Código de Processo Penal previu a medida cautelar pessoal de ‘suspensão do exercício de atividades de natureza econômica ou financeira’ (CPP, artigo 319, VI).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/MA – Defensor Público – FCC – 2018) Sobre o regime inicial de cumprimento de pena é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) A respeito do denominado habeas corpus coletivo, avalie as assertivas que seguem.

I. É expressamente previsto no Código de Processo Penal.

II. Sua admissão tem como vantagem possibilitar o efetivo acesso à justiça para os grupos mais vulneráveis, especialmente as pessoas presas.

III. Foi recentemente admitido tanto pelo STJ quanto pelo STF.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/RO – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2019) Tício foi denunciado pelo Ministério Público pela prática de crime tributário (apenado com reclusão de 2 a 5 anos), em vista de sonegação de imposto, no montante de 1 milhão de reais. Citado, apresentou resposta à acusação, tendo arrolado 8 testemunhas de defesa, duas delas residentes fora da jurisdição, tendo sido expedidas cartas precatórias, com prazo de cumprimento de 90 dias. Ouvidas as testemunhas de acusação e defesa, com exceção das duas residentes fora da jurisdição, tendo esgotado o prazo de cumprimento da precatória, Tício foi interrogado, abrindo-se vista às partes para apresentação de alegações finais. O órgão de acusação manifestou-se pela absolvição de Tício, por não restar comprovada a autoria. Já a defesa, alegou cerceamento de defesa, por não se aguardar o retorno das cartas precatórias. Conclusos os autos ao Juiz, foi proferida sentença condenatória. Na sentença, a despeito da não imputação pelo órgão da acusação, o Juiz reconheceu a causa de aumento prevista na legislação de crimes tributários, consistente na ocorrência de grave dano à coletividade, pelo valor sonegado, incidindo aumento da pena de 1/3. Diante da situação hipotética, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito das medidas de contenção das segregações penais e processuais penais para coibir a propagação da COVID-19, tendo presente a visão do STJ e também a normatização do CNJ, avalie as assertivas que seguem.

I. O CNJ recomendou que novas ordens de prisão preventiva obedeçam ao critério da máxima excepcionalidade.

II. O STJ determinou a soltura de todos os presos a quem foi deferida liberdade provisória condicionada ao pagamento de fiança e que ainda se encontram submetidos à privação cautelar em razão do não pagamento do valor.

III. O CNJ recomendou aos tribunais e magistrados que analisem a possibilidade de destinarem penas pecuniárias decretadas durante o período de estado de emergência de saúde pública para aquisição de medicamentos e equipamentos de limpeza, proteção e saúde necessários à implementação das ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19 nos espaços de privação de liberdade, quando aquelas não se destinarem à vítima ou a seus dependentes.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a boa-fé objetiva e também sobre os contratos no Direito Civil, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o princípio da vedação ao enriquecimento sem causa no Código Civil, avalie as assertivas que seguem.

I. Como princípio, é fundamento para a eficácia restitutória na anulação de um negócio jurídico ou na resolução de um contrato.

II. A restituição é devida, não só quando não tenha havido causa que justifique o enriquecimento, mas também se esta deixou de existir.

III. O enriquecimento sem causa constitui fonte obrigacional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os militares, as Forças Armadas e os órgãos de segurança pública, assinale a alternativa correta:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Ao tratar dos princípios fundamentais, a CF estabelece, em seu art. 1.º,

 

(EMAGIS) A respeito da Lei de Imprensa (Lei 5.250/1967) e apreciação de sua constitucionalidade pelo Supremo Tribunal Federal, além de aspectos correlatos, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPF – Procurador da República – 2017) Assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Com base na mais recente jurisprudência dos Tribunais Superiores, julgue os itens a seguir expostos.

I. A qualificação de uma fundação instituída pelo Estado como sujeita ao regime público ou privado depende (i) do estatuto de sua criação ou autorização e (ii) das atividades por ela prestadas. As atividades de conteúdo econômico e as passíveis de delegação, quando definidas como objetos de dada fundação, ainda que essa seja instituída ou mantida pelo poder público, podem se submeter ao regime jurídico de direito privado.

II. A estabilidade especial do art. 19 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) não se estende aos empregados das fundações públicas de direito privado, aplicando-se tão somente aos servidores das pessoas jurídicas de direito público.

III. Certo prefeito tem se omitido em encaminhar à Câmara de Vereadores projeto de lei de revisão anual dos vencimentos dos servidores públicos. Nessa hipótese, admite-se que o Poder Judiciário, a fim de efetivar o quanto previsto no inciso X do art. 37 da CF/1988, determine ao Chefe do Poder Executivo a apresentação de projeto de lei que vise a promover a revisão geral anual da remuneração dos servidores públicos.

IV. O STF fixou o prazo de 5 (cinco) anos para que o TCU proceda ao registro dos atos de concessão inicial de aposentadoria, reforma ou pensão, após o qual se considerarão definitivamente registrados. Quanto ao termo inicial do prazo, deve ser contado a partir da chegada do processo ao Tribunal de Contas.

Estão corretos somente os itens:

 

(TRF4 – Juiz – 2016) Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

I. O candidato aprovado fora das vagas previstas no edital tem direito subjetivo à nomeação se, após serem preenchidas todas as vagas, surgirem novas vagas durante o prazo de validade do certame.

II. É taxativo o rol de doenças graves na Lei do Regime Jurídico Único para efeito de aposentadoria por invalidez permanente com proventos integrais.

III. O registro imobiliário não é oponível em face da União para afastar o regime dos terrenos de marinha.

 

(EMAGIS) Com base na mais recente jurisprudência dos Tribunais Superiores, julgue os itens a seguir expostos e aponte a alternativa adequada.

I. Compete à Justiça Federal processar e julgar ações em que a Ordem dos Advogados do Brasil, quer mediante o Conselho Federal, quer seccional, figure na relação processual.

II. Em matéria de intervenção do Estado no domínio econômico, as empresas estatais representam uma forma de intervenção indireta por participação.

III. A alienação do controle acionário de empresas públicas e sociedades de economia mista exige autorização legislativa e licitação, ao passo que a exigência de autorização legislativa não se aplica à alienação do controle de suas subsidiárias e controladas, caso em que a operação pode ser realizada sem a necessidade de licitação, desde que siga procedimentos que observem os princípios da administração pública inscritos no art. 37 da CF, respeitada, sempre, a exigência de necessária competitividade.

IV. A atividade de exploração de loterias consubstancia prestação de serviço público e pode ser desenvolvida pelos Estados, embora seja da União a competência privativa para legislar sobre sistemas de consórcios e sorteios.

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Servidor público estadual que, no exercício da função pública, concorrer para que terceiro enriqueça ilicitamente estará sujeito a responder por ato de improbidade administrativa que

 

(EMAGIS) A respeito da Justiça da Infância e Juventude, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre a purgação da mora nos mútuos imobiliários com pacto adjeto de alienação fiduciária em garantia, tendo presente a disciplina da Lei 9.514/1997, avalie as assertivas que seguem.

I. Formalizada a constituição em mora do devedor, tem ele 15 dias para purgar a mora antes da consolidação da propriedade em favor do credor fiduciário.

II. No período anterior à vigência da Lei 13.465/2017, o STJ admitia a aplicação subsidiária da disciplina do mútuo imobiliário hipotecário (Decreto-lei 70/1966) aos contratos em questão para conferir ao devedor a faculdade de purgação da mora após a consolidação da propriedade e até a assinatura do auto de arrematação.

III. Com a vigência da Lei 13.465/2017, tornou-se impossível juridicamente ao devedor fiduciante a retomada do bem após a consolidação da propriedade em favor do credor fiduciário com esgotamento do prazo de que dispunha para purgar a mora.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sabe-se que a Lei 14.010/2020 dispôs sobre o Regime Jurídico Emergencial e Transitório das relações jurídicas de Direito Privado (RJET) no período da pandemia do coronavírus (Covid-19).

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Estabeleceu o impedimento ou a suspensão dos prazos prescricionais a partir da entrada em vigor da lei até 30 de outubro de 2020, norma inaplicável aos prazos decadenciais pela impossibilidade jurídica de suspensão ou impedimento dos prazos destes.

II. Embora estabelecida a regra, quanto às pessoas jurídicas de direito privado, de realização virtual das reuniões e assembléias, manteve-se o meio presencial para a assembléia geral das associações que visem a destituir administradores.
 
III. Consideram-se fatos imprevisíveis, para os fins de revisão judicial dos contratos, o aumento da inflação, a variação cambial, a desvalorização ou a substituição do padrão monetário, desde que ocorridos entre o momento da vigência da lei e 30 de outubro de 2020.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os recursos eleitorais, assinale a alternativa correta:

 

(DPE/RR – CEBRASPE – 2012) De acordo com a Convenção Americana dos Direitos Humanos,

 

(EMAGIS) Assinale a opção CORRETA de acordo com o Código de Defesa do Consumidor:

 

(EMAGIS) A respeito da compensação tributária, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da suspensão do crédito tributário, marque a alternativa CORRETA.

 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Sobre a temática da infração administrativa ambiental e as sanções cominadas na Lei n. 9.605/98, assinale a opção correta:

 

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 15.2021

(EMAGIS) Sobre a boa-fé objetiva e também sobre os contratos no Direito Civil, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o princípio da vedação ao enriquecimento sem causa no Código Civil, avalie as assertivas que seguem.

I. Como princípio, é fundamento para a eficácia restitutória na anulação de um negócio jurídico ou na resolução de um contrato.

II. A restituição é devida, não só quando não tenha havido causa que justifique o enriquecimento, mas também se esta deixou de existir.

III. O enriquecimento sem causa constitui fonte obrigacional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da prisão civil do devedor de alimentos, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a Lei 14.010/2020, até 30 de outubro de 2020, a prisão civil por dívida alimentícia deverá ser cumprida exclusivamente sob a modalidade domiciliar, sem prejuízo da exigibilidade das respectivas obrigações.

II. Para o STJ, no período anterior à vigência da Lei 14.010/2020, ainda que durante a pandemia, a prisão civil do devedor de alimentos devia ser cumprida no regime fechado, migrando para a prisão domiciliar a partir da vigência da mencionada lei.

III. Assim como já fizera em matéria de prisões processuais penais, o STJ admitiu habeas corpus coletivo para impugnação de prisões civis de devedores de alimentos, ainda que não expressamente previsto o remédio em sua modalidade coletiva em nosso sistema.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto aos conciliadores e mediadores judiciais, analise, à luz do CPC/2015, as assertivas abaixo.

I. A conciliação e a mediação são informadas pelos princípios da independência, da imparcialidade, da autonomia da vontade, da confidencialidade, da oralidade, da informalidade e da decisão informada.

II. O mediador, que atuará preferencialmente nos casos em que não houver vínculo anterior entre as partes, auxiliará aos interessados a compreender as questões e os interesses em conflito, de modo que eles possam, pelo restabelecimento da comunicação, identificar, por si próprios, soluções consensuais que gerem benefícios mútuos.

III. O conciliador e o mediador ficam impedidos, pelo prazo de 1 (um) ano, contado do término da última audiência em que atuaram, de assessorar, representar ou patrocinar qualquer das partes.

Há erro:

 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) No tocante à citação, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Considere que Expedito, devedor de crédito tributário inscrito em dívida ativa, apresente recurso administrativo contra tal inscrição. Antes da apreciação administrativa de tal recurso, todavia, ajuíza ação anulatória com mesmo pedido e fundamentos vertidos em indigitado recurso administrativo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a opção CORRETA de acordo com o Código de Defesa do Consumidor:

 

(EMAGIS) A respeito da Justiça da Infância e Juventude, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Anita Xperta foi acusada da prática do crime de furto. Antes do recebimento da denúncia, havia feito acordo com a vítima e efetuado o pagamento do principal, conquanto o pagamento dos juros e correção monetária somente tenha ocorrido após o recebimento da denúncia. Nesse caso, à luz do entendimento firmado pelo STF, pode ser reconhecida a incidência do arrependimento posterior.

II. Ante o seu caráter fragmentário, o Direito Penal somente atuará quando os demais ramos do Direito (ou mesmo outras formas de controle social) não se mostrarem suficientes para a adequada proteção do bem jurídico.

III. Em função do chamado 'privilege against self-incrimination' (privilégio contra a autoincriminação), não há crime quando o condutor do veículo se afasta do local do acidente automobilístico para fugir à responsabilidade penal que lhe possa ser atribuída.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere que Radamés, agente da polícia civil, esteja sendo acusado de, no exercício da função, permitir e facilitar o cometimento, por agentes privados, dos crimes de organização criminosa e receptação, o que fazem em estabelecimento tido como ‘ferro velho’.

A propósito das medidas penais e processuais penais passíveis de imposição a Radamés, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Para reprimir crimes praticados no exercício de atividade econômica ou financeira, o Código de Processo Penal previu a medida cautelar pessoal de ‘suspensão do exercício de atividades de natureza econômica ou financeira’ (CPP, artigo 319, VI).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/MA – Defensor Público – FCC – 2018) Sobre o regime inicial de cumprimento de pena é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Sobre o crime de desobediência (CP, artigo 330), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do denominado habeas corpus coletivo, avalie as assertivas que seguem.

I. É expressamente previsto no Código de Processo Penal.

II. Sua admissão tem como vantagem possibilitar o efetivo acesso à justiça para os grupos mais vulneráveis, especialmente as pessoas presas.

III. Foi recentemente admitido tanto pelo STJ quanto pelo STF.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/RO – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2019) Tício foi denunciado pelo Ministério Público pela prática de crime tributário (apenado com reclusão de 2 a 5 anos), em vista de sonegação de imposto, no montante de 1 milhão de reais. Citado, apresentou resposta à acusação, tendo arrolado 8 testemunhas de defesa, duas delas residentes fora da jurisdição, tendo sido expedidas cartas precatórias, com prazo de cumprimento de 90 dias. Ouvidas as testemunhas de acusação e defesa, com exceção das duas residentes fora da jurisdição, tendo esgotado o prazo de cumprimento da precatória, Tício foi interrogado, abrindo-se vista às partes para apresentação de alegações finais. O órgão de acusação manifestou-se pela absolvição de Tício, por não restar comprovada a autoria. Já a defesa, alegou cerceamento de defesa, por não se aguardar o retorno das cartas precatórias. Conclusos os autos ao Juiz, foi proferida sentença condenatória. Na sentença, a despeito da não imputação pelo órgão da acusação, o Juiz reconheceu a causa de aumento prevista na legislação de crimes tributários, consistente na ocorrência de grave dano à coletividade, pelo valor sonegado, incidindo aumento da pena de 1/3. Diante da situação hipotética, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito das medidas de contenção das segregações penais e processuais penais para coibir a propagação da COVID-19, tendo presente a visão do STJ e também a normatização do CNJ, avalie as assertivas que seguem.

I. O CNJ recomendou que novas ordens de prisão preventiva obedeçam ao critério da máxima excepcionalidade.

II. O STJ determinou a soltura de todos os presos a quem foi deferida liberdade provisória condicionada ao pagamento de fiança e que ainda se encontram submetidos à privação cautelar em razão do não pagamento do valor.

III. O CNJ recomendou aos tribunais e magistrados que analisem a possibilidade de destinarem penas pecuniárias decretadas durante o período de estado de emergência de saúde pública para aquisição de medicamentos e equipamentos de limpeza, proteção e saúde necessários à implementação das ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19 nos espaços de privação de liberdade, quando aquelas não se destinarem à vítima ou a seus dependentes.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os militares, as Forças Armadas e os órgãos de segurança pública, assinale a alternativa correta:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Ao tratar dos princípios fundamentais, a CF estabelece, em seu art. 1.º,

 

(EMAGIS) A respeito da Lei de Imprensa (Lei 5.250/1967) e apreciação de sua constitucionalidade pelo Supremo Tribunal Federal, além de aspectos correlatos, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPF – Procurador da República – 2017) Assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre os recursos eleitorais, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre a purgação da mora nos mútuos imobiliários com pacto adjeto de alienação fiduciária em garantia, tendo presente a disciplina da Lei 9.514/1997, avalie as assertivas que seguem.

I. Formalizada a constituição em mora do devedor, tem ele 15 dias para purgar a mora antes da consolidação da propriedade em favor do credor fiduciário.

II. No período anterior à vigência da Lei 13.465/2017, o STJ admitia a aplicação subsidiária da disciplina do mútuo imobiliário hipotecário (Decreto-lei 70/1966) aos contratos em questão para conferir ao devedor a faculdade de purgação da mora após a consolidação da propriedade e até a assinatura do auto de arrematação.

III. Com a vigência da Lei 13.465/2017, tornou-se impossível juridicamente ao devedor fiduciante a retomada do bem após a consolidação da propriedade em favor do credor fiduciário com esgotamento do prazo de que dispunha para purgar a mora.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sabe-se que a Lei 14.010/2020 dispôs sobre o Regime Jurídico Emergencial e Transitório das relações jurídicas de Direito Privado (RJET) no período da pandemia do coronavírus (Covid-19).

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Estabeleceu o impedimento ou a suspensão dos prazos prescricionais a partir da entrada em vigor da lei até 30 de outubro de 2020, norma inaplicável aos prazos decadenciais pela impossibilidade jurídica de suspensão ou impedimento dos prazos destes.

II. Embora estabelecida a regra, quanto às pessoas jurídicas de direito privado, de realização virtual das reuniões e assembléias, manteve-se o meio presencial para a assembléia geral das associações que visem a destituir administradores.
 
III. Consideram-se fatos imprevisíveis, para os fins de revisão judicial dos contratos, o aumento da inflação, a variação cambial, a desvalorização ou a substituição do padrão monetário, desde que ocorridos entre o momento da vigência da lei e 30 de outubro de 2020.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da compensação tributária, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da suspensão do crédito tributário, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o ITR e a CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), marque a alternativa CORRETA.

 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Sobre a temática da infração administrativa ambiental e as sanções cominadas na Lei n. 9.605/98, assinale a opção correta:

 

(EMAGIS) Com base na mais recente jurisprudência dos Tribunais Superiores, julgue os itens a seguir expostos.

I. A qualificação de uma fundação instituída pelo Estado como sujeita ao regime público ou privado depende (i) do estatuto de sua criação ou autorização e (ii) das atividades por ela prestadas. As atividades de conteúdo econômico e as passíveis de delegação, quando definidas como objetos de dada fundação, ainda que essa seja instituída ou mantida pelo poder público, podem se submeter ao regime jurídico de direito privado.

II. A estabilidade especial do art. 19 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) não se estende aos empregados das fundações públicas de direito privado, aplicando-se tão somente aos servidores das pessoas jurídicas de direito público.

III. Certo prefeito tem se omitido em encaminhar à Câmara de Vereadores projeto de lei de revisão anual dos vencimentos dos servidores públicos. Nessa hipótese, admite-se que o Poder Judiciário, a fim de efetivar o quanto previsto no inciso X do art. 37 da CF/1988, determine ao Chefe do Poder Executivo a apresentação de projeto de lei que vise a promover a revisão geral anual da remuneração dos servidores públicos.

IV. O STF fixou o prazo de 5 (cinco) anos para que o TCU proceda ao registro dos atos de concessão inicial de aposentadoria, reforma ou pensão, após o qual se considerarão definitivamente registrados. Quanto ao termo inicial do prazo, deve ser contado a partir da chegada do processo ao Tribunal de Contas.

Estão corretos somente os itens:

 

(TRF4 – Juiz – 2016) Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

I. O candidato aprovado fora das vagas previstas no edital tem direito subjetivo à nomeação se, após serem preenchidas todas as vagas, surgirem novas vagas durante o prazo de validade do certame.

II. É taxativo o rol de doenças graves na Lei do Regime Jurídico Único para efeito de aposentadoria por invalidez permanente com proventos integrais.

III. O registro imobiliário não é oponível em face da União para afastar o regime dos terrenos de marinha.

 

(EMAGIS) Com base na mais recente jurisprudência dos Tribunais Superiores, julgue os itens a seguir expostos e aponte a alternativa adequada.

I. Compete à Justiça Federal processar e julgar ações em que a Ordem dos Advogados do Brasil, quer mediante o Conselho Federal, quer seccional, figure na relação processual.

II. Em matéria de intervenção do Estado no domínio econômico, as empresas estatais representam uma forma de intervenção indireta por participação.

III. A alienação do controle acionário de empresas públicas e sociedades de economia mista exige autorização legislativa e licitação, ao passo que a exigência de autorização legislativa não se aplica à alienação do controle de suas subsidiárias e controladas, caso em que a operação pode ser realizada sem a necessidade de licitação, desde que siga procedimentos que observem os princípios da administração pública inscritos no art. 37 da CF, respeitada, sempre, a exigência de necessária competitividade.

IV. A atividade de exploração de loterias consubstancia prestação de serviço público e pode ser desenvolvida pelos Estados, embora seja da União a competência privativa para legislar sobre sistemas de consórcios e sorteios.

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Servidor público estadual que, no exercício da função pública, concorrer para que terceiro enriqueça ilicitamente estará sujeito a responder por ato de improbidade administrativa que

 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Com relação ao ordenamento jurídico brasileiro e o sistema de defesa da concorrência, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Quanto à pensão por morte e ao auxílio-reclusão, avalie as seguintes proposições.

I. Será excluído definitivamente da condição de dependente quem tiver sido condenado criminalmente por sentença com trânsito em julgado, como autor, coautor ou partícipe de homicídio, ou de tentativa desse crime, cometido contra a pessoa do segurado, ressalvados os absolutamente incapazes e os inimputáveis.

II. É devida a pensão por morte aos dependentes do segurado que, apesar de ter perdido essa qualidade, preencheu os requisitos legais para a obtenção de aposentadoria até a data do seu óbito.

III. A concessão do benefício de auxílio-reclusão independe de carência.

Estão incorretos somente os itens:

 

(DPE/RR – CEBRASPE – 2012) De acordo com a Convenção Americana dos Direitos Humanos,

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2018) O controle de convencionalidade deve

 

Objetivas MPF - Rodada 15.2021

(EMAGIS) Sobre os militares, as Forças Armadas e os órgãos de segurança pública, assinale a alternativa correta:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Ao tratar dos princípios fundamentais, a CF estabelece, em seu art. 1.º,

 

(EMAGIS) A respeito da Lei de Imprensa (Lei 5.250/1967) e apreciação de sua constitucionalidade pelo Supremo Tribunal Federal, além de aspectos correlatos, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPF – Procurador da República – 2017) Assinale a alternativa correta:

 

(DPE/RR – CEBRASPE – 2012) De acordo com a Convenção Americana dos Direitos Humanos,

 

(EMAGIS) Sobre os recursos eleitorais, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Com base na mais recente jurisprudência dos Tribunais Superiores, julgue os itens a seguir expostos.

I. A qualificação de uma fundação instituída pelo Estado como sujeita ao regime público ou privado depende (i) do estatuto de sua criação ou autorização e (ii) das atividades por ela prestadas. As atividades de conteúdo econômico e as passíveis de delegação, quando definidas como objetos de dada fundação, ainda que essa seja instituída ou mantida pelo poder público, podem se submeter ao regime jurídico de direito privado.

II. A estabilidade especial do art. 19 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) não se estende aos empregados das fundações públicas de direito privado, aplicando-se tão somente aos servidores das pessoas jurídicas de direito público.

III. Certo prefeito tem se omitido em encaminhar à Câmara de Vereadores projeto de lei de revisão anual dos vencimentos dos servidores públicos. Nessa hipótese, admite-se que o Poder Judiciário, a fim de efetivar o quanto previsto no inciso X do art. 37 da CF/1988, determine ao Chefe do Poder Executivo a apresentação de projeto de lei que vise a promover a revisão geral anual da remuneração dos servidores públicos.

IV. O STF fixou o prazo de 5 (cinco) anos para que o TCU proceda ao registro dos atos de concessão inicial de aposentadoria, reforma ou pensão, após o qual se considerarão definitivamente registrados. Quanto ao termo inicial do prazo, deve ser contado a partir da chegada do processo ao Tribunal de Contas.

Estão corretos somente os itens:

 

(TRF4 – Juiz – 2016) Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

I. O candidato aprovado fora das vagas previstas no edital tem direito subjetivo à nomeação se, após serem preenchidas todas as vagas, surgirem novas vagas durante o prazo de validade do certame.

II. É taxativo o rol de doenças graves na Lei do Regime Jurídico Único para efeito de aposentadoria por invalidez permanente com proventos integrais.

III. O registro imobiliário não é oponível em face da União para afastar o regime dos terrenos de marinha.

 

(EMAGIS) Com base na mais recente jurisprudência dos Tribunais Superiores, julgue os itens a seguir expostos e aponte a alternativa adequada.

I. Compete à Justiça Federal processar e julgar ações em que a Ordem dos Advogados do Brasil, quer mediante o Conselho Federal, quer seccional, figure na relação processual.

II. Em matéria de intervenção do Estado no domínio econômico, as empresas estatais representam uma forma de intervenção indireta por participação.

III. A alienação do controle acionário de empresas públicas e sociedades de economia mista exige autorização legislativa e licitação, ao passo que a exigência de autorização legislativa não se aplica à alienação do controle de suas subsidiárias e controladas, caso em que a operação pode ser realizada sem a necessidade de licitação, desde que siga procedimentos que observem os princípios da administração pública inscritos no art. 37 da CF, respeitada, sempre, a exigência de necessária competitividade.

IV. A atividade de exploração de loterias consubstancia prestação de serviço público e pode ser desenvolvida pelos Estados, embora seja da União a competência privativa para legislar sobre sistemas de consórcios e sorteios.

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Servidor público estadual que, no exercício da função pública, concorrer para que terceiro enriqueça ilicitamente estará sujeito a responder por ato de improbidade administrativa que

 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Sobre a temática da infração administrativa ambiental e as sanções cominadas na Lei n. 9.605/98, assinale a opção correta:

 

(EMAGIS) A respeito da compensação tributária, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o ITR e a CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das decisões do Tribunal de Contas no exercício do controle financeiro, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2018) O controle de convencionalidade deve

 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Com relação ao ordenamento jurídico brasileiro e o sistema de defesa da concorrência, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Assinale a opção CORRETA de acordo com o Código de Defesa do Consumidor:

 

(EMAGIS) Sobre a boa-fé objetiva e também sobre os contratos no Direito Civil, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o princípio da vedação ao enriquecimento sem causa no Código Civil, avalie as assertivas que seguem.

I. Como princípio, é fundamento para a eficácia restitutória na anulação de um negócio jurídico ou na resolução de um contrato.

II. A restituição é devida, não só quando não tenha havido causa que justifique o enriquecimento, mas também se esta deixou de existir.

III. O enriquecimento sem causa constitui fonte obrigacional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto aos conciliadores e mediadores judiciais, analise, à luz do CPC/2015, as assertivas abaixo.

I. A conciliação e a mediação são informadas pelos princípios da independência, da imparcialidade, da autonomia da vontade, da confidencialidade, da oralidade, da informalidade e da decisão informada.

II. O mediador, que atuará preferencialmente nos casos em que não houver vínculo anterior entre as partes, auxiliará aos interessados a compreender as questões e os interesses em conflito, de modo que eles possam, pelo restabelecimento da comunicação, identificar, por si próprios, soluções consensuais que gerem benefícios mútuos.

III. O conciliador e o mediador ficam impedidos, pelo prazo de 1 (um) ano, contado do término da última audiência em que atuaram, de assessorar, representar ou patrocinar qualquer das partes.

Há erro:

 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) No tocante à citação, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Considere que Expedito, devedor de crédito tributário inscrito em dívida ativa, apresente recurso administrativo contra tal inscrição. Antes da apreciação administrativa de tal recurso, todavia, ajuíza ação anulatória com mesmo pedido e fundamentos vertidos em indigitado recurso administrativo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Anita Xperta foi acusada da prática do crime de furto. Antes do recebimento da denúncia, havia feito acordo com a vítima e efetuado o pagamento do principal, conquanto o pagamento dos juros e correção monetária somente tenha ocorrido após o recebimento da denúncia. Nesse caso, à luz do entendimento firmado pelo STF, pode ser reconhecida a incidência do arrependimento posterior.

II. Ante o seu caráter fragmentário, o Direito Penal somente atuará quando os demais ramos do Direito (ou mesmo outras formas de controle social) não se mostrarem suficientes para a adequada proteção do bem jurídico.

III. Em função do chamado 'privilege against self-incrimination' (privilégio contra a autoincriminação), não há crime quando o condutor do veículo se afasta do local do acidente automobilístico para fugir à responsabilidade penal que lhe possa ser atribuída.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere que Radamés, agente da polícia civil, esteja sendo acusado de, no exercício da função, permitir e facilitar o cometimento, por agentes privados, dos crimes de organização criminosa e receptação, o que fazem em estabelecimento tido como ‘ferro velho’.

A propósito das medidas penais e processuais penais passíveis de imposição a Radamés, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Para reprimir crimes praticados no exercício de atividade econômica ou financeira, o Código de Processo Penal previu a medida cautelar pessoal de ‘suspensão do exercício de atividades de natureza econômica ou financeira’ (CPP, artigo 319, VI).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o crime de desobediência (CP, artigo 330), marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/MA – Defensor Público – FCC – 2018) Sobre o regime inicial de cumprimento de pena é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) A respeito do denominado habeas corpus coletivo, avalie as assertivas que seguem.

I. É expressamente previsto no Código de Processo Penal.

II. Sua admissão tem como vantagem possibilitar o efetivo acesso à justiça para os grupos mais vulneráveis, especialmente as pessoas presas.

III. Foi recentemente admitido tanto pelo STJ quanto pelo STF.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/RO – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2019) Tício foi denunciado pelo Ministério Público pela prática de crime tributário (apenado com reclusão de 2 a 5 anos), em vista de sonegação de imposto, no montante de 1 milhão de reais. Citado, apresentou resposta à acusação, tendo arrolado 8 testemunhas de defesa, duas delas residentes fora da jurisdição, tendo sido expedidas cartas precatórias, com prazo de cumprimento de 90 dias. Ouvidas as testemunhas de acusação e defesa, com exceção das duas residentes fora da jurisdição, tendo esgotado o prazo de cumprimento da precatória, Tício foi interrogado, abrindo-se vista às partes para apresentação de alegações finais. O órgão de acusação manifestou-se pela absolvição de Tício, por não restar comprovada a autoria. Já a defesa, alegou cerceamento de defesa, por não se aguardar o retorno das cartas precatórias. Conclusos os autos ao Juiz, foi proferida sentença condenatória. Na sentença, a despeito da não imputação pelo órgão da acusação, o Juiz reconheceu a causa de aumento prevista na legislação de crimes tributários, consistente na ocorrência de grave dano à coletividade, pelo valor sonegado, incidindo aumento da pena de 1/3. Diante da situação hipotética, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito das medidas de contenção das segregações penais e processuais penais para coibir a propagação da COVID-19, tendo presente a visão do STJ e também a normatização do CNJ, avalie as assertivas que seguem.

I. O CNJ recomendou que novas ordens de prisão preventiva obedeçam ao critério da máxima excepcionalidade.

II. O STJ determinou a soltura de todos os presos a quem foi deferida liberdade provisória condicionada ao pagamento de fiança e que ainda se encontram submetidos à privação cautelar em razão do não pagamento do valor.

III. O CNJ recomendou aos tribunais e magistrados que analisem a possibilidade de destinarem penas pecuniárias decretadas durante o período de estado de emergência de saúde pública para aquisição de medicamentos e equipamentos de limpeza, proteção e saúde necessários à implementação das ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19 nos espaços de privação de liberdade, quando aquelas não se destinarem à vítima ou a seus dependentes.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 15.2021

(EMAGIS) Sobre os militares, as Forças Armadas e os órgãos de segurança pública, assinale a alternativa correta:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Ao tratar dos princípios fundamentais, a CF estabelece, em seu art. 1.º,

 

(EMAGIS) A respeito da Lei de Imprensa (Lei 5.250/1967) e apreciação de sua constitucionalidade pelo Supremo Tribunal Federal, além de aspectos correlatos, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPF – Procurador da República – 2017) Assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Quanto à pensão por morte e ao auxílio-reclusão, avalie as seguintes proposições.

I. Será excluído definitivamente da condição de dependente quem tiver sido condenado criminalmente por sentença com trânsito em julgado, como autor, coautor ou partícipe de homicídio, ou de tentativa desse crime, cometido contra a pessoa do segurado, ressalvados os absolutamente incapazes e os inimputáveis.

II. É devida a pensão por morte aos dependentes do segurado que, apesar de ter perdido essa qualidade, preencheu os requisitos legais para a obtenção de aposentadoria até a data do seu óbito.

III. A concessão do benefício de auxílio-reclusão independe de carência.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Anita Xperta foi acusada da prática do crime de furto. Antes do recebimento da denúncia, havia feito acordo com a vítima e efetuado o pagamento do principal, conquanto o pagamento dos juros e correção monetária somente tenha ocorrido após o recebimento da denúncia. Nesse caso, à luz do entendimento firmado pelo STF, pode ser reconhecida a incidência do arrependimento posterior.

II. Ante o seu caráter fragmentário, o Direito Penal somente atuará quando os demais ramos do Direito (ou mesmo outras formas de controle social) não se mostrarem suficientes para a adequada proteção do bem jurídico.

III. Em função do chamado 'privilege against self-incrimination' (privilégio contra a autoincriminação), não há crime quando o condutor do veículo se afasta do local do acidente automobilístico para fugir à responsabilidade penal que lhe possa ser atribuída.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considere que Radamés, agente da polícia civil, esteja sendo acusado de, no exercício da função, permitir e facilitar o cometimento, por agentes privados, dos crimes de organização criminosa e receptação, o que fazem em estabelecimento tido como ‘ferro velho’.

A propósito das medidas penais e processuais penais passíveis de imposição a Radamés, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Para reprimir crimes praticados no exercício de atividade econômica ou financeira, o Código de Processo Penal previu a medida cautelar pessoal de ‘suspensão do exercício de atividades de natureza econômica ou financeira’ (CPP, artigo 319, VI).

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o crime de desobediência (CP, artigo 330), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do denominado habeas corpus coletivo, avalie as assertivas que seguem.

I. É expressamente previsto no Código de Processo Penal.

II. Sua admissão tem como vantagem possibilitar o efetivo acesso à justiça para os grupos mais vulneráveis, especialmente as pessoas presas.

III. Foi recentemente admitido tanto pelo STJ quanto pelo STF.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/RO – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2019) Tício foi denunciado pelo Ministério Público pela prática de crime tributário (apenado com reclusão de 2 a 5 anos), em vista de sonegação de imposto, no montante de 1 milhão de reais. Citado, apresentou resposta à acusação, tendo arrolado 8 testemunhas de defesa, duas delas residentes fora da jurisdição, tendo sido expedidas cartas precatórias, com prazo de cumprimento de 90 dias. Ouvidas as testemunhas de acusação e defesa, com exceção das duas residentes fora da jurisdição, tendo esgotado o prazo de cumprimento da precatória, Tício foi interrogado, abrindo-se vista às partes para apresentação de alegações finais. O órgão de acusação manifestou-se pela absolvição de Tício, por não restar comprovada a autoria. Já a defesa, alegou cerceamento de defesa, por não se aguardar o retorno das cartas precatórias. Conclusos os autos ao Juiz, foi proferida sentença condenatória. Na sentença, a despeito da não imputação pelo órgão da acusação, o Juiz reconheceu a causa de aumento prevista na legislação de crimes tributários, consistente na ocorrência de grave dano à coletividade, pelo valor sonegado, incidindo aumento da pena de 1/3. Diante da situação hipotética, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito das medidas de contenção das segregações penais e processuais penais para coibir a propagação da COVID-19, tendo presente a visão do STJ e também a normatização do CNJ, avalie as assertivas que seguem.

I. O CNJ recomendou que novas ordens de prisão preventiva obedeçam ao critério da máxima excepcionalidade.

II. O STJ determinou a soltura de todos os presos a quem foi deferida liberdade provisória condicionada ao pagamento de fiança e que ainda se encontram submetidos à privação cautelar em razão do não pagamento do valor.

III. O CNJ recomendou aos tribunais e magistrados que analisem a possibilidade de destinarem penas pecuniárias decretadas durante o período de estado de emergência de saúde pública para aquisição de medicamentos e equipamentos de limpeza, proteção e saúde necessários à implementação das ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19 nos espaços de privação de liberdade, quando aquelas não se destinarem à vítima ou a seus dependentes.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a opção CORRETA de acordo com o Código de Defesa do Consumidor:

 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Com relação ao ordenamento jurídico brasileiro e o sistema de defesa da concorrência, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre a boa-fé objetiva e também sobre os contratos no Direito Civil, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o princípio da vedação ao enriquecimento sem causa no Código Civil, avalie as assertivas que seguem.

I. Como princípio, é fundamento para a eficácia restitutória na anulação de um negócio jurídico ou na resolução de um contrato.

II. A restituição é devida, não só quando não tenha havido causa que justifique o enriquecimento, mas também se esta deixou de existir.

III. O enriquecimento sem causa constitui fonte obrigacional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que Expedito, devedor de crédito tributário inscrito em dívida ativa, apresente recurso administrativo contra tal inscrição. Antes da apreciação administrativa de tal recurso, todavia, ajuíza ação anulatória com mesmo pedido e fundamentos vertidos em indigitado recurso administrativo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto aos conciliadores e mediadores judiciais, analise, à luz do CPC/2015, as assertivas abaixo.

I. A conciliação e a mediação são informadas pelos princípios da independência, da imparcialidade, da autonomia da vontade, da confidencialidade, da oralidade, da informalidade e da decisão informada.

II. O mediador, que atuará preferencialmente nos casos em que não houver vínculo anterior entre as partes, auxiliará aos interessados a compreender as questões e os interesses em conflito, de modo que eles possam, pelo restabelecimento da comunicação, identificar, por si próprios, soluções consensuais que gerem benefícios mútuos.

III. O conciliador e o mediador ficam impedidos, pelo prazo de 1 (um) ano, contado do término da última audiência em que atuaram, de assessorar, representar ou patrocinar qualquer das partes.

Há erro:

 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) No tocante à citação, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Sobre a purgação da mora nos mútuos imobiliários com pacto adjeto de alienação fiduciária em garantia, tendo presente a disciplina da Lei 9.514/1997, avalie as assertivas que seguem.

I. Formalizada a constituição em mora do devedor, tem ele 15 dias para purgar a mora antes da consolidação da propriedade em favor do credor fiduciário.

II. No período anterior à vigência da Lei 13.465/2017, o STJ admitia a aplicação subsidiária da disciplina do mútuo imobiliário hipotecário (Decreto-lei 70/1966) aos contratos em questão para conferir ao devedor a faculdade de purgação da mora após a consolidação da propriedade e até a assinatura do auto de arrematação.

III. Com a vigência da Lei 13.465/2017, tornou-se impossível juridicamente ao devedor fiduciante a retomada do bem após a consolidação da propriedade em favor do credor fiduciário com esgotamento do prazo de que dispunha para purgar a mora.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sabe-se que a Lei 14.010/2020 dispôs sobre o Regime Jurídico Emergencial e Transitório das relações jurídicas de Direito Privado (RJET) no período da pandemia do coronavírus (Covid-19).

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. Estabeleceu o impedimento ou a suspensão dos prazos prescricionais a partir da entrada em vigor da lei até 30 de outubro de 2020, norma inaplicável aos prazos decadenciais pela impossibilidade jurídica de suspensão ou impedimento dos prazos destes.

II. Embora estabelecida a regra, quanto às pessoas jurídicas de direito privado, de realização virtual das reuniões e assembléias, manteve-se o meio presencial para a assembléia geral das associações que visem a destituir administradores.
 
III. Consideram-se fatos imprevisíveis, para os fins de revisão judicial dos contratos, o aumento da inflação, a variação cambial, a desvalorização ou a substituição do padrão monetário, desde que ocorridos entre o momento da vigência da lei e 30 de outubro de 2020.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da compensação tributária, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o ITR e a CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das decisões do Tribunal de Contas no exercício do controle financeiro, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com base na mais recente jurisprudência dos Tribunais Superiores, julgue os itens a seguir expostos.

I. A qualificação de uma fundação instituída pelo Estado como sujeita ao regime público ou privado depende (i) do estatuto de sua criação ou autorização e (ii) das atividades por ela prestadas. As atividades de conteúdo econômico e as passíveis de delegação, quando definidas como objetos de dada fundação, ainda que essa seja instituída ou mantida pelo poder público, podem se submeter ao regime jurídico de direito privado.

II. A estabilidade especial do art. 19 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) não se estende aos empregados das fundações públicas de direito privado, aplicando-se tão somente aos servidores das pessoas jurídicas de direito público.

III. Certo prefeito tem se omitido em encaminhar à Câmara de Vereadores projeto de lei de revisão anual dos vencimentos dos servidores públicos. Nessa hipótese, admite-se que o Poder Judiciário, a fim de efetivar o quanto previsto no inciso X do art. 37 da CF/1988, determine ao Chefe do Poder Executivo a apresentação de projeto de lei que vise a promover a revisão geral anual da remuneração dos servidores públicos.

IV. O STF fixou o prazo de 5 (cinco) anos para que o TCU proceda ao registro dos atos de concessão inicial de aposentadoria, reforma ou pensão, após o qual se considerarão definitivamente registrados. Quanto ao termo inicial do prazo, deve ser contado a partir da chegada do processo ao Tribunal de Contas.

Estão corretos somente os itens:

 

(TRF4 – Juiz – 2016) Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

I. O candidato aprovado fora das vagas previstas no edital tem direito subjetivo à nomeação se, após serem preenchidas todas as vagas, surgirem novas vagas durante o prazo de validade do certame.

II. É taxativo o rol de doenças graves na Lei do Regime Jurídico Único para efeito de aposentadoria por invalidez permanente com proventos integrais.

III. O registro imobiliário não é oponível em face da União para afastar o regime dos terrenos de marinha.

 

(EMAGIS) Com base na mais recente jurisprudência dos Tribunais Superiores, julgue os itens a seguir expostos e aponte a alternativa adequada.

I. Compete à Justiça Federal processar e julgar ações em que a Ordem dos Advogados do Brasil, quer mediante o Conselho Federal, quer seccional, figure na relação processual.

II. Em matéria de intervenção do Estado no domínio econômico, as empresas estatais representam uma forma de intervenção indireta por participação.

III. A alienação do controle acionário de empresas públicas e sociedades de economia mista exige autorização legislativa e licitação, ao passo que a exigência de autorização legislativa não se aplica à alienação do controle de suas subsidiárias e controladas, caso em que a operação pode ser realizada sem a necessidade de licitação, desde que siga procedimentos que observem os princípios da administração pública inscritos no art. 37 da CF, respeitada, sempre, a exigência de necessária competitividade.

IV. A atividade de exploração de loterias consubstancia prestação de serviço público e pode ser desenvolvida pelos Estados, embora seja da União a competência privativa para legislar sobre sistemas de consórcios e sorteios.

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Servidor público estadual que, no exercício da função pública, concorrer para que terceiro enriqueça ilicitamente estará sujeito a responder por ato de improbidade administrativa que

 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Sobre a temática da infração administrativa ambiental e as sanções cominadas na Lei n. 9.605/98, assinale a opção correta:

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2018) O controle de convencionalidade deve

 

Sentença Federal - Rodada 15.2021

O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, no uso de suas atribuições legais, ofereceu denúncia contra ANDERSON e SÉRGIO, devidamente qualificados, acusando-os da prática de crime de tráfico internacional de drogas, previsto no artigo 33, caput, c. c. art. 40, I, assim como de crime de associação para o tráfico, previsto no artigo 35, todos da Lei 11.343/2006. Consta da peça acusatória:

“No dia 18 de novembro de 2020, durante fiscalização de rotina na BR, mais precisamente 20 Km da fronteira com a Bolívia, os acusados foram flagrados transportando 139.800 g (cento e trinta e nove mil e oitocentos gramas) de cocaína, nas formas de pasta base e sal cloridrato, e 15.400 g (quinze mil e quatrocentos gramas) de maconha. Segundo relatado na denúncia, policiais rodoviários federais teriam abordado, para averiguações rotineiras, o caminhão de placas XXX-1010, conduzido por SÉRGIO, de propriedade de ANDERSON. Diante do nervosismo apresentado por SÉRGIO, os policiais procederam à vistoria minuciosa no interior do veículo, ocasião em que encontraram a integralidade da droga apreendida, dividida em tabletes envoltos em bexigas, escamoteada em compartimento do veículo modificado e soldado para a ocultação da droga. Por tais razões, foi dada voz de prisão a SÉRGIO, sendo, também, apreendido o veículo onde encontrada a droga.

Os policiais comunicaram os detalhes da apreensão aos demais agentes que realizavam fiscalização no Posto, quando estes constataram que poucos minutos antes haviam abordado naquele posto o veículo FORD FUSION, placas YYY-0101, conduzido por ANDERSON. Em continuidade às diligências, os policiais verificaram que ANDERSON, de fato, constava nos sistemas de informação como proprietário do caminhão apreendido, razão pela qual procederam nova abordagem ao veículo Ford Fusion e deram voz de prisão em flagrante a ANDERSON (o veículo também foi apreendido). A prisão ocorreu alguns quilômetros a frente do local onde abordado SÉRGIO. Os dois presos foram levados à Delegacia da Polícia Federal para formalização do flagrante.

No que toca à transnacionalidade do tráfico, também não há dúvida alguma. Não se pode olvidar que é fato público e notório que a Bolívia é um dos países com maior produção mundial de cocaína em termos absolutos e que esta cidade de Corumbá (MS) faz fronteira terrestre com as cidades de Puerto Suarez e Puerto Quijarro, em território boliviano. Na fronteira seca, o acesso é fácil a qualquer transeunte, não distando mais que 15 (quinze) quilômetros os centros comerciais de uma e outra cidade, desde o lado brasileiro até o lado boliviano, sem contar que existem variadas estradas vicinais, isto é, rotas clandestinas que são utilizadas para a transposição ilegal da fronteira, a fim de se evitar a fiscalização aduaneira entre o Brasil e a Bolívia.

Ademais, quando do interrogatório pela autoridade policial, SÉRGIO, devidamente acompanhado de advogada, confirmou que recebeu o caminhão com a droga na Bolívia (interrogatório às fls. __), bem assim que ANDERSON seguia mais à frente servindo como “batedor”. ANDERSON, por sua vez, permaneceu em silêncio quando do seu interrogatório perante o Delegado da Polícia Federal.

Em suma, a prova produzida nos autos atestou a existência do crime de tráfico ilícito de drogas, em que foram importados e transportados ilegalmente 93,3 kg (noventa e três quilos e trezentos gramas) de cocaína na forma de pasta base; 46,5 kg (quarenta e seis quilos e quinhentos gramas) de cocaína na forma de sal cloridrato (droga mais pura) e 15,4 kg (quinze quilos e quatrocentos gramas) de maconha.

Auto de Exibição/Apreensão às fls. __. Também auto de apreensão do caminhão às fls. __. A quantidade e forma de apresentação destas drogas foram confirmadas pelos Laudos Periciais Definitivos juntados às fls. __.

A audiência de custódia foi realizada, quando a prisão em flagrante de ambos os acusados foi convertida em prisão preventiva (fls. __).”

Após apresentação da denúncia, foi ordenada a notificação dos denunciados. Defesas prévias foram efetivamente realizadas por advogadas constituídas.

Denúncia foi recebida no dia 03/12/2020.

Na audiência de instrução, os cinco Policiais Rodoviários Federais, testemunhas de acusação, informaram que ao abordar o caminhão o motorista (SÉRGIO) demonstrou intenso nervosismo o que autorizou uma verificação mais minuciosa neste caminhão. Disseram que na cabine foi constatado de pronto que o forro havia sido modificado, percebendo-se soldas aparentes como já teria sido adredemente preparado. Em relação ao entorpecente, também no momento da fiscalização, SÉRGIO afirmou que teria ido à Bolívia e pego o caminhão já preparado, sabendo da existência da droga. SÉRGIO também teria dito que o caminhão seria de ANDERSON e que este seguia mais à frente. Quanto a ANDERSON, informaram que no momento de sua prisão preferiu ficar em silêncio.

Em seu interrogatório judicial, ao contrário do que havia dito na formalização do flagrante (fls __) e quando de sua abordagem pelos PRFs, SÉRGIO disse que apenas recebeu uma proposta para transportar um caminhão de ANDERSON desde Corumbá a Campo Grande. Portanto, alterou a versão consignada no interrogatório policial para dizer que não buscou o caminhão na Bolívia e que não tinha conhecimento do entorpecente no veículo. Disse que veio junto com ANDERSON de Campo Grande até Corumbá, tendo ficado em Campo Grande enquanto ANDERSON ficou na Bolívia. Quanto ao caminhão, pontuou que o havia comprado alguns dias antes, de ANDERSON, por aproximadamente R$ 130.000,00 (cento e trinta mil reais), dando R$ 10.000,00 (dez mil reais) de entrada. Justificou sua permanência em Corumbá por aproximadamente 15 (quinze) dias com a busca por carga para retornar e com as supostas tentativas frustradas de transferência para seu nome do caminhão que teria comprado de ANDERSON. Chegou a assumir a existência de proposta por um terceiro para transportar substância entorpecente pelo valor de R$ 10.000,00, mas afirmou que teria recusado a oferta. Confirmou que as chaves do caminhão ficaram consigo durante todo o período.

ANDERSON afirmou ser pessoa de boa família e que jamais se envolveria com crime de tráfico e que foi colocado nessa situação por culpa exclusiva de SÉRGIO e, portanto, nada tem a ver com o tráfico em questão. Entretanto, disse que veio a Corumbá/MS e permaneceu por quinze dias na Bolívia, mais precisamente nas cidades de Puerto Suarez e Puerto Quijarro (no mesmo período em que Sérgio permaneceu em Corumbá). Nega que tenha servido de “batedor” no seu carro FUSION para o caminhão conduzido por SÉRGIO. Disse que ficou hospedado na Bolívia e SÉRGIO em Corumbá. Afirmou que foi apenas coincidência o fato de terem regressado no mesmo dia para a cidade de Campo Grande, ocasião em que foram presos alguns quilômetros de Corumbá. Negou a propriedade da droga e a ciência da utilização do caminhão registrado em seu nome para o tráfico de entorpecentes. Disse que teria vendido o veículo dias antes a SÉRGIO, mas que ainda não teria formalizado a transferência por problemas com a vistoria. Justificou sua vinda a esta região para se certificar da entrega de uma carga de corrosivos e também para lazer. Novamente classificou como coincidência sua saída de Corumbá no mesmo dia e com o mesmo destino que SÉRGIO.

O Ministério Público Federal apresentou suas alegações finais às fls. __, requerendo a condenação dos réus nos termos da denúncia, perdimento dos bens apreendidos e a manutenção da prisão preventiva.

Às fls. __, a defesa de ANDERSON requereu, preliminarmente, a incompetência da Justiça Federal, uma vez que não demonstrada a transnacionaldiade do delito. No mérito, pediu a absolvição do acusado por insuficiência de provas para sua condenação. Ad argumentandum, manejou os seguintes pedidos: i) aplicação da pena base no mínimo legal; ii) a aplicação da causa de diminuição do art. 33, 4º, da Lei 11.343/2006; iii) regime inicial de cumprimento de pena aberto ou semiaberto; iv) concessão do direito de apelar em liberdade.

A defesa de SÉRGIO requereu a absolvição do acusado em relação ao crime previsto no art. 35, da Lei de Drogas, e o afastamento da majorante de transnacionalidade do delito de tráfico (art. 40, I, do mesmo diploma) por insuficiência de provas para sua condenação. Quanto à dosimetria do crime de tráfico de drogas requereu: i) aplicação da pena base no mínimo legal; ii) a incidência da atenuante da confissão; e, iii) a aplicação da causa de diminuição do art. 33, 4º, da Lei 11.343/2006. Por fim, pede a conversão das penas privativas de liberdade em restritivas de direitos e a concessão do direito de apelar em liberdade (fls. __).

Vieram os autos conclusos para sentença.

O Relatório acima serve como enunciado da Rodada 15.2021. Na condição hipotética de Juiz(a) Federal Substituto(a) que assume o feito, após remoção do Juiz que até então conduzia o processo, redija a decisão que reputar adequada ao caso, partindo da fundamentação. Considere a data do ato judicial o dia 07/04/2021 e o juízo a Subseção Judiciária de Corumbá/MS.

 

  9590 item(ns)
Primeiro Anterior  229   230   231   232   233  Proximo Ultimo

Cesta de Rodadas Pretéritas

Adicione à cesta os planos das Rodadas Pretéritas que você deseja adquirir.

    Valor Total: R$ ...

    • 1

    Copyright © 2010-2025 - Emagis - Todos os direitos reservados - CNPJ: 12.626.846/0001-10
    O Emagis é uma instituição privada, não possuindo qualquer vinculação a órgãos públicos. ILION.com.br