Emagis
Emagis
HOME MATRICULE-SE POR QUE APROVAMOS MAIS? ENTENDA OS CURSOS RESULTADOS ÁREA RESTRITA
NEWSLETTER
CONTATO
Magistratura MAGISTRATURA
Magistratura MINISTÉRIO PÚBLICO
Magistratura DEFENSORIA PÚBLICA
Magistratura PROCURADORIA
Magistratura DELEGADO DE POLICIA
Programas de Estudos PROGRAMAS DE ESTUDO
Planos de Questões/Provas PLANOS DE QUESTÕES/PROVAS
Cursos Intensivos Simulados CURSOS INTENSIVOS SIMULADOS
Videoaulas VIDEOAULAS
Rodadas Pretéritas RODADAS PRETÉRITAS
Downloads DOWNLOADS
Facebook Intagran Youtube Twitter
Emagis
Bem-vindo(a)



INÍCIO (ÁREA RESTRITA) AVISOS MINHA CONTA ALTERAR DADOS CADASTRAIS RENOVAR/ADQUIRIR PLANO CERTIFICADOS INDIQUE UM AMIGO SAIR
FAÇA SEU LOGIN


ESQUECEU A SENHA?


Seu navegador não suporta este video. Por favor, atualize seu navegador.

Rodadas Pretéritas

  1. Home
  2. Rodadas Pretéritas
  3. Busca
  4. Entenda as rodadas pretéritas
Informações Adicionar

Discursivas 2022

Informações Adicionar

Discursivas TJ/SP 2023

Busque por suas rodadas

Informações Adicionar

Objetivas - Rodada 46.2020

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 46.2020

Informações Adicionar

Objetivas DPF - Rodada 46.2020

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 46.2020 - Questão 1

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 46.2020 - Questão 2

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 46.2020 - Questão 3

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 46.2020 - Questão 4

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 46.2020 - Questão 5

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 46.2020 - Questão 6

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 46.2020 - Questão 7

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 46.2020

Informações Adicionar

Objetivas MPF - Rodada 46.2020

Informações Adicionar

Objetivas Juiz Estadual - Simulado 4 (aula de 11/11/2020)

Informações Adicionar

Objetivas Juiz Federal - Simulado 3 (aula de 12/11/2020)

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 45.2020

Informações Adicionar

Ministério Público Estadual - Rodada 45.2020

Informações Adicionar

Objetivas DPF - Rodada 45.2020

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 45.2020

Informações Adicionar

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 45.2020

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM - Rodada 45.2020

Informações Adicionar

Defensoria Pública Estadual - Rodada 45.2020

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 45.2020

Informações Adicionar

Defensoria Pública Estadual - Rodada 45.2020

Informações Adicionar

Objetivas MPF - Rodada 45.2020

Informações Adicionar

Objetivas - Rodada 45.2020

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 45.2020

Objetivas - Rodada 46.2020

(EMAGIS) A respeito dos direitos sociais voltados à proteção da mulher no mercado de trabalho, tendo presente o artigo 7º da Constituição Federal, o artigo 10 do ADCT e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Julgue os itens a seguir:

I. A revisão constitucional determinada pelo constituinte originário implementou-se no prazo de cinco anos, contados da promulgação da Constituição, operando-se por maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional, em sessão bicameral.

II. A CF/88 determinou a imediata redução dos vencimentos, da remuneração, das vantagens e dos adicionais, bem como dos proventos de aposentadoria que estivessem sendo percebidos em desacordo com a Constituição, ressalvados os casos de direito adquirido, por exemplo, em razão de coisa julgada.

III. Os servidores públicos civis da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, da administração direta, autárquica e das fundações públicas, em exercício na data da promulgação da Constituição, há pelo menos cinco anos continuados, e que não tenham sido admitidos na forma regulada no art. 37, da Constituição, são considerados estáveis no serviço público. A garantia de estabilidade, contudo, não se aplica aos cargos de confiança nem aos professores de nível superior, nos termos da lei.

 

(EMAGIS) Sobre a disciplina da intervenção federal, assinale o item correto:

 

(TJ/AL – Juiz substituto – FCC – 2019) Quanto ao remédio constitucional mandado de segurança,

 

(EMAGIS) Sobre a intervenção do Estado na propriedade, julgue os itens a seguir arrolados.

I. A expropriação de propriedades rurais e urbanas onde forem localizadas culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou a exploração de trabalho escravo pode ser afastada, desde que o proprietário comprove que não incorreu em culpa, ainda que “in vigilando” ou “in elegendo”.

II. A invasão do imóvel não é causa de suspensão do processo expropriatório para fins de reforma agrária.

III. É possível a desistência da desapropriação, a qualquer tempo, mesmo após o trânsito em julgado, desde que ainda não tenha havido o pagamento integral do preço e o imóvel possa ser devolvido sem alteração substancial que impeça que seja utilizado como antes. Por outro lado, é ônus do expropriado provar a existência de fato impeditivo do direito de desistência da desapropriação.

Há erro:

 

(EMAGIS) No que tange à improbidade administrativa, avalie as assertivas a seguir expostas.

I. Segundo o STJ, a improbidade administrativa é a ilegalidade tipificada e qualificada pelo elemento subjetivo, pressupondo, pois, a presença de dolo na conduta do agente.

II. É inviável a propositura de ação civil de improbidade administrativa exclusivamente contra o particular, sem a concomitante presença de agente público no polo passivo da demanda.

III. Não configura bis in idem a coexistência de título executivo extrajudicial (acórdão do TCU) e sentença condenatória em ação civil pública de improbidade administrativa que determinam o ressarcimento ao erário e se referem ao mesmo fato, desde que seja observada a dedução do valor da obrigação que primeiramente foi executada no momento da execução do título remanescente.

Estão corretos somente os itens:

 

(MPE/GO – Promotor de Justiça – 2019) De acordo com o § 4º do art. 37 da Constituição Federal, "os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível". Com base nesse fundamento constitucional, bem como no entendimento jurisprudencial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sabe-se que, em relação aos militares, a parte final do §4º do artigo 125 da Constituição Federal determina que cabe “ao tribunal competente decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduação das praças”.

A propósito da interpretação do aludido dispositivo constitucional, tal como assentada pelo Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o nome como direito da personalidade, marque a alternativa CORRETA.


 

(DPE/MA – Defensor Público – FCC – 2018) Alexandre trabalha como motorista de passageiros por meio de aplicativo para aparelhos celulares, pelo qual os usuários solicitam a corrida e realizam o pagamento por meio eletrônico à operadora do aplicativo.
Em uma de suas corridas, Alexandre veio a se envolver em um acidente, causando danos para o passageiro. Neste caso, Alexandre


 

(EMAGIS) A respeito da filiação por adoção e também sobre a denominada paternidade socioafetiva, marque a alternativa INCORRETA.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito – VUNESP – 2018). A ausência de indicação de data de emissão em nota promissória


 

(TJ/SP – Juiz de Direito – VUNESP – 2018). Em sociedade limitada por tempo indeterminado, a retirada de sócio

 

(EMAGIS) No que tange aos negócios jurídicos processuais, julgue os itens abaixo.

I. Não é permitido às partes a celebração de negócios jurídicos processuais atípicos que afetem poderes e deveres do juiz, tais como os que: a) limitem seus poderes de instrução ou de sanção à litigância ímproba; b) subtraiam do Estado/juiz o controle da legitimidade das partes ou do ingresso de amicus curiae; c) introduzam novas hipóteses de recorribilidade, de rescisória ou de sustentação oral não previstas em lei; d) estipulem o julgamento do conflito com base em lei diversa da nacional vigente; e e) estabeleçam prioridade de julgamento não prevista em lei.

II. Admite-se a convenção pré-processual oral.

III. São nulas, por ilicitude do objeto, as convenções processuais que violem as garantias constitucionais do processo, tais como as que: a) autorizem o uso de prova ilícita; b) limitem a publicidade do processo para além das hipóteses expressamente previstas em lei; c) modifiquem o regime de competência absoluta; e d) dispensem o dever de motivação.

Estão corretos apenas os itens:


 

(MPE/GO – Promotor de Justiça – 2019) Conforme lição de Fredie Didier Júnior e Hermes Zaneti Júnior, existem, na doutrina, quatro posições referentes à legitimidade do Ministério Público para a tutela dos interesses individuais homogêneos. Sobre as quatro posições doutrinárias mencionadas, é incorreto afirmar:


 

(EMAGIS) A respeito da competência territorial na execução fiscal, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o STJ, em regra tem caráter relativo, não podendo ser conhecida de ofício.

II. Na vigência do CPC/1973, a jurisprudência consolidada pelo STJ era no sentido de serem concorrentes os foros territoriais competentes para a execução fiscal, isto é, não gerava direito subjetivo do executado de ser demandado no foro de seu domicílio.

III. Para as execuções fiscais federais ajuizadas na vigência da regra de delegação da competência à Justiça Estadual do foro do domicílio do executado, tem-se delegação que fixa regra de competência territorial absoluta.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que atine à defesa coletiva dos direitos em juízo, levando em consideração a jurisprudência consolidada, assinale a alternativa INCORRETA:

 

(EMAGIS) Acerca dos princípios informativos do direito penal, assinale a opção incorreta.


 

(EMAGIS) Sobre a ‘pena acessória’ (decorrente de sentença penal transitada em julgado) de perda do cargo ou função pública aplicada ao servidor público ou militar condenado, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o Código Penal, trata-se de efeito não automático da condenação, devendo ser motivadamente declarado na sentença.

II. Tratando-se de policial militar, a condenação da praça a pena privativa de liberdade, por tempo superior a dois anos, importa sua exclusão das forças armadas.

III. Tratando-se de policial militar e de crime militar, a pena de perda da graduação, ainda que de forma fundamentada, não pode ser imposta pelo juízo de primeira instância, já que a competência é do tribunal competente (Tribunal de Justiça ou Tribunal de Justiça Militar), a ser exercida em procedimento próprio.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O artigo 2º da Lei 12.850/2013 prevê o crime de organização criminosa, dispõe sobre a pena e trata da execução penal.

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.


 

(TJ/PA – Juiz de Direito Substituto – 2019) Para se vingar de uma agressão pretérita, João, maior de idade, com vontade livre e consciente de matar, efetuou disparos de arma de fogo contra Pedro. Tendo se certificado de que apenas um projétil havia atingido Pedro, em local não letal, e de que ele ainda estava vivo, João, então, efetuou mais dois disparos. Esses dois disparos foram letais, e o homicídio se consumou. João possuía o porte e a posse legal da arma utilizada.

Considerando essa situação, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) A propósito do crime de desobediência (CP, artigo 330), marque a alternativa CORRETA.


 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Sobre a legislação extravagante ao Código Penal e a jurisprudência majoritária do Superior Tribunal de Justiça, analise as afirmativas a seguir.

I. A prática de crime ou contravenção penal contra a mulher no ambiente doméstico impossibilita a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos.

II. Não é possível a aplicação dos princípios da insignificância e da bagatela imprópria nos delitos praticados com violência ou grave ameaça no âmbito das relações domésticas e familiares.

III. O descumprimento de medida protetiva de urgência antes do acréscimo do art. 24-A à Lei Maria da Penha configurava o crime de desobediência, previsto no art. 330 do Código Penal.

IV. Demonstrada por laudo pericial a inaptidão da arma de fogo para o disparo, é atípica a conduta de portar ou de possuir arma de fogo, diante da ausência de afetação do bem jurídico incolumidade pública, tratando-se de crime impossível pela ineficácia absoluta do meio.

V. É materialmente atípica, pela aplicação do Princípio da Insignificância, a conduta de portar ou possuir ínfima quantidade de munição, aliada à ausência do artefato capaz de disparar o projétil, que denote a incapacidade de gerar perigo à incolumidade pública.

Está incorreto o que se afirma em:

 

(EMAGIS) A propósito da gravação ambiental clandestina – efetuada por um dos interlocutores sem conhecimento do outro – como meio de produção de prova no processo penal, marque a alternativa CORRETA.


 

(DPE/AM – Defensor Público – FCC – 2018) Sobre a remição na execução penal, é corretor afirmar que


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do crédito tributário e também do indébito tributário.

I. Ofende a coisa julgada o pleito de compensação com débitos tributários do contribuinte do crédito reconhecido em seu favor em decisão judicial transitada em julgado que condenou a Fazenda Pública a restituir-lhe o indébito tributário, já que esta última a única via executiva autorizada pelo provimento transitado em julgado.

II. A sentença declaratória de indébito tributário pode servir como título executivo para execução da quantia contra a Fazenda Pública devedora.

III. O depósito judicial da integralidade do crédito tributário para o fim de sua suspensão, embora faculdade do contribuinte, uma vez feito, torna-se indisponível ao depositante, vinculado que fica ao resultado da demanda judicial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do imposto de renda, inclusive sua relação com o pagamento de servidores públicos estaduais e municipais.

I. Tratando-se de ação que discuta a incidência de imposto de renda sobre o pagamento de remuneração feito a servidores estaduais ou municipais, os estados membros e municípios, conforme o caso, são partes legítimas para figurarem no polo de ação sobre imposto de renda retido na fonte, por pertencer a eles o produto da arrecadação do imposto da União sobre a renda e os proventos de qualquer natureza.

II. A Justiça Estadual é competente para ação objetivando a isenção de imposto de renda de servidor estadual em atividade.

III. O STF declarou a inconstitucionalidade do art. 6º, inciso XIV, da Lei Federal 7.713/1988, com a redação da Lei 11.052/2004, afirmando que o benefício da isenção é também devido aos contribuintes em atividade, isto é, não se restringe aos inativos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de tributos federais.

I. Para a comprovação de uma das enfermidades relacionadas no artigo 6º, XIV da Lei nº 7.713/1988, em ordem a gerar isenção do imposto de renda, o STJ afirma ser desnecessária a apresentação de laudo médico oficial em juízo para o reconhecimento da moléstia grave, tendo em vista que a norma prevista no art. 30 da Lei 9.250/1995 não vincula o Juiz, que, nos termos dos arts. 131 e 436 do CPC, é livre na apreciação das provas.

II. A inconstitucionalidade dos dispositivos das Leis nº 8.540/92 e nº 9.528/97, que impunham a contribuição para o FUNRURAL incidente sobre a receita bruta proveniente da comercialização da produção do empregador rural pessoa física, estendeu-se, segundo julgado recentemente concluído pelo STF, ao art. 25 da Lei nº 8.870/94, que dispõe sobre a contribuição incidente sobre a receita bruta proveniente da comercialização da produção rural de empregadores pessoas jurídicas.

III. Foi declarada a inconstitucionalidade dos dispositivos das Leis nº 8.540/92 e nº 9.528/97, que impunham a contribuição para o FUNRURAL incidente sobre a receita bruta proveniente da comercialização da produção do empregador rural pessoa física, isso apenas para o período anterior à Lei 10.256/2001, que regularizou a exação.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A propósito da Administração Pública, entidades que com ela tenham relação e controle externo pelo Tribunal de Contas, marque a alternativa CORRETA.


 

(MP/PB – Promotor de Justiça – FCC – 2018) Promotor de Justiça único de determinada comarca foi convidado para conhecer empresa sediada no local. Lá constatou que a mesma está despejando substância poluente em rio da cidade, na qual, inclusive, ele reside. Nesse caso, presente interesse


 

(EMAGIS) A respeito das empresas estatais, dos serviços públicos, das atividades econômicos e imunidade tributária recíproca, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) “Fabiano percorreu as lojas, escolhendo o pano, regateando um tostão em côvado, receoso de ser enganado. Andava irresoluto, uma longa desconfiança dava-lhe gestos oblíquos. À tarde puxou o dinheiro, meio tentado, e logo se arrependeu, certo de que todos os caixeiros furtavam no preço e na medida: amarrou as notas na ponta do lenço, meteu-as na algibeira, dirigiu-se à bodega de Seu Inácio, onde guardara os picuás. Aí certificou-se novamente de que o querosene estava batizado e decidiu beber uma pinga, pois sentia calor. Seu Inácio trouxe a garrafa de aguardente. Fabiano virou o copo de um trago, cuspiu, limpou os beiços à manga, contraiu o rosto. Ia jurar que a cachaça tinha água. Por que seria que Seu Inácio botava água em tudo?” (Graciliano Ramos. Vidas Secas. 27ª edição. Livraria Martins Editora: São Paulo, 1970. p. 62).

Nas obrigações sujeitas ao Código de Defesa do Consumidor, pelo defeito do produto, as sociedades:


 

(EMAGIS) A respeito da remissão, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:


 

(DPE/MG – FUNDEPES – 2019) Acerca do(s) posicionamento(s) do STF (ADPF 153/DF) e da Corte Interamericana de Direitos Humanos (Caso Gomes Lund e outros vs. Brasil) sobre a Lei nº 6.683/79 (Lei da Anistia), quanto à sua extensão aos crimes praticados pelos agentes do Estado contra os que lutavam contra o Estado de exceção, assinale a alternativa correta.


 

(EMAGIS) A respeito da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher, celebrada no âmbito da Organização das Nações Unidas em 1979, e ratificada pelo Brasil (Decreto n° 4.377/2002), avalie as assertivas que seguem.

I. Abrange a discriminação não apenas no campo trabalhista, mas também no político, econômico, social, cultural e civil ou qualquer outro campo.

II. Na esfera do emprego, impõe aos Estados assegurar à mulher o direito à proteção da saúde e à segurança nas condições de trabalho, inclusive a salvaguarda da função de reprodução.

III. Relativamente à nacionalidade, admite que, mediante previsão constitucional, o casamento com um estrangeiro ou a mudança de nacionalidade do marido modifiquem automaticamente a nacionalidade da esposa.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(TJ/MT – JUIZ DE DIREITO – 2018) As eleições para Presidente da República, para Governadores e para Prefeitos de municípios com mais de 200 mil eleitores obedecerão:


 

(EMAGIS) Avalie as proposições abaixo articuladas e indique a alternativa correta, com base na Lei 8.213/91 e na jurisprudência dos Tribunais Superiores.

I. Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador doméstico ou pelo exercício do trabalho dos segurados especiais, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

II. Pedro, empregado da empresa Alfa S.A., estava em seu horário de almoço após ter cumprido metade da sua jornada de trabalho diária e, utilizando seu carro, deslocava-se para o restaurante “por quilo” onde habitualmente fazia sua refeição, quando abalroou-se com outro veículo, algo que ensejou fratura na sua perna e gerou consequente incapacidade laborativa temporária. É correto dizer, nesse caso, que há acidente de trabalho, para os efeitos legais.

III. Em se tratando de negativa do INSS na concessão de benefício por incapacidade fruto de acidente de trabalho sofrido por empregado de certa empresa, a competência para a respectiva ação previdenciária que busca questionar a legalidade dessa negativa não será nem da Justiça do Trabalho, nem da Justiça Federal, mas sim da Justiça Estadual.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Analise os itens I a V e assinale a alternativa correta, de acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST):

I. Segundo entendimento sumulado do TST, convalidam-se os efeitos do contrato de trabalho que, considerado nulo por ausência de concurso público, quando celebrado originalmente com ente da Administração Pública Indireta, continua a existir após a sua privatização.

II. Entende o TST que a contratação de servidor público, após a CF/1988, sem prévia aprovação em concurso público, encontra óbice no respectivo art. 37, II e § 2º, somente lhe conferindo direito ao pagamento da contraprestação pactuada, em relação ao número de horas trabalhadas, respeitado o valor da hora do salário mínimo, e dos valores referentes aos depósitos do FGTS, décimo terceiro salário e férias acrescidas de um terço.

III. O entendimento consolidado do STF é no sentido de que as entidades que compõem os serviços sociais autônomos integrantes do denominado Sistema “S” estão submetidas à exigência de concurso público para a contratação de pessoal, nos moldes do art. 37, II, da Constituição Federal.

IV. É válida a penhora em bens de pessoa jurídica de direito privado, realizada anteriormente à sucessão pela União ou por Estado-membro, não podendo a execução prosseguir mediante precatório, segundo entendimento consolidado do TST.

V. Segundo recente decisão do STF, é constitucional o dispositivo da Lei 9.469/98 que prevê que os empregados dos conselhos de fiscalização de profissões regulamentadas são regidos pela legislação trabalhista, sendo vedada qualquer forma de transposição, transferência ou deslocamento para o quadro da Administração Pública direta ou indireta.


 

(EMAGIS) Acerca da ação rescisória no processo do trabalho, analise os itens a seguir, de acordo com a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, e responda:

I. A sentença normativa proferida ou transitada em julgado posteriormente à sentença rescindenda é prova nova apta a viabilizar a desconstituição de julgado.

II. A sentença normativa preexistente à sentença rescindenda, mas não exibida no processo principal, em virtude de negligência da parte, não é considerado prova nova para efeito de ação rescisória.

III. O silêncio da parte vencedora a respeito de fatos contrários a ela é ato contrário aos deveres processuais de cooperação, lealdade e boa-fé, caracterizando dolo processual apto a ensejar o manejo de ação rescisória.

IV. O Sindicato, substituto processual e autor da reclamação trabalhista, em cujos autos fora proferida a decisão rescindenda, possui legitimidade para figurar como réu na ação rescisória.

V. A petição inicial de ação rescisória que omite a subsunção do fundamento de rescindibilidade no art. 966 do CPC de 2015 ou o capitula erroneamente em um de seus incisos não é, só por este motivo, inepta, sendo lícito ao Tribunal emprestar a adequada qualificação jurídica ("iura novit curia").

 

(EMAGIS) Sobre o Procurador-Geral da República e o Vice-Procurador-Geral da República, assinale a alternativa incorreta:


 

(DPE/MA – FCC – 2013) Em análise de caso concreto, a 3ª Defensoria Pública da Família do município de São Luís conclui que a competência para apresentar determinada demanda judicial é de uma das Defensorias Públicas de São José de Ribamar. Porém, a 1ª Defensoria Pública desse município também se viu incompetente, entendendo que cabe a uma das Defensorias da capital maranhense a propositura da medida judicial solicitada pelo assistido. Diante desse impasse, à luz da Lei Complementar 80/94, a solução desse conflito de atribuição compete


 

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 46.2020

(EMAGIS) Sobre o nome como direito da personalidade, marque a alternativa CORRETA.


 

(DPE/MA – Defensor Público – FCC – 2018) Alexandre trabalha como motorista de passageiros por meio de aplicativo para aparelhos celulares, pelo qual os usuários solicitam a corrida e realizam o pagamento por meio eletrônico à operadora do aplicativo.
Em uma de suas corridas, Alexandre veio a se envolver em um acidente, causando danos para o passageiro. Neste caso, Alexandre


 

(EMAGIS) A respeito da filiação por adoção e também sobre a denominada paternidade socioafetiva, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange aos negócios jurídicos processuais, julgue os itens abaixo.

I. Não é permitido às partes a celebração de negócios jurídicos processuais atípicos que afetem poderes e deveres do juiz, tais como os que: a) limitem seus poderes de instrução ou de sanção à litigância ímproba; b) subtraiam do Estado/juiz o controle da legitimidade das partes ou do ingresso de amicus curiae; c) introduzam novas hipóteses de recorribilidade, de rescisória ou de sustentação oral não previstas em lei; d) estipulem o julgamento do conflito com base em lei diversa da nacional vigente; e e) estabeleçam prioridade de julgamento não prevista em lei.

II. Admite-se a convenção pré-processual oral.

III. São nulas, por ilicitude do objeto, as convenções processuais que violem as garantias constitucionais do processo, tais como as que: a) autorizem o uso de prova ilícita; b) limitem a publicidade do processo para além das hipóteses expressamente previstas em lei; c) modifiquem o regime de competência absoluta; e d) dispensem o dever de motivação.

Estão corretos apenas os itens:


 

(MPE/GO – Promotor de Justiça – 2019) Conforme lição de Fredie Didier Júnior e Hermes Zaneti Júnior, existem, na doutrina, quatro posições referentes à legitimidade do Ministério Público para a tutela dos interesses individuais homogêneos. Sobre as quatro posições doutrinárias mencionadas, é incorreto afirmar:


 

(EMAGIS) A respeito da competência territorial na execução fiscal, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o STJ, em regra tem caráter relativo, não podendo ser conhecida de ofício.

II. Na vigência do CPC/1973, a jurisprudência consolidada pelo STJ era no sentido de serem concorrentes os foros territoriais competentes para a execução fiscal, isto é, não gerava direito subjetivo do executado de ser demandado no foro de seu domicílio.

III. Para as execuções fiscais federais ajuizadas na vigência da regra de delegação da competência à Justiça Estadual do foro do domicílio do executado, tem-se delegação que fixa regra de competência territorial absoluta.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que atine à defesa coletiva dos direitos em juízo, levando em consideração a jurisprudência consolidada, assinale a alternativa INCORRETA:

 

(EMAGIS) “Fabiano percorreu as lojas, escolhendo o pano, regateando um tostão em côvado, receoso de ser enganado. Andava irresoluto, uma longa desconfiança dava-lhe gestos oblíquos. À tarde puxou o dinheiro, meio tentado, e logo se arrependeu, certo de que todos os caixeiros furtavam no preço e na medida: amarrou as notas na ponta do lenço, meteu-as na algibeira, dirigiu-se à bodega de Seu Inácio, onde guardara os picuás. Aí certificou-se novamente de que o querosene estava batizado e decidiu beber uma pinga, pois sentia calor. Seu Inácio trouxe a garrafa de aguardente. Fabiano virou o copo de um trago, cuspiu, limpou os beiços à manga, contraiu o rosto. Ia jurar que a cachaça tinha água. Por que seria que Seu Inácio botava água em tudo?” (Graciliano Ramos. Vidas Secas. 27ª edição. Livraria Martins Editora: São Paulo, 1970. p. 62).

Nas obrigações sujeitas ao Código de Defesa do Consumidor, pelo defeito do produto, as sociedades:


 

(EMAGIS) A respeito da remissão, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) Acerca dos princípios informativos do direito penal, assinale a opção incorreta.


 

(EMAGIS) Sobre a ‘pena acessória’ (decorrente de sentença penal transitada em julgado) de perda do cargo ou função pública aplicada ao servidor público ou militar condenado, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o Código Penal, trata-se de efeito não automático da condenação, devendo ser motivadamente declarado na sentença.

II. Tratando-se de policial militar, a condenação da praça a pena privativa de liberdade, por tempo superior a dois anos, importa sua exclusão das forças armadas.

III. Tratando-se de policial militar e de crime militar, a pena de perda da graduação, ainda que de forma fundamentada, não pode ser imposta pelo juízo de primeira instância, já que a competência é do tribunal competente (Tribunal de Justiça ou Tribunal de Justiça Militar), a ser exercida em procedimento próprio.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O artigo 2º da Lei 12.850/2013 prevê o crime de organização criminosa, dispõe sobre a pena e trata da execução penal.

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.


 

(TJ/PA – Juiz de Direito Substituto – 2019) Para se vingar de uma agressão pretérita, João, maior de idade, com vontade livre e consciente de matar, efetuou disparos de arma de fogo contra Pedro. Tendo se certificado de que apenas um projétil havia atingido Pedro, em local não letal, e de que ele ainda estava vivo, João, então, efetuou mais dois disparos. Esses dois disparos foram letais, e o homicídio se consumou. João possuía o porte e a posse legal da arma utilizada.

Considerando essa situação, assinale a opção correta.


 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Sobre a legislação extravagante ao Código Penal e a jurisprudência majoritária do Superior Tribunal de Justiça, analise as afirmativas a seguir.

I. A prática de crime ou contravenção penal contra a mulher no ambiente doméstico impossibilita a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos.

II. Não é possível a aplicação dos princípios da insignificância e da bagatela imprópria nos delitos praticados com violência ou grave ameaça no âmbito das relações domésticas e familiares.

III. O descumprimento de medida protetiva de urgência antes do acréscimo do art. 24-A à Lei Maria da Penha configurava o crime de desobediência, previsto no art. 330 do Código Penal.

IV. Demonstrada por laudo pericial a inaptidão da arma de fogo para o disparo, é atípica a conduta de portar ou de possuir arma de fogo, diante da ausência de afetação do bem jurídico incolumidade pública, tratando-se de crime impossível pela ineficácia absoluta do meio.

V. É materialmente atípica, pela aplicação do Princípio da Insignificância, a conduta de portar ou possuir ínfima quantidade de munição, aliada à ausência do artefato capaz de disparar o projétil, que denote a incapacidade de gerar perigo à incolumidade pública.

Está incorreto o que se afirma em:

 

(EMAGIS) A propósito da gravação ambiental clandestina – efetuada por um dos interlocutores sem conhecimento do outro – como meio de produção de prova no processo penal, marque a alternativa CORRETA.


 

(DPE/AM – Defensor Público – FCC – 2018) Sobre a remição na execução penal, é corretor afirmar que


 

(EMAGIS) A respeito dos direitos sociais voltados à proteção da mulher no mercado de trabalho, tendo presente o artigo 7º da Constituição Federal, o artigo 10 do ADCT e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Julgue os itens a seguir:

I. A revisão constitucional determinada pelo constituinte originário implementou-se no prazo de cinco anos, contados da promulgação da Constituição, operando-se por maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional, em sessão bicameral.

II. A CF/88 determinou a imediata redução dos vencimentos, da remuneração, das vantagens e dos adicionais, bem como dos proventos de aposentadoria que estivessem sendo percebidos em desacordo com a Constituição, ressalvados os casos de direito adquirido, por exemplo, em razão de coisa julgada.

III. Os servidores públicos civis da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, da administração direta, autárquica e das fundações públicas, em exercício na data da promulgação da Constituição, há pelo menos cinco anos continuados, e que não tenham sido admitidos na forma regulada no art. 37, da Constituição, são considerados estáveis no serviço público. A garantia de estabilidade, contudo, não se aplica aos cargos de confiança nem aos professores de nível superior, nos termos da lei.

 

(EMAGIS) Sobre a disciplina da intervenção federal, assinale o item correto:

 

(TJ/AL – Juiz substituto – FCC – 2019) Quanto ao remédio constitucional mandado de segurança,

 

(TJ/MT – JUIZ DE DIREITO – 2018) As eleições para Presidente da República, para Governadores e para Prefeitos de municípios com mais de 200 mil eleitores obedecerão:


 

(TJ/SP – Juiz de Direito – VUNESP – 2018). A ausência de indicação de data de emissão em nota promissória


 

(TJ/SP – Juiz de Direito – VUNESP – 2018). Em sociedade limitada por tempo indeterminado, a retirada de sócio

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do crédito tributário e também do indébito tributário.

I. Ofende a coisa julgada o pleito de compensação com débitos tributários do contribuinte do crédito reconhecido em seu favor em decisão judicial transitada em julgado que condenou a Fazenda Pública a restituir-lhe o indébito tributário, já que esta última a única via executiva autorizada pelo provimento transitado em julgado.

II. A sentença declaratória de indébito tributário pode servir como título executivo para execução da quantia contra a Fazenda Pública devedora.

III. O depósito judicial da integralidade do crédito tributário para o fim de sua suspensão, embora faculdade do contribuinte, uma vez feito, torna-se indisponível ao depositante, vinculado que fica ao resultado da demanda judicial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do imposto de renda, inclusive sua relação com o pagamento de servidores públicos estaduais e municipais.

I. Tratando-se de ação que discuta a incidência de imposto de renda sobre o pagamento de remuneração feito a servidores estaduais ou municipais, os estados membros e municípios, conforme o caso, são partes legítimas para figurarem no polo de ação sobre imposto de renda retido na fonte, por pertencer a eles o produto da arrecadação do imposto da União sobre a renda e os proventos de qualquer natureza.

II. A Justiça Estadual é competente para ação objetivando a isenção de imposto de renda de servidor estadual em atividade.

III. O STF declarou a inconstitucionalidade do art. 6º, inciso XIV, da Lei Federal 7.713/1988, com a redação da Lei 11.052/2004, afirmando que o benefício da isenção é também devido aos contribuintes em atividade, isto é, não se restringe aos inativos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MP/PB – Promotor de Justiça – FCC – 2018) Promotor de Justiça único de determinada comarca foi convidado para conhecer empresa sediada no local. Lá constatou que a mesma está despejando substância poluente em rio da cidade, na qual, inclusive, ele reside. Nesse caso, presente interesse


 

(EMAGIS) Sobre a intervenção do Estado na propriedade, julgue os itens a seguir arrolados.

I. A expropriação de propriedades rurais e urbanas onde forem localizadas culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou a exploração de trabalho escravo pode ser afastada, desde que o proprietário comprove que não incorreu em culpa, ainda que “in vigilando” ou “in elegendo”.

II. A invasão do imóvel não é causa de suspensão do processo expropriatório para fins de reforma agrária.

III. É possível a desistência da desapropriação, a qualquer tempo, mesmo após o trânsito em julgado, desde que ainda não tenha havido o pagamento integral do preço e o imóvel possa ser devolvido sem alteração substancial que impeça que seja utilizado como antes. Por outro lado, é ônus do expropriado provar a existência de fato impeditivo do direito de desistência da desapropriação.

Há erro:

 

(EMAGIS) No que tange à improbidade administrativa, avalie as assertivas a seguir expostas.

I. Segundo o STJ, a improbidade administrativa é a ilegalidade tipificada e qualificada pelo elemento subjetivo, pressupondo, pois, a presença de dolo na conduta do agente.

II. É inviável a propositura de ação civil de improbidade administrativa exclusivamente contra o particular, sem a concomitante presença de agente público no polo passivo da demanda.

III. Não configura bis in idem a coexistência de título executivo extrajudicial (acórdão do TCU) e sentença condenatória em ação civil pública de improbidade administrativa que determinam o ressarcimento ao erário e se referem ao mesmo fato, desde que seja observada a dedução do valor da obrigação que primeiramente foi executada no momento da execução do título remanescente.

Estão corretos somente os itens:

 

(MPE/GO – Promotor de Justiça – 2019) De acordo com o § 4º do art. 37 da Constituição Federal, "os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível". Com base nesse fundamento constitucional, bem como no entendimento jurisprudencial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sabe-se que, em relação aos militares, a parte final do §4º do artigo 125 da Constituição Federal determina que cabe “ao tribunal competente decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduação das praças”.

A propósito da interpretação do aludido dispositivo constitucional, tal como assentada pelo Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas DPF - Rodada 46.2020

(EMAGIS) Acerca dos princípios informativos do direito penal, assinale a opção incorreta.


 

(EMAGIS) Sobre a ‘pena acessória’ (decorrente de sentença penal transitada em julgado) de perda do cargo ou função pública aplicada ao servidor público ou militar condenado, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o Código Penal, trata-se de efeito não automático da condenação, devendo ser motivadamente declarado na sentença.

II. Tratando-se de policial militar, a condenação da praça a pena privativa de liberdade, por tempo superior a dois anos, importa sua exclusão das forças armadas.

III. Tratando-se de policial militar e de crime militar, a pena de perda da graduação, ainda que de forma fundamentada, não pode ser imposta pelo juízo de primeira instância, já que a competência é do tribunal competente (Tribunal de Justiça ou Tribunal de Justiça Militar), a ser exercida em procedimento próprio.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O artigo 2º da Lei 12.850/2013 prevê o crime de organização criminosa, dispõe sobre a pena e trata da execução penal.

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.


 

(TJ/PA – Juiz de Direito Substituto – 2019) Para se vingar de uma agressão pretérita, João, maior de idade, com vontade livre e consciente de matar, efetuou disparos de arma de fogo contra Pedro. Tendo se certificado de que apenas um projétil havia atingido Pedro, em local não letal, e de que ele ainda estava vivo, João, então, efetuou mais dois disparos. Esses dois disparos foram letais, e o homicídio se consumou. João possuía o porte e a posse legal da arma utilizada.

Considerando essa situação, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) A propósito do crime de desobediência (CP, artigo 330), marque a alternativa CORRETA.


 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Sobre a legislação extravagante ao Código Penal e a jurisprudência majoritária do Superior Tribunal de Justiça, analise as afirmativas a seguir.

I. A prática de crime ou contravenção penal contra a mulher no ambiente doméstico impossibilita a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos.

II. Não é possível a aplicação dos princípios da insignificância e da bagatela imprópria nos delitos praticados com violência ou grave ameaça no âmbito das relações domésticas e familiares.

III. O descumprimento de medida protetiva de urgência antes do acréscimo do art. 24-A à Lei Maria da Penha configurava o crime de desobediência, previsto no art. 330 do Código Penal.

IV. Demonstrada por laudo pericial a inaptidão da arma de fogo para o disparo, é atípica a conduta de portar ou de possuir arma de fogo, diante da ausência de afetação do bem jurídico incolumidade pública, tratando-se de crime impossível pela ineficácia absoluta do meio.

V. É materialmente atípica, pela aplicação do Princípio da Insignificância, a conduta de portar ou possuir ínfima quantidade de munição, aliada à ausência do artefato capaz de disparar o projétil, que denote a incapacidade de gerar perigo à incolumidade pública.

Está incorreto o que se afirma em:

 

(EMAGIS) A propósito da gravação ambiental clandestina – efetuada por um dos interlocutores sem conhecimento do outro – como meio de produção de prova no processo penal, marque a alternativa CORRETA.


 

(DPE/AM – Defensor Público – FCC – 2018) Sobre a remição na execução penal, é corretor afirmar que


 

(EMAGIS) A respeito dos direitos sociais voltados à proteção da mulher no mercado de trabalho, tendo presente o artigo 7º da Constituição Federal, o artigo 10 do ADCT e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Julgue os itens a seguir:

I. A revisão constitucional determinada pelo constituinte originário implementou-se no prazo de cinco anos, contados da promulgação da Constituição, operando-se por maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional, em sessão bicameral.

II. A CF/88 determinou a imediata redução dos vencimentos, da remuneração, das vantagens e dos adicionais, bem como dos proventos de aposentadoria que estivessem sendo percebidos em desacordo com a Constituição, ressalvados os casos de direito adquirido, por exemplo, em razão de coisa julgada.

III. Os servidores públicos civis da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, da administração direta, autárquica e das fundações públicas, em exercício na data da promulgação da Constituição, há pelo menos cinco anos continuados, e que não tenham sido admitidos na forma regulada no art. 37, da Constituição, são considerados estáveis no serviço público. A garantia de estabilidade, contudo, não se aplica aos cargos de confiança nem aos professores de nível superior, nos termos da lei.

 

(EMAGIS) Sobre a disciplina da intervenção federal, assinale o item correto:

 

(TJ/AL – Juiz substituto – FCC – 2019) Quanto ao remédio constitucional mandado de segurança,

 

(EMAGIS) Sobre a intervenção do Estado na propriedade, julgue os itens a seguir arrolados.

I. A expropriação de propriedades rurais e urbanas onde forem localizadas culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou a exploração de trabalho escravo pode ser afastada, desde que o proprietário comprove que não incorreu em culpa, ainda que “in vigilando” ou “in elegendo”.

II. A invasão do imóvel não é causa de suspensão do processo expropriatório para fins de reforma agrária.

III. É possível a desistência da desapropriação, a qualquer tempo, mesmo após o trânsito em julgado, desde que ainda não tenha havido o pagamento integral do preço e o imóvel possa ser devolvido sem alteração substancial que impeça que seja utilizado como antes. Por outro lado, é ônus do expropriado provar a existência de fato impeditivo do direito de desistência da desapropriação.

Há erro:

 

(EMAGIS) No que tange à improbidade administrativa, avalie as assertivas a seguir expostas.

I. Segundo o STJ, a improbidade administrativa é a ilegalidade tipificada e qualificada pelo elemento subjetivo, pressupondo, pois, a presença de dolo na conduta do agente.

II. É inviável a propositura de ação civil de improbidade administrativa exclusivamente contra o particular, sem a concomitante presença de agente público no polo passivo da demanda.

III. Não configura bis in idem a coexistência de título executivo extrajudicial (acórdão do TCU) e sentença condenatória em ação civil pública de improbidade administrativa que determinam o ressarcimento ao erário e se referem ao mesmo fato, desde que seja observada a dedução do valor da obrigação que primeiramente foi executada no momento da execução do título remanescente.

Estão corretos somente os itens:

 

(MPE/GO – Promotor de Justiça – 2019) De acordo com o § 4º do art. 37 da Constituição Federal, "os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível". Com base nesse fundamento constitucional, bem como no entendimento jurisprudencial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sabe-se que, em relação aos militares, a parte final do §4º do artigo 125 da Constituição Federal determina que cabe “ao tribunal competente decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduação das praças”.

A propósito da interpretação do aludido dispositivo constitucional, tal como assentada pelo Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o nome como direito da personalidade, marque a alternativa CORRETA.


 

(DPE/MA – Defensor Público – FCC – 2018) Alexandre trabalha como motorista de passageiros por meio de aplicativo para aparelhos celulares, pelo qual os usuários solicitam a corrida e realizam o pagamento por meio eletrônico à operadora do aplicativo.
Em uma de suas corridas, Alexandre veio a se envolver em um acidente, causando danos para o passageiro. Neste caso, Alexandre


 

(TJ/SP – Juiz de Direito – VUNESP – 2018). A ausência de indicação de data de emissão em nota promissória


 

(TJ/SP – Juiz de Direito – VUNESP – 2018). Em sociedade limitada por tempo indeterminado, a retirada de sócio

 

(EMAGIS) No que tange aos negócios jurídicos processuais, julgue os itens abaixo.

I. Não é permitido às partes a celebração de negócios jurídicos processuais atípicos que afetem poderes e deveres do juiz, tais como os que: a) limitem seus poderes de instrução ou de sanção à litigância ímproba; b) subtraiam do Estado/juiz o controle da legitimidade das partes ou do ingresso de amicus curiae; c) introduzam novas hipóteses de recorribilidade, de rescisória ou de sustentação oral não previstas em lei; d) estipulem o julgamento do conflito com base em lei diversa da nacional vigente; e e) estabeleçam prioridade de julgamento não prevista em lei.

II. Admite-se a convenção pré-processual oral.

III. São nulas, por ilicitude do objeto, as convenções processuais que violem as garantias constitucionais do processo, tais como as que: a) autorizem o uso de prova ilícita; b) limitem a publicidade do processo para além das hipóteses expressamente previstas em lei; c) modifiquem o regime de competência absoluta; e d) dispensem o dever de motivação.

Estão corretos apenas os itens:


 

(MPE/GO – Promotor de Justiça – 2019) Conforme lição de Fredie Didier Júnior e Hermes Zaneti Júnior, existem, na doutrina, quatro posições referentes à legitimidade do Ministério Público para a tutela dos interesses individuais homogêneos. Sobre as quatro posições doutrinárias mencionadas, é incorreto afirmar:


 

(EMAGIS) A respeito da competência territorial na execução fiscal, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o STJ, em regra tem caráter relativo, não podendo ser conhecida de ofício.

II. Na vigência do CPC/1973, a jurisprudência consolidada pelo STJ era no sentido de serem concorrentes os foros territoriais competentes para a execução fiscal, isto é, não gerava direito subjetivo do executado de ser demandado no foro de seu domicílio.

III. Para as execuções fiscais federais ajuizadas na vigência da regra de delegação da competência à Justiça Estadual do foro do domicílio do executado, tem-se delegação que fixa regra de competência territorial absoluta.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher, celebrada no âmbito da Organização das Nações Unidas em 1979, e ratificada pelo Brasil (Decreto n° 4.377/2002), avalie as assertivas que seguem.

I. Abrange a discriminação não apenas no campo trabalhista, mas também no político, econômico, social, cultural e civil ou qualquer outro campo.

II. Na esfera do emprego, impõe aos Estados assegurar à mulher o direito à proteção da saúde e à segurança nas condições de trabalho, inclusive a salvaguarda da função de reprodução.

III. Relativamente à nacionalidade, admite que, mediante previsão constitucional, o casamento com um estrangeiro ou a mudança de nacionalidade do marido modifiquem automaticamente a nacionalidade da esposa.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(DPE/MG – FUNDEPES – 2019) Acerca do(s) posicionamento(s) do STF (ADPF 153/DF) e da Corte Interamericana de Direitos Humanos (Caso Gomes Lund e outros vs. Brasil) sobre a Lei nº 6.683/79 (Lei da Anistia), quanto à sua extensão aos crimes praticados pelos agentes do Estado contra os que lutavam contra o Estado de exceção, assinale a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Avalie as proposições abaixo articuladas e indique a alternativa correta, com base na Lei 8.213/91 e na jurisprudência dos Tribunais Superiores.

I. Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador doméstico ou pelo exercício do trabalho dos segurados especiais, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

II. Pedro, empregado da empresa Alfa S.A., estava em seu horário de almoço após ter cumprido metade da sua jornada de trabalho diária e, utilizando seu carro, deslocava-se para o restaurante “por quilo” onde habitualmente fazia sua refeição, quando abalroou-se com outro veículo, algo que ensejou fratura na sua perna e gerou consequente incapacidade laborativa temporária. É correto dizer, nesse caso, que há acidente de trabalho, para os efeitos legais.

III. Em se tratando de negativa do INSS na concessão de benefício por incapacidade fruto de acidente de trabalho sofrido por empregado de certa empresa, a competência para a respectiva ação previdenciária que busca questionar a legalidade dessa negativa não será nem da Justiça do Trabalho, nem da Justiça Federal, mas sim da Justiça Estadual.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) A propósito da Administração Pública, entidades que com ela tenham relação e controle externo pelo Tribunal de Contas, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do crédito tributário e também do indébito tributário.

I. Ofende a coisa julgada o pleito de compensação com débitos tributários do contribuinte do crédito reconhecido em seu favor em decisão judicial transitada em julgado que condenou a Fazenda Pública a restituir-lhe o indébito tributário, já que esta última a única via executiva autorizada pelo provimento transitado em julgado.

II. A sentença declaratória de indébito tributário pode servir como título executivo para execução da quantia contra a Fazenda Pública devedora.

III. O depósito judicial da integralidade do crédito tributário para o fim de sua suspensão, embora faculdade do contribuinte, uma vez feito, torna-se indisponível ao depositante, vinculado que fica ao resultado da demanda judicial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de tributos federais.

I. Para a comprovação de uma das enfermidades relacionadas no artigo 6º, XIV da Lei nº 7.713/1988, em ordem a gerar isenção do imposto de renda, o STJ afirma ser desnecessária a apresentação de laudo médico oficial em juízo para o reconhecimento da moléstia grave, tendo em vista que a norma prevista no art. 30 da Lei 9.250/1995 não vincula o Juiz, que, nos termos dos arts. 131 e 436 do CPC, é livre na apreciação das provas.

II. A inconstitucionalidade dos dispositivos das Leis nº 8.540/92 e nº 9.528/97, que impunham a contribuição para o FUNRURAL incidente sobre a receita bruta proveniente da comercialização da produção do empregador rural pessoa física, estendeu-se, segundo julgado recentemente concluído pelo STF, ao art. 25 da Lei nº 8.870/94, que dispõe sobre a contribuição incidente sobre a receita bruta proveniente da comercialização da produção rural de empregadores pessoas jurídicas.

III. Foi declarada a inconstitucionalidade dos dispositivos das Leis nº 8.540/92 e nº 9.528/97, que impunham a contribuição para o FUNRURAL incidente sobre a receita bruta proveniente da comercialização da produção do empregador rural pessoa física, isso apenas para o período anterior à Lei 10.256/2001, que regularizou a exação.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

Discursivas - Rodada 46.2020 - Questão 1

O Código Florestal, previsto na Lei nº 12.651/2012, prevê os percentuais de cada imóvel rural que deverão ser separados e protegidos como área de Reserva Legal. A localização da área de Reserva Legal dentro da propriedade ou posse rural deverá ser aprovada pelo órgão estadual integrante do SISNAMA ou instituição por ele habilitada, conforme os critérios previstos no artigo 14 do Código Florestal. A Reserva Legal deve ser conservada com cobertura de vegetação nativa não apenas pelo proprietário, como também pelo possuidor ou por qualquer outra pessoa que ocupe, a qualquer título, a área, seja ele uma pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado (art. 17, caput). Nesse contexto, explique: 1) o que é área de Reserva Legal; 2) qual sua natureza jurídica; 3) se comporta atividade econômica; e 4) se existem imóveis rurais que dispensam a constituição de reserva legal. [Até 15 linhas].

Discursivas - Rodada 46.2020 - Questão 1

Considerando o tema da desapropriação, discorra sobre a taxa dos juros compensatórios e a necessidade de o proprietário comprovar a perda de renda em razão da imissão na posse em favor do Poder Público. Limite: 15 (quinze) linhas.

Discursivas - Rodada 46.2020 - Questão 2

Competência exclusiva da União para explorar loterias: disserte sobre o tema em até 15 (quinze) linhas.

Discursivas - Rodada 46.2020 - Questão 2

Juan Frank veio passar férias no Brasil e reservou diárias dos dias 01.12 a 06.12 no hotel Park Clube SP. Seu voo chegou em São Paulo no dia 01.12, às 6h da manhã, sendo que às 9h ele já estava no hotel. Ao ser atendido, a recepcionista o informou que o check-in seria a partir das 15h e que o check-out seria às 12h do dia da saída (06.12). Juan Frank se viu obrigado a esperar até às 15h para entrar no quarto reservado. Diante dessa narrativa, sob a ótica do direito do consumidor e da jurisprudência do STJ, responda dissertativamente os seguintes questionamentos. Máximo 20 linhas.

a) É cabível ação coletiva para a discussão da abusividade da política de hospedagem de check-in e check-out?

b) A política de a diária ter duração inferior a 24 horas, sob a ótica da jurisprudência do STJ e da Lei 11.771/2008, é prática consumerista abusiva?

c) É cabível dano moral pela espera de Juan pelo quarto reservado?

Discursivas - Rodada 46.2020 - Questão 3

Condicionar a entrada de um bem importado à regularização da situação tributária no momento da entrada no país é lícito? Resposta em até 15 linhas.

Discursivas - Rodada 46.2020 - Questão 4

Tony Barata foi preso em foi condenado pelo crime de roubo simples à pena de 4 anos de reclusão em 2012. Ministério Público e defesa recorreram da sentença, tendo o Tribunal de Justiça confirmado a condenação por roubo, mas reduzido a pena para 1 ano e 4 meses em razão do reconhecimento da tentativa. O acórdão foi publicado em 2015 e transitou em julgado. Em 2018 o condenado foi preso, dando início ao cumprimento da pena. Tony Barata impetrou habeas corpus, alegando que entre a sentença condenatória e o início do cumprimento da sentença transcorreram mais de 6 anos, de forma que teria ocorrido a prescrição da pretensão executória da pena. A alegação do preso merece prosperar? Resposta em 15 linhas.

Discursivas - Rodada 46.2020 - Questão 4

O TST pode negar seguimento a Recurso de Revista envolvendo discussão sobre a responsabilidade subsidiária do ente público por dívidas trabalhistas de empresa terceirizada de prestação de serviços pelo fundamento da ausência de transcendência? Resposta em 15 linhas.

Discursivas - Rodada 46.2020

O Código Florestal, previsto na Lei nº 12.651/2012, prevê os percentuais de cada imóvel rural que deverão ser separados e protegidos como área de Reserva Legal. A localização da área de Reserva Legal dentro da propriedade ou posse rural deverá ser aprovada pelo órgão estadual integrante do SISNAMA ou instituição por ele habilitada, conforme os critérios previstos no artigo 14 do Código Florestal. A Reserva Legal deve ser conservada com cobertura de vegetação nativa não apenas pelo proprietário, como também pelo possuidor ou por qualquer outra pessoa que ocupe, a qualquer título, a área, seja ele uma pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado (art. 17, caput). Nesse contexto, explique: 1) o que é área de Reserva Legal; 2) qual sua natureza jurídica; 3) se comporta atividade econômica; e 4) se existem imóveis rurais que dispensam a constituição de reserva legal. [Até 15 linhas].

 

Considerando o tema da desapropriação, discorra sobre a taxa dos juros compensatórios e a necessidade de o proprietário comprovar a perda de renda em razão da imissão na posse em favor do Poder Público. Limite: 15 (quinze) linhas.

 

Competência exclusiva da União para explorar loterias: disserte sobre o tema em até 15 (quinze) linhas.

 

Juan Frank veio passar férias no Brasil e reservou diárias dos dias 01.12 a 06.12 no hotel Park Clube SP. Seu voo chegou em São Paulo no dia 01.12, às 6h da manhã, sendo que às 9h ele já estava no hotel. Ao ser atendido, a recepcionista o informou que o check-in seria a partir das 15h e que o check-out seria às 12h do dia da saída (06.12). Juan Frank se viu obrigado a esperar até às 15h para entrar no quarto reservado. Diante dessa narrativa, sob a ótica do direito do consumidor e da jurisprudência do STJ, responda dissertativamente os seguintes questionamentos. Máximo 20 linhas.

a) É cabível ação coletiva para a discussão da abusividade da política de hospedagem de check-in e check-out?

b) A política de a diária ter duração inferior a 24 horas, sob a ótica da jurisprudência do STJ e da Lei 11.771/2008, é prática consumerista abusiva?

c) É cabível dano moral pela espera de Juan pelo quarto reservado?

 

Condicionar a entrada de um bem importado à regularização da situação tributária no momento da entrada no país é lícito? Resposta em até 15 linhas.

 

Tony Barata foi preso em foi condenado pelo crime de roubo simples à pena de 4 anos de reclusão em 2012. Ministério Público e defesa recorreram da sentença, tendo o Tribunal de Justiça confirmado a condenação por roubo, mas reduzido a pena para 1 ano e 4 meses em razão do reconhecimento da tentativa. O acórdão foi publicado em 2015 e transitou em julgado. Em 2018 o condenado foi preso, dando início ao cumprimento da pena. Tony Barata impetrou habeas corpus, alegando que entre a sentença condenatória e o início do cumprimento da sentença transcorreram mais de 6 anos, de forma que teria ocorrido a prescrição da pretensão executória da pena. A alegação do preso merece prosperar? Resposta em 15 linhas.

 

O TST pode negar seguimento a Recurso de Revista envolvendo discussão sobre a responsabilidade subsidiária do ente público por dívidas trabalhistas de empresa terceirizada de prestação de serviços pelo fundamento da ausência de transcendência? Resposta em 15 linhas.

 

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 46.2020

(EMAGIS) A respeito dos direitos sociais voltados à proteção da mulher no mercado de trabalho, tendo presente o artigo 7º da Constituição Federal, o artigo 10 do ADCT e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Julgue os itens a seguir:

I. A revisão constitucional determinada pelo constituinte originário implementou-se no prazo de cinco anos, contados da promulgação da Constituição, operando-se por maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional, em sessão bicameral.

II. A CF/88 determinou a imediata redução dos vencimentos, da remuneração, das vantagens e dos adicionais, bem como dos proventos de aposentadoria que estivessem sendo percebidos em desacordo com a Constituição, ressalvados os casos de direito adquirido, por exemplo, em razão de coisa julgada.

III. Os servidores públicos civis da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, da administração direta, autárquica e das fundações públicas, em exercício na data da promulgação da Constituição, há pelo menos cinco anos continuados, e que não tenham sido admitidos na forma regulada no art. 37, da Constituição, são considerados estáveis no serviço público. A garantia de estabilidade, contudo, não se aplica aos cargos de confiança nem aos professores de nível superior, nos termos da lei.

 

(EMAGIS) Sobre a disciplina da intervenção federal, assinale o item correto:

 

(TJ/AL – Juiz substituto – FCC – 2019) Quanto ao remédio constitucional mandado de segurança,

 

(EMAGIS) Avalie as proposições abaixo articuladas e indique a alternativa correta, com base na Lei 8.213/91 e na jurisprudência dos Tribunais Superiores.

I. Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador doméstico ou pelo exercício do trabalho dos segurados especiais, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

II. Pedro, empregado da empresa Alfa S.A., estava em seu horário de almoço após ter cumprido metade da sua jornada de trabalho diária e, utilizando seu carro, deslocava-se para o restaurante “por quilo” onde habitualmente fazia sua refeição, quando abalroou-se com outro veículo, algo que ensejou fratura na sua perna e gerou consequente incapacidade laborativa temporária. É correto dizer, nesse caso, que há acidente de trabalho, para os efeitos legais.

III. Em se tratando de negativa do INSS na concessão de benefício por incapacidade fruto de acidente de trabalho sofrido por empregado de certa empresa, a competência para a respectiva ação previdenciária que busca questionar a legalidade dessa negativa não será nem da Justiça do Trabalho, nem da Justiça Federal, mas sim da Justiça Estadual.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Acerca dos princípios informativos do direito penal, assinale a opção incorreta.


 

(EMAGIS) Sobre a ‘pena acessória’ (decorrente de sentença penal transitada em julgado) de perda do cargo ou função pública aplicada ao servidor público ou militar condenado, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o Código Penal, trata-se de efeito não automático da condenação, devendo ser motivadamente declarado na sentença.

II. Tratando-se de policial militar, a condenação da praça a pena privativa de liberdade, por tempo superior a dois anos, importa sua exclusão das forças armadas.

III. Tratando-se de policial militar e de crime militar, a pena de perda da graduação, ainda que de forma fundamentada, não pode ser imposta pelo juízo de primeira instância, já que a competência é do tribunal competente (Tribunal de Justiça ou Tribunal de Justiça Militar), a ser exercida em procedimento próprio.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O artigo 2º da Lei 12.850/2013 prevê o crime de organização criminosa, dispõe sobre a pena e trata da execução penal.

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) A propósito do crime de desobediência (CP, artigo 330), marque a alternativa CORRETA.


 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Sobre a legislação extravagante ao Código Penal e a jurisprudência majoritária do Superior Tribunal de Justiça, analise as afirmativas a seguir.

I. A prática de crime ou contravenção penal contra a mulher no ambiente doméstico impossibilita a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos.

II. Não é possível a aplicação dos princípios da insignificância e da bagatela imprópria nos delitos praticados com violência ou grave ameaça no âmbito das relações domésticas e familiares.

III. O descumprimento de medida protetiva de urgência antes do acréscimo do art. 24-A à Lei Maria da Penha configurava o crime de desobediência, previsto no art. 330 do Código Penal.

IV. Demonstrada por laudo pericial a inaptidão da arma de fogo para o disparo, é atípica a conduta de portar ou de possuir arma de fogo, diante da ausência de afetação do bem jurídico incolumidade pública, tratando-se de crime impossível pela ineficácia absoluta do meio.

V. É materialmente atípica, pela aplicação do Princípio da Insignificância, a conduta de portar ou possuir ínfima quantidade de munição, aliada à ausência do artefato capaz de disparar o projétil, que denote a incapacidade de gerar perigo à incolumidade pública.

Está incorreto o que se afirma em:

 

(EMAGIS) A propósito da gravação ambiental clandestina – efetuada por um dos interlocutores sem conhecimento do outro – como meio de produção de prova no processo penal, marque a alternativa CORRETA.


 

(DPE/AM – Defensor Público – FCC – 2018) Sobre a remição na execução penal, é corretor afirmar que


 

(EMAGIS) “Fabiano percorreu as lojas, escolhendo o pano, regateando um tostão em côvado, receoso de ser enganado. Andava irresoluto, uma longa desconfiança dava-lhe gestos oblíquos. À tarde puxou o dinheiro, meio tentado, e logo se arrependeu, certo de que todos os caixeiros furtavam no preço e na medida: amarrou as notas na ponta do lenço, meteu-as na algibeira, dirigiu-se à bodega de Seu Inácio, onde guardara os picuás. Aí certificou-se novamente de que o querosene estava batizado e decidiu beber uma pinga, pois sentia calor. Seu Inácio trouxe a garrafa de aguardente. Fabiano virou o copo de um trago, cuspiu, limpou os beiços à manga, contraiu o rosto. Ia jurar que a cachaça tinha água. Por que seria que Seu Inácio botava água em tudo?” (Graciliano Ramos. Vidas Secas. 27ª edição. Livraria Martins Editora: São Paulo, 1970. p. 62).

Nas obrigações sujeitas ao Código de Defesa do Consumidor, pelo defeito do produto, as sociedades:


 

(EMAGIS) A respeito das empresas estatais, dos serviços públicos, das atividades econômicos e imunidade tributária recíproca, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o nome como direito da personalidade, marque a alternativa CORRETA.


 

(DPE/MA – Defensor Público – FCC – 2018) Alexandre trabalha como motorista de passageiros por meio de aplicativo para aparelhos celulares, pelo qual os usuários solicitam a corrida e realizam o pagamento por meio eletrônico à operadora do aplicativo.
Em uma de suas corridas, Alexandre veio a se envolver em um acidente, causando danos para o passageiro. Neste caso, Alexandre


 

(EMAGIS) No que tange aos negócios jurídicos processuais, julgue os itens abaixo.

I. Não é permitido às partes a celebração de negócios jurídicos processuais atípicos que afetem poderes e deveres do juiz, tais como os que: a) limitem seus poderes de instrução ou de sanção à litigância ímproba; b) subtraiam do Estado/juiz o controle da legitimidade das partes ou do ingresso de amicus curiae; c) introduzam novas hipóteses de recorribilidade, de rescisória ou de sustentação oral não previstas em lei; d) estipulem o julgamento do conflito com base em lei diversa da nacional vigente; e e) estabeleçam prioridade de julgamento não prevista em lei.

II. Admite-se a convenção pré-processual oral.

III. São nulas, por ilicitude do objeto, as convenções processuais que violem as garantias constitucionais do processo, tais como as que: a) autorizem o uso de prova ilícita; b) limitem a publicidade do processo para além das hipóteses expressamente previstas em lei; c) modifiquem o regime de competência absoluta; e d) dispensem o dever de motivação.

Estão corretos apenas os itens:


 

(MPE/GO – Promotor de Justiça – 2019) Conforme lição de Fredie Didier Júnior e Hermes Zaneti Júnior, existem, na doutrina, quatro posições referentes à legitimidade do Ministério Público para a tutela dos interesses individuais homogêneos. Sobre as quatro posições doutrinárias mencionadas, é incorreto afirmar:


 

(EMAGIS) A respeito da competência territorial na execução fiscal, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o STJ, em regra tem caráter relativo, não podendo ser conhecida de ofício.

II. Na vigência do CPC/1973, a jurisprudência consolidada pelo STJ era no sentido de serem concorrentes os foros territoriais competentes para a execução fiscal, isto é, não gerava direito subjetivo do executado de ser demandado no foro de seu domicílio.

III. Para as execuções fiscais federais ajuizadas na vigência da regra de delegação da competência à Justiça Estadual do foro do domicílio do executado, tem-se delegação que fixa regra de competência territorial absoluta.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/SP – Juiz de Direito – VUNESP – 2018). A ausência de indicação de data de emissão em nota promissória


 

(TJ/SP – Juiz de Direito – VUNESP – 2018). Em sociedade limitada por tempo indeterminado, a retirada de sócio

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do crédito tributário e também do indébito tributário.

I. Ofende a coisa julgada o pleito de compensação com débitos tributários do contribuinte do crédito reconhecido em seu favor em decisão judicial transitada em julgado que condenou a Fazenda Pública a restituir-lhe o indébito tributário, já que esta última a única via executiva autorizada pelo provimento transitado em julgado.

II. A sentença declaratória de indébito tributário pode servir como título executivo para execução da quantia contra a Fazenda Pública devedora.

III. O depósito judicial da integralidade do crédito tributário para o fim de sua suspensão, embora faculdade do contribuinte, uma vez feito, torna-se indisponível ao depositante, vinculado que fica ao resultado da demanda judicial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de tributos federais.

I. Para a comprovação de uma das enfermidades relacionadas no artigo 6º, XIV da Lei nº 7.713/1988, em ordem a gerar isenção do imposto de renda, o STJ afirma ser desnecessária a apresentação de laudo médico oficial em juízo para o reconhecimento da moléstia grave, tendo em vista que a norma prevista no art. 30 da Lei 9.250/1995 não vincula o Juiz, que, nos termos dos arts. 131 e 436 do CPC, é livre na apreciação das provas.

II. A inconstitucionalidade dos dispositivos das Leis nº 8.540/92 e nº 9.528/97, que impunham a contribuição para o FUNRURAL incidente sobre a receita bruta proveniente da comercialização da produção do empregador rural pessoa física, estendeu-se, segundo julgado recentemente concluído pelo STF, ao art. 25 da Lei nº 8.870/94, que dispõe sobre a contribuição incidente sobre a receita bruta proveniente da comercialização da produção rural de empregadores pessoas jurídicas.

III. Foi declarada a inconstitucionalidade dos dispositivos das Leis nº 8.540/92 e nº 9.528/97, que impunham a contribuição para o FUNRURAL incidente sobre a receita bruta proveniente da comercialização da produção do empregador rural pessoa física, isso apenas para o período anterior à Lei 10.256/2001, que regularizou a exação.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A propósito da Administração Pública, entidades que com ela tenham relação e controle externo pelo Tribunal de Contas, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a intervenção do Estado na propriedade, julgue os itens a seguir arrolados.

I. A expropriação de propriedades rurais e urbanas onde forem localizadas culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou a exploração de trabalho escravo pode ser afastada, desde que o proprietário comprove que não incorreu em culpa, ainda que “in vigilando” ou “in elegendo”.

II. A invasão do imóvel não é causa de suspensão do processo expropriatório para fins de reforma agrária.

III. É possível a desistência da desapropriação, a qualquer tempo, mesmo após o trânsito em julgado, desde que ainda não tenha havido o pagamento integral do preço e o imóvel possa ser devolvido sem alteração substancial que impeça que seja utilizado como antes. Por outro lado, é ônus do expropriado provar a existência de fato impeditivo do direito de desistência da desapropriação.

Há erro:

 

(EMAGIS) No que tange à improbidade administrativa, avalie as assertivas a seguir expostas.

I. Segundo o STJ, a improbidade administrativa é a ilegalidade tipificada e qualificada pelo elemento subjetivo, pressupondo, pois, a presença de dolo na conduta do agente.

II. É inviável a propositura de ação civil de improbidade administrativa exclusivamente contra o particular, sem a concomitante presença de agente público no polo passivo da demanda.

III. Não configura bis in idem a coexistência de título executivo extrajudicial (acórdão do TCU) e sentença condenatória em ação civil pública de improbidade administrativa que determinam o ressarcimento ao erário e se referem ao mesmo fato, desde que seja observada a dedução do valor da obrigação que primeiramente foi executada no momento da execução do título remanescente.

Estão corretos somente os itens:

 

(MPE/GO – Promotor de Justiça – 2019) De acordo com o § 4º do art. 37 da Constituição Federal, "os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível". Com base nesse fundamento constitucional, bem como no entendimento jurisprudencial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sabe-se que, em relação aos militares, a parte final do §4º do artigo 125 da Constituição Federal determina que cabe “ao tribunal competente decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduação das praças”.

A propósito da interpretação do aludido dispositivo constitucional, tal como assentada pelo Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(MP/PB – Promotor de Justiça – FCC – 2018) Promotor de Justiça único de determinada comarca foi convidado para conhecer empresa sediada no local. Lá constatou que a mesma está despejando substância poluente em rio da cidade, na qual, inclusive, ele reside. Nesse caso, presente interesse


 

(EMAGIS) A respeito da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher, celebrada no âmbito da Organização das Nações Unidas em 1979, e ratificada pelo Brasil (Decreto n° 4.377/2002), avalie as assertivas que seguem.

I. Abrange a discriminação não apenas no campo trabalhista, mas também no político, econômico, social, cultural e civil ou qualquer outro campo.

II. Na esfera do emprego, impõe aos Estados assegurar à mulher o direito à proteção da saúde e à segurança nas condições de trabalho, inclusive a salvaguarda da função de reprodução.

III. Relativamente à nacionalidade, admite que, mediante previsão constitucional, o casamento com um estrangeiro ou a mudança de nacionalidade do marido modifiquem automaticamente a nacionalidade da esposa.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

Objetivas MPF - Rodada 46.2020

(EMAGIS) A respeito dos direitos sociais voltados à proteção da mulher no mercado de trabalho, tendo presente o artigo 7º da Constituição Federal, o artigo 10 do ADCT e também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Julgue os itens a seguir:

I. A revisão constitucional determinada pelo constituinte originário implementou-se no prazo de cinco anos, contados da promulgação da Constituição, operando-se por maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional, em sessão bicameral.

II. A CF/88 determinou a imediata redução dos vencimentos, da remuneração, das vantagens e dos adicionais, bem como dos proventos de aposentadoria que estivessem sendo percebidos em desacordo com a Constituição, ressalvados os casos de direito adquirido, por exemplo, em razão de coisa julgada.

III. Os servidores públicos civis da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, da administração direta, autárquica e das fundações públicas, em exercício na data da promulgação da Constituição, há pelo menos cinco anos continuados, e que não tenham sido admitidos na forma regulada no art. 37, da Constituição, são considerados estáveis no serviço público. A garantia de estabilidade, contudo, não se aplica aos cargos de confiança nem aos professores de nível superior, nos termos da lei.

 

(EMAGIS) Sobre a disciplina da intervenção federal, assinale o item correto:

 

(TJ/AL – Juiz substituto – FCC – 2019) Quanto ao remédio constitucional mandado de segurança,

 

(DPE/MG – FUNDEPES – 2019) Acerca do(s) posicionamento(s) do STF (ADPF 153/DF) e da Corte Interamericana de Direitos Humanos (Caso Gomes Lund e outros vs. Brasil) sobre a Lei nº 6.683/79 (Lei da Anistia), quanto à sua extensão aos crimes praticados pelos agentes do Estado contra os que lutavam contra o Estado de exceção, assinale a alternativa correta.


 

(TJ/MT – JUIZ DE DIREITO – 2018) As eleições para Presidente da República, para Governadores e para Prefeitos de municípios com mais de 200 mil eleitores obedecerão:


 

(EMAGIS) Sobre a intervenção do Estado na propriedade, julgue os itens a seguir arrolados.

I. A expropriação de propriedades rurais e urbanas onde forem localizadas culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou a exploração de trabalho escravo pode ser afastada, desde que o proprietário comprove que não incorreu em culpa, ainda que “in vigilando” ou “in elegendo”.

II. A invasão do imóvel não é causa de suspensão do processo expropriatório para fins de reforma agrária.

III. É possível a desistência da desapropriação, a qualquer tempo, mesmo após o trânsito em julgado, desde que ainda não tenha havido o pagamento integral do preço e o imóvel possa ser devolvido sem alteração substancial que impeça que seja utilizado como antes. Por outro lado, é ônus do expropriado provar a existência de fato impeditivo do direito de desistência da desapropriação.

Há erro:

 

(EMAGIS) No que tange à improbidade administrativa, avalie as assertivas a seguir expostas.

I. Segundo o STJ, a improbidade administrativa é a ilegalidade tipificada e qualificada pelo elemento subjetivo, pressupondo, pois, a presença de dolo na conduta do agente.

II. É inviável a propositura de ação civil de improbidade administrativa exclusivamente contra o particular, sem a concomitante presença de agente público no polo passivo da demanda.

III. Não configura bis in idem a coexistência de título executivo extrajudicial (acórdão do TCU) e sentença condenatória em ação civil pública de improbidade administrativa que determinam o ressarcimento ao erário e se referem ao mesmo fato, desde que seja observada a dedução do valor da obrigação que primeiramente foi executada no momento da execução do título remanescente.

Estão corretos somente os itens:

 

(MPE/GO – Promotor de Justiça – 2019) De acordo com o § 4º do art. 37 da Constituição Federal, "os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível". Com base nesse fundamento constitucional, bem como no entendimento jurisprudencial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sabe-se que, em relação aos militares, a parte final do §4º do artigo 125 da Constituição Federal determina que cabe “ao tribunal competente decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduação das praças”.

A propósito da interpretação do aludido dispositivo constitucional, tal como assentada pelo Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(MP/PB – Promotor de Justiça – FCC – 2018) Promotor de Justiça único de determinada comarca foi convidado para conhecer empresa sediada no local. Lá constatou que a mesma está despejando substância poluente em rio da cidade, na qual, inclusive, ele reside. Nesse caso, presente interesse


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do crédito tributário e também do indébito tributário.

I. Ofende a coisa julgada o pleito de compensação com débitos tributários do contribuinte do crédito reconhecido em seu favor em decisão judicial transitada em julgado que condenou a Fazenda Pública a restituir-lhe o indébito tributário, já que esta última a única via executiva autorizada pelo provimento transitado em julgado.

II. A sentença declaratória de indébito tributário pode servir como título executivo para execução da quantia contra a Fazenda Pública devedora.

III. O depósito judicial da integralidade do crédito tributário para o fim de sua suspensão, embora faculdade do contribuinte, uma vez feito, torna-se indisponível ao depositante, vinculado que fica ao resultado da demanda judicial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam de tributos federais.

I. Para a comprovação de uma das enfermidades relacionadas no artigo 6º, XIV da Lei nº 7.713/1988, em ordem a gerar isenção do imposto de renda, o STJ afirma ser desnecessária a apresentação de laudo médico oficial em juízo para o reconhecimento da moléstia grave, tendo em vista que a norma prevista no art. 30 da Lei 9.250/1995 não vincula o Juiz, que, nos termos dos arts. 131 e 436 do CPC, é livre na apreciação das provas.

II. A inconstitucionalidade dos dispositivos das Leis nº 8.540/92 e nº 9.528/97, que impunham a contribuição para o FUNRURAL incidente sobre a receita bruta proveniente da comercialização da produção do empregador rural pessoa física, estendeu-se, segundo julgado recentemente concluído pelo STF, ao art. 25 da Lei nº 8.870/94, que dispõe sobre a contribuição incidente sobre a receita bruta proveniente da comercialização da produção rural de empregadores pessoas jurídicas.

III. Foi declarada a inconstitucionalidade dos dispositivos das Leis nº 8.540/92 e nº 9.528/97, que impunham a contribuição para o FUNRURAL incidente sobre a receita bruta proveniente da comercialização da produção do empregador rural pessoa física, isso apenas para o período anterior à Lei 10.256/2001, que regularizou a exação.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A propósito da Administração Pública, entidades que com ela tenham relação e controle externo pelo Tribunal de Contas, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher, celebrada no âmbito da Organização das Nações Unidas em 1979, e ratificada pelo Brasil (Decreto n° 4.377/2002), avalie as assertivas que seguem.

I. Abrange a discriminação não apenas no campo trabalhista, mas também no político, econômico, social, cultural e civil ou qualquer outro campo.

II. Na esfera do emprego, impõe aos Estados assegurar à mulher o direito à proteção da saúde e à segurança nas condições de trabalho, inclusive a salvaguarda da função de reprodução.

III. Relativamente à nacionalidade, admite que, mediante previsão constitucional, o casamento com um estrangeiro ou a mudança de nacionalidade do marido modifiquem automaticamente a nacionalidade da esposa.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito das empresas estatais, dos serviços públicos, das atividades econômicos e imunidade tributária recíproca, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) “Fabiano percorreu as lojas, escolhendo o pano, regateando um tostão em côvado, receoso de ser enganado. Andava irresoluto, uma longa desconfiança dava-lhe gestos oblíquos. À tarde puxou o dinheiro, meio tentado, e logo se arrependeu, certo de que todos os caixeiros furtavam no preço e na medida: amarrou as notas na ponta do lenço, meteu-as na algibeira, dirigiu-se à bodega de Seu Inácio, onde guardara os picuás. Aí certificou-se novamente de que o querosene estava batizado e decidiu beber uma pinga, pois sentia calor. Seu Inácio trouxe a garrafa de aguardente. Fabiano virou o copo de um trago, cuspiu, limpou os beiços à manga, contraiu o rosto. Ia jurar que a cachaça tinha água. Por que seria que Seu Inácio botava água em tudo?” (Graciliano Ramos. Vidas Secas. 27ª edição. Livraria Martins Editora: São Paulo, 1970. p. 62).

Nas obrigações sujeitas ao Código de Defesa do Consumidor, pelo defeito do produto, as sociedades:


 

(EMAGIS) Sobre o nome como direito da personalidade, marque a alternativa CORRETA.


 

(DPE/MA – Defensor Público – FCC – 2018) Alexandre trabalha como motorista de passageiros por meio de aplicativo para aparelhos celulares, pelo qual os usuários solicitam a corrida e realizam o pagamento por meio eletrônico à operadora do aplicativo.
Em uma de suas corridas, Alexandre veio a se envolver em um acidente, causando danos para o passageiro. Neste caso, Alexandre


 

(EMAGIS) No que tange aos negócios jurídicos processuais, julgue os itens abaixo.

I. Não é permitido às partes a celebração de negócios jurídicos processuais atípicos que afetem poderes e deveres do juiz, tais como os que: a) limitem seus poderes de instrução ou de sanção à litigância ímproba; b) subtraiam do Estado/juiz o controle da legitimidade das partes ou do ingresso de amicus curiae; c) introduzam novas hipóteses de recorribilidade, de rescisória ou de sustentação oral não previstas em lei; d) estipulem o julgamento do conflito com base em lei diversa da nacional vigente; e e) estabeleçam prioridade de julgamento não prevista em lei.

II. Admite-se a convenção pré-processual oral.

III. São nulas, por ilicitude do objeto, as convenções processuais que violem as garantias constitucionais do processo, tais como as que: a) autorizem o uso de prova ilícita; b) limitem a publicidade do processo para além das hipóteses expressamente previstas em lei; c) modifiquem o regime de competência absoluta; e d) dispensem o dever de motivação.

Estão corretos apenas os itens:


 

(MPE/GO – Promotor de Justiça – 2019) Conforme lição de Fredie Didier Júnior e Hermes Zaneti Júnior, existem, na doutrina, quatro posições referentes à legitimidade do Ministério Público para a tutela dos interesses individuais homogêneos. Sobre as quatro posições doutrinárias mencionadas, é incorreto afirmar:


 

(EMAGIS) A respeito da competência territorial na execução fiscal, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o STJ, em regra tem caráter relativo, não podendo ser conhecida de ofício.

II. Na vigência do CPC/1973, a jurisprudência consolidada pelo STJ era no sentido de serem concorrentes os foros territoriais competentes para a execução fiscal, isto é, não gerava direito subjetivo do executado de ser demandado no foro de seu domicílio.

III. Para as execuções fiscais federais ajuizadas na vigência da regra de delegação da competência à Justiça Estadual do foro do domicílio do executado, tem-se delegação que fixa regra de competência territorial absoluta.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Acerca dos princípios informativos do direito penal, assinale a opção incorreta.


 

(EMAGIS) Sobre a ‘pena acessória’ (decorrente de sentença penal transitada em julgado) de perda do cargo ou função pública aplicada ao servidor público ou militar condenado, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o Código Penal, trata-se de efeito não automático da condenação, devendo ser motivadamente declarado na sentença.

II. Tratando-se de policial militar, a condenação da praça a pena privativa de liberdade, por tempo superior a dois anos, importa sua exclusão das forças armadas.

III. Tratando-se de policial militar e de crime militar, a pena de perda da graduação, ainda que de forma fundamentada, não pode ser imposta pelo juízo de primeira instância, já que a competência é do tribunal competente (Tribunal de Justiça ou Tribunal de Justiça Militar), a ser exercida em procedimento próprio.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) O artigo 2º da Lei 12.850/2013 prevê o crime de organização criminosa, dispõe sobre a pena e trata da execução penal.

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) A propósito do crime de desobediência (CP, artigo 330), marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/PA – Juiz de Direito Substituto – 2019) Para se vingar de uma agressão pretérita, João, maior de idade, com vontade livre e consciente de matar, efetuou disparos de arma de fogo contra Pedro. Tendo se certificado de que apenas um projétil havia atingido Pedro, em local não letal, e de que ele ainda estava vivo, João, então, efetuou mais dois disparos. Esses dois disparos foram letais, e o homicídio se consumou. João possuía o porte e a posse legal da arma utilizada.

Considerando essa situação, assinale a opção correta.


 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Sobre a legislação extravagante ao Código Penal e a jurisprudência majoritária do Superior Tribunal de Justiça, analise as afirmativas a seguir.

I. A prática de crime ou contravenção penal contra a mulher no ambiente doméstico impossibilita a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos.

II. Não é possível a aplicação dos princípios da insignificância e da bagatela imprópria nos delitos praticados com violência ou grave ameaça no âmbito das relações domésticas e familiares.

III. O descumprimento de medida protetiva de urgência antes do acréscimo do art. 24-A à Lei Maria da Penha configurava o crime de desobediência, previsto no art. 330 do Código Penal.

IV. Demonstrada por laudo pericial a inaptidão da arma de fogo para o disparo, é atípica a conduta de portar ou de possuir arma de fogo, diante da ausência de afetação do bem jurídico incolumidade pública, tratando-se de crime impossível pela ineficácia absoluta do meio.

V. É materialmente atípica, pela aplicação do Princípio da Insignificância, a conduta de portar ou possuir ínfima quantidade de munição, aliada à ausência do artefato capaz de disparar o projétil, que denote a incapacidade de gerar perigo à incolumidade pública.

Está incorreto o que se afirma em:

 

(EMAGIS) A propósito da gravação ambiental clandestina – efetuada por um dos interlocutores sem conhecimento do outro – como meio de produção de prova no processo penal, marque a alternativa CORRETA.


 

(DPE/AM – Defensor Público – FCC – 2018) Sobre a remição na execução penal, é corretor afirmar que


 

Objetivas Juiz Estadual - Simulado 4 (aula de 11/11/2020)

(TJ/PR – CESPE – 2017) O município de Curitiba – PR instituiu, por lei ordinária, taxa de coleta e remoção de lixo para os imóveis urbanos situados em seu território, estabelecendo como base de cálculo do tributo a área construída do imóvel, que, multiplicada pelo valor de R$ 2, resultaria no valor do tributo devido pelo contribuinte.
Acerca dessa situação hipotética e dos preceitos constitucionais pertinentes ao poder de tributar, assinale a opção correta:

 

(EMAGIS) Determinado Estado da Federação editou dois atos normativos que dizem respeito à criação de tributos. A Lei A estabelece taxa para remunerar os serviços de perícia criminal nos casos de ação penal de natureza privada. A Lei B estabelece taxa judiciária (custas processuais) que é cobrada, sem indicação de valor máximo, tendo por base o valor da causa.

Diante do apresentado, tendo como parâmetro a CF/88, pode-se afirmar que:

 

(EMAGIS) Determinado Município decidiu por realizar a construção de uma ponte para ligar dois importantes bairros da cidade e que são separados por um rio. A ponte conta, em seu projeto, com três faixas de circulação de veículos. Porém, em razão de dificuldades financeiras, a obra foi executada parcialmente, com a conclusão de apenas uma faixa.

Diante dessa situação assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Determinada fundação pública de direito público, integrante da Administração Pública Federal, é proprietária de imóvel localizado no centro da cidade de São Paulo.
O Município, a pretexto de que a imunidade tributária recíproca não se estende à referida fundação, pretende cobrar IPTU frente ao referido ente.

Diante dessa situação, assinale a opção correta.


 

(TJ/RS – VUNESP – 2018) O prefeito do Município X pretende instituir uma taxa para custear o serviço de coleta, remoção e destinação do lixo doméstico produzido no Município. A taxa será calculada em função da frequência da realização da coleta, remoção e destinação dos dejetos e da área construída do imóvel ou da testada do terreno.

Acerca dessa taxa, é correto afirmar que ela é

 

(EMAGIS) O Princípio da Interpretação Objetiva do Fato Gerador

 

(TJ/RO – VUNESP – 2019) Instituição de ensino superior, sem fins lucrativos, deixa de recolher os impostos sobre a renda, sobre o patrimônio e sobre os serviços prestados, sob o entendimento de ser imune à essa tributação, nos termos da Constituição Federal. A referida instituição mantém escrituração de suas receitas e despesas em livros revestidos de formalidades capazes de assegurar sua exatidão e aplica integralmente, no País, os seus resultados positivos na manutenção dos seus objetivos institucionais. Em auditoria realizada na escrituração fiscal da instituição, o Fisco Municipal observou o pagamento de valores a empresas controladas pelos administradores dessa instituição, a título de despesas de aluguel de prédios comerciais ocupados com a sede administrativa da instituição e com salas de aulas. O auditor fiscal responsável pela auditoria considerou inusual o fato de o valor do aluguel pago por metro quadrado estar muito acima da média para a região e também o fato de a instituição ser locatária desses imóveis apesar de ser proprietária de outros imóveis na mesma região alugados a terceiros.

Considerando essa situação hipotética e a legislação nacional, é correto afirmar que

 

(TJ/MS – FCC – 2020) À luz do Código Tributário Nacional e da jurisprudência atualmente sedimentada a respeito da responsabilidade dos sócios de empresas limitadas e desconsideração da personalidade jurídica,

 

(TJ/MS – FCC – 2020) O contribuinte João, percebendo que deixou de recolher certo valor ao Fisco, paga espontaneamente o tributo e os juros da mora. Considerando o fato descrito e a jurisprudência relativa ao Código Tributário Nacional (CTN), é correto afirmar:

 

(EMAGIS) No que se refere ao estabelecimento, julgue os itens seguintes.

I. O estabelecimento empresarial evidencia um patrimônio de afetação.
II. A alienação do estabelecimento é direito potestativo da sociedade empresária.
III. A alienação da sociedade empresária não modifica a titularidade do estabelecimento.
IV. A vedação de não-restabelecimento estende-se ao arrendamento.

Assinale a opção que apresenta a totalidade de itens corretos.


 

(EMAGIS) Analise a seguinte situação hipotética.

TOCHEIROSA Cosméticos S.A. ajuíza ação em face de TOTAMBÉM Cosméticos S.A., pretendendo a cessação de alegada prática de concorrência desleal perpetrada pela ré, consistente no uso não autorizado de marcas e de sinais identificadores da Empresa requerente.
Pondera a parte autora que a requerida tem utilizado tanto a marca, devidamente registrada no INPI, como o conjunto-imagem (trade dress) de produtos e serviços ligados à demandante.

Acerca do caso, analise as afirmações seguintes e marque a opção que contempla a totalidade de itens corretos.

I. No que se refere especificamente à cessação de uso da marca registrada no INPI, a competência para julgamento da demanda será da Justiça Federal.

II. No que se refere tanto à cessação de uso da marca registrada no INPI, como no caso do conjunto-imagem, a competência para julgamento da demanda, em razão de conexão, será da Justiça Federal.

III. Tanto no caso da utilização indevida do conjunto-imagem como no caso de utilização da marca a competência para a apreciação da demanda será da Justiça Estadual.

IV. Caso a Empresa TOTAMBÉM, ao sustentar a antecedência de uso e de identificação da marca no mercado consumidor, apresente reconvenção com a finalidade de nulidade do registro da marca destinada à Empresa TOCHEIROSA, a competência para apreciar a demanda passa a ser da Justiça Federal.

 

(TJ/PA – CESPE – 2019) Maria, beneficiária de um cheque não endossado, compareceu em uma instituição financeira e o apresentou para pagamento. A instituição financeira verificou que o emitente do cheque não possuía fundos para arcar com a totalidade do seu valor. A instituição então deseja efetuar o pagamento de forma parcial, devolver o cheque a Maria e exigir que ela dê a quitação parcial.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta de acordo com a legislação em vigor.

 

(TJ/RO – VUNESP – 2019) A empresa XYZ recebeu em boa-fé, por endosso, um título de crédito à ordem, não regido por lei especial, da empresa ABC, que, por sua vez, havia recebido o título do emitente original, em pagamento de negócio jurídico subjacente, com o benefício de um aval aposto no anverso do título pela empresa RST. O aval, entretanto, foi firmado pelo Sr. José, indivíduo que não tinha poderes suficientes para representar e obrigar a empresa RST.

Diante desse contexto, é correto afirmar que

 

(TJ/MS – FCC – 2020) Considere as seguintes proposições acerca da propriedade industrial:

I. Não são patenteáveis o todo ou parte dos seres vivos, com exceção dos microrganismos transgênicos que atendam aos requisitos legais de patenteabilidade e que não sejam mera descoberta.

II. À pessoa de boa-fé que, antes da data de depósito ou de prioridade de pedido de patente, explorava seu objeto no País, será assegurado o direito de continuar a exploração, sem ônus, na forma e condição anteriores.

III. Se dois ou mais autores tiverem realizado a mesma invenção ou modelo de utilidade, de forma independente, o direito de obter patente será assegurado àquele cuja invenção ou criação for mais antiga, independentemente da data do depósito.

IV. Quando se tratar de invenção ou de modelo de utilidade realizado conjuntamente por duas ou mais pessoas, a patente somente poderá ser requerida por todas elas, em conjunto, vedado o requerimento individual.

V. É patenteável a invenção que atenda aos requisitos de novidade e atividade inventiva, ainda que desprovida de aplicação industrial.

De acordo com a atual redação da Lei n° 9.279/1996, está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Analise a seguinte situação hipotética.

A Empresa TOLASCADA tem processada recuperação judicial perante o juízo dos feitos da falência e recuperação judicial. A empresa tem sede estatutária em Teresina/PI, contando com mais duas representações em outros municípios, uma em Picos/PI e outra em Floriano/PI, sendo que em Picos concentra o maior número de funcionários, 280, e em Floriano, a maior movimentação financeira em volume de comércio e de faturamento.
Processada a recuperação, a massa falida é demandada por obrigação ilíquida, em ação movida por QUEROTUDO. Além disso, sofre ação de despejo movida por OPRÉDIOÉMEU. Por fim, é demandada por TALIBAN obrigação não constante do plano de recuperação judicial.

Diante dessa situação, analise as afirmações e assinale a opção que apresenta a totalidade de itens corretos.

I. Principal estabelecimento, para fins de fixação de competência jurisdicional no processo falimentar e de recuperação, é o estabelecimento situado em Teresina/PI.

II. A atratividade do juízo falimentar não se verifica relativamente à ação movida por QUEROTUDO.

III. O juízo da recuperação judicial não é competente para decidir sobre a pretensão de TALIBAN.

IV. A ação de despejo movida por OPRÉDIOÉMEU, mesmo que buque, unicamente, a retomada da posse direta do imóvel locado, submete-se à competência do juízo universal da recuperação.

 

Objetivas Juiz Federal - Simulado 3 (aula de 12/11/2020)

(EMAGIS) Com relação à seguridade social, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Um dos objetivos da seguridade social é a diversidade da base de financiamento, identificando-se, em rubricas contábeis específicas para cada área, as receitas e as despesas vinculadas a ações de saúde, previdência e assistência social, preservado o caráter contributivo da previdência social.

II. A aposentadoria concedida com a utilização de tempo de contribuição decorrente de cargo, emprego ou função pública, inclusive do Regime Geral de Previdência Social, acarretará o rompimento do vínculo que gerou o referido tempo de contribuição.

III. A proibição de retrocesso, também chamada de efeito cliquet, tem sido prestigiada pelo STF em matéria de direitos previdenciários.

IV. A majoração do coeficiente do benefício da pensão por morte, operada pela Lei 9.032/1995, é aplicável também a pensões por morte concedidas anteriormente à sua vigência, em observância ao princípio da isonomia e da aplicabilidade imediata da nova lei mais benéfica.

 

(EMAGIS) Em relação à jurisprudência dos Tribunais Superiores em torno do Direito Previdenciário, julgue os itens a seguir expostos.

I. A tese do “direito ao melhor benefício” encontrou guarida na jurisprudência do STF, significando que o segurado do Regime Geral de Previdência Social tem direito adquirido a benefício calculado de modo mais vantajoso, sob a vigência da mesma lei, consideradas todas as datas em que o direito poderia ter sido exercido, desde quando preenchidos os requisitos para a jubilação.

II. A comprovação do tempo de serviço especial, para fins de aposentadoria, deve atender aos requisitos vigentes no momento em que implementado o direito à jubilação.

III. O tempo de serviço rural, ainda que remoto e descontínuo, anterior ao advento da Lei n. 8.213/1991, pode ser computado para fins da carência necessária à obtenção da aposentadoria híbrida por idade, ainda que não tenha sido efetivado o recolhimento das contribuições, seja qual for a predominância do labor misto exercido no período de carência ou o tipo de trabalho exercido no momento do implemento do requisito etário ou do requerimento administrativo.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre a jurisprudência em matéria previdenciária, julgue os itens a seguir expostos.

I. A Constituição Federal de 1988, em dispositivo dotado de autoaplicabilidade, inovou no ordenamento jurídico ao assegurar, para os benefícios concedidos após a sua vigência, a correção monetária de todos os salários de contribuição considerados no cálculo da renda mensal inicial.

II. É incabível a correção monetária dos salários de contribuição considerados no cálculo do salário de benefício de auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, pensão ou auxílio-reclusão concedidos antes da vigência da CF/1988.

III. Após a edição das leis de custeio e benefícios da previdência social, não se admite a revisão de benefícios previdenciários vinculada ao salário mínimo.

IV. A revisão de que trata o art. 58 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias não se aplica aos benefícios previdenciários concedidos após a promulgação da Constituição de 1988.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre os segurados do RGPS, assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) No que tange aos beneficiários do RGPS, julgue os itens a seguir expostos.

I. É vedada a filiação ao regime geral de previdência social, na qualidade de segurado facultativo, de pessoa participante de regime próprio de previdência. Não obstante, caso o servidor ou o militar venham a exercer, concomitantemente, uma ou mais atividades abrangidas pelo regime geral de previdência social, tornar-se-ão segurados obrigatórios em relação a essas atividades.

II. O § 4º do artigo 16 da Lei 8.213/1991 estabelece uma presunção iuris tantum de dependência econômica das pessoas indicadas no inciso I do mesmo dispositivo.

III. Para o dependente inválido ou com deficiência intelectual, mental ou grave, sua condição pode ser reconhecida previamente ao óbito do segurado, por meio de avaliação biopsicossocial realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar, observada revisão periódica na forma da legislação.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre os benefícios do RGPS, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Quanto aos benefícios do RGPS, julgue os itens a seguir expostos.

I. O ato de concessão ou de reativação de auxílio-doença, judicial ou administrativo, deverá fixar o prazo estimado para a duração do benefício.

II. O nível do dano e, em consequência, o grau do maior esforço, não interferem na concessão do benefício de auxílio-acidente, o qual será devido ainda que mínima a lesão.

III. Não há direito a auxílio-doença ou a aposentadoria por invalidez quando a doença é preexistente ao ingresso do segurado no Regime Geral de Previdência Social.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Relativamente aos benefícios do RGPS, marque a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sobre os benefícios no RGPS, aquilate as assertivas apresentadas a seguir.

I. O tempo de serviço do segurado trabalhador rural anterior ao advento da Lei 8.213/91, sem o recolhimento de contribuições previdenciárias, pode ser considerado para a concessão de benefício previdenciário do RGPS, exceto para efeito de carência.

II. Segundo o STJ, não é legítima a aplicação do fator previdenciário à aposentadoria de professores do ensino básico.

III. O segurado contribuinte individual pode obter reconhecimento de atividade especial para fins previdenciários, desde que consiga comprovar exposição a agentes nocivos à saúde ou à integridade física.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) No que concerne ao segurado especial, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre os benefícios no RGPS, aquilate as assertivas apresentadas a seguir.

I. É constitucional a vedação de continuidade da percepção de aposentadoria especial se o beneficiário permanece laborando em atividade especial ou a ela retorna, seja essa atividade especial aquela que ensejou a aposentação precoce ou não.

II. O laudo pericial não contemporâneo ao período trabalhado é inapto à comprovação da atividade especial do segurado.

III. É inconstitucional a incidência de contribuição previdenciária a cargo do empregador sobre o salário-maternidade.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Quanto à pensão por morte e ao auxílio-reclusão, avalie as seguintes proposições.

I. Será excluído definitivamente da condição de dependente quem tiver sido condenado criminalmente por sentença com trânsito em julgado, como autor, coautor ou partícipe de homicídio, ou de tentativa desse crime, cometido contra a pessoa do segurado, ressalvados os absolutamente incapazes e os inimputáveis.

II. É devida a pensão por morte aos dependentes do segurado que, apesar de ter perdido essa qualidade, preencheu os requisitos legais para a obtenção de aposentadoria até a data do seu óbito.

III. A concessão do benefício de auxílio-reclusão independe de carência.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a decadência em matéria previdenciária, considerada a disciplina da Lei 8.213/1991, julgue os itens abaixo.

I. O prazo decadencial de dez anos, instituído pela Medida Provisória 1.523/1997, não se aplica aos benefícios concedidos anteriormente à sua vigência.

II. O prazo de decadência do direito ou da ação do segurado ou beneficiário para a revisão do ato de concessão, indeferimento, cancelamento ou cessação de benefício e do ato de deferimento, indeferimento ou não concessão de revisão de benefício é de dez anos.

III. Aplica-se o prazo decadencial de dez anos estabelecido no art. 103, caput, da Lei 8.213/1991 às hipóteses em que a questão controvertida não foi apreciada no ato administrativo de análise de concessão de benefício previdenciário.

Estão incorretos somente os itens:

 

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 45.2020

(EMAGIS) A compensação é disciplinada no Código Civil como modalidade de extinção das obrigações. A propósito, e considerado o magistério da doutrina civilista, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da imagem como direito da personalidade, observando a disciplina do Código Civil, o magistério da doutrina e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da proteção da pessoa dos filhos, da guarda unilateral, da guarda compartilhada e de assuntos correlatos, tendo presente a disciplina do Código Civil, o magistério da doutrina civilista e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das multas processuais previstas no CPC/2015, avalie as assertivas que seguem.

I. Não podem, segundo o STF, ser estabelecidas em múltiplos do salário mínimo, considerada a vedação contida no artigo 7º, IV, da CF.

II. Tratando-se de multa por recurso protelatório, por força do princípio do contraditório, a imposição exige que, antes, seja o recorrente intimado para se manifestar sobre aludido caráter do recurso.

III. Tratando-se de multa por agravo interno protelatório, não se aplica, segundo o CPC/2015, a condição do depósito prévio do valor da multa para interposição de qualquer outro recurso.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os prazos processuais, considerada a disciplina do CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. Na contagem de prazo em dias, estabelecido por lei ou pelo juiz, computar-se-ão somente os dias úteis. Tal regra, contudo, apenas se aplica aos prazos processuais.

II. Considere que certo juiz de primeira instância marcou audiência de instrução e julgamento para o dia 06/01/2021 e que certo desembargador, que preside órgão colegiado em Tribunal de Justiça, tenha designado sessão de julgamento para o dia 20/01/2021. Nesse cenário, é correto afirmar que há óbice legal tanto à marcação da audiência designada pelo juiz de primeira instância quanto à marcação da sessão de julgamento pelo aludido desembargador.

III. Interrompem-se os prazos durante a execução de programa instituído pelo Poder Judiciário para promover a autocomposição, incumbindo aos tribunais especificar, com antecedência, a duração dos trabalhos.

Estão corretos somente os itens:

 

(TST – Juiz do Trabalho – FCC – 2017) O art. 485 do Código de Processo Civil estabelece as hipóteses em que o juiz não resolverá o mérito. À luz do artigo em questão, considere:

I. A desistência da ação poderá ser apresentada até a conclusão dos autos para prolação de sentença.

II. A extinção do processo por abandono de causa poderá ocorrer de ofício até o oferecimento da contestação.

III. A ausência de legitimidade ou de interesse processual pode ser conhecida de ofício pelo magistrado em instância extraordinária.

IV. A retratação do magistrado poderá ocorrer somente nas hipóteses de indeferimento da petição inicial e improcedência liminar do pedido.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Considerando as cláusulas contratuais no âmbito do Código de Defesa do Consumidor, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) Considerando o regime disciplinar aplicável ao cumprimento das medidas socioeducativas, segundo a Lei nº 12.594/2012, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) A respeito de tipicidade, ofensividade e insignificância penais, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do crime de corrupção passiva e sua relação com o modelo brasileiro do presidencialismo de coalizão, e também sobre a substituição de testemunhas no processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/RJ – Juiz Substituto – VUNESP – 2019) No que concerne à aplicação das penas restritivas de direitos dos arts. 43 a 48 do CP, é correto afirmar que

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Tício foi preso em flagrante delito, pela prática do crime de tráfico de entorpecentes. Na fase policial, ele usou do seu direito constitucional de permanecer em silêncio. Após ser denunciado, em seu interrogatório judicial, alegou ser apenas usuário, relatando que estava no local para adquirir entorpecentes. Já os Policiais Militares responsáveis pela prisão disseram que abordaram Tício porque ele estava em atitude suspeita, mas esclareceram não terem visto qualquer ato de mercancia nem qualquer pessoa próxima a ele. Afirmaram, ainda, que ficaram com dúvidas sobre a prática do crime de tráfico, pela pequena quantidade de droga apreendida, porém, tendo em vista que Tício teria lhes confessado informalmente que estava traficando no local, tiveram certeza sobre a sua responsabilidade penal, o que não foi relatado nos autos. Diante disso, o Magistrado que julgou a causa condenou Tício, pela prática do crime de Tráfico de Entorpecentes, à pena de 1 (um) ano e 8 (oito) meses de reclusão, a ser cumprida inicialmente em regime fechado, em razão da gravidade da conduta.

A condenação proferida está

 

(EMAGIS) Sobre a defesa técnica no processo penal, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, a defesa técnica é indisponível e obrigatória, de modo que deve o juiz nomear defensor ao acusado ainda que este não queira, se oponha ou, sem habilitação, pretenda se defender sozinho.

II. O STF conferiu interpretação conforme à Constituição ao art. 10 da Lei dos Juizados Especiais Federais (Lei n. 10.259/2001) para afastar a aplicação de dispositivo aos processos penais, isto é, nestes é obrigatória a existência de advogado no exercício da defesa técnica do réu.

III. É inconstitucional, segundo o STF, o artigo 265 do CPP no ponto em que autoriza o juiz a aplicar, nos autos do processo penal, multa ao advogado que abandone injustificadamente a defesa do réu.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a execução penal, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) A partir do conhecimento de Hermenêutica e Princípios Constitucionais, assinale a assertiva correta:

 

(EMAGIS) Acerca da Nacionalidade, Direitos Políticos e Partidos Políticos, com base na Constituição Federal e Jurisprudência do STF, assinale a assertiva correta:

 

(TST – Juiz do Trabalho – FCC – 2017) Em relação à Administração pública, em sua conformação constitucional atual, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) A respeito do Poder Judiciário, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa verdadeira, segundo a Jurisprudência do STF e TSE:

 

(EMAGIS) Sobre o contrato de representação comercial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do Decreto-lei 911/1969, no que regula a alienação fiduciária em garantia de bens móveis e a correlata ação de busca e apreensão do bem decorrente de inadimplemento do devedor fiduciante, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A propósito da regra constitucional de imunidade ao ICMS das operações de exportação de mercadorias (CF, artigo 155, §2º, X, a), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A propósito dos critérios de delimitação da competência tributária de Estados e Municípios para instituição de ICMS e ISS, especialmente quando se tenham operações mistas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das águas, do serviço de abastecimento de água potável e da competência legislativa correlata, avalie as assertivas que seguem.

I. É formalmente inconstitucional lei estadual que permita que residências localizadas nas zonas rurais ao longo do sistema adutor do Estado utilizem água potável mediante instalação de ramais d’água nas tubulações principais do referido sistema.

II. Os Estados-membros têm competência para legislar sobre o abastecimento de água potável.

III. A competência para fiscalizar a exploração de recursos hídricos em seus territórios é distribuída entre União, Estados e Municípios, sendo as águas subterrâneas bens dos Estados, ressalvadas as decorrentes de obras da União.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que atine aos órgãos públicos, analise as seguintes proposições e assinale a alternativa apropriada.

I. Na classificação dos órgãos públicos com base na posição que ocupam na escala governamental ou administrativa, órgãos autônomos são aqueles que atuam sem subordinação a outros órgãos.

II. Na classificação dos órgãos públicos com base na posição que ocupam na escala governamental ou administrativa, órgãos superiores são aqueles que atuam com subordinação aos órgãos independentes, mas com ampla autonomia.

III. A Câmara de Vereadores não possui personalidade jurídica, apenas personalidade judiciária, somente podendo demandar em juízo para defender os seus direitos institucionais.

 

(EMAGIS) A respeito das sanções administrativas passíveis de aplicação aos servidores públicos, avalie as assertivas que seguem.

I. O critério da ‘verdade sabida’ é rechaçado pelo STF até mesmo para as penas de repreensão.

II. Embora não seja imprescindível Processo Administrativo Disciplinar para imposição da penalidade de advertência, na sindicância que amparou esta é imprescindível tenha sido facultado ao servidor a apresentação de defesa.

III. O STF não admite a denominada defesa diferida no processo administrativo, isto é, imposição imediata da sanção, ainda que de mera suspensão, com posterior concessão da possibilidade de defesa ao servidor para reversão da sanção.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PGR – Procurador da República – 2017) Suponha que o órgão incumbido da previdência social teimasse em entender que a mulher desempregada, mas ainda em período de graça, não tem direito ao salário-maternidade. O Poder Judiciário, no entanto, já teria reconhecido esse direito, o que teria suscitado a edição de uma súmula vinculante pelo Supremo Tribunal Federal.

A partir dessa situação hipotética, aponte a afirmativa correta:

 

(EMAGIS) Com base na Lei 9.784/99, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Considerando a interpretação do Superior Tribunal de Justiça a respeito das prerrogativas do Ministério Público, assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa que corresponde corretamente à legitimidade das partes na ação civil pública.

 

(PC/SP – VUNESP – 2014) Considerando a evolução histórica e cronológica dos direitos humanos em âmbito internacional, pode-se afirmar que existiram três marcos históricos fundamentais. São eles:

 

Ministério Público Estadual - Rodada 45.2020

JOÃO MATTOS ajuizou ação de reintegração de posse em desfavor de RAFAEL PEIXOTO. Narra a exordial, patrocinada pela defensoria pública, que JOÃO explora, há cerca de cinco anos, lote situado na zona rural do município de Garça/SP.

Aduz que em razão de hospitalização, decorrente de ter contraído COVID-19, ficou afastado de sua atividade laborativa por cerca de três meses, e quando retornou ao seu lote, deparou-se com RAFAEL lá instalado, tendo este se recusado a deixar a localidade. Protesta pela produção de prova testemunhal.

Citado, RAFAEL, patrocinado por advogado constituído, alegou ter arrendado a área de Mauro Chaves, apresentando contrato particular de arrendamento, concluindo ser lídima sua posse sobre o imóvel, pugnando pela improcedência do pleito.

No curso da demanda, o município de Garça ofereceu oposição contra ambos, alegando que seria o verdadeiro proprietário do imóvel, destinado à construção de um conjunto residencial, executado pela municipalidade, destinado a suprir a crescente demanda habitacional do município. Junta título dominial, texto de lei municipal que contempla a destinação da área e o projeto construtivo, que prevê a construção de cento e oitenta unidades habitacionais, destinadas a famílias de baixa renda.

Em atenção ao art. 9º do CPC, o juiz ouve os litigantes originais. Ambos aduzem, cada qual por seu patrono, que é inadmissível a intervenção do município, eis que é vedada alegação dominial em litígios possessórios.

O magistrado, vislumbrando a hipótese prevista no art. 178, I, do CPC, abre vista dos autos ao MP para manifestação.

 

Objetivas DPF - Rodada 45.2020

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) A respeito de tipicidade, ofensividade e insignificância penais, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do crime de corrupção passiva e sua relação com o modelo brasileiro do presidencialismo de coalizão, e também sobre a substituição de testemunhas no processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/RJ – Juiz Substituto – VUNESP – 2019) No que concerne à aplicação das penas restritivas de direitos dos arts. 43 a 48 do CP, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) Sobre o crime licitatório de previsto no artigo 89 da Lei 8.666/1993, concernente a dispensar ou inexigir licitação irregularmente (“Art. 89. Dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou à inexigibilidade: Pena - detenção, de 3 (três) a 5 (cinco) anos, e multa.”), marque a alternativa INCORRETA.

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Tício foi preso em flagrante delito, pela prática do crime de tráfico de entorpecentes. Na fase policial, ele usou do seu direito constitucional de permanecer em silêncio. Após ser denunciado, em seu interrogatório judicial, alegou ser apenas usuário, relatando que estava no local para adquirir entorpecentes. Já os Policiais Militares responsáveis pela prisão disseram que abordaram Tício porque ele estava em atitude suspeita, mas esclareceram não terem visto qualquer ato de mercancia nem qualquer pessoa próxima a ele. Afirmaram, ainda, que ficaram com dúvidas sobre a prática do crime de tráfico, pela pequena quantidade de droga apreendida, porém, tendo em vista que Tício teria lhes confessado informalmente que estava traficando no local, tiveram certeza sobre a sua responsabilidade penal, o que não foi relatado nos autos. Diante disso, o Magistrado que julgou a causa condenou Tício, pela prática do crime de Tráfico de Entorpecentes, à pena de 1 (um) ano e 8 (oito) meses de reclusão, a ser cumprida inicialmente em regime fechado, em razão da gravidade da conduta.

A condenação proferida está

 

(EMAGIS) Sobre a defesa técnica no processo penal, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, a defesa técnica é indisponível e obrigatória, de modo que deve o juiz nomear defensor ao acusado ainda que este não queira, se oponha ou, sem habilitação, pretenda se defender sozinho.

II. O STF conferiu interpretação conforme à Constituição ao art. 10 da Lei dos Juizados Especiais Federais (Lei n. 10.259/2001) para afastar a aplicação de dispositivo aos processos penais, isto é, nestes é obrigatória a existência de advogado no exercício da defesa técnica do réu.

III. É inconstitucional, segundo o STF, o artigo 265 do CPP no ponto em que autoriza o juiz a aplicar, nos autos do processo penal, multa ao advogado que abandone injustificadamente a defesa do réu.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a execução penal, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) A partir do conhecimento de Hermenêutica e Princípios Constitucionais, assinale a assertiva correta:

 

(EMAGIS) Acerca da Nacionalidade, Direitos Políticos e Partidos Políticos, com base na Constituição Federal e Jurisprudência do STF, assinale a assertiva correta:

 

(TST – Juiz do Trabalho – FCC – 2017) Em relação à Administração pública, em sua conformação constitucional atual, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) A respeito do Poder Judiciário, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que atine aos órgãos públicos, analise as seguintes proposições e assinale a alternativa apropriada.

I. Na classificação dos órgãos públicos com base na posição que ocupam na escala governamental ou administrativa, órgãos autônomos são aqueles que atuam sem subordinação a outros órgãos.

II. Na classificação dos órgãos públicos com base na posição que ocupam na escala governamental ou administrativa, órgãos superiores são aqueles que atuam com subordinação aos órgãos independentes, mas com ampla autonomia.

III. A Câmara de Vereadores não possui personalidade jurídica, apenas personalidade judiciária, somente podendo demandar em juízo para defender os seus direitos institucionais.

 

(EMAGIS) A respeito das sanções administrativas passíveis de aplicação aos servidores públicos, avalie as assertivas que seguem.

I. O critério da ‘verdade sabida’ é rechaçado pelo STF até mesmo para as penas de repreensão.

II. Embora não seja imprescindível Processo Administrativo Disciplinar para imposição da penalidade de advertência, na sindicância que amparou esta é imprescindível tenha sido facultado ao servidor a apresentação de defesa.

III. O STF não admite a denominada defesa diferida no processo administrativo, isto é, imposição imediata da sanção, ainda que de mera suspensão, com posterior concessão da possibilidade de defesa ao servidor para reversão da sanção.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PGR – Procurador da República – 2017) Suponha que o órgão incumbido da previdência social teimasse em entender que a mulher desempregada, mas ainda em período de graça, não tem direito ao salário-maternidade. O Poder Judiciário, no entanto, já teria reconhecido esse direito, o que teria suscitado a edição de uma súmula vinculante pelo Supremo Tribunal Federal.

A partir dessa situação hipotética, aponte a afirmativa correta:

 

(EMAGIS) Com base na Lei 9.784/99, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) A compensação é disciplinada no Código Civil como modalidade de extinção das obrigações. A propósito, e considerado o magistério da doutrina civilista, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da imagem como direito da personalidade, observando a disciplina do Código Civil, o magistério da doutrina e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o contrato de representação comercial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do Decreto-lei 911/1969, no que regula a alienação fiduciária em garantia de bens móveis e a correlata ação de busca e apreensão do bem decorrente de inadimplemento do devedor fiduciante, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das multas processuais previstas no CPC/2015, avalie as assertivas que seguem.

I. Não podem, segundo o STF, ser estabelecidas em múltiplos do salário mínimo, considerada a vedação contida no artigo 7º, IV, da CF.

II. Tratando-se de multa por recurso protelatório, por força do princípio do contraditório, a imposição exige que, antes, seja o recorrente intimado para se manifestar sobre aludido caráter do recurso.

III. Tratando-se de multa por agravo interno protelatório, não se aplica, segundo o CPC/2015, a condição do depósito prévio do valor da multa para interposição de qualquer outro recurso.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os prazos processuais, considerada a disciplina do CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. Na contagem de prazo em dias, estabelecido por lei ou pelo juiz, computar-se-ão somente os dias úteis. Tal regra, contudo, apenas se aplica aos prazos processuais.

II. Considere que certo juiz de primeira instância marcou audiência de instrução e julgamento para o dia 06/01/2021 e que certo desembargador, que preside órgão colegiado em Tribunal de Justiça, tenha designado sessão de julgamento para o dia 20/01/2021. Nesse cenário, é correto afirmar que há óbice legal tanto à marcação da audiência designada pelo juiz de primeira instância quanto à marcação da sessão de julgamento pelo aludido desembargador.

III. Interrompem-se os prazos durante a execução de programa instituído pelo Poder Judiciário para promover a autocomposição, incumbindo aos tribunais especificar, com antecedência, a duração dos trabalhos.

Estão corretos somente os itens:

 

(TST – Juiz do Trabalho – FCC – 2017) O art. 485 do Código de Processo Civil estabelece as hipóteses em que o juiz não resolverá o mérito. À luz do artigo em questão, considere:

I. A desistência da ação poderá ser apresentada até a conclusão dos autos para prolação de sentença.

II. A extinção do processo por abandono de causa poderá ocorrer de ofício até o oferecimento da contestação.

III. A ausência de legitimidade ou de interesse processual pode ser conhecida de ofício pelo magistrado em instância extraordinária.

IV. A retratação do magistrado poderá ocorrer somente nas hipóteses de indeferimento da petição inicial e improcedência liminar do pedido.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Sobre a teoria do impacto desproporcional, avalie as assertivas que seguem.

I. Tem sido usada pela Corte Europeia de Justiça a fim de coibir discriminações indiretas no campo da igualdade de gênero, como no Caso 170/84, Bilka-Kaufhaus vs. Von Hartz, entendeu a Corte que, ao estipular um sistema de pensão privado cujo benefício fosse excludente a trabalhadoras em regime de tempo parcial, se incorria em discriminação indireta em relação às mulheres, à medida que eram maioria no regime mencionado.

II. Emergiu nos Estados Unidos, após o fim das políticas raciais segregacionistas.

III. Impõe que toda e qualquer prática empresarial, política governamental ou semigovernamental, de cunho legislativo ou administrativo, ainda que não provida de intenção discriminatória no momento de sua concepção, deve ser condenada por violação ao princípio constitucional da igualdade material se, em consequência de sua aplicação, resultarem efeitos nocivos de sua incidência especialmente desproporcional sobre certas categorias de indivíduos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PC/SP – VUNESP – 2014) Considerando a evolução histórica e cronológica dos direitos humanos em âmbito internacional, pode-se afirmar que existiram três marcos históricos fundamentais. São eles:

 

(EMAGIS) Em relação aos sistemas previdenciários e aos princípios da Seguridade Social, julgue os itens abaixo e marque a alternativa correta.

I. No sistema de repartição – que tem origem no Plano Beveridge inglês e que se assenta no ideal de solidariedade e no pacto entre gerações -, as contribuições sociais vertem para um fundo único, do qual saem os recursos para a concessão de benefícios a qualquer beneficiário que atenda aos requisitos previstos na norma previdenciária.

II. O princípio da universalidade tem duas vertentes. A primeira refere-se à universalidade do atendimento, querendo significar que a Seguridade Social deveria acobertar todos os riscos sociais que podem atingir as pessoas que vivem em sociedade. A segunda – universalidade da cobertura, também denominada "subjetiva ou horizontal" – significa que todos – brasileiros e estrangeiros – residentes e domiciliados em território nacional deverão ser atendidos pelo Sistema de Seguridade Social.

III. João Segurado obteve uma aposentadoria por tempo de contribuição junto ao INSS. Mesmo aposentado, continuou trabalhando e vertendo contribuições, mensalmente, ao RGPS. Fê-lo ao longo de 12 anos e 11 meses, após o que decidiu parar de vez. Procurou, então, a autarquia previdenciária, solicitando a revisão de sua aposentadoria a fim de que as novas contribuições, vertidas após a jubilação primeva, fossem consideradas no cálculo do seu fator previdenciário. Nessa situação, é correto dizer que João não terá direito à revisão pleiteada.

IV. Somente o estrangeiro com residência fixa no Brasil, e em situação regular, pode ser auxiliado com o benefício assistencial ao idoso ou à pessoa portadora de deficiência.

 

(EMAGIS) Sabe-se que a Emenda Constitucional 106/2020 ficou conhecida como “Emenda Constitucional do Orçamento de Guerra” para enfrentamento do Covid-19.

A propósito, e consideradas as matérias afetas ao Direito Financeiro, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A propósito da regra constitucional de imunidade ao ICMS das operações de exportação de mercadorias (CF, artigo 155, §2º, X, a), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da ‘compensação de ofício’ – feita pela Administração Tributária quando da restituição ou ressarcimento de créditos ao contribuinte – de créditos tributários no âmbito federal, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 45.2020

(EMAGIS) No que atine aos órgãos públicos, analise as seguintes proposições e assinale a alternativa apropriada.

I. Na classificação dos órgãos públicos com base na posição que ocupam na escala governamental ou administrativa, órgãos autônomos são aqueles que atuam sem subordinação a outros órgãos.

II. Na classificação dos órgãos públicos com base na posição que ocupam na escala governamental ou administrativa, órgãos superiores são aqueles que atuam com subordinação aos órgãos independentes, mas com ampla autonomia.

III. A Câmara de Vereadores não possui personalidade jurídica, apenas personalidade judiciária, somente podendo demandar em juízo para defender os seus direitos institucionais.

 

(EMAGIS) A respeito das sanções administrativas passíveis de aplicação aos servidores públicos, avalie as assertivas que seguem.

I. O critério da ‘verdade sabida’ é rechaçado pelo STF até mesmo para as penas de repreensão.

II. Embora não seja imprescindível Processo Administrativo Disciplinar para imposição da penalidade de advertência, na sindicância que amparou esta é imprescindível tenha sido facultado ao servidor a apresentação de defesa.

III. O STF não admite a denominada defesa diferida no processo administrativo, isto é, imposição imediata da sanção, ainda que de mera suspensão, com posterior concessão da possibilidade de defesa ao servidor para reversão da sanção.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PGR – Procurador da República – 2017) Suponha que o órgão incumbido da previdência social teimasse em entender que a mulher desempregada, mas ainda em período de graça, não tem direito ao salário-maternidade. O Poder Judiciário, no entanto, já teria reconhecido esse direito, o que teria suscitado a edição de uma súmula vinculante pelo Supremo Tribunal Federal.

A partir dessa situação hipotética, aponte a afirmativa correta:

 

(EMAGIS) Com base na Lei 9.784/99, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) A partir do conhecimento de Hermenêutica e Princípios Constitucionais, assinale a assertiva correta:

 

(EMAGIS) Acerca da Nacionalidade, Direitos Políticos e Partidos Políticos, com base na Constituição Federal e Jurisprudência do STF, assinale a assertiva correta:

 

(TST – Juiz do Trabalho – FCC – 2017) Em relação à Administração pública, em sua conformação constitucional atual, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) A respeito do Poder Judiciário, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das multas processuais previstas no CPC/2015, avalie as assertivas que seguem.

I. Não podem, segundo o STF, ser estabelecidas em múltiplos do salário mínimo, considerada a vedação contida no artigo 7º, IV, da CF.

II. Tratando-se de multa por recurso protelatório, por força do princípio do contraditório, a imposição exige que, antes, seja o recorrente intimado para se manifestar sobre aludido caráter do recurso.

III. Tratando-se de multa por agravo interno protelatório, não se aplica, segundo o CPC/2015, a condição do depósito prévio do valor da multa para interposição de qualquer outro recurso.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os prazos processuais, considerada a disciplina do CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. Na contagem de prazo em dias, estabelecido por lei ou pelo juiz, computar-se-ão somente os dias úteis. Tal regra, contudo, apenas se aplica aos prazos processuais.

II. Considere que certo juiz de primeira instância marcou audiência de instrução e julgamento para o dia 06/01/2021 e que certo desembargador, que preside órgão colegiado em Tribunal de Justiça, tenha designado sessão de julgamento para o dia 20/01/2021. Nesse cenário, é correto afirmar que há óbice legal tanto à marcação da audiência designada pelo juiz de primeira instância quanto à marcação da sessão de julgamento pelo aludido desembargador.

III. Interrompem-se os prazos durante a execução de programa instituído pelo Poder Judiciário para promover a autocomposição, incumbindo aos tribunais especificar, com antecedência, a duração dos trabalhos.

Estão corretos somente os itens:

 

(TST – Juiz do Trabalho – FCC – 2017) O art. 485 do Código de Processo Civil estabelece as hipóteses em que o juiz não resolverá o mérito. À luz do artigo em questão, considere:

I. A desistência da ação poderá ser apresentada até a conclusão dos autos para prolação de sentença.

II. A extinção do processo por abandono de causa poderá ocorrer de ofício até o oferecimento da contestação.

III. A ausência de legitimidade ou de interesse processual pode ser conhecida de ofício pelo magistrado em instância extraordinária.

IV. A retratação do magistrado poderá ocorrer somente nas hipóteses de indeferimento da petição inicial e improcedência liminar do pedido.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) A compensação é disciplinada no Código Civil como modalidade de extinção das obrigações. A propósito, e considerado o magistério da doutrina civilista, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da imagem como direito da personalidade, observando a disciplina do Código Civil, o magistério da doutrina e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da proteção da pessoa dos filhos, da guarda unilateral, da guarda compartilhada e de assuntos correlatos, tendo presente a disciplina do Código Civil, o magistério da doutrina civilista e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o contrato de representação comercial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do Decreto-lei 911/1969, no que regula a alienação fiduciária em garantia de bens móveis e a correlata ação de busca e apreensão do bem decorrente de inadimplemento do devedor fiduciante, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A propósito da regra constitucional de imunidade ao ICMS das operações de exportação de mercadorias (CF, artigo 155, §2º, X, a), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A propósito dos critérios de delimitação da competência tributária de Estados e Municípios para instituição de ICMS e ISS, especialmente quando se tenham operações mistas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sabe-se que a Emenda Constitucional 106/2020 ficou conhecida como “Emenda Constitucional do Orçamento de Guerra” para enfrentamento do Covid-19.

A propósito, e consideradas as matérias afetas ao Direito Financeiro, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Analise os itens I a V e assinale a alternativa correta, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e jurisprudência consolidada do Tribunal Superior do Trabalho (TST):

I. Na interrupção do contrato de trabalho, não haverá prestação de serviços, mas é devido o pagamento dos salários e haverá contagem do tempo de serviço. Já na suspensão do contrato de trabalho, ficam suspensos a prestação de serviços e o pagamento de salários, não havendo contagem do tempo de serviço.

II. As horas em que o empregado falta ao serviço para comparecimento necessário, como parte, à Justiça do Trabalho podem ser descontadas de seus salários, visto que não se trata de hipótese de falta ao trabalho legalmente prevista.

III. Cancelada a aposentadoria por invalidez, mesmo após cinco anos, o trabalhador terá direito de retornar ao emprego, facultado, porém, ao empregador, indenizá-lo na forma da lei.

IV. A suspensão do contrato de trabalho, em virtude da percepção do auxílio-doença ou da aposentadoria por invalidez, impede, em regra, a fluência da prescrição quinquenal.

V. Segundo entendimento consolidado do TST, assegura-se o direito à manutenção de plano de saúde ou de assistência médica oferecido pela empresa ao empregado, não obstante suspenso o contrato de trabalho em virtude de auxílio-doença acidentário ou de aposentadoria por invalidez.

 

(EMAGIS) Acerca das custas processuais, analise os itens a seguir e responda:

I. A parte vencedora na primeira instância, se vencida na segunda, está obrigada, independentemente de intimação, a pagar as custas fixadas na sentença originária, das quais ficara isenta a parte então vencida, nos termos de entendimento sumulado do TST.

II. Na forma da CLT, o não-comparecimento do reclamante à audiência importa o arquivamento da reclamação, com condenação do reclamante ao pagamento das custas processuais, ainda que beneficiário da justiça gratuita, salvo se comprovar, no prazo de quinze dias, que a ausência ocorreu por motivo legalmente justificável. O pagamento das custas em questão é condição para a propositura de nova demanda.

III. Entende o TST que o prazo para pagamento das custas, no caso de recurso, é contado da intimação do cálculo.

IV. Em caso de recolhimento insuficiente das custas processuais ou do depósito recursal, haverá deserção do recurso, ainda que se trate de diferença ínfima, não havendo falar em prazo para a parte recorrente complementar o valor respectivo, conforme entendimento consolidado atual do TST.

V. Segundo entendimento sumulado do TST, nas ações com mais de um reclamante, as custas são calculadas considerando o valor individualizado da condenação em relação a cada reclamante, e não considerando o valor global da condenação.

 

(EMAGIS) A respeito das águas, do serviço de abastecimento de água potável e da competência legislativa correlata, avalie as assertivas que seguem.

I. É formalmente inconstitucional lei estadual que permita que residências localizadas nas zonas rurais ao longo do sistema adutor do Estado utilizem água potável mediante instalação de ramais d’água nas tubulações principais do referido sistema.

II. Os Estados-membros têm competência para legislar sobre o abastecimento de água potável.

III. A competência para fiscalizar a exploração de recursos hídricos em seus territórios é distribuída entre União, Estados e Municípios, sendo as águas subterrâneas bens dos Estados, ressalvadas as decorrentes de obras da União.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/ES – 2013) Quanto aos sistemas de assistência judiciária e jurídica gratuita, é correto afirmar que

 

(PC/SP – VUNESP – 2014) Considerando a evolução histórica e cronológica dos direitos humanos em âmbito internacional, pode-se afirmar que existiram três marcos históricos fundamentais. São eles:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) A respeito de tipicidade, ofensividade e insignificância penais, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do crime de corrupção passiva e sua relação com o modelo brasileiro do presidencialismo de coalizão, e também sobre a substituição de testemunhas no processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/RJ – Juiz Substituto – VUNESP – 2019) No que concerne à aplicação das penas restritivas de direitos dos arts. 43 a 48 do CP, é correto afirmar que

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Tício foi preso em flagrante delito, pela prática do crime de tráfico de entorpecentes. Na fase policial, ele usou do seu direito constitucional de permanecer em silêncio. Após ser denunciado, em seu interrogatório judicial, alegou ser apenas usuário, relatando que estava no local para adquirir entorpecentes. Já os Policiais Militares responsáveis pela prisão disseram que abordaram Tício porque ele estava em atitude suspeita, mas esclareceram não terem visto qualquer ato de mercancia nem qualquer pessoa próxima a ele. Afirmaram, ainda, que ficaram com dúvidas sobre a prática do crime de tráfico, pela pequena quantidade de droga apreendida, porém, tendo em vista que Tício teria lhes confessado informalmente que estava traficando no local, tiveram certeza sobre a sua responsabilidade penal, o que não foi relatado nos autos. Diante disso, o Magistrado que julgou a causa condenou Tício, pela prática do crime de Tráfico de Entorpecentes, à pena de 1 (um) ano e 8 (oito) meses de reclusão, a ser cumprida inicialmente em regime fechado, em razão da gravidade da conduta.

A condenação proferida está

 

(EMAGIS) Sobre a defesa técnica no processo penal, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, a defesa técnica é indisponível e obrigatória, de modo que deve o juiz nomear defensor ao acusado ainda que este não queira, se oponha ou, sem habilitação, pretenda se defender sozinho.

II. O STF conferiu interpretação conforme à Constituição ao art. 10 da Lei dos Juizados Especiais Federais (Lei n. 10.259/2001) para afastar a aplicação de dispositivo aos processos penais, isto é, nestes é obrigatória a existência de advogado no exercício da defesa técnica do réu.

III. É inconstitucional, segundo o STF, o artigo 265 do CPP no ponto em que autoriza o juiz a aplicar, nos autos do processo penal, multa ao advogado que abandone injustificadamente a defesa do réu.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a execução penal, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa que corresponde corretamente à legitimidade das partes na ação civil pública.

 

(EMAGIS) Considerando o regime disciplinar aplicável ao cumprimento das medidas socioeducativas, segundo a Lei nº 12.594/2012, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Considerando as cláusulas contratuais no âmbito do Código de Defesa do Consumidor, assinale a opção CORRETA:

 

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 45.2020

(EMAGIS) A compensação é disciplinada no Código Civil como modalidade de extinção das obrigações. A propósito, e considerado o magistério da doutrina civilista, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da imagem como direito da personalidade, observando a disciplina do Código Civil, o magistério da doutrina e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da proteção da pessoa dos filhos, da guarda unilateral, da guarda compartilhada e de assuntos correlatos, tendo presente a disciplina do Código Civil, o magistério da doutrina civilista e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das multas processuais previstas no CPC/2015, avalie as assertivas que seguem.

I. Não podem, segundo o STF, ser estabelecidas em múltiplos do salário mínimo, considerada a vedação contida no artigo 7º, IV, da CF.

II. Tratando-se de multa por recurso protelatório, por força do princípio do contraditório, a imposição exige que, antes, seja o recorrente intimado para se manifestar sobre aludido caráter do recurso.

III. Tratando-se de multa por agravo interno protelatório, não se aplica, segundo o CPC/2015, a condição do depósito prévio do valor da multa para interposição de qualquer outro recurso.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os prazos processuais, considerada a disciplina do CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. Na contagem de prazo em dias, estabelecido por lei ou pelo juiz, computar-se-ão somente os dias úteis. Tal regra, contudo, apenas se aplica aos prazos processuais.

II. Considere que certo juiz de primeira instância marcou audiência de instrução e julgamento para o dia 06/01/2021 e que certo desembargador, que preside órgão colegiado em Tribunal de Justiça, tenha designado sessão de julgamento para o dia 20/01/2021. Nesse cenário, é correto afirmar que há óbice legal tanto à marcação da audiência designada pelo juiz de primeira instância quanto à marcação da sessão de julgamento pelo aludido desembargador.

III. Interrompem-se os prazos durante a execução de programa instituído pelo Poder Judiciário para promover a autocomposição, incumbindo aos tribunais especificar, com antecedência, a duração dos trabalhos.

Estão corretos somente os itens:

 

(TST – Juiz do Trabalho – FCC – 2017) O art. 485 do Código de Processo Civil estabelece as hipóteses em que o juiz não resolverá o mérito. À luz do artigo em questão, considere:

I. A desistência da ação poderá ser apresentada até a conclusão dos autos para prolação de sentença.

II. A extinção do processo por abandono de causa poderá ocorrer de ofício até o oferecimento da contestação.

III. A ausência de legitimidade ou de interesse processual pode ser conhecida de ofício pelo magistrado em instância extraordinária.

IV. A retratação do magistrado poderá ocorrer somente nas hipóteses de indeferimento da petição inicial e improcedência liminar do pedido.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa que corresponde corretamente à legitimidade das partes na ação civil pública.

 

(EMAGIS) Considerando as cláusulas contratuais no âmbito do Código de Defesa do Consumidor, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) Considerando o regime disciplinar aplicável ao cumprimento das medidas socioeducativas, segundo a Lei nº 12.594/2012, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) A respeito de tipicidade, ofensividade e insignificância penais, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do crime de corrupção passiva e sua relação com o modelo brasileiro do presidencialismo de coalizão, e também sobre a substituição de testemunhas no processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/RJ – Juiz Substituto – VUNESP – 2019) No que concerne à aplicação das penas restritivas de direitos dos arts. 43 a 48 do CP, é correto afirmar que

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Tício foi preso em flagrante delito, pela prática do crime de tráfico de entorpecentes. Na fase policial, ele usou do seu direito constitucional de permanecer em silêncio. Após ser denunciado, em seu interrogatório judicial, alegou ser apenas usuário, relatando que estava no local para adquirir entorpecentes. Já os Policiais Militares responsáveis pela prisão disseram que abordaram Tício porque ele estava em atitude suspeita, mas esclareceram não terem visto qualquer ato de mercancia nem qualquer pessoa próxima a ele. Afirmaram, ainda, que ficaram com dúvidas sobre a prática do crime de tráfico, pela pequena quantidade de droga apreendida, porém, tendo em vista que Tício teria lhes confessado informalmente que estava traficando no local, tiveram certeza sobre a sua responsabilidade penal, o que não foi relatado nos autos. Diante disso, o Magistrado que julgou a causa condenou Tício, pela prática do crime de Tráfico de Entorpecentes, à pena de 1 (um) ano e 8 (oito) meses de reclusão, a ser cumprida inicialmente em regime fechado, em razão da gravidade da conduta.

A condenação proferida está

 

(EMAGIS) Sobre a defesa técnica no processo penal, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, a defesa técnica é indisponível e obrigatória, de modo que deve o juiz nomear defensor ao acusado ainda que este não queira, se oponha ou, sem habilitação, pretenda se defender sozinho.

II. O STF conferiu interpretação conforme à Constituição ao art. 10 da Lei dos Juizados Especiais Federais (Lei n. 10.259/2001) para afastar a aplicação de dispositivo aos processos penais, isto é, nestes é obrigatória a existência de advogado no exercício da defesa técnica do réu.

III. É inconstitucional, segundo o STF, o artigo 265 do CPP no ponto em que autoriza o juiz a aplicar, nos autos do processo penal, multa ao advogado que abandone injustificadamente a defesa do réu.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a execução penal, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) A partir do conhecimento de Hermenêutica e Princípios Constitucionais, assinale a assertiva correta:

 

(EMAGIS) Acerca da Nacionalidade, Direitos Políticos e Partidos Políticos, com base na Constituição Federal e Jurisprudência do STF, assinale a assertiva correta:

 

(TST – Juiz do Trabalho – FCC – 2017) Em relação à Administração pública, em sua conformação constitucional atual, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) A respeito do Poder Judiciário, marque a alternativa CORRETA.

 

(PC/SP – VUNESP – 2014) Considerando a evolução histórica e cronológica dos direitos humanos em âmbito internacional, pode-se afirmar que existiram três marcos históricos fundamentais. São eles:

 

(EMAGIS) No que atine aos órgãos públicos, analise as seguintes proposições e assinale a alternativa apropriada.

I. Na classificação dos órgãos públicos com base na posição que ocupam na escala governamental ou administrativa, órgãos autônomos são aqueles que atuam sem subordinação a outros órgãos.

II. Na classificação dos órgãos públicos com base na posição que ocupam na escala governamental ou administrativa, órgãos superiores são aqueles que atuam com subordinação aos órgãos independentes, mas com ampla autonomia.

III. A Câmara de Vereadores não possui personalidade jurídica, apenas personalidade judiciária, somente podendo demandar em juízo para defender os seus direitos institucionais.

 

(EMAGIS) A respeito das sanções administrativas passíveis de aplicação aos servidores públicos, avalie as assertivas que seguem.

I. O critério da ‘verdade sabida’ é rechaçado pelo STF até mesmo para as penas de repreensão.

II. Embora não seja imprescindível Processo Administrativo Disciplinar para imposição da penalidade de advertência, na sindicância que amparou esta é imprescindível tenha sido facultado ao servidor a apresentação de defesa.

III. O STF não admite a denominada defesa diferida no processo administrativo, isto é, imposição imediata da sanção, ainda que de mera suspensão, com posterior concessão da possibilidade de defesa ao servidor para reversão da sanção.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PGR – Procurador da República – 2017) Suponha que o órgão incumbido da previdência social teimasse em entender que a mulher desempregada, mas ainda em período de graça, não tem direito ao salário-maternidade. O Poder Judiciário, no entanto, já teria reconhecido esse direito, o que teria suscitado a edição de uma súmula vinculante pelo Supremo Tribunal Federal.

A partir dessa situação hipotética, aponte a afirmativa correta:

 

(EMAGIS) Com base na Lei 9.784/99, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa verdadeira, segundo a Jurisprudência do STF e TSE:

 

(EMAGIS) Sobre o contrato de representação comercial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do Decreto-lei 911/1969, no que regula a alienação fiduciária em garantia de bens móveis e a correlata ação de busca e apreensão do bem decorrente de inadimplemento do devedor fiduciante, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A propósito da regra constitucional de imunidade ao ICMS das operações de exportação de mercadorias (CF, artigo 155, §2º, X, a), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A propósito dos critérios de delimitação da competência tributária de Estados e Municípios para instituição de ICMS e ISS, especialmente quando se tenham operações mistas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das águas, do serviço de abastecimento de água potável e da competência legislativa correlata, avalie as assertivas que seguem.

I. É formalmente inconstitucional lei estadual que permita que residências localizadas nas zonas rurais ao longo do sistema adutor do Estado utilizem água potável mediante instalação de ramais d’água nas tubulações principais do referido sistema.

II. Os Estados-membros têm competência para legislar sobre o abastecimento de água potável.

III. A competência para fiscalizar a exploração de recursos hídricos em seus territórios é distribuída entre União, Estados e Municípios, sendo as águas subterrâneas bens dos Estados, ressalvadas as decorrentes de obras da União.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considerando a interpretação do Superior Tribunal de Justiça a respeito das prerrogativas do Ministério Público, assinale a alternativa incorreta:


 

(DPE/ES – 2013) Quanto aos sistemas de assistência judiciária e jurídica gratuita, é correto afirmar que

 

Objetivas PGE/PGM - Rodada 45.2020

(EMAGIS) No que atine aos órgãos públicos, analise as seguintes proposições e assinale a alternativa apropriada.

I. Na classificação dos órgãos públicos com base na posição que ocupam na escala governamental ou administrativa, órgãos autônomos são aqueles que atuam sem subordinação a outros órgãos.

II. Na classificação dos órgãos públicos com base na posição que ocupam na escala governamental ou administrativa, órgãos superiores são aqueles que atuam com subordinação aos órgãos independentes, mas com ampla autonomia.

III. A Câmara de Vereadores não possui personalidade jurídica, apenas personalidade judiciária, somente podendo demandar em juízo para defender os seus direitos institucionais.

 

(EMAGIS) A respeito das sanções administrativas passíveis de aplicação aos servidores públicos, avalie as assertivas que seguem.

I. O critério da ‘verdade sabida’ é rechaçado pelo STF até mesmo para as penas de repreensão.

II. Embora não seja imprescindível Processo Administrativo Disciplinar para imposição da penalidade de advertência, na sindicância que amparou esta é imprescindível tenha sido facultado ao servidor a apresentação de defesa.

III. O STF não admite a denominada defesa diferida no processo administrativo, isto é, imposição imediata da sanção, ainda que de mera suspensão, com posterior concessão da possibilidade de defesa ao servidor para reversão da sanção.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PGR – Procurador da República – 2017) Suponha que o órgão incumbido da previdência social teimasse em entender que a mulher desempregada, mas ainda em período de graça, não tem direito ao salário-maternidade. O Poder Judiciário, no entanto, já teria reconhecido esse direito, o que teria suscitado a edição de uma súmula vinculante pelo Supremo Tribunal Federal.

A partir dessa situação hipotética, aponte a afirmativa correta:

 

(EMAGIS) Com base na Lei 9.784/99, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) A partir do conhecimento de Hermenêutica e Princípios Constitucionais, assinale a assertiva correta:

 

(EMAGIS) Acerca da Nacionalidade, Direitos Políticos e Partidos Políticos, com base na Constituição Federal e Jurisprudência do STF, assinale a assertiva correta:

 

(TST – Juiz do Trabalho – FCC – 2017) Em relação à Administração pública, em sua conformação constitucional atual, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) A respeito do Poder Judiciário, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das multas processuais previstas no CPC/2015, avalie as assertivas que seguem.

I. Não podem, segundo o STF, ser estabelecidas em múltiplos do salário mínimo, considerada a vedação contida no artigo 7º, IV, da CF.

II. Tratando-se de multa por recurso protelatório, por força do princípio do contraditório, a imposição exige que, antes, seja o recorrente intimado para se manifestar sobre aludido caráter do recurso.

III. Tratando-se de multa por agravo interno protelatório, não se aplica, segundo o CPC/2015, a condição do depósito prévio do valor da multa para interposição de qualquer outro recurso.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os prazos processuais, considerada a disciplina do CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. Na contagem de prazo em dias, estabelecido por lei ou pelo juiz, computar-se-ão somente os dias úteis. Tal regra, contudo, apenas se aplica aos prazos processuais.

II. Considere que certo juiz de primeira instância marcou audiência de instrução e julgamento para o dia 06/01/2021 e que certo desembargador, que preside órgão colegiado em Tribunal de Justiça, tenha designado sessão de julgamento para o dia 20/01/2021. Nesse cenário, é correto afirmar que há óbice legal tanto à marcação da audiência designada pelo juiz de primeira instância quanto à marcação da sessão de julgamento pelo aludido desembargador.

III. Interrompem-se os prazos durante a execução de programa instituído pelo Poder Judiciário para promover a autocomposição, incumbindo aos tribunais especificar, com antecedência, a duração dos trabalhos.

Estão corretos somente os itens:

 

(TST – Juiz do Trabalho – FCC – 2017) O art. 485 do Código de Processo Civil estabelece as hipóteses em que o juiz não resolverá o mérito. À luz do artigo em questão, considere:

I. A desistência da ação poderá ser apresentada até a conclusão dos autos para prolação de sentença.

II. A extinção do processo por abandono de causa poderá ocorrer de ofício até o oferecimento da contestação.

III. A ausência de legitimidade ou de interesse processual pode ser conhecida de ofício pelo magistrado em instância extraordinária.

IV. A retratação do magistrado poderá ocorrer somente nas hipóteses de indeferimento da petição inicial e improcedência liminar do pedido.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) A compensação é disciplinada no Código Civil como modalidade de extinção das obrigações. A propósito, e considerado o magistério da doutrina civilista, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da imagem como direito da personalidade, observando a disciplina do Código Civil, o magistério da doutrina e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da proteção da pessoa dos filhos, da guarda unilateral, da guarda compartilhada e de assuntos correlatos, tendo presente a disciplina do Código Civil, o magistério da doutrina civilista e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o contrato de representação comercial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do Decreto-lei 911/1969, no que regula a alienação fiduciária em garantia de bens móveis e a correlata ação de busca e apreensão do bem decorrente de inadimplemento do devedor fiduciante, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A propósito da regra constitucional de imunidade ao ICMS das operações de exportação de mercadorias (CF, artigo 155, §2º, X, a), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A propósito dos critérios de delimitação da competência tributária de Estados e Municípios para instituição de ICMS e ISS, especialmente quando se tenham operações mistas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sabe-se que a Emenda Constitucional 106/2020 ficou conhecida como “Emenda Constitucional do Orçamento de Guerra” para enfrentamento do Covid-19.

A propósito, e consideradas as matérias afetas ao Direito Financeiro, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Analise os itens I a V e assinale a alternativa correta, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e jurisprudência consolidada do Tribunal Superior do Trabalho (TST):

I. Na interrupção do contrato de trabalho, não haverá prestação de serviços, mas é devido o pagamento dos salários e haverá contagem do tempo de serviço. Já na suspensão do contrato de trabalho, ficam suspensos a prestação de serviços e o pagamento de salários, não havendo contagem do tempo de serviço.

II. As horas em que o empregado falta ao serviço para comparecimento necessário, como parte, à Justiça do Trabalho podem ser descontadas de seus salários, visto que não se trata de hipótese de falta ao trabalho legalmente prevista.

III. Cancelada a aposentadoria por invalidez, mesmo após cinco anos, o trabalhador terá direito de retornar ao emprego, facultado, porém, ao empregador, indenizá-lo na forma da lei.

IV. A suspensão do contrato de trabalho, em virtude da percepção do auxílio-doença ou da aposentadoria por invalidez, impede, em regra, a fluência da prescrição quinquenal.

V. Segundo entendimento consolidado do TST, assegura-se o direito à manutenção de plano de saúde ou de assistência médica oferecido pela empresa ao empregado, não obstante suspenso o contrato de trabalho em virtude de auxílio-doença acidentário ou de aposentadoria por invalidez.

 

(EMAGIS) Acerca das custas processuais, analise os itens a seguir e responda:

I. A parte vencedora na primeira instância, se vencida na segunda, está obrigada, independentemente de intimação, a pagar as custas fixadas na sentença originária, das quais ficara isenta a parte então vencida, nos termos de entendimento sumulado do TST.

II. Na forma da CLT, o não-comparecimento do reclamante à audiência importa o arquivamento da reclamação, com condenação do reclamante ao pagamento das custas processuais, ainda que beneficiário da justiça gratuita, salvo se comprovar, no prazo de quinze dias, que a ausência ocorreu por motivo legalmente justificável. O pagamento das custas em questão é condição para a propositura de nova demanda.

III. Entende o TST que o prazo para pagamento das custas, no caso de recurso, é contado da intimação do cálculo.

IV. Em caso de recolhimento insuficiente das custas processuais ou do depósito recursal, haverá deserção do recurso, ainda que se trate de diferença ínfima, não havendo falar em prazo para a parte recorrente complementar o valor respectivo, conforme entendimento consolidado atual do TST.

V. Segundo entendimento sumulado do TST, nas ações com mais de um reclamante, as custas são calculadas considerando o valor individualizado da condenação em relação a cada reclamante, e não considerando o valor global da condenação.

 

(EMAGIS) A respeito das águas, do serviço de abastecimento de água potável e da competência legislativa correlata, avalie as assertivas que seguem.

I. É formalmente inconstitucional lei estadual que permita que residências localizadas nas zonas rurais ao longo do sistema adutor do Estado utilizem água potável mediante instalação de ramais d’água nas tubulações principais do referido sistema.

II. Os Estados-membros têm competência para legislar sobre o abastecimento de água potável.

III. A competência para fiscalizar a exploração de recursos hídricos em seus territórios é distribuída entre União, Estados e Municípios, sendo as águas subterrâneas bens dos Estados, ressalvadas as decorrentes de obras da União.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito de tipicidade, ofensividade e insignificância penais, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do crime de corrupção passiva e sua relação com o modelo brasileiro do presidencialismo de coalizão, e também sobre a substituição de testemunhas no processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Tício foi preso em flagrante delito, pela prática do crime de tráfico de entorpecentes. Na fase policial, ele usou do seu direito constitucional de permanecer em silêncio. Após ser denunciado, em seu interrogatório judicial, alegou ser apenas usuário, relatando que estava no local para adquirir entorpecentes. Já os Policiais Militares responsáveis pela prisão disseram que abordaram Tício porque ele estava em atitude suspeita, mas esclareceram não terem visto qualquer ato de mercancia nem qualquer pessoa próxima a ele. Afirmaram, ainda, que ficaram com dúvidas sobre a prática do crime de tráfico, pela pequena quantidade de droga apreendida, porém, tendo em vista que Tício teria lhes confessado informalmente que estava traficando no local, tiveram certeza sobre a sua responsabilidade penal, o que não foi relatado nos autos. Diante disso, o Magistrado que julgou a causa condenou Tício, pela prática do crime de Tráfico de Entorpecentes, à pena de 1 (um) ano e 8 (oito) meses de reclusão, a ser cumprida inicialmente em regime fechado, em razão da gravidade da conduta.

A condenação proferida está

 

(EMAGIS) Sobre a defesa técnica no processo penal, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, a defesa técnica é indisponível e obrigatória, de modo que deve o juiz nomear defensor ao acusado ainda que este não queira, se oponha ou, sem habilitação, pretenda se defender sozinho.

II. O STF conferiu interpretação conforme à Constituição ao art. 10 da Lei dos Juizados Especiais Federais (Lei n. 10.259/2001) para afastar a aplicação de dispositivo aos processos penais, isto é, nestes é obrigatória a existência de advogado no exercício da defesa técnica do réu.

III. É inconstitucional, segundo o STF, o artigo 265 do CPP no ponto em que autoriza o juiz a aplicar, nos autos do processo penal, multa ao advogado que abandone injustificadamente a defesa do réu.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

Defensoria Pública Estadual - Rodada 45.2020

Objetivas Delegado - Rodada 45.2020

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) A respeito de tipicidade, ofensividade e insignificância penais, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do crime de corrupção passiva e sua relação com o modelo brasileiro do presidencialismo de coalizão, e também sobre a substituição de testemunhas no processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/RJ – Juiz Substituto – VUNESP – 2019) No que concerne à aplicação das penas restritivas de direitos dos arts. 43 a 48 do CP, é correto afirmar que

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Tício foi preso em flagrante delito, pela prática do crime de tráfico de entorpecentes. Na fase policial, ele usou do seu direito constitucional de permanecer em silêncio. Após ser denunciado, em seu interrogatório judicial, alegou ser apenas usuário, relatando que estava no local para adquirir entorpecentes. Já os Policiais Militares responsáveis pela prisão disseram que abordaram Tício porque ele estava em atitude suspeita, mas esclareceram não terem visto qualquer ato de mercancia nem qualquer pessoa próxima a ele. Afirmaram, ainda, que ficaram com dúvidas sobre a prática do crime de tráfico, pela pequena quantidade de droga apreendida, porém, tendo em vista que Tício teria lhes confessado informalmente que estava traficando no local, tiveram certeza sobre a sua responsabilidade penal, o que não foi relatado nos autos. Diante disso, o Magistrado que julgou a causa condenou Tício, pela prática do crime de Tráfico de Entorpecentes, à pena de 1 (um) ano e 8 (oito) meses de reclusão, a ser cumprida inicialmente em regime fechado, em razão da gravidade da conduta.

A condenação proferida está

 

(EMAGIS) Sobre a defesa técnica no processo penal, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, a defesa técnica é indisponível e obrigatória, de modo que deve o juiz nomear defensor ao acusado ainda que este não queira, se oponha ou, sem habilitação, pretenda se defender sozinho.

II. O STF conferiu interpretação conforme à Constituição ao art. 10 da Lei dos Juizados Especiais Federais (Lei n. 10.259/2001) para afastar a aplicação de dispositivo aos processos penais, isto é, nestes é obrigatória a existência de advogado no exercício da defesa técnica do réu.

III. É inconstitucional, segundo o STF, o artigo 265 do CPP no ponto em que autoriza o juiz a aplicar, nos autos do processo penal, multa ao advogado que abandone injustificadamente a defesa do réu.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a execução penal, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) A compensação é disciplinada no Código Civil como modalidade de extinção das obrigações. A propósito, e considerado o magistério da doutrina civilista, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da imagem como direito da personalidade, observando a disciplina do Código Civil, o magistério da doutrina e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A partir do conhecimento de Hermenêutica e Princípios Constitucionais, assinale a assertiva correta:

 

(EMAGIS) Acerca da Nacionalidade, Direitos Políticos e Partidos Políticos, com base na Constituição Federal e Jurisprudência do STF, assinale a assertiva correta:

 

(TST – Juiz do Trabalho – FCC – 2017) Em relação à Administração pública, em sua conformação constitucional atual, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) A respeito do Poder Judiciário, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que atine aos órgãos públicos, analise as seguintes proposições e assinale a alternativa apropriada.

I. Na classificação dos órgãos públicos com base na posição que ocupam na escala governamental ou administrativa, órgãos autônomos são aqueles que atuam sem subordinação a outros órgãos.

II. Na classificação dos órgãos públicos com base na posição que ocupam na escala governamental ou administrativa, órgãos superiores são aqueles que atuam com subordinação aos órgãos independentes, mas com ampla autonomia.

III. A Câmara de Vereadores não possui personalidade jurídica, apenas personalidade judiciária, somente podendo demandar em juízo para defender os seus direitos institucionais.

 

(EMAGIS) A respeito das sanções administrativas passíveis de aplicação aos servidores públicos, avalie as assertivas que seguem.

I. O critério da ‘verdade sabida’ é rechaçado pelo STF até mesmo para as penas de repreensão.

II. Embora não seja imprescindível Processo Administrativo Disciplinar para imposição da penalidade de advertência, na sindicância que amparou esta é imprescindível tenha sido facultado ao servidor a apresentação de defesa.

III. O STF não admite a denominada defesa diferida no processo administrativo, isto é, imposição imediata da sanção, ainda que de mera suspensão, com posterior concessão da possibilidade de defesa ao servidor para reversão da sanção.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PGR – Procurador da República – 2017) Suponha que o órgão incumbido da previdência social teimasse em entender que a mulher desempregada, mas ainda em período de graça, não tem direito ao salário-maternidade. O Poder Judiciário, no entanto, já teria reconhecido esse direito, o que teria suscitado a edição de uma súmula vinculante pelo Supremo Tribunal Federal.

A partir dessa situação hipotética, aponte a afirmativa correta:

 

(EMAGIS) Com base na Lei 9.784/99, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Considerando o regime disciplinar aplicável ao cumprimento das medidas socioeducativas, segundo a Lei nº 12.594/2012, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre o contrato de representação comercial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do Decreto-lei 911/1969, no que regula a alienação fiduciária em garantia de bens móveis e a correlata ação de busca e apreensão do bem decorrente de inadimplemento do devedor fiduciante, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa verdadeira, segundo a Jurisprudência do STF e TSE:

 

(PC/SP – VUNESP – 2014) Considerando a evolução histórica e cronológica dos direitos humanos em âmbito internacional, pode-se afirmar que existiram três marcos históricos fundamentais. São eles:

 

(EMAGIS) Considerando as cláusulas contratuais no âmbito do Código de Defesa do Consumidor, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) A propósito da regra constitucional de imunidade ao ICMS das operações de exportação de mercadorias (CF, artigo 155, §2º, X, a), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A propósito dos critérios de delimitação da competência tributária de Estados e Municípios para instituição de ICMS e ISS, especialmente quando se tenham operações mistas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das águas, do serviço de abastecimento de água potável e da competência legislativa correlata, avalie as assertivas que seguem.

I. É formalmente inconstitucional lei estadual que permita que residências localizadas nas zonas rurais ao longo do sistema adutor do Estado utilizem água potável mediante instalação de ramais d’água nas tubulações principais do referido sistema.

II. Os Estados-membros têm competência para legislar sobre o abastecimento de água potável.

III. A competência para fiscalizar a exploração de recursos hídricos em seus territórios é distribuída entre União, Estados e Municípios, sendo as águas subterrâneas bens dos Estados, ressalvadas as decorrentes de obras da União.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

Defensoria Pública Estadual - Rodada 45.2020

Serafina tem 12 anos de idade e cursava a 6ª série do ensino fundamental na Escola Estadual Vasco da Gama, na cidade de Teresina-PI, administrada pela Secretaria de Educação do Estado. Desde setembro de 2019 sem querer ir às aulas, Serafina era vítima recorrente de “bullying” praticado por seus colegas de escola que, em razão de sua obesidade, chamavam-na de “baleia” e “gordona”, causando enormes constrangimentos e sofrimento mental para a menor. Com o agravamento da situação e do estado de tristeza e depressão, confirmado por laudo pericial elaborado por psicólogos que acompanhavam Serafina, sua genitora (Alice) compareceu à escola e solicitou, por várias vezes, providências da diretoria respectiva e um trabalho de conscientização dos alunos a respeito de “bullying”. Como resposta, Alice sempre ouvia dos diretores que estes consideravam as brincadeiras “naturais” por se tratar de crianças e que “nada podia ser feito para evitá-las”.

Ao procurar a Defensoria Pública em Teresina-PI, Serafina narrou toda a situação acima descrita. Contou que a filha sofria muitas humilhações por conta dos episódios de “bullying” ocorridos no ambiente da escola, apresentando, atualmente, um grave quadro de depressão. Disse que Serafina se recusa a voltar para a mesma escola e que já teria solicitado formalmente, junto à Secretaria de Educação, a transferência e matrícula da filha para outro estabelecimento escolar estadual mais próximo de sua casa, o que foi negado pela Administração. Por fim, declarou que é doméstica e divorciada do pai de Serafina, vivendo com muitas dificuldades para garantir o sustento de sua família.

Como Defensor(a) Público(a) responsável pelo atendimento, elabore a medida processual cível mais cabível para o caso.

Organize sua peça na forma de tópicos e tente elaborar a petição utilizando apenas a legislação, sem a consulta de livros ou de jurisprudência.

 

Objetivas MPF - Rodada 45.2020

(EMAGIS) A partir do conhecimento de Hermenêutica e Princípios Constitucionais, assinale a assertiva correta:

 

(EMAGIS) Acerca da Nacionalidade, Direitos Políticos e Partidos Políticos, com base na Constituição Federal e Jurisprudência do STF, assinale a assertiva correta:

 

(TST – Juiz do Trabalho – FCC – 2017) Em relação à Administração pública, em sua conformação constitucional atual, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) A respeito do Poder Judiciário, marque a alternativa CORRETA.

 

(PC/SP – VUNESP – 2014) Considerando a evolução histórica e cronológica dos direitos humanos em âmbito internacional, pode-se afirmar que existiram três marcos históricos fundamentais. São eles:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa verdadeira, segundo a Jurisprudência do STF e TSE:

 

(EMAGIS) No que atine aos órgãos públicos, analise as seguintes proposições e assinale a alternativa apropriada.

I. Na classificação dos órgãos públicos com base na posição que ocupam na escala governamental ou administrativa, órgãos autônomos são aqueles que atuam sem subordinação a outros órgãos.

II. Na classificação dos órgãos públicos com base na posição que ocupam na escala governamental ou administrativa, órgãos superiores são aqueles que atuam com subordinação aos órgãos independentes, mas com ampla autonomia.

III. A Câmara de Vereadores não possui personalidade jurídica, apenas personalidade judiciária, somente podendo demandar em juízo para defender os seus direitos institucionais.

 

(EMAGIS) A respeito das sanções administrativas passíveis de aplicação aos servidores públicos, avalie as assertivas que seguem.

I. O critério da ‘verdade sabida’ é rechaçado pelo STF até mesmo para as penas de repreensão.

II. Embora não seja imprescindível Processo Administrativo Disciplinar para imposição da penalidade de advertência, na sindicância que amparou esta é imprescindível tenha sido facultado ao servidor a apresentação de defesa.

III. O STF não admite a denominada defesa diferida no processo administrativo, isto é, imposição imediata da sanção, ainda que de mera suspensão, com posterior concessão da possibilidade de defesa ao servidor para reversão da sanção.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PGR – Procurador da República – 2017) Suponha que o órgão incumbido da previdência social teimasse em entender que a mulher desempregada, mas ainda em período de graça, não tem direito ao salário-maternidade. O Poder Judiciário, no entanto, já teria reconhecido esse direito, o que teria suscitado a edição de uma súmula vinculante pelo Supremo Tribunal Federal.

A partir dessa situação hipotética, aponte a afirmativa correta:

 

(EMAGIS) Com base na Lei 9.784/99, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) A respeito das águas, do serviço de abastecimento de água potável e da competência legislativa correlata, avalie as assertivas que seguem.

I. É formalmente inconstitucional lei estadual que permita que residências localizadas nas zonas rurais ao longo do sistema adutor do Estado utilizem água potável mediante instalação de ramais d’água nas tubulações principais do referido sistema.

II. Os Estados-membros têm competência para legislar sobre o abastecimento de água potável.

III. A competência para fiscalizar a exploração de recursos hídricos em seus territórios é distribuída entre União, Estados e Municípios, sendo as águas subterrâneas bens dos Estados, ressalvadas as decorrentes de obras da União.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A propósito da regra constitucional de imunidade ao ICMS das operações de exportação de mercadorias (CF, artigo 155, §2º, X, a), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da ‘compensação de ofício’ – feita pela Administração Tributária quando da restituição ou ressarcimento de créditos ao contribuinte – de créditos tributários no âmbito federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sabe-se que a Emenda Constitucional 106/2020 ficou conhecida como “Emenda Constitucional do Orçamento de Guerra” para enfrentamento do Covid-19.

A propósito, e consideradas as matérias afetas ao Direito Financeiro, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a teoria do impacto desproporcional, avalie as assertivas que seguem.

I. Tem sido usada pela Corte Europeia de Justiça a fim de coibir discriminações indiretas no campo da igualdade de gênero, como no Caso 170/84, Bilka-Kaufhaus vs. Von Hartz, entendeu a Corte que, ao estipular um sistema de pensão privado cujo benefício fosse excludente a trabalhadoras em regime de tempo parcial, se incorria em discriminação indireta em relação às mulheres, à medida que eram maioria no regime mencionado.

II. Emergiu nos Estados Unidos, após o fim das políticas raciais segregacionistas.

III. Impõe que toda e qualquer prática empresarial, política governamental ou semigovernamental, de cunho legislativo ou administrativo, ainda que não provida de intenção discriminatória no momento de sua concepção, deve ser condenada por violação ao princípio constitucional da igualdade material se, em consequência de sua aplicação, resultarem efeitos nocivos de sua incidência especialmente desproporcional sobre certas categorias de indivíduos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito das entidades fechadas de previdência privada, especialmente no que concerne ao benefício de complementação de aposentadoria, avalie as assertivas que seguem.

I. Sujeitam-se à regra constitucional referente à necessidade de prévia fonte de custeio que ampare criação ou majoração de benefício.

II. Desde que presente previsão contratual expressa, é valida regra regente do plano de previdência privada em questão que estabelece valor inferior do benefício para as mulheres, tendo em conta o seu menor tempo de contribuição.

III. Embora, em homenagem à eficácia horizontal dos direitos fundamentais, devam observar o princípio da igualdade formal, não se submetem ao princípio da igualdade material, este restrito às ações estatais, especialmente as compreendidas no campo das ações afirmativas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considerando as cláusulas contratuais no âmbito do Código de Defesa do Consumidor, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) A compensação é disciplinada no Código Civil como modalidade de extinção das obrigações. A propósito, e considerado o magistério da doutrina civilista, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da imagem como direito da personalidade, observando a disciplina do Código Civil, o magistério da doutrina e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das multas processuais previstas no CPC/2015, avalie as assertivas que seguem.

I. Não podem, segundo o STF, ser estabelecidas em múltiplos do salário mínimo, considerada a vedação contida no artigo 7º, IV, da CF.

II. Tratando-se de multa por recurso protelatório, por força do princípio do contraditório, a imposição exige que, antes, seja o recorrente intimado para se manifestar sobre aludido caráter do recurso.

III. Tratando-se de multa por agravo interno protelatório, não se aplica, segundo o CPC/2015, a condição do depósito prévio do valor da multa para interposição de qualquer outro recurso.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os prazos processuais, considerada a disciplina do CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. Na contagem de prazo em dias, estabelecido por lei ou pelo juiz, computar-se-ão somente os dias úteis. Tal regra, contudo, apenas se aplica aos prazos processuais.

II. Considere que certo juiz de primeira instância marcou audiência de instrução e julgamento para o dia 06/01/2021 e que certo desembargador, que preside órgão colegiado em Tribunal de Justiça, tenha designado sessão de julgamento para o dia 20/01/2021. Nesse cenário, é correto afirmar que há óbice legal tanto à marcação da audiência designada pelo juiz de primeira instância quanto à marcação da sessão de julgamento pelo aludido desembargador.

III. Interrompem-se os prazos durante a execução de programa instituído pelo Poder Judiciário para promover a autocomposição, incumbindo aos tribunais especificar, com antecedência, a duração dos trabalhos.

Estão corretos somente os itens:

 

(TST – Juiz do Trabalho – FCC – 2017) O art. 485 do Código de Processo Civil estabelece as hipóteses em que o juiz não resolverá o mérito. À luz do artigo em questão, considere:

I. A desistência da ação poderá ser apresentada até a conclusão dos autos para prolação de sentença.

II. A extinção do processo por abandono de causa poderá ocorrer de ofício até o oferecimento da contestação.

III. A ausência de legitimidade ou de interesse processual pode ser conhecida de ofício pelo magistrado em instância extraordinária.

IV. A retratação do magistrado poderá ocorrer somente nas hipóteses de indeferimento da petição inicial e improcedência liminar do pedido.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) A respeito de tipicidade, ofensividade e insignificância penais, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do crime de corrupção passiva e sua relação com o modelo brasileiro do presidencialismo de coalizão, e também sobre a substituição de testemunhas no processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o crime licitatório de previsto no artigo 89 da Lei 8.666/1993, concernente a dispensar ou inexigir licitação irregularmente (“Art. 89. Dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou à inexigibilidade: Pena - detenção, de 3 (três) a 5 (cinco) anos, e multa.”), marque a alternativa INCORRETA.

 

(TJ/RJ – Juiz Substituto – VUNESP – 2019) No que concerne à aplicação das penas restritivas de direitos dos arts. 43 a 48 do CP, é correto afirmar que

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Tício foi preso em flagrante delito, pela prática do crime de tráfico de entorpecentes. Na fase policial, ele usou do seu direito constitucional de permanecer em silêncio. Após ser denunciado, em seu interrogatório judicial, alegou ser apenas usuário, relatando que estava no local para adquirir entorpecentes. Já os Policiais Militares responsáveis pela prisão disseram que abordaram Tício porque ele estava em atitude suspeita, mas esclareceram não terem visto qualquer ato de mercancia nem qualquer pessoa próxima a ele. Afirmaram, ainda, que ficaram com dúvidas sobre a prática do crime de tráfico, pela pequena quantidade de droga apreendida, porém, tendo em vista que Tício teria lhes confessado informalmente que estava traficando no local, tiveram certeza sobre a sua responsabilidade penal, o que não foi relatado nos autos. Diante disso, o Magistrado que julgou a causa condenou Tício, pela prática do crime de Tráfico de Entorpecentes, à pena de 1 (um) ano e 8 (oito) meses de reclusão, a ser cumprida inicialmente em regime fechado, em razão da gravidade da conduta.

A condenação proferida está

 

(EMAGIS) Sobre a defesa técnica no processo penal, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, a defesa técnica é indisponível e obrigatória, de modo que deve o juiz nomear defensor ao acusado ainda que este não queira, se oponha ou, sem habilitação, pretenda se defender sozinho.

II. O STF conferiu interpretação conforme à Constituição ao art. 10 da Lei dos Juizados Especiais Federais (Lei n. 10.259/2001) para afastar a aplicação de dispositivo aos processos penais, isto é, nestes é obrigatória a existência de advogado no exercício da defesa técnica do réu.

III. É inconstitucional, segundo o STF, o artigo 265 do CPP no ponto em que autoriza o juiz a aplicar, nos autos do processo penal, multa ao advogado que abandone injustificadamente a defesa do réu.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a execução penal, devendo ser marcada a CORRETA.

 

Objetivas - Rodada 45.2020

(EMAGIS) A partir do conhecimento de Hermenêutica e Princípios Constitucionais, assinale a assertiva correta:

 

(EMAGIS) Acerca da Nacionalidade, Direitos Políticos e Partidos Políticos, com base na Constituição Federal e Jurisprudência do STF, assinale a assertiva correta:

 

(TST – Juiz do Trabalho – FCC – 2017) Em relação à Administração pública, em sua conformação constitucional atual, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) A respeito do Poder Judiciário, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que atine aos órgãos públicos, analise as seguintes proposições e assinale a alternativa apropriada.

I. Na classificação dos órgãos públicos com base na posição que ocupam na escala governamental ou administrativa, órgãos autônomos são aqueles que atuam sem subordinação a outros órgãos.

II. Na classificação dos órgãos públicos com base na posição que ocupam na escala governamental ou administrativa, órgãos superiores são aqueles que atuam com subordinação aos órgãos independentes, mas com ampla autonomia.

III. A Câmara de Vereadores não possui personalidade jurídica, apenas personalidade judiciária, somente podendo demandar em juízo para defender os seus direitos institucionais.

 

(EMAGIS) A respeito das sanções administrativas passíveis de aplicação aos servidores públicos, avalie as assertivas que seguem.

I. O critério da ‘verdade sabida’ é rechaçado pelo STF até mesmo para as penas de repreensão.

II. Embora não seja imprescindível Processo Administrativo Disciplinar para imposição da penalidade de advertência, na sindicância que amparou esta é imprescindível tenha sido facultado ao servidor a apresentação de defesa.

III. O STF não admite a denominada defesa diferida no processo administrativo, isto é, imposição imediata da sanção, ainda que de mera suspensão, com posterior concessão da possibilidade de defesa ao servidor para reversão da sanção.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PGR – Procurador da República – 2017) Suponha que o órgão incumbido da previdência social teimasse em entender que a mulher desempregada, mas ainda em período de graça, não tem direito ao salário-maternidade. O Poder Judiciário, no entanto, já teria reconhecido esse direito, o que teria suscitado a edição de uma súmula vinculante pelo Supremo Tribunal Federal.

A partir dessa situação hipotética, aponte a afirmativa correta:

 

(EMAGIS) Com base na Lei 9.784/99, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) A compensação é disciplinada no Código Civil como modalidade de extinção das obrigações. A propósito, e considerado o magistério da doutrina civilista, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da imagem como direito da personalidade, observando a disciplina do Código Civil, o magistério da doutrina e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da proteção da pessoa dos filhos, da guarda unilateral, da guarda compartilhada e de assuntos correlatos, tendo presente a disciplina do Código Civil, o magistério da doutrina civilista e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o contrato de representação comercial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do Decreto-lei 911/1969, no que regula a alienação fiduciária em garantia de bens móveis e a correlata ação de busca e apreensão do bem decorrente de inadimplemento do devedor fiduciante, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das multas processuais previstas no CPC/2015, avalie as assertivas que seguem.

I. Não podem, segundo o STF, ser estabelecidas em múltiplos do salário mínimo, considerada a vedação contida no artigo 7º, IV, da CF.

II. Tratando-se de multa por recurso protelatório, por força do princípio do contraditório, a imposição exige que, antes, seja o recorrente intimado para se manifestar sobre aludido caráter do recurso.

III. Tratando-se de multa por agravo interno protelatório, não se aplica, segundo o CPC/2015, a condição do depósito prévio do valor da multa para interposição de qualquer outro recurso.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os prazos processuais, considerada a disciplina do CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. Na contagem de prazo em dias, estabelecido por lei ou pelo juiz, computar-se-ão somente os dias úteis. Tal regra, contudo, apenas se aplica aos prazos processuais.

II. Considere que certo juiz de primeira instância marcou audiência de instrução e julgamento para o dia 06/01/2021 e que certo desembargador, que preside órgão colegiado em Tribunal de Justiça, tenha designado sessão de julgamento para o dia 20/01/2021. Nesse cenário, é correto afirmar que há óbice legal tanto à marcação da audiência designada pelo juiz de primeira instância quanto à marcação da sessão de julgamento pelo aludido desembargador.

III. Interrompem-se os prazos durante a execução de programa instituído pelo Poder Judiciário para promover a autocomposição, incumbindo aos tribunais especificar, com antecedência, a duração dos trabalhos.

Estão corretos somente os itens:

 

(TST – Juiz do Trabalho – FCC – 2017) O art. 485 do Código de Processo Civil estabelece as hipóteses em que o juiz não resolverá o mérito. À luz do artigo em questão, considere:

I. A desistência da ação poderá ser apresentada até a conclusão dos autos para prolação de sentença.

II. A extinção do processo por abandono de causa poderá ocorrer de ofício até o oferecimento da contestação.

III. A ausência de legitimidade ou de interesse processual pode ser conhecida de ofício pelo magistrado em instância extraordinária.

IV. A retratação do magistrado poderá ocorrer somente nas hipóteses de indeferimento da petição inicial e improcedência liminar do pedido.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa que corresponde corretamente à legitimidade das partes na ação civil pública.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) A respeito de tipicidade, ofensividade e insignificância penais, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do crime de corrupção passiva e sua relação com o modelo brasileiro do presidencialismo de coalizão, e também sobre a substituição de testemunhas no processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/RJ – Juiz Substituto – VUNESP – 2019) No que concerne à aplicação das penas restritivas de direitos dos arts. 43 a 48 do CP, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) Sobre o crime licitatório de previsto no artigo 89 da Lei 8.666/1993, concernente a dispensar ou inexigir licitação irregularmente (“Art. 89. Dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou à inexigibilidade: Pena - detenção, de 3 (três) a 5 (cinco) anos, e multa.”), marque a alternativa INCORRETA.

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Tício foi preso em flagrante delito, pela prática do crime de tráfico de entorpecentes. Na fase policial, ele usou do seu direito constitucional de permanecer em silêncio. Após ser denunciado, em seu interrogatório judicial, alegou ser apenas usuário, relatando que estava no local para adquirir entorpecentes. Já os Policiais Militares responsáveis pela prisão disseram que abordaram Tício porque ele estava em atitude suspeita, mas esclareceram não terem visto qualquer ato de mercancia nem qualquer pessoa próxima a ele. Afirmaram, ainda, que ficaram com dúvidas sobre a prática do crime de tráfico, pela pequena quantidade de droga apreendida, porém, tendo em vista que Tício teria lhes confessado informalmente que estava traficando no local, tiveram certeza sobre a sua responsabilidade penal, o que não foi relatado nos autos. Diante disso, o Magistrado que julgou a causa condenou Tício, pela prática do crime de Tráfico de Entorpecentes, à pena de 1 (um) ano e 8 (oito) meses de reclusão, a ser cumprida inicialmente em regime fechado, em razão da gravidade da conduta.

A condenação proferida está

 

(EMAGIS) Sobre a defesa técnica no processo penal, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, a defesa técnica é indisponível e obrigatória, de modo que deve o juiz nomear defensor ao acusado ainda que este não queira, se oponha ou, sem habilitação, pretenda se defender sozinho.

II. O STF conferiu interpretação conforme à Constituição ao art. 10 da Lei dos Juizados Especiais Federais (Lei n. 10.259/2001) para afastar a aplicação de dispositivo aos processos penais, isto é, nestes é obrigatória a existência de advogado no exercício da defesa técnica do réu.

III. É inconstitucional, segundo o STF, o artigo 265 do CPP no ponto em que autoriza o juiz a aplicar, nos autos do processo penal, multa ao advogado que abandone injustificadamente a defesa do réu.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a execução penal, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) A propósito da regra constitucional de imunidade ao ICMS das operações de exportação de mercadorias (CF, artigo 155, §2º, X, a), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A propósito dos critérios de delimitação da competência tributária de Estados e Municípios para instituição de ICMS e ISS, especialmente quando se tenham operações mistas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da ‘compensação de ofício’ – feita pela Administração Tributária quando da restituição ou ressarcimento de créditos ao contribuinte – de créditos tributários no âmbito federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sabe-se que a Emenda Constitucional 106/2020 ficou conhecida como “Emenda Constitucional do Orçamento de Guerra” para enfrentamento do Covid-19.

A propósito, e consideradas as matérias afetas ao Direito Financeiro, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das águas, do serviço de abastecimento de água potável e da competência legislativa correlata, avalie as assertivas que seguem.

I. É formalmente inconstitucional lei estadual que permita que residências localizadas nas zonas rurais ao longo do sistema adutor do Estado utilizem água potável mediante instalação de ramais d’água nas tubulações principais do referido sistema.

II. Os Estados-membros têm competência para legislar sobre o abastecimento de água potável.

III. A competência para fiscalizar a exploração de recursos hídricos em seus territórios é distribuída entre União, Estados e Municípios, sendo as águas subterrâneas bens dos Estados, ressalvadas as decorrentes de obras da União.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito das entidades fechadas de previdência privada, especialmente no que concerne ao benefício de complementação de aposentadoria, avalie as assertivas que seguem.

I. Sujeitam-se à regra constitucional referente à necessidade de prévia fonte de custeio que ampare criação ou majoração de benefício.

II. Desde que presente previsão contratual expressa, é valida regra regente do plano de previdência privada em questão que estabelece valor inferior do benefício para as mulheres, tendo em conta o seu menor tempo de contribuição.

III. Embora, em homenagem à eficácia horizontal dos direitos fundamentais, devam observar o princípio da igualdade formal, não se submetem ao princípio da igualdade material, este restrito às ações estatais, especialmente as compreendidas no campo das ações afirmativas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considerando as cláusulas contratuais no âmbito do Código de Defesa do Consumidor, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) Considerando o regime disciplinar aplicável ao cumprimento das medidas socioeducativas, segundo a Lei nº 12.594/2012, assinale a alternativa correta:

 

(PC/SP – VUNESP – 2014) Considerando a evolução histórica e cronológica dos direitos humanos em âmbito internacional, pode-se afirmar que existiram três marcos históricos fundamentais. São eles:

 

(EMAGIS) Sobre a teoria do impacto desproporcional, avalie as assertivas que seguem.

I. Tem sido usada pela Corte Europeia de Justiça a fim de coibir discriminações indiretas no campo da igualdade de gênero, como no Caso 170/84, Bilka-Kaufhaus vs. Von Hartz, entendeu a Corte que, ao estipular um sistema de pensão privado cujo benefício fosse excludente a trabalhadoras em regime de tempo parcial, se incorria em discriminação indireta em relação às mulheres, à medida que eram maioria no regime mencionado.

II. Emergiu nos Estados Unidos, após o fim das políticas raciais segregacionistas.

III. Impõe que toda e qualquer prática empresarial, política governamental ou semigovernamental, de cunho legislativo ou administrativo, ainda que não provida de intenção discriminatória no momento de sua concepção, deve ser condenada por violação ao princípio constitucional da igualdade material se, em consequência de sua aplicação, resultarem efeitos nocivos de sua incidência especialmente desproporcional sobre certas categorias de indivíduos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa verdadeira, segundo a Jurisprudência do STF e TSE:

 

(EMAGIS) Em relação aos sistemas previdenciários e aos princípios da Seguridade Social, julgue os itens abaixo e marque a alternativa correta.

I. No sistema de repartição – que tem origem no Plano Beveridge inglês e que se assenta no ideal de solidariedade e no pacto entre gerações -, as contribuições sociais vertem para um fundo único, do qual saem os recursos para a concessão de benefícios a qualquer beneficiário que atenda aos requisitos previstos na norma previdenciária.

II. O princípio da universalidade tem duas vertentes. A primeira refere-se à universalidade do atendimento, querendo significar que a Seguridade Social deveria acobertar todos os riscos sociais que podem atingir as pessoas que vivem em sociedade. A segunda – universalidade da cobertura, também denominada "subjetiva ou horizontal" – significa que todos – brasileiros e estrangeiros – residentes e domiciliados em território nacional deverão ser atendidos pelo Sistema de Seguridade Social.

III. João Segurado obteve uma aposentadoria por tempo de contribuição junto ao INSS. Mesmo aposentado, continuou trabalhando e vertendo contribuições, mensalmente, ao RGPS. Fê-lo ao longo de 12 anos e 11 meses, após o que decidiu parar de vez. Procurou, então, a autarquia previdenciária, solicitando a revisão de sua aposentadoria a fim de que as novas contribuições, vertidas após a jubilação primeva, fossem consideradas no cálculo do seu fator previdenciário. Nessa situação, é correto dizer que João não terá direito à revisão pleiteada.

IV. Somente o estrangeiro com residência fixa no Brasil, e em situação regular, pode ser auxiliado com o benefício assistencial ao idoso ou à pessoa portadora de deficiência.

 

(EMAGIS) Analise os itens I a V e assinale a alternativa correta, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e jurisprudência consolidada do Tribunal Superior do Trabalho (TST):

I. Na interrupção do contrato de trabalho, não haverá prestação de serviços, mas é devido o pagamento dos salários e haverá contagem do tempo de serviço. Já na suspensão do contrato de trabalho, ficam suspensos a prestação de serviços e o pagamento de salários, não havendo contagem do tempo de serviço.

II. As horas em que o empregado falta ao serviço para comparecimento necessário, como parte, à Justiça do Trabalho podem ser descontadas de seus salários, visto que não se trata de hipótese de falta ao trabalho legalmente prevista.

III. Cancelada a aposentadoria por invalidez, mesmo após cinco anos, o trabalhador terá direito de retornar ao emprego, facultado, porém, ao empregador, indenizá-lo na forma da lei.

IV. A suspensão do contrato de trabalho, em virtude da percepção do auxílio-doença ou da aposentadoria por invalidez, impede, em regra, a fluência da prescrição quinquenal.

V. Segundo entendimento consolidado do TST, assegura-se o direito à manutenção de plano de saúde ou de assistência médica oferecido pela empresa ao empregado, não obstante suspenso o contrato de trabalho em virtude de auxílio-doença acidentário ou de aposentadoria por invalidez.

 

(EMAGIS) Acerca das custas processuais, analise os itens a seguir e responda:

I. A parte vencedora na primeira instância, se vencida na segunda, está obrigada, independentemente de intimação, a pagar as custas fixadas na sentença originária, das quais ficara isenta a parte então vencida, nos termos de entendimento sumulado do TST.

II. Na forma da CLT, o não-comparecimento do reclamante à audiência importa o arquivamento da reclamação, com condenação do reclamante ao pagamento das custas processuais, ainda que beneficiário da justiça gratuita, salvo se comprovar, no prazo de quinze dias, que a ausência ocorreu por motivo legalmente justificável. O pagamento das custas em questão é condição para a propositura de nova demanda.

III. Entende o TST que o prazo para pagamento das custas, no caso de recurso, é contado da intimação do cálculo.

IV. Em caso de recolhimento insuficiente das custas processuais ou do depósito recursal, haverá deserção do recurso, ainda que se trate de diferença ínfima, não havendo falar em prazo para a parte recorrente complementar o valor respectivo, conforme entendimento consolidado atual do TST.

V. Segundo entendimento sumulado do TST, nas ações com mais de um reclamante, as custas são calculadas considerando o valor individualizado da condenação em relação a cada reclamante, e não considerando o valor global da condenação.

 

(EMAGIS) Considerando a interpretação do Superior Tribunal de Justiça a respeito das prerrogativas do Ministério Público, assinale a alternativa incorreta:


 

(DPE/ES – 2013) Quanto aos sistemas de assistência judiciária e jurídica gratuita, é correto afirmar que

 

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 45.2020

(EMAGIS) A compensação é disciplinada no Código Civil como modalidade de extinção das obrigações. A propósito, e considerado o magistério da doutrina civilista, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da imagem como direito da personalidade, observando a disciplina do Código Civil, o magistério da doutrina e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da proteção da pessoa dos filhos, da guarda unilateral, da guarda compartilhada e de assuntos correlatos, tendo presente a disciplina do Código Civil, o magistério da doutrina civilista e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das multas processuais previstas no CPC/2015, avalie as assertivas que seguem.

I. Não podem, segundo o STF, ser estabelecidas em múltiplos do salário mínimo, considerada a vedação contida no artigo 7º, IV, da CF.

II. Tratando-se de multa por recurso protelatório, por força do princípio do contraditório, a imposição exige que, antes, seja o recorrente intimado para se manifestar sobre aludido caráter do recurso.

III. Tratando-se de multa por agravo interno protelatório, não se aplica, segundo o CPC/2015, a condição do depósito prévio do valor da multa para interposição de qualquer outro recurso.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os prazos processuais, considerada a disciplina do CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. Na contagem de prazo em dias, estabelecido por lei ou pelo juiz, computar-se-ão somente os dias úteis. Tal regra, contudo, apenas se aplica aos prazos processuais.

II. Considere que certo juiz de primeira instância marcou audiência de instrução e julgamento para o dia 06/01/2021 e que certo desembargador, que preside órgão colegiado em Tribunal de Justiça, tenha designado sessão de julgamento para o dia 20/01/2021. Nesse cenário, é correto afirmar que há óbice legal tanto à marcação da audiência designada pelo juiz de primeira instância quanto à marcação da sessão de julgamento pelo aludido desembargador.

III. Interrompem-se os prazos durante a execução de programa instituído pelo Poder Judiciário para promover a autocomposição, incumbindo aos tribunais especificar, com antecedência, a duração dos trabalhos.

Estão corretos somente os itens:

 

(TST – Juiz do Trabalho – FCC – 2017) O art. 485 do Código de Processo Civil estabelece as hipóteses em que o juiz não resolverá o mérito. À luz do artigo em questão, considere:

I. A desistência da ação poderá ser apresentada até a conclusão dos autos para prolação de sentença.

II. A extinção do processo por abandono de causa poderá ocorrer de ofício até o oferecimento da contestação.

III. A ausência de legitimidade ou de interesse processual pode ser conhecida de ofício pelo magistrado em instância extraordinária.

IV. A retratação do magistrado poderá ocorrer somente nas hipóteses de indeferimento da petição inicial e improcedência liminar do pedido.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Considerando as cláusulas contratuais no âmbito do Código de Defesa do Consumidor, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) Considerando o regime disciplinar aplicável ao cumprimento das medidas socioeducativas, segundo a Lei nº 12.594/2012, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) A respeito de tipicidade, ofensividade e insignificância penais, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do crime de corrupção passiva e sua relação com o modelo brasileiro do presidencialismo de coalizão, e também sobre a substituição de testemunhas no processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/RJ – Juiz Substituto – VUNESP – 2019) No que concerne à aplicação das penas restritivas de direitos dos arts. 43 a 48 do CP, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) Sobre o crime licitatório de previsto no artigo 89 da Lei 8.666/1993, concernente a dispensar ou inexigir licitação irregularmente (“Art. 89. Dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou à inexigibilidade: Pena - detenção, de 3 (três) a 5 (cinco) anos, e multa.”), marque a alternativa INCORRETA.

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Tício foi preso em flagrante delito, pela prática do crime de tráfico de entorpecentes. Na fase policial, ele usou do seu direito constitucional de permanecer em silêncio. Após ser denunciado, em seu interrogatório judicial, alegou ser apenas usuário, relatando que estava no local para adquirir entorpecentes. Já os Policiais Militares responsáveis pela prisão disseram que abordaram Tício porque ele estava em atitude suspeita, mas esclareceram não terem visto qualquer ato de mercancia nem qualquer pessoa próxima a ele. Afirmaram, ainda, que ficaram com dúvidas sobre a prática do crime de tráfico, pela pequena quantidade de droga apreendida, porém, tendo em vista que Tício teria lhes confessado informalmente que estava traficando no local, tiveram certeza sobre a sua responsabilidade penal, o que não foi relatado nos autos. Diante disso, o Magistrado que julgou a causa condenou Tício, pela prática do crime de Tráfico de Entorpecentes, à pena de 1 (um) ano e 8 (oito) meses de reclusão, a ser cumprida inicialmente em regime fechado, em razão da gravidade da conduta.

A condenação proferida está

 

(EMAGIS) Sobre a defesa técnica no processo penal, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, a defesa técnica é indisponível e obrigatória, de modo que deve o juiz nomear defensor ao acusado ainda que este não queira, se oponha ou, sem habilitação, pretenda se defender sozinho.

II. O STF conferiu interpretação conforme à Constituição ao art. 10 da Lei dos Juizados Especiais Federais (Lei n. 10.259/2001) para afastar a aplicação de dispositivo aos processos penais, isto é, nestes é obrigatória a existência de advogado no exercício da defesa técnica do réu.

III. É inconstitucional, segundo o STF, o artigo 265 do CPP no ponto em que autoriza o juiz a aplicar, nos autos do processo penal, multa ao advogado que abandone injustificadamente a defesa do réu.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a execução penal, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) A partir do conhecimento de Hermenêutica e Princípios Constitucionais, assinale a assertiva correta:

 

(EMAGIS) Acerca da Nacionalidade, Direitos Políticos e Partidos Políticos, com base na Constituição Federal e Jurisprudência do STF, assinale a assertiva correta:

 

(TST – Juiz do Trabalho – FCC – 2017) Em relação à Administração pública, em sua conformação constitucional atual, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) A respeito do Poder Judiciário, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa verdadeira, segundo a Jurisprudência do STF e TSE:

 

(EMAGIS) Sobre o contrato de representação comercial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do Decreto-lei 911/1969, no que regula a alienação fiduciária em garantia de bens móveis e a correlata ação de busca e apreensão do bem decorrente de inadimplemento do devedor fiduciante, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A propósito da regra constitucional de imunidade ao ICMS das operações de exportação de mercadorias (CF, artigo 155, §2º, X, a), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A propósito dos critérios de delimitação da competência tributária de Estados e Municípios para instituição de ICMS e ISS, especialmente quando se tenham operações mistas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da ‘compensação de ofício’ – feita pela Administração Tributária quando da restituição ou ressarcimento de créditos ao contribuinte – de créditos tributários no âmbito federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das águas, do serviço de abastecimento de água potável e da competência legislativa correlata, avalie as assertivas que seguem.

I. É formalmente inconstitucional lei estadual que permita que residências localizadas nas zonas rurais ao longo do sistema adutor do Estado utilizem água potável mediante instalação de ramais d’água nas tubulações principais do referido sistema.

II. Os Estados-membros têm competência para legislar sobre o abastecimento de água potável.

III. A competência para fiscalizar a exploração de recursos hídricos em seus territórios é distribuída entre União, Estados e Municípios, sendo as águas subterrâneas bens dos Estados, ressalvadas as decorrentes de obras da União.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que atine aos órgãos públicos, analise as seguintes proposições e assinale a alternativa apropriada.

I. Na classificação dos órgãos públicos com base na posição que ocupam na escala governamental ou administrativa, órgãos autônomos são aqueles que atuam sem subordinação a outros órgãos.

II. Na classificação dos órgãos públicos com base na posição que ocupam na escala governamental ou administrativa, órgãos superiores são aqueles que atuam com subordinação aos órgãos independentes, mas com ampla autonomia.

III. A Câmara de Vereadores não possui personalidade jurídica, apenas personalidade judiciária, somente podendo demandar em juízo para defender os seus direitos institucionais.

 

(EMAGIS) A respeito das sanções administrativas passíveis de aplicação aos servidores públicos, avalie as assertivas que seguem.

I. O critério da ‘verdade sabida’ é rechaçado pelo STF até mesmo para as penas de repreensão.

II. Embora não seja imprescindível Processo Administrativo Disciplinar para imposição da penalidade de advertência, na sindicância que amparou esta é imprescindível tenha sido facultado ao servidor a apresentação de defesa.

III. O STF não admite a denominada defesa diferida no processo administrativo, isto é, imposição imediata da sanção, ainda que de mera suspensão, com posterior concessão da possibilidade de defesa ao servidor para reversão da sanção.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PGR – Procurador da República – 2017) Suponha que o órgão incumbido da previdência social teimasse em entender que a mulher desempregada, mas ainda em período de graça, não tem direito ao salário-maternidade. O Poder Judiciário, no entanto, já teria reconhecido esse direito, o que teria suscitado a edição de uma súmula vinculante pelo Supremo Tribunal Federal.

A partir dessa situação hipotética, aponte a afirmativa correta:

 

(EMAGIS) Com base na Lei 9.784/99, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) A respeito das entidades fechadas de previdência privada, especialmente no que concerne ao benefício de complementação de aposentadoria, avalie as assertivas que seguem.

I. Sujeitam-se à regra constitucional referente à necessidade de prévia fonte de custeio que ampare criação ou majoração de benefício.

II. Desde que presente previsão contratual expressa, é valida regra regente do plano de previdência privada em questão que estabelece valor inferior do benefício para as mulheres, tendo em conta o seu menor tempo de contribuição.

III. Embora, em homenagem à eficácia horizontal dos direitos fundamentais, devam observar o princípio da igualdade formal, não se submetem ao princípio da igualdade material, este restrito às ações estatais, especialmente as compreendidas no campo das ações afirmativas.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação aos sistemas previdenciários e aos princípios da Seguridade Social, julgue os itens abaixo e marque a alternativa correta.

I. No sistema de repartição – que tem origem no Plano Beveridge inglês e que se assenta no ideal de solidariedade e no pacto entre gerações -, as contribuições sociais vertem para um fundo único, do qual saem os recursos para a concessão de benefícios a qualquer beneficiário que atenda aos requisitos previstos na norma previdenciária.

II. O princípio da universalidade tem duas vertentes. A primeira refere-se à universalidade do atendimento, querendo significar que a Seguridade Social deveria acobertar todos os riscos sociais que podem atingir as pessoas que vivem em sociedade. A segunda – universalidade da cobertura, também denominada "subjetiva ou horizontal" – significa que todos – brasileiros e estrangeiros – residentes e domiciliados em território nacional deverão ser atendidos pelo Sistema de Seguridade Social.

III. João Segurado obteve uma aposentadoria por tempo de contribuição junto ao INSS. Mesmo aposentado, continuou trabalhando e vertendo contribuições, mensalmente, ao RGPS. Fê-lo ao longo de 12 anos e 11 meses, após o que decidiu parar de vez. Procurou, então, a autarquia previdenciária, solicitando a revisão de sua aposentadoria a fim de que as novas contribuições, vertidas após a jubilação primeva, fossem consideradas no cálculo do seu fator previdenciário. Nessa situação, é correto dizer que João não terá direito à revisão pleiteada.

IV. Somente o estrangeiro com residência fixa no Brasil, e em situação regular, pode ser auxiliado com o benefício assistencial ao idoso ou à pessoa portadora de deficiência.

 

(PC/SP – VUNESP – 2014) Considerando a evolução histórica e cronológica dos direitos humanos em âmbito internacional, pode-se afirmar que existiram três marcos históricos fundamentais. São eles:

 

(EMAGIS) Sobre a teoria do impacto desproporcional, avalie as assertivas que seguem.

I. Tem sido usada pela Corte Europeia de Justiça a fim de coibir discriminações indiretas no campo da igualdade de gênero, como no Caso 170/84, Bilka-Kaufhaus vs. Von Hartz, entendeu a Corte que, ao estipular um sistema de pensão privado cujo benefício fosse excludente a trabalhadoras em regime de tempo parcial, se incorria em discriminação indireta em relação às mulheres, à medida que eram maioria no regime mencionado.

II. Emergiu nos Estados Unidos, após o fim das políticas raciais segregacionistas.

III. Impõe que toda e qualquer prática empresarial, política governamental ou semigovernamental, de cunho legislativo ou administrativo, ainda que não provida de intenção discriminatória no momento de sua concepção, deve ser condenada por violação ao princípio constitucional da igualdade material se, em consequência de sua aplicação, resultarem efeitos nocivos de sua incidência especialmente desproporcional sobre certas categorias de indivíduos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

  9178 item(ns)
Primeiro Anterior  230   231   232   233   234  Proximo Ultimo

Cesta de Rodadas Pretéritas

Adicione à cesta os planos das Rodadas Pretéritas que você deseja adquirir.

    Valor Total: R$ ...

    • 1

    Copyright © 2010-2025 - Emagis - Todos os direitos reservados - CNPJ: 12.626.846/0001-10
    O Emagis é uma instituição privada, não possuindo qualquer vinculação a órgãos públicos. ILION.com.br