Emagis
Emagis
HOME MATRICULE-SE POR QUE APROVAMOS MAIS? ENTENDA OS CURSOS RESULTADOS ÁREA RESTRITA
NEWSLETTER
CONTATO
Magistratura MAGISTRATURA
Magistratura MINISTÉRIO PÚBLICO
Magistratura DEFENSORIA PÚBLICA
Magistratura PROCURADORIA
Magistratura DELEGADO DE POLICIA
Programas de Estudos PROGRAMAS DE ESTUDO
Planos de Questões/Provas PLANOS DE QUESTÕES/PROVAS
Cursos Intensivos Simulados CURSOS INTENSIVOS SIMULADOS
Videoaulas VIDEOAULAS
Rodadas Pretéritas RODADAS PRETÉRITAS
Downloads DOWNLOADS
Facebook Intagran Youtube Twitter
Emagis
Bem-vindo(a)



INÍCIO (ÁREA RESTRITA) AVISOS MINHA CONTA ALTERAR DADOS CADASTRAIS RENOVAR/ADQUIRIR PLANO CERTIFICADOS INDIQUE UM AMIGO SAIR
FAÇA SEU LOGIN


ESQUECEU A SENHA?


Seu navegador não suporta este video. Por favor, atualize seu navegador.

Rodadas Pretéritas

  1. Home
  2. Rodadas Pretéritas
  3. Busca
  4. Entenda as rodadas pretéritas
Informações Adicionar

Discursivas 2022

Informações Adicionar

Discursivas TJ/SP 2023

Busque por suas rodadas

Informações Adicionar

Objetivas MPF - Rodada 11.2021

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM - Rodada 11.2021

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 11.2021

Informações Adicionar

Sentença Estadual - Rodada 11.2021

Informações Adicionar

Objetivas DP Estadual - Rodada 11.2021

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 11.2021

Informações Adicionar

Objetivas - Rodada 11.2021

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 11.2021

Informações Adicionar

Ministério Público Estadual - Rodada 11.2021

Informações Adicionar

Objetivas MP Estadual - Rodada 11.2021

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 11.2021 - Questão 1

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 11.2021 - Questão 2

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 11.2021 - Questão 3

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 11.2021 - Questão 4

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 11.2021 - Questão 5

Informações Adicionar

PGE/PGM - Rodada 11.2021

Informações Adicionar

Delegado PF 2021 - Curso Prático Intensivo Delegado da PF 2021 - PEÇA 6

Informações Adicionar

Defensoria Pública Estadual - Rodada 10.2021

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 10.2021 - Questão 1

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 10.2021 - Questão 2

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 10.2021 - Questão 3

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 10.2021 - Questão 4

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 10.2021 - Questão 5

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 10.2021

Informações Adicionar

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 10.2021

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 10.2021

Informações Adicionar

Objetivas DPF - Rodada 10.2021

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 10.2021

Objetivas MPF - Rodada 11.2021

(EMAGIS) Acerca da Teoria Geral dos Direitos Fundamentais, é certo afirmar que a dimensão objetiva dos direitos fundamentais se relaciona:

I. com a Eficácia Vertical dos Direitos Fundamentais.

II. com a Eficácia Horizontal dos Direitos Fundamentais.

III. com a Eficácia Diagonal dos Direitos Fundamentais.

IV. com a Eficácia Vertical com Repercussão Lateral dos Direitos Fundamentais.

Assinale a opção que contempla a totalidade de itens corretos:

 

(DPE/RN – CESPE – 2015) A respeito de constitucionalização simbólica, de hermenêutica e de interpretação constitucional, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Em doutrina, articula-se com classe de direitos fundamentais qualificados como direito à organização e ao procedimento (Recht auf Organisation und auf Verfahren).

A propósito, veja os direitos fundamentais que seguem.

I. Liberdade de associação (CF, art. 5º, XVII).

II. Ampla defesa e contraditório (CF, art. 5º, LV), e juiz natural (CF, art. 5º, XXXVII).

III. Direito dos partidos políticos a recursos do fundo partidário e do acesso à propaganda política gratuita nos meios de comunicação (CF, art. 17, § 3º).

Configuram direito à organização e ao procedimento as seguintes assertivas:

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) No contexto da discussão dos limites do exercício de interpretação sobre a constitucionalidade pelos órgãos administrativos autônomos, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Órgãos administrativos como CNJ e CNMP, por exemplo, não têm atribuição para exercer o controle de constitucionalidade, ou seja, para declarar em caráter abstrato a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo.

PORQUE

II. Os mencionados órgãos administrativos autônomos não exercem função jurisdicional, devendo, contudo, afastar a aplicação de atos ou leis inconstitucionais.

Nesse contexto, pode-se afirmar:


 

(DPE/AC – CEBRASPE – 2017) Assinale a opção correta, com base na Convenção Americana de Direitos Humanos e no entendimento da Comissão e da Corte Interamericana de Direitos Humanos.

 

(Analista Legislativo – VUNESP – 2020) A necessidade de que, de tempos em tempos, os mandatos políticos devem ser revogados com a realização de novas eleições tem por fundamento o denominado princípio eleitoral

 

(EMAGIS) Com base na mais recente jurisprudência dos Tribunais Superiores, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre a prescrição da pretensão da Fazenda Pública de ressarcimento ao erário, avalie as assertivas que seguem.

I. É imprescritível a pretensão se o ato que gerou dano ao erário é ilícito civil não qualificado como ato de improbidade administrativa.

II. É imprescritível a pretensão se o ato que gerou dano ao erário é ilícito civil qualificado como ato de improbidade administrativa doloso.

III. É prescritível a pretensão se o ato que gerou dano ao erário é ilícito civil qualificado como ato de improbidade administrativa culposo.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Julgue as assertivas abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Aplica-se à responsabilidade civil estatal o que previsto no art. 927, parágrafo único, do Código Civil, relativo à responsabilidade civil objetiva por atividade naturalmente perigosa, irrelevante o fato de a conduta ser comissiva ou omissiva.

II. É do Tribunal de Contas da União, e não do Tribunal de Contas do Distrito Federal, a competência para fiscalizar a aplicação de recursos federais repassados ao Distrito Federal.

III. Para que fique caracterizada a responsabilidade civil do Estado por danos decorrentes do comércio de fogos de artifício, é necessário que exista a violação de um dever jurídico específico de agir, que ocorrerá quando for concedida a licença para funcionamento sem as cautelas legais ou quando for de conhecimento do poder público eventuais irregularidades praticadas pelo particular.

IV. O prazo prescricional aplicável à desapropriação indireta, na hipótese em que o Poder Público tenha realizado obras no local ou atribuído natureza de utilidade pública ou de interesse social ao imóvel, é de 5 anos.

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Com base na Lei 8.666/1993 e suas alterações posteriores, a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação, é:

 

(EMAGIS) A respeito do Código Florestal, o juízo de sua constitucionalidade efetuado pelo STF e a doutrina correlata, avalie as assertivas que seguem.

I. A doutrina norte-americana de Adrian Vermeule defende que o Judiciário deve se limitar a um exame de racionalidade estreita (‘thin rationality review’) de atos regulatórios, do que deriva a legitimidade de uma “decisão racionalmente arbitrária”, não sendo legítima a anulação judicial da escolha regulatória neste contexto.

II. O Código considera desnecessária a reparação de danos ambientais anteriores a 22.08.2008 para a obtenção de novas autorizações para suprimir vegetação em APPs e para a continuidade de atividades econômicas em RLs.

III. O STF considerou constitucional o ‘marco zero’ estabelecido pelo Código em 22.08.2008 quando posto em forma de dispensa de reparação de desmatamentos anteriores como condição para obtenção de novas autorizações de desmatamentos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da disciplina constitucional das contribuições ao PIS e ao PASEP, tendo presente as alterações introduzidas pela EC 103/2019, e também considerando a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das contribuições ao PIS e ao PASEP, tendo presente a disciplina da LC 07/1970 (PIS) e da LC 08/1970 (PASEP), e também considerando a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O artigo 32 da Lei 9.656/1996 prevê a obrigação das operadoras de plano de saúde de ressarcir o SUS pelos custos que este suportar na prestação de serviços de saúde a segurados daquelas operadoras e em situações cobertas pelo contrato de plano de saúde (“Art. 32. Serão ressarcidos pelas operadoras dos produtos de que tratam o inciso I e o § 1o do art. 1o desta Lei, de acordo com normas a serem definidas pela ANS, os serviços de atendimento à saúde previstos nos respectivos contratos, prestados a seus consumidores e respectivos dependentes, em instituições públicas ou privadas, conveniadas ou contratadas, integrantes do Sistema Único de Saúde - SUS.”)

A propósito da aludida receita pública, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o Protocolo de São Salvador (Decreto 3.321/1999) e também sobre as denominadas gerações ou dimensões dos direitos humanos, avalie as assertivas que seguem.

I. O Protocolo de São Salvador é um Protocolo Adicional à Convenção Americana sobre Direitos Humanos em Matéria de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais.

II. Segundo o Protocolo de São Salvador, toda pessoa tem direito a viver em meio ambiente sadio e a contar com os serviços públicos básicos.

III. Trata-se de instrumento de tutela dos direitos humanos de primeira e segunda geração.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da limitação imposta pelo princípio da vedação ao retrocesso à liberdade estatal de conformação de leis e regulamentos que interfiram na ordem econômica, avalie as assertivas que seguem.

I. É vedado ao legislador e ao administrador a ‘reformatio in pejus’ de leis ou regulamentos que contenham direitos sociais.

II. Trata-se de princípio rechaçado pela jurisprudência do STF, que não impõe semelhante limite aos atos legislativos e regulatórios estatais.

III. Configura-se “vedação ao retrocesso” qualquer tipo de reforma legislativa ou administrativa que possa causar decréscimo na satisfação de um dado valor constitucional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que diz respeito à responsabilidade civil na relação jurídica de consumo, assinale a opção INCORRETA:

 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) No que se refere ao instituto da posse no Direito Civil brasileiro, ocorre a tradição brevi manu no caso em que:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) João foi gravemente agredido por Pedro, de quinze anos de idade. Em razão do ocorrido, João pretende ajuizar ação de indenização por danos materiais e morais contra Pedro e os pais deste, Carlos e Maria.
No momento da agressão, Carlos e Maria estavam divorciados e a guarda de Pedro era exclusiva de Maria.

Acerca dessa situação hipotética, assinale a opção correta, de acordo com o entendimento do STJ.

 

(EMAGIS) Sobre a audiência de conciliação ou de mediação, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Se a petição inicial preencher os requisitos essenciais e não for o caso de improcedência liminar do pedido, o juiz designará audiência de conciliação ou de mediação com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, devendo ser citado o réu com pelo menos 15 (quinze) dias de antecedência.

II. Poderá haver mais de uma sessão destinada à conciliação e à mediação, não podendo exceder a 2 (dois) meses da data de realização da primeira sessão, desde que necessárias à composição das partes.

III. A intimação do autor para a audiência de conciliação ou de mediação deve ser feita pessoalmente.

 

(EMAGIS) A respeito dos atos processuais das partes, da sentença e da ação rescisória, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) Analise as assertivas abaixo:

I. O Ministério Público tem de ser intimado para, no prazo de 30 (trinta) dias, intervir como fiscal da ordem jurídica nas hipóteses previstas em lei ou na Constituição da República e nos processos que envolvam interesse público ou social, interesse de incapaz e litígios coletivos pela posse de terra rural ou urbana. Ressalte-se que a participação da Fazenda Pública não configura, por si só, hipótese de intervenção do Ministério Público.

II. Nas hipóteses de intervenção obrigatória do Ministério Público como fiscal da ordem jurídica, caso não ocorra sua intimação, poderá ocorrer, ou não, nulidade processual.

III. A parte não é obrigada a depor sobre fatos criminosos ou torpes que lhe forem imputados, bem como a cujo respeito, por estado ou profissão, deva guardar sigilo, nem acerca dos quais não possa responder sem desonra própria, de seu cônjuge, de seu companheiro ou de parente em grau sucessível, nem que coloquem em perigo a vida do depoente, companheiro ou das pessoas em grau sucessível. Porém, essas disposições não são aplicáveis às ações de estado e de família. Os terceiros intervenientes como o denunciado à lide e o chamado ao processo também podem ter que prestar o depoimento pessoal.

Assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) A respeito do conceito de funcionário público para efeitos penais, tal como disposto no artigo 327 do Código Penal, e tendo presente a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – 2020) Com relação a causas extintivas de punibilidade, assinale a opção correta, de acordo com a jurisprudência dos tribunais superiores.

 

(EMAGIS) A respeito do denominado ‘crime achado’ em contexto de investigação criminal mediante interceptação telefônica judicialmente autorizada, avalie as assertivas que seguem.

I. Ocorre quando são decretadas interceptações telefônicas pela autoridade judicial competente para a investigação de fato certo, tipificado pela lei penal como crime apenado com reclusão, e, no curso de sua efetivação, outras infrações penais são descobertas.

II. É ilícita a prova do ‘crime achado’ quando decorrente do encontro fortuito de provas.

III. Mesmo o inquérito policial referente ao ‘crime achado’, caso cometido por agente com prerrogativa de foro perante o STF em hipótese em que essa prerrogativa incida, não pode correr perante o juízo de primeira instância perante o qual revelado o crime.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o delito de lavagem de capitais, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/RJ – Juiz – VUNESP – 2019) João invade um museu público disposto a furtar um quadro. Durante a ação, quando já estava tirando o quadro da parede, depara-se com um vigilante. Diante da ordem imperativa para largar o quadro, e temendo ser alvejado, vulnera o vigilante com um projétil de arma de fogo. O vigilante vem a óbito; e João, impressionado pelos acontecimentos, deixa a cena do crime sem carregar o quadro.

De acordo com o entendimento sumulado pelo Supremo Tribunal Federal, praticou-se

 

(EMAGIS) Sobre a vedação a ‘reformatio in pejus’ no processo penal quando em análise impugnação apresentada pela defesa e também sobre situações correlatas, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJRO – Juiz de Direito- VUNESP – 2019) A respeito do assistente da acusação, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a fixação da pena em caso de crime continuado, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas PGE/PGM - Rodada 11.2021

(EMAGIS) Com base na mais recente jurisprudência dos Tribunais Superiores, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre a prescrição da pretensão da Fazenda Pública de ressarcimento ao erário, avalie as assertivas que seguem.

I. É imprescritível a pretensão se o ato que gerou dano ao erário é ilícito civil não qualificado como ato de improbidade administrativa.

II. É imprescritível a pretensão se o ato que gerou dano ao erário é ilícito civil qualificado como ato de improbidade administrativa doloso.

III. É prescritível a pretensão se o ato que gerou dano ao erário é ilícito civil qualificado como ato de improbidade administrativa culposo.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Julgue as assertivas abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Aplica-se à responsabilidade civil estatal o que previsto no art. 927, parágrafo único, do Código Civil, relativo à responsabilidade civil objetiva por atividade naturalmente perigosa, irrelevante o fato de a conduta ser comissiva ou omissiva.

II. É do Tribunal de Contas da União, e não do Tribunal de Contas do Distrito Federal, a competência para fiscalizar a aplicação de recursos federais repassados ao Distrito Federal.

III. Para que fique caracterizada a responsabilidade civil do Estado por danos decorrentes do comércio de fogos de artifício, é necessário que exista a violação de um dever jurídico específico de agir, que ocorrerá quando for concedida a licença para funcionamento sem as cautelas legais ou quando for de conhecimento do poder público eventuais irregularidades praticadas pelo particular.

IV. O prazo prescricional aplicável à desapropriação indireta, na hipótese em que o Poder Público tenha realizado obras no local ou atribuído natureza de utilidade pública ou de interesse social ao imóvel, é de 5 anos.

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Com base na Lei 8.666/1993 e suas alterações posteriores, a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação, é:

 

(EMAGIS) Acerca da Teoria Geral dos Direitos Fundamentais, é certo afirmar que a dimensão objetiva dos direitos fundamentais se relaciona:

I. com a Eficácia Vertical dos Direitos Fundamentais.

II. com a Eficácia Horizontal dos Direitos Fundamentais.

III. com a Eficácia Diagonal dos Direitos Fundamentais.

IV. com a Eficácia Vertical com Repercussão Lateral dos Direitos Fundamentais.

Assinale a opção que contempla a totalidade de itens corretos:

 

(DPE/RN – CESPE – 2015) A respeito de constitucionalização simbólica, de hermenêutica e de interpretação constitucional, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Em doutrina, articula-se com classe de direitos fundamentais qualificados como direito à organização e ao procedimento (Recht auf Organisation und auf Verfahren).

A propósito, veja os direitos fundamentais que seguem.

I. Liberdade de associação (CF, art. 5º, XVII).

II. Ampla defesa e contraditório (CF, art. 5º, LV), e juiz natural (CF, art. 5º, XXXVII).

III. Direito dos partidos políticos a recursos do fundo partidário e do acesso à propaganda política gratuita nos meios de comunicação (CF, art. 17, § 3º).

Configuram direito à organização e ao procedimento as seguintes assertivas:

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) No contexto da discussão dos limites do exercício de interpretação sobre a constitucionalidade pelos órgãos administrativos autônomos, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Órgãos administrativos como CNJ e CNMP, por exemplo, não têm atribuição para exercer o controle de constitucionalidade, ou seja, para declarar em caráter abstrato a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo.

PORQUE

II. Os mencionados órgãos administrativos autônomos não exercem função jurisdicional, devendo, contudo, afastar a aplicação de atos ou leis inconstitucionais.

Nesse contexto, pode-se afirmar:


 

(EMAGIS) Sobre a audiência de conciliação ou de mediação, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Se a petição inicial preencher os requisitos essenciais e não for o caso de improcedência liminar do pedido, o juiz designará audiência de conciliação ou de mediação com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, devendo ser citado o réu com pelo menos 15 (quinze) dias de antecedência.

II. Poderá haver mais de uma sessão destinada à conciliação e à mediação, não podendo exceder a 2 (dois) meses da data de realização da primeira sessão, desde que necessárias à composição das partes.

III. A intimação do autor para a audiência de conciliação ou de mediação deve ser feita pessoalmente.

 

(EMAGIS) A respeito dos atos processuais das partes, da sentença e da ação rescisória, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) Analise as assertivas abaixo:

I. O Ministério Público tem de ser intimado para, no prazo de 30 (trinta) dias, intervir como fiscal da ordem jurídica nas hipóteses previstas em lei ou na Constituição da República e nos processos que envolvam interesse público ou social, interesse de incapaz e litígios coletivos pela posse de terra rural ou urbana. Ressalte-se que a participação da Fazenda Pública não configura, por si só, hipótese de intervenção do Ministério Público.

II. Nas hipóteses de intervenção obrigatória do Ministério Público como fiscal da ordem jurídica, caso não ocorra sua intimação, poderá ocorrer, ou não, nulidade processual.

III. A parte não é obrigada a depor sobre fatos criminosos ou torpes que lhe forem imputados, bem como a cujo respeito, por estado ou profissão, deva guardar sigilo, nem acerca dos quais não possa responder sem desonra própria, de seu cônjuge, de seu companheiro ou de parente em grau sucessível, nem que coloquem em perigo a vida do depoente, companheiro ou das pessoas em grau sucessível. Porém, essas disposições não são aplicáveis às ações de estado e de família. Os terceiros intervenientes como o denunciado à lide e o chamado ao processo também podem ter que prestar o depoimento pessoal.

Assinale a alternativa CORRETA:

 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) No que se refere ao instituto da posse no Direito Civil brasileiro, ocorre a tradição brevi manu no caso em que:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) João foi gravemente agredido por Pedro, de quinze anos de idade. Em razão do ocorrido, João pretende ajuizar ação de indenização por danos materiais e morais contra Pedro e os pais deste, Carlos e Maria.
No momento da agressão, Carlos e Maria estavam divorciados e a guarda de Pedro era exclusiva de Maria.

Acerca dessa situação hipotética, assinale a opção correta, de acordo com o entendimento do STJ.

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Ana e Joaquim, casados pelo regime da comunhão parcial de bens, decidem constituir empresa limitada para comércio de bebidas. Para obter o capital inicial necessário à abertura do negócio, recorrem à instituição financeira e dão seu único apartamento como garantia do empréstimo. O negócio não prospera e, diante da falta de pagamento, o banco executa a garantia.

Nesse caso, considerando-se a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, consolidada no EAResp 848.498, o apartamento será expropriado presumindo-se

 

(TJ/BA – Juiz de Direito Substituto – CESPE – 2019) Em relação à eficácia probatória ou força probante dos livros mercantis obrigatórios de um empresário, é correto afirmar que os dados constantes da escrituração mercantil criam

 

(TJ/RJ – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2018) A empresa Kero celebrou um contrato de arrendamento mercantil financeiro, mas, após várias parcelas adimplidas, entra em crise financeira e interrompe o pagamento dos valores devidos à arrendadora, que toma as medidas necessárias para a reintegração de posse do bem arrendado. Em vista disso, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) A respeito da disciplina constitucional das contribuições ao PIS e ao PASEP, tendo presente as alterações introduzidas pela EC 103/2019, e também considerando a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o IPTU e também sobre sua pertinência com a regra constitucional de imunidade tributária recíproca (CF, artigo 150, VI, a), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O artigo 32 da Lei 9.656/1996 prevê a obrigação das operadoras de plano de saúde de ressarcir o SUS pelos custos que este suportar na prestação de serviços de saúde a segurados daquelas operadoras e em situações cobertas pelo contrato de plano de saúde (“Art. 32. Serão ressarcidos pelas operadoras dos produtos de que tratam o inciso I e o § 1o do art. 1o desta Lei, de acordo com normas a serem definidas pela ANS, os serviços de atendimento à saúde previstos nos respectivos contratos, prestados a seus consumidores e respectivos dependentes, em instituições públicas ou privadas, conveniadas ou contratadas, integrantes do Sistema Único de Saúde - SUS.”)

A propósito da aludida receita pública, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considerando a jurisprudência sumulada do Tribunal Superior do Trabalho e o disposto na Consolidação das Leis do Trabalho, julgue os itens a seguir:

I. As disposições encontradas no artigo 461 da CLT não prevalecerão quando o empregador tiver pessoal organizado em quadro de carreira ou adotar, por meio de norma interna da empresa ou de negociação coletiva, plano de cargos e salários, devidamente homologado pelo órgão público competente.

II. Trabalho de igual valor, para fim de equiparação salarial, será o que for feito com igual produtividade e com a mesma perfeição técnica, entre pessoas cuja diferença de tempo de serviço para o mesmo empregador não seja superior a quatro anos e a diferença de tempo na função não seja superior a dois anos.

III. A cessão de empregados não exclui a equiparação salarial, embora exercida a função em órgão governamental estranho à cedente, se esta responde pelos salários do paradigma e do reclamante, nos termos do entendimento consolidado do TST.

IV. Segundo entendimento consolidado do TST, o art. 37, inciso XIII, da CF/1988, veda a equiparação de qualquer natureza para o efeito de remuneração do pessoal do serviço público da administração direta, autárquica e fundacional, sendo juridicamente impossível a aplicação da norma infraconstitucional prevista no art. 461 da CLT quando se pleiteia equiparação salarial entre servidores públicos da administração direta, autárquica e fundacional, independentemente de terem sido contratados pela CLT.

V. Entende o TST que, na ação de equiparação salarial, a prescrição é parcial, alcançando apenas as diferenças salariais vencidas no período de 5 (cinco) anos que precedeu o ajuizamento da ação.

 

(EMAGIS) Leia os itens a seguir e responda:

I. Nas execuções fiscais, somente cabe recurso de revista por ofensa à Constituição Federal.

II. É indicador de transcendência econômica para fim de exame do recurso de revista pelo Tribunal Superior do Trabalho, o elevado valor da causa.

III. É indicador de transcendência política para fim de exame do recurso de revista pelo Tribunal Superior do Trabalho, o desrespeito da instância recorrida à jurisprudência sumulada do Tribunal Superior do Trabalho ou do Supremo Tribunal Federal.

IV. Nas causas sujeitas ao procedimento sumaríssimo, somente será admitido recurso de revista por contrariedade a súmula de jurisprudência uniforme do Tribunal Superior do Trabalho ou a súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal e por violação direta da Constituição Federal.

V. Quando houver multiplicidade de recursos de revista fundados em idêntica questão de direito, a questão poderá ser afetada à Seção Especializada em Dissídios Individuais ou ao Tribunal Pleno do Tribunal Superior do Trabalho, por decisão da maioria simples de seus membros, mediante requerimento de um dos Ministros que compõem a Seção Especializada, considerando a relevância da matéria ou a existência de entendimentos divergentes entre os Ministros dessa Seção ou das Turmas do Tribunal.

 

(EMAGIS) A respeito do Código Florestal, o juízo de sua constitucionalidade efetuado pelo STF e a doutrina correlata, avalie as assertivas que seguem.

I. A doutrina norte-americana de Adrian Vermeule defende que o Judiciário deve se limitar a um exame de racionalidade estreita (‘thin rationality review’) de atos regulatórios, do que deriva a legitimidade de uma “decisão racionalmente arbitrária”, não sendo legítima a anulação judicial da escolha regulatória neste contexto.

II. O Código considera desnecessária a reparação de danos ambientais anteriores a 22.08.2008 para a obtenção de novas autorizações para suprimir vegetação em APPs e para a continuidade de atividades econômicas em RLs.

III. O STF considerou constitucional o ‘marco zero’ estabelecido pelo Código em 22.08.2008 quando posto em forma de dispensa de reparação de desmatamentos anteriores como condição para obtenção de novas autorizações de desmatamentos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – 2020) Com relação a causas extintivas de punibilidade, assinale a opção correta, de acordo com a jurisprudência dos tribunais superiores.

 

(EMAGIS) A respeito do denominado ‘crime achado’ em contexto de investigação criminal mediante interceptação telefônica judicialmente autorizada, avalie as assertivas que seguem.

I. Ocorre quando são decretadas interceptações telefônicas pela autoridade judicial competente para a investigação de fato certo, tipificado pela lei penal como crime apenado com reclusão, e, no curso de sua efetivação, outras infrações penais são descobertas.

II. É ilícita a prova do ‘crime achado’ quando decorrente do encontro fortuito de provas.

III. Mesmo o inquérito policial referente ao ‘crime achado’, caso cometido por agente com prerrogativa de foro perante o STF em hipótese em que essa prerrogativa incida, não pode correr perante o juízo de primeira instância perante o qual revelado o crime.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a vedação a ‘reformatio in pejus’ no processo penal quando em análise impugnação apresentada pela defesa e também sobre situações correlatas, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJRO – Juiz de Direito- VUNESP – 2019) A respeito do assistente da acusação, assinale a alternativa correta.

 

Sentença Federal - Rodada 11.2021

“Considere o Relatório abaixo como exercício/enunciado da rodada. A partir da fundamentação, redija a decisão judicial que reputar adequada ao caso, abordando as questões jurídicas pertinentes.

“RELATÓRIO:

O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL ofereceu denúncia contra MILTON SILVA e MARINA SANTANA, devidamente qualificados nos autos, ambos incursos nas penas do art. 171, § 3º, do CP. Consta da inicial:

“(...) nos dias 02, 03 e 23 de junho deste ano de 2017, MARINA SANTANA utilizou, com o fim de beneficiar a si mesma, conteúdo sigiloso do processo seletivo para ingresso no ensino superior da Universidade federal de Uberlândia/MG. Esse conteúdo foi a ela repassado por MILTON SILVA, seu tio, servidor da instituição de ensino superior e que, em razão do cargo, tinha acesso ao conteúdo sigiloso, por trabalhar no setor responsável pela impressão das provas.

O fato foi descoberto a partir de denúncia à Polícia Federal realizada por professores do cursinho onde MARINA estudava. Após a aplicação da prova do dia 23/06/2017, professores de referida escola ficaram intrigados, pois tinham, dias atrás, resolvido várias questões idênticas às constantes da prova. Tais questões foram mostradas pela aluna MARINA, razão pela qual, logo após perceberem a coincidência, procuraram de imediato a PF. Ante as informações prestadas (fls. __), a autoridade policial requereu busca e apreensão, o que foi deferido pelo juízo federal da Subseção Judiciária de Uberlândia, consoante decisão devidamente fundamentada de fls. __.

No dia 24 de junho de 2017, policiais federais, cumprindo o mandado de busca e apreensão, encontraram, na residência da inculpada, nesta cidade, anotações referentes a 97 (noventa e sete) das 154 (cento e cinquenta e quatro) questões das provas do vestibular da Universidade Federal de Uberlândia (apreensão de fls. __).

De se destacar que foi averiguado que MILTON SILVA é tio de MARIANA e trabalhou na impressão das provas do vestibular em questão. Perícia nos vídeos das câmeras da UFU constatou o seguinte (laudo de fls. __):

‘(...) Os vídeos analisados mostram que MILTON não só́ conferiu folheando documentos compatíveis com a prova, como também examinou detidamente tais documentos. Os vídeos também mostram que, em pelo menos dois momentos MILTON poderia ter tirado a prova da sala de impressão. Em 14/06/2017, ele sai da sala com uma sacola onde poderia estar a prova (Figura 5). Em 19/06/2017, MILTON entra na sala de impressão que estava vazia, sem ninguém, e retira um documento que poderia ser a prova (Figura 11). Além disso, as imagens ainda mostraram que MILTON ficava sozinho na sala com sua imagem obstruída por uma pilha de papeis (Figura 7). Dessa forma, conclui-se que MILTON teria ampla possibilidade de deixar a sala com as provas.(...)’

No dia 24/06/2017, em depoimento à Polícia Federal, MARINA SANTANA confessou que seu tio “forneceu questões tanto da primeira quanto da segunda fase do vestibular” (fl. __). Posteriormente, MILTON também depôs junto à Polícia Federal e confessou que “forneceu à sua sobrinha questões das duas provas da primeira fase e das duas provas da segunda fase” (fl. __).

Essas anotações constam do fichário de MARINA SANTANA. Trata-se de enunciados e resoluções de exercícios, assertivas e gráficos, os quais foram objeto do exame vestibular do qual participava a denunciada, informações às quais ela teve o acesso, antecipada e indevidamente.

Assim, em suma, de posse das questões que seriam objeto da avaliação do processo seletivo, fornecidas por MILTON, MARINA dirigiu-se ao cursinho em que estudava com o objetivo de obter as respostas junto aos professores. Conhecidas as respostas, a denunciada utilizou-as, passando-as para o gabarito oficial do vestibular.

Cumpre ressaltar que, no dia 24 de junho, segundo dia da segunda fase, foi anunciado o cancelamento das provas dos dias 02, 03 e 23 do mesmo mês, justamente em razão da fraude perpetrada pelos acusados. Às fls. __ consta edital de cancelamento dessas provas (fls. __). Também está documentado nos autos um ofício da Universidade à autoridade policial, onde se motiva que o cancelamento do vestibular foi decorrente dos fatos imputados aos denunciados.

Consta, ainda, existência de procedimento administrativo disciplinar em face do servidor MILTON (ainda em tramitação). Cópia do procedimento às fls. __”.

Denúncia veio acompanhada de Inquérito Policial. Decisão de recebimento às fls. __ (dia 16/05/2019).

Resposta dos acusados às fls. ___ e ___. Proferida decisão que determinou o encaminhamento do feito à instrução.

Como testemunhas de acusação, foram ouvidos três professores do cursinho onde MARINA estudava, bem assim um servidor (JUSTINO) da Universidade Federal. Confirmaram os fatos apontados na denúncia, apresentando detalhes (fls. __). Destaque-se, no depoimento do servidor JUSTINO a informação que de fato o vestibular foi cancelado em razão da atitude dos réus, prejudicando milhares de inscritos, pois estes tiveram que se submeter, posteriormente, a novas provas.

A defesa de MILTON apresentou uma testemunha: FELISMINA ANTENOR. Do depoimento desta constou: “(...) MILTON não estava atuando nas atividades inerentes ao seu cargo, tanto é que receberia uma verba especifica por ajudar na impressão das provas do vestibular. Quando ocorreram os fatos, MILTON era seu secretário da coordenação de curso da Universidade, mas precisamente no Instituto de Química, na coordenação da licenciatura; (...), QUE a impressão das provas do vestibular não era tarefa do Instituto de Química, mas da DIRPS – Diretoria de Processos Seletivos; QUE as pessoas eram convidadas pela DIRPS para trabalhar na impressão das provas e que MILTON participava desse processo em seus períodos de férias do cargo de Assistente em Administração; QUE autorizava as férias do réu de maneira que elas coincidissem com as atividades dos processos seletivos (...)”. Registre-se, quanto a tal depoimento, que as afirmações convergem para as documentais já constantes nos autos, apresentadas pela defesa quando da resposta à acusação, notadamente: ficha funcional de MILTON como assistente administrativo no Instituto de Química; portaria das férias; designações anteriores para seletivos diversos quando estava de férias, dentre outros documentos comprobatórios.

Em seus interrogatórios, MARINA e MILTON novamente confessaram os fatos imputados. Seguem alguns trechos do depoimento de MARINA:

“(...) teve uma vez em que a gente conversando [com o réu MILTON] assim, na brincadeira, eu pensei, eu falei assim “eu queria tanto assim uma possibilidade de poder estar entrando no curso [de Medicina]. Isso há um tempo atrás. Eu toquei no assunto, que eu estava fazendo cursinho. (...) Em um momento de fragilidade, eu, sim, eu pedi uma ajuda [ao tio MILTON], dizendo que tinha o sonho de ser médica. (...) por isso meu tio cedeu aos meus pedidos e anotou as questões das provas e me repassou (...) mesmo de posse das questões, não consegui resolver todas sozinha, por isso procurei os professores do cursinho, falando que tinha dúvidas em algumas questões e se eles poderiam ajudar; os professores não sabiam de nada, achavam que eram dúvidas mesmo; de posse da resolução, confessa que marcou as respostas corretas nos dias da provas aplicadas (...) acha que seu tio MILTON fez isso por nutrir por ela um carinho familiar, sendo que sempre recebeu apoio dele para estudar, e de saber do seu sonho de ser médica e que até estava disposta a vender sua casa para pagar uma faculdade particular; que desde 2016 é enfermeira efetiva de hospital público municipal (...)”. Na ocasião da audiência, juntou documentação comprobatória do seu vínculo público com o munícipio (fls. __).

MILTON, por sua vez, disse em determinadas passagens: “(...) em razão do sentimento que nutre pela sobrinha MARINA e do seu sonho de ser médica, cedeu aos seus pedidos e confessa que anotou as questões e repassou depois para MARINA (...); que trabalha no departamento de Química da Universidade, possuindo como chefe FELISMINA. Apenas esporadicamente e nas suas férias é que participou, por algumas vezes, dos procedimentos de seleção realizados pela Universidade; QUE tais tarefas nas seleções não estavam englobadas nas atribuições de seu cargo como assistente administrativo do Instituto de Química, tanto assim que ganhava uma remuneração extra nestas ocasiões de participação em vestibulares,; QUE já trabalha há 18 anos na universidade e que nunca respondeu a outro procedimento administrativo nas suas atividades no Instituto de Química (...)”.

Não foram requeridas diligências complementares.

Juntados aos autos folha de antecedentes criminais dos réus. Não há registros.

Em alegações finais, o MPF reiterou o pedido de condenação dos réus, bem assim que ambos perdessem os cargos públicos ocupados.

A defesa de MARIANA aduziu: a) nulidade da decisão judicial que deferiu a busca e apreensão em sua residência, na fase do Inquérito, uma vez que lastreada apenas no depoimento dos professores do cursinho. Por tal razão, requer a decretação de nulidade e retirada das provas dos autos; b) no mérito, com a retirada das provas em questão, seja julgada improcedente a pretensão punitiva, ante a insuficiência probatória para a condenação; c) em razão da eventualidade, caso seja a ré condenada, pede que seja fixada a pena-base no mínimo legal, o reconhecimento da confissão, substituição por restritivas de direito; d) por fim, pediu que não fosse decretada a perda do cargo que ocupa, uma vez que não possui qualquer correlação com os fatos imputados.

MILTON, por sua vez, argumentou em suas alegações finais: a) preliminarmente, que os autos fossem remetidos para o MPF, devendo ser oportunizado o acordo de não persecução penal; b) no mérito, que sofreu coação moral irresistível, dado o sentimento que nutre por sua sobrinha e em razão dos seus pedidos. Aduziu ausência de dolo de prejudicar o vestibular da Universidade Federal de Uberlândia, sendo que sua intenção seria apenas de “dar oportunidade a um membro de sua família, não com caráter volitivo do dolo, mas com o carinho e o amor de um tio”; c) em caso de condenação, que seja fixada a pena-base no mínimo legal, o reconhecimento da confissão, substituição por restritivas de direito; d) também pediu que não fosse decretada a perda do seu cargo.”

 

Sentença Estadual - Rodada 11.2021

Auto Elétrica de Veículos Ltda. impetrou, em 10/04/2020, mandado de segurança contra ato praticado pelo Diretor de Departamento de Ordenação Urbana do Município de Campo Grande/MS, com a finalidade de desconstituir atos praticados no âmbito do órgão público gerido pelo referido agente.

Afirma, em síntese, que: a) em 05/04/2020, o Município de Campo Grande/MS, por ato de Pablo Escobar, servidor público vinculado diretamente ao Diretor de Departamento de Ordenação Urbana, indeferiu a expedição de alvará de instalação da impetrante, ao fundamento de que o objeto social da impetrante contemplava, preponderantemente, atividade que já era explorada, a menos de 200 metros do ponto empresarial pretendido, por outra sociedade empresária; b) a negativa de instalação se deu ao fundamento de que a impetrante detinha dívidas tributárias com a Fazenda Pública Municipal, e que, enquanto pendente a inscrição em dívida ativa referente a débitos de natureza tributária, fica vedada a emissão de licença de instalação do estabelecimento comercial.

Ao final, pugnou, liminarmente, pela suspensão dos atos praticados pelo Departamento de Ordenação Urbana do Município de campo Grande/MS. No mérito, requereu a confirmação, em definitivo, da medida liminar deferida e a condenação do Município de Campo Grande/MS em danos decorrentes da negativa da instalação, calculados em R$ 2.000,00 (dois mil reais) por dia de inatividade (o valor foi aferido pela média diária de rendimento da empresa em outras unidades simulares).

Foi proferida decisão denegatória do pedido limiar, ato jurisdicional em relação ao qual foi manejado agravo de instrumento, pendente de julgamento no Tribunal de Justiça.

Notificado, o Diretor de Departamento de Ordenação Urbana do Município de campo Grande/MS prestou informação no prazo legal, ressaltando sua ilegitimidade para responder à ação mandamental, pois, como provam os documentos que acompanham a inicial, o ato impugnado foi praticado por Pablo Escobar, Analista de Ordenação Urbana, servidor público concursado lotado no Departamento de Ordenação Urbana do município. Assim, caberia a este responder, como autoridade coatora, ao presente mandado de segurança.

Além disso, destacou que as condutas praticadas são legítimas e atendem a regras de ordenação urbana previstas para o município. Especificamente quanto aos danos alegados, além de sua impertinência quantos aos requisitos da reparação civil, sustenta que o mandado de segurança não é via própria para se buscar reparação material ou moral.

O Município de campo Grande/MS, em atenção aos termos do art. 7º, II, da Lei 12.016/2009, manifestou-se nos autos e postulou pela denegação da segurança, ressaltando a legalidade absoluta da conduta da Administração Pública.

O Ministério Público Estadual manifestou-se nos autos, pugnando pela denegação da segurança.

É o relatório. Decido.

Elabore, na condição de juiz de direito substituto, a sentença adequada ao caso, enfrentando todas as questões materiais e processuais pertinentes, sem acrescentar qualquer fato novo. Não é necessária a confecção de relatório.

 

Objetivas DP Estadual - Rodada 11.2021

(DPE/ES – FCC – 2016) A Lei Complementar nº 132/2009 estabeleceu profunda reforma na Lei Complementar nº 80/1994 (Lei Orgânica Nacional da Defensoria Pública), destacando-se, entre inúmeras inovações importantes, o novo rol de atribuições institucionais estabelecido no art. 4º do referido diploma. A respeito das atribuições institucionais da Defensoria Pública estabelecidas expressamente no dispositivo em destaque, é correto afirmar que:

 

(DPE/AC – CEBRASPE – 2017) Assinale a opção correta, com base na Convenção Americana de Direitos Humanos e no entendimento da Comissão e da Corte Interamericana de Direitos Humanos.

 

(EMAGIS) A respeito do conceito de funcionário público para efeitos penais, tal como disposto no artigo 327 do Código Penal, e tendo presente a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – 2020) Com relação a causas extintivas de punibilidade, assinale a opção correta, de acordo com a jurisprudência dos tribunais superiores.

 

(EMAGIS) A respeito do denominado ‘crime achado’ em contexto de investigação criminal mediante interceptação telefônica judicialmente autorizada, avalie as assertivas que seguem.

I. Ocorre quando são decretadas interceptações telefônicas pela autoridade judicial competente para a investigação de fato certo, tipificado pela lei penal como crime apenado com reclusão, e, no curso de sua efetivação, outras infrações penais são descobertas.

II. É ilícita a prova do ‘crime achado’ quando decorrente do encontro fortuito de provas.

III. Mesmo o inquérito policial referente ao ‘crime achado’, caso cometido por agente com prerrogativa de foro perante o STF em hipótese em que essa prerrogativa incida, não pode correr perante o juízo de primeira instância perante o qual revelado o crime.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/RJ – Juiz – VUNESP – 2019) João invade um museu público disposto a furtar um quadro. Durante a ação, quando já estava tirando o quadro da parede, depara-se com um vigilante. Diante da ordem imperativa para largar o quadro, e temendo ser alvejado, vulnera o vigilante com um projétil de arma de fogo. O vigilante vem a óbito; e João, impressionado pelos acontecimentos, deixa a cena do crime sem carregar o quadro.

De acordo com o entendimento sumulado pelo Supremo Tribunal Federal, praticou-se

 

(EMAGIS) Sobre a vedação a ‘reformatio in pejus’ no processo penal quando em análise impugnação apresentada pela defesa e também sobre situações correlatas, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJRO – Juiz de Direito- VUNESP – 2019) A respeito do assistente da acusação, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a fixação da pena em caso de crime continuado, marque a alternativa CORRETA.

 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) No que se refere ao instituto da posse no Direito Civil brasileiro, ocorre a tradição brevi manu no caso em que:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) João foi gravemente agredido por Pedro, de quinze anos de idade. Em razão do ocorrido, João pretende ajuizar ação de indenização por danos materiais e morais contra Pedro e os pais deste, Carlos e Maria.
No momento da agressão, Carlos e Maria estavam divorciados e a guarda de Pedro era exclusiva de Maria.

Acerca dessa situação hipotética, assinale a opção correta, de acordo com o entendimento do STJ.

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Ana e Joaquim, casados pelo regime da comunhão parcial de bens, decidem constituir empresa limitada para comércio de bebidas. Para obter o capital inicial necessário à abertura do negócio, recorrem à instituição financeira e dão seu único apartamento como garantia do empréstimo. O negócio não prospera e, diante da falta de pagamento, o banco executa a garantia.

Nesse caso, considerando-se a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, consolidada no EAResp 848.498, o apartamento será expropriado presumindo-se

 

(EMAGIS) Sobre a audiência de conciliação ou de mediação, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Se a petição inicial preencher os requisitos essenciais e não for o caso de improcedência liminar do pedido, o juiz designará audiência de conciliação ou de mediação com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, devendo ser citado o réu com pelo menos 15 (quinze) dias de antecedência.

II. Poderá haver mais de uma sessão destinada à conciliação e à mediação, não podendo exceder a 2 (dois) meses da data de realização da primeira sessão, desde que necessárias à composição das partes.

III. A intimação do autor para a audiência de conciliação ou de mediação deve ser feita pessoalmente.

 

(EMAGIS) A respeito dos atos processuais das partes, da sentença e da ação rescisória, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) Analise as assertivas abaixo:

I. O Ministério Público tem de ser intimado para, no prazo de 30 (trinta) dias, intervir como fiscal da ordem jurídica nas hipóteses previstas em lei ou na Constituição da República e nos processos que envolvam interesse público ou social, interesse de incapaz e litígios coletivos pela posse de terra rural ou urbana. Ressalte-se que a participação da Fazenda Pública não configura, por si só, hipótese de intervenção do Ministério Público.

II. Nas hipóteses de intervenção obrigatória do Ministério Público como fiscal da ordem jurídica, caso não ocorra sua intimação, poderá ocorrer, ou não, nulidade processual.

III. A parte não é obrigada a depor sobre fatos criminosos ou torpes que lhe forem imputados, bem como a cujo respeito, por estado ou profissão, deva guardar sigilo, nem acerca dos quais não possa responder sem desonra própria, de seu cônjuge, de seu companheiro ou de parente em grau sucessível, nem que coloquem em perigo a vida do depoente, companheiro ou das pessoas em grau sucessível. Porém, essas disposições não são aplicáveis às ações de estado e de família. Os terceiros intervenientes como o denunciado à lide e o chamado ao processo também podem ter que prestar o depoimento pessoal.

Assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) Assinale a opção CORRETA, levando em conta a defesa coletiva dos direitos em juízo:

 

(EMAGIS) Acerca da Teoria Geral dos Direitos Fundamentais, é certo afirmar que a dimensão objetiva dos direitos fundamentais se relaciona:

I. com a Eficácia Vertical dos Direitos Fundamentais.

II. com a Eficácia Horizontal dos Direitos Fundamentais.

III. com a Eficácia Diagonal dos Direitos Fundamentais.

IV. com a Eficácia Vertical com Repercussão Lateral dos Direitos Fundamentais.

Assinale a opção que contempla a totalidade de itens corretos:

 

(DPE/RN – CESPE – 2015) A respeito de constitucionalização simbólica, de hermenêutica e de interpretação constitucional, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Em doutrina, articula-se com classe de direitos fundamentais qualificados como direito à organização e ao procedimento (Recht auf Organisation und auf Verfahren).

A propósito, veja os direitos fundamentais que seguem.

I. Liberdade de associação (CF, art. 5º, XVII).

II. Ampla defesa e contraditório (CF, art. 5º, LV), e juiz natural (CF, art. 5º, XXXVII).

III. Direito dos partidos políticos a recursos do fundo partidário e do acesso à propaganda política gratuita nos meios de comunicação (CF, art. 17, § 3º).

Configuram direito à organização e ao procedimento as seguintes assertivas:

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) No contexto da discussão dos limites do exercício de interpretação sobre a constitucionalidade pelos órgãos administrativos autônomos, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Órgãos administrativos como CNJ e CNMP, por exemplo, não têm atribuição para exercer o controle de constitucionalidade, ou seja, para declarar em caráter abstrato a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo.

PORQUE

II. Os mencionados órgãos administrativos autônomos não exercem função jurisdicional, devendo, contudo, afastar a aplicação de atos ou leis inconstitucionais.

Nesse contexto, pode-se afirmar:


 

(EMAGIS) Com base na mais recente jurisprudência dos Tribunais Superiores, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre a prescrição da pretensão da Fazenda Pública de ressarcimento ao erário, avalie as assertivas que seguem.

I. É imprescritível a pretensão se o ato que gerou dano ao erário é ilícito civil não qualificado como ato de improbidade administrativa.

II. É imprescritível a pretensão se o ato que gerou dano ao erário é ilícito civil qualificado como ato de improbidade administrativa doloso.

III. É prescritível a pretensão se o ato que gerou dano ao erário é ilícito civil qualificado como ato de improbidade administrativa culposo.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Julgue as assertivas abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Aplica-se à responsabilidade civil estatal o que previsto no art. 927, parágrafo único, do Código Civil, relativo à responsabilidade civil objetiva por atividade naturalmente perigosa, irrelevante o fato de a conduta ser comissiva ou omissiva.

II. É do Tribunal de Contas da União, e não do Tribunal de Contas do Distrito Federal, a competência para fiscalizar a aplicação de recursos federais repassados ao Distrito Federal.

III. Para que fique caracterizada a responsabilidade civil do Estado por danos decorrentes do comércio de fogos de artifício, é necessário que exista a violação de um dever jurídico específico de agir, que ocorrerá quando for concedida a licença para funcionamento sem as cautelas legais ou quando for de conhecimento do poder público eventuais irregularidades praticadas pelo particular.

IV. O prazo prescricional aplicável à desapropriação indireta, na hipótese em que o Poder Público tenha realizado obras no local ou atribuído natureza de utilidade pública ou de interesse social ao imóvel, é de 5 anos.

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Com base na Lei 8.666/1993 e suas alterações posteriores, a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação, é:

 

(EMAGIS) A respeito do Código Florestal, o juízo de sua constitucionalidade efetuado pelo STF e a doutrina correlata, avalie as assertivas que seguem.

I. A doutrina norte-americana de Adrian Vermeule defende que o Judiciário deve se limitar a um exame de racionalidade estreita (‘thin rationality review’) de atos regulatórios, do que deriva a legitimidade de uma “decisão racionalmente arbitrária”, não sendo legítima a anulação judicial da escolha regulatória neste contexto.

II. O Código considera desnecessária a reparação de danos ambientais anteriores a 22.08.2008 para a obtenção de novas autorizações para suprimir vegetação em APPs e para a continuidade de atividades econômicas em RLs.

III. O STF considerou constitucional o ‘marco zero’ estabelecido pelo Código em 22.08.2008 quando posto em forma de dispensa de reparação de desmatamentos anteriores como condição para obtenção de novas autorizações de desmatamentos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da disciplina constitucional das contribuições ao PIS e ao PASEP, tendo presente as alterações introduzidas pela EC 103/2019, e também considerando a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o IPTU e também sobre sua pertinência com a regra constitucional de imunidade tributária recíproca (CF, artigo 150, VI, a), marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/BA – Juiz de Direito Substituto – CESPE – 2019) Em relação à eficácia probatória ou força probante dos livros mercantis obrigatórios de um empresário, é correto afirmar que os dados constantes da escrituração mercantil criam

 

(TJ/RJ – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2018) A empresa Kero celebrou um contrato de arrendamento mercantil financeiro, mas, após várias parcelas adimplidas, entra em crise financeira e interrompe o pagamento dos valores devidos à arrendadora, que toma as medidas necessárias para a reintegração de posse do bem arrendado. Em vista disso, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) Considerando o direito à profissionalização e à proteção no trabalho, previsto na Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) No que diz respeito à responsabilidade civil na relação jurídica de consumo, assinale a opção INCORRETA:

 

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 11.2021

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) No que se refere ao instituto da posse no Direito Civil brasileiro, ocorre a tradição brevi manu no caso em que:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) João foi gravemente agredido por Pedro, de quinze anos de idade. Em razão do ocorrido, João pretende ajuizar ação de indenização por danos materiais e morais contra Pedro e os pais deste, Carlos e Maria.
No momento da agressão, Carlos e Maria estavam divorciados e a guarda de Pedro era exclusiva de Maria.

Acerca dessa situação hipotética, assinale a opção correta, de acordo com o entendimento do STJ.

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Ana e Joaquim, casados pelo regime da comunhão parcial de bens, decidem constituir empresa limitada para comércio de bebidas. Para obter o capital inicial necessário à abertura do negócio, recorrem à instituição financeira e dão seu único apartamento como garantia do empréstimo. O negócio não prospera e, diante da falta de pagamento, o banco executa a garantia.

Nesse caso, considerando-se a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, consolidada no EAResp 848.498, o apartamento será expropriado presumindo-se

 

(EMAGIS) Sobre a audiência de conciliação ou de mediação, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Se a petição inicial preencher os requisitos essenciais e não for o caso de improcedência liminar do pedido, o juiz designará audiência de conciliação ou de mediação com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, devendo ser citado o réu com pelo menos 15 (quinze) dias de antecedência.

II. Poderá haver mais de uma sessão destinada à conciliação e à mediação, não podendo exceder a 2 (dois) meses da data de realização da primeira sessão, desde que necessárias à composição das partes.

III. A intimação do autor para a audiência de conciliação ou de mediação deve ser feita pessoalmente.

 

(EMAGIS) A respeito dos atos processuais das partes, da sentença e da ação rescisória, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) Analise as assertivas abaixo:

I. O Ministério Público tem de ser intimado para, no prazo de 30 (trinta) dias, intervir como fiscal da ordem jurídica nas hipóteses previstas em lei ou na Constituição da República e nos processos que envolvam interesse público ou social, interesse de incapaz e litígios coletivos pela posse de terra rural ou urbana. Ressalte-se que a participação da Fazenda Pública não configura, por si só, hipótese de intervenção do Ministério Público.

II. Nas hipóteses de intervenção obrigatória do Ministério Público como fiscal da ordem jurídica, caso não ocorra sua intimação, poderá ocorrer, ou não, nulidade processual.

III. A parte não é obrigada a depor sobre fatos criminosos ou torpes que lhe forem imputados, bem como a cujo respeito, por estado ou profissão, deva guardar sigilo, nem acerca dos quais não possa responder sem desonra própria, de seu cônjuge, de seu companheiro ou de parente em grau sucessível, nem que coloquem em perigo a vida do depoente, companheiro ou das pessoas em grau sucessível. Porém, essas disposições não são aplicáveis às ações de estado e de família. Os terceiros intervenientes como o denunciado à lide e o chamado ao processo também podem ter que prestar o depoimento pessoal.

Assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) Assinale a opção CORRETA, levando em conta a defesa coletiva dos direitos em juízo:

 

(EMAGIS) No que diz respeito à responsabilidade civil na relação jurídica de consumo, assinale a opção INCORRETA:

 

(EMAGIS) Considerando o direito à profissionalização e à proteção no trabalho, previsto na Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) A respeito do conceito de funcionário público para efeitos penais, tal como disposto no artigo 327 do Código Penal, e tendo presente a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – 2020) Com relação a causas extintivas de punibilidade, assinale a opção correta, de acordo com a jurisprudência dos tribunais superiores.

 

(EMAGIS) A respeito do denominado ‘crime achado’ em contexto de investigação criminal mediante interceptação telefônica judicialmente autorizada, avalie as assertivas que seguem.

I. Ocorre quando são decretadas interceptações telefônicas pela autoridade judicial competente para a investigação de fato certo, tipificado pela lei penal como crime apenado com reclusão, e, no curso de sua efetivação, outras infrações penais são descobertas.

II. É ilícita a prova do ‘crime achado’ quando decorrente do encontro fortuito de provas.

III. Mesmo o inquérito policial referente ao ‘crime achado’, caso cometido por agente com prerrogativa de foro perante o STF em hipótese em que essa prerrogativa incida, não pode correr perante o juízo de primeira instância perante o qual revelado o crime.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/RJ – Juiz – VUNESP – 2019) João invade um museu público disposto a furtar um quadro. Durante a ação, quando já estava tirando o quadro da parede, depara-se com um vigilante. Diante da ordem imperativa para largar o quadro, e temendo ser alvejado, vulnera o vigilante com um projétil de arma de fogo. O vigilante vem a óbito; e João, impressionado pelos acontecimentos, deixa a cena do crime sem carregar o quadro.

De acordo com o entendimento sumulado pelo Supremo Tribunal Federal, praticou-se

 

(EMAGIS) Sobre a vedação a ‘reformatio in pejus’ no processo penal quando em análise impugnação apresentada pela defesa e também sobre situações correlatas, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJRO – Juiz de Direito- VUNESP – 2019) A respeito do assistente da acusação, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a fixação da pena em caso de crime continuado, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Acerca da Teoria Geral dos Direitos Fundamentais, é certo afirmar que a dimensão objetiva dos direitos fundamentais se relaciona:

I. com a Eficácia Vertical dos Direitos Fundamentais.

II. com a Eficácia Horizontal dos Direitos Fundamentais.

III. com a Eficácia Diagonal dos Direitos Fundamentais.

IV. com a Eficácia Vertical com Repercussão Lateral dos Direitos Fundamentais.

Assinale a opção que contempla a totalidade de itens corretos:

 

(DPE/RN – CESPE – 2015) A respeito de constitucionalização simbólica, de hermenêutica e de interpretação constitucional, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Em doutrina, articula-se com classe de direitos fundamentais qualificados como direito à organização e ao procedimento (Recht auf Organisation und auf Verfahren).

A propósito, veja os direitos fundamentais que seguem.

I. Liberdade de associação (CF, art. 5º, XVII).

II. Ampla defesa e contraditório (CF, art. 5º, LV), e juiz natural (CF, art. 5º, XXXVII).

III. Direito dos partidos políticos a recursos do fundo partidário e do acesso à propaganda política gratuita nos meios de comunicação (CF, art. 17, § 3º).

Configuram direito à organização e ao procedimento as seguintes assertivas:

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) No contexto da discussão dos limites do exercício de interpretação sobre a constitucionalidade pelos órgãos administrativos autônomos, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Órgãos administrativos como CNJ e CNMP, por exemplo, não têm atribuição para exercer o controle de constitucionalidade, ou seja, para declarar em caráter abstrato a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo.

PORQUE

II. Os mencionados órgãos administrativos autônomos não exercem função jurisdicional, devendo, contudo, afastar a aplicação de atos ou leis inconstitucionais.

Nesse contexto, pode-se afirmar:


 

(Analista Legislativo – VUNESP – 2020) A necessidade de que, de tempos em tempos, os mandatos políticos devem ser revogados com a realização de novas eleições tem por fundamento o denominado princípio eleitoral

 

(TJ/BA – Juiz de Direito Substituto – CESPE – 2019) Em relação à eficácia probatória ou força probante dos livros mercantis obrigatórios de um empresário, é correto afirmar que os dados constantes da escrituração mercantil criam

 

(TJ/RJ – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2018) A empresa Kero celebrou um contrato de arrendamento mercantil financeiro, mas, após várias parcelas adimplidas, entra em crise financeira e interrompe o pagamento dos valores devidos à arrendadora, que toma as medidas necessárias para a reintegração de posse do bem arrendado. Em vista disso, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) A respeito da disciplina constitucional das contribuições ao PIS e ao PASEP, tendo presente as alterações introduzidas pela EC 103/2019, e também considerando a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o IPTU e também sobre sua pertinência com a regra constitucional de imunidade tributária recíproca (CF, artigo 150, VI, a), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do Código Florestal, o juízo de sua constitucionalidade efetuado pelo STF e a doutrina correlata, avalie as assertivas que seguem.

I. A doutrina norte-americana de Adrian Vermeule defende que o Judiciário deve se limitar a um exame de racionalidade estreita (‘thin rationality review’) de atos regulatórios, do que deriva a legitimidade de uma “decisão racionalmente arbitrária”, não sendo legítima a anulação judicial da escolha regulatória neste contexto.

II. O Código considera desnecessária a reparação de danos ambientais anteriores a 22.08.2008 para a obtenção de novas autorizações para suprimir vegetação em APPs e para a continuidade de atividades econômicas em RLs.

III. O STF considerou constitucional o ‘marco zero’ estabelecido pelo Código em 22.08.2008 quando posto em forma de dispensa de reparação de desmatamentos anteriores como condição para obtenção de novas autorizações de desmatamentos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com base na mais recente jurisprudência dos Tribunais Superiores, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre a prescrição da pretensão da Fazenda Pública de ressarcimento ao erário, avalie as assertivas que seguem.

I. É imprescritível a pretensão se o ato que gerou dano ao erário é ilícito civil não qualificado como ato de improbidade administrativa.

II. É imprescritível a pretensão se o ato que gerou dano ao erário é ilícito civil qualificado como ato de improbidade administrativa doloso.

III. É prescritível a pretensão se o ato que gerou dano ao erário é ilícito civil qualificado como ato de improbidade administrativa culposo.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Julgue as assertivas abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Aplica-se à responsabilidade civil estatal o que previsto no art. 927, parágrafo único, do Código Civil, relativo à responsabilidade civil objetiva por atividade naturalmente perigosa, irrelevante o fato de a conduta ser comissiva ou omissiva.

II. É do Tribunal de Contas da União, e não do Tribunal de Contas do Distrito Federal, a competência para fiscalizar a aplicação de recursos federais repassados ao Distrito Federal.

III. Para que fique caracterizada a responsabilidade civil do Estado por danos decorrentes do comércio de fogos de artifício, é necessário que exista a violação de um dever jurídico específico de agir, que ocorrerá quando for concedida a licença para funcionamento sem as cautelas legais ou quando for de conhecimento do poder público eventuais irregularidades praticadas pelo particular.

IV. O prazo prescricional aplicável à desapropriação indireta, na hipótese em que o Poder Público tenha realizado obras no local ou atribuído natureza de utilidade pública ou de interesse social ao imóvel, é de 5 anos.

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Com base na Lei 8.666/1993 e suas alterações posteriores, a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação, é:

 

Objetivas - Rodada 11.2021

(EMAGIS) Acerca da Teoria Geral dos Direitos Fundamentais, é certo afirmar que a dimensão objetiva dos direitos fundamentais se relaciona:

I. com a Eficácia Vertical dos Direitos Fundamentais.

II. com a Eficácia Horizontal dos Direitos Fundamentais.

III. com a Eficácia Diagonal dos Direitos Fundamentais.

IV. com a Eficácia Vertical com Repercussão Lateral dos Direitos Fundamentais.

Assinale a opção que contempla a totalidade de itens corretos:

 

(DPE/RN – CESPE – 2015) A respeito de constitucionalização simbólica, de hermenêutica e de interpretação constitucional, assinale a opção correta.


 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) No contexto da discussão dos limites do exercício de interpretação sobre a constitucionalidade pelos órgãos administrativos autônomos, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Órgãos administrativos como CNJ e CNMP, por exemplo, não têm atribuição para exercer o controle de constitucionalidade, ou seja, para declarar em caráter abstrato a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo.

PORQUE

II. Os mencionados órgãos administrativos autônomos não exercem função jurisdicional, devendo, contudo, afastar a aplicação de atos ou leis inconstitucionais.

Nesse contexto, pode-se afirmar:


 

(EMAGIS) Em doutrina, articula-se com classe de direitos fundamentais qualificados como direito à organização e ao procedimento (Recht auf Organisation und auf Verfahren).

A propósito, veja os direitos fundamentais que seguem.

I. Liberdade de associação (CF, art. 5º, XVII).

II. Ampla defesa e contraditório (CF, art. 5º, LV), e juiz natural (CF, art. 5º, XXXVII).

III. Direito dos partidos políticos a recursos do fundo partidário e do acesso à propaganda política gratuita nos meios de comunicação (CF, art. 17, § 3º).

Configuram direito à organização e ao procedimento as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com base na mais recente jurisprudência dos Tribunais Superiores, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre a prescrição da pretensão da Fazenda Pública de ressarcimento ao erário, avalie as assertivas que seguem.

I. É imprescritível a pretensão se o ato que gerou dano ao erário é ilícito civil não qualificado como ato de improbidade administrativa.

II. É imprescritível a pretensão se o ato que gerou dano ao erário é ilícito civil qualificado como ato de improbidade administrativa doloso.

III. É prescritível a pretensão se o ato que gerou dano ao erário é ilícito civil qualificado como ato de improbidade administrativa culposo.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Julgue as assertivas abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Aplica-se à responsabilidade civil estatal o que previsto no art. 927, parágrafo único, do Código Civil, relativo à responsabilidade civil objetiva por atividade naturalmente perigosa, irrelevante o fato de a conduta ser comissiva ou omissiva.

II. É do Tribunal de Contas da União, e não do Tribunal de Contas do Distrito Federal, a competência para fiscalizar a aplicação de recursos federais repassados ao Distrito Federal.

III. Para que fique caracterizada a responsabilidade civil do Estado por danos decorrentes do comércio de fogos de artifício, é necessário que exista a violação de um dever jurídico específico de agir, que ocorrerá quando for concedida a licença para funcionamento sem as cautelas legais ou quando for de conhecimento do poder público eventuais irregularidades praticadas pelo particular.

IV. O prazo prescricional aplicável à desapropriação indireta, na hipótese em que o Poder Público tenha realizado obras no local ou atribuído natureza de utilidade pública ou de interesse social ao imóvel, é de 5 anos.

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Com base na Lei 8.666/1993 e suas alterações posteriores, a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação, é:

 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) No que se refere ao instituto da posse no Direito Civil brasileiro, ocorre a tradição brevi manu no caso em que:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) João foi gravemente agredido por Pedro, de quinze anos de idade. Em razão do ocorrido, João pretende ajuizar ação de indenização por danos materiais e morais contra Pedro e os pais deste, Carlos e Maria.
No momento da agressão, Carlos e Maria estavam divorciados e a guarda de Pedro era exclusiva de Maria.

Acerca dessa situação hipotética, assinale a opção correta, de acordo com o entendimento do STJ.

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Ana e Joaquim, casados pelo regime da comunhão parcial de bens, decidem constituir empresa limitada para comércio de bebidas. Para obter o capital inicial necessário à abertura do negócio, recorrem à instituição financeira e dão seu único apartamento como garantia do empréstimo. O negócio não prospera e, diante da falta de pagamento, o banco executa a garantia.

Nesse caso, considerando-se a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, consolidada no EAResp 848.498, o apartamento será expropriado presumindo-se

 

(TJ/BA – Juiz de Direito Substituto – CESPE – 2019) Em relação à eficácia probatória ou força probante dos livros mercantis obrigatórios de um empresário, é correto afirmar que os dados constantes da escrituração mercantil criam

 

(TJ/RJ – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2018) A empresa Kero celebrou um contrato de arrendamento mercantil financeiro, mas, após várias parcelas adimplidas, entra em crise financeira e interrompe o pagamento dos valores devidos à arrendadora, que toma as medidas necessárias para a reintegração de posse do bem arrendado. Em vista disso, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) Sobre a audiência de conciliação ou de mediação, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Se a petição inicial preencher os requisitos essenciais e não for o caso de improcedência liminar do pedido, o juiz designará audiência de conciliação ou de mediação com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, devendo ser citado o réu com pelo menos 15 (quinze) dias de antecedência.

II. Poderá haver mais de uma sessão destinada à conciliação e à mediação, não podendo exceder a 2 (dois) meses da data de realização da primeira sessão, desde que necessárias à composição das partes.

III. A intimação do autor para a audiência de conciliação ou de mediação deve ser feita pessoalmente.

 

(EMAGIS) A respeito dos atos processuais das partes, da sentença e da ação rescisória, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) Analise as assertivas abaixo:

I. O Ministério Público tem de ser intimado para, no prazo de 30 (trinta) dias, intervir como fiscal da ordem jurídica nas hipóteses previstas em lei ou na Constituição da República e nos processos que envolvam interesse público ou social, interesse de incapaz e litígios coletivos pela posse de terra rural ou urbana. Ressalte-se que a participação da Fazenda Pública não configura, por si só, hipótese de intervenção do Ministério Público.

II. Nas hipóteses de intervenção obrigatória do Ministério Público como fiscal da ordem jurídica, caso não ocorra sua intimação, poderá ocorrer, ou não, nulidade processual.

III. A parte não é obrigada a depor sobre fatos criminosos ou torpes que lhe forem imputados, bem como a cujo respeito, por estado ou profissão, deva guardar sigilo, nem acerca dos quais não possa responder sem desonra própria, de seu cônjuge, de seu companheiro ou de parente em grau sucessível, nem que coloquem em perigo a vida do depoente, companheiro ou das pessoas em grau sucessível. Porém, essas disposições não são aplicáveis às ações de estado e de família. Os terceiros intervenientes como o denunciado à lide e o chamado ao processo também podem ter que prestar o depoimento pessoal.

Assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) Assinale a opção CORRETA, levando em conta a defesa coletiva dos direitos em juízo:

 

(EMAGIS) A respeito do conceito de funcionário público para efeitos penais, tal como disposto no artigo 327 do Código Penal, e tendo presente a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – 2020) Com relação a causas extintivas de punibilidade, assinale a opção correta, de acordo com a jurisprudência dos tribunais superiores.

 

(EMAGIS) A respeito do denominado ‘crime achado’ em contexto de investigação criminal mediante interceptação telefônica judicialmente autorizada, avalie as assertivas que seguem.

I. Ocorre quando são decretadas interceptações telefônicas pela autoridade judicial competente para a investigação de fato certo, tipificado pela lei penal como crime apenado com reclusão, e, no curso de sua efetivação, outras infrações penais são descobertas.

II. É ilícita a prova do ‘crime achado’ quando decorrente do encontro fortuito de provas.

III. Mesmo o inquérito policial referente ao ‘crime achado’, caso cometido por agente com prerrogativa de foro perante o STF em hipótese em que essa prerrogativa incida, não pode correr perante o juízo de primeira instância perante o qual revelado o crime.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/RJ – Juiz – VUNESP – 2019) João invade um museu público disposto a furtar um quadro. Durante a ação, quando já estava tirando o quadro da parede, depara-se com um vigilante. Diante da ordem imperativa para largar o quadro, e temendo ser alvejado, vulnera o vigilante com um projétil de arma de fogo. O vigilante vem a óbito; e João, impressionado pelos acontecimentos, deixa a cena do crime sem carregar o quadro.

De acordo com o entendimento sumulado pelo Supremo Tribunal Federal, praticou-se

 

(EMAGIS) Sobre o delito de lavagem de capitais, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a vedação a ‘reformatio in pejus’ no processo penal quando em análise impugnação apresentada pela defesa e também sobre situações correlatas, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJRO – Juiz de Direito- VUNESP – 2019) A respeito do assistente da acusação, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a fixação da pena em caso de crime continuado, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da disciplina constitucional das contribuições ao PIS e ao PASEP, tendo presente as alterações introduzidas pela EC 103/2019, e também considerando a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o IPTU e também sobre sua pertinência com a regra constitucional de imunidade tributária recíproca (CF, artigo 150, VI, a), marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das contribuições ao PIS e ao PASEP, tendo presente a disciplina da LC 07/1970 (PIS) e da LC 08/1970 (PASEP), e também considerando a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O artigo 32 da Lei 9.656/1996 prevê a obrigação das operadoras de plano de saúde de ressarcir o SUS pelos custos que este suportar na prestação de serviços de saúde a segurados daquelas operadoras e em situações cobertas pelo contrato de plano de saúde (“Art. 32. Serão ressarcidos pelas operadoras dos produtos de que tratam o inciso I e o § 1o do art. 1o desta Lei, de acordo com normas a serem definidas pela ANS, os serviços de atendimento à saúde previstos nos respectivos contratos, prestados a seus consumidores e respectivos dependentes, em instituições públicas ou privadas, conveniadas ou contratadas, integrantes do Sistema Único de Saúde - SUS.”)

A propósito da aludida receita pública, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do Código Florestal, o juízo de sua constitucionalidade efetuado pelo STF e a doutrina correlata, avalie as assertivas que seguem.

I. A doutrina norte-americana de Adrian Vermeule defende que o Judiciário deve se limitar a um exame de racionalidade estreita (‘thin rationality review’) de atos regulatórios, do que deriva a legitimidade de uma “decisão racionalmente arbitrária”, não sendo legítima a anulação judicial da escolha regulatória neste contexto.

II. O Código considera desnecessária a reparação de danos ambientais anteriores a 22.08.2008 para a obtenção de novas autorizações para suprimir vegetação em APPs e para a continuidade de atividades econômicas em RLs.

III. O STF considerou constitucional o ‘marco zero’ estabelecido pelo Código em 22.08.2008 quando posto em forma de dispensa de reparação de desmatamentos anteriores como condição para obtenção de novas autorizações de desmatamentos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da limitação imposta pelo princípio da vedação ao retrocesso à liberdade estatal de conformação de leis e regulamentos que interfiram na ordem econômica, avalie as assertivas que seguem.

I. É vedado ao legislador e ao administrador a ‘reformatio in pejus’ de leis ou regulamentos que contenham direitos sociais.

II. Trata-se de princípio rechaçado pela jurisprudência do STF, que não impõe semelhante limite aos atos legislativos e regulatórios estatais.

III. Configura-se “vedação ao retrocesso” qualquer tipo de reforma legislativa ou administrativa que possa causar decréscimo na satisfação de um dado valor constitucional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que diz respeito à responsabilidade civil na relação jurídica de consumo, assinale a opção INCORRETA:

 

(EMAGIS) Considerando o direito à profissionalização e à proteção no trabalho, previsto na Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), assinale a alternativa incorreta:

 

(DPE/AC – CEBRASPE – 2017) Assinale a opção correta, com base na Convenção Americana de Direitos Humanos e no entendimento da Comissão e da Corte Interamericana de Direitos Humanos.

 

(EMAGIS) Sobre o Protocolo de São Salvador (Decreto 3.321/1999) e também sobre as denominadas gerações ou dimensões dos direitos humanos, avalie as assertivas que seguem.

I. O Protocolo de São Salvador é um Protocolo Adicional à Convenção Americana sobre Direitos Humanos em Matéria de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais.

II. Segundo o Protocolo de São Salvador, toda pessoa tem direito a viver em meio ambiente sadio e a contar com os serviços públicos básicos.

III. Trata-se de instrumento de tutela dos direitos humanos de primeira e segunda geração.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(Analista Legislativo – VUNESP – 2020) A necessidade de que, de tempos em tempos, os mandatos políticos devem ser revogados com a realização de novas eleições tem por fundamento o denominado princípio eleitoral

 

(EMAGIS) Em relação à jurisprudência dos Tribunais Superiores em torno do Direito Previdenciário, julgue os itens a seguir expostos.

I. A tese do “direito ao melhor benefício” encontrou guarida na jurisprudência do STF, significando que o segurado do Regime Geral de Previdência Social tem direito adquirido a benefício calculado de modo mais vantajoso, sob a vigência da mesma lei, consideradas todas as datas em que o direito poderia ter sido exercido, desde quando preenchidos os requisitos para a jubilação.

II. A comprovação do tempo de serviço especial, para fins de aposentadoria, deve atender aos requisitos vigentes no momento em que implementado o direito à jubilação.

III. O tempo de serviço rural, ainda que remoto e descontínuo, anterior ao advento da Lei n. 8.213/1991, pode ser computado para fins da carência necessária à obtenção da aposentadoria híbrida por idade, ainda que não tenha sido efetivado o recolhimento das contribuições, seja qual for a predominância do labor misto exercido no período de carência ou o tipo de trabalho exercido no momento do implemento do requisito etário ou do requerimento administrativo.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Considerando a jurisprudência sumulada do Tribunal Superior do Trabalho e o disposto na Consolidação das Leis do Trabalho, julgue os itens a seguir:

I. As disposições encontradas no artigo 461 da CLT não prevalecerão quando o empregador tiver pessoal organizado em quadro de carreira ou adotar, por meio de norma interna da empresa ou de negociação coletiva, plano de cargos e salários, devidamente homologado pelo órgão público competente.

II. Trabalho de igual valor, para fim de equiparação salarial, será o que for feito com igual produtividade e com a mesma perfeição técnica, entre pessoas cuja diferença de tempo de serviço para o mesmo empregador não seja superior a quatro anos e a diferença de tempo na função não seja superior a dois anos.

III. A cessão de empregados não exclui a equiparação salarial, embora exercida a função em órgão governamental estranho à cedente, se esta responde pelos salários do paradigma e do reclamante, nos termos do entendimento consolidado do TST.

IV. Segundo entendimento consolidado do TST, o art. 37, inciso XIII, da CF/1988, veda a equiparação de qualquer natureza para o efeito de remuneração do pessoal do serviço público da administração direta, autárquica e fundacional, sendo juridicamente impossível a aplicação da norma infraconstitucional prevista no art. 461 da CLT quando se pleiteia equiparação salarial entre servidores públicos da administração direta, autárquica e fundacional, independentemente de terem sido contratados pela CLT.

V. Entende o TST que, na ação de equiparação salarial, a prescrição é parcial, alcançando apenas as diferenças salariais vencidas no período de 5 (cinco) anos que precedeu o ajuizamento da ação.

 

(EMAGIS) Leia os itens a seguir e responda:

I. Nas execuções fiscais, somente cabe recurso de revista por ofensa à Constituição Federal.

II. É indicador de transcendência econômica para fim de exame do recurso de revista pelo Tribunal Superior do Trabalho, o elevado valor da causa.

III. É indicador de transcendência política para fim de exame do recurso de revista pelo Tribunal Superior do Trabalho, o desrespeito da instância recorrida à jurisprudência sumulada do Tribunal Superior do Trabalho ou do Supremo Tribunal Federal.

IV. Nas causas sujeitas ao procedimento sumaríssimo, somente será admitido recurso de revista por contrariedade a súmula de jurisprudência uniforme do Tribunal Superior do Trabalho ou a súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal e por violação direta da Constituição Federal.

V. Quando houver multiplicidade de recursos de revista fundados em idêntica questão de direito, a questão poderá ser afetada à Seção Especializada em Dissídios Individuais ou ao Tribunal Pleno do Tribunal Superior do Trabalho, por decisão da maioria simples de seus membros, mediante requerimento de um dos Ministros que compõem a Seção Especializada, considerando a relevância da matéria ou a existência de entendimentos divergentes entre os Ministros dessa Seção ou das Turmas do Tribunal.

 

(EMAGIS) De acordo com a Resolução CNMP nº 221/2020, que dispõe sobre a atuação do Ministério Público na audiência de custódia, assinale a alternativa incorreta:

 

(DPE/ES – FCC – 2016) A Lei Complementar nº 132/2009 estabeleceu profunda reforma na Lei Complementar nº 80/1994 (Lei Orgânica Nacional da Defensoria Pública), destacando-se, entre inúmeras inovações importantes, o novo rol de atribuições institucionais estabelecido no art. 4º do referido diploma. A respeito das atribuições institucionais da Defensoria Pública estabelecidas expressamente no dispositivo em destaque, é correto afirmar que:

 

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 11.2021

(EMAGIS) Acerca da Teoria Geral dos Direitos Fundamentais, é certo afirmar que a dimensão objetiva dos direitos fundamentais se relaciona:

I. com a Eficácia Vertical dos Direitos Fundamentais.

II. com a Eficácia Horizontal dos Direitos Fundamentais.

III. com a Eficácia Diagonal dos Direitos Fundamentais.

IV. com a Eficácia Vertical com Repercussão Lateral dos Direitos Fundamentais.

Assinale a opção que contempla a totalidade de itens corretos:

 

(DPE/RN – CESPE – 2015) A respeito de constitucionalização simbólica, de hermenêutica e de interpretação constitucional, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Em doutrina, articula-se com classe de direitos fundamentais qualificados como direito à organização e ao procedimento (Recht auf Organisation und auf Verfahren).

A propósito, veja os direitos fundamentais que seguem.

I. Liberdade de associação (CF, art. 5º, XVII).

II. Ampla defesa e contraditório (CF, art. 5º, LV), e juiz natural (CF, art. 5º, XXXVII).

III. Direito dos partidos políticos a recursos do fundo partidário e do acesso à propaganda política gratuita nos meios de comunicação (CF, art. 17, § 3º).

Configuram direito à organização e ao procedimento as seguintes assertivas:

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) No contexto da discussão dos limites do exercício de interpretação sobre a constitucionalidade pelos órgãos administrativos autônomos, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Órgãos administrativos como CNJ e CNMP, por exemplo, não têm atribuição para exercer o controle de constitucionalidade, ou seja, para declarar em caráter abstrato a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo.

PORQUE

II. Os mencionados órgãos administrativos autônomos não exercem função jurisdicional, devendo, contudo, afastar a aplicação de atos ou leis inconstitucionais.

Nesse contexto, pode-se afirmar:


 

(EMAGIS) Em relação à jurisprudência dos Tribunais Superiores em torno do Direito Previdenciário, julgue os itens a seguir expostos.

I. A tese do “direito ao melhor benefício” encontrou guarida na jurisprudência do STF, significando que o segurado do Regime Geral de Previdência Social tem direito adquirido a benefício calculado de modo mais vantajoso, sob a vigência da mesma lei, consideradas todas as datas em que o direito poderia ter sido exercido, desde quando preenchidos os requisitos para a jubilação.

II. A comprovação do tempo de serviço especial, para fins de aposentadoria, deve atender aos requisitos vigentes no momento em que implementado o direito à jubilação.

III. O tempo de serviço rural, ainda que remoto e descontínuo, anterior ao advento da Lei n. 8.213/1991, pode ser computado para fins da carência necessária à obtenção da aposentadoria híbrida por idade, ainda que não tenha sido efetivado o recolhimento das contribuições, seja qual for a predominância do labor misto exercido no período de carência ou o tipo de trabalho exercido no momento do implemento do requisito etário ou do requerimento administrativo.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito do conceito de funcionário público para efeitos penais, tal como disposto no artigo 327 do Código Penal, e tendo presente a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – 2020) Com relação a causas extintivas de punibilidade, assinale a opção correta, de acordo com a jurisprudência dos tribunais superiores.

 

(EMAGIS) A respeito do denominado ‘crime achado’ em contexto de investigação criminal mediante interceptação telefônica judicialmente autorizada, avalie as assertivas que seguem.

I. Ocorre quando são decretadas interceptações telefônicas pela autoridade judicial competente para a investigação de fato certo, tipificado pela lei penal como crime apenado com reclusão, e, no curso de sua efetivação, outras infrações penais são descobertas.

II. É ilícita a prova do ‘crime achado’ quando decorrente do encontro fortuito de provas.

III. Mesmo o inquérito policial referente ao ‘crime achado’, caso cometido por agente com prerrogativa de foro perante o STF em hipótese em que essa prerrogativa incida, não pode correr perante o juízo de primeira instância perante o qual revelado o crime.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o delito de lavagem de capitais, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a vedação a ‘reformatio in pejus’ no processo penal quando em análise impugnação apresentada pela defesa e também sobre situações correlatas, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJRO – Juiz de Direito- VUNESP – 2019) A respeito do assistente da acusação, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a fixação da pena em caso de crime continuado, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que diz respeito à responsabilidade civil na relação jurídica de consumo, assinale a opção INCORRETA:

 

(EMAGIS) A respeito da limitação imposta pelo princípio da vedação ao retrocesso à liberdade estatal de conformação de leis e regulamentos que interfiram na ordem econômica, avalie as assertivas que seguem.

I. É vedado ao legislador e ao administrador a ‘reformatio in pejus’ de leis ou regulamentos que contenham direitos sociais.

II. Trata-se de princípio rechaçado pela jurisprudência do STF, que não impõe semelhante limite aos atos legislativos e regulatórios estatais.

III. Configura-se “vedação ao retrocesso” qualquer tipo de reforma legislativa ou administrativa que possa causar decréscimo na satisfação de um dado valor constitucional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) No que se refere ao instituto da posse no Direito Civil brasileiro, ocorre a tradição brevi manu no caso em que:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) João foi gravemente agredido por Pedro, de quinze anos de idade. Em razão do ocorrido, João pretende ajuizar ação de indenização por danos materiais e morais contra Pedro e os pais deste, Carlos e Maria.
No momento da agressão, Carlos e Maria estavam divorciados e a guarda de Pedro era exclusiva de Maria.

Acerca dessa situação hipotética, assinale a opção correta, de acordo com o entendimento do STJ.

 

(EMAGIS) Sobre a audiência de conciliação ou de mediação, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Se a petição inicial preencher os requisitos essenciais e não for o caso de improcedência liminar do pedido, o juiz designará audiência de conciliação ou de mediação com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, devendo ser citado o réu com pelo menos 15 (quinze) dias de antecedência.

II. Poderá haver mais de uma sessão destinada à conciliação e à mediação, não podendo exceder a 2 (dois) meses da data de realização da primeira sessão, desde que necessárias à composição das partes.

III. A intimação do autor para a audiência de conciliação ou de mediação deve ser feita pessoalmente.

 

(EMAGIS) A respeito dos atos processuais das partes, da sentença e da ação rescisória, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) Analise as assertivas abaixo:

I. O Ministério Público tem de ser intimado para, no prazo de 30 (trinta) dias, intervir como fiscal da ordem jurídica nas hipóteses previstas em lei ou na Constituição da República e nos processos que envolvam interesse público ou social, interesse de incapaz e litígios coletivos pela posse de terra rural ou urbana. Ressalte-se que a participação da Fazenda Pública não configura, por si só, hipótese de intervenção do Ministério Público.

II. Nas hipóteses de intervenção obrigatória do Ministério Público como fiscal da ordem jurídica, caso não ocorra sua intimação, poderá ocorrer, ou não, nulidade processual.

III. A parte não é obrigada a depor sobre fatos criminosos ou torpes que lhe forem imputados, bem como a cujo respeito, por estado ou profissão, deva guardar sigilo, nem acerca dos quais não possa responder sem desonra própria, de seu cônjuge, de seu companheiro ou de parente em grau sucessível, nem que coloquem em perigo a vida do depoente, companheiro ou das pessoas em grau sucessível. Porém, essas disposições não são aplicáveis às ações de estado e de família. Os terceiros intervenientes como o denunciado à lide e o chamado ao processo também podem ter que prestar o depoimento pessoal.

Assinale a alternativa CORRETA:

 

(TJ/BA – Juiz de Direito Substituto – CESPE – 2019) Em relação à eficácia probatória ou força probante dos livros mercantis obrigatórios de um empresário, é correto afirmar que os dados constantes da escrituração mercantil criam

 

(TJ/RJ – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2018) A empresa Kero celebrou um contrato de arrendamento mercantil financeiro, mas, após várias parcelas adimplidas, entra em crise financeira e interrompe o pagamento dos valores devidos à arrendadora, que toma as medidas necessárias para a reintegração de posse do bem arrendado. Em vista disso, é correto afirmar que

 

(EMAGIS) A respeito da disciplina constitucional das contribuições ao PIS e ao PASEP, tendo presente as alterações introduzidas pela EC 103/2019, e também considerando a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das contribuições ao PIS e ao PASEP, tendo presente a disciplina da LC 07/1970 (PIS) e da LC 08/1970 (PASEP), e também considerando a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O artigo 32 da Lei 9.656/1996 prevê a obrigação das operadoras de plano de saúde de ressarcir o SUS pelos custos que este suportar na prestação de serviços de saúde a segurados daquelas operadoras e em situações cobertas pelo contrato de plano de saúde (“Art. 32. Serão ressarcidos pelas operadoras dos produtos de que tratam o inciso I e o § 1o do art. 1o desta Lei, de acordo com normas a serem definidas pela ANS, os serviços de atendimento à saúde previstos nos respectivos contratos, prestados a seus consumidores e respectivos dependentes, em instituições públicas ou privadas, conveniadas ou contratadas, integrantes do Sistema Único de Saúde - SUS.”)

A propósito da aludida receita pública, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com base na mais recente jurisprudência dos Tribunais Superiores, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre a prescrição da pretensão da Fazenda Pública de ressarcimento ao erário, avalie as assertivas que seguem.

I. É imprescritível a pretensão se o ato que gerou dano ao erário é ilícito civil não qualificado como ato de improbidade administrativa.

II. É imprescritível a pretensão se o ato que gerou dano ao erário é ilícito civil qualificado como ato de improbidade administrativa doloso.

III. É prescritível a pretensão se o ato que gerou dano ao erário é ilícito civil qualificado como ato de improbidade administrativa culposo.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Julgue as assertivas abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Aplica-se à responsabilidade civil estatal o que previsto no art. 927, parágrafo único, do Código Civil, relativo à responsabilidade civil objetiva por atividade naturalmente perigosa, irrelevante o fato de a conduta ser comissiva ou omissiva.

II. É do Tribunal de Contas da União, e não do Tribunal de Contas do Distrito Federal, a competência para fiscalizar a aplicação de recursos federais repassados ao Distrito Federal.

III. Para que fique caracterizada a responsabilidade civil do Estado por danos decorrentes do comércio de fogos de artifício, é necessário que exista a violação de um dever jurídico específico de agir, que ocorrerá quando for concedida a licença para funcionamento sem as cautelas legais ou quando for de conhecimento do poder público eventuais irregularidades praticadas pelo particular.

IV. O prazo prescricional aplicável à desapropriação indireta, na hipótese em que o Poder Público tenha realizado obras no local ou atribuído natureza de utilidade pública ou de interesse social ao imóvel, é de 5 anos.

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Com base na Lei 8.666/1993 e suas alterações posteriores, a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação, é:

 

(EMAGIS) A respeito do Código Florestal, o juízo de sua constitucionalidade efetuado pelo STF e a doutrina correlata, avalie as assertivas que seguem.

I. A doutrina norte-americana de Adrian Vermeule defende que o Judiciário deve se limitar a um exame de racionalidade estreita (‘thin rationality review’) de atos regulatórios, do que deriva a legitimidade de uma “decisão racionalmente arbitrária”, não sendo legítima a anulação judicial da escolha regulatória neste contexto.

II. O Código considera desnecessária a reparação de danos ambientais anteriores a 22.08.2008 para a obtenção de novas autorizações para suprimir vegetação em APPs e para a continuidade de atividades econômicas em RLs.

III. O STF considerou constitucional o ‘marco zero’ estabelecido pelo Código em 22.08.2008 quando posto em forma de dispensa de reparação de desmatamentos anteriores como condição para obtenção de novas autorizações de desmatamentos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o Protocolo de São Salvador (Decreto 3.321/1999) e também sobre as denominadas gerações ou dimensões dos direitos humanos, avalie as assertivas que seguem.

I. O Protocolo de São Salvador é um Protocolo Adicional à Convenção Americana sobre Direitos Humanos em Matéria de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais.

II. Segundo o Protocolo de São Salvador, toda pessoa tem direito a viver em meio ambiente sadio e a contar com os serviços públicos básicos.

III. Trata-se de instrumento de tutela dos direitos humanos de primeira e segunda geração.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

Ministério Público Estadual - Rodada 11.2021

DENISE PRATES trabalhava como empegada doméstica na residência da família Lacerda. Nesta condição, ficou sabendo que seus patrões viajariam ao exterior, permanecendo na residência apenas Raquel, então com dezessete anos.

DENISE passou a informação a RUBENS SILVA, seu companheiro há oito anos, que cumpria pena em prisão domiciliar, por ausência de vaga no regime aberto, após progredir do semiaberto, por condenação por crime de roubo circunstanciado pelo emprego de arma de fogo, por sentença transitada em julgado em 2018.

RUBENS, de posse da informação, decidiu empreender roubo à residência dos Lacerda durante o período da viagem. Para tanto, convidou MARCOS PAULO, nascido em 11.03.2002 e ADRIANO COSTA, nascido em 15.08.1997 para a empreitada delitiva.

No dia 20 de maio de 2020, por volta das 22 horas, o plano foi posto em prática. Após chegarem ao local, RUBENS estacionou e ficou no veículo para dar fuga ao grupo, tendo ADRIANO e MARCOS ingressado na residência pulando o muro. Avistaram Raquel deitada no sofá de seu quarto, no pavimento superior, anunciaram o assalto e a obrigaram-na a indicar onde se encontravam os bens de valor.

Após recolherem os bens, enquanto MARCOS acomodava os itens na sacola que portava, ADRIANO dirigiu-se à vítima, fazendo menção para que ela tirasse sua roupa, dizendo que “queria se divertir com ela”. Raquel, prevendo o que lhe sucederia, tentou fugir pela janela do cômodo, desequilibrando-se, contudo, e vindo a cair no andar de baixo.

MARCOS, assustado com o que ocorrera, empreendeu fuga, abandonando a sacola no local. Antes de fugir, na saída, narrou brevemente a RUBENS o ocorrido, afirmando, ainda, que a vítima precisava ser socorrida e se foi, após RUBENS limitar-se a responder que não era problema dele, chamando por ADRIANO para partirem. Após evadirem-se do local, dividiram os dois o produto do crime.

Os vizinhos, alertados pelo barulho dos eventos, foram verificar o ocorrido, prestaram socorro a Raquel, mas esta veio a falecer ainda no local, por traumatismo decorrente da queda.

Instaurado inquérito policial, foram obtidas imagens das câmeras de segurança da casa dos Lacerda - inclusive do interior, que permitiu ver como os fatos se desenrolaram - e da vizinhança, que ensejaram a identificação de RUBENS.

A partir destes elementos, o delegado representou pela realização de busca na residência de RUBENS, tendo sido judicialmente deferida int totum a medida após a oitiva do MP, que ampliou o objeto da diligência, para alcançar o telefone de RUBENS. No local, foram encontrados parte dos bens dos pais de Raquel. Periciado o aparelho, foram encontrados diversos diálogos entabulados entre RUBENS, ADRIANO e MARCOS sobre o ocorrido, o que permitiu a identificação da autoria delitiva. Na fase inquisitorial, DENISE, ADRIANO e MARCOS mantiveram-se em silêncio. RUBENS confessou a empreitada apenas no crime patrimonial, repudiando o crime sexual e lamentando a morte da vítima, resultado não querido, nem previsto, segundo ele.

Concluídas as investigações, o MP denunciou DENISE, RUBENS, ADRIANO e MARCOS por infringência ao preceito proibitivo do art. 157, §2º, II, CP, tendo denunciado, ainda, RUBENS, ADRIANO e MARCOS por violação ao art. 213, §2º, CP.

Após regular instrução processual, foi proferida sentença condenatória, acolhendo, em parte, a pretensão punitiva.

O Juiz acolheu a pretensão ministerial integralmente quanto aos quatro réus, referente aos crimes que lhes foram imputados. Quanto ao crime contra a dignidade sexual, julgou procedente em parte quanto aos três denunciados, em sua forma simples, porém, por não vislumbrar que a morte tenha sido decorrente de violência.

Deu início à dosimetria pelo crime de roubo, exasperando a pena base em seis meses por ter o crime sido praticado com invasão de residência. Na segunda fase, majorou a pena em mais seis meses, pela incidência da agravante do art. 61, II, g; deixou de piorar a situação de RUBENS em especial pela reincidência, reconhecendo compensação com a atenuante da confissão. Na terceira fase, aumentou a pena em um terço, em decorrência do concurso de agentes.

Na dosimetria do crime sexual, tomou em conta a idade da vítima para majorar a pena base em um ano. Não houve alteração na segunda e terceira fase.

Fixou regime inicialmente semiaberto para DENISE e inicialmente fechado para os demais réus.

A defesa de MARCOS apela pleiteando o reconhecimento da desistência voluntária quanto ao crime de roubo e absolvição, por ausência de conduta, quanto ao crime sexual.

ADRIANO apela da condenação por estupro eis que sequer houve contato físico com a vítima, pugnando, subsidiariamente, pelo reconhecimento do crime na forma tentada.

RUBENS, além da absolvição do crime de estupro, afirmando que seria caso de participação dolosamente distinta, requer o reconhecimento da participação de menor importância.

DENISE cinge-se a recorrer afirmando inépcia da denúncia quanto a si e ausência de colaboração para o evento delituoso.

Elaborando a(s) peça(s) que entender cabível (eis), analise o caso, dispensados petição de interposição e relatório.

 

Objetivas MP Estadual - Rodada 11.2021

(EMAGIS) De acordo com a Resolução CNMP nº 221/2020, que dispõe sobre a atuação do Ministério Público na audiência de custódia, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) A respeito do conceito de funcionário público para efeitos penais, tal como disposto no artigo 327 do Código Penal, e tendo presente a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – 2020) Com relação a causas extintivas de punibilidade, assinale a opção correta, de acordo com a jurisprudência dos tribunais superiores.

 

(EMAGIS) A respeito do denominado ‘crime achado’ em contexto de investigação criminal mediante interceptação telefônica judicialmente autorizada, avalie as assertivas que seguem.

I. Ocorre quando são decretadas interceptações telefônicas pela autoridade judicial competente para a investigação de fato certo, tipificado pela lei penal como crime apenado com reclusão, e, no curso de sua efetivação, outras infrações penais são descobertas.

II. É ilícita a prova do ‘crime achado’ quando decorrente do encontro fortuito de provas.

III. Mesmo o inquérito policial referente ao ‘crime achado’, caso cometido por agente com prerrogativa de foro perante o STF em hipótese em que essa prerrogativa incida, não pode correr perante o juízo de primeira instância perante o qual revelado o crime.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/RJ – Juiz – VUNESP – 2019) João invade um museu público disposto a furtar um quadro. Durante a ação, quando já estava tirando o quadro da parede, depara-se com um vigilante. Diante da ordem imperativa para largar o quadro, e temendo ser alvejado, vulnera o vigilante com um projétil de arma de fogo. O vigilante vem a óbito; e João, impressionado pelos acontecimentos, deixa a cena do crime sem carregar o quadro.

De acordo com o entendimento sumulado pelo Supremo Tribunal Federal, praticou-se

 

(EMAGIS) Sobre a vedação a ‘reformatio in pejus’ no processo penal quando em análise impugnação apresentada pela defesa e também sobre situações correlatas, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJRO – Juiz de Direito- VUNESP – 2019) A respeito do assistente da acusação, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre a fixação da pena em caso de crime continuado, marque a alternativa CORRETA.

 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) No que se refere ao instituto da posse no Direito Civil brasileiro, ocorre a tradição brevi manu no caso em que:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) João foi gravemente agredido por Pedro, de quinze anos de idade. Em razão do ocorrido, João pretende ajuizar ação de indenização por danos materiais e morais contra Pedro e os pais deste, Carlos e Maria.
No momento da agressão, Carlos e Maria estavam divorciados e a guarda de Pedro era exclusiva de Maria.

Acerca dessa situação hipotética, assinale a opção correta, de acordo com o entendimento do STJ.

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Ana e Joaquim, casados pelo regime da comunhão parcial de bens, decidem constituir empresa limitada para comércio de bebidas. Para obter o capital inicial necessário à abertura do negócio, recorrem à instituição financeira e dão seu único apartamento como garantia do empréstimo. O negócio não prospera e, diante da falta de pagamento, o banco executa a garantia.

Nesse caso, considerando-se a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, consolidada no EAResp 848.498, o apartamento será expropriado presumindo-se

 

(EMAGIS) Sobre a audiência de conciliação ou de mediação, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Se a petição inicial preencher os requisitos essenciais e não for o caso de improcedência liminar do pedido, o juiz designará audiência de conciliação ou de mediação com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, devendo ser citado o réu com pelo menos 15 (quinze) dias de antecedência.

II. Poderá haver mais de uma sessão destinada à conciliação e à mediação, não podendo exceder a 2 (dois) meses da data de realização da primeira sessão, desde que necessárias à composição das partes.

III. A intimação do autor para a audiência de conciliação ou de mediação deve ser feita pessoalmente.

 

(EMAGIS) A respeito dos atos processuais das partes, da sentença e da ação rescisória, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) Analise as assertivas abaixo:

I. O Ministério Público tem de ser intimado para, no prazo de 30 (trinta) dias, intervir como fiscal da ordem jurídica nas hipóteses previstas em lei ou na Constituição da República e nos processos que envolvam interesse público ou social, interesse de incapaz e litígios coletivos pela posse de terra rural ou urbana. Ressalte-se que a participação da Fazenda Pública não configura, por si só, hipótese de intervenção do Ministério Público.

II. Nas hipóteses de intervenção obrigatória do Ministério Público como fiscal da ordem jurídica, caso não ocorra sua intimação, poderá ocorrer, ou não, nulidade processual.

III. A parte não é obrigada a depor sobre fatos criminosos ou torpes que lhe forem imputados, bem como a cujo respeito, por estado ou profissão, deva guardar sigilo, nem acerca dos quais não possa responder sem desonra própria, de seu cônjuge, de seu companheiro ou de parente em grau sucessível, nem que coloquem em perigo a vida do depoente, companheiro ou das pessoas em grau sucessível. Porém, essas disposições não são aplicáveis às ações de estado e de família. Os terceiros intervenientes como o denunciado à lide e o chamado ao processo também podem ter que prestar o depoimento pessoal.

Assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) Assinale a opção CORRETA, levando em conta a defesa coletiva dos direitos em juízo:

 

(EMAGIS) Acerca da Teoria Geral dos Direitos Fundamentais, é certo afirmar que a dimensão objetiva dos direitos fundamentais se relaciona:

I. com a Eficácia Vertical dos Direitos Fundamentais.

II. com a Eficácia Horizontal dos Direitos Fundamentais.

III. com a Eficácia Diagonal dos Direitos Fundamentais.

IV. com a Eficácia Vertical com Repercussão Lateral dos Direitos Fundamentais.

Assinale a opção que contempla a totalidade de itens corretos:

 

(DPE/RN – CESPE – 2015) A respeito de constitucionalização simbólica, de hermenêutica e de interpretação constitucional, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Em doutrina, articula-se com classe de direitos fundamentais qualificados como direito à organização e ao procedimento (Recht auf Organisation und auf Verfahren).

A propósito, veja os direitos fundamentais que seguem.

I. Liberdade de associação (CF, art. 5º, XVII).

II. Ampla defesa e contraditório (CF, art. 5º, LV), e juiz natural (CF, art. 5º, XXXVII).

III. Direito dos partidos políticos a recursos do fundo partidário e do acesso à propaganda política gratuita nos meios de comunicação (CF, art. 17, § 3º).

Configuram direito à organização e ao procedimento as seguintes assertivas:

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) No contexto da discussão dos limites do exercício de interpretação sobre a constitucionalidade pelos órgãos administrativos autônomos, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Órgãos administrativos como CNJ e CNMP, por exemplo, não têm atribuição para exercer o controle de constitucionalidade, ou seja, para declarar em caráter abstrato a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo.

PORQUE

II. Os mencionados órgãos administrativos autônomos não exercem função jurisdicional, devendo, contudo, afastar a aplicação de atos ou leis inconstitucionais.

Nesse contexto, pode-se afirmar:


 

(DPE/AC – CEBRASPE – 2017) Assinale a opção correta, com base na Convenção Americana de Direitos Humanos e no entendimento da Comissão e da Corte Interamericana de Direitos Humanos.

 

(EMAGIS) Com base na mais recente jurisprudência dos Tribunais Superiores, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre a prescrição da pretensão da Fazenda Pública de ressarcimento ao erário, avalie as assertivas que seguem.

I. É imprescritível a pretensão se o ato que gerou dano ao erário é ilícito civil não qualificado como ato de improbidade administrativa.

II. É imprescritível a pretensão se o ato que gerou dano ao erário é ilícito civil qualificado como ato de improbidade administrativa doloso.

III. É prescritível a pretensão se o ato que gerou dano ao erário é ilícito civil qualificado como ato de improbidade administrativa culposo.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Julgue as assertivas abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Aplica-se à responsabilidade civil estatal o que previsto no art. 927, parágrafo único, do Código Civil, relativo à responsabilidade civil objetiva por atividade naturalmente perigosa, irrelevante o fato de a conduta ser comissiva ou omissiva.

II. É do Tribunal de Contas da União, e não do Tribunal de Contas do Distrito Federal, a competência para fiscalizar a aplicação de recursos federais repassados ao Distrito Federal.

III. Para que fique caracterizada a responsabilidade civil do Estado por danos decorrentes do comércio de fogos de artifício, é necessário que exista a violação de um dever jurídico específico de agir, que ocorrerá quando for concedida a licença para funcionamento sem as cautelas legais ou quando for de conhecimento do poder público eventuais irregularidades praticadas pelo particular.

IV. O prazo prescricional aplicável à desapropriação indireta, na hipótese em que o Poder Público tenha realizado obras no local ou atribuído natureza de utilidade pública ou de interesse social ao imóvel, é de 5 anos.

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Com base na Lei 8.666/1993 e suas alterações posteriores, a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação, é:

 

(EMAGIS) A respeito do Código Florestal, o juízo de sua constitucionalidade efetuado pelo STF e a doutrina correlata, avalie as assertivas que seguem.

I. A doutrina norte-americana de Adrian Vermeule defende que o Judiciário deve se limitar a um exame de racionalidade estreita (‘thin rationality review’) de atos regulatórios, do que deriva a legitimidade de uma “decisão racionalmente arbitrária”, não sendo legítima a anulação judicial da escolha regulatória neste contexto.

II. O Código considera desnecessária a reparação de danos ambientais anteriores a 22.08.2008 para a obtenção de novas autorizações para suprimir vegetação em APPs e para a continuidade de atividades econômicas em RLs.

III. O STF considerou constitucional o ‘marco zero’ estabelecido pelo Código em 22.08.2008 quando posto em forma de dispensa de reparação de desmatamentos anteriores como condição para obtenção de novas autorizações de desmatamentos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da disciplina constitucional das contribuições ao PIS e ao PASEP, tendo presente as alterações introduzidas pela EC 103/2019, e também considerando a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o IPTU e também sobre sua pertinência com a regra constitucional de imunidade tributária recíproca (CF, artigo 150, VI, a), marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/BA – Juiz de Direito Substituto – CESPE – 2019) Em relação à eficácia probatória ou força probante dos livros mercantis obrigatórios de um empresário, é correto afirmar que os dados constantes da escrituração mercantil criam

 

(TJ/RJ – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2018) A empresa Kero celebrou um contrato de arrendamento mercantil financeiro, mas, após várias parcelas adimplidas, entra em crise financeira e interrompe o pagamento dos valores devidos à arrendadora, que toma as medidas necessárias para a reintegração de posse do bem arrendado. Em vista disso, é correto afirmar que

 

(Analista Legislativo – VUNESP – 2020) A necessidade de que, de tempos em tempos, os mandatos políticos devem ser revogados com a realização de novas eleições tem por fundamento o denominado princípio eleitoral

 

(EMAGIS) Considerando o direito à profissionalização e à proteção no trabalho, previsto na Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) No que diz respeito à responsabilidade civil na relação jurídica de consumo, assinale a opção INCORRETA:

 

Discursivas - Rodada 11.2021 - Questão 1

O art. 19 da Lei 8.429/1992 continua vigente? Discorra sobre o tema em até 15 (quinze) linhas.

Discursivas - Rodada 11.2021 - Questão 2

As obras, serviços, compras e alienações da Administração serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, ressalvados os casos especificados na legislação, conforme determina a Constituição Federal. As hipóteses que autorizam a dispensa e a inexigibilidade de procedimento licitatório são tratadas pela Lei n. 8.666/93 e detalhadas pela doutrina. Acerca do tema, discorra, em no máximo 20 linhas, sobre as diferenças entre licitação dispensada, licitação dispensável e licitação inexigível, apontando as suas particularidades.

Discursivas - Rodada 11.2021 - Questão 3

A Constituição Federal de 1988 trouxe várias inovações em matéria de direitos humanos, o que mostrou qual direção o Brasil, como nação republicana, pretendia e almejava seguir. Considerando a relevância das ações afirmativas do Estado como mecanismo de cumprimento e de promoção do princípio constitucional da isonomia, construa um texto em que, explicando o que são as ações afirmativas, discorra marcadamente sobre a relevância do ProUNI (Programa Universidade para Todos) para a concretização do direito social à educação, que é um direito consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos. [Limite até 15 linhas].

Discursivas - Rodada 11.2021 - Questão 4

Jurema Paraopeba ajuizou ação contra Favorito da Silva pedindo o pagamento de honorários advocatícios. Após ser citado, Favorito não apenas apresentou contestação, em que impugnou a existência da alegada dívida, como também propôs reconvenção, na qual formulou pedido de repetição do indébito ao fundamento de que teria pagado à autora, a título de honorários advocatícios, valor maior do que o devido. Jurema Paraopeba foi intimada para responder à reconvenção e, então, propôs reconvenção à reconvenção, na qual alegou que o pedido de Favorito da Silva (devolução de valores alegadamente pagos a maior) era manifestamente incabível porque os valores tinham sido fixados em decisão judicial, razão pela qual ele (Favorito) deveria pagar a sanção civil do art. 940 do Código Civil. A reconvenção sucessiva foi liminarmente indeferida pelo juiz sob o fundamento de que não existiria autorização legal para o seu manejo. O que é reconvenção sucessiva? É cabível, consoante o CPC/2015? Responda, fundamentadamente, em até 10 linhas.

Discursivas - Rodada 11.2021 - Questão 5

É possível republicar uma lei já sancionada, promulgada e publicada para incluir novos vetos, ainda que sob o argumento de que se trata de mera retificação de incorreção detectada na versão original do ato? Explique. (Máximo 15 linhas).

Discursivas - Rodada 11.2021

O art. 19 da Lei 8.429/1992 continua vigente? Discorra sobre o tema em até 15 (quinze) linhas.

 

As obras, serviços, compras e alienações da Administração serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, ressalvados os casos especificados na legislação, conforme determina a Constituição Federal. As hipóteses que autorizam a dispensa e a inexigibilidade de procedimento licitatório são tratadas pela Lei n. 8.666/93 e detalhadas pela doutrina. Acerca do tema, discorra, em no máximo 20 linhas, sobre as diferenças entre licitação dispensada, licitação dispensável e licitação inexigível, apontando as suas particularidades.

 

A Constituição Federal de 1988 trouxe várias inovações em matéria de direitos humanos, o que mostrou qual direção o Brasil, como nação republicana, pretendia e almejava seguir. Considerando a relevância das ações afirmativas do Estado como mecanismo de cumprimento e de promoção do princípio constitucional da isonomia, construa um texto em que, explicando o que são as ações afirmativas, discorra marcadamente sobre a relevância do ProUNI (Programa Universidade para Todos) para a concretização do direito social à educação, que é um direito consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos. [Limite até 15 linhas].

 

Jurema Paraopeba ajuizou ação contra Favorito da Silva pedindo o pagamento de honorários advocatícios. Após ser citado, Favorito não apenas apresentou contestação, em que impugnou a existência da alegada dívida, como também propôs reconvenção, na qual formulou pedido de repetição do indébito ao fundamento de que teria pagado à autora, a título de honorários advocatícios, valor maior do que o devido. Jurema Paraopeba foi intimada para responder à reconvenção e, então, propôs reconvenção à reconvenção, na qual alegou que o pedido de Favorito da Silva (devolução de valores alegadamente pagos a maior) era manifestamente incabível porque os valores tinham sido fixados em decisão judicial, razão pela qual ele (Favorito) deveria pagar a sanção civil do art. 940 do Código Civil. A reconvenção sucessiva foi liminarmente indeferida pelo juiz sob o fundamento de que não existiria autorização legal para o seu manejo. O que é reconvenção sucessiva? É cabível, consoante o CPC/2015? Responda, fundamentadamente, em até 10 linhas.

 

É possível republicar uma lei já sancionada, promulgada e publicada para incluir novos vetos, ainda que sob o argumento de que se trata de mera retificação de incorreção detectada na versão original do ato? Explique. (Máximo 15 linhas).

 

PGE/PGM - Rodada 11.2021

Na data de 20 de dezembro de 2015, a construtora XPTO S.A., vencedora na licitação para construção de obras, concluiu a construção de um edifício público no Município Y. Em 03 de março do ano seguinte, técnicos da prefeitura receberam definitivamente a obra, mediante termo circunstanciado assinado pelas partes, consignando a adequação do objeto aos termos contratuais.

Em 20 de janeiro de 2020, pouco mais de quatro anos depois, foram constatados problemas na construção, decorrentes da má qualidade na execução da obra a cargo da construtora. Diante disso, o Município Y, em 20 de março do mesmo ano, notificou a XPTO S.A. para sanar as irregularidades apresentadas, mas esta se negou a fazê-lo, ao argumento de que o recebimento definitivo da obra afastaria a sua responsabilidade por defeitos posteriores.

Não resolvida a questão na seara administrativa, em que se observou o contraditório e a ampla defesa, o Município Y propôs, em 20 de junho de 2020, ação judicial contra a construtora para compeli-la à correção dos defeitos. A ação foi julgada procedente em primeiro grau de jurisdição, com decisão que afirmou a responsabilidade da XPTO S.A.

Inconformada, a construtora recorreu, alegando que: i) o recebimento definitivo da obra afastou a sua responsabilidade por defeitos constatados mais de quatro anos depois; ii) o contrato firmado com a Município Y previa garantia de três anos por danos decorrentes do contrato, tendo escoado tal prazo quando do aparecimento dos defeitos na construção; iii) não houve comprovação de culpa sua pelos problemas decorrentes da execução da obra.

O Município foi intimado a se manifestar no prazo legal. Como Procurador, apresente a peça processual adequada, com os fundamentos jurídicos pertinentes. É dispensado o relatório dos fatos.

 

Delegado PF 2021 - Curso Prático Intensivo Delegado da PF 2021 - PEÇA 6

João, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marabá/PA, com a ajuda de José, Adriano e Marcos, funcionários do referido sindicato, especializaram-se na perpetração de fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS consistentes na falsificação de documentos públicos e privados para recebimento de aposentadoria rural, induzindo a autarquia federal em erro.

Para investigar as condutas criminosas, o delegado federal da Delegacia da Polícia Federal em Marabá/PA instaurou inquérito policial atendendo à requisição do Ministério Público Federal. Segundo a requisição, Maria, ex-funcionária do Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, compareceu à sede do MPF, no dia 11 de janeiro de 2021, e apresentou “notitia criminis” relatando como a fraude acontecia.

Intimada pela autoridade policial, Maria prestou declarações na sede da Delegacia de Polícia Federal averbando que já há cinco anos a organização criminosa vinha operando de forma estruturalmente ordenada e com divisão de tarefas. As declarações apontavam que José era o responsável por cooptar novos trabalhadores rurais, prometendo conseguir, perante o INSS, aposentadoria rural para eles, desde que, durante cinco anos, metade do benefício fosse pago à organização criminosa como contraprestação pelo serviço.

Por meio de interceptação telefônica autorizada judicialmente, descobriu-se o “modus operandi” da organização criminosa, que acontecia da seguinte forma:

Adriano ficava responsável por receber os pretensos beneficiários na sede do sindicato e por falsificar os documentos necessários à aposentadoria. As fichas cadastrais, as declarações de exercício de atividade rural e de atesto de que o trabalhador exerceu atividade rural em propriedades rurais na condição de parceiro, bem como os demais documentos, eram todos preenchidos e falsificados na sede do sindicato. Vários blocos de papel já estavam preparados para as fraudes, de modo que bastava Adriano preencher as informações do beneficiário e providenciar a falsificação dos outros documentos necessários ao sucesso das fraudes.

Por sua vez, Marcos era o encarregado de protocolar os requerimentos de aposentadoria rural perante o INSS, bem como por ficar acompanhando o trâmite do processo e, quando deferidos, por conduzir o beneficiário até o banco para sacar os benefícios e recolher a metade do valor devido à organização criminosa.

João era responsável por manter contato com Ivo, servidor do INSS que dava andamento nos processos administrativos de aposentadoria rural apresentados pela organização criminosa. Ivo, em troca de pagamento feitos na sua conta bancária, acelerava o andamento dos processos, bem como usava de sua influência dentro da autarquia previdenciária para que os benefícios fossem concedidos.

As investigações demonstraram que Ivo, depois que a quadrilha começou a atuar, passou a apresentar patrimônio incompatível com sua renda lícita, sendo certo que adquiriu os seguintes bens: 1) um imóvel situado na Rua das Palmeiras, nº 1234, bairro Belo Horizonte, em Marabá/PA; 2) um automóvel marca/modelo BMW X4 M40i, cor vermelha, ano 2020, de placa ABC 9999; 3) um Jet ski marca/modelo Spark trixx, cor verde, ano 2019.

Por fim, as investigações demonstraram que a organização criminosa continuava a operar e procurava por mais beneficiários dentre as pessoas humildes da região a fim de que as fraudes continuassem rendendo dinheiro para seus integrantes.

Ultimadas as diligências determinadas, os autos de inquérito policial foram conclusos à autoridade policial. Diante dos fatos narrados, na qualidade de Delegado(a) de Polícia Federal presidente do procedimento investigativo, você deverá apresentar a medida judicial necessária para a continuidade das investigações.

Boa prática!

 

Defensoria Pública Estadual - Rodada 10.2021

Osmar, assistido da Defensoria Pública, foi pronunciado pelo juiz da 3ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Campinas/SP pela prática do crime de homicídio qualificado pelo meio cruel e pelo fato de o crime ter sido cometido para assegurar a impunidade de outro crime.

Segundo a decisão de pronúncia, Osmar matou seu tio Caetano porque este descobrira que o primeiro estava ganhando muito dinheiro de forma ilícita, a saber praticando o jogo do bicho, e havia prometido denunciá-lo às autoridades públicas. Ao receber do tio a informação de que seria denunciado, Osmar desferiu quatro facadas todas na região torácica de Caetano.

Vizinhos da vítima ligaram para o SAMU, que compareceu ao local e conduziram o ofendido até o hospital, ainda com vida. Acontece que, no caminho do hospital, a ambulância se envolveu num acidente, porque um condutor de outro veículo invade o sinal vermelho e acaba colidindo com a ambulância do SAMU, evento que causou a morte de Caetano.

Paulo e Otávio, únicas testemunhas oculares do fato, não foram ouvidas em juízo porque Paulo faleceu e Otávio não foi encontrado no endereço constante dos autos. A despeito disso, o juiz fundamentou a pronúncia nas declarações que eles prestaram no inquérito policial. As demais testemunhas não presenciaram os fatos e falaram apenas do que souberam por meio de terceiros.

A qualificadora do meio cruel foi fundamentada na repetição de golpes, o que teria causado sofrimento desnecessário na vítima.

Intimado da decisão de pronúncia, Osmar informou ao oficial de justiça o desejo de recorrer, o que foi certificado nos autos pelo meirinho.

A Defensoria Pública foi intimada da decisão no dia 5 de fevereiro de 2021 (sexta-feira) e foram encaminhados ao gabinete do Defensor Público no dia 8 de fevereiro de 2021. Você é o(a) Defensor(a) Público(a) que presta assistência jurídica a Osmar. Nessa condição e com base apenas nas informações acima expostas e naquelas que podem ser inferidas do enunciado, redija a peça processual cabível diferente de “habeas corpus” e dos embargos de declaração que melhor atenda aos interesses do assistido.

Explane todas as teses defensivas pertinentes sem lançar mão de citação direta de doutrina, de jurisprudência, tampouco de texto literal de súmulas. Use apenas a lei sem comentários (“lei seca”). Dispense a narrativa dos fatos e date a peça no último dia do prazo.

Boa prática!

 

Discursivas - Rodada 10.2021 - Questão 1

Miliciano Freire da Costa fugiu do presídio de Tremembé. Ele estava preso pela prática de diversos crimes, como tráfico de entorpecentes, 3 homicídios dolosos, 2 estupros e 2 portes ilegais de armas de fogo. Sua vida havia sido forjada no crime. Após rebelião em reivindicação a condições de vida carcerária mais dignas, Miliciano conseguiu escapar. Na noite da fuga, abordou uma jovem em seu veículo e acabou desferindo-lhe socos e pontapés para que lhe entregasse o carro em prol do sucesso de sua fuga. A partir dali, enveredou pelo interior do Brasil e, cerca de 6 meses após a fuga, numa noite em um bar num município do noroeste do Estado da Bahia, em meio a uma discussão regada a bebida alcoólica, acabou tirando a vida de um homem de 30 anos com uma facada. No caso, existem duas situações fáticas passíveis de repressão criminal. Responda, em relação a cada episódio: o Estado tem responsabilidade civil por atos praticados por presos foragidos? Responda em até 10 linhas.

Discursivas - Rodada 10.2021 - Questão 2

João William, ex-vereador da capital gaúcha, pretende ajuizar queixa-crime contra certo Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul que teria postado, em sua conta pessoal no Facebook, o seguinte comentário:

“(...) eu, particularmente, sou a favor de um 'paredão' profilático para determinados entes... O João William, por exemplo, embora não valha a bala que o mate e o pano que limpe a lambança, não escaparia do paredão”.

O acusado reside em Porto Alegre/RS, de onde costuma efetuar suas postagens nas redes sociais.

Nesse cenário, indaga-se: de quem é a competência para processar e julgar a ação penal? Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.

Discursivas - Rodada 10.2021 - Questão 3

O direito fundamental à liberdade de consciência, crença e culto confirma a adoção da laicidade do Estado pela Constituição Federal de 1988 que, não obstante, invoca a proteção de Deus no seu preâmbulo. Vários desdobramentos deste aparente paradoxo já foram enfrentados pelo STF a respeito da liberdade de crença. Sobre o tema, responda: 1) A referência a Deus no preâmbulo da CF se concilia com a liberdade assegurada constitucionalmente? Sendo positiva a resposta, de que forma?; 2) Um servidor público em estágio probatório pode se valer do direito de liberdade religiosa para pleitear à Administração Pública que sua carga horária de trabalho não coincida com os horários de exercício de sua crença, segundo as tradições da sua religião? Se sim, quais os limites da escusa de consciência? (Máximo 15 linhas).

Discursivas - Rodada 10.2021 - Questão 4

A respeito do contrato de seguro, o art. 768 do Código Civil afasta o direito à garantia se o segurado agravar intencionalmente o risco. Como o STJ interpreta a aplicação dessa norma em relação aos seguros de vida e de dano? A exclusão securitária pela embriaguez do segurado, quando admitida, tem eficácia contra terceiro, vítima do sinistro? Responda em até 15 linhas.

Discursivas - Rodada 10.2021 - Questão 5

Discorra sobre os princípios gerais dos títulos de crédito. (Máximo 15 linhas).

Discursivas - Rodada 10.2021

Miliciano Freire da Costa fugiu do presídio de Tremembé. Ele estava preso pela prática de diversos crimes, como tráfico de entorpecentes, 3 homicídios dolosos, 2 estupros e 2 portes ilegais de armas de fogo. Sua vida havia sido forjada no crime. Após rebelião em reivindicação a condições de vida carcerária mais dignas, Miliciano conseguiu escapar. Na noite da fuga, abordou uma jovem em seu veículo e acabou desferindo-lhe socos e pontapés para que lhe entregasse o carro em prol do sucesso de sua fuga. A partir dali, enveredou pelo interior do Brasil e, cerca de 6 meses após a fuga, numa noite em um bar num município do noroeste do Estado da Bahia, em meio a uma discussão regada a bebida alcoólica, acabou tirando a vida de um homem de 30 anos com uma facada. No caso, existem duas situações fáticas passíveis de repressão criminal. Responda, em relação a cada episódio: o Estado tem responsabilidade civil por atos praticados por presos foragidos? Responda em até 10 linhas.

 

João William, ex-vereador da capital gaúcha, pretende ajuizar queixa-crime contra certo Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul que teria postado, em sua conta pessoal no Facebook, o seguinte comentário:

“(...) eu, particularmente, sou a favor de um 'paredão' profilático para determinados entes... O João William, por exemplo, embora não valha a bala que o mate e o pano que limpe a lambança, não escaparia do paredão”.

O acusado reside em Porto Alegre/RS, de onde costuma efetuar suas postagens nas redes sociais.

Nesse cenário, indaga-se: de quem é a competência para processar e julgar a ação penal? Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.

 

O direito fundamental à liberdade de consciência, crença e culto confirma a adoção da laicidade do Estado pela Constituição Federal de 1988 que, não obstante, invoca a proteção de Deus no seu preâmbulo. Vários desdobramentos deste aparente paradoxo já foram enfrentados pelo STF a respeito da liberdade de crença. Sobre o tema, responda: 1) A referência a Deus no preâmbulo da CF se concilia com a liberdade assegurada constitucionalmente? Sendo positiva a resposta, de que forma?; 2) Um servidor público em estágio probatório pode se valer do direito de liberdade religiosa para pleitear à Administração Pública que sua carga horária de trabalho não coincida com os horários de exercício de sua crença, segundo as tradições da sua religião? Se sim, quais os limites da escusa de consciência? (Máximo 15 linhas).

 

A respeito do contrato de seguro, o art. 768 do Código Civil afasta o direito à garantia se o segurado agravar intencionalmente o risco. Como o STJ interpreta a aplicação dessa norma em relação aos seguros de vida e de dano? A exclusão securitária pela embriaguez do segurado, quando admitida, tem eficácia contra terceiro, vítima do sinistro? Responda em até 15 linhas.

 

Discorra sobre os princípios gerais dos títulos de crédito. (Máximo 15 linhas).

 

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 10.2021

(EMAGIS) Sobre o bem de família e sua penhora, avalie as assertivas que seguem.

I. A penhora é possível se o titular do bem de família não cumpre a obrigação decorrente de fiança que prestou em contrato de locação.

II. Para o STF, após a EC 26/2000, que incluiu a moradia entre os direitos sociais dispostos no artigo 6º da Constituição Federal, é inconstitucional a penhora do bem de família daquele que funcionou como fiador em contrato de locação.

III. Há divergência entre as Turmas do STF sobre a possibilidade de penhora do bem de família do fiador quando a fiança tenha sido prestada em contrato de locação de imóvel com fins comerciais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/BA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) Dino, pai de três filhos e atualmente em seu segundo casamento, resolveu adquirir um imóvel, em área nobre de Salvador, para com ele presentear o caçula, único filho da sua atual união conjugal.

A fim de evitar eventuais problemas com os outros dois filhos, tidos em casamento anterior, Dino decidiu fazer a seguinte operação negocial:

• vendeu um dos seus cinco imóveis e, com o dinheiro obtido, adquiriu o imóvel para o filho caçula; e

• colocou na escritura pública de venda e compra, de comum acordo com os vendedores do referido imóvel, o filho caçula como comprador do bem.

Alguns meses depois, os outros dois filhos tomaram conhecimento das transações realizadas e resolveram ajuizar ação judicial contra Dino, alegando que haviam sofrido prejuízos.

Nessa situação hipotética, conforme a sistemática legal dos defeitos e das invalidades dos negócios jurídicos, os dois filhos prejudicados deverão alegar, como fundamento jurídico do pedido, a ocorrência de

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) De acordo com o Código Civil, o casamento de quem ainda não atingiu dezesseis anos de idade é

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) Quando devedores solidários forem citados para compor o polo passivo da lide, na condição jurídica de terceiros, na hipótese de o credor exigir de um ou de alguns deles o pagamento da dívida comum, ter-se-á a figura processual


 

(EMAGIS) A respeito da sentença e da coisa julgada, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a ação rescisória, julgue os itens abaixo.

I. Em regra, cumpre ao autor da ação rescisória depositar a importância de cinco por cento sobre o valor da causa, que se converterá em multa caso a ação seja declarada inadmissível ou improcedente, contanto que à unanimidade de votos.

II. A exigência de depósito para o seu ajuizamento não se aplica à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios, às suas respectivas autarquias e fundações de direito público, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e aos que tenham obtido o benefício de gratuidade da justiça.

III. Não há limite expresso, em lei, para o valor do depósito a ser feito pelo autor da ação rescisória. No entanto, a doutrina e a jurisprudência têm reconhecido a possibilidade de limitá-lo, caso a caso, contanto que comprovada pelo autor a impossibilidade de arcar com o valor estipulado em lei.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) No que diz respeito à relação jurídica de consumo e às empresas operadoras de plano de saúde, assinale a opção INCORRETA:


 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90) sobre a internação, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) A respeito da prescrição da pretensão penal executória, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, com o desígnio de roubar o caminhão, o agente, para conseguir seu intento, mediante disparo de arma de fogo, produza o óbito do motorista e de sua acompanhante, logrando escapar com o veículo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre o crime previsto no artigo 305 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB – “Art. 305. Afastar-se o condutor do veículo do local do acidente, para fugir à responsabilidade penal ou civil que lhe possa ser atribuída”), marque a alternativa CORRETA.


 

(DPE/RS – Defensor Público – FCC – 2018) Inconformado com o fim do casamento que mantinha com Marisa, João passa a persegui-la todos os dias. Certo dia, sabendo que a ex-mulher iria a uma festa na casa de amigos, João invade o local e, ao avistar Marisa, nos fundos da casa, atira com seu revólver calibre 38. O disparo fere Marisa no braço esquerdo, de raspão, mas atinge letalmente Leonardo, que estava logo atrás da mulher no momento do disparo e não havia sido visto pelo atirador.

Nesse caso, é correto afirmar:

 

(MPE/GO – Promotor de Justiça – Reaplicação – 2019) A respeito da competência, de acordo com as Súmulas dos Tribunais Superiores é incorreto afirmar:

 

(EMAGIS) A respeito do indeferimento da prova pelo juiz no processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da disciplina na Lei de Execução Penal (LEP – Lei 7.210/1984) dos estabelecimentos penitenciários, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das medidas provisórias, sua disciplina constitucional, o magistério doutrinário a elas concernente e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SC – Juiz Substituto – CESPE – 2019) A respeito das constituições classificadas como semânticas, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Segundo a legislação e jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral, é incorreto afirmar:


 

(DP/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Considere que em 2 de janeiro de 2018, Vinhal Frodeno adquiriu veículo seminovo, mediante financiamento bancário, intermediado por correspondente bancário.
 
A respeito do contrato bancário e sua interpretação dada pelos Tribunais Superiores, analise as afirmativas a seguir.

I. É abusiva cláusula contratual que prevê a cobrança de ressarcimento de serviços prestados por terceiros, sem a especificação do serviço a ser efetivamente prestado.
II. Não é abusiva cláusula contratual que prevê o ressarcimento pelo consumidor da comissão do correspondente bancário.
III. Tendo sido o bem dado em alienação fiduciária em garantia, a cláusula contratual que prevê a remuneração do agente financeiro pela avaliação do bem não é abusiva.
IV. É abusiva cláusula contratual que imponha a contratação de seguro de proteção financeira.

Está correto o que se afirma em:

 

(EMAGIS) Assim dispõe o artigo 3º, §6º, do Decreto-lei 911/1969: “Na sentença que decretar a improcedência da ação de busca e apreensão, o juiz condenará o credor fiduciário ao pagamento de multa, em favor do devedor fiduciante, equivalente a cinqüenta por cento do valor originalmente financiado, devidamente atualizado, caso o bem já tenha sido alienado.”

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A multa prevista no dispositivo, tendo natureza de sanção, deve ter aplicação restritiva.

II. A multa prevista no dispositivo não se aplica, em regra, aos casos de extinção do processo sem julgamento do mérito.

III. O STJ desconstruiu sua jurisprudência anterior a passa a admitir a incidência da multa mesmo nos casos de extinção do processo sem julgamento do mérito.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito dos honorários advocatícios em execução fiscal, avalie as assertivas que seguem.

I. A desistência da execução fiscal, após o oferecimento dos embargos, não exime o exeqüente dos encargos da sucumbência.

II. A desistência da execução fiscal, após o oferecimento de exceção de pré-executividade, não exime o exeqüente dos encargos da sucumbência.

III. O cancelamento administrativo da CDA, ainda que após a apresentação de defesa pelo executado nos autos da execução fiscal, exime a exeqüente do pagamento de honorários.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do ‘cálculo por dentro’ e do ‘cálculo por fora’ do ICMS, avalie as assertivas que seguem.

I. É expressamente admitido pela Constituição Federal o ‘cálculo por dentro’ do ICMS nas operações de importação.

II. O STF veda o ‘cálculo por dentro’ do ICMS nas operações internas.

III. O ‘cálculo por fora’ do ICMS desconsidera, segundo o STF, que o valor do imposto cobrado é efetivamente recebido pelo contribuinte no pagamento pela mercadoria.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que autorize, dentro de áreas de preservação permanente (APPs), construções destinadas ao lazer com área de até 190 metros quadrados.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Será compatível com o Código Florestal a norma se vedar que tais construções contenham fossas sépticas ou outras fontes poluidoras.

II. Trata-se de lei formalmente inconstitucional.

III. Trata-se de lei materialmente inconstitucional.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam daquilo que se tem chamado de ‘crise da Lei’, como ocorrência verificada no quarto final do século XX, explorando também a repercussão dessa ocorrência no Direito Administrativo.

I . Tal fenômeno se caracteriza, dentre outros aspectos, pela manifesta incapacidade de o Poder Legislativo acompanhar tempestivamente a mudança e a complexidade que atingiram os mais variados domínios do direito.

II. A ‘crise da Lei’ tem conduzido ao reconhecimento de um espaço normativo virtuoso do Poder Executivo, que passa a dialogar com o Poder Legislativo no desenvolvimento das políticas públicas.

III. No contexto da ‘crise da Lei’ é que a jurisprudência da Suprema Corte norte-americana já rejeitou a necessidade da denominada “intelligible principle doctrine”, considerando que as delegações operadas por Lei não precisam prever parâmetros claros que direcionem a atuação normativa do Executivo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 13.934/2019, assinale a alternativa correta:


 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) O Município de Maxambomba pretende firmar contrato administrativo com pessoa jurídica de direito privado para a prestação, em seu proveito, de serviço de vigilância patrimonial. À luz da Lei nº 8.666/1993, analise as seguintes proposições e assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o poder normativo das agências reguladoras.

I. Enquadra-se como uma variedade de delegação, denominada pela doutrina de ‘deslegalização’.

II. A moderna Separação dos Poderes manteve, em relação à produção normativa do Estado, a centralização política-governamental no Poder Legislativo, que decidirá politicamente sobre a delegação e seus limites às Agências Reguladoras, fixando os preceitos básicos e as diretrizes.

III. Os regulamentos por elas emanados dirigem-se imediatamente aos agentes econômicos (produtores e consumidores) do respectivo setor; têm, portanto, a competência para disciplinar o respectivo setor da Economia, por meio da edição de regulamentos econômicos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta sobre a legitimidade ad causam do Ministério Público e a jurisprudência do STJ:


 

(EMAGIS) Acerca do processo civil coletivo, da legislação correlata e da jurisprudência dominante no âmbito do Superior Tribunal de Justiça (STJ), assinale a alternativa INCORRETA:


 

(DPE/SP – FCC – 2019) No que concerne à proteção de grupos vulneráveis pelo Direito Internacional dos Direitos Humanos,


 

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 10.2021

(EMAGIS) Sobre o bem de família e sua penhora, avalie as assertivas que seguem.

I. A penhora é possível se o titular do bem de família não cumpre a obrigação decorrente de fiança que prestou em contrato de locação.

II. Para o STF, após a EC 26/2000, que incluiu a moradia entre os direitos sociais dispostos no artigo 6º da Constituição Federal, é inconstitucional a penhora do bem de família daquele que funcionou como fiador em contrato de locação.

III. Há divergência entre as Turmas do STF sobre a possibilidade de penhora do bem de família do fiador quando a fiança tenha sido prestada em contrato de locação de imóvel com fins comerciais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/BA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) Dino, pai de três filhos e atualmente em seu segundo casamento, resolveu adquirir um imóvel, em área nobre de Salvador, para com ele presentear o caçula, único filho da sua atual união conjugal.

A fim de evitar eventuais problemas com os outros dois filhos, tidos em casamento anterior, Dino decidiu fazer a seguinte operação negocial:

• vendeu um dos seus cinco imóveis e, com o dinheiro obtido, adquiriu o imóvel para o filho caçula; e

• colocou na escritura pública de venda e compra, de comum acordo com os vendedores do referido imóvel, o filho caçula como comprador do bem.

Alguns meses depois, os outros dois filhos tomaram conhecimento das transações realizadas e resolveram ajuizar ação judicial contra Dino, alegando que haviam sofrido prejuízos.

Nessa situação hipotética, conforme a sistemática legal dos defeitos e das invalidades dos negócios jurídicos, os dois filhos prejudicados deverão alegar, como fundamento jurídico do pedido, a ocorrência de

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) De acordo com o Código Civil, o casamento de quem ainda não atingiu dezesseis anos de idade é

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) Quando devedores solidários forem citados para compor o polo passivo da lide, na condição jurídica de terceiros, na hipótese de o credor exigir de um ou de alguns deles o pagamento da dívida comum, ter-se-á a figura processual


 

(EMAGIS) A respeito da sentença e da coisa julgada, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a ação rescisória, julgue os itens abaixo.

I. Em regra, cumpre ao autor da ação rescisória depositar a importância de cinco por cento sobre o valor da causa, que se converterá em multa caso a ação seja declarada inadmissível ou improcedente, contanto que à unanimidade de votos.

II. A exigência de depósito para o seu ajuizamento não se aplica à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios, às suas respectivas autarquias e fundações de direito público, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e aos que tenham obtido o benefício de gratuidade da justiça.

III. Não há limite expresso, em lei, para o valor do depósito a ser feito pelo autor da ação rescisória. No entanto, a doutrina e a jurisprudência têm reconhecido a possibilidade de limitá-lo, caso a caso, contanto que comprovada pelo autor a impossibilidade de arcar com o valor estipulado em lei.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) Acerca do processo civil coletivo, da legislação correlata e da jurisprudência dominante no âmbito do Superior Tribunal de Justiça (STJ), assinale a alternativa INCORRETA:


 

(EMAGIS) No que diz respeito à relação jurídica de consumo e às empresas operadoras de plano de saúde, assinale a opção INCORRETA:


 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90) sobre a internação, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) A respeito da prescrição da pretensão penal executória, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, com o desígnio de roubar o caminhão, o agente, para conseguir seu intento, mediante disparo de arma de fogo, produza o óbito do motorista e de sua acompanhante, logrando escapar com o veículo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre o crime previsto no artigo 305 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB – “Art. 305. Afastar-se o condutor do veículo do local do acidente, para fugir à responsabilidade penal ou civil que lhe possa ser atribuída”), marque a alternativa CORRETA.


 

(DPE/RS – Defensor Público – FCC – 2018) Inconformado com o fim do casamento que mantinha com Marisa, João passa a persegui-la todos os dias. Certo dia, sabendo que a ex-mulher iria a uma festa na casa de amigos, João invade o local e, ao avistar Marisa, nos fundos da casa, atira com seu revólver calibre 38. O disparo fere Marisa no braço esquerdo, de raspão, mas atinge letalmente Leonardo, que estava logo atrás da mulher no momento do disparo e não havia sido visto pelo atirador.

Nesse caso, é correto afirmar:

 

(MPE/GO – Promotor de Justiça – Reaplicação – 2019) A respeito da competência, de acordo com as Súmulas dos Tribunais Superiores é incorreto afirmar:

 

(EMAGIS) A respeito do indeferimento da prova pelo juiz no processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da disciplina na Lei de Execução Penal (LEP – Lei 7.210/1984) dos estabelecimentos penitenciários, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das medidas provisórias, sua disciplina constitucional, o magistério doutrinário a elas concernente e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SC – Juiz Substituto – CESPE – 2019) A respeito das constituições classificadas como semânticas, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(DPE/SP – FCC – 2019) No que concerne à proteção de grupos vulneráveis pelo Direito Internacional dos Direitos Humanos,


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam daquilo que se tem chamado de ‘crise da Lei’, como ocorrência verificada no quarto final do século XX, explorando também a repercussão dessa ocorrência no Direito Administrativo.

I . Tal fenômeno se caracteriza, dentre outros aspectos, pela manifesta incapacidade de o Poder Legislativo acompanhar tempestivamente a mudança e a complexidade que atingiram os mais variados domínios do direito.

II. A ‘crise da Lei’ tem conduzido ao reconhecimento de um espaço normativo virtuoso do Poder Executivo, que passa a dialogar com o Poder Legislativo no desenvolvimento das políticas públicas.

III. No contexto da ‘crise da Lei’ é que a jurisprudência da Suprema Corte norte-americana já rejeitou a necessidade da denominada “intelligible principle doctrine”, considerando que as delegações operadas por Lei não precisam prever parâmetros claros que direcionem a atuação normativa do Executivo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 13.934/2019, assinale a alternativa correta:


 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) O Município de Maxambomba pretende firmar contrato administrativo com pessoa jurídica de direito privado para a prestação, em seu proveito, de serviço de vigilância patrimonial. À luz da Lei nº 8.666/1993, analise as seguintes proposições e assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o poder normativo das agências reguladoras.

I. Enquadra-se como uma variedade de delegação, denominada pela doutrina de ‘deslegalização’.

II. A moderna Separação dos Poderes manteve, em relação à produção normativa do Estado, a centralização política-governamental no Poder Legislativo, que decidirá politicamente sobre a delegação e seus limites às Agências Reguladoras, fixando os preceitos básicos e as diretrizes.

III. Os regulamentos por elas emanados dirigem-se imediatamente aos agentes econômicos (produtores e consumidores) do respectivo setor; têm, portanto, a competência para disciplinar o respectivo setor da Economia, por meio da edição de regulamentos econômicos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Segundo a legislação e jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral, é incorreto afirmar:


 

(DP/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Considere que em 2 de janeiro de 2018, Vinhal Frodeno adquiriu veículo seminovo, mediante financiamento bancário, intermediado por correspondente bancário.
 
A respeito do contrato bancário e sua interpretação dada pelos Tribunais Superiores, analise as afirmativas a seguir.

I. É abusiva cláusula contratual que prevê a cobrança de ressarcimento de serviços prestados por terceiros, sem a especificação do serviço a ser efetivamente prestado.
II. Não é abusiva cláusula contratual que prevê o ressarcimento pelo consumidor da comissão do correspondente bancário.
III. Tendo sido o bem dado em alienação fiduciária em garantia, a cláusula contratual que prevê a remuneração do agente financeiro pela avaliação do bem não é abusiva.
IV. É abusiva cláusula contratual que imponha a contratação de seguro de proteção financeira.

Está correto o que se afirma em:

 

(EMAGIS) Assim dispõe o artigo 3º, §6º, do Decreto-lei 911/1969: “Na sentença que decretar a improcedência da ação de busca e apreensão, o juiz condenará o credor fiduciário ao pagamento de multa, em favor do devedor fiduciante, equivalente a cinqüenta por cento do valor originalmente financiado, devidamente atualizado, caso o bem já tenha sido alienado.”

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A multa prevista no dispositivo, tendo natureza de sanção, deve ter aplicação restritiva.

II. A multa prevista no dispositivo não se aplica, em regra, aos casos de extinção do processo sem julgamento do mérito.

III. O STJ desconstruiu sua jurisprudência anterior a passa a admitir a incidência da multa mesmo nos casos de extinção do processo sem julgamento do mérito.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito dos honorários advocatícios em execução fiscal, avalie as assertivas que seguem.

I. A desistência da execução fiscal, após o oferecimento dos embargos, não exime o exeqüente dos encargos da sucumbência.

II. A desistência da execução fiscal, após o oferecimento de exceção de pré-executividade, não exime o exeqüente dos encargos da sucumbência.

III. O cancelamento administrativo da CDA, ainda que após a apresentação de defesa pelo executado nos autos da execução fiscal, exime a exeqüente do pagamento de honorários.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do ‘cálculo por dentro’ e do ‘cálculo por fora’ do ICMS, avalie as assertivas que seguem.

I. É expressamente admitido pela Constituição Federal o ‘cálculo por dentro’ do ICMS nas operações de importação.

II. O STF veda o ‘cálculo por dentro’ do ICMS nas operações internas.

III. O ‘cálculo por fora’ do ICMS desconsidera, segundo o STF, que o valor do imposto cobrado é efetivamente recebido pelo contribuinte no pagamento pela mercadoria.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que autorize, dentro de áreas de preservação permanente (APPs), construções destinadas ao lazer com área de até 190 metros quadrados.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Será compatível com o Código Florestal a norma se vedar que tais construções contenham fossas sépticas ou outras fontes poluidoras.

II. Trata-se de lei formalmente inconstitucional.

III. Trata-se de lei materialmente inconstitucional.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta sobre a legitimidade ad causam do Ministério Público e a jurisprudência do STJ:


 

(DPE/AM – FCC – 2018) O modelo de assistência judiciária gratuita adotado pela Constituição Federal vigente no país denomina-se


 

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 10.2021

(EMAGIS) Sobre o bem de família e sua penhora, avalie as assertivas que seguem.

I. A penhora é possível se o titular do bem de família não cumpre a obrigação decorrente de fiança que prestou em contrato de locação.

II. Para o STF, após a EC 26/2000, que incluiu a moradia entre os direitos sociais dispostos no artigo 6º da Constituição Federal, é inconstitucional a penhora do bem de família daquele que funcionou como fiador em contrato de locação.

III. Há divergência entre as Turmas do STF sobre a possibilidade de penhora do bem de família do fiador quando a fiança tenha sido prestada em contrato de locação de imóvel com fins comerciais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/BA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) Dino, pai de três filhos e atualmente em seu segundo casamento, resolveu adquirir um imóvel, em área nobre de Salvador, para com ele presentear o caçula, único filho da sua atual união conjugal.

A fim de evitar eventuais problemas com os outros dois filhos, tidos em casamento anterior, Dino decidiu fazer a seguinte operação negocial:

• vendeu um dos seus cinco imóveis e, com o dinheiro obtido, adquiriu o imóvel para o filho caçula; e

• colocou na escritura pública de venda e compra, de comum acordo com os vendedores do referido imóvel, o filho caçula como comprador do bem.

Alguns meses depois, os outros dois filhos tomaram conhecimento das transações realizadas e resolveram ajuizar ação judicial contra Dino, alegando que haviam sofrido prejuízos.

Nessa situação hipotética, conforme a sistemática legal dos defeitos e das invalidades dos negócios jurídicos, os dois filhos prejudicados deverão alegar, como fundamento jurídico do pedido, a ocorrência de

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) De acordo com o Código Civil, o casamento de quem ainda não atingiu dezesseis anos de idade é

 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) Quando devedores solidários forem citados para compor o polo passivo da lide, na condição jurídica de terceiros, na hipótese de o credor exigir de um ou de alguns deles o pagamento da dívida comum, ter-se-á a figura processual


 

(EMAGIS) A respeito da sentença e da coisa julgada, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a ação rescisória, julgue os itens abaixo.

I. Em regra, cumpre ao autor da ação rescisória depositar a importância de cinco por cento sobre o valor da causa, que se converterá em multa caso a ação seja declarada inadmissível ou improcedente, contanto que à unanimidade de votos.

II. A exigência de depósito para o seu ajuizamento não se aplica à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios, às suas respectivas autarquias e fundações de direito público, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e aos que tenham obtido o benefício de gratuidade da justiça.

III. Não há limite expresso, em lei, para o valor do depósito a ser feito pelo autor da ação rescisória. No entanto, a doutrina e a jurisprudência têm reconhecido a possibilidade de limitá-lo, caso a caso, contanto que comprovada pelo autor a impossibilidade de arcar com o valor estipulado em lei.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) No que diz respeito à relação jurídica de consumo e às empresas operadoras de plano de saúde, assinale a opção INCORRETA:


 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90) sobre a internação, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) A respeito da prescrição da pretensão penal executória, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, com o desígnio de roubar o caminhão, o agente, para conseguir seu intento, mediante disparo de arma de fogo, produza o óbito do motorista e de sua acompanhante, logrando escapar com o veículo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre o crime previsto no artigo 305 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB – “Art. 305. Afastar-se o condutor do veículo do local do acidente, para fugir à responsabilidade penal ou civil que lhe possa ser atribuída”), marque a alternativa CORRETA.


 

(DPE/RS – Defensor Público – FCC – 2018) Inconformado com o fim do casamento que mantinha com Marisa, João passa a persegui-la todos os dias. Certo dia, sabendo que a ex-mulher iria a uma festa na casa de amigos, João invade o local e, ao avistar Marisa, nos fundos da casa, atira com seu revólver calibre 38. O disparo fere Marisa no braço esquerdo, de raspão, mas atinge letalmente Leonardo, que estava logo atrás da mulher no momento do disparo e não havia sido visto pelo atirador.

Nesse caso, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Julgue os itens a seguir expostos.

I. Segundo o STJ, não se aplica o princípio da insignificância a casos de transmissão clandestina de sinal de internet via radiofrequência, que caracteriza o fato típico previsto no art. 183 da Lei 9.472/1997.

II. Antes de passar em julgado a sentença final, a prescrição não corre na pendência de embargos de declaração ou de recursos aos Tribunais Superiores, quando inadmissíveis, e enquanto não cumprido ou não rescindido o acordo de não persecução penal.

III. O crime de estelionato praticado contra a Caixa Econômica Federal sujeita-se a ação penal pública incondicionada.

Estão corretos somente os itens:

 

(MPE/GO – Promotor de Justiça – Reaplicação – 2019) A respeito da competência, de acordo com as Súmulas dos Tribunais Superiores é incorreto afirmar:

 

(EMAGIS) A respeito do indeferimento da prova pelo juiz no processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da disciplina na Lei de Execução Penal (LEP – Lei 7.210/1984) dos estabelecimentos penitenciários, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das medidas provisórias, sua disciplina constitucional, o magistério doutrinário a elas concernente e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SC – Juiz Substituto – CESPE – 2019) A respeito das constituições classificadas como semânticas, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Segundo a legislação e jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral, é incorreto afirmar:


 

(DP/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Considere que em 2 de janeiro de 2018, Vinhal Frodeno adquiriu veículo seminovo, mediante financiamento bancário, intermediado por correspondente bancário.
 
A respeito do contrato bancário e sua interpretação dada pelos Tribunais Superiores, analise as afirmativas a seguir.

I. É abusiva cláusula contratual que prevê a cobrança de ressarcimento de serviços prestados por terceiros, sem a especificação do serviço a ser efetivamente prestado.
II. Não é abusiva cláusula contratual que prevê o ressarcimento pelo consumidor da comissão do correspondente bancário.
III. Tendo sido o bem dado em alienação fiduciária em garantia, a cláusula contratual que prevê a remuneração do agente financeiro pela avaliação do bem não é abusiva.
IV. É abusiva cláusula contratual que imponha a contratação de seguro de proteção financeira.

Está correto o que se afirma em:

 

(EMAGIS) Assim dispõe o artigo 3º, §6º, do Decreto-lei 911/1969: “Na sentença que decretar a improcedência da ação de busca e apreensão, o juiz condenará o credor fiduciário ao pagamento de multa, em favor do devedor fiduciante, equivalente a cinqüenta por cento do valor originalmente financiado, devidamente atualizado, caso o bem já tenha sido alienado.”

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A multa prevista no dispositivo, tendo natureza de sanção, deve ter aplicação restritiva.

II. A multa prevista no dispositivo não se aplica, em regra, aos casos de extinção do processo sem julgamento do mérito.

III. O STJ desconstruiu sua jurisprudência anterior a passa a admitir a incidência da multa mesmo nos casos de extinção do processo sem julgamento do mérito.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito dos honorários advocatícios em execução fiscal, avalie as assertivas que seguem.

I. A desistência da execução fiscal, após o oferecimento dos embargos, não exime o exeqüente dos encargos da sucumbência.

II. A desistência da execução fiscal, após o oferecimento de exceção de pré-executividade, não exime o exeqüente dos encargos da sucumbência.

III. O cancelamento administrativo da CDA, ainda que após a apresentação de defesa pelo executado nos autos da execução fiscal, exime a exeqüente do pagamento de honorários.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do ‘cálculo por dentro’ e do ‘cálculo por fora’ do ICMS, avalie as assertivas que seguem.

I. É expressamente admitido pela Constituição Federal o ‘cálculo por dentro’ do ICMS nas operações de importação.

II. O STF veda o ‘cálculo por dentro’ do ICMS nas operações internas.

III. O ‘cálculo por fora’ do ICMS desconsidera, segundo o STF, que o valor do imposto cobrado é efetivamente recebido pelo contribuinte no pagamento pela mercadoria.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as contribuições sociais COFINS e PIS, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que autorize, dentro de áreas de preservação permanente (APPs), construções destinadas ao lazer com área de até 190 metros quadrados.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Será compatível com o Código Florestal a norma se vedar que tais construções contenham fossas sépticas ou outras fontes poluidoras.

II. Trata-se de lei formalmente inconstitucional.

III. Trata-se de lei materialmente inconstitucional.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam daquilo que se tem chamado de ‘crise da Lei’, como ocorrência verificada no quarto final do século XX, explorando também a repercussão dessa ocorrência no Direito Administrativo.

I . Tal fenômeno se caracteriza, dentre outros aspectos, pela manifesta incapacidade de o Poder Legislativo acompanhar tempestivamente a mudança e a complexidade que atingiram os mais variados domínios do direito.

II. A ‘crise da Lei’ tem conduzido ao reconhecimento de um espaço normativo virtuoso do Poder Executivo, que passa a dialogar com o Poder Legislativo no desenvolvimento das políticas públicas.

III. No contexto da ‘crise da Lei’ é que a jurisprudência da Suprema Corte norte-americana já rejeitou a necessidade da denominada “intelligible principle doctrine”, considerando que as delegações operadas por Lei não precisam prever parâmetros claros que direcionem a atuação normativa do Executivo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 13.934/2019, assinale a alternativa correta:


 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) O Município de Maxambomba pretende firmar contrato administrativo com pessoa jurídica de direito privado para a prestação, em seu proveito, de serviço de vigilância patrimonial. À luz da Lei nº 8.666/1993, analise as seguintes proposições e assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o poder normativo das agências reguladoras.

I. Enquadra-se como uma variedade de delegação, denominada pela doutrina de ‘deslegalização’.

II. A moderna Separação dos Poderes manteve, em relação à produção normativa do Estado, a centralização política-governamental no Poder Legislativo, que decidirá politicamente sobre a delegação e seus limites às Agências Reguladoras, fixando os preceitos básicos e as diretrizes.

III. Os regulamentos por elas emanados dirigem-se imediatamente aos agentes econômicos (produtores e consumidores) do respectivo setor; têm, portanto, a competência para disciplinar o respectivo setor da Economia, por meio da edição de regulamentos econômicos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o “community rating”, o mecanismo da “seleção adversa”, o “mutualismo” e a “solidariedade intergeracional”, marque a correta:


 

(EMAGIS) Com relação à seguridade social, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Um dos objetivos da seguridade social é a diversidade da base de financiamento, identificando-se, em rubricas contábeis específicas para cada área, as receitas e as despesas vinculadas a ações de saúde, previdência e assistência social, preservado o caráter contributivo da previdência social.

II. A aposentadoria concedida com a utilização de tempo de contribuição decorrente de cargo, emprego ou função pública, inclusive do Regime Geral de Previdência Social, acarretará o rompimento do vínculo que gerou o referido tempo de contribuição.

III. A proibição de retrocesso, também chamada de efeito cliquet, tem sido prestigiada pelo STF em matéria de direitos previdenciários.

IV. A majoração do coeficiente do benefício da pensão por morte, operada pela Lei 9.032/1995, é aplicável também a pensões por morte concedidas anteriormente à sua vigência, em observância ao princípio da isonomia e da aplicabilidade imediata da nova lei mais benéfica.

 

(DPE/SP – FCC – 2019) No que concerne à proteção de grupos vulneráveis pelo Direito Internacional dos Direitos Humanos,


 

(EMAGIS) A respeito da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, assinada em Nova Iorque em 30/03/2007, marque a alternativa CORRETA.


 

Objetivas DPF - Rodada 10.2021

(EMAGIS) A respeito da prescrição da pretensão penal executória, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, com o desígnio de roubar o caminhão, o agente, para conseguir seu intento, mediante disparo de arma de fogo, produza o óbito do motorista e de sua acompanhante, logrando escapar com o veículo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre o crime previsto no artigo 305 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB – “Art. 305. Afastar-se o condutor do veículo do local do acidente, para fugir à responsabilidade penal ou civil que lhe possa ser atribuída”), marque a alternativa CORRETA.


 

(DPE/RS – Defensor Público – FCC – 2018) Inconformado com o fim do casamento que mantinha com Marisa, João passa a persegui-la todos os dias. Certo dia, sabendo que a ex-mulher iria a uma festa na casa de amigos, João invade o local e, ao avistar Marisa, nos fundos da casa, atira com seu revólver calibre 38. O disparo fere Marisa no braço esquerdo, de raspão, mas atinge letalmente Leonardo, que estava logo atrás da mulher no momento do disparo e não havia sido visto pelo atirador.

Nesse caso, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Julgue os itens a seguir expostos.

I. Segundo o STJ, não se aplica o princípio da insignificância a casos de transmissão clandestina de sinal de internet via radiofrequência, que caracteriza o fato típico previsto no art. 183 da Lei 9.472/1997.

II. Antes de passar em julgado a sentença final, a prescrição não corre na pendência de embargos de declaração ou de recursos aos Tribunais Superiores, quando inadmissíveis, e enquanto não cumprido ou não rescindido o acordo de não persecução penal.

III. O crime de estelionato praticado contra a Caixa Econômica Federal sujeita-se a ação penal pública incondicionada.

Estão corretos somente os itens:

 

(MPE/GO – Promotor de Justiça – Reaplicação – 2019) A respeito da competência, de acordo com as Súmulas dos Tribunais Superiores é incorreto afirmar:

 

(EMAGIS) A respeito do indeferimento da prova pelo juiz no processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da disciplina na Lei de Execução Penal (LEP – Lei 7.210/1984) dos estabelecimentos penitenciários, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das medidas provisórias, sua disciplina constitucional, o magistério doutrinário a elas concernente e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SC – Juiz Substituto – CESPE – 2019) A respeito das constituições classificadas como semânticas, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam daquilo que se tem chamado de ‘crise da Lei’, como ocorrência verificada no quarto final do século XX, explorando também a repercussão dessa ocorrência no Direito Administrativo.

I . Tal fenômeno se caracteriza, dentre outros aspectos, pela manifesta incapacidade de o Poder Legislativo acompanhar tempestivamente a mudança e a complexidade que atingiram os mais variados domínios do direito.

II. A ‘crise da Lei’ tem conduzido ao reconhecimento de um espaço normativo virtuoso do Poder Executivo, que passa a dialogar com o Poder Legislativo no desenvolvimento das políticas públicas.

III. No contexto da ‘crise da Lei’ é que a jurisprudência da Suprema Corte norte-americana já rejeitou a necessidade da denominada “intelligible principle doctrine”, considerando que as delegações operadas por Lei não precisam prever parâmetros claros que direcionem a atuação normativa do Executivo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 13.934/2019, assinale a alternativa correta:


 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) O Município de Maxambomba pretende firmar contrato administrativo com pessoa jurídica de direito privado para a prestação, em seu proveito, de serviço de vigilância patrimonial. À luz da Lei nº 8.666/1993, analise as seguintes proposições e assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o poder normativo das agências reguladoras.

I. Enquadra-se como uma variedade de delegação, denominada pela doutrina de ‘deslegalização’.

II. A moderna Separação dos Poderes manteve, em relação à produção normativa do Estado, a centralização política-governamental no Poder Legislativo, que decidirá politicamente sobre a delegação e seus limites às Agências Reguladoras, fixando os preceitos básicos e as diretrizes.

III. Os regulamentos por elas emanados dirigem-se imediatamente aos agentes econômicos (produtores e consumidores) do respectivo setor; têm, portanto, a competência para disciplinar o respectivo setor da Economia, por meio da edição de regulamentos econômicos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o bem de família e sua penhora, avalie as assertivas que seguem.

I. A penhora é possível se o titular do bem de família não cumpre a obrigação decorrente de fiança que prestou em contrato de locação.

II. Para o STF, após a EC 26/2000, que incluiu a moradia entre os direitos sociais dispostos no artigo 6º da Constituição Federal, é inconstitucional a penhora do bem de família daquele que funcionou como fiador em contrato de locação.

III. Há divergência entre as Turmas do STF sobre a possibilidade de penhora do bem de família do fiador quando a fiança tenha sido prestada em contrato de locação de imóvel com fins comerciais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/BA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) Dino, pai de três filhos e atualmente em seu segundo casamento, resolveu adquirir um imóvel, em área nobre de Salvador, para com ele presentear o caçula, único filho da sua atual união conjugal.

A fim de evitar eventuais problemas com os outros dois filhos, tidos em casamento anterior, Dino decidiu fazer a seguinte operação negocial:

• vendeu um dos seus cinco imóveis e, com o dinheiro obtido, adquiriu o imóvel para o filho caçula; e

• colocou na escritura pública de venda e compra, de comum acordo com os vendedores do referido imóvel, o filho caçula como comprador do bem.

Alguns meses depois, os outros dois filhos tomaram conhecimento das transações realizadas e resolveram ajuizar ação judicial contra Dino, alegando que haviam sofrido prejuízos.

Nessa situação hipotética, conforme a sistemática legal dos defeitos e das invalidades dos negócios jurídicos, os dois filhos prejudicados deverão alegar, como fundamento jurídico do pedido, a ocorrência de

 

(DP/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Considere que em 2 de janeiro de 2018, Vinhal Frodeno adquiriu veículo seminovo, mediante financiamento bancário, intermediado por correspondente bancário.
 
A respeito do contrato bancário e sua interpretação dada pelos Tribunais Superiores, analise as afirmativas a seguir.

I. É abusiva cláusula contratual que prevê a cobrança de ressarcimento de serviços prestados por terceiros, sem a especificação do serviço a ser efetivamente prestado.
II. Não é abusiva cláusula contratual que prevê o ressarcimento pelo consumidor da comissão do correspondente bancário.
III. Tendo sido o bem dado em alienação fiduciária em garantia, a cláusula contratual que prevê a remuneração do agente financeiro pela avaliação do bem não é abusiva.
IV. É abusiva cláusula contratual que imponha a contratação de seguro de proteção financeira.

Está correto o que se afirma em:

 

(EMAGIS) Assim dispõe o artigo 3º, §6º, do Decreto-lei 911/1969: “Na sentença que decretar a improcedência da ação de busca e apreensão, o juiz condenará o credor fiduciário ao pagamento de multa, em favor do devedor fiduciante, equivalente a cinqüenta por cento do valor originalmente financiado, devidamente atualizado, caso o bem já tenha sido alienado.”

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A multa prevista no dispositivo, tendo natureza de sanção, deve ter aplicação restritiva.

II. A multa prevista no dispositivo não se aplica, em regra, aos casos de extinção do processo sem julgamento do mérito.

III. O STJ desconstruiu sua jurisprudência anterior a passa a admitir a incidência da multa mesmo nos casos de extinção do processo sem julgamento do mérito.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(PGE/AP – Procurador do Estado – FCC – 2018) Quando devedores solidários forem citados para compor o polo passivo da lide, na condição jurídica de terceiros, na hipótese de o credor exigir de um ou de alguns deles o pagamento da dívida comum, ter-se-á a figura processual


 

(EMAGIS) A respeito da sentença e da coisa julgada, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a ação rescisória, julgue os itens abaixo.

I. Em regra, cumpre ao autor da ação rescisória depositar a importância de cinco por cento sobre o valor da causa, que se converterá em multa caso a ação seja declarada inadmissível ou improcedente, contanto que à unanimidade de votos.

II. A exigência de depósito para o seu ajuizamento não se aplica à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios, às suas respectivas autarquias e fundações de direito público, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e aos que tenham obtido o benefício de gratuidade da justiça.

III. Não há limite expresso, em lei, para o valor do depósito a ser feito pelo autor da ação rescisória. No entanto, a doutrina e a jurisprudência têm reconhecido a possibilidade de limitá-lo, caso a caso, contanto que comprovada pelo autor a impossibilidade de arcar com o valor estipulado em lei.

Estão corretos somente os itens:


 

(EMAGIS) A respeito da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, assinada em Nova Iorque em 30/03/2007, marque a alternativa CORRETA.


 

(DPE/SP – FCC – 2019) No que concerne à proteção de grupos vulneráveis pelo Direito Internacional dos Direitos Humanos,


 

(EMAGIS) Com relação à seguridade social, julgue os itens abaixo e aponte a alternativa apropriada.

I. Um dos objetivos da seguridade social é a diversidade da base de financiamento, identificando-se, em rubricas contábeis específicas para cada área, as receitas e as despesas vinculadas a ações de saúde, previdência e assistência social, preservado o caráter contributivo da previdência social.

II. A aposentadoria concedida com a utilização de tempo de contribuição decorrente de cargo, emprego ou função pública, inclusive do Regime Geral de Previdência Social, acarretará o rompimento do vínculo que gerou o referido tempo de contribuição.

III. A proibição de retrocesso, também chamada de efeito cliquet, tem sido prestigiada pelo STF em matéria de direitos previdenciários.

IV. A majoração do coeficiente do benefício da pensão por morte, operada pela Lei 9.032/1995, é aplicável também a pensões por morte concedidas anteriormente à sua vigência, em observância ao princípio da isonomia e da aplicabilidade imediata da nova lei mais benéfica.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam das vedações constitucionais em matéria orçamentária e também da jurisprudência do STF a elas concernente. Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito dos honorários advocatícios em execução fiscal, avalie as assertivas que seguem.

I. A desistência da execução fiscal, após o oferecimento dos embargos, não exime o exeqüente dos encargos da sucumbência.

II. A desistência da execução fiscal, após o oferecimento de exceção de pré-executividade, não exime o exeqüente dos encargos da sucumbência.

III. O cancelamento administrativo da CDA, ainda que após a apresentação de defesa pelo executado nos autos da execução fiscal, exime a exeqüente do pagamento de honorários.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as contribuições sociais COFINS e PIS, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas Delegado - Rodada 10.2021

(EMAGIS) A respeito da prescrição da pretensão penal executória, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, com o desígnio de roubar o caminhão, o agente, para conseguir seu intento, mediante disparo de arma de fogo, produza o óbito do motorista e de sua acompanhante, logrando escapar com o veículo.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre o crime previsto no artigo 305 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB – “Art. 305. Afastar-se o condutor do veículo do local do acidente, para fugir à responsabilidade penal ou civil que lhe possa ser atribuída”), marque a alternativa CORRETA.


 

(DPE/RS – Defensor Público – FCC – 2018) Inconformado com o fim do casamento que mantinha com Marisa, João passa a persegui-la todos os dias. Certo dia, sabendo que a ex-mulher iria a uma festa na casa de amigos, João invade o local e, ao avistar Marisa, nos fundos da casa, atira com seu revólver calibre 38. O disparo fere Marisa no braço esquerdo, de raspão, mas atinge letalmente Leonardo, que estava logo atrás da mulher no momento do disparo e não havia sido visto pelo atirador.

Nesse caso, é correto afirmar:

 

(MPE/GO – Promotor de Justiça – Reaplicação – 2019) A respeito da competência, de acordo com as Súmulas dos Tribunais Superiores é incorreto afirmar:

 

(EMAGIS) A respeito do indeferimento da prova pelo juiz no processo penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da disciplina na Lei de Execução Penal (LEP – Lei 7.210/1984) dos estabelecimentos penitenciários, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o bem de família e sua penhora, avalie as assertivas que seguem.

I. A penhora é possível se o titular do bem de família não cumpre a obrigação decorrente de fiança que prestou em contrato de locação.

II. Para o STF, após a EC 26/2000, que incluiu a moradia entre os direitos sociais dispostos no artigo 6º da Constituição Federal, é inconstitucional a penhora do bem de família daquele que funcionou como fiador em contrato de locação.

III. Há divergência entre as Turmas do STF sobre a possibilidade de penhora do bem de família do fiador quando a fiança tenha sido prestada em contrato de locação de imóvel com fins comerciais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/BA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) Dino, pai de três filhos e atualmente em seu segundo casamento, resolveu adquirir um imóvel, em área nobre de Salvador, para com ele presentear o caçula, único filho da sua atual união conjugal.

A fim de evitar eventuais problemas com os outros dois filhos, tidos em casamento anterior, Dino decidiu fazer a seguinte operação negocial:

• vendeu um dos seus cinco imóveis e, com o dinheiro obtido, adquiriu o imóvel para o filho caçula; e

• colocou na escritura pública de venda e compra, de comum acordo com os vendedores do referido imóvel, o filho caçula como comprador do bem.

Alguns meses depois, os outros dois filhos tomaram conhecimento das transações realizadas e resolveram ajuizar ação judicial contra Dino, alegando que haviam sofrido prejuízos.

Nessa situação hipotética, conforme a sistemática legal dos defeitos e das invalidades dos negócios jurídicos, os dois filhos prejudicados deverão alegar, como fundamento jurídico do pedido, a ocorrência de

 

(EMAGIS) A respeito das medidas provisórias, sua disciplina constitucional, o magistério doutrinário a elas concernente e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SC – Juiz Substituto – CESPE – 2019) A respeito das constituições classificadas como semânticas, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam daquilo que se tem chamado de ‘crise da Lei’, como ocorrência verificada no quarto final do século XX, explorando também a repercussão dessa ocorrência no Direito Administrativo.

I . Tal fenômeno se caracteriza, dentre outros aspectos, pela manifesta incapacidade de o Poder Legislativo acompanhar tempestivamente a mudança e a complexidade que atingiram os mais variados domínios do direito.

II. A ‘crise da Lei’ tem conduzido ao reconhecimento de um espaço normativo virtuoso do Poder Executivo, que passa a dialogar com o Poder Legislativo no desenvolvimento das políticas públicas.

III. No contexto da ‘crise da Lei’ é que a jurisprudência da Suprema Corte norte-americana já rejeitou a necessidade da denominada “intelligible principle doctrine”, considerando que as delegações operadas por Lei não precisam prever parâmetros claros que direcionem a atuação normativa do Executivo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei 13.934/2019, assinale a alternativa correta:


 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) O Município de Maxambomba pretende firmar contrato administrativo com pessoa jurídica de direito privado para a prestação, em seu proveito, de serviço de vigilância patrimonial. À luz da Lei nº 8.666/1993, analise as seguintes proposições e assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o poder normativo das agências reguladoras.

I. Enquadra-se como uma variedade de delegação, denominada pela doutrina de ‘deslegalização’.

II. A moderna Separação dos Poderes manteve, em relação à produção normativa do Estado, a centralização política-governamental no Poder Legislativo, que decidirá politicamente sobre a delegação e seus limites às Agências Reguladoras, fixando os preceitos básicos e as diretrizes.

III. Os regulamentos por elas emanados dirigem-se imediatamente aos agentes econômicos (produtores e consumidores) do respectivo setor; têm, portanto, a competência para disciplinar o respectivo setor da Economia, por meio da edição de regulamentos econômicos.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90) sobre a internação, assinale a alternativa correta:


 

(DP/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Considere que em 2 de janeiro de 2018, Vinhal Frodeno adquiriu veículo seminovo, mediante financiamento bancário, intermediado por correspondente bancário.
 
A respeito do contrato bancário e sua interpretação dada pelos Tribunais Superiores, analise as afirmativas a seguir.

I. É abusiva cláusula contratual que prevê a cobrança de ressarcimento de serviços prestados por terceiros, sem a especificação do serviço a ser efetivamente prestado.
II. Não é abusiva cláusula contratual que prevê o ressarcimento pelo consumidor da comissão do correspondente bancário.
III. Tendo sido o bem dado em alienação fiduciária em garantia, a cláusula contratual que prevê a remuneração do agente financeiro pela avaliação do bem não é abusiva.
IV. É abusiva cláusula contratual que imponha a contratação de seguro de proteção financeira.

Está correto o que se afirma em:

 

(EMAGIS) Assim dispõe o artigo 3º, §6º, do Decreto-lei 911/1969: “Na sentença que decretar a improcedência da ação de busca e apreensão, o juiz condenará o credor fiduciário ao pagamento de multa, em favor do devedor fiduciante, equivalente a cinqüenta por cento do valor originalmente financiado, devidamente atualizado, caso o bem já tenha sido alienado.”

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. A multa prevista no dispositivo, tendo natureza de sanção, deve ter aplicação restritiva.

II. A multa prevista no dispositivo não se aplica, em regra, aos casos de extinção do processo sem julgamento do mérito.

III. O STJ desconstruiu sua jurisprudência anterior a passa a admitir a incidência da multa mesmo nos casos de extinção do processo sem julgamento do mérito.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Segundo a legislação e jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral, é incorreto afirmar:


 

(DPE/SP – FCC – 2019) No que concerne à proteção de grupos vulneráveis pelo Direito Internacional dos Direitos Humanos,


 

(EMAGIS) No que diz respeito à relação jurídica de consumo e às empresas operadoras de plano de saúde, assinale a opção INCORRETA:


 

(EMAGIS) A respeito dos honorários advocatícios em execução fiscal, avalie as assertivas que seguem.

I. A desistência da execução fiscal, após o oferecimento dos embargos, não exime o exeqüente dos encargos da sucumbência.

II. A desistência da execução fiscal, após o oferecimento de exceção de pré-executividade, não exime o exeqüente dos encargos da sucumbência.

III. O cancelamento administrativo da CDA, ainda que após a apresentação de defesa pelo executado nos autos da execução fiscal, exime a exeqüente do pagamento de honorários.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do ‘cálculo por dentro’ e do ‘cálculo por fora’ do ICMS, avalie as assertivas que seguem.

I. É expressamente admitido pela Constituição Federal o ‘cálculo por dentro’ do ICMS nas operações de importação.

II. O STF veda o ‘cálculo por dentro’ do ICMS nas operações internas.

III. O ‘cálculo por fora’ do ICMS desconsidera, segundo o STF, que o valor do imposto cobrado é efetivamente recebido pelo contribuinte no pagamento pela mercadoria.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere lei estadual que autorize, dentro de áreas de preservação permanente (APPs), construções destinadas ao lazer com área de até 190 metros quadrados.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Será compatível com o Código Florestal a norma se vedar que tais construções contenham fossas sépticas ou outras fontes poluidoras.

II. Trata-se de lei formalmente inconstitucional.

III. Trata-se de lei materialmente inconstitucional.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

  9590 item(ns)
Primeiro Anterior  234   235   236   237   238  Proximo Ultimo

Cesta de Rodadas Pretéritas

Adicione à cesta os planos das Rodadas Pretéritas que você deseja adquirir.

    Valor Total: R$ ...

    • 1

    Copyright © 2010-2025 - Emagis - Todos os direitos reservados - CNPJ: 12.626.846/0001-10
    O Emagis é uma instituição privada, não possuindo qualquer vinculação a órgãos públicos. ILION.com.br