Emagis
Emagis
HOME MATRICULE-SE POR QUE APROVAMOS MAIS? ENTENDA OS CURSOS RESULTADOS ÁREA RESTRITA
NEWSLETTER
CONTATO
Magistratura MAGISTRATURA
Magistratura MINISTÉRIO PÚBLICO
Magistratura DEFENSORIA PÚBLICA
Magistratura PROCURADORIA
Magistratura DELEGADO DE POLICIA
Programas de Estudos PROGRAMAS DE ESTUDO
Planos de Questões/Provas PLANOS DE QUESTÕES/PROVAS
Cursos Intensivos Simulados CURSOS INTENSIVOS SIMULADOS
Videoaulas VIDEOAULAS
Rodadas Pretéritas RODADAS PRETÉRITAS
Downloads DOWNLOADS
Facebook Intagran Youtube Twitter
Emagis
Bem-vindo(a)



INÍCIO (ÁREA RESTRITA) AVISOS MINHA CONTA ALTERAR DADOS CADASTRAIS RENOVAR/ADQUIRIR PLANO CERTIFICADOS INDIQUE UM AMIGO SAIR
FAÇA SEU LOGIN


ESQUECEU A SENHA?


Seu navegador não suporta este video. Por favor, atualize seu navegador.

Rodadas Pretéritas

  1. Home
  2. Rodadas Pretéritas
  3. Busca
  4. Entenda as rodadas pretéritas
Informações Adicionar

Discursivas 2022

Informações Adicionar

Discursivas TJ/SP 2023

Busque por suas rodadas

Informações Adicionar

Objetivas MPF - Rodada 09.2021

Informações Adicionar

Objetivas DP Estadual - Rodada 09.2021

Informações Adicionar

Objetivas MP Estadual - Rodada 09.2021

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 09.2021

Informações Adicionar

Delegado de Polícia - Rodada 09.2021

Informações Adicionar

Defensoria Pública Estadual - Rodada 09.2021

Informações Adicionar

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 09.2021

Informações Adicionar

Objetivas DPF - Rodada 09.2021

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 09.2021

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 09.2021

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 09.2021

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 09.2021

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 09.2021

Informações Adicionar

Delegado PA/RN 2021 - Curso Prático Intensivo Delegado PA/RN 2021 - PEÇA 5

Informações Adicionar

Delegado PF 2021 - Curso Prático Intensivo Delegado da PF 2021 - PEÇA 5

Informações Adicionar

Defensoria Pública Estadual - Rodada 08.2021

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 08.2021

Informações Adicionar

Sentença Estadual - Rodada 08.2021

Informações Adicionar

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 08.2021

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 08.2021

Objetivas MPF - Rodada 09.2021

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o tema Hermenêutica Constitucional. Marque, a propósito, a assertiva INCORRETA.

 

(EMAGIS) Constituição é o organismo vivo delimitador da organização estrutural do Estado, da forma de governo, da garantia das liberdades públicas, do modo de aquisição e exercício do poder político. Existem vários sentidos de constituição e, até hoje, os estudiosos não chegaram a um consenso a respeito de qual deve prevalecer. A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, seguindo o magistério doutrinário, prefere adotar uma pluralidade de acepções, sem seguir um conceito único e exaustivo de constituição (STF, ADI 595-2/ES. Rel. Min. Celso de Mello. J. 28/02/2002)”. (BULOS, Uadi Lammêgo. Direito Constitucional ao Alcance de todos. 2 ed. Rev. e atual – São Paulo: Saraiva, 2010. p. 66). Com base no texto da Constituição da República de 1988 é correto afirmar, exceto:

 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) Sobre a interpretação da norma constitucional, é INCORRETO afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere nacional brasileira que, casando-se com cidadão norte-americano, requeira a nacionalidade norte-americana, declarando no requerimento “renunciar e abjurar fidelidade a qualquer Estado ou soberania”.
Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Caso fosse originária a nacionalidade norte-americana, reconhecida pela lei deste país, manteria a brasileira sua condição de nacional.

II. Caso, embora derivada de naturalização, a nacionalidade norte-americana tenha sido imposta à nacional brasileira para permanência no território estrangeiro ou fruição de direitos, conservaria ela a nacionalidade brasileira.

III. A situação posta no enunciado, caso inexistentes outras circunstâncias, não impede a conservação pela brasileira de sua condição de nacional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/MG – FUNDEP – 2019) No Município de Rio do Horizonte, os gerentes responsáveis pelos estabelecimentos comerciais de um quarteirão localizado em bairro nobre da cidade programaram em conjunto os equipamentos irrigadores automáticos de jardim para funcionarem todos dos dias às 4h45 da manhã.

Nesse horário, sempre dormem no local diversas pessoas em situação de rua, que acabam sendo acordadas pelos jatos de água e forçadas a sair do espaço, além de terem molhados seus cobertores e pertences pessoais e inutilizadas as folhas de papelão que lhes servem de cama. Até o momento, ninguém compareceu à Defensoria Pública afirmando ter sido prejudicado e solicitando providências.

Analise as seguintes afirmativas a respeito da hipótese apresentada e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

(   ) Em obediência ao princípio da subsidiariedade dos Direitos Humanos e devido ao fato de que estes possuem eficácia indireta nas relações entre particulares, o conflito deverá ser resolvido por intermédio das normas de Direito Privado, com ampla participação da Defensoria na condição de custos vulnerabilis.

(   ) Pelo princípio da supremacia do interesse público sobre o interesse dos particulares, é vedado a estes se estabelecerem em via pública, tendo o município o direito de apreender todos os pertences que estiverem colocados no referido local.

(   ) O defensor público, ao tomar conhecimento dos fatos através do noticiário, poderá instaurar, de ofício, procedimento para apurar as violações e buscar a reparação dos danos causados.

(   ) Há, na hipótese apresentada, a colidência entre direitos fundamentais, o exercício da atividade econômica e os direitos sociais, a ser resolvida pelos critérios cronológico, hierárquico e da especialidade.

Assinale a sequência correta.


 

(TRE/SE – FCC – 2015) O ato de designar, até sessenta dias antes das eleições, os locais das Seções, constituir as Juntas Eleitorais e designar a sua sede e jurisdição competem:


 

(EMAGIS) A respeito da estabilidade dos servidores públicos, do estágio probatório e das promoções e progressões funcionais, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, é incompatível com a definição de estágio probatório a exclusão do cômputo do requisito temporal de períodos de licença do servidor público.

II. A estabilidade do servidor nomeado para cargo de provimento efetivo, além de avaliação especial de desempenho, supõe requisito temporal mínimo de dois anos de efetivo exercício.

III. Não pode ser afastado do requisito temporal para promoção o período em que o servidor somente não exerceu suas funções por ter sido indevidamente tardia sua nomeação, atraso devidamente reconhecido pelo Judiciário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Em relação ao poder de polícia administrativo, considere as assertivas abaixo.

I. Licença é ato administrativo discricionário e tem como característica a revogabilidade, podendo a administração, em respeito ao interesse público, cassar os efeitos do ato que a concede.

II. Autorização é ato administrativo declaratório e vinculado e, dessa forma, uma vez adimplidas as condições legais, deverá a Administração outorgá-la, não podendo, por conta de sua natureza jurídica, revogá-la posteriormente.

III. Sanção de polícia tem como característica o emprego de medidas inibitórias ou dissuasoras e tem como finalidade cessar práticas ilícitas perpetradas por particulares e por funcionários públicos, garantida a ampla defesa.

IV. O poder de polícia administrativo poderá ser delegado, mediante lei específica, a entes da Administração Indireta.

V. Sanção de polícia, quando extroversa, é imposta a todos os administrados, indistintamente, com a finalidade de inibir condutas ilícitas ou, se ocorrida, reprimir o autor da infração.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Sabe-se que, quando da instituição de nova moeda (Cruzado) e implementação, pelo Poder Público, dos planos de combate à inflação denominados ‘Plano Funaro’ ou ‘Plano Cruzado’, houve congelamento dos preços e as tarifas aéreas nos valores prevalecentes em 27.2.1986 (art. 5º do Decreto n. 91.149, de 15.3.1985).

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF não admite responsabilidade objetiva do Estado por danos decorrentes de planos econômicos.

II. O STF considera que o Estado pode ter responsabilidade civil também pela prática de atos lícitos.

III. Comprovado, no caso concreto, que o plano econômico em questão rompeu o equilíbrio financeiro do contrato de concessão, deve a União indenizar as concessionárias do serviço de transporte aéreo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente ao art. 243 da Constituição Federal, julgue os itens abaixo.

I. A expropriação deve recair sobre a propriedade rural por inteiro, e não somente sobre a área em que verificada a cultura ilegal de plantas psicotrópicas ou a exploração do trabalho escravo.

II. A responsabilidade do proprietário, na hipótese do art. 243 da CRFB, é de caráter subjetivo. Não obstante, caso constatada a existência de culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou a exploração de trabalho escravo, é ônus probatório do proprietário comprovar que não incorreu em culpa, ainda que “in vigilando” ou “in elegendo”.

III. Caso ocupado por particulares que venham a estabelecer culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou explorar trabalho escravo, o bem público dominical, situado em área rural, pode, em determinadas circunstâncias, sofrer a sanção prevista no art. 243 da CRFB.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o Meio Ambiente, tal como disciplinado pelo artigo 225 da Constituição Federal e tendo presente também o magistério da doutrina e da jurisprudência, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com taxas municipais de fiscalização de estabelecimentos empresariais. Marque, a propósito, a alternativa INCORRETA.

 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Sobre a ação de execução fiscal de crédito tributário, à luz da jurisprudência atual do STJ, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) Sabe-se que a concessão de aposentadoria ao servidor público federal é ato complexo, sujeito que está à apreciação do Tribunal de Contas da União, no exercício que faz este do controle financeiro e de legalidade da concessão.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Não pode, em regra, ser registrada e validada pelo TCU aposentadoria daquele que ocupe cargo, emprego ou função no serviço público, exceto, por exemplo, se for cargo em comissão, cargo eletivo ou cargos acumuláveis na forma da Constituição.

II. Não pode, em regra, ser registrada e validada pelo TCU aposentadoria daquele que ocupe cargo, emprego ou função no serviço público, exceto, por exemplo, se o ingresso no cargo público ativo tiver sido anterior à Emenda Constitucional 20/1998.

III. Não pode, em regra, ser registrada e validada pelo TCU aposentadoria daquele que já seja aposentado como militar, exceto, por exemplo, se o ingresso no cargo público civil que gerou a aposentadoria em análise tiver sido anterior à Emenda Constitucional 20/1998.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o MERCOSUL, seus órgãos e sanções, indique a assertiva em que há incorreção.

 

(EMAGIS) No tocante ao Direito Econômico, assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) No que diz respeito à relação jurídica de consumo, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) A respeito dos vícios redibitórios e também sobre o contrato de compra e venda, tendo presente a disciplina do Código Civil, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPF – Procurador da República – 2017) Ao deslocamento de uma porção de terra, por força natural violenta, desprendendo-se de um prédio para se juntar a outro, dá-se o nome de:

 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) Em relação aos princípios constitucionais do processo civil, considere os enunciados seguintes:

I. A publicidade processual é a regra geral prevista tanto na Constituição Federal como no Código de Processo Civil; as exceções a esse princípio são estabelecidas por meio de rol taxativo em ambas as normas legais citadas.

II. O princípio da isonomia processual não deve ser entendido abstrata e sim concretamente, garantindo às partes manter paridade de armas, como forma de manter equilibrada a disputa judicial entre elas; assim, a isonomia entre partes desiguais só pode ser atingida por meio de um tratamento também desigual, na medida dessa desigualdade.

III. A razoável duração do processo abrange sua solução integral, incluindo-se a atividade satisfativa, assegurados os meios que garantam a celeridade da tramitação processual.

IV. O princípio do contraditório processual aplica-se apenas à matéria dispositiva, mas não às matérias de ordem pública, casos em que o juiz poderá agir de ofício prescindindo-se da oitiva prévia das partes.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Sobre o instituto da reclamação, considerada a disciplina trazida no CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. Caberá reclamação da parte interessada ou do Ministério Público para garantir a observância de acórdão proferido em julgamento de incidente de resolução de demandas repetitivas ou de incidente de assunção de competência.

II. A reclamação pode ser proposta perante qualquer tribunal, e seu julgamento compete ao órgão jurisdicional cuja competência se busca preservar ou cuja autoridade se pretenda garantir.

III. Caberá reclamação para garantir a observância de acórdão de recurso extraordinário com repercussão geral reconhecida ou de acórdão proferido em julgamento de recursos extraordinário ou especial repetitivos, independentemente do esgotamento das instâncias ordinárias.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A propósito do cumprimento de sentença, especialmente as regras de competência aplicada a essa fase processual, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) João Metralha foi condenado pela prática do crime de roubo circunstanciado pela restrição de liberdade da vítima (CP, art. 157, § 2º, inciso V) por sentença transitada em julgado no dia 1º/04/2019. Em 11/12/2020, foi condenado pela prática do crime de furto qualificado pelo emprego de explosivo ou de artefato análogo que cause perigo comum (CP, art. 155, § 4º-A), ocorrido em 25/07/2020.

Nesse caso, para progredir de regime, João deverá ter cumprido ao menos:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) Felipe foi denunciado por furto qualificado pelo rompimento de obstáculo. Durante a instrução processual, verificou-se que, sem nenhuma justificativa, embora fosse possível, o laudo pericial não havia sido realizado; entretanto, a vítima e uma testemunha local confirmaram que uma porta havia sido arrombada no local quando do momento do furto.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Paulo, descontente com o término do namoro com Maria, livre e conscientemente invadiu o dispositivo informático do aparelho celular dela e capturou fotos íntimas e conversas privadas dela com seu novo namorado, João. Posteriormente, também livre e conscientemente, com intuito de vingança, divulgou, em redes sociais na Internet, os vídeos e as fotos de Maria, com cunho sexual, difamando-a e injuriando João com a utilização de elementos referentes à sua raça, cor e etnia. Em razão dessa conduta, Paulo foi indiciado pelos delitos de violação de dispositivo informático, divulgação de cenas de sexo ou pornografia, majorada pelo intuito de vingança, difamação contra Maria e injúria racial contra João.

Com relação à persecução penal nessa situação hipotética, é correto afirmar que os crimes citados se submetem, respectivamente, a ação penal

 

(EMAGIS) Sobre os crimes ambientais e também sobre a competência para processar e julgar ações penais que a eles se refiram, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito dos crimes contra a dignidade sexual, avalie as assertivas que seguem.

I. A Lei 13.772/2018 incluiu no Código Penal o crime de registro não autorizado da intimidade sexual, que consiste em produzir, fotografar, filmar ou registrar, por qualquer meio, conteúdo com cena de nudez ou ato sexual ou libidinoso de caráter íntimo e privado sem autorização dos participantes.

II. A causa especial de aumento da pena decorrente de o agente ser ascendente da vítima aplica-se apenas até o segundo grau da linha reta, não abrangendo, por exemplo, o bisavô.

III. A Lei 13.718/2018 incluiu no Código Penal o crime de divulgação de cena de estupro ou de cena de estupro de vulnerável, de cena de sexo ou de pornografia, que consiste em oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, vender ou expor à venda, distribuir, publicar ou divulgar, por qualquer meio - inclusive por meio de comunicação de massa ou sistema de informática ou telemática -, fotografia, vídeo ou outro registro audiovisual que contenha cena de estupro ou de estupro de vulnerável ou que faça apologia ou induza a sua prática, ou, sem o consentimento da vítima, cena de sexo, nudez ou pornografia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as prerrogativas de caráter processual penal do Presidente da República e dos Governadores de Estado, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/PA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) A respeito de julgamento por tribunal do júri, assinale a opção correta.

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Leila, menor de 21 anos de idade, foi denunciada pela prática do delito de falsificação de documento público, previsto no art. 297, caput, por três vezes, na forma do art. 69, ambos do CP, tendo o Juiz convertido a prisão em flagrante em preventiva, não obstante a documentação juntada pela defesa, comprovando que Leila tem uma filha de 2 anos de idade, que está sob sua guarda. Recebida a denúncia e processado o feito, 10 meses após a prisão da ré foi realizada audiência de instrução, debates e julgamento, tendo Leila sido condenada à pena mínima para cada delito, em razão de sua primariedade, seus bons antecedentes, bom comportamento carcerário e do fato de não fazer parte de organização criminosa. Todavia, em razão do reconhecimento do concurso material, a pena final foi fixada em 6 anos de reclusão.

A respeito do regime inicial de cumprimento de pena cabível no caso,

 

Objetivas DP Estadual - Rodada 09.2021

(DPE/MG – FUNDEP – 2019) Analise as seguintes afirmativas referentes às prerrogativas processuais dos defensores públicos.

I. O defensor público necessita de procuração para transigir em nome da pessoa assistida, quando não há anuência expressa dela com os termos do acordo.

II. A pedido da Defensoria Pública, a parte assistida deverá ser intimada pessoalmente para prestar informação ou tomar providência quando somente dela depender o ato processual.

III. Encerrada a instrução em audiência na qual presente o Defensor, este se considera intimado pessoalmente e daí passa a correr o prazo processual para apresentação dos memoriais.

IV. É válida a manifestação em autos administrativos ou judiciais por meio de cota, ainda que sem a utilização do timbre da instituição, desde que identificada a assinatura.

Está(ão) incorreta(s) a(s) afirmativa(s)


 

(DPE/MG – FUNDEP – 2019) No Município de Rio do Horizonte, os gerentes responsáveis pelos estabelecimentos comerciais de um quarteirão localizado em bairro nobre da cidade programaram em conjunto os equipamentos irrigadores automáticos de jardim para funcionarem todos dos dias às 4h45 da manhã.

Nesse horário, sempre dormem no local diversas pessoas em situação de rua, que acabam sendo acordadas pelos jatos de água e forçadas a sair do espaço, além de terem molhados seus cobertores e pertences pessoais e inutilizadas as folhas de papelão que lhes servem de cama. Até o momento, ninguém compareceu à Defensoria Pública afirmando ter sido prejudicado e solicitando providências.

Analise as seguintes afirmativas a respeito da hipótese apresentada e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

(   ) Em obediência ao princípio da subsidiariedade dos Direitos Humanos e devido ao fato de que estes possuem eficácia indireta nas relações entre particulares, o conflito deverá ser resolvido por intermédio das normas de Direito Privado, com ampla participação da Defensoria na condição de custos vulnerabilis.

(   ) Pelo princípio da supremacia do interesse público sobre o interesse dos particulares, é vedado a estes se estabelecerem em via pública, tendo o município o direito de apreender todos os pertences que estiverem colocados no referido local.

(   ) O defensor público, ao tomar conhecimento dos fatos através do noticiário, poderá instaurar, de ofício, procedimento para apurar as violações e buscar a reparação dos danos causados.

(   ) Há, na hipótese apresentada, a colidência entre direitos fundamentais, o exercício da atividade econômica e os direitos sociais, a ser resolvida pelos critérios cronológico, hierárquico e da especialidade.

Assinale a sequência correta.


 

(EMAGIS) João Metralha foi condenado pela prática do crime de roubo circunstanciado pela restrição de liberdade da vítima (CP, art. 157, § 2º, inciso V) por sentença transitada em julgado no dia 1º/04/2019. Em 11/12/2020, foi condenado pela prática do crime de furto qualificado pelo emprego de explosivo ou de artefato análogo que cause perigo comum (CP, art. 155, § 4º-A), ocorrido em 25/07/2020.

Nesse caso, para progredir de regime, João deverá ter cumprido ao menos:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) Felipe foi denunciado por furto qualificado pelo rompimento de obstáculo. Durante a instrução processual, verificou-se que, sem nenhuma justificativa, embora fosse possível, o laudo pericial não havia sido realizado; entretanto, a vítima e uma testemunha local confirmaram que uma porta havia sido arrombada no local quando do momento do furto.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Paulo, descontente com o término do namoro com Maria, livre e conscientemente invadiu o dispositivo informático do aparelho celular dela e capturou fotos íntimas e conversas privadas dela com seu novo namorado, João. Posteriormente, também livre e conscientemente, com intuito de vingança, divulgou, em redes sociais na Internet, os vídeos e as fotos de Maria, com cunho sexual, difamando-a e injuriando João com a utilização de elementos referentes à sua raça, cor e etnia. Em razão dessa conduta, Paulo foi indiciado pelos delitos de violação de dispositivo informático, divulgação de cenas de sexo ou pornografia, majorada pelo intuito de vingança, difamação contra Maria e injúria racial contra João.

Com relação à persecução penal nessa situação hipotética, é correto afirmar que os crimes citados se submetem, respectivamente, a ação penal

 

(EMAGIS) A respeito dos crimes contra a dignidade sexual, avalie as assertivas que seguem.

I. A Lei 13.772/2018 incluiu no Código Penal o crime de registro não autorizado da intimidade sexual, que consiste em produzir, fotografar, filmar ou registrar, por qualquer meio, conteúdo com cena de nudez ou ato sexual ou libidinoso de caráter íntimo e privado sem autorização dos participantes.

II. A causa especial de aumento da pena decorrente de o agente ser ascendente da vítima aplica-se apenas até o segundo grau da linha reta, não abrangendo, por exemplo, o bisavô.

III. A Lei 13.718/2018 incluiu no Código Penal o crime de divulgação de cena de estupro ou de cena de estupro de vulnerável, de cena de sexo ou de pornografia, que consiste em oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, vender ou expor à venda, distribuir, publicar ou divulgar, por qualquer meio - inclusive por meio de comunicação de massa ou sistema de informática ou telemática -, fotografia, vídeo ou outro registro audiovisual que contenha cena de estupro ou de estupro de vulnerável ou que faça apologia ou induza a sua prática, ou, sem o consentimento da vítima, cena de sexo, nudez ou pornografia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as prerrogativas de caráter processual penal do Presidente da República e dos Governadores de Estado, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/PA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) A respeito de julgamento por tribunal do júri, assinale a opção correta.

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Leila, menor de 21 anos de idade, foi denunciada pela prática do delito de falsificação de documento público, previsto no art. 297, caput, por três vezes, na forma do art. 69, ambos do CP, tendo o Juiz convertido a prisão em flagrante em preventiva, não obstante a documentação juntada pela defesa, comprovando que Leila tem uma filha de 2 anos de idade, que está sob sua guarda. Recebida a denúncia e processado o feito, 10 meses após a prisão da ré foi realizada audiência de instrução, debates e julgamento, tendo Leila sido condenada à pena mínima para cada delito, em razão de sua primariedade, seus bons antecedentes, bom comportamento carcerário e do fato de não fazer parte de organização criminosa. Todavia, em razão do reconhecimento do concurso material, a pena final foi fixada em 6 anos de reclusão.

A respeito do regime inicial de cumprimento de pena cabível no caso,

 

(EMAGIS) A respeito dos vícios redibitórios e também sobre o contrato de compra e venda, tendo presente a disciplina do Código Civil, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPF – Procurador da República – 2017) Ao deslocamento de uma porção de terra, por força natural violenta, desprendendo-se de um prédio para se juntar a outro, dá-se o nome de:

 

(TJ/RJ – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2019) Pedro, criança de 4 anos, com pais desconhecidos, vive em uma instituição de menores abandonados. Em razão de sua aparência física (branco e de olhos claros) despertou o interesse na adoção por um casal alemão. Entretanto, outro casal brasileiro, regularmente cadastrado para adoção na forma da lei, também manifestou interesse em adotar Pedro. Acerca do caso hipotético, assinale a alternativa correta.


 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) Em relação aos princípios constitucionais do processo civil, considere os enunciados seguintes:

I. A publicidade processual é a regra geral prevista tanto na Constituição Federal como no Código de Processo Civil; as exceções a esse princípio são estabelecidas por meio de rol taxativo em ambas as normas legais citadas.

II. O princípio da isonomia processual não deve ser entendido abstrata e sim concretamente, garantindo às partes manter paridade de armas, como forma de manter equilibrada a disputa judicial entre elas; assim, a isonomia entre partes desiguais só pode ser atingida por meio de um tratamento também desigual, na medida dessa desigualdade.

III. A razoável duração do processo abrange sua solução integral, incluindo-se a atividade satisfativa, assegurados os meios que garantam a celeridade da tramitação processual.

IV. O princípio do contraditório processual aplica-se apenas à matéria dispositiva, mas não às matérias de ordem pública, casos em que o juiz poderá agir de ofício prescindindo-se da oitiva prévia das partes.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Sobre o instituto da reclamação, considerada a disciplina trazida no CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. Caberá reclamação da parte interessada ou do Ministério Público para garantir a observância de acórdão proferido em julgamento de incidente de resolução de demandas repetitivas ou de incidente de assunção de competência.

II. A reclamação pode ser proposta perante qualquer tribunal, e seu julgamento compete ao órgão jurisdicional cuja competência se busca preservar ou cuja autoridade se pretenda garantir.

III. Caberá reclamação para garantir a observância de acórdão de recurso extraordinário com repercussão geral reconhecida ou de acórdão proferido em julgamento de recursos extraordinário ou especial repetitivos, independentemente do esgotamento das instâncias ordinárias.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A propósito do cumprimento de sentença, especialmente as regras de competência aplicada a essa fase processual, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O Ministério Público de determinado estado, por intermédio do promotor de justiça titular da promotoria especializada na defesa dos direitos do consumidor, ajuizou ação civil pública contra instituição de ensino particular, com o intuito de impedir aumento ilegal e abusivo de mensalidades escolares. Com base nessa situação hipotética, assinale a opção CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o tema Hermenêutica Constitucional. Marque, a propósito, a assertiva INCORRETA.

 

(EMAGIS) Constituição é o organismo vivo delimitador da organização estrutural do Estado, da forma de governo, da garantia das liberdades públicas, do modo de aquisição e exercício do poder político. Existem vários sentidos de constituição e, até hoje, os estudiosos não chegaram a um consenso a respeito de qual deve prevalecer. A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, seguindo o magistério doutrinário, prefere adotar uma pluralidade de acepções, sem seguir um conceito único e exaustivo de constituição (STF, ADI 595-2/ES. Rel. Min. Celso de Mello. J. 28/02/2002)”. (BULOS, Uadi Lammêgo. Direito Constitucional ao Alcance de todos. 2 ed. Rev. e atual – São Paulo: Saraiva, 2010. p. 66). Com base no texto da Constituição da República de 1988 é correto afirmar, exceto:

 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) Sobre a interpretação da norma constitucional, é INCORRETO afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere nacional brasileira que, casando-se com cidadão norte-americano, requeira a nacionalidade norte-americana, declarando no requerimento “renunciar e abjurar fidelidade a qualquer Estado ou soberania”.
Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Caso fosse originária a nacionalidade norte-americana, reconhecida pela lei deste país, manteria a brasileira sua condição de nacional.

II. Caso, embora derivada de naturalização, a nacionalidade norte-americana tenha sido imposta à nacional brasileira para permanência no território estrangeiro ou fruição de direitos, conservaria ela a nacionalidade brasileira.

III. A situação posta no enunciado, caso inexistentes outras circunstâncias, não impede a conservação pela brasileira de sua condição de nacional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da estabilidade dos servidores públicos, do estágio probatório e das promoções e progressões funcionais, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, é incompatível com a definição de estágio probatório a exclusão do cômputo do requisito temporal de períodos de licença do servidor público.

II. A estabilidade do servidor nomeado para cargo de provimento efetivo, além de avaliação especial de desempenho, supõe requisito temporal mínimo de dois anos de efetivo exercício.

III. Não pode ser afastado do requisito temporal para promoção o período em que o servidor somente não exerceu suas funções por ter sido indevidamente tardia sua nomeação, atraso devidamente reconhecido pelo Judiciário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Em relação ao poder de polícia administrativo, considere as assertivas abaixo.

I. Licença é ato administrativo discricionário e tem como característica a revogabilidade, podendo a administração, em respeito ao interesse público, cassar os efeitos do ato que a concede.

II. Autorização é ato administrativo declaratório e vinculado e, dessa forma, uma vez adimplidas as condições legais, deverá a Administração outorgá-la, não podendo, por conta de sua natureza jurídica, revogá-la posteriormente.

III. Sanção de polícia tem como característica o emprego de medidas inibitórias ou dissuasoras e tem como finalidade cessar práticas ilícitas perpetradas por particulares e por funcionários públicos, garantida a ampla defesa.

IV. O poder de polícia administrativo poderá ser delegado, mediante lei específica, a entes da Administração Indireta.

V. Sanção de polícia, quando extroversa, é imposta a todos os administrados, indistintamente, com a finalidade de inibir condutas ilícitas ou, se ocorrida, reprimir o autor da infração.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Sabe-se que, quando da instituição de nova moeda (Cruzado) e implementação, pelo Poder Público, dos planos de combate à inflação denominados ‘Plano Funaro’ ou ‘Plano Cruzado’, houve congelamento dos preços e as tarifas aéreas nos valores prevalecentes em 27.2.1986 (art. 5º do Decreto n. 91.149, de 15.3.1985).

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF não admite responsabilidade objetiva do Estado por danos decorrentes de planos econômicos.

II. O STF considera que o Estado pode ter responsabilidade civil também pela prática de atos lícitos.

III. Comprovado, no caso concreto, que o plano econômico em questão rompeu o equilíbrio financeiro do contrato de concessão, deve a União indenizar as concessionárias do serviço de transporte aéreo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente ao art. 243 da Constituição Federal, julgue os itens abaixo.

I. A expropriação deve recair sobre a propriedade rural por inteiro, e não somente sobre a área em que verificada a cultura ilegal de plantas psicotrópicas ou a exploração do trabalho escravo.

II. A responsabilidade do proprietário, na hipótese do art. 243 da CRFB, é de caráter subjetivo. Não obstante, caso constatada a existência de culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou a exploração de trabalho escravo, é ônus probatório do proprietário comprovar que não incorreu em culpa, ainda que “in vigilando” ou “in elegendo”.

III. Caso ocupado por particulares que venham a estabelecer culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou explorar trabalho escravo, o bem público dominical, situado em área rural, pode, em determinadas circunstâncias, sofrer a sanção prevista no art. 243 da CRFB.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o Meio Ambiente, tal como disciplinado pelo artigo 225 da Constituição Federal e tendo presente também o magistério da doutrina e da jurisprudência, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com taxas municipais de fiscalização de estabelecimentos empresariais. Marque, a propósito, a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o tema ‘guerra fiscal’ em matéria de ICMS.

I. Para a doutrina, o princípio geral segundo o qual ‘quem pode tributar pode isentar’ sofre peremptória exceção em matéria de ICMS.

II. Os Estados podem instituir o ICMS, porém, para estabelecer isenções, condição necessária e suficiente é que o façam por ‘lei específica’.

III. A LC 24/75, regulamentando a Constituição Federal, impõe que as isenções do ICMS sejam serão concedidas ou revogadas nos termos de convênios celebrados e ratificados pelos Estados e pelo Distrito Federal.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito dos títulos de crédito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do seguro de responsabilidade civil facultativo, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) O Conselho Tutelar de Quixadá-CE ofereceu representação ao Juízo da Infância de Juventude local, a fim de iniciar procedimento de apuração de irregularidade de entidade de atendimento não governamental com sede na referida Comarca. Segundo a representação, o dirigente da entidade estaria praticando tortura sistemática contra alguns adolescentes, conforme relatório anexado. O representante pede o afastamento liminar do dirigente e, em sentença final, o afastamento definitivo do requerido, bem como a aplicação de multa. Com base neste singelo caso concreto, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) No que diz respeito à relação jurídica de consumo, assinale a opção CORRETA:

 

Objetivas MP Estadual - Rodada 09.2021

(EMAGIS) Considerando o que dispõe a Resolução CNMP nº 181/2017, que dispõe sobre a instauração e tramitação do procedimento investigatório criminal (PIC) a cargo do Ministério Público, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) João Metralha foi condenado pela prática do crime de roubo circunstanciado pela restrição de liberdade da vítima (CP, art. 157, § 2º, inciso V) por sentença transitada em julgado no dia 1º/04/2019. Em 11/12/2020, foi condenado pela prática do crime de furto qualificado pelo emprego de explosivo ou de artefato análogo que cause perigo comum (CP, art. 155, § 4º-A), ocorrido em 25/07/2020.

Nesse caso, para progredir de regime, João deverá ter cumprido ao menos:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) Felipe foi denunciado por furto qualificado pelo rompimento de obstáculo. Durante a instrução processual, verificou-se que, sem nenhuma justificativa, embora fosse possível, o laudo pericial não havia sido realizado; entretanto, a vítima e uma testemunha local confirmaram que uma porta havia sido arrombada no local quando do momento do furto.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Paulo, descontente com o término do namoro com Maria, livre e conscientemente invadiu o dispositivo informático do aparelho celular dela e capturou fotos íntimas e conversas privadas dela com seu novo namorado, João. Posteriormente, também livre e conscientemente, com intuito de vingança, divulgou, em redes sociais na Internet, os vídeos e as fotos de Maria, com cunho sexual, difamando-a e injuriando João com a utilização de elementos referentes à sua raça, cor e etnia. Em razão dessa conduta, Paulo foi indiciado pelos delitos de violação de dispositivo informático, divulgação de cenas de sexo ou pornografia, majorada pelo intuito de vingança, difamação contra Maria e injúria racial contra João.

Com relação à persecução penal nessa situação hipotética, é correto afirmar que os crimes citados se submetem, respectivamente, a ação penal

 

(EMAGIS) A respeito dos crimes contra a dignidade sexual, avalie as assertivas que seguem.

I. A Lei 13.772/2018 incluiu no Código Penal o crime de registro não autorizado da intimidade sexual, que consiste em produzir, fotografar, filmar ou registrar, por qualquer meio, conteúdo com cena de nudez ou ato sexual ou libidinoso de caráter íntimo e privado sem autorização dos participantes.

II. A causa especial de aumento da pena decorrente de o agente ser ascendente da vítima aplica-se apenas até o segundo grau da linha reta, não abrangendo, por exemplo, o bisavô.

III. A Lei 13.718/2018 incluiu no Código Penal o crime de divulgação de cena de estupro ou de cena de estupro de vulnerável, de cena de sexo ou de pornografia, que consiste em oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, vender ou expor à venda, distribuir, publicar ou divulgar, por qualquer meio - inclusive por meio de comunicação de massa ou sistema de informática ou telemática -, fotografia, vídeo ou outro registro audiovisual que contenha cena de estupro ou de estupro de vulnerável ou que faça apologia ou induza a sua prática, ou, sem o consentimento da vítima, cena de sexo, nudez ou pornografia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as prerrogativas de caráter processual penal do Presidente da República e dos Governadores de Estado, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/PA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) A respeito de julgamento por tribunal do júri, assinale a opção correta.

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Leila, menor de 21 anos de idade, foi denunciada pela prática do delito de falsificação de documento público, previsto no art. 297, caput, por três vezes, na forma do art. 69, ambos do CP, tendo o Juiz convertido a prisão em flagrante em preventiva, não obstante a documentação juntada pela defesa, comprovando que Leila tem uma filha de 2 anos de idade, que está sob sua guarda. Recebida a denúncia e processado o feito, 10 meses após a prisão da ré foi realizada audiência de instrução, debates e julgamento, tendo Leila sido condenada à pena mínima para cada delito, em razão de sua primariedade, seus bons antecedentes, bom comportamento carcerário e do fato de não fazer parte de organização criminosa. Todavia, em razão do reconhecimento do concurso material, a pena final foi fixada em 6 anos de reclusão.

A respeito do regime inicial de cumprimento de pena cabível no caso,

 

(EMAGIS) A respeito dos vícios redibitórios e também sobre o contrato de compra e venda, tendo presente a disciplina do Código Civil, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPF – Procurador da República – 2017) Ao deslocamento de uma porção de terra, por força natural violenta, desprendendo-se de um prédio para se juntar a outro, dá-se o nome de:

 

(TJ/RJ – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2019) Pedro, criança de 4 anos, com pais desconhecidos, vive em uma instituição de menores abandonados. Em razão de sua aparência física (branco e de olhos claros) despertou o interesse na adoção por um casal alemão. Entretanto, outro casal brasileiro, regularmente cadastrado para adoção na forma da lei, também manifestou interesse em adotar Pedro. Acerca do caso hipotético, assinale a alternativa correta.


 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) Em relação aos princípios constitucionais do processo civil, considere os enunciados seguintes:

I. A publicidade processual é a regra geral prevista tanto na Constituição Federal como no Código de Processo Civil; as exceções a esse princípio são estabelecidas por meio de rol taxativo em ambas as normas legais citadas.

II. O princípio da isonomia processual não deve ser entendido abstrata e sim concretamente, garantindo às partes manter paridade de armas, como forma de manter equilibrada a disputa judicial entre elas; assim, a isonomia entre partes desiguais só pode ser atingida por meio de um tratamento também desigual, na medida dessa desigualdade.

III. A razoável duração do processo abrange sua solução integral, incluindo-se a atividade satisfativa, assegurados os meios que garantam a celeridade da tramitação processual.

IV. O princípio do contraditório processual aplica-se apenas à matéria dispositiva, mas não às matérias de ordem pública, casos em que o juiz poderá agir de ofício prescindindo-se da oitiva prévia das partes.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Sobre o instituto da reclamação, considerada a disciplina trazida no CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. Caberá reclamação da parte interessada ou do Ministério Público para garantir a observância de acórdão proferido em julgamento de incidente de resolução de demandas repetitivas ou de incidente de assunção de competência.

II. A reclamação pode ser proposta perante qualquer tribunal, e seu julgamento compete ao órgão jurisdicional cuja competência se busca preservar ou cuja autoridade se pretenda garantir.

III. Caberá reclamação para garantir a observância de acórdão de recurso extraordinário com repercussão geral reconhecida ou de acórdão proferido em julgamento de recursos extraordinário ou especial repetitivos, independentemente do esgotamento das instâncias ordinárias.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A propósito do cumprimento de sentença, especialmente as regras de competência aplicada a essa fase processual, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O Ministério Público de determinado estado, por intermédio do promotor de justiça titular da promotoria especializada na defesa dos direitos do consumidor, ajuizou ação civil pública contra instituição de ensino particular, com o intuito de impedir aumento ilegal e abusivo de mensalidades escolares. Com base nessa situação hipotética, assinale a opção CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o tema Hermenêutica Constitucional. Marque, a propósito, a assertiva INCORRETA.

 

(EMAGIS) Constituição é o organismo vivo delimitador da organização estrutural do Estado, da forma de governo, da garantia das liberdades públicas, do modo de aquisição e exercício do poder político. Existem vários sentidos de constituição e, até hoje, os estudiosos não chegaram a um consenso a respeito de qual deve prevalecer. A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, seguindo o magistério doutrinário, prefere adotar uma pluralidade de acepções, sem seguir um conceito único e exaustivo de constituição (STF, ADI 595-2/ES. Rel. Min. Celso de Mello. J. 28/02/2002)”. (BULOS, Uadi Lammêgo. Direito Constitucional ao Alcance de todos. 2 ed. Rev. e atual – São Paulo: Saraiva, 2010. p. 66). Com base no texto da Constituição da República de 1988 é correto afirmar, exceto:

 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) Sobre a interpretação da norma constitucional, é INCORRETO afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere nacional brasileira que, casando-se com cidadão norte-americano, requeira a nacionalidade norte-americana, declarando no requerimento “renunciar e abjurar fidelidade a qualquer Estado ou soberania”.
Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Caso fosse originária a nacionalidade norte-americana, reconhecida pela lei deste país, manteria a brasileira sua condição de nacional.

II. Caso, embora derivada de naturalização, a nacionalidade norte-americana tenha sido imposta à nacional brasileira para permanência no território estrangeiro ou fruição de direitos, conservaria ela a nacionalidade brasileira.

III. A situação posta no enunciado, caso inexistentes outras circunstâncias, não impede a conservação pela brasileira de sua condição de nacional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/MG – FUNDEP – 2019) No Município de Rio do Horizonte, os gerentes responsáveis pelos estabelecimentos comerciais de um quarteirão localizado em bairro nobre da cidade programaram em conjunto os equipamentos irrigadores automáticos de jardim para funcionarem todos dos dias às 4h45 da manhã.

Nesse horário, sempre dormem no local diversas pessoas em situação de rua, que acabam sendo acordadas pelos jatos de água e forçadas a sair do espaço, além de terem molhados seus cobertores e pertences pessoais e inutilizadas as folhas de papelão que lhes servem de cama. Até o momento, ninguém compareceu à Defensoria Pública afirmando ter sido prejudicado e solicitando providências.

Analise as seguintes afirmativas a respeito da hipótese apresentada e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

(   ) Em obediência ao princípio da subsidiariedade dos Direitos Humanos e devido ao fato de que estes possuem eficácia indireta nas relações entre particulares, o conflito deverá ser resolvido por intermédio das normas de Direito Privado, com ampla participação da Defensoria na condição de custos vulnerabilis.

(   ) Pelo princípio da supremacia do interesse público sobre o interesse dos particulares, é vedado a estes se estabelecerem em via pública, tendo o município o direito de apreender todos os pertences que estiverem colocados no referido local.

(   ) O defensor público, ao tomar conhecimento dos fatos através do noticiário, poderá instaurar, de ofício, procedimento para apurar as violações e buscar a reparação dos danos causados.

(   ) Há, na hipótese apresentada, a colidência entre direitos fundamentais, o exercício da atividade econômica e os direitos sociais, a ser resolvida pelos critérios cronológico, hierárquico e da especialidade.

Assinale a sequência correta.


 

(EMAGIS) A respeito da estabilidade dos servidores públicos, do estágio probatório e das promoções e progressões funcionais, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, é incompatível com a definição de estágio probatório a exclusão do cômputo do requisito temporal de períodos de licença do servidor público.

II. A estabilidade do servidor nomeado para cargo de provimento efetivo, além de avaliação especial de desempenho, supõe requisito temporal mínimo de dois anos de efetivo exercício.

III. Não pode ser afastado do requisito temporal para promoção o período em que o servidor somente não exerceu suas funções por ter sido indevidamente tardia sua nomeação, atraso devidamente reconhecido pelo Judiciário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Em relação ao poder de polícia administrativo, considere as assertivas abaixo.

I. Licença é ato administrativo discricionário e tem como característica a revogabilidade, podendo a administração, em respeito ao interesse público, cassar os efeitos do ato que a concede.

II. Autorização é ato administrativo declaratório e vinculado e, dessa forma, uma vez adimplidas as condições legais, deverá a Administração outorgá-la, não podendo, por conta de sua natureza jurídica, revogá-la posteriormente.

III. Sanção de polícia tem como característica o emprego de medidas inibitórias ou dissuasoras e tem como finalidade cessar práticas ilícitas perpetradas por particulares e por funcionários públicos, garantida a ampla defesa.

IV. O poder de polícia administrativo poderá ser delegado, mediante lei específica, a entes da Administração Indireta.

V. Sanção de polícia, quando extroversa, é imposta a todos os administrados, indistintamente, com a finalidade de inibir condutas ilícitas ou, se ocorrida, reprimir o autor da infração.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Sabe-se que, quando da instituição de nova moeda (Cruzado) e implementação, pelo Poder Público, dos planos de combate à inflação denominados ‘Plano Funaro’ ou ‘Plano Cruzado’, houve congelamento dos preços e as tarifas aéreas nos valores prevalecentes em 27.2.1986 (art. 5º do Decreto n. 91.149, de 15.3.1985).

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF não admite responsabilidade objetiva do Estado por danos decorrentes de planos econômicos.

II. O STF considera que o Estado pode ter responsabilidade civil também pela prática de atos lícitos.

III. Comprovado, no caso concreto, que o plano econômico em questão rompeu o equilíbrio financeiro do contrato de concessão, deve a União indenizar as concessionárias do serviço de transporte aéreo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente ao art. 243 da Constituição Federal, julgue os itens abaixo.

I. A expropriação deve recair sobre a propriedade rural por inteiro, e não somente sobre a área em que verificada a cultura ilegal de plantas psicotrópicas ou a exploração do trabalho escravo.

II. A responsabilidade do proprietário, na hipótese do art. 243 da CRFB, é de caráter subjetivo. Não obstante, caso constatada a existência de culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou a exploração de trabalho escravo, é ônus probatório do proprietário comprovar que não incorreu em culpa, ainda que “in vigilando” ou “in elegendo”.

III. Caso ocupado por particulares que venham a estabelecer culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou explorar trabalho escravo, o bem público dominical, situado em área rural, pode, em determinadas circunstâncias, sofrer a sanção prevista no art. 243 da CRFB.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o Meio Ambiente, tal como disciplinado pelo artigo 225 da Constituição Federal e tendo presente também o magistério da doutrina e da jurisprudência, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com taxas municipais de fiscalização de estabelecimentos empresariais. Marque, a propósito, a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o tema ‘guerra fiscal’ em matéria de ICMS.

I. Para a doutrina, o princípio geral segundo o qual ‘quem pode tributar pode isentar’ sofre peremptória exceção em matéria de ICMS.

II. Os Estados podem instituir o ICMS, porém, para estabelecer isenções, condição necessária e suficiente é que o façam por ‘lei específica’.

III. A LC 24/75, regulamentando a Constituição Federal, impõe que as isenções do ICMS sejam serão concedidas ou revogadas nos termos de convênios celebrados e ratificados pelos Estados e pelo Distrito Federal.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito dos títulos de crédito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do seguro de responsabilidade civil facultativo, marque a alternativa CORRETA.


 

(TRE/SE – FCC – 2015) O ato de designar, até sessenta dias antes das eleições, os locais das Seções, constituir as Juntas Eleitorais e designar a sua sede e jurisdição competem:


 

(EMAGIS) O Conselho Tutelar de Quixadá-CE ofereceu representação ao Juízo da Infância de Juventude local, a fim de iniciar procedimento de apuração de irregularidade de entidade de atendimento não governamental com sede na referida Comarca. Segundo a representação, o dirigente da entidade estaria praticando tortura sistemática contra alguns adolescentes, conforme relatório anexado. O representante pede o afastamento liminar do dirigente e, em sentença final, o afastamento definitivo do requerido, bem como a aplicação de multa. Com base neste singelo caso concreto, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) No que diz respeito à relação jurídica de consumo, assinale a opção CORRETA:

 

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 09.2021

(EMAGIS) A respeito dos vícios redibitórios e também sobre o contrato de compra e venda, tendo presente a disciplina do Código Civil, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPF – Procurador da República – 2017) Ao deslocamento de uma porção de terra, por força natural violenta, desprendendo-se de um prédio para se juntar a outro, dá-se o nome de:

 

(TJ/RJ – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2019) Pedro, criança de 4 anos, com pais desconhecidos, vive em uma instituição de menores abandonados. Em razão de sua aparência física (branco e de olhos claros) despertou o interesse na adoção por um casal alemão. Entretanto, outro casal brasileiro, regularmente cadastrado para adoção na forma da lei, também manifestou interesse em adotar Pedro. Acerca do caso hipotético, assinale a alternativa correta.


 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) Em relação aos princípios constitucionais do processo civil, considere os enunciados seguintes:

I. A publicidade processual é a regra geral prevista tanto na Constituição Federal como no Código de Processo Civil; as exceções a esse princípio são estabelecidas por meio de rol taxativo em ambas as normas legais citadas.

II. O princípio da isonomia processual não deve ser entendido abstrata e sim concretamente, garantindo às partes manter paridade de armas, como forma de manter equilibrada a disputa judicial entre elas; assim, a isonomia entre partes desiguais só pode ser atingida por meio de um tratamento também desigual, na medida dessa desigualdade.

III. A razoável duração do processo abrange sua solução integral, incluindo-se a atividade satisfativa, assegurados os meios que garantam a celeridade da tramitação processual.

IV. O princípio do contraditório processual aplica-se apenas à matéria dispositiva, mas não às matérias de ordem pública, casos em que o juiz poderá agir de ofício prescindindo-se da oitiva prévia das partes.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Sobre o instituto da reclamação, considerada a disciplina trazida no CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. Caberá reclamação da parte interessada ou do Ministério Público para garantir a observância de acórdão proferido em julgamento de incidente de resolução de demandas repetitivas ou de incidente de assunção de competência.

II. A reclamação pode ser proposta perante qualquer tribunal, e seu julgamento compete ao órgão jurisdicional cuja competência se busca preservar ou cuja autoridade se pretenda garantir.

III. Caberá reclamação para garantir a observância de acórdão de recurso extraordinário com repercussão geral reconhecida ou de acórdão proferido em julgamento de recursos extraordinário ou especial repetitivos, independentemente do esgotamento das instâncias ordinárias.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A propósito do cumprimento de sentença, especialmente as regras de competência aplicada a essa fase processual, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que diz respeito à relação jurídica de consumo, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) O Conselho Tutelar de Quixadá-CE ofereceu representação ao Juízo da Infância de Juventude local, a fim de iniciar procedimento de apuração de irregularidade de entidade de atendimento não governamental com sede na referida Comarca. Segundo a representação, o dirigente da entidade estaria praticando tortura sistemática contra alguns adolescentes, conforme relatório anexado. O representante pede o afastamento liminar do dirigente e, em sentença final, o afastamento definitivo do requerido, bem como a aplicação de multa. Com base neste singelo caso concreto, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) João Metralha foi condenado pela prática do crime de roubo circunstanciado pela restrição de liberdade da vítima (CP, art. 157, § 2º, inciso V) por sentença transitada em julgado no dia 1º/04/2019. Em 11/12/2020, foi condenado pela prática do crime de furto qualificado pelo emprego de explosivo ou de artefato análogo que cause perigo comum (CP, art. 155, § 4º-A), ocorrido em 25/07/2020.

Nesse caso, para progredir de regime, João deverá ter cumprido ao menos:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) Felipe foi denunciado por furto qualificado pelo rompimento de obstáculo. Durante a instrução processual, verificou-se que, sem nenhuma justificativa, embora fosse possível, o laudo pericial não havia sido realizado; entretanto, a vítima e uma testemunha local confirmaram que uma porta havia sido arrombada no local quando do momento do furto.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Paulo, descontente com o término do namoro com Maria, livre e conscientemente invadiu o dispositivo informático do aparelho celular dela e capturou fotos íntimas e conversas privadas dela com seu novo namorado, João. Posteriormente, também livre e conscientemente, com intuito de vingança, divulgou, em redes sociais na Internet, os vídeos e as fotos de Maria, com cunho sexual, difamando-a e injuriando João com a utilização de elementos referentes à sua raça, cor e etnia. Em razão dessa conduta, Paulo foi indiciado pelos delitos de violação de dispositivo informático, divulgação de cenas de sexo ou pornografia, majorada pelo intuito de vingança, difamação contra Maria e injúria racial contra João.

Com relação à persecução penal nessa situação hipotética, é correto afirmar que os crimes citados se submetem, respectivamente, a ação penal

 

(EMAGIS) A respeito dos crimes contra a dignidade sexual, avalie as assertivas que seguem.

I. A Lei 13.772/2018 incluiu no Código Penal o crime de registro não autorizado da intimidade sexual, que consiste em produzir, fotografar, filmar ou registrar, por qualquer meio, conteúdo com cena de nudez ou ato sexual ou libidinoso de caráter íntimo e privado sem autorização dos participantes.

II. A causa especial de aumento da pena decorrente de o agente ser ascendente da vítima aplica-se apenas até o segundo grau da linha reta, não abrangendo, por exemplo, o bisavô.

III. A Lei 13.718/2018 incluiu no Código Penal o crime de divulgação de cena de estupro ou de cena de estupro de vulnerável, de cena de sexo ou de pornografia, que consiste em oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, vender ou expor à venda, distribuir, publicar ou divulgar, por qualquer meio - inclusive por meio de comunicação de massa ou sistema de informática ou telemática -, fotografia, vídeo ou outro registro audiovisual que contenha cena de estupro ou de estupro de vulnerável ou que faça apologia ou induza a sua prática, ou, sem o consentimento da vítima, cena de sexo, nudez ou pornografia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os crimes ambientais e também sobre a competência para processar e julgar ações penais que a eles se refiram, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as prerrogativas de caráter processual penal do Presidente da República e dos Governadores de Estado, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/PA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) A respeito de julgamento por tribunal do júri, assinale a opção correta.

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Leila, menor de 21 anos de idade, foi denunciada pela prática do delito de falsificação de documento público, previsto no art. 297, caput, por três vezes, na forma do art. 69, ambos do CP, tendo o Juiz convertido a prisão em flagrante em preventiva, não obstante a documentação juntada pela defesa, comprovando que Leila tem uma filha de 2 anos de idade, que está sob sua guarda. Recebida a denúncia e processado o feito, 10 meses após a prisão da ré foi realizada audiência de instrução, debates e julgamento, tendo Leila sido condenada à pena mínima para cada delito, em razão de sua primariedade, seus bons antecedentes, bom comportamento carcerário e do fato de não fazer parte de organização criminosa. Todavia, em razão do reconhecimento do concurso material, a pena final foi fixada em 6 anos de reclusão.

A respeito do regime inicial de cumprimento de pena cabível no caso,

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o tema Hermenêutica Constitucional. Marque, a propósito, a assertiva INCORRETA.

 

(EMAGIS) Constituição é o organismo vivo delimitador da organização estrutural do Estado, da forma de governo, da garantia das liberdades públicas, do modo de aquisição e exercício do poder político. Existem vários sentidos de constituição e, até hoje, os estudiosos não chegaram a um consenso a respeito de qual deve prevalecer. A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, seguindo o magistério doutrinário, prefere adotar uma pluralidade de acepções, sem seguir um conceito único e exaustivo de constituição (STF, ADI 595-2/ES. Rel. Min. Celso de Mello. J. 28/02/2002)”. (BULOS, Uadi Lammêgo. Direito Constitucional ao Alcance de todos. 2 ed. Rev. e atual – São Paulo: Saraiva, 2010. p. 66). Com base no texto da Constituição da República de 1988 é correto afirmar, exceto:

 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) Sobre a interpretação da norma constitucional, é INCORRETO afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere nacional brasileira que, casando-se com cidadão norte-americano, requeira a nacionalidade norte-americana, declarando no requerimento “renunciar e abjurar fidelidade a qualquer Estado ou soberania”.
Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Caso fosse originária a nacionalidade norte-americana, reconhecida pela lei deste país, manteria a brasileira sua condição de nacional.

II. Caso, embora derivada de naturalização, a nacionalidade norte-americana tenha sido imposta à nacional brasileira para permanência no território estrangeiro ou fruição de direitos, conservaria ela a nacionalidade brasileira.

III. A situação posta no enunciado, caso inexistentes outras circunstâncias, não impede a conservação pela brasileira de sua condição de nacional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TRE/SE – FCC – 2015) O ato de designar, até sessenta dias antes das eleições, os locais das Seções, constituir as Juntas Eleitorais e designar a sua sede e jurisdição competem:


 

(EMAGIS) A respeito dos títulos de crédito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do seguro de responsabilidade civil facultativo, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com taxas municipais de fiscalização de estabelecimentos empresariais. Marque, a propósito, a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o tema ‘guerra fiscal’ em matéria de ICMS.

I. Para a doutrina, o princípio geral segundo o qual ‘quem pode tributar pode isentar’ sofre peremptória exceção em matéria de ICMS.

II. Os Estados podem instituir o ICMS, porém, para estabelecer isenções, condição necessária e suficiente é que o façam por ‘lei específica’.

III. A LC 24/75, regulamentando a Constituição Federal, impõe que as isenções do ICMS sejam serão concedidas ou revogadas nos termos de convênios celebrados e ratificados pelos Estados e pelo Distrito Federal.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Sobre a ação de execução fiscal de crédito tributário, à luz da jurisprudência atual do STJ, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) Sobre o Meio Ambiente, tal como disciplinado pelo artigo 225 da Constituição Federal e tendo presente também o magistério da doutrina e da jurisprudência, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da estabilidade dos servidores públicos, do estágio probatório e das promoções e progressões funcionais, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, é incompatível com a definição de estágio probatório a exclusão do cômputo do requisito temporal de períodos de licença do servidor público.

II. A estabilidade do servidor nomeado para cargo de provimento efetivo, além de avaliação especial de desempenho, supõe requisito temporal mínimo de dois anos de efetivo exercício.

III. Não pode ser afastado do requisito temporal para promoção o período em que o servidor somente não exerceu suas funções por ter sido indevidamente tardia sua nomeação, atraso devidamente reconhecido pelo Judiciário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Em relação ao poder de polícia administrativo, considere as assertivas abaixo.

I. Licença é ato administrativo discricionário e tem como característica a revogabilidade, podendo a administração, em respeito ao interesse público, cassar os efeitos do ato que a concede.

II. Autorização é ato administrativo declaratório e vinculado e, dessa forma, uma vez adimplidas as condições legais, deverá a Administração outorgá-la, não podendo, por conta de sua natureza jurídica, revogá-la posteriormente.

III. Sanção de polícia tem como característica o emprego de medidas inibitórias ou dissuasoras e tem como finalidade cessar práticas ilícitas perpetradas por particulares e por funcionários públicos, garantida a ampla defesa.

IV. O poder de polícia administrativo poderá ser delegado, mediante lei específica, a entes da Administração Indireta.

V. Sanção de polícia, quando extroversa, é imposta a todos os administrados, indistintamente, com a finalidade de inibir condutas ilícitas ou, se ocorrida, reprimir o autor da infração.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Sabe-se que, quando da instituição de nova moeda (Cruzado) e implementação, pelo Poder Público, dos planos de combate à inflação denominados ‘Plano Funaro’ ou ‘Plano Cruzado’, houve congelamento dos preços e as tarifas aéreas nos valores prevalecentes em 27.2.1986 (art. 5º do Decreto n. 91.149, de 15.3.1985).

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF não admite responsabilidade objetiva do Estado por danos decorrentes de planos econômicos.

II. O STF considera que o Estado pode ter responsabilidade civil também pela prática de atos lícitos.

III. Comprovado, no caso concreto, que o plano econômico em questão rompeu o equilíbrio financeiro do contrato de concessão, deve a União indenizar as concessionárias do serviço de transporte aéreo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente ao art. 243 da Constituição Federal, julgue os itens abaixo.

I. A expropriação deve recair sobre a propriedade rural por inteiro, e não somente sobre a área em que verificada a cultura ilegal de plantas psicotrópicas ou a exploração do trabalho escravo.

II. A responsabilidade do proprietário, na hipótese do art. 243 da CRFB, é de caráter subjetivo. Não obstante, caso constatada a existência de culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou a exploração de trabalho escravo, é ônus probatório do proprietário comprovar que não incorreu em culpa, ainda que “in vigilando” ou “in elegendo”.

III. Caso ocupado por particulares que venham a estabelecer culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou explorar trabalho escravo, o bem público dominical, situado em área rural, pode, em determinadas circunstâncias, sofrer a sanção prevista no art. 243 da CRFB.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) No tocante ao Direito Econômico, assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Sobre a prescrição e a decadência em matéria de custeio da Seguridade Social, sobre a Previdência Complementar e sobre a prescrição e a decadência em matéria de Previdência Social, marque a alternativa correta.

 

(DPE/MG – FUNDEP – 2019) No Município de Rio do Horizonte, os gerentes responsáveis pelos estabelecimentos comerciais de um quarteirão localizado em bairro nobre da cidade programaram em conjunto os equipamentos irrigadores automáticos de jardim para funcionarem todos dos dias às 4h45 da manhã.

Nesse horário, sempre dormem no local diversas pessoas em situação de rua, que acabam sendo acordadas pelos jatos de água e forçadas a sair do espaço, além de terem molhados seus cobertores e pertences pessoais e inutilizadas as folhas de papelão que lhes servem de cama. Até o momento, ninguém compareceu à Defensoria Pública afirmando ter sido prejudicado e solicitando providências.

Analise as seguintes afirmativas a respeito da hipótese apresentada e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

(   ) Em obediência ao princípio da subsidiariedade dos Direitos Humanos e devido ao fato de que estes possuem eficácia indireta nas relações entre particulares, o conflito deverá ser resolvido por intermédio das normas de Direito Privado, com ampla participação da Defensoria na condição de custos vulnerabilis.

(   ) Pelo princípio da supremacia do interesse público sobre o interesse dos particulares, é vedado a estes se estabelecerem em via pública, tendo o município o direito de apreender todos os pertences que estiverem colocados no referido local.

(   ) O defensor público, ao tomar conhecimento dos fatos através do noticiário, poderá instaurar, de ofício, procedimento para apurar as violações e buscar a reparação dos danos causados.

(   ) Há, na hipótese apresentada, a colidência entre direitos fundamentais, o exercício da atividade econômica e os direitos sociais, a ser resolvida pelos critérios cronológico, hierárquico e da especialidade.

Assinale a sequência correta.


 

(EMAGIS) Sobre o MERCOSUL, seus órgãos e sanções, indique a assertiva em que há incorreção.

 

Delegado de Polícia - Rodada 09.2021

No dia 1º de agosto de 2020, Maria procurou a Delegacia da Mulher de Cuiabá/MT para apresentar “notitia criminis” de que seu companheiro João havia a agredido fisicamente, deixando hematomas nas suas costas e braços.

A delegada instaurou inquérito policial no bojo do qual foi requisitado exame de corpo de delito em Maria. Ouvido em sede policial, João negou os fatos.

Maria requereu a fixação de medidas protetivas de urgência e o juiz natural fixou as seguintes, que obrigam o agressor: a) afastamento do lar; b) proibição de aproximação da ofendida, fixando o limite mínimo de 300 metros de distância entre a vítima e o agressor; c) proibição de contato com a ofendida por qualquer meio de comunicação.

Depois de deferidas as medidas, João começou a passar em frente à igreja que Maria frequentava sempre logo após o término da missa, vale dizer, às 21 horas. Maria, sentindo-se amedrontada, comunicou o fato à delegada, que representou por nova medida protetiva.

Em reforço às medidas anteriormente deferidas, o juiz natural fixou mais uma, qual seja, recolhimento noturno domiciliar e nos dias de folga, a partir das 18 horas até às 5 horas, sendo certo que João foi intimado da medida.

Depois disso, no dia 14 de agosto de 2020, João enviou mensagem via “Whatsapp” para o telefone da filha comum do ex-casal, chamada Fernanda, na qual ameaçou Maria de morte, dizendo que se ela não fosse dele não seria de mais ninguém e pediu que a filha transmitisse o recado à mãe.

Apavorada ao receber a notícia da filha, Maria novamente procura a Delegacia da Mulher.

Você é o(a) Delegado(a) de Polícia presidente do procedimento investigativo e que atendeu Maria. Nessa condição e com base apenas nas informações acima expostas e naquelas que podem ser inferidas do enunciado, redija a peça judicial adequada.

Boa prática!

 

Defensoria Pública Estadual - Rodada 09.2021

Clara é empregada doméstica e mora em Teresina-PI, juntamente com sua filha (Maria), de apenas 07 (sete) anos de idade, e sua mãe (Ana), já idosa. Em dezembro de 2020, Clara passou a trabalhar em um bairro da cidade bem distante de sua casa, em razão da mudança repentina do endereço de seus empregadores. Com isso, Clara não conseguirá mais levar e buscar a filha na escola pública que a mesma frequentava próximo à sua residência. Para tentar resolver o problema e garantir a continuidade dos estudos da filha, Clara tentou realizar sua matrícula na unidade escolar municipal disponível e próxima ao seu local de trabalho. Tal solicitação foi recusada pela diretoria responsável, que alegou não ser justo o motivo apresentado por Clara, além da necessidade de Maria ser inserida em uma “lista de espera” para matrícula na escola.

Clara procurou a defensoria pública. Como defensor(a) público(a) responsável pelo atendimento, analise cuidadosamente a situação narrada e elabore a peça processual cível mais adequada para o caso.

 

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 09.2021

(EMAGIS) A respeito dos vícios redibitórios e também sobre o contrato de compra e venda, tendo presente a disciplina do Código Civil, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPF – Procurador da República – 2017) Ao deslocamento de uma porção de terra, por força natural violenta, desprendendo-se de um prédio para se juntar a outro, dá-se o nome de:

 

(TJ/RJ – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2019) Pedro, criança de 4 anos, com pais desconhecidos, vive em uma instituição de menores abandonados. Em razão de sua aparência física (branco e de olhos claros) despertou o interesse na adoção por um casal alemão. Entretanto, outro casal brasileiro, regularmente cadastrado para adoção na forma da lei, também manifestou interesse em adotar Pedro. Acerca do caso hipotético, assinale a alternativa correta.


 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) Em relação aos princípios constitucionais do processo civil, considere os enunciados seguintes:

I. A publicidade processual é a regra geral prevista tanto na Constituição Federal como no Código de Processo Civil; as exceções a esse princípio são estabelecidas por meio de rol taxativo em ambas as normas legais citadas.

II. O princípio da isonomia processual não deve ser entendido abstrata e sim concretamente, garantindo às partes manter paridade de armas, como forma de manter equilibrada a disputa judicial entre elas; assim, a isonomia entre partes desiguais só pode ser atingida por meio de um tratamento também desigual, na medida dessa desigualdade.

III. A razoável duração do processo abrange sua solução integral, incluindo-se a atividade satisfativa, assegurados os meios que garantam a celeridade da tramitação processual.

IV. O princípio do contraditório processual aplica-se apenas à matéria dispositiva, mas não às matérias de ordem pública, casos em que o juiz poderá agir de ofício prescindindo-se da oitiva prévia das partes.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Sobre o instituto da reclamação, considerada a disciplina trazida no CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. Caberá reclamação da parte interessada ou do Ministério Público para garantir a observância de acórdão proferido em julgamento de incidente de resolução de demandas repetitivas ou de incidente de assunção de competência.

II. A reclamação pode ser proposta perante qualquer tribunal, e seu julgamento compete ao órgão jurisdicional cuja competência se busca preservar ou cuja autoridade se pretenda garantir.

III. Caberá reclamação para garantir a observância de acórdão de recurso extraordinário com repercussão geral reconhecida ou de acórdão proferido em julgamento de recursos extraordinário ou especial repetitivos, independentemente do esgotamento das instâncias ordinárias.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A propósito do cumprimento de sentença, especialmente as regras de competência aplicada a essa fase processual, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O Ministério Público de determinado estado, por intermédio do promotor de justiça titular da promotoria especializada na defesa dos direitos do consumidor, ajuizou ação civil pública contra instituição de ensino particular, com o intuito de impedir aumento ilegal e abusivo de mensalidades escolares. Com base nessa situação hipotética, assinale a opção CORRETA.


 

(EMAGIS) No que diz respeito à relação jurídica de consumo, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) O Conselho Tutelar de Quixadá-CE ofereceu representação ao Juízo da Infância de Juventude local, a fim de iniciar procedimento de apuração de irregularidade de entidade de atendimento não governamental com sede na referida Comarca. Segundo a representação, o dirigente da entidade estaria praticando tortura sistemática contra alguns adolescentes, conforme relatório anexado. O representante pede o afastamento liminar do dirigente e, em sentença final, o afastamento definitivo do requerido, bem como a aplicação de multa. Com base neste singelo caso concreto, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) João Metralha foi condenado pela prática do crime de roubo circunstanciado pela restrição de liberdade da vítima (CP, art. 157, § 2º, inciso V) por sentença transitada em julgado no dia 1º/04/2019. Em 11/12/2020, foi condenado pela prática do crime de furto qualificado pelo emprego de explosivo ou de artefato análogo que cause perigo comum (CP, art. 155, § 4º-A), ocorrido em 25/07/2020.

Nesse caso, para progredir de regime, João deverá ter cumprido ao menos:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) Felipe foi denunciado por furto qualificado pelo rompimento de obstáculo. Durante a instrução processual, verificou-se que, sem nenhuma justificativa, embora fosse possível, o laudo pericial não havia sido realizado; entretanto, a vítima e uma testemunha local confirmaram que uma porta havia sido arrombada no local quando do momento do furto.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Paulo, descontente com o término do namoro com Maria, livre e conscientemente invadiu o dispositivo informático do aparelho celular dela e capturou fotos íntimas e conversas privadas dela com seu novo namorado, João. Posteriormente, também livre e conscientemente, com intuito de vingança, divulgou, em redes sociais na Internet, os vídeos e as fotos de Maria, com cunho sexual, difamando-a e injuriando João com a utilização de elementos referentes à sua raça, cor e etnia. Em razão dessa conduta, Paulo foi indiciado pelos delitos de violação de dispositivo informático, divulgação de cenas de sexo ou pornografia, majorada pelo intuito de vingança, difamação contra Maria e injúria racial contra João.

Com relação à persecução penal nessa situação hipotética, é correto afirmar que os crimes citados se submetem, respectivamente, a ação penal

 

(EMAGIS) A respeito dos crimes contra a dignidade sexual, avalie as assertivas que seguem.

I. A Lei 13.772/2018 incluiu no Código Penal o crime de registro não autorizado da intimidade sexual, que consiste em produzir, fotografar, filmar ou registrar, por qualquer meio, conteúdo com cena de nudez ou ato sexual ou libidinoso de caráter íntimo e privado sem autorização dos participantes.

II. A causa especial de aumento da pena decorrente de o agente ser ascendente da vítima aplica-se apenas até o segundo grau da linha reta, não abrangendo, por exemplo, o bisavô.

III. A Lei 13.718/2018 incluiu no Código Penal o crime de divulgação de cena de estupro ou de cena de estupro de vulnerável, de cena de sexo ou de pornografia, que consiste em oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, vender ou expor à venda, distribuir, publicar ou divulgar, por qualquer meio - inclusive por meio de comunicação de massa ou sistema de informática ou telemática -, fotografia, vídeo ou outro registro audiovisual que contenha cena de estupro ou de estupro de vulnerável ou que faça apologia ou induza a sua prática, ou, sem o consentimento da vítima, cena de sexo, nudez ou pornografia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as prerrogativas de caráter processual penal do Presidente da República e dos Governadores de Estado, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/PA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) A respeito de julgamento por tribunal do júri, assinale a opção correta.

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Leila, menor de 21 anos de idade, foi denunciada pela prática do delito de falsificação de documento público, previsto no art. 297, caput, por três vezes, na forma do art. 69, ambos do CP, tendo o Juiz convertido a prisão em flagrante em preventiva, não obstante a documentação juntada pela defesa, comprovando que Leila tem uma filha de 2 anos de idade, que está sob sua guarda. Recebida a denúncia e processado o feito, 10 meses após a prisão da ré foi realizada audiência de instrução, debates e julgamento, tendo Leila sido condenada à pena mínima para cada delito, em razão de sua primariedade, seus bons antecedentes, bom comportamento carcerário e do fato de não fazer parte de organização criminosa. Todavia, em razão do reconhecimento do concurso material, a pena final foi fixada em 6 anos de reclusão.

A respeito do regime inicial de cumprimento de pena cabível no caso,

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o tema Hermenêutica Constitucional. Marque, a propósito, a assertiva INCORRETA.

 

(EMAGIS) Constituição é o organismo vivo delimitador da organização estrutural do Estado, da forma de governo, da garantia das liberdades públicas, do modo de aquisição e exercício do poder político. Existem vários sentidos de constituição e, até hoje, os estudiosos não chegaram a um consenso a respeito de qual deve prevalecer. A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, seguindo o magistério doutrinário, prefere adotar uma pluralidade de acepções, sem seguir um conceito único e exaustivo de constituição (STF, ADI 595-2/ES. Rel. Min. Celso de Mello. J. 28/02/2002)”. (BULOS, Uadi Lammêgo. Direito Constitucional ao Alcance de todos. 2 ed. Rev. e atual – São Paulo: Saraiva, 2010. p. 66). Com base no texto da Constituição da República de 1988 é correto afirmar, exceto:

 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) Sobre a interpretação da norma constitucional, é INCORRETO afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere nacional brasileira que, casando-se com cidadão norte-americano, requeira a nacionalidade norte-americana, declarando no requerimento “renunciar e abjurar fidelidade a qualquer Estado ou soberania”.
Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Caso fosse originária a nacionalidade norte-americana, reconhecida pela lei deste país, manteria a brasileira sua condição de nacional.

II. Caso, embora derivada de naturalização, a nacionalidade norte-americana tenha sido imposta à nacional brasileira para permanência no território estrangeiro ou fruição de direitos, conservaria ela a nacionalidade brasileira.

III. A situação posta no enunciado, caso inexistentes outras circunstâncias, não impede a conservação pela brasileira de sua condição de nacional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/MG – FUNDEP – 2019) No Município de Rio do Horizonte, os gerentes responsáveis pelos estabelecimentos comerciais de um quarteirão localizado em bairro nobre da cidade programaram em conjunto os equipamentos irrigadores automáticos de jardim para funcionarem todos dos dias às 4h45 da manhã.

Nesse horário, sempre dormem no local diversas pessoas em situação de rua, que acabam sendo acordadas pelos jatos de água e forçadas a sair do espaço, além de terem molhados seus cobertores e pertences pessoais e inutilizadas as folhas de papelão que lhes servem de cama. Até o momento, ninguém compareceu à Defensoria Pública afirmando ter sido prejudicado e solicitando providências.

Analise as seguintes afirmativas a respeito da hipótese apresentada e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

(   ) Em obediência ao princípio da subsidiariedade dos Direitos Humanos e devido ao fato de que estes possuem eficácia indireta nas relações entre particulares, o conflito deverá ser resolvido por intermédio das normas de Direito Privado, com ampla participação da Defensoria na condição de custos vulnerabilis.

(   ) Pelo princípio da supremacia do interesse público sobre o interesse dos particulares, é vedado a estes se estabelecerem em via pública, tendo o município o direito de apreender todos os pertences que estiverem colocados no referido local.

(   ) O defensor público, ao tomar conhecimento dos fatos através do noticiário, poderá instaurar, de ofício, procedimento para apurar as violações e buscar a reparação dos danos causados.

(   ) Há, na hipótese apresentada, a colidência entre direitos fundamentais, o exercício da atividade econômica e os direitos sociais, a ser resolvida pelos critérios cronológico, hierárquico e da especialidade.

Assinale a sequência correta.


 

(EMAGIS) A respeito da estabilidade dos servidores públicos, do estágio probatório e das promoções e progressões funcionais, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, é incompatível com a definição de estágio probatório a exclusão do cômputo do requisito temporal de períodos de licença do servidor público.

II. A estabilidade do servidor nomeado para cargo de provimento efetivo, além de avaliação especial de desempenho, supõe requisito temporal mínimo de dois anos de efetivo exercício.

III. Não pode ser afastado do requisito temporal para promoção o período em que o servidor somente não exerceu suas funções por ter sido indevidamente tardia sua nomeação, atraso devidamente reconhecido pelo Judiciário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Em relação ao poder de polícia administrativo, considere as assertivas abaixo.

I. Licença é ato administrativo discricionário e tem como característica a revogabilidade, podendo a administração, em respeito ao interesse público, cassar os efeitos do ato que a concede.

II. Autorização é ato administrativo declaratório e vinculado e, dessa forma, uma vez adimplidas as condições legais, deverá a Administração outorgá-la, não podendo, por conta de sua natureza jurídica, revogá-la posteriormente.

III. Sanção de polícia tem como característica o emprego de medidas inibitórias ou dissuasoras e tem como finalidade cessar práticas ilícitas perpetradas por particulares e por funcionários públicos, garantida a ampla defesa.

IV. O poder de polícia administrativo poderá ser delegado, mediante lei específica, a entes da Administração Indireta.

V. Sanção de polícia, quando extroversa, é imposta a todos os administrados, indistintamente, com a finalidade de inibir condutas ilícitas ou, se ocorrida, reprimir o autor da infração.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Sabe-se que, quando da instituição de nova moeda (Cruzado) e implementação, pelo Poder Público, dos planos de combate à inflação denominados ‘Plano Funaro’ ou ‘Plano Cruzado’, houve congelamento dos preços e as tarifas aéreas nos valores prevalecentes em 27.2.1986 (art. 5º do Decreto n. 91.149, de 15.3.1985).

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF não admite responsabilidade objetiva do Estado por danos decorrentes de planos econômicos.

II. O STF considera que o Estado pode ter responsabilidade civil também pela prática de atos lícitos.

III. Comprovado, no caso concreto, que o plano econômico em questão rompeu o equilíbrio financeiro do contrato de concessão, deve a União indenizar as concessionárias do serviço de transporte aéreo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente ao art. 243 da Constituição Federal, julgue os itens abaixo.

I. A expropriação deve recair sobre a propriedade rural por inteiro, e não somente sobre a área em que verificada a cultura ilegal de plantas psicotrópicas ou a exploração do trabalho escravo.

II. A responsabilidade do proprietário, na hipótese do art. 243 da CRFB, é de caráter subjetivo. Não obstante, caso constatada a existência de culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou a exploração de trabalho escravo, é ônus probatório do proprietário comprovar que não incorreu em culpa, ainda que “in vigilando” ou “in elegendo”.

III. Caso ocupado por particulares que venham a estabelecer culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou explorar trabalho escravo, o bem público dominical, situado em área rural, pode, em determinadas circunstâncias, sofrer a sanção prevista no art. 243 da CRFB.

Estão corretos somente os itens:

 

(TRE/SE – FCC – 2015) O ato de designar, até sessenta dias antes das eleições, os locais das Seções, constituir as Juntas Eleitorais e designar a sua sede e jurisdição competem:


 

(EMAGIS) A respeito dos títulos de crédito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do seguro de responsabilidade civil facultativo, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com taxas municipais de fiscalização de estabelecimentos empresariais. Marque, a propósito, a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o tema ‘guerra fiscal’ em matéria de ICMS.

I. Para a doutrina, o princípio geral segundo o qual ‘quem pode tributar pode isentar’ sofre peremptória exceção em matéria de ICMS.

II. Os Estados podem instituir o ICMS, porém, para estabelecer isenções, condição necessária e suficiente é que o façam por ‘lei específica’.

III. A LC 24/75, regulamentando a Constituição Federal, impõe que as isenções do ICMS sejam serão concedidas ou revogadas nos termos de convênios celebrados e ratificados pelos Estados e pelo Distrito Federal.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre o Meio Ambiente, tal como disciplinado pelo artigo 225 da Constituição Federal e tendo presente também o magistério da doutrina e da jurisprudência, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considerando o que dispõe a Resolução CNMP nº 181/2017, que dispõe sobre a instauração e tramitação do procedimento investigatório criminal (PIC) a cargo do Ministério Público, assinale a alternativa correta:


 

(DPE/MG – FUNDEP – 2019) Analise as seguintes afirmativas referentes às prerrogativas processuais dos defensores públicos.

I. O defensor público necessita de procuração para transigir em nome da pessoa assistida, quando não há anuência expressa dela com os termos do acordo.

II. A pedido da Defensoria Pública, a parte assistida deverá ser intimada pessoalmente para prestar informação ou tomar providência quando somente dela depender o ato processual.

III. Encerrada a instrução em audiência na qual presente o Defensor, este se considera intimado pessoalmente e daí passa a correr o prazo processual para apresentação dos memoriais.

IV. É válida a manifestação em autos administrativos ou judiciais por meio de cota, ainda que sem a utilização do timbre da instituição, desde que identificada a assinatura.

Está(ão) incorreta(s) a(s) afirmativa(s)


 

Objetivas DPF - Rodada 09.2021

(EMAGIS) João Metralha foi condenado pela prática do crime de roubo circunstanciado pela restrição de liberdade da vítima (CP, art. 157, § 2º, inciso V) por sentença transitada em julgado no dia 1º/04/2019. Em 11/12/2020, foi condenado pela prática do crime de furto qualificado pelo emprego de explosivo ou de artefato análogo que cause perigo comum (CP, art. 155, § 4º-A), ocorrido em 25/07/2020.

Nesse caso, para progredir de regime, João deverá ter cumprido ao menos:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) Felipe foi denunciado por furto qualificado pelo rompimento de obstáculo. Durante a instrução processual, verificou-se que, sem nenhuma justificativa, embora fosse possível, o laudo pericial não havia sido realizado; entretanto, a vítima e uma testemunha local confirmaram que uma porta havia sido arrombada no local quando do momento do furto.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Paulo, descontente com o término do namoro com Maria, livre e conscientemente invadiu o dispositivo informático do aparelho celular dela e capturou fotos íntimas e conversas privadas dela com seu novo namorado, João. Posteriormente, também livre e conscientemente, com intuito de vingança, divulgou, em redes sociais na Internet, os vídeos e as fotos de Maria, com cunho sexual, difamando-a e injuriando João com a utilização de elementos referentes à sua raça, cor e etnia. Em razão dessa conduta, Paulo foi indiciado pelos delitos de violação de dispositivo informático, divulgação de cenas de sexo ou pornografia, majorada pelo intuito de vingança, difamação contra Maria e injúria racial contra João.

Com relação à persecução penal nessa situação hipotética, é correto afirmar que os crimes citados se submetem, respectivamente, a ação penal

 

(EMAGIS) A respeito dos crimes contra a dignidade sexual, avalie as assertivas que seguem.

I. A Lei 13.772/2018 incluiu no Código Penal o crime de registro não autorizado da intimidade sexual, que consiste em produzir, fotografar, filmar ou registrar, por qualquer meio, conteúdo com cena de nudez ou ato sexual ou libidinoso de caráter íntimo e privado sem autorização dos participantes.

II. A causa especial de aumento da pena decorrente de o agente ser ascendente da vítima aplica-se apenas até o segundo grau da linha reta, não abrangendo, por exemplo, o bisavô.

III. A Lei 13.718/2018 incluiu no Código Penal o crime de divulgação de cena de estupro ou de cena de estupro de vulnerável, de cena de sexo ou de pornografia, que consiste em oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, vender ou expor à venda, distribuir, publicar ou divulgar, por qualquer meio - inclusive por meio de comunicação de massa ou sistema de informática ou telemática -, fotografia, vídeo ou outro registro audiovisual que contenha cena de estupro ou de estupro de vulnerável ou que faça apologia ou induza a sua prática, ou, sem o consentimento da vítima, cena de sexo, nudez ou pornografia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os crimes ambientais e também sobre a competência para processar e julgar ações penais que a eles se refiram, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as prerrogativas de caráter processual penal do Presidente da República e dos Governadores de Estado, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/PA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) A respeito de julgamento por tribunal do júri, assinale a opção correta.

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Leila, menor de 21 anos de idade, foi denunciada pela prática do delito de falsificação de documento público, previsto no art. 297, caput, por três vezes, na forma do art. 69, ambos do CP, tendo o Juiz convertido a prisão em flagrante em preventiva, não obstante a documentação juntada pela defesa, comprovando que Leila tem uma filha de 2 anos de idade, que está sob sua guarda. Recebida a denúncia e processado o feito, 10 meses após a prisão da ré foi realizada audiência de instrução, debates e julgamento, tendo Leila sido condenada à pena mínima para cada delito, em razão de sua primariedade, seus bons antecedentes, bom comportamento carcerário e do fato de não fazer parte de organização criminosa. Todavia, em razão do reconhecimento do concurso material, a pena final foi fixada em 6 anos de reclusão.

A respeito do regime inicial de cumprimento de pena cabível no caso,

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o tema Hermenêutica Constitucional. Marque, a propósito, a assertiva INCORRETA.

 

(EMAGIS) Constituição é o organismo vivo delimitador da organização estrutural do Estado, da forma de governo, da garantia das liberdades públicas, do modo de aquisição e exercício do poder político. Existem vários sentidos de constituição e, até hoje, os estudiosos não chegaram a um consenso a respeito de qual deve prevalecer. A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, seguindo o magistério doutrinário, prefere adotar uma pluralidade de acepções, sem seguir um conceito único e exaustivo de constituição (STF, ADI 595-2/ES. Rel. Min. Celso de Mello. J. 28/02/2002)”. (BULOS, Uadi Lammêgo. Direito Constitucional ao Alcance de todos. 2 ed. Rev. e atual – São Paulo: Saraiva, 2010. p. 66). Com base no texto da Constituição da República de 1988 é correto afirmar, exceto:

 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) Sobre a interpretação da norma constitucional, é INCORRETO afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere nacional brasileira que, casando-se com cidadão norte-americano, requeira a nacionalidade norte-americana, declarando no requerimento “renunciar e abjurar fidelidade a qualquer Estado ou soberania”.
Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Caso fosse originária a nacionalidade norte-americana, reconhecida pela lei deste país, manteria a brasileira sua condição de nacional.

II. Caso, embora derivada de naturalização, a nacionalidade norte-americana tenha sido imposta à nacional brasileira para permanência no território estrangeiro ou fruição de direitos, conservaria ela a nacionalidade brasileira.

III. A situação posta no enunciado, caso inexistentes outras circunstâncias, não impede a conservação pela brasileira de sua condição de nacional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da estabilidade dos servidores públicos, do estágio probatório e das promoções e progressões funcionais, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, é incompatível com a definição de estágio probatório a exclusão do cômputo do requisito temporal de períodos de licença do servidor público.

II. A estabilidade do servidor nomeado para cargo de provimento efetivo, além de avaliação especial de desempenho, supõe requisito temporal mínimo de dois anos de efetivo exercício.

III. Não pode ser afastado do requisito temporal para promoção o período em que o servidor somente não exerceu suas funções por ter sido indevidamente tardia sua nomeação, atraso devidamente reconhecido pelo Judiciário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Em relação ao poder de polícia administrativo, considere as assertivas abaixo.

I. Licença é ato administrativo discricionário e tem como característica a revogabilidade, podendo a administração, em respeito ao interesse público, cassar os efeitos do ato que a concede.

II. Autorização é ato administrativo declaratório e vinculado e, dessa forma, uma vez adimplidas as condições legais, deverá a Administração outorgá-la, não podendo, por conta de sua natureza jurídica, revogá-la posteriormente.

III. Sanção de polícia tem como característica o emprego de medidas inibitórias ou dissuasoras e tem como finalidade cessar práticas ilícitas perpetradas por particulares e por funcionários públicos, garantida a ampla defesa.

IV. O poder de polícia administrativo poderá ser delegado, mediante lei específica, a entes da Administração Indireta.

V. Sanção de polícia, quando extroversa, é imposta a todos os administrados, indistintamente, com a finalidade de inibir condutas ilícitas ou, se ocorrida, reprimir o autor da infração.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Sabe-se que, quando da instituição de nova moeda (Cruzado) e implementação, pelo Poder Público, dos planos de combate à inflação denominados ‘Plano Funaro’ ou ‘Plano Cruzado’, houve congelamento dos preços e as tarifas aéreas nos valores prevalecentes em 27.2.1986 (art. 5º do Decreto n. 91.149, de 15.3.1985).

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF não admite responsabilidade objetiva do Estado por danos decorrentes de planos econômicos.

II. O STF considera que o Estado pode ter responsabilidade civil também pela prática de atos lícitos.

III. Comprovado, no caso concreto, que o plano econômico em questão rompeu o equilíbrio financeiro do contrato de concessão, deve a União indenizar as concessionárias do serviço de transporte aéreo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente ao art. 243 da Constituição Federal, julgue os itens abaixo.

I. A expropriação deve recair sobre a propriedade rural por inteiro, e não somente sobre a área em que verificada a cultura ilegal de plantas psicotrópicas ou a exploração do trabalho escravo.

II. A responsabilidade do proprietário, na hipótese do art. 243 da CRFB, é de caráter subjetivo. Não obstante, caso constatada a existência de culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou a exploração de trabalho escravo, é ônus probatório do proprietário comprovar que não incorreu em culpa, ainda que “in vigilando” ou “in elegendo”.

III. Caso ocupado por particulares que venham a estabelecer culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou explorar trabalho escravo, o bem público dominical, situado em área rural, pode, em determinadas circunstâncias, sofrer a sanção prevista no art. 243 da CRFB.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito dos vícios redibitórios e também sobre o contrato de compra e venda, tendo presente a disciplina do Código Civil, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPF – Procurador da República – 2017) Ao deslocamento de uma porção de terra, por força natural violenta, desprendendo-se de um prédio para se juntar a outro, dá-se o nome de:

 

(EMAGIS) A respeito dos títulos de crédito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do seguro de responsabilidade civil facultativo, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) Em relação aos princípios constitucionais do processo civil, considere os enunciados seguintes:

I. A publicidade processual é a regra geral prevista tanto na Constituição Federal como no Código de Processo Civil; as exceções a esse princípio são estabelecidas por meio de rol taxativo em ambas as normas legais citadas.

II. O princípio da isonomia processual não deve ser entendido abstrata e sim concretamente, garantindo às partes manter paridade de armas, como forma de manter equilibrada a disputa judicial entre elas; assim, a isonomia entre partes desiguais só pode ser atingida por meio de um tratamento também desigual, na medida dessa desigualdade.

III. A razoável duração do processo abrange sua solução integral, incluindo-se a atividade satisfativa, assegurados os meios que garantam a celeridade da tramitação processual.

IV. O princípio do contraditório processual aplica-se apenas à matéria dispositiva, mas não às matérias de ordem pública, casos em que o juiz poderá agir de ofício prescindindo-se da oitiva prévia das partes.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Sobre o instituto da reclamação, considerada a disciplina trazida no CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. Caberá reclamação da parte interessada ou do Ministério Público para garantir a observância de acórdão proferido em julgamento de incidente de resolução de demandas repetitivas ou de incidente de assunção de competência.

II. A reclamação pode ser proposta perante qualquer tribunal, e seu julgamento compete ao órgão jurisdicional cuja competência se busca preservar ou cuja autoridade se pretenda garantir.

III. Caberá reclamação para garantir a observância de acórdão de recurso extraordinário com repercussão geral reconhecida ou de acórdão proferido em julgamento de recursos extraordinário ou especial repetitivos, independentemente do esgotamento das instâncias ordinárias.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A propósito do cumprimento de sentença, especialmente as regras de competência aplicada a essa fase processual, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o MERCOSUL, seus órgãos e sanções, indique a assertiva em que há incorreção.

 

(DPE/MG – FUNDEP – 2019) No Município de Rio do Horizonte, os gerentes responsáveis pelos estabelecimentos comerciais de um quarteirão localizado em bairro nobre da cidade programaram em conjunto os equipamentos irrigadores automáticos de jardim para funcionarem todos dos dias às 4h45 da manhã.

Nesse horário, sempre dormem no local diversas pessoas em situação de rua, que acabam sendo acordadas pelos jatos de água e forçadas a sair do espaço, além de terem molhados seus cobertores e pertences pessoais e inutilizadas as folhas de papelão que lhes servem de cama. Até o momento, ninguém compareceu à Defensoria Pública afirmando ter sido prejudicado e solicitando providências.

Analise as seguintes afirmativas a respeito da hipótese apresentada e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

(   ) Em obediência ao princípio da subsidiariedade dos Direitos Humanos e devido ao fato de que estes possuem eficácia indireta nas relações entre particulares, o conflito deverá ser resolvido por intermédio das normas de Direito Privado, com ampla participação da Defensoria na condição de custos vulnerabilis.

(   ) Pelo princípio da supremacia do interesse público sobre o interesse dos particulares, é vedado a estes se estabelecerem em via pública, tendo o município o direito de apreender todos os pertences que estiverem colocados no referido local.

(   ) O defensor público, ao tomar conhecimento dos fatos através do noticiário, poderá instaurar, de ofício, procedimento para apurar as violações e buscar a reparação dos danos causados.

(   ) Há, na hipótese apresentada, a colidência entre direitos fundamentais, o exercício da atividade econômica e os direitos sociais, a ser resolvida pelos critérios cronológico, hierárquico e da especialidade.

Assinale a sequência correta.


 

(EMAGIS) Sobre a prescrição e a decadência em matéria de custeio da Seguridade Social, sobre a Previdência Complementar e sobre a prescrição e a decadência em matéria de Previdência Social, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sabe-se que a concessão de aposentadoria ao servidor público federal é ato complexo, sujeito que está à apreciação do Tribunal de Contas da União, no exercício que faz este do controle financeiro e de legalidade da concessão.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Não pode, em regra, ser registrada e validada pelo TCU aposentadoria daquele que ocupe cargo, emprego ou função no serviço público, exceto, por exemplo, se for cargo em comissão, cargo eletivo ou cargos acumuláveis na forma da Constituição.

II. Não pode, em regra, ser registrada e validada pelo TCU aposentadoria daquele que ocupe cargo, emprego ou função no serviço público, exceto, por exemplo, se o ingresso no cargo público ativo tiver sido anterior à Emenda Constitucional 20/1998.

III. Não pode, em regra, ser registrada e validada pelo TCU aposentadoria daquele que já seja aposentado como militar, exceto, por exemplo, se o ingresso no cargo público civil que gerou a aposentadoria em análise tiver sido anterior à Emenda Constitucional 20/1998.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com taxas municipais de fiscalização de estabelecimentos empresariais. Marque, a propósito, a alternativa INCORRETA.

 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Sobre a ação de execução fiscal de crédito tributário, à luz da jurisprudência atual do STJ, assinale a alternativa correta:


 

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 09.2021

(EMAGIS) A respeito da estabilidade dos servidores públicos, do estágio probatório e das promoções e progressões funcionais, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, é incompatível com a definição de estágio probatório a exclusão do cômputo do requisito temporal de períodos de licença do servidor público.

II. A estabilidade do servidor nomeado para cargo de provimento efetivo, além de avaliação especial de desempenho, supõe requisito temporal mínimo de dois anos de efetivo exercício.

III. Não pode ser afastado do requisito temporal para promoção o período em que o servidor somente não exerceu suas funções por ter sido indevidamente tardia sua nomeação, atraso devidamente reconhecido pelo Judiciário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Em relação ao poder de polícia administrativo, considere as assertivas abaixo.

I. Licença é ato administrativo discricionário e tem como característica a revogabilidade, podendo a administração, em respeito ao interesse público, cassar os efeitos do ato que a concede.

II. Autorização é ato administrativo declaratório e vinculado e, dessa forma, uma vez adimplidas as condições legais, deverá a Administração outorgá-la, não podendo, por conta de sua natureza jurídica, revogá-la posteriormente.

III. Sanção de polícia tem como característica o emprego de medidas inibitórias ou dissuasoras e tem como finalidade cessar práticas ilícitas perpetradas por particulares e por funcionários públicos, garantida a ampla defesa.

IV. O poder de polícia administrativo poderá ser delegado, mediante lei específica, a entes da Administração Indireta.

V. Sanção de polícia, quando extroversa, é imposta a todos os administrados, indistintamente, com a finalidade de inibir condutas ilícitas ou, se ocorrida, reprimir o autor da infração.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Sabe-se que, quando da instituição de nova moeda (Cruzado) e implementação, pelo Poder Público, dos planos de combate à inflação denominados ‘Plano Funaro’ ou ‘Plano Cruzado’, houve congelamento dos preços e as tarifas aéreas nos valores prevalecentes em 27.2.1986 (art. 5º do Decreto n. 91.149, de 15.3.1985).

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF não admite responsabilidade objetiva do Estado por danos decorrentes de planos econômicos.

II. O STF considera que o Estado pode ter responsabilidade civil também pela prática de atos lícitos.

III. Comprovado, no caso concreto, que o plano econômico em questão rompeu o equilíbrio financeiro do contrato de concessão, deve a União indenizar as concessionárias do serviço de transporte aéreo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente ao art. 243 da Constituição Federal, julgue os itens abaixo.

I. A expropriação deve recair sobre a propriedade rural por inteiro, e não somente sobre a área em que verificada a cultura ilegal de plantas psicotrópicas ou a exploração do trabalho escravo.

II. A responsabilidade do proprietário, na hipótese do art. 243 da CRFB, é de caráter subjetivo. Não obstante, caso constatada a existência de culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou a exploração de trabalho escravo, é ônus probatório do proprietário comprovar que não incorreu em culpa, ainda que “in vigilando” ou “in elegendo”.

III. Caso ocupado por particulares que venham a estabelecer culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou explorar trabalho escravo, o bem público dominical, situado em área rural, pode, em determinadas circunstâncias, sofrer a sanção prevista no art. 243 da CRFB.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o tema Hermenêutica Constitucional. Marque, a propósito, a assertiva INCORRETA.

 

(EMAGIS) Constituição é o organismo vivo delimitador da organização estrutural do Estado, da forma de governo, da garantia das liberdades públicas, do modo de aquisição e exercício do poder político. Existem vários sentidos de constituição e, até hoje, os estudiosos não chegaram a um consenso a respeito de qual deve prevalecer. A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, seguindo o magistério doutrinário, prefere adotar uma pluralidade de acepções, sem seguir um conceito único e exaustivo de constituição (STF, ADI 595-2/ES. Rel. Min. Celso de Mello. J. 28/02/2002)”. (BULOS, Uadi Lammêgo. Direito Constitucional ao Alcance de todos. 2 ed. Rev. e atual – São Paulo: Saraiva, 2010. p. 66). Com base no texto da Constituição da República de 1988 é correto afirmar, exceto:

 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) Sobre a interpretação da norma constitucional, é INCORRETO afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere nacional brasileira que, casando-se com cidadão norte-americano, requeira a nacionalidade norte-americana, declarando no requerimento “renunciar e abjurar fidelidade a qualquer Estado ou soberania”.
Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Caso fosse originária a nacionalidade norte-americana, reconhecida pela lei deste país, manteria a brasileira sua condição de nacional.

II. Caso, embora derivada de naturalização, a nacionalidade norte-americana tenha sido imposta à nacional brasileira para permanência no território estrangeiro ou fruição de direitos, conservaria ela a nacionalidade brasileira.

III. A situação posta no enunciado, caso inexistentes outras circunstâncias, não impede a conservação pela brasileira de sua condição de nacional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) Em relação aos princípios constitucionais do processo civil, considere os enunciados seguintes:

I. A publicidade processual é a regra geral prevista tanto na Constituição Federal como no Código de Processo Civil; as exceções a esse princípio são estabelecidas por meio de rol taxativo em ambas as normas legais citadas.

II. O princípio da isonomia processual não deve ser entendido abstrata e sim concretamente, garantindo às partes manter paridade de armas, como forma de manter equilibrada a disputa judicial entre elas; assim, a isonomia entre partes desiguais só pode ser atingida por meio de um tratamento também desigual, na medida dessa desigualdade.

III. A razoável duração do processo abrange sua solução integral, incluindo-se a atividade satisfativa, assegurados os meios que garantam a celeridade da tramitação processual.

IV. O princípio do contraditório processual aplica-se apenas à matéria dispositiva, mas não às matérias de ordem pública, casos em que o juiz poderá agir de ofício prescindindo-se da oitiva prévia das partes.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Sobre o instituto da reclamação, considerada a disciplina trazida no CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. Caberá reclamação da parte interessada ou do Ministério Público para garantir a observância de acórdão proferido em julgamento de incidente de resolução de demandas repetitivas ou de incidente de assunção de competência.

II. A reclamação pode ser proposta perante qualquer tribunal, e seu julgamento compete ao órgão jurisdicional cuja competência se busca preservar ou cuja autoridade se pretenda garantir.

III. Caberá reclamação para garantir a observância de acórdão de recurso extraordinário com repercussão geral reconhecida ou de acórdão proferido em julgamento de recursos extraordinário ou especial repetitivos, independentemente do esgotamento das instâncias ordinárias.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A propósito do cumprimento de sentença, especialmente as regras de competência aplicada a essa fase processual, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito dos vícios redibitórios e também sobre o contrato de compra e venda, tendo presente a disciplina do Código Civil, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPF – Procurador da República – 2017) Ao deslocamento de uma porção de terra, por força natural violenta, desprendendo-se de um prédio para se juntar a outro, dá-se o nome de:

 

(TJ/RJ – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2019) Pedro, criança de 4 anos, com pais desconhecidos, vive em uma instituição de menores abandonados. Em razão de sua aparência física (branco e de olhos claros) despertou o interesse na adoção por um casal alemão. Entretanto, outro casal brasileiro, regularmente cadastrado para adoção na forma da lei, também manifestou interesse em adotar Pedro. Acerca do caso hipotético, assinale a alternativa correta.


 

(EMAGIS) A respeito dos títulos de crédito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do seguro de responsabilidade civil facultativo, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com taxas municipais de fiscalização de estabelecimentos empresariais. Marque, a propósito, a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o tema ‘guerra fiscal’ em matéria de ICMS.

I. Para a doutrina, o princípio geral segundo o qual ‘quem pode tributar pode isentar’ sofre peremptória exceção em matéria de ICMS.

II. Os Estados podem instituir o ICMS, porém, para estabelecer isenções, condição necessária e suficiente é que o façam por ‘lei específica’.

III. A LC 24/75, regulamentando a Constituição Federal, impõe que as isenções do ICMS sejam serão concedidas ou revogadas nos termos de convênios celebrados e ratificados pelos Estados e pelo Distrito Federal.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sabe-se que a concessão de aposentadoria ao servidor público federal é ato complexo, sujeito que está à apreciação do Tribunal de Contas da União, no exercício que faz este do controle financeiro e de legalidade da concessão.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Não pode, em regra, ser registrada e validada pelo TCU aposentadoria daquele que ocupe cargo, emprego ou função no serviço público, exceto, por exemplo, se for cargo em comissão, cargo eletivo ou cargos acumuláveis na forma da Constituição.

II. Não pode, em regra, ser registrada e validada pelo TCU aposentadoria daquele que ocupe cargo, emprego ou função no serviço público, exceto, por exemplo, se o ingresso no cargo público ativo tiver sido anterior à Emenda Constitucional 20/1998.

III. Não pode, em regra, ser registrada e validada pelo TCU aposentadoria daquele que já seja aposentado como militar, exceto, por exemplo, se o ingresso no cargo público civil que gerou a aposentadoria em análise tiver sido anterior à Emenda Constitucional 20/1998.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Analise os itens a seguir e assinale a alternativa correta. De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), ressalvadas as disposições legais destinadas a corrigir as distorções que afetam o acesso da mulher ao mercado de trabalho e certas especificidades estabelecidas nos acordos trabalhistas, é vedado:

I. publicar ou fazer publicar anúncio de emprego no qual haja referência ao sexo, à idade, à cor ou situação familiar, salvo quando a natureza da atividade a ser exercida, pública e notoriamente, assim o exigir;

II. recusar emprego, promoção ou motivar a dispensa do trabalho em razão de sexo, idade, cor, situação familiar ou estado de gravidez, salvo quando a natureza da atividade seja notória e publicamente incompatível.

III. considerar o sexo, a idade, a cor ou situação familiar como variável determinante para fins de remuneração, formação profissional e oportunidades de ascensão profissional.

IV. exigir atestado ou exame, de qualquer natureza, para comprovação de esterilidade, na admissão ou permanência no emprego, permitindo-se a exigência de apresentação de atestado ou exame para comprovação de gravidez.

V. proceder o empregador ou preposto a revistas íntimas nas empregadas ou funcionárias, salvo se a atividade o assim o justificar, a exemplo de empregadas ou funcionárias que trabalham em contato permanente com produtos de elevado valor e fácil ocultação.


 

(EMAGIS) Leia os itens a seguir e responda:

I. Segundo a CLT, o não comparecimento do reclamante à audiência importa o arquivamento da reclamação, e o não comparecimento do reclamado importa revelia, além de confissão quanto à matéria de fato.

II. Segundo entendimento consolidado do Tribunal Superior do Trabalho (TST), aplica-se a pena de confissão à parte que, expressamente intimada com aquela cominação, não comparecer à audiência em prosseguimento, na qual deveria depor. A prova pré-constituída nos autos pode ser levada em conta para confronto com a confissão ficta, não implicando cerceamento de defesa o indeferimento de provas posteriores.

III. Na forma da CLT, na hipótese de ausência do reclamante à audiência, este será condenado ao pagamento das custas processuais, salvo se beneficiário da justiça gratuita ou se comprovar, no prazo de quinze dias, que a ausência ocorreu por motivo legalmente justificável.

IV. Segundo a CLT, a revelia não produz o efeito da confissão quanto à matéria de fato se as alegações de fato formuladas pelo reclamante forem inverossímeis ou estiverem em contradição com prova constante dos autos.

V. Consoante disposto na CLT, ainda que ausente o reclamado ou preposto, presente o advogado na audiência, serão aceitos a contestação e os documentos eventualmente apresentados.

 

(EMAGIS) Sobre o Meio Ambiente, tal como disciplinado pelo artigo 225 da Constituição Federal e tendo presente também o magistério da doutrina e da jurisprudência, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/MG – FUNDEP – 2019) Analise as seguintes afirmativas referentes às prerrogativas processuais dos defensores públicos.

I. O defensor público necessita de procuração para transigir em nome da pessoa assistida, quando não há anuência expressa dela com os termos do acordo.

II. A pedido da Defensoria Pública, a parte assistida deverá ser intimada pessoalmente para prestar informação ou tomar providência quando somente dela depender o ato processual.

III. Encerrada a instrução em audiência na qual presente o Defensor, este se considera intimado pessoalmente e daí passa a correr o prazo processual para apresentação dos memoriais.

IV. É válida a manifestação em autos administrativos ou judiciais por meio de cota, ainda que sem a utilização do timbre da instituição, desde que identificada a assinatura.

Está(ão) incorreta(s) a(s) afirmativa(s)


 

(DPE/MG – FUNDEP – 2019) No Município de Rio do Horizonte, os gerentes responsáveis pelos estabelecimentos comerciais de um quarteirão localizado em bairro nobre da cidade programaram em conjunto os equipamentos irrigadores automáticos de jardim para funcionarem todos dos dias às 4h45 da manhã.

Nesse horário, sempre dormem no local diversas pessoas em situação de rua, que acabam sendo acordadas pelos jatos de água e forçadas a sair do espaço, além de terem molhados seus cobertores e pertences pessoais e inutilizadas as folhas de papelão que lhes servem de cama. Até o momento, ninguém compareceu à Defensoria Pública afirmando ter sido prejudicado e solicitando providências.

Analise as seguintes afirmativas a respeito da hipótese apresentada e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

(   ) Em obediência ao princípio da subsidiariedade dos Direitos Humanos e devido ao fato de que estes possuem eficácia indireta nas relações entre particulares, o conflito deverá ser resolvido por intermédio das normas de Direito Privado, com ampla participação da Defensoria na condição de custos vulnerabilis.

(   ) Pelo princípio da supremacia do interesse público sobre o interesse dos particulares, é vedado a estes se estabelecerem em via pública, tendo o município o direito de apreender todos os pertences que estiverem colocados no referido local.

(   ) O defensor público, ao tomar conhecimento dos fatos através do noticiário, poderá instaurar, de ofício, procedimento para apurar as violações e buscar a reparação dos danos causados.

(   ) Há, na hipótese apresentada, a colidência entre direitos fundamentais, o exercício da atividade econômica e os direitos sociais, a ser resolvida pelos critérios cronológico, hierárquico e da especialidade.

Assinale a sequência correta.


 

(EMAGIS) João Metralha foi condenado pela prática do crime de roubo circunstanciado pela restrição de liberdade da vítima (CP, art. 157, § 2º, inciso V) por sentença transitada em julgado no dia 1º/04/2019. Em 11/12/2020, foi condenado pela prática do crime de furto qualificado pelo emprego de explosivo ou de artefato análogo que cause perigo comum (CP, art. 155, § 4º-A), ocorrido em 25/07/2020.

Nesse caso, para progredir de regime, João deverá ter cumprido ao menos:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) Felipe foi denunciado por furto qualificado pelo rompimento de obstáculo. Durante a instrução processual, verificou-se que, sem nenhuma justificativa, embora fosse possível, o laudo pericial não havia sido realizado; entretanto, a vítima e uma testemunha local confirmaram que uma porta havia sido arrombada no local quando do momento do furto.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Paulo, descontente com o término do namoro com Maria, livre e conscientemente invadiu o dispositivo informático do aparelho celular dela e capturou fotos íntimas e conversas privadas dela com seu novo namorado, João. Posteriormente, também livre e conscientemente, com intuito de vingança, divulgou, em redes sociais na Internet, os vídeos e as fotos de Maria, com cunho sexual, difamando-a e injuriando João com a utilização de elementos referentes à sua raça, cor e etnia. Em razão dessa conduta, Paulo foi indiciado pelos delitos de violação de dispositivo informático, divulgação de cenas de sexo ou pornografia, majorada pelo intuito de vingança, difamação contra Maria e injúria racial contra João.

Com relação à persecução penal nessa situação hipotética, é correto afirmar que os crimes citados se submetem, respectivamente, a ação penal

 

(EMAGIS) A respeito dos crimes contra a dignidade sexual, avalie as assertivas que seguem.

I. A Lei 13.772/2018 incluiu no Código Penal o crime de registro não autorizado da intimidade sexual, que consiste em produzir, fotografar, filmar ou registrar, por qualquer meio, conteúdo com cena de nudez ou ato sexual ou libidinoso de caráter íntimo e privado sem autorização dos participantes.

II. A causa especial de aumento da pena decorrente de o agente ser ascendente da vítima aplica-se apenas até o segundo grau da linha reta, não abrangendo, por exemplo, o bisavô.

III. A Lei 13.718/2018 incluiu no Código Penal o crime de divulgação de cena de estupro ou de cena de estupro de vulnerável, de cena de sexo ou de pornografia, que consiste em oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, vender ou expor à venda, distribuir, publicar ou divulgar, por qualquer meio - inclusive por meio de comunicação de massa ou sistema de informática ou telemática -, fotografia, vídeo ou outro registro audiovisual que contenha cena de estupro ou de estupro de vulnerável ou que faça apologia ou induza a sua prática, ou, sem o consentimento da vítima, cena de sexo, nudez ou pornografia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as prerrogativas de caráter processual penal do Presidente da República e dos Governadores de Estado, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/PA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) A respeito de julgamento por tribunal do júri, assinale a opção correta.

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Leila, menor de 21 anos de idade, foi denunciada pela prática do delito de falsificação de documento público, previsto no art. 297, caput, por três vezes, na forma do art. 69, ambos do CP, tendo o Juiz convertido a prisão em flagrante em preventiva, não obstante a documentação juntada pela defesa, comprovando que Leila tem uma filha de 2 anos de idade, que está sob sua guarda. Recebida a denúncia e processado o feito, 10 meses após a prisão da ré foi realizada audiência de instrução, debates e julgamento, tendo Leila sido condenada à pena mínima para cada delito, em razão de sua primariedade, seus bons antecedentes, bom comportamento carcerário e do fato de não fazer parte de organização criminosa. Todavia, em razão do reconhecimento do concurso material, a pena final foi fixada em 6 anos de reclusão.

A respeito do regime inicial de cumprimento de pena cabível no caso,

 

(EMAGIS) O Ministério Público de determinado estado, por intermédio do promotor de justiça titular da promotoria especializada na defesa dos direitos do consumidor, ajuizou ação civil pública contra instituição de ensino particular, com o intuito de impedir aumento ilegal e abusivo de mensalidades escolares. Com base nessa situação hipotética, assinale a opção CORRETA.


 

(EMAGIS) O Conselho Tutelar de Quixadá-CE ofereceu representação ao Juízo da Infância de Juventude local, a fim de iniciar procedimento de apuração de irregularidade de entidade de atendimento não governamental com sede na referida Comarca. Segundo a representação, o dirigente da entidade estaria praticando tortura sistemática contra alguns adolescentes, conforme relatório anexado. O representante pede o afastamento liminar do dirigente e, em sentença final, o afastamento definitivo do requerido, bem como a aplicação de multa. Com base neste singelo caso concreto, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) No que diz respeito à relação jurídica de consumo, assinale a opção CORRETA:

 

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 09.2021

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o tema Hermenêutica Constitucional. Marque, a propósito, a assertiva INCORRETA.

 

(EMAGIS) Constituição é o organismo vivo delimitador da organização estrutural do Estado, da forma de governo, da garantia das liberdades públicas, do modo de aquisição e exercício do poder político. Existem vários sentidos de constituição e, até hoje, os estudiosos não chegaram a um consenso a respeito de qual deve prevalecer. A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, seguindo o magistério doutrinário, prefere adotar uma pluralidade de acepções, sem seguir um conceito único e exaustivo de constituição (STF, ADI 595-2/ES. Rel. Min. Celso de Mello. J. 28/02/2002)”. (BULOS, Uadi Lammêgo. Direito Constitucional ao Alcance de todos. 2 ed. Rev. e atual – São Paulo: Saraiva, 2010. p. 66). Com base no texto da Constituição da República de 1988 é correto afirmar, exceto:

 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) Sobre a interpretação da norma constitucional, é INCORRETO afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere nacional brasileira que, casando-se com cidadão norte-americano, requeira a nacionalidade norte-americana, declarando no requerimento “renunciar e abjurar fidelidade a qualquer Estado ou soberania”.
Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Caso fosse originária a nacionalidade norte-americana, reconhecida pela lei deste país, manteria a brasileira sua condição de nacional.

II. Caso, embora derivada de naturalização, a nacionalidade norte-americana tenha sido imposta à nacional brasileira para permanência no território estrangeiro ou fruição de direitos, conservaria ela a nacionalidade brasileira.

III. A situação posta no enunciado, caso inexistentes outras circunstâncias, não impede a conservação pela brasileira de sua condição de nacional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a prescrição e a decadência em matéria de custeio da Seguridade Social, sobre a Previdência Complementar e sobre a prescrição e a decadência em matéria de Previdência Social, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) João Metralha foi condenado pela prática do crime de roubo circunstanciado pela restrição de liberdade da vítima (CP, art. 157, § 2º, inciso V) por sentença transitada em julgado no dia 1º/04/2019. Em 11/12/2020, foi condenado pela prática do crime de furto qualificado pelo emprego de explosivo ou de artefato análogo que cause perigo comum (CP, art. 155, § 4º-A), ocorrido em 25/07/2020.

Nesse caso, para progredir de regime, João deverá ter cumprido ao menos:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) Felipe foi denunciado por furto qualificado pelo rompimento de obstáculo. Durante a instrução processual, verificou-se que, sem nenhuma justificativa, embora fosse possível, o laudo pericial não havia sido realizado; entretanto, a vítima e uma testemunha local confirmaram que uma porta havia sido arrombada no local quando do momento do furto.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Paulo, descontente com o término do namoro com Maria, livre e conscientemente invadiu o dispositivo informático do aparelho celular dela e capturou fotos íntimas e conversas privadas dela com seu novo namorado, João. Posteriormente, também livre e conscientemente, com intuito de vingança, divulgou, em redes sociais na Internet, os vídeos e as fotos de Maria, com cunho sexual, difamando-a e injuriando João com a utilização de elementos referentes à sua raça, cor e etnia. Em razão dessa conduta, Paulo foi indiciado pelos delitos de violação de dispositivo informático, divulgação de cenas de sexo ou pornografia, majorada pelo intuito de vingança, difamação contra Maria e injúria racial contra João.

Com relação à persecução penal nessa situação hipotética, é correto afirmar que os crimes citados se submetem, respectivamente, a ação penal

 

(EMAGIS) Sobre os crimes ambientais e também sobre a competência para processar e julgar ações penais que a eles se refiram, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as prerrogativas de caráter processual penal do Presidente da República e dos Governadores de Estado, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/PA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) A respeito de julgamento por tribunal do júri, assinale a opção correta.

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Leila, menor de 21 anos de idade, foi denunciada pela prática do delito de falsificação de documento público, previsto no art. 297, caput, por três vezes, na forma do art. 69, ambos do CP, tendo o Juiz convertido a prisão em flagrante em preventiva, não obstante a documentação juntada pela defesa, comprovando que Leila tem uma filha de 2 anos de idade, que está sob sua guarda. Recebida a denúncia e processado o feito, 10 meses após a prisão da ré foi realizada audiência de instrução, debates e julgamento, tendo Leila sido condenada à pena mínima para cada delito, em razão de sua primariedade, seus bons antecedentes, bom comportamento carcerário e do fato de não fazer parte de organização criminosa. Todavia, em razão do reconhecimento do concurso material, a pena final foi fixada em 6 anos de reclusão.

A respeito do regime inicial de cumprimento de pena cabível no caso,

 

(EMAGIS) No que diz respeito à relação jurídica de consumo, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) No tocante ao Direito Econômico, assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) A respeito dos vícios redibitórios e também sobre o contrato de compra e venda, tendo presente a disciplina do Código Civil, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPF – Procurador da República – 2017) Ao deslocamento de uma porção de terra, por força natural violenta, desprendendo-se de um prédio para se juntar a outro, dá-se o nome de:

 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) Em relação aos princípios constitucionais do processo civil, considere os enunciados seguintes:

I. A publicidade processual é a regra geral prevista tanto na Constituição Federal como no Código de Processo Civil; as exceções a esse princípio são estabelecidas por meio de rol taxativo em ambas as normas legais citadas.

II. O princípio da isonomia processual não deve ser entendido abstrata e sim concretamente, garantindo às partes manter paridade de armas, como forma de manter equilibrada a disputa judicial entre elas; assim, a isonomia entre partes desiguais só pode ser atingida por meio de um tratamento também desigual, na medida dessa desigualdade.

III. A razoável duração do processo abrange sua solução integral, incluindo-se a atividade satisfativa, assegurados os meios que garantam a celeridade da tramitação processual.

IV. O princípio do contraditório processual aplica-se apenas à matéria dispositiva, mas não às matérias de ordem pública, casos em que o juiz poderá agir de ofício prescindindo-se da oitiva prévia das partes.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Sobre o instituto da reclamação, considerada a disciplina trazida no CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. Caberá reclamação da parte interessada ou do Ministério Público para garantir a observância de acórdão proferido em julgamento de incidente de resolução de demandas repetitivas ou de incidente de assunção de competência.

II. A reclamação pode ser proposta perante qualquer tribunal, e seu julgamento compete ao órgão jurisdicional cuja competência se busca preservar ou cuja autoridade se pretenda garantir.

III. Caberá reclamação para garantir a observância de acórdão de recurso extraordinário com repercussão geral reconhecida ou de acórdão proferido em julgamento de recursos extraordinário ou especial repetitivos, independentemente do esgotamento das instâncias ordinárias.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A propósito do cumprimento de sentença, especialmente as regras de competência aplicada a essa fase processual, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito dos títulos de crédito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do seguro de responsabilidade civil facultativo, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com taxas municipais de fiscalização de estabelecimentos empresariais. Marque, a propósito, a alternativa INCORRETA.

 

(TRF2 – Juiz Federal Substituto – 2018) Sobre a ação de execução fiscal de crédito tributário, à luz da jurisprudência atual do STJ, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) Sabe-se que a concessão de aposentadoria ao servidor público federal é ato complexo, sujeito que está à apreciação do Tribunal de Contas da União, no exercício que faz este do controle financeiro e de legalidade da concessão.

Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Não pode, em regra, ser registrada e validada pelo TCU aposentadoria daquele que ocupe cargo, emprego ou função no serviço público, exceto, por exemplo, se for cargo em comissão, cargo eletivo ou cargos acumuláveis na forma da Constituição.

II. Não pode, em regra, ser registrada e validada pelo TCU aposentadoria daquele que ocupe cargo, emprego ou função no serviço público, exceto, por exemplo, se o ingresso no cargo público ativo tiver sido anterior à Emenda Constitucional 20/1998.

III. Não pode, em regra, ser registrada e validada pelo TCU aposentadoria daquele que já seja aposentado como militar, exceto, por exemplo, se o ingresso no cargo público civil que gerou a aposentadoria em análise tiver sido anterior à Emenda Constitucional 20/1998.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da estabilidade dos servidores públicos, do estágio probatório e das promoções e progressões funcionais, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, é incompatível com a definição de estágio probatório a exclusão do cômputo do requisito temporal de períodos de licença do servidor público.

II. A estabilidade do servidor nomeado para cargo de provimento efetivo, além de avaliação especial de desempenho, supõe requisito temporal mínimo de dois anos de efetivo exercício.

III. Não pode ser afastado do requisito temporal para promoção o período em que o servidor somente não exerceu suas funções por ter sido indevidamente tardia sua nomeação, atraso devidamente reconhecido pelo Judiciário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Em relação ao poder de polícia administrativo, considere as assertivas abaixo.

I. Licença é ato administrativo discricionário e tem como característica a revogabilidade, podendo a administração, em respeito ao interesse público, cassar os efeitos do ato que a concede.

II. Autorização é ato administrativo declaratório e vinculado e, dessa forma, uma vez adimplidas as condições legais, deverá a Administração outorgá-la, não podendo, por conta de sua natureza jurídica, revogá-la posteriormente.

III. Sanção de polícia tem como característica o emprego de medidas inibitórias ou dissuasoras e tem como finalidade cessar práticas ilícitas perpetradas por particulares e por funcionários públicos, garantida a ampla defesa.

IV. O poder de polícia administrativo poderá ser delegado, mediante lei específica, a entes da Administração Indireta.

V. Sanção de polícia, quando extroversa, é imposta a todos os administrados, indistintamente, com a finalidade de inibir condutas ilícitas ou, se ocorrida, reprimir o autor da infração.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Sabe-se que, quando da instituição de nova moeda (Cruzado) e implementação, pelo Poder Público, dos planos de combate à inflação denominados ‘Plano Funaro’ ou ‘Plano Cruzado’, houve congelamento dos preços e as tarifas aéreas nos valores prevalecentes em 27.2.1986 (art. 5º do Decreto n. 91.149, de 15.3.1985).

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF não admite responsabilidade objetiva do Estado por danos decorrentes de planos econômicos.

II. O STF considera que o Estado pode ter responsabilidade civil também pela prática de atos lícitos.

III. Comprovado, no caso concreto, que o plano econômico em questão rompeu o equilíbrio financeiro do contrato de concessão, deve a União indenizar as concessionárias do serviço de transporte aéreo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente ao art. 243 da Constituição Federal, julgue os itens abaixo.

I. A expropriação deve recair sobre a propriedade rural por inteiro, e não somente sobre a área em que verificada a cultura ilegal de plantas psicotrópicas ou a exploração do trabalho escravo.

II. A responsabilidade do proprietário, na hipótese do art. 243 da CRFB, é de caráter subjetivo. Não obstante, caso constatada a existência de culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou a exploração de trabalho escravo, é ônus probatório do proprietário comprovar que não incorreu em culpa, ainda que “in vigilando” ou “in elegendo”.

III. Caso ocupado por particulares que venham a estabelecer culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou explorar trabalho escravo, o bem público dominical, situado em área rural, pode, em determinadas circunstâncias, sofrer a sanção prevista no art. 243 da CRFB.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o Meio Ambiente, tal como disciplinado pelo artigo 225 da Constituição Federal e tendo presente também o magistério da doutrina e da jurisprudência, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o MERCOSUL, seus órgãos e sanções, indique a assertiva em que há incorreção.

 

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 09.2021

(EMAGIS) A respeito dos vícios redibitórios e também sobre o contrato de compra e venda, tendo presente a disciplina do Código Civil, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPF – Procurador da República – 2017) Ao deslocamento de uma porção de terra, por força natural violenta, desprendendo-se de um prédio para se juntar a outro, dá-se o nome de:

 

(TJ/RJ – Juiz de Direito Substituto – Vunesp – 2019) Pedro, criança de 4 anos, com pais desconhecidos, vive em uma instituição de menores abandonados. Em razão de sua aparência física (branco e de olhos claros) despertou o interesse na adoção por um casal alemão. Entretanto, outro casal brasileiro, regularmente cadastrado para adoção na forma da lei, também manifestou interesse em adotar Pedro. Acerca do caso hipotético, assinale a alternativa correta.


 

(TJ/MS – Juiz Substituto – FCC – 2020) Em relação aos princípios constitucionais do processo civil, considere os enunciados seguintes:

I. A publicidade processual é a regra geral prevista tanto na Constituição Federal como no Código de Processo Civil; as exceções a esse princípio são estabelecidas por meio de rol taxativo em ambas as normas legais citadas.

II. O princípio da isonomia processual não deve ser entendido abstrata e sim concretamente, garantindo às partes manter paridade de armas, como forma de manter equilibrada a disputa judicial entre elas; assim, a isonomia entre partes desiguais só pode ser atingida por meio de um tratamento também desigual, na medida dessa desigualdade.

III. A razoável duração do processo abrange sua solução integral, incluindo-se a atividade satisfativa, assegurados os meios que garantam a celeridade da tramitação processual.

IV. O princípio do contraditório processual aplica-se apenas à matéria dispositiva, mas não às matérias de ordem pública, casos em que o juiz poderá agir de ofício prescindindo-se da oitiva prévia das partes.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Sobre o instituto da reclamação, considerada a disciplina trazida no CPC/2015, julgue os itens abaixo.

I. Caberá reclamação da parte interessada ou do Ministério Público para garantir a observância de acórdão proferido em julgamento de incidente de resolução de demandas repetitivas ou de incidente de assunção de competência.

II. A reclamação pode ser proposta perante qualquer tribunal, e seu julgamento compete ao órgão jurisdicional cuja competência se busca preservar ou cuja autoridade se pretenda garantir.

III. Caberá reclamação para garantir a observância de acórdão de recurso extraordinário com repercussão geral reconhecida ou de acórdão proferido em julgamento de recursos extraordinário ou especial repetitivos, independentemente do esgotamento das instâncias ordinárias.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A propósito do cumprimento de sentença, especialmente as regras de competência aplicada a essa fase processual, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O Ministério Público de determinado estado, por intermédio do promotor de justiça titular da promotoria especializada na defesa dos direitos do consumidor, ajuizou ação civil pública contra instituição de ensino particular, com o intuito de impedir aumento ilegal e abusivo de mensalidades escolares. Com base nessa situação hipotética, assinale a opção CORRETA.


 

(EMAGIS) No que diz respeito à relação jurídica de consumo, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) O Conselho Tutelar de Quixadá-CE ofereceu representação ao Juízo da Infância de Juventude local, a fim de iniciar procedimento de apuração de irregularidade de entidade de atendimento não governamental com sede na referida Comarca. Segundo a representação, o dirigente da entidade estaria praticando tortura sistemática contra alguns adolescentes, conforme relatório anexado. O representante pede o afastamento liminar do dirigente e, em sentença final, o afastamento definitivo do requerido, bem como a aplicação de multa. Com base neste singelo caso concreto, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) João Metralha foi condenado pela prática do crime de roubo circunstanciado pela restrição de liberdade da vítima (CP, art. 157, § 2º, inciso V) por sentença transitada em julgado no dia 1º/04/2019. Em 11/12/2020, foi condenado pela prática do crime de furto qualificado pelo emprego de explosivo ou de artefato análogo que cause perigo comum (CP, art. 155, § 4º-A), ocorrido em 25/07/2020.

Nesse caso, para progredir de regime, João deverá ter cumprido ao menos:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) Felipe foi denunciado por furto qualificado pelo rompimento de obstáculo. Durante a instrução processual, verificou-se que, sem nenhuma justificativa, embora fosse possível, o laudo pericial não havia sido realizado; entretanto, a vítima e uma testemunha local confirmaram que uma porta havia sido arrombada no local quando do momento do furto.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Paulo, descontente com o término do namoro com Maria, livre e conscientemente invadiu o dispositivo informático do aparelho celular dela e capturou fotos íntimas e conversas privadas dela com seu novo namorado, João. Posteriormente, também livre e conscientemente, com intuito de vingança, divulgou, em redes sociais na Internet, os vídeos e as fotos de Maria, com cunho sexual, difamando-a e injuriando João com a utilização de elementos referentes à sua raça, cor e etnia. Em razão dessa conduta, Paulo foi indiciado pelos delitos de violação de dispositivo informático, divulgação de cenas de sexo ou pornografia, majorada pelo intuito de vingança, difamação contra Maria e injúria racial contra João.

Com relação à persecução penal nessa situação hipotética, é correto afirmar que os crimes citados se submetem, respectivamente, a ação penal

 

(EMAGIS) A respeito dos crimes contra a dignidade sexual, avalie as assertivas que seguem.

I. A Lei 13.772/2018 incluiu no Código Penal o crime de registro não autorizado da intimidade sexual, que consiste em produzir, fotografar, filmar ou registrar, por qualquer meio, conteúdo com cena de nudez ou ato sexual ou libidinoso de caráter íntimo e privado sem autorização dos participantes.

II. A causa especial de aumento da pena decorrente de o agente ser ascendente da vítima aplica-se apenas até o segundo grau da linha reta, não abrangendo, por exemplo, o bisavô.

III. A Lei 13.718/2018 incluiu no Código Penal o crime de divulgação de cena de estupro ou de cena de estupro de vulnerável, de cena de sexo ou de pornografia, que consiste em oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, vender ou expor à venda, distribuir, publicar ou divulgar, por qualquer meio - inclusive por meio de comunicação de massa ou sistema de informática ou telemática -, fotografia, vídeo ou outro registro audiovisual que contenha cena de estupro ou de estupro de vulnerável ou que faça apologia ou induza a sua prática, ou, sem o consentimento da vítima, cena de sexo, nudez ou pornografia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as prerrogativas de caráter processual penal do Presidente da República e dos Governadores de Estado, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/PA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) A respeito de julgamento por tribunal do júri, assinale a opção correta.

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Leila, menor de 21 anos de idade, foi denunciada pela prática do delito de falsificação de documento público, previsto no art. 297, caput, por três vezes, na forma do art. 69, ambos do CP, tendo o Juiz convertido a prisão em flagrante em preventiva, não obstante a documentação juntada pela defesa, comprovando que Leila tem uma filha de 2 anos de idade, que está sob sua guarda. Recebida a denúncia e processado o feito, 10 meses após a prisão da ré foi realizada audiência de instrução, debates e julgamento, tendo Leila sido condenada à pena mínima para cada delito, em razão de sua primariedade, seus bons antecedentes, bom comportamento carcerário e do fato de não fazer parte de organização criminosa. Todavia, em razão do reconhecimento do concurso material, a pena final foi fixada em 6 anos de reclusão.

A respeito do regime inicial de cumprimento de pena cabível no caso,

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o tema Hermenêutica Constitucional. Marque, a propósito, a assertiva INCORRETA.

 

(EMAGIS) Constituição é o organismo vivo delimitador da organização estrutural do Estado, da forma de governo, da garantia das liberdades públicas, do modo de aquisição e exercício do poder político. Existem vários sentidos de constituição e, até hoje, os estudiosos não chegaram a um consenso a respeito de qual deve prevalecer. A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, seguindo o magistério doutrinário, prefere adotar uma pluralidade de acepções, sem seguir um conceito único e exaustivo de constituição (STF, ADI 595-2/ES. Rel. Min. Celso de Mello. J. 28/02/2002)”. (BULOS, Uadi Lammêgo. Direito Constitucional ao Alcance de todos. 2 ed. Rev. e atual – São Paulo: Saraiva, 2010. p. 66). Com base no texto da Constituição da República de 1988 é correto afirmar, exceto:

 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) Sobre a interpretação da norma constitucional, é INCORRETO afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere nacional brasileira que, casando-se com cidadão norte-americano, requeira a nacionalidade norte-americana, declarando no requerimento “renunciar e abjurar fidelidade a qualquer Estado ou soberania”.
Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Caso fosse originária a nacionalidade norte-americana, reconhecida pela lei deste país, manteria a brasileira sua condição de nacional.

II. Caso, embora derivada de naturalização, a nacionalidade norte-americana tenha sido imposta à nacional brasileira para permanência no território estrangeiro ou fruição de direitos, conservaria ela a nacionalidade brasileira.

III. A situação posta no enunciado, caso inexistentes outras circunstâncias, não impede a conservação pela brasileira de sua condição de nacional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TRE/SE – FCC – 2015) O ato de designar, até sessenta dias antes das eleições, os locais das Seções, constituir as Juntas Eleitorais e designar a sua sede e jurisdição competem:


 

(EMAGIS) A respeito dos títulos de crédito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do seguro de responsabilidade civil facultativo, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com taxas municipais de fiscalização de estabelecimentos empresariais. Marque, a propósito, a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o tema ‘guerra fiscal’ em matéria de ICMS.

I. Para a doutrina, o princípio geral segundo o qual ‘quem pode tributar pode isentar’ sofre peremptória exceção em matéria de ICMS.

II. Os Estados podem instituir o ICMS, porém, para estabelecer isenções, condição necessária e suficiente é que o façam por ‘lei específica’.

III. A LC 24/75, regulamentando a Constituição Federal, impõe que as isenções do ICMS sejam serão concedidas ou revogadas nos termos de convênios celebrados e ratificados pelos Estados e pelo Distrito Federal.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre o Meio Ambiente, tal como disciplinado pelo artigo 225 da Constituição Federal e tendo presente também o magistério da doutrina e da jurisprudência, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da estabilidade dos servidores públicos, do estágio probatório e das promoções e progressões funcionais, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, é incompatível com a definição de estágio probatório a exclusão do cômputo do requisito temporal de períodos de licença do servidor público.

II. A estabilidade do servidor nomeado para cargo de provimento efetivo, além de avaliação especial de desempenho, supõe requisito temporal mínimo de dois anos de efetivo exercício.

III. Não pode ser afastado do requisito temporal para promoção o período em que o servidor somente não exerceu suas funções por ter sido indevidamente tardia sua nomeação, atraso devidamente reconhecido pelo Judiciário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Em relação ao poder de polícia administrativo, considere as assertivas abaixo.

I. Licença é ato administrativo discricionário e tem como característica a revogabilidade, podendo a administração, em respeito ao interesse público, cassar os efeitos do ato que a concede.

II. Autorização é ato administrativo declaratório e vinculado e, dessa forma, uma vez adimplidas as condições legais, deverá a Administração outorgá-la, não podendo, por conta de sua natureza jurídica, revogá-la posteriormente.

III. Sanção de polícia tem como característica o emprego de medidas inibitórias ou dissuasoras e tem como finalidade cessar práticas ilícitas perpetradas por particulares e por funcionários públicos, garantida a ampla defesa.

IV. O poder de polícia administrativo poderá ser delegado, mediante lei específica, a entes da Administração Indireta.

V. Sanção de polícia, quando extroversa, é imposta a todos os administrados, indistintamente, com a finalidade de inibir condutas ilícitas ou, se ocorrida, reprimir o autor da infração.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Sabe-se que, quando da instituição de nova moeda (Cruzado) e implementação, pelo Poder Público, dos planos de combate à inflação denominados ‘Plano Funaro’ ou ‘Plano Cruzado’, houve congelamento dos preços e as tarifas aéreas nos valores prevalecentes em 27.2.1986 (art. 5º do Decreto n. 91.149, de 15.3.1985).

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF não admite responsabilidade objetiva do Estado por danos decorrentes de planos econômicos.

II. O STF considera que o Estado pode ter responsabilidade civil também pela prática de atos lícitos.

III. Comprovado, no caso concreto, que o plano econômico em questão rompeu o equilíbrio financeiro do contrato de concessão, deve a União indenizar as concessionárias do serviço de transporte aéreo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente ao art. 243 da Constituição Federal, julgue os itens abaixo.

I. A expropriação deve recair sobre a propriedade rural por inteiro, e não somente sobre a área em que verificada a cultura ilegal de plantas psicotrópicas ou a exploração do trabalho escravo.

II. A responsabilidade do proprietário, na hipótese do art. 243 da CRFB, é de caráter subjetivo. Não obstante, caso constatada a existência de culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou a exploração de trabalho escravo, é ônus probatório do proprietário comprovar que não incorreu em culpa, ainda que “in vigilando” ou “in elegendo”.

III. Caso ocupado por particulares que venham a estabelecer culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou explorar trabalho escravo, o bem público dominical, situado em área rural, pode, em determinadas circunstâncias, sofrer a sanção prevista no art. 243 da CRFB.

Estão corretos somente os itens:

 

Objetivas Delegado - Rodada 09.2021

(EMAGIS) João Metralha foi condenado pela prática do crime de roubo circunstanciado pela restrição de liberdade da vítima (CP, art. 157, § 2º, inciso V) por sentença transitada em julgado no dia 1º/04/2019. Em 11/12/2020, foi condenado pela prática do crime de furto qualificado pelo emprego de explosivo ou de artefato análogo que cause perigo comum (CP, art. 155, § 4º-A), ocorrido em 25/07/2020.

Nesse caso, para progredir de regime, João deverá ter cumprido ao menos:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2020) Felipe foi denunciado por furto qualificado pelo rompimento de obstáculo. Durante a instrução processual, verificou-se que, sem nenhuma justificativa, embora fosse possível, o laudo pericial não havia sido realizado; entretanto, a vítima e uma testemunha local confirmaram que uma porta havia sido arrombada no local quando do momento do furto.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta

 

(MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Paulo, descontente com o término do namoro com Maria, livre e conscientemente invadiu o dispositivo informático do aparelho celular dela e capturou fotos íntimas e conversas privadas dela com seu novo namorado, João. Posteriormente, também livre e conscientemente, com intuito de vingança, divulgou, em redes sociais na Internet, os vídeos e as fotos de Maria, com cunho sexual, difamando-a e injuriando João com a utilização de elementos referentes à sua raça, cor e etnia. Em razão dessa conduta, Paulo foi indiciado pelos delitos de violação de dispositivo informático, divulgação de cenas de sexo ou pornografia, majorada pelo intuito de vingança, difamação contra Maria e injúria racial contra João.

Com relação à persecução penal nessa situação hipotética, é correto afirmar que os crimes citados se submetem, respectivamente, a ação penal

 

(EMAGIS) A respeito dos crimes contra a dignidade sexual, avalie as assertivas que seguem.

I. A Lei 13.772/2018 incluiu no Código Penal o crime de registro não autorizado da intimidade sexual, que consiste em produzir, fotografar, filmar ou registrar, por qualquer meio, conteúdo com cena de nudez ou ato sexual ou libidinoso de caráter íntimo e privado sem autorização dos participantes.

II. A causa especial de aumento da pena decorrente de o agente ser ascendente da vítima aplica-se apenas até o segundo grau da linha reta, não abrangendo, por exemplo, o bisavô.

III. A Lei 13.718/2018 incluiu no Código Penal o crime de divulgação de cena de estupro ou de cena de estupro de vulnerável, de cena de sexo ou de pornografia, que consiste em oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, vender ou expor à venda, distribuir, publicar ou divulgar, por qualquer meio - inclusive por meio de comunicação de massa ou sistema de informática ou telemática -, fotografia, vídeo ou outro registro audiovisual que contenha cena de estupro ou de estupro de vulnerável ou que faça apologia ou induza a sua prática, ou, sem o consentimento da vítima, cena de sexo, nudez ou pornografia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as prerrogativas de caráter processual penal do Presidente da República e dos Governadores de Estado, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/PA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) A respeito de julgamento por tribunal do júri, assinale a opção correta.

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Leila, menor de 21 anos de idade, foi denunciada pela prática do delito de falsificação de documento público, previsto no art. 297, caput, por três vezes, na forma do art. 69, ambos do CP, tendo o Juiz convertido a prisão em flagrante em preventiva, não obstante a documentação juntada pela defesa, comprovando que Leila tem uma filha de 2 anos de idade, que está sob sua guarda. Recebida a denúncia e processado o feito, 10 meses após a prisão da ré foi realizada audiência de instrução, debates e julgamento, tendo Leila sido condenada à pena mínima para cada delito, em razão de sua primariedade, seus bons antecedentes, bom comportamento carcerário e do fato de não fazer parte de organização criminosa. Todavia, em razão do reconhecimento do concurso material, a pena final foi fixada em 6 anos de reclusão.

A respeito do regime inicial de cumprimento de pena cabível no caso,

 

(EMAGIS) A respeito dos vícios redibitórios e também sobre o contrato de compra e venda, tendo presente a disciplina do Código Civil, marque a alternativa CORRETA.

 

(MPF – Procurador da República – 2017) Ao deslocamento de uma porção de terra, por força natural violenta, desprendendo-se de um prédio para se juntar a outro, dá-se o nome de:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o tema Hermenêutica Constitucional. Marque, a propósito, a assertiva INCORRETA.

 

(EMAGIS) Constituição é o organismo vivo delimitador da organização estrutural do Estado, da forma de governo, da garantia das liberdades públicas, do modo de aquisição e exercício do poder político. Existem vários sentidos de constituição e, até hoje, os estudiosos não chegaram a um consenso a respeito de qual deve prevalecer. A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, seguindo o magistério doutrinário, prefere adotar uma pluralidade de acepções, sem seguir um conceito único e exaustivo de constituição (STF, ADI 595-2/ES. Rel. Min. Celso de Mello. J. 28/02/2002)”. (BULOS, Uadi Lammêgo. Direito Constitucional ao Alcance de todos. 2 ed. Rev. e atual – São Paulo: Saraiva, 2010. p. 66). Com base no texto da Constituição da República de 1988 é correto afirmar, exceto:

 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) Sobre a interpretação da norma constitucional, é INCORRETO afirmar que:

 

(EMAGIS) Considere nacional brasileira que, casando-se com cidadão norte-americano, requeira a nacionalidade norte-americana, declarando no requerimento “renunciar e abjurar fidelidade a qualquer Estado ou soberania”.
Avalie, a propósito, as assertivas que seguem.

I. Caso fosse originária a nacionalidade norte-americana, reconhecida pela lei deste país, manteria a brasileira sua condição de nacional.

II. Caso, embora derivada de naturalização, a nacionalidade norte-americana tenha sido imposta à nacional brasileira para permanência no território estrangeiro ou fruição de direitos, conservaria ela a nacionalidade brasileira.

III. A situação posta no enunciado, caso inexistentes outras circunstâncias, não impede a conservação pela brasileira de sua condição de nacional.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da estabilidade dos servidores públicos, do estágio probatório e das promoções e progressões funcionais, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, é incompatível com a definição de estágio probatório a exclusão do cômputo do requisito temporal de períodos de licença do servidor público.

II. A estabilidade do servidor nomeado para cargo de provimento efetivo, além de avaliação especial de desempenho, supõe requisito temporal mínimo de dois anos de efetivo exercício.

III. Não pode ser afastado do requisito temporal para promoção o período em que o servidor somente não exerceu suas funções por ter sido indevidamente tardia sua nomeação, atraso devidamente reconhecido pelo Judiciário.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Em relação ao poder de polícia administrativo, considere as assertivas abaixo.

I. Licença é ato administrativo discricionário e tem como característica a revogabilidade, podendo a administração, em respeito ao interesse público, cassar os efeitos do ato que a concede.

II. Autorização é ato administrativo declaratório e vinculado e, dessa forma, uma vez adimplidas as condições legais, deverá a Administração outorgá-la, não podendo, por conta de sua natureza jurídica, revogá-la posteriormente.

III. Sanção de polícia tem como característica o emprego de medidas inibitórias ou dissuasoras e tem como finalidade cessar práticas ilícitas perpetradas por particulares e por funcionários públicos, garantida a ampla defesa.

IV. O poder de polícia administrativo poderá ser delegado, mediante lei específica, a entes da Administração Indireta.

V. Sanção de polícia, quando extroversa, é imposta a todos os administrados, indistintamente, com a finalidade de inibir condutas ilícitas ou, se ocorrida, reprimir o autor da infração.

Está correto o que se afirma APENAS em

 

(EMAGIS) Sabe-se que, quando da instituição de nova moeda (Cruzado) e implementação, pelo Poder Público, dos planos de combate à inflação denominados ‘Plano Funaro’ ou ‘Plano Cruzado’, houve congelamento dos preços e as tarifas aéreas nos valores prevalecentes em 27.2.1986 (art. 5º do Decreto n. 91.149, de 15.3.1985).

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. O STF não admite responsabilidade objetiva do Estado por danos decorrentes de planos econômicos.

II. O STF considera que o Estado pode ter responsabilidade civil também pela prática de atos lícitos.

III. Comprovado, no caso concreto, que o plano econômico em questão rompeu o equilíbrio financeiro do contrato de concessão, deve a União indenizar as concessionárias do serviço de transporte aéreo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente ao art. 243 da Constituição Federal, julgue os itens abaixo.

I. A expropriação deve recair sobre a propriedade rural por inteiro, e não somente sobre a área em que verificada a cultura ilegal de plantas psicotrópicas ou a exploração do trabalho escravo.

II. A responsabilidade do proprietário, na hipótese do art. 243 da CRFB, é de caráter subjetivo. Não obstante, caso constatada a existência de culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou a exploração de trabalho escravo, é ônus probatório do proprietário comprovar que não incorreu em culpa, ainda que “in vigilando” ou “in elegendo”.

III. Caso ocupado por particulares que venham a estabelecer culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou explorar trabalho escravo, o bem público dominical, situado em área rural, pode, em determinadas circunstâncias, sofrer a sanção prevista no art. 243 da CRFB.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) O Conselho Tutelar de Quixadá-CE ofereceu representação ao Juízo da Infância de Juventude local, a fim de iniciar procedimento de apuração de irregularidade de entidade de atendimento não governamental com sede na referida Comarca. Segundo a representação, o dirigente da entidade estaria praticando tortura sistemática contra alguns adolescentes, conforme relatório anexado. O representante pede o afastamento liminar do dirigente e, em sentença final, o afastamento definitivo do requerido, bem como a aplicação de multa. Com base neste singelo caso concreto, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) A respeito dos títulos de crédito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do seguro de responsabilidade civil facultativo, marque a alternativa CORRETA.


 

(TRE/SE – FCC – 2015) O ato de designar, até sessenta dias antes das eleições, os locais das Seções, constituir as Juntas Eleitorais e designar a sua sede e jurisdição competem:


 

(DPE/MG – FUNDEP – 2019) No Município de Rio do Horizonte, os gerentes responsáveis pelos estabelecimentos comerciais de um quarteirão localizado em bairro nobre da cidade programaram em conjunto os equipamentos irrigadores automáticos de jardim para funcionarem todos dos dias às 4h45 da manhã.

Nesse horário, sempre dormem no local diversas pessoas em situação de rua, que acabam sendo acordadas pelos jatos de água e forçadas a sair do espaço, além de terem molhados seus cobertores e pertences pessoais e inutilizadas as folhas de papelão que lhes servem de cama. Até o momento, ninguém compareceu à Defensoria Pública afirmando ter sido prejudicado e solicitando providências.

Analise as seguintes afirmativas a respeito da hipótese apresentada e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

(   ) Em obediência ao princípio da subsidiariedade dos Direitos Humanos e devido ao fato de que estes possuem eficácia indireta nas relações entre particulares, o conflito deverá ser resolvido por intermédio das normas de Direito Privado, com ampla participação da Defensoria na condição de custos vulnerabilis.

(   ) Pelo princípio da supremacia do interesse público sobre o interesse dos particulares, é vedado a estes se estabelecerem em via pública, tendo o município o direito de apreender todos os pertences que estiverem colocados no referido local.

(   ) O defensor público, ao tomar conhecimento dos fatos através do noticiário, poderá instaurar, de ofício, procedimento para apurar as violações e buscar a reparação dos danos causados.

(   ) Há, na hipótese apresentada, a colidência entre direitos fundamentais, o exercício da atividade econômica e os direitos sociais, a ser resolvida pelos critérios cronológico, hierárquico e da especialidade.

Assinale a sequência correta.


 

(EMAGIS) No que diz respeito à relação jurídica de consumo, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com taxas municipais de fiscalização de estabelecimentos empresariais. Marque, a propósito, a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem guardam relação com o tema ‘guerra fiscal’ em matéria de ICMS.

I. Para a doutrina, o princípio geral segundo o qual ‘quem pode tributar pode isentar’ sofre peremptória exceção em matéria de ICMS.

II. Os Estados podem instituir o ICMS, porém, para estabelecer isenções, condição necessária e suficiente é que o façam por ‘lei específica’.

III. A LC 24/75, regulamentando a Constituição Federal, impõe que as isenções do ICMS sejam serão concedidas ou revogadas nos termos de convênios celebrados e ratificados pelos Estados e pelo Distrito Federal.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre o Meio Ambiente, tal como disciplinado pelo artigo 225 da Constituição Federal e tendo presente também o magistério da doutrina e da jurisprudência, marque a alternativa CORRETA.

 

Sentença Federal - Rodada 09.2021

Segue abaixo o exercício atinente à prática de sentença federal (Rodada 09.2021). Considere o enunciado como Relatório, que o juízo processante esteja sediado na cidade de Guarulhos/SP e a data do ato judicial o dia 26/02/2021.

Trata-se de ação penal oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) em face de Antônio Divino e Wando Divino, devidamente qualificados, como incurso nas penas do art. 183 da Lei n.º 9.472/97. Narra a acusação na inicial:

“Antônio Divino e Wando Divino, ao menos no período de 18/05/2017 a 23/05/2017, agindo de forma livre e consciente, desenvolveram atividade clandestina de telecomunicação ao se utilizar aleatoriamente dos espectros de radiofrequência 101,5 MHz, 101,1 e 106,5 MHz, a partir da mata do Parque Estadual da Cantareira, sem a competente autorização legal.

Extrai-se dos autos que, em razão de denúncia registrada no serviço de fiscalização da Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL, foi identificado o uso não autorizado de radiofrequências na faixa de radiodifusão FM, em meio à mata do Parque Estadual da Cantareira.

Diante disso, os agentes da ANATEL gravaram as programações das rádios clandestinas que operavam nas frequências 101,5 MHz, 101,1 e 106,5 MHz, conforme Relatórios de Rádio Monitoração de fls. 16, 33, 47 e 61, e áudios gravados nas mídias de fls. 45 a 48, e constataram que se tratava de programação de cunho religioso, em que o atendimento era realizado, entre outros, por "Pai Antônio" e "Professor Wando", identificados posteriormente como sendo Antônio Divino e Wando Divino, respectivamente. Com efeito, de acordo com os Relatórios de Fiscalização de fls. 17/40, os denunciados são os responsáveis pelos telefones e endereço anunciados pela emissora clandestina, sendo repetidos diversas vezes ao longo da programação.

Antônio Divino foi identificado como o responsável pela linha telefônica 2222-1111, instalada no endereço na Rua Antônio Gama de Cerqueira, n.º YZ, Vila Americana, São Paulo/SP (fls. 85), local onde eram prestados os atendimentos religiosos pelos denunciados. Por seu turno, Wando Divino foi identificado como o responsável pela linha telefônica 1111-2222, também instalada no endereço de fls. 85. Tais números de telefone e endereço eram constantemente anunciados durante a programação na rádio clandestina, entremeados por músicas sertanejas.

Assim, considerando que os telefones 2222-1111 e 1111-2222 estão em nome dos acusados Antônio e Wando, respectivamente, constatou-se que as rádios piratas em questão são usadas exclusivamente para suas pregações religiosas e divulgação dos telefones e endereço do local onde atendem pessoalmente, ficando comprovado que os acusados utilizavam as frequências 101,5MHz, 101,1 MHz e 106,5MHz sem prévia autorização da ANATEL, estando, portanto, demonstrada a autoria delitiva quanto ao crime descrito no artigo 183 da Lei nº 9.472/97.

Em decorrência de tal apuração foram lavrados os Autos de Infração pertinentes (fls. 50/58) em desfavor dos denunciados, pelo “uso não autorizado de radiofrequência, ocupando e em usufruto das frequências 101,5 MHz, 101,1 e 106,5 MHz através do serviço de radiodifusão sonora em FM”.

Cumpre destacar ainda que os Agentes da ANATEL procederam à localização da emissora clandestina de frequências 101,5 MHz, 101,1 e 106,5 MHz, em meio à mata do Parque Estadual da Cantareira. Todavia, quando da chegada dos agentes, certamente avisado por olheiros, dado o grau de organização que o delito atingiu, o transmissor foi desligado e removido, impedindo a localização e a efetiva apreensão dos equipamentos de transmissão, apesar de ser verificado no local espaço apropriado para tanto e visualizada antena.

Ouvido em sede policial, o denunciado Antônio afirmou que entre os anos de 2014 e 2015, conheceu um publicitário de prenome “Cesar” através de uma Associação Espírita, pertencente a seu pai, o ora denunciado Wando Divino. Tal publicitário propôs ao declarante que gravasse um texto para divulgação em rádios comunitárias, oportunidade em que recebeu o apelido de “Pai Antônio”, porém disse que nunca prestou atendimento espiritual. Afirmou não saber quem são os responsáveis pela rádio clandestina que operava nas frequências 101,5, 101,1 e 106,5 MHz (fl. 109).

Por sua vez, o denunciado Wando disse que possuía um escritório de atendimento espiritual. Disse que é conhecido como “Pai Wando”, sendo que antigamente era chamado de “Professor Wando”. Contou que as gravações veiculadas na rádio clandestina foram realizadas por um indivíduo de nome “Cesar”, que disse que iria transmiti-las em rádios comunitárias de Mogi das Cruzes. Afirmou desconhecer os responsáveis pela rádio clandestina (fl. 110). Disse, também, que “Cesar”, pelo que soube, teria morrido por volta de setembro de 2016.

A materialidade do delito, descoberto em virtude da fiscalização da ANATEL, restou demonstrada, em especial, pelos seguintes documentos: Termos de Representação; Autos de Infração, Relatórios de Rádio Monitoração; Relatórios de Fiscalização; e mídias contendo os registros das gravações (todos os documentos anexados no Inquérito Policial). Tais elementos demonstram o funcionamento clandestino da rádio.

Inexoravelmente, aludidos documentos comprovam que Antônio Divino e Wando Divino desenvolveram de forma clandestina atividades de telecomunicações, sem qualquer autorização da ANATEL, oferecendo risco de dano aos diversos tipos de serviços alocados no espaço radioelétrico que atuavam, tais como o serviço aeronáutico.

Quanto à autoria delitiva, constata-se pela farta documentação produzida pela ANATEL que as rádios clandestinas eram utilizadas pelos denunciados para anunciar os telefones e endereço do local onde prestavam atendimento religioso.”

Denúncia acompanhada de Inquérito Policial e documentos comprobatórios citados.

Às fls. 135/137 foi proferida decisão rejeitando liminarmente a denúncia, com fundamento no artigo 395, III, CPC.

O MPF interpôs recurso em sentido estrito, ao qual os denunciados foram intimados e apresentaram contrarrazões por advogado constituído.

Em 19/03/2019, Turma do TRF-3 deu provimento ao recurso em sentido estrito e determinou o recebimento da denúncia, a fim de que o processo tivesse regular prosseguimento (decisão juntada às fls. 190/191).

À fl. 197, considerando acórdão do TRF-3, o juízo determinou a citação dos réus.

Os acusados apresentaram resposta escrita à acusação. Proferida decisão que afastou ser caso de absolvição sumária, seguindo o feito para instrução (fls. 255/256).

Realizada audiência de instrução e julgamento, foram colhidos o depoimento da testemunha Marco Marcondes (agentes de fiscalização da ANATEL), arrolada pela acusação, e os interrogatórios dos acusados, conforme arquivo de mídia digital acostado à fl. 280.

Com relação à potencialidade lesiva dos equipamentos de transmissão, indagada sobre a interferência com as aeronaves, a testemunha de acusação afirmou que “existem interferências esporádicas, mas existem sim:. Disse, também, o seguinte: “...que ali é uma fonte de problemas porque a instalação é muito precária, a antena fica pendurada em uma árvore, o transmissor é colocado em cima de dois ou três blocos, cobre com plástico e um pedaço de madeira; fez as gravações a partir da ANATEL, que fica na Rua Vergueiro; essas rádios estão instaladas num dos pontos mais altos da cidade de São Paulo, onde de faz uma concha voltada à Zona Leste e ao Centro de São Paulo; tem memória de ter recebido essa emissora desde a Zona Oeste de São Paulo, mas funcionava com maior potência na Zona Leste e Mogi das Cruzes e região, de Suzano até perto do ABC; a potência dos equipamentos, em razão desses detalhes, era grande; disse que a Serra da Cantareira é local notório onde se situam rádios clandestinas que colocam em risco a vida de centenas de pessoas que usam o Aeroporto Internacional de Guarulhos, sendo que este fica cerca de 10 km do Parque Estadual da Cantareira; que participou da fiscalização relativamente aos fatos denunciados; que as frequências podiam ser captadas à grande distância; que não foi possível apreender o transmissor, apesar de ter sido localizado o local onde estavam instalados e também que visualizado antena apropriada para tanto; que confirma que não havia autorização da ANATEL para a exploração daquelas frequências”.

Em seus interrogatórios, os réus basicamente reiteraram o que dito em sede policial. Em suma, negaram que fossem os responsáveis pelo equipamento de transmissão utilizado para a transmissão das frequências 101,5 MHz, 101,1 MHz e 106,5 MHz, limitando-se a alegar, em síntese, que uma pessoa chamada Cesar, frequentador da associação religiosa que ambos os acusados frequentam, ofereceu-se para gravar um anúncio para ser veiculado em rádios comunitárias.

Além disso, Antônio confirmou ser bacharel em Direito e Wando, atualmente com 72 anos, confirmou que responde a outros processos criminais, sendo acusado de estelionato, “envolvendo questões religiosas”, como ele próprio afirmou. Os réus informaram possuir, cada um, renda mensal aproximada de R$3.000,00.

Nada foi requerido na fase do artigo 402 do CPP.

As folhas de antecedentes, informações criminais e demais certidões foram devidamente juntadas aos autos (fls. 285/288). Antônio possui ação penal anterior atualmente suspensa em razão do art. 89 da Lei n.º 9.099/95. Wando, por sua vez, é reincidente, isso em razão de condenação transitada em julgado por crime de estelionato. Há uma outra ação, também pelo crime de estelionato, mas a sentença condenatória ainda não transitou em julgado (grau de recurso). Por fim, constam outros três inquéritos policiais em andamento, por autuações da ANATEL em anos anteriores, onde figura como autuados os réus, também em decorrência do funcionamento de outras rádios.

Em alegações finais orais, o Ministério Público Federal reafirmou a existência da materialidade, autoria e tipicidade e requereu a condenação dos acusados.

Na mesma fase, a defesa dos réus alegou nulidade em razão de o juízo de primeiro grau não ter proferido decisão recebendo a inicial. No mérito, aduziram que não há provas da materialidade e nem da autoria, sendo requerida a absolvição. Ressaltaram que os equipamentos de transmissão não foram sequer apreendidos, o que de afasta a materialidade do delito do art. 183 da Lei nº 9.472/97.

Os autos vieram conclusos para sentença.

 

Delegado PA/RN 2021 - Curso Prático Intensivo Delegado PA/RN 2021 - PEÇA 5

Em Delegacia de Polícia Civil de Natal/RN, corre Inquérito Policial que investiga a existência de organização criminosa autointitulada “TRETEIROS” que atua em crimes de roubo e assalto a bancos no interior do Estado.

Em razão de medidas de interceptação telefônica, quebra de sigilo de dados, devidamente autorizadas pela Justiça, foi possível a identificação e prisão de alguns membros da organização criminosa em questão.

O Inquérito segue em andamento, notadamente pelo fato de que outros integrantes, ainda não identificados, continuam atuando em crimes do tipo, conforme também verificado nas interceptações.

Considerando que alguns membros da gangue já foram presos, o núcleo de inteligência da Polícia Civil, responsável pela análise das interceptações, percebeu que nos últimos áudios os criminosos ainda não identificados estavam mais evasivos em suas conversas, possivelmente por suspeitarem de estarem “grampeados”. Assim, não foi possível progredir quanto à identificação destes, apesar de restar claro que os bandidos ainda planejam novos assaltos.

No último período de interceptação concedido, ainda no começo do prazo, foi observado que os membros atuantes da organização estão procurando novos comparsas para a realização de novos assaltos a banco no interior do Estado. Dois interlocutores não identificados (INIs) trocaram, por exemplo, as seguintes mensagens:

INI 1: “Mano, sabe aquela parada do interior, precisa falar com o chefe para chamar mais gente para completar o time.”

INI 2: “Tô ligado, o time ta desfalcado! Temos que ter muitos jogadores, pois a partida será importante”.

INI 1: “As chuteiras já foram compradas! Prontinha para uso. São bem potentes. Só falta escalar o time”.

INI 2: “Negócio que muitos companheiros estão no departamento médico! Sem poder atuar no time.”

INI 1: “Pois é! Da um jeito de falar com o capitão. Ele consegue mais gente para a parada lá no estádio. Falando com os parças. Eles conhecem mais gente aqui fora para jogar”.

INI 2: “No estádio?”

INI 1: “É meu! Lá no centro de treinamento da galera”

INI 2: “Entendi! Acho que o capitão já está cuidando disso! Os companheiros de lá devem conhecer mais jogadores aqui do lado de fora. Deve ter gente nova. Soube que ele está recrutando novos artilheiros. Fica ligado que o jogo pode ser marcado em cima da hora. Negócio é urgente!”

INI 1: “Fechou! Tamo junto! O capitão sempre resolve.”

A análise do setor de inteligência certificou que o “capitão” mencionado nas mensagens é o chefe da organização, conhecido como “JOÃO CAPITÃO”, que atualmente está preso cumprindo pena. Também restou reportado em relatório de análise da interceptação que JOÃO CAPITÃO deve conseguir, através de outros condenados no presídio, novos nomes ainda em liberdade para participar desse assalto iminente.

Imediatamente os investigadores entraram em contado com o Diretor do Presídio onde JOÃO CAPITÃO cumpre pena por assaltos a bancos e participação em organização criminosa (TRETEIROS). O Diretor informou que de uns dias para cá o detendo passou a ter um comportamento atípico, de no momento do banho de sol se reunir com outros presos, o que não fazia anteriormente. Filmagens do circuito interno do presídio fornecida aos agentes mostram essas movimentações estranhas no pátio do presídio. Tal informação também foi circunstanciada pelo núcleo de inteligência, inclusive o pavilhão onde JOÃO CAPITÃO está custodiado (“D”). Suspeita-se que esteja procurando, junto aos detentos, novos comparsas em liberdade para participar dos assaltos a banco no interior do Estado.

Nesse contexto, visando a identificação dos criminosos e a obtenção de informações quanto a esses possíveis novos crimes, na condição de autoridade policial do caso hipotético supra, confeccione a peça adequada. Bom exercício!

 

Delegado PF 2021 - Curso Prático Intensivo Delegado da PF 2021 - PEÇA 5

Segue abaixo exercício atinente à peça prática de Delegado(a) de Polícia Federal. Na condição hipotética de autoridade policial que preside o caso, produza a peça necessária à elucidação dos fatos. Bom exercício!

Na Delegacia de Polícia Federal em Santarém/PA, corre Inquérito Policial que apura possíveis crimes cometidos por servidores do IBAMA local.

A corregedoria da autarquia verificou que na unidade de Santarém havia indícios de que servidores teriam formado uma associação criminosa com o objetivo de camuflar os verdadeiros autores de crimes, expedindo e registrando autos de infração em nome de terceiros, que, em tese, não seriam proprietários das áreas desmatadas, ou mesmo, não teriam participado dos supostos delitos perpetrados (fls. 20/40).

A participação dos servidores está associada à lavratura de autos de infração inidôneos, na inserção de dados falsos nos sistemas de informação do órgão ambiental, bem como a ocultação e/ou extraviamento de processos administrativos, com o fim de ocultar os verdadeiros infratores, obtendo proveito econômico pelos ilícitos praticados. Conforme registrado na análise interna do IBAMA, há 137 processos extraviados na unidade de Santarém (lista de fls. 45/55).

SÉRGIO, servidor da corregedoria do IBAMA, foi ouvido no Inquérito. Disse que o setor de autuações em Santarém estava inerte quanto ao encaminhamento à unidade central em Brasília, para regular processamento, dos feitos administrativos que resultaram em multas de grande vulto. Além disso, verificou-se que a unidade, por vezes, não atendeu pedidos de remessa de procedimentos requisitados para fins de análises da administração geral em Brasília. Nesses processos extraviados/ocultados podem existir, também, indicativos do favorecimento de terceiros e manipulação dos autos de infração.

Conforme ainda consta na apuração do IBAMA, bem assim informado no depoimento do servidor SÉRGIO, a suspeita de tais práticas criminosas recai sobre os servidores JOÃO, RAIMUNDO, JOSÉ e TADEU, que estavam lotados no setor de autuação e processamento do IBAMA em Santarém. Atualmente, conforme documentado nos autos (fls. 95), referidos servidores foram transferidos, preventivamente, para outros setores onde não podem praticar os ilícitos mencionados. Registrado, ainda, às fls. 97/100, os dados qualificativos e endereços dos mencionados servidores.

Quebra de sigilos fiscal e bancário dos investigados, representada e deferida pelo juízo federal competente, indica movimentações suspeitas no período que os servidores trabalharam no setor de processamento de autuações (fls. 113/120), movimentações estas cessadas quando da mudança de local de trabalho, já acontecida há aproximadamente um ano. Por fim, também foi decretado o afastamento do sigilo telefônico de JOÃO, RAIMUNDO, JOSÉ e TADEU, sendo verificado que justamente no mesmo período havia intensa troca de ligações entre estes, incrivelmente também não mais realizadas após a mudança de setor.

Autos conclusos à autoridade policial.

 

Defensoria Pública Estadual - Rodada 08.2021

João, 20 anos, e Maria, 19 anos, casados entre si, foram denunciados pela prática do crime de tráfico de drogas e associação para o tráfico pelo Ministério Público do Estado do Paraná.

Segundo a denúncia, a Polícia Civil recebeu “notitia criminis” inqualificada dando conta da existência de drogas na residência do casal, situada na Rua 12, nº 1212, bairro Pio XII, em Cascavel/PR. De imediato, a autoridade policial e seus agentes foram até a residência do denunciado, arrombaram a porta e encontraram enterrados no quintal 4,5 kg de pasta base de cocaína.

Lavrado o auto de prisão em flagrante, João e Maria foram conduzidos à audiência de custódia e lhes foi concedida liberdade provisória condicionada, porquanto os flagranteados eram primários e não apresentavam antecedentes, bem como o juiz entendeu ausentes os pressupostos da prisão preventiva.

Concluídas as investigações, os autos da investigação foram enviados ao Ministério Público, que os denunciou. Recebida a denúncia e promovida a citação de ambos os réus, João constituiu advogado, que apresentou defesa prévia, ao passo que Maria procurou a Defensoria Pública para o mesmo fim.

A inquirição das testemunhas Caio e Mévio, policiais que participaram da diligência policial que resultou na apreensão da droga, foi deprecada para o juízo de Curitiba, haja vista que ambos os policiais não mais desempenhavam suas funções em Cascavel/PR. Ademais, a inquirição da testemunha Catarina, arrolada pela Defensoria Pública, foi deprecada para o juízo de Londrina/PR.

Na audiência de instrução, foi ouvida a autoridade policial na condição de testemunha, já que participara da busca e apreensão da droga. Além disso, com base no art. 222, § 1º, do CPP, o juiz determinou o interrogatório dos réus.

Em seu interrogatório, João confessou a propriedade da droga, bem como afirmou que Maria não sabia da existência dela na casa, pois ele havia chegado na madrugada do dia da apreensão e enterrado o entorpecente sem que ela percebesse. Maria, em seu interrogatório, confirmou que não sabia da droga e que nunca presenciou o marido vendendo entorpecente.

Ainda com base no art. 222, § 1º, do CPP, o juiz determinou às partes a apresentação de alegações finais por memoriais, dado o adiantado da hora.

O Ministério Público requereu a condenação de João e Maria. Averbou que, a despeito de o laudo toxicológico ainda não ter sido juntado aos autos, foi encartado, ainda na fase policial, laudo de constatação de que realmente o entorpecente se tratava de cocaína, o que afirmou ser suficiente para a comprovação da materialidade. Ademais, asseverou que não havia como Maria não saber da droga, pois mora na mesma casa de João.

Os autos chegaram à Defensoria Pública no dia 12 de janeiro de 2021 (terça-feira). Você é o(a) Defensor(a) Público(a) intimado(a). Nessa condição, redija a peça prática processual que melhor atenda aos interesses de Maria diferente do “habeas corpus”. Não crie fatos novos e date a medida processual no último dia do prazo. Também não lance mão de citação direta de doutrina, de jurisprudência e de texto literal de súmula. DISPENSE A NARRATIVA DOS FATOS.

Boa prática!

 

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 08.2021

(EMAGIS) Quanto à responsabilidade civil do Estado, analise as seguintes proposições e promova a marcação da alternativa apropriada.

I. A teoria do risco administrativo foi consagrada pela primeira vez, em nossa ordem constitucional, com a Constituição Federal de 1934.

II. A teoria adotada quanto ao nexo de causalidade é a teoria do dano direto e imediato, também denominada teoria da equivalência das condições.

III.Na hipótese de posse em cargo público determinada por decisão judicial, o servidor não faz jus à indenização, sob fundamento de que deveria ter sido investido em momento anterior, salvo situação de arbitrariedade flagrante.

 

(EMAGIS) Sobre a improbidade administrativa, julgue os itens a seguir expostos.

I. Segundo o STJ, a penalidade de perda da função pública imposta em ação de improbidade administrativa atinge tanto o cargo que o infrator ocupava quando praticou a conduta ímproba quanto qualquer outro que esteja ocupando ao tempo do trânsito em julgado da sentença condenatória.

II. São imprescritíveis as ações de ressarcimento ao erário fundadas na prática de ato tipificado na Lei de Improbidade Administrativa.

III. É vedada a transação, acordo ou conciliação nas ações de improbidade administrativa.

Estão corretos somente os itens:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Lúcio, conselheiro de tribunal de contas estadual, Pierre, prefeito de município, e Mário, desembargador de tribunal de justiça estadual, cometeram ato de improbidade administrativa, previsto na Lei n.º 8.429/1992.

Nessa situação hipotética, no âmbito do Poder Judiciário, deverá ocorrer o processamento e julgamento em 1ª instância de

 

(EMAGIS) Sobre os bens públicos, avalie as assertivas que seguem.

I. As praias e os terrenos de marinha, conceitos que não se confundem, são bens da União.

II. São terrenos de marinha os inseridos na projeção espacial que, medida a partir da linha do preamar-médio (média do nível máximo das mares) no ano de 1831, se projeta por 33 (trinta e três) metros em direção à terra.

III. As praias e os terrenos de marinha são qualificados como bens públicos de uso comum.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto aos métodos de interpretação da constituição, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) A respeito da instalação de bloqueadores de sinal de celular em presídios, avalie as assertivas que seguem.

I. A legislação federal veda a instalação de tais equipamentos como equipamentos de segurança em presídios.

II. É constitucional lei estadual que obriga as operadoras telefônicas a instalar nos presídios estaduais bloqueadores de sinal de celular.

III. É inconstitucional lei federal que admite a instalação nos presídios de bloqueadores de sinal de celular.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/RJ – Juiz Substituto – VUNESP – 2019) No tocante à extradição de brasileiros, a Carta Magna estabelece que

 

(EMAGIS) A respeito da competência constitucional para julgamento das contas do prefeito municipal, avalie as assertivas que seguem.

I. Tratando-se de contas de gestão, em que o Prefeito tenha atuado como ordenador de despesas, a competência é do Tribunal de Contas, sem necessidade de apreciação posterior pela Câmara Municipal.

II. Tratando-se de contas de governo do prefeito municipal, a competência do Tribunal de Contas é de emissão de parecer, a ser submetido à apreciação posterior pela Câmara Municipal, podendo, ou não, prevalecer aludida manifestação da Corte de Contas.

III. Na análise das contas do prefeito, a manifestação do Tribunal de Contas somente deixa de prevalecer por voto de dois terços dos membros da Câmara Municipal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Observado o procedimento comum no processo de conhecimento, especialmente no que diz respeito à resposta do réu, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Quanto ao incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR), analise as seguintes proposições:

I. O amicus curiae não pode recorrer da decisão que julgar o incidente de resolução de demandas repetitivas, embora possa sustentar oralmente na sessão de julgamento.

II. Do julgamento do mérito do incidente caberá recurso extraordinário ou especial, conforme o caso. O recurso tem efeito suspensivo, presumindo-se a repercussão geral de questão constitucional eventualmente discutida.

III. Se o incidente tiver por objeto questão relativa a prestação de serviço concedido, permitido ou autorizado, o resultado do julgamento será comunicado ao órgão, ao ente ou à agência reguladora competente para fiscalização da efetiva aplicação, por parte dos entes sujeitos a regulação, da tese adotada.

Há erro:


 

(EMAGIS) A respeito do cumprimento de sentença de pagar quantia certa, da penhora de dinheiro ‘on line’ via Bacenjud e da impugnação ao cumprimento de sentença, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do direito adquirido na disciplina da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB – Decreto-lei 4657/1942) e também na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da prisão civil por dívidas, avalie as assertivas que seguem.

I. A prisão civil por dívidas, seja com fundamento contratual, seja com fundamento em obrigação alimentar, é vedada pelo Pacto de São José da Costa Rica.

II. Desde a adesão do Brasil, no ano de 1992, ao Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos (art. 11) e à Convenção Americana sobre Direitos Humanos 'Pacto de San José da Costa Rica (art. 7º, 7), não há base legal para aplicação da parte final do art.5º, inciso LXVII, da Constituição, ou seja, para a prisão civil do depositário infiel.

III. É inconstitucional dispositivo de lei federal que admite seja erigido à condição de “depositário infiel” aquele que não entrega à Fazenda Pública o valor designado, no termo e forma fixados na legislação tributária ou previdenciária.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da conversão da união estável em casamento, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o direito de retirada do sócio em sociedade empresária constituída para subsistir por tempo indeterminado regida pelo Código Civil, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da apuração de haveres de sócio que se retira da sociedade limitada via dissolução parcial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sabe-se que o Supremo Tribunal Federal, no que se refere ao dispositivo constitucional que consagra a imunidade tributárias dos livros e papéis destinados a sua impressão (CF, artigo 150, VI, d), fixou interpretação teleológica e evolutiva, assentando também tratar-se de imunidade objetiva.

A propósito, qual dos seguintes objetos NÃO é abrangido pela imunidade constitucional em questão?


 

(EMAGIS) A respeito do arrolamento pela autoridade fiscal de bens do contribuinte/responsável tributário, tendo presente o disposto na Lei 9.532/1997, além da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre as despesas com pessoal, tendo presente a disciplina da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF – LC 101/2000), além da jurisprudência do STF, avalie as assertivas que seguem.

I. A LC 178/2021, alterando a LRF, tornou expresso que, para apuração de limites de gastos, serão computadas até mesmo as despesas com pessoal não empenhadas.

II. A LC 178/2021, alterando a LRF, tornou expresso que, para apuração de limites de gastos, na remuneração bruta do servidor é admitida a dedução do ‘abate-teto’, caso aplicável.

III. Para o STF, nos casos de acumulação constitucional de cargos públicos pelo agente, admite-se soma de remunerações superior ao teto constitucional, não se admitindo, porém, que a remuneração isolada de cada cargo acumulado seja superior ao teto.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Analise os itens I a V, que tratam do repouso semanal remunerado e trabalho em feriados, e assinale a alternativa correta, de acordo com a jurisprudência consolidada do Tribunal Superior do Trabalho (TST):

I. O trabalho prestado em domingos e feriados, não compensado, deve ser pago em dobro, sem prejuízo da remuneração relativa ao repouso semanal.

II. Não viola o art. 7º, XV, da CF a concessão de repouso semanal remunerado após o sétimo dia consecutivo de trabalho, não importando no seu pagamento em dobro, desde que a concessão ocorra na semana subsequente à trabalhada.

III. O intervalo para repouso semanal descaracteriza o turno de revezamento com jornada de 6 (seis) horas previsto no art. 7º, XIV, da CF/1988.

IV. É devida a remuneração do repouso semanal e dos dias feriados ao empregado comissionista, ainda que pracista.

V. O adicional de insalubridade já remunera os dias de repouso semanal e feriados.


 

(EMAGIS) Leia atentamente os itens e responda:

I. Em razão da celeridade inerente ao Direito Processual do Trabalho, não se aplica à Justiça do Trabalho a contagem dos prazos em dias úteis.

II. Os prazos processuais estabelecidos na Consolidação das Leis do Trabalho podem ser prorrogados, pelo tempo estritamente necessário, nas seguintes hipóteses: quando o juízo entender necessário ou em virtude de força maior, devidamente comprovada.

III. Ao juízo incumbe dilatar os prazos processuais e alterar a ordem de produção dos meios de prova, adequando-os às necessidades do conflito de modo a conferir maior efetividade à tutela do direito.

IV. Não se aplica à Justiça do Trabalho a suspensão do curso do prazo processual nos dias compreendidos entre 20 de dezembro e 20 de janeiro.

V. Nos processos perante a Justiça do Trabalho, a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e as autarquias ou fundações de direito público federais, estaduais ou municipais que não explorem atividade econômica terão o quádruplo do prazo fixado no artigo 841, "in fine", da Consolidação das Leis do Trabalho (prazo entre a notificação e a audiência na qual será apresentada a contestação) e prazo em dobro para recorrer.


 

(EMAGIS) A respeito das ilhas costeiras, terrenos de marinha e seus acrescidos, avalie as assertivas que seguem.

I. A alteração introduzida pela Emenda Constitucional nº 46/2005 criou, no ordenamento jurídico, exceção à regra geral então vigente sobre a propriedade da União sobre as ilhas costeiras, já que deixaram de pertencer à União, com as ressalvas constitucionais, as ilhas costeiras em que sediados entes municipais.

II. A EC nº 46/2005 alterou o regime patrimonial dos terrenos de marinha, dos potenciais de energia elétrica, dos recursos minerais e das terras tradicionalmente ocupadas pelos índios.

III. Mesmo nos terrenos de marinha e seus acrescidos situados em ilhas costeiras em que sediados Municípios, devem os particulares que eventualmente os ocupem pagar à União foro, laudêmio e taxa de ocupação, nos termos legais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/AM – FCC – 2018) Considerando as disposições da Constituição Federal, bem como de suas emendas, relacionadas ao funcionamento das Defensorias Públicas, é correto afirmar:


 

(DPE/MA – FCC – 2018) Considerando as recentes decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos e do Supremo Tribunal Federal, mais a Resolução do Conselho Nacional de Justiça sobre o tema, no Brasil, pessoa transgênero, maior de 18 anos, que pretenda alterar o prenome e o gênero no seu assento de nascimento,


 

(EMAGIS) À luz da jurisprudência majoritária dos Tribunais Superiores, assinale a alternativa correta.


 

(EMAGIS) A propósito da prescrição da pretensão punitiva penal e sua relação com eventual suspensão do processo criminal, marque a alternativa CORRETA.


 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) Assinale a alternativa INCORRETA:


 

(EMAGIS) A respeito dos crimes e contravenções de violência doméstica e familiar contra a mulher, tendo presente a incidência da Lei 11.340/2006 (‘Lei Maria da Penha’), do Código Penal e da Lei de Contravenções Penais, e considerando a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da imunidade formal ao processo penal e também da reunião e separação de processos.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(DPE – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Sobre ação penal, assinale a alternativa incorreta.


 

(EMAGIS) Sobre os efeitos da condenação, assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Acerca do mandado de segurança relativamente à tutela de interesses individuais, difusos e coletivos, assinale a opção CORRETA.

 

(EMAGIS) EFG, maior e capaz, tem o hábito de utilizar o cinto ou cordas para agredir fisicamente sua filha ABC, criança de seis anos de idade, quando ela se recusa a comer verduras. No dia 7 de janeiro de 2021, a criança deu entrada no pronto-socorro com lesões de grau moderado na pele, em razão de uma sessão de “disciplina” aplicada por EFG. Considerando esse quadro, assinale a alternativa correta, com base no ECA:

 

(EMAGIS) No que diz respeito à relação jurídica de consumo, assinale a opção CORRETA:


 

Sentença Estadual - Rodada 08.2021

Em dezembro de 2016, os amigos Alex, Breno, Caio e Damião reuniram-se na cidade de Belo Horizonte - MG, onde residem, para planejarem um assalto à agência do Banco Ômega (privado) em Barão de Cocais – MG, na noite de réveillon, a fim de conseguirem dinheiro para brincar o carnaval do ano seguinte na cidade de Salvador – BA. Na tarde de 31/12/2016, os quatro agentes deslocaram-se até aquela cidade interiorana, analisaram a posição da agência bancária e a rota de fuga. Assim que começaram os estouros dos fogos de artifício comemorativos da festa de final de ano, os quatro entraram na agência bancária e, utilizando um maçarico, arrombaram dois caixas eletrônicos. A ação foi percebida pelo vigilante Moisés, que acionou as autoridades policiais, e pelo comerciante Tito, que estava parado na calçada do outro lado da rua, em frente ao Banco. Rapidamente os agentes recolheram o dinheiro que estava nos caixas e, a fim de assegurar a impunidade do crime, mediante grave ameaça exercida com o emprego de arma de fogo, obrigaram Sônia, idosa de 80 anos de idade e cardiopata, que passava no local, acompanhá-los na fuga. Policiais militares perseguiram o veículo dos quatro amigos até a cidade de Belo Horizonte – MG, onde Sônia, ainda em poder dos agentes, faleceu de ataque cardíaco resultante do abalo provocado pela grave ameaça sofrida.

Alex e Breno foram presos em flagrante; Caio e Damião, ambos com dezessete anos de idade e, portanto, inimputáveis, foram apreendidos e encaminhados ao estabelecimento adequado. A arma utilizada na ação foi apreendida, assim como a quantia de R$ 52.000,00 encontrada no veículo, pertencente a Alex, em que estavam os agentes. Alex e Breno foram indiciados pela autoridade policial de Belo Horizonte – MG por crime contra o patrimônio. O juízo da 100ª Vara Criminal da capital mineira, atendendo à representação da autoridade policial, decretou a prisão preventiva dos indiciados, uma vez que estavam presentes os requisitos previstos no art. 312 do Código de Processo Penal (CPP). Durante os interrogatórios, os acusados negaram a prática das condutas delituosas, tendo sido apurados os fatos que se seguem.

Alex, nascido no dia 5/1/1987, em cumprimento do segundo mandato de vereador em Belo Horizonte – MG, fora condenado definitivamente a quatro anos de reclusão pela prática do delito de corrupção ativa, não tendo, à época da apuração dos fatos, iniciado o cumprimento da pena; alegou o acusado que apenas levou Breno, Caio e Damião para passear em Barão de Cocais – MG e, quando chegaram à agência do Banco Ômega para sacar o dinheiro, foram surpreendidos com explosões, razão pela qual saíram em disparada; que Sônia pedia ajuda para fugir; que não queria a morte de Sônia e não assumiu o respectivo risco.

Breno, nascido em 5/1/1998, vendedor ambulante em Belo Horizonte – MG, afirmou conhecer Alex desde a última campanha eleitoral, durante a qual trabalhara distribuindo panfletos do vereador nas ruas; alegou que aceitara o convite de Alex para passar o réveillon em Barão de Cocais – MG; que não conhecia Caio e Damião; que não sabia explicar como Sônia falecera; que nunca fora condenado pela prática de nenhum delito; que não queria a morte de Sônia e não assumia o respectivo risco.

A autoridade policial determinou a realização de perícia na arma de fogo, regularmente portada por Alex, tendo os peritos concluído que a arma era inapta a realizar disparos. Realizou-se, ainda, exame de corpo de delito na agência bancária em questão. Juntou-se aos autos o atestado de óbito de Sônia, com a informação de que ela falecera de ataque cardíaco potencializado por estado de tensão e medo. Sem mais diligências, a autoridade policial relatou o inquérito e encaminhou à justiça comum estadual de Belo Horizonte – MG. Distribuídos à 100ª Vara Criminal, abriu-se vista ao representante do Ministério Público que ofereceu denúncia contra Alex e Breno pela prática dos seguintes delitos previstos no Código Penal (CP), todos em concurso material (CP, art. 69): latrocínio: art. 157, §3º, II; sequestro: art. 148, §1º, I; e associação criminosa: art. 288, parágrafo único, tudo c/c art. 61, I e II, “a”, “b”, “c”, e “h”, do CP. O membro do MP ressaltou que não oferecia denúncia pelas causas de aumento previstas no §2º, I, II e V do art. 157 do CP, pois de acordo com a doutrina, tais causas não se aplicam às hipóteses descritas no §3º do mesmo artigo, dada a sua localização topográfica na norma.

A denúncia foi recebida em 5/02/2017. Em juízo, procedeu-se à oitiva de Caio e Damião, que foram uníssonos em confirmar os fatos narrados na inicial acusatória e esclarecer que pretendiam levantar fundos para o pagamento das despesas carnavalescas na cidade de Salvador- BA. Afirmaram, ainda, que foram instigados por Alex, dono da arma, a participar da empreitada criminosa. O Promotor de Justiça solicitou a realização de exame papiloscópico nas notas apreendidas, tendo sido encontradas impressões digitais de Alex, Breno, Caio e Damião em várias notas. O laudo foi redigido por um perito criminal oficial e um agente auxiliar de perícia, integrantes do núcleo de criminalística da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais.

O Parquet solicitou a oitiva de Moisés; a defesa, a oitiva de Tito. Colheram-se, por carta precatória, nessa ordem, o testemunho de Tito, que não soube informar nada além de ter ouvido explosões de fogos de artifício e visto um clarão na agência bancária e a correria de várias pessoas. Moisés, por sua vez, confirmou os fatos narrados, mas não soube precisar se os quatro agentes que, na noite do réveillon, invadiram a agência do Banco Ômega, em Barão de Cocais – MG e provocaram os danos eram os mencionados na denúncia. Foram ouvidos, ainda, o delegado que presidiu o inquérito policial e os policiais militares que efetuaram as prisões dos réus, que ratificaram as provas produzidas na fase inquisitorial. As imagens das câmeras de segurança da agência também foram requisitadas pela autoridade judicial e, apesar de não refletirem nitidamente a face dos réus, mostravam que a ação fora praticada por quatro pessoas com características semelhantes à dos acusados.

Interrogado em juízo, Alex manteve a versão que preferira nos autos do inquérito policial. Breno, no entanto, confessou a participação no evento criminoso, afirmando que o intuito do grupo era conseguir dinheiro para custear as despesas do carnaval de Salvador – BA; que escolheram a cidade de Barão de Cocais – MG pela sua localização, o que facilitaria a fuga; que Sônia fora levada pelos agentes para servir de “escudo humano”, pois sabiam que policiais militares estavam a caminho; que não queria a morte de Sônia nem assumia o respectivo risco, mas admitiu que foram imprudentes ao obrigar uma idosa a acompanhá-los, mesmo diante de tantas outras pessoas mais jovens que passavam no local.

Por não vislumbrar a presença dos requisitos presentes no art. 312 do CPP, a autoridade judicial determinou, em setembro de 2017, a soltura dos réus, a fim de que continuassem a responder ao processo em liberdade (CPP, art. 316). No momento processual adequado, abriu-se vista às partes para a apresentação de alegações finais. O membro do MP reforçou suas acusações e pugnou pela condenação dos réus nos moldes da denúncia.

A defesa dos réus, patrocinada pela Defensoria Pública, requereu, preliminarmente, nos termos do art. 78, II “a” do CPP, a decretação da nulidade processual, ab ovo, sob o fundamento de que a competência para o julgamento da causa seria o juízo criminal de Barão de Cocais – MG, em razão de o delito, em tese, mais grave ter sido cometido naquela comarca. Com fundamento no art. 109, VI, da Constituição Federal, alegou, ainda, que a competência para o julgamento da causa seria da Justiça Federal, sob o argumento de que, de acordo com os fatos narrados na denúncia, teria havido delito contra o sistema financeiro e a ordem econômico-financeira. Aduziu a nulidade processual, sob o argumento de que, dada a inexistência de sede da defensoria pública em Barão de Cocais – MG, as oitivas de Moisés e Tito foram acompanhadas por advogado ad hoc, que nem sequer tivera conhecimento dos fatos narrados na causa nem protestara contra a indevida inversão na ordem de oitivas, o que, segundo o defensor, claramente caracterizaria falta de defesa técnica, pois a testemunha de acusação fora ouvida por último, além de as testemunhas terem sido inquiridas sem a presença dos acusados, que se encontravam presos na capital. Por outro lado, alegou a nulidade da perícia papiloscópica, sob o argumento de que o laudo fora redigido por apenas um perito oficial. Requereu, ainda, a nulidade do interrogatório do réu Alex, porquanto o magistrado deixou de comunicar ao interrogado sobre seu direito ao silêncio. Por fim, requereu a desclassificação das condutas delitivas, o reconhecimento de atenuantes, do princípio da consunção, do concurso formal, da continuidade delitiva e de causas de diminuição de pena.

Os autos foram conclusos para sentença em 18/02/2021, quando Alex já exercia o terceiro mandato na câmara municipal de vereadores de Belo Horizonte – MG e já havia cumprido a pena a que fora condenado por corrupção ativa.

Com base no relato acima apresentado, profira, na qualidade de juiz de direito substituto do Tribunal de Justiça do Estado do Minas Gerais, a sentença judicial adequada ao caso, devidamente embasada na legislação, na doutrina e (ou) na jurisprudência. Analise toda a matéria de direito processual e material pertinente ao julgamento, fundamentando suas explanações. Dispense o relatório e não crie fatos novos.

 

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 08.2021

(EMAGIS) A respeito do direito adquirido na disciplina da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB – Decreto-lei 4657/1942) e também na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da prisão civil por dívidas, avalie as assertivas que seguem.

I. A prisão civil por dívidas, seja com fundamento contratual, seja com fundamento em obrigação alimentar, é vedada pelo Pacto de São José da Costa Rica.

II. Desde a adesão do Brasil, no ano de 1992, ao Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos (art. 11) e à Convenção Americana sobre Direitos Humanos 'Pacto de San José da Costa Rica (art. 7º, 7), não há base legal para aplicação da parte final do art.5º, inciso LXVII, da Constituição, ou seja, para a prisão civil do depositário infiel.

III. É inconstitucional dispositivo de lei federal que admite seja erigido à condição de “depositário infiel” aquele que não entrega à Fazenda Pública o valor designado, no termo e forma fixados na legislação tributária ou previdenciária.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da conversão da união estável em casamento, marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Observado o procedimento comum no processo de conhecimento, especialmente no que diz respeito à resposta do réu, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Quanto ao incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR), analise as seguintes proposições:

I. O amicus curiae não pode recorrer da decisão que julgar o incidente de resolução de demandas repetitivas, embora possa sustentar oralmente na sessão de julgamento.

II. Do julgamento do mérito do incidente caberá recurso extraordinário ou especial, conforme o caso. O recurso tem efeito suspensivo, presumindo-se a repercussão geral de questão constitucional eventualmente discutida.

III. Se o incidente tiver por objeto questão relativa a prestação de serviço concedido, permitido ou autorizado, o resultado do julgamento será comunicado ao órgão, ao ente ou à agência reguladora competente para fiscalização da efetiva aplicação, por parte dos entes sujeitos a regulação, da tese adotada.

Há erro:


 

(EMAGIS) A respeito do cumprimento de sentença de pagar quantia certa, da penhora de dinheiro ‘on line’ via Bacenjud e da impugnação ao cumprimento de sentença, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Acerca do mandado de segurança relativamente à tutela de interesses individuais, difusos e coletivos, assinale a opção CORRETA.

 

(EMAGIS) No que diz respeito à relação jurídica de consumo, assinale a opção CORRETA:


 

(EMAGIS) EFG, maior e capaz, tem o hábito de utilizar o cinto ou cordas para agredir fisicamente sua filha ABC, criança de seis anos de idade, quando ela se recusa a comer verduras. No dia 7 de janeiro de 2021, a criança deu entrada no pronto-socorro com lesões de grau moderado na pele, em razão de uma sessão de “disciplina” aplicada por EFG. Considerando esse quadro, assinale a alternativa correta, com base no ECA:

 

(EMAGIS) À luz da jurisprudência majoritária dos Tribunais Superiores, assinale a alternativa correta.


 

(EMAGIS) A propósito da prescrição da pretensão punitiva penal e sua relação com eventual suspensão do processo criminal, marque a alternativa CORRETA.


 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) Assinale a alternativa INCORRETA:


 

(EMAGIS) A respeito dos crimes e contravenções de violência doméstica e familiar contra a mulher, tendo presente a incidência da Lei 11.340/2006 (‘Lei Maria da Penha’), do Código Penal e da Lei de Contravenções Penais, e considerando a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da imunidade formal ao processo penal e também da reunião e separação de processos.

Marque, a propósito, a assertiva CORRETA.

 

(DPE – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Sobre ação penal, assinale a alternativa incorreta.


 

(EMAGIS) Sobre os efeitos da condenação, assinale a alternativa incorreta:


 

(EMAGIS) Quanto aos métodos de interpretação da constituição, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) A respeito da instalação de bloqueadores de sinal de celular em presídios, avalie as assertivas que seguem.

I. A legislação federal veda a instalação de tais equipamentos como equipamentos de segurança em presídios.

II. É constitucional lei estadual que obriga as operadoras telefônicas a instalar nos presídios estaduais bloqueadores de sinal de celular.

III. É inconstitucional lei federal que admite a instalação nos presídios de bloqueadores de sinal de celular.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/RJ – Juiz Substituto – VUNESP – 2019) No tocante à extradição de brasileiros, a Carta Magna estabelece que

 

(EMAGIS) A respeito da competência constitucional para julgamento das contas do prefeito municipal, avalie as assertivas que seguem.

I. Tratando-se de contas de gestão, em que o Prefeito tenha atuado como ordenador de despesas, a competência é do Tribunal de Contas, sem necessidade de apreciação posterior pela Câmara Municipal.

II. Tratando-se de contas de governo do prefeito municipal, a competência do Tribunal de Contas é de emissão de parecer, a ser submetido à apreciação posterior pela Câmara Municipal, podendo, ou não, prevalecer aludida manifestação da Corte de Contas.

III. Na análise das contas do prefeito, a manifestação do Tribunal de Contas somente deixa de prevalecer por voto de dois terços dos membros da Câmara Municipal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/MA – FCC – 2018) Considerando as recentes decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos e do Supremo Tribunal Federal, mais a Resolução do Conselho Nacional de Justiça sobre o tema, no Brasil, pessoa transgênero, maior de 18 anos, que pretenda alterar o prenome e o gênero no seu assento de nascimento,


 

(EMAGIS) Quanto à responsabilidade civil do Estado, analise as seguintes proposições e promova a marcação da alternativa apropriada.

I. A teoria do risco administrativo foi consagrada pela primeira vez, em nossa ordem constitucional, com a Constituição Federal de 1934.

II. A teoria adotada quanto ao nexo de causalidade é a teoria do dano direto e imediato, também denominada teoria da equivalência das condições.

III.Na hipótese de posse em cargo público determinada por decisão judicial, o servidor não faz jus à indenização, sob fundamento de que deveria ter sido investido em momento anterior, salvo situação de arbitrariedade flagrante.

 

(EMAGIS) Sobre a improbidade administrativa, julgue os itens a seguir expostos.

I. Segundo o STJ, a penalidade de perda da função pública imposta em ação de improbidade administrativa atinge tanto o cargo que o infrator ocupava quando praticou a conduta ímproba quanto qualquer outro que esteja ocupando ao tempo do trânsito em julgado da sentença condenatória.

II. São imprescritíveis as ações de ressarcimento ao erário fundadas na prática de ato tipificado na Lei de Improbidade Administrativa.

III. É vedada a transação, acordo ou conciliação nas ações de improbidade administrativa.

Estão corretos somente os itens:

 

(MP/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Lúcio, conselheiro de tribunal de contas estadual, Pierre, prefeito de município, e Mário, desembargador de tribunal de justiça estadual, cometeram ato de improbidade administrativa, previsto na Lei n.º 8.429/1992.

Nessa situação hipotética, no âmbito do Poder Judiciário, deverá ocorrer o processamento e julgamento em 1ª instância de

 

(EMAGIS) Sobre os bens públicos, avalie as assertivas que seguem.

I. As praias e os terrenos de marinha, conceitos que não se confundem, são bens da União.

II. São terrenos de marinha os inseridos na projeção espacial que, medida a partir da linha do preamar-médio (média do nível máximo das mares) no ano de 1831, se projeta por 33 (trinta e três) metros em direção à terra.

III. As praias e os terrenos de marinha são qualificados como bens públicos de uso comum.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PC/BA – VUNESP – 2018) De acordo com o previsto na Lei Federal nº 4.737/1965 (Código Eleitoral), as juntas eleitorais:

 

(EMAGIS) Sobre o direito de retirada do sócio em sociedade empresária constituída para subsistir por tempo indeterminado regida pelo Código Civil, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da apuração de haveres de sócio que se retira da sociedade limitada via dissolução parcial, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sabe-se que o Supremo Tribunal Federal, no que se refere ao dispositivo constitucional que consagra a imunidade tributárias dos livros e papéis destinados a sua impressão (CF, artigo 150, VI, d), fixou interpretação teleológica e evolutiva, assentando também tratar-se de imunidade objetiva.

A propósito, qual dos seguintes objetos NÃO é abrangido pela imunidade constitucional em questão?


 

(EMAGIS) A respeito do arrolamento pela autoridade fiscal de bens do contribuinte/responsável tributário, tendo presente o disposto na Lei 9.532/1997, além da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito das ilhas costeiras, terrenos de marinha e seus acrescidos, avalie as assertivas que seguem.

I. A alteração introduzida pela Emenda Constitucional nº 46/2005 criou, no ordenamento jurídico, exceção à regra geral então vigente sobre a propriedade da União sobre as ilhas costeiras, já que deixaram de pertencer à União, com as ressalvas constitucionais, as ilhas costeiras em que sediados entes municipais.

II. A EC nº 46/2005 alterou o regime patrimonial dos terrenos de marinha, dos potenciais de energia elétrica, dos recursos minerais e das terras tradicionalmente ocupadas pelos índios.

III. Mesmo nos terrenos de marinha e seus acrescidos situados em ilhas costeiras em que sediados Municípios, devem os particulares que eventualmente os ocupem pagar à União foro, laudêmio e taxa de ocupação, nos termos legais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o vitaliciamento do membro do Ministério Público e a Lei nº 8.625/93 (Lei Orgânica Nacional do Ministério Público), assinale a alternativa incorreta:


 

(DPE/AM – FCC – 2018) Considerando as disposições da Constituição Federal, bem como de suas emendas, relacionadas ao funcionamento das Defensorias Públicas, é correto afirmar:


 

Sentença Federal - Rodada 08.2021

Cuida-se, na espécie, de Ação Civil Pública movida pelo MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL – MPF em face do INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA – INCRA, objetivando seja a autarquia federal ré condenada na obrigação de concluir, no prazo de 180 (cento e oitenta) dias, o Processo Administrativo nº 789456/01, cujo objeto é a identificação, o reconhecimento, a delimitação, a demarcação e a titulação da propriedade definitiva das terras ocupadas pelos remanescentes da “Comunidade Quilombola Tupac Atahualpa”; bem como contra FRANCISCO PIZZARO GONZALES, pleiteando, em relação a esse réu, seja ele condenado a se abster de ingressar, pessoalmente ou por meio de prepostos, nas terras da referida comunidade, esbulhando-lhe ou turbando-lhe a posse, até a conclusão do PA nº 789456/01.

Explica o Órgão Ministerial em sua inicial que, fundamentado no que dispõe o art. 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias – ADCT, segundo o qual, “aos remanescentes das comunidades dos quilombos que estejam ocupando suas terras é reconhecida a propriedade definitiva, devendo o Estado emitir-lhes os títulos respectivos”, a Associação dos Moradores da Comunidade Tupac Atahualpa protocolou junto à Fundação Cultural Palmares – FCP, ainda no ano de 2002, pedido para que fosse reconhecido que os moradores da dita comunidade rural são remanescentes de quilombo instaurado na região há mais de 130 anos, composto por negros fugidos da escravidão, com as consequências previstas no citado dispositivo constitucional transitório.

Aduz que o referido pedido administrativo foi feito, então, com base no Decreto nº 3.912/01, hoje sucedido pelo Decreto 4.887/03, regulamentador do art. 68 do ADCT, explicando também que, no ano de 2003, a tramitação do PA nº 789456/01 migrou da FCP para o INCRA. Ocorre que, conforme alega, mesmo após o transcurso de mais de 18 anos, ainda não houve a conclusão do dito procedimento, não tendo havido ainda, sequer, a elaboração do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação – RTID pela autarquia demandada (juntou prova dessa alegação).

Diante desse cenário, argumenta o MPF que a Administração Pública encontra-se em evidente e inadmissível mora no cumprimento de seus deveres constitucionais, na medida em que sua inércia estaria frustrando a efetivação do direito fundamental previsto no mencionado dispositivo do ADCT. Defende também que a letargia administrativa ofenderia os princípios da eficiência e da razoável duração do processo, previstos, respectivamente, no art. 37, caput, e no art. 5º, LXXVIII, da Constituição Federal, impondo-se, portanto, a intervenção do Poder Judiciário a fim de que seja sanado esse quadro de inconstitucionalidade.

Já no tocante ao segundo réu, esclarece que, nos últimos anos, tem ele tentado se apossar da área historicamente ocupada pela retrocitada comunidade, invocando ser o legítimo proprietário do imóvel em que assentada. Para tanto, teria já, por diversas vezes, enviado “capangas” seus para intimidar os moradores, instando-os a abandonarem suas casas, sob a ameaça de, caso não saiam, serem compulsoriamente expulsos. Nessas ocasiões, conforme narra a inicial, teriam os tais prepostos do requerido, inclusive, construído cercas no local, como forma de excluir o acesso daqueles a parte do território tradicionalmente ocupado. Essas investidas, segundo o MPF, teriam elevado o nível de tensão na comunidade e aumentado o risco de eclosão de algum conflito social de graves consequências, o que deveria ser obstado pelo Judiciário. Quanto ao ponto, junta o Parquet cópia de Inquérito Civil instaurado para apurar denúncias de representantes da Associação dos Moradores da Comunidade Tupac Atahualpa sobre esses fatos, no qual foram tomados depoimentos que os confirmariam.

Ao final, o MPF requer a procedência do pleito, com a fixação de multa para o caso de descumprimento de qualquer das ordens judiciais requestadas.

Frustrada a tentativa de conciliação, foram os réus citados para contestar a ação.

O INCRA, em sua contestação, argui, inicialmente, a necessidade de ser citada a Fundação Cultural Palmares para compor o polo passivo da lide, vez que a tramitação do PA nº 789456/01 teve início perante aquela entidade fundacional, além do que, conforme assevera, sua participação continuaria imprescindível para a conclusão do processo administrativo em questão.

No que diz respeito ao mérito, aduz que a demora na conclusão do processo de identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas pelos integrantes da autointitulada “Associação dos Moradores da Comunidade Tupac Atahualpa” deve-se a dois fatores em relação aos quais não possuiria qualquer controle: a) por um lado, a grande complexidade das questões subjacentes ao pleito formulado, haja vista a necessidade de densa e difícil pesquisa histórica e antropológica sobre as origens do povoamento, além da disputa da terra em referência por terceiros que se afirmam titulares do domínio; b) por outro, a grave e notória carência orçamentária e de pessoal que aflige a autarquia demandada, o que a impossibilitaria de conduzir o processo administrativo no ritmo desejado.

Prosseguindo, tendo em vista o contexto exposto, alega a autarquia ré não ser autorizado ao Judiciário intervir em sua atuação administrativa quanto ao tema, impondo-lhe determinado comportamento ou, muito menos, prazo para a conclusão do PA nº 789456/01, uma vez que se estaria diante de atos relacionados à competência discricionária da Administração Pública, sob pena de violação ao princípio da separação dos Poderes, invocando também, aqui, a cláusula da reserva do possível como obstáculo ao colhimento do pedido autoral.

Já o réu FRANCISCO PIZZARO GONZALES, em sua peça contestatória, esclarece, preambularmente, que parte da área ocupada pela autodenominada “Comunidade Quilombola Tupac Atahualpa” pertence à sua família desde meados do século XIX, sendo hoje de sua propriedade (juntou documentos cartorários que atestam o fato afirmado, demonstrando a contínua sucessão dominial do bem). Assim, embora confesse que nunca tenha sido o imóvel em questão explorado economicamente ou utilizado como residência por ele ou por seus ascendentes, argumenta que permanece incólume seu direito de propriedade, o qual lhe confere a prerrogativa de ingressar livremente na área, construir cercas e exigir sua desocupação pelos que chama de “invasores”. Neste ponto, defende a impossibilidade de imóvel particular ser incluído no processo de demarcação das terras ocupadas por remanescentes de quilombos para fins do art. 68 do ADCT, sob pena de ofensa ao já citado direito de propriedade, consagrado no art. 5º, XXII, da Carta Federal de 1988. Por fim, argumenta ser inconstitucional o Decreto 4.887/03, vez que teria este extrapolado os limites do poder regulamentar, ao estabelecer direitos e obrigações não previstos em lei. Requereu, assim, a total improcedência da demanda.

Como não foi requerida a produção de mais nenhuma prova, os autos foram conclusos para sentença, nos termos do art. 355, I, do Código de Processo Civil.

Tome o texto acima como Relatório e profira a decisão que o caso merece.

 

  9590 item(ns)
Primeiro Anterior  236   237   238   239   240  Proximo Ultimo

Cesta de Rodadas Pretéritas

Adicione à cesta os planos das Rodadas Pretéritas que você deseja adquirir.

    Valor Total: R$ ...

    • 1

    Copyright © 2010-2025 - Emagis - Todos os direitos reservados - CNPJ: 12.626.846/0001-10
    O Emagis é uma instituição privada, não possuindo qualquer vinculação a órgãos públicos. ILION.com.br