Emagis
Emagis
HOME MATRICULE-SE POR QUE APROVAMOS MAIS? ENTENDA OS CURSOS RESULTADOS ÁREA RESTRITA
NEWSLETTER
CONTATO
Magistratura MAGISTRATURA
Magistratura MINISTÉRIO PÚBLICO
Magistratura DEFENSORIA PÚBLICA
Magistratura PROCURADORIA
Magistratura DELEGADO DE POLICIA
Programas de Estudos PROGRAMAS DE ESTUDO
Planos de Questões/Provas PLANOS DE QUESTÕES/PROVAS
Cursos Intensivos Simulados CURSOS INTENSIVOS SIMULADOS
Videoaulas VIDEOAULAS
Rodadas Pretéritas RODADAS PRETÉRITAS
Downloads DOWNLOADS
Facebook Intagran Youtube Twitter
Emagis
Bem-vindo(a)



INÍCIO (ÁREA RESTRITA) AVISOS MINHA CONTA ALTERAR DADOS CADASTRAIS RENOVAR/ADQUIRIR PLANO CERTIFICADOS INDIQUE UM AMIGO SAIR
FAÇA SEU LOGIN


ESQUECEU A SENHA?


Seu navegador não suporta este video. Por favor, atualize seu navegador.

Rodadas Pretéritas

  1. Home
  2. Rodadas Pretéritas
  3. Busca
  4. Entenda as rodadas pretéritas
Informações Adicionar

Discursivas 2022

Informações Adicionar

Discursivas TJ/SP 2023

Busque por suas rodadas

Informações Adicionar

Delegado PF 2021 - Curso Prático Intensivo Delegado da PF 2021 - PEÇA 2

Informações Adicionar

Delegado de Polícia - Rodada 05.2021

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 05.2021

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 05.2021

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 05.2021

Informações Adicionar

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 05.2021

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM - Rodada 05.2021

Informações Adicionar

Objetivas DP Estadual - Rodada 05.2021

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 05.2021

Informações Adicionar

Objetivas MPF - Rodada 05.2021

Informações Adicionar

Objetivas MP Estadual - Rodada 05.2021

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 05.2021

Informações Adicionar

Objetivas DPF - Rodada 05.2021

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 05.2021

Informações Adicionar

Ministério Público Estadual - Rodada 05.2021

Informações Adicionar

Objetivas TRF1 C. Básicos - Teste Certo/Errado

Informações Adicionar

Objetivas - Rodada 05.2021

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 05.2021

Informações Adicionar

Defensoria Pública Estadual - Rodada 05.2021

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 05.2021 - Questão 1

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 05.2021 - Questão 2

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 05.2021 - Questão 3

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 05.2021 - Questão 4

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 05.2021 - Questão 5

Delegado PF 2021 - Curso Prático Intensivo Delegado da PF 2021 - PEÇA 2

No dia 9 de julho de 2020, dez indivíduos armados com fuzis explodiram, com emprego de dinamites, os caixas eletrônicos da agência da Caixa Econômica Federal de São Luís/MA, situada no bairro Areinha.

Imagens das câmeras da instituição bancária revelaram os agentes chegando à agência bancária da CEF por volta das 3h em duas caminhonetes hilux vermelhas, de placas ABC 1234 e DEF 5678. Rapidamente desembarcaram as dinamites da carroceria dos automóveis e as instalaram em todos os caixas eletrônicos. Em seguida, detonaram os explosivos e conseguiram acesso ao dinheiro dos caixas.

Foi instaurado inquérito policial pela Polícia Federal para investigar os fatos. Por meio das imagens colhidas pelas câmeras, foi possível identificar quatro agentes que atuaram na empreitada criminosa. Paulo, Cláudio, Pedro e Ramon eram conhecidos da polícia e já vinham sendo investigados em outro procedimento policial instaurado pela Polícia Federal em Belém/PA por integrarem uma organização criminosa interestadual especializada na subtração de dinheiro de caixas eletrônicos de bancos com o emprego de explosivo.

Exame de corpo de delito em local de crime atestou que foram oito caixas eletrônicos explodidos. Ademais, exame papiloscópico conseguiu identificar as digitais de outros três indivíduos, quais sejam Antônio, Amadeu e Jorge.

Ciente de um dos números de telefone que Paulo costumava usar, conseguido por intermédio da outra investigação que ocorre em Belém/PA, a autoridade policial representou pela interceptação telefônica, que foi deferida judicialmente.

Por meio de sucessivas interceptações telefônicas, cujas prorrogações foram decretadas judicialmente, a polícia conseguiu reunir as seguintes informações: (a) fora subtraída a quantia aproximada de R$ 8.000.000,00 (oito milhões de reais); (b) Paulo é o líder da organização criminosa. Com a parte que lhe coube, ele adquiriu uma fazenda situada na Localidade Rancho Fundo, zona rural de São Luís/MA; (c) Jorge adquiriu um automóvel marca/modelo Mercedes-Benz GLA 200 Advance; (d) Amadeu adquiriu uma lancha e a deixou no seu sítio.

As investigações revelaram ainda que a fazenda situada na Localidade Rancho Fundo é um dos locais onde Paulo residia, bem como que os dois automóveis usados na empreitada criminosa estão registrados em nome de Sueli Vieira, esposa de Paulo. Ademais, ao requisitar informações ao Detran/MA, a Polícia Federal descobriu que apenas um único veículo de marca/modelo Mercedes-Benz GLA 200 Advance foi emplacado na época, o qual recebeu a placa GHI 9999 e foi registrado no órgão de trânsito em nome de Maria da Silva, esposa de Jorge, a qual reside na Rua José de Alencar, 6789, bairro Ponta da Areia, São Luís/MA. Por fim, descobriu que a lancha adquirida por Amadeu é de modelo Fibrafort Focker 242 Gtc C/ Motor 200hp e ficava no seu sítio situado na Localidade Lagoinha, zona rural de São Luís/MA.

Não foi descoberta a identidade dos outros agentes criminosos.

A autoridade policial representou ainda pela “quebra” do sigilo bancário e fiscal dos agentes identificados, mas não conseguiu descobrir nenhuma conta bancária ou aplicação financeira em nome deles. Além disso, tampouco encontrou conta bancária ou aplicação financeira em nome de Sueli Vieira e Maria da Silva.

Os autos foram conclusos para a autoridade policial presidente das investigações.

Diante dos fatos narrados, na qualidade de Delegado de Polícia Federal presidente do inquérito policial, você deverá apresentar a medida judicial necessária para a continuidade das investigações.

Boa prática!

 

Delegado de Polícia - Rodada 05.2021

Sérgio, pai de Bianca, de 11 anos de idade, compareceu à Delegacia Especializada em Crimes contra a Criança e Adolescente de Palmas/TO para apresentar “notitia criminis”. Segundo o boletim de ocorrência, uma pessoa conhecida como Tício Júnior estava mantendo contato com sua filha e amigas por meio da rede social Facebook e pedindo que as menores enviassem fotos e vídeos completamente despidas.

O delegado titular da Delegacia Especializada em Crimes contra a Criança e Adolescente de Palmas/TO instaurou, por meio de portaria, inquérito policial para investigar os fatos. Nos autos do procedimento policial, Bianca foi ouvida em depoimento especial e disse ter criado um grupo no Facebook com mais duas amigas do colégio – Márcia (11 anos) e Gabriela (11 anos) – para troca de mensagens, fotos e vídeos.

Asseverou que, no dia 28 de julho de 2020, pessoa denominada Tício Júnior acessou o grupo, sem convite e por meio que ela não soube explicar, e passou a “puxar conversa” de cunho sexual com as menores, pedindo que enviassem fotos e vídeos delas nuas. Bianca deixou na delegacia o celular usado para acessar o grupo a fim de auxiliar nas investigações, autorizando o acesso ao aparelho, o que foi consentido por seu pai.

Márcia e Gabriela também foram ouvidas em depoimento especial e confirmaram os fatos declarados por Bianca. Na ocasião, também deixaram seus celulares usados para acesso ao grupo, com o consentimento dos responsáveis.

A autoridade policial requisitou a realização de exame pericial nos celulares. No dia 1º de agosto de 2020 foi encaminhado para a Delegacia de Polícia o laudo pericial dos aparelhos, o qual constatou o seguinte: a) Tício Júnior era um perfil falso usado na rede social Facebook, não tendo sido identificado o dono do perfil; b) o perfil falso foi usado para envio de quinze fotos de um rapaz aparentando 30 anos nas quais havia nu frontal em todas, mas não havia imagem do rosto em nenhuma delas; c) em várias mensagens, o perfil falso instigava as participantes do grupo a enviarem fotos e vídeos delas se masturbando; d) o perfil ainda estava ativo, sendo certo que havia acessado o grupo no dia da perícia (31 de julho de 2020).

A autoridade policial descobriu o IP da máquina usada para acessar o grupo. Policiais diligenciaram e atestaram que se tratava de um computador situado numa lan house. Ouvido na Delegacia, Cardoso, proprietário da lan house, disse não poder fornecer as imagens das câmeras, porque estavam com defeito há dois meses, de modo que não captavam imagens. Afirmou ainda que não tinha controle de quem usava as máquinas, que o estabelecimento comercial costumava receber dezenas de clientes por dia e que nunca viu ninguém usando seus computadores para enviar ou receber material pornográfico.

O delegado apreendeu a máquina e requisitou perícia. Apresentado o laudo pericial na Delegacia, o perito oficial afirmou não ter descoberto rastros do perfil falso, pois o desconhecido tomou o cuidado de apagar todos os vestígios.

Foram realizadas outras diligências, mas todas infrutíferas para identificar o desconhecido, o local onde pudesse ser encontrado e a existência de eventual organização criminosa.

Diante dos fatos narrados, na qualidade de Delegado(a) de Polícia Civil presidente do inquérito policial, você deverá apresentar a medida judicial necessária para a continuidade das investigações.

 

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 05.2021

(EMAGIS) Sobre a denominada desapropriação indireta, marque a alternativa CORRETA.


 

(TST – Juiz do Trabalho Substituto – FCC – 2017) Em matéria de responsabilidade civil extracontratual do Estado, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Sobre os concursos públicos, analise as seguintes assertivas.

I. Segundo entendimento do STF revestido de efeito vinculante, é inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido.

II. O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período. Por outro lado, o ato de homologação do resultado final do concurso público só produz efeitos a partir de sua publicação, sendo esta a data a partir da qual se inicia a contagem do prazo de validade do certame.

III. Na esteira da jurisprudência assentada pelo STJ, a prorrogação do prazo de validade de concurso público é ato discricionário da administração, sendo vedado ao Poder Judiciário o reexame dos critérios de conveniência e oportunidade adotados.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei Anticorrupção (Lei 12.846/13), tem-se a julgamento as proposições expostas a seguir.

I. É aplicável a Lei Anticorrupção com vistas à responsabilização objetiva administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública estrangeira, considerando-se como tal os órgãos e entidades estatais ou representações diplomáticas de país estrangeiro, de qualquer nível ou esfera de governo, bem como as pessoas jurídicas controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público de país estrangeiro. Equiparam-se à administração pública estrangeira, para esse efeito, as organizações públicas internacionais.

II. A instauração e o julgamento de processo administrativo para apuração da responsabilidade de pessoa jurídica cabem à autoridade máxima de cada órgão ou entidade dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que agirá de ofício ou mediante provocação, observados o contraditório e a ampla defesa. No entanto, a competência para a instauração e o julgamento do processo administrativo de apuração de responsabilidade da pessoa jurídica poderá ser delegada, vedada a subdelegação.


III. Na esfera administrativa, não podem ser aplicadas às pessoas jurídicas consideradas responsáveis pelos atos lesivos previstos nessa Lei as sanções de suspensão ou interdição parcial de suas atividades e de proibição temporária de receber incentivos, subsídios, subvenções, doações ou empréstimos de órgãos ou entidades públicas e de instituições financeiras públicas ou controladas pelo poder público.


 

(EMAGIS) A respeito da eficácia das decisões declaratórias de constitucionalidade ou inconstitucionalidade proferidas pelo Supremo Tribunal Federal em controle concentrado de constitucionalidade, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O Partido Comunista do Brasil (PC do B) ingressou no STF com a ADPF nº 378 – Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental – para discutir pontos referentes ao rito do processo de impeachment, questionando dispositivos e interpretações da Lei nº 1079/50, que trata dos crimes de responsabilidade. Sobre o assunto, o STF manifestou os seguintes entendimentos, exceto:


 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) Analise as assertivas abaixo:

I. São brasileiros naturalizados os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil.

II. São brasileiros natos os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a idade de 21 anos, pela nacionalidade brasileira, pois a opção, por decorrer da vontade, tem caráter personalíssimo. Exige-se, então, que o optante tenha capacidade plena para manifestar a sua vontade.

III. Os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, de Presidente da Câmara dos Deputados, de Presidente do Senado Federal, Ministro do Supremo Tribunal Federal, da carreira diplomática, de Ministro de Estado da Defesa e de oficial das Forças Armadas são privativos de brasileiro nato.

IV. A competência da Justiça do Trabalho alcança a execução de ofício das contribuições previdenciárias relativas ao objeto da condenação constante das sentenças que proferir e acordos por ela homologados.

Assinale a alternativa CORRETA:


 

(EMAGIS) A iniciativa para criar Tribunais de Contas, no Brasil, partiu dos Senadores do Império, Visconde de Barbacena e José Inácio Borges, em 1826. Em 1988, por sua vez, a Constituição da República conferiu especial importância ao Tribunal de Contas da União, fixando sua competência em seu art. 71. Por isso, a atuação dos Tribunais de Contas assume importância fundamental no campo do controle externo e constitui, como natural decorrência do fortalecimento de sua ação institucional, tema de irrecusável relevância (STF. Pleno. ADI nº 215/PB. Rel. Min. Celso de Mello. J. 03/08/90). Sobre a atuação do Tribunal de Contas da União, nos termos da recente jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, é correto afirmar:


 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Quanto ao litisconsórcio, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Relativamente ao instituto da reclamação, analise, com base na disciplina trazida pelo CPC/2015, os itens abaixo alocados, assinalando, na sequência, a alternativa apropriada.

I. Caberá reclamação da parte interessada ou do Ministério Público para garantir a observância de acórdão proferido em julgamento de incidente de resolução de demandas repetitivas ou de incidente de assunção de competência

II. A inadmissibilidade ou o julgamento do recurso interposto contra a decisão proferida pelo órgão reclamado prejudica a reclamação.

III. Ao despachar a reclamação, o relator, dentre outras providências, determinará a citação do beneficiário da decisão impugnada, que terá prazo de 15 (quinze) dias para apresentar a sua contestação.


 

(EMAGIS) Sobre a ordem dos processos no tribunal, considerada a disciplina trazida no novo CPC, julgue os itens abaixo.

I. É permitido ao advogado com domicílio profissional em cidade diversa daquela onde está sediado o tribunal realizar sustentação oral por meio de videoconferência ou outro recurso tecnológico de transmissão de sons e imagens em tempo real, desde que o requeira até 5 (cinco) dias antes da data da sessão de julgamento.

II. Reconhecida a necessidade de produção de prova, o relator converterá o julgamento em diligência, que se realizará no tribunal ou em primeiro grau de jurisdição, decidindo-se o recurso após a conclusão da instrução.

III. O relator ou outro juiz que não se considerar habilitado a proferir imediatamente seu voto poderá solicitar vista pelo prazo máximo de 10 (dez) dias, após o qual o recurso será reincluído em pauta para julgamento na sessão seguinte à data da devolução. Se os autos não forem devolvidos tempestivamente ou se não for solicitada pelo juiz prorrogação de prazo de no máximo mais 10 (dez) dias, o presidente do órgão fracionário os requisitará para julgamento do recurso na sessão ordinária subsequente, com publicação da pauta em que for incluído.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre os juros moratórios no Código Civil e também na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito das fundações na disciplina do Código Civil e também na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da doutrina da proteção integral da criança, tal como acolhida pelo ECA, e também sobre o acolhimento institucional do menor, tendo presente ainda a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Para o STJ, o acolhimento institucional ou o acolhimento familiar temporário do menor, atendem, em regra, seu melhor interesse, sendo medidas de incidência preferencial.

II. O acolhimento institucional e o acolhimento familiar são medidas provisórias e excepcionais, utilizáveis como forma de transição para reintegração familiar ou, não sendo esta possível, para colocação em família substituta, não implicando privação de liberdade.

III. Para aplicação das medidas de proteção à criança e ao adolescente, exige-se que os direitos reconhecidos no ECA tenham sido ameaçados ou violados.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito dos contratos empresariais e também do contrato de locação de espaço em ‘shopping center’, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A propósito da falência, avalie as assertivas que seguem.

I. Prevalece na doutrina a qualificação como meramente declaratória da sentença que decreta a falência.

II. Contra a massa falida são exigíveis, em regra, apenas os juros vencidos após a decretação da falência, ainda que o ativo apurado não baste para o pagamento dos credores subordinados.

III. À falência ajuizada antes da Lei 11.101/2005, ainda que decretada na vigência desta, aplica-se integralmente a disciplina do revogado Decreto-lei 7.661/1945.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Considere redirecionamento, contra o sócio-gerente, de execução fiscal tributária que tramitava contra a sociedade devedora, isso com fundamento no artigo 135, III, do Código Tributário Nacional.
Tendo presente também a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito do ITBI, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sabe-se que a EC 105/2019 trouxe alterações na disciplina constitucional ‘Dos Orçamentos’.

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) Analise os itens I a V e a seguir assinale a alternativa correta, considerando o disposto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e os entendimentos do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST):

I. Na forma disposta na CLT, serão consideradas atividades ou operações periculosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério competente, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem risco acentuado em virtude de exposição permanente do trabalhador a inflamáveis, explosivos ou energia elétrica, ou ainda a roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial, bem como as atividades de trabalhador em motocicleta.

II. Segundo a CLT, o adicional de insalubridade tem como base de cálculo o salário-mínimo. O STF reconheceu a inconstitucionalidade de tal dispositivo, na forma da Súmula Vinculante n. 4, sendo possível, pois, a modificação da base de cálculo em questão por decisão judicial.

III. Entende o TST que o simples fornecimento do aparelho de proteção pelo empregador não o exime do pagamento do adicional de insalubridade. Cabe-lhe tomar as medidas que conduzam à diminuição ou eliminação da nocividade, entre as quais as relativas ao uso efetivo do equipamento pelo empregado.

IV. Segundo entendimento consolidado do TST, o trabalho executado em condições insalubres, em caráter intermitente, não afasta, só por essa circunstância, o direito à percepção do respectivo adicional.

V. Segundo entendimento consolidado do TST, a reclassificação ou a descaracterização da insalubridade, por ato da autoridade competente, repercute na satisfação do respectivo adicional, sem ofensa a direito adquirido ou ao princípio da irredutibilidade salarial.


 

(EMAGIS) Analise os itens I a V e a seguir assinale a alternativa correta, considerando o disposto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o entendimento do Tribunal Superior do Trabalho (TST):

I. Nos termos da CLT, a caracterização e a classificação da insalubridade e da periculosidade far-se-ão através de perícia a cargo de Médico do Trabalho ou Engenheiro do Trabalho. Arguida em juízo insalubridade ou periculosidade, seja por empregado, seja por Sindicato em favor de grupo de associado, o juiz designará perito habilitado, e, onde não houver, requisitará perícia ao órgão competente.

II. Entende o TST que a perícia para apuração da insalubridade ou periculosidade é necessária, mesmo na hipótese de aplicação da pena de confissão à parte reclamada, quando inexistentes quaisquer outros elementos nos autos que permitam concluir pela presença do agente perigoso ou insalubre,.

III. Segundo entendimento pacificado do TST, a verificação mediante perícia de prestação de serviços em condições nocivas, considerado agente insalubre diverso do apontado na inicial, prejudica o pedido de adicional de insalubridade, em razão do princípio da adstrição ou congruência.

IV. Segundo entendimento consolidado do TST, o trabalho executado em condições insalubres, em caráter intermitente, não afasta, só por essa circunstância, o direito à percepção do respectivo adicional.

V. Nos termos da CLT, caso seja necessária, em processo judicial, uma perícia para apuração de insalubridade ou periculosidade, a responsabilidade pelo pagamento dos honorários periciais é da parte sucumbente na pretensão objeto da perícia, ainda que beneficiária da justiça gratuita. Somente no caso em que o beneficiário da justiça gratuita não tenha obtido em juízo créditos capazes de suportar a despesa em questão, ainda que em outro processo, a União responderá pelo encargo.

 

(EMAGIS) A respeito das Áreas de Preservação Permanente (APPs), marque a alternativa INCORRETA.


 

(DPE/MG – FUNDEPES – 2014) A respeito das prerrogativas processuais do Defensor Público, este considera-se intimado


 

(DPE/RR – CESPE/CEBRASPE – 2012) Assinale a opção correta em relação à Corte Interamericana de Direitos Humanos.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) A propósito da individualização da pena e também sobre o crime de furto, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da repercussão da idade da vítima na fixação da pena pelo crime de homicídio doloso, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso a vítima tenha menos de 14 ou mais de 60 anos, incide causa especial de aumento da pena.

II. Caso a vítima tenha 14 anos ou mais e menos de 18 anos, pode a pena-base ser majorada a título de circunstância judicial desfavorável (conseqüências do crime), vedada nova majoração a título de causa especial de aumento de pena.

III. A tenra idade da vítima, sendo inerente ao crime, não é fundamento apto à majoração da pena na primeira fase da dosimetria.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(TJ/RJ – Juiz Substituto – VUNESP – 2019) As penas do crime de promover, constituir, financiar ou integrar organização criminosa, do art. 2° da Lei n° 12.850/13, são aumentadas de 1/6 a 2/3, nos termos do parágrafo 4°, se


 

(EMAGIS) Sobre a prisão preventiva, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/RJ - Juiz Substituto – VUNESP – 2019) Nos literais e expressos termos do art. 13 do CPP, incumbe à autoridade policial, entre outras funções:


 

(EMAGIS) Sabe-se que a Lei 13.769/2018 introduziu na Lei de Execução Penal (LEP – Lei 7.210/1984) dispositivo concessor de progressão de regime especial em benefício das mulheres gestantes, mães ou responsáveis por crianças ou pessoas com deficiência.

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da ação civil pública (Lei 7.347/1985), avalie as assertivas que seguem.

I. Havendo condenação em dinheiro, a indenização pelo dano causado reverterá a um fundo gerido por um Conselho Federal ou por Conselhos Estaduais de que participarão necessariamente o Ministério Público e representantes da comunidade, sendo seus recursos destinados à reconstituição dos bens lesados.

II. A doutrina refere-se ao fundo de reparação de interesses difusos como ‘fluid recovery’, ou seja, alude ao fato de que deve ser usado com certa flexibilidade, para uma reconstituição que não precisa e às vezes nem mesmo pode ser exatamente a reparação do mesmo bem lesado. O que não se pode é usar o produto do fundo em contrariedade com sua destinação legal.

III. A indenização imposta ao réu transgressor da natureza, apenas fração dela, pode ser direcionada para a parte autora da respectiva ação civil pública, devendo, o remanescente ser integralmente carreado para os Fundos de que trata o art. 13 da Lei n. 7.347/85.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito do Conselho Tutelar, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) Em relação aos reflexos jurídicos das chamadas “novas tecnologias”, julgue os itens a seguir expostos.

I. O devedor que paga tem direito a quitação regular, e pode reter o pagamento, enquanto não lhe seja dada. Essa quitação regular engloba a quitação dada por meios eletrônicos ou por quaisquer formas de “comunicação a distância”, assim entendida aquela que permite ajustar negócios jurídicos e praticar atos jurídicos sem a presença corpórea simultânea das partes ou de seus representantes.

II. A formação dos contratos realizados entre pessoas ausentes, por meio eletrônico, completa-se com o envio da aceitação ao proponente.

III. Admite-se a penhora do website e de outros intangíveis relacionados com o comércio eletrônico.

Há engano apenas:


 

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 05.2021

(EMAGIS) Sobre os juros moratórios no Código Civil e também na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito das fundações na disciplina do Código Civil e também na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da doutrina da proteção integral da criança, tal como acolhida pelo ECA, e também sobre o acolhimento institucional do menor, tendo presente ainda a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Para o STJ, o acolhimento institucional ou o acolhimento familiar temporário do menor, atendem, em regra, seu melhor interesse, sendo medidas de incidência preferencial.

II. O acolhimento institucional e o acolhimento familiar são medidas provisórias e excepcionais, utilizáveis como forma de transição para reintegração familiar ou, não sendo esta possível, para colocação em família substituta, não implicando privação de liberdade.

III. Para aplicação das medidas de proteção à criança e ao adolescente, exige-se que os direitos reconhecidos no ECA tenham sido ameaçados ou violados.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Quanto ao litisconsórcio, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Relativamente ao instituto da reclamação, analise, com base na disciplina trazida pelo CPC/2015, os itens abaixo alocados, assinalando, na sequência, a alternativa apropriada.

I. Caberá reclamação da parte interessada ou do Ministério Público para garantir a observância de acórdão proferido em julgamento de incidente de resolução de demandas repetitivas ou de incidente de assunção de competência

II. A inadmissibilidade ou o julgamento do recurso interposto contra a decisão proferida pelo órgão reclamado prejudica a reclamação.

III. Ao despachar a reclamação, o relator, dentre outras providências, determinará a citação do beneficiário da decisão impugnada, que terá prazo de 15 (quinze) dias para apresentar a sua contestação.


 

(EMAGIS) Sobre a ordem dos processos no tribunal, considerada a disciplina trazida no novo CPC, julgue os itens abaixo.

I. É permitido ao advogado com domicílio profissional em cidade diversa daquela onde está sediado o tribunal realizar sustentação oral por meio de videoconferência ou outro recurso tecnológico de transmissão de sons e imagens em tempo real, desde que o requeira até 5 (cinco) dias antes da data da sessão de julgamento.

II. Reconhecida a necessidade de produção de prova, o relator converterá o julgamento em diligência, que se realizará no tribunal ou em primeiro grau de jurisdição, decidindo-se o recurso após a conclusão da instrução.

III. O relator ou outro juiz que não se considerar habilitado a proferir imediatamente seu voto poderá solicitar vista pelo prazo máximo de 10 (dez) dias, após o qual o recurso será reincluído em pauta para julgamento na sessão seguinte à data da devolução. Se os autos não forem devolvidos tempestivamente ou se não for solicitada pelo juiz prorrogação de prazo de no máximo mais 10 (dez) dias, o presidente do órgão fracionário os requisitará para julgamento do recurso na sessão ordinária subsequente, com publicação da pauta em que for incluído.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Em relação aos reflexos jurídicos das chamadas “novas tecnologias”, julgue os itens a seguir expostos.

I. O devedor que paga tem direito a quitação regular, e pode reter o pagamento, enquanto não lhe seja dada. Essa quitação regular engloba a quitação dada por meios eletrônicos ou por quaisquer formas de “comunicação a distância”, assim entendida aquela que permite ajustar negócios jurídicos e praticar atos jurídicos sem a presença corpórea simultânea das partes ou de seus representantes.

II. A formação dos contratos realizados entre pessoas ausentes, por meio eletrônico, completa-se com o envio da aceitação ao proponente.

III. Admite-se a penhora do website e de outros intangíveis relacionados com o comércio eletrônico.

Há engano apenas:


 

(EMAGIS) A respeito do Conselho Tutelar, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) A propósito da individualização da pena e também sobre o crime de furto, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da repercussão da idade da vítima na fixação da pena pelo crime de homicídio doloso, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso a vítima tenha menos de 14 ou mais de 60 anos, incide causa especial de aumento da pena.

II. Caso a vítima tenha 14 anos ou mais e menos de 18 anos, pode a pena-base ser majorada a título de circunstância judicial desfavorável (conseqüências do crime), vedada nova majoração a título de causa especial de aumento de pena.

III. A tenra idade da vítima, sendo inerente ao crime, não é fundamento apto à majoração da pena na primeira fase da dosimetria.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(TJ/RJ – Juiz Substituto – VUNESP – 2019) As penas do crime de promover, constituir, financiar ou integrar organização criminosa, do art. 2° da Lei n° 12.850/13, são aumentadas de 1/6 a 2/3, nos termos do parágrafo 4°, se


 

(EMAGIS) Sobre a prisão preventiva, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/RJ - Juiz Substituto – VUNESP – 2019) Nos literais e expressos termos do art. 13 do CPP, incumbe à autoridade policial, entre outras funções:


 

(EMAGIS) Sabe-se que a Lei 13.769/2018 introduziu na Lei de Execução Penal (LEP – Lei 7.210/1984) dispositivo concessor de progressão de regime especial em benefício das mulheres gestantes, mães ou responsáveis por crianças ou pessoas com deficiência.

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da eficácia das decisões declaratórias de constitucionalidade ou inconstitucionalidade proferidas pelo Supremo Tribunal Federal em controle concentrado de constitucionalidade, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O Partido Comunista do Brasil (PC do B) ingressou no STF com a ADPF nº 378 – Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental – para discutir pontos referentes ao rito do processo de impeachment, questionando dispositivos e interpretações da Lei nº 1079/50, que trata dos crimes de responsabilidade. Sobre o assunto, o STF manifestou os seguintes entendimentos, exceto:


 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) Analise as assertivas abaixo:

I. São brasileiros naturalizados os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil.

II. São brasileiros natos os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a idade de 21 anos, pela nacionalidade brasileira, pois a opção, por decorrer da vontade, tem caráter personalíssimo. Exige-se, então, que o optante tenha capacidade plena para manifestar a sua vontade.

III. Os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, de Presidente da Câmara dos Deputados, de Presidente do Senado Federal, Ministro do Supremo Tribunal Federal, da carreira diplomática, de Ministro de Estado da Defesa e de oficial das Forças Armadas são privativos de brasileiro nato.

IV. A competência da Justiça do Trabalho alcança a execução de ofício das contribuições previdenciárias relativas ao objeto da condenação constante das sentenças que proferir e acordos por ela homologados.

Assinale a alternativa CORRETA:


 

(EMAGIS) A iniciativa para criar Tribunais de Contas, no Brasil, partiu dos Senadores do Império, Visconde de Barbacena e José Inácio Borges, em 1826. Em 1988, por sua vez, a Constituição da República conferiu especial importância ao Tribunal de Contas da União, fixando sua competência em seu art. 71. Por isso, a atuação dos Tribunais de Contas assume importância fundamental no campo do controle externo e constitui, como natural decorrência do fortalecimento de sua ação institucional, tema de irrecusável relevância (STF. Pleno. ADI nº 215/PB. Rel. Min. Celso de Mello. J. 03/08/90). Sobre a atuação do Tribunal de Contas da União, nos termos da recente jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, é correto afirmar:


 

(TJ/BA – Juiz de Direito – 2019) Em janeiro do ano das eleições municipais, o pai de um possível candidato à prefeitura de determinado município, em entrevista concedida a uma rádio local, exaltou a eventual candidatura do filho, tendo mencionado durante a entrevista diversas qualidades pessoais de seu descendente, mas sem pedir que votassem nele. Por isso, o diretório de um partido formulou representação contra a conduta narrada, tendo alegado a prática de propaganda eleitoral antecipada.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) A respeito dos contratos empresariais e também do contrato de locação de espaço em ‘shopping center’, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A propósito da falência, avalie as assertivas que seguem.

I. Prevalece na doutrina a qualificação como meramente declaratória da sentença que decreta a falência.

II. Contra a massa falida são exigíveis, em regra, apenas os juros vencidos após a decretação da falência, ainda que o ativo apurado não baste para o pagamento dos credores subordinados.

III. À falência ajuizada antes da Lei 11.101/2005, ainda que decretada na vigência desta, aplica-se integralmente a disciplina do revogado Decreto-lei 7.661/1945.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Considere redirecionamento, contra o sócio-gerente, de execução fiscal tributária que tramitava contra a sociedade devedora, isso com fundamento no artigo 135, III, do Código Tributário Nacional.
Tendo presente também a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito do ITBI, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito das Áreas de Preservação Permanente (APPs), marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a denominada desapropriação indireta, marque a alternativa CORRETA.


 

(TST – Juiz do Trabalho Substituto – FCC – 2017) Em matéria de responsabilidade civil extracontratual do Estado, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Sobre os concursos públicos, analise as seguintes assertivas.

I. Segundo entendimento do STF revestido de efeito vinculante, é inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido.

II. O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período. Por outro lado, o ato de homologação do resultado final do concurso público só produz efeitos a partir de sua publicação, sendo esta a data a partir da qual se inicia a contagem do prazo de validade do certame.

III. Na esteira da jurisprudência assentada pelo STJ, a prorrogação do prazo de validade de concurso público é ato discricionário da administração, sendo vedado ao Poder Judiciário o reexame dos critérios de conveniência e oportunidade adotados.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei Anticorrupção (Lei 12.846/13), tem-se a julgamento as proposições expostas a seguir.

I. É aplicável a Lei Anticorrupção com vistas à responsabilização objetiva administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública estrangeira, considerando-se como tal os órgãos e entidades estatais ou representações diplomáticas de país estrangeiro, de qualquer nível ou esfera de governo, bem como as pessoas jurídicas controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público de país estrangeiro. Equiparam-se à administração pública estrangeira, para esse efeito, as organizações públicas internacionais.

II. A instauração e o julgamento de processo administrativo para apuração da responsabilidade de pessoa jurídica cabem à autoridade máxima de cada órgão ou entidade dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que agirá de ofício ou mediante provocação, observados o contraditório e a ampla defesa. No entanto, a competência para a instauração e o julgamento do processo administrativo de apuração de responsabilidade da pessoa jurídica poderá ser delegada, vedada a subdelegação.


III. Na esfera administrativa, não podem ser aplicadas às pessoas jurídicas consideradas responsáveis pelos atos lesivos previstos nessa Lei as sanções de suspensão ou interdição parcial de suas atividades e de proibição temporária de receber incentivos, subsídios, subvenções, doações ou empréstimos de órgãos ou entidades públicas e de instituições financeiras públicas ou controladas pelo poder público.


 

(EMAGIS) A respeito do Conselho Superior do Ministério Público, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) A respeito da ação civil pública (Lei 7.347/1985), avalie as assertivas que seguem.

I. Havendo condenação em dinheiro, a indenização pelo dano causado reverterá a um fundo gerido por um Conselho Federal ou por Conselhos Estaduais de que participarão necessariamente o Ministério Público e representantes da comunidade, sendo seus recursos destinados à reconstituição dos bens lesados.

II. A doutrina refere-se ao fundo de reparação de interesses difusos como ‘fluid recovery’, ou seja, alude ao fato de que deve ser usado com certa flexibilidade, para uma reconstituição que não precisa e às vezes nem mesmo pode ser exatamente a reparação do mesmo bem lesado. O que não se pode é usar o produto do fundo em contrariedade com sua destinação legal.

III. A indenização imposta ao réu transgressor da natureza, apenas fração dela, pode ser direcionada para a parte autora da respectiva ação civil pública, devendo, o remanescente ser integralmente carreado para os Fundos de que trata o art. 13 da Lei n. 7.347/85.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(DPE/RR – CESPE/CEBRASPE – 2012) Assinale a opção correta em relação à Corte Interamericana de Direitos Humanos.


 

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 05.2021

(EMAGIS) Sobre os juros moratórios no Código Civil e também na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito das fundações na disciplina do Código Civil e também na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da doutrina da proteção integral da criança, tal como acolhida pelo ECA, e também sobre o acolhimento institucional do menor, tendo presente ainda a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Para o STJ, o acolhimento institucional ou o acolhimento familiar temporário do menor, atendem, em regra, seu melhor interesse, sendo medidas de incidência preferencial.

II. O acolhimento institucional e o acolhimento familiar são medidas provisórias e excepcionais, utilizáveis como forma de transição para reintegração familiar ou, não sendo esta possível, para colocação em família substituta, não implicando privação de liberdade.

III. Para aplicação das medidas de proteção à criança e ao adolescente, exige-se que os direitos reconhecidos no ECA tenham sido ameaçados ou violados.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Quanto ao litisconsórcio, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Relativamente ao instituto da reclamação, analise, com base na disciplina trazida pelo CPC/2015, os itens abaixo alocados, assinalando, na sequência, a alternativa apropriada.

I. Caberá reclamação da parte interessada ou do Ministério Público para garantir a observância de acórdão proferido em julgamento de incidente de resolução de demandas repetitivas ou de incidente de assunção de competência

II. A inadmissibilidade ou o julgamento do recurso interposto contra a decisão proferida pelo órgão reclamado prejudica a reclamação.

III. Ao despachar a reclamação, o relator, dentre outras providências, determinará a citação do beneficiário da decisão impugnada, que terá prazo de 15 (quinze) dias para apresentar a sua contestação.


 

(EMAGIS) Sobre a ordem dos processos no tribunal, considerada a disciplina trazida no novo CPC, julgue os itens abaixo.

I. É permitido ao advogado com domicílio profissional em cidade diversa daquela onde está sediado o tribunal realizar sustentação oral por meio de videoconferência ou outro recurso tecnológico de transmissão de sons e imagens em tempo real, desde que o requeira até 5 (cinco) dias antes da data da sessão de julgamento.

II. Reconhecida a necessidade de produção de prova, o relator converterá o julgamento em diligência, que se realizará no tribunal ou em primeiro grau de jurisdição, decidindo-se o recurso após a conclusão da instrução.

III. O relator ou outro juiz que não se considerar habilitado a proferir imediatamente seu voto poderá solicitar vista pelo prazo máximo de 10 (dez) dias, após o qual o recurso será reincluído em pauta para julgamento na sessão seguinte à data da devolução. Se os autos não forem devolvidos tempestivamente ou se não for solicitada pelo juiz prorrogação de prazo de no máximo mais 10 (dez) dias, o presidente do órgão fracionário os requisitará para julgamento do recurso na sessão ordinária subsequente, com publicação da pauta em que for incluído.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Em relação aos reflexos jurídicos das chamadas “novas tecnologias”, julgue os itens a seguir expostos.

I. O devedor que paga tem direito a quitação regular, e pode reter o pagamento, enquanto não lhe seja dada. Essa quitação regular engloba a quitação dada por meios eletrônicos ou por quaisquer formas de “comunicação a distância”, assim entendida aquela que permite ajustar negócios jurídicos e praticar atos jurídicos sem a presença corpórea simultânea das partes ou de seus representantes.

II. A formação dos contratos realizados entre pessoas ausentes, por meio eletrônico, completa-se com o envio da aceitação ao proponente.

III. Admite-se a penhora do website e de outros intangíveis relacionados com o comércio eletrônico.

Há engano apenas:


 

(EMAGIS) A respeito do Conselho Tutelar, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) A propósito da individualização da pena e também sobre o crime de furto, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da repercussão da idade da vítima na fixação da pena pelo crime de homicídio doloso, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso a vítima tenha menos de 14 ou mais de 60 anos, incide causa especial de aumento da pena.

II. Caso a vítima tenha 14 anos ou mais e menos de 18 anos, pode a pena-base ser majorada a título de circunstância judicial desfavorável (conseqüências do crime), vedada nova majoração a título de causa especial de aumento de pena.

III. A tenra idade da vítima, sendo inerente ao crime, não é fundamento apto à majoração da pena na primeira fase da dosimetria.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(TJ/RJ – Juiz Substituto – VUNESP – 2019) As penas do crime de promover, constituir, financiar ou integrar organização criminosa, do art. 2° da Lei n° 12.850/13, são aumentadas de 1/6 a 2/3, nos termos do parágrafo 4°, se


 

(EMAGIS) A respeito do crime de violação de domicílio (CP, artigo 150), marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a prisão preventiva, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/RJ - Juiz Substituto – VUNESP – 2019) Nos literais e expressos termos do art. 13 do CPP, incumbe à autoridade policial, entre outras funções:


 

(EMAGIS) Sabe-se que a Lei 13.769/2018 introduziu na Lei de Execução Penal (LEP – Lei 7.210/1984) dispositivo concessor de progressão de regime especial em benefício das mulheres gestantes, mães ou responsáveis por crianças ou pessoas com deficiência.

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da eficácia das decisões declaratórias de constitucionalidade ou inconstitucionalidade proferidas pelo Supremo Tribunal Federal em controle concentrado de constitucionalidade, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O Partido Comunista do Brasil (PC do B) ingressou no STF com a ADPF nº 378 – Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental – para discutir pontos referentes ao rito do processo de impeachment, questionando dispositivos e interpretações da Lei nº 1079/50, que trata dos crimes de responsabilidade. Sobre o assunto, o STF manifestou os seguintes entendimentos, exceto:


 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) Analise as assertivas abaixo:

I. São brasileiros naturalizados os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil.

II. São brasileiros natos os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a idade de 21 anos, pela nacionalidade brasileira, pois a opção, por decorrer da vontade, tem caráter personalíssimo. Exige-se, então, que o optante tenha capacidade plena para manifestar a sua vontade.

III. Os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, de Presidente da Câmara dos Deputados, de Presidente do Senado Federal, Ministro do Supremo Tribunal Federal, da carreira diplomática, de Ministro de Estado da Defesa e de oficial das Forças Armadas são privativos de brasileiro nato.

IV. A competência da Justiça do Trabalho alcança a execução de ofício das contribuições previdenciárias relativas ao objeto da condenação constante das sentenças que proferir e acordos por ela homologados.

Assinale a alternativa CORRETA:


 

(EMAGIS) A iniciativa para criar Tribunais de Contas, no Brasil, partiu dos Senadores do Império, Visconde de Barbacena e José Inácio Borges, em 1826. Em 1988, por sua vez, a Constituição da República conferiu especial importância ao Tribunal de Contas da União, fixando sua competência em seu art. 71. Por isso, a atuação dos Tribunais de Contas assume importância fundamental no campo do controle externo e constitui, como natural decorrência do fortalecimento de sua ação institucional, tema de irrecusável relevância (STF. Pleno. ADI nº 215/PB. Rel. Min. Celso de Mello. J. 03/08/90). Sobre a atuação do Tribunal de Contas da União, nos termos da recente jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, é correto afirmar:


 

(TJ/BA – Juiz de Direito – 2019) Em janeiro do ano das eleições municipais, o pai de um possível candidato à prefeitura de determinado município, em entrevista concedida a uma rádio local, exaltou a eventual candidatura do filho, tendo mencionado durante a entrevista diversas qualidades pessoais de seu descendente, mas sem pedir que votassem nele. Por isso, o diretório de um partido formulou representação contra a conduta narrada, tendo alegado a prática de propaganda eleitoral antecipada.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) A respeito dos contratos empresariais e também do contrato de locação de espaço em ‘shopping center’, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A propósito da falência, avalie as assertivas que seguem.

I. Prevalece na doutrina a qualificação como meramente declaratória da sentença que decreta a falência.

II. Contra a massa falida são exigíveis, em regra, apenas os juros vencidos após a decretação da falência, ainda que o ativo apurado não baste para o pagamento dos credores subordinados.

III. À falência ajuizada antes da Lei 11.101/2005, ainda que decretada na vigência desta, aplica-se integralmente a disciplina do revogado Decreto-lei 7.661/1945.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Considere redirecionamento, contra o sócio-gerente, de execução fiscal tributária que tramitava contra a sociedade devedora, isso com fundamento no artigo 135, III, do Código Tributário Nacional.
Tendo presente também a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito do ITBI, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre o imposto de renda, avalie as assertivas que seguem.

I. As quantias pagas sob a rubrica do PDV constituem renda e por isso estão na área de incidência do imposto sobre a renda.

II. Incide imposto de renda sobre o valor recebido a título de ajuda compensatória mensal prevista no art. 476-A da CLT (lay-off).

III. São proventos de qualquer natureza o produto do capital, do trabalho ou da combinação de ambos.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito das Áreas de Preservação Permanente (APPs), marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a denominada desapropriação indireta, marque a alternativa CORRETA.


 

(TST – Juiz do Trabalho Substituto – FCC – 2017) Em matéria de responsabilidade civil extracontratual do Estado, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Sobre os concursos públicos, analise as seguintes assertivas.

I. Segundo entendimento do STF revestido de efeito vinculante, é inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido.

II. O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período. Por outro lado, o ato de homologação do resultado final do concurso público só produz efeitos a partir de sua publicação, sendo esta a data a partir da qual se inicia a contagem do prazo de validade do certame.

III. Na esteira da jurisprudência assentada pelo STJ, a prorrogação do prazo de validade de concurso público é ato discricionário da administração, sendo vedado ao Poder Judiciário o reexame dos critérios de conveniência e oportunidade adotados.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei Anticorrupção (Lei 12.846/13), tem-se a julgamento as proposições expostas a seguir.

I. É aplicável a Lei Anticorrupção com vistas à responsabilização objetiva administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública estrangeira, considerando-se como tal os órgãos e entidades estatais ou representações diplomáticas de país estrangeiro, de qualquer nível ou esfera de governo, bem como as pessoas jurídicas controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público de país estrangeiro. Equiparam-se à administração pública estrangeira, para esse efeito, as organizações públicas internacionais.

II. A instauração e o julgamento de processo administrativo para apuração da responsabilidade de pessoa jurídica cabem à autoridade máxima de cada órgão ou entidade dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que agirá de ofício ou mediante provocação, observados o contraditório e a ampla defesa. No entanto, a competência para a instauração e o julgamento do processo administrativo de apuração de responsabilidade da pessoa jurídica poderá ser delegada, vedada a subdelegação.


III. Na esfera administrativa, não podem ser aplicadas às pessoas jurídicas consideradas responsáveis pelos atos lesivos previstos nessa Lei as sanções de suspensão ou interdição parcial de suas atividades e de proibição temporária de receber incentivos, subsídios, subvenções, doações ou empréstimos de órgãos ou entidades públicas e de instituições financeiras públicas ou controladas pelo poder público.


 

(EMAGIS) A respeito do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), entidade privada sem fins lucrativos, com criação autorizada pelo Conselho Monetário Nacional, avalie as assertivas que seguem.

I. O FGC integra uma rede de proteção bancária para a garantia do equilíbrio do sistema, atuando como um seguro de depósitos dos pequenos investidores.

II. O teto da garantia prestada pelo FGC (R$ 20.000,00), quando aplicado para resguardar investimentos efetuados por plano de previdência, não pode ser aplicado individualmente para cada integrante do plano.

III. O teto cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) se aplica ao montante total do fundo instituído por concessionárias de veículos, não à quota-parte devida a cada associado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto ao financiamento da Seguridade Social, assinale a alternativa correta.


 

(DPE/RR – CESPE/CEBRASPE – 2012) Assinale a opção correta em relação à Corte Interamericana de Direitos Humanos.


 

(EMAGIS) Sobre a aplicação da lei no espaço, marque a alternativa INCORRETA.


 

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 05.2021

(EMAGIS) Sobre os juros moratórios no Código Civil e também na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito das fundações na disciplina do Código Civil e também na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da doutrina da proteção integral da criança, tal como acolhida pelo ECA, e também sobre o acolhimento institucional do menor, tendo presente ainda a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Para o STJ, o acolhimento institucional ou o acolhimento familiar temporário do menor, atendem, em regra, seu melhor interesse, sendo medidas de incidência preferencial.

II. O acolhimento institucional e o acolhimento familiar são medidas provisórias e excepcionais, utilizáveis como forma de transição para reintegração familiar ou, não sendo esta possível, para colocação em família substituta, não implicando privação de liberdade.

III. Para aplicação das medidas de proteção à criança e ao adolescente, exige-se que os direitos reconhecidos no ECA tenham sido ameaçados ou violados.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Quanto ao litisconsórcio, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Relativamente ao instituto da reclamação, analise, com base na disciplina trazida pelo CPC/2015, os itens abaixo alocados, assinalando, na sequência, a alternativa apropriada.

I. Caberá reclamação da parte interessada ou do Ministério Público para garantir a observância de acórdão proferido em julgamento de incidente de resolução de demandas repetitivas ou de incidente de assunção de competência

II. A inadmissibilidade ou o julgamento do recurso interposto contra a decisão proferida pelo órgão reclamado prejudica a reclamação.

III. Ao despachar a reclamação, o relator, dentre outras providências, determinará a citação do beneficiário da decisão impugnada, que terá prazo de 15 (quinze) dias para apresentar a sua contestação.


 

(EMAGIS) Sobre a ordem dos processos no tribunal, considerada a disciplina trazida no novo CPC, julgue os itens abaixo.

I. É permitido ao advogado com domicílio profissional em cidade diversa daquela onde está sediado o tribunal realizar sustentação oral por meio de videoconferência ou outro recurso tecnológico de transmissão de sons e imagens em tempo real, desde que o requeira até 5 (cinco) dias antes da data da sessão de julgamento.

II. Reconhecida a necessidade de produção de prova, o relator converterá o julgamento em diligência, que se realizará no tribunal ou em primeiro grau de jurisdição, decidindo-se o recurso após a conclusão da instrução.

III. O relator ou outro juiz que não se considerar habilitado a proferir imediatamente seu voto poderá solicitar vista pelo prazo máximo de 10 (dez) dias, após o qual o recurso será reincluído em pauta para julgamento na sessão seguinte à data da devolução. Se os autos não forem devolvidos tempestivamente ou se não for solicitada pelo juiz prorrogação de prazo de no máximo mais 10 (dez) dias, o presidente do órgão fracionário os requisitará para julgamento do recurso na sessão ordinária subsequente, com publicação da pauta em que for incluído.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito da ação civil pública (Lei 7.347/1985), avalie as assertivas que seguem.

I. Havendo condenação em dinheiro, a indenização pelo dano causado reverterá a um fundo gerido por um Conselho Federal ou por Conselhos Estaduais de que participarão necessariamente o Ministério Público e representantes da comunidade, sendo seus recursos destinados à reconstituição dos bens lesados.

II. A doutrina refere-se ao fundo de reparação de interesses difusos como ‘fluid recovery’, ou seja, alude ao fato de que deve ser usado com certa flexibilidade, para uma reconstituição que não precisa e às vezes nem mesmo pode ser exatamente a reparação do mesmo bem lesado. O que não se pode é usar o produto do fundo em contrariedade com sua destinação legal.

III. A indenização imposta ao réu transgressor da natureza, apenas fração dela, pode ser direcionada para a parte autora da respectiva ação civil pública, devendo, o remanescente ser integralmente carreado para os Fundos de que trata o art. 13 da Lei n. 7.347/85.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Em relação aos reflexos jurídicos das chamadas “novas tecnologias”, julgue os itens a seguir expostos.

I. O devedor que paga tem direito a quitação regular, e pode reter o pagamento, enquanto não lhe seja dada. Essa quitação regular engloba a quitação dada por meios eletrônicos ou por quaisquer formas de “comunicação a distância”, assim entendida aquela que permite ajustar negócios jurídicos e praticar atos jurídicos sem a presença corpórea simultânea das partes ou de seus representantes.

II. A formação dos contratos realizados entre pessoas ausentes, por meio eletrônico, completa-se com o envio da aceitação ao proponente.

III. Admite-se a penhora do website e de outros intangíveis relacionados com o comércio eletrônico.

Há engano apenas:


 

(EMAGIS) A respeito do Conselho Tutelar, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) A propósito da individualização da pena e também sobre o crime de furto, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da repercussão da idade da vítima na fixação da pena pelo crime de homicídio doloso, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso a vítima tenha menos de 14 ou mais de 60 anos, incide causa especial de aumento da pena.

II. Caso a vítima tenha 14 anos ou mais e menos de 18 anos, pode a pena-base ser majorada a título de circunstância judicial desfavorável (conseqüências do crime), vedada nova majoração a título de causa especial de aumento de pena.

III. A tenra idade da vítima, sendo inerente ao crime, não é fundamento apto à majoração da pena na primeira fase da dosimetria.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(TJ/RJ – Juiz Substituto – VUNESP – 2019) As penas do crime de promover, constituir, financiar ou integrar organização criminosa, do art. 2° da Lei n° 12.850/13, são aumentadas de 1/6 a 2/3, nos termos do parágrafo 4°, se


 

(EMAGIS) Sobre a prisão preventiva, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/RJ - Juiz Substituto – VUNESP – 2019) Nos literais e expressos termos do art. 13 do CPP, incumbe à autoridade policial, entre outras funções:


 

(EMAGIS) Sabe-se que a Lei 13.769/2018 introduziu na Lei de Execução Penal (LEP – Lei 7.210/1984) dispositivo concessor de progressão de regime especial em benefício das mulheres gestantes, mães ou responsáveis por crianças ou pessoas com deficiência.

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da eficácia das decisões declaratórias de constitucionalidade ou inconstitucionalidade proferidas pelo Supremo Tribunal Federal em controle concentrado de constitucionalidade, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O Partido Comunista do Brasil (PC do B) ingressou no STF com a ADPF nº 378 – Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental – para discutir pontos referentes ao rito do processo de impeachment, questionando dispositivos e interpretações da Lei nº 1079/50, que trata dos crimes de responsabilidade. Sobre o assunto, o STF manifestou os seguintes entendimentos, exceto:


 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) Analise as assertivas abaixo:

I. São brasileiros naturalizados os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil.

II. São brasileiros natos os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a idade de 21 anos, pela nacionalidade brasileira, pois a opção, por decorrer da vontade, tem caráter personalíssimo. Exige-se, então, que o optante tenha capacidade plena para manifestar a sua vontade.

III. Os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, de Presidente da Câmara dos Deputados, de Presidente do Senado Federal, Ministro do Supremo Tribunal Federal, da carreira diplomática, de Ministro de Estado da Defesa e de oficial das Forças Armadas são privativos de brasileiro nato.

IV. A competência da Justiça do Trabalho alcança a execução de ofício das contribuições previdenciárias relativas ao objeto da condenação constante das sentenças que proferir e acordos por ela homologados.

Assinale a alternativa CORRETA:


 

(EMAGIS) A iniciativa para criar Tribunais de Contas, no Brasil, partiu dos Senadores do Império, Visconde de Barbacena e José Inácio Borges, em 1826. Em 1988, por sua vez, a Constituição da República conferiu especial importância ao Tribunal de Contas da União, fixando sua competência em seu art. 71. Por isso, a atuação dos Tribunais de Contas assume importância fundamental no campo do controle externo e constitui, como natural decorrência do fortalecimento de sua ação institucional, tema de irrecusável relevância (STF. Pleno. ADI nº 215/PB. Rel. Min. Celso de Mello. J. 03/08/90). Sobre a atuação do Tribunal de Contas da União, nos termos da recente jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, é correto afirmar:


 

(DPE/RR – CESPE/CEBRASPE – 2012) Assinale a opção correta em relação à Corte Interamericana de Direitos Humanos.


 

(EMAGIS) Sobre a denominada desapropriação indireta, marque a alternativa CORRETA.


 

(TST – Juiz do Trabalho Substituto – FCC – 2017) Em matéria de responsabilidade civil extracontratual do Estado, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Sobre os concursos públicos, analise as seguintes assertivas.

I. Segundo entendimento do STF revestido de efeito vinculante, é inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido.

II. O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período. Por outro lado, o ato de homologação do resultado final do concurso público só produz efeitos a partir de sua publicação, sendo esta a data a partir da qual se inicia a contagem do prazo de validade do certame.

III. Na esteira da jurisprudência assentada pelo STJ, a prorrogação do prazo de validade de concurso público é ato discricionário da administração, sendo vedado ao Poder Judiciário o reexame dos critérios de conveniência e oportunidade adotados.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei Anticorrupção (Lei 12.846/13), tem-se a julgamento as proposições expostas a seguir.

I. É aplicável a Lei Anticorrupção com vistas à responsabilização objetiva administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública estrangeira, considerando-se como tal os órgãos e entidades estatais ou representações diplomáticas de país estrangeiro, de qualquer nível ou esfera de governo, bem como as pessoas jurídicas controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público de país estrangeiro. Equiparam-se à administração pública estrangeira, para esse efeito, as organizações públicas internacionais.

II. A instauração e o julgamento de processo administrativo para apuração da responsabilidade de pessoa jurídica cabem à autoridade máxima de cada órgão ou entidade dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que agirá de ofício ou mediante provocação, observados o contraditório e a ampla defesa. No entanto, a competência para a instauração e o julgamento do processo administrativo de apuração de responsabilidade da pessoa jurídica poderá ser delegada, vedada a subdelegação.


III. Na esfera administrativa, não podem ser aplicadas às pessoas jurídicas consideradas responsáveis pelos atos lesivos previstos nessa Lei as sanções de suspensão ou interdição parcial de suas atividades e de proibição temporária de receber incentivos, subsídios, subvenções, doações ou empréstimos de órgãos ou entidades públicas e de instituições financeiras públicas ou controladas pelo poder público.


 

(TJ/BA – Juiz de Direito – 2019) Em janeiro do ano das eleições municipais, o pai de um possível candidato à prefeitura de determinado município, em entrevista concedida a uma rádio local, exaltou a eventual candidatura do filho, tendo mencionado durante a entrevista diversas qualidades pessoais de seu descendente, mas sem pedir que votassem nele. Por isso, o diretório de um partido formulou representação contra a conduta narrada, tendo alegado a prática de propaganda eleitoral antecipada.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) A respeito dos contratos empresariais e também do contrato de locação de espaço em ‘shopping center’, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A propósito da falência, avalie as assertivas que seguem.

I. Prevalece na doutrina a qualificação como meramente declaratória da sentença que decreta a falência.

II. Contra a massa falida são exigíveis, em regra, apenas os juros vencidos após a decretação da falência, ainda que o ativo apurado não baste para o pagamento dos credores subordinados.

III. À falência ajuizada antes da Lei 11.101/2005, ainda que decretada na vigência desta, aplica-se integralmente a disciplina do revogado Decreto-lei 7.661/1945.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Considere redirecionamento, contra o sócio-gerente, de execução fiscal tributária que tramitava contra a sociedade devedora, isso com fundamento no artigo 135, III, do Código Tributário Nacional.
Tendo presente também a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito do ITBI, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito das Áreas de Preservação Permanente (APPs), marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito do Conselho Superior do Ministério Público, assinale a alternativa correta:


 

(DPE/MG – FUNDEPES – 2014) A respeito das prerrogativas processuais do Defensor Público, este considera-se intimado


 

Objetivas PGE/PGM - Rodada 05.2021

(EMAGIS) Sobre a denominada desapropriação indireta, marque a alternativa CORRETA.


 

(TST – Juiz do Trabalho Substituto – FCC – 2017) Em matéria de responsabilidade civil extracontratual do Estado, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Sobre os concursos públicos, analise as seguintes assertivas.

I. Segundo entendimento do STF revestido de efeito vinculante, é inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido.

II. O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período. Por outro lado, o ato de homologação do resultado final do concurso público só produz efeitos a partir de sua publicação, sendo esta a data a partir da qual se inicia a contagem do prazo de validade do certame.

III. Na esteira da jurisprudência assentada pelo STJ, a prorrogação do prazo de validade de concurso público é ato discricionário da administração, sendo vedado ao Poder Judiciário o reexame dos critérios de conveniência e oportunidade adotados.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei Anticorrupção (Lei 12.846/13), tem-se a julgamento as proposições expostas a seguir.

I. É aplicável a Lei Anticorrupção com vistas à responsabilização objetiva administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública estrangeira, considerando-se como tal os órgãos e entidades estatais ou representações diplomáticas de país estrangeiro, de qualquer nível ou esfera de governo, bem como as pessoas jurídicas controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público de país estrangeiro. Equiparam-se à administração pública estrangeira, para esse efeito, as organizações públicas internacionais.

II. A instauração e o julgamento de processo administrativo para apuração da responsabilidade de pessoa jurídica cabem à autoridade máxima de cada órgão ou entidade dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que agirá de ofício ou mediante provocação, observados o contraditório e a ampla defesa. No entanto, a competência para a instauração e o julgamento do processo administrativo de apuração de responsabilidade da pessoa jurídica poderá ser delegada, vedada a subdelegação.


III. Na esfera administrativa, não podem ser aplicadas às pessoas jurídicas consideradas responsáveis pelos atos lesivos previstos nessa Lei as sanções de suspensão ou interdição parcial de suas atividades e de proibição temporária de receber incentivos, subsídios, subvenções, doações ou empréstimos de órgãos ou entidades públicas e de instituições financeiras públicas ou controladas pelo poder público.


 

(EMAGIS) A respeito da eficácia das decisões declaratórias de constitucionalidade ou inconstitucionalidade proferidas pelo Supremo Tribunal Federal em controle concentrado de constitucionalidade, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O Partido Comunista do Brasil (PC do B) ingressou no STF com a ADPF nº 378 – Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental – para discutir pontos referentes ao rito do processo de impeachment, questionando dispositivos e interpretações da Lei nº 1079/50, que trata dos crimes de responsabilidade. Sobre o assunto, o STF manifestou os seguintes entendimentos, exceto:


 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) Analise as assertivas abaixo:

I. São brasileiros naturalizados os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil.

II. São brasileiros natos os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a idade de 21 anos, pela nacionalidade brasileira, pois a opção, por decorrer da vontade, tem caráter personalíssimo. Exige-se, então, que o optante tenha capacidade plena para manifestar a sua vontade.

III. Os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, de Presidente da Câmara dos Deputados, de Presidente do Senado Federal, Ministro do Supremo Tribunal Federal, da carreira diplomática, de Ministro de Estado da Defesa e de oficial das Forças Armadas são privativos de brasileiro nato.

IV. A competência da Justiça do Trabalho alcança a execução de ofício das contribuições previdenciárias relativas ao objeto da condenação constante das sentenças que proferir e acordos por ela homologados.

Assinale a alternativa CORRETA:


 

(EMAGIS) A iniciativa para criar Tribunais de Contas, no Brasil, partiu dos Senadores do Império, Visconde de Barbacena e José Inácio Borges, em 1826. Em 1988, por sua vez, a Constituição da República conferiu especial importância ao Tribunal de Contas da União, fixando sua competência em seu art. 71. Por isso, a atuação dos Tribunais de Contas assume importância fundamental no campo do controle externo e constitui, como natural decorrência do fortalecimento de sua ação institucional, tema de irrecusável relevância (STF. Pleno. ADI nº 215/PB. Rel. Min. Celso de Mello. J. 03/08/90). Sobre a atuação do Tribunal de Contas da União, nos termos da recente jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, é correto afirmar:


 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Quanto ao litisconsórcio, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Relativamente ao instituto da reclamação, analise, com base na disciplina trazida pelo CPC/2015, os itens abaixo alocados, assinalando, na sequência, a alternativa apropriada.

I. Caberá reclamação da parte interessada ou do Ministério Público para garantir a observância de acórdão proferido em julgamento de incidente de resolução de demandas repetitivas ou de incidente de assunção de competência

II. A inadmissibilidade ou o julgamento do recurso interposto contra a decisão proferida pelo órgão reclamado prejudica a reclamação.

III. Ao despachar a reclamação, o relator, dentre outras providências, determinará a citação do beneficiário da decisão impugnada, que terá prazo de 15 (quinze) dias para apresentar a sua contestação.


 

(EMAGIS) Sobre a ordem dos processos no tribunal, considerada a disciplina trazida no novo CPC, julgue os itens abaixo.

I. É permitido ao advogado com domicílio profissional em cidade diversa daquela onde está sediado o tribunal realizar sustentação oral por meio de videoconferência ou outro recurso tecnológico de transmissão de sons e imagens em tempo real, desde que o requeira até 5 (cinco) dias antes da data da sessão de julgamento.

II. Reconhecida a necessidade de produção de prova, o relator converterá o julgamento em diligência, que se realizará no tribunal ou em primeiro grau de jurisdição, decidindo-se o recurso após a conclusão da instrução.

III. O relator ou outro juiz que não se considerar habilitado a proferir imediatamente seu voto poderá solicitar vista pelo prazo máximo de 10 (dez) dias, após o qual o recurso será reincluído em pauta para julgamento na sessão seguinte à data da devolução. Se os autos não forem devolvidos tempestivamente ou se não for solicitada pelo juiz prorrogação de prazo de no máximo mais 10 (dez) dias, o presidente do órgão fracionário os requisitará para julgamento do recurso na sessão ordinária subsequente, com publicação da pauta em que for incluído.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre os juros moratórios no Código Civil e também na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito das fundações na disciplina do Código Civil e também na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da doutrina da proteção integral da criança, tal como acolhida pelo ECA, e também sobre o acolhimento institucional do menor, tendo presente ainda a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Para o STJ, o acolhimento institucional ou o acolhimento familiar temporário do menor, atendem, em regra, seu melhor interesse, sendo medidas de incidência preferencial.

II. O acolhimento institucional e o acolhimento familiar são medidas provisórias e excepcionais, utilizáveis como forma de transição para reintegração familiar ou, não sendo esta possível, para colocação em família substituta, não implicando privação de liberdade.

III. Para aplicação das medidas de proteção à criança e ao adolescente, exige-se que os direitos reconhecidos no ECA tenham sido ameaçados ou violados.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito dos contratos empresariais e também do contrato de locação de espaço em ‘shopping center’, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A propósito da falência, avalie as assertivas que seguem.

I. Prevalece na doutrina a qualificação como meramente declaratória da sentença que decreta a falência.

II. Contra a massa falida são exigíveis, em regra, apenas os juros vencidos após a decretação da falência, ainda que o ativo apurado não baste para o pagamento dos credores subordinados.

III. À falência ajuizada antes da Lei 11.101/2005, ainda que decretada na vigência desta, aplica-se integralmente a disciplina do revogado Decreto-lei 7.661/1945.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Considere redirecionamento, contra o sócio-gerente, de execução fiscal tributária que tramitava contra a sociedade devedora, isso com fundamento no artigo 135, III, do Código Tributário Nacional.
Tendo presente também a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito do ITBI, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sabe-se que a EC 105/2019 trouxe alterações na disciplina constitucional ‘Dos Orçamentos’.

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) Analise os itens I a V e a seguir assinale a alternativa correta, considerando o disposto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e os entendimentos do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST):

I. Na forma disposta na CLT, serão consideradas atividades ou operações periculosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério competente, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem risco acentuado em virtude de exposição permanente do trabalhador a inflamáveis, explosivos ou energia elétrica, ou ainda a roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial, bem como as atividades de trabalhador em motocicleta.

II. Segundo a CLT, o adicional de insalubridade tem como base de cálculo o salário-mínimo. O STF reconheceu a inconstitucionalidade de tal dispositivo, na forma da Súmula Vinculante n. 4, sendo possível, pois, a modificação da base de cálculo em questão por decisão judicial.

III. Entende o TST que o simples fornecimento do aparelho de proteção pelo empregador não o exime do pagamento do adicional de insalubridade. Cabe-lhe tomar as medidas que conduzam à diminuição ou eliminação da nocividade, entre as quais as relativas ao uso efetivo do equipamento pelo empregado.

IV. Segundo entendimento consolidado do TST, o trabalho executado em condições insalubres, em caráter intermitente, não afasta, só por essa circunstância, o direito à percepção do respectivo adicional.

V. Segundo entendimento consolidado do TST, a reclassificação ou a descaracterização da insalubridade, por ato da autoridade competente, repercute na satisfação do respectivo adicional, sem ofensa a direito adquirido ou ao princípio da irredutibilidade salarial.


 

(EMAGIS) Analise os itens I a V e a seguir assinale a alternativa correta, considerando o disposto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o entendimento do Tribunal Superior do Trabalho (TST):

I. Nos termos da CLT, a caracterização e a classificação da insalubridade e da periculosidade far-se-ão através de perícia a cargo de Médico do Trabalho ou Engenheiro do Trabalho. Arguida em juízo insalubridade ou periculosidade, seja por empregado, seja por Sindicato em favor de grupo de associado, o juiz designará perito habilitado, e, onde não houver, requisitará perícia ao órgão competente.

II. Entende o TST que a perícia para apuração da insalubridade ou periculosidade é necessária, mesmo na hipótese de aplicação da pena de confissão à parte reclamada, quando inexistentes quaisquer outros elementos nos autos que permitam concluir pela presença do agente perigoso ou insalubre,.

III. Segundo entendimento pacificado do TST, a verificação mediante perícia de prestação de serviços em condições nocivas, considerado agente insalubre diverso do apontado na inicial, prejudica o pedido de adicional de insalubridade, em razão do princípio da adstrição ou congruência.

IV. Segundo entendimento consolidado do TST, o trabalho executado em condições insalubres, em caráter intermitente, não afasta, só por essa circunstância, o direito à percepção do respectivo adicional.

V. Nos termos da CLT, caso seja necessária, em processo judicial, uma perícia para apuração de insalubridade ou periculosidade, a responsabilidade pelo pagamento dos honorários periciais é da parte sucumbente na pretensão objeto da perícia, ainda que beneficiária da justiça gratuita. Somente no caso em que o beneficiário da justiça gratuita não tenha obtido em juízo créditos capazes de suportar a despesa em questão, ainda que em outro processo, a União responderá pelo encargo.

 

(EMAGIS) A respeito das Áreas de Preservação Permanente (APPs), marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) A propósito da individualização da pena e também sobre o crime de furto, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da repercussão da idade da vítima na fixação da pena pelo crime de homicídio doloso, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso a vítima tenha menos de 14 ou mais de 60 anos, incide causa especial de aumento da pena.

II. Caso a vítima tenha 14 anos ou mais e menos de 18 anos, pode a pena-base ser majorada a título de circunstância judicial desfavorável (conseqüências do crime), vedada nova majoração a título de causa especial de aumento de pena.

III. A tenra idade da vítima, sendo inerente ao crime, não é fundamento apto à majoração da pena na primeira fase da dosimetria.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sobre a prisão preventiva, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/RJ - Juiz Substituto – VUNESP – 2019) Nos literais e expressos termos do art. 13 do CPP, incumbe à autoridade policial, entre outras funções:


 

Objetivas DP Estadual - Rodada 05.2021

(DPE/MG – FUNDEPES – 2014) A respeito das prerrogativas processuais do Defensor Público, este considera-se intimado


 

(DPE/RR – CESPE/CEBRASPE – 2012) Assinale a opção correta em relação à Corte Interamericana de Direitos Humanos.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) A propósito da individualização da pena e também sobre o crime de furto, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da repercussão da idade da vítima na fixação da pena pelo crime de homicídio doloso, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso a vítima tenha menos de 14 ou mais de 60 anos, incide causa especial de aumento da pena.

II. Caso a vítima tenha 14 anos ou mais e menos de 18 anos, pode a pena-base ser majorada a título de circunstância judicial desfavorável (conseqüências do crime), vedada nova majoração a título de causa especial de aumento de pena.

III. A tenra idade da vítima, sendo inerente ao crime, não é fundamento apto à majoração da pena na primeira fase da dosimetria.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(TJ/RJ – Juiz Substituto – VUNESP – 2019) As penas do crime de promover, constituir, financiar ou integrar organização criminosa, do art. 2° da Lei n° 12.850/13, são aumentadas de 1/6 a 2/3, nos termos do parágrafo 4°, se


 

(EMAGIS) Sobre a prisão preventiva, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/RJ - Juiz Substituto – VUNESP – 2019) Nos literais e expressos termos do art. 13 do CPP, incumbe à autoridade policial, entre outras funções:


 

(EMAGIS) Sabe-se que a Lei 13.769/2018 introduziu na Lei de Execução Penal (LEP – Lei 7.210/1984) dispositivo concessor de progressão de regime especial em benefício das mulheres gestantes, mães ou responsáveis por crianças ou pessoas com deficiência.

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre os juros moratórios no Código Civil e também na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito das fundações na disciplina do Código Civil e também na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da doutrina da proteção integral da criança, tal como acolhida pelo ECA, e também sobre o acolhimento institucional do menor, tendo presente ainda a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Para o STJ, o acolhimento institucional ou o acolhimento familiar temporário do menor, atendem, em regra, seu melhor interesse, sendo medidas de incidência preferencial.

II. O acolhimento institucional e o acolhimento familiar são medidas provisórias e excepcionais, utilizáveis como forma de transição para reintegração familiar ou, não sendo esta possível, para colocação em família substituta, não implicando privação de liberdade.

III. Para aplicação das medidas de proteção à criança e ao adolescente, exige-se que os direitos reconhecidos no ECA tenham sido ameaçados ou violados.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Quanto ao litisconsórcio, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Relativamente ao instituto da reclamação, analise, com base na disciplina trazida pelo CPC/2015, os itens abaixo alocados, assinalando, na sequência, a alternativa apropriada.

I. Caberá reclamação da parte interessada ou do Ministério Público para garantir a observância de acórdão proferido em julgamento de incidente de resolução de demandas repetitivas ou de incidente de assunção de competência

II. A inadmissibilidade ou o julgamento do recurso interposto contra a decisão proferida pelo órgão reclamado prejudica a reclamação.

III. Ao despachar a reclamação, o relator, dentre outras providências, determinará a citação do beneficiário da decisão impugnada, que terá prazo de 15 (quinze) dias para apresentar a sua contestação.


 

(EMAGIS) Sobre a ordem dos processos no tribunal, considerada a disciplina trazida no novo CPC, julgue os itens abaixo.

I. É permitido ao advogado com domicílio profissional em cidade diversa daquela onde está sediado o tribunal realizar sustentação oral por meio de videoconferência ou outro recurso tecnológico de transmissão de sons e imagens em tempo real, desde que o requeira até 5 (cinco) dias antes da data da sessão de julgamento.

II. Reconhecida a necessidade de produção de prova, o relator converterá o julgamento em diligência, que se realizará no tribunal ou em primeiro grau de jurisdição, decidindo-se o recurso após a conclusão da instrução.

III. O relator ou outro juiz que não se considerar habilitado a proferir imediatamente seu voto poderá solicitar vista pelo prazo máximo de 10 (dez) dias, após o qual o recurso será reincluído em pauta para julgamento na sessão seguinte à data da devolução. Se os autos não forem devolvidos tempestivamente ou se não for solicitada pelo juiz prorrogação de prazo de no máximo mais 10 (dez) dias, o presidente do órgão fracionário os requisitará para julgamento do recurso na sessão ordinária subsequente, com publicação da pauta em que for incluído.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito da ação civil pública (Lei 7.347/1985), avalie as assertivas que seguem.

I. Havendo condenação em dinheiro, a indenização pelo dano causado reverterá a um fundo gerido por um Conselho Federal ou por Conselhos Estaduais de que participarão necessariamente o Ministério Público e representantes da comunidade, sendo seus recursos destinados à reconstituição dos bens lesados.

II. A doutrina refere-se ao fundo de reparação de interesses difusos como ‘fluid recovery’, ou seja, alude ao fato de que deve ser usado com certa flexibilidade, para uma reconstituição que não precisa e às vezes nem mesmo pode ser exatamente a reparação do mesmo bem lesado. O que não se pode é usar o produto do fundo em contrariedade com sua destinação legal.

III. A indenização imposta ao réu transgressor da natureza, apenas fração dela, pode ser direcionada para a parte autora da respectiva ação civil pública, devendo, o remanescente ser integralmente carreado para os Fundos de que trata o art. 13 da Lei n. 7.347/85.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito da eficácia das decisões declaratórias de constitucionalidade ou inconstitucionalidade proferidas pelo Supremo Tribunal Federal em controle concentrado de constitucionalidade, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O Partido Comunista do Brasil (PC do B) ingressou no STF com a ADPF nº 378 – Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental – para discutir pontos referentes ao rito do processo de impeachment, questionando dispositivos e interpretações da Lei nº 1079/50, que trata dos crimes de responsabilidade. Sobre o assunto, o STF manifestou os seguintes entendimentos, exceto:


 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) Analise as assertivas abaixo:

I. São brasileiros naturalizados os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil.

II. São brasileiros natos os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a idade de 21 anos, pela nacionalidade brasileira, pois a opção, por decorrer da vontade, tem caráter personalíssimo. Exige-se, então, que o optante tenha capacidade plena para manifestar a sua vontade.

III. Os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, de Presidente da Câmara dos Deputados, de Presidente do Senado Federal, Ministro do Supremo Tribunal Federal, da carreira diplomática, de Ministro de Estado da Defesa e de oficial das Forças Armadas são privativos de brasileiro nato.

IV. A competência da Justiça do Trabalho alcança a execução de ofício das contribuições previdenciárias relativas ao objeto da condenação constante das sentenças que proferir e acordos por ela homologados.

Assinale a alternativa CORRETA:


 

(EMAGIS) A iniciativa para criar Tribunais de Contas, no Brasil, partiu dos Senadores do Império, Visconde de Barbacena e José Inácio Borges, em 1826. Em 1988, por sua vez, a Constituição da República conferiu especial importância ao Tribunal de Contas da União, fixando sua competência em seu art. 71. Por isso, a atuação dos Tribunais de Contas assume importância fundamental no campo do controle externo e constitui, como natural decorrência do fortalecimento de sua ação institucional, tema de irrecusável relevância (STF. Pleno. ADI nº 215/PB. Rel. Min. Celso de Mello. J. 03/08/90). Sobre a atuação do Tribunal de Contas da União, nos termos da recente jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Sobre a denominada desapropriação indireta, marque a alternativa CORRETA.


 

(TST – Juiz do Trabalho Substituto – FCC – 2017) Em matéria de responsabilidade civil extracontratual do Estado, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Sobre os concursos públicos, analise as seguintes assertivas.

I. Segundo entendimento do STF revestido de efeito vinculante, é inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido.

II. O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período. Por outro lado, o ato de homologação do resultado final do concurso público só produz efeitos a partir de sua publicação, sendo esta a data a partir da qual se inicia a contagem do prazo de validade do certame.

III. Na esteira da jurisprudência assentada pelo STJ, a prorrogação do prazo de validade de concurso público é ato discricionário da administração, sendo vedado ao Poder Judiciário o reexame dos critérios de conveniência e oportunidade adotados.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei Anticorrupção (Lei 12.846/13), tem-se a julgamento as proposições expostas a seguir.

I. É aplicável a Lei Anticorrupção com vistas à responsabilização objetiva administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública estrangeira, considerando-se como tal os órgãos e entidades estatais ou representações diplomáticas de país estrangeiro, de qualquer nível ou esfera de governo, bem como as pessoas jurídicas controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público de país estrangeiro. Equiparam-se à administração pública estrangeira, para esse efeito, as organizações públicas internacionais.

II. A instauração e o julgamento de processo administrativo para apuração da responsabilidade de pessoa jurídica cabem à autoridade máxima de cada órgão ou entidade dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que agirá de ofício ou mediante provocação, observados o contraditório e a ampla defesa. No entanto, a competência para a instauração e o julgamento do processo administrativo de apuração de responsabilidade da pessoa jurídica poderá ser delegada, vedada a subdelegação.


III. Na esfera administrativa, não podem ser aplicadas às pessoas jurídicas consideradas responsáveis pelos atos lesivos previstos nessa Lei as sanções de suspensão ou interdição parcial de suas atividades e de proibição temporária de receber incentivos, subsídios, subvenções, doações ou empréstimos de órgãos ou entidades públicas e de instituições financeiras públicas ou controladas pelo poder público.


 

(EMAGIS) A respeito das Áreas de Preservação Permanente (APPs), marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) Considere redirecionamento, contra o sócio-gerente, de execução fiscal tributária que tramitava contra a sociedade devedora, isso com fundamento no artigo 135, III, do Código Tributário Nacional.
Tendo presente também a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito do ITBI, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito dos contratos empresariais e também do contrato de locação de espaço em ‘shopping center’, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A propósito da falência, avalie as assertivas que seguem.

I. Prevalece na doutrina a qualificação como meramente declaratória da sentença que decreta a falência.

II. Contra a massa falida são exigíveis, em regra, apenas os juros vencidos após a decretação da falência, ainda que o ativo apurado não baste para o pagamento dos credores subordinados.

III. À falência ajuizada antes da Lei 11.101/2005, ainda que decretada na vigência desta, aplica-se integralmente a disciplina do revogado Decreto-lei 7.661/1945.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito do Conselho Tutelar, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) Em relação aos reflexos jurídicos das chamadas “novas tecnologias”, julgue os itens a seguir expostos.

I. O devedor que paga tem direito a quitação regular, e pode reter o pagamento, enquanto não lhe seja dada. Essa quitação regular engloba a quitação dada por meios eletrônicos ou por quaisquer formas de “comunicação a distância”, assim entendida aquela que permite ajustar negócios jurídicos e praticar atos jurídicos sem a presença corpórea simultânea das partes ou de seus representantes.

II. A formação dos contratos realizados entre pessoas ausentes, por meio eletrônico, completa-se com o envio da aceitação ao proponente.

III. Admite-se a penhora do website e de outros intangíveis relacionados com o comércio eletrônico.

Há engano apenas:


 

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 05.2021

(EMAGIS) Sobre os juros moratórios no Código Civil e também na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito das fundações na disciplina do Código Civil e também na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da doutrina da proteção integral da criança, tal como acolhida pelo ECA, e também sobre o acolhimento institucional do menor, tendo presente ainda a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Para o STJ, o acolhimento institucional ou o acolhimento familiar temporário do menor, atendem, em regra, seu melhor interesse, sendo medidas de incidência preferencial.

II. O acolhimento institucional e o acolhimento familiar são medidas provisórias e excepcionais, utilizáveis como forma de transição para reintegração familiar ou, não sendo esta possível, para colocação em família substituta, não implicando privação de liberdade.

III. Para aplicação das medidas de proteção à criança e ao adolescente, exige-se que os direitos reconhecidos no ECA tenham sido ameaçados ou violados.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Quanto ao litisconsórcio, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Relativamente ao instituto da reclamação, analise, com base na disciplina trazida pelo CPC/2015, os itens abaixo alocados, assinalando, na sequência, a alternativa apropriada.

I. Caberá reclamação da parte interessada ou do Ministério Público para garantir a observância de acórdão proferido em julgamento de incidente de resolução de demandas repetitivas ou de incidente de assunção de competência

II. A inadmissibilidade ou o julgamento do recurso interposto contra a decisão proferida pelo órgão reclamado prejudica a reclamação.

III. Ao despachar a reclamação, o relator, dentre outras providências, determinará a citação do beneficiário da decisão impugnada, que terá prazo de 15 (quinze) dias para apresentar a sua contestação.


 

(EMAGIS) Sobre a ordem dos processos no tribunal, considerada a disciplina trazida no novo CPC, julgue os itens abaixo.

I. É permitido ao advogado com domicílio profissional em cidade diversa daquela onde está sediado o tribunal realizar sustentação oral por meio de videoconferência ou outro recurso tecnológico de transmissão de sons e imagens em tempo real, desde que o requeira até 5 (cinco) dias antes da data da sessão de julgamento.

II. Reconhecida a necessidade de produção de prova, o relator converterá o julgamento em diligência, que se realizará no tribunal ou em primeiro grau de jurisdição, decidindo-se o recurso após a conclusão da instrução.

III. O relator ou outro juiz que não se considerar habilitado a proferir imediatamente seu voto poderá solicitar vista pelo prazo máximo de 10 (dez) dias, após o qual o recurso será reincluído em pauta para julgamento na sessão seguinte à data da devolução. Se os autos não forem devolvidos tempestivamente ou se não for solicitada pelo juiz prorrogação de prazo de no máximo mais 10 (dez) dias, o presidente do órgão fracionário os requisitará para julgamento do recurso na sessão ordinária subsequente, com publicação da pauta em que for incluído.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito da ação civil pública (Lei 7.347/1985), avalie as assertivas que seguem.

I. Havendo condenação em dinheiro, a indenização pelo dano causado reverterá a um fundo gerido por um Conselho Federal ou por Conselhos Estaduais de que participarão necessariamente o Ministério Público e representantes da comunidade, sendo seus recursos destinados à reconstituição dos bens lesados.

II. A doutrina refere-se ao fundo de reparação de interesses difusos como ‘fluid recovery’, ou seja, alude ao fato de que deve ser usado com certa flexibilidade, para uma reconstituição que não precisa e às vezes nem mesmo pode ser exatamente a reparação do mesmo bem lesado. O que não se pode é usar o produto do fundo em contrariedade com sua destinação legal.

III. A indenização imposta ao réu transgressor da natureza, apenas fração dela, pode ser direcionada para a parte autora da respectiva ação civil pública, devendo, o remanescente ser integralmente carreado para os Fundos de que trata o art. 13 da Lei n. 7.347/85.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Em relação aos reflexos jurídicos das chamadas “novas tecnologias”, julgue os itens a seguir expostos.

I. O devedor que paga tem direito a quitação regular, e pode reter o pagamento, enquanto não lhe seja dada. Essa quitação regular engloba a quitação dada por meios eletrônicos ou por quaisquer formas de “comunicação a distância”, assim entendida aquela que permite ajustar negócios jurídicos e praticar atos jurídicos sem a presença corpórea simultânea das partes ou de seus representantes.

II. A formação dos contratos realizados entre pessoas ausentes, por meio eletrônico, completa-se com o envio da aceitação ao proponente.

III. Admite-se a penhora do website e de outros intangíveis relacionados com o comércio eletrônico.

Há engano apenas:


 

(EMAGIS) A respeito do Conselho Tutelar, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) A propósito da individualização da pena e também sobre o crime de furto, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da repercussão da idade da vítima na fixação da pena pelo crime de homicídio doloso, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso a vítima tenha menos de 14 ou mais de 60 anos, incide causa especial de aumento da pena.

II. Caso a vítima tenha 14 anos ou mais e menos de 18 anos, pode a pena-base ser majorada a título de circunstância judicial desfavorável (conseqüências do crime), vedada nova majoração a título de causa especial de aumento de pena.

III. A tenra idade da vítima, sendo inerente ao crime, não é fundamento apto à majoração da pena na primeira fase da dosimetria.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(TJ/RJ – Juiz Substituto – VUNESP – 2019) As penas do crime de promover, constituir, financiar ou integrar organização criminosa, do art. 2° da Lei n° 12.850/13, são aumentadas de 1/6 a 2/3, nos termos do parágrafo 4°, se


 

(EMAGIS) Sobre a prisão preventiva, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/RJ - Juiz Substituto – VUNESP – 2019) Nos literais e expressos termos do art. 13 do CPP, incumbe à autoridade policial, entre outras funções:


 

(EMAGIS) Sabe-se que a Lei 13.769/2018 introduziu na Lei de Execução Penal (LEP – Lei 7.210/1984) dispositivo concessor de progressão de regime especial em benefício das mulheres gestantes, mães ou responsáveis por crianças ou pessoas com deficiência.

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da eficácia das decisões declaratórias de constitucionalidade ou inconstitucionalidade proferidas pelo Supremo Tribunal Federal em controle concentrado de constitucionalidade, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O Partido Comunista do Brasil (PC do B) ingressou no STF com a ADPF nº 378 – Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental – para discutir pontos referentes ao rito do processo de impeachment, questionando dispositivos e interpretações da Lei nº 1079/50, que trata dos crimes de responsabilidade. Sobre o assunto, o STF manifestou os seguintes entendimentos, exceto:


 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) Analise as assertivas abaixo:

I. São brasileiros naturalizados os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil.

II. São brasileiros natos os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a idade de 21 anos, pela nacionalidade brasileira, pois a opção, por decorrer da vontade, tem caráter personalíssimo. Exige-se, então, que o optante tenha capacidade plena para manifestar a sua vontade.

III. Os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, de Presidente da Câmara dos Deputados, de Presidente do Senado Federal, Ministro do Supremo Tribunal Federal, da carreira diplomática, de Ministro de Estado da Defesa e de oficial das Forças Armadas são privativos de brasileiro nato.

IV. A competência da Justiça do Trabalho alcança a execução de ofício das contribuições previdenciárias relativas ao objeto da condenação constante das sentenças que proferir e acordos por ela homologados.

Assinale a alternativa CORRETA:


 

(EMAGIS) A iniciativa para criar Tribunais de Contas, no Brasil, partiu dos Senadores do Império, Visconde de Barbacena e José Inácio Borges, em 1826. Em 1988, por sua vez, a Constituição da República conferiu especial importância ao Tribunal de Contas da União, fixando sua competência em seu art. 71. Por isso, a atuação dos Tribunais de Contas assume importância fundamental no campo do controle externo e constitui, como natural decorrência do fortalecimento de sua ação institucional, tema de irrecusável relevância (STF. Pleno. ADI nº 215/PB. Rel. Min. Celso de Mello. J. 03/08/90). Sobre a atuação do Tribunal de Contas da União, nos termos da recente jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, é correto afirmar:


 

(TJ/BA – Juiz de Direito – 2019) Em janeiro do ano das eleições municipais, o pai de um possível candidato à prefeitura de determinado município, em entrevista concedida a uma rádio local, exaltou a eventual candidatura do filho, tendo mencionado durante a entrevista diversas qualidades pessoais de seu descendente, mas sem pedir que votassem nele. Por isso, o diretório de um partido formulou representação contra a conduta narrada, tendo alegado a prática de propaganda eleitoral antecipada.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) A respeito dos contratos empresariais e também do contrato de locação de espaço em ‘shopping center’, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A propósito da falência, avalie as assertivas que seguem.

I. Prevalece na doutrina a qualificação como meramente declaratória da sentença que decreta a falência.

II. Contra a massa falida são exigíveis, em regra, apenas os juros vencidos após a decretação da falência, ainda que o ativo apurado não baste para o pagamento dos credores subordinados.

III. À falência ajuizada antes da Lei 11.101/2005, ainda que decretada na vigência desta, aplica-se integralmente a disciplina do revogado Decreto-lei 7.661/1945.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Considere redirecionamento, contra o sócio-gerente, de execução fiscal tributária que tramitava contra a sociedade devedora, isso com fundamento no artigo 135, III, do Código Tributário Nacional.
Tendo presente também a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito do ITBI, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito das Áreas de Preservação Permanente (APPs), marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a denominada desapropriação indireta, marque a alternativa CORRETA.


 

(TST – Juiz do Trabalho Substituto – FCC – 2017) Em matéria de responsabilidade civil extracontratual do Estado, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Sobre os concursos públicos, analise as seguintes assertivas.

I. Segundo entendimento do STF revestido de efeito vinculante, é inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido.

II. O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período. Por outro lado, o ato de homologação do resultado final do concurso público só produz efeitos a partir de sua publicação, sendo esta a data a partir da qual se inicia a contagem do prazo de validade do certame.

III. Na esteira da jurisprudência assentada pelo STJ, a prorrogação do prazo de validade de concurso público é ato discricionário da administração, sendo vedado ao Poder Judiciário o reexame dos critérios de conveniência e oportunidade adotados.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei Anticorrupção (Lei 12.846/13), tem-se a julgamento as proposições expostas a seguir.

I. É aplicável a Lei Anticorrupção com vistas à responsabilização objetiva administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública estrangeira, considerando-se como tal os órgãos e entidades estatais ou representações diplomáticas de país estrangeiro, de qualquer nível ou esfera de governo, bem como as pessoas jurídicas controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público de país estrangeiro. Equiparam-se à administração pública estrangeira, para esse efeito, as organizações públicas internacionais.

II. A instauração e o julgamento de processo administrativo para apuração da responsabilidade de pessoa jurídica cabem à autoridade máxima de cada órgão ou entidade dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que agirá de ofício ou mediante provocação, observados o contraditório e a ampla defesa. No entanto, a competência para a instauração e o julgamento do processo administrativo de apuração de responsabilidade da pessoa jurídica poderá ser delegada, vedada a subdelegação.


III. Na esfera administrativa, não podem ser aplicadas às pessoas jurídicas consideradas responsáveis pelos atos lesivos previstos nessa Lei as sanções de suspensão ou interdição parcial de suas atividades e de proibição temporária de receber incentivos, subsídios, subvenções, doações ou empréstimos de órgãos ou entidades públicas e de instituições financeiras públicas ou controladas pelo poder público.


 

Objetivas MPF - Rodada 05.2021

(EMAGIS) A respeito da eficácia das decisões declaratórias de constitucionalidade ou inconstitucionalidade proferidas pelo Supremo Tribunal Federal em controle concentrado de constitucionalidade, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O Partido Comunista do Brasil (PC do B) ingressou no STF com a ADPF nº 378 – Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental – para discutir pontos referentes ao rito do processo de impeachment, questionando dispositivos e interpretações da Lei nº 1079/50, que trata dos crimes de responsabilidade. Sobre o assunto, o STF manifestou os seguintes entendimentos, exceto:


 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) Analise as assertivas abaixo:

I. São brasileiros naturalizados os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil.

II. São brasileiros natos os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a idade de 21 anos, pela nacionalidade brasileira, pois a opção, por decorrer da vontade, tem caráter personalíssimo. Exige-se, então, que o optante tenha capacidade plena para manifestar a sua vontade.

III. Os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, de Presidente da Câmara dos Deputados, de Presidente do Senado Federal, Ministro do Supremo Tribunal Federal, da carreira diplomática, de Ministro de Estado da Defesa e de oficial das Forças Armadas são privativos de brasileiro nato.

IV. A competência da Justiça do Trabalho alcança a execução de ofício das contribuições previdenciárias relativas ao objeto da condenação constante das sentenças que proferir e acordos por ela homologados.

Assinale a alternativa CORRETA:


 

(EMAGIS) A iniciativa para criar Tribunais de Contas, no Brasil, partiu dos Senadores do Império, Visconde de Barbacena e José Inácio Borges, em 1826. Em 1988, por sua vez, a Constituição da República conferiu especial importância ao Tribunal de Contas da União, fixando sua competência em seu art. 71. Por isso, a atuação dos Tribunais de Contas assume importância fundamental no campo do controle externo e constitui, como natural decorrência do fortalecimento de sua ação institucional, tema de irrecusável relevância (STF. Pleno. ADI nº 215/PB. Rel. Min. Celso de Mello. J. 03/08/90). Sobre a atuação do Tribunal de Contas da União, nos termos da recente jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, é correto afirmar:


 

(DPE/RR – CESPE/CEBRASPE – 2012) Assinale a opção correta em relação à Corte Interamericana de Direitos Humanos.


 

(TJ/BA – Juiz de Direito – 2019) Em janeiro do ano das eleições municipais, o pai de um possível candidato à prefeitura de determinado município, em entrevista concedida a uma rádio local, exaltou a eventual candidatura do filho, tendo mencionado durante a entrevista diversas qualidades pessoais de seu descendente, mas sem pedir que votassem nele. Por isso, o diretório de um partido formulou representação contra a conduta narrada, tendo alegado a prática de propaganda eleitoral antecipada.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Sobre a denominada desapropriação indireta, marque a alternativa CORRETA.


 

(TST – Juiz do Trabalho Substituto – FCC – 2017) Em matéria de responsabilidade civil extracontratual do Estado, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Sobre os concursos públicos, analise as seguintes assertivas.

I. Segundo entendimento do STF revestido de efeito vinculante, é inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido.

II. O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período. Por outro lado, o ato de homologação do resultado final do concurso público só produz efeitos a partir de sua publicação, sendo esta a data a partir da qual se inicia a contagem do prazo de validade do certame.

III. Na esteira da jurisprudência assentada pelo STJ, a prorrogação do prazo de validade de concurso público é ato discricionário da administração, sendo vedado ao Poder Judiciário o reexame dos critérios de conveniência e oportunidade adotados.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei Anticorrupção (Lei 12.846/13), tem-se a julgamento as proposições expostas a seguir.

I. É aplicável a Lei Anticorrupção com vistas à responsabilização objetiva administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública estrangeira, considerando-se como tal os órgãos e entidades estatais ou representações diplomáticas de país estrangeiro, de qualquer nível ou esfera de governo, bem como as pessoas jurídicas controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público de país estrangeiro. Equiparam-se à administração pública estrangeira, para esse efeito, as organizações públicas internacionais.

II. A instauração e o julgamento de processo administrativo para apuração da responsabilidade de pessoa jurídica cabem à autoridade máxima de cada órgão ou entidade dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que agirá de ofício ou mediante provocação, observados o contraditório e a ampla defesa. No entanto, a competência para a instauração e o julgamento do processo administrativo de apuração de responsabilidade da pessoa jurídica poderá ser delegada, vedada a subdelegação.


III. Na esfera administrativa, não podem ser aplicadas às pessoas jurídicas consideradas responsáveis pelos atos lesivos previstos nessa Lei as sanções de suspensão ou interdição parcial de suas atividades e de proibição temporária de receber incentivos, subsídios, subvenções, doações ou empréstimos de órgãos ou entidades públicas e de instituições financeiras públicas ou controladas pelo poder público.


 

(EMAGIS) A respeito das Áreas de Preservação Permanente (APPs), marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) Considere redirecionamento, contra o sócio-gerente, de execução fiscal tributária que tramitava contra a sociedade devedora, isso com fundamento no artigo 135, III, do Código Tributário Nacional.
Tendo presente também a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre o imposto de renda, avalie as assertivas que seguem.

I. As quantias pagas sob a rubrica do PDV constituem renda e por isso estão na área de incidência do imposto sobre a renda.

II. Incide imposto de renda sobre o valor recebido a título de ajuda compensatória mensal prevista no art. 476-A da CLT (lay-off).

III. São proventos de qualquer natureza o produto do capital, do trabalho ou da combinação de ambos.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sabe-se que a EC 105/2019 trouxe alterações na disciplina constitucional ‘Dos Orçamentos’.

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a aplicação da lei no espaço, marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), entidade privada sem fins lucrativos, com criação autorizada pelo Conselho Monetário Nacional, avalie as assertivas que seguem.

I. O FGC integra uma rede de proteção bancária para a garantia do equilíbrio do sistema, atuando como um seguro de depósitos dos pequenos investidores.

II. O teto da garantia prestada pelo FGC (R$ 20.000,00), quando aplicado para resguardar investimentos efetuados por plano de previdência, não pode ser aplicado individualmente para cada integrante do plano.

III. O teto cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) se aplica ao montante total do fundo instituído por concessionárias de veículos, não à quota-parte devida a cada associado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação aos reflexos jurídicos das chamadas “novas tecnologias”, julgue os itens a seguir expostos.

I. O devedor que paga tem direito a quitação regular, e pode reter o pagamento, enquanto não lhe seja dada. Essa quitação regular engloba a quitação dada por meios eletrônicos ou por quaisquer formas de “comunicação a distância”, assim entendida aquela que permite ajustar negócios jurídicos e praticar atos jurídicos sem a presença corpórea simultânea das partes ou de seus representantes.

II. A formação dos contratos realizados entre pessoas ausentes, por meio eletrônico, completa-se com o envio da aceitação ao proponente.

III. Admite-se a penhora do website e de outros intangíveis relacionados com o comércio eletrônico.

Há engano apenas:


 

(EMAGIS) Sobre os juros moratórios no Código Civil e também na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito das fundações na disciplina do Código Civil e também na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.


 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Quanto ao litisconsórcio, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Relativamente ao instituto da reclamação, analise, com base na disciplina trazida pelo CPC/2015, os itens abaixo alocados, assinalando, na sequência, a alternativa apropriada.

I. Caberá reclamação da parte interessada ou do Ministério Público para garantir a observância de acórdão proferido em julgamento de incidente de resolução de demandas repetitivas ou de incidente de assunção de competência

II. A inadmissibilidade ou o julgamento do recurso interposto contra a decisão proferida pelo órgão reclamado prejudica a reclamação.

III. Ao despachar a reclamação, o relator, dentre outras providências, determinará a citação do beneficiário da decisão impugnada, que terá prazo de 15 (quinze) dias para apresentar a sua contestação.


 

(EMAGIS) Sobre a ordem dos processos no tribunal, considerada a disciplina trazida no novo CPC, julgue os itens abaixo.

I. É permitido ao advogado com domicílio profissional em cidade diversa daquela onde está sediado o tribunal realizar sustentação oral por meio de videoconferência ou outro recurso tecnológico de transmissão de sons e imagens em tempo real, desde que o requeira até 5 (cinco) dias antes da data da sessão de julgamento.

II. Reconhecida a necessidade de produção de prova, o relator converterá o julgamento em diligência, que se realizará no tribunal ou em primeiro grau de jurisdição, decidindo-se o recurso após a conclusão da instrução.

III. O relator ou outro juiz que não se considerar habilitado a proferir imediatamente seu voto poderá solicitar vista pelo prazo máximo de 10 (dez) dias, após o qual o recurso será reincluído em pauta para julgamento na sessão seguinte à data da devolução. Se os autos não forem devolvidos tempestivamente ou se não for solicitada pelo juiz prorrogação de prazo de no máximo mais 10 (dez) dias, o presidente do órgão fracionário os requisitará para julgamento do recurso na sessão ordinária subsequente, com publicação da pauta em que for incluído.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) A propósito da individualização da pena e também sobre o crime de furto, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da repercussão da idade da vítima na fixação da pena pelo crime de homicídio doloso, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso a vítima tenha menos de 14 ou mais de 60 anos, incide causa especial de aumento da pena.

II. Caso a vítima tenha 14 anos ou mais e menos de 18 anos, pode a pena-base ser majorada a título de circunstância judicial desfavorável (conseqüências do crime), vedada nova majoração a título de causa especial de aumento de pena.

III. A tenra idade da vítima, sendo inerente ao crime, não é fundamento apto à majoração da pena na primeira fase da dosimetria.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito do crime de violação de domicílio (CP, artigo 150), marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/RJ – Juiz Substituto – VUNESP – 2019) As penas do crime de promover, constituir, financiar ou integrar organização criminosa, do art. 2° da Lei n° 12.850/13, são aumentadas de 1/6 a 2/3, nos termos do parágrafo 4°, se


 

(EMAGIS) Sobre a prisão preventiva, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/RJ - Juiz Substituto – VUNESP – 2019) Nos literais e expressos termos do art. 13 do CPP, incumbe à autoridade policial, entre outras funções:


 

(EMAGIS) Sabe-se que a Lei 13.769/2018 introduziu na Lei de Execução Penal (LEP – Lei 7.210/1984) dispositivo concessor de progressão de regime especial em benefício das mulheres gestantes, mães ou responsáveis por crianças ou pessoas com deficiência.

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.


 

Objetivas MP Estadual - Rodada 05.2021

(EMAGIS) A respeito do Conselho Superior do Ministério Público, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) A propósito da individualização da pena e também sobre o crime de furto, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da repercussão da idade da vítima na fixação da pena pelo crime de homicídio doloso, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso a vítima tenha menos de 14 ou mais de 60 anos, incide causa especial de aumento da pena.

II. Caso a vítima tenha 14 anos ou mais e menos de 18 anos, pode a pena-base ser majorada a título de circunstância judicial desfavorável (conseqüências do crime), vedada nova majoração a título de causa especial de aumento de pena.

III. A tenra idade da vítima, sendo inerente ao crime, não é fundamento apto à majoração da pena na primeira fase da dosimetria.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(TJ/RJ – Juiz Substituto – VUNESP – 2019) As penas do crime de promover, constituir, financiar ou integrar organização criminosa, do art. 2° da Lei n° 12.850/13, são aumentadas de 1/6 a 2/3, nos termos do parágrafo 4°, se


 

(EMAGIS) Sobre a prisão preventiva, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/RJ - Juiz Substituto – VUNESP – 2019) Nos literais e expressos termos do art. 13 do CPP, incumbe à autoridade policial, entre outras funções:


 

(EMAGIS) Sabe-se que a Lei 13.769/2018 introduziu na Lei de Execução Penal (LEP – Lei 7.210/1984) dispositivo concessor de progressão de regime especial em benefício das mulheres gestantes, mães ou responsáveis por crianças ou pessoas com deficiência.

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre os juros moratórios no Código Civil e também na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito das fundações na disciplina do Código Civil e também na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da doutrina da proteção integral da criança, tal como acolhida pelo ECA, e também sobre o acolhimento institucional do menor, tendo presente ainda a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Para o STJ, o acolhimento institucional ou o acolhimento familiar temporário do menor, atendem, em regra, seu melhor interesse, sendo medidas de incidência preferencial.

II. O acolhimento institucional e o acolhimento familiar são medidas provisórias e excepcionais, utilizáveis como forma de transição para reintegração familiar ou, não sendo esta possível, para colocação em família substituta, não implicando privação de liberdade.

III. Para aplicação das medidas de proteção à criança e ao adolescente, exige-se que os direitos reconhecidos no ECA tenham sido ameaçados ou violados.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Quanto ao litisconsórcio, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Relativamente ao instituto da reclamação, analise, com base na disciplina trazida pelo CPC/2015, os itens abaixo alocados, assinalando, na sequência, a alternativa apropriada.

I. Caberá reclamação da parte interessada ou do Ministério Público para garantir a observância de acórdão proferido em julgamento de incidente de resolução de demandas repetitivas ou de incidente de assunção de competência

II. A inadmissibilidade ou o julgamento do recurso interposto contra a decisão proferida pelo órgão reclamado prejudica a reclamação.

III. Ao despachar a reclamação, o relator, dentre outras providências, determinará a citação do beneficiário da decisão impugnada, que terá prazo de 15 (quinze) dias para apresentar a sua contestação.


 

(EMAGIS) Sobre a ordem dos processos no tribunal, considerada a disciplina trazida no novo CPC, julgue os itens abaixo.

I. É permitido ao advogado com domicílio profissional em cidade diversa daquela onde está sediado o tribunal realizar sustentação oral por meio de videoconferência ou outro recurso tecnológico de transmissão de sons e imagens em tempo real, desde que o requeira até 5 (cinco) dias antes da data da sessão de julgamento.

II. Reconhecida a necessidade de produção de prova, o relator converterá o julgamento em diligência, que se realizará no tribunal ou em primeiro grau de jurisdição, decidindo-se o recurso após a conclusão da instrução.

III. O relator ou outro juiz que não se considerar habilitado a proferir imediatamente seu voto poderá solicitar vista pelo prazo máximo de 10 (dez) dias, após o qual o recurso será reincluído em pauta para julgamento na sessão seguinte à data da devolução. Se os autos não forem devolvidos tempestivamente ou se não for solicitada pelo juiz prorrogação de prazo de no máximo mais 10 (dez) dias, o presidente do órgão fracionário os requisitará para julgamento do recurso na sessão ordinária subsequente, com publicação da pauta em que for incluído.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito da ação civil pública (Lei 7.347/1985), avalie as assertivas que seguem.

I. Havendo condenação em dinheiro, a indenização pelo dano causado reverterá a um fundo gerido por um Conselho Federal ou por Conselhos Estaduais de que participarão necessariamente o Ministério Público e representantes da comunidade, sendo seus recursos destinados à reconstituição dos bens lesados.

II. A doutrina refere-se ao fundo de reparação de interesses difusos como ‘fluid recovery’, ou seja, alude ao fato de que deve ser usado com certa flexibilidade, para uma reconstituição que não precisa e às vezes nem mesmo pode ser exatamente a reparação do mesmo bem lesado. O que não se pode é usar o produto do fundo em contrariedade com sua destinação legal.

III. A indenização imposta ao réu transgressor da natureza, apenas fração dela, pode ser direcionada para a parte autora da respectiva ação civil pública, devendo, o remanescente ser integralmente carreado para os Fundos de que trata o art. 13 da Lei n. 7.347/85.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito da eficácia das decisões declaratórias de constitucionalidade ou inconstitucionalidade proferidas pelo Supremo Tribunal Federal em controle concentrado de constitucionalidade, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O Partido Comunista do Brasil (PC do B) ingressou no STF com a ADPF nº 378 – Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental – para discutir pontos referentes ao rito do processo de impeachment, questionando dispositivos e interpretações da Lei nº 1079/50, que trata dos crimes de responsabilidade. Sobre o assunto, o STF manifestou os seguintes entendimentos, exceto:


 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) Analise as assertivas abaixo:

I. São brasileiros naturalizados os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil.

II. São brasileiros natos os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a idade de 21 anos, pela nacionalidade brasileira, pois a opção, por decorrer da vontade, tem caráter personalíssimo. Exige-se, então, que o optante tenha capacidade plena para manifestar a sua vontade.

III. Os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, de Presidente da Câmara dos Deputados, de Presidente do Senado Federal, Ministro do Supremo Tribunal Federal, da carreira diplomática, de Ministro de Estado da Defesa e de oficial das Forças Armadas são privativos de brasileiro nato.

IV. A competência da Justiça do Trabalho alcança a execução de ofício das contribuições previdenciárias relativas ao objeto da condenação constante das sentenças que proferir e acordos por ela homologados.

Assinale a alternativa CORRETA:


 

(EMAGIS) A iniciativa para criar Tribunais de Contas, no Brasil, partiu dos Senadores do Império, Visconde de Barbacena e José Inácio Borges, em 1826. Em 1988, por sua vez, a Constituição da República conferiu especial importância ao Tribunal de Contas da União, fixando sua competência em seu art. 71. Por isso, a atuação dos Tribunais de Contas assume importância fundamental no campo do controle externo e constitui, como natural decorrência do fortalecimento de sua ação institucional, tema de irrecusável relevância (STF. Pleno. ADI nº 215/PB. Rel. Min. Celso de Mello. J. 03/08/90). Sobre a atuação do Tribunal de Contas da União, nos termos da recente jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, é correto afirmar:


 

(DPE/RR – CESPE/CEBRASPE – 2012) Assinale a opção correta em relação à Corte Interamericana de Direitos Humanos.


 

(EMAGIS) Sobre a denominada desapropriação indireta, marque a alternativa CORRETA.


 

(TST – Juiz do Trabalho Substituto – FCC – 2017) Em matéria de responsabilidade civil extracontratual do Estado, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Sobre os concursos públicos, analise as seguintes assertivas.

I. Segundo entendimento do STF revestido de efeito vinculante, é inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido.

II. O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período. Por outro lado, o ato de homologação do resultado final do concurso público só produz efeitos a partir de sua publicação, sendo esta a data a partir da qual se inicia a contagem do prazo de validade do certame.

III. Na esteira da jurisprudência assentada pelo STJ, a prorrogação do prazo de validade de concurso público é ato discricionário da administração, sendo vedado ao Poder Judiciário o reexame dos critérios de conveniência e oportunidade adotados.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei Anticorrupção (Lei 12.846/13), tem-se a julgamento as proposições expostas a seguir.

I. É aplicável a Lei Anticorrupção com vistas à responsabilização objetiva administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública estrangeira, considerando-se como tal os órgãos e entidades estatais ou representações diplomáticas de país estrangeiro, de qualquer nível ou esfera de governo, bem como as pessoas jurídicas controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público de país estrangeiro. Equiparam-se à administração pública estrangeira, para esse efeito, as organizações públicas internacionais.

II. A instauração e o julgamento de processo administrativo para apuração da responsabilidade de pessoa jurídica cabem à autoridade máxima de cada órgão ou entidade dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que agirá de ofício ou mediante provocação, observados o contraditório e a ampla defesa. No entanto, a competência para a instauração e o julgamento do processo administrativo de apuração de responsabilidade da pessoa jurídica poderá ser delegada, vedada a subdelegação.


III. Na esfera administrativa, não podem ser aplicadas às pessoas jurídicas consideradas responsáveis pelos atos lesivos previstos nessa Lei as sanções de suspensão ou interdição parcial de suas atividades e de proibição temporária de receber incentivos, subsídios, subvenções, doações ou empréstimos de órgãos ou entidades públicas e de instituições financeiras públicas ou controladas pelo poder público.


 

(EMAGIS) A respeito das Áreas de Preservação Permanente (APPs), marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) Considere redirecionamento, contra o sócio-gerente, de execução fiscal tributária que tramitava contra a sociedade devedora, isso com fundamento no artigo 135, III, do Código Tributário Nacional.
Tendo presente também a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito do ITBI, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito dos contratos empresariais e também do contrato de locação de espaço em ‘shopping center’, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A propósito da falência, avalie as assertivas que seguem.

I. Prevalece na doutrina a qualificação como meramente declaratória da sentença que decreta a falência.

II. Contra a massa falida são exigíveis, em regra, apenas os juros vencidos após a decretação da falência, ainda que o ativo apurado não baste para o pagamento dos credores subordinados.

III. À falência ajuizada antes da Lei 11.101/2005, ainda que decretada na vigência desta, aplica-se integralmente a disciplina do revogado Decreto-lei 7.661/1945.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(TJ/BA – Juiz de Direito – 2019) Em janeiro do ano das eleições municipais, o pai de um possível candidato à prefeitura de determinado município, em entrevista concedida a uma rádio local, exaltou a eventual candidatura do filho, tendo mencionado durante a entrevista diversas qualidades pessoais de seu descendente, mas sem pedir que votassem nele. Por isso, o diretório de um partido formulou representação contra a conduta narrada, tendo alegado a prática de propaganda eleitoral antecipada.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) A respeito do Conselho Tutelar, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) Em relação aos reflexos jurídicos das chamadas “novas tecnologias”, julgue os itens a seguir expostos.

I. O devedor que paga tem direito a quitação regular, e pode reter o pagamento, enquanto não lhe seja dada. Essa quitação regular engloba a quitação dada por meios eletrônicos ou por quaisquer formas de “comunicação a distância”, assim entendida aquela que permite ajustar negócios jurídicos e praticar atos jurídicos sem a presença corpórea simultânea das partes ou de seus representantes.

II. A formação dos contratos realizados entre pessoas ausentes, por meio eletrônico, completa-se com o envio da aceitação ao proponente.

III. Admite-se a penhora do website e de outros intangíveis relacionados com o comércio eletrônico.

Há engano apenas:


 

Objetivas Delegado - Rodada 05.2021

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) A propósito da individualização da pena e também sobre o crime de furto, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da repercussão da idade da vítima na fixação da pena pelo crime de homicídio doloso, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso a vítima tenha menos de 14 ou mais de 60 anos, incide causa especial de aumento da pena.

II. Caso a vítima tenha 14 anos ou mais e menos de 18 anos, pode a pena-base ser majorada a título de circunstância judicial desfavorável (conseqüências do crime), vedada nova majoração a título de causa especial de aumento de pena.

III. A tenra idade da vítima, sendo inerente ao crime, não é fundamento apto à majoração da pena na primeira fase da dosimetria.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(TJ/RJ – Juiz Substituto – VUNESP – 2019) As penas do crime de promover, constituir, financiar ou integrar organização criminosa, do art. 2° da Lei n° 12.850/13, são aumentadas de 1/6 a 2/3, nos termos do parágrafo 4°, se


 

(EMAGIS) Sobre a prisão preventiva, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/RJ - Juiz Substituto – VUNESP – 2019) Nos literais e expressos termos do art. 13 do CPP, incumbe à autoridade policial, entre outras funções:


 

(EMAGIS) Sabe-se que a Lei 13.769/2018 introduziu na Lei de Execução Penal (LEP – Lei 7.210/1984) dispositivo concessor de progressão de regime especial em benefício das mulheres gestantes, mães ou responsáveis por crianças ou pessoas com deficiência.

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre os juros moratórios no Código Civil e também na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito das fundações na disciplina do Código Civil e também na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da eficácia das decisões declaratórias de constitucionalidade ou inconstitucionalidade proferidas pelo Supremo Tribunal Federal em controle concentrado de constitucionalidade, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O Partido Comunista do Brasil (PC do B) ingressou no STF com a ADPF nº 378 – Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental – para discutir pontos referentes ao rito do processo de impeachment, questionando dispositivos e interpretações da Lei nº 1079/50, que trata dos crimes de responsabilidade. Sobre o assunto, o STF manifestou os seguintes entendimentos, exceto:


 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) Analise as assertivas abaixo:

I. São brasileiros naturalizados os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil.

II. São brasileiros natos os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a idade de 21 anos, pela nacionalidade brasileira, pois a opção, por decorrer da vontade, tem caráter personalíssimo. Exige-se, então, que o optante tenha capacidade plena para manifestar a sua vontade.

III. Os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, de Presidente da Câmara dos Deputados, de Presidente do Senado Federal, Ministro do Supremo Tribunal Federal, da carreira diplomática, de Ministro de Estado da Defesa e de oficial das Forças Armadas são privativos de brasileiro nato.

IV. A competência da Justiça do Trabalho alcança a execução de ofício das contribuições previdenciárias relativas ao objeto da condenação constante das sentenças que proferir e acordos por ela homologados.

Assinale a alternativa CORRETA:


 

(EMAGIS) A iniciativa para criar Tribunais de Contas, no Brasil, partiu dos Senadores do Império, Visconde de Barbacena e José Inácio Borges, em 1826. Em 1988, por sua vez, a Constituição da República conferiu especial importância ao Tribunal de Contas da União, fixando sua competência em seu art. 71. Por isso, a atuação dos Tribunais de Contas assume importância fundamental no campo do controle externo e constitui, como natural decorrência do fortalecimento de sua ação institucional, tema de irrecusável relevância (STF. Pleno. ADI nº 215/PB. Rel. Min. Celso de Mello. J. 03/08/90). Sobre a atuação do Tribunal de Contas da União, nos termos da recente jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Sobre a denominada desapropriação indireta, marque a alternativa CORRETA.


 

(TST – Juiz do Trabalho Substituto – FCC – 2017) Em matéria de responsabilidade civil extracontratual do Estado, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Sobre os concursos públicos, analise as seguintes assertivas.

I. Segundo entendimento do STF revestido de efeito vinculante, é inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido.

II. O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período. Por outro lado, o ato de homologação do resultado final do concurso público só produz efeitos a partir de sua publicação, sendo esta a data a partir da qual se inicia a contagem do prazo de validade do certame.

III. Na esteira da jurisprudência assentada pelo STJ, a prorrogação do prazo de validade de concurso público é ato discricionário da administração, sendo vedado ao Poder Judiciário o reexame dos critérios de conveniência e oportunidade adotados.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei Anticorrupção (Lei 12.846/13), tem-se a julgamento as proposições expostas a seguir.

I. É aplicável a Lei Anticorrupção com vistas à responsabilização objetiva administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública estrangeira, considerando-se como tal os órgãos e entidades estatais ou representações diplomáticas de país estrangeiro, de qualquer nível ou esfera de governo, bem como as pessoas jurídicas controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público de país estrangeiro. Equiparam-se à administração pública estrangeira, para esse efeito, as organizações públicas internacionais.

II. A instauração e o julgamento de processo administrativo para apuração da responsabilidade de pessoa jurídica cabem à autoridade máxima de cada órgão ou entidade dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que agirá de ofício ou mediante provocação, observados o contraditório e a ampla defesa. No entanto, a competência para a instauração e o julgamento do processo administrativo de apuração de responsabilidade da pessoa jurídica poderá ser delegada, vedada a subdelegação.


III. Na esfera administrativa, não podem ser aplicadas às pessoas jurídicas consideradas responsáveis pelos atos lesivos previstos nessa Lei as sanções de suspensão ou interdição parcial de suas atividades e de proibição temporária de receber incentivos, subsídios, subvenções, doações ou empréstimos de órgãos ou entidades públicas e de instituições financeiras públicas ou controladas pelo poder público.


 

(EMAGIS) A respeito do Conselho Tutelar, assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) A respeito dos contratos empresariais e também do contrato de locação de espaço em ‘shopping center’, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A propósito da falência, avalie as assertivas que seguem.

I. Prevalece na doutrina a qualificação como meramente declaratória da sentença que decreta a falência.

II. Contra a massa falida são exigíveis, em regra, apenas os juros vencidos após a decretação da falência, ainda que o ativo apurado não baste para o pagamento dos credores subordinados.

III. À falência ajuizada antes da Lei 11.101/2005, ainda que decretada na vigência desta, aplica-se integralmente a disciplina do revogado Decreto-lei 7.661/1945.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(TJ/BA – Juiz de Direito – 2019) Em janeiro do ano das eleições municipais, o pai de um possível candidato à prefeitura de determinado município, em entrevista concedida a uma rádio local, exaltou a eventual candidatura do filho, tendo mencionado durante a entrevista diversas qualidades pessoais de seu descendente, mas sem pedir que votassem nele. Por isso, o diretório de um partido formulou representação contra a conduta narrada, tendo alegado a prática de propaganda eleitoral antecipada.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.


 

(DPE/RR – CESPE/CEBRASPE – 2012) Assinale a opção correta em relação à Corte Interamericana de Direitos Humanos.


 

(EMAGIS) Em relação aos reflexos jurídicos das chamadas “novas tecnologias”, julgue os itens a seguir expostos.

I. O devedor que paga tem direito a quitação regular, e pode reter o pagamento, enquanto não lhe seja dada. Essa quitação regular engloba a quitação dada por meios eletrônicos ou por quaisquer formas de “comunicação a distância”, assim entendida aquela que permite ajustar negócios jurídicos e praticar atos jurídicos sem a presença corpórea simultânea das partes ou de seus representantes.

II. A formação dos contratos realizados entre pessoas ausentes, por meio eletrônico, completa-se com o envio da aceitação ao proponente.

III. Admite-se a penhora do website e de outros intangíveis relacionados com o comércio eletrônico.

Há engano apenas:


 

(EMAGIS) Considere redirecionamento, contra o sócio-gerente, de execução fiscal tributária que tramitava contra a sociedade devedora, isso com fundamento no artigo 135, III, do Código Tributário Nacional.
Tendo presente também a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito do ITBI, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito das Áreas de Preservação Permanente (APPs), marque a alternativa INCORRETA.


 

Objetivas DPF - Rodada 05.2021

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) A propósito da individualização da pena e também sobre o crime de furto, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da repercussão da idade da vítima na fixação da pena pelo crime de homicídio doloso, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso a vítima tenha menos de 14 ou mais de 60 anos, incide causa especial de aumento da pena.

II. Caso a vítima tenha 14 anos ou mais e menos de 18 anos, pode a pena-base ser majorada a título de circunstância judicial desfavorável (conseqüências do crime), vedada nova majoração a título de causa especial de aumento de pena.

III. A tenra idade da vítima, sendo inerente ao crime, não é fundamento apto à majoração da pena na primeira fase da dosimetria.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(TJ/RJ – Juiz Substituto – VUNESP – 2019) As penas do crime de promover, constituir, financiar ou integrar organização criminosa, do art. 2° da Lei n° 12.850/13, são aumentadas de 1/6 a 2/3, nos termos do parágrafo 4°, se


 

(EMAGIS) A respeito do crime de violação de domicílio (CP, artigo 150), marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a prisão preventiva, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/RJ - Juiz Substituto – VUNESP – 2019) Nos literais e expressos termos do art. 13 do CPP, incumbe à autoridade policial, entre outras funções:


 

(EMAGIS) Sabe-se que a Lei 13.769/2018 introduziu na Lei de Execução Penal (LEP – Lei 7.210/1984) dispositivo concessor de progressão de regime especial em benefício das mulheres gestantes, mães ou responsáveis por crianças ou pessoas com deficiência.

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da eficácia das decisões declaratórias de constitucionalidade ou inconstitucionalidade proferidas pelo Supremo Tribunal Federal em controle concentrado de constitucionalidade, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O Partido Comunista do Brasil (PC do B) ingressou no STF com a ADPF nº 378 – Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental – para discutir pontos referentes ao rito do processo de impeachment, questionando dispositivos e interpretações da Lei nº 1079/50, que trata dos crimes de responsabilidade. Sobre o assunto, o STF manifestou os seguintes entendimentos, exceto:


 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) Analise as assertivas abaixo:

I. São brasileiros naturalizados os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil.

II. São brasileiros natos os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a idade de 21 anos, pela nacionalidade brasileira, pois a opção, por decorrer da vontade, tem caráter personalíssimo. Exige-se, então, que o optante tenha capacidade plena para manifestar a sua vontade.

III. Os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, de Presidente da Câmara dos Deputados, de Presidente do Senado Federal, Ministro do Supremo Tribunal Federal, da carreira diplomática, de Ministro de Estado da Defesa e de oficial das Forças Armadas são privativos de brasileiro nato.

IV. A competência da Justiça do Trabalho alcança a execução de ofício das contribuições previdenciárias relativas ao objeto da condenação constante das sentenças que proferir e acordos por ela homologados.

Assinale a alternativa CORRETA:


 

(EMAGIS) A iniciativa para criar Tribunais de Contas, no Brasil, partiu dos Senadores do Império, Visconde de Barbacena e José Inácio Borges, em 1826. Em 1988, por sua vez, a Constituição da República conferiu especial importância ao Tribunal de Contas da União, fixando sua competência em seu art. 71. Por isso, a atuação dos Tribunais de Contas assume importância fundamental no campo do controle externo e constitui, como natural decorrência do fortalecimento de sua ação institucional, tema de irrecusável relevância (STF. Pleno. ADI nº 215/PB. Rel. Min. Celso de Mello. J. 03/08/90). Sobre a atuação do Tribunal de Contas da União, nos termos da recente jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Sobre a denominada desapropriação indireta, marque a alternativa CORRETA.


 

(TST – Juiz do Trabalho Substituto – FCC – 2017) Em matéria de responsabilidade civil extracontratual do Estado, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Sobre os concursos públicos, analise as seguintes assertivas.

I. Segundo entendimento do STF revestido de efeito vinculante, é inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido.

II. O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período. Por outro lado, o ato de homologação do resultado final do concurso público só produz efeitos a partir de sua publicação, sendo esta a data a partir da qual se inicia a contagem do prazo de validade do certame.

III. Na esteira da jurisprudência assentada pelo STJ, a prorrogação do prazo de validade de concurso público é ato discricionário da administração, sendo vedado ao Poder Judiciário o reexame dos critérios de conveniência e oportunidade adotados.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei Anticorrupção (Lei 12.846/13), tem-se a julgamento as proposições expostas a seguir.

I. É aplicável a Lei Anticorrupção com vistas à responsabilização objetiva administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública estrangeira, considerando-se como tal os órgãos e entidades estatais ou representações diplomáticas de país estrangeiro, de qualquer nível ou esfera de governo, bem como as pessoas jurídicas controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público de país estrangeiro. Equiparam-se à administração pública estrangeira, para esse efeito, as organizações públicas internacionais.

II. A instauração e o julgamento de processo administrativo para apuração da responsabilidade de pessoa jurídica cabem à autoridade máxima de cada órgão ou entidade dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que agirá de ofício ou mediante provocação, observados o contraditório e a ampla defesa. No entanto, a competência para a instauração e o julgamento do processo administrativo de apuração de responsabilidade da pessoa jurídica poderá ser delegada, vedada a subdelegação.


III. Na esfera administrativa, não podem ser aplicadas às pessoas jurídicas consideradas responsáveis pelos atos lesivos previstos nessa Lei as sanções de suspensão ou interdição parcial de suas atividades e de proibição temporária de receber incentivos, subsídios, subvenções, doações ou empréstimos de órgãos ou entidades públicas e de instituições financeiras públicas ou controladas pelo poder público.


 

(EMAGIS) Sobre os juros moratórios no Código Civil e também na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito das fundações na disciplina do Código Civil e também na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito dos contratos empresariais e também do contrato de locação de espaço em ‘shopping center’, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A propósito da falência, avalie as assertivas que seguem.

I. Prevalece na doutrina a qualificação como meramente declaratória da sentença que decreta a falência.

II. Contra a massa falida são exigíveis, em regra, apenas os juros vencidos após a decretação da falência, ainda que o ativo apurado não baste para o pagamento dos credores subordinados.

III. À falência ajuizada antes da Lei 11.101/2005, ainda que decretada na vigência desta, aplica-se integralmente a disciplina do revogado Decreto-lei 7.661/1945.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Quanto ao litisconsórcio, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Relativamente ao instituto da reclamação, analise, com base na disciplina trazida pelo CPC/2015, os itens abaixo alocados, assinalando, na sequência, a alternativa apropriada.

I. Caberá reclamação da parte interessada ou do Ministério Público para garantir a observância de acórdão proferido em julgamento de incidente de resolução de demandas repetitivas ou de incidente de assunção de competência

II. A inadmissibilidade ou o julgamento do recurso interposto contra a decisão proferida pelo órgão reclamado prejudica a reclamação.

III. Ao despachar a reclamação, o relator, dentre outras providências, determinará a citação do beneficiário da decisão impugnada, que terá prazo de 15 (quinze) dias para apresentar a sua contestação.


 

(EMAGIS) Sobre a ordem dos processos no tribunal, considerada a disciplina trazida no novo CPC, julgue os itens abaixo.

I. É permitido ao advogado com domicílio profissional em cidade diversa daquela onde está sediado o tribunal realizar sustentação oral por meio de videoconferência ou outro recurso tecnológico de transmissão de sons e imagens em tempo real, desde que o requeira até 5 (cinco) dias antes da data da sessão de julgamento.

II. Reconhecida a necessidade de produção de prova, o relator converterá o julgamento em diligência, que se realizará no tribunal ou em primeiro grau de jurisdição, decidindo-se o recurso após a conclusão da instrução.

III. O relator ou outro juiz que não se considerar habilitado a proferir imediatamente seu voto poderá solicitar vista pelo prazo máximo de 10 (dez) dias, após o qual o recurso será reincluído em pauta para julgamento na sessão seguinte à data da devolução. Se os autos não forem devolvidos tempestivamente ou se não for solicitada pelo juiz prorrogação de prazo de no máximo mais 10 (dez) dias, o presidente do órgão fracionário os requisitará para julgamento do recurso na sessão ordinária subsequente, com publicação da pauta em que for incluído.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a aplicação da lei no espaço, marque a alternativa INCORRETA.


 

(DPE/RR – CESPE/CEBRASPE – 2012) Assinale a opção correta em relação à Corte Interamericana de Direitos Humanos.


 

(EMAGIS) Quanto ao financiamento da Seguridade Social, assinale a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Sabe-se que a EC 105/2019 trouxe alterações na disciplina constitucional ‘Dos Orçamentos’.

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) Considere redirecionamento, contra o sócio-gerente, de execução fiscal tributária que tramitava contra a sociedade devedora, isso com fundamento no artigo 135, III, do Código Tributário Nacional.
Tendo presente também a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre o imposto de renda, avalie as assertivas que seguem.

I. As quantias pagas sob a rubrica do PDV constituem renda e por isso estão na área de incidência do imposto sobre a renda.

II. Incide imposto de renda sobre o valor recebido a título de ajuda compensatória mensal prevista no art. 476-A da CLT (lay-off).

III. São proventos de qualquer natureza o produto do capital, do trabalho ou da combinação de ambos.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 05.2021

(EMAGIS) A respeito da eficácia das decisões declaratórias de constitucionalidade ou inconstitucionalidade proferidas pelo Supremo Tribunal Federal em controle concentrado de constitucionalidade, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O Partido Comunista do Brasil (PC do B) ingressou no STF com a ADPF nº 378 – Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental – para discutir pontos referentes ao rito do processo de impeachment, questionando dispositivos e interpretações da Lei nº 1079/50, que trata dos crimes de responsabilidade. Sobre o assunto, o STF manifestou os seguintes entendimentos, exceto:


 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) Analise as assertivas abaixo:

I. São brasileiros naturalizados os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil.

II. São brasileiros natos os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a idade de 21 anos, pela nacionalidade brasileira, pois a opção, por decorrer da vontade, tem caráter personalíssimo. Exige-se, então, que o optante tenha capacidade plena para manifestar a sua vontade.

III. Os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, de Presidente da Câmara dos Deputados, de Presidente do Senado Federal, Ministro do Supremo Tribunal Federal, da carreira diplomática, de Ministro de Estado da Defesa e de oficial das Forças Armadas são privativos de brasileiro nato.

IV. A competência da Justiça do Trabalho alcança a execução de ofício das contribuições previdenciárias relativas ao objeto da condenação constante das sentenças que proferir e acordos por ela homologados.

Assinale a alternativa CORRETA:


 

(EMAGIS) A iniciativa para criar Tribunais de Contas, no Brasil, partiu dos Senadores do Império, Visconde de Barbacena e José Inácio Borges, em 1826. Em 1988, por sua vez, a Constituição da República conferiu especial importância ao Tribunal de Contas da União, fixando sua competência em seu art. 71. Por isso, a atuação dos Tribunais de Contas assume importância fundamental no campo do controle externo e constitui, como natural decorrência do fortalecimento de sua ação institucional, tema de irrecusável relevância (STF. Pleno. ADI nº 215/PB. Rel. Min. Celso de Mello. J. 03/08/90). Sobre a atuação do Tribunal de Contas da União, nos termos da recente jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Quanto ao financiamento da Seguridade Social, assinale a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) A propósito da individualização da pena e também sobre o crime de furto, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da repercussão da idade da vítima na fixação da pena pelo crime de homicídio doloso, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso a vítima tenha menos de 14 ou mais de 60 anos, incide causa especial de aumento da pena.

II. Caso a vítima tenha 14 anos ou mais e menos de 18 anos, pode a pena-base ser majorada a título de circunstância judicial desfavorável (conseqüências do crime), vedada nova majoração a título de causa especial de aumento de pena.

III. A tenra idade da vítima, sendo inerente ao crime, não é fundamento apto à majoração da pena na primeira fase da dosimetria.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito do crime de violação de domicílio (CP, artigo 150), marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a prisão preventiva, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/RJ - Juiz Substituto – VUNESP – 2019) Nos literais e expressos termos do art. 13 do CPP, incumbe à autoridade policial, entre outras funções:


 

(EMAGIS) Sabe-se que a Lei 13.769/2018 introduziu na Lei de Execução Penal (LEP – Lei 7.210/1984) dispositivo concessor de progressão de regime especial em benefício das mulheres gestantes, mães ou responsáveis por crianças ou pessoas com deficiência.

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) Em relação aos reflexos jurídicos das chamadas “novas tecnologias”, julgue os itens a seguir expostos.

I. O devedor que paga tem direito a quitação regular, e pode reter o pagamento, enquanto não lhe seja dada. Essa quitação regular engloba a quitação dada por meios eletrônicos ou por quaisquer formas de “comunicação a distância”, assim entendida aquela que permite ajustar negócios jurídicos e praticar atos jurídicos sem a presença corpórea simultânea das partes ou de seus representantes.

II. A formação dos contratos realizados entre pessoas ausentes, por meio eletrônico, completa-se com o envio da aceitação ao proponente.

III. Admite-se a penhora do website e de outros intangíveis relacionados com o comércio eletrônico.

Há engano apenas:


 

(EMAGIS) A respeito do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), entidade privada sem fins lucrativos, com criação autorizada pelo Conselho Monetário Nacional, avalie as assertivas que seguem.

I. O FGC integra uma rede de proteção bancária para a garantia do equilíbrio do sistema, atuando como um seguro de depósitos dos pequenos investidores.

II. O teto da garantia prestada pelo FGC (R$ 20.000,00), quando aplicado para resguardar investimentos efetuados por plano de previdência, não pode ser aplicado individualmente para cada integrante do plano.

III. O teto cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) se aplica ao montante total do fundo instituído por concessionárias de veículos, não à quota-parte devida a cada associado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre os juros moratórios no Código Civil e também na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito das fundações na disciplina do Código Civil e também na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.


 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Quanto ao litisconsórcio, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Relativamente ao instituto da reclamação, analise, com base na disciplina trazida pelo CPC/2015, os itens abaixo alocados, assinalando, na sequência, a alternativa apropriada.

I. Caberá reclamação da parte interessada ou do Ministério Público para garantir a observância de acórdão proferido em julgamento de incidente de resolução de demandas repetitivas ou de incidente de assunção de competência

II. A inadmissibilidade ou o julgamento do recurso interposto contra a decisão proferida pelo órgão reclamado prejudica a reclamação.

III. Ao despachar a reclamação, o relator, dentre outras providências, determinará a citação do beneficiário da decisão impugnada, que terá prazo de 15 (quinze) dias para apresentar a sua contestação.


 

(EMAGIS) Sobre a ordem dos processos no tribunal, considerada a disciplina trazida no novo CPC, julgue os itens abaixo.

I. É permitido ao advogado com domicílio profissional em cidade diversa daquela onde está sediado o tribunal realizar sustentação oral por meio de videoconferência ou outro recurso tecnológico de transmissão de sons e imagens em tempo real, desde que o requeira até 5 (cinco) dias antes da data da sessão de julgamento.

II. Reconhecida a necessidade de produção de prova, o relator converterá o julgamento em diligência, que se realizará no tribunal ou em primeiro grau de jurisdição, decidindo-se o recurso após a conclusão da instrução.

III. O relator ou outro juiz que não se considerar habilitado a proferir imediatamente seu voto poderá solicitar vista pelo prazo máximo de 10 (dez) dias, após o qual o recurso será reincluído em pauta para julgamento na sessão seguinte à data da devolução. Se os autos não forem devolvidos tempestivamente ou se não for solicitada pelo juiz prorrogação de prazo de no máximo mais 10 (dez) dias, o presidente do órgão fracionário os requisitará para julgamento do recurso na sessão ordinária subsequente, com publicação da pauta em que for incluído.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito dos contratos empresariais e também do contrato de locação de espaço em ‘shopping center’, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A propósito da falência, avalie as assertivas que seguem.

I. Prevalece na doutrina a qualificação como meramente declaratória da sentença que decreta a falência.

II. Contra a massa falida são exigíveis, em regra, apenas os juros vencidos após a decretação da falência, ainda que o ativo apurado não baste para o pagamento dos credores subordinados.

III. À falência ajuizada antes da Lei 11.101/2005, ainda que decretada na vigência desta, aplica-se integralmente a disciplina do revogado Decreto-lei 7.661/1945.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Considere redirecionamento, contra o sócio-gerente, de execução fiscal tributária que tramitava contra a sociedade devedora, isso com fundamento no artigo 135, III, do Código Tributário Nacional.
Tendo presente também a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre o imposto de renda, avalie as assertivas que seguem.

I. As quantias pagas sob a rubrica do PDV constituem renda e por isso estão na área de incidência do imposto sobre a renda.

II. Incide imposto de renda sobre o valor recebido a título de ajuda compensatória mensal prevista no art. 476-A da CLT (lay-off).

III. São proventos de qualquer natureza o produto do capital, do trabalho ou da combinação de ambos.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sabe-se que a EC 105/2019 trouxe alterações na disciplina constitucional ‘Dos Orçamentos’.

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a denominada desapropriação indireta, marque a alternativa CORRETA.


 

(TST – Juiz do Trabalho Substituto – FCC – 2017) Em matéria de responsabilidade civil extracontratual do Estado, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Sobre os concursos públicos, analise as seguintes assertivas.

I. Segundo entendimento do STF revestido de efeito vinculante, é inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido.

II. O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período. Por outro lado, o ato de homologação do resultado final do concurso público só produz efeitos a partir de sua publicação, sendo esta a data a partir da qual se inicia a contagem do prazo de validade do certame.

III. Na esteira da jurisprudência assentada pelo STJ, a prorrogação do prazo de validade de concurso público é ato discricionário da administração, sendo vedado ao Poder Judiciário o reexame dos critérios de conveniência e oportunidade adotados.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei Anticorrupção (Lei 12.846/13), tem-se a julgamento as proposições expostas a seguir.

I. É aplicável a Lei Anticorrupção com vistas à responsabilização objetiva administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública estrangeira, considerando-se como tal os órgãos e entidades estatais ou representações diplomáticas de país estrangeiro, de qualquer nível ou esfera de governo, bem como as pessoas jurídicas controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público de país estrangeiro. Equiparam-se à administração pública estrangeira, para esse efeito, as organizações públicas internacionais.

II. A instauração e o julgamento de processo administrativo para apuração da responsabilidade de pessoa jurídica cabem à autoridade máxima de cada órgão ou entidade dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que agirá de ofício ou mediante provocação, observados o contraditório e a ampla defesa. No entanto, a competência para a instauração e o julgamento do processo administrativo de apuração de responsabilidade da pessoa jurídica poderá ser delegada, vedada a subdelegação.


III. Na esfera administrativa, não podem ser aplicadas às pessoas jurídicas consideradas responsáveis pelos atos lesivos previstos nessa Lei as sanções de suspensão ou interdição parcial de suas atividades e de proibição temporária de receber incentivos, subsídios, subvenções, doações ou empréstimos de órgãos ou entidades públicas e de instituições financeiras públicas ou controladas pelo poder público.


 

(EMAGIS) A respeito das Áreas de Preservação Permanente (APPs), marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a aplicação da lei no espaço, marque a alternativa INCORRETA.


 

Ministério Público Estadual - Rodada 05.2021

O Ministério Público do Estado do Ceará, pela promotoria de justiça de Independência, ajuizou ação civil pública em desfavor da madeireira MINERADORA SÃO JORGE LTDA., em razão do desenvolvimento de atividades potencialmente poluidoras ao rio Flores Bela. Na demanda foi exposto que na exploração da atividade de mineração, a ocupante do pólo passivo da lide vem lançando dejetos in natura no rio, o que vem causando a mortandade de peixes, com significativo impacto na economia local.

Foi pleiteada a antecipação dos efeitos da tutela para que a demandada instalasse, de imediato, os equipamentos de filtragem necessários, sob pena de paralisação de suas atividades.

A liminar foi deferida em 16.03.2020, tendo o juízo determinado a instalação dos equipamentos apontados pelo MP, sob pena de multa diária de R$ 1.000,00.

Intimada em 27.05.2020, a empresa interpôs agravo de instrumento contra a decisão antecipatória da tutela, tendo sido negado provimento ao recurso.

Tendo o feito tramitado regularmente, foi prolatada sentença de procedência do pedido, confirmando a liminar concedida, em 21.10.2020.

Contra esta sentença foi interposta apelação, que o TJ/MA não conheceu por intempestiva. Desta decisão foi interposto recurso especial, inadmitido pela presidência da corte, decisão esta desafiada por agravo de instrumento endereçado ao STJ, interposto em 16.12.2020.

Por força do art. 27, §2º, da lei 8038/80, foi determinada a baixa dos autos à origem, tendo os autos sido recebidos em 07.01.2021.

Nesta ocasião, o servidor da promotoria informou que havia um procedimento de acompanhamento instaurado ainda em maio de 2020, com objetivo de verificar o cumprimento da liminar, estando devidamente comprovado nos autos que, até a presente data, não houve atendimento à decisão judicial.

Adote a(s) providência(s) que entender cabíveis no âmbito cível.

 

Objetivas TRF1 C. Básicos - Teste Certo/Errado

Sobre a introdução ao Direito Administrativo, a Administração Pública Direta e Indireta e temas afins, julgue os itens abaixo.

 

Relativamente à intervenção do Estado na propriedade e ao poder de polícia, julgue os itens abaixo.

 

Objetivas - Rodada 05.2021

(EMAGIS) A respeito da eficácia das decisões declaratórias de constitucionalidade ou inconstitucionalidade proferidas pelo Supremo Tribunal Federal em controle concentrado de constitucionalidade, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O Partido Comunista do Brasil (PC do B) ingressou no STF com a ADPF nº 378 – Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental – para discutir pontos referentes ao rito do processo de impeachment, questionando dispositivos e interpretações da Lei nº 1079/50, que trata dos crimes de responsabilidade. Sobre o assunto, o STF manifestou os seguintes entendimentos, exceto:


 

(MPT – Procurador do Trabalho – 2020) Analise as assertivas abaixo:

I. São brasileiros naturalizados os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil.

II. São brasileiros natos os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a idade de 21 anos, pela nacionalidade brasileira, pois a opção, por decorrer da vontade, tem caráter personalíssimo. Exige-se, então, que o optante tenha capacidade plena para manifestar a sua vontade.

III. Os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, de Presidente da Câmara dos Deputados, de Presidente do Senado Federal, Ministro do Supremo Tribunal Federal, da carreira diplomática, de Ministro de Estado da Defesa e de oficial das Forças Armadas são privativos de brasileiro nato.

IV. A competência da Justiça do Trabalho alcança a execução de ofício das contribuições previdenciárias relativas ao objeto da condenação constante das sentenças que proferir e acordos por ela homologados.

Assinale a alternativa CORRETA:


 

(EMAGIS) A iniciativa para criar Tribunais de Contas, no Brasil, partiu dos Senadores do Império, Visconde de Barbacena e José Inácio Borges, em 1826. Em 1988, por sua vez, a Constituição da República conferiu especial importância ao Tribunal de Contas da União, fixando sua competência em seu art. 71. Por isso, a atuação dos Tribunais de Contas assume importância fundamental no campo do controle externo e constitui, como natural decorrência do fortalecimento de sua ação institucional, tema de irrecusável relevância (STF. Pleno. ADI nº 215/PB. Rel. Min. Celso de Mello. J. 03/08/90). Sobre a atuação do Tribunal de Contas da União, nos termos da recente jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Sobre a denominada desapropriação indireta, marque a alternativa CORRETA.


 

(TST – Juiz do Trabalho Substituto – FCC – 2017) Em matéria de responsabilidade civil extracontratual do Estado, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Sobre os concursos públicos, analise as seguintes assertivas.

I. Segundo entendimento do STF revestido de efeito vinculante, é inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido.

II. O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período. Por outro lado, o ato de homologação do resultado final do concurso público só produz efeitos a partir de sua publicação, sendo esta a data a partir da qual se inicia a contagem do prazo de validade do certame.

III. Na esteira da jurisprudência assentada pelo STJ, a prorrogação do prazo de validade de concurso público é ato discricionário da administração, sendo vedado ao Poder Judiciário o reexame dos critérios de conveniência e oportunidade adotados.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a Lei Anticorrupção (Lei 12.846/13), tem-se a julgamento as proposições expostas a seguir.

I. É aplicável a Lei Anticorrupção com vistas à responsabilização objetiva administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública estrangeira, considerando-se como tal os órgãos e entidades estatais ou representações diplomáticas de país estrangeiro, de qualquer nível ou esfera de governo, bem como as pessoas jurídicas controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público de país estrangeiro. Equiparam-se à administração pública estrangeira, para esse efeito, as organizações públicas internacionais.

II. A instauração e o julgamento de processo administrativo para apuração da responsabilidade de pessoa jurídica cabem à autoridade máxima de cada órgão ou entidade dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que agirá de ofício ou mediante provocação, observados o contraditório e a ampla defesa. No entanto, a competência para a instauração e o julgamento do processo administrativo de apuração de responsabilidade da pessoa jurídica poderá ser delegada, vedada a subdelegação.


III. Na esfera administrativa, não podem ser aplicadas às pessoas jurídicas consideradas responsáveis pelos atos lesivos previstos nessa Lei as sanções de suspensão ou interdição parcial de suas atividades e de proibição temporária de receber incentivos, subsídios, subvenções, doações ou empréstimos de órgãos ou entidades públicas e de instituições financeiras públicas ou controladas pelo poder público.


 

(EMAGIS) Sobre os juros moratórios no Código Civil e também na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito das fundações na disciplina do Código Civil e também na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da doutrina da proteção integral da criança, tal como acolhida pelo ECA, e também sobre o acolhimento institucional do menor, tendo presente ainda a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Para o STJ, o acolhimento institucional ou o acolhimento familiar temporário do menor, atendem, em regra, seu melhor interesse, sendo medidas de incidência preferencial.

II. O acolhimento institucional e o acolhimento familiar são medidas provisórias e excepcionais, utilizáveis como forma de transição para reintegração familiar ou, não sendo esta possível, para colocação em família substituta, não implicando privação de liberdade.

III. Para aplicação das medidas de proteção à criança e ao adolescente, exige-se que os direitos reconhecidos no ECA tenham sido ameaçados ou violados.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) A respeito dos contratos empresariais e também do contrato de locação de espaço em ‘shopping center’, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A propósito da falência, avalie as assertivas que seguem.

I. Prevalece na doutrina a qualificação como meramente declaratória da sentença que decreta a falência.

II. Contra a massa falida são exigíveis, em regra, apenas os juros vencidos após a decretação da falência, ainda que o ativo apurado não baste para o pagamento dos credores subordinados.

III. À falência ajuizada antes da Lei 11.101/2005, ainda que decretada na vigência desta, aplica-se integralmente a disciplina do revogado Decreto-lei 7.661/1945.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) Quanto ao litisconsórcio, é correto afirmar:


 

(EMAGIS) Relativamente ao instituto da reclamação, analise, com base na disciplina trazida pelo CPC/2015, os itens abaixo alocados, assinalando, na sequência, a alternativa apropriada.

I. Caberá reclamação da parte interessada ou do Ministério Público para garantir a observância de acórdão proferido em julgamento de incidente de resolução de demandas repetitivas ou de incidente de assunção de competência

II. A inadmissibilidade ou o julgamento do recurso interposto contra a decisão proferida pelo órgão reclamado prejudica a reclamação.

III. Ao despachar a reclamação, o relator, dentre outras providências, determinará a citação do beneficiário da decisão impugnada, que terá prazo de 15 (quinze) dias para apresentar a sua contestação.


 

(EMAGIS) Sobre a ordem dos processos no tribunal, considerada a disciplina trazida no novo CPC, julgue os itens abaixo.

I. É permitido ao advogado com domicílio profissional em cidade diversa daquela onde está sediado o tribunal realizar sustentação oral por meio de videoconferência ou outro recurso tecnológico de transmissão de sons e imagens em tempo real, desde que o requeira até 5 (cinco) dias antes da data da sessão de julgamento.

II. Reconhecida a necessidade de produção de prova, o relator converterá o julgamento em diligência, que se realizará no tribunal ou em primeiro grau de jurisdição, decidindo-se o recurso após a conclusão da instrução.

III. O relator ou outro juiz que não se considerar habilitado a proferir imediatamente seu voto poderá solicitar vista pelo prazo máximo de 10 (dez) dias, após o qual o recurso será reincluído em pauta para julgamento na sessão seguinte à data da devolução. Se os autos não forem devolvidos tempestivamente ou se não for solicitada pelo juiz prorrogação de prazo de no máximo mais 10 (dez) dias, o presidente do órgão fracionário os requisitará para julgamento do recurso na sessão ordinária subsequente, com publicação da pauta em que for incluído.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito da ação civil pública (Lei 7.347/1985), avalie as assertivas que seguem.

I. Havendo condenação em dinheiro, a indenização pelo dano causado reverterá a um fundo gerido por um Conselho Federal ou por Conselhos Estaduais de que participarão necessariamente o Ministério Público e representantes da comunidade, sendo seus recursos destinados à reconstituição dos bens lesados.

II. A doutrina refere-se ao fundo de reparação de interesses difusos como ‘fluid recovery’, ou seja, alude ao fato de que deve ser usado com certa flexibilidade, para uma reconstituição que não precisa e às vezes nem mesmo pode ser exatamente a reparação do mesmo bem lesado. O que não se pode é usar o produto do fundo em contrariedade com sua destinação legal.

III. A indenização imposta ao réu transgressor da natureza, apenas fração dela, pode ser direcionada para a parte autora da respectiva ação civil pública, devendo, o remanescente ser integralmente carreado para os Fundos de que trata o art. 13 da Lei n. 7.347/85.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta:


 

(EMAGIS) A propósito da individualização da pena e também sobre o crime de furto, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito da repercussão da idade da vítima na fixação da pena pelo crime de homicídio doloso, avalie as assertivas que seguem.

I. Caso a vítima tenha menos de 14 ou mais de 60 anos, incide causa especial de aumento da pena.

II. Caso a vítima tenha 14 anos ou mais e menos de 18 anos, pode a pena-base ser majorada a título de circunstância judicial desfavorável (conseqüências do crime), vedada nova majoração a título de causa especial de aumento de pena.

III. A tenra idade da vítima, sendo inerente ao crime, não é fundamento apto à majoração da pena na primeira fase da dosimetria.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(TJ/RJ – Juiz Substituto – VUNESP – 2019) As penas do crime de promover, constituir, financiar ou integrar organização criminosa, do art. 2° da Lei n° 12.850/13, são aumentadas de 1/6 a 2/3, nos termos do parágrafo 4°, se


 

(EMAGIS) A respeito do crime de violação de domicílio (CP, artigo 150), marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre a prisão preventiva, marque a alternativa CORRETA.


 

(TJ/RJ - Juiz Substituto – VUNESP – 2019) Nos literais e expressos termos do art. 13 do CPP, incumbe à autoridade policial, entre outras funções:


 

(EMAGIS) Sabe-se que a Lei 13.769/2018 introduziu na Lei de Execução Penal (LEP – Lei 7.210/1984) dispositivo concessor de progressão de regime especial em benefício das mulheres gestantes, mães ou responsáveis por crianças ou pessoas com deficiência.

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) Considere redirecionamento, contra o sócio-gerente, de execução fiscal tributária que tramitava contra a sociedade devedora, isso com fundamento no artigo 135, III, do Código Tributário Nacional.
Tendo presente também a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito do ITBI, marque a alternativa CORRETA.


 

(EMAGIS) Sobre o imposto de renda, avalie as assertivas que seguem.

I. As quantias pagas sob a rubrica do PDV constituem renda e por isso estão na área de incidência do imposto sobre a renda.

II. Incide imposto de renda sobre o valor recebido a título de ajuda compensatória mensal prevista no art. 476-A da CLT (lay-off).

III. São proventos de qualquer natureza o produto do capital, do trabalho ou da combinação de ambos.

Estão corretas as seguintes assertivas:


 

(EMAGIS) Sabe-se que a EC 105/2019 trouxe alterações na disciplina constitucional ‘Dos Orçamentos’.

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito das Áreas de Preservação Permanente (APPs), marque a alternativa INCORRETA.


 

(EMAGIS) A respeito do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), entidade privada sem fins lucrativos, com criação autorizada pelo Conselho Monetário Nacional, avalie as assertivas que seguem.

I. O FGC integra uma rede de proteção bancária para a garantia do equilíbrio do sistema, atuando como um seguro de depósitos dos pequenos investidores.

II. O teto da garantia prestada pelo FGC (R$ 20.000,00), quando aplicado para resguardar investimentos efetuados por plano de previdência, não pode ser aplicado individualmente para cada integrante do plano.

III. O teto cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) se aplica ao montante total do fundo instituído por concessionárias de veículos, não à quota-parte devida a cada associado.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação aos reflexos jurídicos das chamadas “novas tecnologias”, julgue os itens a seguir expostos.

I. O devedor que paga tem direito a quitação regular, e pode reter o pagamento, enquanto não lhe seja dada. Essa quitação regular engloba a quitação dada por meios eletrônicos ou por quaisquer formas de “comunicação a distância”, assim entendida aquela que permite ajustar negócios jurídicos e praticar atos jurídicos sem a presença corpórea simultânea das partes ou de seus representantes.

II. A formação dos contratos realizados entre pessoas ausentes, por meio eletrônico, completa-se com o envio da aceitação ao proponente.

III. Admite-se a penhora do website e de outros intangíveis relacionados com o comércio eletrônico.

Há engano apenas:


 

(EMAGIS) A respeito do Conselho Tutelar, assinale a alternativa correta:


 

(DPE/RR – CESPE/CEBRASPE – 2012) Assinale a opção correta em relação à Corte Interamericana de Direitos Humanos.


 

(EMAGIS) Sobre a aplicação da lei no espaço, marque a alternativa INCORRETA.


 

(TJ/BA – Juiz de Direito – 2019) Em janeiro do ano das eleições municipais, o pai de um possível candidato à prefeitura de determinado município, em entrevista concedida a uma rádio local, exaltou a eventual candidatura do filho, tendo mencionado durante a entrevista diversas qualidades pessoais de seu descendente, mas sem pedir que votassem nele. Por isso, o diretório de um partido formulou representação contra a conduta narrada, tendo alegado a prática de propaganda eleitoral antecipada.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.


 

(EMAGIS) Quanto ao financiamento da Seguridade Social, assinale a alternativa correta.


 

(EMAGIS) Analise os itens I a V e a seguir assinale a alternativa correta, considerando o disposto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e os entendimentos do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST):

I. Na forma disposta na CLT, serão consideradas atividades ou operações periculosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério competente, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem risco acentuado em virtude de exposição permanente do trabalhador a inflamáveis, explosivos ou energia elétrica, ou ainda a roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial, bem como as atividades de trabalhador em motocicleta.

II. Segundo a CLT, o adicional de insalubridade tem como base de cálculo o salário-mínimo. O STF reconheceu a inconstitucionalidade de tal dispositivo, na forma da Súmula Vinculante n. 4, sendo possível, pois, a modificação da base de cálculo em questão por decisão judicial.

III. Entende o TST que o simples fornecimento do aparelho de proteção pelo empregador não o exime do pagamento do adicional de insalubridade. Cabe-lhe tomar as medidas que conduzam à diminuição ou eliminação da nocividade, entre as quais as relativas ao uso efetivo do equipamento pelo empregado.

IV. Segundo entendimento consolidado do TST, o trabalho executado em condições insalubres, em caráter intermitente, não afasta, só por essa circunstância, o direito à percepção do respectivo adicional.

V. Segundo entendimento consolidado do TST, a reclassificação ou a descaracterização da insalubridade, por ato da autoridade competente, repercute na satisfação do respectivo adicional, sem ofensa a direito adquirido ou ao princípio da irredutibilidade salarial.


 

(EMAGIS) Analise os itens I a V e a seguir assinale a alternativa correta, considerando o disposto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o entendimento do Tribunal Superior do Trabalho (TST):

I. Nos termos da CLT, a caracterização e a classificação da insalubridade e da periculosidade far-se-ão através de perícia a cargo de Médico do Trabalho ou Engenheiro do Trabalho. Arguida em juízo insalubridade ou periculosidade, seja por empregado, seja por Sindicato em favor de grupo de associado, o juiz designará perito habilitado, e, onde não houver, requisitará perícia ao órgão competente.

II. Entende o TST que a perícia para apuração da insalubridade ou periculosidade é necessária, mesmo na hipótese de aplicação da pena de confissão à parte reclamada, quando inexistentes quaisquer outros elementos nos autos que permitam concluir pela presença do agente perigoso ou insalubre,.

III. Segundo entendimento pacificado do TST, a verificação mediante perícia de prestação de serviços em condições nocivas, considerado agente insalubre diverso do apontado na inicial, prejudica o pedido de adicional de insalubridade, em razão do princípio da adstrição ou congruência.

IV. Segundo entendimento consolidado do TST, o trabalho executado em condições insalubres, em caráter intermitente, não afasta, só por essa circunstância, o direito à percepção do respectivo adicional.

V. Nos termos da CLT, caso seja necessária, em processo judicial, uma perícia para apuração de insalubridade ou periculosidade, a responsabilidade pelo pagamento dos honorários periciais é da parte sucumbente na pretensão objeto da perícia, ainda que beneficiária da justiça gratuita. Somente no caso em que o beneficiário da justiça gratuita não tenha obtido em juízo créditos capazes de suportar a despesa em questão, ainda que em outro processo, a União responderá pelo encargo.

 

(EMAGIS) A respeito do Conselho Superior do Ministério Público, assinale a alternativa correta:


 

(DPE/MG – FUNDEPES – 2014) A respeito das prerrogativas processuais do Defensor Público, este considera-se intimado


 

Sentença Federal - Rodada 05.2021

VERÔNICA SANTOS, brasileira, solteira, CPF nº 111.111.111-00, RG nº 1234567, nascida em 23/10/1965, filha de JOÃO e MARIA, endereço “X” (fls. __), foi denunciada pelo Ministério Público Federal como incursa nas sanções do art. 19 da Lei n.º 7.492/86, em razão da prática, em tese, do seguinte fato delituoso (transcrição da denúncia):

“No dia 18 de setembro de 2018, em horário comercial, na Agência da Caixa Econômica Federal, a denunciada utilizou documento falsificado, em nome de Verônica Silva, com o fim de praticar fraude.

Na ocasião, a denunciada utilizou documento de identidade falso em nome de Verônica Silva, isso para obter empréstimo bancário na modalidade Crédito Rotativo (nº 18.0400.500.0003990-10), consistente em R$ 15.000,00. Posteriormente, em análise das assinaturas colhidas no contrato, foi constatada a falsidade das mesmas, conforme conclusão do perito documentoscópico (fls. __).

Referida falsidade foi crime meio para a prática do crime fim, haja vista que a acusada obteve para si vantagem ilícita, em prejuízo de entidade pública, qual seja, a Caixa Econômica Federal, mediante fraude.

Quanto à materialidade, resta comprovada pelo seguinte:

a) Boletim de Ocorrência nº 460/2019 e pelo Termo de Declarações de Verônica Silva, os quais dão conta de que ela, ao tentar, no dia 05/02/2019, realizar compras num estabelecimento comercial, descobriu que estava inscrita no SPC em razão de débitos decorrentes da contratação de empréstimos e emissão de cheques vinculados a uma conta fraudulentamente aberta em seu nome na Agência da Caixa Econômica Federal (fls. __);

b) Extrato do CAIXA-SIAPI, o qual atesta a contratação do empréstimo nº 18.0400.500.0003990-10, no valor de R$ 15.000,00, na modalidade CDC (Crédito Direto Caixa), com vinculação à conta nº 0400.001.00025318.3, aberta em nome de Verônica Silva (fls. __). Referido documento demonstra, também, a utilização de tal crédito;

c) Ficha de Abertura e Autógrafos (fls. __), pela cópia do RG nº 7654321 (fls. __) e pelo Contrato de Relacionamento com opção de CDC (fls. __), os quais evidenciam que o empréstimo em questão foi contratado no dia 18/09/2018, logo após a abertura da conta acima, tudo mediante a utilização de uma carteira de identidade falsa em nome de Verônica Silva;

d) Ofícios nº 003/2018 e nº 005/2018 da Caixa Econômica Federal, os quais informam que tal instituição, por meio de processo de apuração interna, identificou indícios de fraude na documentação supracitada, bem como a falsidade das assinaturas lançadas no contrato de empréstimo em comento (fls. __);

e) Laudo Pericial nº 0792/2018 da CEF, o qual, após comparar o material gráfico fornecido pela vítima Verônica Silva com as assinaturas apostas na Ficha de Abertura e Autógrafos, na carteira de identidade e no Contrato de Relacionamento anteriormente mencionados, confirmou a "falsidade" dessas assinaturas, salientando que todas elas "convergem genética, formal e pictoriamente entre si, indicando que provieram de um mesmo punho escritor" (fls. __);

f) Ofício nº 018/2018 da Caixa Econômica Federal, o qual informa que o prejuízo sofrido pela instituição totalizou R$ 55.000,00 (fls. __), correspondente ao valor do empréstimo em referência, somado a outros que não são alvo da presente denúncia (R$ 10.000,00 do cheque especial da conta nº 0400.001.00025318.3, além de R$ 30.000,00 do CONSTRUCARD contratado posteriormente e que ainda estão sendo investigados no Inquérito Policial nº 8154-40.2018);

g) Depoimento de Verônica Silva, onde garantiu nunca ter aberto conta na Caixa Econômica Federal, nem perdido seus documentos pessoais.

Relativamente à autoria delitiva, por sua vez, os seguintes elementos convergem para a denunciada VERÔNICA SANTOS:

1) Reconhecimento fotográfico realizado pelo empregado da Caixa Econômica Federal que atendeu a falsária, André, o qual, depois de descrevê-la, afirmou ser a acusada "a pessoa que mais se parece com a falsária investigada" (fls. __).

2) Num segundo momento, o envolvimento da ré no fato restou corroborado pelo Laudo de Exame Pericial Prosopográfico da Polícia Federal, o qual, após comparar a foto extraída da ré do Consultas Integradas com a fotografia constante da carteira de identidade falsificada em nome de Verônica Silva e com a foto constante da carteira de identidade falsificada em nome de Fátima da Rosa, esta última apreendida nos autos de outro inquérito policial instaurado em detrimento da ré, constatou: (i) que a primeira e a terceira "possuem semelhanças morfoanatômicas relevantes, indicando que foram produzidas por um mesmo indivíduo"; (ii) que a segunda e a terceira "possuem semelhanças suficientes para afirmar que se tratam de reproduções distintas de uma mesma foto"; (iii) e que, "por lógica", tais convergências "são suficientemente robustas" para se concluir que todas as imagens periciadas "foram produzidas pelo mesmo indivíduo" (fls. __).

3) Confissão da ré em seu interrogatório policial, confirmando ser ela a mulher que aparece na fotografia constante da carteira de identidade falsificada em nome de Verônica Silva.

O dolo resta patente, pois ninguém, por óbvio, apresenta uma carteira de identidade que contém uma fotografia sua, mas dados pertencentes a outra pessoa, para abrir uma conta e contrair um empréstimo em nome dessa última, tal como fez a acusada, sem ter conhecimento da fraude que está a cometer, nem a intenção de induzir a instituição financeira em erro e dela obter uma vantagem patrimonial indevida.”

A denúncia veio acompanhada do Inquérito Policial e todos os elementos de prova mencionados, sendo recebida pelo juízo em decisão de fls. __.

Regularmente citada, a ré, por meio de defesa constituída, apresentou reposta à acusação. Com a defesa, a ré apresentou comprovante de pagamento/restituição à CAIXA do valor indevidamente obtido, fato este ocorrido após o recebimento da denúncia (fls. __).

Não verificada nenhuma das hipóteses ensejadoras de absolvição sumária, foi determinado o prosseguimento do feito, com a designação de audiência de instrução (fls. __).

Durante a instrução, foram ouvidas as testemunhas de acusação Verônica Silva e André, as testemunhas de defesa Raimunda Santos e Liana Andrade, sendo ao final interrogada a ré.

Verônica Silva confirmou seu depoimento prestado em juízo. André, por sua vez, ratificou o reconhecimento realizado em sede policial, tendo, novamente, identificado a ré na audiência como sendo a pessoa que lhe apresentou os documentos falsos parar abrir uma conta e conseguir o empréstimo. Disse, ainda, que a quantia emprestada na época era relativamente baixa em relação aos créditos em geral concedidos na agência, confirmando, também, a informação de que posteriormente a ré ressarciu os valores.

Testemunhas de defesa foram abonatórias, não acrescentando nada sobre os fatos imputados.

A ré confessou o fato denunciado, afirmando que de fato usou documento falso para abrir a conta e conseguir o empréstimo. Entretanto disse, seu ex-marido, Ferdinando Marinho, costumava agredi-la e a obrigou a traficar drogas, ocasião em que acabou sendo presa. Disse que ele, nessa época, sequestrou sua filha, então com 8 anos de idade, levando-a para morar no Paraguai e começou a exigir o reembolso do valor das drogas apreendidas como contrapartida à liberação da menina. Afirmou que, mediante o pagamento de R$ 2.000,00, a filha retornou ao Brasil e foi morar com a avó. Relatou que o ex-marido passou, desde então, a dizer que levaria a filha deles de volta para o Paraguai e mataria a outra filha dela, de nome "Milena", se não pagasse o restante do valor da droga. Disse que, em razão disso tudo, praticou o estelionato sub judice e outros mais, sempre a mando do ex-marido, que fornecia os documentos falsos, indicava as agências onde ela deveria apresentá-los e ficava com todo o dinheiro obtido. Finalizou dizendo que tão logo tomou conhecimento da ação penal, procurou a agência para devolver os valores, conforme comprovante já apresentado nos autos.

As partes não requereram diligências complementares.

Antecedentes criminais da ré foram juntados (fls. __). Em resumo, constam três condenações transitadas por fatos anteriores (crimes de tráfico), sendo que em dois destes a pena já foi cumprida há mais cinco anos e no último a finalização da sanção ocorreu há menos de cinco anos (inferior ao período depurador). Há uma outra ação penal ainda em andamento, em Vara Criminal da Justiça Estadual da mesma cidade, onde consta a informação de que referido feito está suspenso por força do art. 366 do CPP (fls. __).

Em sede de memoriais, o Ministério Público Federal, entendendo comprovadas a materialidade e a autoria delitivas, bem como a culpabilidade da ré, requereu a sua condenação nos termos da denúncia (fls. __).

A Defesa, por sua vez, aduziu a incompetência do juízo, sob o argumento de que a imputação deveria ser desclassificada para o crime do art. 171 do CP, sem incidência da causa de aumento do § 3º. Em razão desta nova capitulação, também requereu fosse oportunizado ao MPF o oferecimento de suspensão condicional do processo ou então acordo de não-persecução penal. Como última questão preliminar/prejudicial, arguiu a nulidade da prova atinente ao reconhecimento realizado em sede policial. No mérito, pediu a absolvição da ré, suscitando a incidência da causa de exclusão da culpabilidade prevista no art. 22 do Código Penal, considerando o que narrado em seu interrogatório. Em caso de condenação, requereu a aplicação da atenuante da confissão espontânea, bem assim a diminuição da pena em razão da restituição dos valores à CAIXA.

Com base no enunciado acima, que serve de Relatório, redija sentença a partir da fundamentação. Bom exercício!

 

Defensoria Pública Estadual - Rodada 05.2021

Maria, domiciliada em Teresina-PI, para realizar seu sonho antigo de cursar uma faculdade, firmou, em sua cidade, com o Banco Dinheiro Vivo S/A, sediado em São Paulo-SP, um contrato de empréstimo (de adesão), subscrito por duas testemunhas, com cláusula de eleição de foro também em São Paulo-SP, por meio do qual obteve R$ 20.000,00 (vinte mil reais) para pagar a primeira metade de seu curso. O vencimento das parcelas do empréstimo ocorreria em 05/01/2019, 05/05/2019 e 05/08/2019. No primeiro vencimento, tudo correu conforme o programado, e Maria pagou o valor devido ao bando credor. Não obstante, na segunda data de vencimento, em razão de alguns imprevistos e das dificuldades financeiras, Maria não conseguiu realizar o pagamento. O Banco Dinheiro Vivo S/A, então, em junho de 2019, notificou Maria sobre o vencimento antecipado da dívida. Indicou, na referida notificação, que, considerando os encargos remuneratórios e moratórios e outras tarifas, o valor da dívida totalizava R$ 30.000,00 (trinta mil reais), já descontada a parcela paga pela devedora. Assustada com o valor, Maria não realizou o respectivo pagamento. Em novembro de 2018, o Banco Dinheiro Vivo S/A ajuizou ação de execução em face de Maria, na Comarca de São Paulo-SP, indicada no contrato de empréstimo como foro de eleição, distribuída para a 25ª Vara Cível e autuada sob o nº 0000-0000XXXX, pelo valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais), e indicou à penhora o único imóvel da devedora, no qual reside com seu marido, José. Houve decisão, determinando a citação de executada e postergando a análise sobre o pedido de penhora e constrição de bens para momento futuro.

A executada foi citada e o mandado cumprido foi juntado aos autos em 02/07/2019, uma terça-feira. Em seguida, Maria procurou a sede da Defensoria Pública em sua cidade para viabilizar a melhor medida processual para a defesa de seus interesses na ação de execução. Em seu atendimento, relatou que, embora reconheça a existência do contrato de empréstimo, não concorda com o valor indicado pelo Banco e que deseja contestar tal cobrança, tendo o(a) defensor(a) verificado a inclusão, no cálculo da dívida, de diversas tarifas não previstas no contrato, além de não terem aplicado na atualização monetária os parâmetros contratados, e sim taxas mais elevadas e abusivas, o que estaria claro na planilha de débito. Maria informou, por último, que possui uma renda familiar pequena, pois seu marido é vendedor ambulante, com renda mensal de 01 salário mínimo, mas que poderia dispor do valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais), depositado em conta poupança do casal, fruto de muito sacrifício e de economia durante os 10 anos de união matrimonial.

Como Defensor(a) responsável pelo caso, elabore a peça processual cabível para a defesa dos interesses de Maria, indicando seus requisitos e fundamentos, assim como a data-limite para o ajuizamento, nos termos da legislação vigente. Considere que não há feriados ou suspensão de expediente forense.

 

Discursivas - Rodada 05.2021 - Questão 1

ITBI e base de cálculo: disserte sobre o tema em até 15 linhas.

Discursivas - Rodada 05.2021 - Questão 2

Vacinação contra Covid-19 e obrigatoriedade para fins de admissão em emprego privado: disserte sobre o tema em até 15 linhas, levando em conta enfoque relativo aos direitos humanos.

Discursivas - Rodada 05.2021 - Questão 3

Marcelo foi contratado para o cargo efetivo de técnico de informática de determinada autarquia sem que houvesse concurso público e tampouco justificativa para a dispensa do certame. Diante de tal fato, o Ministério Público ajuizou ação de improbidade em face do gestor e de Marcelo, pleiteando a nulidade da nomeação e o ressarcimento ao erário dos valores pagos a título de salários. Marcelo contestou, alegando que na verdade havia sido contratado como estagiário, já que apesar de ter concluído curso de técnico de informática, estava cursando faculdade de ciências da computação. Assim, asseverou que, por ser estagiário, não poderia ser sujeito ativo de ato de improbidade administrativa. Subsidiariamente, pleiteou a não aplicação da pena de ressarcimento já que efetivamente trabalhara para a autarquia. De acordo com a jurisprudência do STJ, as alegações de Marcelo possuem fundamento? Máximo de 15 linhas. (Enfrente todos os pontos, mesmo que entenda que algum argumento exclua o outro).

Discursivas - Rodada 05.2021 - Questão 4

Uma lei federal, inspirada na parte final do parágrafo único do artigo 170 da CF, estabeleceu que o indivíduo somente poderia exercer a profissão de músico se estivesse inscrito no Conselho Profissional dos Músicos. O legislador possui ampla liberdade para estabelecer quaisquer requisitos para o exercício das profissões? Responda, fundamentadamente.

Discursivas - Rodada 05.2021 - Questão 5

A empresa ABC Ltda exercia serviços na cidade de São Paulo, onde sofreu uma ação monitória, contratando para representá-la o advogado Pedro. Ocorre que Pedro apresentou intempestivamente os embargos monitórios. Como resultado da negligência do advogado, não houve oportunidade da empresa se defender, sendo considerada a sua revelia. A empresa, então, ajuizou ação de indenização por danos materiais contra Pedro requerendo o pagamento de R$ 30.000,00 (trinta mil reais). O juízo a quo condenou o requerido com base na perda de uma chance. Ocorre que a autora não requereu expressamente a aplicação dessa teoria. Consoante entendimento do Superior Tribunal de Justiça, explique se julgamento foi extra petita, explicando teoricamente a teoria da perda de uma chance. (Máximo 15 linhas).

Discursivas - Rodada 05.2021

ITBI e base de cálculo: disserte sobre o tema em até 15 linhas.

 

Vacinação contra Covid-19 e obrigatoriedade para fins de admissão em emprego privado: disserte sobre o tema em até 15 linhas, levando em conta enfoque relativo aos direitos humanos.

 

Marcelo foi contratado para o cargo efetivo de técnico de informática de determinada autarquia sem que houvesse concurso público e tampouco justificativa para a dispensa do certame. Diante de tal fato, o Ministério Público ajuizou ação de improbidade em face do gestor e de Marcelo, pleiteando a nulidade da nomeação e o ressarcimento ao erário dos valores pagos a título de salários. Marcelo contestou, alegando que na verdade havia sido contratado como estagiário, já que apesar de ter concluído curso de técnico de informática, estava cursando faculdade de ciências da computação. Assim, asseverou que, por ser estagiário, não poderia ser sujeito ativo de ato de improbidade administrativa. Subsidiariamente, pleiteou a não aplicação da pena de ressarcimento já que efetivamente trabalhara para a autarquia. De acordo com a jurisprudência do STJ, as alegações de Marcelo possuem fundamento? Máximo de 15 linhas. (Enfrente todos os pontos, mesmo que entenda que algum argumento exclua o outro).

 

Uma lei federal, inspirada na parte final do parágrafo único do artigo 170 da CF, estabeleceu que o indivíduo somente poderia exercer a profissão de músico se estivesse inscrito no Conselho Profissional dos Músicos. O legislador possui ampla liberdade para estabelecer quaisquer requisitos para o exercício das profissões? Responda, fundamentadamente.

 

A empresa ABC Ltda exercia serviços na cidade de São Paulo, onde sofreu uma ação monitória, contratando para representá-la o advogado Pedro. Ocorre que Pedro apresentou intempestivamente os embargos monitórios. Como resultado da negligência do advogado, não houve oportunidade da empresa se defender, sendo considerada a sua revelia. A empresa, então, ajuizou ação de indenização por danos materiais contra Pedro requerendo o pagamento de R$ 30.000,00 (trinta mil reais). O juízo a quo condenou o requerido com base na perda de uma chance. Ocorre que a autora não requereu expressamente a aplicação dessa teoria. Consoante entendimento do Superior Tribunal de Justiça, explique se julgamento foi extra petita, explicando teoricamente a teoria da perda de uma chance. (Máximo 15 linhas).

 

  9590 item(ns)
Primeiro Anterior  240   241   242   243   244  Proximo Ultimo

Cesta de Rodadas Pretéritas

Adicione à cesta os planos das Rodadas Pretéritas que você deseja adquirir.

    Valor Total: R$ ...

    • 1

    Copyright © 2010-2025 - Emagis - Todos os direitos reservados - CNPJ: 12.626.846/0001-10
    O Emagis é uma instituição privada, não possuindo qualquer vinculação a órgãos públicos. ILION.com.br