Emagis
Emagis
HOME MATRICULE-SE POR QUE APROVAMOS MAIS? ENTENDA OS CURSOS RESULTADOS ÁREA RESTRITA
NEWSLETTER
CONTATO
Magistratura MAGISTRATURA
Magistratura MINISTÉRIO PÚBLICO
Magistratura DEFENSORIA PÚBLICA
Magistratura PROCURADORIA
Magistratura DELEGADO DE POLICIA
Programas de Estudos PROGRAMAS DE ESTUDO
Planos de Questões/Provas PLANOS DE QUESTÕES/PROVAS
Cursos Intensivos Simulados CURSOS INTENSIVOS SIMULADOS
Videoaulas VIDEOAULAS
Rodadas Pretéritas RODADAS PRETÉRITAS
Downloads DOWNLOADS
Facebook Intagran Youtube Twitter
Emagis
Bem-vindo(a)



INÍCIO (ÁREA RESTRITA) AVISOS MINHA CONTA ALTERAR DADOS CADASTRAIS RENOVAR/ADQUIRIR PLANO CERTIFICADOS INDIQUE UM AMIGO SAIR
FAÇA SEU LOGIN


ESQUECEU A SENHA?


Seu navegador não suporta este video. Por favor, atualize seu navegador.

Rodadas Pretéritas

  1. Home
  2. Rodadas Pretéritas
  3. Busca
  4. Entenda as rodadas pretéritas
Informações Adicionar

Discursivas 2022

Informações Adicionar

Discursivas TJ/SP 2023

Busque por suas rodadas

Informações Adicionar

Objetivas DPF - Rodada 23.2020

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 22.2020 - Questão 1

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 22.2020 - Questão 2

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 22.2020 - Questão 3

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 22.2020 - Questão 4

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 22.2020 - Questão 5

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 22.2020

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 22.2020

Informações Adicionar

Objetivas MPF - Rodada 22.2020

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 22.2020

Informações Adicionar

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 22.2020

Informações Adicionar

Objetivas DPF - Rodada 22.2020

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 22.2020

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 22.2020

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM - Rodada 22.2020

Informações Adicionar

Objetivas DP Estadual - Rodada 22.2020

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 22.2020

Informações Adicionar

Objetivas - Rodada 22.2020

Informações Adicionar

Sentença Estadual - Rodada 22.2020

Informações Adicionar

PGE/PGM - Rodada 22.2020

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 22.2020

Informações Adicionar

Ministério Público Estadual - Rodada 22.2020

Informações Adicionar

Objetivas MP Estadual - Rodada 22.2020

Informações Adicionar

Defensoria Pública Estadual - Rodada 22.2020

Objetivas DPF - Rodada 23.2020

(EMAGIS) Em tema de penas no direito brasileiro, considerada a disciplina da CF/1988 e do Código Penal, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) A respeito das alterações produzidas pela Lei 13.964/2019 (“Pacote Anticrime”) na Parte Geral do Código Penal, marque a alternativa INCORRETA.

 

(DPE/MG – Defensor Público – FUNDEP – 2019) Sobre as causas de justificação, analise as afirmativas a seguir.

I. O Código Penal brasileiro, de acordo com o entendimento majoritário na doutrina, consagra o estado de necessidade somente como excludente da antijuridicidade, ou seja, justificante, enquanto o Código Penal Militar consagra o estado de necessidade exculpante.

II. Segundo a doutrina majoritária, o Código Penal brasileiro adota a teoria diferenciadora do estado de necessidade, que se contrapõe à teoria unitária.

III. De acordo com a doutrina dominante, o estado de necessidade exculpante se configura quando o bem ou interesse sacrificado for de igual ou maior valor do que o bem protegido; o estado de necessidade justificante se configura quando o bem ou interesse sacrificado for de menor valor ao que se salva.

IV. Para caracterizar o estado de necessidade, é suficiente o conhecimento objetivo da situação de perigo, a exemplo do que ocorre com as demais causas justificantes. É desnecessário que o agente aja com o objetivo de salvar um bem próprio ou alheio do perigo.

V. Para a caracterização do estado de necessidade, entre outros requisitos, é indiferente que a situação de perigo tenha sido causada por conduta humana ou decorra de fato natural, sendo suficiente que o exercício da ação de salvaguarda não se caracterize como uma reação contra o agressor.

Está correto o que se afirma em

 

(MP/PB – Promotor de Justiça – 2018 – FCC) Conforme entendimento sumulado pelo Superior Tribunal de Justiça:

 

(TJ/RS – Juiz de Direito – VUNESP – 2018) Utilizando-se de uma chave falsa, José invadiu um museu e amarrou o vigilante Marcos na cama em que este cochilava, a fim de efetivar a subtração de obras de arte que guarneciam o local. Durante a amarração, Marcos acorda, tenta impedir José, mas não consegue se desvencilhar das cordas e assiste, impotente, ao cometimento do crime. Praticada a subtração, José deixou o local, sem desamarrar Marcos. Horas depois, por conta de uma inesperada e forte chuva seguida de inundação, e em razão de estar amarrado, Marcos morreu por afogamento.

Considere a inundação causa superveniente relativamente independente. Diante desse quadro, José será responsabilizado por

 

(EMAGIS) Sobre o habeas corpus, especialmente a competência para sua apreciação originária, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/SP – Defensor Público – FCC – 2019) Tício foi preso, em flagrante delito, pela prática do crime de tráfico de entorpecentes. Policiais Militares, com o celular de Tício, acessaram o aplicativo de troca de mensagens e localizaram conversas com Mévio sobre a movimentação do ponto de venda de drogas naquele dia. Pelo mesmo aplicativo, obtiveram informações sobre o endereço de Mévio, foram até sua residência e prenderam-no em flagrante, por tráfico de entorpecentes e associação para o tráfico.

A utilização dessas conversas por aplicativo, como prova em eventual processo, é

 

(TJ/SP – Juiz de Direito – VUNESP – 2018) Quanto à Lei de Execução Penal, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Dentre os enunciados abaixo, estão corretos:

I. A teoria interna dos direitos fundamentais adota a separação entre o conteúdo do direito e limites que lhe são impostos do exterior, oriundos de outros direitos.

II. A teoria externa busca a superação dos conflitos de direitos fundamentais por meio da delimitação, num primeiro momento, do direito ‘prima facie’ envolvido e, em seguida, por meio da investigação da existência de limites justificáveis impostos por outros direitos de modo a impedir que o direito aparente seja considerado um direito definitivo.

III. O STF já admitiu a chamada ponderação de segundo grau, ou seja, apesar de a regra de colisão já ter sido previamente estabelecida na Constituição (e o constituinte ter ponderado a limitação dos direitos em colisão), submeteu-se essa regra a uma nova ponderação.

IV. A proteção do conteúdo essencial consiste no reconhecimento da existência de núcleo permanente, que não pode ser afetado de forma alguma, em todo direito fundamental.

 

(TJ/RO – Juiz de Direito – VUNESP – 2019) De acordo com a Constituição Federal do Brasil, é correto afirmar, a respeito dos direitos políticos, que

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) A propósito da repartição constitucional de competência legislativa entre os entes federados em matéria de licitação, avalie as assertivas que seguem.

I. Estando a competência para legislar sobre licitações no rol de competências legislativas privativas da União (CF, artigo 22, XXVII), os Estados-membros somente legislam na matéria se autorizados por lei complementar nacional.

II. Há, segundo a doutrina, em matéria de licitação, assuntos compreendidos em ‘núcleo de certeza positiva’ e que, por isso, não podem ser disciplinados pelos Estados-membros.

III. Usurpa a competência da União para legislar sobre licitação norma estadual que prevê ser dispensável o procedimento licitatório sem observância das hipóteses e requisitos traçados pela Lei 8.666/1993.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TJ/PA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) De acordo com a doutrina administrativista clássica e majoritária, são atributos dos atos administrativos

 

(EMAGIS) Relativamente às desapropriações, julgue, com base no regime do Decreto-Lei 3.365/1941, as afirmações abaixo veiculadas, apontando, na sequência, a alternativa adequada.

I. Se houver concordância, reduzida a termo, do expropriado, a decisão concessiva da imissão provisória na posse implicará a aquisição da propriedade pelo expropriante com o consequente registro da propriedade na matrícula do imóvel.

II. A concordância escrita do expropriado, relativamente à imissão provisória na posse, implica renúncia ao seu direito de questionar o preço ofertado em juízo.

III. Não há possibilidade legal de o expropriado levantar 100% (cem por cento) do depósito inicial feito pelo expropriante, com vistas à imissão provisória na posse, e seguir discutindo o preço ofertado em juízo.

 

(EMAGIS) Sobre os bens públicos, analise as seguintes proposições.

I. O Código Civil prestigiou, na definição dos bens públicos, o critério material ou funcionalista.

II. Fala-se em domínio público quando se refere aos bens de uso especial, e em domínio privado da Administração Pública quando se alude aos bens de uso comum e aos bens dominicais.

III. Os bens públicos de uso comum do povo e os de uso especial são inalienáveis, enquanto conservarem a sua qualificação.

Estão incorretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito dos atos compreendidos no âmbito da competência do Tribunal de Contas da União, considerada a natureza administrativa de sua atuação, avalie as assertivas que seguem.

I. Embora não possa anular contratos administrativos, pode assinar prazo para que a autoridade administrativa competente efetue a anulação.

II. Pode determinar a suspensão cautelar de licitação.

III. O STF reconhece o poder geral de cautela em favor do TCU.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as denominadas obrigações ‘propter rem’, observado o magistério da doutrina civilista, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da ação de cobrança de despesas condominiais, marque a CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que cliente de instituição financeira pretenda obrigá-la a, enquanto empresária que registra e escritura suas atividades, apresentar extratos de contas que ali manteve.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/MA – Defensor Público – FCC – 2018) A convolação da recuperação judicial em falência

 

(EMAGIS) No que tange à competência no processo civil, analise as seguintes proposições.

I. A ação fundada em direito pessoal ou em direito real sobre bens móveis será proposta, em regra, no foro de domicílio do réu. Havendo 2 (dois) ou mais réus com diferentes domicílios, serão demandados no foro de qualquer deles, à escolha do autor.

II. O CPC/2015 não traz preceito que consagre a chamada “perpetuatio iurisdictiones”, conquanto a doutrina majoritária defenda a persistência do instituto a partir dos princípios que inspiram a novel codificação.

III. Tramitando o processo perante outro juízo, os autos serão remetidos ao juízo federal competente se nele intervier a União, suas empresas públicas, entidades autárquicas e fundações, ou conselho de fiscalização de atividade profissional, na qualidade de parte ou de terceiro interveniente, exceto as ações de recuperação judicial, falência, insolvência civil e acidente de trabalho, bem como as sujeitas à justiça eleitoral e à justiça do trabalho. No entanto, os autos não serão remetidos se houver pedido cuja apreciação seja de competência do juízo perante o qual foi proposta a ação; nesta hipótese, o juiz, ao não admitir a cumulação de pedidos em razão da incompetência para apreciar qualquer deles, não examinará o mérito daquele em que exista interesse da União, de suas entidades autárquicas ou de suas empresas públicas.

Estão corretos somente os itens:

 

15. (MPE/CE – Promotor de Justiça – CESPE – 2020) Em determinada seção do STJ, durante julgamento de recurso especial repetitivo acerca de discussão referente ao custeio de medicamento por plano de saúde, questão que se reflete em diversas demandas de consumidores economicamente vulneráveis, foi admitido o ingresso da Defensoria Pública da União na qualidade de guardião dos vulneráveis (custos vulnerablis).

Nessa hipótese, de acordo com a jurisprudência atual do STJ, a atuação como guardião dos vulneráveis

 

(EMAGIS) A respeito da atuação do Ministério Público no processo civil, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo a doutrina, pode ser órgão agente ou órgão interveniente.

II. Para o STF, no processo civil, o Ministério Público é sempre órgão parcial, não sendo de acolher-se sua atuação como sujeito imparcial em tal esfera.

III. É constitucional norma que não limita o tempo de sustentação oral do membro do Ministério Público perante o Tribunal quando atua como ‘custos legis’.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da expulsão, do território nacional, de estrangeiro que tenha filho brasileiro, avalie as assertivas que seguem.

I. Para a atual Lei de Migração (Lei 13.445/2017), a adoção ou o reconhecimento de filho brasileiro supervenientes ao fato que motivar a expulsão não são óbices a esta.

II. Para o revogado Estatuto do Estrangeiro (Lei 6.815/1980), a adoção ou o reconhecimento de filho brasileiro supervenientes ao fato que motivar a expulsão não são óbices a esta.

III. Pende a definição pelo Plenário do STF a questão da compatibilidade com a Constituição Federal de ato de expulsão de estrangeiro cujo filho brasileiro tenha sido reconhecido após o fato que motivou a expulsão.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(PC/SP – VUNESP – 2018) Assinale a alternativa que está em consonância com o Protocolo de Prevenção, Supressão e Punição do Tráfico de Pessoas, Especialmente Mulheres e Crianças:

 

(EMAGIS) Quanto à pensão por morte no Regime Geral de Previdência Social (RGPS), aquilate as seguintes proposições e assinale a alternativa apropriada.

I. Pedro é segurado obrigatório do RGPS. Solteiro e sem filhos, acabou vindo a óbito, ainda jovem. Joaquim e Ana, seus pais, são idosos. Nesse cenário, os pais gozam de presunção relativa de dependência econômica perante o segurado falecido.

II. O exercício de atividade remunerada impede a concessão ou manutenção da parte individual da pensão do dependente com deficiência intelectual ou mental ou com deficiência grave.

III A pensão por morte, devida ao filho até os 21 anos de idade, somente se prorroga pela pendência do curso universitário se comprovada a dependência econômica.

 

(EMAGIS) Sobre a Tomada de Contas, também como instrumento de controle financeiro a serviço do Tribunal de Contas da União, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o STF, à falta de disciplina legal específica, é regida pela Lei 9.784/1999.

II. Por força do artigo 54 da Lei 9.784/1999, sujeita-se ao prazo decadencial qüinqüenal.

III. Não pode ser instaurada de ofício pelo TCU, eis que depende da prestação anual das contas a cargo daquele sujeito à jurisdição do TCU.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A propósito do sujeito passivo da obrigação tributária, observando a disciplina do Código Tributário Nacional, além do magistério consagrado na doutrina tributarista, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o repasse do PIS e da COFINS ao consumidor nas faturas do serviço de público de que concessionário o contribuinte de direito dos aludidos tributos, marque a alternativa CORRETA.

 

Discursivas - Rodada 22.2020 - Questão 1

O posto ALFA Ltda., após a tramitação de ação civil pública proposta pelo Ministério Público, foi condenado a estampar cartaz na entrada do estabelecimento com dizeres no sentido de que fora condenado por prática abusiva consumerista por propaganda enganosa (vender combustível de outra bandeira sem comunicar ao consumidor e anunciar devidamente). Na fase de execução da sentença, porém, o posto Alfa mencionou que o estabelecimento condenado (a matriz) não estava em funcionamento. Do grupo empresarial em questão, só funcionava uma filial localizada numa cidade da região metropolitana. Considerando a jurisprudência do STF sobre o assunto, pode a obrigação de contrapropaganda ser direcionada à filial do posto Alfa? Máximo 10 linhas.

Discursivas - Rodada 22.2020 - Questão 2

Quais são os 3 requisitos para criação de uma CPI? Uma vez preenchidos esses 3 requisitos, é cabível a formulação de questão de ordem junto ao Presidente do Poder Legislativo para impedir a instalação da CPI? Responda em até 10 linhas, apresentando justificativas e, se o caso, dispositivos normativos.

Discursivas - Rodada 22.2020 - Questão 3

É possível a revisão de contratos administrativos com base na teoria da imprevisão, em virtude da pandemia de COVID 19? Resposta em até 15 linhas.

Discursivas - Rodada 22.2020 - Questão 4

A justiça do trabalho é competente para julgar ação envolvendo plano de saúde na modalidade autogestão empresarial ajuizada por dependente de empregado da empresa que instituiu o plano? E lide envolvendo complementação de aposentadoria por entidade privada de previdência complementar contratada pelo empregador? Fundamente, com base na jurisprudência dos tribunais superiores, em no máximo 25 linhas.

Discursivas - Rodada 22.2020 - Questão 4

Hunt, enquanto praticava “racha” em via urbana com grande movimentação de pedestres, em velocidade bem superior à permitida, invadiu a calçada para realizar uma manobra e atingiu Nikki, que ficou preso nas ferragens. Apesar dos gritos dos transeuntes e buzinas, Hunt prosseguiu conduzindo o veículo, arrastando Nikki por cerca de 1km, o qual veio a falecer em decorrência das lesões provocadas pelo arrastamento. Nesse caso, questiona-se: qual o tipo penal cometido, conforme doutrina e jurisprudência pátria? (considere eventuais qualificadoras e causas de aumento da pena). Máximo 10 linhas.

Discursivas - Rodada 22.2020

O posto ALFA Ltda., após a tramitação de ação civil pública proposta pelo Ministério Público, foi condenado a estampar cartaz na entrada do estabelecimento com dizeres no sentido de que fora condenado por prática abusiva consumerista por propaganda enganosa (vender combustível de outra bandeira sem comunicar ao consumidor e anunciar devidamente). Na fase de execução da sentença, porém, o posto Alfa mencionou que o estabelecimento condenado (a matriz) não estava em funcionamento. Do grupo empresarial em questão, só funcionava uma filial localizada numa cidade da região metropolitana. Considerando a jurisprudência do STF sobre o assunto, pode a obrigação de contrapropaganda ser direcionada à filial do posto Alfa? Máximo 10 linhas.

 

Quais são os 3 requisitos para criação de uma CPI? Uma vez preenchidos esses 3 requisitos, é cabível a formulação de questão de ordem junto ao Presidente do Poder Legislativo para impedir a instalação da CPI? Responda em até 10 linhas, apresentando justificativas e, se o caso, dispositivos normativos.

 

É possível a revisão de contratos administrativos com base na teoria da imprevisão, em virtude da pandemia de COVID 19? Resposta em até 15 linhas.

 

A justiça do trabalho é competente para julgar ação envolvendo plano de saúde na modalidade autogestão empresarial ajuizada por dependente de empregado da empresa que instituiu o plano? E lide envolvendo complementação de aposentadoria por entidade privada de previdência complementar contratada pelo empregador? Fundamente, com base na jurisprudência dos tribunais superiores, em no máximo 25 linhas.

 

Hunt, enquanto praticava “racha” em via urbana com grande movimentação de pedestres, em velocidade bem superior à permitida, invadiu a calçada para realizar uma manobra e atingiu Nikki, que ficou preso nas ferragens. Apesar dos gritos dos transeuntes e buzinas, Hunt prosseguiu conduzindo o veículo, arrastando Nikki por cerca de 1km, o qual veio a falecer em decorrência das lesões provocadas pelo arrastamento. Nesse caso, questiona-se: qual o tipo penal cometido, conforme doutrina e jurisprudência pátria? (considere eventuais qualificadoras e causas de aumento da pena). Máximo 10 linhas.

 

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 22.2020

(EMAGIS) A respeito da atualização monetária nos contratos de mútuo bancário, observada a jurisprudência consagrada pelo Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da responsabilidade civil na disciplina do Código Civil, tendo presente também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Na modalidade pré-contratual, abrange, segundo o STJ, tanto os ‘interesses negativos’ quanto os ‘interesses positivos’.

II. Embora a condenação na esfera criminal possa repercutir na esfera cível no que concerne à pretensão de responsabilização civil pelos mesmos fatos, a absolvição não repercute.

III. A pretensão de receber em dobro a quantia já paga e objeto de ação judicial de cobrança não pode ser deduzida pelo réu como defesa nesta ação.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do Direito de Família e Sucessões, devendo ser apreciadas em consonância com o Código Civil e com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça. Considere que o regime de bens do casamento seja o de comunhão parcial. Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação à petição inicial, marque, com base no CPC/15, a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito do julgamento de improcedência liminar do pedido no CPC/2015, marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) No que diz respeito ao processo de execução, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor e o entendimento consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) Considerando o procedimento de apuração de infração administrativa às normas de proteção à criança e ao adolescente, previsto no ECA, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre as etapas de realização do crime, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre a aplicação da lei penal no tempo, avalie as assertivas que seguem.

I. Para Zaffaroni, se, a despeito de inalterada a lei penal, sobrevenha alteração em sua interpretação, considerando-se crime algo que antes não era, os fatos anteriores a tal inovação hermenêutica devem ser tidos por atípicos.

II. Para Francisco de Assis Toledo, a regra da irretroatividade da lei penal gravosa não se aplica à lei processual penal gravosa, isso no que concerne à possibilidade de esta última reger processos referentes a crimes anteriores a sua vigência..

III. O STF considera não serem retroativas, quando gravosas, as denominadas leis penais mistas, que não podem ser aplicadas relativamente a crimes que lhes sejam anteriores.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a condenação criminal e seus efeitos, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do crime de estelionato, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/PA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) A respeito de ação penal, julgue os itens seguintes.

I. Crimes contra a ordem tributária são de ação penal pública condicionada a representação e lançamento definitivo do crédito tributário.

II. Crimes cometidos por estrangeiro contra brasileiro no exterior são de ação penal pública condicionada a representação da vítima.

III. O crime de constranger alguém, com o intuito de favorecimento sexual, prevalecendo-se da condição de superior hierárquico, é de ação pública incondicionada.

IV. O crime de praticar conjunção carnal na presença de menor de quatorze anos de idade, com o fim de satisfazer lascívia de outrem, é de ação pública condicionada a representação.
V. Não promovendo o Ministério Público a ação penal no prazo legal, o ofendido ou seu representante legal poderá intentar ação penal privada.

Estão certos apenas os itens:

 

(TJ/MS – Juiz de Direito – FCC – 2020) Quanto à sentença, correto afirmar que o juiz

 

(EMAGIS) Sobre o rito dos processos do júri, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da unificação das penas e da prática de falta grave na execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Entre os enunciados abaixo, estão corretos:

I. É inconstitucional norma da Constituição Estadual que disponha as atribuições para a defesa dos direitos e interesses das populações indígenas.

II. É inconstitucional lei estadual que estabelece regras para a cobrança em estacionamento de veículos.
 
III. Compete privativamente à União legislar sobre direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho, entre outros.

IV. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre direito tributário, financeiro, penitenciário, econômico e urbanístico.

V. No âmbito da legislação concorrente, a competência da União limitar-se-á a estabelecer normas gerais.

 

(EMAGIS) A propósito da compatibilidade com a Constituição Federal de lei que conceda ao ex-chefe do Poder Executivo o direito a determinados benefícios pecuniários ou serviços prestados pelo Estado, marque a alternativa CORRETA.

 

(Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto – Procurador do Município de Ribeirão Preto – VUNESP – 2019) Considere a seguinte situação hipotética:
Marlon, brasileiro nato, é jogador de futebol; em função de sua profissão, foi transferido para jogar na Ucrânia. Alguns meses após a sua chegada, o time ao qual está vinculado exige que ele se naturalize ucraniano como condição para permanecer jogando e em cumprimento ao seu contrato de trabalho.

Nesse caso em específico, a respeito do quanto disciplinado pela Constituição Federal brasileira acerca dos direitos de nacionalidade, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Sobre o princípio constitucional da autonomia universitária aplicado às universidades públicas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Acerca da Ação de Investigação Judicial Eleitoral – AIJE, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) A respeito do protesto dos títulos de crédito e também sobre a penhora de cotas sociais, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sabe-se que o artigo 49, §4º, da Lei 11.101/2005, retira o crédito decorrente de adiantamento de contrato de câmbio (ACC) dos efeitos a recuperação judicial.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da prescrição do crédito tributário, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A propósito da Dívida Ativa e das Certidões Negativas, observando a disciplina do CTN e também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Tratando-se de créditos em curso de cobrança executiva em que tenha sido efetivada a penhora ou de créditos cuja exigibilidade esteja suspensa, cabível é a obtenção da certidão negativa de débitos fiscais (CND).

II. Tratando-se de parcelamento, cabível é a obtenção de certidão positiva com efeitos de negativa tão logo formulado o requerimento pelo contribuinte, independentemente de homologação expressa ou tácita pelo Fisco.

III. Tratando-se de ação anulatória de débito fiscal inscrito em dívida ativa ajuizada por Município, cabível é a obtenção de certidão negativa de débitos fiscais (CND) independentemente de garantia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da prescrição intercorrente referente a crédito tributário na execução fiscal, observada jurisprudência recentemente consagrada pelo STJ em julgamento de recurso repetitivo, avalie as assertivas que seguem.

I. Não se operará a prescrição quando, a despeito de a constrição ter-se realizado após a consumação do qüinqüênio legal, o pedido da exeqüente tiver sido efetivado dentro do aludido lustro.

II. O termo inicial do prazo de suspensão da execução é o despacho judicial que declara aludida suspensão.

III. Findo o prazo de 1 ano de suspensão da execução, inicia-se automaticamente o prazo prescricional aplicável, independentemente de despacho judicial ou intimação da exeqüente após aludido prazo ânuo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as infrações administrativas ambientais, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto aos concursos públicos, analise as seguintes proposições e indique a alternativa apropriada.

I. A prorrogação do prazo de validade de concurso público é ato discricionário da Administração.

II. A comprovação do triênio de atividade jurídica exigida para o ingresso no cargo de juiz substituto deve ocorrer no momento da posse no cargo.

III. Os candidatos em concurso público têm direito subjetivo à prova de segunda chamada nos testes de aptidão física, quando a ausência à primeira chamada estiver justificada em circunstâncias pessoais de caráter fisiológico devidamente comprovadas.

 

(EMAGIS) Sobre a exigência de licitação e os casos de dispensa e de inexigibilidade, julgue, com base na Lei das Estatais (Lei 13.303/16), os itens abaixo.

I. É dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista para obras e serviços de engenharia de valor até R$ 8.000,00 (oito mil reais), desde que não se refiram a parcelas de uma mesma obra ou serviço ou ainda a obras e serviços de mesma natureza e no mesmo local que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente.

II. É dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista na aquisição de materiais, equipamentos ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo.

III. É dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista nas contratações entre empresas públicas ou sociedades de economia mista e suas respectivas subsidiárias, para aquisição ou alienação de bens e prestação ou obtenção de serviços, desde que os preços sejam compatíveis com os praticados no mercado e que o objeto do contrato tenha relação com a atividade da contratada prevista em seu estatuto social.

Há erro:

 

(EMAGIS) Em relação às parcerias público-privadas, considerada a disciplina da Lei 11.079/2004, julgue os itens abaixo.

I. É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada cujo período de prestação do serviço seja inferior a 5 (cinco) anos, assim como o que tenha como objeto único o fornecimento de mão-de-obra, o fornecimento e instalação de equipamentos ou a execução de obra pública.

II. Dentre as cláusulas essenciais dos contratos de parcerias público-privadas está aquela concernente à repartição de riscos entre as partes, inclusive os referentes a caso fortuito, força maior, fato do príncipe e álea econômica extraordinária.

III. As cláusulas contratuais de atualização automática de valores baseadas em índices e fórmulas matemáticas, quando houver, serão aplicadas sem necessidade de homologação pela Administração Pública, exceto se esta publicar, na imprensa oficial, onde houver, até o prazo de 15 (quinze) dias após apresentação da fatura, razões fundamentadas na Lei 11.079/04 ou no contrato para a rejeição da atualização.

Estão corretos somente os itens:

 

(Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto/SP – Procurador do Município – VUNESP – 2019) A respeito da desapropriação, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre as agências reguladoras como instrumento de intervenção do Estado na ordem econômica, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange ao auxílio-acidente no âmbito do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), julgue os itens a seguir expostos.

I. Independe de carência, em qualquer hipótese.

II. O segurado contribuinte individual não faz jus a auxílio-acidente.

III. Será concedido, como indenização, ao segurado quando, após consolidação das lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultarem sequelas que impliquem redução da capacidade para qualquer trabalho.

Estão corretos apenas os itens:

 

(DPE/RO – VUNESP – 2017) Sobre a Carta das Nações Unidas, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Sabe-se que a Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) produziu diversas decisões contra o Brasil, em matéria de direitos humanos, reconhecendo a morosidade do sistema penal brasileiro em decorrência da inaptidão em apresentar resposta penal célere e efetiva.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. No caso Sétimo Garibaldi versus Brasil, julgado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos em 23 de setembro de 2009, a Corte condenou o Brasil por reconhecer a inefetividade do Estado brasileiro em oferecer uma resposta para a morte de Sétimo Garibaldi, ocorrida em 27 de novembro de 1998, no Município de Querência do Norte no Estado do Paraná, onde foi vitimado. Considerou a Corte que há direito de obter uma resposta justa e efetiva sobre o acontecido.

II. A morosidade judicial em apresentar soluções a casos criminais que decorrem de intensa violação a direitos humanos levou à condenação do Brasil, pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, em 04 de julho de 2006, no caso Ximenes Lopes versus Brasil. Damião Ximenes Lopes era deficiente mental e foi vítima de maus tratos em uma casa de repouso no Município de Sobral/CE, os quais foram causa de sua morte. Na condenação, dentre outras razões, a Corte considerou violados os direitos e garantias judiciais à proteção judicial em razão da ineficiência em investigar e punir os responsáveis pelos maus tratos e óbito da vítima. Considerou-se que após 06 (seis) anos não havia sequer sentença de primeiro grau.

III. A deficiência da proteção penal a vítimas de violações graves a direitos humanos foi decisiva na acusação que o Brasil sofreu perante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, no caso que ficou conhecido como o Caso dos Meninos Emasculados do Maranhão. Entre 1991 e 2003, uma série de homicídios foi praticada no Maranhão contra crianças de 8 a 15 anos. Apurou-se o total de 28 homicídios, tendo a maioria dos corpos sido encontrada com as genitais mutiladas. O Brasil firmou acordo reconhecendo a ineficiência da proteção penal às vítimas, assumindo uma série de compromissos em decorrência disso.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 22.2020

(EMAGIS) A respeito da atualização monetária nos contratos de mútuo bancário, observada a jurisprudência consagrada pelo Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da responsabilidade civil na disciplina do Código Civil, tendo presente também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Na modalidade pré-contratual, abrange, segundo o STJ, tanto os ‘interesses negativos’ quanto os ‘interesses positivos’.

II. Embora a condenação na esfera criminal possa repercutir na esfera cível no que concerne à pretensão de responsabilização civil pelos mesmos fatos, a absolvição não repercute.

III. A pretensão de receber em dobro a quantia já paga e objeto de ação judicial de cobrança não pode ser deduzida pelo réu como defesa nesta ação.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do Direito de Família e Sucessões, devendo ser apreciadas em consonância com o Código Civil e com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça. Considere que o regime de bens do casamento seja o de comunhão parcial. Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação à petição inicial, marque, com base no CPC/15, a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito do julgamento de improcedência liminar do pedido no CPC/2015, marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) No que diz respeito ao processo de execução, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor e o entendimento consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) Considerando o procedimento de apuração de infração administrativa às normas de proteção à criança e ao adolescente, previsto no ECA, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre as etapas de realização do crime, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre a aplicação da lei penal no tempo, avalie as assertivas que seguem.

I. Para Zaffaroni, se, a despeito de inalterada a lei penal, sobrevenha alteração em sua interpretação, considerando-se crime algo que antes não era, os fatos anteriores a tal inovação hermenêutica devem ser tidos por atípicos.

II. Para Francisco de Assis Toledo, a regra da irretroatividade da lei penal gravosa não se aplica à lei processual penal gravosa, isso no que concerne à possibilidade de esta última reger processos referentes a crimes anteriores a sua vigência..

III. O STF considera não serem retroativas, quando gravosas, as denominadas leis penais mistas, que não podem ser aplicadas relativamente a crimes que lhes sejam anteriores.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a condenação criminal e seus efeitos, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do crime de estelionato, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/MS – Juiz de Direito – FCC – 2020) Quanto à sentença, correto afirmar que o juiz

 

(EMAGIS) Sobre o rito dos processos do júri, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da unificação das penas e da prática de falta grave na execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Entre os enunciados abaixo, estão corretos:

I. É inconstitucional norma da Constituição Estadual que disponha as atribuições para a defesa dos direitos e interesses das populações indígenas.

II. É inconstitucional lei estadual que estabelece regras para a cobrança em estacionamento de veículos.
 
III. Compete privativamente à União legislar sobre direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho, entre outros.

IV. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre direito tributário, financeiro, penitenciário, econômico e urbanístico.

V. No âmbito da legislação concorrente, a competência da União limitar-se-á a estabelecer normas gerais.

 

(EMAGIS) A propósito da compatibilidade com a Constituição Federal de lei que conceda ao ex-chefe do Poder Executivo o direito a determinados benefícios pecuniários ou serviços prestados pelo Estado, marque a alternativa CORRETA.

 

(Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto – Procurador do Município de Ribeirão Preto – VUNESP – 2019) Considere a seguinte situação hipotética:
Marlon, brasileiro nato, é jogador de futebol; em função de sua profissão, foi transferido para jogar na Ucrânia. Alguns meses após a sua chegada, o time ao qual está vinculado exige que ele se naturalize ucraniano como condição para permanecer jogando e em cumprimento ao seu contrato de trabalho.

Nesse caso em específico, a respeito do quanto disciplinado pela Constituição Federal brasileira acerca dos direitos de nacionalidade, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Sobre o princípio constitucional da autonomia universitária aplicado às universidades públicas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Acerca da Ação de Investigação Judicial Eleitoral – AIJE, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) A respeito do protesto dos títulos de crédito e também sobre a penhora de cotas sociais, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sabe-se que o artigo 49, §4º, da Lei 11.101/2005, retira o crédito decorrente de adiantamento de contrato de câmbio (ACC) dos efeitos a recuperação judicial.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da prescrição do crédito tributário, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A propósito da Dívida Ativa e das Certidões Negativas, observando a disciplina do CTN e também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Tratando-se de créditos em curso de cobrança executiva em que tenha sido efetivada a penhora ou de créditos cuja exigibilidade esteja suspensa, cabível é a obtenção da certidão negativa de débitos fiscais (CND).

II. Tratando-se de parcelamento, cabível é a obtenção de certidão positiva com efeitos de negativa tão logo formulado o requerimento pelo contribuinte, independentemente de homologação expressa ou tácita pelo Fisco.

III. Tratando-se de ação anulatória de débito fiscal inscrito em dívida ativa ajuizada por Município, cabível é a obtenção de certidão negativa de débitos fiscais (CND) independentemente de garantia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as infrações administrativas ambientais, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto aos concursos públicos, analise as seguintes proposições e indique a alternativa apropriada.

I. A prorrogação do prazo de validade de concurso público é ato discricionário da Administração.

II. A comprovação do triênio de atividade jurídica exigida para o ingresso no cargo de juiz substituto deve ocorrer no momento da posse no cargo.

III. Os candidatos em concurso público têm direito subjetivo à prova de segunda chamada nos testes de aptidão física, quando a ausência à primeira chamada estiver justificada em circunstâncias pessoais de caráter fisiológico devidamente comprovadas.

 

(EMAGIS) Sobre a exigência de licitação e os casos de dispensa e de inexigibilidade, julgue, com base na Lei das Estatais (Lei 13.303/16), os itens abaixo.

I. É dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista para obras e serviços de engenharia de valor até R$ 8.000,00 (oito mil reais), desde que não se refiram a parcelas de uma mesma obra ou serviço ou ainda a obras e serviços de mesma natureza e no mesmo local que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente.

II. É dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista na aquisição de materiais, equipamentos ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo.

III. É dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista nas contratações entre empresas públicas ou sociedades de economia mista e suas respectivas subsidiárias, para aquisição ou alienação de bens e prestação ou obtenção de serviços, desde que os preços sejam compatíveis com os praticados no mercado e que o objeto do contrato tenha relação com a atividade da contratada prevista em seu estatuto social.

Há erro:

 

(EMAGIS) Em relação às parcerias público-privadas, considerada a disciplina da Lei 11.079/2004, julgue os itens abaixo.

I. É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada cujo período de prestação do serviço seja inferior a 5 (cinco) anos, assim como o que tenha como objeto único o fornecimento de mão-de-obra, o fornecimento e instalação de equipamentos ou a execução de obra pública.

II. Dentre as cláusulas essenciais dos contratos de parcerias público-privadas está aquela concernente à repartição de riscos entre as partes, inclusive os referentes a caso fortuito, força maior, fato do príncipe e álea econômica extraordinária.

III. As cláusulas contratuais de atualização automática de valores baseadas em índices e fórmulas matemáticas, quando houver, serão aplicadas sem necessidade de homologação pela Administração Pública, exceto se esta publicar, na imprensa oficial, onde houver, até o prazo de 15 (quinze) dias após apresentação da fatura, razões fundamentadas na Lei 11.079/04 ou no contrato para a rejeição da atualização.

Estão corretos somente os itens:

 

(Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto/SP – Procurador do Município – VUNESP – 2019) A respeito da desapropriação, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considerando a regra da lista tríplice, para escolha do chefe do Ministério Público em cada um de seus ramos, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA em relação à defesa dos direitos e difusos coletivos em juízo, considerando o entendimento consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça e pelo Supremo Tribunal Federal:

 

(DPE/RO – VUNESP – 2017) Sobre a Carta das Nações Unidas, é correto afirmar:

 

Objetivas MPF - Rodada 22.2020

(EMAGIS) Entre os enunciados abaixo, estão corretos:

I. É inconstitucional norma da Constituição Estadual que disponha as atribuições para a defesa dos direitos e interesses das populações indígenas.

II. É inconstitucional lei estadual que estabelece regras para a cobrança em estacionamento de veículos.
 
III. Compete privativamente à União legislar sobre direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho, entre outros.

IV. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre direito tributário, financeiro, penitenciário, econômico e urbanístico.

V. No âmbito da legislação concorrente, a competência da União limitar-se-á a estabelecer normas gerais.

 

(EMAGIS) A propósito da compatibilidade com a Constituição Federal de lei que conceda ao ex-chefe do Poder Executivo o direito a determinados benefícios pecuniários ou serviços prestados pelo Estado, marque a alternativa CORRETA.

 

(Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto – Procurador do Município de Ribeirão Preto – VUNESP – 2019) Considere a seguinte situação hipotética:
Marlon, brasileiro nato, é jogador de futebol; em função de sua profissão, foi transferido para jogar na Ucrânia. Alguns meses após a sua chegada, o time ao qual está vinculado exige que ele se naturalize ucraniano como condição para permanecer jogando e em cumprimento ao seu contrato de trabalho.

Nesse caso em específico, a respeito do quanto disciplinado pela Constituição Federal brasileira acerca dos direitos de nacionalidade, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Sobre o princípio constitucional da autonomia universitária aplicado às universidades públicas, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/RO – VUNESP – 2017) Sobre a Carta das Nações Unidas, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Acerca da Ação de Investigação Judicial Eleitoral – AIJE, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Quanto aos concursos públicos, analise as seguintes proposições e indique a alternativa apropriada.

I. A prorrogação do prazo de validade de concurso público é ato discricionário da Administração.

II. A comprovação do triênio de atividade jurídica exigida para o ingresso no cargo de juiz substituto deve ocorrer no momento da posse no cargo.

III. Os candidatos em concurso público têm direito subjetivo à prova de segunda chamada nos testes de aptidão física, quando a ausência à primeira chamada estiver justificada em circunstâncias pessoais de caráter fisiológico devidamente comprovadas.

 

(EMAGIS) Sobre a exigência de licitação e os casos de dispensa e de inexigibilidade, julgue, com base na Lei das Estatais (Lei 13.303/16), os itens abaixo.

I. É dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista para obras e serviços de engenharia de valor até R$ 8.000,00 (oito mil reais), desde que não se refiram a parcelas de uma mesma obra ou serviço ou ainda a obras e serviços de mesma natureza e no mesmo local que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente.

II. É dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista na aquisição de materiais, equipamentos ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo.

III. É dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista nas contratações entre empresas públicas ou sociedades de economia mista e suas respectivas subsidiárias, para aquisição ou alienação de bens e prestação ou obtenção de serviços, desde que os preços sejam compatíveis com os praticados no mercado e que o objeto do contrato tenha relação com a atividade da contratada prevista em seu estatuto social.

Há erro:

 

(EMAGIS) Em relação às parcerias público-privadas, considerada a disciplina da Lei 11.079/2004, julgue os itens abaixo.

I. É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada cujo período de prestação do serviço seja inferior a 5 (cinco) anos, assim como o que tenha como objeto único o fornecimento de mão-de-obra, o fornecimento e instalação de equipamentos ou a execução de obra pública.

II. Dentre as cláusulas essenciais dos contratos de parcerias público-privadas está aquela concernente à repartição de riscos entre as partes, inclusive os referentes a caso fortuito, força maior, fato do príncipe e álea econômica extraordinária.

III. As cláusulas contratuais de atualização automática de valores baseadas em índices e fórmulas matemáticas, quando houver, serão aplicadas sem necessidade de homologação pela Administração Pública, exceto se esta publicar, na imprensa oficial, onde houver, até o prazo de 15 (quinze) dias após apresentação da fatura, razões fundamentadas na Lei 11.079/04 ou no contrato para a rejeição da atualização.

Estão corretos somente os itens:

 

(Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto/SP – Procurador do Município – VUNESP – 2019) A respeito da desapropriação, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre as infrações administrativas ambientais, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da prescrição do crédito tributário, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da prescrição intercorrente referente a crédito tributário na execução fiscal, observada jurisprudência recentemente consagrada pelo STJ em julgamento de recurso repetitivo, avalie as assertivas que seguem.

I. Não se operará a prescrição quando, a despeito de a constrição ter-se realizado após a consumação do qüinqüênio legal, o pedido da exeqüente tiver sido efetivado dentro do aludido lustro.

II. O termo inicial do prazo de suspensão da execução é o despacho judicial que declara aludida suspensão.

III. Findo o prazo de 1 ano de suspensão da execução, inicia-se automaticamente o prazo prescricional aplicável, independentemente de despacho judicial ou intimação da exeqüente após aludido prazo ânuo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a conformação orçamentária e constitucional de norma que conceda revisão geral anual de remuneração a servidores públicos, avalie as assertivas que seguem.

I. Além da previsão em lei, a revisão em questão deve contar com prévia dotação orçamentária suficiente.

II. Não é inconstitucional a revisão em questão por percentual inferior ao da inflação.

III. Além da previsão em lei, deve haver autorização específica na lei de diretrizes orçamentárias, exceto para empresas públicas e sociedades de economia mista.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sabe-se que a Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) produziu diversas decisões contra o Brasil, em matéria de direitos humanos, reconhecendo a morosidade do sistema penal brasileiro em decorrência da inaptidão em apresentar resposta penal célere e efetiva.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. No caso Sétimo Garibaldi versus Brasil, julgado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos em 23 de setembro de 2009, a Corte condenou o Brasil por reconhecer a inefetividade do Estado brasileiro em oferecer uma resposta para a morte de Sétimo Garibaldi, ocorrida em 27 de novembro de 1998, no Município de Querência do Norte no Estado do Paraná, onde foi vitimado. Considerou a Corte que há direito de obter uma resposta justa e efetiva sobre o acontecido.

II. A morosidade judicial em apresentar soluções a casos criminais que decorrem de intensa violação a direitos humanos levou à condenação do Brasil, pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, em 04 de julho de 2006, no caso Ximenes Lopes versus Brasil. Damião Ximenes Lopes era deficiente mental e foi vítima de maus tratos em uma casa de repouso no Município de Sobral/CE, os quais foram causa de sua morte. Na condenação, dentre outras razões, a Corte considerou violados os direitos e garantias judiciais à proteção judicial em razão da ineficiência em investigar e punir os responsáveis pelos maus tratos e óbito da vítima. Considerou-se que após 06 (seis) anos não havia sequer sentença de primeiro grau.

III. A deficiência da proteção penal a vítimas de violações graves a direitos humanos foi decisiva na acusação que o Brasil sofreu perante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, no caso que ficou conhecido como o Caso dos Meninos Emasculados do Maranhão. Entre 1991 e 2003, uma série de homicídios foi praticada no Maranhão contra crianças de 8 a 15 anos. Apurou-se o total de 28 homicídios, tendo a maioria dos corpos sido encontrada com as genitais mutiladas. O Brasil firmou acordo reconhecendo a ineficiência da proteção penal às vítimas, assumindo uma série de compromissos em decorrência disso.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as agências reguladoras como instrumento de intervenção do Estado na ordem econômica, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor e o entendimento consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) A respeito da atualização monetária nos contratos de mútuo bancário, observada a jurisprudência consagrada pelo Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da responsabilidade civil na disciplina do Código Civil, tendo presente também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Na modalidade pré-contratual, abrange, segundo o STJ, tanto os ‘interesses negativos’ quanto os ‘interesses positivos’.

II. Embora a condenação na esfera criminal possa repercutir na esfera cível no que concerne à pretensão de responsabilização civil pelos mesmos fatos, a absolvição não repercute.

III. A pretensão de receber em dobro a quantia já paga e objeto de ação judicial de cobrança não pode ser deduzida pelo réu como defesa nesta ação.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação à petição inicial, marque, com base no CPC/15, a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito do julgamento de improcedência liminar do pedido no CPC/2015, marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) No que diz respeito ao processo de execução, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Sobre as etapas de realização do crime, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre a aplicação da lei penal no tempo, avalie as assertivas que seguem.

I. Para Zaffaroni, se, a despeito de inalterada a lei penal, sobrevenha alteração em sua interpretação, considerando-se crime algo que antes não era, os fatos anteriores a tal inovação hermenêutica devem ser tidos por atípicos.

II. Para Francisco de Assis Toledo, a regra da irretroatividade da lei penal gravosa não se aplica à lei processual penal gravosa, isso no que concerne à possibilidade de esta última reger processos referentes a crimes anteriores a sua vigência..

III. O STF considera não serem retroativas, quando gravosas, as denominadas leis penais mistas, que não podem ser aplicadas relativamente a crimes que lhes sejam anteriores.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a condenação criminal e seus efeitos, marque a alternativa INCORRETA.

 

(TJ/PA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) A respeito de ação penal, julgue os itens seguintes.

I. Crimes contra a ordem tributária são de ação penal pública condicionada a representação e lançamento definitivo do crédito tributário.

II. Crimes cometidos por estrangeiro contra brasileiro no exterior são de ação penal pública condicionada a representação da vítima.

III. O crime de constranger alguém, com o intuito de favorecimento sexual, prevalecendo-se da condição de superior hierárquico, é de ação pública incondicionada.

IV. O crime de praticar conjunção carnal na presença de menor de quatorze anos de idade, com o fim de satisfazer lascívia de outrem, é de ação pública condicionada a representação.
V. Não promovendo o Ministério Público a ação penal no prazo legal, o ofendido ou seu representante legal poderá intentar ação penal privada.

Estão certos apenas os itens:

 

(EMAGIS) A respeito do crime de estelionato, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/MS – Juiz de Direito – FCC – 2020) Quanto à sentença, correto afirmar que o juiz

 

(EMAGIS) Sobre o rito dos processos do júri, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da unificação das penas e da prática de falta grave na execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 22.2020

(EMAGIS) Quanto aos concursos públicos, analise as seguintes proposições e indique a alternativa apropriada.

I. A prorrogação do prazo de validade de concurso público é ato discricionário da Administração.

II. A comprovação do triênio de atividade jurídica exigida para o ingresso no cargo de juiz substituto deve ocorrer no momento da posse no cargo.

III. Os candidatos em concurso público têm direito subjetivo à prova de segunda chamada nos testes de aptidão física, quando a ausência à primeira chamada estiver justificada em circunstâncias pessoais de caráter fisiológico devidamente comprovadas.

 

(EMAGIS) Sobre a exigência de licitação e os casos de dispensa e de inexigibilidade, julgue, com base na Lei das Estatais (Lei 13.303/16), os itens abaixo.

I. É dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista para obras e serviços de engenharia de valor até R$ 8.000,00 (oito mil reais), desde que não se refiram a parcelas de uma mesma obra ou serviço ou ainda a obras e serviços de mesma natureza e no mesmo local que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente.

II. É dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista na aquisição de materiais, equipamentos ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo.

III. É dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista nas contratações entre empresas públicas ou sociedades de economia mista e suas respectivas subsidiárias, para aquisição ou alienação de bens e prestação ou obtenção de serviços, desde que os preços sejam compatíveis com os praticados no mercado e que o objeto do contrato tenha relação com a atividade da contratada prevista em seu estatuto social.

Há erro:

 

(EMAGIS) Em relação às parcerias público-privadas, considerada a disciplina da Lei 11.079/2004, julgue os itens abaixo.

I. É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada cujo período de prestação do serviço seja inferior a 5 (cinco) anos, assim como o que tenha como objeto único o fornecimento de mão-de-obra, o fornecimento e instalação de equipamentos ou a execução de obra pública.

II. Dentre as cláusulas essenciais dos contratos de parcerias público-privadas está aquela concernente à repartição de riscos entre as partes, inclusive os referentes a caso fortuito, força maior, fato do príncipe e álea econômica extraordinária.

III. As cláusulas contratuais de atualização automática de valores baseadas em índices e fórmulas matemáticas, quando houver, serão aplicadas sem necessidade de homologação pela Administração Pública, exceto se esta publicar, na imprensa oficial, onde houver, até o prazo de 15 (quinze) dias após apresentação da fatura, razões fundamentadas na Lei 11.079/04 ou no contrato para a rejeição da atualização.

Estão corretos somente os itens:

 

(Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto/SP – Procurador do Município – VUNESP – 2019) A respeito da desapropriação, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Entre os enunciados abaixo, estão corretos:

I. É inconstitucional norma da Constituição Estadual que disponha as atribuições para a defesa dos direitos e interesses das populações indígenas.

II. É inconstitucional lei estadual que estabelece regras para a cobrança em estacionamento de veículos.
 
III. Compete privativamente à União legislar sobre direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho, entre outros.

IV. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre direito tributário, financeiro, penitenciário, econômico e urbanístico.

V. No âmbito da legislação concorrente, a competência da União limitar-se-á a estabelecer normas gerais.

 

(EMAGIS) A propósito da compatibilidade com a Constituição Federal de lei que conceda ao ex-chefe do Poder Executivo o direito a determinados benefícios pecuniários ou serviços prestados pelo Estado, marque a alternativa CORRETA.

 

(Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto – Procurador do Município de Ribeirão Preto – VUNESP – 2019) Considere a seguinte situação hipotética:
Marlon, brasileiro nato, é jogador de futebol; em função de sua profissão, foi transferido para jogar na Ucrânia. Alguns meses após a sua chegada, o time ao qual está vinculado exige que ele se naturalize ucraniano como condição para permanecer jogando e em cumprimento ao seu contrato de trabalho.

Nesse caso em específico, a respeito do quanto disciplinado pela Constituição Federal brasileira acerca dos direitos de nacionalidade, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Sobre o princípio constitucional da autonomia universitária aplicado às universidades públicas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação à petição inicial, marque, com base no CPC/15, a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito do julgamento de improcedência liminar do pedido no CPC/2015, marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) No que diz respeito ao processo de execução, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) A respeito da atualização monetária nos contratos de mútuo bancário, observada a jurisprudência consagrada pelo Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da responsabilidade civil na disciplina do Código Civil, tendo presente também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Na modalidade pré-contratual, abrange, segundo o STJ, tanto os ‘interesses negativos’ quanto os ‘interesses positivos’.

II. Embora a condenação na esfera criminal possa repercutir na esfera cível no que concerne à pretensão de responsabilização civil pelos mesmos fatos, a absolvição não repercute.

III. A pretensão de receber em dobro a quantia já paga e objeto de ação judicial de cobrança não pode ser deduzida pelo réu como defesa nesta ação.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do Direito de Família e Sucessões, devendo ser apreciadas em consonância com o Código Civil e com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça. Considere que o regime de bens do casamento seja o de comunhão parcial. Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do protesto dos títulos de crédito e também sobre a penhora de cotas sociais, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sabe-se que o artigo 49, §4º, da Lei 11.101/2005, retira o crédito decorrente de adiantamento de contrato de câmbio (ACC) dos efeitos a recuperação judicial.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da prescrição do crédito tributário, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A propósito da Dívida Ativa e das Certidões Negativas, observando a disciplina do CTN e também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Tratando-se de créditos em curso de cobrança executiva em que tenha sido efetivada a penhora ou de créditos cuja exigibilidade esteja suspensa, cabível é a obtenção da certidão negativa de débitos fiscais (CND).

II. Tratando-se de parcelamento, cabível é a obtenção de certidão positiva com efeitos de negativa tão logo formulado o requerimento pelo contribuinte, independentemente de homologação expressa ou tácita pelo Fisco.

III. Tratando-se de ação anulatória de débito fiscal inscrito em dívida ativa ajuizada por Município, cabível é a obtenção de certidão negativa de débitos fiscais (CND) independentemente de garantia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a conformação orçamentária e constitucional de norma que conceda revisão geral anual de remuneração a servidores públicos, avalie as assertivas que seguem.

I. Além da previsão em lei, a revisão em questão deve contar com prévia dotação orçamentária suficiente.

II. Não é inconstitucional a revisão em questão por percentual inferior ao da inflação.

III. Além da previsão em lei, deve haver autorização específica na lei de diretrizes orçamentárias, exceto para empresas públicas e sociedades de economia mista.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Julgue os itens I a V e a seguir assinale a alternativa correta.

De acordo com o art. 7º da Carta Magna, são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

I. Irredutibilidade do salário, salvo o disposto em convenção, acordo coletivo ou acordo individual escrito;

II. Duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho;

III. Adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei;

IV. Ação, quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho, com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos e dez anos para trabalhadores rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho;

V. Proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos.

 

(EMAGIS) Julgue os itens a seguir e responda:

I. nos termos da CLT, da decisão deverão constar o nome das partes, o resumo do pedido e da defesa, a apreciação das provas, os fundamentos da decisão e a respectiva conclusão. Quando a decisão concluir pela procedência do pedido, determinará o prazo e as condições para o seu cumprimento;

II. as decisões cognitivas ou homologatórias de acordo não precisam indicar a natureza jurídica das parcelas constantes da condenação ou do acordo homologado, nem a responsabilidade de cada parte pelo recolhimento da contribuição previdenciária, visto que isso será decidido na fase de execução do julgado;

III. segundo jurisprudência consolidada do TST, o prazo para recurso da parte que, intimada, não comparecer à audiência em prosseguimento para a prolação da sentença, conta-se de sua publicação;

IV. entende o TST que, na hipótese de reconhecimento judicial de direito à estabilidade provisória, não há nulidade por julgamento extra petita da decisão que deferir salário quando o pedido for de reintegração, dados os termos do art. 496 da CLT;

V. a CLT tem dispositivo tratando da relativização da coisa julgada, o qual considera inexigível o título judicial fundado em lei ou ato normativo declarados inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal ou em aplicação ou interpretação tidas por incompatíveis com a Constituição Federal.

 

(EMAGIS) Sobre as infrações administrativas ambientais, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/AP – FCC – 2018) Em relação ao Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado, prevê a Lei Complementar nº 80/1994 que

 

(DPE/RO – VUNESP – 2017) Sobre a Carta das Nações Unidas, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Sobre as etapas de realização do crime, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre a aplicação da lei penal no tempo, avalie as assertivas que seguem.

I. Para Zaffaroni, se, a despeito de inalterada a lei penal, sobrevenha alteração em sua interpretação, considerando-se crime algo que antes não era, os fatos anteriores a tal inovação hermenêutica devem ser tidos por atípicos.

II. Para Francisco de Assis Toledo, a regra da irretroatividade da lei penal gravosa não se aplica à lei processual penal gravosa, isso no que concerne à possibilidade de esta última reger processos referentes a crimes anteriores a sua vigência..

III. O STF considera não serem retroativas, quando gravosas, as denominadas leis penais mistas, que não podem ser aplicadas relativamente a crimes que lhes sejam anteriores.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a condenação criminal e seus efeitos, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do crime de estelionato, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/MS – Juiz de Direito – FCC – 2020) Quanto à sentença, correto afirmar que o juiz

 

(EMAGIS) Sobre o rito dos processos do júri, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da unificação das penas e da prática de falta grave na execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA em relação à defesa dos direitos e difusos coletivos em juízo, considerando o entendimento consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça e pelo Supremo Tribunal Federal:

 

(EMAGIS) Considerando o procedimento de apuração de infração administrativa às normas de proteção à criança e ao adolescente, previsto no ECA, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor e o entendimento consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça, assinale a opção CORRETA:

 

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 22.2020

(EMAGIS) A respeito da atualização monetária nos contratos de mútuo bancário, observada a jurisprudência consagrada pelo Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da responsabilidade civil na disciplina do Código Civil, tendo presente também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Na modalidade pré-contratual, abrange, segundo o STJ, tanto os ‘interesses negativos’ quanto os ‘interesses positivos’.

II. Embora a condenação na esfera criminal possa repercutir na esfera cível no que concerne à pretensão de responsabilização civil pelos mesmos fatos, a absolvição não repercute.

III. A pretensão de receber em dobro a quantia já paga e objeto de ação judicial de cobrança não pode ser deduzida pelo réu como defesa nesta ação.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do Direito de Família e Sucessões, devendo ser apreciadas em consonância com o Código Civil e com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça. Considere que o regime de bens do casamento seja o de comunhão parcial. Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação à petição inicial, marque, com base no CPC/15, a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito do julgamento de improcedência liminar do pedido no CPC/2015, marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) No que diz respeito ao processo de execução, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA em relação à defesa dos direitos e difusos coletivos em juízo, considerando o entendimento consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça e pelo Supremo Tribunal Federal:

 

(EMAGIS) Em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor e o entendimento consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) Considerando o procedimento de apuração de infração administrativa às normas de proteção à criança e ao adolescente, previsto no ECA, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre as etapas de realização do crime, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre a aplicação da lei penal no tempo, avalie as assertivas que seguem.

I. Para Zaffaroni, se, a despeito de inalterada a lei penal, sobrevenha alteração em sua interpretação, considerando-se crime algo que antes não era, os fatos anteriores a tal inovação hermenêutica devem ser tidos por atípicos.

II. Para Francisco de Assis Toledo, a regra da irretroatividade da lei penal gravosa não se aplica à lei processual penal gravosa, isso no que concerne à possibilidade de esta última reger processos referentes a crimes anteriores a sua vigência..

III. O STF considera não serem retroativas, quando gravosas, as denominadas leis penais mistas, que não podem ser aplicadas relativamente a crimes que lhes sejam anteriores.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a condenação criminal e seus efeitos, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do crime de estelionato, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/MS – Juiz de Direito – FCC – 2020) Quanto à sentença, correto afirmar que o juiz

 

(EMAGIS) Sobre o rito dos processos do júri, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da unificação das penas e da prática de falta grave na execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Entre os enunciados abaixo, estão corretos:

I. É inconstitucional norma da Constituição Estadual que disponha as atribuições para a defesa dos direitos e interesses das populações indígenas.

II. É inconstitucional lei estadual que estabelece regras para a cobrança em estacionamento de veículos.
 
III. Compete privativamente à União legislar sobre direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho, entre outros.

IV. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre direito tributário, financeiro, penitenciário, econômico e urbanístico.

V. No âmbito da legislação concorrente, a competência da União limitar-se-á a estabelecer normas gerais.

 

(EMAGIS) A propósito da compatibilidade com a Constituição Federal de lei que conceda ao ex-chefe do Poder Executivo o direito a determinados benefícios pecuniários ou serviços prestados pelo Estado, marque a alternativa CORRETA.

 

(Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto – Procurador do Município de Ribeirão Preto – VUNESP – 2019) Considere a seguinte situação hipotética:
Marlon, brasileiro nato, é jogador de futebol; em função de sua profissão, foi transferido para jogar na Ucrânia. Alguns meses após a sua chegada, o time ao qual está vinculado exige que ele se naturalize ucraniano como condição para permanecer jogando e em cumprimento ao seu contrato de trabalho.

Nesse caso em específico, a respeito do quanto disciplinado pela Constituição Federal brasileira acerca dos direitos de nacionalidade, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Sobre o princípio constitucional da autonomia universitária aplicado às universidades públicas, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/RO – VUNESP – 2017) Sobre a Carta das Nações Unidas, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Quanto aos concursos públicos, analise as seguintes proposições e indique a alternativa apropriada.

I. A prorrogação do prazo de validade de concurso público é ato discricionário da Administração.

II. A comprovação do triênio de atividade jurídica exigida para o ingresso no cargo de juiz substituto deve ocorrer no momento da posse no cargo.

III. Os candidatos em concurso público têm direito subjetivo à prova de segunda chamada nos testes de aptidão física, quando a ausência à primeira chamada estiver justificada em circunstâncias pessoais de caráter fisiológico devidamente comprovadas.

 

(EMAGIS) Sobre a exigência de licitação e os casos de dispensa e de inexigibilidade, julgue, com base na Lei das Estatais (Lei 13.303/16), os itens abaixo.

I. É dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista para obras e serviços de engenharia de valor até R$ 8.000,00 (oito mil reais), desde que não se refiram a parcelas de uma mesma obra ou serviço ou ainda a obras e serviços de mesma natureza e no mesmo local que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente.

II. É dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista na aquisição de materiais, equipamentos ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo.

III. É dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista nas contratações entre empresas públicas ou sociedades de economia mista e suas respectivas subsidiárias, para aquisição ou alienação de bens e prestação ou obtenção de serviços, desde que os preços sejam compatíveis com os praticados no mercado e que o objeto do contrato tenha relação com a atividade da contratada prevista em seu estatuto social.

Há erro:

 

(EMAGIS) Em relação às parcerias público-privadas, considerada a disciplina da Lei 11.079/2004, julgue os itens abaixo.

I. É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada cujo período de prestação do serviço seja inferior a 5 (cinco) anos, assim como o que tenha como objeto único o fornecimento de mão-de-obra, o fornecimento e instalação de equipamentos ou a execução de obra pública.

II. Dentre as cláusulas essenciais dos contratos de parcerias público-privadas está aquela concernente à repartição de riscos entre as partes, inclusive os referentes a caso fortuito, força maior, fato do príncipe e álea econômica extraordinária.

III. As cláusulas contratuais de atualização automática de valores baseadas em índices e fórmulas matemáticas, quando houver, serão aplicadas sem necessidade de homologação pela Administração Pública, exceto se esta publicar, na imprensa oficial, onde houver, até o prazo de 15 (quinze) dias após apresentação da fatura, razões fundamentadas na Lei 11.079/04 ou no contrato para a rejeição da atualização.

Estão corretos somente os itens:

 

(Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto/SP – Procurador do Município – VUNESP – 2019) A respeito da desapropriação, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Acerca da Ação de Investigação Judicial Eleitoral – AIJE, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) A respeito do protesto dos títulos de crédito e também sobre a penhora de cotas sociais, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sabe-se que o artigo 49, §4º, da Lei 11.101/2005, retira o crédito decorrente de adiantamento de contrato de câmbio (ACC) dos efeitos a recuperação judicial.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da prescrição do crédito tributário, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A propósito da Dívida Ativa e das Certidões Negativas, observando a disciplina do CTN e também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Tratando-se de créditos em curso de cobrança executiva em que tenha sido efetivada a penhora ou de créditos cuja exigibilidade esteja suspensa, cabível é a obtenção da certidão negativa de débitos fiscais (CND).

II. Tratando-se de parcelamento, cabível é a obtenção de certidão positiva com efeitos de negativa tão logo formulado o requerimento pelo contribuinte, independentemente de homologação expressa ou tácita pelo Fisco.

III. Tratando-se de ação anulatória de débito fiscal inscrito em dívida ativa ajuizada por Município, cabível é a obtenção de certidão negativa de débitos fiscais (CND) independentemente de garantia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as infrações administrativas ambientais, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considerando a regra da lista tríplice, para escolha do chefe do Ministério Público em cada um de seus ramos, assinale a alternativa correta:

 

(DPE/AP – FCC – 2018) Em relação ao Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado, prevê a Lei Complementar nº 80/1994 que

 

Objetivas DPF - Rodada 22.2020

(EMAGIS) Sobre as etapas de realização do crime, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre a aplicação da lei penal no tempo, avalie as assertivas que seguem.

I. Para Zaffaroni, se, a despeito de inalterada a lei penal, sobrevenha alteração em sua interpretação, considerando-se crime algo que antes não era, os fatos anteriores a tal inovação hermenêutica devem ser tidos por atípicos.

II. Para Francisco de Assis Toledo, a regra da irretroatividade da lei penal gravosa não se aplica à lei processual penal gravosa, isso no que concerne à possibilidade de esta última reger processos referentes a crimes anteriores a sua vigência..

III. O STF considera não serem retroativas, quando gravosas, as denominadas leis penais mistas, que não podem ser aplicadas relativamente a crimes que lhes sejam anteriores.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a condenação criminal e seus efeitos, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do crime de estelionato, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/PA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) A respeito de ação penal, julgue os itens seguintes.

I. Crimes contra a ordem tributária são de ação penal pública condicionada a representação e lançamento definitivo do crédito tributário.

II. Crimes cometidos por estrangeiro contra brasileiro no exterior são de ação penal pública condicionada a representação da vítima.

III. O crime de constranger alguém, com o intuito de favorecimento sexual, prevalecendo-se da condição de superior hierárquico, é de ação pública incondicionada.

IV. O crime de praticar conjunção carnal na presença de menor de quatorze anos de idade, com o fim de satisfazer lascívia de outrem, é de ação pública condicionada a representação.
V. Não promovendo o Ministério Público a ação penal no prazo legal, o ofendido ou seu representante legal poderá intentar ação penal privada.

Estão certos apenas os itens:

 

(TJ/MS – Juiz de Direito – FCC – 2020) Quanto à sentença, correto afirmar que o juiz

 

(EMAGIS) Sobre o rito dos processos do júri, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da unificação das penas e da prática de falta grave na execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Entre os enunciados abaixo, estão corretos:

I. É inconstitucional norma da Constituição Estadual que disponha as atribuições para a defesa dos direitos e interesses das populações indígenas.

II. É inconstitucional lei estadual que estabelece regras para a cobrança em estacionamento de veículos.
 
III. Compete privativamente à União legislar sobre direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho, entre outros.

IV. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre direito tributário, financeiro, penitenciário, econômico e urbanístico.

V. No âmbito da legislação concorrente, a competência da União limitar-se-á a estabelecer normas gerais.

 

(EMAGIS) A propósito da compatibilidade com a Constituição Federal de lei que conceda ao ex-chefe do Poder Executivo o direito a determinados benefícios pecuniários ou serviços prestados pelo Estado, marque a alternativa CORRETA.

 

(Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto – Procurador do Município de Ribeirão Preto – VUNESP – 2019) Considere a seguinte situação hipotética:
Marlon, brasileiro nato, é jogador de futebol; em função de sua profissão, foi transferido para jogar na Ucrânia. Alguns meses após a sua chegada, o time ao qual está vinculado exige que ele se naturalize ucraniano como condição para permanecer jogando e em cumprimento ao seu contrato de trabalho.

Nesse caso em específico, a respeito do quanto disciplinado pela Constituição Federal brasileira acerca dos direitos de nacionalidade, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Sobre o princípio constitucional da autonomia universitária aplicado às universidades públicas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto aos concursos públicos, analise as seguintes proposições e indique a alternativa apropriada.

I. A prorrogação do prazo de validade de concurso público é ato discricionário da Administração.

II. A comprovação do triênio de atividade jurídica exigida para o ingresso no cargo de juiz substituto deve ocorrer no momento da posse no cargo.

III. Os candidatos em concurso público têm direito subjetivo à prova de segunda chamada nos testes de aptidão física, quando a ausência à primeira chamada estiver justificada em circunstâncias pessoais de caráter fisiológico devidamente comprovadas.

 

(EMAGIS) Sobre a exigência de licitação e os casos de dispensa e de inexigibilidade, julgue, com base na Lei das Estatais (Lei 13.303/16), os itens abaixo.

I. É dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista para obras e serviços de engenharia de valor até R$ 8.000,00 (oito mil reais), desde que não se refiram a parcelas de uma mesma obra ou serviço ou ainda a obras e serviços de mesma natureza e no mesmo local que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente.

II. É dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista na aquisição de materiais, equipamentos ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo.

III. É dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista nas contratações entre empresas públicas ou sociedades de economia mista e suas respectivas subsidiárias, para aquisição ou alienação de bens e prestação ou obtenção de serviços, desde que os preços sejam compatíveis com os praticados no mercado e que o objeto do contrato tenha relação com a atividade da contratada prevista em seu estatuto social.

Há erro:

 

(EMAGIS) Em relação às parcerias público-privadas, considerada a disciplina da Lei 11.079/2004, julgue os itens abaixo.

I. É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada cujo período de prestação do serviço seja inferior a 5 (cinco) anos, assim como o que tenha como objeto único o fornecimento de mão-de-obra, o fornecimento e instalação de equipamentos ou a execução de obra pública.

II. Dentre as cláusulas essenciais dos contratos de parcerias público-privadas está aquela concernente à repartição de riscos entre as partes, inclusive os referentes a caso fortuito, força maior, fato do príncipe e álea econômica extraordinária.

III. As cláusulas contratuais de atualização automática de valores baseadas em índices e fórmulas matemáticas, quando houver, serão aplicadas sem necessidade de homologação pela Administração Pública, exceto se esta publicar, na imprensa oficial, onde houver, até o prazo de 15 (quinze) dias após apresentação da fatura, razões fundamentadas na Lei 11.079/04 ou no contrato para a rejeição da atualização.

Estão corretos somente os itens:

 

(Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto/SP – Procurador do Município – VUNESP – 2019) A respeito da desapropriação, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito da atualização monetária nos contratos de mútuo bancário, observada a jurisprudência consagrada pelo Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da responsabilidade civil na disciplina do Código Civil, tendo presente também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Na modalidade pré-contratual, abrange, segundo o STJ, tanto os ‘interesses negativos’ quanto os ‘interesses positivos’.

II. Embora a condenação na esfera criminal possa repercutir na esfera cível no que concerne à pretensão de responsabilização civil pelos mesmos fatos, a absolvição não repercute.

III. A pretensão de receber em dobro a quantia já paga e objeto de ação judicial de cobrança não pode ser deduzida pelo réu como defesa nesta ação.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do protesto dos títulos de crédito e também sobre a penhora de cotas sociais, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sabe-se que o artigo 49, §4º, da Lei 11.101/2005, retira o crédito decorrente de adiantamento de contrato de câmbio (ACC) dos efeitos a recuperação judicial.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação à petição inicial, marque, com base no CPC/15, a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito do julgamento de improcedência liminar do pedido no CPC/2015, marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) No que diz respeito ao processo de execução, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Sabe-se que a Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) produziu diversas decisões contra o Brasil, em matéria de direitos humanos, reconhecendo a morosidade do sistema penal brasileiro em decorrência da inaptidão em apresentar resposta penal célere e efetiva.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. No caso Sétimo Garibaldi versus Brasil, julgado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos em 23 de setembro de 2009, a Corte condenou o Brasil por reconhecer a inefetividade do Estado brasileiro em oferecer uma resposta para a morte de Sétimo Garibaldi, ocorrida em 27 de novembro de 1998, no Município de Querência do Norte no Estado do Paraná, onde foi vitimado. Considerou a Corte que há direito de obter uma resposta justa e efetiva sobre o acontecido.

II. A morosidade judicial em apresentar soluções a casos criminais que decorrem de intensa violação a direitos humanos levou à condenação do Brasil, pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, em 04 de julho de 2006, no caso Ximenes Lopes versus Brasil. Damião Ximenes Lopes era deficiente mental e foi vítima de maus tratos em uma casa de repouso no Município de Sobral/CE, os quais foram causa de sua morte. Na condenação, dentre outras razões, a Corte considerou violados os direitos e garantias judiciais à proteção judicial em razão da ineficiência em investigar e punir os responsáveis pelos maus tratos e óbito da vítima. Considerou-se que após 06 (seis) anos não havia sequer sentença de primeiro grau.

III. A deficiência da proteção penal a vítimas de violações graves a direitos humanos foi decisiva na acusação que o Brasil sofreu perante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, no caso que ficou conhecido como o Caso dos Meninos Emasculados do Maranhão. Entre 1991 e 2003, uma série de homicídios foi praticada no Maranhão contra crianças de 8 a 15 anos. Apurou-se o total de 28 homicídios, tendo a maioria dos corpos sido encontrada com as genitais mutiladas. O Brasil firmou acordo reconhecendo a ineficiência da proteção penal às vítimas, assumindo uma série de compromissos em decorrência disso.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(DPE/RO – VUNESP – 2017) Sobre a Carta das Nações Unidas, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) No que tange ao auxílio-acidente no âmbito do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), julgue os itens a seguir expostos.

I. Independe de carência, em qualquer hipótese.

II. O segurado contribuinte individual não faz jus a auxílio-acidente.

III. Será concedido, como indenização, ao segurado quando, após consolidação das lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultarem sequelas que impliquem redução da capacidade para qualquer trabalho.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) Sobre a conformação orçamentária e constitucional de norma que conceda revisão geral anual de remuneração a servidores públicos, avalie as assertivas que seguem.

I. Além da previsão em lei, a revisão em questão deve contar com prévia dotação orçamentária suficiente.

II. Não é inconstitucional a revisão em questão por percentual inferior ao da inflação.

III. Além da previsão em lei, deve haver autorização específica na lei de diretrizes orçamentárias, exceto para empresas públicas e sociedades de economia mista.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da prescrição do crédito tributário, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da prescrição intercorrente referente a crédito tributário na execução fiscal, observada jurisprudência recentemente consagrada pelo STJ em julgamento de recurso repetitivo, avalie as assertivas que seguem.

I. Não se operará a prescrição quando, a despeito de a constrição ter-se realizado após a consumação do qüinqüênio legal, o pedido da exeqüente tiver sido efetivado dentro do aludido lustro.

II. O termo inicial do prazo de suspensão da execução é o despacho judicial que declara aludida suspensão.

III. Findo o prazo de 1 ano de suspensão da execução, inicia-se automaticamente o prazo prescricional aplicável, independentemente de despacho judicial ou intimação da exeqüente após aludido prazo ânuo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

Objetivas Delegado - Rodada 22.2020

(EMAGIS) Sobre as etapas de realização do crime, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre a aplicação da lei penal no tempo, avalie as assertivas que seguem.

I. Para Zaffaroni, se, a despeito de inalterada a lei penal, sobrevenha alteração em sua interpretação, considerando-se crime algo que antes não era, os fatos anteriores a tal inovação hermenêutica devem ser tidos por atípicos.

II. Para Francisco de Assis Toledo, a regra da irretroatividade da lei penal gravosa não se aplica à lei processual penal gravosa, isso no que concerne à possibilidade de esta última reger processos referentes a crimes anteriores a sua vigência..

III. O STF considera não serem retroativas, quando gravosas, as denominadas leis penais mistas, que não podem ser aplicadas relativamente a crimes que lhes sejam anteriores.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a condenação criminal e seus efeitos, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do crime de estelionato, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/MS – Juiz de Direito – FCC – 2020) Quanto à sentença, correto afirmar que o juiz

 

(EMAGIS) Sobre o rito dos processos do júri, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da unificação das penas e da prática de falta grave na execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da atualização monetária nos contratos de mútuo bancário, observada a jurisprudência consagrada pelo Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da responsabilidade civil na disciplina do Código Civil, tendo presente também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Na modalidade pré-contratual, abrange, segundo o STJ, tanto os ‘interesses negativos’ quanto os ‘interesses positivos’.

II. Embora a condenação na esfera criminal possa repercutir na esfera cível no que concerne à pretensão de responsabilização civil pelos mesmos fatos, a absolvição não repercute.

III. A pretensão de receber em dobro a quantia já paga e objeto de ação judicial de cobrança não pode ser deduzida pelo réu como defesa nesta ação.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do Direito de Família e Sucessões, devendo ser apreciadas em consonância com o Código Civil e com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça. Considere que o regime de bens do casamento seja o de comunhão parcial. Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Entre os enunciados abaixo, estão corretos:

I. É inconstitucional norma da Constituição Estadual que disponha as atribuições para a defesa dos direitos e interesses das populações indígenas.

II. É inconstitucional lei estadual que estabelece regras para a cobrança em estacionamento de veículos.
 
III. Compete privativamente à União legislar sobre direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho, entre outros.

IV. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre direito tributário, financeiro, penitenciário, econômico e urbanístico.

V. No âmbito da legislação concorrente, a competência da União limitar-se-á a estabelecer normas gerais.

 

(EMAGIS) A propósito da compatibilidade com a Constituição Federal de lei que conceda ao ex-chefe do Poder Executivo o direito a determinados benefícios pecuniários ou serviços prestados pelo Estado, marque a alternativa CORRETA.

 

(Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto – Procurador do Município de Ribeirão Preto – VUNESP – 2019) Considere a seguinte situação hipotética:
Marlon, brasileiro nato, é jogador de futebol; em função de sua profissão, foi transferido para jogar na Ucrânia. Alguns meses após a sua chegada, o time ao qual está vinculado exige que ele se naturalize ucraniano como condição para permanecer jogando e em cumprimento ao seu contrato de trabalho.

Nesse caso em específico, a respeito do quanto disciplinado pela Constituição Federal brasileira acerca dos direitos de nacionalidade, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Sobre o princípio constitucional da autonomia universitária aplicado às universidades públicas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto aos concursos públicos, analise as seguintes proposições e indique a alternativa apropriada.

I. A prorrogação do prazo de validade de concurso público é ato discricionário da Administração.

II. A comprovação do triênio de atividade jurídica exigida para o ingresso no cargo de juiz substituto deve ocorrer no momento da posse no cargo.

III. Os candidatos em concurso público têm direito subjetivo à prova de segunda chamada nos testes de aptidão física, quando a ausência à primeira chamada estiver justificada em circunstâncias pessoais de caráter fisiológico devidamente comprovadas.

 

(EMAGIS) Sobre a exigência de licitação e os casos de dispensa e de inexigibilidade, julgue, com base na Lei das Estatais (Lei 13.303/16), os itens abaixo.

I. É dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista para obras e serviços de engenharia de valor até R$ 8.000,00 (oito mil reais), desde que não se refiram a parcelas de uma mesma obra ou serviço ou ainda a obras e serviços de mesma natureza e no mesmo local que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente.

II. É dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista na aquisição de materiais, equipamentos ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo.

III. É dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista nas contratações entre empresas públicas ou sociedades de economia mista e suas respectivas subsidiárias, para aquisição ou alienação de bens e prestação ou obtenção de serviços, desde que os preços sejam compatíveis com os praticados no mercado e que o objeto do contrato tenha relação com a atividade da contratada prevista em seu estatuto social.

Há erro:

 

(EMAGIS) Em relação às parcerias público-privadas, considerada a disciplina da Lei 11.079/2004, julgue os itens abaixo.

I. É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada cujo período de prestação do serviço seja inferior a 5 (cinco) anos, assim como o que tenha como objeto único o fornecimento de mão-de-obra, o fornecimento e instalação de equipamentos ou a execução de obra pública.

II. Dentre as cláusulas essenciais dos contratos de parcerias público-privadas está aquela concernente à repartição de riscos entre as partes, inclusive os referentes a caso fortuito, força maior, fato do príncipe e álea econômica extraordinária.

III. As cláusulas contratuais de atualização automática de valores baseadas em índices e fórmulas matemáticas, quando houver, serão aplicadas sem necessidade de homologação pela Administração Pública, exceto se esta publicar, na imprensa oficial, onde houver, até o prazo de 15 (quinze) dias após apresentação da fatura, razões fundamentadas na Lei 11.079/04 ou no contrato para a rejeição da atualização.

Estão corretos somente os itens:

 

(Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto/SP – Procurador do Município – VUNESP – 2019) A respeito da desapropriação, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considerando o procedimento de apuração de infração administrativa às normas de proteção à criança e ao adolescente, previsto no ECA, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) A respeito do protesto dos títulos de crédito e também sobre a penhora de cotas sociais, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sabe-se que o artigo 49, §4º, da Lei 11.101/2005, retira o crédito decorrente de adiantamento de contrato de câmbio (ACC) dos efeitos a recuperação judicial.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Acerca da Ação de Investigação Judicial Eleitoral – AIJE, assinale a alternativa incorreta:

 

(DPE/RO – VUNESP – 2017) Sobre a Carta das Nações Unidas, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor e o entendimento consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) A respeito da prescrição do crédito tributário, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A propósito da Dívida Ativa e das Certidões Negativas, observando a disciplina do CTN e também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Tratando-se de créditos em curso de cobrança executiva em que tenha sido efetivada a penhora ou de créditos cuja exigibilidade esteja suspensa, cabível é a obtenção da certidão negativa de débitos fiscais (CND).

II. Tratando-se de parcelamento, cabível é a obtenção de certidão positiva com efeitos de negativa tão logo formulado o requerimento pelo contribuinte, independentemente de homologação expressa ou tácita pelo Fisco.

III. Tratando-se de ação anulatória de débito fiscal inscrito em dívida ativa ajuizada por Município, cabível é a obtenção de certidão negativa de débitos fiscais (CND) independentemente de garantia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as infrações administrativas ambientais, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 22.2020

(EMAGIS) A respeito da atualização monetária nos contratos de mútuo bancário, observada a jurisprudência consagrada pelo Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da responsabilidade civil na disciplina do Código Civil, tendo presente também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Na modalidade pré-contratual, abrange, segundo o STJ, tanto os ‘interesses negativos’ quanto os ‘interesses positivos’.

II. Embora a condenação na esfera criminal possa repercutir na esfera cível no que concerne à pretensão de responsabilização civil pelos mesmos fatos, a absolvição não repercute.

III. A pretensão de receber em dobro a quantia já paga e objeto de ação judicial de cobrança não pode ser deduzida pelo réu como defesa nesta ação.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do Direito de Família e Sucessões, devendo ser apreciadas em consonância com o Código Civil e com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça. Considere que o regime de bens do casamento seja o de comunhão parcial. Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação à petição inicial, marque, com base no CPC/15, a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito do julgamento de improcedência liminar do pedido no CPC/2015, marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) No que diz respeito ao processo de execução, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA em relação à defesa dos direitos e difusos coletivos em juízo, considerando o entendimento consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça e pelo Supremo Tribunal Federal:

 

(EMAGIS) Em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor e o entendimento consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) Considerando o procedimento de apuração de infração administrativa às normas de proteção à criança e ao adolescente, previsto no ECA, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre as etapas de realização do crime, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre a aplicação da lei penal no tempo, avalie as assertivas que seguem.

I. Para Zaffaroni, se, a despeito de inalterada a lei penal, sobrevenha alteração em sua interpretação, considerando-se crime algo que antes não era, os fatos anteriores a tal inovação hermenêutica devem ser tidos por atípicos.

II. Para Francisco de Assis Toledo, a regra da irretroatividade da lei penal gravosa não se aplica à lei processual penal gravosa, isso no que concerne à possibilidade de esta última reger processos referentes a crimes anteriores a sua vigência..

III. O STF considera não serem retroativas, quando gravosas, as denominadas leis penais mistas, que não podem ser aplicadas relativamente a crimes que lhes sejam anteriores.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a condenação criminal e seus efeitos, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do crime de estelionato, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/MS – Juiz de Direito – FCC – 2020) Quanto à sentença, correto afirmar que o juiz

 

(EMAGIS) Sobre o rito dos processos do júri, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da unificação das penas e da prática de falta grave na execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Entre os enunciados abaixo, estão corretos:

I. É inconstitucional norma da Constituição Estadual que disponha as atribuições para a defesa dos direitos e interesses das populações indígenas.

II. É inconstitucional lei estadual que estabelece regras para a cobrança em estacionamento de veículos.
 
III. Compete privativamente à União legislar sobre direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho, entre outros.

IV. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre direito tributário, financeiro, penitenciário, econômico e urbanístico.

V. No âmbito da legislação concorrente, a competência da União limitar-se-á a estabelecer normas gerais.

 

(EMAGIS) A propósito da compatibilidade com a Constituição Federal de lei que conceda ao ex-chefe do Poder Executivo o direito a determinados benefícios pecuniários ou serviços prestados pelo Estado, marque a alternativa CORRETA.

 

(Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto – Procurador do Município de Ribeirão Preto – VUNESP – 2019) Considere a seguinte situação hipotética:
Marlon, brasileiro nato, é jogador de futebol; em função de sua profissão, foi transferido para jogar na Ucrânia. Alguns meses após a sua chegada, o time ao qual está vinculado exige que ele se naturalize ucraniano como condição para permanecer jogando e em cumprimento ao seu contrato de trabalho.

Nesse caso em específico, a respeito do quanto disciplinado pela Constituição Federal brasileira acerca dos direitos de nacionalidade, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Sobre o princípio constitucional da autonomia universitária aplicado às universidades públicas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Acerca da Ação de Investigação Judicial Eleitoral – AIJE, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) A respeito do protesto dos títulos de crédito e também sobre a penhora de cotas sociais, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sabe-se que o artigo 49, §4º, da Lei 11.101/2005, retira o crédito decorrente de adiantamento de contrato de câmbio (ACC) dos efeitos a recuperação judicial.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da prescrição do crédito tributário, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A propósito da Dívida Ativa e das Certidões Negativas, observando a disciplina do CTN e também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Tratando-se de créditos em curso de cobrança executiva em que tenha sido efetivada a penhora ou de créditos cuja exigibilidade esteja suspensa, cabível é a obtenção da certidão negativa de débitos fiscais (CND).

II. Tratando-se de parcelamento, cabível é a obtenção de certidão positiva com efeitos de negativa tão logo formulado o requerimento pelo contribuinte, independentemente de homologação expressa ou tácita pelo Fisco.

III. Tratando-se de ação anulatória de débito fiscal inscrito em dívida ativa ajuizada por Município, cabível é a obtenção de certidão negativa de débitos fiscais (CND) independentemente de garantia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as infrações administrativas ambientais, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto aos concursos públicos, analise as seguintes proposições e indique a alternativa apropriada.

I. A prorrogação do prazo de validade de concurso público é ato discricionário da Administração.

II. A comprovação do triênio de atividade jurídica exigida para o ingresso no cargo de juiz substituto deve ocorrer no momento da posse no cargo.

III. Os candidatos em concurso público têm direito subjetivo à prova de segunda chamada nos testes de aptidão física, quando a ausência à primeira chamada estiver justificada em circunstâncias pessoais de caráter fisiológico devidamente comprovadas.

 

(EMAGIS) Sobre a exigência de licitação e os casos de dispensa e de inexigibilidade, julgue, com base na Lei das Estatais (Lei 13.303/16), os itens abaixo.

I. É dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista para obras e serviços de engenharia de valor até R$ 8.000,00 (oito mil reais), desde que não se refiram a parcelas de uma mesma obra ou serviço ou ainda a obras e serviços de mesma natureza e no mesmo local que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente.

II. É dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista na aquisição de materiais, equipamentos ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo.

III. É dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista nas contratações entre empresas públicas ou sociedades de economia mista e suas respectivas subsidiárias, para aquisição ou alienação de bens e prestação ou obtenção de serviços, desde que os preços sejam compatíveis com os praticados no mercado e que o objeto do contrato tenha relação com a atividade da contratada prevista em seu estatuto social.

Há erro:

 

(EMAGIS) Em relação às parcerias público-privadas, considerada a disciplina da Lei 11.079/2004, julgue os itens abaixo.

I. É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada cujo período de prestação do serviço seja inferior a 5 (cinco) anos, assim como o que tenha como objeto único o fornecimento de mão-de-obra, o fornecimento e instalação de equipamentos ou a execução de obra pública.

II. Dentre as cláusulas essenciais dos contratos de parcerias público-privadas está aquela concernente à repartição de riscos entre as partes, inclusive os referentes a caso fortuito, força maior, fato do príncipe e álea econômica extraordinária.

III. As cláusulas contratuais de atualização automática de valores baseadas em índices e fórmulas matemáticas, quando houver, serão aplicadas sem necessidade de homologação pela Administração Pública, exceto se esta publicar, na imprensa oficial, onde houver, até o prazo de 15 (quinze) dias após apresentação da fatura, razões fundamentadas na Lei 11.079/04 ou no contrato para a rejeição da atualização.

Estão corretos somente os itens:

 

(Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto/SP – Procurador do Município – VUNESP – 2019) A respeito da desapropriação, assinale a alternativa correta.

 

Objetivas PGE/PGM - Rodada 22.2020

(EMAGIS) Quanto aos concursos públicos, analise as seguintes proposições e indique a alternativa apropriada.

I. A prorrogação do prazo de validade de concurso público é ato discricionário da Administração.

II. A comprovação do triênio de atividade jurídica exigida para o ingresso no cargo de juiz substituto deve ocorrer no momento da posse no cargo.

III. Os candidatos em concurso público têm direito subjetivo à prova de segunda chamada nos testes de aptidão física, quando a ausência à primeira chamada estiver justificada em circunstâncias pessoais de caráter fisiológico devidamente comprovadas.

 

(EMAGIS) Sobre a exigência de licitação e os casos de dispensa e de inexigibilidade, julgue, com base na Lei das Estatais (Lei 13.303/16), os itens abaixo.

I. É dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista para obras e serviços de engenharia de valor até R$ 8.000,00 (oito mil reais), desde que não se refiram a parcelas de uma mesma obra ou serviço ou ainda a obras e serviços de mesma natureza e no mesmo local que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente.

II. É dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista na aquisição de materiais, equipamentos ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo.

III. É dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista nas contratações entre empresas públicas ou sociedades de economia mista e suas respectivas subsidiárias, para aquisição ou alienação de bens e prestação ou obtenção de serviços, desde que os preços sejam compatíveis com os praticados no mercado e que o objeto do contrato tenha relação com a atividade da contratada prevista em seu estatuto social.

Há erro:

 

(EMAGIS) Em relação às parcerias público-privadas, considerada a disciplina da Lei 11.079/2004, julgue os itens abaixo.

I. É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada cujo período de prestação do serviço seja inferior a 5 (cinco) anos, assim como o que tenha como objeto único o fornecimento de mão-de-obra, o fornecimento e instalação de equipamentos ou a execução de obra pública.

II. Dentre as cláusulas essenciais dos contratos de parcerias público-privadas está aquela concernente à repartição de riscos entre as partes, inclusive os referentes a caso fortuito, força maior, fato do príncipe e álea econômica extraordinária.

III. As cláusulas contratuais de atualização automática de valores baseadas em índices e fórmulas matemáticas, quando houver, serão aplicadas sem necessidade de homologação pela Administração Pública, exceto se esta publicar, na imprensa oficial, onde houver, até o prazo de 15 (quinze) dias após apresentação da fatura, razões fundamentadas na Lei 11.079/04 ou no contrato para a rejeição da atualização.

Estão corretos somente os itens:

 

(Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto/SP – Procurador do Município – VUNESP – 2019) A respeito da desapropriação, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Entre os enunciados abaixo, estão corretos:

I. É inconstitucional norma da Constituição Estadual que disponha as atribuições para a defesa dos direitos e interesses das populações indígenas.

II. É inconstitucional lei estadual que estabelece regras para a cobrança em estacionamento de veículos.
 
III. Compete privativamente à União legislar sobre direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho, entre outros.

IV. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre direito tributário, financeiro, penitenciário, econômico e urbanístico.

V. No âmbito da legislação concorrente, a competência da União limitar-se-á a estabelecer normas gerais.

 

(EMAGIS) A propósito da compatibilidade com a Constituição Federal de lei que conceda ao ex-chefe do Poder Executivo o direito a determinados benefícios pecuniários ou serviços prestados pelo Estado, marque a alternativa CORRETA.

 

(Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto – Procurador do Município de Ribeirão Preto – VUNESP – 2019) Considere a seguinte situação hipotética:
Marlon, brasileiro nato, é jogador de futebol; em função de sua profissão, foi transferido para jogar na Ucrânia. Alguns meses após a sua chegada, o time ao qual está vinculado exige que ele se naturalize ucraniano como condição para permanecer jogando e em cumprimento ao seu contrato de trabalho.

Nesse caso em específico, a respeito do quanto disciplinado pela Constituição Federal brasileira acerca dos direitos de nacionalidade, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Sobre o princípio constitucional da autonomia universitária aplicado às universidades públicas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação à petição inicial, marque, com base no CPC/15, a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito do julgamento de improcedência liminar do pedido no CPC/2015, marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) No que diz respeito ao processo de execução, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) A respeito da atualização monetária nos contratos de mútuo bancário, observada a jurisprudência consagrada pelo Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da responsabilidade civil na disciplina do Código Civil, tendo presente também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Na modalidade pré-contratual, abrange, segundo o STJ, tanto os ‘interesses negativos’ quanto os ‘interesses positivos’.

II. Embora a condenação na esfera criminal possa repercutir na esfera cível no que concerne à pretensão de responsabilização civil pelos mesmos fatos, a absolvição não repercute.

III. A pretensão de receber em dobro a quantia já paga e objeto de ação judicial de cobrança não pode ser deduzida pelo réu como defesa nesta ação.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do Direito de Família e Sucessões, devendo ser apreciadas em consonância com o Código Civil e com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça. Considere que o regime de bens do casamento seja o de comunhão parcial. Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do protesto dos títulos de crédito e também sobre a penhora de cotas sociais, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sabe-se que o artigo 49, §4º, da Lei 11.101/2005, retira o crédito decorrente de adiantamento de contrato de câmbio (ACC) dos efeitos a recuperação judicial.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da prescrição do crédito tributário, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A propósito da Dívida Ativa e das Certidões Negativas, observando a disciplina do CTN e também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Tratando-se de créditos em curso de cobrança executiva em que tenha sido efetivada a penhora ou de créditos cuja exigibilidade esteja suspensa, cabível é a obtenção da certidão negativa de débitos fiscais (CND).

II. Tratando-se de parcelamento, cabível é a obtenção de certidão positiva com efeitos de negativa tão logo formulado o requerimento pelo contribuinte, independentemente de homologação expressa ou tácita pelo Fisco.

III. Tratando-se de ação anulatória de débito fiscal inscrito em dívida ativa ajuizada por Município, cabível é a obtenção de certidão negativa de débitos fiscais (CND) independentemente de garantia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a conformação orçamentária e constitucional de norma que conceda revisão geral anual de remuneração a servidores públicos, avalie as assertivas que seguem.

I. Além da previsão em lei, a revisão em questão deve contar com prévia dotação orçamentária suficiente.

II. Não é inconstitucional a revisão em questão por percentual inferior ao da inflação.

III. Além da previsão em lei, deve haver autorização específica na lei de diretrizes orçamentárias, exceto para empresas públicas e sociedades de economia mista.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Julgue os itens I a V e a seguir assinale a alternativa correta.

De acordo com o art. 7º da Carta Magna, são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

I. Irredutibilidade do salário, salvo o disposto em convenção, acordo coletivo ou acordo individual escrito;

II. Duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho;

III. Adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei;

IV. Ação, quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho, com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos e dez anos para trabalhadores rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho;

V. Proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos.

 

(EMAGIS) Julgue os itens a seguir e responda:

I. nos termos da CLT, da decisão deverão constar o nome das partes, o resumo do pedido e da defesa, a apreciação das provas, os fundamentos da decisão e a respectiva conclusão. Quando a decisão concluir pela procedência do pedido, determinará o prazo e as condições para o seu cumprimento;

II. as decisões cognitivas ou homologatórias de acordo não precisam indicar a natureza jurídica das parcelas constantes da condenação ou do acordo homologado, nem a responsabilidade de cada parte pelo recolhimento da contribuição previdenciária, visto que isso será decidido na fase de execução do julgado;

III. segundo jurisprudência consolidada do TST, o prazo para recurso da parte que, intimada, não comparecer à audiência em prosseguimento para a prolação da sentença, conta-se de sua publicação;

IV. entende o TST que, na hipótese de reconhecimento judicial de direito à estabilidade provisória, não há nulidade por julgamento extra petita da decisão que deferir salário quando o pedido for de reintegração, dados os termos do art. 496 da CLT;

V. a CLT tem dispositivo tratando da relativização da coisa julgada, o qual considera inexigível o título judicial fundado em lei ou ato normativo declarados inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal ou em aplicação ou interpretação tidas por incompatíveis com a Constituição Federal.

 

(EMAGIS) Sobre as infrações administrativas ambientais, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a aplicação da lei penal no tempo, avalie as assertivas que seguem.

I. Para Zaffaroni, se, a despeito de inalterada a lei penal, sobrevenha alteração em sua interpretação, considerando-se crime algo que antes não era, os fatos anteriores a tal inovação hermenêutica devem ser tidos por atípicos.

II. Para Francisco de Assis Toledo, a regra da irretroatividade da lei penal gravosa não se aplica à lei processual penal gravosa, isso no que concerne à possibilidade de esta última reger processos referentes a crimes anteriores a sua vigência..

III. O STF considera não serem retroativas, quando gravosas, as denominadas leis penais mistas, que não podem ser aplicadas relativamente a crimes que lhes sejam anteriores.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a condenação criminal e seus efeitos, marque a alternativa INCORRETA.

 

(TJ/MS – Juiz de Direito – FCC – 2020) Quanto à sentença, correto afirmar que o juiz

 

(EMAGIS) Sobre o rito dos processos do júri, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas DP Estadual - Rodada 22.2020

(DPE/AP – FCC – 2018) Em relação ao Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado, prevê a Lei Complementar nº 80/1994 que

 

(DPE/RO – VUNESP – 2017) Sobre a Carta das Nações Unidas, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Sobre as etapas de realização do crime, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre a aplicação da lei penal no tempo, avalie as assertivas que seguem.

I. Para Zaffaroni, se, a despeito de inalterada a lei penal, sobrevenha alteração em sua interpretação, considerando-se crime algo que antes não era, os fatos anteriores a tal inovação hermenêutica devem ser tidos por atípicos.

II. Para Francisco de Assis Toledo, a regra da irretroatividade da lei penal gravosa não se aplica à lei processual penal gravosa, isso no que concerne à possibilidade de esta última reger processos referentes a crimes anteriores a sua vigência..

III. O STF considera não serem retroativas, quando gravosas, as denominadas leis penais mistas, que não podem ser aplicadas relativamente a crimes que lhes sejam anteriores.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a condenação criminal e seus efeitos, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do crime de estelionato, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/MS – Juiz de Direito – FCC – 2020) Quanto à sentença, correto afirmar que o juiz

 

(EMAGIS) Sobre o rito dos processos do júri, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da unificação das penas e da prática de falta grave na execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da atualização monetária nos contratos de mútuo bancário, observada a jurisprudência consagrada pelo Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da responsabilidade civil na disciplina do Código Civil, tendo presente também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Na modalidade pré-contratual, abrange, segundo o STJ, tanto os ‘interesses negativos’ quanto os ‘interesses positivos’.

II. Embora a condenação na esfera criminal possa repercutir na esfera cível no que concerne à pretensão de responsabilização civil pelos mesmos fatos, a absolvição não repercute.

III. A pretensão de receber em dobro a quantia já paga e objeto de ação judicial de cobrança não pode ser deduzida pelo réu como defesa nesta ação.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do Direito de Família e Sucessões, devendo ser apreciadas em consonância com o Código Civil e com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça. Considere que o regime de bens do casamento seja o de comunhão parcial. Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação à petição inicial, marque, com base no CPC/15, a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito do julgamento de improcedência liminar do pedido no CPC/2015, marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) No que diz respeito ao processo de execução, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA em relação à defesa dos direitos e difusos coletivos em juízo, considerando o entendimento consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça e pelo Supremo Tribunal Federal:

 

(EMAGIS) Entre os enunciados abaixo, estão corretos:

I. É inconstitucional norma da Constituição Estadual que disponha as atribuições para a defesa dos direitos e interesses das populações indígenas.

II. É inconstitucional lei estadual que estabelece regras para a cobrança em estacionamento de veículos.
 
III. Compete privativamente à União legislar sobre direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho, entre outros.

IV. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre direito tributário, financeiro, penitenciário, econômico e urbanístico.

V. No âmbito da legislação concorrente, a competência da União limitar-se-á a estabelecer normas gerais.

 

(EMAGIS) A propósito da compatibilidade com a Constituição Federal de lei que conceda ao ex-chefe do Poder Executivo o direito a determinados benefícios pecuniários ou serviços prestados pelo Estado, marque a alternativa CORRETA.

 

(Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto – Procurador do Município de Ribeirão Preto – VUNESP – 2019) Considere a seguinte situação hipotética:
Marlon, brasileiro nato, é jogador de futebol; em função de sua profissão, foi transferido para jogar na Ucrânia. Alguns meses após a sua chegada, o time ao qual está vinculado exige que ele se naturalize ucraniano como condição para permanecer jogando e em cumprimento ao seu contrato de trabalho.

Nesse caso em específico, a respeito do quanto disciplinado pela Constituição Federal brasileira acerca dos direitos de nacionalidade, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Sobre o princípio constitucional da autonomia universitária aplicado às universidades públicas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto aos concursos públicos, analise as seguintes proposições e indique a alternativa apropriada.

I. A prorrogação do prazo de validade de concurso público é ato discricionário da Administração.

II. A comprovação do triênio de atividade jurídica exigida para o ingresso no cargo de juiz substituto deve ocorrer no momento da posse no cargo.

III. Os candidatos em concurso público têm direito subjetivo à prova de segunda chamada nos testes de aptidão física, quando a ausência à primeira chamada estiver justificada em circunstâncias pessoais de caráter fisiológico devidamente comprovadas.

 

(EMAGIS) Sobre a exigência de licitação e os casos de dispensa e de inexigibilidade, julgue, com base na Lei das Estatais (Lei 13.303/16), os itens abaixo.

I. É dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista para obras e serviços de engenharia de valor até R$ 8.000,00 (oito mil reais), desde que não se refiram a parcelas de uma mesma obra ou serviço ou ainda a obras e serviços de mesma natureza e no mesmo local que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente.

II. É dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista na aquisição de materiais, equipamentos ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo.

III. É dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista nas contratações entre empresas públicas ou sociedades de economia mista e suas respectivas subsidiárias, para aquisição ou alienação de bens e prestação ou obtenção de serviços, desde que os preços sejam compatíveis com os praticados no mercado e que o objeto do contrato tenha relação com a atividade da contratada prevista em seu estatuto social.

Há erro:

 

(EMAGIS) Em relação às parcerias público-privadas, considerada a disciplina da Lei 11.079/2004, julgue os itens abaixo.

I. É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada cujo período de prestação do serviço seja inferior a 5 (cinco) anos, assim como o que tenha como objeto único o fornecimento de mão-de-obra, o fornecimento e instalação de equipamentos ou a execução de obra pública.

II. Dentre as cláusulas essenciais dos contratos de parcerias público-privadas está aquela concernente à repartição de riscos entre as partes, inclusive os referentes a caso fortuito, força maior, fato do príncipe e álea econômica extraordinária.

III. As cláusulas contratuais de atualização automática de valores baseadas em índices e fórmulas matemáticas, quando houver, serão aplicadas sem necessidade de homologação pela Administração Pública, exceto se esta publicar, na imprensa oficial, onde houver, até o prazo de 15 (quinze) dias após apresentação da fatura, razões fundamentadas na Lei 11.079/04 ou no contrato para a rejeição da atualização.

Estão corretos somente os itens:

 

(Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto/SP – Procurador do Município – VUNESP – 2019) A respeito da desapropriação, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre as infrações administrativas ambientais, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da prescrição do crédito tributário, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A propósito da Dívida Ativa e das Certidões Negativas, observando a disciplina do CTN e também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Tratando-se de créditos em curso de cobrança executiva em que tenha sido efetivada a penhora ou de créditos cuja exigibilidade esteja suspensa, cabível é a obtenção da certidão negativa de débitos fiscais (CND).

II. Tratando-se de parcelamento, cabível é a obtenção de certidão positiva com efeitos de negativa tão logo formulado o requerimento pelo contribuinte, independentemente de homologação expressa ou tácita pelo Fisco.

III. Tratando-se de ação anulatória de débito fiscal inscrito em dívida ativa ajuizada por Município, cabível é a obtenção de certidão negativa de débitos fiscais (CND) independentemente de garantia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do protesto dos títulos de crédito e também sobre a penhora de cotas sociais, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sabe-se que o artigo 49, §4º, da Lei 11.101/2005, retira o crédito decorrente de adiantamento de contrato de câmbio (ACC) dos efeitos a recuperação judicial.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considerando o procedimento de apuração de infração administrativa às normas de proteção à criança e ao adolescente, previsto no ECA, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor e o entendimento consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça, assinale a opção CORRETA:

 

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 22.2020

(EMAGIS) Entre os enunciados abaixo, estão corretos:

I. É inconstitucional norma da Constituição Estadual que disponha as atribuições para a defesa dos direitos e interesses das populações indígenas.

II. É inconstitucional lei estadual que estabelece regras para a cobrança em estacionamento de veículos.
 
III. Compete privativamente à União legislar sobre direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho, entre outros.

IV. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre direito tributário, financeiro, penitenciário, econômico e urbanístico.

V. No âmbito da legislação concorrente, a competência da União limitar-se-á a estabelecer normas gerais.

 

(EMAGIS) A propósito da compatibilidade com a Constituição Federal de lei que conceda ao ex-chefe do Poder Executivo o direito a determinados benefícios pecuniários ou serviços prestados pelo Estado, marque a alternativa CORRETA.

 

(Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto – Procurador do Município de Ribeirão Preto – VUNESP – 2019) Considere a seguinte situação hipotética:
Marlon, brasileiro nato, é jogador de futebol; em função de sua profissão, foi transferido para jogar na Ucrânia. Alguns meses após a sua chegada, o time ao qual está vinculado exige que ele se naturalize ucraniano como condição para permanecer jogando e em cumprimento ao seu contrato de trabalho.

Nesse caso em específico, a respeito do quanto disciplinado pela Constituição Federal brasileira acerca dos direitos de nacionalidade, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Sobre o princípio constitucional da autonomia universitária aplicado às universidades públicas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange ao auxílio-acidente no âmbito do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), julgue os itens a seguir expostos.

I. Independe de carência, em qualquer hipótese.

II. O segurado contribuinte individual não faz jus a auxílio-acidente.

III. Será concedido, como indenização, ao segurado quando, após consolidação das lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultarem sequelas que impliquem redução da capacidade para qualquer trabalho.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) Sobre as etapas de realização do crime, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre a aplicação da lei penal no tempo, avalie as assertivas que seguem.

I. Para Zaffaroni, se, a despeito de inalterada a lei penal, sobrevenha alteração em sua interpretação, considerando-se crime algo que antes não era, os fatos anteriores a tal inovação hermenêutica devem ser tidos por atípicos.

II. Para Francisco de Assis Toledo, a regra da irretroatividade da lei penal gravosa não se aplica à lei processual penal gravosa, isso no que concerne à possibilidade de esta última reger processos referentes a crimes anteriores a sua vigência..

III. O STF considera não serem retroativas, quando gravosas, as denominadas leis penais mistas, que não podem ser aplicadas relativamente a crimes que lhes sejam anteriores.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a condenação criminal e seus efeitos, marque a alternativa INCORRETA.

 

(TJ/PA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) A respeito de ação penal, julgue os itens seguintes.

I. Crimes contra a ordem tributária são de ação penal pública condicionada a representação e lançamento definitivo do crédito tributário.

II. Crimes cometidos por estrangeiro contra brasileiro no exterior são de ação penal pública condicionada a representação da vítima.

III. O crime de constranger alguém, com o intuito de favorecimento sexual, prevalecendo-se da condição de superior hierárquico, é de ação pública incondicionada.

IV. O crime de praticar conjunção carnal na presença de menor de quatorze anos de idade, com o fim de satisfazer lascívia de outrem, é de ação pública condicionada a representação.
V. Não promovendo o Ministério Público a ação penal no prazo legal, o ofendido ou seu representante legal poderá intentar ação penal privada.

Estão certos apenas os itens:

 

(TJ/MS – Juiz de Direito – FCC – 2020) Quanto à sentença, correto afirmar que o juiz

 

(EMAGIS) Sobre o rito dos processos do júri, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da unificação das penas e da prática de falta grave na execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor e o entendimento consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) Sobre as agências reguladoras como instrumento de intervenção do Estado na ordem econômica, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da atualização monetária nos contratos de mútuo bancário, observada a jurisprudência consagrada pelo Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da responsabilidade civil na disciplina do Código Civil, tendo presente também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Na modalidade pré-contratual, abrange, segundo o STJ, tanto os ‘interesses negativos’ quanto os ‘interesses positivos’.

II. Embora a condenação na esfera criminal possa repercutir na esfera cível no que concerne à pretensão de responsabilização civil pelos mesmos fatos, a absolvição não repercute.

III. A pretensão de receber em dobro a quantia já paga e objeto de ação judicial de cobrança não pode ser deduzida pelo réu como defesa nesta ação.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação à petição inicial, marque, com base no CPC/15, a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito do julgamento de improcedência liminar do pedido no CPC/2015, marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) No que diz respeito ao processo de execução, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) A respeito do protesto dos títulos de crédito e também sobre a penhora de cotas sociais, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sabe-se que o artigo 49, §4º, da Lei 11.101/2005, retira o crédito decorrente de adiantamento de contrato de câmbio (ACC) dos efeitos a recuperação judicial.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da prescrição do crédito tributário, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da prescrição intercorrente referente a crédito tributário na execução fiscal, observada jurisprudência recentemente consagrada pelo STJ em julgamento de recurso repetitivo, avalie as assertivas que seguem.

I. Não se operará a prescrição quando, a despeito de a constrição ter-se realizado após a consumação do qüinqüênio legal, o pedido da exeqüente tiver sido efetivado dentro do aludido lustro.

II. O termo inicial do prazo de suspensão da execução é o despacho judicial que declara aludida suspensão.

III. Findo o prazo de 1 ano de suspensão da execução, inicia-se automaticamente o prazo prescricional aplicável, independentemente de despacho judicial ou intimação da exeqüente após aludido prazo ânuo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a conformação orçamentária e constitucional de norma que conceda revisão geral anual de remuneração a servidores públicos, avalie as assertivas que seguem.

I. Além da previsão em lei, a revisão em questão deve contar com prévia dotação orçamentária suficiente.

II. Não é inconstitucional a revisão em questão por percentual inferior ao da inflação.

III. Além da previsão em lei, deve haver autorização específica na lei de diretrizes orçamentárias, exceto para empresas públicas e sociedades de economia mista.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto aos concursos públicos, analise as seguintes proposições e indique a alternativa apropriada.

I. A prorrogação do prazo de validade de concurso público é ato discricionário da Administração.

II. A comprovação do triênio de atividade jurídica exigida para o ingresso no cargo de juiz substituto deve ocorrer no momento da posse no cargo.

III. Os candidatos em concurso público têm direito subjetivo à prova de segunda chamada nos testes de aptidão física, quando a ausência à primeira chamada estiver justificada em circunstâncias pessoais de caráter fisiológico devidamente comprovadas.

 

(EMAGIS) Sobre a exigência de licitação e os casos de dispensa e de inexigibilidade, julgue, com base na Lei das Estatais (Lei 13.303/16), os itens abaixo.

I. É dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista para obras e serviços de engenharia de valor até R$ 8.000,00 (oito mil reais), desde que não se refiram a parcelas de uma mesma obra ou serviço ou ainda a obras e serviços de mesma natureza e no mesmo local que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente.

II. É dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista na aquisição de materiais, equipamentos ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo.

III. É dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista nas contratações entre empresas públicas ou sociedades de economia mista e suas respectivas subsidiárias, para aquisição ou alienação de bens e prestação ou obtenção de serviços, desde que os preços sejam compatíveis com os praticados no mercado e que o objeto do contrato tenha relação com a atividade da contratada prevista em seu estatuto social.

Há erro:

 

(EMAGIS) Em relação às parcerias público-privadas, considerada a disciplina da Lei 11.079/2004, julgue os itens abaixo.

I. É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada cujo período de prestação do serviço seja inferior a 5 (cinco) anos, assim como o que tenha como objeto único o fornecimento de mão-de-obra, o fornecimento e instalação de equipamentos ou a execução de obra pública.

II. Dentre as cláusulas essenciais dos contratos de parcerias público-privadas está aquela concernente à repartição de riscos entre as partes, inclusive os referentes a caso fortuito, força maior, fato do príncipe e álea econômica extraordinária.

III. As cláusulas contratuais de atualização automática de valores baseadas em índices e fórmulas matemáticas, quando houver, serão aplicadas sem necessidade de homologação pela Administração Pública, exceto se esta publicar, na imprensa oficial, onde houver, até o prazo de 15 (quinze) dias após apresentação da fatura, razões fundamentadas na Lei 11.079/04 ou no contrato para a rejeição da atualização.

Estão corretos somente os itens:

 

(Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto/SP – Procurador do Município – VUNESP – 2019) A respeito da desapropriação, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre as infrações administrativas ambientais, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sabe-se que a Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) produziu diversas decisões contra o Brasil, em matéria de direitos humanos, reconhecendo a morosidade do sistema penal brasileiro em decorrência da inaptidão em apresentar resposta penal célere e efetiva.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. No caso Sétimo Garibaldi versus Brasil, julgado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos em 23 de setembro de 2009, a Corte condenou o Brasil por reconhecer a inefetividade do Estado brasileiro em oferecer uma resposta para a morte de Sétimo Garibaldi, ocorrida em 27 de novembro de 1998, no Município de Querência do Norte no Estado do Paraná, onde foi vitimado. Considerou a Corte que há direito de obter uma resposta justa e efetiva sobre o acontecido.

II. A morosidade judicial em apresentar soluções a casos criminais que decorrem de intensa violação a direitos humanos levou à condenação do Brasil, pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, em 04 de julho de 2006, no caso Ximenes Lopes versus Brasil. Damião Ximenes Lopes era deficiente mental e foi vítima de maus tratos em uma casa de repouso no Município de Sobral/CE, os quais foram causa de sua morte. Na condenação, dentre outras razões, a Corte considerou violados os direitos e garantias judiciais à proteção judicial em razão da ineficiência em investigar e punir os responsáveis pelos maus tratos e óbito da vítima. Considerou-se que após 06 (seis) anos não havia sequer sentença de primeiro grau.

III. A deficiência da proteção penal a vítimas de violações graves a direitos humanos foi decisiva na acusação que o Brasil sofreu perante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, no caso que ficou conhecido como o Caso dos Meninos Emasculados do Maranhão. Entre 1991 e 2003, uma série de homicídios foi praticada no Maranhão contra crianças de 8 a 15 anos. Apurou-se o total de 28 homicídios, tendo a maioria dos corpos sido encontrada com as genitais mutiladas. O Brasil firmou acordo reconhecendo a ineficiência da proteção penal às vítimas, assumindo uma série de compromissos em decorrência disso.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

Objetivas - Rodada 22.2020

(EMAGIS) Entre os enunciados abaixo, estão corretos:

I. É inconstitucional norma da Constituição Estadual que disponha as atribuições para a defesa dos direitos e interesses das populações indígenas.

II. É inconstitucional lei estadual que estabelece regras para a cobrança em estacionamento de veículos.
 
III. Compete privativamente à União legislar sobre direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho, entre outros.

IV. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre direito tributário, financeiro, penitenciário, econômico e urbanístico.

V. No âmbito da legislação concorrente, a competência da União limitar-se-á a estabelecer normas gerais.

 

(EMAGIS) A propósito da compatibilidade com a Constituição Federal de lei que conceda ao ex-chefe do Poder Executivo o direito a determinados benefícios pecuniários ou serviços prestados pelo Estado, marque a alternativa CORRETA.

 

(Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto – Procurador do Município de Ribeirão Preto – VUNESP – 2019) Considere a seguinte situação hipotética:
Marlon, brasileiro nato, é jogador de futebol; em função de sua profissão, foi transferido para jogar na Ucrânia. Alguns meses após a sua chegada, o time ao qual está vinculado exige que ele se naturalize ucraniano como condição para permanecer jogando e em cumprimento ao seu contrato de trabalho.

Nesse caso em específico, a respeito do quanto disciplinado pela Constituição Federal brasileira acerca dos direitos de nacionalidade, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Sobre o princípio constitucional da autonomia universitária aplicado às universidades públicas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto aos concursos públicos, analise as seguintes proposições e indique a alternativa apropriada.

I. A prorrogação do prazo de validade de concurso público é ato discricionário da Administração.

II. A comprovação do triênio de atividade jurídica exigida para o ingresso no cargo de juiz substituto deve ocorrer no momento da posse no cargo.

III. Os candidatos em concurso público têm direito subjetivo à prova de segunda chamada nos testes de aptidão física, quando a ausência à primeira chamada estiver justificada em circunstâncias pessoais de caráter fisiológico devidamente comprovadas.

 

(EMAGIS) Sobre a exigência de licitação e os casos de dispensa e de inexigibilidade, julgue, com base na Lei das Estatais (Lei 13.303/16), os itens abaixo.

I. É dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista para obras e serviços de engenharia de valor até R$ 8.000,00 (oito mil reais), desde que não se refiram a parcelas de uma mesma obra ou serviço ou ainda a obras e serviços de mesma natureza e no mesmo local que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente.

II. É dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista na aquisição de materiais, equipamentos ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo.

III. É dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista nas contratações entre empresas públicas ou sociedades de economia mista e suas respectivas subsidiárias, para aquisição ou alienação de bens e prestação ou obtenção de serviços, desde que os preços sejam compatíveis com os praticados no mercado e que o objeto do contrato tenha relação com a atividade da contratada prevista em seu estatuto social.

Há erro:

 

(EMAGIS) Em relação às parcerias público-privadas, considerada a disciplina da Lei 11.079/2004, julgue os itens abaixo.

I. É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada cujo período de prestação do serviço seja inferior a 5 (cinco) anos, assim como o que tenha como objeto único o fornecimento de mão-de-obra, o fornecimento e instalação de equipamentos ou a execução de obra pública.

II. Dentre as cláusulas essenciais dos contratos de parcerias público-privadas está aquela concernente à repartição de riscos entre as partes, inclusive os referentes a caso fortuito, força maior, fato do príncipe e álea econômica extraordinária.

III. As cláusulas contratuais de atualização automática de valores baseadas em índices e fórmulas matemáticas, quando houver, serão aplicadas sem necessidade de homologação pela Administração Pública, exceto se esta publicar, na imprensa oficial, onde houver, até o prazo de 15 (quinze) dias após apresentação da fatura, razões fundamentadas na Lei 11.079/04 ou no contrato para a rejeição da atualização.

Estão corretos somente os itens:

 

(Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto/SP – Procurador do Município – VUNESP – 2019) A respeito da desapropriação, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito da atualização monetária nos contratos de mútuo bancário, observada a jurisprudência consagrada pelo Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da responsabilidade civil na disciplina do Código Civil, tendo presente também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Na modalidade pré-contratual, abrange, segundo o STJ, tanto os ‘interesses negativos’ quanto os ‘interesses positivos’.

II. Embora a condenação na esfera criminal possa repercutir na esfera cível no que concerne à pretensão de responsabilização civil pelos mesmos fatos, a absolvição não repercute.

III. A pretensão de receber em dobro a quantia já paga e objeto de ação judicial de cobrança não pode ser deduzida pelo réu como defesa nesta ação.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do Direito de Família e Sucessões, devendo ser apreciadas em consonância com o Código Civil e com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça. Considere que o regime de bens do casamento seja o de comunhão parcial. Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do protesto dos títulos de crédito e também sobre a penhora de cotas sociais, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sabe-se que o artigo 49, §4º, da Lei 11.101/2005, retira o crédito decorrente de adiantamento de contrato de câmbio (ACC) dos efeitos a recuperação judicial.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação à petição inicial, marque, com base no CPC/15, a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito do julgamento de improcedência liminar do pedido no CPC/2015, marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) No que diz respeito ao processo de execução, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA em relação à defesa dos direitos e difusos coletivos em juízo, considerando o entendimento consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça e pelo Supremo Tribunal Federal:

 

(EMAGIS) Sobre as etapas de realização do crime, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre a aplicação da lei penal no tempo, avalie as assertivas que seguem.

I. Para Zaffaroni, se, a despeito de inalterada a lei penal, sobrevenha alteração em sua interpretação, considerando-se crime algo que antes não era, os fatos anteriores a tal inovação hermenêutica devem ser tidos por atípicos.

II. Para Francisco de Assis Toledo, a regra da irretroatividade da lei penal gravosa não se aplica à lei processual penal gravosa, isso no que concerne à possibilidade de esta última reger processos referentes a crimes anteriores a sua vigência..

III. O STF considera não serem retroativas, quando gravosas, as denominadas leis penais mistas, que não podem ser aplicadas relativamente a crimes que lhes sejam anteriores.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a condenação criminal e seus efeitos, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do crime de estelionato, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/PA – Juiz de Direito – CESPE – 2019) A respeito de ação penal, julgue os itens seguintes.

I. Crimes contra a ordem tributária são de ação penal pública condicionada a representação e lançamento definitivo do crédito tributário.

II. Crimes cometidos por estrangeiro contra brasileiro no exterior são de ação penal pública condicionada a representação da vítima.

III. O crime de constranger alguém, com o intuito de favorecimento sexual, prevalecendo-se da condição de superior hierárquico, é de ação pública incondicionada.

IV. O crime de praticar conjunção carnal na presença de menor de quatorze anos de idade, com o fim de satisfazer lascívia de outrem, é de ação pública condicionada a representação.
V. Não promovendo o Ministério Público a ação penal no prazo legal, o ofendido ou seu representante legal poderá intentar ação penal privada.

Estão certos apenas os itens:

 

(TJ/MS – Juiz de Direito – FCC – 2020) Quanto à sentença, correto afirmar que o juiz

 

(EMAGIS) Sobre o rito dos processos do júri, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da unificação das penas e da prática de falta grave na execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da prescrição do crédito tributário, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A propósito da Dívida Ativa e das Certidões Negativas, observando a disciplina do CTN e também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Tratando-se de créditos em curso de cobrança executiva em que tenha sido efetivada a penhora ou de créditos cuja exigibilidade esteja suspensa, cabível é a obtenção da certidão negativa de débitos fiscais (CND).

II. Tratando-se de parcelamento, cabível é a obtenção de certidão positiva com efeitos de negativa tão logo formulado o requerimento pelo contribuinte, independentemente de homologação expressa ou tácita pelo Fisco.

III. Tratando-se de ação anulatória de débito fiscal inscrito em dívida ativa ajuizada por Município, cabível é a obtenção de certidão negativa de débitos fiscais (CND) independentemente de garantia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da prescrição intercorrente referente a crédito tributário na execução fiscal, observada jurisprudência recentemente consagrada pelo STJ em julgamento de recurso repetitivo, avalie as assertivas que seguem.

I. Não se operará a prescrição quando, a despeito de a constrição ter-se realizado após a consumação do qüinqüênio legal, o pedido da exeqüente tiver sido efetivado dentro do aludido lustro.

II. O termo inicial do prazo de suspensão da execução é o despacho judicial que declara aludida suspensão.

III. Findo o prazo de 1 ano de suspensão da execução, inicia-se automaticamente o prazo prescricional aplicável, independentemente de despacho judicial ou intimação da exeqüente após aludido prazo ânuo.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a conformação orçamentária e constitucional de norma que conceda revisão geral anual de remuneração a servidores públicos, avalie as assertivas que seguem.

I. Além da previsão em lei, a revisão em questão deve contar com prévia dotação orçamentária suficiente.

II. Não é inconstitucional a revisão em questão por percentual inferior ao da inflação.

III. Além da previsão em lei, deve haver autorização específica na lei de diretrizes orçamentárias, exceto para empresas públicas e sociedades de economia mista.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre as infrações administrativas ambientais, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre as agências reguladoras como instrumento de intervenção do Estado na ordem econômica, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor e o entendimento consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça, assinale a opção CORRETA:

 

(EMAGIS) Considerando o procedimento de apuração de infração administrativa às normas de proteção à criança e ao adolescente, previsto no ECA, assinale a alternativa correta:

 

(DPE/RO – VUNESP – 2017) Sobre a Carta das Nações Unidas, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Sabe-se que a Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) produziu diversas decisões contra o Brasil, em matéria de direitos humanos, reconhecendo a morosidade do sistema penal brasileiro em decorrência da inaptidão em apresentar resposta penal célere e efetiva.

A propósito, avalie as assertivas que seguem.

I. No caso Sétimo Garibaldi versus Brasil, julgado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos em 23 de setembro de 2009, a Corte condenou o Brasil por reconhecer a inefetividade do Estado brasileiro em oferecer uma resposta para a morte de Sétimo Garibaldi, ocorrida em 27 de novembro de 1998, no Município de Querência do Norte no Estado do Paraná, onde foi vitimado. Considerou a Corte que há direito de obter uma resposta justa e efetiva sobre o acontecido.

II. A morosidade judicial em apresentar soluções a casos criminais que decorrem de intensa violação a direitos humanos levou à condenação do Brasil, pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, em 04 de julho de 2006, no caso Ximenes Lopes versus Brasil. Damião Ximenes Lopes era deficiente mental e foi vítima de maus tratos em uma casa de repouso no Município de Sobral/CE, os quais foram causa de sua morte. Na condenação, dentre outras razões, a Corte considerou violados os direitos e garantias judiciais à proteção judicial em razão da ineficiência em investigar e punir os responsáveis pelos maus tratos e óbito da vítima. Considerou-se que após 06 (seis) anos não havia sequer sentença de primeiro grau.

III. A deficiência da proteção penal a vítimas de violações graves a direitos humanos foi decisiva na acusação que o Brasil sofreu perante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, no caso que ficou conhecido como o Caso dos Meninos Emasculados do Maranhão. Entre 1991 e 2003, uma série de homicídios foi praticada no Maranhão contra crianças de 8 a 15 anos. Apurou-se o total de 28 homicídios, tendo a maioria dos corpos sido encontrada com as genitais mutiladas. O Brasil firmou acordo reconhecendo a ineficiência da proteção penal às vítimas, assumindo uma série de compromissos em decorrência disso.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Acerca da Ação de Investigação Judicial Eleitoral – AIJE, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) No que tange ao auxílio-acidente no âmbito do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), julgue os itens a seguir expostos.

I. Independe de carência, em qualquer hipótese.

II. O segurado contribuinte individual não faz jus a auxílio-acidente.

III. Será concedido, como indenização, ao segurado quando, após consolidação das lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultarem sequelas que impliquem redução da capacidade para qualquer trabalho.

Estão corretos apenas os itens:

 

(EMAGIS) Julgue os itens I a V e a seguir assinale a alternativa correta.

De acordo com o art. 7º da Carta Magna, são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

I. Irredutibilidade do salário, salvo o disposto em convenção, acordo coletivo ou acordo individual escrito;

II. Duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho;

III. Adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei;

IV. Ação, quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho, com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos e dez anos para trabalhadores rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho;

V. Proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos.

 

(EMAGIS) Julgue os itens a seguir e responda:

I. nos termos da CLT, da decisão deverão constar o nome das partes, o resumo do pedido e da defesa, a apreciação das provas, os fundamentos da decisão e a respectiva conclusão. Quando a decisão concluir pela procedência do pedido, determinará o prazo e as condições para o seu cumprimento;

II. as decisões cognitivas ou homologatórias de acordo não precisam indicar a natureza jurídica das parcelas constantes da condenação ou do acordo homologado, nem a responsabilidade de cada parte pelo recolhimento da contribuição previdenciária, visto que isso será decidido na fase de execução do julgado;

III. segundo jurisprudência consolidada do TST, o prazo para recurso da parte que, intimada, não comparecer à audiência em prosseguimento para a prolação da sentença, conta-se de sua publicação;

IV. entende o TST que, na hipótese de reconhecimento judicial de direito à estabilidade provisória, não há nulidade por julgamento extra petita da decisão que deferir salário quando o pedido for de reintegração, dados os termos do art. 496 da CLT;

V. a CLT tem dispositivo tratando da relativização da coisa julgada, o qual considera inexigível o título judicial fundado em lei ou ato normativo declarados inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal ou em aplicação ou interpretação tidas por incompatíveis com a Constituição Federal.

 

(EMAGIS) Considerando a regra da lista tríplice, para escolha do chefe do Ministério Público em cada um de seus ramos, assinale a alternativa correta:

 

(DPE/AP – FCC – 2018) Em relação ao Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado, prevê a Lei Complementar nº 80/1994 que

 

Sentença Estadual - Rodada 22.2020

Trata-se de Ação Penal proposta pelo Ministério Público do estado Z em face de TEODORO, com base na seguinte narrativa fática:

Em 15/10/2018, por volta das 20h, no cruzamento entre a Avenida da Curva e a Avenida Principal, TEODORO, que conduzia um veículo modelo Golf, ano 2017, cor branca, realizou conversão à esquerda não precedida da prévia sinalização luminosa, manobra que provocou o acidente que vitimou o motociclista CAIO, levando-o a óbito.

CAIO (18 anos) morreu no local logo após o acidente.

Foi realizada perícia técnica no local pelo Instituto de Criminalística, a qual concluiu que o acidente decorreu da ausência de prévia sinalização pelo denunciado TEODORO, conduta agravada pela proibição de realização da conversão à esquerda na pista. Os peritos identificaram que o veículo conduzido por TEODORO estava a 63km/h, em pista com velocidade máxima de 60km/h.

TEODORO, em sede policial, informou que estava com pressa por ser motorista de aplicativo e ter um passageiro aguardando-o e que havia enviado mensagem pedindo que o motorista chegasse logo.

O Ministério Público Estadual denunciou TEODORO com base na narrativa fática supra, imputando-lhe a prática do crime de homicídio culposo no trânsito (artigo 302, § 1º, III, c/c 304, todos do Código de Trânsito Brasileiro).

A denúncia foi recebida em 04/12/2018. O Ministério Público arrolou como testemunhas SEVERO e BÁRBARA.

Citado, o réu apresentou resposta à acusação, na qual sustentou que, em que pese proibida a conversão no local, a prática é corriqueira, sendo de conhecimento público e notório que os condutores não respeitam a lei de trânsito no local, adequando-se socialmente aos costumes daquela sociedade.

Na data designada, foram ouvidas as testemunhas da acusação, que confirmaram os fatos em consonância com a narrativa contida na denúncia, tendo informado que elas que acionaram as autoridades, que TEODORO estava no celular, mas não ligando para emergência e sim conversando com um cliente. As testemunhas afirmaram que perceberam que a vítima morreu no local, pela condição que o corpo estava.

TEODORO, após ser advertido de seu direito constitucional ao silêncio, e de lhe ser oportunizada a entrevista prévia e reservada com o Defensor Público, foi interrogado. O denunciado confirmou que conduzia o veículo no dia fatídico, que estava com pressa, razão pela qual fez a conversão em local proibido, mas negou que estivesse em velocidade acima da permitida.

Em alegações finais, o Ministério Público reiterou integralmente o pedido condenatório contido na denúncia, alegando que a autoria e a materialidade delitiva restaram cabalmente comprovadas nos autos.

Em sede de alegações finais, a defesa de reiterou as alegações contidas na resposta à acusação, pugnando pela absolvição do acusado, bem como sustentou que, na eventualidade da condenação, que não fosse imposta a suspensão da CNH, pois a condução de veículo automotor é fonte de renda do acusado.

Vieram os autos conclusos para sentença.

Com base no relatório acima, elabore a sentença criminal adequada ao caso, sendo dispensado o relatório.

 

PGE/PGM - Rodada 22.2020

O Estado X ajuizou Ação de Improbidade Administrativa em desfavor de Pedro, servidor da Secretaria da Saúde do Estado, e Henrique, dirigente da entidade sem fins lucrativos Y. Esta, por sua vez, é responsável pela prestação de serviços de saúde no âmbito do SUS no Estado X.

Após auditoria interna realizada pela Administração, verificou-se que em dezembro de 2015 – antes da formalização do convênio de participação complementar com a finalidade de garantir a cobertura assistencial à população de uma parte do Estado – o referido servidor autorizou a realização do repasse de verbas para a entidade Y. Foi apurado, ainda, que o dirigente solicitou a antecipação da verba para início da prestação dos serviços, tendo o repasse causado prejuízos ao erário.

Na petição inicial da referida Ação de Improbidade foi feito requerimento cautelar de indisponibilidade de bens dos réus com a finalidade de resguardar o ressarcimento do dano causado, assim como o pagamento de eventual multa a ser imposta. Após a manifestação dos réus – na forma do §7º do artigo 17 da Lei de Improbidade Administrativa – o Juízo recebeu a inicial.

Entretanto, a mesma decisão indeferiu o requerimento cautelar de indisponibilidade de bens dos réus sob o fundamento de que a suposta prática dessa espécie de ato de improbidade não comporta a medida cautelar de indisponibilidade de bens. Ademais, a decisão afirmou que os réus comprovaram que todos os seus bens foram adquiridos antes da suposta prática de ato ímprobo.

Tendo tomado ciência da decisão proferida, na qualidade de Procurador do Estado X, interponha o recurso cabível.

 

Sentença Federal - Rodada 22.2020

Maria, qualificada nos autos, ajuizou ação de rito ordinário contra a União e a Universidade Federal do Saber, objetivando a condenação de ambas em danos materiais e morais. Maria alegou ter sido submetida a uma cirurgia laparoscópica para tratamento de endometriose no Hospital Universitário da segunda ré, no qual fora internada pelo SUS, em função de histórico de infertilidade, infecção urinária de repetição e dor pélvica.

Afirmou que, poucos dias após a cirurgia, ocorrida em 1.°/2/2013, passou a sentir insistente dor abdominal, o que motivou seu retorno ao Hospital Universitário, quando os médicos teriam dito que o quadro seria normal após o tipo de cirurgia a que se submetera. Relatou ter se dirigido ao mesmo hospital outras três vezes, ocasiões em que recebeu igual explicação médica.

Maria destacou que permaneceu com as dores abdominais por vários anos, o que muito a afligia e impedia de exercer qualquer atividade laborativa devido ao incômodo persistente, ao qual acreditava estar condenada até a morte, já que a explicação médica que lhe fora prestada é de que seria normal. Esclareceu que se mudou para outra cidade no ano de 2016, quando foi aconselhada por vizinhos a realizar consulta no hospital do município para confirmar seu diagnóstico.

Assim, em 1.°/8/2016, Maria submeteu-se a um exame de raio X, por meio do qual foi detectada a presença de uma lâmina de bisturi no local em que suas dores eram constantes e no qual fora feita uma das incisões para a cirurgia laparoscópica, quando então passou a ter ciência de que isso a deixara com o quadro de intenso sofrimento.

Com o exame em mãos, Maria retornou ao Hospital Universitário e foi submetida a uma nova cirurgia, em 1.°/9/2016, agora para retirada da lâmina de bisturi, sem que o referido hospital assumisse que tal instrumento teria sido deixado em seu abdome na ocasião da cirurgia laparoscópica anterior.

A autora salientou nunca ter feito outra cirurgia que não fosse a laparoscópica, tendo realizado apenas dois partos normais após a referida cirurgia, razão pela qual seria certo que a lâmina de bisturi somente poderia ter sido introduzida no seu abdome na única intervenção cirúrgica a que fora submetida, de responsabilidade dos profissionais da segunda ré.

Maria postulou a condenação das rés em danos morais no valor de R$ 500.000,00, devido à insuportável dor que a acompanhou durante anos, bem como aos danos materiais consistentes em lucros cessantes, pela remuneração salarial que deixou de perceber por todo o período, já que não tinha condições de procurar emprego nem de nele permanecer em função do seu quadro de dor persistente. Por isso, solicitou o valor mensal de R$ 1.000,00 desde a data do evento danoso, compatível com sua qualificação profissional, indicada como auxiliar de serviços gerais, conforme a última anotação em sua CTPS, na qual está registrada a dispensa do trabalho na data de 01/03/2013.

DA CONTESTAÇÃO DA UNIÃO

Em sua peça de defesa, a União alegou preliminar de ilegitimidade passiva, com o argumento de que o suposto ato lesivo informado pela autora não teria sido praticado por nenhum preposto direto seu, já que a equipe médica que realizou a cirurgia pertence aos quadros funcionais da Universidade Federal do Saber, que tem personalidade jurídica distinta, como autarquia federal, e que o só fato de o procedimento ter sido realizado com recursos financeiros do SUS não seria suficiente para caracterizar sua responsabilidade pelo evento tido como danoso.

A União também sustentou preliminar de prescrição, uma vez que, ajuizada a ação apenas em 1.°/2/2019, já teria decorrido o prazo prescricional previsto no nosso ordenamento jurídico desde a data da cirurgia laparoscópica, indicada pela autora como o evento que lhe causou dano.

No mérito, a União sustentou ausência de comprovação de que a autora não tivesse realizado outras cirurgias, não se podendo afirmar que o esquecimento da lâmina de bisturi teria ocorrido na cirurgia por ela indicada. Defendeu que os valores postulados a título de indenização seriam absurdos e que a autora não teria comprovado impossibilidade de trabalho devido a suas condições físicas, já que as dores relatadas não seriam impeditivas do labor. Destarte, conclui que não procede o pleito por lucros cessantes.

DA CONTESTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SABER

A Universidade Federal do Saber sustentou a mesma preliminar de prescrição arguida pela União, além de litisconsórcio passivo necessário com o médico Dr. Sávio, chefe da equipe médica que realizou o procedimento cirúrgico na autora, já que teria direito de regresso contra ele no caso de eventual condenação.

Na parte meritória, a universidade aduziu que o ato médico configura obrigação de meio e não de resultado e que sua equipe agiu com todo desvelo durante a cirurgia, que, por si só, implica riscos, inclusive de que algum equipamento médico eventualmente possa ser esquecido, sem que isso implique qualquer risco à vida do paciente, embora, na hipótese, não haja prova de que a lâmina de bisturi tivesse sido introduzida no organismo da autora durante a cirurgia relatada, especialmente porque na cirurgia laparoscópica não se utiliza bisturi.

Ao final, defendeu o absurdo dos valores indenizatórios pleiteados, de modo a corroborar a tese exposta pela União, e enfatizou a ausência de comprovação de qualquer inaptidão para o trabalho decorrente do quadro clínico afirmado na inicial.

DA INSTRUÇÃO PROCESSUAL

Na fase processual adequada, o magistrado postergou o exame das preliminares para o momento da sentença e, durante a instrução, foi produzida unicamente prova pericial, cujo laudo esclareceu o seguinte:

1) no procedimento laparoscópico, utiliza-se bisturi apenas para incisão mínima para abertura da pele, em torno de 1 centímetro na região periumbilical e 0,5 centímetro em fossas ilíacas;

2) em exame radiológico datado de 1.°/8/2016, foi detectada a presença de objeto estranho nas adjacências da cirurgia laparoscópica a que foi submetida a autora, posteriormente retirado cirurgicamente e confirmado como sendo uma lâmina de bisturi de tamanho n.º 15, compatível com as utilizadas para a realização de incisões para procedimento laparoscópico;

3) a autora relatou ter realizado dois partos normais após a cirurgia laparoscópica e não há sinais visíveis de que se tenha submetido a outro procedimento cirúrgico até o momento.

As partes apresentaram alegações finais escritas, cada uma sustentando suas teses inicialmente expostas, estando os autos conclusos para o magistrado há trinta dias.

A propósito da situação hipotética acima apresentada, profira sentença adequada, sem acrescentar fatos novos, para a solução do caso, e considere dispensado o relatório. Na sentença, apresente fundamentação jurídica necessária para a análise das preliminares e do mérito, se for o caso.

 

Ministério Público Estadual - Rodada 22.2020

Nas eleições de 2016 para o cargo de prefeito de Paty dos Alferes-RJ, dois candidatos foram regularmente registrados na Justiça Eleitoral: Tício, brasileiro, casado, soldado da PM, residente na Rua Central, n° 13, nascido em 10 de abril de 1972, do PAB (Partido AB) e Mévio, brasileiro, viúvo, vereador e funcionário da Petrobrás, residente na Rua do Povo, n° 17, nascido em 10 de maio de 1967, do PCD (Partido CD).

Em 21 de setembro de 2016, em plena campanha eleitoral, Tício e Mévio se encontram fortuitamente em um bar. Então, Tício disse as seguintes palavras para seu adversário Mévio: “Você é um panaca!”. Em seguida, um dos filhos de Tício, Caius, nascido em 10 de junho de 1998, dirigindo-se também a Mévio, disse o seguinte: “Isso mesmo. Você é um palhaço!”. As palavras foram presenciadas por cerca de trinta pessoas que estavam no bar.

Em 10 de fevereiro de 2017 Mévio ajuizou perante o 18° Juizado Criminal de Paty dos Alferes-RJ uma queixa-crime contra Tício e seu filho Caius, imputando-lhes a prática do crime do art. 139 do Código Penal, em concurso de pessoas e na forma qualificada do art. 141, inciso III, também do Código Penal.

O feito seguiu o rito da Lei n° 9.099/95, tendo a queixa-crime sido recebida em 20 de março de 2017. Nenhuma das tentativas de conciliação realizadas ao longo da tramitação restou frutífera. Na fase instrutória, que foi seguidamente adiada em razão de alguns “habeas corpus” deferidos liminarmente pela Turma Recursal, foram ouvidas testemunhas oculares do fato, que confirmaram os fatos narrados na exordial.

Em alegações finais, o querelante reforçou pedido de condenação, nos termos da queixa-crime. Os querelados, em defesa comum, alegaram nulidade absoluta, pois o processo deveria ter corrido perante a Justiça Eleitoral, por se tratar de crime eleitoral e no mérito, pugnaram pela absolvição, por ausência de materialidade.

O Ministério Público participou de todas as etapas do processo e em 10 de dezembro de 2019 recebeu os autos para manifestação final. Formule-a, sem necessidade de relatório.

 

Objetivas MP Estadual - Rodada 22.2020

(EMAGIS) Considerando a regra da lista tríplice, para escolha do chefe do Ministério Público em cada um de seus ramos, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre as etapas de realização do crime, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre a aplicação da lei penal no tempo, avalie as assertivas que seguem.

I. Para Zaffaroni, se, a despeito de inalterada a lei penal, sobrevenha alteração em sua interpretação, considerando-se crime algo que antes não era, os fatos anteriores a tal inovação hermenêutica devem ser tidos por atípicos.

II. Para Francisco de Assis Toledo, a regra da irretroatividade da lei penal gravosa não se aplica à lei processual penal gravosa, isso no que concerne à possibilidade de esta última reger processos referentes a crimes anteriores a sua vigência..

III. O STF considera não serem retroativas, quando gravosas, as denominadas leis penais mistas, que não podem ser aplicadas relativamente a crimes que lhes sejam anteriores.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a condenação criminal e seus efeitos, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do crime de estelionato, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/MS – Juiz de Direito – FCC – 2020) Quanto à sentença, correto afirmar que o juiz

 

(EMAGIS) Sobre o rito dos processos do júri, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da unificação das penas e da prática de falta grave na execução penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da atualização monetária nos contratos de mútuo bancário, observada a jurisprudência consagrada pelo Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da responsabilidade civil na disciplina do Código Civil, tendo presente também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Na modalidade pré-contratual, abrange, segundo o STJ, tanto os ‘interesses negativos’ quanto os ‘interesses positivos’.

II. Embora a condenação na esfera criminal possa repercutir na esfera cível no que concerne à pretensão de responsabilização civil pelos mesmos fatos, a absolvição não repercute.

III. A pretensão de receber em dobro a quantia já paga e objeto de ação judicial de cobrança não pode ser deduzida pelo réu como defesa nesta ação.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam do Direito de Família e Sucessões, devendo ser apreciadas em consonância com o Código Civil e com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça. Considere que o regime de bens do casamento seja o de comunhão parcial. Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação à petição inicial, marque, com base no CPC/15, a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A respeito do julgamento de improcedência liminar do pedido no CPC/2015, marque a alternativa CORRETA.

 

(PGE/SC – Procurador do Estado – FEPESE – 2018) No que diz respeito ao processo de execução, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA em relação à defesa dos direitos e difusos coletivos em juízo, considerando o entendimento consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça e pelo Supremo Tribunal Federal:

 

(EMAGIS) Entre os enunciados abaixo, estão corretos:

I. É inconstitucional norma da Constituição Estadual que disponha as atribuições para a defesa dos direitos e interesses das populações indígenas.

II. É inconstitucional lei estadual que estabelece regras para a cobrança em estacionamento de veículos.
 
III. Compete privativamente à União legislar sobre direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho, entre outros.

IV. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre direito tributário, financeiro, penitenciário, econômico e urbanístico.

V. No âmbito da legislação concorrente, a competência da União limitar-se-á a estabelecer normas gerais.

 

(EMAGIS) A propósito da compatibilidade com a Constituição Federal de lei que conceda ao ex-chefe do Poder Executivo o direito a determinados benefícios pecuniários ou serviços prestados pelo Estado, marque a alternativa CORRETA.

 

(Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto – Procurador do Município de Ribeirão Preto – VUNESP – 2019) Considere a seguinte situação hipotética:
Marlon, brasileiro nato, é jogador de futebol; em função de sua profissão, foi transferido para jogar na Ucrânia. Alguns meses após a sua chegada, o time ao qual está vinculado exige que ele se naturalize ucraniano como condição para permanecer jogando e em cumprimento ao seu contrato de trabalho.

Nesse caso em específico, a respeito do quanto disciplinado pela Constituição Federal brasileira acerca dos direitos de nacionalidade, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Sobre o princípio constitucional da autonomia universitária aplicado às universidades públicas, marque a alternativa CORRETA.

 

(DPE/RO – VUNESP – 2017) Sobre a Carta das Nações Unidas, é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Quanto aos concursos públicos, analise as seguintes proposições e indique a alternativa apropriada.

I. A prorrogação do prazo de validade de concurso público é ato discricionário da Administração.

II. A comprovação do triênio de atividade jurídica exigida para o ingresso no cargo de juiz substituto deve ocorrer no momento da posse no cargo.

III. Os candidatos em concurso público têm direito subjetivo à prova de segunda chamada nos testes de aptidão física, quando a ausência à primeira chamada estiver justificada em circunstâncias pessoais de caráter fisiológico devidamente comprovadas.

 

(EMAGIS) Sobre a exigência de licitação e os casos de dispensa e de inexigibilidade, julgue, com base na Lei das Estatais (Lei 13.303/16), os itens abaixo.

I. É dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista para obras e serviços de engenharia de valor até R$ 8.000,00 (oito mil reais), desde que não se refiram a parcelas de uma mesma obra ou serviço ou ainda a obras e serviços de mesma natureza e no mesmo local que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente.

II. É dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista na aquisição de materiais, equipamentos ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo.

III. É dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista nas contratações entre empresas públicas ou sociedades de economia mista e suas respectivas subsidiárias, para aquisição ou alienação de bens e prestação ou obtenção de serviços, desde que os preços sejam compatíveis com os praticados no mercado e que o objeto do contrato tenha relação com a atividade da contratada prevista em seu estatuto social.

Há erro:

 

(EMAGIS) Em relação às parcerias público-privadas, considerada a disciplina da Lei 11.079/2004, julgue os itens abaixo.

I. É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada cujo período de prestação do serviço seja inferior a 5 (cinco) anos, assim como o que tenha como objeto único o fornecimento de mão-de-obra, o fornecimento e instalação de equipamentos ou a execução de obra pública.

II. Dentre as cláusulas essenciais dos contratos de parcerias público-privadas está aquela concernente à repartição de riscos entre as partes, inclusive os referentes a caso fortuito, força maior, fato do príncipe e álea econômica extraordinária.

III. As cláusulas contratuais de atualização automática de valores baseadas em índices e fórmulas matemáticas, quando houver, serão aplicadas sem necessidade de homologação pela Administração Pública, exceto se esta publicar, na imprensa oficial, onde houver, até o prazo de 15 (quinze) dias após apresentação da fatura, razões fundamentadas na Lei 11.079/04 ou no contrato para a rejeição da atualização.

Estão corretos somente os itens:

 

(Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto/SP – Procurador do Município – VUNESP – 2019) A respeito da desapropriação, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Sobre as infrações administrativas ambientais, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da prescrição do crédito tributário, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A propósito da Dívida Ativa e das Certidões Negativas, observando a disciplina do CTN e também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Tratando-se de créditos em curso de cobrança executiva em que tenha sido efetivada a penhora ou de créditos cuja exigibilidade esteja suspensa, cabível é a obtenção da certidão negativa de débitos fiscais (CND).

II. Tratando-se de parcelamento, cabível é a obtenção de certidão positiva com efeitos de negativa tão logo formulado o requerimento pelo contribuinte, independentemente de homologação expressa ou tácita pelo Fisco.

III. Tratando-se de ação anulatória de débito fiscal inscrito em dívida ativa ajuizada por Município, cabível é a obtenção de certidão negativa de débitos fiscais (CND) independentemente de garantia.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do protesto dos títulos de crédito e também sobre a penhora de cotas sociais, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sabe-se que o artigo 49, §4º, da Lei 11.101/2005, retira o crédito decorrente de adiantamento de contrato de câmbio (ACC) dos efeitos a recuperação judicial.

A propósito, tendo presente a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Acerca da Ação de Investigação Judicial Eleitoral – AIJE, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Considerando o procedimento de apuração de infração administrativa às normas de proteção à criança e ao adolescente, previsto no ECA, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor e o entendimento consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça, assinale a opção CORRETA:

 

Defensoria Pública Estadual - Rodada 22.2020

Com o falecimento de seu pai (14/05/2017), José, sua esposa Maria e os dois filhos menores do casal, resolveram mudar-se da cidade de Fortaleza/CE para Teresina-PI, passando a residir, desde o dia 15/05/2017, na mesma casa do já mencionado genitor falecido, um imóvel urbano de 190m² de área. A casa era ocupada pelo Sr. Raimundo (pai de José) desde 12/02/2004, que residia sozinho no local, já que era viúvo e não possuía outros filhos.

Ocorre que, no início do mês de maio deste ano, José foi intimado de decisão que determinava a imediata desocupação do imóvel. Em ação possessória proposta em 10/04/2020, Henrique, vizinho de José, requereu a reintegração de posse do bem, alegando esbulho e má-fé do demandado. Instruindo a inicial com o título de propriedade do imóvel localizado ao lado daquele ocupado por José e com base na alegação de que a posse de má-fé já era exercida anteriormente por Raimundo, o Juízo da 20ª Vara Cível de Teresina/PI determinou a expedição do mandado liminar de reintegração, nos termos do art. 562 do Código de Processo Civil.

Ao procurar o auxílio da Defensoria Pública, José relatou que é aposentado rural e que, realmente, reside com a família no imóvel e não possui outro lugar para morar. Disse que, desde que ocupou o local, nunca recebeu qualquer pedido de reintegração do bem e nem mesmo foi procurado por Henrique, mesmo sendo seu vizinho. José afirmou que Raimundo não era, realmente, proprietário do imóvel, mas que exercia sua posse desde a sua ocupação, fruto de uma invasão coletiva na região. Contou, ainda, que, quando em vida, Raimundo lhe disse que já havia sido indagado por Henrique acerca da legitimidade de sua posse, alegando que o local fora supostamente ocupado pelo mesmo em oportunidade anterior.

Com base nisso e diante da decisão em desfavor de José, elabore a petição relativa à medida processual cível mais adequada para a defesa dos interesses do assistido.

 

  9590 item(ns)
Primeiro Anterior  274   275   276   277   278  Proximo Ultimo

Cesta de Rodadas Pretéritas

Adicione à cesta os planos das Rodadas Pretéritas que você deseja adquirir.

    Valor Total: R$ ...

    • 1

    Copyright © 2010-2025 - Emagis - Todos os direitos reservados - CNPJ: 12.626.846/0001-10
    O Emagis é uma instituição privada, não possuindo qualquer vinculação a órgãos públicos. ILION.com.br