Emagis
Emagis
HOME MATRICULE-SE POR QUE APROVAMOS MAIS? ENTENDA OS CURSOS RESULTADOS ÁREA RESTRITA
NEWSLETTER
CONTATO
Magistratura MAGISTRATURA
Magistratura MINISTÉRIO PÚBLICO
Magistratura DEFENSORIA PÚBLICA
Magistratura PROCURADORIA
Magistratura DELEGADO DE POLICIA
Programas de Estudos PROGRAMAS DE ESTUDO
Planos de Questões/Provas PLANOS DE QUESTÕES/PROVAS
Cursos Intensivos Simulados CURSOS INTENSIVOS SIMULADOS
Videoaulas VIDEOAULAS
Rodadas Pretéritas RODADAS PRETÉRITAS
Downloads DOWNLOADS
Facebook Intagran Youtube Twitter
Emagis
Bem-vindo(a)



INÍCIO (ÁREA RESTRITA) AVISOS MINHA CONTA ALTERAR DADOS CADASTRAIS RENOVAR/ADQUIRIR PLANO CERTIFICADOS INDIQUE UM AMIGO SAIR
FAÇA SEU LOGIN


ESQUECEU A SENHA?


Seu navegador não suporta este video. Por favor, atualize seu navegador.

Rodadas Pretéritas

  1. Home
  2. Rodadas Pretéritas
  3. Busca
  4. Entenda as rodadas pretéritas
Informações Adicionar

Discursivas 2022

Informações Adicionar

Discursivas TJ/SP 2023

Busque por suas rodadas

Informações Adicionar

Objetivas MP Estadual - Rodada 35.2023

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 35.2023

Informações Adicionar

Objetivas AGU/PFN/PGF - Rodada 35.2023

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 35.2023

Informações Adicionar

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 35.2023

Informações Adicionar

Objetivas (Ciências Criminais) - Objetivas (Ciências Criminais) Rodada 48

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM - Rodada 35.2023

Informações Adicionar

PGE/PGM - Rodada 35.2023

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 35.2023

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 35.2023

Informações Adicionar

Objetivas DPF - Rodada 35.2023

Informações Adicionar

Objetivas DP Estadual - Rodada 35.2023

Informações Adicionar

Objetivas MPF - Rodada 35.2023

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 35.2023

Informações Adicionar

Objetivas - Rodada 35.2023

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 35.2023 - Questão 1

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 35.2023 - Questão 2

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 35.2023 - Questão 3

Informações Adicionar

Discursivas - Rodada 35.2023 - Questão 4

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 35.2023

Informações Adicionar

Defensoria Pública Estadual - Rodada 35.2023

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 35.2023

Informações Adicionar

Sentença Estadual - Rodada 34.2023

Objetivas MP Estadual - Rodada 35.2023

(EMAGIS) De acordo com a Lei nº 11.372/2006, que trata da forma de indicação dos membros do Conselho Nacional do Ministério Público, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Considere que, em decorrência dos crimes cometidos contra o regime democrático no dia 08 de janeiro de 2023, abra-se discussão sobre a melhor forma de reação penal. Sérgio, considerando que os autores de tais crimes, por seu radicalismo ideológico, não serão ressocializados, sustenta a necessidade de penas privativas de liberdade e elevadas, proporcionais ao dano causado, de forma a intimidar os delinquentes. Cristiano, acreditando na reinserção social mediante uma intervenção positiva na pessoa de tais delinquentes, sustenta que as penas a serem impostas tenham também o viés educativo, de demonstrar a tais agentes que suas preferências ideológicas devem ser exercidas dentro das regras constitucionais. Luiz, pragmático que é, foca sua análise na necessidade de recompor ao estado anterior aos delitos, sustentando que a pena deve envolver a reparação de todo o dano causado e aceitando, para isso, inclusive um modelo em que, mediante confissão do réu e reparação do dano, seja acordada a pena corporal que eventualmente lhe venha a ser imposta.

A propósito, e sob a ótica dos modelos criminológicos de reação ao delito, marque a alternativa CORRRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os efeitos da sentença penal condenatória e a extinção da punibilidade, marque a alternativa incorreta.

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2023) Crime ambiental praticado pela empresa A, a qual, posteriormente, tenha sido incorporada à empresa B, resulta

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta no que toca às medidas cautelares:

I. O juiz poderá manter a prisão preventiva já decretada mesmo que na sentença fixe o regime aberto como inicial para cumprimento de pena.

II. A contemporaneidade é requisito da prisão preventiva e diz respeito ao motivo ensejador da prisão, e não ao tempo em que praticado o crime.

III. O tempo de prisão provisória será computado para desconto na pena a ser cumprida, mas não tem influência na fixação do regime inicial de cumprimento de pena.

IV. Cabível em tese a prisão preventiva de reincidente em crime doloso mesmo que o crime não tenha pena máxima superior a quatro anos.

V. O tribunal deve realizar a revisão nonagesimal da prisão preventiva, ainda que os autos do processo lá estejam em razão de competência recursal.

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2023) No que tange às nulidades no processo penal, é correto afirmar que a

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2023) Das alternativas a seguir, assinale aquela que não será admitida a interceptação telefônica.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a soma e a unificação das penas na execução penal e devem ser analisadas em consonância com a Lei de Execução Penal e com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com direitos reais e também com direitos das obrigações, especificamente a respeito de sua invocação pelo réu em contestação no processo de conhecimento. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a dação em pagamento, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o regime de bens no casamento e na união estável, avalie as assertivas que seguem.

I. É obrigatório, segundo o Código Civil, o regime da separação de bens no casamento da pessoa maior de 65 anos.

II. Não se aplica à união estável o regime da separação obrigatória de bens estabelecido no Código Civil para o casamento em decorrência da idade do nubente.

III. O STF negou o caráter constitucional da controvérsia acerca da validade do art. 1.641, II, do CC/02, que estabelece ser obrigatório o regime da separação de bens no casamento da pessoa em decorrência de sua elevada idade, e da aplicação dessa regra às uniões estáveis.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação à tutela provisória, assinale a opção correta:

 

(EMAGIS) Sobre a remessa necessária, considerados os regramentos do novo CPC, julgue os itens a seguir expostos.

I. Não se aplica a remessa necessária quando a condenação ou o proveito econômico obtido na causa for de valor certo e líquido inferior a 100 (cem) salários mínimos, relativamente aos Municípios e respectivas autarquias e fundações de direito público.

II. Não se aplica a remessa necessária quando a sentença estiver fundada em entendimento coincidente com orientação vinculante firmada no âmbito administrativo do próprio ente público, consolidada em manifestação, parecer ou súmula administrativa.

III. A sentença de rejeição dos embargos à execução opostos pela Fazenda Pública está, em regra, sujeita à remessa necessária.

IV. A dispensa da remessa necessária pressupõe que a sentença apresente valor líquido, o que não abrange aquela que depende de cálculos aritméticos para que o montante da condenação seja encontrado.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da execução por quantia certa, especificamente sobre o depósito em garantia do valor da execução, em conta judicial, realizado voluntariamente pelo executado ou mesmo em decorrência de bloqueio constritivo de suas contas bancárias.

I. Na fase de execução, o depósito judicial do montante (integral ou parcial) da condenação extingue a obrigação do devedor, nos limites da quantia depositada.

II. Na execução, o depósito efetuado a título de garantia do juízo ou decorrente da penhora de ativos financeiros não isenta o devedor do pagamento dos consectários de sua mora, conforme previstos no título executivo, devendo-se, quando da efetiva entrega do dinheiro ao credor, deduzir do montante final devido o saldo da conta judicial.

III. A satisfação do crédito exequendo far-se-á pela entrega do dinheiro ou pela adjudicação dos bens penhorados.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere dispositivo de Constituição Estadual que impede a prestação de serviços financeiros ao Estado por instituições financeiras privadas sob controle estrangeiro, vedando que tais instituições operem na arrecadação de tributos e demais receitas e na movimentação de recursos financeiros estatais.

A propósito da compatibilidade de tal regramento com a Constituição Federal, tendo presente também a visão do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2023) Ao disciplinar o processo legislativo, a Constituição Federal, no seu artigo 65, estabelece que “O projeto de lei aprovado por uma Casa será revisto pela outra, em um só turno de discussão e votação, e enviado à sanção ou promulgação, se a Casa revisora o aprovar, ou arquivado, se o rejeitar”. Nos termos da disposição constitucional do parágrafo único desse artigo e do entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre a matéria, se o projeto for emendado na Casa revisora

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as finanças públicas, com a ordem econômica e financeira e com a isonomia entre os agentes econômicos, devendo ser apreciadas em consonância com a disciplina da Constituição Federal e também com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(Procurador do Estado de Rondônia – CEBRASPE/CESPE) – 2022) Acerca de universalismo e relativismo cultural em questões de globalização e direitos humanos, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Quanto à Administração Pública Direta e Indireta, assinale a alternativa incorreta.

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) João e Maria, ocupantes de cargos de provimento efetivo no âmbito da Administração Pública Federal, lograram se aposentar voluntariamente há dez anos. Em momento posterior, João, que se aposentara como engenheiro em uma autarquia, foi aprovado em concurso público de provas e títulos e tomou posse no cargo efetivo de professor no Município Alfa. Maria, por sua vez, que se aposentara como procuradora da Fazenda Nacional, veio a tomar posse, após o preenchimento dos requisitos exigidos, como procuradora do Estado Beta.

Técnicos do Tribunal de Contas da União, ao verificarem uma notícia anônima no sentido de que a situação de João e Maria estaria irregular, concluíram, corretamente, que a acumulação de proventos e de contraprestação estipendial é:

 

(EMAGIS) Sobre os poderes administrativos e os serviços públicos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere ação ajuizada por João e Maria, em decorrência da venda de imóvel de que eram proprietários, objetivando o reconhecimento do direito ao recolhimento do laudêmio com base na nova redação do art. 3º do Decreto-Lei 2.398/87, determinada pela Lei 13.240/2015, que excluiu as benfeitorias do cálculo daquela exação. Por conseguinte, pleiteiam a restituição dos valores pagos a maior (com base na redação original do referido Decreto) e o afastamento da multa cobrada por suposto atraso no dever de comunicação da transferência do imóvel.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) De acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, o direito de acesso à informação no Direito Ambiental brasileiro compreende, entre outros, o direito a requerer a produção de informação ambiental não disponível para a Administração Pública, que consiste na chamada transparência:

 

(EMAGIS) No que tange às limitações constitucionais ao poder de tributar, julgue os itens abaixo e marque a alternativa adequada.

I. É inconstitucional lei estadual que concede benefício fiscal sem a prévia estimativa de impacto orçamentário e financeiro exigida pelo art. 113 do ADCT.

II. As sociedades de economia mista prestadoras de ações e serviços de saúde não gozam da imunidade tributária recíproca, por concorrerem com hospitais e clínicas particulares que também prestam esse tipo de serviço.

III. Os serviços prestados pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, inclusive aqueles em que a empresa não age em regime de monopólio, estão abrangidos pela imunidade tributária recíproca.

IV. A imunidade tributária recíproca não se estende a empresa privada arrendatária de imóvel público, quando seja ela exploradora de atividade econômica com fins lucrativos. Nessa hipótese, é constitucional a cobrança do IPTU pelo Município, ainda que o bem imóvel seja de titularidade da União.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o ICMS, avalie as assertivas seguintes.

I. A redução da base de cálculo de ICMS equivale à isenção parcial, o que acarreta a anulação proporcional de crédito relativo às operações anteriores, salvo disposição em lei estadual em sentido contrário.

II. O estorno proporcional de crédito de ICMS efetuado pelo Estado de destino, em razão de crédito fiscal presumido concedido pelo Estado de origem sem autorização do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), não viola o princípio constitucional da não cumulatividade.

III. É inconstitucional a lei estadual ou distrital que, com amparo em convênio do CONFAZ, conceda remissão de créditos de ICMS oriundos de benefícios fiscais anteriormente julgados inconstitucionais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da Assembleia-Geral de Credores e respectivas deliberações sobre o Plano de Recuperação Judicial, avalie as assertivas que seguem.

I. As deliberações da assembleia-geral de credores previstas na Lei 11.101/2005 poderão ser substituídas pela comprovação da adesão de credores que representem mais da metade do valor dos créditos sujeitos à recuperação judicial, observadas as exceções previstas na Lei 11.101/2005.

II. No processo recuperacional, são soberanas as decisões da assembleia geral de credores sobre o conteúdo do plano de reestruturação e sobre as objeções/oposições suscitadas, cabendo ao magistrado apenas o controle de legalidade do ato jurídico, o que decorre, principalmente, do interesse público consubstanciado no princípio da preservação da empresa e consectária manutenção das fontes de produção e de trabalho.

III. As deliberações, na forma por adesão, da Assembleia-geral de Credores serão fiscalizadas pelo administrador judicial, que emitirá parecer sobre sua regularidade, com oitiva do Ministério Público, previamente à sua homologação judicial, independentemente da concessão ou não da recuperação judicial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da recuperação judicial.

I. Para fins de aplicação da parte final do art. 49, § 3º, da Lei n. 11.101/2005, é do devedor o ônus da prova da essencialidade do bem.

II. Não se enquadrará nos créditos sujeitos à recuperação judicial aquele relativo à dívida constituída nos 3 últimos anos anteriores ao pedido de recuperação judicial, que tenha sido contraída com a finalidade de aquisição de propriedades rurais, bem como as respectivas garantias.

III. Na recuperação judicial de companhia aberta, serão obrigatórios a formação e o funcionamento do conselho fiscal, nos termos da Lei nº 6.404/1976, enquanto durar a fase da recuperação judicial, incluído o período de cumprimento das obrigações assumidas pelo plano de recuperac?a?o.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Julgue, com base na Lei das Eleições (Lei 9.504/97), os itens a seguir expostos.

I. A contratação direta ou terceirizada de pessoal para prestação de serviços referentes a atividades de militância e mobilização de rua nas campanhas eleitorais, em Municípios com até 30.000 (trinta mil) eleitores, não excederá a 1% (um por cento) do eleitorado, limite esse que é imposto a cada candidato.

II. Consoante expressa disposição legal, a contratação de pessoal para prestação de serviços nas campanhas eleitorais não gera vínculo empregatício com o candidato ou partido contratantes.

III. As emissoras de rádio e televisão não têm direito a compensação fiscal pela cedência do horário gratuito previsto em lei, uma vez que a radiodifusão sonora e de sons e imagens consubstancia serviço público, dos quais delegatárias.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito do direito à convivência familiar e comunitária, previsto na Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA), assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Conhecida marca de hamburguer veiculou a seguinte propaganda: “the best burger in the word” (o melhor hamburger do mundo). Sob a ótica da jurisprudência do STJ, tal publicidade é:

 

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 35.2023

(EMAGIS) Considere dispositivo de Constituição Estadual que impede a prestação de serviços financeiros ao Estado por instituições financeiras privadas sob controle estrangeiro, vedando que tais instituições operem na arrecadação de tributos e demais receitas e na movimentação de recursos financeiros estatais.

A propósito da compatibilidade de tal regramento com a Constituição Federal, tendo presente também a visão do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2023) Ao disciplinar o processo legislativo, a Constituição Federal, no seu artigo 65, estabelece que “O projeto de lei aprovado por uma Casa será revisto pela outra, em um só turno de discussão e votação, e enviado à sanção ou promulgação, se a Casa revisora o aprovar, ou arquivado, se o rejeitar”. Nos termos da disposição constitucional do parágrafo único desse artigo e do entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre a matéria, se o projeto for emendado na Casa revisora

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as finanças públicas, com a ordem econômica e financeira e com a isonomia entre os agentes econômicos, devendo ser apreciadas em consonância com a disciplina da Constituição Federal e também com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) João ingressou com ação previdenciária nos Juizados Especiais Federais, postulando a concessão do benefício de aposentadoria rural por idade. A sentença julgou improcedente o pedido. João, então, interpôs recurso inominado, o qual foi desprovido pela Turma Recursal. Considerado o caso narrado, é incorreto afirmar, à luz da legislação de regência e da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, que:

 

(EMAGIS) Considere que, em decorrência dos crimes cometidos contra o regime democrático no dia 08 de janeiro de 2023, abra-se discussão sobre a melhor forma de reação penal. Sérgio, considerando que os autores de tais crimes, por seu radicalismo ideológico, não serão ressocializados, sustenta a necessidade de penas privativas de liberdade e elevadas, proporcionais ao dano causado, de forma a intimidar os delinquentes. Cristiano, acreditando na reinserção social mediante uma intervenção positiva na pessoa de tais delinquentes, sustenta que as penas a serem impostas tenham também o viés educativo, de demonstrar a tais agentes que suas preferências ideológicas devem ser exercidas dentro das regras constitucionais. Luiz, pragmático que é, foca sua análise na necessidade de recompor ao estado anterior aos delitos, sustentando que a pena deve envolver a reparação de todo o dano causado e aceitando, para isso, inclusive um modelo em que, mediante confissão do réu e reparação do dano, seja acordada a pena corporal que eventualmente lhe venha a ser imposta.

A propósito, e sob a ótica dos modelos criminológicos de reação ao delito, marque a alternativa CORRRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os efeitos da sentença penal condenatória e a extinção da punibilidade, marque a alternativa incorreta.

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2023) Crime ambiental praticado pela empresa A, a qual, posteriormente, tenha sido incorporada à empresa B, resulta

 

(EMAGIS) Analise as assertivas a seguir:

I. É relativa a nulidade por ausência de advertência do direito de ficar calado.

II. A citação em legação estrangeira situada no Brasil deve ser feita por meio de carta rogatória.

III. João foi denunciado pelo crime de roubo circunstanciado pelo emprego de arma de fogo. Procurado em seu endereço, não foi encontrado, pelo que o juiz determinou sua citação por edital, depois de esgotados os meios de encontrá-lo. Nesse caso, o mero decurso do tempo é fundamento idôneo a ser usado para inquirição de testemunhas policiais a título de prova antecipada.

IV. Uma vez suspenso o processo e a prescrição porque o réu não foi encontrado, o tempo de duração da suspensão corresponde ao da prescrição da pena máxima cominada ao crime. Depois disso, o processo e a prescrição voltam a correr.

Diante das assertivas acima, analise as alternativas abaixo:

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2023) No que tange às nulidades no processo penal, é correto afirmar que a

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2023) Das alternativas a seguir, assinale aquela que não será admitida a interceptação telefônica.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a soma e a unificação das penas na execução penal e devem ser analisadas em consonância com a Lei de Execução Penal e com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Conhecida marca de hamburguer veiculou a seguinte propaganda: “the best burger in the word” (o melhor hamburger do mundo). Sob a ótica da jurisprudência do STJ, tal publicidade é:

 

(EMAGIS) Sobre o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com direitos reais e também com direitos das obrigações, especificamente a respeito de sua invocação pelo réu em contestação no processo de conhecimento. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a dação em pagamento, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação à tutela provisória, assinale a opção correta:

 

(EMAGIS) Sobre a remessa necessária, considerados os regramentos do novo CPC, julgue os itens a seguir expostos.

I. Não se aplica a remessa necessária quando a condenação ou o proveito econômico obtido na causa for de valor certo e líquido inferior a 100 (cem) salários mínimos, relativamente aos Municípios e respectivas autarquias e fundações de direito público.

II. Não se aplica a remessa necessária quando a sentença estiver fundada em entendimento coincidente com orientação vinculante firmada no âmbito administrativo do próprio ente público, consolidada em manifestação, parecer ou súmula administrativa.

III. A sentença de rejeição dos embargos à execução opostos pela Fazenda Pública está, em regra, sujeita à remessa necessária.

IV. A dispensa da remessa necessária pressupõe que a sentença apresente valor líquido, o que não abrange aquela que depende de cálculos aritméticos para que o montante da condenação seja encontrado.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da execução por quantia certa, especificamente sobre o depósito em garantia do valor da execução, em conta judicial, realizado voluntariamente pelo executado ou mesmo em decorrência de bloqueio constritivo de suas contas bancárias.

I. Na fase de execução, o depósito judicial do montante (integral ou parcial) da condenação extingue a obrigação do devedor, nos limites da quantia depositada.

II. Na execução, o depósito efetuado a título de garantia do juízo ou decorrente da penhora de ativos financeiros não isenta o devedor do pagamento dos consectários de sua mora, conforme previstos no título executivo, devendo-se, quando da efetiva entrega do dinheiro ao credor, deduzir do montante final devido o saldo da conta judicial.

III. A satisfação do crédito exequendo far-se-á pela entrega do dinheiro ou pela adjudicação dos bens penhorados.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da Assembleia-Geral de Credores e respectivas deliberações sobre o Plano de Recuperação Judicial, avalie as assertivas que seguem.

I. As deliberações da assembleia-geral de credores previstas na Lei 11.101/2005 poderão ser substituídas pela comprovação da adesão de credores que representem mais da metade do valor dos créditos sujeitos à recuperação judicial, observadas as exceções previstas na Lei 11.101/2005.

II. No processo recuperacional, são soberanas as decisões da assembleia geral de credores sobre o conteúdo do plano de reestruturação e sobre as objeções/oposições suscitadas, cabendo ao magistrado apenas o controle de legalidade do ato jurídico, o que decorre, principalmente, do interesse público consubstanciado no princípio da preservação da empresa e consectária manutenção das fontes de produção e de trabalho.

III. As deliberações, na forma por adesão, da Assembleia-geral de Credores serão fiscalizadas pelo administrador judicial, que emitirá parecer sobre sua regularidade, com oitiva do Ministério Público, previamente à sua homologação judicial, independentemente da concessão ou não da recuperação judicial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da recuperação judicial.

I. Para fins de aplicação da parte final do art. 49, § 3º, da Lei n. 11.101/2005, é do devedor o ônus da prova da essencialidade do bem.

II. Não se enquadrará nos créditos sujeitos à recuperação judicial aquele relativo à dívida constituída nos 3 últimos anos anteriores ao pedido de recuperação judicial, que tenha sido contraída com a finalidade de aquisição de propriedades rurais, bem como as respectivas garantias.

III. Na recuperação judicial de companhia aberta, serão obrigatórios a formação e o funcionamento do conselho fiscal, nos termos da Lei nº 6.404/1976, enquanto durar a fase da recuperação judicial, incluído o período de cumprimento das obrigações assumidas pelo plano de recuperac?a?o.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que tange às limitações constitucionais ao poder de tributar, julgue os itens abaixo e marque a alternativa adequada.

I. É inconstitucional lei estadual que concede benefício fiscal sem a prévia estimativa de impacto orçamentário e financeiro exigida pelo art. 113 do ADCT.

II. As sociedades de economia mista prestadoras de ações e serviços de saúde não gozam da imunidade tributária recíproca, por concorrerem com hospitais e clínicas particulares que também prestam esse tipo de serviço.

III. Os serviços prestados pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, inclusive aqueles em que a empresa não age em regime de monopólio, estão abrangidos pela imunidade tributária recíproca.

IV. A imunidade tributária recíproca não se estende a empresa privada arrendatária de imóvel público, quando seja ela exploradora de atividade econômica com fins lucrativos. Nessa hipótese, é constitucional a cobrança do IPTU pelo Município, ainda que o bem imóvel seja de titularidade da União.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o crédito presumido de IPI, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o STJ, crédito presumido de IPI previsto no art. 1º da Lei n. 9.363/1996 integra, em regra, a base de cálculo do IRPJ e da CSLL, pois todo benefício fiscal, relativo a qualquer tributo, ao diminuir a carga tributária, acaba, indiretamente, majorando o lucro da empresa e, consequentemente, impactando na base de cálculo do imposto de renda, sobretudo à consideração de que, nessas situações, referido imposto está incidindo sobre o lucro da empresa, que é, direta ou indiretamente, influenciado por todas as receitas, créditos, benefícios, despesas e outros elementos.

II. A questão da inclusão do crédito prêmio do IPI na base de cálculo de IRPJ e CSLL é infraconstitucional, segundo o STF, não tendo repercussão geral.

III. O princípio da não cumulatividade não assegura o direito de crédito presumido de IPI para o contribuinte adquirente de insumos não tributados, isentos ou sujeitos à alíquota zero, entendimento aplicável às situações com suspensão de exigibilidade do IPI, vez que não é possível o creditamento, a qualquer título, se não houver cobrança do imposto na operação anterior, excetuadas as hipóteses de benefício fiscal concedido pelo legislador.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o FUNDEB, avalie as assertivas que seguem.

I. A orientação do TCU, que afasta a incidência da regra legal de vinculação de parte dos recursos do Fundo ao pagamento de remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública, caso se trate de recursos de complementação do FUNDEB pagos por meio de precatórios, encontra-se, segundo o STF, em conformidade com a Constituição Federal.

II. É constitucional o pagamento de honorários advocatícios contratuais com recursos alocados no FUNDEF/FUNDEB.

III. O Supremo Tribunal Federal superou parcialmente o entendimento pacificado no âmbito das duas Turmas que compõem a Primeira Seção do STJ, notadamente na possibilidade de utilização dos juros moratórios dos precatórios para pagamento dos honorários contratuais, à vista da natureza autônoma dos juros em relação à verba principal, vindo as Turmas da 1ª Seção do STJ a ajustarem seu entendimento.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto à Administração Pública Direta e Indireta, assinale a alternativa incorreta.

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) João e Maria, ocupantes de cargos de provimento efetivo no âmbito da Administração Pública Federal, lograram se aposentar voluntariamente há dez anos. Em momento posterior, João, que se aposentara como engenheiro em uma autarquia, foi aprovado em concurso público de provas e títulos e tomou posse no cargo efetivo de professor no Município Alfa. Maria, por sua vez, que se aposentara como procuradora da Fazenda Nacional, veio a tomar posse, após o preenchimento dos requisitos exigidos, como procuradora do Estado Beta.

Técnicos do Tribunal de Contas da União, ao verificarem uma notícia anônima no sentido de que a situação de João e Maria estaria irregular, concluíram, corretamente, que a acumulação de proventos e de contraprestação estipendial é:

 

(EMAGIS) Sobre os poderes administrativos e os serviços públicos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere ação ajuizada por João e Maria, em decorrência da venda de imóvel de que eram proprietários, objetivando o reconhecimento do direito ao recolhimento do laudêmio com base na nova redação do art. 3º do Decreto-Lei 2.398/87, determinada pela Lei 13.240/2015, que excluiu as benfeitorias do cálculo daquela exação. Por conseguinte, pleiteiam a restituição dos valores pagos a maior (com base na redação original do referido Decreto) e o afastamento da multa cobrada por suposto atraso no dever de comunicação da transferência do imóvel.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) De acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, o direito de acesso à informação no Direito Ambiental brasileiro compreende, entre outros, o direito a requerer a produção de informação ambiental não disponível para a Administração Pública, que consiste na chamada transparência:

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) O Tribunal Penal Internacional (TPI) foi instituído pelo Tratado de Roma, de 17 de julho de 1998, ratificado pelo Decreto Legislativo nº 112, de 6 de junho de 2002, e internalizado no Brasil por meio do Decreto nº 4.388, de 25 de setembro de 2002.

Sobre o TPI, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Muito se discute, na teoria dos testemunhos, sobre a influência da psicanálise no testemunho de crianças perante o juízo. O tema é relevante, assim, na interação entre Psicologia e Direito. Sobre a Psicologia Lacaniana, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre as regras de impedimento e suspeição do magistrado, inclusive considerando recentes decisões sobre a matéria, marque a alternativa correta:

 

Objetivas AGU/PFN/PGF - Rodada 35.2023

(EMAGIS) Quanto à Administração Pública Direta e Indireta, assinale a alternativa incorreta.

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) João e Maria, ocupantes de cargos de provimento efetivo no âmbito da Administração Pública Federal, lograram se aposentar voluntariamente há dez anos. Em momento posterior, João, que se aposentara como engenheiro em uma autarquia, foi aprovado em concurso público de provas e títulos e tomou posse no cargo efetivo de professor no Município Alfa. Maria, por sua vez, que se aposentara como procuradora da Fazenda Nacional, veio a tomar posse, após o preenchimento dos requisitos exigidos, como procuradora do Estado Beta.

Técnicos do Tribunal de Contas da União, ao verificarem uma notícia anônima no sentido de que a situação de João e Maria estaria irregular, concluíram, corretamente, que a acumulação de proventos e de contraprestação estipendial é:

 

(EMAGIS) Sobre os poderes administrativos e os serviços públicos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere ação ajuizada por João e Maria, em decorrência da venda de imóvel de que eram proprietários, objetivando o reconhecimento do direito ao recolhimento do laudêmio com base na nova redação do art. 3º do Decreto-Lei 2.398/87, determinada pela Lei 13.240/2015, que excluiu as benfeitorias do cálculo daquela exação. Por conseguinte, pleiteiam a restituição dos valores pagos a maior (com base na redação original do referido Decreto) e o afastamento da multa cobrada por suposto atraso no dever de comunicação da transferência do imóvel.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere dispositivo de Constituição Estadual que impede a prestação de serviços financeiros ao Estado por instituições financeiras privadas sob controle estrangeiro, vedando que tais instituições operem na arrecadação de tributos e demais receitas e na movimentação de recursos financeiros estatais.

A propósito da compatibilidade de tal regramento com a Constituição Federal, tendo presente também a visão do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2023) Ao disciplinar o processo legislativo, a Constituição Federal, no seu artigo 65, estabelece que “O projeto de lei aprovado por uma Casa será revisto pela outra, em um só turno de discussão e votação, e enviado à sanção ou promulgação, se a Casa revisora o aprovar, ou arquivado, se o rejeitar”. Nos termos da disposição constitucional do parágrafo único desse artigo e do entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre a matéria, se o projeto for emendado na Casa revisora

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as finanças públicas, com a ordem econômica e financeira e com a isonomia entre os agentes econômicos, devendo ser apreciadas em consonância com a disciplina da Constituição Federal e também com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) João ingressou com ação previdenciária nos Juizados Especiais Federais, postulando a concessão do benefício de aposentadoria rural por idade. A sentença julgou improcedente o pedido. João, então, interpôs recurso inominado, o qual foi desprovido pela Turma Recursal. Considerado o caso narrado, é incorreto afirmar, à luz da legislação de regência e da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, que:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com direitos reais e também com direitos das obrigações, especificamente a respeito de sua invocação pelo réu em contestação no processo de conhecimento. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a dação em pagamento, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação à tutela provisória, assinale a opção correta:

 

(EMAGIS) Sobre a remessa necessária, considerados os regramentos do novo CPC, julgue os itens a seguir expostos.

I. Não se aplica a remessa necessária quando a condenação ou o proveito econômico obtido na causa for de valor certo e líquido inferior a 100 (cem) salários mínimos, relativamente aos Municípios e respectivas autarquias e fundações de direito público.

II. Não se aplica a remessa necessária quando a sentença estiver fundada em entendimento coincidente com orientação vinculante firmada no âmbito administrativo do próprio ente público, consolidada em manifestação, parecer ou súmula administrativa.

III. A sentença de rejeição dos embargos à execução opostos pela Fazenda Pública está, em regra, sujeita à remessa necessária.

IV. A dispensa da remessa necessária pressupõe que a sentença apresente valor líquido, o que não abrange aquela que depende de cálculos aritméticos para que o montante da condenação seja encontrado.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da execução por quantia certa, especificamente sobre o depósito em garantia do valor da execução, em conta judicial, realizado voluntariamente pelo executado ou mesmo em decorrência de bloqueio constritivo de suas contas bancárias.

I. Na fase de execução, o depósito judicial do montante (integral ou parcial) da condenação extingue a obrigação do devedor, nos limites da quantia depositada.

II. Na execução, o depósito efetuado a título de garantia do juízo ou decorrente da penhora de ativos financeiros não isenta o devedor do pagamento dos consectários de sua mora, conforme previstos no título executivo, devendo-se, quando da efetiva entrega do dinheiro ao credor, deduzir do montante final devido o saldo da conta judicial.

III. A satisfação do crédito exequendo far-se-á pela entrega do dinheiro ou pela adjudicação dos bens penhorados.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Conhecida marca de hamburguer veiculou a seguinte propaganda: “the best burger in the word” (o melhor hamburger do mundo). Sob a ótica da jurisprudência do STJ, tal publicidade é:

 

(EMAGIS) Sobre o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) A respeito da Assembleia-Geral de Credores e respectivas deliberações sobre o Plano de Recuperação Judicial, avalie as assertivas que seguem.

I. As deliberações da assembleia-geral de credores previstas na Lei 11.101/2005 poderão ser substituídas pela comprovação da adesão de credores que representem mais da metade do valor dos créditos sujeitos à recuperação judicial, observadas as exceções previstas na Lei 11.101/2005.

II. No processo recuperacional, são soberanas as decisões da assembleia geral de credores sobre o conteúdo do plano de reestruturação e sobre as objeções/oposições suscitadas, cabendo ao magistrado apenas o controle de legalidade do ato jurídico, o que decorre, principalmente, do interesse público consubstanciado no princípio da preservação da empresa e consectária manutenção das fontes de produção e de trabalho.

III. As deliberações, na forma por adesão, da Assembleia-geral de Credores serão fiscalizadas pelo administrador judicial, que emitirá parecer sobre sua regularidade, com oitiva do Ministério Público, previamente à sua homologação judicial, independentemente da concessão ou não da recuperação judicial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da recuperação judicial.

I. Para fins de aplicação da parte final do art. 49, § 3º, da Lei n. 11.101/2005, é do devedor o ônus da prova da essencialidade do bem.

II. Não se enquadrará nos créditos sujeitos à recuperação judicial aquele relativo à dívida constituída nos 3 últimos anos anteriores ao pedido de recuperação judicial, que tenha sido contraída com a finalidade de aquisição de propriedades rurais, bem como as respectivas garantias.

III. Na recuperação judicial de companhia aberta, serão obrigatórios a formação e o funcionamento do conselho fiscal, nos termos da Lei nº 6.404/1976, enquanto durar a fase da recuperação judicial, incluído o período de cumprimento das obrigações assumidas pelo plano de recuperac?a?o.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que tange às limitações constitucionais ao poder de tributar, julgue os itens abaixo e marque a alternativa adequada.

I. É inconstitucional lei estadual que concede benefício fiscal sem a prévia estimativa de impacto orçamentário e financeiro exigida pelo art. 113 do ADCT.

II. As sociedades de economia mista prestadoras de ações e serviços de saúde não gozam da imunidade tributária recíproca, por concorrerem com hospitais e clínicas particulares que também prestam esse tipo de serviço.

III. Os serviços prestados pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, inclusive aqueles em que a empresa não age em regime de monopólio, estão abrangidos pela imunidade tributária recíproca.

IV. A imunidade tributária recíproca não se estende a empresa privada arrendatária de imóvel público, quando seja ela exploradora de atividade econômica com fins lucrativos. Nessa hipótese, é constitucional a cobrança do IPTU pelo Município, ainda que o bem imóvel seja de titularidade da União.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o crédito presumido de IPI, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o STJ, crédito presumido de IPI previsto no art. 1º da Lei n. 9.363/1996 integra, em regra, a base de cálculo do IRPJ e da CSLL, pois todo benefício fiscal, relativo a qualquer tributo, ao diminuir a carga tributária, acaba, indiretamente, majorando o lucro da empresa e, consequentemente, impactando na base de cálculo do imposto de renda, sobretudo à consideração de que, nessas situações, referido imposto está incidindo sobre o lucro da empresa, que é, direta ou indiretamente, influenciado por todas as receitas, créditos, benefícios, despesas e outros elementos.

II. A questão da inclusão do crédito prêmio do IPI na base de cálculo de IRPJ e CSLL é infraconstitucional, segundo o STF, não tendo repercussão geral.

III. O princípio da não cumulatividade não assegura o direito de crédito presumido de IPI para o contribuinte adquirente de insumos não tributados, isentos ou sujeitos à alíquota zero, entendimento aplicável às situações com suspensão de exigibilidade do IPI, vez que não é possível o creditamento, a qualquer título, se não houver cobrança do imposto na operação anterior, excetuadas as hipóteses de benefício fiscal concedido pelo legislador.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o FUNDEB, avalie as assertivas que seguem.

I. A orientação do TCU, que afasta a incidência da regra legal de vinculação de parte dos recursos do Fundo ao pagamento de remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública, caso se trate de recursos de complementação do FUNDEB pagos por meio de precatórios, encontra-se, segundo o STF, em conformidade com a Constituição Federal.

II. É constitucional o pagamento de honorários advocatícios contratuais com recursos alocados no FUNDEF/FUNDEB.

III. O Supremo Tribunal Federal superou parcialmente o entendimento pacificado no âmbito das duas Turmas que compõem a Primeira Seção do STJ, notadamente na possibilidade de utilização dos juros moratórios dos precatórios para pagamento dos honorários contratuais, à vista da natureza autônoma dos juros em relação à verba principal, vindo as Turmas da 1ª Seção do STJ a ajustarem seu entendimento.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) De acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, o direito de acesso à informação no Direito Ambiental brasileiro compreende, entre outros, o direito a requerer a produção de informação ambiental não disponível para a Administração Pública, que consiste na chamada transparência:

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) O Tribunal Penal Internacional (TPI) foi instituído pelo Tratado de Roma, de 17 de julho de 1998, ratificado pelo Decreto Legislativo nº 112, de 6 de junho de 2002, e internalizado no Brasil por meio do Decreto nº 4.388, de 25 de setembro de 2002.

Sobre o TPI, é correto afirmar que:

 

(Procurador do Município de Ubá/MG – FUNDEP – 2021) Com relação ao salário e à remuneração, assinale a alternativa correta.

 

(Procurador do Município de Gaspar/SC – IESES – 2021) Assinale a alternativa INCORRETA, considerando o art. 896 da Consolidação das Leis do Trabalho:

Cabe Recurso de Revista para Turma do Tribunal Superior do Trabalho das decisões proferidas em grau de recurso ordinário, em dissídio individual, pelos Tribunais Regionais do Trabalho, quando:

 

(EMAGIS) Sobre os efeitos da sentença penal condenatória e a extinção da punibilidade, marque a alternativa incorreta.

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2023) Crime ambiental praticado pela empresa A, a qual, posteriormente, tenha sido incorporada à empresa B, resulta

 

(EMAGIS) Analise as assertivas a seguir:

I. É relativa a nulidade por ausência de advertência do direito de ficar calado.

II. A citação em legação estrangeira situada no Brasil deve ser feita por meio de carta rogatória.

III. João foi denunciado pelo crime de roubo circunstanciado pelo emprego de arma de fogo. Procurado em seu endereço, não foi encontrado, pelo que o juiz determinou sua citação por edital, depois de esgotados os meios de encontrá-lo. Nesse caso, o mero decurso do tempo é fundamento idôneo a ser usado para inquirição de testemunhas policiais a título de prova antecipada.

IV. Uma vez suspenso o processo e a prescrição porque o réu não foi encontrado, o tempo de duração da suspensão corresponde ao da prescrição da pena máxima cominada ao crime. Depois disso, o processo e a prescrição voltam a correr.

Diante das assertivas acima, analise as alternativas abaixo:

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2023) No que tange às nulidades no processo penal, é correto afirmar que a

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2023) Das alternativas a seguir, assinale aquela que não será admitida a interceptação telefônica.

 

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 35.2023

(EMAGIS) Quanto à Administração Pública Direta e Indireta, assinale a alternativa incorreta.

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) João e Maria, ocupantes de cargos de provimento efetivo no âmbito da Administração Pública Federal, lograram se aposentar voluntariamente há dez anos. Em momento posterior, João, que se aposentara como engenheiro em uma autarquia, foi aprovado em concurso público de provas e títulos e tomou posse no cargo efetivo de professor no Município Alfa. Maria, por sua vez, que se aposentara como procuradora da Fazenda Nacional, veio a tomar posse, após o preenchimento dos requisitos exigidos, como procuradora do Estado Beta.

Técnicos do Tribunal de Contas da União, ao verificarem uma notícia anônima no sentido de que a situação de João e Maria estaria irregular, concluíram, corretamente, que a acumulação de proventos e de contraprestação estipendial é:

 

(EMAGIS) Sobre os poderes administrativos e os serviços públicos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere ação ajuizada por João e Maria, em decorrência da venda de imóvel de que eram proprietários, objetivando o reconhecimento do direito ao recolhimento do laudêmio com base na nova redação do art. 3º do Decreto-Lei 2.398/87, determinada pela Lei 13.240/2015, que excluiu as benfeitorias do cálculo daquela exação. Por conseguinte, pleiteiam a restituição dos valores pagos a maior (com base na redação original do referido Decreto) e o afastamento da multa cobrada por suposto atraso no dever de comunicação da transferência do imóvel.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere dispositivo de Constituição Estadual que impede a prestação de serviços financeiros ao Estado por instituições financeiras privadas sob controle estrangeiro, vedando que tais instituições operem na arrecadação de tributos e demais receitas e na movimentação de recursos financeiros estatais.

A propósito da compatibilidade de tal regramento com a Constituição Federal, tendo presente também a visão do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2023) Ao disciplinar o processo legislativo, a Constituição Federal, no seu artigo 65, estabelece que “O projeto de lei aprovado por uma Casa será revisto pela outra, em um só turno de discussão e votação, e enviado à sanção ou promulgação, se a Casa revisora o aprovar, ou arquivado, se o rejeitar”. Nos termos da disposição constitucional do parágrafo único desse artigo e do entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre a matéria, se o projeto for emendado na Casa revisora

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as finanças públicas, com a ordem econômica e financeira e com a isonomia entre os agentes econômicos, devendo ser apreciadas em consonância com a disciplina da Constituição Federal e também com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação à tutela provisória, assinale a opção correta:

 

(EMAGIS) Sobre a remessa necessária, considerados os regramentos do novo CPC, julgue os itens a seguir expostos.

I. Não se aplica a remessa necessária quando a condenação ou o proveito econômico obtido na causa for de valor certo e líquido inferior a 100 (cem) salários mínimos, relativamente aos Municípios e respectivas autarquias e fundações de direito público.

II. Não se aplica a remessa necessária quando a sentença estiver fundada em entendimento coincidente com orientação vinculante firmada no âmbito administrativo do próprio ente público, consolidada em manifestação, parecer ou súmula administrativa.

III. A sentença de rejeição dos embargos à execução opostos pela Fazenda Pública está, em regra, sujeita à remessa necessária.

IV. A dispensa da remessa necessária pressupõe que a sentença apresente valor líquido, o que não abrange aquela que depende de cálculos aritméticos para que o montante da condenação seja encontrado.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da execução por quantia certa, especificamente sobre o depósito em garantia do valor da execução, em conta judicial, realizado voluntariamente pelo executado ou mesmo em decorrência de bloqueio constritivo de suas contas bancárias.

I. Na fase de execução, o depósito judicial do montante (integral ou parcial) da condenação extingue a obrigação do devedor, nos limites da quantia depositada.

II. Na execução, o depósito efetuado a título de garantia do juízo ou decorrente da penhora de ativos financeiros não isenta o devedor do pagamento dos consectários de sua mora, conforme previstos no título executivo, devendo-se, quando da efetiva entrega do dinheiro ao credor, deduzir do montante final devido o saldo da conta judicial.

III. A satisfação do crédito exequendo far-se-á pela entrega do dinheiro ou pela adjudicação dos bens penhorados.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com direitos reais e também com direitos das obrigações, especificamente a respeito de sua invocação pelo réu em contestação no processo de conhecimento. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a dação em pagamento, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o regime de bens no casamento e na união estável, avalie as assertivas que seguem.

I. É obrigatório, segundo o Código Civil, o regime da separação de bens no casamento da pessoa maior de 65 anos.

II. Não se aplica à união estável o regime da separação obrigatória de bens estabelecido no Código Civil para o casamento em decorrência da idade do nubente.

III. O STF negou o caráter constitucional da controvérsia acerca da validade do art. 1.641, II, do CC/02, que estabelece ser obrigatório o regime da separação de bens no casamento da pessoa em decorrência de sua elevada idade, e da aplicação dessa regra às uniões estáveis.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da Assembleia-Geral de Credores e respectivas deliberações sobre o Plano de Recuperação Judicial, avalie as assertivas que seguem.

I. As deliberações da assembleia-geral de credores previstas na Lei 11.101/2005 poderão ser substituídas pela comprovação da adesão de credores que representem mais da metade do valor dos créditos sujeitos à recuperação judicial, observadas as exceções previstas na Lei 11.101/2005.

II. No processo recuperacional, são soberanas as decisões da assembleia geral de credores sobre o conteúdo do plano de reestruturação e sobre as objeções/oposições suscitadas, cabendo ao magistrado apenas o controle de legalidade do ato jurídico, o que decorre, principalmente, do interesse público consubstanciado no princípio da preservação da empresa e consectária manutenção das fontes de produção e de trabalho.

III. As deliberações, na forma por adesão, da Assembleia-geral de Credores serão fiscalizadas pelo administrador judicial, que emitirá parecer sobre sua regularidade, com oitiva do Ministério Público, previamente à sua homologação judicial, independentemente da concessão ou não da recuperação judicial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da recuperação judicial.

I. Para fins de aplicação da parte final do art. 49, § 3º, da Lei n. 11.101/2005, é do devedor o ônus da prova da essencialidade do bem.

II. Não se enquadrará nos créditos sujeitos à recuperação judicial aquele relativo à dívida constituída nos 3 últimos anos anteriores ao pedido de recuperação judicial, que tenha sido contraída com a finalidade de aquisição de propriedades rurais, bem como as respectivas garantias.

III. Na recuperação judicial de companhia aberta, serão obrigatórios a formação e o funcionamento do conselho fiscal, nos termos da Lei nº 6.404/1976, enquanto durar a fase da recuperação judicial, incluído o período de cumprimento das obrigações assumidas pelo plano de recuperac?a?o.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que tange às limitações constitucionais ao poder de tributar, julgue os itens abaixo e marque a alternativa adequada.

I. É inconstitucional lei estadual que concede benefício fiscal sem a prévia estimativa de impacto orçamentário e financeiro exigida pelo art. 113 do ADCT.

II. As sociedades de economia mista prestadoras de ações e serviços de saúde não gozam da imunidade tributária recíproca, por concorrerem com hospitais e clínicas particulares que também prestam esse tipo de serviço.

III. Os serviços prestados pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, inclusive aqueles em que a empresa não age em regime de monopólio, estão abrangidos pela imunidade tributária recíproca.

IV. A imunidade tributária recíproca não se estende a empresa privada arrendatária de imóvel público, quando seja ela exploradora de atividade econômica com fins lucrativos. Nessa hipótese, é constitucional a cobrança do IPTU pelo Município, ainda que o bem imóvel seja de titularidade da União.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o ICMS, avalie as assertivas seguintes.

I. A redução da base de cálculo de ICMS equivale à isenção parcial, o que acarreta a anulação proporcional de crédito relativo às operações anteriores, salvo disposição em lei estadual em sentido contrário.

II. O estorno proporcional de crédito de ICMS efetuado pelo Estado de destino, em razão de crédito fiscal presumido concedido pelo Estado de origem sem autorização do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), não viola o princípio constitucional da não cumulatividade.

III. É inconstitucional a lei estadual ou distrital que, com amparo em convênio do CONFAZ, conceda remissão de créditos de ICMS oriundos de benefícios fiscais anteriormente julgados inconstitucionais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o FUNDEB, avalie as assertivas que seguem.

I. A orientação do TCU, que afasta a incidência da regra legal de vinculação de parte dos recursos do Fundo ao pagamento de remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública, caso se trate de recursos de complementação do FUNDEB pagos por meio de precatórios, encontra-se, segundo o STF, em conformidade com a Constituição Federal.

II. É constitucional o pagamento de honorários advocatícios contratuais com recursos alocados no FUNDEF/FUNDEB.

III. O Supremo Tribunal Federal superou parcialmente o entendimento pacificado no âmbito das duas Turmas que compõem a Primeira Seção do STJ, notadamente na possibilidade de utilização dos juros moratórios dos precatórios para pagamento dos honorários contratuais, à vista da natureza autônoma dos juros em relação à verba principal, vindo as Turmas da 1ª Seção do STJ a ajustarem seu entendimento.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(Procurador do Município de Ubá/MG – FUNDEP – 2021) Com relação ao salário e à remuneração, assinale a alternativa correta.

 

(Procurador do Município de Gaspar/SC – IESES – 2021) Assinale a alternativa INCORRETA, considerando o art. 896 da Consolidação das Leis do Trabalho:

Cabe Recurso de Revista para Turma do Tribunal Superior do Trabalho das decisões proferidas em grau de recurso ordinário, em dissídio individual, pelos Tribunais Regionais do Trabalho, quando:

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) De acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, o direito de acesso à informação no Direito Ambiental brasileiro compreende, entre outros, o direito a requerer a produção de informação ambiental não disponível para a Administração Pública, que consiste na chamada transparência:

 

(IBFC - 2022 - Técnico Administrativo (DPE MT)/Área Fim (e mais 1 concurso) Com relação às disposições constitucionais sobre a Defensoria Pública, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(   ) Às Defensorias Públicas Estaduais são asseguradas autonomia funcional e administrativa, mas a iniciativa de sua proposta orçamentária cabe à União.

(   ) A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, apenas judicialmente, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados.

(   ) Lei complementar organizará a Defensoria Pública da União e do Distrito Federal e dos Territórios e prescreverá normas gerais para sua organização nos Estados, em cargos de carreira, providos, na classe inicial, mediante concurso público de provas e títulos, assegurada a seus integrantes a garantia da inamovibilidade e vedado o exercício da advocacia fora das atribuições institucionais.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

 

(Procurador do Estado de Rondônia – CEBRASPE/CESPE) – 2022) Acerca de universalismo e relativismo cultural em questões de globalização e direitos humanos, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Considere que, em decorrência dos crimes cometidos contra o regime democrático no dia 08 de janeiro de 2023, abra-se discussão sobre a melhor forma de reação penal. Sérgio, considerando que os autores de tais crimes, por seu radicalismo ideológico, não serão ressocializados, sustenta a necessidade de penas privativas de liberdade e elevadas, proporcionais ao dano causado, de forma a intimidar os delinquentes. Cristiano, acreditando na reinserção social mediante uma intervenção positiva na pessoa de tais delinquentes, sustenta que as penas a serem impostas tenham também o viés educativo, de demonstrar a tais agentes que suas preferências ideológicas devem ser exercidas dentro das regras constitucionais. Luiz, pragmático que é, foca sua análise na necessidade de recompor ao estado anterior aos delitos, sustentando que a pena deve envolver a reparação de todo o dano causado e aceitando, para isso, inclusive um modelo em que, mediante confissão do réu e reparação do dano, seja acordada a pena corporal que eventualmente lhe venha a ser imposta.

A propósito, e sob a ótica dos modelos criminológicos de reação ao delito, marque a alternativa CORRRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os efeitos da sentença penal condenatória e a extinção da punibilidade, marque a alternativa incorreta.

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2023) Crime ambiental praticado pela empresa A, a qual, posteriormente, tenha sido incorporada à empresa B, resulta

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta no que toca às medidas cautelares:

I. O juiz poderá manter a prisão preventiva já decretada mesmo que na sentença fixe o regime aberto como inicial para cumprimento de pena.

II. A contemporaneidade é requisito da prisão preventiva e diz respeito ao motivo ensejador da prisão, e não ao tempo em que praticado o crime.

III. O tempo de prisão provisória será computado para desconto na pena a ser cumprida, mas não tem influência na fixação do regime inicial de cumprimento de pena.

IV. Cabível em tese a prisão preventiva de reincidente em crime doloso mesmo que o crime não tenha pena máxima superior a quatro anos.

V. O tribunal deve realizar a revisão nonagesimal da prisão preventiva, ainda que os autos do processo lá estejam em razão de competência recursal.

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2023) No que tange às nulidades no processo penal, é correto afirmar que a

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2023) Das alternativas a seguir, assinale aquela que não será admitida a interceptação telefônica.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a soma e a unificação das penas na execução penal e devem ser analisadas em consonância com a Lei de Execução Penal e com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito do direito à convivência familiar e comunitária, previsto na Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA), assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Conhecida marca de hamburguer veiculou a seguinte propaganda: “the best burger in the word” (o melhor hamburger do mundo). Sob a ótica da jurisprudência do STJ, tal publicidade é:

 

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 35.2023

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com direitos reais e também com direitos das obrigações, especificamente a respeito de sua invocação pelo réu em contestação no processo de conhecimento. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a dação em pagamento, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o regime de bens no casamento e na união estável, avalie as assertivas que seguem.

I. É obrigatório, segundo o Código Civil, o regime da separação de bens no casamento da pessoa maior de 65 anos.

II. Não se aplica à união estável o regime da separação obrigatória de bens estabelecido no Código Civil para o casamento em decorrência da idade do nubente.

III. O STF negou o caráter constitucional da controvérsia acerca da validade do art. 1.641, II, do CC/02, que estabelece ser obrigatório o regime da separação de bens no casamento da pessoa em decorrência de sua elevada idade, e da aplicação dessa regra às uniões estáveis.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação à tutela provisória, assinale a opção correta:

 

(EMAGIS) Sobre a remessa necessária, considerados os regramentos do novo CPC, julgue os itens a seguir expostos.

I. Não se aplica a remessa necessária quando a condenação ou o proveito econômico obtido na causa for de valor certo e líquido inferior a 100 (cem) salários mínimos, relativamente aos Municípios e respectivas autarquias e fundações de direito público.

II. Não se aplica a remessa necessária quando a sentença estiver fundada em entendimento coincidente com orientação vinculante firmada no âmbito administrativo do próprio ente público, consolidada em manifestação, parecer ou súmula administrativa.

III. A sentença de rejeição dos embargos à execução opostos pela Fazenda Pública está, em regra, sujeita à remessa necessária.

IV. A dispensa da remessa necessária pressupõe que a sentença apresente valor líquido, o que não abrange aquela que depende de cálculos aritméticos para que o montante da condenação seja encontrado.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da execução por quantia certa, especificamente sobre o depósito em garantia do valor da execução, em conta judicial, realizado voluntariamente pelo executado ou mesmo em decorrência de bloqueio constritivo de suas contas bancárias.

I. Na fase de execução, o depósito judicial do montante (integral ou parcial) da condenação extingue a obrigação do devedor, nos limites da quantia depositada.

II. Na execução, o depósito efetuado a título de garantia do juízo ou decorrente da penhora de ativos financeiros não isenta o devedor do pagamento dos consectários de sua mora, conforme previstos no título executivo, devendo-se, quando da efetiva entrega do dinheiro ao credor, deduzir do montante final devido o saldo da conta judicial.

III. A satisfação do crédito exequendo far-se-á pela entrega do dinheiro ou pela adjudicação dos bens penhorados.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Conhecida marca de hamburguer veiculou a seguinte propaganda: “the best burger in the word” (o melhor hamburger do mundo). Sob a ótica da jurisprudência do STJ, tal publicidade é:

 

(EMAGIS) A respeito do direito à convivência familiar e comunitária, previsto na Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA), assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Considere que, em decorrência dos crimes cometidos contra o regime democrático no dia 08 de janeiro de 2023, abra-se discussão sobre a melhor forma de reação penal. Sérgio, considerando que os autores de tais crimes, por seu radicalismo ideológico, não serão ressocializados, sustenta a necessidade de penas privativas de liberdade e elevadas, proporcionais ao dano causado, de forma a intimidar os delinquentes. Cristiano, acreditando na reinserção social mediante uma intervenção positiva na pessoa de tais delinquentes, sustenta que as penas a serem impostas tenham também o viés educativo, de demonstrar a tais agentes que suas preferências ideológicas devem ser exercidas dentro das regras constitucionais. Luiz, pragmático que é, foca sua análise na necessidade de recompor ao estado anterior aos delitos, sustentando que a pena deve envolver a reparação de todo o dano causado e aceitando, para isso, inclusive um modelo em que, mediante confissão do réu e reparação do dano, seja acordada a pena corporal que eventualmente lhe venha a ser imposta.

A propósito, e sob a ótica dos modelos criminológicos de reação ao delito, marque a alternativa CORRRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os efeitos da sentença penal condenatória e a extinção da punibilidade, marque a alternativa incorreta.

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2023) Crime ambiental praticado pela empresa A, a qual, posteriormente, tenha sido incorporada à empresa B, resulta

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta no que toca às medidas cautelares:

I. O juiz poderá manter a prisão preventiva já decretada mesmo que na sentença fixe o regime aberto como inicial para cumprimento de pena.

II. A contemporaneidade é requisito da prisão preventiva e diz respeito ao motivo ensejador da prisão, e não ao tempo em que praticado o crime.

III. O tempo de prisão provisória será computado para desconto na pena a ser cumprida, mas não tem influência na fixação do regime inicial de cumprimento de pena.

IV. Cabível em tese a prisão preventiva de reincidente em crime doloso mesmo que o crime não tenha pena máxima superior a quatro anos.

V. O tribunal deve realizar a revisão nonagesimal da prisão preventiva, ainda que os autos do processo lá estejam em razão de competência recursal.

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2023) No que tange às nulidades no processo penal, é correto afirmar que a

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2023) Das alternativas a seguir, assinale aquela que não será admitida a interceptação telefônica.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a soma e a unificação das penas na execução penal e devem ser analisadas em consonância com a Lei de Execução Penal e com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere dispositivo de Constituição Estadual que impede a prestação de serviços financeiros ao Estado por instituições financeiras privadas sob controle estrangeiro, vedando que tais instituições operem na arrecadação de tributos e demais receitas e na movimentação de recursos financeiros estatais.

A propósito da compatibilidade de tal regramento com a Constituição Federal, tendo presente também a visão do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2023) Ao disciplinar o processo legislativo, a Constituição Federal, no seu artigo 65, estabelece que “O projeto de lei aprovado por uma Casa será revisto pela outra, em um só turno de discussão e votação, e enviado à sanção ou promulgação, se a Casa revisora o aprovar, ou arquivado, se o rejeitar”. Nos termos da disposição constitucional do parágrafo único desse artigo e do entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre a matéria, se o projeto for emendado na Casa revisora

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as finanças públicas, com a ordem econômica e financeira e com a isonomia entre os agentes econômicos, devendo ser apreciadas em consonância com a disciplina da Constituição Federal e também com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(Procurador do Estado de Rondônia – CEBRASPE/CESPE) – 2022) Acerca de universalismo e relativismo cultural em questões de globalização e direitos humanos, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Quanto à Administração Pública Direta e Indireta, assinale a alternativa incorreta.

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) João e Maria, ocupantes de cargos de provimento efetivo no âmbito da Administração Pública Federal, lograram se aposentar voluntariamente há dez anos. Em momento posterior, João, que se aposentara como engenheiro em uma autarquia, foi aprovado em concurso público de provas e títulos e tomou posse no cargo efetivo de professor no Município Alfa. Maria, por sua vez, que se aposentara como procuradora da Fazenda Nacional, veio a tomar posse, após o preenchimento dos requisitos exigidos, como procuradora do Estado Beta.

Técnicos do Tribunal de Contas da União, ao verificarem uma notícia anônima no sentido de que a situação de João e Maria estaria irregular, concluíram, corretamente, que a acumulação de proventos e de contraprestação estipendial é:

 

(EMAGIS) Sobre os poderes administrativos e os serviços públicos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere ação ajuizada por João e Maria, em decorrência da venda de imóvel de que eram proprietários, objetivando o reconhecimento do direito ao recolhimento do laudêmio com base na nova redação do art. 3º do Decreto-Lei 2.398/87, determinada pela Lei 13.240/2015, que excluiu as benfeitorias do cálculo daquela exação. Por conseguinte, pleiteiam a restituição dos valores pagos a maior (com base na redação original do referido Decreto) e o afastamento da multa cobrada por suposto atraso no dever de comunicação da transferência do imóvel.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Julgue, com base na Lei das Eleições (Lei 9.504/97), os itens a seguir expostos.

I. A contratação direta ou terceirizada de pessoal para prestação de serviços referentes a atividades de militância e mobilização de rua nas campanhas eleitorais, em Municípios com até 30.000 (trinta mil) eleitores, não excederá a 1% (um por cento) do eleitorado, limite esse que é imposto a cada candidato.

II. Consoante expressa disposição legal, a contratação de pessoal para prestação de serviços nas campanhas eleitorais não gera vínculo empregatício com o candidato ou partido contratantes.

III. As emissoras de rádio e televisão não têm direito a compensação fiscal pela cedência do horário gratuito previsto em lei, uma vez que a radiodifusão sonora e de sons e imagens consubstancia serviço público, dos quais delegatárias.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito da Assembleia-Geral de Credores e respectivas deliberações sobre o Plano de Recuperação Judicial, avalie as assertivas que seguem.

I. As deliberações da assembleia-geral de credores previstas na Lei 11.101/2005 poderão ser substituídas pela comprovação da adesão de credores que representem mais da metade do valor dos créditos sujeitos à recuperação judicial, observadas as exceções previstas na Lei 11.101/2005.

II. No processo recuperacional, são soberanas as decisões da assembleia geral de credores sobre o conteúdo do plano de reestruturação e sobre as objeções/oposições suscitadas, cabendo ao magistrado apenas o controle de legalidade do ato jurídico, o que decorre, principalmente, do interesse público consubstanciado no princípio da preservação da empresa e consectária manutenção das fontes de produção e de trabalho.

III. As deliberações, na forma por adesão, da Assembleia-geral de Credores serão fiscalizadas pelo administrador judicial, que emitirá parecer sobre sua regularidade, com oitiva do Ministério Público, previamente à sua homologação judicial, independentemente da concessão ou não da recuperação judicial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da recuperação judicial.

I. Para fins de aplicação da parte final do art. 49, § 3º, da Lei n. 11.101/2005, é do devedor o ônus da prova da essencialidade do bem.

II. Não se enquadrará nos créditos sujeitos à recuperação judicial aquele relativo à dívida constituída nos 3 últimos anos anteriores ao pedido de recuperação judicial, que tenha sido contraída com a finalidade de aquisição de propriedades rurais, bem como as respectivas garantias.

III. Na recuperação judicial de companhia aberta, serão obrigatórios a formação e o funcionamento do conselho fiscal, nos termos da Lei nº 6.404/1976, enquanto durar a fase da recuperação judicial, incluído o período de cumprimento das obrigações assumidas pelo plano de recuperac?a?o.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que tange às limitações constitucionais ao poder de tributar, julgue os itens abaixo e marque a alternativa adequada.

I. É inconstitucional lei estadual que concede benefício fiscal sem a prévia estimativa de impacto orçamentário e financeiro exigida pelo art. 113 do ADCT.

II. As sociedades de economia mista prestadoras de ações e serviços de saúde não gozam da imunidade tributária recíproca, por concorrerem com hospitais e clínicas particulares que também prestam esse tipo de serviço.

III. Os serviços prestados pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, inclusive aqueles em que a empresa não age em regime de monopólio, estão abrangidos pela imunidade tributária recíproca.

IV. A imunidade tributária recíproca não se estende a empresa privada arrendatária de imóvel público, quando seja ela exploradora de atividade econômica com fins lucrativos. Nessa hipótese, é constitucional a cobrança do IPTU pelo Município, ainda que o bem imóvel seja de titularidade da União.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o ICMS, avalie as assertivas seguintes.

I. A redução da base de cálculo de ICMS equivale à isenção parcial, o que acarreta a anulação proporcional de crédito relativo às operações anteriores, salvo disposição em lei estadual em sentido contrário.

II. O estorno proporcional de crédito de ICMS efetuado pelo Estado de destino, em razão de crédito fiscal presumido concedido pelo Estado de origem sem autorização do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), não viola o princípio constitucional da não cumulatividade.

III. É inconstitucional a lei estadual ou distrital que, com amparo em convênio do CONFAZ, conceda remissão de créditos de ICMS oriundos de benefícios fiscais anteriormente julgados inconstitucionais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) De acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, o direito de acesso à informação no Direito Ambiental brasileiro compreende, entre outros, o direito a requerer a produção de informação ambiental não disponível para a Administração Pública, que consiste na chamada transparência:

 

(EMAGIS) Muito se discute, na teoria dos testemunhos, sobre a influência da psicanálise no testemunho de crianças perante o juízo. O tema é relevante, assim, na interação entre Psicologia e Direito. Sobre a Psicologia Lacaniana, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre as regras de impedimento e suspeição do magistrado, inclusive considerando recentes decisões sobre a matéria, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) De acordo com a Lei nº 11.372/2006, que trata da forma de indicação dos membros do Conselho Nacional do Ministério Público, assinale a alternativa incorreta:

 

(IBFC - 2022 - Técnico Administrativo (DPE MT)/Área Fim (e mais 1 concurso) Com relação às disposições constitucionais sobre a Defensoria Pública, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(   ) Às Defensorias Públicas Estaduais são asseguradas autonomia funcional e administrativa, mas a iniciativa de sua proposta orçamentária cabe à União.

(   ) A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, apenas judicialmente, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados.

(   ) Lei complementar organizará a Defensoria Pública da União e do Distrito Federal e dos Territórios e prescreverá normas gerais para sua organização nos Estados, em cargos de carreira, providos, na classe inicial, mediante concurso público de provas e títulos, assegurada a seus integrantes a garantia da inamovibilidade e vedado o exercício da advocacia fora das atribuições institucionais.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

 

Objetivas (Ciências Criminais) - Objetivas (Ciências Criminais) Rodada 48

(EMAGIS) Considere que, em decorrência dos crimes cometidos contra o regime democrático no dia 08 de janeiro de 2023, abra-se discussão sobre a melhor forma de reação penal. Sérgio, considerando que os autores de tais crimes, por seu radicalismo ideológico, não serão ressocializados, sustenta a necessidade de penas privativas de liberdade e elevadas, proporcionais ao dano causado, de forma a intimidar os delinquentes. Cristiano, acreditando na reinserção social mediante uma intervenção positiva na pessoa de tais delinquentes, sustenta que as penas a serem impostas tenham também o viés educativo, de demonstrar a tais agentes que suas preferências ideológicas devem ser exercidas dentro das regras constitucionais. Luiz, pragmático que é, foca sua análise na necessidade de recompor ao estado anterior aos delitos, sustentando que a pena deve envolver a reparação de todo o dano causado e aceitando, para isso, inclusive um modelo em que, mediante confissão do réu e reparação do dano, seja acordada a pena corporal que eventualmente lhe venha a ser imposta.

A propósito, e sob a ótica dos modelos criminológicos de reação ao delito, marque a alternativa CORRRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os efeitos da sentença penal condenatória e a extinção da punibilidade, marque a alternativa incorreta.

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2023) Crime ambiental praticado pela empresa A, a qual, posteriormente, tenha sido incorporada à empresa B, resulta

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta no que toca às medidas cautelares:

I. O juiz poderá manter a prisão preventiva já decretada mesmo que na sentença fixe o regime aberto como inicial para cumprimento de pena.

II. A contemporaneidade é requisito da prisão preventiva e diz respeito ao motivo ensejador da prisão, e não ao tempo em que praticado o crime.

III. O tempo de prisão provisória será computado para desconto na pena a ser cumprida, mas não tem influência na fixação do regime inicial de cumprimento de pena.

IV. Cabível em tese a prisão preventiva de reincidente em crime doloso mesmo que o crime não tenha pena máxima superior a quatro anos.

V. O tribunal deve realizar a revisão nonagesimal da prisão preventiva, ainda que os autos do processo lá estejam em razão de competência recursal.

 

(EMAGIS) Analise as assertivas a seguir:

I. É relativa a nulidade por ausência de advertência do direito de ficar calado.

II. A citação em legação estrangeira situada no Brasil deve ser feita por meio de carta rogatória.

III. João foi denunciado pelo crime de roubo circunstanciado pelo emprego de arma de fogo. Procurado em seu endereço, não foi encontrado, pelo que o juiz determinou sua citação por edital, depois de esgotados os meios de encontrá-lo. Nesse caso, o mero decurso do tempo é fundamento idôneo a ser usado para inquirição de testemunhas policiais a título de prova antecipada.

IV. Uma vez suspenso o processo e a prescrição porque o réu não foi encontrado, o tempo de duração da suspensão corresponde ao da prescrição da pena máxima cominada ao crime. Depois disso, o processo e a prescrição voltam a correr.

Diante das assertivas acima, analise as alternativas abaixo:

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2023) No que tange às nulidades no processo penal, é correto afirmar que a

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2023) Das alternativas a seguir, assinale aquela que não será admitida a interceptação telefônica.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a soma e a unificação das penas na execução penal e devem ser analisadas em consonância com a Lei de Execução Penal e com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, devendo ser marcada a CORRETA.

 

Objetivas PGE/PGM - Rodada 35.2023

(EMAGIS) Quanto à Administração Pública Direta e Indireta, assinale a alternativa incorreta.

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) João e Maria, ocupantes de cargos de provimento efetivo no âmbito da Administração Pública Federal, lograram se aposentar voluntariamente há dez anos. Em momento posterior, João, que se aposentara como engenheiro em uma autarquia, foi aprovado em concurso público de provas e títulos e tomou posse no cargo efetivo de professor no Município Alfa. Maria, por sua vez, que se aposentara como procuradora da Fazenda Nacional, veio a tomar posse, após o preenchimento dos requisitos exigidos, como procuradora do Estado Beta.

Técnicos do Tribunal de Contas da União, ao verificarem uma notícia anônima no sentido de que a situação de João e Maria estaria irregular, concluíram, corretamente, que a acumulação de proventos e de contraprestação estipendial é:

 

(EMAGIS) Sobre os poderes administrativos e os serviços públicos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere ação ajuizada por João e Maria, em decorrência da venda de imóvel de que eram proprietários, objetivando o reconhecimento do direito ao recolhimento do laudêmio com base na nova redação do art. 3º do Decreto-Lei 2.398/87, determinada pela Lei 13.240/2015, que excluiu as benfeitorias do cálculo daquela exação. Por conseguinte, pleiteiam a restituição dos valores pagos a maior (com base na redação original do referido Decreto) e o afastamento da multa cobrada por suposto atraso no dever de comunicação da transferência do imóvel.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere dispositivo de Constituição Estadual que impede a prestação de serviços financeiros ao Estado por instituições financeiras privadas sob controle estrangeiro, vedando que tais instituições operem na arrecadação de tributos e demais receitas e na movimentação de recursos financeiros estatais.

A propósito da compatibilidade de tal regramento com a Constituição Federal, tendo presente também a visão do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2023) Ao disciplinar o processo legislativo, a Constituição Federal, no seu artigo 65, estabelece que “O projeto de lei aprovado por uma Casa será revisto pela outra, em um só turno de discussão e votação, e enviado à sanção ou promulgação, se a Casa revisora o aprovar, ou arquivado, se o rejeitar”. Nos termos da disposição constitucional do parágrafo único desse artigo e do entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre a matéria, se o projeto for emendado na Casa revisora

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as finanças públicas, com a ordem econômica e financeira e com a isonomia entre os agentes econômicos, devendo ser apreciadas em consonância com a disciplina da Constituição Federal e também com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação à tutela provisória, assinale a opção correta:

 

(EMAGIS) Sobre a remessa necessária, considerados os regramentos do novo CPC, julgue os itens a seguir expostos.

I. Não se aplica a remessa necessária quando a condenação ou o proveito econômico obtido na causa for de valor certo e líquido inferior a 100 (cem) salários mínimos, relativamente aos Municípios e respectivas autarquias e fundações de direito público.

II. Não se aplica a remessa necessária quando a sentença estiver fundada em entendimento coincidente com orientação vinculante firmada no âmbito administrativo do próprio ente público, consolidada em manifestação, parecer ou súmula administrativa.

III. A sentença de rejeição dos embargos à execução opostos pela Fazenda Pública está, em regra, sujeita à remessa necessária.

IV. A dispensa da remessa necessária pressupõe que a sentença apresente valor líquido, o que não abrange aquela que depende de cálculos aritméticos para que o montante da condenação seja encontrado.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da execução por quantia certa, especificamente sobre o depósito em garantia do valor da execução, em conta judicial, realizado voluntariamente pelo executado ou mesmo em decorrência de bloqueio constritivo de suas contas bancárias.

I. Na fase de execução, o depósito judicial do montante (integral ou parcial) da condenação extingue a obrigação do devedor, nos limites da quantia depositada.

II. Na execução, o depósito efetuado a título de garantia do juízo ou decorrente da penhora de ativos financeiros não isenta o devedor do pagamento dos consectários de sua mora, conforme previstos no título executivo, devendo-se, quando da efetiva entrega do dinheiro ao credor, deduzir do montante final devido o saldo da conta judicial.

III. A satisfação do crédito exequendo far-se-á pela entrega do dinheiro ou pela adjudicação dos bens penhorados.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com direitos reais e também com direitos das obrigações, especificamente a respeito de sua invocação pelo réu em contestação no processo de conhecimento. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a dação em pagamento, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o regime de bens no casamento e na união estável, avalie as assertivas que seguem.

I. É obrigatório, segundo o Código Civil, o regime da separação de bens no casamento da pessoa maior de 65 anos.

II. Não se aplica à união estável o regime da separação obrigatória de bens estabelecido no Código Civil para o casamento em decorrência da idade do nubente.

III. O STF negou o caráter constitucional da controvérsia acerca da validade do art. 1.641, II, do CC/02, que estabelece ser obrigatório o regime da separação de bens no casamento da pessoa em decorrência de sua elevada idade, e da aplicação dessa regra às uniões estáveis.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da Assembleia-Geral de Credores e respectivas deliberações sobre o Plano de Recuperação Judicial, avalie as assertivas que seguem.

I. As deliberações da assembleia-geral de credores previstas na Lei 11.101/2005 poderão ser substituídas pela comprovação da adesão de credores que representem mais da metade do valor dos créditos sujeitos à recuperação judicial, observadas as exceções previstas na Lei 11.101/2005.

II. No processo recuperacional, são soberanas as decisões da assembleia geral de credores sobre o conteúdo do plano de reestruturação e sobre as objeções/oposições suscitadas, cabendo ao magistrado apenas o controle de legalidade do ato jurídico, o que decorre, principalmente, do interesse público consubstanciado no princípio da preservação da empresa e consectária manutenção das fontes de produção e de trabalho.

III. As deliberações, na forma por adesão, da Assembleia-geral de Credores serão fiscalizadas pelo administrador judicial, que emitirá parecer sobre sua regularidade, com oitiva do Ministério Público, previamente à sua homologação judicial, independentemente da concessão ou não da recuperação judicial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da recuperação judicial.

I. Para fins de aplicação da parte final do art. 49, § 3º, da Lei n. 11.101/2005, é do devedor o ônus da prova da essencialidade do bem.

II. Não se enquadrará nos créditos sujeitos à recuperação judicial aquele relativo à dívida constituída nos 3 últimos anos anteriores ao pedido de recuperação judicial, que tenha sido contraída com a finalidade de aquisição de propriedades rurais, bem como as respectivas garantias.

III. Na recuperação judicial de companhia aberta, serão obrigatórios a formação e o funcionamento do conselho fiscal, nos termos da Lei nº 6.404/1976, enquanto durar a fase da recuperação judicial, incluído o período de cumprimento das obrigações assumidas pelo plano de recuperac?a?o.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que tange às limitações constitucionais ao poder de tributar, julgue os itens abaixo e marque a alternativa adequada.

I. É inconstitucional lei estadual que concede benefício fiscal sem a prévia estimativa de impacto orçamentário e financeiro exigida pelo art. 113 do ADCT.

II. As sociedades de economia mista prestadoras de ações e serviços de saúde não gozam da imunidade tributária recíproca, por concorrerem com hospitais e clínicas particulares que também prestam esse tipo de serviço.

III. Os serviços prestados pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, inclusive aqueles em que a empresa não age em regime de monopólio, estão abrangidos pela imunidade tributária recíproca.

IV. A imunidade tributária recíproca não se estende a empresa privada arrendatária de imóvel público, quando seja ela exploradora de atividade econômica com fins lucrativos. Nessa hipótese, é constitucional a cobrança do IPTU pelo Município, ainda que o bem imóvel seja de titularidade da União.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o ICMS, avalie as assertivas seguintes.

I. A redução da base de cálculo de ICMS equivale à isenção parcial, o que acarreta a anulação proporcional de crédito relativo às operações anteriores, salvo disposição em lei estadual em sentido contrário.

II. O estorno proporcional de crédito de ICMS efetuado pelo Estado de destino, em razão de crédito fiscal presumido concedido pelo Estado de origem sem autorização do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), não viola o princípio constitucional da não cumulatividade.

III. É inconstitucional a lei estadual ou distrital que, com amparo em convênio do CONFAZ, conceda remissão de créditos de ICMS oriundos de benefícios fiscais anteriormente julgados inconstitucionais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o FUNDEB, avalie as assertivas que seguem.

I. A orientação do TCU, que afasta a incidência da regra legal de vinculação de parte dos recursos do Fundo ao pagamento de remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública, caso se trate de recursos de complementação do FUNDEB pagos por meio de precatórios, encontra-se, segundo o STF, em conformidade com a Constituição Federal.

II. É constitucional o pagamento de honorários advocatícios contratuais com recursos alocados no FUNDEF/FUNDEB.

III. O Supremo Tribunal Federal superou parcialmente o entendimento pacificado no âmbito das duas Turmas que compõem a Primeira Seção do STJ, notadamente na possibilidade de utilização dos juros moratórios dos precatórios para pagamento dos honorários contratuais, à vista da natureza autônoma dos juros em relação à verba principal, vindo as Turmas da 1ª Seção do STJ a ajustarem seu entendimento.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(Procurador do Município de Ubá/MG – FUNDEP – 2021) Com relação ao salário e à remuneração, assinale a alternativa correta.

 

(Procurador do Município de Gaspar/SC – IESES – 2021) Assinale a alternativa INCORRETA, considerando o art. 896 da Consolidação das Leis do Trabalho:

Cabe Recurso de Revista para Turma do Tribunal Superior do Trabalho das decisões proferidas em grau de recurso ordinário, em dissídio individual, pelos Tribunais Regionais do Trabalho, quando:

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) De acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, o direito de acesso à informação no Direito Ambiental brasileiro compreende, entre outros, o direito a requerer a produção de informação ambiental não disponível para a Administração Pública, que consiste na chamada transparência:

 

(EMAGIS) Sobre os efeitos da sentença penal condenatória e a extinção da punibilidade, marque a alternativa incorreta.

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2023) Crime ambiental praticado pela empresa A, a qual, posteriormente, tenha sido incorporada à empresa B, resulta

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2023) No que tange às nulidades no processo penal, é correto afirmar que a

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2023) Das alternativas a seguir, assinale aquela que não será admitida a interceptação telefônica.

 

PGE/PGM - Rodada 35.2023

A Procuradoria foi instada a se manifestar sobre proposta de lei do ESTADO BETA que permite o ente federativo manter consultorias jurídicas separadas de suas Procuradorias-Gerais, com funções de representação judicial, consultoria ou assessoramento jurídico de autarquias e fundações públicas estaduais.
 
Suscita-se ao órgão consultivo a apresentação de posição jurídica em relação aos seguintes pontos:
 
1)    Possibilidade de criação, por lei estadual, de órgão jurídico paralelo à Procuradoria-Geral do Estado.
2)    Interpretação dada pelo STF art. 69 do ADCT.
 
Na qualidade de Procurador, apresente a manifestação adequada.

 

Objetivas Delegado - Rodada 35.2023

(EMAGIS) Considere que, em decorrência dos crimes cometidos contra o regime democrático no dia 08 de janeiro de 2023, abra-se discussão sobre a melhor forma de reação penal. Sérgio, considerando que os autores de tais crimes, por seu radicalismo ideológico, não serão ressocializados, sustenta a necessidade de penas privativas de liberdade e elevadas, proporcionais ao dano causado, de forma a intimidar os delinquentes. Cristiano, acreditando na reinserção social mediante uma intervenção positiva na pessoa de tais delinquentes, sustenta que as penas a serem impostas tenham também o viés educativo, de demonstrar a tais agentes que suas preferências ideológicas devem ser exercidas dentro das regras constitucionais. Luiz, pragmático que é, foca sua análise na necessidade de recompor ao estado anterior aos delitos, sustentando que a pena deve envolver a reparação de todo o dano causado e aceitando, para isso, inclusive um modelo em que, mediante confissão do réu e reparação do dano, seja acordada a pena corporal que eventualmente lhe venha a ser imposta.

A propósito, e sob a ótica dos modelos criminológicos de reação ao delito, marque a alternativa CORRRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os efeitos da sentença penal condenatória e a extinção da punibilidade, marque a alternativa incorreta.

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2023) Crime ambiental praticado pela empresa A, a qual, posteriormente, tenha sido incorporada à empresa B, resulta

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta no que toca às medidas cautelares:

I. O juiz poderá manter a prisão preventiva já decretada mesmo que na sentença fixe o regime aberto como inicial para cumprimento de pena.

II. A contemporaneidade é requisito da prisão preventiva e diz respeito ao motivo ensejador da prisão, e não ao tempo em que praticado o crime.

III. O tempo de prisão provisória será computado para desconto na pena a ser cumprida, mas não tem influência na fixação do regime inicial de cumprimento de pena.

IV. Cabível em tese a prisão preventiva de reincidente em crime doloso mesmo que o crime não tenha pena máxima superior a quatro anos.

V. O tribunal deve realizar a revisão nonagesimal da prisão preventiva, ainda que os autos do processo lá estejam em razão de competência recursal.

 

(EMAGIS) Analise as assertivas a seguir:

I. É relativa a nulidade por ausência de advertência do direito de ficar calado.

II. A citação em legação estrangeira situada no Brasil deve ser feita por meio de carta rogatória.

III. João foi denunciado pelo crime de roubo circunstanciado pelo emprego de arma de fogo. Procurado em seu endereço, não foi encontrado, pelo que o juiz determinou sua citação por edital, depois de esgotados os meios de encontrá-lo. Nesse caso, o mero decurso do tempo é fundamento idôneo a ser usado para inquirição de testemunhas policiais a título de prova antecipada.

IV. Uma vez suspenso o processo e a prescrição porque o réu não foi encontrado, o tempo de duração da suspensão corresponde ao da prescrição da pena máxima cominada ao crime. Depois disso, o processo e a prescrição voltam a correr.

Diante das assertivas acima, analise as alternativas abaixo:

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2023) No que tange às nulidades no processo penal, é correto afirmar que a

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2023) Das alternativas a seguir, assinale aquela que não será admitida a interceptação telefônica.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a soma e a unificação das penas na execução penal e devem ser analisadas em consonância com a Lei de Execução Penal e com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere dispositivo de Constituição Estadual que impede a prestação de serviços financeiros ao Estado por instituições financeiras privadas sob controle estrangeiro, vedando que tais instituições operem na arrecadação de tributos e demais receitas e na movimentação de recursos financeiros estatais.

A propósito da compatibilidade de tal regramento com a Constituição Federal, tendo presente também a visão do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2023) Ao disciplinar o processo legislativo, a Constituição Federal, no seu artigo 65, estabelece que “O projeto de lei aprovado por uma Casa será revisto pela outra, em um só turno de discussão e votação, e enviado à sanção ou promulgação, se a Casa revisora o aprovar, ou arquivado, se o rejeitar”. Nos termos da disposição constitucional do parágrafo único desse artigo e do entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre a matéria, se o projeto for emendado na Casa revisora

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as finanças públicas, com a ordem econômica e financeira e com a isonomia entre os agentes econômicos, devendo ser apreciadas em consonância com a disciplina da Constituição Federal e também com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto à Administração Pública Direta e Indireta, assinale a alternativa incorreta.

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) João e Maria, ocupantes de cargos de provimento efetivo no âmbito da Administração Pública Federal, lograram se aposentar voluntariamente há dez anos. Em momento posterior, João, que se aposentara como engenheiro em uma autarquia, foi aprovado em concurso público de provas e títulos e tomou posse no cargo efetivo de professor no Município Alfa. Maria, por sua vez, que se aposentara como procuradora da Fazenda Nacional, veio a tomar posse, após o preenchimento dos requisitos exigidos, como procuradora do Estado Beta.

Técnicos do Tribunal de Contas da União, ao verificarem uma notícia anônima no sentido de que a situação de João e Maria estaria irregular, concluíram, corretamente, que a acumulação de proventos e de contraprestação estipendial é:

 

(EMAGIS) Sobre os poderes administrativos e os serviços públicos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere ação ajuizada por João e Maria, em decorrência da venda de imóvel de que eram proprietários, objetivando o reconhecimento do direito ao recolhimento do laudêmio com base na nova redação do art. 3º do Decreto-Lei 2.398/87, determinada pela Lei 13.240/2015, que excluiu as benfeitorias do cálculo daquela exação. Por conseguinte, pleiteiam a restituição dos valores pagos a maior (com base na redação original do referido Decreto) e o afastamento da multa cobrada por suposto atraso no dever de comunicação da transferência do imóvel.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(Procurador do Estado de Rondônia – CEBRASPE/CESPE) – 2022) Acerca de universalismo e relativismo cultural em questões de globalização e direitos humanos, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) No que tange às limitações constitucionais ao poder de tributar, julgue os itens abaixo e marque a alternativa adequada.

I. É inconstitucional lei estadual que concede benefício fiscal sem a prévia estimativa de impacto orçamentário e financeiro exigida pelo art. 113 do ADCT.

II. As sociedades de economia mista prestadoras de ações e serviços de saúde não gozam da imunidade tributária recíproca, por concorrerem com hospitais e clínicas particulares que também prestam esse tipo de serviço.

III. Os serviços prestados pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, inclusive aqueles em que a empresa não age em regime de monopólio, estão abrangidos pela imunidade tributária recíproca.

IV. A imunidade tributária recíproca não se estende a empresa privada arrendatária de imóvel público, quando seja ela exploradora de atividade econômica com fins lucrativos. Nessa hipótese, é constitucional a cobrança do IPTU pelo Município, ainda que o bem imóvel seja de titularidade da União.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o ICMS, avalie as assertivas seguintes.

I. A redução da base de cálculo de ICMS equivale à isenção parcial, o que acarreta a anulação proporcional de crédito relativo às operações anteriores, salvo disposição em lei estadual em sentido contrário.

II. O estorno proporcional de crédito de ICMS efetuado pelo Estado de destino, em razão de crédito fiscal presumido concedido pelo Estado de origem sem autorização do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), não viola o princípio constitucional da não cumulatividade.

III. É inconstitucional a lei estadual ou distrital que, com amparo em convênio do CONFAZ, conceda remissão de créditos de ICMS oriundos de benefícios fiscais anteriormente julgados inconstitucionais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) De acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, o direito de acesso à informação no Direito Ambiental brasileiro compreende, entre outros, o direito a requerer a produção de informação ambiental não disponível para a Administração Pública, que consiste na chamada transparência:

 

Objetivas Magistratura Estadual e MP Estadual - Rodada 35.2023

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com direitos reais e também com direitos das obrigações, especificamente a respeito de sua invocação pelo réu em contestação no processo de conhecimento. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a dação em pagamento, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o regime de bens no casamento e na união estável, avalie as assertivas que seguem.

I. É obrigatório, segundo o Código Civil, o regime da separação de bens no casamento da pessoa maior de 65 anos.

II. Não se aplica à união estável o regime da separação obrigatória de bens estabelecido no Código Civil para o casamento em decorrência da idade do nubente.

III. O STF negou o caráter constitucional da controvérsia acerca da validade do art. 1.641, II, do CC/02, que estabelece ser obrigatório o regime da separação de bens no casamento da pessoa em decorrência de sua elevada idade, e da aplicação dessa regra às uniões estáveis.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação à tutela provisória, assinale a opção correta:

 

(EMAGIS) Sobre a remessa necessária, considerados os regramentos do novo CPC, julgue os itens a seguir expostos.

I. Não se aplica a remessa necessária quando a condenação ou o proveito econômico obtido na causa for de valor certo e líquido inferior a 100 (cem) salários mínimos, relativamente aos Municípios e respectivas autarquias e fundações de direito público.

II. Não se aplica a remessa necessária quando a sentença estiver fundada em entendimento coincidente com orientação vinculante firmada no âmbito administrativo do próprio ente público, consolidada em manifestação, parecer ou súmula administrativa.

III. A sentença de rejeição dos embargos à execução opostos pela Fazenda Pública está, em regra, sujeita à remessa necessária.

IV. A dispensa da remessa necessária pressupõe que a sentença apresente valor líquido, o que não abrange aquela que depende de cálculos aritméticos para que o montante da condenação seja encontrado.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da execução por quantia certa, especificamente sobre o depósito em garantia do valor da execução, em conta judicial, realizado voluntariamente pelo executado ou mesmo em decorrência de bloqueio constritivo de suas contas bancárias.

I. Na fase de execução, o depósito judicial do montante (integral ou parcial) da condenação extingue a obrigação do devedor, nos limites da quantia depositada.

II. Na execução, o depósito efetuado a título de garantia do juízo ou decorrente da penhora de ativos financeiros não isenta o devedor do pagamento dos consectários de sua mora, conforme previstos no título executivo, devendo-se, quando da efetiva entrega do dinheiro ao credor, deduzir do montante final devido o saldo da conta judicial.

III. A satisfação do crédito exequendo far-se-á pela entrega do dinheiro ou pela adjudicação dos bens penhorados.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Conhecida marca de hamburguer veiculou a seguinte propaganda: “the best burger in the word” (o melhor hamburger do mundo). Sob a ótica da jurisprudência do STJ, tal publicidade é:

 

(EMAGIS) A respeito do direito à convivência familiar e comunitária, previsto na Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA), assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Considere que, em decorrência dos crimes cometidos contra o regime democrático no dia 08 de janeiro de 2023, abra-se discussão sobre a melhor forma de reação penal. Sérgio, considerando que os autores de tais crimes, por seu radicalismo ideológico, não serão ressocializados, sustenta a necessidade de penas privativas de liberdade e elevadas, proporcionais ao dano causado, de forma a intimidar os delinquentes. Cristiano, acreditando na reinserção social mediante uma intervenção positiva na pessoa de tais delinquentes, sustenta que as penas a serem impostas tenham também o viés educativo, de demonstrar a tais agentes que suas preferências ideológicas devem ser exercidas dentro das regras constitucionais. Luiz, pragmático que é, foca sua análise na necessidade de recompor ao estado anterior aos delitos, sustentando que a pena deve envolver a reparação de todo o dano causado e aceitando, para isso, inclusive um modelo em que, mediante confissão do réu e reparação do dano, seja acordada a pena corporal que eventualmente lhe venha a ser imposta.

A propósito, e sob a ótica dos modelos criminológicos de reação ao delito, marque a alternativa CORRRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os efeitos da sentença penal condenatória e a extinção da punibilidade, marque a alternativa incorreta.

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2023) Crime ambiental praticado pela empresa A, a qual, posteriormente, tenha sido incorporada à empresa B, resulta

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta no que toca às medidas cautelares:

I. O juiz poderá manter a prisão preventiva já decretada mesmo que na sentença fixe o regime aberto como inicial para cumprimento de pena.

II. A contemporaneidade é requisito da prisão preventiva e diz respeito ao motivo ensejador da prisão, e não ao tempo em que praticado o crime.

III. O tempo de prisão provisória será computado para desconto na pena a ser cumprida, mas não tem influência na fixação do regime inicial de cumprimento de pena.

IV. Cabível em tese a prisão preventiva de reincidente em crime doloso mesmo que o crime não tenha pena máxima superior a quatro anos.

V. O tribunal deve realizar a revisão nonagesimal da prisão preventiva, ainda que os autos do processo lá estejam em razão de competência recursal.

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2023) No que tange às nulidades no processo penal, é correto afirmar que a

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2023) Das alternativas a seguir, assinale aquela que não será admitida a interceptação telefônica.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a soma e a unificação das penas na execução penal e devem ser analisadas em consonância com a Lei de Execução Penal e com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere dispositivo de Constituição Estadual que impede a prestação de serviços financeiros ao Estado por instituições financeiras privadas sob controle estrangeiro, vedando que tais instituições operem na arrecadação de tributos e demais receitas e na movimentação de recursos financeiros estatais.

A propósito da compatibilidade de tal regramento com a Constituição Federal, tendo presente também a visão do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2023) Ao disciplinar o processo legislativo, a Constituição Federal, no seu artigo 65, estabelece que “O projeto de lei aprovado por uma Casa será revisto pela outra, em um só turno de discussão e votação, e enviado à sanção ou promulgação, se a Casa revisora o aprovar, ou arquivado, se o rejeitar”. Nos termos da disposição constitucional do parágrafo único desse artigo e do entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre a matéria, se o projeto for emendado na Casa revisora

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as finanças públicas, com a ordem econômica e financeira e com a isonomia entre os agentes econômicos, devendo ser apreciadas em consonância com a disciplina da Constituição Federal e também com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Julgue, com base na Lei das Eleições (Lei 9.504/97), os itens a seguir expostos.

I. A contratação direta ou terceirizada de pessoal para prestação de serviços referentes a atividades de militância e mobilização de rua nas campanhas eleitorais, em Municípios com até 30.000 (trinta mil) eleitores, não excederá a 1% (um por cento) do eleitorado, limite esse que é imposto a cada candidato.

II. Consoante expressa disposição legal, a contratação de pessoal para prestação de serviços nas campanhas eleitorais não gera vínculo empregatício com o candidato ou partido contratantes.

III. As emissoras de rádio e televisão não têm direito a compensação fiscal pela cedência do horário gratuito previsto em lei, uma vez que a radiodifusão sonora e de sons e imagens consubstancia serviço público, dos quais delegatárias.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito da Assembleia-Geral de Credores e respectivas deliberações sobre o Plano de Recuperação Judicial, avalie as assertivas que seguem.

I. As deliberações da assembleia-geral de credores previstas na Lei 11.101/2005 poderão ser substituídas pela comprovação da adesão de credores que representem mais da metade do valor dos créditos sujeitos à recuperação judicial, observadas as exceções previstas na Lei 11.101/2005.

II. No processo recuperacional, são soberanas as decisões da assembleia geral de credores sobre o conteúdo do plano de reestruturação e sobre as objeções/oposições suscitadas, cabendo ao magistrado apenas o controle de legalidade do ato jurídico, o que decorre, principalmente, do interesse público consubstanciado no princípio da preservação da empresa e consectária manutenção das fontes de produção e de trabalho.

III. As deliberações, na forma por adesão, da Assembleia-geral de Credores serão fiscalizadas pelo administrador judicial, que emitirá parecer sobre sua regularidade, com oitiva do Ministério Público, previamente à sua homologação judicial, independentemente da concessão ou não da recuperação judicial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da recuperação judicial.

I. Para fins de aplicação da parte final do art. 49, § 3º, da Lei n. 11.101/2005, é do devedor o ônus da prova da essencialidade do bem.

II. Não se enquadrará nos créditos sujeitos à recuperação judicial aquele relativo à dívida constituída nos 3 últimos anos anteriores ao pedido de recuperação judicial, que tenha sido contraída com a finalidade de aquisição de propriedades rurais, bem como as respectivas garantias.

III. Na recuperação judicial de companhia aberta, serão obrigatórios a formação e o funcionamento do conselho fiscal, nos termos da Lei nº 6.404/1976, enquanto durar a fase da recuperação judicial, incluído o período de cumprimento das obrigações assumidas pelo plano de recuperac?a?o.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que tange às limitações constitucionais ao poder de tributar, julgue os itens abaixo e marque a alternativa adequada.

I. É inconstitucional lei estadual que concede benefício fiscal sem a prévia estimativa de impacto orçamentário e financeiro exigida pelo art. 113 do ADCT.

II. As sociedades de economia mista prestadoras de ações e serviços de saúde não gozam da imunidade tributária recíproca, por concorrerem com hospitais e clínicas particulares que também prestam esse tipo de serviço.

III. Os serviços prestados pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, inclusive aqueles em que a empresa não age em regime de monopólio, estão abrangidos pela imunidade tributária recíproca.

IV. A imunidade tributária recíproca não se estende a empresa privada arrendatária de imóvel público, quando seja ela exploradora de atividade econômica com fins lucrativos. Nessa hipótese, é constitucional a cobrança do IPTU pelo Município, ainda que o bem imóvel seja de titularidade da União.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o ICMS, avalie as assertivas seguintes.

I. A redução da base de cálculo de ICMS equivale à isenção parcial, o que acarreta a anulação proporcional de crédito relativo às operações anteriores, salvo disposição em lei estadual em sentido contrário.

II. O estorno proporcional de crédito de ICMS efetuado pelo Estado de destino, em razão de crédito fiscal presumido concedido pelo Estado de origem sem autorização do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), não viola o princípio constitucional da não cumulatividade.

III. É inconstitucional a lei estadual ou distrital que, com amparo em convênio do CONFAZ, conceda remissão de créditos de ICMS oriundos de benefícios fiscais anteriormente julgados inconstitucionais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) De acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, o direito de acesso à informação no Direito Ambiental brasileiro compreende, entre outros, o direito a requerer a produção de informação ambiental não disponível para a Administração Pública, que consiste na chamada transparência:

 

(EMAGIS) Quanto à Administração Pública Direta e Indireta, assinale a alternativa incorreta.

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) João e Maria, ocupantes de cargos de provimento efetivo no âmbito da Administração Pública Federal, lograram se aposentar voluntariamente há dez anos. Em momento posterior, João, que se aposentara como engenheiro em uma autarquia, foi aprovado em concurso público de provas e títulos e tomou posse no cargo efetivo de professor no Município Alfa. Maria, por sua vez, que se aposentara como procuradora da Fazenda Nacional, veio a tomar posse, após o preenchimento dos requisitos exigidos, como procuradora do Estado Beta.

Técnicos do Tribunal de Contas da União, ao verificarem uma notícia anônima no sentido de que a situação de João e Maria estaria irregular, concluíram, corretamente, que a acumulação de proventos e de contraprestação estipendial é:

 

(EMAGIS) Sobre os poderes administrativos e os serviços públicos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere ação ajuizada por João e Maria, em decorrência da venda de imóvel de que eram proprietários, objetivando o reconhecimento do direito ao recolhimento do laudêmio com base na nova redação do art. 3º do Decreto-Lei 2.398/87, determinada pela Lei 13.240/2015, que excluiu as benfeitorias do cálculo daquela exação. Por conseguinte, pleiteiam a restituição dos valores pagos a maior (com base na redação original do referido Decreto) e o afastamento da multa cobrada por suposto atraso no dever de comunicação da transferência do imóvel.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) De acordo com a Lei nº 11.372/2006, que trata da forma de indicação dos membros do Conselho Nacional do Ministério Público, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA.

 

(Procurador do Estado de Rondônia – CEBRASPE/CESPE) – 2022) Acerca de universalismo e relativismo cultural em questões de globalização e direitos humanos, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Muito se discute, na teoria dos testemunhos, sobre a influência da psicanálise no testemunho de crianças perante o juízo. O tema é relevante, assim, na interação entre Psicologia e Direito. Sobre a Psicologia Lacaniana, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre as regras de impedimento e suspeição do magistrado, inclusive considerando recentes decisões sobre a matéria, marque a alternativa correta:

 

Objetivas DPF - Rodada 35.2023

(EMAGIS) Considere que, em decorrência dos crimes cometidos contra o regime democrático no dia 08 de janeiro de 2023, abra-se discussão sobre a melhor forma de reação penal. Sérgio, considerando que os autores de tais crimes, por seu radicalismo ideológico, não serão ressocializados, sustenta a necessidade de penas privativas de liberdade e elevadas, proporcionais ao dano causado, de forma a intimidar os delinquentes. Cristiano, acreditando na reinserção social mediante uma intervenção positiva na pessoa de tais delinquentes, sustenta que as penas a serem impostas tenham também o viés educativo, de demonstrar a tais agentes que suas preferências ideológicas devem ser exercidas dentro das regras constitucionais. Luiz, pragmático que é, foca sua análise na necessidade de recompor ao estado anterior aos delitos, sustentando que a pena deve envolver a reparação de todo o dano causado e aceitando, para isso, inclusive um modelo em que, mediante confissão do réu e reparação do dano, seja acordada a pena corporal que eventualmente lhe venha a ser imposta.

A propósito, e sob a ótica dos modelos criminológicos de reação ao delito, marque a alternativa CORRRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os efeitos da sentença penal condenatória e a extinção da punibilidade, marque a alternativa incorreta.

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2023) Crime ambiental praticado pela empresa A, a qual, posteriormente, tenha sido incorporada à empresa B, resulta

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta no que toca às medidas cautelares:

I. O juiz poderá manter a prisão preventiva já decretada mesmo que na sentença fixe o regime aberto como inicial para cumprimento de pena.

II. A contemporaneidade é requisito da prisão preventiva e diz respeito ao motivo ensejador da prisão, e não ao tempo em que praticado o crime.

III. O tempo de prisão provisória será computado para desconto na pena a ser cumprida, mas não tem influência na fixação do regime inicial de cumprimento de pena.

IV. Cabível em tese a prisão preventiva de reincidente em crime doloso mesmo que o crime não tenha pena máxima superior a quatro anos.

V. O tribunal deve realizar a revisão nonagesimal da prisão preventiva, ainda que os autos do processo lá estejam em razão de competência recursal.

 

(EMAGIS) Analise as assertivas a seguir:

I. É relativa a nulidade por ausência de advertência do direito de ficar calado.

II. A citação em legação estrangeira situada no Brasil deve ser feita por meio de carta rogatória.

III. João foi denunciado pelo crime de roubo circunstanciado pelo emprego de arma de fogo. Procurado em seu endereço, não foi encontrado, pelo que o juiz determinou sua citação por edital, depois de esgotados os meios de encontrá-lo. Nesse caso, o mero decurso do tempo é fundamento idôneo a ser usado para inquirição de testemunhas policiais a título de prova antecipada.

IV. Uma vez suspenso o processo e a prescrição porque o réu não foi encontrado, o tempo de duração da suspensão corresponde ao da prescrição da pena máxima cominada ao crime. Depois disso, o processo e a prescrição voltam a correr.

Diante das assertivas acima, analise as alternativas abaixo:

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2023) No que tange às nulidades no processo penal, é correto afirmar que a

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2023) Das alternativas a seguir, assinale aquela que não será admitida a interceptação telefônica.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a soma e a unificação das penas na execução penal e devem ser analisadas em consonância com a Lei de Execução Penal e com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere dispositivo de Constituição Estadual que impede a prestação de serviços financeiros ao Estado por instituições financeiras privadas sob controle estrangeiro, vedando que tais instituições operem na arrecadação de tributos e demais receitas e na movimentação de recursos financeiros estatais.

A propósito da compatibilidade de tal regramento com a Constituição Federal, tendo presente também a visão do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2023) Ao disciplinar o processo legislativo, a Constituição Federal, no seu artigo 65, estabelece que “O projeto de lei aprovado por uma Casa será revisto pela outra, em um só turno de discussão e votação, e enviado à sanção ou promulgação, se a Casa revisora o aprovar, ou arquivado, se o rejeitar”. Nos termos da disposição constitucional do parágrafo único desse artigo e do entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre a matéria, se o projeto for emendado na Casa revisora

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as finanças públicas, com a ordem econômica e financeira e com a isonomia entre os agentes econômicos, devendo ser apreciadas em consonância com a disciplina da Constituição Federal e também com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto à Administração Pública Direta e Indireta, assinale a alternativa incorreta.

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) João e Maria, ocupantes de cargos de provimento efetivo no âmbito da Administração Pública Federal, lograram se aposentar voluntariamente há dez anos. Em momento posterior, João, que se aposentara como engenheiro em uma autarquia, foi aprovado em concurso público de provas e títulos e tomou posse no cargo efetivo de professor no Município Alfa. Maria, por sua vez, que se aposentara como procuradora da Fazenda Nacional, veio a tomar posse, após o preenchimento dos requisitos exigidos, como procuradora do Estado Beta.

Técnicos do Tribunal de Contas da União, ao verificarem uma notícia anônima no sentido de que a situação de João e Maria estaria irregular, concluíram, corretamente, que a acumulação de proventos e de contraprestação estipendial é:

 

(EMAGIS) Sobre os poderes administrativos e os serviços públicos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere ação ajuizada por João e Maria, em decorrência da venda de imóvel de que eram proprietários, objetivando o reconhecimento do direito ao recolhimento do laudêmio com base na nova redação do art. 3º do Decreto-Lei 2.398/87, determinada pela Lei 13.240/2015, que excluiu as benfeitorias do cálculo daquela exação. Por conseguinte, pleiteiam a restituição dos valores pagos a maior (com base na redação original do referido Decreto) e o afastamento da multa cobrada por suposto atraso no dever de comunicação da transferência do imóvel.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com direitos reais e também com direitos das obrigações, especificamente a respeito de sua invocação pelo réu em contestação no processo de conhecimento. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a dação em pagamento, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da Assembleia-Geral de Credores e respectivas deliberações sobre o Plano de Recuperação Judicial, avalie as assertivas que seguem.

I. As deliberações da assembleia-geral de credores previstas na Lei 11.101/2005 poderão ser substituídas pela comprovação da adesão de credores que representem mais da metade do valor dos créditos sujeitos à recuperação judicial, observadas as exceções previstas na Lei 11.101/2005.

II. No processo recuperacional, são soberanas as decisões da assembleia geral de credores sobre o conteúdo do plano de reestruturação e sobre as objeções/oposições suscitadas, cabendo ao magistrado apenas o controle de legalidade do ato jurídico, o que decorre, principalmente, do interesse público consubstanciado no princípio da preservação da empresa e consectária manutenção das fontes de produção e de trabalho.

III. As deliberações, na forma por adesão, da Assembleia-geral de Credores serão fiscalizadas pelo administrador judicial, que emitirá parecer sobre sua regularidade, com oitiva do Ministério Público, previamente à sua homologação judicial, independentemente da concessão ou não da recuperação judicial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da recuperação judicial.

I. Para fins de aplicação da parte final do art. 49, § 3º, da Lei n. 11.101/2005, é do devedor o ônus da prova da essencialidade do bem.

II. Não se enquadrará nos créditos sujeitos à recuperação judicial aquele relativo à dívida constituída nos 3 últimos anos anteriores ao pedido de recuperação judicial, que tenha sido contraída com a finalidade de aquisição de propriedades rurais, bem como as respectivas garantias.

III. Na recuperação judicial de companhia aberta, serão obrigatórios a formação e o funcionamento do conselho fiscal, nos termos da Lei nº 6.404/1976, enquanto durar a fase da recuperação judicial, incluído o período de cumprimento das obrigações assumidas pelo plano de recuperac?a?o.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação à tutela provisória, assinale a opção correta:

 

(EMAGIS) Sobre a remessa necessária, considerados os regramentos do novo CPC, julgue os itens a seguir expostos.

I. Não se aplica a remessa necessária quando a condenação ou o proveito econômico obtido na causa for de valor certo e líquido inferior a 100 (cem) salários mínimos, relativamente aos Municípios e respectivas autarquias e fundações de direito público.

II. Não se aplica a remessa necessária quando a sentença estiver fundada em entendimento coincidente com orientação vinculante firmada no âmbito administrativo do próprio ente público, consolidada em manifestação, parecer ou súmula administrativa.

III. A sentença de rejeição dos embargos à execução opostos pela Fazenda Pública está, em regra, sujeita à remessa necessária.

IV. A dispensa da remessa necessária pressupõe que a sentença apresente valor líquido, o que não abrange aquela que depende de cálculos aritméticos para que o montante da condenação seja encontrado.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da execução por quantia certa, especificamente sobre o depósito em garantia do valor da execução, em conta judicial, realizado voluntariamente pelo executado ou mesmo em decorrência de bloqueio constritivo de suas contas bancárias.

I. Na fase de execução, o depósito judicial do montante (integral ou parcial) da condenação extingue a obrigação do devedor, nos limites da quantia depositada.

II. Na execução, o depósito efetuado a título de garantia do juízo ou decorrente da penhora de ativos financeiros não isenta o devedor do pagamento dos consectários de sua mora, conforme previstos no título executivo, devendo-se, quando da efetiva entrega do dinheiro ao credor, deduzir do montante final devido o saldo da conta judicial.

III. A satisfação do crédito exequendo far-se-á pela entrega do dinheiro ou pela adjudicação dos bens penhorados.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) O Tribunal Penal Internacional (TPI) foi instituído pelo Tratado de Roma, de 17 de julho de 1998, ratificado pelo Decreto Legislativo nº 112, de 6 de junho de 2002, e internalizado no Brasil por meio do Decreto nº 4.388, de 25 de setembro de 2002.

Sobre o TPI, é correto afirmar que:

 

(Procurador do Estado de Rondônia – CEBRASPE/CESPE) – 2022) Acerca de universalismo e relativismo cultural em questões de globalização e direitos humanos, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) João ingressou com ação previdenciária nos Juizados Especiais Federais, postulando a concessão do benefício de aposentadoria rural por idade. A sentença julgou improcedente o pedido. João, então, interpôs recurso inominado, o qual foi desprovido pela Turma Recursal. Considerado o caso narrado, é incorreto afirmar, à luz da legislação de regência e da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, que:

 

(EMAGIS) Sobre o FUNDEB, avalie as assertivas que seguem.

I. A orientação do TCU, que afasta a incidência da regra legal de vinculação de parte dos recursos do Fundo ao pagamento de remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública, caso se trate de recursos de complementação do FUNDEB pagos por meio de precatórios, encontra-se, segundo o STF, em conformidade com a Constituição Federal.

II. É constitucional o pagamento de honorários advocatícios contratuais com recursos alocados no FUNDEF/FUNDEB.

III. O Supremo Tribunal Federal superou parcialmente o entendimento pacificado no âmbito das duas Turmas que compõem a Primeira Seção do STJ, notadamente na possibilidade de utilização dos juros moratórios dos precatórios para pagamento dos honorários contratuais, à vista da natureza autônoma dos juros em relação à verba principal, vindo as Turmas da 1ª Seção do STJ a ajustarem seu entendimento.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que tange às limitações constitucionais ao poder de tributar, julgue os itens abaixo e marque a alternativa adequada.

I. É inconstitucional lei estadual que concede benefício fiscal sem a prévia estimativa de impacto orçamentário e financeiro exigida pelo art. 113 do ADCT.

II. As sociedades de economia mista prestadoras de ações e serviços de saúde não gozam da imunidade tributária recíproca, por concorrerem com hospitais e clínicas particulares que também prestam esse tipo de serviço.

III. Os serviços prestados pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, inclusive aqueles em que a empresa não age em regime de monopólio, estão abrangidos pela imunidade tributária recíproca.

IV. A imunidade tributária recíproca não se estende a empresa privada arrendatária de imóvel público, quando seja ela exploradora de atividade econômica com fins lucrativos. Nessa hipótese, é constitucional a cobrança do IPTU pelo Município, ainda que o bem imóvel seja de titularidade da União.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o crédito presumido de IPI, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o STJ, crédito presumido de IPI previsto no art. 1º da Lei n. 9.363/1996 integra, em regra, a base de cálculo do IRPJ e da CSLL, pois todo benefício fiscal, relativo a qualquer tributo, ao diminuir a carga tributária, acaba, indiretamente, majorando o lucro da empresa e, consequentemente, impactando na base de cálculo do imposto de renda, sobretudo à consideração de que, nessas situações, referido imposto está incidindo sobre o lucro da empresa, que é, direta ou indiretamente, influenciado por todas as receitas, créditos, benefícios, despesas e outros elementos.

II. A questão da inclusão do crédito prêmio do IPI na base de cálculo de IRPJ e CSLL é infraconstitucional, segundo o STF, não tendo repercussão geral.

III. O princípio da não cumulatividade não assegura o direito de crédito presumido de IPI para o contribuinte adquirente de insumos não tributados, isentos ou sujeitos à alíquota zero, entendimento aplicável às situações com suspensão de exigibilidade do IPI, vez que não é possível o creditamento, a qualquer título, se não houver cobrança do imposto na operação anterior, excetuadas as hipóteses de benefício fiscal concedido pelo legislador.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

Objetivas DP Estadual - Rodada 35.2023

(IBFC - 2022 - Técnico Administrativo (DPE MT)/Área Fim (e mais 1 concurso) Com relação às disposições constitucionais sobre a Defensoria Pública, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(   ) Às Defensorias Públicas Estaduais são asseguradas autonomia funcional e administrativa, mas a iniciativa de sua proposta orçamentária cabe à União.

(   ) A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, apenas judicialmente, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados.

(   ) Lei complementar organizará a Defensoria Pública da União e do Distrito Federal e dos Territórios e prescreverá normas gerais para sua organização nos Estados, em cargos de carreira, providos, na classe inicial, mediante concurso público de provas e títulos, assegurada a seus integrantes a garantia da inamovibilidade e vedado o exercício da advocacia fora das atribuições institucionais.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

 

(Procurador do Estado de Rondônia – CEBRASPE/CESPE) – 2022) Acerca de universalismo e relativismo cultural em questões de globalização e direitos humanos, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Considere que, em decorrência dos crimes cometidos contra o regime democrático no dia 08 de janeiro de 2023, abra-se discussão sobre a melhor forma de reação penal. Sérgio, considerando que os autores de tais crimes, por seu radicalismo ideológico, não serão ressocializados, sustenta a necessidade de penas privativas de liberdade e elevadas, proporcionais ao dano causado, de forma a intimidar os delinquentes. Cristiano, acreditando na reinserção social mediante uma intervenção positiva na pessoa de tais delinquentes, sustenta que as penas a serem impostas tenham também o viés educativo, de demonstrar a tais agentes que suas preferências ideológicas devem ser exercidas dentro das regras constitucionais. Luiz, pragmático que é, foca sua análise na necessidade de recompor ao estado anterior aos delitos, sustentando que a pena deve envolver a reparação de todo o dano causado e aceitando, para isso, inclusive um modelo em que, mediante confissão do réu e reparação do dano, seja acordada a pena corporal que eventualmente lhe venha a ser imposta.

A propósito, e sob a ótica dos modelos criminológicos de reação ao delito, marque a alternativa CORRRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os efeitos da sentença penal condenatória e a extinção da punibilidade, marque a alternativa incorreta.

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2023) Crime ambiental praticado pela empresa A, a qual, posteriormente, tenha sido incorporada à empresa B, resulta

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta no que toca às medidas cautelares:

I. O juiz poderá manter a prisão preventiva já decretada mesmo que na sentença fixe o regime aberto como inicial para cumprimento de pena.

II. A contemporaneidade é requisito da prisão preventiva e diz respeito ao motivo ensejador da prisão, e não ao tempo em que praticado o crime.

III. O tempo de prisão provisória será computado para desconto na pena a ser cumprida, mas não tem influência na fixação do regime inicial de cumprimento de pena.

IV. Cabível em tese a prisão preventiva de reincidente em crime doloso mesmo que o crime não tenha pena máxima superior a quatro anos.

V. O tribunal deve realizar a revisão nonagesimal da prisão preventiva, ainda que os autos do processo lá estejam em razão de competência recursal.

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2023) No que tange às nulidades no processo penal, é correto afirmar que a

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2023) Das alternativas a seguir, assinale aquela que não será admitida a interceptação telefônica.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a soma e a unificação das penas na execução penal e devem ser analisadas em consonância com a Lei de Execução Penal e com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com direitos reais e também com direitos das obrigações, especificamente a respeito de sua invocação pelo réu em contestação no processo de conhecimento. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a dação em pagamento, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o regime de bens no casamento e na união estável, avalie as assertivas que seguem.

I. É obrigatório, segundo o Código Civil, o regime da separação de bens no casamento da pessoa maior de 65 anos.

II. Não se aplica à união estável o regime da separação obrigatória de bens estabelecido no Código Civil para o casamento em decorrência da idade do nubente.

III. O STF negou o caráter constitucional da controvérsia acerca da validade do art. 1.641, II, do CC/02, que estabelece ser obrigatório o regime da separação de bens no casamento da pessoa em decorrência de sua elevada idade, e da aplicação dessa regra às uniões estáveis.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação à tutela provisória, assinale a opção correta:

 

(EMAGIS) Sobre a remessa necessária, considerados os regramentos do novo CPC, julgue os itens a seguir expostos.

I. Não se aplica a remessa necessária quando a condenação ou o proveito econômico obtido na causa for de valor certo e líquido inferior a 100 (cem) salários mínimos, relativamente aos Municípios e respectivas autarquias e fundações de direito público.

II. Não se aplica a remessa necessária quando a sentença estiver fundada em entendimento coincidente com orientação vinculante firmada no âmbito administrativo do próprio ente público, consolidada em manifestação, parecer ou súmula administrativa.

III. A sentença de rejeição dos embargos à execução opostos pela Fazenda Pública está, em regra, sujeita à remessa necessária.

IV. A dispensa da remessa necessária pressupõe que a sentença apresente valor líquido, o que não abrange aquela que depende de cálculos aritméticos para que o montante da condenação seja encontrado.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da execução por quantia certa, especificamente sobre o depósito em garantia do valor da execução, em conta judicial, realizado voluntariamente pelo executado ou mesmo em decorrência de bloqueio constritivo de suas contas bancárias.

I. Na fase de execução, o depósito judicial do montante (integral ou parcial) da condenação extingue a obrigação do devedor, nos limites da quantia depositada.

II. Na execução, o depósito efetuado a título de garantia do juízo ou decorrente da penhora de ativos financeiros não isenta o devedor do pagamento dos consectários de sua mora, conforme previstos no título executivo, devendo-se, quando da efetiva entrega do dinheiro ao credor, deduzir do montante final devido o saldo da conta judicial.

III. A satisfação do crédito exequendo far-se-á pela entrega do dinheiro ou pela adjudicação dos bens penhorados.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere dispositivo de Constituição Estadual que impede a prestação de serviços financeiros ao Estado por instituições financeiras privadas sob controle estrangeiro, vedando que tais instituições operem na arrecadação de tributos e demais receitas e na movimentação de recursos financeiros estatais.

A propósito da compatibilidade de tal regramento com a Constituição Federal, tendo presente também a visão do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2023) Ao disciplinar o processo legislativo, a Constituição Federal, no seu artigo 65, estabelece que “O projeto de lei aprovado por uma Casa será revisto pela outra, em um só turno de discussão e votação, e enviado à sanção ou promulgação, se a Casa revisora o aprovar, ou arquivado, se o rejeitar”. Nos termos da disposição constitucional do parágrafo único desse artigo e do entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre a matéria, se o projeto for emendado na Casa revisora

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as finanças públicas, com a ordem econômica e financeira e com a isonomia entre os agentes econômicos, devendo ser apreciadas em consonância com a disciplina da Constituição Federal e também com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto à Administração Pública Direta e Indireta, assinale a alternativa incorreta.

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) João e Maria, ocupantes de cargos de provimento efetivo no âmbito da Administração Pública Federal, lograram se aposentar voluntariamente há dez anos. Em momento posterior, João, que se aposentara como engenheiro em uma autarquia, foi aprovado em concurso público de provas e títulos e tomou posse no cargo efetivo de professor no Município Alfa. Maria, por sua vez, que se aposentara como procuradora da Fazenda Nacional, veio a tomar posse, após o preenchimento dos requisitos exigidos, como procuradora do Estado Beta.

Técnicos do Tribunal de Contas da União, ao verificarem uma notícia anônima no sentido de que a situação de João e Maria estaria irregular, concluíram, corretamente, que a acumulação de proventos e de contraprestação estipendial é:

 

(EMAGIS) Sobre os poderes administrativos e os serviços públicos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere ação ajuizada por João e Maria, em decorrência da venda de imóvel de que eram proprietários, objetivando o reconhecimento do direito ao recolhimento do laudêmio com base na nova redação do art. 3º do Decreto-Lei 2.398/87, determinada pela Lei 13.240/2015, que excluiu as benfeitorias do cálculo daquela exação. Por conseguinte, pleiteiam a restituição dos valores pagos a maior (com base na redação original do referido Decreto) e o afastamento da multa cobrada por suposto atraso no dever de comunicação da transferência do imóvel.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) De acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, o direito de acesso à informação no Direito Ambiental brasileiro compreende, entre outros, o direito a requerer a produção de informação ambiental não disponível para a Administração Pública, que consiste na chamada transparência:

 

(EMAGIS) No que tange às limitações constitucionais ao poder de tributar, julgue os itens abaixo e marque a alternativa adequada.

I. É inconstitucional lei estadual que concede benefício fiscal sem a prévia estimativa de impacto orçamentário e financeiro exigida pelo art. 113 do ADCT.

II. As sociedades de economia mista prestadoras de ações e serviços de saúde não gozam da imunidade tributária recíproca, por concorrerem com hospitais e clínicas particulares que também prestam esse tipo de serviço.

III. Os serviços prestados pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, inclusive aqueles em que a empresa não age em regime de monopólio, estão abrangidos pela imunidade tributária recíproca.

IV. A imunidade tributária recíproca não se estende a empresa privada arrendatária de imóvel público, quando seja ela exploradora de atividade econômica com fins lucrativos. Nessa hipótese, é constitucional a cobrança do IPTU pelo Município, ainda que o bem imóvel seja de titularidade da União.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o ICMS, avalie as assertivas seguintes.

I. A redução da base de cálculo de ICMS equivale à isenção parcial, o que acarreta a anulação proporcional de crédito relativo às operações anteriores, salvo disposição em lei estadual em sentido contrário.

II. O estorno proporcional de crédito de ICMS efetuado pelo Estado de destino, em razão de crédito fiscal presumido concedido pelo Estado de origem sem autorização do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), não viola o princípio constitucional da não cumulatividade.

III. É inconstitucional a lei estadual ou distrital que, com amparo em convênio do CONFAZ, conceda remissão de créditos de ICMS oriundos de benefícios fiscais anteriormente julgados inconstitucionais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da Assembleia-Geral de Credores e respectivas deliberações sobre o Plano de Recuperação Judicial, avalie as assertivas que seguem.

I. As deliberações da assembleia-geral de credores previstas na Lei 11.101/2005 poderão ser substituídas pela comprovação da adesão de credores que representem mais da metade do valor dos créditos sujeitos à recuperação judicial, observadas as exceções previstas na Lei 11.101/2005.

II. No processo recuperacional, são soberanas as decisões da assembleia geral de credores sobre o conteúdo do plano de reestruturação e sobre as objeções/oposições suscitadas, cabendo ao magistrado apenas o controle de legalidade do ato jurídico, o que decorre, principalmente, do interesse público consubstanciado no princípio da preservação da empresa e consectária manutenção das fontes de produção e de trabalho.

III. As deliberações, na forma por adesão, da Assembleia-geral de Credores serão fiscalizadas pelo administrador judicial, que emitirá parecer sobre sua regularidade, com oitiva do Ministério Público, previamente à sua homologação judicial, independentemente da concessão ou não da recuperação judicial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da recuperação judicial.

I. Para fins de aplicação da parte final do art. 49, § 3º, da Lei n. 11.101/2005, é do devedor o ônus da prova da essencialidade do bem.

II. Não se enquadrará nos créditos sujeitos à recuperação judicial aquele relativo à dívida constituída nos 3 últimos anos anteriores ao pedido de recuperação judicial, que tenha sido contraída com a finalidade de aquisição de propriedades rurais, bem como as respectivas garantias.

III. Na recuperação judicial de companhia aberta, serão obrigatórios a formação e o funcionamento do conselho fiscal, nos termos da Lei nº 6.404/1976, enquanto durar a fase da recuperação judicial, incluído o período de cumprimento das obrigações assumidas pelo plano de recuperac?a?o.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito do direito à convivência familiar e comunitária, previsto na Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA), assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Conhecida marca de hamburguer veiculou a seguinte propaganda: “the best burger in the word” (o melhor hamburger do mundo). Sob a ótica da jurisprudência do STJ, tal publicidade é:

 

Objetivas MPF - Rodada 35.2023

(EMAGIS) Considere dispositivo de Constituição Estadual que impede a prestação de serviços financeiros ao Estado por instituições financeiras privadas sob controle estrangeiro, vedando que tais instituições operem na arrecadação de tributos e demais receitas e na movimentação de recursos financeiros estatais.

A propósito da compatibilidade de tal regramento com a Constituição Federal, tendo presente também a visão do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2023) Ao disciplinar o processo legislativo, a Constituição Federal, no seu artigo 65, estabelece que “O projeto de lei aprovado por uma Casa será revisto pela outra, em um só turno de discussão e votação, e enviado à sanção ou promulgação, se a Casa revisora o aprovar, ou arquivado, se o rejeitar”. Nos termos da disposição constitucional do parágrafo único desse artigo e do entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre a matéria, se o projeto for emendado na Casa revisora

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as finanças públicas, com a ordem econômica e financeira e com a isonomia entre os agentes econômicos, devendo ser apreciadas em consonância com a disciplina da Constituição Federal e também com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(Procurador do Estado de Rondônia – CEBRASPE/CESPE) – 2022) Acerca de universalismo e relativismo cultural em questões de globalização e direitos humanos, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Julgue, com base na Lei das Eleições (Lei 9.504/97), os itens a seguir expostos.

I. A contratação direta ou terceirizada de pessoal para prestação de serviços referentes a atividades de militância e mobilização de rua nas campanhas eleitorais, em Municípios com até 30.000 (trinta mil) eleitores, não excederá a 1% (um por cento) do eleitorado, limite esse que é imposto a cada candidato.

II. Consoante expressa disposição legal, a contratação de pessoal para prestação de serviços nas campanhas eleitorais não gera vínculo empregatício com o candidato ou partido contratantes.

III. As emissoras de rádio e televisão não têm direito a compensação fiscal pela cedência do horário gratuito previsto em lei, uma vez que a radiodifusão sonora e de sons e imagens consubstancia serviço público, dos quais delegatárias.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Quanto à Administração Pública Direta e Indireta, assinale a alternativa incorreta.

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) João e Maria, ocupantes de cargos de provimento efetivo no âmbito da Administração Pública Federal, lograram se aposentar voluntariamente há dez anos. Em momento posterior, João, que se aposentara como engenheiro em uma autarquia, foi aprovado em concurso público de provas e títulos e tomou posse no cargo efetivo de professor no Município Alfa. Maria, por sua vez, que se aposentara como procuradora da Fazenda Nacional, veio a tomar posse, após o preenchimento dos requisitos exigidos, como procuradora do Estado Beta.

Técnicos do Tribunal de Contas da União, ao verificarem uma notícia anônima no sentido de que a situação de João e Maria estaria irregular, concluíram, corretamente, que a acumulação de proventos e de contraprestação estipendial é:

 

(EMAGIS) Sobre os poderes administrativos e os serviços públicos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere ação ajuizada por João e Maria, em decorrência da venda de imóvel de que eram proprietários, objetivando o reconhecimento do direito ao recolhimento do laudêmio com base na nova redação do art. 3º do Decreto-Lei 2.398/87, determinada pela Lei 13.240/2015, que excluiu as benfeitorias do cálculo daquela exação. Por conseguinte, pleiteiam a restituição dos valores pagos a maior (com base na redação original do referido Decreto) e o afastamento da multa cobrada por suposto atraso no dever de comunicação da transferência do imóvel.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) De acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, o direito de acesso à informação no Direito Ambiental brasileiro compreende, entre outros, o direito a requerer a produção de informação ambiental não disponível para a Administração Pública, que consiste na chamada transparência:

 

(EMAGIS) No que tange às limitações constitucionais ao poder de tributar, julgue os itens abaixo e marque a alternativa adequada.

I. É inconstitucional lei estadual que concede benefício fiscal sem a prévia estimativa de impacto orçamentário e financeiro exigida pelo art. 113 do ADCT.

II. As sociedades de economia mista prestadoras de ações e serviços de saúde não gozam da imunidade tributária recíproca, por concorrerem com hospitais e clínicas particulares que também prestam esse tipo de serviço.

III. Os serviços prestados pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, inclusive aqueles em que a empresa não age em regime de monopólio, estão abrangidos pela imunidade tributária recíproca.

IV. A imunidade tributária recíproca não se estende a empresa privada arrendatária de imóvel público, quando seja ela exploradora de atividade econômica com fins lucrativos. Nessa hipótese, é constitucional a cobrança do IPTU pelo Município, ainda que o bem imóvel seja de titularidade da União.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o crédito presumido de IPI, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o STJ, crédito presumido de IPI previsto no art. 1º da Lei n. 9.363/1996 integra, em regra, a base de cálculo do IRPJ e da CSLL, pois todo benefício fiscal, relativo a qualquer tributo, ao diminuir a carga tributária, acaba, indiretamente, majorando o lucro da empresa e, consequentemente, impactando na base de cálculo do imposto de renda, sobretudo à consideração de que, nessas situações, referido imposto está incidindo sobre o lucro da empresa, que é, direta ou indiretamente, influenciado por todas as receitas, créditos, benefícios, despesas e outros elementos.

II. A questão da inclusão do crédito prêmio do IPI na base de cálculo de IRPJ e CSLL é infraconstitucional, segundo o STF, não tendo repercussão geral.

III. O princípio da não cumulatividade não assegura o direito de crédito presumido de IPI para o contribuinte adquirente de insumos não tributados, isentos ou sujeitos à alíquota zero, entendimento aplicável às situações com suspensão de exigibilidade do IPI, vez que não é possível o creditamento, a qualquer título, se não houver cobrança do imposto na operação anterior, excetuadas as hipóteses de benefício fiscal concedido pelo legislador.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o FUNDEB, avalie as assertivas que seguem.

I. A orientação do TCU, que afasta a incidência da regra legal de vinculação de parte dos recursos do Fundo ao pagamento de remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública, caso se trate de recursos de complementação do FUNDEB pagos por meio de precatórios, encontra-se, segundo o STF, em conformidade com a Constituição Federal.

II. É constitucional o pagamento de honorários advocatícios contratuais com recursos alocados no FUNDEF/FUNDEB.

III. O Supremo Tribunal Federal superou parcialmente o entendimento pacificado no âmbito das duas Turmas que compõem a Primeira Seção do STJ, notadamente na possibilidade de utilização dos juros moratórios dos precatórios para pagamento dos honorários contratuais, à vista da natureza autônoma dos juros em relação à verba principal, vindo as Turmas da 1ª Seção do STJ a ajustarem seu entendimento.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) O Tribunal Penal Internacional (TPI) foi instituído pelo Tratado de Roma, de 17 de julho de 1998, ratificado pelo Decreto Legislativo nº 112, de 6 de junho de 2002, e internalizado no Brasil por meio do Decreto nº 4.388, de 25 de setembro de 2002.

Sobre o TPI, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Sobre o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Conhecida marca de hamburguer veiculou a seguinte propaganda: “the best burger in the word” (o melhor hamburger do mundo). Sob a ótica da jurisprudência do STJ, tal publicidade é:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com direitos reais e também com direitos das obrigações, especificamente a respeito de sua invocação pelo réu em contestação no processo de conhecimento. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a dação em pagamento, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação à tutela provisória, assinale a opção correta:

 

(EMAGIS) Sobre a remessa necessária, considerados os regramentos do novo CPC, julgue os itens a seguir expostos.

I. Não se aplica a remessa necessária quando a condenação ou o proveito econômico obtido na causa for de valor certo e líquido inferior a 100 (cem) salários mínimos, relativamente aos Municípios e respectivas autarquias e fundações de direito público.

II. Não se aplica a remessa necessária quando a sentença estiver fundada em entendimento coincidente com orientação vinculante firmada no âmbito administrativo do próprio ente público, consolidada em manifestação, parecer ou súmula administrativa.

III. A sentença de rejeição dos embargos à execução opostos pela Fazenda Pública está, em regra, sujeita à remessa necessária.

IV. A dispensa da remessa necessária pressupõe que a sentença apresente valor líquido, o que não abrange aquela que depende de cálculos aritméticos para que o montante da condenação seja encontrado.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da execução por quantia certa, especificamente sobre o depósito em garantia do valor da execução, em conta judicial, realizado voluntariamente pelo executado ou mesmo em decorrência de bloqueio constritivo de suas contas bancárias.

I. Na fase de execução, o depósito judicial do montante (integral ou parcial) da condenação extingue a obrigação do devedor, nos limites da quantia depositada.

II. Na execução, o depósito efetuado a título de garantia do juízo ou decorrente da penhora de ativos financeiros não isenta o devedor do pagamento dos consectários de sua mora, conforme previstos no título executivo, devendo-se, quando da efetiva entrega do dinheiro ao credor, deduzir do montante final devido o saldo da conta judicial.

III. A satisfação do crédito exequendo far-se-á pela entrega do dinheiro ou pela adjudicação dos bens penhorados.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Considere que, em decorrência dos crimes cometidos contra o regime democrático no dia 08 de janeiro de 2023, abra-se discussão sobre a melhor forma de reação penal. Sérgio, considerando que os autores de tais crimes, por seu radicalismo ideológico, não serão ressocializados, sustenta a necessidade de penas privativas de liberdade e elevadas, proporcionais ao dano causado, de forma a intimidar os delinquentes. Cristiano, acreditando na reinserção social mediante uma intervenção positiva na pessoa de tais delinquentes, sustenta que as penas a serem impostas tenham também o viés educativo, de demonstrar a tais agentes que suas preferências ideológicas devem ser exercidas dentro das regras constitucionais. Luiz, pragmático que é, foca sua análise na necessidade de recompor ao estado anterior aos delitos, sustentando que a pena deve envolver a reparação de todo o dano causado e aceitando, para isso, inclusive um modelo em que, mediante confissão do réu e reparação do dano, seja acordada a pena corporal que eventualmente lhe venha a ser imposta.

A propósito, e sob a ótica dos modelos criminológicos de reação ao delito, marque a alternativa CORRRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os efeitos da sentença penal condenatória e a extinção da punibilidade, marque a alternativa incorreta.

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2023) Crime ambiental praticado pela empresa A, a qual, posteriormente, tenha sido incorporada à empresa B, resulta

 

(EMAGIS) Analise as assertivas a seguir:

I. É relativa a nulidade por ausência de advertência do direito de ficar calado.

II. A citação em legação estrangeira situada no Brasil deve ser feita por meio de carta rogatória.

III. João foi denunciado pelo crime de roubo circunstanciado pelo emprego de arma de fogo. Procurado em seu endereço, não foi encontrado, pelo que o juiz determinou sua citação por edital, depois de esgotados os meios de encontrá-lo. Nesse caso, o mero decurso do tempo é fundamento idôneo a ser usado para inquirição de testemunhas policiais a título de prova antecipada.

IV. Uma vez suspenso o processo e a prescrição porque o réu não foi encontrado, o tempo de duração da suspensão corresponde ao da prescrição da pena máxima cominada ao crime. Depois disso, o processo e a prescrição voltam a correr.

Diante das assertivas acima, analise as alternativas abaixo:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta no que toca às medidas cautelares:

I. O juiz poderá manter a prisão preventiva já decretada mesmo que na sentença fixe o regime aberto como inicial para cumprimento de pena.

II. A contemporaneidade é requisito da prisão preventiva e diz respeito ao motivo ensejador da prisão, e não ao tempo em que praticado o crime.

III. O tempo de prisão provisória será computado para desconto na pena a ser cumprida, mas não tem influência na fixação do regime inicial de cumprimento de pena.

IV. Cabível em tese a prisão preventiva de reincidente em crime doloso mesmo que o crime não tenha pena máxima superior a quatro anos.

V. O tribunal deve realizar a revisão nonagesimal da prisão preventiva, ainda que os autos do processo lá estejam em razão de competência recursal.

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2023) No que tange às nulidades no processo penal, é correto afirmar que a

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2023) Das alternativas a seguir, assinale aquela que não será admitida a interceptação telefônica.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a soma e a unificação das penas na execução penal e devem ser analisadas em consonância com a Lei de Execução Penal e com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, devendo ser marcada a CORRETA.

 

Objetivas Magistratura Estadual - Rodada 35.2023

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com direitos reais e também com direitos das obrigações, especificamente a respeito de sua invocação pelo réu em contestação no processo de conhecimento. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a dação em pagamento, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o regime de bens no casamento e na união estável, avalie as assertivas que seguem.

I. É obrigatório, segundo o Código Civil, o regime da separação de bens no casamento da pessoa maior de 65 anos.

II. Não se aplica à união estável o regime da separação obrigatória de bens estabelecido no Código Civil para o casamento em decorrência da idade do nubente.

III. O STF negou o caráter constitucional da controvérsia acerca da validade do art. 1.641, II, do CC/02, que estabelece ser obrigatório o regime da separação de bens no casamento da pessoa em decorrência de sua elevada idade, e da aplicação dessa regra às uniões estáveis.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação à tutela provisória, assinale a opção correta:

 

(EMAGIS) Sobre a remessa necessária, considerados os regramentos do novo CPC, julgue os itens a seguir expostos.

I. Não se aplica a remessa necessária quando a condenação ou o proveito econômico obtido na causa for de valor certo e líquido inferior a 100 (cem) salários mínimos, relativamente aos Municípios e respectivas autarquias e fundações de direito público.

II. Não se aplica a remessa necessária quando a sentença estiver fundada em entendimento coincidente com orientação vinculante firmada no âmbito administrativo do próprio ente público, consolidada em manifestação, parecer ou súmula administrativa.

III. A sentença de rejeição dos embargos à execução opostos pela Fazenda Pública está, em regra, sujeita à remessa necessária.

IV. A dispensa da remessa necessária pressupõe que a sentença apresente valor líquido, o que não abrange aquela que depende de cálculos aritméticos para que o montante da condenação seja encontrado.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da execução por quantia certa, especificamente sobre o depósito em garantia do valor da execução, em conta judicial, realizado voluntariamente pelo executado ou mesmo em decorrência de bloqueio constritivo de suas contas bancárias.

I. Na fase de execução, o depósito judicial do montante (integral ou parcial) da condenação extingue a obrigação do devedor, nos limites da quantia depositada.

II. Na execução, o depósito efetuado a título de garantia do juízo ou decorrente da penhora de ativos financeiros não isenta o devedor do pagamento dos consectários de sua mora, conforme previstos no título executivo, devendo-se, quando da efetiva entrega do dinheiro ao credor, deduzir do montante final devido o saldo da conta judicial.

III. A satisfação do crédito exequendo far-se-á pela entrega do dinheiro ou pela adjudicação dos bens penhorados.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Conhecida marca de hamburguer veiculou a seguinte propaganda: “the best burger in the word” (o melhor hamburger do mundo). Sob a ótica da jurisprudência do STJ, tal publicidade é:

 

(EMAGIS) A respeito do direito à convivência familiar e comunitária, previsto na Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA), assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Considere que, em decorrência dos crimes cometidos contra o regime democrático no dia 08 de janeiro de 2023, abra-se discussão sobre a melhor forma de reação penal. Sérgio, considerando que os autores de tais crimes, por seu radicalismo ideológico, não serão ressocializados, sustenta a necessidade de penas privativas de liberdade e elevadas, proporcionais ao dano causado, de forma a intimidar os delinquentes. Cristiano, acreditando na reinserção social mediante uma intervenção positiva na pessoa de tais delinquentes, sustenta que as penas a serem impostas tenham também o viés educativo, de demonstrar a tais agentes que suas preferências ideológicas devem ser exercidas dentro das regras constitucionais. Luiz, pragmático que é, foca sua análise na necessidade de recompor ao estado anterior aos delitos, sustentando que a pena deve envolver a reparação de todo o dano causado e aceitando, para isso, inclusive um modelo em que, mediante confissão do réu e reparação do dano, seja acordada a pena corporal que eventualmente lhe venha a ser imposta.

A propósito, e sob a ótica dos modelos criminológicos de reação ao delito, marque a alternativa CORRRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os efeitos da sentença penal condenatória e a extinção da punibilidade, marque a alternativa incorreta.

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2023) Crime ambiental praticado pela empresa A, a qual, posteriormente, tenha sido incorporada à empresa B, resulta

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta no que toca às medidas cautelares:

I. O juiz poderá manter a prisão preventiva já decretada mesmo que na sentença fixe o regime aberto como inicial para cumprimento de pena.

II. A contemporaneidade é requisito da prisão preventiva e diz respeito ao motivo ensejador da prisão, e não ao tempo em que praticado o crime.

III. O tempo de prisão provisória será computado para desconto na pena a ser cumprida, mas não tem influência na fixação do regime inicial de cumprimento de pena.

IV. Cabível em tese a prisão preventiva de reincidente em crime doloso mesmo que o crime não tenha pena máxima superior a quatro anos.

V. O tribunal deve realizar a revisão nonagesimal da prisão preventiva, ainda que os autos do processo lá estejam em razão de competência recursal.

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2023) No que tange às nulidades no processo penal, é correto afirmar que a

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2023) Das alternativas a seguir, assinale aquela que não será admitida a interceptação telefônica.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a soma e a unificação das penas na execução penal e devem ser analisadas em consonância com a Lei de Execução Penal e com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere dispositivo de Constituição Estadual que impede a prestação de serviços financeiros ao Estado por instituições financeiras privadas sob controle estrangeiro, vedando que tais instituições operem na arrecadação de tributos e demais receitas e na movimentação de recursos financeiros estatais.

A propósito da compatibilidade de tal regramento com a Constituição Federal, tendo presente também a visão do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2023) Ao disciplinar o processo legislativo, a Constituição Federal, no seu artigo 65, estabelece que “O projeto de lei aprovado por uma Casa será revisto pela outra, em um só turno de discussão e votação, e enviado à sanção ou promulgação, se a Casa revisora o aprovar, ou arquivado, se o rejeitar”. Nos termos da disposição constitucional do parágrafo único desse artigo e do entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre a matéria, se o projeto for emendado na Casa revisora

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as finanças públicas, com a ordem econômica e financeira e com a isonomia entre os agentes econômicos, devendo ser apreciadas em consonância com a disciplina da Constituição Federal e também com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Julgue, com base na Lei das Eleições (Lei 9.504/97), os itens a seguir expostos.

I. A contratação direta ou terceirizada de pessoal para prestação de serviços referentes a atividades de militância e mobilização de rua nas campanhas eleitorais, em Municípios com até 30.000 (trinta mil) eleitores, não excederá a 1% (um por cento) do eleitorado, limite esse que é imposto a cada candidato.

II. Consoante expressa disposição legal, a contratação de pessoal para prestação de serviços nas campanhas eleitorais não gera vínculo empregatício com o candidato ou partido contratantes.

III. As emissoras de rádio e televisão não têm direito a compensação fiscal pela cedência do horário gratuito previsto em lei, uma vez que a radiodifusão sonora e de sons e imagens consubstancia serviço público, dos quais delegatárias.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito da Assembleia-Geral de Credores e respectivas deliberações sobre o Plano de Recuperação Judicial, avalie as assertivas que seguem.

I. As deliberações da assembleia-geral de credores previstas na Lei 11.101/2005 poderão ser substituídas pela comprovação da adesão de credores que representem mais da metade do valor dos créditos sujeitos à recuperação judicial, observadas as exceções previstas na Lei 11.101/2005.

II. No processo recuperacional, são soberanas as decisões da assembleia geral de credores sobre o conteúdo do plano de reestruturação e sobre as objeções/oposições suscitadas, cabendo ao magistrado apenas o controle de legalidade do ato jurídico, o que decorre, principalmente, do interesse público consubstanciado no princípio da preservação da empresa e consectária manutenção das fontes de produção e de trabalho.

III. As deliberações, na forma por adesão, da Assembleia-geral de Credores serão fiscalizadas pelo administrador judicial, que emitirá parecer sobre sua regularidade, com oitiva do Ministério Público, previamente à sua homologação judicial, independentemente da concessão ou não da recuperação judicial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da recuperação judicial.

I. Para fins de aplicação da parte final do art. 49, § 3º, da Lei n. 11.101/2005, é do devedor o ônus da prova da essencialidade do bem.

II. Não se enquadrará nos créditos sujeitos à recuperação judicial aquele relativo à dívida constituída nos 3 últimos anos anteriores ao pedido de recuperação judicial, que tenha sido contraída com a finalidade de aquisição de propriedades rurais, bem como as respectivas garantias.

III. Na recuperação judicial de companhia aberta, serão obrigatórios a formação e o funcionamento do conselho fiscal, nos termos da Lei nº 6.404/1976, enquanto durar a fase da recuperação judicial, incluído o período de cumprimento das obrigações assumidas pelo plano de recuperac?a?o.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que tange às limitações constitucionais ao poder de tributar, julgue os itens abaixo e marque a alternativa adequada.

I. É inconstitucional lei estadual que concede benefício fiscal sem a prévia estimativa de impacto orçamentário e financeiro exigida pelo art. 113 do ADCT.

II. As sociedades de economia mista prestadoras de ações e serviços de saúde não gozam da imunidade tributária recíproca, por concorrerem com hospitais e clínicas particulares que também prestam esse tipo de serviço.

III. Os serviços prestados pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, inclusive aqueles em que a empresa não age em regime de monopólio, estão abrangidos pela imunidade tributária recíproca.

IV. A imunidade tributária recíproca não se estende a empresa privada arrendatária de imóvel público, quando seja ela exploradora de atividade econômica com fins lucrativos. Nessa hipótese, é constitucional a cobrança do IPTU pelo Município, ainda que o bem imóvel seja de titularidade da União.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o ICMS, avalie as assertivas seguintes.

I. A redução da base de cálculo de ICMS equivale à isenção parcial, o que acarreta a anulação proporcional de crédito relativo às operações anteriores, salvo disposição em lei estadual em sentido contrário.

II. O estorno proporcional de crédito de ICMS efetuado pelo Estado de destino, em razão de crédito fiscal presumido concedido pelo Estado de origem sem autorização do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), não viola o princípio constitucional da não cumulatividade.

III. É inconstitucional a lei estadual ou distrital que, com amparo em convênio do CONFAZ, conceda remissão de créditos de ICMS oriundos de benefícios fiscais anteriormente julgados inconstitucionais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) De acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, o direito de acesso à informação no Direito Ambiental brasileiro compreende, entre outros, o direito a requerer a produção de informação ambiental não disponível para a Administração Pública, que consiste na chamada transparência:

 

(EMAGIS) Quanto à Administração Pública Direta e Indireta, assinale a alternativa incorreta.

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) João e Maria, ocupantes de cargos de provimento efetivo no âmbito da Administração Pública Federal, lograram se aposentar voluntariamente há dez anos. Em momento posterior, João, que se aposentara como engenheiro em uma autarquia, foi aprovado em concurso público de provas e títulos e tomou posse no cargo efetivo de professor no Município Alfa. Maria, por sua vez, que se aposentara como procuradora da Fazenda Nacional, veio a tomar posse, após o preenchimento dos requisitos exigidos, como procuradora do Estado Beta.

Técnicos do Tribunal de Contas da União, ao verificarem uma notícia anônima no sentido de que a situação de João e Maria estaria irregular, concluíram, corretamente, que a acumulação de proventos e de contraprestação estipendial é:

 

(EMAGIS) Sobre os poderes administrativos e os serviços públicos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere ação ajuizada por João e Maria, em decorrência da venda de imóvel de que eram proprietários, objetivando o reconhecimento do direito ao recolhimento do laudêmio com base na nova redação do art. 3º do Decreto-Lei 2.398/87, determinada pela Lei 13.240/2015, que excluiu as benfeitorias do cálculo daquela exação. Por conseguinte, pleiteiam a restituição dos valores pagos a maior (com base na redação original do referido Decreto) e o afastamento da multa cobrada por suposto atraso no dever de comunicação da transferência do imóvel.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Muito se discute, na teoria dos testemunhos, sobre a influência da psicanálise no testemunho de crianças perante o juízo. O tema é relevante, assim, na interação entre Psicologia e Direito. Sobre a Psicologia Lacaniana, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre as regras de impedimento e suspeição do magistrado, inclusive considerando recentes decisões sobre a matéria, marque a alternativa correta:

 

Objetivas - Rodada 35.2023

(EMAGIS) Considere dispositivo de Constituição Estadual que impede a prestação de serviços financeiros ao Estado por instituições financeiras privadas sob controle estrangeiro, vedando que tais instituições operem na arrecadação de tributos e demais receitas e na movimentação de recursos financeiros estatais.

A propósito da compatibilidade de tal regramento com a Constituição Federal, tendo presente também a visão do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2023) Ao disciplinar o processo legislativo, a Constituição Federal, no seu artigo 65, estabelece que “O projeto de lei aprovado por uma Casa será revisto pela outra, em um só turno de discussão e votação, e enviado à sanção ou promulgação, se a Casa revisora o aprovar, ou arquivado, se o rejeitar”. Nos termos da disposição constitucional do parágrafo único desse artigo e do entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre a matéria, se o projeto for emendado na Casa revisora

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as finanças públicas, com a ordem econômica e financeira e com a isonomia entre os agentes econômicos, devendo ser apreciadas em consonância com a disciplina da Constituição Federal e também com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto à Administração Pública Direta e Indireta, assinale a alternativa incorreta.

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) João e Maria, ocupantes de cargos de provimento efetivo no âmbito da Administração Pública Federal, lograram se aposentar voluntariamente há dez anos. Em momento posterior, João, que se aposentara como engenheiro em uma autarquia, foi aprovado em concurso público de provas e títulos e tomou posse no cargo efetivo de professor no Município Alfa. Maria, por sua vez, que se aposentara como procuradora da Fazenda Nacional, veio a tomar posse, após o preenchimento dos requisitos exigidos, como procuradora do Estado Beta.

Técnicos do Tribunal de Contas da União, ao verificarem uma notícia anônima no sentido de que a situação de João e Maria estaria irregular, concluíram, corretamente, que a acumulação de proventos e de contraprestação estipendial é:

 

(EMAGIS) Sobre os poderes administrativos e os serviços públicos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere ação ajuizada por João e Maria, em decorrência da venda de imóvel de que eram proprietários, objetivando o reconhecimento do direito ao recolhimento do laudêmio com base na nova redação do art. 3º do Decreto-Lei 2.398/87, determinada pela Lei 13.240/2015, que excluiu as benfeitorias do cálculo daquela exação. Por conseguinte, pleiteiam a restituição dos valores pagos a maior (com base na redação original do referido Decreto) e o afastamento da multa cobrada por suposto atraso no dever de comunicação da transferência do imóvel.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com direitos reais e também com direitos das obrigações, especificamente a respeito de sua invocação pelo réu em contestação no processo de conhecimento. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a dação em pagamento, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o regime de bens no casamento e na união estável, avalie as assertivas que seguem.

I. É obrigatório, segundo o Código Civil, o regime da separação de bens no casamento da pessoa maior de 65 anos.

II. Não se aplica à união estável o regime da separação obrigatória de bens estabelecido no Código Civil para o casamento em decorrência da idade do nubente.

III. O STF negou o caráter constitucional da controvérsia acerca da validade do art. 1.641, II, do CC/02, que estabelece ser obrigatório o regime da separação de bens no casamento da pessoa em decorrência de sua elevada idade, e da aplicação dessa regra às uniões estáveis.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito da Assembleia-Geral de Credores e respectivas deliberações sobre o Plano de Recuperação Judicial, avalie as assertivas que seguem.

I. As deliberações da assembleia-geral de credores previstas na Lei 11.101/2005 poderão ser substituídas pela comprovação da adesão de credores que representem mais da metade do valor dos créditos sujeitos à recuperação judicial, observadas as exceções previstas na Lei 11.101/2005.

II. No processo recuperacional, são soberanas as decisões da assembleia geral de credores sobre o conteúdo do plano de reestruturação e sobre as objeções/oposições suscitadas, cabendo ao magistrado apenas o controle de legalidade do ato jurídico, o que decorre, principalmente, do interesse público consubstanciado no princípio da preservação da empresa e consectária manutenção das fontes de produção e de trabalho.

III. As deliberações, na forma por adesão, da Assembleia-geral de Credores serão fiscalizadas pelo administrador judicial, que emitirá parecer sobre sua regularidade, com oitiva do Ministério Público, previamente à sua homologação judicial, independentemente da concessão ou não da recuperação judicial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da recuperação judicial.

I. Para fins de aplicação da parte final do art. 49, § 3º, da Lei n. 11.101/2005, é do devedor o ônus da prova da essencialidade do bem.

II. Não se enquadrará nos créditos sujeitos à recuperação judicial aquele relativo à dívida constituída nos 3 últimos anos anteriores ao pedido de recuperação judicial, que tenha sido contraída com a finalidade de aquisição de propriedades rurais, bem como as respectivas garantias.

III. Na recuperação judicial de companhia aberta, serão obrigatórios a formação e o funcionamento do conselho fiscal, nos termos da Lei nº 6.404/1976, enquanto durar a fase da recuperação judicial, incluído o período de cumprimento das obrigações assumidas pelo plano de recuperac?a?o.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação à tutela provisória, assinale a opção correta:

 

(EMAGIS) Sobre a remessa necessária, considerados os regramentos do novo CPC, julgue os itens a seguir expostos.

I. Não se aplica a remessa necessária quando a condenação ou o proveito econômico obtido na causa for de valor certo e líquido inferior a 100 (cem) salários mínimos, relativamente aos Municípios e respectivas autarquias e fundações de direito público.

II. Não se aplica a remessa necessária quando a sentença estiver fundada em entendimento coincidente com orientação vinculante firmada no âmbito administrativo do próprio ente público, consolidada em manifestação, parecer ou súmula administrativa.

III. A sentença de rejeição dos embargos à execução opostos pela Fazenda Pública está, em regra, sujeita à remessa necessária.

IV. A dispensa da remessa necessária pressupõe que a sentença apresente valor líquido, o que não abrange aquela que depende de cálculos aritméticos para que o montante da condenação seja encontrado.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da execução por quantia certa, especificamente sobre o depósito em garantia do valor da execução, em conta judicial, realizado voluntariamente pelo executado ou mesmo em decorrência de bloqueio constritivo de suas contas bancárias.

I. Na fase de execução, o depósito judicial do montante (integral ou parcial) da condenação extingue a obrigação do devedor, nos limites da quantia depositada.

II. Na execução, o depósito efetuado a título de garantia do juízo ou decorrente da penhora de ativos financeiros não isenta o devedor do pagamento dos consectários de sua mora, conforme previstos no título executivo, devendo-se, quando da efetiva entrega do dinheiro ao credor, deduzir do montante final devido o saldo da conta judicial.

III. A satisfação do crédito exequendo far-se-á pela entrega do dinheiro ou pela adjudicação dos bens penhorados.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que, em decorrência dos crimes cometidos contra o regime democrático no dia 08 de janeiro de 2023, abra-se discussão sobre a melhor forma de reação penal. Sérgio, considerando que os autores de tais crimes, por seu radicalismo ideológico, não serão ressocializados, sustenta a necessidade de penas privativas de liberdade e elevadas, proporcionais ao dano causado, de forma a intimidar os delinquentes. Cristiano, acreditando na reinserção social mediante uma intervenção positiva na pessoa de tais delinquentes, sustenta que as penas a serem impostas tenham também o viés educativo, de demonstrar a tais agentes que suas preferências ideológicas devem ser exercidas dentro das regras constitucionais. Luiz, pragmático que é, foca sua análise na necessidade de recompor ao estado anterior aos delitos, sustentando que a pena deve envolver a reparação de todo o dano causado e aceitando, para isso, inclusive um modelo em que, mediante confissão do réu e reparação do dano, seja acordada a pena corporal que eventualmente lhe venha a ser imposta.

A propósito, e sob a ótica dos modelos criminológicos de reação ao delito, marque a alternativa CORRRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os efeitos da sentença penal condenatória e a extinção da punibilidade, marque a alternativa incorreta.

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2023) Crime ambiental praticado pela empresa A, a qual, posteriormente, tenha sido incorporada à empresa B, resulta

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta no que toca às medidas cautelares:

I. O juiz poderá manter a prisão preventiva já decretada mesmo que na sentença fixe o regime aberto como inicial para cumprimento de pena.

II. A contemporaneidade é requisito da prisão preventiva e diz respeito ao motivo ensejador da prisão, e não ao tempo em que praticado o crime.

III. O tempo de prisão provisória será computado para desconto na pena a ser cumprida, mas não tem influência na fixação do regime inicial de cumprimento de pena.

IV. Cabível em tese a prisão preventiva de reincidente em crime doloso mesmo que o crime não tenha pena máxima superior a quatro anos.

V. O tribunal deve realizar a revisão nonagesimal da prisão preventiva, ainda que os autos do processo lá estejam em razão de competência recursal.

 

(EMAGIS) Analise as assertivas a seguir:

I. É relativa a nulidade por ausência de advertência do direito de ficar calado.

II. A citação em legação estrangeira situada no Brasil deve ser feita por meio de carta rogatória.

III. João foi denunciado pelo crime de roubo circunstanciado pelo emprego de arma de fogo. Procurado em seu endereço, não foi encontrado, pelo que o juiz determinou sua citação por edital, depois de esgotados os meios de encontrá-lo. Nesse caso, o mero decurso do tempo é fundamento idôneo a ser usado para inquirição de testemunhas policiais a título de prova antecipada.

IV. Uma vez suspenso o processo e a prescrição porque o réu não foi encontrado, o tempo de duração da suspensão corresponde ao da prescrição da pena máxima cominada ao crime. Depois disso, o processo e a prescrição voltam a correr.

Diante das assertivas acima, analise as alternativas abaixo:

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2023) No que tange às nulidades no processo penal, é correto afirmar que a

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2023) Das alternativas a seguir, assinale aquela que não será admitida a interceptação telefônica.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a soma e a unificação das penas na execução penal e devem ser analisadas em consonância com a Lei de Execução Penal e com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange às limitações constitucionais ao poder de tributar, julgue os itens abaixo e marque a alternativa adequada.

I. É inconstitucional lei estadual que concede benefício fiscal sem a prévia estimativa de impacto orçamentário e financeiro exigida pelo art. 113 do ADCT.

II. As sociedades de economia mista prestadoras de ações e serviços de saúde não gozam da imunidade tributária recíproca, por concorrerem com hospitais e clínicas particulares que também prestam esse tipo de serviço.

III. Os serviços prestados pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, inclusive aqueles em que a empresa não age em regime de monopólio, estão abrangidos pela imunidade tributária recíproca.

IV. A imunidade tributária recíproca não se estende a empresa privada arrendatária de imóvel público, quando seja ela exploradora de atividade econômica com fins lucrativos. Nessa hipótese, é constitucional a cobrança do IPTU pelo Município, ainda que o bem imóvel seja de titularidade da União.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o ICMS, avalie as assertivas seguintes.

I. A redução da base de cálculo de ICMS equivale à isenção parcial, o que acarreta a anulação proporcional de crédito relativo às operações anteriores, salvo disposição em lei estadual em sentido contrário.

II. O estorno proporcional de crédito de ICMS efetuado pelo Estado de destino, em razão de crédito fiscal presumido concedido pelo Estado de origem sem autorização do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), não viola o princípio constitucional da não cumulatividade.

III. É inconstitucional a lei estadual ou distrital que, com amparo em convênio do CONFAZ, conceda remissão de créditos de ICMS oriundos de benefícios fiscais anteriormente julgados inconstitucionais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o crédito presumido de IPI, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o STJ, crédito presumido de IPI previsto no art. 1º da Lei n. 9.363/1996 integra, em regra, a base de cálculo do IRPJ e da CSLL, pois todo benefício fiscal, relativo a qualquer tributo, ao diminuir a carga tributária, acaba, indiretamente, majorando o lucro da empresa e, consequentemente, impactando na base de cálculo do imposto de renda, sobretudo à consideração de que, nessas situações, referido imposto está incidindo sobre o lucro da empresa, que é, direta ou indiretamente, influenciado por todas as receitas, créditos, benefícios, despesas e outros elementos.

II. A questão da inclusão do crédito prêmio do IPI na base de cálculo de IRPJ e CSLL é infraconstitucional, segundo o STF, não tendo repercussão geral.

III. O princípio da não cumulatividade não assegura o direito de crédito presumido de IPI para o contribuinte adquirente de insumos não tributados, isentos ou sujeitos à alíquota zero, entendimento aplicável às situações com suspensão de exigibilidade do IPI, vez que não é possível o creditamento, a qualquer título, se não houver cobrança do imposto na operação anterior, excetuadas as hipóteses de benefício fiscal concedido pelo legislador.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o FUNDEB, avalie as assertivas que seguem.

I. A orientação do TCU, que afasta a incidência da regra legal de vinculação de parte dos recursos do Fundo ao pagamento de remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública, caso se trate de recursos de complementação do FUNDEB pagos por meio de precatórios, encontra-se, segundo o STF, em conformidade com a Constituição Federal.

II. É constitucional o pagamento de honorários advocatícios contratuais com recursos alocados no FUNDEF/FUNDEB.

III. O Supremo Tribunal Federal superou parcialmente o entendimento pacificado no âmbito das duas Turmas que compõem a Primeira Seção do STJ, notadamente na possibilidade de utilização dos juros moratórios dos precatórios para pagamento dos honorários contratuais, à vista da natureza autônoma dos juros em relação à verba principal, vindo as Turmas da 1ª Seção do STJ a ajustarem seu entendimento.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) De acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, o direito de acesso à informação no Direito Ambiental brasileiro compreende, entre outros, o direito a requerer a produção de informação ambiental não disponível para a Administração Pública, que consiste na chamada transparência:

 

(EMAGIS) Sobre o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Conhecida marca de hamburguer veiculou a seguinte propaganda: “the best burger in the word” (o melhor hamburger do mundo). Sob a ótica da jurisprudência do STJ, tal publicidade é:

 

(EMAGIS) A respeito do direito à convivência familiar e comunitária, previsto na Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA), assinale a alternativa incorreta:

 

(Procurador do Estado de Rondônia – CEBRASPE/CESPE) – 2022) Acerca de universalismo e relativismo cultural em questões de globalização e direitos humanos, assinale a opção correta.

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) O Tribunal Penal Internacional (TPI) foi instituído pelo Tratado de Roma, de 17 de julho de 1998, ratificado pelo Decreto Legislativo nº 112, de 6 de junho de 2002, e internalizado no Brasil por meio do Decreto nº 4.388, de 25 de setembro de 2002.

Sobre o TPI, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Julgue, com base na Lei das Eleições (Lei 9.504/97), os itens a seguir expostos.

I. A contratação direta ou terceirizada de pessoal para prestação de serviços referentes a atividades de militância e mobilização de rua nas campanhas eleitorais, em Municípios com até 30.000 (trinta mil) eleitores, não excederá a 1% (um por cento) do eleitorado, limite esse que é imposto a cada candidato.

II. Consoante expressa disposição legal, a contratação de pessoal para prestação de serviços nas campanhas eleitorais não gera vínculo empregatício com o candidato ou partido contratantes.

III. As emissoras de rádio e televisão não têm direito a compensação fiscal pela cedência do horário gratuito previsto em lei, uma vez que a radiodifusão sonora e de sons e imagens consubstancia serviço público, dos quais delegatárias.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) João ingressou com ação previdenciária nos Juizados Especiais Federais, postulando a concessão do benefício de aposentadoria rural por idade. A sentença julgou improcedente o pedido. João, então, interpôs recurso inominado, o qual foi desprovido pela Turma Recursal. Considerado o caso narrado, é incorreto afirmar, à luz da legislação de regência e da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, que:

 

(Procurador do Município de Ubá/MG – FUNDEP – 2021) Com relação ao salário e à remuneração, assinale a alternativa correta.

 

(Procurador do Município de Gaspar/SC – IESES – 2021) Assinale a alternativa INCORRETA, considerando o art. 896 da Consolidação das Leis do Trabalho:

Cabe Recurso de Revista para Turma do Tribunal Superior do Trabalho das decisões proferidas em grau de recurso ordinário, em dissídio individual, pelos Tribunais Regionais do Trabalho, quando:

 

(EMAGIS) De acordo com a Lei nº 11.372/2006, que trata da forma de indicação dos membros do Conselho Nacional do Ministério Público, assinale a alternativa incorreta:

 

(IBFC - 2022 - Técnico Administrativo (DPE MT)/Área Fim (e mais 1 concurso) Com relação às disposições constitucionais sobre a Defensoria Pública, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(   ) Às Defensorias Públicas Estaduais são asseguradas autonomia funcional e administrativa, mas a iniciativa de sua proposta orçamentária cabe à União.

(   ) A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, apenas judicialmente, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados.

(   ) Lei complementar organizará a Defensoria Pública da União e do Distrito Federal e dos Territórios e prescreverá normas gerais para sua organização nos Estados, em cargos de carreira, providos, na classe inicial, mediante concurso público de provas e títulos, assegurada a seus integrantes a garantia da inamovibilidade e vedado o exercício da advocacia fora das atribuições institucionais.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

 

(EMAGIS) Muito se discute, na teoria dos testemunhos, sobre a influência da psicanálise no testemunho de crianças perante o juízo. O tema é relevante, assim, na interação entre Psicologia e Direito. Sobre a Psicologia Lacaniana, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre as regras de impedimento e suspeição do magistrado, inclusive considerando recentes decisões sobre a matéria, marque a alternativa correta:

 

Discursivas - Rodada 35.2023 - Questão 1

Um município editou a Lei Municipal XYZ em 2022, que estabelecia diretrizes gerais para a prorrogação e relicitação dos contratos de parceria entre o Município e a iniciativa privada. Foram propostas arguições de descumprimento de preceito fundamental contra essa lei. Sustentaram, dentre outros argumentos, a suposta existência de vício de inconstitucionalidade formal, uma vez que o projeto de lei que culminou na Lei municipal XYZ tramitou em apenas 04 dias, celeridade que contrariaria o devido processo legislativo. Pergunta-se: a Casa Legislativa tem o direito de decidir quando usar o rito de urgência na apreciação dos projetos de lei? Ou cabe intervenção do Poder Judiciário a respeito? Explique consistentemente (até 15 linhas).

Discursivas - Rodada 35.2023 - Questão 2

Jagunço Mulambo, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, cometeu o crime de lesão corporal grave (CP, art. 129, § 1º, I) contra sua companheira Sofrenilda das Dores.

Nesse contexto, de quem será a competência para processar e julgar Jagunço Mulambo?

Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.

Discursivas - Rodada 35.2023 - Questão 3

Maria da Glória é servidora pública do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Segundo a lei estadual, o vínculo de trabalho mantido com a instituição é regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (Decreto-Lei 5.452/43) e outros dispositivos estabelecidos na legislação local.

A servidora ingressou com ação junto a Vara de Juizado Especial paulista, discutindo a forma de cálculo de adicionais de tempo de serviço ("quinquênios"), invocando, para tanto, regramentos da Constituição do Estado de São Paulo/SP e da Lei estadual 10.261/68, que institui o regime jurídico dos funcionários públicos civis daquela unidade federativa.

Diante desse cenário, indaga-se: a competência para processar e julgar a ação em tela é da Justiça comum ou da Justiça do Trabalho?

Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.

Discursivas - Rodada 35.2023 - Questão 4

Dora e Caio propuseram ação por danos morais contra o Hospital Curador com fundamento na falha na prestação dos serviços hospitalares em razão de seu filho ter sofrido sequelas irreversíveis decorrentes de uma infecção adquirida na UTI neonatal. O hospital contestou alegando fato exclusivo da vítima pela prematuridade e baixo peso do recém-nascido. Apurou-se na instrução que outros recém-nascidos que não eram prematuros também contraíram a infecção.

Com base na situação descrita, discorra sobre a responsabilidade do hospital. Aborde na resposta as teorias da equivalência dos antecedentes e da causalidade adequada (ou dano direto e imediato). Resposta em, no máximo, 15 linhas.

Discursivas - Rodada 35.2023

Um município editou a Lei Municipal XYZ em 2022, que estabelecia diretrizes gerais para a prorrogação e relicitação dos contratos de parceria entre o Município e a iniciativa privada. Foram propostas arguições de descumprimento de preceito fundamental contra essa lei. Sustentaram, dentre outros argumentos, a suposta existência de vício de inconstitucionalidade formal, uma vez que o projeto de lei que culminou na Lei municipal XYZ tramitou em apenas 04 dias, celeridade que contrariaria o devido processo legislativo. Pergunta-se: a Casa Legislativa tem o direito de decidir quando usar o rito de urgência na apreciação dos projetos de lei? Ou cabe intervenção do Poder Judiciário a respeito? Explique consistentemente (até 15 linhas).

 

Jagunço Mulambo, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, cometeu o crime de lesão corporal grave (CP, art. 129, § 1º, I) contra sua companheira Sofrenilda das Dores.

Nesse contexto, de quem será a competência para processar e julgar Jagunço Mulambo?

Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.

 

Maria da Glória é servidora pública do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Segundo a lei estadual, o vínculo de trabalho mantido com a instituição é regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (Decreto-Lei 5.452/43) e outros dispositivos estabelecidos na legislação local.

A servidora ingressou com ação junto a Vara de Juizado Especial paulista, discutindo a forma de cálculo de adicionais de tempo de serviço ("quinquênios"), invocando, para tanto, regramentos da Constituição do Estado de São Paulo/SP e da Lei estadual 10.261/68, que institui o regime jurídico dos funcionários públicos civis daquela unidade federativa.

Diante desse cenário, indaga-se: a competência para processar e julgar a ação em tela é da Justiça comum ou da Justiça do Trabalho?

Responda, fundamentadamente, em até 15 (quinze) linhas.

 

Dora e Caio propuseram ação por danos morais contra o Hospital Curador com fundamento na falha na prestação dos serviços hospitalares em razão de seu filho ter sofrido sequelas irreversíveis decorrentes de uma infecção adquirida na UTI neonatal. O hospital contestou alegando fato exclusivo da vítima pela prematuridade e baixo peso do recém-nascido. Apurou-se na instrução que outros recém-nascidos que não eram prematuros também contraíram a infecção.

Com base na situação descrita, discorra sobre a responsabilidade do hospital. Aborde na resposta as teorias da equivalência dos antecedentes e da causalidade adequada (ou dano direto e imediato). Resposta em, no máximo, 15 linhas.

 

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 35.2023

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com direitos reais e também com direitos das obrigações, especificamente a respeito de sua invocação pelo réu em contestação no processo de conhecimento. Marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre a dação em pagamento, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o regime de bens no casamento e na união estável, avalie as assertivas que seguem.

I. É obrigatório, segundo o Código Civil, o regime da separação de bens no casamento da pessoa maior de 65 anos.

II. Não se aplica à união estável o regime da separação obrigatória de bens estabelecido no Código Civil para o casamento em decorrência da idade do nubente.

III. O STF negou o caráter constitucional da controvérsia acerca da validade do art. 1.641, II, do CC/02, que estabelece ser obrigatório o regime da separação de bens no casamento da pessoa em decorrência de sua elevada idade, e da aplicação dessa regra às uniões estáveis.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação à tutela provisória, assinale a opção correta:

 

(EMAGIS) Sobre a remessa necessária, considerados os regramentos do novo CPC, julgue os itens a seguir expostos.

I. Não se aplica a remessa necessária quando a condenação ou o proveito econômico obtido na causa for de valor certo e líquido inferior a 100 (cem) salários mínimos, relativamente aos Municípios e respectivas autarquias e fundações de direito público.

II. Não se aplica a remessa necessária quando a sentença estiver fundada em entendimento coincidente com orientação vinculante firmada no âmbito administrativo do próprio ente público, consolidada em manifestação, parecer ou súmula administrativa.

III. A sentença de rejeição dos embargos à execução opostos pela Fazenda Pública está, em regra, sujeita à remessa necessária.

IV. A dispensa da remessa necessária pressupõe que a sentença apresente valor líquido, o que não abrange aquela que depende de cálculos aritméticos para que o montante da condenação seja encontrado.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da execução por quantia certa, especificamente sobre o depósito em garantia do valor da execução, em conta judicial, realizado voluntariamente pelo executado ou mesmo em decorrência de bloqueio constritivo de suas contas bancárias.

I. Na fase de execução, o depósito judicial do montante (integral ou parcial) da condenação extingue a obrigação do devedor, nos limites da quantia depositada.

II. Na execução, o depósito efetuado a título de garantia do juízo ou decorrente da penhora de ativos financeiros não isenta o devedor do pagamento dos consectários de sua mora, conforme previstos no título executivo, devendo-se, quando da efetiva entrega do dinheiro ao credor, deduzir do montante final devido o saldo da conta judicial.

III. A satisfação do crédito exequendo far-se-á pela entrega do dinheiro ou pela adjudicação dos bens penhorados.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Conhecida marca de hamburguer veiculou a seguinte propaganda: “the best burger in the word” (o melhor hamburger do mundo). Sob a ótica da jurisprudência do STJ, tal publicidade é:

 

(EMAGIS) A respeito do direito à convivência familiar e comunitária, previsto na Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA), assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Considere que, em decorrência dos crimes cometidos contra o regime democrático no dia 08 de janeiro de 2023, abra-se discussão sobre a melhor forma de reação penal. Sérgio, considerando que os autores de tais crimes, por seu radicalismo ideológico, não serão ressocializados, sustenta a necessidade de penas privativas de liberdade e elevadas, proporcionais ao dano causado, de forma a intimidar os delinquentes. Cristiano, acreditando na reinserção social mediante uma intervenção positiva na pessoa de tais delinquentes, sustenta que as penas a serem impostas tenham também o viés educativo, de demonstrar a tais agentes que suas preferências ideológicas devem ser exercidas dentro das regras constitucionais. Luiz, pragmático que é, foca sua análise na necessidade de recompor ao estado anterior aos delitos, sustentando que a pena deve envolver a reparação de todo o dano causado e aceitando, para isso, inclusive um modelo em que, mediante confissão do réu e reparação do dano, seja acordada a pena corporal que eventualmente lhe venha a ser imposta.

A propósito, e sob a ótica dos modelos criminológicos de reação ao delito, marque a alternativa CORRRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os efeitos da sentença penal condenatória e a extinção da punibilidade, marque a alternativa incorreta.

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2023) Crime ambiental praticado pela empresa A, a qual, posteriormente, tenha sido incorporada à empresa B, resulta

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta no que toca às medidas cautelares:

I. O juiz poderá manter a prisão preventiva já decretada mesmo que na sentença fixe o regime aberto como inicial para cumprimento de pena.

II. A contemporaneidade é requisito da prisão preventiva e diz respeito ao motivo ensejador da prisão, e não ao tempo em que praticado o crime.

III. O tempo de prisão provisória será computado para desconto na pena a ser cumprida, mas não tem influência na fixação do regime inicial de cumprimento de pena.

IV. Cabível em tese a prisão preventiva de reincidente em crime doloso mesmo que o crime não tenha pena máxima superior a quatro anos.

V. O tribunal deve realizar a revisão nonagesimal da prisão preventiva, ainda que os autos do processo lá estejam em razão de competência recursal.

 

(EMAGIS) Analise as assertivas a seguir:

I. É relativa a nulidade por ausência de advertência do direito de ficar calado.

II. A citação em legação estrangeira situada no Brasil deve ser feita por meio de carta rogatória.

III. João foi denunciado pelo crime de roubo circunstanciado pelo emprego de arma de fogo. Procurado em seu endereço, não foi encontrado, pelo que o juiz determinou sua citação por edital, depois de esgotados os meios de encontrá-lo. Nesse caso, o mero decurso do tempo é fundamento idôneo a ser usado para inquirição de testemunhas policiais a título de prova antecipada.

IV. Uma vez suspenso o processo e a prescrição porque o réu não foi encontrado, o tempo de duração da suspensão corresponde ao da prescrição da pena máxima cominada ao crime. Depois disso, o processo e a prescrição voltam a correr.

Diante das assertivas acima, analise as alternativas abaixo:

 

(MP/PA – Promotor de Justiça – CEBRASPE – 2023) No que tange às nulidades no processo penal, é correto afirmar que a

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2023) Das alternativas a seguir, assinale aquela que não será admitida a interceptação telefônica.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com a soma e a unificação das penas na execução penal e devem ser analisadas em consonância com a Lei de Execução Penal e com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere dispositivo de Constituição Estadual que impede a prestação de serviços financeiros ao Estado por instituições financeiras privadas sob controle estrangeiro, vedando que tais instituições operem na arrecadação de tributos e demais receitas e na movimentação de recursos financeiros estatais.

A propósito da compatibilidade de tal regramento com a Constituição Federal, tendo presente também a visão do Supremo Tribunal Federal, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/SP – Juiz de Direito Substituto – VUNESP – 2023) Ao disciplinar o processo legislativo, a Constituição Federal, no seu artigo 65, estabelece que “O projeto de lei aprovado por uma Casa será revisto pela outra, em um só turno de discussão e votação, e enviado à sanção ou promulgação, se a Casa revisora o aprovar, ou arquivado, se o rejeitar”. Nos termos da disposição constitucional do parágrafo único desse artigo e do entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre a matéria, se o projeto for emendado na Casa revisora

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as finanças públicas, com a ordem econômica e financeira e com a isonomia entre os agentes econômicos, devendo ser apreciadas em consonância com a disciplina da Constituição Federal e também com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

Marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Julgue, com base na Lei das Eleições (Lei 9.504/97), os itens a seguir expostos.

I. A contratação direta ou terceirizada de pessoal para prestação de serviços referentes a atividades de militância e mobilização de rua nas campanhas eleitorais, em Municípios com até 30.000 (trinta mil) eleitores, não excederá a 1% (um por cento) do eleitorado, limite esse que é imposto a cada candidato.

II. Consoante expressa disposição legal, a contratação de pessoal para prestação de serviços nas campanhas eleitorais não gera vínculo empregatício com o candidato ou partido contratantes.

III. As emissoras de rádio e televisão não têm direito a compensação fiscal pela cedência do horário gratuito previsto em lei, uma vez que a radiodifusão sonora e de sons e imagens consubstancia serviço público, dos quais delegatárias.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A respeito da Assembleia-Geral de Credores e respectivas deliberações sobre o Plano de Recuperação Judicial, avalie as assertivas que seguem.

I. As deliberações da assembleia-geral de credores previstas na Lei 11.101/2005 poderão ser substituídas pela comprovação da adesão de credores que representem mais da metade do valor dos créditos sujeitos à recuperação judicial, observadas as exceções previstas na Lei 11.101/2005.

II. No processo recuperacional, são soberanas as decisões da assembleia geral de credores sobre o conteúdo do plano de reestruturação e sobre as objeções/oposições suscitadas, cabendo ao magistrado apenas o controle de legalidade do ato jurídico, o que decorre, principalmente, do interesse público consubstanciado no princípio da preservação da empresa e consectária manutenção das fontes de produção e de trabalho.

III. As deliberações, na forma por adesão, da Assembleia-geral de Credores serão fiscalizadas pelo administrador judicial, que emitirá parecer sobre sua regularidade, com oitiva do Ministério Público, previamente à sua homologação judicial, independentemente da concessão ou não da recuperação judicial.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da recuperação judicial.

I. Para fins de aplicação da parte final do art. 49, § 3º, da Lei n. 11.101/2005, é do devedor o ônus da prova da essencialidade do bem.

II. Não se enquadrará nos créditos sujeitos à recuperação judicial aquele relativo à dívida constituída nos 3 últimos anos anteriores ao pedido de recuperação judicial, que tenha sido contraída com a finalidade de aquisição de propriedades rurais, bem como as respectivas garantias.

III. Na recuperação judicial de companhia aberta, serão obrigatórios a formação e o funcionamento do conselho fiscal, nos termos da Lei nº 6.404/1976, enquanto durar a fase da recuperação judicial, incluído o período de cumprimento das obrigações assumidas pelo plano de recuperac?a?o.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que tange às limitações constitucionais ao poder de tributar, julgue os itens abaixo e marque a alternativa adequada.

I. É inconstitucional lei estadual que concede benefício fiscal sem a prévia estimativa de impacto orçamentário e financeiro exigida pelo art. 113 do ADCT.

II. As sociedades de economia mista prestadoras de ações e serviços de saúde não gozam da imunidade tributária recíproca, por concorrerem com hospitais e clínicas particulares que também prestam esse tipo de serviço.

III. Os serviços prestados pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, inclusive aqueles em que a empresa não age em regime de monopólio, estão abrangidos pela imunidade tributária recíproca.

IV. A imunidade tributária recíproca não se estende a empresa privada arrendatária de imóvel público, quando seja ela exploradora de atividade econômica com fins lucrativos. Nessa hipótese, é constitucional a cobrança do IPTU pelo Município, ainda que o bem imóvel seja de titularidade da União.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o ICMS, avalie as assertivas seguintes.

I. A redução da base de cálculo de ICMS equivale à isenção parcial, o que acarreta a anulação proporcional de crédito relativo às operações anteriores, salvo disposição em lei estadual em sentido contrário.

II. O estorno proporcional de crédito de ICMS efetuado pelo Estado de destino, em razão de crédito fiscal presumido concedido pelo Estado de origem sem autorização do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), não viola o princípio constitucional da não cumulatividade.

III. É inconstitucional a lei estadual ou distrital que, com amparo em convênio do CONFAZ, conceda remissão de créditos de ICMS oriundos de benefícios fiscais anteriormente julgados inconstitucionais.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre o crédito presumido de IPI, avalie as assertivas que seguem.

I. Segundo o STJ, crédito presumido de IPI previsto no art. 1º da Lei n. 9.363/1996 integra, em regra, a base de cálculo do IRPJ e da CSLL, pois todo benefício fiscal, relativo a qualquer tributo, ao diminuir a carga tributária, acaba, indiretamente, majorando o lucro da empresa e, consequentemente, impactando na base de cálculo do imposto de renda, sobretudo à consideração de que, nessas situações, referido imposto está incidindo sobre o lucro da empresa, que é, direta ou indiretamente, influenciado por todas as receitas, créditos, benefícios, despesas e outros elementos.

II. A questão da inclusão do crédito prêmio do IPI na base de cálculo de IRPJ e CSLL é infraconstitucional, segundo o STF, não tendo repercussão geral.

III. O princípio da não cumulatividade não assegura o direito de crédito presumido de IPI para o contribuinte adquirente de insumos não tributados, isentos ou sujeitos à alíquota zero, entendimento aplicável às situações com suspensão de exigibilidade do IPI, vez que não é possível o creditamento, a qualquer título, se não houver cobrança do imposto na operação anterior, excetuadas as hipóteses de benefício fiscal concedido pelo legislador.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) De acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, o direito de acesso à informação no Direito Ambiental brasileiro compreende, entre outros, o direito a requerer a produção de informação ambiental não disponível para a Administração Pública, que consiste na chamada transparência:

 

(EMAGIS) Quanto à Administração Pública Direta e Indireta, assinale a alternativa incorreta.

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) João e Maria, ocupantes de cargos de provimento efetivo no âmbito da Administração Pública Federal, lograram se aposentar voluntariamente há dez anos. Em momento posterior, João, que se aposentara como engenheiro em uma autarquia, foi aprovado em concurso público de provas e títulos e tomou posse no cargo efetivo de professor no Município Alfa. Maria, por sua vez, que se aposentara como procuradora da Fazenda Nacional, veio a tomar posse, após o preenchimento dos requisitos exigidos, como procuradora do Estado Beta.

Técnicos do Tribunal de Contas da União, ao verificarem uma notícia anônima no sentido de que a situação de João e Maria estaria irregular, concluíram, corretamente, que a acumulação de proventos e de contraprestação estipendial é:

 

(EMAGIS) Sobre os poderes administrativos e os serviços públicos, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Considere ação ajuizada por João e Maria, em decorrência da venda de imóvel de que eram proprietários, objetivando o reconhecimento do direito ao recolhimento do laudêmio com base na nova redação do art. 3º do Decreto-Lei 2.398/87, determinada pela Lei 13.240/2015, que excluiu as benfeitorias do cálculo daquela exação. Por conseguinte, pleiteiam a restituição dos valores pagos a maior (com base na redação original do referido Decreto) e o afastamento da multa cobrada por suposto atraso no dever de comunicação da transferência do imóvel.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) João ingressou com ação previdenciária nos Juizados Especiais Federais, postulando a concessão do benefício de aposentadoria rural por idade. A sentença julgou improcedente o pedido. João, então, interpôs recurso inominado, o qual foi desprovido pela Turma Recursal. Considerado o caso narrado, é incorreto afirmar, à luz da legislação de regência e da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, que:

 

(Procurador do Estado de Rondônia – CEBRASPE/CESPE) – 2022) Acerca de universalismo e relativismo cultural em questões de globalização e direitos humanos, assinale a opção correta.

 

(TRF1 – Juiz Federal Substituto – FGV – 2023) O Tribunal Penal Internacional (TPI) foi instituído pelo Tratado de Roma, de 17 de julho de 1998, ratificado pelo Decreto Legislativo nº 112, de 6 de junho de 2002, e internalizado no Brasil por meio do Decreto nº 4.388, de 25 de setembro de 2002.

Sobre o TPI, é correto afirmar que:

 

(EMAGIS) Muito se discute, na teoria dos testemunhos, sobre a influência da psicanálise no testemunho de crianças perante o juízo. O tema é relevante, assim, na interação entre Psicologia e Direito. Sobre a Psicologia Lacaniana, marque a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre as regras de impedimento e suspeição do magistrado, inclusive considerando recentes decisões sobre a matéria, marque a alternativa correta:

 

Defensoria Pública Estadual - Rodada 35.2023

Embora tenha sido designado sobre o sexo masculino ao nascimento, desde tenra idade, Anderson da Silva, atualmente com 16 anos de idade, apresentou irresistível inclinação aos marcadores sociais femininos logo na infância. Após um extenso processo de vivências e descobertas, se entendeu enquanto pessoa transexual do gênero feminino.

Tal identidade passou a ser vivida em tempo integral, inclusive com a adoção do prenome Luana perante a sociedade, com o reiterado uso e apresentação deste para a comunidade, caindo em desuso o nome civil de registro, a ponto de não reconhecimento de Anderson por tal nome diante de pessoas próximas.

Em razão da inadequação no nome e do gênero registrais com a identidade de fato autopercebida e vivida, Anderson vem passando por intenso sofrimento e discriminação, na medida em que a incongruência do nome registral masculino com sua identidade autopercebida causa incompreensível resistência de parte da população, particularmente no ambiente escolar. Em razão da inadequação no nome e do gênero registrais com a identidade de fato autopercebida e vivida, Anderson vem passando por intenso sofrimento e discriminação, na medida em que a incongruência do nome registral masculino com sua identidade autopercebida causa incompreensível resistência de parte da população, particularmente no ambiente escolar.

Atualmente, o nome de registro de Anderson é utilizado apenas em caso de acesso a algum serviço formal que exija a apresentação de documento de identificação, já não servindo como marco de identificação, e reiteradamente gerando controvérsia sobre a validade da documentação apresentada.
 
Acolhido e compreendido pela família, que reconhece o seu processo de transição, Anderson, acompanhado de seus pais, apresentou-se pessoalmente na Defensoria Pública para tratar do assunto e na busca de providências formais para sanar tal situação.
 
Na condição de Defensor(a) Público(a) responsável pelo caso, adote a medida judicial mais adequada e apta a garantir os interesses da assistida. Organize sua peça na forma de tópicos e tente elaborar a petição utilizando apenas a legislação, sem a consulta de livros ou de jurisprudência.

 

Sentença Federal - Rodada 35.2023

Na rodada 35.2023, estudaremos o caso da sentença criminal do XX Concurso para a magistratura federal do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Segue abaixo tal prova. Bom exercício!  

Considere a narrativa abaixo. Os dois primeiros parágrafos foram extraídos da denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal. Os demais constituem descrição das diligências investigatórias, provas obtidas e atos funcionais e processuais praticados.

A partir disso elabore sentença de natureza criminal, abordando eventuais preliminares e, se o caso, as questões de mérito. É dispensado o relatório, podendo o candidato passar diretamente à fundamentação.

Em caso de condenação de um ou mais denunciados, prossiga com a dosimetria da pena.

Os elementos de prova existentes são aqueles indicados na descrição abaixo e o(a) candidato(a) deverá ater-se a eles na sua análise e fundamentação, não devendo criar fatos, locais ou personagens novos.

Para todos os efeitos legais a sentença está sendo prolatada na data de realização desta prova.

“Antônio e Bernardo, no dia 20/12/2017, abordaram a vítima Célia, tesoureira da Caixa Econômica Federal da agência da rua do Sumidouro, quando esta saía de sua casa para o trabalho. A vítima foi obrigada a entrar em um veículo, onde estavam Daiane?e Éverton. Daiane dirigiu o veículo, enquanto Éverton, com uma arma de fogo visível em sua cintura, passou a mostrar a Célia diversas fotos impressas de seus filhos em frente à escola onde estudavam, de seu marido entrando em seu local de trabalho, bem como da academia que a vítima frequentava. Éverton disse que conheciam sua rotina e que Célia deveria seguir as instruções do grupo. Colocou, então, um aparato que parecia ser uma bomba na cintura de Célia, entregaram-lhe um aparelho celular que ela deveria atender sempre que tocasse e disseram que ela deveria entrar na agência, abrir o cofre, pegar o dinheiro que ali havia, colocar em duas mochilas, juntamente com o aparelho celular, e entregar a um motoqueiro (Fábio) que estaria aguardando na saída da agência.

Célia, temendo por sua vida, subtraiu o dinheiro do cofre e o entregou ao motoqueiro. Logo a seguir, comunicou os fatos à polícia. Uma viatura que estava próxima ao local conseguiu localizar um motoqueiro com características idênticas às descritas por Célia e?tentou abordá-lo, mas este sacou uma arma de fogo e efetuou diversos disparos contra a viatura, tendo acertado um dos policiais de raspão no pescoço. A seguir, o motoqueiro conseguiu fugir, mas deixou cair um aparelho celular, que depois Célia reconheceu?como aquele que lhe fora entregue por Everton. O celular não tinha qualquer tipo de bloqueio por senha.

A Polícia Civil instaurou o inquérito policial n 123 para a apuração dos fatos. Foi encontrado, no aparelho apreendido, o registro de quatro ligações recebidas em horário pouco anterior à prática do crime, do terminal de n XXXX-ZZZZ.

O Delegado solicitou à operadora os dados cadastrais do terminal XXXX-ZZZZ, constatando que a linha estava em nome de Daiane de Souza, requerendo em juízo um mandado de busca e apreensão para o endereço constante do cadastro. O pedido foi?deferido pelo Juiz de Direito da 4ª Vara Criminal, em decisão fundamentada.

Ao efetuarem a busca e apreensão, os policiais constataram que o número da casa 386, constante do mandado judicial, não existia, mas uma moradora da rua, questionada, indicou aos policiais a casa de Daiane, em cuja garagem uma moto estava estacionada. Os policiais apresentaram o mandado a Daiane e entraram no local, onde verificaram que a motocicleta era bastante distinta daquela que buscavam, mas encontraram munição de uma pistola automática, de uso restrito, de fabricação estrangeira. Indagada sobre os fatos, Daiane disse que a munição seria de seu sobrinho Gabriel, que não teria arma de fogo, mas importara a munição do Paraguai por curiosidade. Os policiais não encontraram arma de fogo no local.

Daiane foi reconhecida por Célia em sede policial e, alguns dias depois, firmou acordo de colaboração premiada, devidamente assistida por sua advogada, no qual delatou Antônio, Bernardo e Everton. Disse, ainda, que manteve diversos contatos telefônicos com dois números de celulares, que pertenciam a Antônio e Everton, mas estavam ambos em nome de um primo de Antônio. Este primo foi ouvido pela Polícia e afirmou que Antônio lhe havia pedido alguns meses antes cópias de seus documentos para aquisição de um celular, com o que aquiesceu. Quanto ao motoqueiro, Daiane afirmou não saber quem era, tampouco dispor de dados para sua localização.

Foi estipulado no acordo de colaboração premiada que, caso as informações se revelassem eficazes para a obtenção de provas, a colaboradora poderia ter a pena reduzida em até 2/3, em regime inicial abeto.

Ao examinar o acordo de colaboração para fins de homologação, o Juiz de Direito da 4ª Vara Criminal entendeu que os fatos não seriam de sua competência, em razão de terem sido praticados contra o patrimônio da Caixa Econômica Federal, determinando o envio dos autos à Justiça Federal.

No âmbito federal, o Ministério Público Federal requereu a homologação do acordo de colaboração já estabelecido. O Juiz Federal homologou a colaboração e, a seguir, o MPF requereu judicialmente os extratos telefônicos da linha utilizada por Daiane, bem como das duas linhas registradas em nome do primo de Antônio, relativos aos últimos 6 (seis) meses. Requereu, ainda, os dados de localização dos 3 (três) aparelhos na data dos fatos investigados, a partir dos dados de conexão ERB (Estação Rádio Base), o que foi fundamentadamente deferido. A seguir, os autos foram enviados para a Polícia Federal para a continuidade das investigações.

A análise dos extratos telefônicos confirmou a existência de ligações frequentes com os 2 (dois) números de telefone celular registrados em nome do primo de Antônio. Os dados de localização revelaram que tais aparelhos, na data dos fatos apurados, estavam na área da residência de Célia no horário em que ela foi rendida, assim como o de Daiane. Mais tarde, um dos aparelhos em nome do primo de Antônio apareceu também em localidade próxima à agência bancária.

A seguir, Célia compareceu à Polícia Federal e reconheceu, por meio de fotografias, Everton, Antônio e Bernardo. O pequeno álbum que lhe foi apresentado continha unicamente as fotos desses três suspeitos.

A Polícia Federal requereu em juízo a prisão preventiva de Everton e Antônio, com o que aquiesceu o Ministério Público Federal. O Juiz Federal, invocando a garantia da ordem pública, decretou a prisão de Everton e Antônio, e também a prisão de Bernardo, pelas mesmas razões. Os habeas corpus apresentados pelos réus às instâncias superiores não lograram sucesso até o momento de prolação da sentença.

Os réus foram localizados e presos. A polícia verificou que contra Éverton constava outro mandado de prisão em razão de condenação por crime de roubo, transitada em julgado em 10/11/2017. Ao efetuar a sua prisão, os policiais apreenderam uma mochila com características idênticas a uma daquelas utilizadas na prática delitiva apurada, sendo que posteriormente Célia reconheceu a mochila, que também aparecia em imagens do circuito de câmeras da agência bancária.

Descobriu-se, finalmente, que Fábio havia sido condenado juntamente com Éverton naquele mesmo processo (mencionado no parágrafo acima) por roubo, em razão de ter fugido com o produto do crime em uma moto. Ouvido, Fábio admitiu que tinha amizade com Éverton desde sua infância, mas negou a participação nos fatos.

O prejuízo da Caixa Econômica Federal foi calculado em R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) e tal valor não foi recuperado.

Com base em tais elementos, o Ministério Público Federal ofereceu denúncia contra Antônio, Bernardo, Daiane, Éverton e Fábio pelos crimes do art. 157, § 3º c/c art. 14, II e art. 158, §1° e §3º, primeira parte, todos do Código Penal, bem como do art. 288,?parágrafo único do mesmo diploma. Gabriel, por sua vez, foi denunciado pela prática do delito do art. 18 c/c o art. 19, ambos da Lei n 10826/2003.

?A denúncia foi recebida pelo Juiz Federal em 20/02/2019. Os réus apresentaram resposta à acusação, por meio de seus defensores constituídos. O recebimento da denúncia foi confirmado e designadas datas para a instrução do feito.

Em juízo, Célia, ao depor e ver os seis réus sentados à mesa de audiência, afirmou reconhecer Éverton, Antônio e Daiane mas, quanto a Bernardo, disse não ter certeza de que fora um dos homens que a abordaram na saída de casa. Ela não reconheceu Fábio, afirmando que vira o motoqueiro apenas de capacete, e nem Gabriel.

Como testemunhas de acusação, depuseram em juízo os policiais que atenderam à ocorrência, inclusive aquele que foi ferido no tiroteio. Ele confirmou os fatos, mas não reconheceu qualquer dos réus como sendo o autor dos disparos.

Foi arrolado igualmente pela acusação o primo de Antônio, que havia sido ouvido em sede policial, mas não foi localizado e o MPF veio a desistir de sua oitiva.

Em seguida, Daiane foi ouvida na condição de colaboradora e confirmou integralmente o teor da colaboração firmada anteriormente.

Em seus interrogatórios, os demais réus negaram os fatos.

Prova pericial que veio aos autos por meio de laudo concluiu que ao menos 8 (oito) tiros foram disparados pelo motoqueiro contra a viatura policial, 4 (quatro) deles tendo atingido o veículo na altura do vidro do motorista. Como já dito, o policial que estava?conduzindo a viatura teve ferimento leve no pescoço, causado por um dos disparos que o atingiu de raspão, o que também foi objeto de laudo.

As folhas de antecedentes confirmaram a condenação de Everton e Fábio por roubo, como já aduzido acima. Revelaram também que constava contra Antônio condenação pela prática de roubo, estando pendente recurso de apelação interposto pela defesa. Em relação a Daiane, Bernardo e Gabriel, nada constava dos documentos.

Em memoriais, o Ministério Público Federal requereu a condenação dos réus, nos termos da denúncia.

A defesa de Daiane alegou que sua participação foi de menor importância, além de ter cumprido a colaboração premiada integralmente, requerendo o perdão judicial.

As defesas de Antônio e Bernardo alegaram a nulidade do início da investigação em razão de ter sido realizada pela Polícia Civil, o que também macularia todos os atos seguintes.

Antônio e Éverton alegaram também a nulidade do ato de reconhecimento por Célia na fase policial, que teve com objeto o aludido álbum de fotografias.

Fábio afirmou que o acordo de colaboração premiada seria nulo, por ter sido firmado pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, e não pelo Ministério Público Federal. 

A defesa de Gabriel alegou a nulidade da busca e apreensão efetuada na residência de Daiane, uma vez que o mandado indicava residência com outra numeração. 

Todos os réus, à exceção de Daiane, requereram a absolvição de todos os delitos, por ausência de provas. Éverton, Antônio e Bernardo reiteraram o pedido de revogação da prisão preventiva.”

 

Sentença Estadual - Rodada 34.2023

JÚNIOR, nascido em 12/01/1978, procurou AFRÂNIO, nascido em 15/05/2004, e CIRANO, nascido em 03/11/1990, para propor a eles a prática de um crime de roubo.

A vítima do crime seria LARISSA, amiga de JÚNIOR que tinha apenas 17 (dezessete) anos de idade e estava sozinha em razão da viagem de seus pais ao exterior, circunstâncias conhecidas por JÚNIOR e repassadas a AFRÂNIO e CIRANO.

CIRANO concordou com sua participação no crime e AFRÂNIO exigiu que JÚNIOR providenciasse uma arma de fogo para a prática criminosa, com receio da vítima reagir, pois era lutadora de muay thai. JÚNIOR concordou com a exigência, comprometendo-se a providenciar a referida arma.

Na noite de 20/12/2022, por volta das 19h, JÚNIOR encontrou-se com AFRÂNIO e CIRANO na frente do local da residência da vítima, localizada na Rua Humberto de Campos, nº 123, bairro Leblon, município do Rio de Janeiro, próximo ao Shopping Leblon.

JÚNIOR entregou a AFRÂNIO uma pistola .380, e combinou com os comparsas que permaneceria do lado de fora da residência aguardando a saída deles para empreenderem fuga.

AFRÂNIO e CIRANO ingressaram no local e encontraram LARISSA assistindo televisão em seu quarto, de camisola. A vítima foi ameaçada pelos criminosos, inclusive com a arma de fogo, sendo obrigada a indicar onde estavam os objetos de valor.

Após AFRÂNIO e CIRANO encherem duas mochilas com joias, dinheiro, perfumes e roupas e quando já estavam deixando o local com os bens subtraídos, AFRÂNIO decidiu retornar e violentar sexualmente a vítima LARISSA.

Assustado com a gravidade dos fatos, pois não haviam combinado isso, CIRANO fugiu do local, abandonando todos os objetos subtraídos. Fora da residência, CIRANO avisa JÚNIOR acerca dos eventos que estão se desenrolando no local do crime, ao que este responde que não irá se intrometer, mas que irá permanecer no local por manter seu interesse nos bens subtraídos.

Consta nos autos que AFRÂNIO submeteu a vítima a sexo oral e a outros atos libidinosos diversos da conjunção carnal e fugiu do local com as duas mochilas, em companhia de JÚNIOR.

Distantes do local do crime, JÚNIOR e AFRÂNIO dividiram entre si os objetos subtraídos e AFRÂNIO devolveu a arma de fogo para JÚNIOR.

A vítima registrou boletim de ocorrência e foi encaminhada para o Instituto Médico Legal para submissão a exame de corpo de delito e, logo após, ao Hospital Municipal para medidas profiláticas relativas a doenças sexualmente transmissíveis.

Laudo preliminar não apontou para ocorrência de violência sexual.

A análise das imagens das câmeras de segurança, instaladas na rua em que se localiza a residência da vítima, registraram o encontro dos criminosos na frente da casa, a entrada de CIRANO e AFRÂNIO, às 19h, a fuga de CIRANO às 19h30min e a saída de AFRÂNIO às 20h.

Com acesso às imagens, a vítima LARISSA reconheceu seu amigo JÚNIOR como sendo o criminoso que aguardou do lado de fora da residência e informou desconhecer os demais envolvidos na prática criminosa.

Em sede de reconhecimento fotográfico, colocada fotos de outros criminosos ao lado, a vítima reconheceu CIRANO e AFRÂNIO como sendo os criminosos que praticaram o crime de roubo, destacando que AFRÂNIO foi o responsável pela violência sexual.

No dia 23/12/2022, a polícia empreendeu diligências e logrou êxito em encontrar JÚNIOR, que negou ter qualquer envolvimento com o crime, afirmando que estava na rua, na data e hora do ocorrido, esperando uma visita que havia marcado de ir à sua residência. O contato com CIRANO e AFRÂNIO teria sido ocasional, tendo, apenas, os cumprimentado, pois conhecia CIRANO por meio de amigos em comum e AFRÂNIO era amigo de seu filho, Gustavo.

JÚNIOR esclareceu aos policiais que AFRÂNIO e Gustavo se conheceram durante o período em que foram submetidos a medida socioeducativa de internação na Fundação CASA, Gustavo pela prática de ato infracional equiparado ao crime de furto e AFRÂNIO pela prática de ato infracional equiparado ao crime de estupro.

De posse de mandado de busca e apreensão, expedido pelo juiz do plantão, os policiais, no mesmo dia, localizaram na residência de JÚNIOR parte dos bens subtraídos, escondidos em um fundo falso no armário do quarto de JÚNIOR, bem como a pistola calibre .380.

CIRANO também foi localizado em sua residência, no dia 26/12/2022, e confirmou a prática delitiva, narrando a atuação de cada um dos agentes, bem como todo planejamento que precedeu o crime. Informou, ainda, o endereço de AFRÂNIO.

No dia 27/12/2022, AFRÂNIO foi localizado e, em seu interrogatório perante a autoridade policial, exerceu seu direito constitucional de permanecer calado.

Em cumprimento a mandado de busca e apreensão, a polícia logrou êxito em localizar os demais bens roubados na residência de AFRÂNIO.

No dia 28/12/2022, a autoridade policial representou pela decretação da prisão preventiva dos corréus, pleito deferido pelo juiz de plantão, em 30/12/2022, com cumprimento da ordem de prisão em 02/01/2023.

O Ministério Público do Estado do Rio de janeiro denunciou, em 09/01/2023, JÚNIOR, CIRANO e AFRÂNIO, com base nos fatos supranarrados, imputando-lhes a prática dos seguintes crimes, em concurso material:

JÚNIOR: art. 157, § 2º, II e V e §2º-A, do Código Penal; art. 14, da Lei nº 10.826/03; art. 217-A, caput, do Código Penal.

CIRANO: art. 157, § 2º, II e V e §2º-A, do Código Penal; art. 14, da Lei nº 10.826/03.

AFRÂNIO: art. 157, § 2º, II e V e §2º-A, do Código Penal; art. 14, da Lei nº 10.826/03; art. 217-A, caput, do Código Penal.

A inicial acusatória foi recebida em 16/01/2023, acompanhada do respectivo Inquérito Policial, sendo determinada a citação dos corréus.

Devidamente citados, os réus apresentaram resposta à acusação no prazo legal.

A defesa de JÚNIOR baseou-se na ausência de qualquer envolvimento do réu com os fatos apurados, alegando que a imputação decorreu, exclusivamente, da narrativa fantasiosa de CIRANO, bem como que as imagens da câmera de segurança comprovam que o réu não ingressou na residência da vítima e que sua presença no local era comum, uma vez que morava ao lado da casa em que ocorreu o crime.

A defesa de AFRÂNIO sustentou a inocência do réu, bem como que o laudo preliminar comprovou a inocorrência de relação sexual entre o acusado e a vítima.

A defesa de CIRANO pleiteou o reconhecimento da desistência voluntária.

Decisão denegatória da absolvição sumária proferida.

Juntado laudo pericial definitivo que não apontou para a ocorrência de violência sexual.

Juntado laudo pericial comprovando o potencial lesivo da arma de fogo apreendida.

Em audiência de instrução e julgamento, realizada por meio de videoconferência, a vítima LARISSA, antes de ser ouvida, pleiteou a retirada do réu AFRÂNIO da sala da audiência, pelo temor que ainda lhe causa a imagem do agressor, pedido deferido pelo magistrado, sendo assegurada a presença do nobre Advogado de defesa por todo o tempo. A vítima confirmou em detalhes a narrativa fática contida na denúncia e reconheceu CIRANO como um dos criminosos, tendo reafirmado que AFRÂNIO não praticou com ela conjunção carnal, mas, sim, a forçou a prática de outros atos libidinosos, inclusive sexo oral. Foram ouvidos como testemunhas de acusação os policiais que deram cumprimento aos mandados de busca e apreensão, os quais confirmaram que os bens subtraídos da vítima LARISSA foram localizados nas residências de JÚNIOR e AFRÂNIO, bem como que a arma de fogo apreendida encontrava-se na residência de JÚNIOR. A defesa apresentou testemunhas abonatórias. Interrogados os réus, JÚNIOR e AFRÂNIO exerceram o direito constitucional ao silêncio. CIRANO, por sua vez, confirmou que os fatos se deram em consonância com o teor da denúncia, ressaltando que desconhece a sequência fática após a sua fuga do local.

Em alegações finais, o Ministério Público reiterou integralmente o pedido condenatório contido na denúncia, alegando que a autoria e a materialidade delitiva restaram cabalmente comprovadas nos autos.

A defesa de JÚNIOR apresentou alegações finais, sustentando:

a) preliminar de nulidade por ausência de representação da vítima, em relação ao crime de estupro;

b) preliminar de nulidade da prova testemunhal, por ausência de idoneidade do relato, uma vez que prestado por policiais;

c) impossibilidade de responsabilização do réu pelo estupro cometido;

d) absolvição do réu por ausência de provas.

A defesa de AFRÂNIO apresentou alegações finais, sustentando:

a) preliminar de nulidade por ausência de representação da vítima, em relação ao crime de estupro;

b) preliminar de nulidade processual por ofensa a ampla defesa em razão da retirada do réu da sessão virtual da audiência

c) preliminar de nulidade da prova testemunhal, por ausência de idoneidade do relato, uma vez que prestado por policiais;

d) absolvição do réu por ausência de provas, em especial considerando o laudo definitivo que apontou para ausência de vestígios de violência sexual, bem como em razão do reconhecimento do réu pela vítima não ter sido repetido em juízo.

A defesa de CIRANO apresentou alegações finais, sustentando:

a) o reconhecimento da desistência voluntária;

b) a incidência da atenuante da confissão.

Com base no relatório acima, elabore a sentença criminal adequada ao caso, sendo dispensado o relatório. Analise toda a matéria de direito processual e material pertinente para o julgamento, fundamentando-a com base na legislação, na doutrina e(ou) na jurisprudência. Não crie fatos novos.

 

  9062 item(ns)
Primeiro Anterior  75   76   77   78   79  Proximo Ultimo

Cesta de Rodadas Pretéritas

Adicione à cesta os planos das Rodadas Pretéritas que você deseja adquirir.

    Valor Total: R$ ...

    • 1

    Copyright © 2010-2025 - Emagis - Todos os direitos reservados - CNPJ: 12.626.846/0001-10
    O Emagis é uma instituição privada, não possuindo qualquer vinculação a órgãos públicos. ILION.com.br