Emagis
Emagis
HOME MATRICULE-SE POR QUE APROVAMOS MAIS? ENTENDA OS CURSOS RESULTADOS ÁREA RESTRITA
NEWSLETTER
CONTATO
Magistratura MAGISTRATURA
Magistratura MINISTÉRIO PÚBLICO
Magistratura DEFENSORIA PÚBLICA
Magistratura PROCURADORIA
Magistratura DELEGADO DE POLICIA
Programas de Estudos PROGRAMAS DE ESTUDO
Planos de Questões/Provas PLANOS DE QUESTÕES/PROVAS
Cursos Intensivos Simulados CURSOS INTENSIVOS SIMULADOS
Videoaulas VIDEOAULAS
Rodadas Pretéritas RODADAS PRETÉRITAS
Downloads DOWNLOADS
Facebook Intagran Youtube Twitter
Emagis
Bem-vindo(a)



INÍCIO (ÁREA RESTRITA) AVISOS MINHA CONTA ALTERAR DADOS CADASTRAIS RENOVAR/ADQUIRIR PLANO CERTIFICADOS INDIQUE UM AMIGO SAIR
FAÇA SEU LOGIN


ESQUECEU A SENHA?


Seu navegador não suporta este video. Por favor, atualize seu navegador.

Rodadas Pretéritas

  1. Home
  2. Rodadas Pretéritas
  3. Busca
  4. Entenda as rodadas pretéritas
Informações Adicionar

Discursivas 2022

Informações Adicionar

Discursivas TJ/SP 2023

Busque por suas rodadas

Informações Adicionar

Objetivas AGU/PFN/PGF - Rodada 27.2023

Informações Adicionar

Objetivas (Ciências Criminais) - Objetivas (Ciências Criminais) Rodada 40

Informações Adicionar

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 27.2023

Informações Adicionar

Objetivas DPF - Rodada 27.2023

Informações Adicionar

Objetivas DP Estadual - Rodada 27.2023

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 27.2023

Informações Adicionar

Objetivas MP Estadual - Rodada 27.2023

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 27.2023

Informações Adicionar

Objetivas Delegado - Rodada 27.2023

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 27.2023

Informações Adicionar

Objetivas DP Estadual - Rodada 26.2023

Informações Adicionar

Objetivas - Rodada 26.2023

Informações Adicionar

Sentença Federal - Rodada 26.2023

Informações Adicionar

Objetivas MP Estadual - Rodada 26.2023

Informações Adicionar

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 26.2023

Informações Adicionar

Defensoria Pública Estadual - Rodada 26.2023

Informações Adicionar

Sentença Estadual - Rodada 26.2023

Informações Adicionar

Objetivas DPF - Rodada 26.2023

Informações Adicionar

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 26.2023

Informações Adicionar

Objetivas AGU/PFN/PGF - Rodada 26.2023

Objetivas AGU/PFN/PGF - Rodada 27.2023

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta, relativamente ao poder de polícia e à intervenção do Estado na propriedade.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta, no que toca aos agentes públicos.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da temática dos concursos públicos.

I. O diploma ou habilitação legal para o exercício do cargo deve ser exigido na posse e não na inscrição para o concurso público.

II. A fixação de limites de idade em concurso público é legítima quando houver, concomitantemente, previsão em lei e no edital, além de justificada pela natureza das atribuições do cargo a ser preenchido, de modo que não cabe à lei deixar ao arbítrio de espécies normativas diversas a especificação das limitações.

III. Caso, embora quando da nomeação e posse o candidato não cumprisse algum dos requisitos do cargo, lei posterior mais benéfica tenha vindo a afastar a exigibilidade do aludido requisito não satisfeito, terá a lei aplicação retroativa de modo a legitimar o provimento do cargo pelo aludido candidato.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o regime jurídico das empresas estatais, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação ao controle de constitucionalidade:

I. À vista do modelo dúplice de controle de constitucionalidade por nós adotado, a admissibilidade da ação direta não está condicionada à inviabilidade do controle difuso.

II. A ação direta de inconstitucionalidade supõe, sempre e necessariamente, que a legislação, sobre cuja constitucionalidade se questiona, seja posterior à Constituição.

III. A declaração final de inconstitucionalidade, quando proferida em sede de fiscalização normativa abstrata, importa - considerado o efeito repristinatório que lhe é inerente - em restauração das normas estatais anteriormente revogadas pelo diploma normativo objeto do juízo de inconstitucionalidade, eis que o ato inconstitucional, por juridicamente inválido, não se reveste de qualquer carga de eficácia derrogatória.

IV. O ajuizamento da ação direta de inconstitucionalidade não está sujeito a observância de qualquer prazo de natureza prescricional ou de caráter decadencial.

Pode-se afirmar que:

 

(TRF3 – Juiz Federal Substituto – 2022) Sobre as prerrogativas constitucionais atuais dos parlamentares federais no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) Sobre a repartição entre a Justiça Comum (Estadual ou Federal) e a Justiça do Trabalho da competência para as ações ajuizadas por servidor público contra o ente político ou administrativo que o admitiu, tratando da relação de trabalho entre ambos, avalie as assertivas que seguem.

I. É da competência da Justiça do Trabalho processar e julgar demandas visando a obter prestações de natureza trabalhista, ajuizadas contra órgãos da Administração Pública por servidores que ingressaram em seus quadros, sem concurso público, antes do advento da CF/88, sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho-CLT.

II. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar reclamação de servidor público relativamente a vantagens trabalhistas anteriores à instituição do regime jurídico único.

III. Tratando-se de ação envolvendo acumulação de pedidos, trabalhista e estatutário, cabe ao Juízo Comum, Estadual ou Federal, conforme o caso, segundo o STJ, decidi-la integralmente, sendo vedado decisão parcial do mérito por este apenas na parte estatutária com remessa da parte ao ajuizamento de nova causa, com o pedido remanescente, no juízo trabalhista.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito das liberdades de informação, expressão e imprensa, avalie as assertivas que seguem.

I. A princípio, não configura ato ilícito as publicações que narrem fatos verídicos ou verossímeis, embora eivados de opiniões severas, irônicas ou impiedosas, sobretudo quando se trate de figuras públicas que exerçam atividades tipicamente estatais, gerindo interesses da coletividade, e a notícia e a crítica referirem-se a fatos de interesse geral relacionados à atividade pública desenvolvida pela pessoa noticiada.

II. A doutrina brasileira não distingue as liberdades de informação e de expressão, ao menos no que concerne ao fato de que ambas se prendem ao direito individual de comunicar livremente fatos e ao direito difuso de ser deles informado, isto é, ambas se restringem a garantir a expressão de fatos, não de opiniões.

III. A liberdade de imprensa, por sua vez, é manifestação da liberdade de informação e expressão, por meio da qual é assegurada a transmissão das informações e dos juízos de valor, a comunicação de fatos e ideias pelos meios de comunicação social de massa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e indique a alternativa verdadeira.

I. É inconstitucional a substituição tributária prevista no art. 31 da Lei 8.212/91, com redação dada pela Lei 9.711/98, que determinou a retenção de 11% do valor bruto da nota fiscal ou fatura de prestação de serviço.

II. A retenção da contribuição para a seguridade social pelo tomador do serviço não se aplica às empresas optantes pelo Simples.

III. É inconstitucional a revogação, por lei ordinária, da isenção do recolhimento da Cofins concedida pela Lei Complementar n. 70/91 às sociedades civis de prestação de serviços profissionais.

IV. É inconstitucional a inclusão dos valores retidos pelas administradoras de cartões na base de cálculo das contribuições ao PIS e da COFINS devidas por empresa que recebe pagamentos por meio de cartões de crédito e débito.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as despesas condominiais.

I. A jurisprudência do STJ entende que as despesas condominiais são consideradas dívidas ‘propter rem’, de modo que podem ensejar a penhora da unidade autônoma devedora, exceto se protegidas tais unidades por cláusulas de impenhorabilidade e inalienabilidade, que devem ser respeitadas pelo condomínio.

II. É entendimento do STJ que o adquirente de imóvel em condomínio responde pelas cotas condominiais em atraso, ainda que anteriores à aquisição, ressalvado o seu direito de regresso contra o antigo proprietário, e que a obrigação de pagamento dos débitos condominiais alcança os novos titulares do imóvel que não participaram da fase de conhecimento da ação de cobrança, em razão da natureza ‘propter rem’ da dívida.

III. O condômino que não pagar a sua contribuição ficará sujeito aos juros moratórios convencionados ou, não sendo previstos, os de um por cento ao mês e multa de até dois por cento sobre o débito.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação à Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Quanto ao incidente de declaração de inconstitucionalidade, analise as afirmações que seguem:

I. Arguida, em controle difuso, a inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo do poder público, o relator, após ouvir o Ministério Público e as partes, submeterá a questão à turma ou à câmara à qual competir o conhecimento do processo. Se a arguição for rejeitada, prosseguirá o julgamento; ser for acolhida, a questão será submetida ao plenário do tribunal ou ao seu órgão especial, onde houver. Sem embargo, os órgãos fracionários dos tribunais não submeterão ao plenário ou ao órgão especial a arguição de inconstitucionalidade quando já houver pronunciamento destes ou do plenário do Supremo Tribunal Federal sobre a questão.

II. As pessoas jurídicas de direito público responsáveis pela edição do ato questionado poderão manifestar-se no incidente de inconstitucionalidade se assim o requererem até a data de início do julgamento do incidente.

III. A parte legitimada à propositura de ação direta de inconstitucionalidade poderá manifestar-se, por escrito, sobre a questão constitucional objeto de apreciação, sendo-lhe assegurado o direito de apresentar memoriais ou de requerer a juntada de documentos. Considerando a relevância da matéria e a representatividade dos postulantes, o relator poderá admitir, por despacho irrecorrível, a manifestação de outros órgãos ou entidades.

IV. A decisão tomada no incidente de inconstitucionalidade, por não integrar o chamado controle concentrado de constitucionalidade, não precisa ser reproduzida pelos juízes vinculados ao respectivo tribunal.

Estão corretas:

 

(EMAGIS) Sobre a reconvenção, julgue os itens abaixo:

I. Na contestação, é lícito ao réu propor reconvenção para manifestar pretensão própria, conexa com a ação principal ou com o fundamento da defesa.

II. Proposta a reconvenção, o autor será intimado - preferencialmente através de carta com aviso de recebimento - para apresentar resposta no prazo de 15 (quinze) dias.

III. A reconvenção tanto pode ser proposta contra o autor e terceiro como também pode ser proposta pelo réu em litisconsórcio com terceiro.

IV. Cabe reconvenção nos Juizados Especiais Cíveis (Lei 9.099/95) e nos Juizados Especiais Federais (Lei 10.259/01).

Estão corretos:

 

(EMAGIS) A respeito do requisito da repercussão geral nos recursos extraordinários, avalie os itens:

I. O Supremo Tribunal Federal, em decisão irrecorrível, não conhecerá do recurso extraordinário quando a questão constitucional nele versada não tiver repercussão geral.

II. Reconhecida a repercussão geral, o relator no Supremo Tribunal Federal determinará a suspensão do processamento de todos os processos pendentes, individuais ou coletivos, que versem sobre a questão e tramitem no território nacional.

III. Reconhecida a repercussão geral pelo Plenário Virtual do STF, o Plenário Físico da Corte, quando reunido para julgamento do recurso, não poderá retratar a decisão que afirmara a presença dessa condição de admissibilidade.

IV. Deve ser demonstrada a existência de repercussão geral em recurso extraordinário interposto contra acórdão que declarou a inconstitucionalidade de lei.

Estão corretas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta sobre a incidência do Código de Defesa do Consumidor às seguintes relações jurídicas:

 

(EMAGIS) Constitui monopólio da União, exceto:

 

(TJ/DFT – Juiz de Direito Substituto – Cebraspe – 2023) De acordo com o Código Civil, o juiz somente poderá autorizar a exibição integral dos livros e papéis de escrituração da sociedade empresária quando necessária para

 

(EMAGIS) Sobre o direito de marca, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto à competência tributária e às limitações constitucionais ao poder de tributar, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Trata-se, na origem, de mandado de segurança impetrado com vistas à declaração de indébito tributário federal. Postulou-se, ainda, a declaração do direito de compensação ou restituição administrativa dos valores adimplidos nos últimos cinco anos anteriores à impetração, devidamente corrigidos pela Taxa SELIC. Regularmente processada a demanda, sobreveio a sentença de mérito que concedeu parcialmente a segurança para (i) declarar o indébito e (ii) declarar apenas o direito à compensação na esfera administrativa dos valores indevidamente recolhidos, observando-se a prescrição quinquenal e a atualização pela Taxa SELIC, desde o dia do recolhimento indevido.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que autarquia perceba que o pagamento de determinada rubrica na aposentadoria de servidor de seus quadros deva ser suprimido. Procede, com efeito, a autarquia, à revisão do ato administrativo que manteve a incorporação de tal rubrica nos proventos do servidor. Observa não se tratar de atuação do TCU no exercício da competência do controle externo da legalidade do ato de concessão inicial de aposentadorias, reformas e pensões (artigo 71, inciso III, da Constituição Federal), mas de ato de autotutela administrativa exercida pelo próprio ente administrativo. Neste quadro, em 2023 a autarquia comunicou a revisão da forma de cálculo ao servidor, que recebia a vantagem salarial desde antes da vigência da Lei 9.784/1999.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em decorrência de desmatamento ilegal cessado em 01/02/2014, o IBAMA lavrou em 01/01/2019 auto de infração em desfavor da Agropecuária Cagil, cientificando-a na mesma data, emitindo termo de embargo da área desmatada e instaurando a seguir o processo administrativo correlato. Nos autos do processo administrativo, visando a confirmar a natureza do bioma desmatado, foi lavrado despacho instrutório em 01/03/2019, determinando diligências de campo e também diligências documentais, que, em 01/05/2019, foram finalizadas. Diante da insuficiência do corpo de servidores, apenas em 01/07/2022 volveu decisão administrativa aos autos, homologando o auto de infração e intimando a Agropecuária Cagil.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da Convenção 169 da OIT, marque a alternativa INCORRETA.

 

(CESPE/CEBRASPE. Procurador do Estado/ES – 2023) Terá a garantia ao emprego por estabilidade provisória o empregado

 

(CESPE/CEBRASPE Procurador do Estado/ES – 2023) No rito ordinário de uma ação trabalhista normal, cada uma das partes

 

(TJ/DFT – Juiz de Direito Substituto – Cebraspe – 2023) Quanto ao tempo do crime, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do Direito Penal, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Relativamente aos crimes contra as telecomunicações, os crimes em licitações e contratos administrativos, os crimes de racismo e os crimes contra o estado democrático de direito, julgue os itens expostos a seguir e marque a alternativa correta.

I. A diferença entre a conduta tipificada no art. 70 do antigo Código Brasileiro de Telecomunicações (Lei 4.117/62) e a do art. 183 da nova Lei de Telecomunicações (Lei 9.472/97) está na habitualidade da conduta: quando a atividade clandestina de telecomunicações é desenvolvida de modo habitual, a conduta tipifica o disposto no art. 183 da Lei 9.472/97, e não o art. 70 da Lei 4.117/62, que se restringe àquele que instala ou utiliza sem habitualidade a atividade ilícita em questão.

II. O crime de fraude à licitação é material, consumando-se com a obtenção de vantagem indevida.

III. Tanto o STJ quanto o STF entendem que mesmo antes da Lei 14.532/23 o crime de injúria racial era imprescritível.

IV. O crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito enquadra-se, doutrinariamente, como crime de atentado.

 

(TRF3 – Juiz Federal Substituto – 2022) Sobre a prisão cautelar, assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) Assinale a assertiva correta sobre recursos no processo penal:

 

Objetivas (Ciências Criminais) - Objetivas (Ciências Criminais) Rodada 40

(EMAGIS) Relativamente aos crimes de corrupção, alega-se haver um estado de coisas nos ambientes empresariais e estatais já condicionado a tais práticas, desde os mecanismos de aproximação do agente econômico ao agente público, com a gradação na oferta de utilidades até construir relação de confiança que permita a mercancia da função pública. Pelo lado da sociedade, há aqueles que apontam um excesso de tolerância social com tais práticas, ao menos até certos níveis e desde que mantidos níveis aceitáveis de oferta de serviços públicos básicos e políticas assistencialistas.

Analisando o contexto acima sob a ótica da Criminologia, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/DFT – Juiz de Direito Substituto – Cebraspe – 2023) Quanto ao tempo do crime, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do Direito Penal, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o rito dos processos submetidos ao Júri.

I. Se a apelação se fundar na alegação de que a decisão dos jurados foi manifestamente contrária à prova dos autos, e o tribunal ad quem der provimento ao recurso, dar-lhe-á provimento para sujeitar o réu a novo julgamento; não se admite, porém, pelo mesmo motivo, segunda apelação.

II. Uma vez reconhecido pelo Tribunal, em recurso de apelação, que a qualificadora do meio cruel foi indevidamente reconhecida pelo Tribunal do Júri, compete-lhe determinar a realização de novo julgamento, pois não lhe é franqueado decotar da condenação a referida qualificadora, em respeito à soberania dos veredictos.

III. Diversamente do que ocorre na hipótese de contrariedade entre o veredito e as provas dos autos, o afastamento de qualificadora por vício de quesitação não exige a submissão dos réus a novo júri, ficando a decorrente redução da pena afetada ao próprio Tribunal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente aos crimes contra as telecomunicações, os crimes em licitações e contratos administrativos, os crimes de racismo e os crimes contra o estado democrático de direito, julgue os itens expostos a seguir e marque a alternativa correta.

I. A diferença entre a conduta tipificada no art. 70 do antigo Código Brasileiro de Telecomunicações (Lei 4.117/62) e a do art. 183 da nova Lei de Telecomunicações (Lei 9.472/97) está na habitualidade da conduta: quando a atividade clandestina de telecomunicações é desenvolvida de modo habitual, a conduta tipifica o disposto no art. 183 da Lei 9.472/97, e não o art. 70 da Lei 4.117/62, que se restringe àquele que instala ou utiliza sem habitualidade a atividade ilícita em questão.

II. O crime de fraude à licitação é material, consumando-se com a obtenção de vantagem indevida.

III. Tanto o STJ quanto o STF entendem que mesmo antes da Lei 14.532/23 o crime de injúria racial era imprescritível.

IV. O crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito enquadra-se, doutrinariamente, como crime de atentado.

 

(TRF3 – Juiz Federal Substituto – 2022) Sobre a prisão cautelar, assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) Assinale a assertiva correta sobre recursos no processo penal:

 

(EMAGIS) Sobre a remição da pena pelo estudo e pelo trabalho, avalie as assertivas que seguem.

I. A situação excepcionalíssima da pandemia de covid-19 impõe, segundo fundamentação jurídica acolhida pelo STJ, o cômputo do período de restrições sanitárias como de efetivo estudo ou trabalho em favor dos presos que já estavam trabalhando ou estudando e se viram impossibilitados de continuar seus afazeres unicamente em razão do estado pandêmico.

II. Conforme jurisprudência assente no STJ, a ausência de previsão legal específica impossibilita a concessão de remição da pena pelo simples fato de o Estado não propiciar meios necessários para o labor ou a educação de todos os custodiados. Entende-se, portanto, que a omissão estatal não pode implicar remição ficta da pena, haja vista a ratio do referido benefício, que é encurtar o tempo de pena mediante a efetiva dedicação do preso a atividades lícitas e favoráveis à sua reinserção social e ao seu progresso educativo.

III. O benefício da remição não deve ser direcionado a todo e qualquer preso que não pôde trabalhar ou estudar durante a pandemia, mas tão somente àqueles que já estavam trabalhando ou estudando e, em razão da Covid, viram-se impossibilitados de continuar com suas atividades.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

Objetivas SuperCombo Estadual - Rodada 27.2023

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as despesas condominiais.

I. A jurisprudência do STJ entende que as despesas condominiais são consideradas dívidas ‘propter rem’, de modo que podem ensejar a penhora da unidade autônoma devedora, exceto se protegidas tais unidades por cláusulas de impenhorabilidade e inalienabilidade, que devem ser respeitadas pelo condomínio.

II. É entendimento do STJ que o adquirente de imóvel em condomínio responde pelas cotas condominiais em atraso, ainda que anteriores à aquisição, ressalvado o seu direito de regresso contra o antigo proprietário, e que a obrigação de pagamento dos débitos condominiais alcança os novos titulares do imóvel que não participaram da fase de conhecimento da ação de cobrança, em razão da natureza ‘propter rem’ da dívida.

III. O condômino que não pagar a sua contribuição ficará sujeito aos juros moratórios convencionados ou, não sendo previstos, os de um por cento ao mês e multa de até dois por cento sobre o débito.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação à Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre o ato infracional cometido pelo menor, as medidas socioeducativas aplicáveis e questões jurídicas correlatas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto ao incidente de declaração de inconstitucionalidade, analise as afirmações que seguem:

I. Arguida, em controle difuso, a inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo do poder público, o relator, após ouvir o Ministério Público e as partes, submeterá a questão à turma ou à câmara à qual competir o conhecimento do processo. Se a arguição for rejeitada, prosseguirá o julgamento; ser for acolhida, a questão será submetida ao plenário do tribunal ou ao seu órgão especial, onde houver. Sem embargo, os órgãos fracionários dos tribunais não submeterão ao plenário ou ao órgão especial a arguição de inconstitucionalidade quando já houver pronunciamento destes ou do plenário do Supremo Tribunal Federal sobre a questão.

II. As pessoas jurídicas de direito público responsáveis pela edição do ato questionado poderão manifestar-se no incidente de inconstitucionalidade se assim o requererem até a data de início do julgamento do incidente.

III. A parte legitimada à propositura de ação direta de inconstitucionalidade poderá manifestar-se, por escrito, sobre a questão constitucional objeto de apreciação, sendo-lhe assegurado o direito de apresentar memoriais ou de requerer a juntada de documentos. Considerando a relevância da matéria e a representatividade dos postulantes, o relator poderá admitir, por despacho irrecorrível, a manifestação de outros órgãos ou entidades.

IV. A decisão tomada no incidente de inconstitucionalidade, por não integrar o chamado controle concentrado de constitucionalidade, não precisa ser reproduzida pelos juízes vinculados ao respectivo tribunal.

Estão corretas:

 

(EMAGIS) Sobre a reconvenção, julgue os itens abaixo:

I. Na contestação, é lícito ao réu propor reconvenção para manifestar pretensão própria, conexa com a ação principal ou com o fundamento da defesa.

II. Proposta a reconvenção, o autor será intimado - preferencialmente através de carta com aviso de recebimento - para apresentar resposta no prazo de 15 (quinze) dias.

III. A reconvenção tanto pode ser proposta contra o autor e terceiro como também pode ser proposta pelo réu em litisconsórcio com terceiro.

IV. Cabe reconvenção nos Juizados Especiais Cíveis (Lei 9.099/95) e nos Juizados Especiais Federais (Lei 10.259/01).

Estão corretos:

 

(EMAGIS) A respeito do requisito da repercussão geral nos recursos extraordinários, avalie os itens:

I. O Supremo Tribunal Federal, em decisão irrecorrível, não conhecerá do recurso extraordinário quando a questão constitucional nele versada não tiver repercussão geral.

II. Reconhecida a repercussão geral, o relator no Supremo Tribunal Federal determinará a suspensão do processamento de todos os processos pendentes, individuais ou coletivos, que versem sobre a questão e tramitem no território nacional.

III. Reconhecida a repercussão geral pelo Plenário Virtual do STF, o Plenário Físico da Corte, quando reunido para julgamento do recurso, não poderá retratar a decisão que afirmara a presença dessa condição de admissibilidade.

IV. Deve ser demonstrada a existência de repercussão geral em recurso extraordinário interposto contra acórdão que declarou a inconstitucionalidade de lei.

Estão corretas:

 

(EMAGIS) Sobre a legitimidade ativa para a ação civil pública, avalie as assertivas que seguem.

I. A legitimidade da Defensoria Pública para ajuizar ação civil pública está condicionada à comprovação prévia da hipossuficiência dos possíveis beneficiados pela prestação jurisdicional, não bastando que os direitos difusos e coletivos por ela tutelados na ação sejam de titularidade apenas em tese de pessoas necessitadas.

II. Caso, relativamente à tutela vindicada na ação civil pública, constate-se como beneficiários indiretos grupos favorecidos economicamente, ainda que presente benefício direto a grupo de hipossuficientes, é de ser rechaçada a legitimidade ativa da Defensoria Pública.

III. As ações civis públicas serão propostas no foro do local do domicílio do réu ou de um dos réus, em caso de pluralidade, cujo juízo terá competência funcional para processar e julgar a causa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta sobre a incidência do Código de Defesa do Consumidor às seguintes relações jurídicas:

 

(MP/RR – Promotor de Justiça – 2023 – ADAPTADA) Adolescente considerado autor de ato infracional apresentou-se ao Ministério Público para oitiva informal. Em relação às posturas cabíveis a serem adotadas pelo promotor de justiça após a realização do ato, conforme as regras do Estatuto da Criança e do Adolescente, analise a assertiva correta:

 

(EMAGIS) Relativamente aos crimes de corrupção, alega-se haver um estado de coisas nos ambientes empresariais e estatais já condicionado a tais práticas, desde os mecanismos de aproximação do agente econômico ao agente público, com a gradação na oferta de utilidades até construir relação de confiança que permita a mercancia da função pública. Pelo lado da sociedade, há aqueles que apontam um excesso de tolerância social com tais práticas, ao menos até certos níveis e desde que mantidos níveis aceitáveis de oferta de serviços públicos básicos e políticas assistencialistas.

Analisando o contexto acima sob a ótica da Criminologia, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/DFT – Juiz de Direito Substituto – Cebraspe – 2023) Quanto ao tempo do crime, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do Direito Penal, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o rito dos processos submetidos ao Júri.

I. Se a apelação se fundar na alegação de que a decisão dos jurados foi manifestamente contrária à prova dos autos, e o tribunal ad quem der provimento ao recurso, dar-lhe-á provimento para sujeitar o réu a novo julgamento; não se admite, porém, pelo mesmo motivo, segunda apelação.

II. Uma vez reconhecido pelo Tribunal, em recurso de apelação, que a qualificadora do meio cruel foi indevidamente reconhecida pelo Tribunal do Júri, compete-lhe determinar a realização de novo julgamento, pois não lhe é franqueado decotar da condenação a referida qualificadora, em respeito à soberania dos veredictos.

III. Diversamente do que ocorre na hipótese de contrariedade entre o veredito e as provas dos autos, o afastamento de qualificadora por vício de quesitação não exige a submissão dos réus a novo júri, ficando a decorrente redução da pena afetada ao próprio Tribunal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TRF3 – Juiz Federal Substituto – 2022) Sobre a prisão cautelar, assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) Assinale a assertiva correta sobre recursos no processo penal:

 

(EMAGIS) Sobre a remição da pena pelo estudo e pelo trabalho, avalie as assertivas que seguem.

I. A situação excepcionalíssima da pandemia de covid-19 impõe, segundo fundamentação jurídica acolhida pelo STJ, o cômputo do período de restrições sanitárias como de efetivo estudo ou trabalho em favor dos presos que já estavam trabalhando ou estudando e se viram impossibilitados de continuar seus afazeres unicamente em razão do estado pandêmico.

II. Conforme jurisprudência assente no STJ, a ausência de previsão legal específica impossibilita a concessão de remição da pena pelo simples fato de o Estado não propiciar meios necessários para o labor ou a educação de todos os custodiados. Entende-se, portanto, que a omissão estatal não pode implicar remição ficta da pena, haja vista a ratio do referido benefício, que é encurtar o tempo de pena mediante a efetiva dedicação do preso a atividades lícitas e favoráveis à sua reinserção social e ao seu progresso educativo.

III. O benefício da remição não deve ser direcionado a todo e qualquer preso que não pôde trabalhar ou estudar durante a pandemia, mas tão somente àqueles que já estavam trabalhando ou estudando e, em razão da Covid, viram-se impossibilitados de continuar com suas atividades.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação ao controle de constitucionalidade:

I. À vista do modelo dúplice de controle de constitucionalidade por nós adotado, a admissibilidade da ação direta não está condicionada à inviabilidade do controle difuso.

II. A ação direta de inconstitucionalidade supõe, sempre e necessariamente, que a legislação, sobre cuja constitucionalidade se questiona, seja posterior à Constituição.

III. A declaração final de inconstitucionalidade, quando proferida em sede de fiscalização normativa abstrata, importa - considerado o efeito repristinatório que lhe é inerente - em restauração das normas estatais anteriormente revogadas pelo diploma normativo objeto do juízo de inconstitucionalidade, eis que o ato inconstitucional, por juridicamente inválido, não se reveste de qualquer carga de eficácia derrogatória.

IV. O ajuizamento da ação direta de inconstitucionalidade não está sujeito a observância de qualquer prazo de natureza prescricional ou de caráter decadencial.

Pode-se afirmar que:

 

(TRF3 – Juiz Federal Substituto – 2022) Sobre as prerrogativas constitucionais atuais dos parlamentares federais no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) Sobre a repartição entre a Justiça Comum (Estadual ou Federal) e a Justiça do Trabalho da competência para as ações ajuizadas por servidor público contra o ente político ou administrativo que o admitiu, tratando da relação de trabalho entre ambos, avalie as assertivas que seguem.

I. É da competência da Justiça do Trabalho processar e julgar demandas visando a obter prestações de natureza trabalhista, ajuizadas contra órgãos da Administração Pública por servidores que ingressaram em seus quadros, sem concurso público, antes do advento da CF/88, sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho-CLT.

II. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar reclamação de servidor público relativamente a vantagens trabalhistas anteriores à instituição do regime jurídico único.

III. Tratando-se de ação envolvendo acumulação de pedidos, trabalhista e estatutário, cabe ao Juízo Comum, Estadual ou Federal, conforme o caso, segundo o STJ, decidi-la integralmente, sendo vedado decisão parcial do mérito por este apenas na parte estatutária com remessa da parte ao ajuizamento de nova causa, com o pedido remanescente, no juízo trabalhista.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito das liberdades de informação, expressão e imprensa, avalie as assertivas que seguem.

I. A princípio, não configura ato ilícito as publicações que narrem fatos verídicos ou verossímeis, embora eivados de opiniões severas, irônicas ou impiedosas, sobretudo quando se trate de figuras públicas que exerçam atividades tipicamente estatais, gerindo interesses da coletividade, e a notícia e a crítica referirem-se a fatos de interesse geral relacionados à atividade pública desenvolvida pela pessoa noticiada.

II. A doutrina brasileira não distingue as liberdades de informação e de expressão, ao menos no que concerne ao fato de que ambas se prendem ao direito individual de comunicar livremente fatos e ao direito difuso de ser deles informado, isto é, ambas se restringem a garantir a expressão de fatos, não de opiniões.

III. A liberdade de imprensa, por sua vez, é manifestação da liberdade de informação e expressão, por meio da qual é assegurada a transmissão das informações e dos juízos de valor, a comunicação de fatos e ideias pelos meios de comunicação social de massa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta sobre a formação e incorporação dos tratados sobre direitos humanos, bem como sobre controle de convencionalidade:


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta, relativamente ao poder de polícia e à intervenção do Estado na propriedade.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta, no que toca aos agentes públicos.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da temática dos concursos públicos.

I. O diploma ou habilitação legal para o exercício do cargo deve ser exigido na posse e não na inscrição para o concurso público.

II. A fixação de limites de idade em concurso público é legítima quando houver, concomitantemente, previsão em lei e no edital, além de justificada pela natureza das atribuições do cargo a ser preenchido, de modo que não cabe à lei deixar ao arbítrio de espécies normativas diversas a especificação das limitações.

III. Caso, embora quando da nomeação e posse o candidato não cumprisse algum dos requisitos do cargo, lei posterior mais benéfica tenha vindo a afastar a exigibilidade do aludido requisito não satisfeito, terá a lei aplicação retroativa de modo a legitimar o provimento do cargo pelo aludido candidato.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o regime jurídico das empresas estatais, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange ao registro de candidatos, julgue, com base na Lei 9.504/97, os itens a seguir.

I. Em regra, cada partido ou coligação poderá registrar candidatos para a Câmara dos Deputados, a Câmara Legislativa, as Assembleias Legislativas e as Câmaras Municipais no total de até 150% (cento e cinquenta por cento) do número de lugares a preencher.

II. Os partidos e coligações solicitarão à Justiça Eleitoral o registro de seus candidatos até as dezenove horas do dia 15 de agosto do ano em que se realizarem as eleições.

III. A idade mínima constitucionalmente estabelecida como condição de elegibilidade é verificada tendo por referência a data da posse, salvo quando fixada em dezoito anos, hipótese em que será aferida na data-limite para o pedido de registro.

Há engano:

 

(TJ/DFT – Juiz de Direito Substituto – Cebraspe – 2023) De acordo com o Código Civil, o juiz somente poderá autorizar a exibição integral dos livros e papéis de escrituração da sociedade empresária quando necessária para

 

(EMAGIS) Sobre o direito de marca, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto à competência tributária e às limitações constitucionais ao poder de tributar, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Da análise dos autos, verifica-se que, em 27.10.2014 a Fazenda Estadual fora intimada da não localização do devedor, iniciando-se aí, automaticamente, o prazo de 1 ano de suspensão do processo e do respectivo prazo prescricional previsto no art. 40, §§ 1º e 2º da Lei n. 6.830/80. Ainda que se considere as suspensões do prazo prescricional em razão dos parcelamentos da dívidas tributárias operados na via administrativa, parcelamento 1 vigente entre 08.06.2019 e 07.06.2020 e parcelamento 2 vigente entre 29.09.2020 e 28.09.2021, tais suspensões não seriam suficientes a afastar a prescrição intercorrente, que deveria ter sido reconhecida ao menos desde aproximadamente 27.10.2022 por sentença.

Tendo a alegação acima como sido feito pela parte executada em processo de execução fiscal de dívida tributária, marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em decorrência de desmatamento ilegal cessado em 01/02/2014, o IBAMA lavrou em 01/01/2019 auto de infração em desfavor da Agropecuária Cagil, cientificando-a na mesma data, emitindo termo de embargo da área desmatada e instaurando a seguir o processo administrativo correlato. Nos autos do processo administrativo, visando a confirmar a natureza do bioma desmatado, foi lavrado despacho instrutório em 01/03/2019, determinando diligências de campo e também diligências documentais, que, em 01/05/2019, foram finalizadas. Diante da insuficiência do corpo de servidores, apenas em 01/07/2022 volveu decisão administrativa aos autos, homologando o auto de infração e intimando a Agropecuária Cagil.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Ronald Dworkin tem o pensamento jurídico muito associado a um movimento jurídico específico. Sobre o tema, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) O brasileiro Roberto Mangabeira Unger, carioca, professor da faculdade de Direito de Harvard, é adepto um movimento jurídico com aplicação importante nos Estados Unidos a partir da década de 1970. Esse movimento de ideias proclama que o Direito é uma província dos interesses políticos prevalentes em um dado momento; e que o Direito está sempre a serviço do “status quo” de grupos dominantes em uma determinada comunidade política. Esse movimento político é conhecido por:


 

(EMAGIS) A respeito da função eleitoral do Ministério Público, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

Objetivas DPF - Rodada 27.2023

(EMAGIS) Relativamente aos crimes de corrupção, alega-se haver um estado de coisas nos ambientes empresariais e estatais já condicionado a tais práticas, desde os mecanismos de aproximação do agente econômico ao agente público, com a gradação na oferta de utilidades até construir relação de confiança que permita a mercancia da função pública. Pelo lado da sociedade, há aqueles que apontam um excesso de tolerância social com tais práticas, ao menos até certos níveis e desde que mantidos níveis aceitáveis de oferta de serviços públicos básicos e políticas assistencialistas.

Analisando o contexto acima sob a ótica da Criminologia, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/DFT – Juiz de Direito Substituto – Cebraspe – 2023) Quanto ao tempo do crime, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do Direito Penal, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o rito dos processos submetidos ao Júri.

I. Se a apelação se fundar na alegação de que a decisão dos jurados foi manifestamente contrária à prova dos autos, e o tribunal ad quem der provimento ao recurso, dar-lhe-á provimento para sujeitar o réu a novo julgamento; não se admite, porém, pelo mesmo motivo, segunda apelação.

II. Uma vez reconhecido pelo Tribunal, em recurso de apelação, que a qualificadora do meio cruel foi indevidamente reconhecida pelo Tribunal do Júri, compete-lhe determinar a realização de novo julgamento, pois não lhe é franqueado decotar da condenação a referida qualificadora, em respeito à soberania dos veredictos.

III. Diversamente do que ocorre na hipótese de contrariedade entre o veredito e as provas dos autos, o afastamento de qualificadora por vício de quesitação não exige a submissão dos réus a novo júri, ficando a decorrente redução da pena afetada ao próprio Tribunal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente aos crimes contra as telecomunicações, os crimes em licitações e contratos administrativos, os crimes de racismo e os crimes contra o estado democrático de direito, julgue os itens expostos a seguir e marque a alternativa correta.

I. A diferença entre a conduta tipificada no art. 70 do antigo Código Brasileiro de Telecomunicações (Lei 4.117/62) e a do art. 183 da nova Lei de Telecomunicações (Lei 9.472/97) está na habitualidade da conduta: quando a atividade clandestina de telecomunicações é desenvolvida de modo habitual, a conduta tipifica o disposto no art. 183 da Lei 9.472/97, e não o art. 70 da Lei 4.117/62, que se restringe àquele que instala ou utiliza sem habitualidade a atividade ilícita em questão.

II. O crime de fraude à licitação é material, consumando-se com a obtenção de vantagem indevida.

III. Tanto o STJ quanto o STF entendem que mesmo antes da Lei 14.532/23 o crime de injúria racial era imprescritível.

IV. O crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito enquadra-se, doutrinariamente, como crime de atentado.

 

(TRF3 – Juiz Federal Substituto – 2022) Sobre a prisão cautelar, assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) Assinale a assertiva correta sobre recursos no processo penal:

 

(EMAGIS) Sobre a remição da pena pelo estudo e pelo trabalho, avalie as assertivas que seguem.

I. A situação excepcionalíssima da pandemia de covid-19 impõe, segundo fundamentação jurídica acolhida pelo STJ, o cômputo do período de restrições sanitárias como de efetivo estudo ou trabalho em favor dos presos que já estavam trabalhando ou estudando e se viram impossibilitados de continuar seus afazeres unicamente em razão do estado pandêmico.

II. Conforme jurisprudência assente no STJ, a ausência de previsão legal específica impossibilita a concessão de remição da pena pelo simples fato de o Estado não propiciar meios necessários para o labor ou a educação de todos os custodiados. Entende-se, portanto, que a omissão estatal não pode implicar remição ficta da pena, haja vista a ratio do referido benefício, que é encurtar o tempo de pena mediante a efetiva dedicação do preso a atividades lícitas e favoráveis à sua reinserção social e ao seu progresso educativo.

III. O benefício da remição não deve ser direcionado a todo e qualquer preso que não pôde trabalhar ou estudar durante a pandemia, mas tão somente àqueles que já estavam trabalhando ou estudando e, em razão da Covid, viram-se impossibilitados de continuar com suas atividades.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação ao controle de constitucionalidade:

I. À vista do modelo dúplice de controle de constitucionalidade por nós adotado, a admissibilidade da ação direta não está condicionada à inviabilidade do controle difuso.

II. A ação direta de inconstitucionalidade supõe, sempre e necessariamente, que a legislação, sobre cuja constitucionalidade se questiona, seja posterior à Constituição.

III. A declaração final de inconstitucionalidade, quando proferida em sede de fiscalização normativa abstrata, importa - considerado o efeito repristinatório que lhe é inerente - em restauração das normas estatais anteriormente revogadas pelo diploma normativo objeto do juízo de inconstitucionalidade, eis que o ato inconstitucional, por juridicamente inválido, não se reveste de qualquer carga de eficácia derrogatória.

IV. O ajuizamento da ação direta de inconstitucionalidade não está sujeito a observância de qualquer prazo de natureza prescricional ou de caráter decadencial.

Pode-se afirmar que:

 

(TRF3 – Juiz Federal Substituto – 2022) Sobre as prerrogativas constitucionais atuais dos parlamentares federais no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) Sobre a repartição entre a Justiça Comum (Estadual ou Federal) e a Justiça do Trabalho da competência para as ações ajuizadas por servidor público contra o ente político ou administrativo que o admitiu, tratando da relação de trabalho entre ambos, avalie as assertivas que seguem.

I. É da competência da Justiça do Trabalho processar e julgar demandas visando a obter prestações de natureza trabalhista, ajuizadas contra órgãos da Administração Pública por servidores que ingressaram em seus quadros, sem concurso público, antes do advento da CF/88, sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho-CLT.

II. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar reclamação de servidor público relativamente a vantagens trabalhistas anteriores à instituição do regime jurídico único.

III. Tratando-se de ação envolvendo acumulação de pedidos, trabalhista e estatutário, cabe ao Juízo Comum, Estadual ou Federal, conforme o caso, segundo o STJ, decidi-la integralmente, sendo vedado decisão parcial do mérito por este apenas na parte estatutária com remessa da parte ao ajuizamento de nova causa, com o pedido remanescente, no juízo trabalhista.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito das liberdades de informação, expressão e imprensa, avalie as assertivas que seguem.

I. A princípio, não configura ato ilícito as publicações que narrem fatos verídicos ou verossímeis, embora eivados de opiniões severas, irônicas ou impiedosas, sobretudo quando se trate de figuras públicas que exerçam atividades tipicamente estatais, gerindo interesses da coletividade, e a notícia e a crítica referirem-se a fatos de interesse geral relacionados à atividade pública desenvolvida pela pessoa noticiada.

II. A doutrina brasileira não distingue as liberdades de informação e de expressão, ao menos no que concerne ao fato de que ambas se prendem ao direito individual de comunicar livremente fatos e ao direito difuso de ser deles informado, isto é, ambas se restringem a garantir a expressão de fatos, não de opiniões.

III. A liberdade de imprensa, por sua vez, é manifestação da liberdade de informação e expressão, por meio da qual é assegurada a transmissão das informações e dos juízos de valor, a comunicação de fatos e ideias pelos meios de comunicação social de massa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta, relativamente ao poder de polícia e à intervenção do Estado na propriedade.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta, no que toca aos agentes públicos.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da temática dos concursos públicos.

I. O diploma ou habilitação legal para o exercício do cargo deve ser exigido na posse e não na inscrição para o concurso público.

II. A fixação de limites de idade em concurso público é legítima quando houver, concomitantemente, previsão em lei e no edital, além de justificada pela natureza das atribuições do cargo a ser preenchido, de modo que não cabe à lei deixar ao arbítrio de espécies normativas diversas a especificação das limitações.

III. Caso, embora quando da nomeação e posse o candidato não cumprisse algum dos requisitos do cargo, lei posterior mais benéfica tenha vindo a afastar a exigibilidade do aludido requisito não satisfeito, terá a lei aplicação retroativa de modo a legitimar o provimento do cargo pelo aludido candidato.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o regime jurídico das empresas estatais, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as despesas condominiais.

I. A jurisprudência do STJ entende que as despesas condominiais são consideradas dívidas ‘propter rem’, de modo que podem ensejar a penhora da unidade autônoma devedora, exceto se protegidas tais unidades por cláusulas de impenhorabilidade e inalienabilidade, que devem ser respeitadas pelo condomínio.

II. É entendimento do STJ que o adquirente de imóvel em condomínio responde pelas cotas condominiais em atraso, ainda que anteriores à aquisição, ressalvado o seu direito de regresso contra o antigo proprietário, e que a obrigação de pagamento dos débitos condominiais alcança os novos titulares do imóvel que não participaram da fase de conhecimento da ação de cobrança, em razão da natureza ‘propter rem’ da dívida.

III. O condômino que não pagar a sua contribuição ficará sujeito aos juros moratórios convencionados ou, não sendo previstos, os de um por cento ao mês e multa de até dois por cento sobre o débito.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação à Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, marque a alternativa correta:

 

(TJ/DFT – Juiz de Direito Substituto – Cebraspe – 2023) De acordo com o Código Civil, o juiz somente poderá autorizar a exibição integral dos livros e papéis de escrituração da sociedade empresária quando necessária para

 

(EMAGIS) Sobre o direito de marca, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto ao incidente de declaração de inconstitucionalidade, analise as afirmações que seguem:

I. Arguida, em controle difuso, a inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo do poder público, o relator, após ouvir o Ministério Público e as partes, submeterá a questão à turma ou à câmara à qual competir o conhecimento do processo. Se a arguição for rejeitada, prosseguirá o julgamento; ser for acolhida, a questão será submetida ao plenário do tribunal ou ao seu órgão especial, onde houver. Sem embargo, os órgãos fracionários dos tribunais não submeterão ao plenário ou ao órgão especial a arguição de inconstitucionalidade quando já houver pronunciamento destes ou do plenário do Supremo Tribunal Federal sobre a questão.

II. As pessoas jurídicas de direito público responsáveis pela edição do ato questionado poderão manifestar-se no incidente de inconstitucionalidade se assim o requererem até a data de início do julgamento do incidente.

III. A parte legitimada à propositura de ação direta de inconstitucionalidade poderá manifestar-se, por escrito, sobre a questão constitucional objeto de apreciação, sendo-lhe assegurado o direito de apresentar memoriais ou de requerer a juntada de documentos. Considerando a relevância da matéria e a representatividade dos postulantes, o relator poderá admitir, por despacho irrecorrível, a manifestação de outros órgãos ou entidades.

IV. A decisão tomada no incidente de inconstitucionalidade, por não integrar o chamado controle concentrado de constitucionalidade, não precisa ser reproduzida pelos juízes vinculados ao respectivo tribunal.

Estão corretas:

 

(EMAGIS) Sobre a reconvenção, julgue os itens abaixo:

I. Na contestação, é lícito ao réu propor reconvenção para manifestar pretensão própria, conexa com a ação principal ou com o fundamento da defesa.

II. Proposta a reconvenção, o autor será intimado - preferencialmente através de carta com aviso de recebimento - para apresentar resposta no prazo de 15 (quinze) dias.

III. A reconvenção tanto pode ser proposta contra o autor e terceiro como também pode ser proposta pelo réu em litisconsórcio com terceiro.

IV. Cabe reconvenção nos Juizados Especiais Cíveis (Lei 9.099/95) e nos Juizados Especiais Federais (Lei 10.259/01).

Estão corretos:

 

(EMAGIS) A respeito do requisito da repercussão geral nos recursos extraordinários, avalie os itens:

I. O Supremo Tribunal Federal, em decisão irrecorrível, não conhecerá do recurso extraordinário quando a questão constitucional nele versada não tiver repercussão geral.

II. Reconhecida a repercussão geral, o relator no Supremo Tribunal Federal determinará a suspensão do processamento de todos os processos pendentes, individuais ou coletivos, que versem sobre a questão e tramitem no território nacional.

III. Reconhecida a repercussão geral pelo Plenário Virtual do STF, o Plenário Físico da Corte, quando reunido para julgamento do recurso, não poderá retratar a decisão que afirmara a presença dessa condição de admissibilidade.

IV. Deve ser demonstrada a existência de repercussão geral em recurso extraordinário interposto contra acórdão que declarou a inconstitucionalidade de lei.

Estão corretas:

 

(EMAGIS) A respeito da Convenção 169 da OIT, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta sobre a formação e incorporação dos tratados sobre direitos humanos, bem como sobre controle de convencionalidade:


 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e indique a alternativa verdadeira.

I. É inconstitucional a substituição tributária prevista no art. 31 da Lei 8.212/91, com redação dada pela Lei 9.711/98, que determinou a retenção de 11% do valor bruto da nota fiscal ou fatura de prestação de serviço.

II. A retenção da contribuição para a seguridade social pelo tomador do serviço não se aplica às empresas optantes pelo Simples.

III. É inconstitucional a revogação, por lei ordinária, da isenção do recolhimento da Cofins concedida pela Lei Complementar n. 70/91 às sociedades civis de prestação de serviços profissionais.

IV. É inconstitucional a inclusão dos valores retidos pelas administradoras de cartões na base de cálculo das contribuições ao PIS e da COFINS devidas por empresa que recebe pagamentos por meio de cartões de crédito e débito.

 

(EMAGIS) Considere que autarquia perceba que o pagamento de determinada rubrica na aposentadoria de servidor de seus quadros deva ser suprimido. Procede, com efeito, a autarquia, à revisão do ato administrativo que manteve a incorporação de tal rubrica nos proventos do servidor. Observa não se tratar de atuação do TCU no exercício da competência do controle externo da legalidade do ato de concessão inicial de aposentadorias, reformas e pensões (artigo 71, inciso III, da Constituição Federal), mas de ato de autotutela administrativa exercida pelo próprio ente administrativo. Neste quadro, em 2023 a autarquia comunicou a revisão da forma de cálculo ao servidor, que recebia a vantagem salarial desde antes da vigência da Lei 9.784/1999.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto à competência tributária e às limitações constitucionais ao poder de tributar, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Trata-se, na origem, de mandado de segurança impetrado com vistas à declaração de indébito tributário federal. Postulou-se, ainda, a declaração do direito de compensação ou restituição administrativa dos valores adimplidos nos últimos cinco anos anteriores à impetração, devidamente corrigidos pela Taxa SELIC. Regularmente processada a demanda, sobreveio a sentença de mérito que concedeu parcialmente a segurança para (i) declarar o indébito e (ii) declarar apenas o direito à compensação na esfera administrativa dos valores indevidamente recolhidos, observando-se a prescrição quinquenal e a atualização pela Taxa SELIC, desde o dia do recolhimento indevido.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas DP Estadual - Rodada 27.2023

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta sobre a formação e incorporação dos tratados sobre direitos humanos, bem como sobre controle de convencionalidade:


 

(EMAGIS) Relativamente aos crimes de corrupção, alega-se haver um estado de coisas nos ambientes empresariais e estatais já condicionado a tais práticas, desde os mecanismos de aproximação do agente econômico ao agente público, com a gradação na oferta de utilidades até construir relação de confiança que permita a mercancia da função pública. Pelo lado da sociedade, há aqueles que apontam um excesso de tolerância social com tais práticas, ao menos até certos níveis e desde que mantidos níveis aceitáveis de oferta de serviços públicos básicos e políticas assistencialistas.

Analisando o contexto acima sob a ótica da Criminologia, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/DFT – Juiz de Direito Substituto – Cebraspe – 2023) Quanto ao tempo do crime, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do Direito Penal, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o rito dos processos submetidos ao Júri.

I. Se a apelação se fundar na alegação de que a decisão dos jurados foi manifestamente contrária à prova dos autos, e o tribunal ad quem der provimento ao recurso, dar-lhe-á provimento para sujeitar o réu a novo julgamento; não se admite, porém, pelo mesmo motivo, segunda apelação.

II. Uma vez reconhecido pelo Tribunal, em recurso de apelação, que a qualificadora do meio cruel foi indevidamente reconhecida pelo Tribunal do Júri, compete-lhe determinar a realização de novo julgamento, pois não lhe é franqueado decotar da condenação a referida qualificadora, em respeito à soberania dos veredictos.

III. Diversamente do que ocorre na hipótese de contrariedade entre o veredito e as provas dos autos, o afastamento de qualificadora por vício de quesitação não exige a submissão dos réus a novo júri, ficando a decorrente redução da pena afetada ao próprio Tribunal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TRF3 – Juiz Federal Substituto – 2022) Sobre a prisão cautelar, assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) Assinale a assertiva correta sobre recursos no processo penal:

 

(EMAGIS) Sobre a remição da pena pelo estudo e pelo trabalho, avalie as assertivas que seguem.

I. A situação excepcionalíssima da pandemia de covid-19 impõe, segundo fundamentação jurídica acolhida pelo STJ, o cômputo do período de restrições sanitárias como de efetivo estudo ou trabalho em favor dos presos que já estavam trabalhando ou estudando e se viram impossibilitados de continuar seus afazeres unicamente em razão do estado pandêmico.

II. Conforme jurisprudência assente no STJ, a ausência de previsão legal específica impossibilita a concessão de remição da pena pelo simples fato de o Estado não propiciar meios necessários para o labor ou a educação de todos os custodiados. Entende-se, portanto, que a omissão estatal não pode implicar remição ficta da pena, haja vista a ratio do referido benefício, que é encurtar o tempo de pena mediante a efetiva dedicação do preso a atividades lícitas e favoráveis à sua reinserção social e ao seu progresso educativo.

III. O benefício da remição não deve ser direcionado a todo e qualquer preso que não pôde trabalhar ou estudar durante a pandemia, mas tão somente àqueles que já estavam trabalhando ou estudando e, em razão da Covid, viram-se impossibilitados de continuar com suas atividades.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as despesas condominiais.

I. A jurisprudência do STJ entende que as despesas condominiais são consideradas dívidas ‘propter rem’, de modo que podem ensejar a penhora da unidade autônoma devedora, exceto se protegidas tais unidades por cláusulas de impenhorabilidade e inalienabilidade, que devem ser respeitadas pelo condomínio.

II. É entendimento do STJ que o adquirente de imóvel em condomínio responde pelas cotas condominiais em atraso, ainda que anteriores à aquisição, ressalvado o seu direito de regresso contra o antigo proprietário, e que a obrigação de pagamento dos débitos condominiais alcança os novos titulares do imóvel que não participaram da fase de conhecimento da ação de cobrança, em razão da natureza ‘propter rem’ da dívida.

III. O condômino que não pagar a sua contribuição ficará sujeito aos juros moratórios convencionados ou, não sendo previstos, os de um por cento ao mês e multa de até dois por cento sobre o débito.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação à Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre o ato infracional cometido pelo menor, as medidas socioeducativas aplicáveis e questões jurídicas correlatas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto ao incidente de declaração de inconstitucionalidade, analise as afirmações que seguem:

I. Arguida, em controle difuso, a inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo do poder público, o relator, após ouvir o Ministério Público e as partes, submeterá a questão à turma ou à câmara à qual competir o conhecimento do processo. Se a arguição for rejeitada, prosseguirá o julgamento; ser for acolhida, a questão será submetida ao plenário do tribunal ou ao seu órgão especial, onde houver. Sem embargo, os órgãos fracionários dos tribunais não submeterão ao plenário ou ao órgão especial a arguição de inconstitucionalidade quando já houver pronunciamento destes ou do plenário do Supremo Tribunal Federal sobre a questão.

II. As pessoas jurídicas de direito público responsáveis pela edição do ato questionado poderão manifestar-se no incidente de inconstitucionalidade se assim o requererem até a data de início do julgamento do incidente.

III. A parte legitimada à propositura de ação direta de inconstitucionalidade poderá manifestar-se, por escrito, sobre a questão constitucional objeto de apreciação, sendo-lhe assegurado o direito de apresentar memoriais ou de requerer a juntada de documentos. Considerando a relevância da matéria e a representatividade dos postulantes, o relator poderá admitir, por despacho irrecorrível, a manifestação de outros órgãos ou entidades.

IV. A decisão tomada no incidente de inconstitucionalidade, por não integrar o chamado controle concentrado de constitucionalidade, não precisa ser reproduzida pelos juízes vinculados ao respectivo tribunal.

Estão corretas:

 

(EMAGIS) Sobre a reconvenção, julgue os itens abaixo:

I. Na contestação, é lícito ao réu propor reconvenção para manifestar pretensão própria, conexa com a ação principal ou com o fundamento da defesa.

II. Proposta a reconvenção, o autor será intimado - preferencialmente através de carta com aviso de recebimento - para apresentar resposta no prazo de 15 (quinze) dias.

III. A reconvenção tanto pode ser proposta contra o autor e terceiro como também pode ser proposta pelo réu em litisconsórcio com terceiro.

IV. Cabe reconvenção nos Juizados Especiais Cíveis (Lei 9.099/95) e nos Juizados Especiais Federais (Lei 10.259/01).

Estão corretos:

 

(EMAGIS) A respeito do requisito da repercussão geral nos recursos extraordinários, avalie os itens:

I. O Supremo Tribunal Federal, em decisão irrecorrível, não conhecerá do recurso extraordinário quando a questão constitucional nele versada não tiver repercussão geral.

II. Reconhecida a repercussão geral, o relator no Supremo Tribunal Federal determinará a suspensão do processamento de todos os processos pendentes, individuais ou coletivos, que versem sobre a questão e tramitem no território nacional.

III. Reconhecida a repercussão geral pelo Plenário Virtual do STF, o Plenário Físico da Corte, quando reunido para julgamento do recurso, não poderá retratar a decisão que afirmara a presença dessa condição de admissibilidade.

IV. Deve ser demonstrada a existência de repercussão geral em recurso extraordinário interposto contra acórdão que declarou a inconstitucionalidade de lei.

Estão corretas:

 

(EMAGIS) Sobre a legitimidade ativa para a ação civil pública, avalie as assertivas que seguem.

I. A legitimidade da Defensoria Pública para ajuizar ação civil pública está condicionada à comprovação prévia da hipossuficiência dos possíveis beneficiados pela prestação jurisdicional, não bastando que os direitos difusos e coletivos por ela tutelados na ação sejam de titularidade apenas em tese de pessoas necessitadas.

II. Caso, relativamente à tutela vindicada na ação civil pública, constate-se como beneficiários indiretos grupos favorecidos economicamente, ainda que presente benefício direto a grupo de hipossuficientes, é de ser rechaçada a legitimidade ativa da Defensoria Pública.

III. As ações civis públicas serão propostas no foro do local do domicílio do réu ou de um dos réus, em caso de pluralidade, cujo juízo terá competência funcional para processar e julgar a causa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação ao controle de constitucionalidade:

I. À vista do modelo dúplice de controle de constitucionalidade por nós adotado, a admissibilidade da ação direta não está condicionada à inviabilidade do controle difuso.

II. A ação direta de inconstitucionalidade supõe, sempre e necessariamente, que a legislação, sobre cuja constitucionalidade se questiona, seja posterior à Constituição.

III. A declaração final de inconstitucionalidade, quando proferida em sede de fiscalização normativa abstrata, importa - considerado o efeito repristinatório que lhe é inerente - em restauração das normas estatais anteriormente revogadas pelo diploma normativo objeto do juízo de inconstitucionalidade, eis que o ato inconstitucional, por juridicamente inválido, não se reveste de qualquer carga de eficácia derrogatória.

IV. O ajuizamento da ação direta de inconstitucionalidade não está sujeito a observância de qualquer prazo de natureza prescricional ou de caráter decadencial.

Pode-se afirmar que:

 

(TRF3 – Juiz Federal Substituto – 2022) Sobre as prerrogativas constitucionais atuais dos parlamentares federais no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) Sobre a repartição entre a Justiça Comum (Estadual ou Federal) e a Justiça do Trabalho da competência para as ações ajuizadas por servidor público contra o ente político ou administrativo que o admitiu, tratando da relação de trabalho entre ambos, avalie as assertivas que seguem.

I. É da competência da Justiça do Trabalho processar e julgar demandas visando a obter prestações de natureza trabalhista, ajuizadas contra órgãos da Administração Pública por servidores que ingressaram em seus quadros, sem concurso público, antes do advento da CF/88, sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho-CLT.

II. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar reclamação de servidor público relativamente a vantagens trabalhistas anteriores à instituição do regime jurídico único.

III. Tratando-se de ação envolvendo acumulação de pedidos, trabalhista e estatutário, cabe ao Juízo Comum, Estadual ou Federal, conforme o caso, segundo o STJ, decidi-la integralmente, sendo vedado decisão parcial do mérito por este apenas na parte estatutária com remessa da parte ao ajuizamento de nova causa, com o pedido remanescente, no juízo trabalhista.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito das liberdades de informação, expressão e imprensa, avalie as assertivas que seguem.

I. A princípio, não configura ato ilícito as publicações que narrem fatos verídicos ou verossímeis, embora eivados de opiniões severas, irônicas ou impiedosas, sobretudo quando se trate de figuras públicas que exerçam atividades tipicamente estatais, gerindo interesses da coletividade, e a notícia e a crítica referirem-se a fatos de interesse geral relacionados à atividade pública desenvolvida pela pessoa noticiada.

II. A doutrina brasileira não distingue as liberdades de informação e de expressão, ao menos no que concerne ao fato de que ambas se prendem ao direito individual de comunicar livremente fatos e ao direito difuso de ser deles informado, isto é, ambas se restringem a garantir a expressão de fatos, não de opiniões.

III. A liberdade de imprensa, por sua vez, é manifestação da liberdade de informação e expressão, por meio da qual é assegurada a transmissão das informações e dos juízos de valor, a comunicação de fatos e ideias pelos meios de comunicação social de massa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta, relativamente ao poder de polícia e à intervenção do Estado na propriedade.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta, no que toca aos agentes públicos.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da temática dos concursos públicos.

I. O diploma ou habilitação legal para o exercício do cargo deve ser exigido na posse e não na inscrição para o concurso público.

II. A fixação de limites de idade em concurso público é legítima quando houver, concomitantemente, previsão em lei e no edital, além de justificada pela natureza das atribuições do cargo a ser preenchido, de modo que não cabe à lei deixar ao arbítrio de espécies normativas diversas a especificação das limitações.

III. Caso, embora quando da nomeação e posse o candidato não cumprisse algum dos requisitos do cargo, lei posterior mais benéfica tenha vindo a afastar a exigibilidade do aludido requisito não satisfeito, terá a lei aplicação retroativa de modo a legitimar o provimento do cargo pelo aludido candidato.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o regime jurídico das empresas estatais, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Em decorrência de desmatamento ilegal cessado em 01/02/2014, o IBAMA lavrou em 01/01/2019 auto de infração em desfavor da Agropecuária Cagil, cientificando-a na mesma data, emitindo termo de embargo da área desmatada e instaurando a seguir o processo administrativo correlato. Nos autos do processo administrativo, visando a confirmar a natureza do bioma desmatado, foi lavrado despacho instrutório em 01/03/2019, determinando diligências de campo e também diligências documentais, que, em 01/05/2019, foram finalizadas. Diante da insuficiência do corpo de servidores, apenas em 01/07/2022 volveu decisão administrativa aos autos, homologando o auto de infração e intimando a Agropecuária Cagil.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto à competência tributária e às limitações constitucionais ao poder de tributar, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Da análise dos autos, verifica-se que, em 27.10.2014 a Fazenda Estadual fora intimada da não localização do devedor, iniciando-se aí, automaticamente, o prazo de 1 ano de suspensão do processo e do respectivo prazo prescricional previsto no art. 40, §§ 1º e 2º da Lei n. 6.830/80. Ainda que se considere as suspensões do prazo prescricional em razão dos parcelamentos da dívidas tributárias operados na via administrativa, parcelamento 1 vigente entre 08.06.2019 e 07.06.2020 e parcelamento 2 vigente entre 29.09.2020 e 28.09.2021, tais suspensões não seriam suficientes a afastar a prescrição intercorrente, que deveria ter sido reconhecida ao menos desde aproximadamente 27.10.2022 por sentença.

Tendo a alegação acima como sido feito pela parte executada em processo de execução fiscal de dívida tributária, marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(TJ/DFT – Juiz de Direito Substituto – Cebraspe – 2023) De acordo com o Código Civil, o juiz somente poderá autorizar a exibição integral dos livros e papéis de escrituração da sociedade empresária quando necessária para

 

(EMAGIS) Sobre o direito de marca, marque a alternativa INCORRETA.

 

(MP/RR – Promotor de Justiça – 2023 – ADAPTADA) Adolescente considerado autor de ato infracional apresentou-se ao Ministério Público para oitiva informal. Em relação às posturas cabíveis a serem adotadas pelo promotor de justiça após a realização do ato, conforme as regras do Estatuto da Criança e do Adolescente, analise a assertiva correta:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta sobre a incidência do Código de Defesa do Consumidor às seguintes relações jurídicas:

 

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 27.2023

(EMAGIS) Em relação ao controle de constitucionalidade:

I. À vista do modelo dúplice de controle de constitucionalidade por nós adotado, a admissibilidade da ação direta não está condicionada à inviabilidade do controle difuso.

II. A ação direta de inconstitucionalidade supõe, sempre e necessariamente, que a legislação, sobre cuja constitucionalidade se questiona, seja posterior à Constituição.

III. A declaração final de inconstitucionalidade, quando proferida em sede de fiscalização normativa abstrata, importa - considerado o efeito repristinatório que lhe é inerente - em restauração das normas estatais anteriormente revogadas pelo diploma normativo objeto do juízo de inconstitucionalidade, eis que o ato inconstitucional, por juridicamente inválido, não se reveste de qualquer carga de eficácia derrogatória.

IV. O ajuizamento da ação direta de inconstitucionalidade não está sujeito a observância de qualquer prazo de natureza prescricional ou de caráter decadencial.

Pode-se afirmar que:

 

(TRF3 – Juiz Federal Substituto – 2022) Sobre as prerrogativas constitucionais atuais dos parlamentares federais no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) Sobre a repartição entre a Justiça Comum (Estadual ou Federal) e a Justiça do Trabalho da competência para as ações ajuizadas por servidor público contra o ente político ou administrativo que o admitiu, tratando da relação de trabalho entre ambos, avalie as assertivas que seguem.

I. É da competência da Justiça do Trabalho processar e julgar demandas visando a obter prestações de natureza trabalhista, ajuizadas contra órgãos da Administração Pública por servidores que ingressaram em seus quadros, sem concurso público, antes do advento da CF/88, sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho-CLT.

II. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar reclamação de servidor público relativamente a vantagens trabalhistas anteriores à instituição do regime jurídico único.

III. Tratando-se de ação envolvendo acumulação de pedidos, trabalhista e estatutário, cabe ao Juízo Comum, Estadual ou Federal, conforme o caso, segundo o STJ, decidi-la integralmente, sendo vedado decisão parcial do mérito por este apenas na parte estatutária com remessa da parte ao ajuizamento de nova causa, com o pedido remanescente, no juízo trabalhista.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito das liberdades de informação, expressão e imprensa, avalie as assertivas que seguem.

I. A princípio, não configura ato ilícito as publicações que narrem fatos verídicos ou verossímeis, embora eivados de opiniões severas, irônicas ou impiedosas, sobretudo quando se trate de figuras públicas que exerçam atividades tipicamente estatais, gerindo interesses da coletividade, e a notícia e a crítica referirem-se a fatos de interesse geral relacionados à atividade pública desenvolvida pela pessoa noticiada.

II. A doutrina brasileira não distingue as liberdades de informação e de expressão, ao menos no que concerne ao fato de que ambas se prendem ao direito individual de comunicar livremente fatos e ao direito difuso de ser deles informado, isto é, ambas se restringem a garantir a expressão de fatos, não de opiniões.

III. A liberdade de imprensa, por sua vez, é manifestação da liberdade de informação e expressão, por meio da qual é assegurada a transmissão das informações e dos juízos de valor, a comunicação de fatos e ideias pelos meios de comunicação social de massa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e indique a alternativa verdadeira.

I. É inconstitucional a substituição tributária prevista no art. 31 da Lei 8.212/91, com redação dada pela Lei 9.711/98, que determinou a retenção de 11% do valor bruto da nota fiscal ou fatura de prestação de serviço.

II. A retenção da contribuição para a seguridade social pelo tomador do serviço não se aplica às empresas optantes pelo Simples.

III. É inconstitucional a revogação, por lei ordinária, da isenção do recolhimento da Cofins concedida pela Lei Complementar n. 70/91 às sociedades civis de prestação de serviços profissionais.

IV. É inconstitucional a inclusão dos valores retidos pelas administradoras de cartões na base de cálculo das contribuições ao PIS e da COFINS devidas por empresa que recebe pagamentos por meio de cartões de crédito e débito.

 

(EMAGIS) Relativamente aos crimes de corrupção, alega-se haver um estado de coisas nos ambientes empresariais e estatais já condicionado a tais práticas, desde os mecanismos de aproximação do agente econômico ao agente público, com a gradação na oferta de utilidades até construir relação de confiança que permita a mercancia da função pública. Pelo lado da sociedade, há aqueles que apontam um excesso de tolerância social com tais práticas, ao menos até certos níveis e desde que mantidos níveis aceitáveis de oferta de serviços públicos básicos e políticas assistencialistas.

Analisando o contexto acima sob a ótica da Criminologia, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/DFT – Juiz de Direito Substituto – Cebraspe – 2023) Quanto ao tempo do crime, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do Direito Penal, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Relativamente aos crimes contra as telecomunicações, os crimes em licitações e contratos administrativos, os crimes de racismo e os crimes contra o estado democrático de direito, julgue os itens expostos a seguir e marque a alternativa correta.

I. A diferença entre a conduta tipificada no art. 70 do antigo Código Brasileiro de Telecomunicações (Lei 4.117/62) e a do art. 183 da nova Lei de Telecomunicações (Lei 9.472/97) está na habitualidade da conduta: quando a atividade clandestina de telecomunicações é desenvolvida de modo habitual, a conduta tipifica o disposto no art. 183 da Lei 9.472/97, e não o art. 70 da Lei 4.117/62, que se restringe àquele que instala ou utiliza sem habitualidade a atividade ilícita em questão.

II. O crime de fraude à licitação é material, consumando-se com a obtenção de vantagem indevida.

III. Tanto o STJ quanto o STF entendem que mesmo antes da Lei 14.532/23 o crime de injúria racial era imprescritível.

IV. O crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito enquadra-se, doutrinariamente, como crime de atentado.

 

(TRF3 – Juiz Federal Substituto – 2022) Sobre a prisão cautelar, assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) Assinale a assertiva correta sobre recursos no processo penal:

 

(EMAGIS) Sobre a remição da pena pelo estudo e pelo trabalho, avalie as assertivas que seguem.

I. A situação excepcionalíssima da pandemia de covid-19 impõe, segundo fundamentação jurídica acolhida pelo STJ, o cômputo do período de restrições sanitárias como de efetivo estudo ou trabalho em favor dos presos que já estavam trabalhando ou estudando e se viram impossibilitados de continuar seus afazeres unicamente em razão do estado pandêmico.

II. Conforme jurisprudência assente no STJ, a ausência de previsão legal específica impossibilita a concessão de remição da pena pelo simples fato de o Estado não propiciar meios necessários para o labor ou a educação de todos os custodiados. Entende-se, portanto, que a omissão estatal não pode implicar remição ficta da pena, haja vista a ratio do referido benefício, que é encurtar o tempo de pena mediante a efetiva dedicação do preso a atividades lícitas e favoráveis à sua reinserção social e ao seu progresso educativo.

III. O benefício da remição não deve ser direcionado a todo e qualquer preso que não pôde trabalhar ou estudar durante a pandemia, mas tão somente àqueles que já estavam trabalhando ou estudando e, em razão da Covid, viram-se impossibilitados de continuar com suas atividades.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta sobre a incidência do Código de Defesa do Consumidor às seguintes relações jurídicas:

 

(EMAGIS) Constitui monopólio da União, exceto:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as despesas condominiais.

I. A jurisprudência do STJ entende que as despesas condominiais são consideradas dívidas ‘propter rem’, de modo que podem ensejar a penhora da unidade autônoma devedora, exceto se protegidas tais unidades por cláusulas de impenhorabilidade e inalienabilidade, que devem ser respeitadas pelo condomínio.

II. É entendimento do STJ que o adquirente de imóvel em condomínio responde pelas cotas condominiais em atraso, ainda que anteriores à aquisição, ressalvado o seu direito de regresso contra o antigo proprietário, e que a obrigação de pagamento dos débitos condominiais alcança os novos titulares do imóvel que não participaram da fase de conhecimento da ação de cobrança, em razão da natureza ‘propter rem’ da dívida.

III. O condômino que não pagar a sua contribuição ficará sujeito aos juros moratórios convencionados ou, não sendo previstos, os de um por cento ao mês e multa de até dois por cento sobre o débito.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação à Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Quanto ao incidente de declaração de inconstitucionalidade, analise as afirmações que seguem:

I. Arguida, em controle difuso, a inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo do poder público, o relator, após ouvir o Ministério Público e as partes, submeterá a questão à turma ou à câmara à qual competir o conhecimento do processo. Se a arguição for rejeitada, prosseguirá o julgamento; ser for acolhida, a questão será submetida ao plenário do tribunal ou ao seu órgão especial, onde houver. Sem embargo, os órgãos fracionários dos tribunais não submeterão ao plenário ou ao órgão especial a arguição de inconstitucionalidade quando já houver pronunciamento destes ou do plenário do Supremo Tribunal Federal sobre a questão.

II. As pessoas jurídicas de direito público responsáveis pela edição do ato questionado poderão manifestar-se no incidente de inconstitucionalidade se assim o requererem até a data de início do julgamento do incidente.

III. A parte legitimada à propositura de ação direta de inconstitucionalidade poderá manifestar-se, por escrito, sobre a questão constitucional objeto de apreciação, sendo-lhe assegurado o direito de apresentar memoriais ou de requerer a juntada de documentos. Considerando a relevância da matéria e a representatividade dos postulantes, o relator poderá admitir, por despacho irrecorrível, a manifestação de outros órgãos ou entidades.

IV. A decisão tomada no incidente de inconstitucionalidade, por não integrar o chamado controle concentrado de constitucionalidade, não precisa ser reproduzida pelos juízes vinculados ao respectivo tribunal.

Estão corretas:

 

(EMAGIS) Sobre a reconvenção, julgue os itens abaixo:

I. Na contestação, é lícito ao réu propor reconvenção para manifestar pretensão própria, conexa com a ação principal ou com o fundamento da defesa.

II. Proposta a reconvenção, o autor será intimado - preferencialmente através de carta com aviso de recebimento - para apresentar resposta no prazo de 15 (quinze) dias.

III. A reconvenção tanto pode ser proposta contra o autor e terceiro como também pode ser proposta pelo réu em litisconsórcio com terceiro.

IV. Cabe reconvenção nos Juizados Especiais Cíveis (Lei 9.099/95) e nos Juizados Especiais Federais (Lei 10.259/01).

Estão corretos:

 

(EMAGIS) A respeito do requisito da repercussão geral nos recursos extraordinários, avalie os itens:

I. O Supremo Tribunal Federal, em decisão irrecorrível, não conhecerá do recurso extraordinário quando a questão constitucional nele versada não tiver repercussão geral.

II. Reconhecida a repercussão geral, o relator no Supremo Tribunal Federal determinará a suspensão do processamento de todos os processos pendentes, individuais ou coletivos, que versem sobre a questão e tramitem no território nacional.

III. Reconhecida a repercussão geral pelo Plenário Virtual do STF, o Plenário Físico da Corte, quando reunido para julgamento do recurso, não poderá retratar a decisão que afirmara a presença dessa condição de admissibilidade.

IV. Deve ser demonstrada a existência de repercussão geral em recurso extraordinário interposto contra acórdão que declarou a inconstitucionalidade de lei.

Estão corretas:

 

(TJ/DFT – Juiz de Direito Substituto – Cebraspe – 2023) De acordo com o Código Civil, o juiz somente poderá autorizar a exibição integral dos livros e papéis de escrituração da sociedade empresária quando necessária para

 

(EMAGIS) Sobre o direito de marca, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto à competência tributária e às limitações constitucionais ao poder de tributar, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Trata-se, na origem, de mandado de segurança impetrado com vistas à declaração de indébito tributário federal. Postulou-se, ainda, a declaração do direito de compensação ou restituição administrativa dos valores adimplidos nos últimos cinco anos anteriores à impetração, devidamente corrigidos pela Taxa SELIC. Regularmente processada a demanda, sobreveio a sentença de mérito que concedeu parcialmente a segurança para (i) declarar o indébito e (ii) declarar apenas o direito à compensação na esfera administrativa dos valores indevidamente recolhidos, observando-se a prescrição quinquenal e a atualização pela Taxa SELIC, desde o dia do recolhimento indevido.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que autarquia perceba que o pagamento de determinada rubrica na aposentadoria de servidor de seus quadros deva ser suprimido. Procede, com efeito, a autarquia, à revisão do ato administrativo que manteve a incorporação de tal rubrica nos proventos do servidor. Observa não se tratar de atuação do TCU no exercício da competência do controle externo da legalidade do ato de concessão inicial de aposentadorias, reformas e pensões (artigo 71, inciso III, da Constituição Federal), mas de ato de autotutela administrativa exercida pelo próprio ente administrativo. Neste quadro, em 2023 a autarquia comunicou a revisão da forma de cálculo ao servidor, que recebia a vantagem salarial desde antes da vigência da Lei 9.784/1999.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta, relativamente ao poder de polícia e à intervenção do Estado na propriedade.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta, no que toca aos agentes públicos.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da temática dos concursos públicos.

I. O diploma ou habilitação legal para o exercício do cargo deve ser exigido na posse e não na inscrição para o concurso público.

II. A fixação de limites de idade em concurso público é legítima quando houver, concomitantemente, previsão em lei e no edital, além de justificada pela natureza das atribuições do cargo a ser preenchido, de modo que não cabe à lei deixar ao arbítrio de espécies normativas diversas a especificação das limitações.

III. Caso, embora quando da nomeação e posse o candidato não cumprisse algum dos requisitos do cargo, lei posterior mais benéfica tenha vindo a afastar a exigibilidade do aludido requisito não satisfeito, terá a lei aplicação retroativa de modo a legitimar o provimento do cargo pelo aludido candidato.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o regime jurídico das empresas estatais, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Em decorrência de desmatamento ilegal cessado em 01/02/2014, o IBAMA lavrou em 01/01/2019 auto de infração em desfavor da Agropecuária Cagil, cientificando-a na mesma data, emitindo termo de embargo da área desmatada e instaurando a seguir o processo administrativo correlato. Nos autos do processo administrativo, visando a confirmar a natureza do bioma desmatado, foi lavrado despacho instrutório em 01/03/2019, determinando diligências de campo e também diligências documentais, que, em 01/05/2019, foram finalizadas. Diante da insuficiência do corpo de servidores, apenas em 01/07/2022 volveu decisão administrativa aos autos, homologando o auto de infração e intimando a Agropecuária Cagil.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da Convenção 169 da OIT, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Ronald Dworkin tem o pensamento jurídico muito associado a um movimento jurídico específico. Sobre o tema, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) O brasileiro Roberto Mangabeira Unger, carioca, professor da faculdade de Direito de Harvard, é adepto um movimento jurídico com aplicação importante nos Estados Unidos a partir da década de 1970. Esse movimento de ideias proclama que o Direito é uma província dos interesses políticos prevalentes em um dado momento; e que o Direito está sempre a serviço do “status quo” de grupos dominantes em uma determinada comunidade política. Esse movimento político é conhecido por:


 

Objetivas MP Estadual - Rodada 27.2023

(EMAGIS) A respeito da função eleitoral do Ministério Público, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Relativamente aos crimes de corrupção, alega-se haver um estado de coisas nos ambientes empresariais e estatais já condicionado a tais práticas, desde os mecanismos de aproximação do agente econômico ao agente público, com a gradação na oferta de utilidades até construir relação de confiança que permita a mercancia da função pública. Pelo lado da sociedade, há aqueles que apontam um excesso de tolerância social com tais práticas, ao menos até certos níveis e desde que mantidos níveis aceitáveis de oferta de serviços públicos básicos e políticas assistencialistas.

Analisando o contexto acima sob a ótica da Criminologia, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/DFT – Juiz de Direito Substituto – Cebraspe – 2023) Quanto ao tempo do crime, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do Direito Penal, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o rito dos processos submetidos ao Júri.

I. Se a apelação se fundar na alegação de que a decisão dos jurados foi manifestamente contrária à prova dos autos, e o tribunal ad quem der provimento ao recurso, dar-lhe-á provimento para sujeitar o réu a novo julgamento; não se admite, porém, pelo mesmo motivo, segunda apelação.

II. Uma vez reconhecido pelo Tribunal, em recurso de apelação, que a qualificadora do meio cruel foi indevidamente reconhecida pelo Tribunal do Júri, compete-lhe determinar a realização de novo julgamento, pois não lhe é franqueado decotar da condenação a referida qualificadora, em respeito à soberania dos veredictos.

III. Diversamente do que ocorre na hipótese de contrariedade entre o veredito e as provas dos autos, o afastamento de qualificadora por vício de quesitação não exige a submissão dos réus a novo júri, ficando a decorrente redução da pena afetada ao próprio Tribunal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TRF3 – Juiz Federal Substituto – 2022) Sobre a prisão cautelar, assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) Assinale a assertiva correta sobre recursos no processo penal:

 

(EMAGIS) Sobre a remição da pena pelo estudo e pelo trabalho, avalie as assertivas que seguem.

I. A situação excepcionalíssima da pandemia de covid-19 impõe, segundo fundamentação jurídica acolhida pelo STJ, o cômputo do período de restrições sanitárias como de efetivo estudo ou trabalho em favor dos presos que já estavam trabalhando ou estudando e se viram impossibilitados de continuar seus afazeres unicamente em razão do estado pandêmico.

II. Conforme jurisprudência assente no STJ, a ausência de previsão legal específica impossibilita a concessão de remição da pena pelo simples fato de o Estado não propiciar meios necessários para o labor ou a educação de todos os custodiados. Entende-se, portanto, que a omissão estatal não pode implicar remição ficta da pena, haja vista a ratio do referido benefício, que é encurtar o tempo de pena mediante a efetiva dedicação do preso a atividades lícitas e favoráveis à sua reinserção social e ao seu progresso educativo.

III. O benefício da remição não deve ser direcionado a todo e qualquer preso que não pôde trabalhar ou estudar durante a pandemia, mas tão somente àqueles que já estavam trabalhando ou estudando e, em razão da Covid, viram-se impossibilitados de continuar com suas atividades.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as despesas condominiais.

I. A jurisprudência do STJ entende que as despesas condominiais são consideradas dívidas ‘propter rem’, de modo que podem ensejar a penhora da unidade autônoma devedora, exceto se protegidas tais unidades por cláusulas de impenhorabilidade e inalienabilidade, que devem ser respeitadas pelo condomínio.

II. É entendimento do STJ que o adquirente de imóvel em condomínio responde pelas cotas condominiais em atraso, ainda que anteriores à aquisição, ressalvado o seu direito de regresso contra o antigo proprietário, e que a obrigação de pagamento dos débitos condominiais alcança os novos titulares do imóvel que não participaram da fase de conhecimento da ação de cobrança, em razão da natureza ‘propter rem’ da dívida.

III. O condômino que não pagar a sua contribuição ficará sujeito aos juros moratórios convencionados ou, não sendo previstos, os de um por cento ao mês e multa de até dois por cento sobre o débito.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação à Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre o ato infracional cometido pelo menor, as medidas socioeducativas aplicáveis e questões jurídicas correlatas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto ao incidente de declaração de inconstitucionalidade, analise as afirmações que seguem:

I. Arguida, em controle difuso, a inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo do poder público, o relator, após ouvir o Ministério Público e as partes, submeterá a questão à turma ou à câmara à qual competir o conhecimento do processo. Se a arguição for rejeitada, prosseguirá o julgamento; ser for acolhida, a questão será submetida ao plenário do tribunal ou ao seu órgão especial, onde houver. Sem embargo, os órgãos fracionários dos tribunais não submeterão ao plenário ou ao órgão especial a arguição de inconstitucionalidade quando já houver pronunciamento destes ou do plenário do Supremo Tribunal Federal sobre a questão.

II. As pessoas jurídicas de direito público responsáveis pela edição do ato questionado poderão manifestar-se no incidente de inconstitucionalidade se assim o requererem até a data de início do julgamento do incidente.

III. A parte legitimada à propositura de ação direta de inconstitucionalidade poderá manifestar-se, por escrito, sobre a questão constitucional objeto de apreciação, sendo-lhe assegurado o direito de apresentar memoriais ou de requerer a juntada de documentos. Considerando a relevância da matéria e a representatividade dos postulantes, o relator poderá admitir, por despacho irrecorrível, a manifestação de outros órgãos ou entidades.

IV. A decisão tomada no incidente de inconstitucionalidade, por não integrar o chamado controle concentrado de constitucionalidade, não precisa ser reproduzida pelos juízes vinculados ao respectivo tribunal.

Estão corretas:

 

(EMAGIS) Sobre a reconvenção, julgue os itens abaixo:

I. Na contestação, é lícito ao réu propor reconvenção para manifestar pretensão própria, conexa com a ação principal ou com o fundamento da defesa.

II. Proposta a reconvenção, o autor será intimado - preferencialmente através de carta com aviso de recebimento - para apresentar resposta no prazo de 15 (quinze) dias.

III. A reconvenção tanto pode ser proposta contra o autor e terceiro como também pode ser proposta pelo réu em litisconsórcio com terceiro.

IV. Cabe reconvenção nos Juizados Especiais Cíveis (Lei 9.099/95) e nos Juizados Especiais Federais (Lei 10.259/01).

Estão corretos:

 

(EMAGIS) A respeito do requisito da repercussão geral nos recursos extraordinários, avalie os itens:

I. O Supremo Tribunal Federal, em decisão irrecorrível, não conhecerá do recurso extraordinário quando a questão constitucional nele versada não tiver repercussão geral.

II. Reconhecida a repercussão geral, o relator no Supremo Tribunal Federal determinará a suspensão do processamento de todos os processos pendentes, individuais ou coletivos, que versem sobre a questão e tramitem no território nacional.

III. Reconhecida a repercussão geral pelo Plenário Virtual do STF, o Plenário Físico da Corte, quando reunido para julgamento do recurso, não poderá retratar a decisão que afirmara a presença dessa condição de admissibilidade.

IV. Deve ser demonstrada a existência de repercussão geral em recurso extraordinário interposto contra acórdão que declarou a inconstitucionalidade de lei.

Estão corretas:

 

(EMAGIS) Sobre a legitimidade ativa para a ação civil pública, avalie as assertivas que seguem.

I. A legitimidade da Defensoria Pública para ajuizar ação civil pública está condicionada à comprovação prévia da hipossuficiência dos possíveis beneficiados pela prestação jurisdicional, não bastando que os direitos difusos e coletivos por ela tutelados na ação sejam de titularidade apenas em tese de pessoas necessitadas.

II. Caso, relativamente à tutela vindicada na ação civil pública, constate-se como beneficiários indiretos grupos favorecidos economicamente, ainda que presente benefício direto a grupo de hipossuficientes, é de ser rechaçada a legitimidade ativa da Defensoria Pública.

III. As ações civis públicas serão propostas no foro do local do domicílio do réu ou de um dos réus, em caso de pluralidade, cujo juízo terá competência funcional para processar e julgar a causa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação ao controle de constitucionalidade:

I. À vista do modelo dúplice de controle de constitucionalidade por nós adotado, a admissibilidade da ação direta não está condicionada à inviabilidade do controle difuso.

II. A ação direta de inconstitucionalidade supõe, sempre e necessariamente, que a legislação, sobre cuja constitucionalidade se questiona, seja posterior à Constituição.

III. A declaração final de inconstitucionalidade, quando proferida em sede de fiscalização normativa abstrata, importa - considerado o efeito repristinatório que lhe é inerente - em restauração das normas estatais anteriormente revogadas pelo diploma normativo objeto do juízo de inconstitucionalidade, eis que o ato inconstitucional, por juridicamente inválido, não se reveste de qualquer carga de eficácia derrogatória.

IV. O ajuizamento da ação direta de inconstitucionalidade não está sujeito a observância de qualquer prazo de natureza prescricional ou de caráter decadencial.

Pode-se afirmar que:

 

(TRF3 – Juiz Federal Substituto – 2022) Sobre as prerrogativas constitucionais atuais dos parlamentares federais no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) Sobre a repartição entre a Justiça Comum (Estadual ou Federal) e a Justiça do Trabalho da competência para as ações ajuizadas por servidor público contra o ente político ou administrativo que o admitiu, tratando da relação de trabalho entre ambos, avalie as assertivas que seguem.

I. É da competência da Justiça do Trabalho processar e julgar demandas visando a obter prestações de natureza trabalhista, ajuizadas contra órgãos da Administração Pública por servidores que ingressaram em seus quadros, sem concurso público, antes do advento da CF/88, sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho-CLT.

II. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar reclamação de servidor público relativamente a vantagens trabalhistas anteriores à instituição do regime jurídico único.

III. Tratando-se de ação envolvendo acumulação de pedidos, trabalhista e estatutário, cabe ao Juízo Comum, Estadual ou Federal, conforme o caso, segundo o STJ, decidi-la integralmente, sendo vedado decisão parcial do mérito por este apenas na parte estatutária com remessa da parte ao ajuizamento de nova causa, com o pedido remanescente, no juízo trabalhista.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito das liberdades de informação, expressão e imprensa, avalie as assertivas que seguem.

I. A princípio, não configura ato ilícito as publicações que narrem fatos verídicos ou verossímeis, embora eivados de opiniões severas, irônicas ou impiedosas, sobretudo quando se trate de figuras públicas que exerçam atividades tipicamente estatais, gerindo interesses da coletividade, e a notícia e a crítica referirem-se a fatos de interesse geral relacionados à atividade pública desenvolvida pela pessoa noticiada.

II. A doutrina brasileira não distingue as liberdades de informação e de expressão, ao menos no que concerne ao fato de que ambas se prendem ao direito individual de comunicar livremente fatos e ao direito difuso de ser deles informado, isto é, ambas se restringem a garantir a expressão de fatos, não de opiniões.

III. A liberdade de imprensa, por sua vez, é manifestação da liberdade de informação e expressão, por meio da qual é assegurada a transmissão das informações e dos juízos de valor, a comunicação de fatos e ideias pelos meios de comunicação social de massa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta sobre a formação e incorporação dos tratados sobre direitos humanos, bem como sobre controle de convencionalidade:


 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta, relativamente ao poder de polícia e à intervenção do Estado na propriedade.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta, no que toca aos agentes públicos.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da temática dos concursos públicos.

I. O diploma ou habilitação legal para o exercício do cargo deve ser exigido na posse e não na inscrição para o concurso público.

II. A fixação de limites de idade em concurso público é legítima quando houver, concomitantemente, previsão em lei e no edital, além de justificada pela natureza das atribuições do cargo a ser preenchido, de modo que não cabe à lei deixar ao arbítrio de espécies normativas diversas a especificação das limitações.

III. Caso, embora quando da nomeação e posse o candidato não cumprisse algum dos requisitos do cargo, lei posterior mais benéfica tenha vindo a afastar a exigibilidade do aludido requisito não satisfeito, terá a lei aplicação retroativa de modo a legitimar o provimento do cargo pelo aludido candidato.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o regime jurídico das empresas estatais, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Em decorrência de desmatamento ilegal cessado em 01/02/2014, o IBAMA lavrou em 01/01/2019 auto de infração em desfavor da Agropecuária Cagil, cientificando-a na mesma data, emitindo termo de embargo da área desmatada e instaurando a seguir o processo administrativo correlato. Nos autos do processo administrativo, visando a confirmar a natureza do bioma desmatado, foi lavrado despacho instrutório em 01/03/2019, determinando diligências de campo e também diligências documentais, que, em 01/05/2019, foram finalizadas. Diante da insuficiência do corpo de servidores, apenas em 01/07/2022 volveu decisão administrativa aos autos, homologando o auto de infração e intimando a Agropecuária Cagil.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto à competência tributária e às limitações constitucionais ao poder de tributar, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Da análise dos autos, verifica-se que, em 27.10.2014 a Fazenda Estadual fora intimada da não localização do devedor, iniciando-se aí, automaticamente, o prazo de 1 ano de suspensão do processo e do respectivo prazo prescricional previsto no art. 40, §§ 1º e 2º da Lei n. 6.830/80. Ainda que se considere as suspensões do prazo prescricional em razão dos parcelamentos da dívidas tributárias operados na via administrativa, parcelamento 1 vigente entre 08.06.2019 e 07.06.2020 e parcelamento 2 vigente entre 29.09.2020 e 28.09.2021, tais suspensões não seriam suficientes a afastar a prescrição intercorrente, que deveria ter sido reconhecida ao menos desde aproximadamente 27.10.2022 por sentença.

Tendo a alegação acima como sido feito pela parte executada em processo de execução fiscal de dívida tributária, marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(TJ/DFT – Juiz de Direito Substituto – Cebraspe – 2023) De acordo com o Código Civil, o juiz somente poderá autorizar a exibição integral dos livros e papéis de escrituração da sociedade empresária quando necessária para

 

(EMAGIS) Sobre o direito de marca, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) No que tange ao registro de candidatos, julgue, com base na Lei 9.504/97, os itens a seguir.

I. Em regra, cada partido ou coligação poderá registrar candidatos para a Câmara dos Deputados, a Câmara Legislativa, as Assembleias Legislativas e as Câmaras Municipais no total de até 150% (cento e cinquenta por cento) do número de lugares a preencher.

II. Os partidos e coligações solicitarão à Justiça Eleitoral o registro de seus candidatos até as dezenove horas do dia 15 de agosto do ano em que se realizarem as eleições.

III. A idade mínima constitucionalmente estabelecida como condição de elegibilidade é verificada tendo por referência a data da posse, salvo quando fixada em dezoito anos, hipótese em que será aferida na data-limite para o pedido de registro.

Há engano:

 

(MP/RR – Promotor de Justiça – 2023 – ADAPTADA) Adolescente considerado autor de ato infracional apresentou-se ao Ministério Público para oitiva informal. Em relação às posturas cabíveis a serem adotadas pelo promotor de justiça após a realização do ato, conforme as regras do Estatuto da Criança e do Adolescente, analise a assertiva correta:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta sobre a incidência do Código de Defesa do Consumidor às seguintes relações jurídicas:

 

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 27.2023

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta, relativamente ao poder de polícia e à intervenção do Estado na propriedade.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta, no que toca aos agentes públicos.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da temática dos concursos públicos.

I. O diploma ou habilitação legal para o exercício do cargo deve ser exigido na posse e não na inscrição para o concurso público.

II. A fixação de limites de idade em concurso público é legítima quando houver, concomitantemente, previsão em lei e no edital, além de justificada pela natureza das atribuições do cargo a ser preenchido, de modo que não cabe à lei deixar ao arbítrio de espécies normativas diversas a especificação das limitações.

III. Caso, embora quando da nomeação e posse o candidato não cumprisse algum dos requisitos do cargo, lei posterior mais benéfica tenha vindo a afastar a exigibilidade do aludido requisito não satisfeito, terá a lei aplicação retroativa de modo a legitimar o provimento do cargo pelo aludido candidato.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o regime jurídico das empresas estatais, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Em relação ao controle de constitucionalidade:

I. À vista do modelo dúplice de controle de constitucionalidade por nós adotado, a admissibilidade da ação direta não está condicionada à inviabilidade do controle difuso.

II. A ação direta de inconstitucionalidade supõe, sempre e necessariamente, que a legislação, sobre cuja constitucionalidade se questiona, seja posterior à Constituição.

III. A declaração final de inconstitucionalidade, quando proferida em sede de fiscalização normativa abstrata, importa - considerado o efeito repristinatório que lhe é inerente - em restauração das normas estatais anteriormente revogadas pelo diploma normativo objeto do juízo de inconstitucionalidade, eis que o ato inconstitucional, por juridicamente inválido, não se reveste de qualquer carga de eficácia derrogatória.

IV. O ajuizamento da ação direta de inconstitucionalidade não está sujeito a observância de qualquer prazo de natureza prescricional ou de caráter decadencial.

Pode-se afirmar que:

 

(TRF3 – Juiz Federal Substituto – 2022) Sobre as prerrogativas constitucionais atuais dos parlamentares federais no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) Sobre a repartição entre a Justiça Comum (Estadual ou Federal) e a Justiça do Trabalho da competência para as ações ajuizadas por servidor público contra o ente político ou administrativo que o admitiu, tratando da relação de trabalho entre ambos, avalie as assertivas que seguem.

I. É da competência da Justiça do Trabalho processar e julgar demandas visando a obter prestações de natureza trabalhista, ajuizadas contra órgãos da Administração Pública por servidores que ingressaram em seus quadros, sem concurso público, antes do advento da CF/88, sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho-CLT.

II. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar reclamação de servidor público relativamente a vantagens trabalhistas anteriores à instituição do regime jurídico único.

III. Tratando-se de ação envolvendo acumulação de pedidos, trabalhista e estatutário, cabe ao Juízo Comum, Estadual ou Federal, conforme o caso, segundo o STJ, decidi-la integralmente, sendo vedado decisão parcial do mérito por este apenas na parte estatutária com remessa da parte ao ajuizamento de nova causa, com o pedido remanescente, no juízo trabalhista.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito das liberdades de informação, expressão e imprensa, avalie as assertivas que seguem.

I. A princípio, não configura ato ilícito as publicações que narrem fatos verídicos ou verossímeis, embora eivados de opiniões severas, irônicas ou impiedosas, sobretudo quando se trate de figuras públicas que exerçam atividades tipicamente estatais, gerindo interesses da coletividade, e a notícia e a crítica referirem-se a fatos de interesse geral relacionados à atividade pública desenvolvida pela pessoa noticiada.

II. A doutrina brasileira não distingue as liberdades de informação e de expressão, ao menos no que concerne ao fato de que ambas se prendem ao direito individual de comunicar livremente fatos e ao direito difuso de ser deles informado, isto é, ambas se restringem a garantir a expressão de fatos, não de opiniões.

III. A liberdade de imprensa, por sua vez, é manifestação da liberdade de informação e expressão, por meio da qual é assegurada a transmissão das informações e dos juízos de valor, a comunicação de fatos e ideias pelos meios de comunicação social de massa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Quanto ao incidente de declaração de inconstitucionalidade, analise as afirmações que seguem:

I. Arguida, em controle difuso, a inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo do poder público, o relator, após ouvir o Ministério Público e as partes, submeterá a questão à turma ou à câmara à qual competir o conhecimento do processo. Se a arguição for rejeitada, prosseguirá o julgamento; ser for acolhida, a questão será submetida ao plenário do tribunal ou ao seu órgão especial, onde houver. Sem embargo, os órgãos fracionários dos tribunais não submeterão ao plenário ou ao órgão especial a arguição de inconstitucionalidade quando já houver pronunciamento destes ou do plenário do Supremo Tribunal Federal sobre a questão.

II. As pessoas jurídicas de direito público responsáveis pela edição do ato questionado poderão manifestar-se no incidente de inconstitucionalidade se assim o requererem até a data de início do julgamento do incidente.

III. A parte legitimada à propositura de ação direta de inconstitucionalidade poderá manifestar-se, por escrito, sobre a questão constitucional objeto de apreciação, sendo-lhe assegurado o direito de apresentar memoriais ou de requerer a juntada de documentos. Considerando a relevância da matéria e a representatividade dos postulantes, o relator poderá admitir, por despacho irrecorrível, a manifestação de outros órgãos ou entidades.

IV. A decisão tomada no incidente de inconstitucionalidade, por não integrar o chamado controle concentrado de constitucionalidade, não precisa ser reproduzida pelos juízes vinculados ao respectivo tribunal.

Estão corretas:

 

(EMAGIS) Sobre a reconvenção, julgue os itens abaixo:

I. Na contestação, é lícito ao réu propor reconvenção para manifestar pretensão própria, conexa com a ação principal ou com o fundamento da defesa.

II. Proposta a reconvenção, o autor será intimado - preferencialmente através de carta com aviso de recebimento - para apresentar resposta no prazo de 15 (quinze) dias.

III. A reconvenção tanto pode ser proposta contra o autor e terceiro como também pode ser proposta pelo réu em litisconsórcio com terceiro.

IV. Cabe reconvenção nos Juizados Especiais Cíveis (Lei 9.099/95) e nos Juizados Especiais Federais (Lei 10.259/01).

Estão corretos:

 

(EMAGIS) A respeito do requisito da repercussão geral nos recursos extraordinários, avalie os itens:

I. O Supremo Tribunal Federal, em decisão irrecorrível, não conhecerá do recurso extraordinário quando a questão constitucional nele versada não tiver repercussão geral.

II. Reconhecida a repercussão geral, o relator no Supremo Tribunal Federal determinará a suspensão do processamento de todos os processos pendentes, individuais ou coletivos, que versem sobre a questão e tramitem no território nacional.

III. Reconhecida a repercussão geral pelo Plenário Virtual do STF, o Plenário Físico da Corte, quando reunido para julgamento do recurso, não poderá retratar a decisão que afirmara a presença dessa condição de admissibilidade.

IV. Deve ser demonstrada a existência de repercussão geral em recurso extraordinário interposto contra acórdão que declarou a inconstitucionalidade de lei.

Estão corretas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as despesas condominiais.

I. A jurisprudência do STJ entende que as despesas condominiais são consideradas dívidas ‘propter rem’, de modo que podem ensejar a penhora da unidade autônoma devedora, exceto se protegidas tais unidades por cláusulas de impenhorabilidade e inalienabilidade, que devem ser respeitadas pelo condomínio.

II. É entendimento do STJ que o adquirente de imóvel em condomínio responde pelas cotas condominiais em atraso, ainda que anteriores à aquisição, ressalvado o seu direito de regresso contra o antigo proprietário, e que a obrigação de pagamento dos débitos condominiais alcança os novos titulares do imóvel que não participaram da fase de conhecimento da ação de cobrança, em razão da natureza ‘propter rem’ da dívida.

III. O condômino que não pagar a sua contribuição ficará sujeito aos juros moratórios convencionados ou, não sendo previstos, os de um por cento ao mês e multa de até dois por cento sobre o débito.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação à Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre o ato infracional cometido pelo menor, as medidas socioeducativas aplicáveis e questões jurídicas correlatas, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/DFT – Juiz de Direito Substituto – Cebraspe – 2023) De acordo com o Código Civil, o juiz somente poderá autorizar a exibição integral dos livros e papéis de escrituração da sociedade empresária quando necessária para

 

(EMAGIS) Sobre o direito de marca, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto à competência tributária e às limitações constitucionais ao poder de tributar, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Da análise dos autos, verifica-se que, em 27.10.2014 a Fazenda Estadual fora intimada da não localização do devedor, iniciando-se aí, automaticamente, o prazo de 1 ano de suspensão do processo e do respectivo prazo prescricional previsto no art. 40, §§ 1º e 2º da Lei n. 6.830/80. Ainda que se considere as suspensões do prazo prescricional em razão dos parcelamentos da dívidas tributárias operados na via administrativa, parcelamento 1 vigente entre 08.06.2019 e 07.06.2020 e parcelamento 2 vigente entre 29.09.2020 e 28.09.2021, tais suspensões não seriam suficientes a afastar a prescrição intercorrente, que deveria ter sido reconhecida ao menos desde aproximadamente 27.10.2022 por sentença.

Tendo a alegação acima como sido feito pela parte executada em processo de execução fiscal de dívida tributária, marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Considere que autarquia perceba que o pagamento de determinada rubrica na aposentadoria de servidor de seus quadros deva ser suprimido. Procede, com efeito, a autarquia, à revisão do ato administrativo que manteve a incorporação de tal rubrica nos proventos do servidor. Observa não se tratar de atuação do TCU no exercício da competência do controle externo da legalidade do ato de concessão inicial de aposentadorias, reformas e pensões (artigo 71, inciso III, da Constituição Federal), mas de ato de autotutela administrativa exercida pelo próprio ente administrativo. Neste quadro, em 2023 a autarquia comunicou a revisão da forma de cálculo ao servidor, que recebia a vantagem salarial desde antes da vigência da Lei 9.784/1999.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(CESPE/CEBRASPE. Procurador do Estado/ES – 2023) Terá a garantia ao emprego por estabilidade provisória o empregado

 

(CESPE/CEBRASPE Procurador do Estado/ES – 2023) No rito ordinário de uma ação trabalhista normal, cada uma das partes

 

(EMAGIS) Em decorrência de desmatamento ilegal cessado em 01/02/2014, o IBAMA lavrou em 01/01/2019 auto de infração em desfavor da Agropecuária Cagil, cientificando-a na mesma data, emitindo termo de embargo da área desmatada e instaurando a seguir o processo administrativo correlato. Nos autos do processo administrativo, visando a confirmar a natureza do bioma desmatado, foi lavrado despacho instrutório em 01/03/2019, determinando diligências de campo e também diligências documentais, que, em 01/05/2019, foram finalizadas. Diante da insuficiência do corpo de servidores, apenas em 01/07/2022 volveu decisão administrativa aos autos, homologando o auto de infração e intimando a Agropecuária Cagil.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta sobre a formação e incorporação dos tratados sobre direitos humanos, bem como sobre controle de convencionalidade:


 

(EMAGIS) Relativamente aos crimes de corrupção, alega-se haver um estado de coisas nos ambientes empresariais e estatais já condicionado a tais práticas, desde os mecanismos de aproximação do agente econômico ao agente público, com a gradação na oferta de utilidades até construir relação de confiança que permita a mercancia da função pública. Pelo lado da sociedade, há aqueles que apontam um excesso de tolerância social com tais práticas, ao menos até certos níveis e desde que mantidos níveis aceitáveis de oferta de serviços públicos básicos e políticas assistencialistas.

Analisando o contexto acima sob a ótica da Criminologia, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/DFT – Juiz de Direito Substituto – Cebraspe – 2023) Quanto ao tempo do crime, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do Direito Penal, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o rito dos processos submetidos ao Júri.

I. Se a apelação se fundar na alegação de que a decisão dos jurados foi manifestamente contrária à prova dos autos, e o tribunal ad quem der provimento ao recurso, dar-lhe-á provimento para sujeitar o réu a novo julgamento; não se admite, porém, pelo mesmo motivo, segunda apelação.

II. Uma vez reconhecido pelo Tribunal, em recurso de apelação, que a qualificadora do meio cruel foi indevidamente reconhecida pelo Tribunal do Júri, compete-lhe determinar a realização de novo julgamento, pois não lhe é franqueado decotar da condenação a referida qualificadora, em respeito à soberania dos veredictos.

III. Diversamente do que ocorre na hipótese de contrariedade entre o veredito e as provas dos autos, o afastamento de qualificadora por vício de quesitação não exige a submissão dos réus a novo júri, ficando a decorrente redução da pena afetada ao próprio Tribunal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(TRF3 – Juiz Federal Substituto – 2022) Sobre a prisão cautelar, assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) Assinale a assertiva correta sobre recursos no processo penal:

 

(EMAGIS) Sobre a remição da pena pelo estudo e pelo trabalho, avalie as assertivas que seguem.

I. A situação excepcionalíssima da pandemia de covid-19 impõe, segundo fundamentação jurídica acolhida pelo STJ, o cômputo do período de restrições sanitárias como de efetivo estudo ou trabalho em favor dos presos que já estavam trabalhando ou estudando e se viram impossibilitados de continuar seus afazeres unicamente em razão do estado pandêmico.

II. Conforme jurisprudência assente no STJ, a ausência de previsão legal específica impossibilita a concessão de remição da pena pelo simples fato de o Estado não propiciar meios necessários para o labor ou a educação de todos os custodiados. Entende-se, portanto, que a omissão estatal não pode implicar remição ficta da pena, haja vista a ratio do referido benefício, que é encurtar o tempo de pena mediante a efetiva dedicação do preso a atividades lícitas e favoráveis à sua reinserção social e ao seu progresso educativo.

III. O benefício da remição não deve ser direcionado a todo e qualquer preso que não pôde trabalhar ou estudar durante a pandemia, mas tão somente àqueles que já estavam trabalhando ou estudando e, em razão da Covid, viram-se impossibilitados de continuar com suas atividades.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a legitimidade ativa para a ação civil pública, avalie as assertivas que seguem.

I. A legitimidade da Defensoria Pública para ajuizar ação civil pública está condicionada à comprovação prévia da hipossuficiência dos possíveis beneficiados pela prestação jurisdicional, não bastando que os direitos difusos e coletivos por ela tutelados na ação sejam de titularidade apenas em tese de pessoas necessitadas.

II. Caso, relativamente à tutela vindicada na ação civil pública, constate-se como beneficiários indiretos grupos favorecidos economicamente, ainda que presente benefício direto a grupo de hipossuficientes, é de ser rechaçada a legitimidade ativa da Defensoria Pública.

III. As ações civis públicas serão propostas no foro do local do domicílio do réu ou de um dos réus, em caso de pluralidade, cujo juízo terá competência funcional para processar e julgar a causa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(MP/RR – Promotor de Justiça – 2023 – ADAPTADA) Adolescente considerado autor de ato infracional apresentou-se ao Ministério Público para oitiva informal. Em relação às posturas cabíveis a serem adotadas pelo promotor de justiça após a realização do ato, conforme as regras do Estatuto da Criança e do Adolescente, analise a assertiva correta:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta sobre a incidência do Código de Defesa do Consumidor às seguintes relações jurídicas:

 

Objetivas Delegado - Rodada 27.2023

(EMAGIS) Relativamente aos crimes de corrupção, alega-se haver um estado de coisas nos ambientes empresariais e estatais já condicionado a tais práticas, desde os mecanismos de aproximação do agente econômico ao agente público, com a gradação na oferta de utilidades até construir relação de confiança que permita a mercancia da função pública. Pelo lado da sociedade, há aqueles que apontam um excesso de tolerância social com tais práticas, ao menos até certos níveis e desde que mantidos níveis aceitáveis de oferta de serviços públicos básicos e políticas assistencialistas.

Analisando o contexto acima sob a ótica da Criminologia, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/DFT – Juiz de Direito Substituto – Cebraspe – 2023) Quanto ao tempo do crime, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do Direito Penal, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o rito dos processos submetidos ao Júri.

I. Se a apelação se fundar na alegação de que a decisão dos jurados foi manifestamente contrária à prova dos autos, e o tribunal ad quem der provimento ao recurso, dar-lhe-á provimento para sujeitar o réu a novo julgamento; não se admite, porém, pelo mesmo motivo, segunda apelação.

II. Uma vez reconhecido pelo Tribunal, em recurso de apelação, que a qualificadora do meio cruel foi indevidamente reconhecida pelo Tribunal do Júri, compete-lhe determinar a realização de novo julgamento, pois não lhe é franqueado decotar da condenação a referida qualificadora, em respeito à soberania dos veredictos.

III. Diversamente do que ocorre na hipótese de contrariedade entre o veredito e as provas dos autos, o afastamento de qualificadora por vício de quesitação não exige a submissão dos réus a novo júri, ficando a decorrente redução da pena afetada ao próprio Tribunal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente aos crimes contra as telecomunicações, os crimes em licitações e contratos administrativos, os crimes de racismo e os crimes contra o estado democrático de direito, julgue os itens expostos a seguir e marque a alternativa correta.

I. A diferença entre a conduta tipificada no art. 70 do antigo Código Brasileiro de Telecomunicações (Lei 4.117/62) e a do art. 183 da nova Lei de Telecomunicações (Lei 9.472/97) está na habitualidade da conduta: quando a atividade clandestina de telecomunicações é desenvolvida de modo habitual, a conduta tipifica o disposto no art. 183 da Lei 9.472/97, e não o art. 70 da Lei 4.117/62, que se restringe àquele que instala ou utiliza sem habitualidade a atividade ilícita em questão.

II. O crime de fraude à licitação é material, consumando-se com a obtenção de vantagem indevida.

III. Tanto o STJ quanto o STF entendem que mesmo antes da Lei 14.532/23 o crime de injúria racial era imprescritível.

IV. O crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito enquadra-se, doutrinariamente, como crime de atentado.

 

(TRF3 – Juiz Federal Substituto – 2022) Sobre a prisão cautelar, assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) Assinale a assertiva correta sobre recursos no processo penal:

 

(EMAGIS) Sobre a remição da pena pelo estudo e pelo trabalho, avalie as assertivas que seguem.

I. A situação excepcionalíssima da pandemia de covid-19 impõe, segundo fundamentação jurídica acolhida pelo STJ, o cômputo do período de restrições sanitárias como de efetivo estudo ou trabalho em favor dos presos que já estavam trabalhando ou estudando e se viram impossibilitados de continuar seus afazeres unicamente em razão do estado pandêmico.

II. Conforme jurisprudência assente no STJ, a ausência de previsão legal específica impossibilita a concessão de remição da pena pelo simples fato de o Estado não propiciar meios necessários para o labor ou a educação de todos os custodiados. Entende-se, portanto, que a omissão estatal não pode implicar remição ficta da pena, haja vista a ratio do referido benefício, que é encurtar o tempo de pena mediante a efetiva dedicação do preso a atividades lícitas e favoráveis à sua reinserção social e ao seu progresso educativo.

III. O benefício da remição não deve ser direcionado a todo e qualquer preso que não pôde trabalhar ou estudar durante a pandemia, mas tão somente àqueles que já estavam trabalhando ou estudando e, em razão da Covid, viram-se impossibilitados de continuar com suas atividades.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação ao controle de constitucionalidade:

I. À vista do modelo dúplice de controle de constitucionalidade por nós adotado, a admissibilidade da ação direta não está condicionada à inviabilidade do controle difuso.

II. A ação direta de inconstitucionalidade supõe, sempre e necessariamente, que a legislação, sobre cuja constitucionalidade se questiona, seja posterior à Constituição.

III. A declaração final de inconstitucionalidade, quando proferida em sede de fiscalização normativa abstrata, importa - considerado o efeito repristinatório que lhe é inerente - em restauração das normas estatais anteriormente revogadas pelo diploma normativo objeto do juízo de inconstitucionalidade, eis que o ato inconstitucional, por juridicamente inválido, não se reveste de qualquer carga de eficácia derrogatória.

IV. O ajuizamento da ação direta de inconstitucionalidade não está sujeito a observância de qualquer prazo de natureza prescricional ou de caráter decadencial.

Pode-se afirmar que:

 

(TRF3 – Juiz Federal Substituto – 2022) Sobre as prerrogativas constitucionais atuais dos parlamentares federais no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) Sobre a repartição entre a Justiça Comum (Estadual ou Federal) e a Justiça do Trabalho da competência para as ações ajuizadas por servidor público contra o ente político ou administrativo que o admitiu, tratando da relação de trabalho entre ambos, avalie as assertivas que seguem.

I. É da competência da Justiça do Trabalho processar e julgar demandas visando a obter prestações de natureza trabalhista, ajuizadas contra órgãos da Administração Pública por servidores que ingressaram em seus quadros, sem concurso público, antes do advento da CF/88, sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho-CLT.

II. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar reclamação de servidor público relativamente a vantagens trabalhistas anteriores à instituição do regime jurídico único.

III. Tratando-se de ação envolvendo acumulação de pedidos, trabalhista e estatutário, cabe ao Juízo Comum, Estadual ou Federal, conforme o caso, segundo o STJ, decidi-la integralmente, sendo vedado decisão parcial do mérito por este apenas na parte estatutária com remessa da parte ao ajuizamento de nova causa, com o pedido remanescente, no juízo trabalhista.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito das liberdades de informação, expressão e imprensa, avalie as assertivas que seguem.

I. A princípio, não configura ato ilícito as publicações que narrem fatos verídicos ou verossímeis, embora eivados de opiniões severas, irônicas ou impiedosas, sobretudo quando se trate de figuras públicas que exerçam atividades tipicamente estatais, gerindo interesses da coletividade, e a notícia e a crítica referirem-se a fatos de interesse geral relacionados à atividade pública desenvolvida pela pessoa noticiada.

II. A doutrina brasileira não distingue as liberdades de informação e de expressão, ao menos no que concerne ao fato de que ambas se prendem ao direito individual de comunicar livremente fatos e ao direito difuso de ser deles informado, isto é, ambas se restringem a garantir a expressão de fatos, não de opiniões.

III. A liberdade de imprensa, por sua vez, é manifestação da liberdade de informação e expressão, por meio da qual é assegurada a transmissão das informações e dos juízos de valor, a comunicação de fatos e ideias pelos meios de comunicação social de massa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta, relativamente ao poder de polícia e à intervenção do Estado na propriedade.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta, no que toca aos agentes públicos.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da temática dos concursos públicos.

I. O diploma ou habilitação legal para o exercício do cargo deve ser exigido na posse e não na inscrição para o concurso público.

II. A fixação de limites de idade em concurso público é legítima quando houver, concomitantemente, previsão em lei e no edital, além de justificada pela natureza das atribuições do cargo a ser preenchido, de modo que não cabe à lei deixar ao arbítrio de espécies normativas diversas a especificação das limitações.

III. Caso, embora quando da nomeação e posse o candidato não cumprisse algum dos requisitos do cargo, lei posterior mais benéfica tenha vindo a afastar a exigibilidade do aludido requisito não satisfeito, terá a lei aplicação retroativa de modo a legitimar o provimento do cargo pelo aludido candidato.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o regime jurídico das empresas estatais, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta sobre a formação e incorporação dos tratados sobre direitos humanos, bem como sobre controle de convencionalidade:


 

(EMAGIS) Quanto à competência tributária e às limitações constitucionais ao poder de tributar, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Da análise dos autos, verifica-se que, em 27.10.2014 a Fazenda Estadual fora intimada da não localização do devedor, iniciando-se aí, automaticamente, o prazo de 1 ano de suspensão do processo e do respectivo prazo prescricional previsto no art. 40, §§ 1º e 2º da Lei n. 6.830/80. Ainda que se considere as suspensões do prazo prescricional em razão dos parcelamentos da dívidas tributárias operados na via administrativa, parcelamento 1 vigente entre 08.06.2019 e 07.06.2020 e parcelamento 2 vigente entre 29.09.2020 e 28.09.2021, tais suspensões não seriam suficientes a afastar a prescrição intercorrente, que deveria ter sido reconhecida ao menos desde aproximadamente 27.10.2022 por sentença.

Tendo a alegação acima como sido feito pela parte executada em processo de execução fiscal de dívida tributária, marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em decorrência de desmatamento ilegal cessado em 01/02/2014, o IBAMA lavrou em 01/01/2019 auto de infração em desfavor da Agropecuária Cagil, cientificando-a na mesma data, emitindo termo de embargo da área desmatada e instaurando a seguir o processo administrativo correlato. Nos autos do processo administrativo, visando a confirmar a natureza do bioma desmatado, foi lavrado despacho instrutório em 01/03/2019, determinando diligências de campo e também diligências documentais, que, em 01/05/2019, foram finalizadas. Diante da insuficiência do corpo de servidores, apenas em 01/07/2022 volveu decisão administrativa aos autos, homologando o auto de infração e intimando a Agropecuária Cagil.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

Objetivas Magistratura Estadual e Federal - Rodada 27.2023

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com as despesas condominiais.

I. A jurisprudência do STJ entende que as despesas condominiais são consideradas dívidas ‘propter rem’, de modo que podem ensejar a penhora da unidade autônoma devedora, exceto se protegidas tais unidades por cláusulas de impenhorabilidade e inalienabilidade, que devem ser respeitadas pelo condomínio.

II. É entendimento do STJ que o adquirente de imóvel em condomínio responde pelas cotas condominiais em atraso, ainda que anteriores à aquisição, ressalvado o seu direito de regresso contra o antigo proprietário, e que a obrigação de pagamento dos débitos condominiais alcança os novos titulares do imóvel que não participaram da fase de conhecimento da ação de cobrança, em razão da natureza ‘propter rem’ da dívida.

III. O condômino que não pagar a sua contribuição ficará sujeito aos juros moratórios convencionados ou, não sendo previstos, os de um por cento ao mês e multa de até dois por cento sobre o débito.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Com relação à Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre o ato infracional cometido pelo menor, as medidas socioeducativas aplicáveis e questões jurídicas correlatas, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto ao incidente de declaração de inconstitucionalidade, analise as afirmações que seguem:

I. Arguida, em controle difuso, a inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo do poder público, o relator, após ouvir o Ministério Público e as partes, submeterá a questão à turma ou à câmara à qual competir o conhecimento do processo. Se a arguição for rejeitada, prosseguirá o julgamento; ser for acolhida, a questão será submetida ao plenário do tribunal ou ao seu órgão especial, onde houver. Sem embargo, os órgãos fracionários dos tribunais não submeterão ao plenário ou ao órgão especial a arguição de inconstitucionalidade quando já houver pronunciamento destes ou do plenário do Supremo Tribunal Federal sobre a questão.

II. As pessoas jurídicas de direito público responsáveis pela edição do ato questionado poderão manifestar-se no incidente de inconstitucionalidade se assim o requererem até a data de início do julgamento do incidente.

III. A parte legitimada à propositura de ação direta de inconstitucionalidade poderá manifestar-se, por escrito, sobre a questão constitucional objeto de apreciação, sendo-lhe assegurado o direito de apresentar memoriais ou de requerer a juntada de documentos. Considerando a relevância da matéria e a representatividade dos postulantes, o relator poderá admitir, por despacho irrecorrível, a manifestação de outros órgãos ou entidades.

IV. A decisão tomada no incidente de inconstitucionalidade, por não integrar o chamado controle concentrado de constitucionalidade, não precisa ser reproduzida pelos juízes vinculados ao respectivo tribunal.

Estão corretas:

 

(EMAGIS) Sobre a reconvenção, julgue os itens abaixo:

I. Na contestação, é lícito ao réu propor reconvenção para manifestar pretensão própria, conexa com a ação principal ou com o fundamento da defesa.

II. Proposta a reconvenção, o autor será intimado - preferencialmente através de carta com aviso de recebimento - para apresentar resposta no prazo de 15 (quinze) dias.

III. A reconvenção tanto pode ser proposta contra o autor e terceiro como também pode ser proposta pelo réu em litisconsórcio com terceiro.

IV. Cabe reconvenção nos Juizados Especiais Cíveis (Lei 9.099/95) e nos Juizados Especiais Federais (Lei 10.259/01).

Estão corretos:

 

(EMAGIS) A respeito do requisito da repercussão geral nos recursos extraordinários, avalie os itens:

I. O Supremo Tribunal Federal, em decisão irrecorrível, não conhecerá do recurso extraordinário quando a questão constitucional nele versada não tiver repercussão geral.

II. Reconhecida a repercussão geral, o relator no Supremo Tribunal Federal determinará a suspensão do processamento de todos os processos pendentes, individuais ou coletivos, que versem sobre a questão e tramitem no território nacional.

III. Reconhecida a repercussão geral pelo Plenário Virtual do STF, o Plenário Físico da Corte, quando reunido para julgamento do recurso, não poderá retratar a decisão que afirmara a presença dessa condição de admissibilidade.

IV. Deve ser demonstrada a existência de repercussão geral em recurso extraordinário interposto contra acórdão que declarou a inconstitucionalidade de lei.

Estão corretas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta sobre a incidência do Código de Defesa do Consumidor às seguintes relações jurídicas:

 

(MP/RR – Promotor de Justiça – 2023 – ADAPTADA) Adolescente considerado autor de ato infracional apresentou-se ao Ministério Público para oitiva informal. Em relação às posturas cabíveis a serem adotadas pelo promotor de justiça após a realização do ato, conforme as regras do Estatuto da Criança e do Adolescente, analise a assertiva correta:

 

(EMAGIS) Relativamente aos crimes de corrupção, alega-se haver um estado de coisas nos ambientes empresariais e estatais já condicionado a tais práticas, desde os mecanismos de aproximação do agente econômico ao agente público, com a gradação na oferta de utilidades até construir relação de confiança que permita a mercancia da função pública. Pelo lado da sociedade, há aqueles que apontam um excesso de tolerância social com tais práticas, ao menos até certos níveis e desde que mantidos níveis aceitáveis de oferta de serviços públicos básicos e políticas assistencialistas.

Analisando o contexto acima sob a ótica da Criminologia, marque a alternativa CORRETA.

 

(TJ/DFT – Juiz de Direito Substituto – Cebraspe – 2023) Quanto ao tempo do crime, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Sobre os princípios do Direito Penal, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o rito dos processos submetidos ao Júri.

I. Se a apelação se fundar na alegação de que a decisão dos jurados foi manifestamente contrária à prova dos autos, e o tribunal ad quem der provimento ao recurso, dar-lhe-á provimento para sujeitar o réu a novo julgamento; não se admite, porém, pelo mesmo motivo, segunda apelação.

II. Uma vez reconhecido pelo Tribunal, em recurso de apelação, que a qualificadora do meio cruel foi indevidamente reconhecida pelo Tribunal do Júri, compete-lhe determinar a realização de novo julgamento, pois não lhe é franqueado decotar da condenação a referida qualificadora, em respeito à soberania dos veredictos.

III. Diversamente do que ocorre na hipótese de contrariedade entre o veredito e as provas dos autos, o afastamento de qualificadora por vício de quesitação não exige a submissão dos réus a novo júri, ficando a decorrente redução da pena afetada ao próprio Tribunal.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Relativamente aos crimes contra as telecomunicações, os crimes em licitações e contratos administrativos, os crimes de racismo e os crimes contra o estado democrático de direito, julgue os itens expostos a seguir e marque a alternativa correta.

I. A diferença entre a conduta tipificada no art. 70 do antigo Código Brasileiro de Telecomunicações (Lei 4.117/62) e a do art. 183 da nova Lei de Telecomunicações (Lei 9.472/97) está na habitualidade da conduta: quando a atividade clandestina de telecomunicações é desenvolvida de modo habitual, a conduta tipifica o disposto no art. 183 da Lei 9.472/97, e não o art. 70 da Lei 4.117/62, que se restringe àquele que instala ou utiliza sem habitualidade a atividade ilícita em questão.

II. O crime de fraude à licitação é material, consumando-se com a obtenção de vantagem indevida.

III. Tanto o STJ quanto o STF entendem que mesmo antes da Lei 14.532/23 o crime de injúria racial era imprescritível.

IV. O crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito enquadra-se, doutrinariamente, como crime de atentado.

 

(TRF3 – Juiz Federal Substituto – 2022) Sobre a prisão cautelar, assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) Assinale a assertiva correta sobre recursos no processo penal:

 

(EMAGIS) Sobre a remição da pena pelo estudo e pelo trabalho, avalie as assertivas que seguem.

I. A situação excepcionalíssima da pandemia de covid-19 impõe, segundo fundamentação jurídica acolhida pelo STJ, o cômputo do período de restrições sanitárias como de efetivo estudo ou trabalho em favor dos presos que já estavam trabalhando ou estudando e se viram impossibilitados de continuar seus afazeres unicamente em razão do estado pandêmico.

II. Conforme jurisprudência assente no STJ, a ausência de previsão legal específica impossibilita a concessão de remição da pena pelo simples fato de o Estado não propiciar meios necessários para o labor ou a educação de todos os custodiados. Entende-se, portanto, que a omissão estatal não pode implicar remição ficta da pena, haja vista a ratio do referido benefício, que é encurtar o tempo de pena mediante a efetiva dedicação do preso a atividades lícitas e favoráveis à sua reinserção social e ao seu progresso educativo.

III. O benefício da remição não deve ser direcionado a todo e qualquer preso que não pôde trabalhar ou estudar durante a pandemia, mas tão somente àqueles que já estavam trabalhando ou estudando e, em razão da Covid, viram-se impossibilitados de continuar com suas atividades.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Em relação ao controle de constitucionalidade:

I. À vista do modelo dúplice de controle de constitucionalidade por nós adotado, a admissibilidade da ação direta não está condicionada à inviabilidade do controle difuso.

II. A ação direta de inconstitucionalidade supõe, sempre e necessariamente, que a legislação, sobre cuja constitucionalidade se questiona, seja posterior à Constituição.

III. A declaração final de inconstitucionalidade, quando proferida em sede de fiscalização normativa abstrata, importa - considerado o efeito repristinatório que lhe é inerente - em restauração das normas estatais anteriormente revogadas pelo diploma normativo objeto do juízo de inconstitucionalidade, eis que o ato inconstitucional, por juridicamente inválido, não se reveste de qualquer carga de eficácia derrogatória.

IV. O ajuizamento da ação direta de inconstitucionalidade não está sujeito a observância de qualquer prazo de natureza prescricional ou de caráter decadencial.

Pode-se afirmar que:

 

(TRF3 – Juiz Federal Substituto – 2022) Sobre as prerrogativas constitucionais atuais dos parlamentares federais no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:

 

(EMAGIS) Sobre a repartição entre a Justiça Comum (Estadual ou Federal) e a Justiça do Trabalho da competência para as ações ajuizadas por servidor público contra o ente político ou administrativo que o admitiu, tratando da relação de trabalho entre ambos, avalie as assertivas que seguem.

I. É da competência da Justiça do Trabalho processar e julgar demandas visando a obter prestações de natureza trabalhista, ajuizadas contra órgãos da Administração Pública por servidores que ingressaram em seus quadros, sem concurso público, antes do advento da CF/88, sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho-CLT.

II. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar reclamação de servidor público relativamente a vantagens trabalhistas anteriores à instituição do regime jurídico único.

III. Tratando-se de ação envolvendo acumulação de pedidos, trabalhista e estatutário, cabe ao Juízo Comum, Estadual ou Federal, conforme o caso, segundo o STJ, decidi-la integralmente, sendo vedado decisão parcial do mérito por este apenas na parte estatutária com remessa da parte ao ajuizamento de nova causa, com o pedido remanescente, no juízo trabalhista.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) A respeito das liberdades de informação, expressão e imprensa, avalie as assertivas que seguem.

I. A princípio, não configura ato ilícito as publicações que narrem fatos verídicos ou verossímeis, embora eivados de opiniões severas, irônicas ou impiedosas, sobretudo quando se trate de figuras públicas que exerçam atividades tipicamente estatais, gerindo interesses da coletividade, e a notícia e a crítica referirem-se a fatos de interesse geral relacionados à atividade pública desenvolvida pela pessoa noticiada.

II. A doutrina brasileira não distingue as liberdades de informação e de expressão, ao menos no que concerne ao fato de que ambas se prendem ao direito individual de comunicar livremente fatos e ao direito difuso de ser deles informado, isto é, ambas se restringem a garantir a expressão de fatos, não de opiniões.

III. A liberdade de imprensa, por sua vez, é manifestação da liberdade de informação e expressão, por meio da qual é assegurada a transmissão das informações e dos juízos de valor, a comunicação de fatos e ideias pelos meios de comunicação social de massa.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) No que tange ao registro de candidatos, julgue, com base na Lei 9.504/97, os itens a seguir.

I. Em regra, cada partido ou coligação poderá registrar candidatos para a Câmara dos Deputados, a Câmara Legislativa, as Assembleias Legislativas e as Câmaras Municipais no total de até 150% (cento e cinquenta por cento) do número de lugares a preencher.

II. Os partidos e coligações solicitarão à Justiça Eleitoral o registro de seus candidatos até as dezenove horas do dia 15 de agosto do ano em que se realizarem as eleições.

III. A idade mínima constitucionalmente estabelecida como condição de elegibilidade é verificada tendo por referência a data da posse, salvo quando fixada em dezoito anos, hipótese em que será aferida na data-limite para o pedido de registro.

Há engano:

 

(TJ/DFT – Juiz de Direito Substituto – Cebraspe – 2023) De acordo com o Código Civil, o juiz somente poderá autorizar a exibição integral dos livros e papéis de escrituração da sociedade empresária quando necessária para

 

(EMAGIS) Sobre o direito de marca, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Quanto à competência tributária e às limitações constitucionais ao poder de tributar, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Da análise dos autos, verifica-se que, em 27.10.2014 a Fazenda Estadual fora intimada da não localização do devedor, iniciando-se aí, automaticamente, o prazo de 1 ano de suspensão do processo e do respectivo prazo prescricional previsto no art. 40, §§ 1º e 2º da Lei n. 6.830/80. Ainda que se considere as suspensões do prazo prescricional em razão dos parcelamentos da dívidas tributárias operados na via administrativa, parcelamento 1 vigente entre 08.06.2019 e 07.06.2020 e parcelamento 2 vigente entre 29.09.2020 e 28.09.2021, tais suspensões não seriam suficientes a afastar a prescrição intercorrente, que deveria ter sido reconhecida ao menos desde aproximadamente 27.10.2022 por sentença.

Tendo a alegação acima como sido feito pela parte executada em processo de execução fiscal de dívida tributária, marque, a propósito, a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Trata-se, na origem, de mandado de segurança impetrado com vistas à declaração de indébito tributário federal. Postulou-se, ainda, a declaração do direito de compensação ou restituição administrativa dos valores adimplidos nos últimos cinco anos anteriores à impetração, devidamente corrigidos pela Taxa SELIC. Regularmente processada a demanda, sobreveio a sentença de mérito que concedeu parcialmente a segurança para (i) declarar o indébito e (ii) declarar apenas o direito à compensação na esfera administrativa dos valores indevidamente recolhidos, observando-se a prescrição quinquenal e a atualização pela Taxa SELIC, desde o dia do recolhimento indevido.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em decorrência de desmatamento ilegal cessado em 01/02/2014, o IBAMA lavrou em 01/01/2019 auto de infração em desfavor da Agropecuária Cagil, cientificando-a na mesma data, emitindo termo de embargo da área desmatada e instaurando a seguir o processo administrativo correlato. Nos autos do processo administrativo, visando a confirmar a natureza do bioma desmatado, foi lavrado despacho instrutório em 01/03/2019, determinando diligências de campo e também diligências documentais, que, em 01/05/2019, foram finalizadas. Diante da insuficiência do corpo de servidores, apenas em 01/07/2022 volveu decisão administrativa aos autos, homologando o auto de infração e intimando a Agropecuária Cagil.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta, relativamente ao poder de polícia e à intervenção do Estado na propriedade.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta, no que toca aos agentes públicos.

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem tratam da temática dos concursos públicos.

I. O diploma ou habilitação legal para o exercício do cargo deve ser exigido na posse e não na inscrição para o concurso público.

II. A fixação de limites de idade em concurso público é legítima quando houver, concomitantemente, previsão em lei e no edital, além de justificada pela natureza das atribuições do cargo a ser preenchido, de modo que não cabe à lei deixar ao arbítrio de espécies normativas diversas a especificação das limitações.

III. Caso, embora quando da nomeação e posse o candidato não cumprisse algum dos requisitos do cargo, lei posterior mais benéfica tenha vindo a afastar a exigibilidade do aludido requisito não satisfeito, terá a lei aplicação retroativa de modo a legitimar o provimento do cargo pelo aludido candidato.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) As assertivas que seguem têm relação com o regime jurídico das empresas estatais, devendo ser marcada a CORRETA.

 

(EMAGIS) Constitui monopólio da União, exceto:

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e indique a alternativa verdadeira.

I. É inconstitucional a substituição tributária prevista no art. 31 da Lei 8.212/91, com redação dada pela Lei 9.711/98, que determinou a retenção de 11% do valor bruto da nota fiscal ou fatura de prestação de serviço.

II. A retenção da contribuição para a seguridade social pelo tomador do serviço não se aplica às empresas optantes pelo Simples.

III. É inconstitucional a revogação, por lei ordinária, da isenção do recolhimento da Cofins concedida pela Lei Complementar n. 70/91 às sociedades civis de prestação de serviços profissionais.

IV. É inconstitucional a inclusão dos valores retidos pelas administradoras de cartões na base de cálculo das contribuições ao PIS e da COFINS devidas por empresa que recebe pagamentos por meio de cartões de crédito e débito.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta sobre a formação e incorporação dos tratados sobre direitos humanos, bem como sobre controle de convencionalidade:


 

(EMAGIS) A respeito da Convenção 169 da OIT, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Ronald Dworkin tem o pensamento jurídico muito associado a um movimento jurídico específico. Sobre o tema, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) O brasileiro Roberto Mangabeira Unger, carioca, professor da faculdade de Direito de Harvard, é adepto um movimento jurídico com aplicação importante nos Estados Unidos a partir da década de 1970. Esse movimento de ideias proclama que o Direito é uma província dos interesses políticos prevalentes em um dado momento; e que o Direito está sempre a serviço do “status quo” de grupos dominantes em uma determinada comunidade política. Esse movimento político é conhecido por:


 

Objetivas DP Estadual - Rodada 26.2023

(EMAGIS) Compete à Corregedoria-Geral da Defensoria Pública do Estado, exceto:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta sobre a Organização das Nações Unidas (ONU):

 

(EMAGIS) A propósito da conhecida alta concentração da criminalidade nas zonas periféricas, subúrbios e favelas das grandes cidades, opõem-se defensores de soluções diversas, proponentes de políticas públicas opostas: (i) por um lado, aqueles que enxergam tal realidade como efeito mais da sociedade do que do indivíduo infrator, vendo no próprio ambiente da cidade a causa de mencionada alta incidência de crimes em tais zonas; (iii) como variação dessa visão, há os que enxergam na desordem social que impera em tais regiões a causa de alta criminalidade, rechaçando qualquer determinismo biológico nos autores de tais crimes; (iii) há, por fim, aqueles que sustentam que tais alarmantes índices de criminalidade em tais zonas da cidade derivam da baixa resposta penal do aparelho estatal, que, tolerando as práticas menos ofensivas comuns em tais ambientes, acaba abrindo campo para as práticas mais graves, depois não mais controladas pelo Estado.

A propósito, considerando as Teorias Criminológicas, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das teorias que buscam delimitar o conceito de conduta no Direito Penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação à teoria do crime e temas correlatos, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Quanto aos crimes contra o patrimônio, contra a fé pública e contra a Administração Pública, avalie as seguintes proposições e assinale a alternativa correspondente:

I. A retroatividade da exigência de representação do ofendido, no crime de estelionato, deve alcançar todas as ações penais que não tenham transitado em julgado antes do advento do Pacote Anticrime (Lei 13.964/19).

II. A causa de aumento prevista no § 1° do art. 155 do Código Penal (prática do crime de furto no período noturno) pode incidir no crime de furto qualificado.

III. Predomina, nos Tribunais Superiores, o entendimento de que não se aplica o princípio da insignificância ao crime de moeda falsa.

IV. O crime de corrupção passiva consuma-se ainda que a solicitação ou recebimento de vantagem indevida, ou a aceitação da promessa de tal vantagem, esteja relacionada com atos que formalmente não se inserem nas atribuições do funcionário público, mas que, em razão da função pública, materialmente implicam alguma forma de facilitação da prática da conduta almejada.

 

(EMAGIS) Analise as assertivas a seguir:

I. Para o STJ, o preso que já estava trabalhando ou estudando e teve de abandonar trabalho e estudo por conta da pandemia faz jus à remição ficta.

II. Excepcionalmente, é possível a realização de “emendatio libelli” por ocasião do juízo de admissibilidade da inicial acusatória, desde que tenha como objetivo declarar a incompetência do juízo, reconhecer algum benefício despenalizador ao denunciado ou adequar o rito procedimental.

III. Não é admitida “mutatio libelli” em segunda instância.

IV. Na ação penal pública, o juiz pode condenar o réu ainda que o Ministério Público tenha opinado pela absolvição.

Diante das assertivas acima, analise as alternativas abaixo:

 

(EMAGIS) Rodrigo responde a processo em liberdade no qual foi acusado de roubo circunstanciado pelo emprego de arma de fogo. Instruído o processo, o magistrado competente entendeu provada a imputação e condenou Rodrigo nos exatos termos da denúncia.

Considerando essa situação hipotética, assinale a correta segundo o entendimento do STJ:

 

(EMAGIS) Sobre execução penal, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre o mútuo na disciplina do Código Civil, tendo presente também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Não há proibição legal para empréstimo de dinheiro entre pessoas físicas ou pessoas jurídicas que não componham o sistema financeiro nacional. Há vedação, entretanto, para a cobrança juros sobre dívidas em dinheiro superiores à taxa permitida por lei, cuja inobservância pode configurar crime nos termos da Lei de Usura.

II. O mútuo celebrado entre particulares, que não integram o sistema financeiro nacional, deve observar as regras constitucionais e de direito civil, mormente o disposto na Lei de Usura, que fixa juros remuneratórios máximos de 12% ao ano (Decreto 22.626/33, art. 1º e §3º).

III. Destinando-se o mútuo a fins econômicos, presumem-se devidos juros, os quais, sob pena de redução, não poderão exceder a taxa referente aos juros de mora para pagamento em atraso de impostos federais, vedada qualquer capitalização.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Nestor (contratante) e Adamastor (contratado) firmaram um contrato empresarial de valor vultuoso e estabeleceram uma cláusula penal compensatória. Bidu consta, no contrato, como devedor solidário de Adamastor quanto às obrigações pecuniárias decorrentes do ajuste, independente de causa, origem ou natureza jurídica. Com base no exposto, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre o inventário e a partilha na disciplina do Código Civil, especialmente sobre os “Sonegados”, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os recursos no processo civil, considerada a disciplina do CPC, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa correspondente:

I. Os recursos não impedem a eficácia da decisão, salvo disposição legal ou decisão judicial em sentido diverso.

II. O prazo para interposição de recurso conta-se da data em que os advogados, a sociedade de advogados, a Advocacia Pública, a Defensoria Pública ou o Ministério Público são intimados da decisão. Esses sujeitos processuais considerar-se-ão intimados em audiência quando nesta for proferida a decisão, exceto em relação à Defensoria Pública e ao Ministério Público, que deverão ser intimados mediante carga dos autos.

III. O recorrente poderá, a qualquer tempo, sem a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso. A desistência do recurso, contudo, não impede a análise de questão cuja repercussão geral já tenha sido reconhecida e daquela objeto de julgamento de recursos extraordinários ou especiais repetitivos.

 

(EMAGIS) Sobre a chamada “estabilização da tutela antecipada” e quanto à tutela da evidência, avalie as proposições postas a seguir.

I. A tutela antecipada concedida em caráter antecedente torna-se estável se da decisão que a conceder não for interposto o respectivo recurso. Nessa hipótese, o processo será extinto.

II. Qualquer das partes poderá demandar a outra com o intuito de rever, reformar ou invalidar a tutela antecipada estabilizada, prevento o juízo em que a tutela antecipada foi concedida. O direito de rever, reformar ou invalidar a tutela antecipada extingue-se após 2 (dois) anos, contados da ciência da decisão que a deferiu.

III. A tutela da evidência será concedida, independentemente da demonstração de perigo de dano ou de risco ao resultado útil do processo, quando as alegações de fato puderem ser comprovadas apenas documentalmente e houver tese firmada em julgamento de casos repetitivos ou em súmula vinculante, bem como se tratar de pedido reipersecutório fundado em prova documental adequada do contrato de depósito, caso em que será decretada a ordem de entrega do objeto custodiado, sob cominação de multa. Em ambas as hipóteses, o juiz poderá decidir liminarmente.

Há erro:

 

(EMAGIS) Com relação aos prazos no processo civil, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) A respeito das ações coletivas ajuizadas por associações, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Considere ação direta de inconstitucionalidade ajuizada por Governador de Estado em face do artigo 15 da Lei Federal nº 10.887/2004, na redação que lhe foi atribuída pelo art. 171 da Lei nº 11.784, de 2008. Eis o teor do objeto impugnado:

“Art. 15. Os proventos de aposentadoria e as pensões de que tratam os arts. 1º e 2º desta Lei serão reajustados, a partir de janeiro de 2008, na mesma data e índice em que se der o reajuste dos benefícios do regime geral de previdência social, ressalvados os beneficiados pela garantia de paridade de revisão de proventos de aposentadoria e pensões de acordo com a legislação vigente.”

Nas razões da petição inicial, alegou inconstitucionalidade do objeto, ao dispor sobre a necessidade de reajustamento pelos entes estaduais na mesma data e com idêntico índice que vigoram no regime geral de previdência social, à luz da autonomia constitucional dos Estados e do Distrito Federal, notadamente naquilo que diz respeito à competência legislativa concorrente para dispor sobre previdência social.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da repartição constitucional de competências entre os entes federados, avalie as assertivas que seguem.

I. É formalmente inconstitucional lei estadual que proibiu operadoras de planos de saúde no Estado de recusarem a prestação de serviços a pessoas suspeitas ou contaminadas pelo COVID-19 em razão de prazo de carência contratual, vez que usurpada a competência privativa da União para legislar sobre direito civil, comercial e sobre política de seguros.

II. É formalmente inconstitucional lei estadual que proibiu a suspensão ou cancelamento de planos de saúde por falta de pagamento durante a situação de emergência da pandemia da Covid-19.

III. É inconstitucional, por ofensa à competência privativa da União para legislar sobre direito civil e política de seguros (CF/1988, art. 22, I e VII), lei estadual que veda, no âmbito de seu território, operadoras de plano de saúde de limitarem consultas e sessões para o tratamento de pessoas com deficiência.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a interposição de recursos nos processos objetivos de controle de constitucionalidade, avalie as assertivas que seguem.

I. O Plenário do Supremo Tribunal Federal assentou a desnecessidade de assinatura do legitimado para interpor recurso extraordinário contra decisão proferida em processo de fiscalização abstrata de constitucionalidade perante Tribunal de Justiça, bastando que a peça esteja subscrita por representante jurídico do legitimado.

II. O Município ostenta legitimidade para interpor Recurso Extraordinário em face de decisão proferida no processo de fiscalização abstrata de constitucionalidade perante o Tribunal de Justiça, bastando que a peça esteja subscrita por Procurador Geral do Município, não sendo necessária a aposição da assinatura do Prefeito Municipal.

III. É necessária a assinatura do Governador do Estado juntamente com a do Procurador do Estado para regularidade formal do recurso extraordinário contra decisão do Tribunal de Justiça tomada em processo objetivo de controle de constitucionalidade ajuizado por aquele.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Relativamente à intervenção do Estado no domínio econômico, à competência administrativa e à estrutura orgânica da Administração Pública, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta, relativamente aos servidores públicos e aos bens públicos.

 

(EMAGIS) Sobre as funções de confiança e os cargos em comissão, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A doutrina administrativista pátria, a propósito do poder regulamentar ou normativo da Administração Pública, tem reverberado a classificação proposta pelo professor espanhol Eduardo García de Enterría, ao elencar as espécies básicas do fenômeno genérico da delegação legislativa, a delegação receptícia, a remissão e a deslegalização.

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o licenciamento ambiental é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Considere as seguintes situações:

I. Exigência de certidão de regularidade fiscal para participação de licitação promovida pela Administração Pública.

II. Protesto extrajudicial de Certidão de Dívida Ativa (CDA) ocorrido após o advento da Lei 9.492/97, mas antes do advento da Lei 12.767/2012.

III. Vincular o despacho aduaneiro ao recolhimento de diferença tributária apurada mediante arbitramento da autoridade fiscal.

IV. Exigência de fiança, garantia real ou fidejussória como condição para impressão de notas fiscais de contribuintes com débitos tributários.

V. Suspensão realizada por conselho de fiscalização profissional do exercício laboral de seus inscritos por inadimplência de anuidades.

Configuram sanção política, em matéria tributária, somente as situações descritas nos itens:

 

(EMAGIS) Sobre o crédito tributário, a atualização monetária de seu valor e também sobre o indébito tributário e a atualização monetária de seu valor, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O empresário do ramo varejista de brinquedos, Caio César, está precisando de capital de giro para aquisição de estoques com vistas ao período de outubro, em que há um incremento nas vendas em razão do dia das crianças. Em face disso, Caio procurou a factoring X-Negócios para desconto de notas promissórias que detinha de terceiros. Após negociação, a X-Negócios exigiu além do endosso das notas promissórias, que fossem emitidas novas notas promissórias por Caio, para garantir a solvência das notas promissórias de terceiros descontadas.

Face o entendimento do STJ, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Sobre sociedades, marque a opção correta.

 

(EMAGIS) A respeito da adoção e sua disciplina pela Lei nº 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) No que concerne à responsabilidade civil nas relações de consumo, assinale a alternativa incorreta:

 

Objetivas - Rodada 26.2023

(EMAGIS) Considere ação direta de inconstitucionalidade ajuizada por Governador de Estado em face do artigo 15 da Lei Federal nº 10.887/2004, na redação que lhe foi atribuída pelo art. 171 da Lei nº 11.784, de 2008. Eis o teor do objeto impugnado:

“Art. 15. Os proventos de aposentadoria e as pensões de que tratam os arts. 1º e 2º desta Lei serão reajustados, a partir de janeiro de 2008, na mesma data e índice em que se der o reajuste dos benefícios do regime geral de previdência social, ressalvados os beneficiados pela garantia de paridade de revisão de proventos de aposentadoria e pensões de acordo com a legislação vigente.”

Nas razões da petição inicial, alegou inconstitucionalidade do objeto, ao dispor sobre a necessidade de reajustamento pelos entes estaduais na mesma data e com idêntico índice que vigoram no regime geral de previdência social, à luz da autonomia constitucional dos Estados e do Distrito Federal, notadamente naquilo que diz respeito à competência legislativa concorrente para dispor sobre previdência social.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da repartição constitucional de competências entre os entes federados, avalie as assertivas que seguem.

I. É formalmente inconstitucional lei estadual que proibiu operadoras de planos de saúde no Estado de recusarem a prestação de serviços a pessoas suspeitas ou contaminadas pelo COVID-19 em razão de prazo de carência contratual, vez que usurpada a competência privativa da União para legislar sobre direito civil, comercial e sobre política de seguros.

II. É formalmente inconstitucional lei estadual que proibiu a suspensão ou cancelamento de planos de saúde por falta de pagamento durante a situação de emergência da pandemia da Covid-19.

III. É inconstitucional, por ofensa à competência privativa da União para legislar sobre direito civil e política de seguros (CF/1988, art. 22, I e VII), lei estadual que veda, no âmbito de seu território, operadoras de plano de saúde de limitarem consultas e sessões para o tratamento de pessoas com deficiência.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a interposição de recursos nos processos objetivos de controle de constitucionalidade, avalie as assertivas que seguem.

I. O Plenário do Supremo Tribunal Federal assentou a desnecessidade de assinatura do legitimado para interpor recurso extraordinário contra decisão proferida em processo de fiscalização abstrata de constitucionalidade perante Tribunal de Justiça, bastando que a peça esteja subscrita por representante jurídico do legitimado.

II. O Município ostenta legitimidade para interpor Recurso Extraordinário em face de decisão proferida no processo de fiscalização abstrata de constitucionalidade perante o Tribunal de Justiça, bastando que a peça esteja subscrita por Procurador Geral do Município, não sendo necessária a aposição da assinatura do Prefeito Municipal.

III. É necessária a assinatura do Governador do Estado juntamente com a do Procurador do Estado para regularidade formal do recurso extraordinário contra decisão do Tribunal de Justiça tomada em processo objetivo de controle de constitucionalidade ajuizado por aquele.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Relativamente à intervenção do Estado no domínio econômico, à competência administrativa e à estrutura orgânica da Administração Pública, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta, relativamente aos servidores públicos e aos bens públicos.

 

(EMAGIS) Sobre as funções de confiança e os cargos em comissão, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A doutrina administrativista pátria, a propósito do poder regulamentar ou normativo da Administração Pública, tem reverberado a classificação proposta pelo professor espanhol Eduardo García de Enterría, ao elencar as espécies básicas do fenômeno genérico da delegação legislativa, a delegação receptícia, a remissão e a deslegalização.

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o mútuo na disciplina do Código Civil, tendo presente também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Não há proibição legal para empréstimo de dinheiro entre pessoas físicas ou pessoas jurídicas que não componham o sistema financeiro nacional. Há vedação, entretanto, para a cobrança juros sobre dívidas em dinheiro superiores à taxa permitida por lei, cuja inobservância pode configurar crime nos termos da Lei de Usura.

II. O mútuo celebrado entre particulares, que não integram o sistema financeiro nacional, deve observar as regras constitucionais e de direito civil, mormente o disposto na Lei de Usura, que fixa juros remuneratórios máximos de 12% ao ano (Decreto 22.626/33, art. 1º e §3º).

III. Destinando-se o mútuo a fins econômicos, presumem-se devidos juros, os quais, sob pena de redução, não poderão exceder a taxa referente aos juros de mora para pagamento em atraso de impostos federais, vedada qualquer capitalização.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Nestor (contratante) e Adamastor (contratado) firmaram um contrato empresarial de valor vultuoso e estabeleceram uma cláusula penal compensatória. Bidu consta, no contrato, como devedor solidário de Adamastor quanto às obrigações pecuniárias decorrentes do ajuste, independente de causa, origem ou natureza jurídica. Com base no exposto, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre o inventário e a partilha na disciplina do Código Civil, especialmente sobre os “Sonegados”, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) O empresário do ramo varejista de brinquedos, Caio César, está precisando de capital de giro para aquisição de estoques com vistas ao período de outubro, em que há um incremento nas vendas em razão do dia das crianças. Em face disso, Caio procurou a factoring X-Negócios para desconto de notas promissórias que detinha de terceiros. Após negociação, a X-Negócios exigiu além do endosso das notas promissórias, que fossem emitidas novas notas promissórias por Caio, para garantir a solvência das notas promissórias de terceiros descontadas.

Face o entendimento do STJ, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Sobre sociedades, marque a opção correta.

 

(EMAGIS) Sobre os recursos no processo civil, considerada a disciplina do CPC, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa correspondente:

I. Os recursos não impedem a eficácia da decisão, salvo disposição legal ou decisão judicial em sentido diverso.

II. O prazo para interposição de recurso conta-se da data em que os advogados, a sociedade de advogados, a Advocacia Pública, a Defensoria Pública ou o Ministério Público são intimados da decisão. Esses sujeitos processuais considerar-se-ão intimados em audiência quando nesta for proferida a decisão, exceto em relação à Defensoria Pública e ao Ministério Público, que deverão ser intimados mediante carga dos autos.

III. O recorrente poderá, a qualquer tempo, sem a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso. A desistência do recurso, contudo, não impede a análise de questão cuja repercussão geral já tenha sido reconhecida e daquela objeto de julgamento de recursos extraordinários ou especiais repetitivos.

 

(EMAGIS) Sobre a chamada “estabilização da tutela antecipada” e quanto à tutela da evidência, avalie as proposições postas a seguir.

I. A tutela antecipada concedida em caráter antecedente torna-se estável se da decisão que a conceder não for interposto o respectivo recurso. Nessa hipótese, o processo será extinto.

II. Qualquer das partes poderá demandar a outra com o intuito de rever, reformar ou invalidar a tutela antecipada estabilizada, prevento o juízo em que a tutela antecipada foi concedida. O direito de rever, reformar ou invalidar a tutela antecipada extingue-se após 2 (dois) anos, contados da ciência da decisão que a deferiu.

III. A tutela da evidência será concedida, independentemente da demonstração de perigo de dano ou de risco ao resultado útil do processo, quando as alegações de fato puderem ser comprovadas apenas documentalmente e houver tese firmada em julgamento de casos repetitivos ou em súmula vinculante, bem como se tratar de pedido reipersecutório fundado em prova documental adequada do contrato de depósito, caso em que será decretada a ordem de entrega do objeto custodiado, sob cominação de multa. Em ambas as hipóteses, o juiz poderá decidir liminarmente.

Há erro:

 

(EMAGIS) Com relação aos prazos no processo civil, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) A respeito das ações coletivas ajuizadas por associações, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A propósito da conhecida alta concentração da criminalidade nas zonas periféricas, subúrbios e favelas das grandes cidades, opõem-se defensores de soluções diversas, proponentes de políticas públicas opostas: (i) por um lado, aqueles que enxergam tal realidade como efeito mais da sociedade do que do indivíduo infrator, vendo no próprio ambiente da cidade a causa de mencionada alta incidência de crimes em tais zonas; (iii) como variação dessa visão, há os que enxergam na desordem social que impera em tais regiões a causa de alta criminalidade, rechaçando qualquer determinismo biológico nos autores de tais crimes; (iii) há, por fim, aqueles que sustentam que tais alarmantes índices de criminalidade em tais zonas da cidade derivam da baixa resposta penal do aparelho estatal, que, tolerando as práticas menos ofensivas comuns em tais ambientes, acaba abrindo campo para as práticas mais graves, depois não mais controladas pelo Estado.

A propósito, considerando as Teorias Criminológicas, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das teorias que buscam delimitar o conceito de conduta no Direito Penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação à teoria do crime e temas correlatos, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Quanto aos crimes contra o patrimônio, contra a fé pública e contra a Administração Pública, avalie as seguintes proposições e assinale a alternativa correspondente:

I. A retroatividade da exigência de representação do ofendido, no crime de estelionato, deve alcançar todas as ações penais que não tenham transitado em julgado antes do advento do Pacote Anticrime (Lei 13.964/19).

II. A causa de aumento prevista no § 1° do art. 155 do Código Penal (prática do crime de furto no período noturno) pode incidir no crime de furto qualificado.

III. Predomina, nos Tribunais Superiores, o entendimento de que não se aplica o princípio da insignificância ao crime de moeda falsa.

IV. O crime de corrupção passiva consuma-se ainda que a solicitação ou recebimento de vantagem indevida, ou a aceitação da promessa de tal vantagem, esteja relacionada com atos que formalmente não se inserem nas atribuições do funcionário público, mas que, em razão da função pública, materialmente implicam alguma forma de facilitação da prática da conduta almejada.

 

(EMAGIS) Analise as assertivas a seguir:

I. Para o STF, o conflito de atribuições entre membro do Ministério Público Federal e membro do Ministério Público Estadual deve ser resolvido pelo Conselho Nacional do Ministério Público.

II. Efetuada a prisão em flagrante de alguém, os policiais não poderão acessar o conteúdo das mensagens de “WhatsApp” sem o consentimento do flagranteado ou sem autorização judicial.

III. A busca pessoal não pode ter como base impressões subjetivas dos policiais. Urgem elementos concretos evidenciadores de fundadas suspeitas de que o agente traz consigo o corpo de delito.

IV. O mandado de segurança não pode ser usado pelo Ministério Público para conferir efeito suspensivo a recurso. Nesse caso, deve o MP se valer de medida cautelar inominada.

Diante das assertivas acima, analise as alternativas abaixo:

 

(EMAGIS) Analise as assertivas a seguir:

I. Para o STJ, o preso que já estava trabalhando ou estudando e teve de abandonar trabalho e estudo por conta da pandemia faz jus à remição ficta.

II. Excepcionalmente, é possível a realização de “emendatio libelli” por ocasião do juízo de admissibilidade da inicial acusatória, desde que tenha como objetivo declarar a incompetência do juízo, reconhecer algum benefício despenalizador ao denunciado ou adequar o rito procedimental.

III. Não é admitida “mutatio libelli” em segunda instância.

IV. Na ação penal pública, o juiz pode condenar o réu ainda que o Ministério Público tenha opinado pela absolvição.

Diante das assertivas acima, analise as alternativas abaixo:

 

(EMAGIS) Rodrigo responde a processo em liberdade no qual foi acusado de roubo circunstanciado pelo emprego de arma de fogo. Instruído o processo, o magistrado competente entendeu provada a imputação e condenou Rodrigo nos exatos termos da denúncia.

Considerando essa situação hipotética, assinale a correta segundo o entendimento do STJ:

 

(EMAGIS) Sobre execução penal, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Considere as seguintes situações:

I. Exigência de certidão de regularidade fiscal para participação de licitação promovida pela Administração Pública.

II. Protesto extrajudicial de Certidão de Dívida Ativa (CDA) ocorrido após o advento da Lei 9.492/97, mas antes do advento da Lei 12.767/2012.

III. Vincular o despacho aduaneiro ao recolhimento de diferença tributária apurada mediante arbitramento da autoridade fiscal.

IV. Exigência de fiança, garantia real ou fidejussória como condição para impressão de notas fiscais de contribuintes com débitos tributários.

V. Suspensão realizada por conselho de fiscalização profissional do exercício laboral de seus inscritos por inadimplência de anuidades.

Configuram sanção política, em matéria tributária, somente as situações descritas nos itens:

 

(EMAGIS) Sobre o crédito tributário, a atualização monetária de seu valor e também sobre o indébito tributário e a atualização monetária de seu valor, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e indique a alternativa verdadeira.

I. A eventual inconstitucionalidade de desvinculação de receita de contribuições sociais não acarreta a devolução ao contribuinte do montante correspondente ao percentual desvinculado.

II. É constitucional a contribuição adicional de 2,5% (dois e meio por cento) sobre a folha de salários instituída para as instituições financeiras e assemelhadas pelo art. 3º, § 2º, da Lei 7.787/1989, ainda que considerado o período anterior à Emenda Constitucional 20/1998.

III. É inconstitucional a incidência de contribuição previdenciária a cargo do empregador sobre o salário-maternidade, tanto sob aspecto formal quanto sob o aspecto material.

IV. Estão sujeitas à incidência de contribuição previdenciária as parcelas pagas pelo empregador a título de horas extras e seu respectivo adicional, bem como os valores pagos a título de adicional noturno e de periculosidade.

 

(EMAGIS) Em dezembro de 2022, o Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu o julgamento de um conjunto de Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPFs) que tinham como objeto a (in)constitucionalidade da prática, relativa ao cumprimento de emendas parlamentares à lei orçamentária da União, que ficou conhecido como “orçamento secreto”. De acordo com o julgado, “As emendas parlamentares ao orc?amento possuem autorizac?a?o constitucional (CF, art. 166) e objetivam, em princi?pio, viabilizar aos congressistas a oportunidade de atender diretamente as reivindicac?o?es mais concretas e urgentes da populac?a?o que representam, contemplando a dotac?a?o financeira necessa?ria ao atendimento de suas necessidades. [...] A experie?ncia histo?rica, no entanto, comprova que as emendas orc?amenta?rias te?m se distanciado, cada vez mais, do seu objetivo original de representar instrumento legi?timo de aprimoramento das poli?ticas pu?blicas nacionais e regionais, para servirem ao proveito de interesses de cunho privati?stico e eleitoral, muitas vezes envolvendo esquemas de corrupc?a?o e desvio de recursos pu?blicos de amplitude nacional, tal como apurado pelos o?rga?os de investigac?a?o parlamentar do Congresso Nacional em diversas ocasio?es (CPMI do Esquema PC Farias, do Orc?amento, das Ambula?ncias, entre outros).”(STF, Plenário. ADPF n. 850/DF. Rel. Min. Rosa Weber. Julg. 19/12/2022. Informativo STF n. 1080, de 03.02.2023)

A partir do trecho acima, assinale a alternativa INCORRETA acerca do regime constitucional de elaboração da lei orçamentária anual.

 

(EMAGIS) Sobre o licenciamento ambiental é correto afirmar:

 

(EMAGIS) É proibido ao agente privado:

 

(EMAGIS) No que concerne à responsabilidade civil nas relações de consumo, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) A respeito da adoção e sua disciplina pela Lei nº 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta sobre a Organização das Nações Unidas (ONU):

 

(EMAGIS) Sobre a formação do Direito Internacional Público do ponto de vista histórico e doutrinário, marque a resposta correta.

 

(EMAGIS) Relativamente à prestação de contas, julgue os itens abaixo.

I. A Justiça Eleitoral verificará a regularidade das contas de campanha, decidindo pela não prestação, quando não apresentadas as contas após a notificação emitida pela Justiça Eleitoral, na qual constará a obrigação expressa de prestar as suas contas, no prazo de 72 (setenta e duas) horas.

II. Até 1 (um) ano após a diplomação, os candidatos ou partidos conservarão a documentação concernente a suas contas. No entanto, estando pendente de julgamento qualquer processo judicial relativo às contas, a documentação a elas concernente deverá ser conservada até a decisão final.

III. Da decisão que julgar as contas prestadas pelos candidatos caberá recurso ao órgão superior da Justiça Eleitoral, no prazo de 3 (três) dias, a contar da publicação no Diário Oficial.

Há erro:

 

(EMAGIS) Em relação às alterações implementadas pela EC 103/2019 no texto da CF/1988, julgue os itens expostos a seguir.

I. O servidor público titular de cargo efetivo poderá ser readaptado para exercício de cargo cujas atribuições e responsabilidades sejam compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, enquanto permanecer nesta condição, desde que possua a habilitação e o nível de escolaridade exigidos para o cargo de destino, mantida a remuneração do cargo de origem.

II. Lei ordinária poderá disciplinar a cobertura de benefícios não programados, inclusive os decorrentes de acidente do trabalho, a ser atendida concorrentemente pelo Regime Geral de Previdência Social e pelo setor privado.

III. Lei complementar instituirá sistema especial de inclusão previdenciária, com alíquotas diferenciadas, para atender aos trabalhadores de baixa renda, inclusive os que se encontram em situação de informalidade, e àqueles sem renda própria que se dediquem exclusivamente ao trabalho doméstico no âmbito de sua residência, desde que pertencentes a famílias de baixa renda.

Estão corretos somente os itens:

 

(Procurador do Estado/ES – CESPE/CEBRASPE – 2023) Acerca da terceirização no serviço público, assinale a opção correta.

 

(Procurador do Estado/ES – CESPE/CEBRASPE – 2023) Conforme a jurisprudência do TST quanto aos dissídios individuais em que a fazenda pública seja parte, estará sujeita ao reexame necessário a decisão

 

(EMAGIS) Considerando as prerrogativas do Ministério Público, previstas em lei, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Compete à Corregedoria-Geral da Defensoria Pública do Estado, exceto:

 

(EMAGIS) Miguel Bobbio, juiz de direito, plantonista cível da comarca da capital, recebeu pedido de tutela antecipatória em plantão judicial. O juiz, entendendo que não era caso de plantão, negou-se a decidir, devolvendo o processo para o setor de distribuição, a fim de ser analisado apenas posteriormente, quando da distribuição ao juiz natural. O cidadão, cujo direito pendia de análise, sob pena de perecimento, apresentou representação perante a Corregedoria do TJ. Sobre o tema, o CNJ entende que:

 

(EMAGIS) Carlos Bianchi, juiz federal, tem milhares de processos pendentes de decisão (mais de 100 dias de conclusão) na sua unidade cível. Alguns processos são da matéria sanitária, com pedidos de liminares em medicamentos, cirurgias e similares. Há reiterada demora em processos com pedidos liminares em matéria de saúde. Sobre o tema, considerando os entendimentos mais recentes do CNJ, marque a alternativa correta:

 

Sentença Federal - Rodada 26.2023

Olá, pessoal! Nesta semana, iremos resolver a sentença cível do XVIII Concurso Público para provimento de cargo de Juíza Federal Substituta e de Juiz Federal Substituto do TRF da 4ª Região. Boa prova!

A.P., brasileiro, casado, policial rodoviário federal, propôs a presente ação de procedimento comum contra a UNIÃO e o MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, postulando que seja declarada a nulidade do Processo Administrativo Disciplinar – PAD ou da pena de demissão que lhe foi imposta no mesmo processo, que afirma estar eivado de ilegalidades.

Afirmou que a pena aplicada, além de profundamente injusta, é ilegal, em face de vícios verificados no mencionado processo administrativo.

Narrou, em síntese, que no dia 05-11-2014 houve a apreensão de uma carreta contendo pacotes de cigarro contrabandeados. Foi-lhe determinado que conduzisse o veículo sozinho até o depósito da Receita Federal, para os fins cabíveis. Disse que se encontrava em um trajeto que duraria mais de 8 (oito) horas; apontou que, após trafegar por pouco mais de 6 (seis) horas, parou em um posto de gasolina para abastecer e dirigiu-se ao bar para comprar um
sanduíche e um refrigerante. Narrou que, quando saía do estabelecimento, viu que o caminhão estava sendo levado, furtada toda a carga.

Anotou que foi instaurado inquérito policial. Também foi instaurado PAD, em 06-01-2015, no qual se desenvolveu ampla dilação probatória. Esse processo administrativo foi anulado após parecer da Advocacia-Geral da União – AGU, que apontou vício insanável em face de ser considerada ilícita toda a prova produzida. Outro PAD foi então instaurado em 03-11-2017, em que foi o autor acusado de ter praticado o crime de furto contra a administração pública em conluio com particulares.

Comprovou que na ação criminal, na qual foi acusado de supostamente ter praticado o crime de furto, restou absolvido com base no art. 386, V, do Código de Processo Penal.

No entanto, mesmo absolvido na esfera penal, foi condenado no PAD, por decisão proferida em 08-11-2019, à pena de demissão, com fulcro no art. 132, I, da Lei nº 8.112/1990.

Sustentou que, quando o PAD foi julgado, já se havia verificado a prescrição descrita no art.142, I, da Lei nº 8.112/1990. Apontou a nulidade do procedimento, por ter sido utilizada prova produzida na ação penal, o que não se mostra legítimo. Alegou que houve excesso de prazo no PAD, uma vez que, instaurado em 03-11-2017, somente foi concluído em 08-11-2019, quando já operada a prescrição.

Aduziu que houve cerceamento de defesa e agressão ao princípio do contraditório, porquanto lhe foi negado o direito de arrolar as testemunhas abonatórias ouvidas na ação criminal, bem como por não ter sido oportunizada a apresentação de memoriais ao final do processo.

Requereu a condenação da União para que seja reconhecida a prescrição, anulado o PAD, anulada a pena aplicada e determinado que lhe sejam ressarcidos os vencimentos que deixou de receber após seu afastamento do cargo, bem como que sejam os requeridos condenados em danos morais, em virtude de todo o sofrimento que lhe foi imposto com o ato injusto e desarrazoado.

Apontou que no PAD não foi defendido por advogado, apresentando sua própria defesa, o que representa ofensa ao princípio constitucional da ampla defesa.

Disse que a pena que lhe foi aplicada pelo superintendente da Polícia Rodoviária Federal é também nula porque o relatório conclusivo da comissão processante pedia a aplicação da pena de suspensão, ou seja, foi-lhe aplicada sanção mais gravosa do que a proposta.

A decisão do PAD foi assim fundamentada: “Levando-se em conta que a conduta do agente mostrou-se gravíssima, demonstrado que agiu de forma dolosa, participando e permitindo que a carga fosse furtada, DECIDO pela DEMISSÃO do servidor, a partir desta data. Em 08-11-2019”.

Atribuiu à causa o valor de R$ 1.300.000,00.

Citadas as partes, a União apresentou contestação, afastando as nulidades arguidas, apontando que foi observado o contraditório e a ampla defesa. Alegou que não é dado ao Poder Judiciário alterar a sanção imposta pela autoridade administrativa, uma vez que inserida em seu poder discricionário.

Disse também que ao policial rodoviário não é dado afastar-se, em nenhum momento, da mercadoria apreendida, até que seja entregue a outro agente público. Que o fato de deixar a chave na ignição e de ter levado cerca de duas horas para comunicar o ocorrido demonstra que estava em conluio com os criminosos.
Afirmou que, no primeiro PAD instaurado, foi realizada perícia técnica, apontando que não havia como o autor não perceber o movimento criminoso e observar o furto que se desenvolvia.

Foi juntada aos autos cópia da ação penal com documentos e mídia correspondente à filmagem do evento criminoso.

Nos autos da ação penal constam os seguintes documentos:

BOLETIM DE OCORRÊNCIA: Eu, J.B., policial rodoviário federal, tendo sido acionado para atendimento de ocorrência, me desloquei ao Posto Berrante, em Pantano Grande/RS, na tarde do dia 05-11- 2014, chegando ao local por volta das 15h. Fui informado por A.P., também policial rodoviário federal, de que, por volta das 12h deste mesmo dia, a carreta e a carga conduzidas por ele teriam sido furtadas por pessoas desconhecidas. Disse que a carga era composta de 300 mil maços de cigarros apreendidos por contrabando. Informou que, após horas de viagem, parou no Posto Berrante para abastecer o veículo e comprar um lanche. Que se distanciou dos bens por cerca de 5 (cinco) minutos. Que pediu ao frentista para encher o tanque enquanto ele ia até o bar. Que comprou um refri e um sanduíche e saiu do posto em direção ao local onde havia estacionado a carreta. Que, ao chegar no local, não encontrou o veículo; viu que o frentista estava gritando próximo à Estrada. Que, ao se aproximar, percebeu a ocorrência do furto. Nada mais.

TESTEMUNHAS:

L.A.: que trabalha como frentista no posto há cinco anos. Que atendeu o agente policial, por volta das 12h; que ele pediu para encher o tanque, que o tanque estava quase vazio; que ele disse que estava cansado por trabalhar em turno dobrado e que iria comer alguma coisa no bar e retornava em seguida. Que “tinha a cara de cansado”. Que estava sozinho. Quando viu que a carreta estava saindo sem pagar pelo combustível, saiu correndo e gritando atrás, até a faixa de rolamento, quando o veículo ingressou na estrada e acelerou. Em seguida chegou o policial e ficou parado olhando o caminhão seguir. Que tentava telefonar. Que o sinal de celular no posto sempre é muito fraco.

M.S.: diz que é atendente no bar do posto e serviu o policial, que estava sozinho. Lembra bem, porque gosta de atender quem está de uniforme. Que ele pediu um lanche para viagem e saiu; que ficou em torno de 5 (cinco) minutos dentro do bar.

J.B., policial rodoviário federal: diz que atendeu à ocorrência verificada no posto de gasolina. Que chegou ao posto por volta das 15h. Encontrou seu colega sentado no bar, nervoso, reclamando que não poderia ter sido mandado fazer esse serviço sozinho. Que realizou os procedimentos legais e deu carona ao colega até o posto da Polícia Rodoviária.

B.B., policial rodoviário federal: diz que participou da operação que resultou na apreensão do veículo e da carga contrabandeada, juntamente com o PRF A.P.; que haviam recebido denúncia anônima e ficaram de campana durante toda a noite até avistarem o veículo; que, posteriormente à apreensão, foi determinado ao PRF A.P. que fizesse a condução do veículo até o depósito da Receita Federal na Capital. Mencionou que reiteradamente recebem ordens para a realização de diligências sozinhos, o que é justificado pelo superior hierárquico em face da existência de pequeno efetivo naquela localidade.

DEPOIMENTO PRESTADO PELO AUTOR:

Declarou que é policial rodoviário federal. Com 22 anos de bons serviços, inclusive com anotações de elogios em sua ficha funcional. Que tem experiência em grandes e perigosas operações. Que no dia do furto acompanhou a operação que apreendeu a mercadoria contrabandeada e lhe foi determinado pelo chefe da operação que a levasse ao depósito da Receita Federal, distante aproximadamente 600 km do local de apreensão. Que reclamou pelo fato de estar cansado e de ir sozinho. Que o seu superior ficou muito brabo, disse que ele estava sendo insubordinado e que iria abrir um PAD contra ele. Que ele fazia o que podia com a equipe que tinha. Que então foi levar a carga, dirigindo por mais de 6 (seis) horas, quando parou para abastecer e comer alguma coisa. Que deixou a carreta em abastecimento e dirigiu-se ao bar, pediu seu lanche e saiu. Quando saiu, viu que a carreta não estava onde a havia deixado e que o funcionário que estava abastecendo estava gritando perto da estrada. Ficou apavorado, nervoso, e, em seguida, tentou avisar do ocorrido, sendo que demorou a conseguir ligar. Depois disso, ficou esperando no próprio posto até chegar outro policial que apurou os fatos e lavrou boletim de ocorrência. Que não sabe quem são os autores do furto. Não lembra se havia mais alguém no posto. Que não lembra se deixou a chave do veículo na ignição.

Na mídia juntada, vê-se a imagem de dois indivíduos entrando na carreta, um pelo lado do motorista e outro pelo lado do carona e saindo lentamente. Em seguida, o funcionário do posto aparece com os braços levantados e aparentando gritar. Após alguns segundos, surge o policial rodoviário, que fica parado com as mãos na cabeça.

Em réplica oferecida à contestação, o autor apontou que a nulidade da penalidade imposta no PAD deve ser reconhecida, pois, em havendo a absolvição penal, o processo deveria ter sido extinto.

Aduziu, ainda, que não agiu de maneira que justificasse a grave penalidade que lhe foi imposta, pois não participou do ato criminoso nem o facilitou.

Repisou os pedidos de anulação do PAD e da pena imposta, a condenação ao pagamento das verbas explicitadas (desde seu afastamento até a data de seu retorno ao serviço), inclusive com a incidência de férias e 13º salário, e retirada das anotações efetuadas em sua ficha funcional.

Que efetuou a comunicação dos fatos tão logo teve sinal em seu telefone celular.

Reforçou o argumento de que foi profundamente injustiçado, porquanto não concorreu para a ocorrência do fato criminoso, mencionando, ainda, o art. 128 da Lei nº 8.112/1990.

Após a juntada de memoriais, o autor postulou antecipação de tutela, para que fosse imediatamente reintegrado ao serviço público, justificando o pedido no fato de estar vivendo com sua família em casa de parentes e dependendo deles para seu sustento.

É o relatório.

 

Objetivas MP Estadual - Rodada 26.2023

(EMAGIS) Considerando as prerrogativas do Ministério Público, previstas em lei, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) A propósito da conhecida alta concentração da criminalidade nas zonas periféricas, subúrbios e favelas das grandes cidades, opõem-se defensores de soluções diversas, proponentes de políticas públicas opostas: (i) por um lado, aqueles que enxergam tal realidade como efeito mais da sociedade do que do indivíduo infrator, vendo no próprio ambiente da cidade a causa de mencionada alta incidência de crimes em tais zonas; (iii) como variação dessa visão, há os que enxergam na desordem social que impera em tais regiões a causa de alta criminalidade, rechaçando qualquer determinismo biológico nos autores de tais crimes; (iii) há, por fim, aqueles que sustentam que tais alarmantes índices de criminalidade em tais zonas da cidade derivam da baixa resposta penal do aparelho estatal, que, tolerando as práticas menos ofensivas comuns em tais ambientes, acaba abrindo campo para as práticas mais graves, depois não mais controladas pelo Estado.

A propósito, considerando as Teorias Criminológicas, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das teorias que buscam delimitar o conceito de conduta no Direito Penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação à teoria do crime e temas correlatos, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Quanto aos crimes contra o patrimônio, contra a fé pública e contra a Administração Pública, avalie as seguintes proposições e assinale a alternativa correspondente:

I. A retroatividade da exigência de representação do ofendido, no crime de estelionato, deve alcançar todas as ações penais que não tenham transitado em julgado antes do advento do Pacote Anticrime (Lei 13.964/19).

II. A causa de aumento prevista no § 1° do art. 155 do Código Penal (prática do crime de furto no período noturno) pode incidir no crime de furto qualificado.

III. Predomina, nos Tribunais Superiores, o entendimento de que não se aplica o princípio da insignificância ao crime de moeda falsa.

IV. O crime de corrupção passiva consuma-se ainda que a solicitação ou recebimento de vantagem indevida, ou a aceitação da promessa de tal vantagem, esteja relacionada com atos que formalmente não se inserem nas atribuições do funcionário público, mas que, em razão da função pública, materialmente implicam alguma forma de facilitação da prática da conduta almejada.

 

(EMAGIS) Analise as assertivas a seguir:

I. Para o STJ, o preso que já estava trabalhando ou estudando e teve de abandonar trabalho e estudo por conta da pandemia faz jus à remição ficta.

II. Excepcionalmente, é possível a realização de “emendatio libelli” por ocasião do juízo de admissibilidade da inicial acusatória, desde que tenha como objetivo declarar a incompetência do juízo, reconhecer algum benefício despenalizador ao denunciado ou adequar o rito procedimental.

III. Não é admitida “mutatio libelli” em segunda instância.

IV. Na ação penal pública, o juiz pode condenar o réu ainda que o Ministério Público tenha opinado pela absolvição.

Diante das assertivas acima, analise as alternativas abaixo:

 

(EMAGIS) Rodrigo responde a processo em liberdade no qual foi acusado de roubo circunstanciado pelo emprego de arma de fogo. Instruído o processo, o magistrado competente entendeu provada a imputação e condenou Rodrigo nos exatos termos da denúncia.

Considerando essa situação hipotética, assinale a correta segundo o entendimento do STJ:

 

(EMAGIS) Sobre execução penal, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre o mútuo na disciplina do Código Civil, tendo presente também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Não há proibição legal para empréstimo de dinheiro entre pessoas físicas ou pessoas jurídicas que não componham o sistema financeiro nacional. Há vedação, entretanto, para a cobrança juros sobre dívidas em dinheiro superiores à taxa permitida por lei, cuja inobservância pode configurar crime nos termos da Lei de Usura.

II. O mútuo celebrado entre particulares, que não integram o sistema financeiro nacional, deve observar as regras constitucionais e de direito civil, mormente o disposto na Lei de Usura, que fixa juros remuneratórios máximos de 12% ao ano (Decreto 22.626/33, art. 1º e §3º).

III. Destinando-se o mútuo a fins econômicos, presumem-se devidos juros, os quais, sob pena de redução, não poderão exceder a taxa referente aos juros de mora para pagamento em atraso de impostos federais, vedada qualquer capitalização.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Nestor (contratante) e Adamastor (contratado) firmaram um contrato empresarial de valor vultuoso e estabeleceram uma cláusula penal compensatória. Bidu consta, no contrato, como devedor solidário de Adamastor quanto às obrigações pecuniárias decorrentes do ajuste, independente de causa, origem ou natureza jurídica. Com base no exposto, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre o inventário e a partilha na disciplina do Código Civil, especialmente sobre os “Sonegados”, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre os recursos no processo civil, considerada a disciplina do CPC, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa correspondente:

I. Os recursos não impedem a eficácia da decisão, salvo disposição legal ou decisão judicial em sentido diverso.

II. O prazo para interposição de recurso conta-se da data em que os advogados, a sociedade de advogados, a Advocacia Pública, a Defensoria Pública ou o Ministério Público são intimados da decisão. Esses sujeitos processuais considerar-se-ão intimados em audiência quando nesta for proferida a decisão, exceto em relação à Defensoria Pública e ao Ministério Público, que deverão ser intimados mediante carga dos autos.

III. O recorrente poderá, a qualquer tempo, sem a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso. A desistência do recurso, contudo, não impede a análise de questão cuja repercussão geral já tenha sido reconhecida e daquela objeto de julgamento de recursos extraordinários ou especiais repetitivos.

 

(EMAGIS) Sobre a chamada “estabilização da tutela antecipada” e quanto à tutela da evidência, avalie as proposições postas a seguir.

I. A tutela antecipada concedida em caráter antecedente torna-se estável se da decisão que a conceder não for interposto o respectivo recurso. Nessa hipótese, o processo será extinto.

II. Qualquer das partes poderá demandar a outra com o intuito de rever, reformar ou invalidar a tutela antecipada estabilizada, prevento o juízo em que a tutela antecipada foi concedida. O direito de rever, reformar ou invalidar a tutela antecipada extingue-se após 2 (dois) anos, contados da ciência da decisão que a deferiu.

III. A tutela da evidência será concedida, independentemente da demonstração de perigo de dano ou de risco ao resultado útil do processo, quando as alegações de fato puderem ser comprovadas apenas documentalmente e houver tese firmada em julgamento de casos repetitivos ou em súmula vinculante, bem como se tratar de pedido reipersecutório fundado em prova documental adequada do contrato de depósito, caso em que será decretada a ordem de entrega do objeto custodiado, sob cominação de multa. Em ambas as hipóteses, o juiz poderá decidir liminarmente.

Há erro:

 

(EMAGIS) Com relação aos prazos no processo civil, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) A respeito das ações coletivas ajuizadas por associações, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Considere ação direta de inconstitucionalidade ajuizada por Governador de Estado em face do artigo 15 da Lei Federal nº 10.887/2004, na redação que lhe foi atribuída pelo art. 171 da Lei nº 11.784, de 2008. Eis o teor do objeto impugnado:

“Art. 15. Os proventos de aposentadoria e as pensões de que tratam os arts. 1º e 2º desta Lei serão reajustados, a partir de janeiro de 2008, na mesma data e índice em que se der o reajuste dos benefícios do regime geral de previdência social, ressalvados os beneficiados pela garantia de paridade de revisão de proventos de aposentadoria e pensões de acordo com a legislação vigente.”

Nas razões da petição inicial, alegou inconstitucionalidade do objeto, ao dispor sobre a necessidade de reajustamento pelos entes estaduais na mesma data e com idêntico índice que vigoram no regime geral de previdência social, à luz da autonomia constitucional dos Estados e do Distrito Federal, notadamente naquilo que diz respeito à competência legislativa concorrente para dispor sobre previdência social.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da repartição constitucional de competências entre os entes federados, avalie as assertivas que seguem.

I. É formalmente inconstitucional lei estadual que proibiu operadoras de planos de saúde no Estado de recusarem a prestação de serviços a pessoas suspeitas ou contaminadas pelo COVID-19 em razão de prazo de carência contratual, vez que usurpada a competência privativa da União para legislar sobre direito civil, comercial e sobre política de seguros.

II. É formalmente inconstitucional lei estadual que proibiu a suspensão ou cancelamento de planos de saúde por falta de pagamento durante a situação de emergência da pandemia da Covid-19.

III. É inconstitucional, por ofensa à competência privativa da União para legislar sobre direito civil e política de seguros (CF/1988, art. 22, I e VII), lei estadual que veda, no âmbito de seu território, operadoras de plano de saúde de limitarem consultas e sessões para o tratamento de pessoas com deficiência.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a interposição de recursos nos processos objetivos de controle de constitucionalidade, avalie as assertivas que seguem.

I. O Plenário do Supremo Tribunal Federal assentou a desnecessidade de assinatura do legitimado para interpor recurso extraordinário contra decisão proferida em processo de fiscalização abstrata de constitucionalidade perante Tribunal de Justiça, bastando que a peça esteja subscrita por representante jurídico do legitimado.

II. O Município ostenta legitimidade para interpor Recurso Extraordinário em face de decisão proferida no processo de fiscalização abstrata de constitucionalidade perante o Tribunal de Justiça, bastando que a peça esteja subscrita por Procurador Geral do Município, não sendo necessária a aposição da assinatura do Prefeito Municipal.

III. É necessária a assinatura do Governador do Estado juntamente com a do Procurador do Estado para regularidade formal do recurso extraordinário contra decisão do Tribunal de Justiça tomada em processo objetivo de controle de constitucionalidade ajuizado por aquele.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta sobre a Organização das Nações Unidas (ONU):

 

(EMAGIS) Relativamente à intervenção do Estado no domínio econômico, à competência administrativa e à estrutura orgânica da Administração Pública, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta, relativamente aos servidores públicos e aos bens públicos.

 

(EMAGIS) Sobre as funções de confiança e os cargos em comissão, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A doutrina administrativista pátria, a propósito do poder regulamentar ou normativo da Administração Pública, tem reverberado a classificação proposta pelo professor espanhol Eduardo García de Enterría, ao elencar as espécies básicas do fenômeno genérico da delegação legislativa, a delegação receptícia, a remissão e a deslegalização.

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o licenciamento ambiental é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Considere as seguintes situações:

I. Exigência de certidão de regularidade fiscal para participação de licitação promovida pela Administração Pública.

II. Protesto extrajudicial de Certidão de Dívida Ativa (CDA) ocorrido após o advento da Lei 9.492/97, mas antes do advento da Lei 12.767/2012.

III. Vincular o despacho aduaneiro ao recolhimento de diferença tributária apurada mediante arbitramento da autoridade fiscal.

IV. Exigência de fiança, garantia real ou fidejussória como condição para impressão de notas fiscais de contribuintes com débitos tributários.

V. Suspensão realizada por conselho de fiscalização profissional do exercício laboral de seus inscritos por inadimplência de anuidades.

Configuram sanção política, em matéria tributária, somente as situações descritas nos itens:

 

(EMAGIS) Sobre o crédito tributário, a atualização monetária de seu valor e também sobre o indébito tributário e a atualização monetária de seu valor, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) O empresário do ramo varejista de brinquedos, Caio César, está precisando de capital de giro para aquisição de estoques com vistas ao período de outubro, em que há um incremento nas vendas em razão do dia das crianças. Em face disso, Caio procurou a factoring X-Negócios para desconto de notas promissórias que detinha de terceiros. Após negociação, a X-Negócios exigiu além do endosso das notas promissórias, que fossem emitidas novas notas promissórias por Caio, para garantir a solvência das notas promissórias de terceiros descontadas.

Face o entendimento do STJ, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Sobre sociedades, marque a opção correta.

 

(EMAGIS) Relativamente à prestação de contas, julgue os itens abaixo.

I. A Justiça Eleitoral verificará a regularidade das contas de campanha, decidindo pela não prestação, quando não apresentadas as contas após a notificação emitida pela Justiça Eleitoral, na qual constará a obrigação expressa de prestar as suas contas, no prazo de 72 (setenta e duas) horas.

II. Até 1 (um) ano após a diplomação, os candidatos ou partidos conservarão a documentação concernente a suas contas. No entanto, estando pendente de julgamento qualquer processo judicial relativo às contas, a documentação a elas concernente deverá ser conservada até a decisão final.

III. Da decisão que julgar as contas prestadas pelos candidatos caberá recurso ao órgão superior da Justiça Eleitoral, no prazo de 3 (três) dias, a contar da publicação no Diário Oficial.

Há erro:

 

(EMAGIS) A respeito da adoção e sua disciplina pela Lei nº 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) No que concerne à responsabilidade civil nas relações de consumo, assinale a alternativa incorreta:

 

Objetivas Magistratura Federal - Rodada 26.2023

(EMAGIS) Considere ação direta de inconstitucionalidade ajuizada por Governador de Estado em face do artigo 15 da Lei Federal nº 10.887/2004, na redação que lhe foi atribuída pelo art. 171 da Lei nº 11.784, de 2008. Eis o teor do objeto impugnado:

“Art. 15. Os proventos de aposentadoria e as pensões de que tratam os arts. 1º e 2º desta Lei serão reajustados, a partir de janeiro de 2008, na mesma data e índice em que se der o reajuste dos benefícios do regime geral de previdência social, ressalvados os beneficiados pela garantia de paridade de revisão de proventos de aposentadoria e pensões de acordo com a legislação vigente.”

Nas razões da petição inicial, alegou inconstitucionalidade do objeto, ao dispor sobre a necessidade de reajustamento pelos entes estaduais na mesma data e com idêntico índice que vigoram no regime geral de previdência social, à luz da autonomia constitucional dos Estados e do Distrito Federal, notadamente naquilo que diz respeito à competência legislativa concorrente para dispor sobre previdência social.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da repartição constitucional de competências entre os entes federados, avalie as assertivas que seguem.

I. É formalmente inconstitucional lei estadual que proibiu operadoras de planos de saúde no Estado de recusarem a prestação de serviços a pessoas suspeitas ou contaminadas pelo COVID-19 em razão de prazo de carência contratual, vez que usurpada a competência privativa da União para legislar sobre direito civil, comercial e sobre política de seguros.

II. É formalmente inconstitucional lei estadual que proibiu a suspensão ou cancelamento de planos de saúde por falta de pagamento durante a situação de emergência da pandemia da Covid-19.

III. É inconstitucional, por ofensa à competência privativa da União para legislar sobre direito civil e política de seguros (CF/1988, art. 22, I e VII), lei estadual que veda, no âmbito de seu território, operadoras de plano de saúde de limitarem consultas e sessões para o tratamento de pessoas com deficiência.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a interposição de recursos nos processos objetivos de controle de constitucionalidade, avalie as assertivas que seguem.

I. O Plenário do Supremo Tribunal Federal assentou a desnecessidade de assinatura do legitimado para interpor recurso extraordinário contra decisão proferida em processo de fiscalização abstrata de constitucionalidade perante Tribunal de Justiça, bastando que a peça esteja subscrita por representante jurídico do legitimado.

II. O Município ostenta legitimidade para interpor Recurso Extraordinário em face de decisão proferida no processo de fiscalização abstrata de constitucionalidade perante o Tribunal de Justiça, bastando que a peça esteja subscrita por Procurador Geral do Município, não sendo necessária a aposição da assinatura do Prefeito Municipal.

III. É necessária a assinatura do Governador do Estado juntamente com a do Procurador do Estado para regularidade formal do recurso extraordinário contra decisão do Tribunal de Justiça tomada em processo objetivo de controle de constitucionalidade ajuizado por aquele.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Em relação às alterações implementadas pela EC 103/2019 no texto da CF/1988, julgue os itens expostos a seguir.

I. O servidor público titular de cargo efetivo poderá ser readaptado para exercício de cargo cujas atribuições e responsabilidades sejam compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, enquanto permanecer nesta condição, desde que possua a habilitação e o nível de escolaridade exigidos para o cargo de destino, mantida a remuneração do cargo de origem.

II. Lei ordinária poderá disciplinar a cobertura de benefícios não programados, inclusive os decorrentes de acidente do trabalho, a ser atendida concorrentemente pelo Regime Geral de Previdência Social e pelo setor privado.

III. Lei complementar instituirá sistema especial de inclusão previdenciária, com alíquotas diferenciadas, para atender aos trabalhadores de baixa renda, inclusive os que se encontram em situação de informalidade, e àqueles sem renda própria que se dediquem exclusivamente ao trabalho doméstico no âmbito de sua residência, desde que pertencentes a famílias de baixa renda.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) A propósito da conhecida alta concentração da criminalidade nas zonas periféricas, subúrbios e favelas das grandes cidades, opõem-se defensores de soluções diversas, proponentes de políticas públicas opostas: (i) por um lado, aqueles que enxergam tal realidade como efeito mais da sociedade do que do indivíduo infrator, vendo no próprio ambiente da cidade a causa de mencionada alta incidência de crimes em tais zonas; (iii) como variação dessa visão, há os que enxergam na desordem social que impera em tais regiões a causa de alta criminalidade, rechaçando qualquer determinismo biológico nos autores de tais crimes; (iii) há, por fim, aqueles que sustentam que tais alarmantes índices de criminalidade em tais zonas da cidade derivam da baixa resposta penal do aparelho estatal, que, tolerando as práticas menos ofensivas comuns em tais ambientes, acaba abrindo campo para as práticas mais graves, depois não mais controladas pelo Estado.

A propósito, considerando as Teorias Criminológicas, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das teorias que buscam delimitar o conceito de conduta no Direito Penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação à teoria do crime e temas correlatos, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Analise as assertivas a seguir:

I. Para o STF, o conflito de atribuições entre membro do Ministério Público Federal e membro do Ministério Público Estadual deve ser resolvido pelo Conselho Nacional do Ministério Público.

II. Efetuada a prisão em flagrante de alguém, os policiais não poderão acessar o conteúdo das mensagens de “WhatsApp” sem o consentimento do flagranteado ou sem autorização judicial.

III. A busca pessoal não pode ter como base impressões subjetivas dos policiais. Urgem elementos concretos evidenciadores de fundadas suspeitas de que o agente traz consigo o corpo de delito.

IV. O mandado de segurança não pode ser usado pelo Ministério Público para conferir efeito suspensivo a recurso. Nesse caso, deve o MP se valer de medida cautelar inominada.

Diante das assertivas acima, analise as alternativas abaixo:

 

(EMAGIS) Analise as assertivas a seguir:

I. Para o STJ, o preso que já estava trabalhando ou estudando e teve de abandonar trabalho e estudo por conta da pandemia faz jus à remição ficta.

II. Excepcionalmente, é possível a realização de “emendatio libelli” por ocasião do juízo de admissibilidade da inicial acusatória, desde que tenha como objetivo declarar a incompetência do juízo, reconhecer algum benefício despenalizador ao denunciado ou adequar o rito procedimental.

III. Não é admitida “mutatio libelli” em segunda instância.

IV. Na ação penal pública, o juiz pode condenar o réu ainda que o Ministério Público tenha opinado pela absolvição.

Diante das assertivas acima, analise as alternativas abaixo:

 

(EMAGIS) Rodrigo responde a processo em liberdade no qual foi acusado de roubo circunstanciado pelo emprego de arma de fogo. Instruído o processo, o magistrado competente entendeu provada a imputação e condenou Rodrigo nos exatos termos da denúncia.

Considerando essa situação hipotética, assinale a correta segundo o entendimento do STJ:

 

(EMAGIS) Sobre execução penal, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) No que concerne à responsabilidade civil nas relações de consumo, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) É proibido ao agente privado:

 

(EMAGIS) Sobre o mútuo na disciplina do Código Civil, tendo presente também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Não há proibição legal para empréstimo de dinheiro entre pessoas físicas ou pessoas jurídicas que não componham o sistema financeiro nacional. Há vedação, entretanto, para a cobrança juros sobre dívidas em dinheiro superiores à taxa permitida por lei, cuja inobservância pode configurar crime nos termos da Lei de Usura.

II. O mútuo celebrado entre particulares, que não integram o sistema financeiro nacional, deve observar as regras constitucionais e de direito civil, mormente o disposto na Lei de Usura, que fixa juros remuneratórios máximos de 12% ao ano (Decreto 22.626/33, art. 1º e §3º).

III. Destinando-se o mútuo a fins econômicos, presumem-se devidos juros, os quais, sob pena de redução, não poderão exceder a taxa referente aos juros de mora para pagamento em atraso de impostos federais, vedada qualquer capitalização.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Nestor (contratante) e Adamastor (contratado) firmaram um contrato empresarial de valor vultuoso e estabeleceram uma cláusula penal compensatória. Bidu consta, no contrato, como devedor solidário de Adamastor quanto às obrigações pecuniárias decorrentes do ajuste, independente de causa, origem ou natureza jurídica. Com base no exposto, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre os recursos no processo civil, considerada a disciplina do CPC, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa correspondente:

I. Os recursos não impedem a eficácia da decisão, salvo disposição legal ou decisão judicial em sentido diverso.

II. O prazo para interposição de recurso conta-se da data em que os advogados, a sociedade de advogados, a Advocacia Pública, a Defensoria Pública ou o Ministério Público são intimados da decisão. Esses sujeitos processuais considerar-se-ão intimados em audiência quando nesta for proferida a decisão, exceto em relação à Defensoria Pública e ao Ministério Público, que deverão ser intimados mediante carga dos autos.

III. O recorrente poderá, a qualquer tempo, sem a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso. A desistência do recurso, contudo, não impede a análise de questão cuja repercussão geral já tenha sido reconhecida e daquela objeto de julgamento de recursos extraordinários ou especiais repetitivos.

 

(EMAGIS) Sobre a chamada “estabilização da tutela antecipada” e quanto à tutela da evidência, avalie as proposições postas a seguir.

I. A tutela antecipada concedida em caráter antecedente torna-se estável se da decisão que a conceder não for interposto o respectivo recurso. Nessa hipótese, o processo será extinto.

II. Qualquer das partes poderá demandar a outra com o intuito de rever, reformar ou invalidar a tutela antecipada estabilizada, prevento o juízo em que a tutela antecipada foi concedida. O direito de rever, reformar ou invalidar a tutela antecipada extingue-se após 2 (dois) anos, contados da ciência da decisão que a deferiu.

III. A tutela da evidência será concedida, independentemente da demonstração de perigo de dano ou de risco ao resultado útil do processo, quando as alegações de fato puderem ser comprovadas apenas documentalmente e houver tese firmada em julgamento de casos repetitivos ou em súmula vinculante, bem como se tratar de pedido reipersecutório fundado em prova documental adequada do contrato de depósito, caso em que será decretada a ordem de entrega do objeto custodiado, sob cominação de multa. Em ambas as hipóteses, o juiz poderá decidir liminarmente.

Há erro:

 

(EMAGIS) Com relação aos prazos no processo civil, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) O empresário do ramo varejista de brinquedos, Caio César, está precisando de capital de giro para aquisição de estoques com vistas ao período de outubro, em que há um incremento nas vendas em razão do dia das crianças. Em face disso, Caio procurou a factoring X-Negócios para desconto de notas promissórias que detinha de terceiros. Após negociação, a X-Negócios exigiu além do endosso das notas promissórias, que fossem emitidas novas notas promissórias por Caio, para garantir a solvência das notas promissórias de terceiros descontadas.

Face o entendimento do STJ, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Sobre sociedades, marque a opção correta.

 

(EMAGIS) Considere as seguintes situações:

I. Exigência de certidão de regularidade fiscal para participação de licitação promovida pela Administração Pública.

II. Protesto extrajudicial de Certidão de Dívida Ativa (CDA) ocorrido após o advento da Lei 9.492/97, mas antes do advento da Lei 12.767/2012.

III. Vincular o despacho aduaneiro ao recolhimento de diferença tributária apurada mediante arbitramento da autoridade fiscal.

IV. Exigência de fiança, garantia real ou fidejussória como condição para impressão de notas fiscais de contribuintes com débitos tributários.

V. Suspensão realizada por conselho de fiscalização profissional do exercício laboral de seus inscritos por inadimplência de anuidades.

Configuram sanção política, em matéria tributária, somente as situações descritas nos itens:

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e indique a alternativa verdadeira.

I. A eventual inconstitucionalidade de desvinculação de receita de contribuições sociais não acarreta a devolução ao contribuinte do montante correspondente ao percentual desvinculado.

II. É constitucional a contribuição adicional de 2,5% (dois e meio por cento) sobre a folha de salários instituída para as instituições financeiras e assemelhadas pelo art. 3º, § 2º, da Lei 7.787/1989, ainda que considerado o período anterior à Emenda Constitucional 20/1998.

III. É inconstitucional a incidência de contribuição previdenciária a cargo do empregador sobre o salário-maternidade, tanto sob aspecto formal quanto sob o aspecto material.

IV. Estão sujeitas à incidência de contribuição previdenciária as parcelas pagas pelo empregador a título de horas extras e seu respectivo adicional, bem como os valores pagos a título de adicional noturno e de periculosidade.

 

(EMAGIS) Em dezembro de 2022, o Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu o julgamento de um conjunto de Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPFs) que tinham como objeto a (in)constitucionalidade da prática, relativa ao cumprimento de emendas parlamentares à lei orçamentária da União, que ficou conhecido como “orçamento secreto”. De acordo com o julgado, “As emendas parlamentares ao orc?amento possuem autorizac?a?o constitucional (CF, art. 166) e objetivam, em princi?pio, viabilizar aos congressistas a oportunidade de atender diretamente as reivindicac?o?es mais concretas e urgentes da populac?a?o que representam, contemplando a dotac?a?o financeira necessa?ria ao atendimento de suas necessidades. [...] A experie?ncia histo?rica, no entanto, comprova que as emendas orc?amenta?rias te?m se distanciado, cada vez mais, do seu objetivo original de representar instrumento legi?timo de aprimoramento das poli?ticas pu?blicas nacionais e regionais, para servirem ao proveito de interesses de cunho privati?stico e eleitoral, muitas vezes envolvendo esquemas de corrupc?a?o e desvio de recursos pu?blicos de amplitude nacional, tal como apurado pelos o?rga?os de investigac?a?o parlamentar do Congresso Nacional em diversas ocasio?es (CPMI do Esquema PC Farias, do Orc?amento, das Ambula?ncias, entre outros).”(STF, Plenário. ADPF n. 850/DF. Rel. Min. Rosa Weber. Julg. 19/12/2022. Informativo STF n. 1080, de 03.02.2023)

A partir do trecho acima, assinale a alternativa INCORRETA acerca do regime constitucional de elaboração da lei orçamentária anual.

 

(EMAGIS) Relativamente à intervenção do Estado no domínio econômico, à competência administrativa e à estrutura orgânica da Administração Pública, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta, relativamente aos servidores públicos e aos bens públicos.

 

(EMAGIS) Sobre as funções de confiança e os cargos em comissão, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A doutrina administrativista pátria, a propósito do poder regulamentar ou normativo da Administração Pública, tem reverberado a classificação proposta pelo professor espanhol Eduardo García de Enterría, ao elencar as espécies básicas do fenômeno genérico da delegação legislativa, a delegação receptícia, a remissão e a deslegalização.

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o licenciamento ambiental é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Sobre a formação do Direito Internacional Público do ponto de vista histórico e doutrinário, marque a resposta correta.

 

(EMAGIS) Miguel Bobbio, juiz de direito, plantonista cível da comarca da capital, recebeu pedido de tutela antecipatória em plantão judicial. O juiz, entendendo que não era caso de plantão, negou-se a decidir, devolvendo o processo para o setor de distribuição, a fim de ser analisado apenas posteriormente, quando da distribuição ao juiz natural. O cidadão, cujo direito pendia de análise, sob pena de perecimento, apresentou representação perante a Corregedoria do TJ. Sobre o tema, o CNJ entende que:

 

(EMAGIS) Carlos Bianchi, juiz federal, tem milhares de processos pendentes de decisão (mais de 100 dias de conclusão) na sua unidade cível. Alguns processos são da matéria sanitária, com pedidos de liminares em medicamentos, cirurgias e similares. Há reiterada demora em processos com pedidos liminares em matéria de saúde. Sobre o tema, considerando os entendimentos mais recentes do CNJ, marque a alternativa correta:

 

Defensoria Pública Estadual - Rodada 26.2023

A Defensoria Pública do Estado do Ceará, por meio de seu órgão de execução na cidade de Fortaleza, foi intimada da sentença prolatada pelo juízo da 2ª Vara Criminal, a qual condenou o réu Felipe Amorim a pena de 8 anos de reclusão e 100 dias-multa pela prática de dois crimes de uso de documento falso, tipificado no art. 304 do Código Penal, em concurso material.

Segundo a denúncia, no dia 5 de maio de 2021, em Fortaleza/CE, depois de ordem de parada pela Polícia Rodoviária Federal, Felipe, que conduzia uma motocicleta Honda Titan KS, de cor vermelha e placa ABC-1234, usou carteira nacional de habilitação (CNH) falsa perante a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para comprovar a habilitação para dirigir veículo automotor.

Ademais, no mesmo dia, diz a inicial acusatória que o denunciado já havia exibido a mesma carteira no anterior posto da PRF, também situado em Fortaleza/CE, mas os policiais que ordenaram a primeira parada não notaram a falsificação.

Como não fazia jus a nenhum instituto despenalizador, a denúncia foi recebida e processada. Depois de observado o devido processo legal, em sentença, o magistrado decidiu o seguinte:

a) a incompetência do juízo alegada pela defesa não merece acolhida, pois o documento falso é estadual, a atrair a competência da Justiça Estadual;

b) a nulidade por ausência de exame pericial no documento alegada pela defesa não merece acolhida, pois os policiais rodoviários federais, por ocasião de suas declarações, afirmaram a falsidade documental;

c) no mérito, ao dosar a pena na primeira fase, o magistrado reconheceu como circunstâncias judiciais desfavoráveis a culpabilidade, pois o fato é típico, ilícito e culpável; os antecedentes, pois o réu já havia sido beneficiado por suspensão condicional do processo há seis anos; a personalidade, pois o réu mentiu em juízo ao afirmar que a CNH era verdadeira, em contrariedade às declarações dos policiais, o que denota personalidade desviada; as circunstâncias do crime, pois violada a fé pública, bem extremamente caro à sociedade;

d) na segunda fase da dosimetria da pena, reconheceu a agravante do art. 61, II, “d”, do CP, ao fundamento de que conduzir veículo sem CNH resulta em perigo comum;

e) na terceira fase, não reconheceu nenhuma minorante ou majorante.

O magistrado reconheceu concurso material, aplicando penal definitiva de 8 anos de reclusão (quatro anos para cada crime) e 100 dias-multa (50 dias-multa para cada crime), cada um no valor de um trigésimo do maior salário-mínimo mensal vigente ao tempo do fato, e fixou regime inicial fechado para cumprimento da pena.

Por fim, considerando que o regime inicial fixado foi o fechado, determinou a prisão preventiva do réu, a despeito de responder solto ao processo.

A decisão transitou em julgado para o Ministério Público, que não demonstrou interesse em recorrer. Os autos foram remetidos à Defensoria Pública, para ciência da sentença, entrando na repartição no dia 12 de abril de 2022 (quarta-feira) e enviados ao gabinete do defensor público no dia 14 de abril, quando tomou ciência da decisão.

Considerando a situação hipotética acima, elabore, na condição de defensor público, a medida judicial em favor de Felipe Amorim, visando à alteração da sentença prolatada. Ao elaborar a peça, aborde toda a matéria de direito material e processual pertinente ao caso, fundamente sua explanação e não crie fatos novos. Date a medida no último dia do prazo e DISPENSE A NARRATIVA DOS FATOS.

Boa prática!

 

Sentença Estadual - Rodada 26.2023

Com base no relatório apresentado, elabore a sentença, enfrentando todas as questões suscitadas.

O Ministério Público do Estado de São Paulo denunciou FERNANDO MARTINS, devidamente qualificados nos autos, pela prática dos crimes tipificados nos artigos 129, § 1º, I, c/c 147 e 330, todos do Código Penal.

Narra a denúncia que, em 13/03/2021, por volta das 19h, a Polícia Militar foi acionada pela Central 190, para atender chamado anônimo noticiando que na Rua do Zico, número 15, bairro Jardim Santa Rosália, no Município de Sorocaba, no estado de São Paulo, uma mulher estaria sendo vítima de violência doméstica.

Ainda de acordo com a narrativa acusatória, ao chegar ao local, a Polícia Militar encontrou 2 (duas) pessoas na frente da residência, que se identificaram como moradores de casas próximas ao local onde estaria ocorrendo o crime e que teriam se aproximado em razão dos gritos. Diante dos gritos ouvidos e que vinham do interior da residência, os policiais militares invadiram a residência e lá encontraram a vítima SÂMIA MARTINS caída no chão e prenderam em flagrante FERNANDO MARTINS, esposo da vítima.

A denúncia aponta, ainda, que FERNANDO foi encaminhado à autoridade policial, sendo promovidos todos os atos relativos à prisão em flagrante, colhendo-se depoimento de FERNANDO, que negou a prática de qualquer agressão, e de CAROLINE e HELCIO, os moradores que se encontravam na porta da residência na hora da abordagem policial. As testemunhas afirmaram que ouviram os gritos de SÂMIA que pedia para FERNANDO “não me mata pelo amor de Deus”, bem como ouviram sons de pancadas e FERNANDO gritando que SÂMIA precisava “aprender a respeitá-lo”. As testemunhas afirmaram, ainda, ter presenciado quando SÂMIA foi levada pela ambulância, severamente machucada, bem como as marcas de sangue que ficaram no local. A vítima não teria sido ouvida na ocasião, por ter sido encaminhada a atendimento hospitalar de emergência.

Em audiência de custódia, realizada nas primeiras horas do dia 14/03/2021, o Ministério Público sustentou a legalidade da prisão em flagrante e requereu a sua conversão em prisão preventiva ou, subsidiariamente, a imposição de medidas cautelares diversas da prisão e de medidas protetivas de urgência. O juiz impôs ao investigado medidas cautelares diversas da prisão, consistentes na necessidade de comparecimento mensal em juízo para informar e justificar atividades e determinou, ainda, como medidas protetivas, o afastamento do suposto agressor da residência supracitada, local em que teria sido praticado o crime, bem como a proibição de se aproximar da vítima, devendo manter a distância de, pelo menos, 100 (cem) metros, e de manter contato com ela.

Após receber alta hospitalar, em 17/05/2021, a vítima foi encaminhada ao IML para se submeter a exame pericial.

Laudo pericial elaborado por apenas um perito do IML indicou que a vítima sofreu deslocamento permanente do queixo para o lado esquerdo, além de profunda cicatriz na bochecha, os quais, apesar de não afetarem as funções, importavam em deformidade permanente.

A acusação relata, ademais, que no dia 20/05/2021, a polícia militar foi acionada por CAROLINE, que afirmou que o agressor havia acabado de pular o muro da casa da vítima.

Ao chegar ao local, os policiais militares encontraram FERNANDO, que já havia saído da residência, o qual afirmou ter comparecido ao local, apenas, para conversar com sua esposa acerca dos termos do divórcio.

FERNANDO e SÂMIA foram ouvidos pela autoridade policial e SÂMIA afirmou que FERNANDO havia a ameaçado, dizendo que a mataria caso ela não “retirasse a queixa” e que só resolveu sair da residência quando ouviu a sirene da polícia se aproximando do local. SÂMIA afirmou, ainda, temer pela sua vida e que desejava que FERNANDO respondesse por seus crimes. CAROLINE foi ouvida e confirmou ter ouvido o agressor ameaçar SÂMIA.

O Ministério Público pediu a condenação do réu nos crimes imputados e, ainda, ao pagamento de indenização mínima à vítima pelos danos morais sofridos. A acusação arrolou CAROLINE e HELCIO como testemunhas.

A denúncia foi oferecida em 05/06/2021 e recebida em 08/06/2021.

O réu foi citado e ofereceu resposta à acusação, na forma do art. 396, do Código de Processo Penal.

A absolvição sumária foi negada e foi designada data para audiência de instrução e julgamento.

Na audiência de instrução e julgamento, foram ouvidas as testemunhas arroladas pela acusação, que confirmaram os fatos conforme narrado na denúncia. Foi ouvida, também, a vítima, que relatou os fatos em consonância com a narrativa acusatória e revelou que foi a primeira vez que foi agredida fisicamente pelo réu. Questionada pela defesa do réu, a vítima confirmou ter se submetido a cirurgia na face, que logrou êxito em corrigir o desvio do queixo e reduzir de modo significativo a cicatriz na bochecha.

No interrogatório do réu, FERNANDO negou a prática de qualquer crime, afirmando que, na data fatídica, apenas discutiu com a esposa e que a lesão verificada decorreu de uma queda, que ela sofreu ao correr para não ter que discutir a relação com ele. Em relação à ameaça e à desobediência, afirmou que compareceu ao local após ter sido convidado pela vítima e desejava, apenas, discutir os termos do divórcio consensual.

Ao final da audiência, a defesa do réu requereu a realização de novo laudo pericial na vítima, uma vez que esta compareceu à audiência sem apresentar os danos permanentes anteriormente mencionados.

Após ouvir o MP, o juiz indeferiu a produção da referida prova, por entendê-la protelatória.

Em sede de alegações finais, o Ministério Público requereu a condenação do réu, na forma da denúncia.

A defesa suscitou preliminar de nulidade, por cerceamento de defesa, ante a negativa de produção de diligência essencial, a saber, a prova pericial. Ademais, suscitou preliminar de nulidade do laudo pericial realizado por, apenas, um perito. Sustentou, ainda, inexistir nos autos representação da vítima, a importar na rejeição da denúncia, pois ausente condição de procedibilidade. No mérito, destacou que a conduta imputada é atípica, ante a aplicação do princípio da insignificância, tendo em vista a inexpressividade da lesão provocada. Defendeu, ainda, a ausência de provas suficientes à condenação do réu. Subsidiariamente, pleiteou a desclassificação do crime imputado para o artigo 129, caput, do Código Penal, uma vez que, não comprovada a extensão atual da lesão por indeferimento da prova pelo juízo, deve incidir o princípio in dubio pro reo, afastando a qualificadora. Ainda, requereu que, em havendo condenação pelo crime de ameaça, seja aplicada, apenas, a pena de multa. Por fim, sustentou não haver qualquer prova do dano moral supostamente sofrido, devendo ser rejeitado o pedido de condenação a indenização mínima.

Os autos vieram conclusos para sentença em 23/06/2023.

Com base no relatório acima e considerando que FERNANDO já foi condenado de modo definitivo a pena de multa (trânsito em julgado em 09/2019) e que nasceu em 10/02/2001, elabore a sentença criminal adequada ao caso, sendo dispensado o relatório. Analise toda a matéria de direito processual e material pertinente para o julgamento, fundamentando-a com base na legislação, na doutrina e(ou) na jurisprudência. Não crie fatos novos.

 

Objetivas DPF - Rodada 26.2023

(EMAGIS) A propósito da conhecida alta concentração da criminalidade nas zonas periféricas, subúrbios e favelas das grandes cidades, opõem-se defensores de soluções diversas, proponentes de políticas públicas opostas: (i) por um lado, aqueles que enxergam tal realidade como efeito mais da sociedade do que do indivíduo infrator, vendo no próprio ambiente da cidade a causa de mencionada alta incidência de crimes em tais zonas; (iii) como variação dessa visão, há os que enxergam na desordem social que impera em tais regiões a causa de alta criminalidade, rechaçando qualquer determinismo biológico nos autores de tais crimes; (iii) há, por fim, aqueles que sustentam que tais alarmantes índices de criminalidade em tais zonas da cidade derivam da baixa resposta penal do aparelho estatal, que, tolerando as práticas menos ofensivas comuns em tais ambientes, acaba abrindo campo para as práticas mais graves, depois não mais controladas pelo Estado.

A propósito, considerando as Teorias Criminológicas, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das teorias que buscam delimitar o conceito de conduta no Direito Penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação à teoria do crime e temas correlatos, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Quanto aos crimes contra o patrimônio, contra a fé pública e contra a Administração Pública, avalie as seguintes proposições e assinale a alternativa correspondente:

I. A retroatividade da exigência de representação do ofendido, no crime de estelionato, deve alcançar todas as ações penais que não tenham transitado em julgado antes do advento do Pacote Anticrime (Lei 13.964/19).

II. A causa de aumento prevista no § 1° do art. 155 do Código Penal (prática do crime de furto no período noturno) pode incidir no crime de furto qualificado.

III. Predomina, nos Tribunais Superiores, o entendimento de que não se aplica o princípio da insignificância ao crime de moeda falsa.

IV. O crime de corrupção passiva consuma-se ainda que a solicitação ou recebimento de vantagem indevida, ou a aceitação da promessa de tal vantagem, esteja relacionada com atos que formalmente não se inserem nas atribuições do funcionário público, mas que, em razão da função pública, materialmente implicam alguma forma de facilitação da prática da conduta almejada.

 

(EMAGIS) Analise as assertivas a seguir:

I. Para o STF, o conflito de atribuições entre membro do Ministério Público Federal e membro do Ministério Público Estadual deve ser resolvido pelo Conselho Nacional do Ministério Público.

II. Efetuada a prisão em flagrante de alguém, os policiais não poderão acessar o conteúdo das mensagens de “WhatsApp” sem o consentimento do flagranteado ou sem autorização judicial.

III. A busca pessoal não pode ter como base impressões subjetivas dos policiais. Urgem elementos concretos evidenciadores de fundadas suspeitas de que o agente traz consigo o corpo de delito.

IV. O mandado de segurança não pode ser usado pelo Ministério Público para conferir efeito suspensivo a recurso. Nesse caso, deve o MP se valer de medida cautelar inominada.

Diante das assertivas acima, analise as alternativas abaixo:

 

(EMAGIS) Analise as assertivas a seguir:

I. Para o STJ, o preso que já estava trabalhando ou estudando e teve de abandonar trabalho e estudo por conta da pandemia faz jus à remição ficta.

II. Excepcionalmente, é possível a realização de “emendatio libelli” por ocasião do juízo de admissibilidade da inicial acusatória, desde que tenha como objetivo declarar a incompetência do juízo, reconhecer algum benefício despenalizador ao denunciado ou adequar o rito procedimental.

III. Não é admitida “mutatio libelli” em segunda instância.

IV. Na ação penal pública, o juiz pode condenar o réu ainda que o Ministério Público tenha opinado pela absolvição.

Diante das assertivas acima, analise as alternativas abaixo:

 

(EMAGIS) Rodrigo responde a processo em liberdade no qual foi acusado de roubo circunstanciado pelo emprego de arma de fogo. Instruído o processo, o magistrado competente entendeu provada a imputação e condenou Rodrigo nos exatos termos da denúncia.

Considerando essa situação hipotética, assinale a correta segundo o entendimento do STJ:

 

(EMAGIS) Sobre execução penal, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Considere ação direta de inconstitucionalidade ajuizada por Governador de Estado em face do artigo 15 da Lei Federal nº 10.887/2004, na redação que lhe foi atribuída pelo art. 171 da Lei nº 11.784, de 2008. Eis o teor do objeto impugnado:

“Art. 15. Os proventos de aposentadoria e as pensões de que tratam os arts. 1º e 2º desta Lei serão reajustados, a partir de janeiro de 2008, na mesma data e índice em que se der o reajuste dos benefícios do regime geral de previdência social, ressalvados os beneficiados pela garantia de paridade de revisão de proventos de aposentadoria e pensões de acordo com a legislação vigente.”

Nas razões da petição inicial, alegou inconstitucionalidade do objeto, ao dispor sobre a necessidade de reajustamento pelos entes estaduais na mesma data e com idêntico índice que vigoram no regime geral de previdência social, à luz da autonomia constitucional dos Estados e do Distrito Federal, notadamente naquilo que diz respeito à competência legislativa concorrente para dispor sobre previdência social.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da repartição constitucional de competências entre os entes federados, avalie as assertivas que seguem.

I. É formalmente inconstitucional lei estadual que proibiu operadoras de planos de saúde no Estado de recusarem a prestação de serviços a pessoas suspeitas ou contaminadas pelo COVID-19 em razão de prazo de carência contratual, vez que usurpada a competência privativa da União para legislar sobre direito civil, comercial e sobre política de seguros.

II. É formalmente inconstitucional lei estadual que proibiu a suspensão ou cancelamento de planos de saúde por falta de pagamento durante a situação de emergência da pandemia da Covid-19.

III. É inconstitucional, por ofensa à competência privativa da União para legislar sobre direito civil e política de seguros (CF/1988, art. 22, I e VII), lei estadual que veda, no âmbito de seu território, operadoras de plano de saúde de limitarem consultas e sessões para o tratamento de pessoas com deficiência.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a interposição de recursos nos processos objetivos de controle de constitucionalidade, avalie as assertivas que seguem.

I. O Plenário do Supremo Tribunal Federal assentou a desnecessidade de assinatura do legitimado para interpor recurso extraordinário contra decisão proferida em processo de fiscalização abstrata de constitucionalidade perante Tribunal de Justiça, bastando que a peça esteja subscrita por representante jurídico do legitimado.

II. O Município ostenta legitimidade para interpor Recurso Extraordinário em face de decisão proferida no processo de fiscalização abstrata de constitucionalidade perante o Tribunal de Justiça, bastando que a peça esteja subscrita por Procurador Geral do Município, não sendo necessária a aposição da assinatura do Prefeito Municipal.

III. É necessária a assinatura do Governador do Estado juntamente com a do Procurador do Estado para regularidade formal do recurso extraordinário contra decisão do Tribunal de Justiça tomada em processo objetivo de controle de constitucionalidade ajuizado por aquele.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Relativamente à intervenção do Estado no domínio econômico, à competência administrativa e à estrutura orgânica da Administração Pública, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta, relativamente aos servidores públicos e aos bens públicos.

 

(EMAGIS) Sobre as funções de confiança e os cargos em comissão, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A doutrina administrativista pátria, a propósito do poder regulamentar ou normativo da Administração Pública, tem reverberado a classificação proposta pelo professor espanhol Eduardo García de Enterría, ao elencar as espécies básicas do fenômeno genérico da delegação legislativa, a delegação receptícia, a remissão e a deslegalização.

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Sobre o mútuo na disciplina do Código Civil, tendo presente também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Não há proibição legal para empréstimo de dinheiro entre pessoas físicas ou pessoas jurídicas que não componham o sistema financeiro nacional. Há vedação, entretanto, para a cobrança juros sobre dívidas em dinheiro superiores à taxa permitida por lei, cuja inobservância pode configurar crime nos termos da Lei de Usura.

II. O mútuo celebrado entre particulares, que não integram o sistema financeiro nacional, deve observar as regras constitucionais e de direito civil, mormente o disposto na Lei de Usura, que fixa juros remuneratórios máximos de 12% ao ano (Decreto 22.626/33, art. 1º e §3º).

III. Destinando-se o mútuo a fins econômicos, presumem-se devidos juros, os quais, sob pena de redução, não poderão exceder a taxa referente aos juros de mora para pagamento em atraso de impostos federais, vedada qualquer capitalização.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Nestor (contratante) e Adamastor (contratado) firmaram um contrato empresarial de valor vultuoso e estabeleceram uma cláusula penal compensatória. Bidu consta, no contrato, como devedor solidário de Adamastor quanto às obrigações pecuniárias decorrentes do ajuste, independente de causa, origem ou natureza jurídica. Com base no exposto, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) O empresário do ramo varejista de brinquedos, Caio César, está precisando de capital de giro para aquisição de estoques com vistas ao período de outubro, em que há um incremento nas vendas em razão do dia das crianças. Em face disso, Caio procurou a factoring X-Negócios para desconto de notas promissórias que detinha de terceiros. Após negociação, a X-Negócios exigiu além do endosso das notas promissórias, que fossem emitidas novas notas promissórias por Caio, para garantir a solvência das notas promissórias de terceiros descontadas.

Face o entendimento do STJ, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Sobre sociedades, marque a opção correta.

 

(EMAGIS) Sobre os recursos no processo civil, considerada a disciplina do CPC, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa correspondente:

I. Os recursos não impedem a eficácia da decisão, salvo disposição legal ou decisão judicial em sentido diverso.

II. O prazo para interposição de recurso conta-se da data em que os advogados, a sociedade de advogados, a Advocacia Pública, a Defensoria Pública ou o Ministério Público são intimados da decisão. Esses sujeitos processuais considerar-se-ão intimados em audiência quando nesta for proferida a decisão, exceto em relação à Defensoria Pública e ao Ministério Público, que deverão ser intimados mediante carga dos autos.

III. O recorrente poderá, a qualquer tempo, sem a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso. A desistência do recurso, contudo, não impede a análise de questão cuja repercussão geral já tenha sido reconhecida e daquela objeto de julgamento de recursos extraordinários ou especiais repetitivos.

 

(EMAGIS) Sobre a chamada “estabilização da tutela antecipada” e quanto à tutela da evidência, avalie as proposições postas a seguir.

I. A tutela antecipada concedida em caráter antecedente torna-se estável se da decisão que a conceder não for interposto o respectivo recurso. Nessa hipótese, o processo será extinto.

II. Qualquer das partes poderá demandar a outra com o intuito de rever, reformar ou invalidar a tutela antecipada estabilizada, prevento o juízo em que a tutela antecipada foi concedida. O direito de rever, reformar ou invalidar a tutela antecipada extingue-se após 2 (dois) anos, contados da ciência da decisão que a deferiu.

III. A tutela da evidência será concedida, independentemente da demonstração de perigo de dano ou de risco ao resultado útil do processo, quando as alegações de fato puderem ser comprovadas apenas documentalmente e houver tese firmada em julgamento de casos repetitivos ou em súmula vinculante, bem como se tratar de pedido reipersecutório fundado em prova documental adequada do contrato de depósito, caso em que será decretada a ordem de entrega do objeto custodiado, sob cominação de multa. Em ambas as hipóteses, o juiz poderá decidir liminarmente.

Há erro:

 

(EMAGIS) Com relação aos prazos no processo civil, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre a formação do Direito Internacional Público do ponto de vista histórico e doutrinário, marque a resposta correta.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta sobre a Organização das Nações Unidas (ONU):

 

(EMAGIS) Em relação às alterações implementadas pela EC 103/2019 no texto da CF/1988, julgue os itens expostos a seguir.

I. O servidor público titular de cargo efetivo poderá ser readaptado para exercício de cargo cujas atribuições e responsabilidades sejam compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, enquanto permanecer nesta condição, desde que possua a habilitação e o nível de escolaridade exigidos para o cargo de destino, mantida a remuneração do cargo de origem.

II. Lei ordinária poderá disciplinar a cobertura de benefícios não programados, inclusive os decorrentes de acidente do trabalho, a ser atendida concorrentemente pelo Regime Geral de Previdência Social e pelo setor privado.

III. Lei complementar instituirá sistema especial de inclusão previdenciária, com alíquotas diferenciadas, para atender aos trabalhadores de baixa renda, inclusive os que se encontram em situação de informalidade, e àqueles sem renda própria que se dediquem exclusivamente ao trabalho doméstico no âmbito de sua residência, desde que pertencentes a famílias de baixa renda.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Em dezembro de 2022, o Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu o julgamento de um conjunto de Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPFs) que tinham como objeto a (in)constitucionalidade da prática, relativa ao cumprimento de emendas parlamentares à lei orçamentária da União, que ficou conhecido como “orçamento secreto”. De acordo com o julgado, “As emendas parlamentares ao orc?amento possuem autorizac?a?o constitucional (CF, art. 166) e objetivam, em princi?pio, viabilizar aos congressistas a oportunidade de atender diretamente as reivindicac?o?es mais concretas e urgentes da populac?a?o que representam, contemplando a dotac?a?o financeira necessa?ria ao atendimento de suas necessidades. [...] A experie?ncia histo?rica, no entanto, comprova que as emendas orc?amenta?rias te?m se distanciado, cada vez mais, do seu objetivo original de representar instrumento legi?timo de aprimoramento das poli?ticas pu?blicas nacionais e regionais, para servirem ao proveito de interesses de cunho privati?stico e eleitoral, muitas vezes envolvendo esquemas de corrupc?a?o e desvio de recursos pu?blicos de amplitude nacional, tal como apurado pelos o?rga?os de investigac?a?o parlamentar do Congresso Nacional em diversas ocasio?es (CPMI do Esquema PC Farias, do Orc?amento, das Ambula?ncias, entre outros).”(STF, Plenário. ADPF n. 850/DF. Rel. Min. Rosa Weber. Julg. 19/12/2022. Informativo STF n. 1080, de 03.02.2023)

A partir do trecho acima, assinale a alternativa INCORRETA acerca do regime constitucional de elaboração da lei orçamentária anual.

 

(EMAGIS) Considere as seguintes situações:

I. Exigência de certidão de regularidade fiscal para participação de licitação promovida pela Administração Pública.

II. Protesto extrajudicial de Certidão de Dívida Ativa (CDA) ocorrido após o advento da Lei 9.492/97, mas antes do advento da Lei 12.767/2012.

III. Vincular o despacho aduaneiro ao recolhimento de diferença tributária apurada mediante arbitramento da autoridade fiscal.

IV. Exigência de fiança, garantia real ou fidejussória como condição para impressão de notas fiscais de contribuintes com débitos tributários.

V. Suspensão realizada por conselho de fiscalização profissional do exercício laboral de seus inscritos por inadimplência de anuidades.

Configuram sanção política, em matéria tributária, somente as situações descritas nos itens:

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e indique a alternativa verdadeira.

I. A eventual inconstitucionalidade de desvinculação de receita de contribuições sociais não acarreta a devolução ao contribuinte do montante correspondente ao percentual desvinculado.

II. É constitucional a contribuição adicional de 2,5% (dois e meio por cento) sobre a folha de salários instituída para as instituições financeiras e assemelhadas pelo art. 3º, § 2º, da Lei 7.787/1989, ainda que considerado o período anterior à Emenda Constitucional 20/1998.

III. É inconstitucional a incidência de contribuição previdenciária a cargo do empregador sobre o salário-maternidade, tanto sob aspecto formal quanto sob o aspecto material.

IV. Estão sujeitas à incidência de contribuição previdenciária as parcelas pagas pelo empregador a título de horas extras e seu respectivo adicional, bem como os valores pagos a título de adicional noturno e de periculosidade.

 

Objetivas PGE/PGM e DP Estadual - Rodada 26.2023

(EMAGIS) Relativamente à intervenção do Estado no domínio econômico, à competência administrativa e à estrutura orgânica da Administração Pública, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta, relativamente aos servidores públicos e aos bens públicos.

 

(EMAGIS) Sobre as funções de confiança e os cargos em comissão, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A doutrina administrativista pátria, a propósito do poder regulamentar ou normativo da Administração Pública, tem reverberado a classificação proposta pelo professor espanhol Eduardo García de Enterría, ao elencar as espécies básicas do fenômeno genérico da delegação legislativa, a delegação receptícia, a remissão e a deslegalização.

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Considere ação direta de inconstitucionalidade ajuizada por Governador de Estado em face do artigo 15 da Lei Federal nº 10.887/2004, na redação que lhe foi atribuída pelo art. 171 da Lei nº 11.784, de 2008. Eis o teor do objeto impugnado:

“Art. 15. Os proventos de aposentadoria e as pensões de que tratam os arts. 1º e 2º desta Lei serão reajustados, a partir de janeiro de 2008, na mesma data e índice em que se der o reajuste dos benefícios do regime geral de previdência social, ressalvados os beneficiados pela garantia de paridade de revisão de proventos de aposentadoria e pensões de acordo com a legislação vigente.”

Nas razões da petição inicial, alegou inconstitucionalidade do objeto, ao dispor sobre a necessidade de reajustamento pelos entes estaduais na mesma data e com idêntico índice que vigoram no regime geral de previdência social, à luz da autonomia constitucional dos Estados e do Distrito Federal, notadamente naquilo que diz respeito à competência legislativa concorrente para dispor sobre previdência social.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da repartição constitucional de competências entre os entes federados, avalie as assertivas que seguem.

I. É formalmente inconstitucional lei estadual que proibiu operadoras de planos de saúde no Estado de recusarem a prestação de serviços a pessoas suspeitas ou contaminadas pelo COVID-19 em razão de prazo de carência contratual, vez que usurpada a competência privativa da União para legislar sobre direito civil, comercial e sobre política de seguros.

II. É formalmente inconstitucional lei estadual que proibiu a suspensão ou cancelamento de planos de saúde por falta de pagamento durante a situação de emergência da pandemia da Covid-19.

III. É inconstitucional, por ofensa à competência privativa da União para legislar sobre direito civil e política de seguros (CF/1988, art. 22, I e VII), lei estadual que veda, no âmbito de seu território, operadoras de plano de saúde de limitarem consultas e sessões para o tratamento de pessoas com deficiência.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a interposição de recursos nos processos objetivos de controle de constitucionalidade, avalie as assertivas que seguem.

I. O Plenário do Supremo Tribunal Federal assentou a desnecessidade de assinatura do legitimado para interpor recurso extraordinário contra decisão proferida em processo de fiscalização abstrata de constitucionalidade perante Tribunal de Justiça, bastando que a peça esteja subscrita por representante jurídico do legitimado.

II. O Município ostenta legitimidade para interpor Recurso Extraordinário em face de decisão proferida no processo de fiscalização abstrata de constitucionalidade perante o Tribunal de Justiça, bastando que a peça esteja subscrita por Procurador Geral do Município, não sendo necessária a aposição da assinatura do Prefeito Municipal.

III. É necessária a assinatura do Governador do Estado juntamente com a do Procurador do Estado para regularidade formal do recurso extraordinário contra decisão do Tribunal de Justiça tomada em processo objetivo de controle de constitucionalidade ajuizado por aquele.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Sobre os recursos no processo civil, considerada a disciplina do CPC, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa correspondente:

I. Os recursos não impedem a eficácia da decisão, salvo disposição legal ou decisão judicial em sentido diverso.

II. O prazo para interposição de recurso conta-se da data em que os advogados, a sociedade de advogados, a Advocacia Pública, a Defensoria Pública ou o Ministério Público são intimados da decisão. Esses sujeitos processuais considerar-se-ão intimados em audiência quando nesta for proferida a decisão, exceto em relação à Defensoria Pública e ao Ministério Público, que deverão ser intimados mediante carga dos autos.

III. O recorrente poderá, a qualquer tempo, sem a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso. A desistência do recurso, contudo, não impede a análise de questão cuja repercussão geral já tenha sido reconhecida e daquela objeto de julgamento de recursos extraordinários ou especiais repetitivos.

 

(EMAGIS) Sobre a chamada “estabilização da tutela antecipada” e quanto à tutela da evidência, avalie as proposições postas a seguir.

I. A tutela antecipada concedida em caráter antecedente torna-se estável se da decisão que a conceder não for interposto o respectivo recurso. Nessa hipótese, o processo será extinto.

II. Qualquer das partes poderá demandar a outra com o intuito de rever, reformar ou invalidar a tutela antecipada estabilizada, prevento o juízo em que a tutela antecipada foi concedida. O direito de rever, reformar ou invalidar a tutela antecipada extingue-se após 2 (dois) anos, contados da ciência da decisão que a deferiu.

III. A tutela da evidência será concedida, independentemente da demonstração de perigo de dano ou de risco ao resultado útil do processo, quando as alegações de fato puderem ser comprovadas apenas documentalmente e houver tese firmada em julgamento de casos repetitivos ou em súmula vinculante, bem como se tratar de pedido reipersecutório fundado em prova documental adequada do contrato de depósito, caso em que será decretada a ordem de entrega do objeto custodiado, sob cominação de multa. Em ambas as hipóteses, o juiz poderá decidir liminarmente.

Há erro:

 

(EMAGIS) Com relação aos prazos no processo civil, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Sobre o mútuo na disciplina do Código Civil, tendo presente também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Não há proibição legal para empréstimo de dinheiro entre pessoas físicas ou pessoas jurídicas que não componham o sistema financeiro nacional. Há vedação, entretanto, para a cobrança juros sobre dívidas em dinheiro superiores à taxa permitida por lei, cuja inobservância pode configurar crime nos termos da Lei de Usura.

II. O mútuo celebrado entre particulares, que não integram o sistema financeiro nacional, deve observar as regras constitucionais e de direito civil, mormente o disposto na Lei de Usura, que fixa juros remuneratórios máximos de 12% ao ano (Decreto 22.626/33, art. 1º e §3º).

III. Destinando-se o mútuo a fins econômicos, presumem-se devidos juros, os quais, sob pena de redução, não poderão exceder a taxa referente aos juros de mora para pagamento em atraso de impostos federais, vedada qualquer capitalização.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Nestor (contratante) e Adamastor (contratado) firmaram um contrato empresarial de valor vultuoso e estabeleceram uma cláusula penal compensatória. Bidu consta, no contrato, como devedor solidário de Adamastor quanto às obrigações pecuniárias decorrentes do ajuste, independente de causa, origem ou natureza jurídica. Com base no exposto, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre o inventário e a partilha na disciplina do Código Civil, especialmente sobre os “Sonegados”, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) O empresário do ramo varejista de brinquedos, Caio César, está precisando de capital de giro para aquisição de estoques com vistas ao período de outubro, em que há um incremento nas vendas em razão do dia das crianças. Em face disso, Caio procurou a factoring X-Negócios para desconto de notas promissórias que detinha de terceiros. Após negociação, a X-Negócios exigiu além do endosso das notas promissórias, que fossem emitidas novas notas promissórias por Caio, para garantir a solvência das notas promissórias de terceiros descontadas.

Face o entendimento do STJ, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Sobre sociedades, marque a opção correta.

 

(EMAGIS) Considere as seguintes situações:

I. Exigência de certidão de regularidade fiscal para participação de licitação promovida pela Administração Pública.

II. Protesto extrajudicial de Certidão de Dívida Ativa (CDA) ocorrido após o advento da Lei 9.492/97, mas antes do advento da Lei 12.767/2012.

III. Vincular o despacho aduaneiro ao recolhimento de diferença tributária apurada mediante arbitramento da autoridade fiscal.

IV. Exigência de fiança, garantia real ou fidejussória como condição para impressão de notas fiscais de contribuintes com débitos tributários.

V. Suspensão realizada por conselho de fiscalização profissional do exercício laboral de seus inscritos por inadimplência de anuidades.

Configuram sanção política, em matéria tributária, somente as situações descritas nos itens:

 

(EMAGIS) Sobre o crédito tributário, a atualização monetária de seu valor e também sobre o indébito tributário e a atualização monetária de seu valor, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Em dezembro de 2022, o Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu o julgamento de um conjunto de Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPFs) que tinham como objeto a (in)constitucionalidade da prática, relativa ao cumprimento de emendas parlamentares à lei orçamentária da União, que ficou conhecido como “orçamento secreto”. De acordo com o julgado, “As emendas parlamentares ao orc?amento possuem autorizac?a?o constitucional (CF, art. 166) e objetivam, em princi?pio, viabilizar aos congressistas a oportunidade de atender diretamente as reivindicac?o?es mais concretas e urgentes da populac?a?o que representam, contemplando a dotac?a?o financeira necessa?ria ao atendimento de suas necessidades. [...] A experie?ncia histo?rica, no entanto, comprova que as emendas orc?amenta?rias te?m se distanciado, cada vez mais, do seu objetivo original de representar instrumento legi?timo de aprimoramento das poli?ticas pu?blicas nacionais e regionais, para servirem ao proveito de interesses de cunho privati?stico e eleitoral, muitas vezes envolvendo esquemas de corrupc?a?o e desvio de recursos pu?blicos de amplitude nacional, tal como apurado pelos o?rga?os de investigac?a?o parlamentar do Congresso Nacional em diversas ocasio?es (CPMI do Esquema PC Farias, do Orc?amento, das Ambula?ncias, entre outros).”(STF, Plenário. ADPF n. 850/DF. Rel. Min. Rosa Weber. Julg. 19/12/2022. Informativo STF n. 1080, de 03.02.2023)

A partir do trecho acima, assinale a alternativa INCORRETA acerca do regime constitucional de elaboração da lei orçamentária anual.

 

(Procurador do Estado/ES – CESPE/CEBRASPE – 2023) Acerca da terceirização no serviço público, assinale a opção correta.

 

(Procurador do Estado/ES – CESPE/CEBRASPE – 2023) Conforme a jurisprudência do TST quanto aos dissídios individuais em que a fazenda pública seja parte, estará sujeita ao reexame necessário a decisão

 

(EMAGIS) Sobre o licenciamento ambiental é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Compete à Corregedoria-Geral da Defensoria Pública do Estado, exceto:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta sobre a Organização das Nações Unidas (ONU):

 

(EMAGIS) A propósito da conhecida alta concentração da criminalidade nas zonas periféricas, subúrbios e favelas das grandes cidades, opõem-se defensores de soluções diversas, proponentes de políticas públicas opostas: (i) por um lado, aqueles que enxergam tal realidade como efeito mais da sociedade do que do indivíduo infrator, vendo no próprio ambiente da cidade a causa de mencionada alta incidência de crimes em tais zonas; (iii) como variação dessa visão, há os que enxergam na desordem social que impera em tais regiões a causa de alta criminalidade, rechaçando qualquer determinismo biológico nos autores de tais crimes; (iii) há, por fim, aqueles que sustentam que tais alarmantes índices de criminalidade em tais zonas da cidade derivam da baixa resposta penal do aparelho estatal, que, tolerando as práticas menos ofensivas comuns em tais ambientes, acaba abrindo campo para as práticas mais graves, depois não mais controladas pelo Estado.

A propósito, considerando as Teorias Criminológicas, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito das teorias que buscam delimitar o conceito de conduta no Direito Penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação à teoria do crime e temas correlatos, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Quanto aos crimes contra o patrimônio, contra a fé pública e contra a Administração Pública, avalie as seguintes proposições e assinale a alternativa correspondente:

I. A retroatividade da exigência de representação do ofendido, no crime de estelionato, deve alcançar todas as ações penais que não tenham transitado em julgado antes do advento do Pacote Anticrime (Lei 13.964/19).

II. A causa de aumento prevista no § 1° do art. 155 do Código Penal (prática do crime de furto no período noturno) pode incidir no crime de furto qualificado.

III. Predomina, nos Tribunais Superiores, o entendimento de que não se aplica o princípio da insignificância ao crime de moeda falsa.

IV. O crime de corrupção passiva consuma-se ainda que a solicitação ou recebimento de vantagem indevida, ou a aceitação da promessa de tal vantagem, esteja relacionada com atos que formalmente não se inserem nas atribuições do funcionário público, mas que, em razão da função pública, materialmente implicam alguma forma de facilitação da prática da conduta almejada.

 

(EMAGIS) Analise as assertivas a seguir:

I. Para o STJ, o preso que já estava trabalhando ou estudando e teve de abandonar trabalho e estudo por conta da pandemia faz jus à remição ficta.

II. Excepcionalmente, é possível a realização de “emendatio libelli” por ocasião do juízo de admissibilidade da inicial acusatória, desde que tenha como objetivo declarar a incompetência do juízo, reconhecer algum benefício despenalizador ao denunciado ou adequar o rito procedimental.

III. Não é admitida “mutatio libelli” em segunda instância.

IV. Na ação penal pública, o juiz pode condenar o réu ainda que o Ministério Público tenha opinado pela absolvição.

Diante das assertivas acima, analise as alternativas abaixo:

 

(EMAGIS) Rodrigo responde a processo em liberdade no qual foi acusado de roubo circunstanciado pelo emprego de arma de fogo. Instruído o processo, o magistrado competente entendeu provada a imputação e condenou Rodrigo nos exatos termos da denúncia.

Considerando essa situação hipotética, assinale a correta segundo o entendimento do STJ:

 

(EMAGIS) Sobre execução penal, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) A respeito das ações coletivas ajuizadas por associações, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da adoção e sua disciplina pela Lei nº 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa correta:

 

(EMAGIS) No que concerne à responsabilidade civil nas relações de consumo, assinale a alternativa incorreta:

 

Objetivas AGU/PFN/PGF - Rodada 26.2023

(EMAGIS) Relativamente à intervenção do Estado no domínio econômico, à competência administrativa e à estrutura orgânica da Administração Pública, assinale a alternativa correta.

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa correta, relativamente aos servidores públicos e aos bens públicos.

 

(EMAGIS) Sobre as funções de confiança e os cargos em comissão, marque a alternativa correta.

 

(EMAGIS) A doutrina administrativista pátria, a propósito do poder regulamentar ou normativo da Administração Pública, tem reverberado a classificação proposta pelo professor espanhol Eduardo García de Enterría, ao elencar as espécies básicas do fenômeno genérico da delegação legislativa, a delegação receptícia, a remissão e a deslegalização.

A propósito, marque a alternativa INCORRETA.

 

(EMAGIS) Considere ação direta de inconstitucionalidade ajuizada por Governador de Estado em face do artigo 15 da Lei Federal nº 10.887/2004, na redação que lhe foi atribuída pelo art. 171 da Lei nº 11.784, de 2008. Eis o teor do objeto impugnado:

“Art. 15. Os proventos de aposentadoria e as pensões de que tratam os arts. 1º e 2º desta Lei serão reajustados, a partir de janeiro de 2008, na mesma data e índice em que se der o reajuste dos benefícios do regime geral de previdência social, ressalvados os beneficiados pela garantia de paridade de revisão de proventos de aposentadoria e pensões de acordo com a legislação vigente.”

Nas razões da petição inicial, alegou inconstitucionalidade do objeto, ao dispor sobre a necessidade de reajustamento pelos entes estaduais na mesma data e com idêntico índice que vigoram no regime geral de previdência social, à luz da autonomia constitucional dos Estados e do Distrito Federal, notadamente naquilo que diz respeito à competência legislativa concorrente para dispor sobre previdência social.

A propósito, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) A respeito da repartição constitucional de competências entre os entes federados, avalie as assertivas que seguem.

I. É formalmente inconstitucional lei estadual que proibiu operadoras de planos de saúde no Estado de recusarem a prestação de serviços a pessoas suspeitas ou contaminadas pelo COVID-19 em razão de prazo de carência contratual, vez que usurpada a competência privativa da União para legislar sobre direito civil, comercial e sobre política de seguros.

II. É formalmente inconstitucional lei estadual que proibiu a suspensão ou cancelamento de planos de saúde por falta de pagamento durante a situação de emergência da pandemia da Covid-19.

III. É inconstitucional, por ofensa à competência privativa da União para legislar sobre direito civil e política de seguros (CF/1988, art. 22, I e VII), lei estadual que veda, no âmbito de seu território, operadoras de plano de saúde de limitarem consultas e sessões para o tratamento de pessoas com deficiência.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Sobre a interposição de recursos nos processos objetivos de controle de constitucionalidade, avalie as assertivas que seguem.

I. O Plenário do Supremo Tribunal Federal assentou a desnecessidade de assinatura do legitimado para interpor recurso extraordinário contra decisão proferida em processo de fiscalização abstrata de constitucionalidade perante Tribunal de Justiça, bastando que a peça esteja subscrita por representante jurídico do legitimado.

II. O Município ostenta legitimidade para interpor Recurso Extraordinário em face de decisão proferida no processo de fiscalização abstrata de constitucionalidade perante o Tribunal de Justiça, bastando que a peça esteja subscrita por Procurador Geral do Município, não sendo necessária a aposição da assinatura do Prefeito Municipal.

III. É necessária a assinatura do Governador do Estado juntamente com a do Procurador do Estado para regularidade formal do recurso extraordinário contra decisão do Tribunal de Justiça tomada em processo objetivo de controle de constitucionalidade ajuizado por aquele.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) Em relação às alterações implementadas pela EC 103/2019 no texto da CF/1988, julgue os itens expostos a seguir.

I. O servidor público titular de cargo efetivo poderá ser readaptado para exercício de cargo cujas atribuições e responsabilidades sejam compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, enquanto permanecer nesta condição, desde que possua a habilitação e o nível de escolaridade exigidos para o cargo de destino, mantida a remuneração do cargo de origem.

II. Lei ordinária poderá disciplinar a cobertura de benefícios não programados, inclusive os decorrentes de acidente do trabalho, a ser atendida concorrentemente pelo Regime Geral de Previdência Social e pelo setor privado.

III. Lei complementar instituirá sistema especial de inclusão previdenciária, com alíquotas diferenciadas, para atender aos trabalhadores de baixa renda, inclusive os que se encontram em situação de informalidade, e àqueles sem renda própria que se dediquem exclusivamente ao trabalho doméstico no âmbito de sua residência, desde que pertencentes a famílias de baixa renda.

Estão corretos somente os itens:

 

(EMAGIS) Sobre o mútuo na disciplina do Código Civil, tendo presente também a jurisprudência do STJ, avalie as assertivas que seguem.

I. Não há proibição legal para empréstimo de dinheiro entre pessoas físicas ou pessoas jurídicas que não componham o sistema financeiro nacional. Há vedação, entretanto, para a cobrança juros sobre dívidas em dinheiro superiores à taxa permitida por lei, cuja inobservância pode configurar crime nos termos da Lei de Usura.

II. O mútuo celebrado entre particulares, que não integram o sistema financeiro nacional, deve observar as regras constitucionais e de direito civil, mormente o disposto na Lei de Usura, que fixa juros remuneratórios máximos de 12% ao ano (Decreto 22.626/33, art. 1º e §3º).

III. Destinando-se o mútuo a fins econômicos, presumem-se devidos juros, os quais, sob pena de redução, não poderão exceder a taxa referente aos juros de mora para pagamento em atraso de impostos federais, vedada qualquer capitalização.

Estão corretas as seguintes assertivas:

 

(EMAGIS) Nestor (contratante) e Adamastor (contratado) firmaram um contrato empresarial de valor vultuoso e estabeleceram uma cláusula penal compensatória. Bidu consta, no contrato, como devedor solidário de Adamastor quanto às obrigações pecuniárias decorrentes do ajuste, independente de causa, origem ou natureza jurídica. Com base no exposto, marque a alternativa correta:

 

(EMAGIS) Sobre os recursos no processo civil, considerada a disciplina do CPC, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa correspondente:

I. Os recursos não impedem a eficácia da decisão, salvo disposição legal ou decisão judicial em sentido diverso.

II. O prazo para interposição de recurso conta-se da data em que os advogados, a sociedade de advogados, a Advocacia Pública, a Defensoria Pública ou o Ministério Público são intimados da decisão. Esses sujeitos processuais considerar-se-ão intimados em audiência quando nesta for proferida a decisão, exceto em relação à Defensoria Pública e ao Ministério Público, que deverão ser intimados mediante carga dos autos.

III. O recorrente poderá, a qualquer tempo, sem a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso. A desistência do recurso, contudo, não impede a análise de questão cuja repercussão geral já tenha sido reconhecida e daquela objeto de julgamento de recursos extraordinários ou especiais repetitivos.

 

(EMAGIS) Sobre a chamada “estabilização da tutela antecipada” e quanto à tutela da evidência, avalie as proposições postas a seguir.

I. A tutela antecipada concedida em caráter antecedente torna-se estável se da decisão que a conceder não for interposto o respectivo recurso. Nessa hipótese, o processo será extinto.

II. Qualquer das partes poderá demandar a outra com o intuito de rever, reformar ou invalidar a tutela antecipada estabilizada, prevento o juízo em que a tutela antecipada foi concedida. O direito de rever, reformar ou invalidar a tutela antecipada extingue-se após 2 (dois) anos, contados da ciência da decisão que a deferiu.

III. A tutela da evidência será concedida, independentemente da demonstração de perigo de dano ou de risco ao resultado útil do processo, quando as alegações de fato puderem ser comprovadas apenas documentalmente e houver tese firmada em julgamento de casos repetitivos ou em súmula vinculante, bem como se tratar de pedido reipersecutório fundado em prova documental adequada do contrato de depósito, caso em que será decretada a ordem de entrega do objeto custodiado, sob cominação de multa. Em ambas as hipóteses, o juiz poderá decidir liminarmente.

Há erro:

 

(EMAGIS) Com relação aos prazos no processo civil, marque a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) No que concerne à responsabilidade civil nas relações de consumo, assinale a alternativa incorreta:

 

(EMAGIS) É proibido ao agente privado:

 

(EMAGIS) O empresário do ramo varejista de brinquedos, Caio César, está precisando de capital de giro para aquisição de estoques com vistas ao período de outubro, em que há um incremento nas vendas em razão do dia das crianças. Em face disso, Caio procurou a factoring X-Negócios para desconto de notas promissórias que detinha de terceiros. Após negociação, a X-Negócios exigiu além do endosso das notas promissórias, que fossem emitidas novas notas promissórias por Caio, para garantir a solvência das notas promissórias de terceiros descontadas.

Face o entendimento do STJ, assinale a opção correta.

 

(EMAGIS) Sobre sociedades, marque a opção correta.

 

(EMAGIS) Considere as seguintes situações:

I. Exigência de certidão de regularidade fiscal para participação de licitação promovida pela Administração Pública.

II. Protesto extrajudicial de Certidão de Dívida Ativa (CDA) ocorrido após o advento da Lei 9.492/97, mas antes do advento da Lei 12.767/2012.

III. Vincular o despacho aduaneiro ao recolhimento de diferença tributária apurada mediante arbitramento da autoridade fiscal.

IV. Exigência de fiança, garantia real ou fidejussória como condição para impressão de notas fiscais de contribuintes com débitos tributários.

V. Suspensão realizada por conselho de fiscalização profissional do exercício laboral de seus inscritos por inadimplência de anuidades.

Configuram sanção política, em matéria tributária, somente as situações descritas nos itens:

 

(EMAGIS) Julgue os itens abaixo e indique a alternativa verdadeira.

I. A eventual inconstitucionalidade de desvinculação de receita de contribuições sociais não acarreta a devolução ao contribuinte do montante correspondente ao percentual desvinculado.

II. É constitucional a contribuição adicional de 2,5% (dois e meio por cento) sobre a folha de salários instituída para as instituições financeiras e assemelhadas pelo art. 3º, § 2º, da Lei 7.787/1989, ainda que considerado o período anterior à Emenda Constitucional 20/1998.

III. É inconstitucional a incidência de contribuição previdenciária a cargo do empregador sobre o salário-maternidade, tanto sob aspecto formal quanto sob o aspecto material.

IV. Estão sujeitas à incidência de contribuição previdenciária as parcelas pagas pelo empregador a título de horas extras e seu respectivo adicional, bem como os valores pagos a título de adicional noturno e de periculosidade.

 

(EMAGIS) Em dezembro de 2022, o Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu o julgamento de um conjunto de Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPFs) que tinham como objeto a (in)constitucionalidade da prática, relativa ao cumprimento de emendas parlamentares à lei orçamentária da União, que ficou conhecido como “orçamento secreto”. De acordo com o julgado, “As emendas parlamentares ao orc?amento possuem autorizac?a?o constitucional (CF, art. 166) e objetivam, em princi?pio, viabilizar aos congressistas a oportunidade de atender diretamente as reivindicac?o?es mais concretas e urgentes da populac?a?o que representam, contemplando a dotac?a?o financeira necessa?ria ao atendimento de suas necessidades. [...] A experie?ncia histo?rica, no entanto, comprova que as emendas orc?amenta?rias te?m se distanciado, cada vez mais, do seu objetivo original de representar instrumento legi?timo de aprimoramento das poli?ticas pu?blicas nacionais e regionais, para servirem ao proveito de interesses de cunho privati?stico e eleitoral, muitas vezes envolvendo esquemas de corrupc?a?o e desvio de recursos pu?blicos de amplitude nacional, tal como apurado pelos o?rga?os de investigac?a?o parlamentar do Congresso Nacional em diversas ocasio?es (CPMI do Esquema PC Farias, do Orc?amento, das Ambula?ncias, entre outros).”(STF, Plenário. ADPF n. 850/DF. Rel. Min. Rosa Weber. Julg. 19/12/2022. Informativo STF n. 1080, de 03.02.2023)

A partir do trecho acima, assinale a alternativa INCORRETA acerca do regime constitucional de elaboração da lei orçamentária anual.

 

(EMAGIS) Sobre o licenciamento ambiental é correto afirmar:

 

(EMAGIS) Sobre a formação do Direito Internacional Público do ponto de vista histórico e doutrinário, marque a resposta correta.

 

(Procurador do Estado/ES – CESPE/CEBRASPE – 2023) Acerca da terceirização no serviço público, assinale a opção correta.

 

(Procurador do Estado/ES – CESPE/CEBRASPE – 2023) Conforme a jurisprudência do TST quanto aos dissídios individuais em que a fazenda pública seja parte, estará sujeita ao reexame necessário a decisão

 

(EMAGIS) A respeito das teorias que buscam delimitar o conceito de conduta no Direito Penal, marque a alternativa CORRETA.

 

(EMAGIS) Com relação à teoria do crime e temas correlatos, assinale a alternativa incorreta.

 

(EMAGIS) Analise as assertivas a seguir:

I. Para o STF, o conflito de atribuições entre membro do Ministério Público Federal e membro do Ministério Público Estadual deve ser resolvido pelo Conselho Nacional do Ministério Público.

II. Efetuada a prisão em flagrante de alguém, os policiais não poderão acessar o conteúdo das mensagens de “WhatsApp” sem o consentimento do flagranteado ou sem autorização judicial.

III. A busca pessoal não pode ter como base impressões subjetivas dos policiais. Urgem elementos concretos evidenciadores de fundadas suspeitas de que o agente traz consigo o corpo de delito.

IV. O mandado de segurança não pode ser usado pelo Ministério Público para conferir efeito suspensivo a recurso. Nesse caso, deve o MP se valer de medida cautelar inominada.

Diante das assertivas acima, analise as alternativas abaixo:

 

(EMAGIS) Analise as assertivas a seguir:

I. Para o STJ, o preso que já estava trabalhando ou estudando e teve de abandonar trabalho e estudo por conta da pandemia faz jus à remição ficta.

II. Excepcionalmente, é possível a realização de “emendatio libelli” por ocasião do juízo de admissibilidade da inicial acusatória, desde que tenha como objetivo declarar a incompetência do juízo, reconhecer algum benefício despenalizador ao denunciado ou adequar o rito procedimental.

III. Não é admitida “mutatio libelli” em segunda instância.

IV. Na ação penal pública, o juiz pode condenar o réu ainda que o Ministério Público tenha opinado pela absolvição.

Diante das assertivas acima, analise as alternativas abaixo:

 

(EMAGIS) Rodrigo responde a processo em liberdade no qual foi acusado de roubo circunstanciado pelo emprego de arma de fogo. Instruído o processo, o magistrado competente entendeu provada a imputação e condenou Rodrigo nos exatos termos da denúncia.

Considerando essa situação hipotética, assinale a correta segundo o entendimento do STJ:

 

  9217 item(ns)
Primeiro Anterior  92   93   94   95   96  Proximo Ultimo

Cesta de Rodadas Pretéritas

Adicione à cesta os planos das Rodadas Pretéritas que você deseja adquirir.

    Valor Total: R$ ...

    • 1

    Copyright © 2010-2025 - Emagis - Todos os direitos reservados - CNPJ: 12.626.846/0001-10
    O Emagis é uma instituição privada, não possuindo qualquer vinculação a órgãos públicos. ILION.com.br